Home Bases Militares Possível base americana no Brasil desagrada militares

Possível base americana no Brasil desagrada militares

7832
232

Bolsonaro disse que pode estudar questão no futuro; atitude seria desnecessária e inoportuna, de acordo com oficiais

Por Roberto Godoy

A possibilidade de o governo do Brasil ceder espaço territorial para instalação no País de uma base militar dos Estados Unidos é desnecessária e inoportuna na opinião de três generais e três oficiais superiores ouvidos nesta sexta-feira, 4, pelo Estado. Admitida em entrevista ao SBT pelo presidente Jair Bolsonaro como uma questão a ser estudada no futuro, a ideia não se afina com a política nacional de Defesa.

Um dos chefes de tropa lembra que acordos desse tipo só se justificam quando há risco de agressão externa fora da capacidade de reação e capaz de colocar em perigo a integridade da nação – “é o caso do menino fraco que chama o amigo forte para enfrentar os valentões da rua; estamos longe disso”, exemplificou.

Na prática, a iniciativa pode ser um fator complicador nas delicadas discussões bilaterais para uso do Centro de Lançamento de Alcântara, da Força Aérea, no Maranhão. A posição do complexo e as condições climáticas favoráveis na maior parte do ano contribuem para redução significativa dos custos da operação comercial do transporte espacial para posicionamento de satélites. Os americanos gostariam de um aluguel de longo prazo. Os brasileiros querem vender serviços em regime de cooperação – todavia, sem ceder o controle da base.

Durante os anos finais da 2ª Guerra Mundial, a aviação dos Aliados, liderada pelos EUA em larga proporção, negociou a construção em Parnamirim, no Rio Grande do Norte, de uma gigantesca base aérea. Duas pistas, 700 prédios, 4.600 combatentes e tráfego diário de 400 a 600 aeronaves para lançar ataques contra objetivos no norte da África e sul da Europa.

Em 1945, nos termos do acordo firmado entre os presidentes Getúlio Vargas e Franklin Roosevelt, aviões e pessoal americanos saíram das instalações. Nos quatro anos de operação conjunta da base, a população da capital, Natal, dobrara de 40 mil habitantes para 80 mil.

Documentos do Departamento de Estado registram uma tentativa de prorrogação do pacto de colaboração, em 1946, por um período de 50 anos. A chancelaria do Brasil informou a Washington que a então recém-criada FAB tinha planos próprios para o conjunto. Ao longo do tempo, nenhum outro tratado do mesmo tipo foi negociado.

As Forças Armadas mantêm acordos com organizações militares estrangeiras para receber grupos de treinamento especializado – por exemplo, em disciplinas de guerra na selva – ou para exercícios combinados de combate aéreo. E é só.

FONTE: Terra/Estadão Conteúdo

232
Deixe um comentário

avatar
68 Comment threads
164 Thread replies
8 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
89 Comment authors
Edir Soares EiseleRinaldo NeryCangaceiroVeiga 104Jorge Tadeu Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
CESAR FLORIANO
Visitante
CESAR FLORIANO

Os militares só faz mi mi mi, quando a população clamou por eles cadê q eles fizeram algo????
Uma base americana aqui no Brasil na minha opinião não seria ruim não, seria bom simples assim.

JPC3
Visitante
JPC3

Depende do que dessem em troca.

Fernando Medina
Visitante

Por exemplo tecnologias nucleares seria bom…

andrepoa2002
Visitante
andrepoa2002

Porque não fazer uma negociação vantajosa para o Brasil? Tem muito preconceito neste assunto.

mauro césar
Visitante
mauro césar

concordo com você. tem muito preconceito.

JPC3
Visitante
JPC3

Deixar os caras fazerem bases aqui de graça não tem muita justificativa.

andrepoa2002
Visitante
andrepoa2002

De graça nem na Venezuela! Esse aluguel tem que ser bem vantajoso para o pessoal vermelhinho não ficar apitando.

MGNVS
Visitante
MGNVS

Caro Cesar

No meu ponto de vista os militares estao corretos.
Uma base americana no solo brasileiro pode ser vista como uma força de ocupacao estrangeira.
Mesmo se fosse uma base da ONU ainda assim seria uma força de ocupaçao
E qndo os EUA instalam uma base num país dificilmente eles saem, vejam o caso da Alemanha, Italia, Coreia do Sul e Japao.
Aceitar uma base seja ela americana, chinesa ou russa seria o mesmo que dizer para o resto do mundo: “nao temos condicoes de nos defender”.

Os militares brasileiros estao corretos.

Pedro nine-nine
Visitante
Pedro nine-nine

Não necessariamente, discordo completamente com essa opinião visto que países da nato destacam constantemente unidades militares por todo o território aliado às vezes sem qualquer razão aparente. A instalação de uma base é puramente estratégica, servindo também de mensagem diplomática quer seja para dizer que “nos estamos aqui”, quer seja para dizer “estes estão connosco”. No entanto, no caso do Brasil, uma base estrangeira, principalmente americana, é contraprocedente, não por fragilizar a defesa ou o conceito de defesa brasileiro, mas sim porque fragiliza os canais diplomáticos do Brasil na região, nomeadamente com a Venezuela e Rússia. O Brasil está em… Read more »

MGNVS
Visitante
MGNVS

Pedro
Saudacoes
Pelo seu comentario vc nao discorda completamente, vc discorda parcialmente, visto que no final da sua fala vc tbm concorda que a instalacao da base americana aqui é contraproducente aos objetivos geopoliticos do Brasil que prima pela nao interferencia na soberania de outros países.

Pedro nine-nine
Visitante
Pedro nine-nine

Eu discordo com o facto de alguém dizer que a instalação de bases militares enfraquece os militares. Mas concordo com a não instalação de uma no Brasil.

Fernando
Visitante

E quando vários bombeiros russos começarem a voar sobre o Brasil pois terão uma base militar aqui perto, veremos a opinião dos nossos generais.

Elton
Visitante
Elton

E não é verdade….

Jota Ká
Visitante
Jota Ká

Bozzo com medo do Maduro. Chama o amigo fortão. 😂

Alessandro
Visitante
Alessandro

Eu acho que é o contrário, afinal quem chamou primeiro o amigo fortão foi o Maduro, pois o Brasil e os outros países latinos não fizeram absolutamente nada contra a Venezuela, apenas criticaram oq ele está fazendo contra seu próprio povo, e pediram pra ele tomar VERGONHA NA CARA!

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES
Visitante
ANDRE LUIS VIEIRA LOPES

A resposta do Bolsonaro disse que seria analisado, caso houvesse um conflito mundial do mesmo nível da 2ª Guerra Mundial, e foi somente neste contexto que o Bolsonaro disse ser possível uma base dos EUA.

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES
Visitante
ANDRE LUIS VIEIRA LOPES

Só que o Maduro já destruiu a Venezuela. A Venezuela foi destruída pelo comunismo Cubano que já havia destruído Cuba também. Maduro repete 100 vezes por minuto que a culpa da Destruição da Venezuela foi causada pelos EUA ou pelo Brasil o pela Colômbia. A culpa dos crimes comunistas sempre é colocada nos outros pelos próprios comunistas.

andrepoa2002
Visitante
andrepoa2002

Interessante.. não foi apagado. Entendi.

Rodrigo LD
Visitante
Rodrigo LD

Por acaso vc ainda não percebeu que a resposta veio na política???? Conte quantos militares temos no 1º Escalão do governo. Intervenção armada não se aplica mais no século 21…Acorda camarada…..

Rafael Coimbra
Visitante
Rafael Coimbra

Fonte: Terra/Estadão…. só por essas fontes já pode se dar por finalizada a discussão, notinhas como essas sem pé nem cabeça aparecerão aos montes… me admira o FORTE dar tamanha atenção nesse boato… mas as viúvas do antigo governo continuarão brincando de resistência!

Mário Sérgio
Visitante
Mário Sérgio

Verdade é que militares aqui da pátria amada, só servem para participar de solenidades, jantares, transferência de comando, os caras são de nada Servem para serem brabos lá no clube militar no rio de janeiro, ahhhh!!!! E para deixar pensão pra filhas, tem tetra neta de Caxias recebendo ainda. Enqto nossas fronteiras estão uma calamidade. Para comprar 36 aviões fazem o maior escarcéu. Vivem buscando sucatas no deserto americano. Não temos munição para um dia de combate caso preciso. Vai se meter com a Venezuela que é mega armada até os dentes, vamos apanhar como cabrito em horta. Os malucos… Read more »

Caravaggio
Visitante
Caravaggio

Como se sente alguém que faz um comentário desses e recebe 66 votos negativos?

Camargoer
Visitante
Camargoer

Caro Colega. Talvez seja uma má ideia avaliar a qualidade de um comentário pelos “likes” e “dislikes”. Eventualmente, isso pode ser apenas que a pessoa tenha uma ideia diferente, polêmica ou contrária à opinião da maioria, não necessariamente errada.

Hugo
Visitante
Hugo

Cadê o patriotismo ?

andrepoa2002
Visitante
andrepoa2002

Ter uma base americana vai tirar o seu patriotismo? Os ingleses são menos patriotas que nós?

mauro césar
Visitante
mauro césar

a “população” clamou por quem e pra quê? essa “população” acorda 4h da manhã pra trabalhar e não deu a mínima pras “manifestações” compradas da direita e esquerda. pois sabe que corrupto tem em todos os partidos. ou você esquece do “acessor” que vende carros e movimentou 1,2 milhões clandestinamente? e o coaf que foi censurado pelo presidente, pra não divulgar dados da família?

mas se as FFAA tivessem dado um golpe contra o PT não faria diferença. seria mais um no currículo das instituições.

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

O fato de “pensar” no assunto não quer dizer que vai aceitar uma base aqui, é como disse em outro comentário, é bom ter opções, é bom estudar a situação e é importante ter uma visão de longo prazo, a situação geopolítica é muito complexa e não podemos desconsiderar nada.

Camargoer
Visitante
Camargoer

Caro Alex. Como diz o ditado, “jabuti não sobe em árvore, se encontrar um foi enchente ou alguém colocou lá”. Até mesmo o Gen Heleno comentou ser contrário à presença de bases americanas no continente em uma entrevista no Canal Livre, quando era comandante no Haiti. Quando a imprensa perguntou ontem ao novo chanceler brasileiro sobre esse assunto, ele disse que o presidente irá levar essa proposta no encontro com Trump. Por outro lado, o ministro da defesa disse que os militares são contrários. Portante, temos duas possibilidades. 1) é apenas uma cortina de fumaça para pautar a mídia ou… Read more »

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Olá Camargoer, acho que a mídia está aproveitando esse início de governo “noob” para criar caso em cima de qualquer assunto que cause apreensão sobre a população, não acredito que o presidente tomará qualquer decisão que venha impactar todo o país de maneira descabida sem antes consultar os ministérios responsáveis pelo setor em questão. Eu particularmente vejo com bons olhos a aproximação com os EUA, mas não gostaria de ter uma base americana em nossas terras, sou a favor de ter uma parceria na base de Alcântara, porém sem restrições de verificação de atividades por parte do governo americano (com… Read more »

Camargoer
Visitante
Camargoer

Caro Alex. Bastaria o presidente ter dito que isso é um assunto a ser discutido com as forças armadas pois não é um assunto que o presidente pode decidir sozinho. O assunto estaria encerrado. Como disse, ou isso foi planejado (inclusive a pergunta do reporter pode ter sido combinada) ou estão batendo cabeça.

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Olá novamente, pensando bem, pode ser mesmo que o presidente esteja “alimentando” a mídia com essas questões para ver como vai ser jogado para a população e ver como será a reação geral do povo e dos países vizinhos, se a aceitação geral for ruim é só falar que foi especulação da mídia.

BILL27
Visitante
BILL27

Eu percebi isso em alguns momentos …Ele joga um assunto na mesa ,e dependendo da repercussão ,ele recua .

Diego Lima
Visitante

Até durante a campanha foi usada esta tática de “dizer e depois negar/recuar”, a esquerda subestimou o Bolso e a mídia também tem feito isso, não sei se é de propósito ou não.

BILL27
Visitante
BILL27

mais facil estarem batendo cabeça… e isso não é de hoje q ta acontecendo …Este time não ta entrosado ..é um ministro que desmente o outro e por aí vai …

Willian
Visitante
Willian

” o presidente vai levar uma proposta ao Trump”
Alguma coisa não tá certa aí.
Quem tem interesse são os americanos, ou é ao contrário?
Quer dizer que o Brasil vai ao encontro dos muricanos se oferecer?

Camargoer
Visitante
Camargoer

Olá. Segundo as manchetes do Estadão de hoje, domingo, abono inativa de oferecer para receber uma base foibrasileira.

Diego K
Visitante
Diego K

Uma base de qualquer país no Brasil automaticamente alia o Brasil a esse país, e torna o Brasil inimigo dos inimigos desse país.
Uma agressão/movimentação à outros da base americana lotada no Brasil implicará em consequências para nós. Fora o risco de espionagem.
Ou seja, é cedermos espaço pra outro país ditar boa parte da nossa política externa. É algo burro, e impensável e os militares de verdade sabem disso.
Bolsonaro não sabe mas ainda vai chegar a ele essa informação, e espero que seja do jeito que eu expus sem richa ideológica pra ele entender.

BILL27
Visitante
BILL27

Por ele ser militar ,era de se imaginar que ele ja soubesse destes riscos

Sidy
Visitante
Sidy

Acho que misturaram os canais. Vejo interesse mutuo na utilização da base de Alcântara (MA) pelos americanos, mas não sei para que eles precisariam de uma base militar aqui. Me parece mais uma “viagem” do pessoal daqui do que propriamente um interesse da parte deles.
Agora, é aquela coisa, perguntaram na entrevista, alguma coisa tinha que ser respondida. Alguém imagina uma resposta do tipo “não existe esta possibilidade”, diante de um governo que claramente deseja se aproximar dos EUA?
No fim, acho uma tempestade em copo d’água. Não acredito que esta conversa vá adiante.

BILL27
Visitante
BILL27

Não vejo problema em expor isso .Se ele respondesse que não ve motivos para se criar uma base americana por aqui ,tava tudo certo.

Delfim
Visitante
Delfim

Nem no regime militar se cogitou uma besteira dessas.

Ricardo Bigliazzi
Visitante
Ricardo Bigliazzi

É só um patrulhamento para gerar atrito e desgaste

Trajano
Visitante
Trajano

Senhores, elegemos um Presidente “boca aberta”!

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

O que está se percebendo, claramente, é que por enquanto a ‘entourage’ militar é que está trazendo bom senso à incrível quantidade de sandices ditas. E dos mais variados aspectos.

BILL27
Visitante
BILL27

Muito …E se ele não controlar esta boca ,o prejuizo para o Brasil vai ser enorme …Sinceramente ,eu não consigo entender o pq de falar tanta coisa sem necessidade ,se queimar com parceiros comerciais a toa ,e ele que falava q não qeria fazer as coisas com vies ideologico …PO , ele ta fazendo td com vies ideologico .A unica diferença é que a idelogia de agora mudou de lado .

Binho
Visitante
Binho

Nosso presidente disse que um dos motivos da base seria financeiro.

Presidente da Câmera Rodrigo “Porquinho da Índia” Maia liberou 17 mil milhões de auxilo mudança para deputados, dias atrás eu vi que filhas dos Ministros do STF podem receber mesmo dinheiro de pensão que eles recebem de salários e benefícios……

Ai meu amigo, não tem dinheiro e imposto que aguenta

Clebotic
Visitante
Clebotic

Lembrado que durante a WW II não somente a base do Rio Grande do Norte foi construída, mas também quase todos as pistas do nordeste que eram somente campos de pouso. E também um pouco do entorno e acessos.

André
Visitante
André

Quais militares? Eles têm nome? Qual o currículo deles e preferência política? É muita notinha plantada na imprensa para enviar recadinho para o presidente pela imprensa. É lógico que a base não será de graça, tem algo em troca. Não vejo nenhum problema. Melhor termos uma aqui e treinarmos com os caras e termos benefícios com a base (isso pode nos forçar a ter umas FAs de qualidade finalmente) do que vermos elas sendo colocadas na Colômbia, Chile, Argentina… E esses militares que falaram quem o Brasil não precisa de ajuda militar não sabem nada… (devem ser esquerdistas, por isso… Read more »

kevinbuenuu
Visitante

Falou besteira, você deveria deixar alguma ideologia ou fanatismo nacional de lado e pensar mais na soberania, sobre o SEU país. E quanto a “suposta ameaça” venezuelana, recomendo vc dar uma olhada na situação economica do país, e tbm entender que uma guerra não acontece como uma partida de call of duty. Vejo que a senhoria não veste verde e amarelo.

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

Militar de esquerda não existe, amigo… Graças a Deus!

Henrique
Visitante
Henrique

Espero que seja somente uma provocação pois não há razão para este tipo de movimentação. Nosso presidente tá alavancando algumas polêmicas desnecessárias, como a embaixada em Israel, agora base americana em nosso território…. vamos focar em arrumar a casa que está bem contaminada e demorará pelo menos uma década para endireitar minimamente esse país do que entrar nesse tipo de verborragia que só traz atenção de terroristas e facções ideológicas para nosso país.

Daglian
Visitante
Daglian

Ele foi perguntado sobre uma base americana aqui, e não alavancou polêmica nenhuma. Deu uma resposta padrão: “pode” ser que sim ou que não, mas já deturparam tanto a fala dele que parece que ele se tornou defensor dessa posição. A embaixada em Israel não é desnecessária: primeiro, foi promessa de campanha, e diferente dos petistas que aceitam ser enganados, quem votou no Bolsonaro quer que ele cumpra o que prometeu. Segundo, isso está alinhado com posição ideológica do presidente e aproxima o Brasil de Israel. Enfim, mas uma patética tempestade em copo d’água por algo que o presidente sequer… Read more »

Sidy
Visitante
Sidy

Meu caro, concordo com tudo o que escreveu, com exceção da questão da mudança da embaixada. Ainda não entendi o que ganhamos com isso, mas sei que podemos perder nas exportações (o Brasil é maior exportador de carnes Halal do mundo).
As razões não podem ser prioritariamente ideológicas, é preciso pensar nos aspectos políticos e econômicos. De decisões eminentemente ideológicas já nos bastaram as tomadas pelo governo anterior.

Sidy
Visitante
Sidy

Para embasar o que falei:

https://exame.abril.com.br/economia/exportadores-de-carne-temem-mudanca-de-embaixada-para-jerusalem/

“Embora tenha registrado déficit comercial de US$ 419 milhões com Tel Aviv, o Brasil acumulou um superávit de US$ 7,1 bilhões com as 22 nações da Liga Árabe em 2017, o que que representa 10% do superávit comercial total do Brasil.”

Henrique
Visitante
Henrique

Perfeito Sidy.. é isto que estou me referindo. Temos que nos livrar da ideologia comunista que nos assolou nos últimos 30 anos mas temos que ter cuidado para não tropeçarmos também no ideologismo inverso sabendo que o mundo se move no campo político-econômico. O Brasil precisa se reorganizar na política, educação, mercado, infraestrutura para depois começar a querer ser protagonista na geopolítica.

ALEX ROCHA DA SILVA
Visitante
ALEX ROCHA DA SILVA

Ola Sidy, em questão do alinhamento do Brasil com Israel é um assunto que vai além do laço econômico e cientifico, já entra no quesito religioso. Muitos não irão entender pois é necessário um esclarecimento teológico sobre isso. Israel apesar de ser pequeno é muito tecnológico e podemos aproveitar muito isso, os melhores cientistas da área de saúde provém de lá. Esta briga entre os árabes e israelitas vêm muito antes do próprio estado judeu ter sido reconhecido na ONU como nação em 1947, no qual um grande brasileiro Osvaldo Aranha se não me falha a memória foi um dos… Read more »

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Exatamente, concordo contigo em cada palavra.

MGNVS
Visitante
MGNVS

Henrique
Comentario mais sensato ate agora.

João Adaime
Visitante
João Adaime

Precisamos reconhecer. O noticiário da imprensa andava meio chato, só corrupção. Aqui mesmo no Blog era só China, Rússia e os destemperos do Trump.
Agora pelo menos temos assuntos internos para discutir.
Por via das dúvidas, é melhor o general Mourão ir se inteirando de todos os assuntos do governo federal. Nunca se sabe….. O Godoy passou o recado.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

kkkkkk
E vc está vestindo azul ou rosa?
kkkkkk

João Adaime
Visitante
João Adaime

Olá Antonio Eu não entendi a pergunta. Você estaria se referindo aos assuntos internos que eu citei? Se for isso, nunca fui bom em combinar roupa. Me referia às declarações atabalhoadas do nosso presidente e de sua equipe, mas no âmbito de política, economia e relações exteriores. Antevejo que o general Heleno terá muito trabalho para “enquadrar” o Bolsonaro dentro da liturgia do cargo. O Primeiro ponto será dizer pra ele que a eleição acabou, que ele não é mais deputado e nem capitão do EB e que agora ele é simplesmente o homem mais importante do Brasil, mais até… Read more »

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Estou indo exatamente ao encontro do que vc disse. Refiro-me a questões bizarras colocadas por integrantes do Governo, como o fato do ‘menino veste azul e menina veste rosa’. Coisas totalmente sem importância frente à situação grave que se encontra o País.
Sds.

Flanker
Visitante
Flanker

Das duas, uma: ou tu és burro ou dissimulado. A questão do “azul e rosa” refere-se à questão da ideologia de gênero, assunto de campanha de Bolsonaro. E quem, falou foi a ministra Damares. Ela falou nisso porque é assunto da pasta dela. Queria que ela citasse alguma coisa realtiva à possivel base americana? Aí, sim ela estaria falando bobagem. E o que o assunto do “azul e rosa” tem a ver com o que está sendo discutido aqui? Vocês perderam a eleição…….aceitem!! Vocês podem se desesperar, espumar pela boca, esbravejar, escrever a bobagem que quiserem, mas a verdade é… Read more »

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Pouco importa a cor da roupa com a qual vc assiste o circo.
Pode ser azul ou rosa.
Continue assistindo para ver onde vai dar.

Flanker
Visitante
Flanker

Um circo eu já assisti……e acabou com o astro principal preso por roubar a bilheteria e enganar a platéia! E a clake, comprada, continua apludindo o espetáculo enganoso!

colombelli
Visitante
colombelli

Prezados, vamos aprender a ler as coisas sob a ótica da política internacional. O que se está dando é um recado para a China e para a Russia de que se se associarem a um dos estados trairas da AL, especialmente ao regime Maduro ou aos Castro, nós já escolhemos um lado e não irão tirar farinha. Isso é o que o Putin ganhou com sua bravata. Ou ele é muito esperto e criou que queria, uma corrida armamentista aqui pra vender; ou muito burro e so antecipou o antagonismo contra si de nossa parte.

100nick-Elã
Visitante
100nick-Elã

Antagonismo da nossa parte uma vírgula. Da sua parte sim, fale por você. Lembrando que você já tinha, já tem e sempre terá antagonismo contra o Pútin, independente de qualquer atitude que ele tome.

Mas a maior parte dos brasileiros não pensa como você e têm opinião positiva sobre o Putin e a Rússia.E é só nós não atacarmos a Venezuela e deixarmos eles resolverem os seus problemas sozinhos que vai ficar tudo bem, nenhum TU-160 vai nos bombardear.

Andre Vedoze
Visitante
Andre Vedoze

Maioria dos brasileiros???Fontes por favor.

100nick-Elã
Visitante
100nick-Elã

Não tenho fontes precisas, porque não informação sobrenenhuma pesquisa a esse respeito, mas a tese da maioria é baseada nos seguintes termos:

1- cerca de 50% da população é esquerdista, mais ou menos, e esses esquerdistas veem o Putin com bons olhos;

2- dos 50% dos direitistas, muitos veem o Putin com bons olhos também, digamos que cerca de 10 a 20%.

3- Somando direitistas + esquerdistas que veem Putin com bons olhos, Já temos a maioria.

Flanker
Visitante
Flanker

Os itens 1 e 2 são afirmações saídas exclusivamente da sua cabeça e não representam a verdade. Olhe os números da eleicão e verás que o que escrevestes é bobagem, o que torna o item 3 também falso. Use argumentos concretos para afirmar alguma coisa. Caso contrário, use os termos “na minha opinião” ou ” eu penso que”, etc. E o que você escreveu, nada mais e do que a sua opinião. Não há fatos concretos que corroborem o que você escreveu.

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

50% esquerdista? A plebe ignara nem sabe o que é esquerda ou direita. Somos um país de analfabetos. O brasileiro médio é CONSERVADOR e cristão. Isso já foi provado pelo IBGE n vezes. Não confunda os famintos do Bolsa Família que votaram no PT com esquerda. Você tá louco. ¨O Lula tá preso, babaca!¨Já disse Cid Gomes.

Douglas
Visitante
Douglas

Se deixar o povo venezuelano resolver seu problema sozinhos vai ser que nem Cuba os ditadores vão morrer de velhos, e um detalhe dos 50 % esquerdistas uns 10% são de esquerda outros 10 % que vai na modinha os outros 30% são mal informados mesmo, até onde eu sei o povo vai pra EUA e depois pra Europa, Rússia só quem gosta de vodka! Kkk

Flanker
Visitante
Flanker

A maior parte dos brasileiros têm opinião positiva sobre Putin? Tirou de onde essa informação? A maioria dos brasileiros sequer sabe quem é Putin! Então, usando suas palavras, fale por você!
E Putin está deixando os venezuelanos resolverem seus problemas? Kkkkkk…..Putin está ajudando Maduro a se manter no poder, nada além disso!

JPC3
Visitante
JPC3

Verdade.

colombelli
Visitante
colombelli

não discuto com gente do teu tipo rapaz

Camargoer
Visitante
Camargoer

Caro Colombelli, ninguém que fosse “burro” ficaria no poder na Russia por tanto tempo. Então, sobra a segunda alternativa.

colombelli
Visitante
colombelli

por muitas da atitudes dele eu ainda acho que pode ser a primeira. E ele fica no poder na base do polônio e dos envenenamentos. Inteligência nunca foi um atributo essencial ao poder. Caso contrário o Maduro ja tinha caido da árvore ou sido “colhido”.

C. Silva
Visitante
C. Silva

Olá. Ainda não estou inteirado sobre esta nova seção de comentários.
Como faço para colocar foto?

Att,

C. Silva

Sidy
Visitante
Sidy

Não tenho certeza, mas me parece que li algo sobre usar o Gravatar. O Galante tem respondido nos tópicos.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Início de Governo conforme o esperado. Só não sabemos como será o seu fim.

kevinbuenuu
Visitante

Milagre o tal do HMS seiquelá não aparecer e usar o famoso discurso: “aceita Xings!”

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Pior que é. O sujeito me acompanha feito novela.

MGNVS
Visitante
MGNVS

Para um presidente que quando ainda era candidato ja bateu continencia para a bandeira americana isso ja era de se esperar.

Nao bastasse a Dilma com as doideiras de estocar vento e saudar a mandioca, agora temos o Bolsonaro vendendo o pouco que resta da nossa soberania.

Ainda bem que os militares sao contra.

Saiu o PT e entrou o Bolsonaro e tudo continua ruim como antes.

So mudaram os lados, saiu o populismo ideologico de esquerda e entrou o conservadorismo retrogrado de extrema direita que ja começou a fazer os mesmos erros dos que vieram antes.

Mais do mesmo.

kevinbuenuu
Visitante

America First😔

ODST
Visitante
ODST

“Saiu o PT e entrou o Bolsonaro e tudo continua ruim como antes.”

Seis dias de governo e o cara me fala que tudo continua ruim como antes…..

:facepalm:

Farroupilha
Visitante
Farroupilha

MGNVS: “Saiu o PT e entrou o Bolsonaro e tudo continua ruim como antes. So mudaram os lados, saiu o populismo ideologico de esquerda e entrou o conservadorismo retrogrado de extrema direita que ja começou a fazer os mesmos erros dos que vieram antes. Mais do mesmo.” – Que comentário mais infeliz e bisonho. O que ocorreu não foi uma simples troca de governo, como quem troca de camisa. O Brasil, com mais da metade do seu eleitorado, colocou para correr uma quadrilha de ladrões que estavam carregando nossas riquezas, para dentro de seus bolsos, para países cúmplices, e para… Read more »

Heitor
Visitante
Heitor

Não acredito em troca ou mudança nesse governo quando vemos Rodrigo Maia e Renan Calheiros como favoritos pra presidir suas respectivas câmaras… É mais do mesmo sim, porque vemos investigados e denunciados ainda com o poder. Todos aqui se lembram do encontro “secreto” entre Paulo Guedes e Calheiros, além do apoio do PSL a Rodrigo Maia (uma das famílias que afundaram o Rio de Janeiro). Não sei onde há troca de camisas aí… As figuras são clássicas.

MGNVS
Visitante
MGNVS

Heitor
Saudacoes
Tbm tenho esse ponto de vista.
O problema aqui na Trilogia é que alguns foristas levam o debate para o lado pessoal como se estivessemos falando deles e nao da materia e ficam com essas rixas ideologicas de sempre.

_RR_
Visitante
_RR_

Heitor,

MGNVS,

Justamente… Se tem que lidar com a realidade. E a realidade impõe que Maia será o presidente da Câmara e Calheiros provavelmente se tornará figura proeminente no Senado… São figuras chave que permanecerão na política de uma forma ou de outra…

Mas não há como negar que componentes fundamentais foram trocados e que mudanças deverão ocorrer a partir de agora.

MGNVS
Visitante
MGNVS

_RR_

Saudacoes
Concordo com a sua explanacao.
No caso de Calheiros e Maia realmente é mais do mesmo, e com o aval do partido do presidente.
Mas o pior nao é isso, o PT ainda sera forte no Congresso, entao muitas pautas serao trancadas.
Tem coisa que ainda continua e para piorar o Bolsonaro e a Damares ainda falam fora de hora e sem orientacao tecnica.

MGNVS
Visitante
MGNVS

Farroupilha
Voce pode nao concordar com meu comentario mas nao pode vir aqui desrespeitar a minha pessoa com essas ofensas.
Leia as regras do blog e tenha um pouco mais de educacao com outro comentarista.
Ja vi alguns comentarios seus e inclusive ja concordei com vc e qndo nao concordei respeitei a sua opiniao.
Pelo que vc me escreveu se vê o seu baixo nivel e nem vou me dignar a responder os seus argumentos pois nao entro em debates ideologicos que nao levam a nada.

Farroupilha
Visitante
Farroupilha

Apenas responda… Muitos novos eleitos que entraram agora no governo e na política, civis, militares, o Juiz Sérgio Moro (grande responsável por toda essa prisão de políticos corruptos, grandes empresários, que sempre foram intocáveis), é mais do mesmo? Responda isto. Ou pode continuar me considerando de “baixo nível” (rsrsrs), com essa sua argumentação em desacordo com a atual realidade. O meu nível está na realidade dos fatos que estamos vivenciando, sem cegueira de achar que todos os políticos da velha matriz corrupta, feito mágica, foram já varridos do Brasil. estamos num processo de renovação que não é instantâneo. Que maravilha… Read more »

MGNVS
Visitante
MGNVS

ODST
Exatamente.
Somebte 6 dias de governo e o novo presidente ja falou o que nao devia sobre o que nao sabe fazendo ate com que o Ministro da Economia cancelasse compromissos. A ministra maluca que pelo visto estudou junto com a Dilma tbm ja falou uma besteira atras da outra.
Deixe a ideologia de lado e veja as coisas como ela sao.

Jeff
Visitante
Jeff

Comentário ideológico e sem sentido:
.
“Saiu o PT e entrou o Bolsonaro e tudo continua ruim como antes.”
.
Governo Bolsonaro mal começou. Não compare com os saltimbancos que ficaram 30 anos no poder. Vai levar tempo só pra limpar a sujeira deixada pela gang.
.
Vocês pegam uma notinha idiota da imprensa afoita por vender e fazem disso uma discussão sem dados e sem noção, como se tudo fosse verdade.

sub urbano
Visitante
sub urbano

Não duvido que os Ianks manipularam a eleição de 2018. A quantidade de fakes q atuou na eleição pode ter sido paga por eles. Agora nosso presidente tem q pagar a conta entregando oq sobrou do país aos americanos. Se fossemos um pais sério essas manifestações entreguistas de Bonaro seriam investigadas e punidas com rigor.

JPC3
Visitante
JPC3

Não manipularam as eleições, todo o Brasil estava cansado de corrupção e incompetência. Não foi preciso manipular.

E o que mais teve foi fakenews dos canhotos.

Celso
Visitante
Celso

Pior mesmo foi e continua a ser a manipulacao das urnas que o pt e puxadinhos promoveram nesse pais nos ultimos 16 anos. Sera mesmo que voce acredita que o imbi H teve esses 44 milhoes de votos ??? a roubalheira foi tao grande e nem assim conseguiram colocar o safo trolha no poder. arghhhh quem da trela a cavalo, com certeza vai sair relinxando….fuiiiii senao…….

Flanker
Visitante
Flanker

Kkkkkk……..então Bolsonaro se elegeu de forma ilegal? E o Maduro? Foi tudo de forma limpa? Kkkkkkkkk……..até para lavagem cerebral tem limite!

marcius
Visitante
marcius

Acredito que como a matéria disse, pode ser analisada no futuro, mas na minha opinião é como foi dito: É o caso de precisar chamar um amigo forte para dar uma ajudinha, isso num cenário desfavorável ao Brasil. Atualmente, não vejo nem sou muito simpatizante, prefiro que sejamos fortes com uma dissuasão a altura, mas se precisar é bom ter aliados. Os próprios americanos mesmo tendo um poder bélico enorme, também precisam de aliados, sozinho ninguém vai muito longe, ter amigos é melhor do que só ter inimigos. Mas no fundo acho que essa conversa toda tem mais a ver… Read more »

carcara_br
Visitante
carcara_br

“é o caso do menino fraco que chama o amigo forte para enfrentar os valentões da rua; estamos longe disso”
Sim vão trabalhar pra que sejamos os fortes.
“Em 1945, nos termos do acordo firmado entre os presidentes Getúlio Vargas e Franklin Roosevelt, aviões e pessoal americanos saíram das instalações. Nos quatro anos de operação conjunta da base, a população da capital, Natal, dobrara de 40 mil habitantes para 80 mil.”
Na segunda guerra fomos gentilmente convidados a cooperar, mas os planos de invasão estavam prontos, mas perigoso mesmo são os comunistas russos e chineses de hoje, ai ai, já ta tudo dominado….

Caio
Visitante
Caio

Quero saber de fortalecer as nossas forças militares e não a presença estrangeira armada aqui.

Zé
Visitante

Pura fakenews. Os Militares são disciplinados e sabem que a decisão tomada pelo Presidente não se discute, se acata. Poderia ser em Alcântara ou Tabatinga- AM.

Camargoer
Visitante
Camargoer

Caro Ze. Não é assim que um governo funcional. O presidente geralmente articula os diferentes interesses dentro do governo, mas que propõe as soluções é a parte técnica. No caso da instalação de uma base militar estrangeira dentro do Brasil, é preciso consultar os militares, o Itamaraty e até mesmo articular com os senadores. Cabe ao presidente ponderar entre as alternativas tecnicamente corretas e politicamente possíveis.

MGNVS
Visitante
MGNVS

Caro Zé Nossos militares sao sim disciplinados, mas nao sao burros e nem sem cerebro. Essa questao envolve soberania e nunca submissao. Nossos militares jamais vao se submeter a forças estrangeiras estacionadas em nosso solo ditando nossa politica externa. Seja essa força americana, russa, chinesa, da OTAN ou da ONU. O Brasil é soberano. E a politica externa do Brasil é clara: não intervençao na soberania e assuntos de outros países da mesma forma que nao admite interferencia em nossos assuntos. Lula e Dilma ja erraram ao fazerem uma aproximacao com Iran, Turkya, Venezuela, Bolivia e Cuba e agora o… Read more »

Zé
Visitante

Política externa do Brasil deve ser aquela do programa do governo eleito democraticamente. Por outro lado, seria um grande desenvolvimento para áreas da Amazônia e Nordeste. Portanto, o Cabo da banda e o Soldado do rancho deveriam cuidar de suas missões.

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Deveriam consultar a população primeiro oras, eu é que não quero milico estrangeiro por aqui, ainda mais para motivo de provocação. Já não basta ter que pagar o salário dos daqui.

ODST
Visitante
ODST

Mas no caso de uma presença militar do EUA por aqui (coisa que eu sou contra) eu te garanto que não seriamos nós quem pagaríamos os salários e/ou as instalações e/ou equipamentos. Isso viria do contribuinte de lá, como já é feito em outros países com bases do Tio Sam.

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Quem garante que a cegueira ideológica não faça nosso nobre presidente repassar recursos financeiros nossos para os gringos?

WELLINGTON GERHSKE DA CAMARA LEAL
Visitante
WELLINGTON GERHSKE DA CAMARA LEAL

Não entendo porque o medo, os americanos são nossos aliados desde a nossa independência, passando pelas primeira e segunda guerras mundiais e revolução de 1964. Sempre nos venderam e doaram equipamentos militares. Qual o problema deles construírem uma base em Alcântara? Isso não ajudaria no nosso desenvolvimento espacial numa futura parceria? Ou vocês acham que a gente tem tecnologia própria suficiente para modernizar todos nossos equipamentos?

ODST
Visitante
ODST

Você está misturando as coisas. Essa noticia nada tem a ver com Alcântara. E é uma questão muito séria de soberania, não é uma coisa que você faz simplesmente por querer, deve haver motivos muito fortes por trás.

Alessandro
Visitante
Alessandro

Como eu já imaginava, a turminha vermelha por sua falta de caráter habitual e cognitiva de interpretar texto, levou ao pé da letra cada palavra que o Bolsonaro disse, e já estão histéricos achando que os americanos vão instalar uma base militar aqui. O que vai acontecer ? Nada no momento! Quem tá matando o seu próprio povo de fome, manipulando eleições, transformou o próprio país num narco-estado, e vive falando grosso com todo mundo na região já faz algum tempo, é o ditadorzinho do Maduro e não o Brasil. O Bolsonaro só tirou o nosso país do NANISMO diplomático… Read more »

Elton
Visitante
Elton

Em hipotética situação de um conflito entre Brasil e venezuela o Brasil num primeiro momento ficaria em desvantagem em termos de homens e equipamentos na area então talvez precisaríamos sim da ajuda dos EUA e eles só ajudariam se tivessem uma base de operações segura para traslado de equipamento e munições e treinamento de tropas além de inteligência e coordenação de esforços então não adianta dizermos que somos fortes se em caso de conflito o primeiro fuzil e caixa de munição novo só vai chegar na area de combate dois ou três meses depois de uma longa licitação e na… Read more »

Sidy
Visitante
Sidy

Deixa eu ver se entendi… você realmente acredita que em caso de um hipotético conflito com a Venezuela, teriamos que ser treinados pelos americanos para enfrenta-los? Que não teriamos tropas e equipamentos suficientes para tal e (estou pasmo) que iríamos fazer licitação para a compra de novos armamentos?
Não sei em que tipo de informação você se baseia para acreditar nisso, mas discordo do começo ao fim.

Elton
Visitante
Elton

Acho que a nossa história militar nos ensina bastante :início da guerra do Paraguai e o início do envolvimento do Brasil na SGM com as quais nem nosso governo e nem os nossas lideranças militares não aprenderam nada.

Sidy
Visitante
Sidy

Entendi. Você despreza nossas capacidades militares atuais com base no passado. E com base no que você acha que seria a Venezuela capaz de nos ameaçar? No histórico deles?

Elton
Visitante
Elton

Eles são um governo desesperado e com uma força militar numerosa e vão fazer de tudo para não lagar o poder e já vimos esse filme :Falklands 1982 e Kuwait 1990 e num primeiro momento eles conseguem superioridade militar local e só depois e que se consegue contra atacar mais ai o estrago já está feito

Sidy
Visitante
Sidy

Se você estivesse se referindo a uma ameaça partindo de uma potencia militar como Russia ou China, eu concordaria com você, mas não dá para esperar muita coisa da Venezuela. Primeiro porque não há razão para que eles ataquem o Brasil – não dá para tratar o Brasil como inimigo externo, se parte da população venezuelana fugiu justamente para cá, está lembrado? Segundo porque eles não tem uma força militar numerosa, como você diz. Parte do equipamento não funciona (vide o conserto dos AMX-30, que depõe contra o bom estado dos T72s), e parte das forças armadas venezuelanas, na verdade,… Read more »

Mauro Santos
Visitante
Mauro Santos

Os AMX-30 serão usados por militares jovens, os T72 estarão a disposcção de uma tropa com presença de mercenários russos e bielorrussos. Quanto custa a grama do ouro?

MGNVS
Visitante
MGNVS

E nosso Batalhao de Guerra na Selva?
E mais… ate parece que a Venezuela na penuria economica que esta teria condicoes de “invadir” o Brasil. Nem em sonho. Os proprios venezuelanos que pediram refugio no Brasil pegariam em armas para combater as tropas de Maduro, isso se essas tropas tbm nao desertassem.

Elton
Visitante
Elton

Eu também acho isso mas todos aqui sabem que mobilizar um parque industrial para produzir os equipamentos,munições e matérias e levá-los até a zona de conflito leva tempo e nesse meio tempo aliados para fornecer o que é necessário nos primeiros dias de conflito e vital, treinar tropas e mobilizalas leva mais tempo ainda e operações combinadas são vitais nesses cenários

Renato Vargas
Visitante
Renato Vargas

Exato. O Histórico Militar passado nos leva a inferir, num primeiro momento, que a coisa seja feita no improviso. Foi assim na guerra do Paraguai, foi assim na IIGM e também na campanha do Haiti. Logo, por quê agora seria diferente?

Renato Vargas
Visitante
Renato Vargas

E no mais, tudo é tática no jogo da Geopolítica. Creio que a tal “Base Militar”, seja somente um recado. Um peão no jogo de xadrez. Vamos ver como se comporta o oponente…

Sidy
Visitante
Sidy

Segundo o Estadão de hoje, não é um recado. O secretario de estado americano disse que foi uma oferta do Bolsonaro – a qual. pelo que foi divulgado pela imprensa, não foi bem recebida pelos militares.
De mais a mais, basta alinhar, não precisa oferecer base aqui. Para falar um português bem claro, uma coisa é ser aliado, outra coisa é ser subserviente.

Camargoer
Visitante
Camargoer

Olá Sidy. Segundo a “Teoria do Choque” (recomendo o livro da Naomi Kkein, mas quem não gosta de ler pode assistir ao documentário), um dos modos para implementar decisões impopulares é criando uma grande confusão, como informações desencontradas e em grande quantidade, não dando tempo para a sociedade civil se organizar oposição. Talvez seja apenas isso. Por outro lado, considerando essa oferta contraria os interesses das forças armadas brasileiras e que existe a possibilidade do próximo presidente dos EUA ser um “anti-Trump”, fico intrigado com o objetivo dessa oferta bizarra.

Sidy
Visitante
Sidy

Olá Camargoer,
Entenderia se fosse apenas antipopular, mas tal posição também não foi bem recebida no meio militar, que foi um dos pilares da eleição do Bolsonaro. Acabo por acreditar que ele faz o que imagina ser melhor, sem consultar sequer sua base. Não é um bom sinal.

Elton
Visitante
Elton

Do jeito que o Presidente já sabe a oposição que vai encontrar na mídia esse tipo de afirmações contraditórias e desencontradas com a própria equipe parece mais a mesma estratégia da época da eleição para não deixar a oposição se mobilizar e concentrar esforços e uma única frente mesmo sacrificando a coesão de discurso e sintonia da equipe.

Camargoer
Visitante
Camargoer

Olá Sidy. Aprendi um método de avaliação que tem me ajudado bastante… primeiro eu avalio se a pessoa é apenas ignorante, por isso defende uma besteira. Caso contrário, avalio se a pessoa é um crédulo ingênuo e realmente acredita que a besteira é o certo a ser feito. Se não for nenhuma das duas coisas, então é má-fé. Esse modelo ajuda bastante quando a gente não sabe o que está por trás de ideias esquisitas. Sobre a teoria do choque, essa polêmica sobre a base dos EUA seria apenas mais uma (teria a do IOF, IRPF, azul-pink….etc).

Sidy
Visitante
Sidy

Olá Camargoer,
É um método interessante, mas acredito que há toda uma gama de opções, com pequenas variações, entre estas três vertentes que você citou. Agora, é aplicável tanto para o assunto em si como para os comentaristas dos tópicos. Alguns não sabem o que falam, outros acreditam no que falam e há ainda os que estão de má fé.
No caso do Bolsonaro, estúpido certamente ele não é…

Camargoer
Visitante
Camargoer

Olá Sidy. Sim. as três caixinhas são apenas uma referência para avaliar algo que seja muito complexo. Não há juízo de valor. É apenas uma ferramenta de análise. Tem uma frase do “Grande Sertão Veredas” que o personagem diz “Eu quase que nada não sei, mas desconfio de muita coisa”. (Isso merecia o Nobel de literatura). Eu também concordo que alguém que se elegeu várias vezes como Deputado Federal e ainda ganha uma eleição para presidente deve ser muita coisa, menos estúpido.. riso.

Sidy
Visitante
Sidy

Pois é Camargoer, é exatamente meu raciocínio. Alguém com o currículo dele não chegou lá a toa. Portanto, sobram duas possibilidades nas caixinhas… rs
Enfim, com este governo cada mergulho é um flash, vejamos quais os factóides a semana vindoura nos reserva.

Andrigo
Visitante
Andrigo

Bolsonaro foi militar, certamente deve conhecer muito bem a opinião dos militares a respeito do tema, e de quebra tem um General de vice, logo……..
O fato é que a imprensa de agora em diante vai distorcer e fazer um “escarcéu” sobre tudo o que o presidente falar.

C. Silva
Visitante
C. Silva

Teste.
Alguém pode ver minha foto de perfil?

[Já consegui ver, o comentário pode ser exluído]

BILL27
Visitante
BILL27

sua foto em branco tava melhor kkkk

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Esse governo vai ser uma piada e eu vou rir um bocado, deram uma bela demonstração de sincronia entre o chefe e o seu staff ontem, sobre o suposto aumento do IOF, nem o ministro da pasta responsável quis comentar o assunto, sobrou pro Lorenzoni, que será o engolidor de sapos do governo. Um governo em que o chefe e os seus funcionários não falam a mesma língua, é o que dá votar num cara cujo currículo tem “limpeza de quartel” de experiência, mas pq falava em lutar contra o comunismo, gayzismo e outros “ismos”. E que comece o chororô.… Read more »

JPC3
Visitante
JPC3

Enquanto você torce para o Brasil dar errado nós, os patriotas, vamos torcer para dar certo.

MGNVS
Visitante
MGNVS

JPC3 Ninguem esta torcendo para dar errado. Me diga se ali no comentario do Defensor foi escrita alguma mentira? Foram apenas 5 dias de governo mas ja tivemos varios desacertos tanto do presidente quanto da ministra evangelica que parece ter estudado na mesma escola da Dilma. Deixe a ideologia de lado e veja os fatos como eles sao. O governo do PT foi pessimo pq instalou uma politica populista de viés esquerdista mas o governo Bolsonaro tbm ja começou errando feio em varios temas e tbm varias escolhas ministeriais. E uma base americana aqui assim como a mudança da nossa… Read more »

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Já existe irrigação aqui desde o início do século passado, parece que o novo presidente não sabe que a cidade que eu moro, Petrolina, é uma das maiores exportadoras de uvas do país, inclusive eu já trabalhei nesse ramo.

_RR_
Visitante
_RR_

A idéia vai muito além de prover irrigação…

Trata-se de dessalinização em massa para levar água potável para milhões de pessoas. E o Tio Jacó está na vanguarda dessa tecnologia.

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Tem 20 anos que a Embrapa tem essa tecnologia, no mais boa parte da água do Nordeste está debaixo da terra. E quero saber de onde vão tirar tanta energia para dessalinização, visto que já temos uma energia para lá de cara devido à baixa oferta.

Sidy
Visitante
Sidy
Sidy
Visitante
Sidy
Hélio
Visitante
Hélio

Que patriotismo é esse o seu que defende ocupação estrangeira no nosso território? Você é patriota do país dos outros.

JPC3
Visitante
JPC3

Onde eu defendi bases americanas no Brasil?

JPC3
Visitante
JPC3

Não defendi nem mesmo o alinhamento com os EUA. Rússia é um país amigo do Brasil, não vejo motivo para bater de frente com eles.

Enquanto o Brasil não for ameaçado deve se manter neutro.

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES
Visitante
ANDRE LUIS VIEIRA LOPES

Havia centenas de agentes do exército Cubano infiltrados no Brasil como se fossem médicos, por anos, tudo com apoio dos Petistas. A Dilma pediu publicamente para a Venezuela invadir o Brasil durante o Impeachment e a petezada defende a Dilma como “herói” petista. Sim, diante da ameaça militar que o Maduro faz constantemente contra o Brasil, junto com Cuba, sou a favor de uma base Americana. Quando Cuba parar de ameaçar o Brasil, junto com o PT, eu mudarei de ideia.

JPC3
Visitante
JPC3

Deveria ter vergonha de torcer contra o próprio país e contra o próprio povo.

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

O povo não é o governo.

JPC3
Visitante
JPC3

Mas se o governo der errado o prejudicado é o povo.

Hélio
Visitante
Hélio

Então você torcia a favor do governo Dilma?

JPC3
Visitante
JPC3

Nunca torci para o governo cometer erros. Sempre tive esperança de que acertassem. Mas no final comecei a torcer para todos eles serem presos.

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES
Visitante
ANDRE LUIS VIEIRA LOPES

Havia Centenas de militares do exército Cubano infiltrados no Brasil, como se fossem médicos e estes esquerdistas nunca falaram nada contra. Agora uma aliança com a democracia dos EUA, os mesmos defensores de Cuba acham totalmente errado. Interessante isto, não é??

100nick-Elã
Visitante
100nick-Elã

Ao contrário de você, que sempre torceu CONTRA os governos do PT, eu e a maioria dos esquerdistas estavamos torcendo a FAVOR do Bolsonaro. Nunca vou torcer para o piloto de um avião, eu estando dentro, fazer besteira e derrubar o avião – mesmo não gostando do piloto.

Mas não consigo acreditar que vai dar certo, infelizmente. Espero que esse governo não cause danos irreversíveis, só isso.

JPC3
Visitante
JPC3

Eu até votei no PT, inclusive trabalhei para eles.

E nunca torci para dar errado, torci para eles serem presos no final.

Tio Velho
Visitante
Tio Velho

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkKK Como era mesmo o lema????? “Brasil Acima de Tudo, Deus acima de todos….” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk É para ajudar no combate ao cumunismo né!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Em pensar que tínhamos um ex-executivo de banco no páreo com idéias realmente interessantes. Mas o povo preferiu o que falava “bandido bom é bandido morto” e “Deus, nação e família” 😂😂😂 O povo sempre preferindo o espetáculo circense… Aquela declaração da ministra dos direitos humanos sobre os males dos estudantes ficarem longe da família simplesmente hilária 😂

MGNVS
Visitante
MGNVS

Defensor
Tbm acho q Amoedo era a melhor opcao e que ele poderia ter como vice o Cristovam Buarque.
Amoedo presidente investiria na pauta economica e o Cristovam de vice ficaria com a pauta de melhoria na educaçao, desenvolvimento e pesquisa.

ODST
Visitante
ODST

O Amoedo nada entende de politica, e o NOVO já nasceu velho, um quase irmão do PSDB.

MGNVS
Visitante
MGNVS

ODST
Igual eu disse no outro comentario, deixe a cegueira ideologica de lado.
“O Amoedo nada entende de politica.”
Exatamente.
Ele é do setor privado, o foco seria na economia e nao na politica.
Politicos profissionais nós temos aos montes aqui, inclusive o presidente eleito que ja estava a 24anos no legislativo. Ou seja, mais do mesmo.

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Um executivo de banco não sabe de política? Kkkkkk fala sério, administrar qualquer coisa é fazer política sim, táticas de negociação, coisa que o atual presidente não sabe, visto que ele fala uma coisa em público, e os secretários que ele mesmo escolheu falam outra totalmente diferente.

Alessandro
Visitante
Alessandro

Já temos um liberal na administração da economia do país, se chama Paulo Guedes, que tem as mesmas idéias do seu candidato derrotado, chega ser contraditório a sua fala, aliás é bem típico de liberalóides como vc que acredita que tudo será resolvido apenas na base da economia, esquecendo da alta cultura para preservar valores morais e éticos de uma nação, mas duvido que vc vai entender isso, pois nessa aérea são idênticos aos socialistas fracassados que temos por aqui.

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Se moral importasse mais que barriga cheia, não haveriam prostitutas e gente vendendo órgão para sobreviver.

Alessandro
Visitante
Alessandro

Uma pessoa se prostituir ou vender o seu órgão para colocar o prato de comida em casa, é não ter moral no seu conceito intelectual ? Tem prostituta que tem muito mais moral, do que político pai de família, mas que rouba o país em nome de uma “liberdade econômica” meu caro, vc não consegue sequer distinguir a diferença entre “moral” para “mau-caratismo” O João Amoedo pode ter as melhores idéias econômicas que for, mas se ele continuar nesse caminho, e não compreender conceitos básicos filosóficos para uma sociedade livre, mas inconscientemente moralista pois isso é a BASE para gerar… Read more »

MGNVS
Visitante
MGNVS

Alessandro Vc pode ate nao concordar com o comentario mas mantenha o devido respeito aos outros comentaristas. Vc nao me conhece para saber se eu sou “liberaloide” e muito menos “socialista”. Nunca fui em um comentario seu desrespeitar a sua pessoa. Leia as regras do blog. E pelo visto vc nao leu meu comentario direito, Amoedo presidente cuidaria da economia e gerenciaria o setor publico como se estivesse na iniciativa privada e o Cristovam Buarque enquanto vice tomaria conta da educacao, pesquisa e desenvolvimento pois esse tema sempre fez parte da pauta dele. Deixe a ideologia de lado e veja… Read more »

Alessandro
Visitante
Alessandro

MGNVS, a resposta foi para o “defensor da liberdade”

MGNVS
Visitante
MGNVS

Alessandro
Entao desculpe pelo comentario q fiz a vc.
Como nao colocou nome entao pensei q a sua resposta fosse pra mim.
Minhas sinceras desculpas.

Alessandro
Visitante
Alessandro

tranquilo MGNVS, tbm falhei em não mencionar pra quem era a resposta, tá di boa

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES
Visitante
ANDRE LUIS VIEIRA LOPES

Ah, sim, porque o bom mesmo era ter centenas de agentes Cubanos infiltrados no Brasil, como “médicos”. Aí você gostava, de ter Cubanos, do exército Cubano e o Brasil “emprestando” Bilhões para Cuba, dinheiro que nunca voltará, é isto que é bom???

BVR
Visitante
BVR

Acho que falou porque gosta de criar polêmica. Uma situação dessas não se resolve assim na simples vontade do presidente; outra coisa, sendo efetivada a base russa, a boa seria os EUA passarem a fazer menos jogo duro com alguns itens que tem aplicação militar para o Brasil para que afiássemos os nossos próprios dentes e não ficarmos dependendo dos dentes deles para rosnar para Maduro. O Bolsonaro tem que fazer um mantra matinal : “Eu não sou mais deputado, agora sou presidente e minhas declarações tem outro peso”. Ou ainda, “repórter tem pauta pronta e o que eu falo… Read more »

Ricardo Bigliazzi
Visitante
Ricardo Bigliazzi

Duas coisas que o Bolsonaro e sua Equipe devem aprender é que o “patrulhamento será forte” e que em “boca fechada não entra mosquito”.

Quanto a Base, noticia para as publicações vermelhas.

Foxtrot
Visitante
Foxtrot

Pois é, está era uma das grandes preocupações e ressalva dos militares nacionais de outrorá.
Espero realmente que os militares de agora tenha um.minimo.de desconfiança e proíbam isso.

claudio
Visitante
claudio

penso que não seria bom …caso eles tenham uma base aqui Adeus soberania…a leis americanas que diz que; aonde houver americano as forças armadas americanas tem o direito e o dever de proteger seja o pessoal ou material .e ai as FFAA brasileiras terão que assistir calados a movimentação de tropas em solo brasileiro. como foi o caso da visita do Tramp ao Iraque nos últimos dias.sem falar que junto com a base vem :agencias de inteligência…será que é realmente bom pro Brasil,no lugar aonde eles estiverem o espaço aéreo,marítimo ou terrestre é deles……perderemos um pedaço do brasil …

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

A soma de Godoy,Terra e Estadão me dá o direito de n ler o texto pra não perder tempo. A mídia “canhota” vai perseguir Bolsonaro em seu governo com sua equipe e tudo por cada vírgula de seus comentários. Vejam como o é com Trump. A mídia mundial está muito alinhada com a ideologia da esquerda e por isso perseguem a todos que se opõem. Aqui não será diferente, e creio,como se pode ver nesta questão da base e na fala da ministra Damares sobre cor azul e rosa (q era recado pra turma da ideologia de gênero), vão ser… Read more »

Alessandro
Visitante
Alessandro

O problema do Brasil é e sempre foi o brasileiro, temos uma pobre cultura onde se explora sempre naquilo que não nos agrada ou não entendemos, casos como o “menino veste azul e meninas veste rosa” é um exemplo clássico disso, reconheço que o governo Bolsonaro dá suas “bola fora” o que é normal se pensar friamente, mas ninguém analisa tbm as “bola dentro” que já deu no seus 5 dias de governo, os cortes, as exonerações, as decisões acertadas que foram muito mais, mas isso não gera polêmica, e convenhamos, brasileiro adora uma, só para poder “lacrar” em cima… Read more »

Felipe S
Visitante
Felipe S

Muitos agem como gado histéricos … a grande mídia ajuda. Mas os libertos ainda são maioria.

Renato Vargas
Visitante
Renato Vargas

Vou deixar o meu like no seu comentário. No mais media vive de notícia. Quanto pior, melhor pra eles.E o pior ainda está pra chegar pra esse segmento (publicitário)…Aguarde e verão. “Brasil acima de Tudo”. Abços a todos.

Cleber
Visitante
Cleber

Sou contra totalmente essa base , mas nossa Constituição Federal / 88 até proíbe tal feito . Isso no ecsiste senhores …Temos é que investir aqui em nós mesmos , cadê o projeto de lei que aumenta em 2 % o PIB para investimentos ? e os royalties do Nióbio ? Não podemos perder mais tempo , a ” Geopolítica ” mudou na região, e com certeza teremos conflitos em breve , ou alguém acha que o Maduro vai largar de ” boa ” ? .

Caravaggio
Visitante
Caravaggio

Bozonaro em quatro dias nada de braçada para ser o pior presidente da historia do Brasil. Mourão só observa.

ODST
Visitante
ODST

De fato não existe essa necessidade, achei bobagem da parte dele dizer uma coisa dessas.

Felipe S
Visitante
Felipe S

Não se iluda. Nossa soberania já foi entregue tem tempos, a partir de tratados internacionais que limitam o nosso uso de mísseis de longo alcance e proíbem armamentos nucleares. Aliás desde a CF/88 nossos amados congressistas originários vetaram o uso nuclear militar. Nossa soberania tb já está entregue pelas ONGs internacionais que exploram a Amazônia disfarçadamente , pelas indiscriminadas reservas indígenas , e pelo menos nestes 2 pontos muita coisa deve ser revista pelo governo Bolsonaro. A fala da base americana foi um recado a Maduro, se ele colocar os russos ali…nada demais. Tivemos muito retorno economico no governo Vargas… Read more »

BILL27
Visitante
BILL27

O Bolsonaro só fala bobagens …Sem contar as falas desnecessarias e fora de hora …Antes mesmo de assumir ja causou um monte de polemica e agora vem com este lance de base americana no Brasil ? Agora da para entender pq ele não era o preferido dos militares .Gen HEleno ,este sim ,seria um cara com a cabeça no lugar para fazer as coisas ,tomara q ele ensine o Bolso a ter mais prudencia tanto nas falas quanto nas atitudes

ODST
Visitante
ODST

Se ele “SÓ” falasse bobagens não teria sido eleito. Mas como ele mesmo costuma dizer, as vezes acaba dando umas “caneladas”.

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Faz parte, ele tem seus momentos bons e ruins como todo mundo, acredito que ele tem boa intenção, tem malicia para lidar com toda essa cambada de políticos e logo estra entrosado com sua equipe de governo, temos que nos lembrar que a intenção é mudar totalmente de direção ( de esquerda para direita), e isso com certeza vai ter seus contratempos e imprevistos, podemos esperar muitos desencontros nesse primeiro semestre, o que considero normal, levando em conta o tamanho da máquina pública/política brasileira.

Paulo Costa
Visitante
Paulo Costa

Acho otina a ideá dos EUA reconstruírem 01 base aeronaval aqui Brasil sob o ponto de cooperação militar, treinamentos conjuntos e ate doações de equipamentos, mas e claro deveria haver uma Boa contrapartida financeira para isso ir em frente.

_RR_
Visitante
_RR_

Prezados… Primeiro de tudo: as palavras do Presidente acerca da base americana foram claras. Trata-se apenas de uma possibilidade em um cenário específico e bastante remoto. Falando especificamente das relações internacionais, já está claro que as relações do Brasil com regimes não democráticos serão revistas, o que poderá ser bom, a depender do que será feito. Evidente que qualquer movimento nesse sentido trará consequências, mas creio que as próprias circunstâncias haverão de arrefecer qualquer carga política ou ideológica extra e impor uma decisão lógica, como sempre costumava ser no velho Itamaraty. Assim, imagino que, mesmo no pior cenário, não ocorrerá… Read more »

Sidy
Visitante
Sidy

Pois é, também penso assim, mas no Estadão de hoje o secretário de Estado americano Mike Pompeo diz que foi o Bolsonaro que ofereceu a base.
Mesmo que seja diante de varias condicionantes – dependendo do contexto, no futuro – eu me pergunto porque ele tinha que tocar neste assunto. Para um ex oficial, com muitos anos na política, era de se esperar que soubesse quando deve ficar calado. Para a imprensa, bastava ter dito que este era um assunto a ser tratado entre ele e as FAs e fim de papo.

_RR_
Visitante
_RR_

Sidy,

A intenção da declaração foi clara, e mirou as relações internacionais dentro da América do Sul e atores de fora das Américas que pleiteiam ter maior participação neste cenário.

Há de se filtrar e interpretar as informações que saem na mídia. Em sendo fato o Presidente ter oferecido uma instalação, isso pode significar uma colaboração já acertada em caso de crise.

Tenho que esses vazamentos não são a toa. Se constituem em alerta, e corroboram o que disse primeiramente.

Fiquemos atentos. Esse ano vai ser interessante!

Brasil nunca é tédio… rsrs

Lucas
Visitante
Lucas

Pessoal, as vezes me pergunto se a eleição do Bolsonaro não tem um quê de 1964.
Quero dizer, intervenção dos EUA de forma a colocar ele no poder (pode ter sido dando dinheiro, patrocinando a berrubada do antigo governo).
Alguém aqui concorda com isso?

Me parece mto improvavel mudar a embaixada de Israel só por causa dos eleitores evangelicos. Entre outras coisas.

Rodrigo LD
Visitante
Rodrigo LD

Os tempos de Guerra Fria estão voltando, seja com a Rússia ou com a China do outro lado. Bombardeiros nucleares russos na nossa vizinhança, pesqueiros chineses nos hostilizando próximo da nossa costa…não existe mais a opção de ficar em cima do muro. Precisamos escolher um lado o mais rápido possível, pois quanto antes o fizermos, mais teremos a ganhar. Levando para o lado empresarial, vejamos o exemplo da Embraer. Se não se aliar à Boeing para poder continuar vendendo seus produtos e até mesmo existindo, logo será mastigada e cuspida de lado por algum outro gigante do setor. Abraço, camaradas.

SmokingSnake 🐍
Visitante
SmokingSnake 🐍

A matéria foi distorcida, ele disse isso com a condição da Rússia colocar armas na Venezuela que desequilibre a balança de poder regional. Por exemplo, já levaram tu-160 para lá que os militares não tem nenhuma condição de abater e nem de anular os mísseis de cruzeiro do tu-160

jose luiz esposito
Visitante
jose luiz esposito

Continuam I PAZZI , com o blablabla estéril , os militares são contrário a qualquer base estrangeira em nosso território , os alienados abaixo , estão perdendo tempo com esta discussão fiada , não percam tempo com bobeiras , vão passear , tomar uma cerveja , talvez são coisas mais interessantes e as únicas que sabem fazer .

Jeferson
Visitante
Jeferson

Nossa….ele falou claramente em hipótese no caso da russia instalar base na venezuela….nada confirmado…mas numa situação dessas o que nos sem sequer sistemas de defesa aérea de média e elevada altitude poderíamos fazer…os militares que tanto resmungam no anonimato fizeram para deixar chegar nesta situação? Se calaram diante dos cortes em troca de promoção? Poderia sim ceder alguma área que já não pertence ao pais que está nas mãos de ONGs para este fim….e cancelar as demais cedidas. Dá um pouco para eles e garante o resto…

Mauro Santos
Visitante
Mauro Santos

Soberania acima de todos, até da religião, esse é o lema que aprendi. Vender camisetas não é ser patriota. Não vamos abrir bases para ninguém, grandes países não fazem isso, depois vão causar rebelião e criar uma divisão territorial. Lembrem que o Grão Pará (amazonia) anexou ao Brasil, podem se separar com uma força apoiando. Olha a quantidade de familias americanas que vieram a se instalar em Santarém, Manaus e Belém e mantém simpatia com a anexação ao EUA. Acordem, Getulio era experto, Acorda força mililitar e soberanistas.

MGNVS
Visitante
MGNVS

Mauro Santos

Falou tudo em poucas palavras!

Larri Gonçalves
Visitante
Larri Gonçalves

Há uma inversão de prioridades, pois em primeiro lugar o governo federal deve investir em nossas FFAA, inclusive aproveitando o alinhamento com os USA e Israel, sendo que os mesmos podem nos fornecer (mediante compra de equipamento militar e exercícios militares) troca de experiências. O investimento em nossas FFAA gera conhecimento científico, bem como, tecnologia de ponta, gera emprego local, e faz movimentar nossa economia, portanto só temos a ganhar com este investimento, quanto a base militar estrangeira no Brasil, só gera mais problemas, acho que não devíamos nos posicionar, quanto ao problema Venezuelano, mesmo aqui próximo de nossas fronteiras,… Read more »

_RR_
Visitante
_RR_

Caro MGNVS, Creio que há muito pouco de “conservador” nesse componente novo que assume a liderança do País. Primeiro, o Presidente detêm claros traços de uma mentalidade positivista ( está evidentemente constituindo um governo algo tecnocrático ), temperado por um componente altamente moralista e anti-socialista, típico do neoconservadorismo; o que é algo até inusitado. — Apenas lembrando… Conservadorismo, em raiz, é a defesa dos princípios fundamentais que regem a base de qualquer sociedade ( ordem… ), seguido pela defesa das virtudes comuns que se considera serem necessárias para a manutenção do equilíbrio social, e dos direitos naturais dos seres humanos… Read more »

MGNVS
Visitante
MGNVS

_RR_ Concordo em partes com a sua fala. Sobre neocons e messingelicos nem vou comentar nada pq isso causa grande polemica aqui no blog. No meu ponto de vista nao vejo com bons olhos essa “interferencia religiosa” de alguns ministros dentro do Estado pois o Brasil é um país laico. Principalmente pq o Brasil alem de laico tbm é um país multi-cultural, multi-etnico e multirreligioso. Aqui nao vivem so cristaos, tbm temos mulçumanos, judeus, budistas, taoístas, religioes afrobrasileiras e outras. Nao quero ver meu país se tornando um Teocracia Religiosa nos moldes de Arabya Saudita e Iran, so que de… Read more »

Caravaggio
Visitante
Caravaggio

“Brasil Acima de tudo”! hahahahaha

Hélio
Visitante
Hélio

Mas a política externa vai ser sem ideologia, viu?

colombelli
Visitante
colombelli

quem aceitou canga de boliviariano não pode reclamar de nada. Encampamento no Equador, chantagem no preço do gás (Bolívia) e da energia ( paraguai). calote da Venezuela e por ai vai.

Farroupilha
Visitante
Farroupilha

Pessoal, chegou a hora do nosso país, Itamaraty, nossa política internacional, tomarem um posicionamento claro no mundo. Para isso, não temos como ficar capengando entre os três polos de força existentes (russo, chinês e americano) e sermos considerados relevantes na política internacional. Desde a muito, que corremos para todos os lados e nunca chegamos a lugar nenhum. A tentativa de neutralidade permanente, a principio pode ser positiva, mas para uma nação que tem grandes negócios no mundo todo, acaba causando fragilidade e eterna desconfiança. Pior… Até alvo de desconsiderações e desqualificações preconceituosas, nas quais acabamos sendo (país fanático por futebol,… Read more »

Hélio
Visitante
Hélio

Meu Deus, quanta asneira, primeiro, que protagonismo é esse que você propõem sendo capacho dos EUA? Explique como ser capanga dá protagonismo. E os EUA NUNCA FORAM UM PAÍS CRISTÃO, os EUA são um país maçom, sempre rejeitaram a vivência cristã em nome do iluminismo, cristã é a Rússia. E veja só o seu discurso, tem como menosprezar ainda mais o Brasil? Você se esforçou muito pra isso, tudo isso para vender um americanismo doente desses? Neutralidade nunca é ruim, é a neutralidade que constrói grandeza, os EUA são um país decadente, você, com seus delírios ideológicos, não vê isso,… Read more »

Farroupilha
Visitante
Farroupilha

Hélio, “EUA NUNCA FORAM UM PAÍS CRISTÃO” “é a neutralidade que constrói grandeza” “os EUA são um país decadente” Esse seu discurso, fica bem numa reunião de marxistas, de seres ruminantes, numa lavagem cerebral pontuada de mentiras feita rotineiramente em cima deles. Não aqui onde tem várias cabeças pensantes. – Realmente há uma invasão de vermelhinhos aqui na Trilogia. Policiando o ambiente e atacando opiniões a favor de um novo Brasil, conservador, cristão, capitalista e democrático. – Quanto a green card, não tenho, mas visto americano sim (No problem!). E, como disse acima, neutralidade não serve para nosso país, ela… Read more »

Hélio
Visitante
Hélio

Meu amigo, primeiro, você nem sabe o que é marxismo, segundo, seres ruminantes são os comentaristas de facebook que aportaram aqui por influência daquele canal do youtube. Você não sabe nada sobre os EUA, não sabe nada sobre o Brasil, duvido até que já tenha lido um livro sobre o assunto. Tanto que, onde estão seus argumentos? Você, bovinamente, acha que questionar o americanismo esquizofrênico é coisa de marxista, isso sim é coisa de quem sofreu lavagem cerebral, você nem é capaz de apontar os erros, mas como te ensinaram a acreditar nos dogmas americanistas, você acha que está errado,… Read more »

Farroupilha
Visitante
Farroupilha

Hélio,
Vc é o cara!
Sabe tudo e eu, outros, nada.
Feliz 2019!

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

Maçom não é cristão? Como você sabe se é profano? Esse Forte tem a maior quantidade de besteiras que consigo ler na Internet. Impressionante…