Nicolás Maduro
Nicolás Maduro

Em entrevista à jornalista da BBC Orla Guerin, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, se mostrou disposto a resistir às pressões de várias nações para que convoque eleições e afirmou que os EUA tentam criar “uma crise humanitária para justificar uma intervenção militar” no país.

Maduro diz que é o “presidente constitucional” da Venezuela e que Juan Guaidó, parlamentar da oposição que se autoproclamou presidente interino do país em 23 de janeiro e tem sua legitimidade reconhecida por 42 países – entre os quais o Brasil -, integra um “plano golpista” contra a Venezuela orquestrado pelo governo de Donald Trump.

BBCEnquanto conversamos aqui, há ajuda americana esperando na fronteira com a Colômbia. Encontrei muita gente que necessita dela desesperadamente. Por que não permite que passe?

Nicolás Maduro – Esse é um show montado pelo governo dos Estados Unidos com a complacência do governo colombiano para humilhar os venezuelanos. A Venezuela tem os problemas que qualquer outro país pode ter.

Os Estados Unidos tentaram criar uma crise humanitária para justificar uma intervenção militar. Nós dizemos não às migalhas que pretendem trazer, uma comida intoxicada vinda das sobras que eles têm. Nosso povo não precisa ser mendigo de ninguém.

BBC – O senhor afirma que a ajuda é um show, mas também diria que a fome é um show? Eu vi com meus próprios olhos. No caminho até aqui vimos gente que buscava comida no lixo com as próprias mãos.

Maduro – Vocês produzem um estereótipo na BBC e na imprensa americana de uma Venezuela que não existe. Temos cerca de 4,4% de pobreza extrema. Claro que falta superá-la. Mas antes ela atingia 25%, e reduzimos todos os índices de desigualdade.

O governo Donald Trump sequestrou US$ 10 bilhões de contas bancárias e outros bilhões em ouro em Londres que são nossos, dinheiro com que iríamos comprar alimentos, remédios e insumos. Se querem ajudar a Venezuela, que liberem os recursos.

BBC – Se não há uma crise humanitária aqui, por que mais de 3 milhões de pessoas abandonaram o país? Isso é cerca de um décimo da população.

Maduro – Sem dúvda, como produto da guerra econômica, há um fenômeno novo de migração. Nós temos números oficiais, e não passam de 800 mil os venezuelanos que saíram nos últimos anos buscando alternativas. Muitos deles depararam com situações que não esperavam e estão voltando. A Venezuela segue sendo um país receptor de migrantes. Em dezembro de 2018, tivemos 120 mil chegadas de colombianos.

BBC – A Venezuela tem uma hiperinflação de 1.000.000% ao ano. Nenhum país do mundo sofre algo similar. Quando o senhor chegou ao poder, ela era de 20%. O colapso econômico não tem nada a ver com o senhor?

Maduro – Vocês tomam como referência qualquer coisa que se publica nos meios de comunicação ocidentais. Nenhum país do mundo aguentaria uma inflação de 1.000.000%.

BBC – Muita gente questiona sua vitória eleitoral do ano pasado, e mais de 50 países reconhecem Juan Guaidó como o presidente.

Maduro – Cinquenta? De onde tirou esse número? Você é uma jornalista de verdade ou só veio verificar sua campanha de guerra, a campanha de guerra do Ocidente e da BBC de Londres contra a Venezuela?

BBC – Mas o sr. questiona o número de países que reconhecem Juan Guaidó?

Maduro – É que você está mentindo. Não são 50. É uma dezena de governos, não de países, que estão alinhados com a política de Donald Trump. Os extremistas da Casa Branca querem impor um golpe de Estado na Venezuela.

Na Venezuela, o povo decide e, de acordo com a Constituição, só o povo põe e tira.

BBC – Se cabe ao povo decidir, por que não convocar novas eleições presidenciais críveis? Parece que seu país está muito divivido sobre quem deve ser presidente.

Maduro – Nos últimos 18 meses, a Venezuela teve seis eleições para eleger seus 23 governadores, ganhamos 19, e ganhamos eleições em 307 dos 335 municípios. A eleição que está pendente e certamente será adiantada é a do Parlamento. É a única instituição que não se relegitimou.

Nossa Constituição contempla a figura do referendo revogatório. À oposição resta a opção de ativar um referendo revogatório em 2022.

BBC – Muitos dizem que as eleições, especialmente as últimas, não foram limpas.

Maduro – Não houve um só questionamento legal interno perante o Conselho Nacional Eleitoral nem perante o Poder Judiciário.

É uma guerra política do império americano, da extrema direita e da Ku Klux Klan que hoje governa a Casa Branca para se apoderar da Venezuela.

BBC – O senhor acha que o presidente Trump é um supremacista branco?

Maduro – Ele é, pública e abertamente. E estimulou as correntes fascistas, neonazistas dentro dos EUA, na Europa e na América Latina.

BBC – O senhor diz aos EUA que se mantenham fora da Venezuela. Mas por que acredita que o senhor também é criticado por muitos países da América Latina, seus próprios vizinhos?

Maduro – Lamentavelmente, alguns governos de extrema direita chegaram à frente de alguns países. Colômbia, Chile, (Mauricio) Macri na Argentina.

Eles formam um grupo de 11 países. Com o resto dos países da América Latina e o Caribe temos relações permanentes.

BBC – A ONU diz que ao menos 40 pessoas morreram em protestos recentes, 26 delas nas mãos das forças de segurança.

Maduro – Que protestos? Não nos mostraram uma só prova em uma campanha que durou quase 15 dias.

Só um grupo de pequenos delinquentes saiu às ruas e foi capturado em suas ações de violência.

BBC – O senhor confia no apoio do Exército?

Maduro – A Força Armada Nacional Bolivariana é estruturalmente humanista, democrática e institucionalizada. Não é um exército de pinochetistas, nem vai ser. Por isso essa força armada está firmemente leal à Constituição, mobilizada, preparando-se para a defesa do país.

BBC – Há alguma circunstância na qual o senhor consideraria deixar o poder?

Maduro – Não estou no poder porque quero nem se pode tratar a saída do poder como uma decisão individual. Eu formo parte de um movimento social, político, histórico, revolucionário, e esse grande movimento popular me deu essa responsabilidade, cumprindo todos os passos e requisitos constitucionais e eleitorais.

O mandato que me deram é muito poderoso e tenho de cumpri-lo. Eu o jurei com minha própria vida.

FONTE: BBC Brasil

Subscribe
Notify of
guest

80 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lucas Senna
Lucas Senna
5 anos atrás

Ku Klux Klan governando os EUA? Achava que o presidente americano era um Republicano e não um Democrata…

Ramon
Ramon
Reply to  Lucas Senna
5 anos atrás

HAHAHA pensei a mesma coisa.

Foragido da KGB
Foragido da KGB
Reply to  Lucas Senna
5 anos atrás

Hahahahaha, eu não teria uma tirada sarcástica melhor… Parabéns, levou meu joinha 😛

Gorgoroth
Gorgoroth
5 anos atrás

– Demente
– Jornalista que entrevista de verdade é outro nível, vide os da Record ao entrevistar B17, patéticos.
– Maduro não chega ao fim do ano.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Gorgoroth
5 anos atrás

Vc está sendo irônico, né?

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Gorgoroth
5 anos atrás

Aceita que doi menos.

Lewandowski
Lewandowski
Reply to  Gorgoroth
5 anos atrás

Gorgoroth,
.
Não chega nem na metade…
.
Sds

Alex Nogueira
Alex Nogueira
5 anos atrás

O que eu tenho a dizer para o Maduro: HAHAHAHAHA!

*Como pode/pôde existir pessoas tão egoístas e gananciosas por poder como ele, Fidel, Kim Jong-un entre tantos outros ditadores? Aff…

ALEX ROCHA
ALEX ROCHA
5 anos atrás

Parei de ler na parte da legitimação das eleições. É realmente uma pena. Esta entrevista demonstra que este bebezão da mamãe não vai abandonar o osso por nada, a não ser a morte. Está claro que isso vai dar muito pano pra manga e pra que isso mude somente com o aval da Russia e China que fazem parte do conselho de segurança o que duvido muito, pois tais países assim como este ditador da Venezuela está se lixando se alguém como lixo ou não.

Antoniokings
Antoniokings
5 anos atrás

Esse Maduro é osso duro de roer.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

e tu um doente mental

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Eduardo
5 anos atrás

Todos somos!

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

não, só vc mesmo.

Foragido da KGB
Foragido da KGB
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Os comunas se entregam fácil fácil 😛

João Adaime
João Adaime
5 anos atrás

BBC entrevistando Maduro e divulgando.
Será que algum órgão de imprensa da Venezuela poderia entrevistar (e divulgar) Bolsonaro ou Trump?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  João Adaime
5 anos atrás

Para perguntar sobre nióbio, kit gay, muro na fronteira ou o quê?

João Adaime
João Adaime
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Caro Antônio Muito bom o teu questionamento. Mas se vê que você não é jornalista. Para o Trump poderia perguntar se ele pretende invadir o país, o que ele achou da vinda dos bombardeiros russos, se a ajuda que está retida na fronteira com a Colômbia é mesmo de restos, enfim, perguntas provocativas. Para o Bolsonaro, como o Brasil está recebendo os refugiados, o que os refugiados contam da situação da Venezuela, se ele apoiaria uma invasão por parte dos EUA, por que mudou tanto a postura do Brasil para com a Venezuela e por aí seguiria. Pergunta é o… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  João Adaime
5 anos atrás

Não adianta perguntar. Eles não entendem desses assuntos.

Ismael
Ismael
Reply to  João Adaime
5 anos atrás

Seria perguntar mais do mesmo pois todas estas perguntas já estão respondidas, quanto aos refugiados o governo federal está auxiliando Roraima com o exército fazendo alimentação e muito boa por sinal e com cuidados médicos. os refugiados já falaram em entrevistas e ao próprio Bolsonaro como são tratados pelo governo boliviariano, o presidente já disse tbm que o Brasil provavelmente não se aventuraria numa intervenção militar, e o porque mudou a postura com a venezuela é que antes o governo PT era condizente com o governo Chavez/Maduro e agora o governo Bolsonaro condena o massacre imposto por Maduro não teria… Read more »

João Adaime
João Adaime
Reply to  Ismael
5 anos atrás

Caro Ismael Seriam perguntas feitas pela imprensa venezuelana para o povo venezuelano. Tudo isto que você citou nós sabemos, porque aqui há liberdade de imprensa. As perguntas seriam para o público interno. Que não sabe de nada. Só o que o governo Maduro permite que seja divulgado. Veja o absurdo: a vice presidente da Venezuela disse ontem que a ajuda humanitária vinda dos EUA, que está retida na fronteira com a Colômbia, contém alimentos impregnados de sustâncias cancerígenas. Estaria aí o motivo de ter sido barrada. Impressionante o nível tecnológico a que chegou a medicina venezuelana. Eles conseguem detectar substâncias… Read more »

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
5 anos atrás

Não é muito diferente dos jumentos daqui, vivem de mentiras e da negação dos fatos. As pessoas precisam de uma montanha de dinheiro para comprar coisas básicas mas a inflação está controlada, o salário vale menos de 10 dólares mas ninguém está na pobreza, é tudo mentira dos golpista, a Venezuela está melhor do que a Alemanha!

TeoB
TeoB
5 anos atrás

Chega a dar nojo!!! espero que tenha o mesmo destino que os outros ditadores…
seu povo morrendo e o individuo na cara de pau, negando a entrada de comida, falando que diminuiu a miséria… só mentiras, enfim vou me conter pra não falar demais e ter que ler besteira de quem apoia esse criminoso.
por fim, a justiça dos homens falha, a divina não!!!

paulop
paulop
5 anos atrás

Num… esse Maduro me parece, em discurso a um demagogo. Típico da política. Porém observem que ao longo da história, esses tipos não foram bem vistos pelo resto do mundo e pagaram um preço caro. Tinha uns caras lá nos anos 30 do séc passado que pareciam o Maduro e se lascaram (lembro que são contextos socio-economicos diferentes)… Fica a dica Maduro: fala menos e ajuda o povo… o Napo já dizia: a revolução começa pelo estômago…
Abraço

Everton Pereira
Everton Pereira
5 anos atrás

Alguém percebeu que Maduro não fala mais nada do Brasil ?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Everton Pereira
5 anos atrás

Para vc ver a que nível de irrelevância que o Brasil caiu.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

As portas da Venezuela estão abertas muchacho, não precisa passar vergonha aqui.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Tomcat4.0
5 anos atrás

Vai pra Argentina!

sagaz
sagaz
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Limite-se à sua irrelevância, não coloque 200 milhões no seu cesto (ou outro tipo de recipiente a qual confira a sua insignificância)

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  sagaz
5 anos atrás

Uma bolsa de colostomia?

Celso
Celso
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Nao mesmo, essa salva, mas o seu raciocinio demente e ironico nao. Seus comentarios merecem mesmo e o fundo de uma fossa septica (dito esgoto ).

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Everton Pereira
5 anos atrás

Rapaz ,tirou a questão de meus dedos,rs. Por que será ???
Medinho do braço forte do EB???

Junior Marchi
Junior Marchi
Reply to  Tomcat4.0
5 anos atrás

Prezado F-14, diria que é melhor não cutucar onça com vara curte.

Deixa ela quietinha no canto dela mostrando os dentes de vez em quando, sem ela levantar e resolver que é uma ameaça e ser atacado e destruido por ela…rsss

Rafael Coimbra
Rafael Coimbra
Reply to  Everton Pereira
5 anos atrás

Morre de medo que o Brasil resolva acabar com a brincadeira maluca dele!

XFF
XFF
5 anos atrás

Alguns países da Europa, EUA e Americana Latina se juntam igual hienas para decidir o futuro de um país. Foi assim que os EUA fizeram, na Síria, no Iraque e na Líbia. Destruíram esses países para implantar ” falsos democracias tabajara” que não existe. Criam dificuldades para depois vender facilidades a troca de comidas e medicamentos.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
5 anos atrás

BBC – Muitos dizem que as eleições, especialmente as últimas, não foram limpas.

Maduro – Não houve um só questionamento legal interno perante o Conselho Nacional Eleitoral nem perante o Poder Judiciário.´´

Ah vá…

Bom, a mesma ladainha de sempre. É tudo mentira, a culpa é do capitalismo imperialista ianque malvado´´, etc, etc…
Nada de novo sob o sol…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Willber Rodrigues
5 anos atrás

Faça o seguinte: Retire todas as sanções impostas à Venezuela. Deixe o País volta a ter um via normal podendo comercializar seus produtos livremente.
Depois convoque eleições para ver quem ganha.

Flávio Henrique
Flávio Henrique
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Supondo que retire todas essas sanções o que vai mudar lá ? já que o barril de petróleo está com o preço baixo… Pouca coisa deve ocorrer… O país é altamente depende do setor… deveriam ter usado esses recursos para investir em outras áreas e modernizar a produção….

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Flávio Henrique
5 anos atrás

Então fazer o quê?
Tirar o Maduro e colocar um sujeito tipo o Macri para empobrecer mais o já empobrecido País?
Veja o que está acontecendo com a Argentina.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Flávio Henrique
5 anos atrás

Levando-se em consideração que a produção de petróleo lá é estatal, altamente ineficiente e corrupta, já obsoleta, e controlado por generais também corruptos, e que o preço do barril, no momento, está em queda, com ou sem embargo não fará lá muita diferença…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Willber Rodrigues
5 anos atrás

Antes dos preços do petróleo caírem, a cleptocracia liberal que governava a Venezuela nada fez, a não ser enviar dinheiro para o exterior.
Agora, ficam em suas mansões em Miami tentando perturbar ainda mais a vida dos seus conterrâneos.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

O problema da Venezuela nao e o preço do barril. O problema e que a producao, que chegou a ser de 3.5 milhoes de barris por dia, caiu a 1.3 milhoes por dia. Ou seja a producao de petroleo retonou ao patamar da decada de 50… e nao, nao e culpa do embargo. A producao venezuelana vem caindo desde meados da decada, antes se qualquer embargo porque a PDVSA perdeu capacidade de investimento em virtude da lei que a obriga a destinar 10% do seu orçamento a causas sociais. A mesma situacao (perda da capacidade de investimento) estava ocorrendo com… Read more »

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Suponhamos que o principal culpado do que acontece com a Venezuela é o embargo econômico, e que esse embargo seja retirado totalmente. Vai mudar a inflação de 1.000%? Vai fazer com que o estado inchado e corrupto venezuelano não se aproprie de empresas privadas? Vai tirar os 2.000 generais venezuelanos em cargos de estatais estratégicas? Vai fazer uma nova Constituição mais democrática? Vai sanar o problema de desabastecimento em todo país? Vão ser realizados eleições realmente DEMOCRÁTICAS lá? Ou tudo isso acima também é culpa do imperialismo americano malvadão? Acho interessante que a culpa nunca é dele, sempre é de… Read more »

Jacinto
Jacinto
Reply to  Willber Rodrigues
5 anos atrás

O problema sa Venezuela nao e embargo. E a brutal reduçao da produçao do petroleo. Para se ter uma ideia do que estamos falando a Venezuela chegou a produzir 3.5 mi de barris por dia. Hoje nao chega a 1.5 mi de barris. E um recuo produtivo que leva a Venezuela de volta a decada de 50 em termos de produtividade. E a causa da reduçao na produçao nao e embargo porque Russia e China negociam com Caracas. O problema e o fato de a Pdvsa ter perdido capacidade de investimento em virtude de idiotices como a lei que obriga… Read more »

Marcello Magnelli
Marcello Magnelli
Reply to  Jacinto
5 anos atrás

O pior de tudo nem é esta lei mas sim a devastação dos quadros técnicos da empresa depois da greve frustada logo no início da era Chavez. Todos os técnicos, engenheiros e demais profissionais capacitados foram perseguidos e demitidos, considerados traidores, e substituídos por militantes e militares com capacitação zero mas de leais ao regime.
Assim, mesmo que a Pdvsa estivesse nadando no dinheiro o resultado seria o mesmo pela incapacidade técnica em investir de forma a manter sua produção.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Marcello Magnelli
5 anos atrás

O que os dados da OPEC sobre produção diária demonstram é que o expurgo na PDVSA em 2002 teve sim um impacto na produtividade da PDVSA nos anos subsequentes. Mas em 2006 a produtividade da PDVSA voltou a crescer e em 2008 ela já estava no mesmo patamar da fase pré expurgo. Foi após 2008 que a produtividade da PDVSA começou a cair anualmente até chegar onde está hoje.

Marcello Magnelli
Marcello Magnelli
Reply to  Jacinto
5 anos atrás

Sim mas eles apenas recuperaram a produção perdida, que voltou aos níveis anteriores, mas foram incapazes de mantê-la ou ampliá-la por falta de capacidade técnica, ou seja, incompetência mesmo.

Mercuriano
Mercuriano
5 anos atrás

Maduro, de maduro não tem nada – tá podre faz tempo! Ainda hoje não compreendo como Chavez colocou este tosco no poder… Torço pela sua saída, preferencialmente, do modo que mais beneficie o Brasil e a estabilidade na América do Sul. Só não estou mais animado com o quadro pelo fato do opositor, o Guaidó, ser um sujeito meio suspeito – fazer o quê? É o que se tem…

Tomcat4.0
Tomcat4.0
5 anos atrás

Agora sei que Pantera Negra não vai levar Oscar nenhum e nem ninguém, manda tudo pro MaLduro pois vai dissimular assim lá no hell !!!!

FABIO MAX MARSCHNER MAYER
FABIO MAX MARSCHNER MAYER
5 anos atrás

É forte a erva que esse cara fuma!

Sidney
5 anos atrás

Quais seriam as saídas possíveis? 1) Nada acontece e fica tudo como está e é melhor o povo Venezuelano aceitar sua servidão; 2) Pressão diplomática, comercial e sanções que tornam a vida do governo Venezuelano insuportável ao ponto de desistirem. Mas se a vida do governo será insuportável, a do povo será como? 3) Parte dos militares aderem a oposição e a guerra civil se instala. Considerando a milícia bolivariana, haveria muitas mortes. E para haver alguma chance dos revoltosos derrubarem o governo seria preciso no mínimo uns 30% se revoltarem e ainda apoio material externo; 4) Intervenção com apoio… Read more »

Billy
Billy
5 anos atrás

“….o reino de terror e corrupção deve ter fim…:

737-800RJ
737-800RJ
5 anos atrás

Reparem que os países, segundo o ditador, que possuem governos de “extrema-direita”, não tem o Brasil no meio. Bigodudo tá com o bumbum fechadinho com medo de cutucar a onça. Ele sabe com quem mexe e que o Brasil hoje tem uma liderança…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  737-800RJ
5 anos atrás

É simplesmente porque essa barafunda que temos não pode ser considerado um Governo.
Ninguém leva a sério.

nerudarruda
nerudarruda
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

“ninguém leva a sério”…quem é esse ninguém?você?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  nerudarruda
5 anos atrás

Acabei de ler reportagem que, em Brasília, Mourão é considerado o adulto da sala.
Para vc ver, né?

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Bom…pelo menos temos um adulto na sala…e eles? Tem?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Willber Rodrigues
5 anos atrás

É bem melhor não ir lá perguntar, não acha?
Melhor ficarmos quietos. ‘Na nossa’.

Celso
Celso
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

vai voce la e erga uma bandeira apoiando Maduro, seja homem. Ficar aqui destilando m…..s e facil, vai la entao e volte com a mesma opiniao que tem sobre esse socialismo hipocrita de ladroes e vigaristas…ou ta com inveja por nao estar participando da roubalheira. Aqui estamos lutando e muito para estancar esse rio de roubos. Ou voce esta favor ou esta contra e nesse caso aqui no Brasil voce nao e mais benvindo. Fique com suas posicoes e ou opinioes, mas guarde para voce. Boca fechada nao entra mosca e muito menos deixa sair m……s

sagaz
sagaz
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Leu onde, Sputinik? Folha? Blog?

Celso
Celso
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

falastrao ignaro……..errar e humano, mas voce persevera em suas opinioes toscas e ainda tenta provocar……..mimimimi….boca mole.

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

Eu não consigo entender esses “revolucionários” de esquerda, falam tão mal do capitalismo imperial dos EUA, e culpam os americanos das sanções econômicas e financeiras que eles criam, mas é só não DEPENDER em fazer negócios com os malvadões americanos que não entra em crise rsrs.. ninguém é obrigado a fazer negócio com quem não quer. Pq o governo Maduro não pede para a poderosa China ou Rússia salvá-los agora ? Manda eles comprar mais o precioso petróleo venezuelano, e incentivar a indústria e comércio local ué!!! Não precisa fazer CAPITALISMO com os países capitalistas. O socialismo não é bom… Read more »

Jacinto
Jacinto
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Se o problema fosse embargo China e Russia resolveriam porque as suas petroleiras tem toda a tecnologia e capacidade industrial para produzir petroleo e dinheiro a China tem. O problema e que a produçao da Venezuela esta caindo por que os bolsoes ja perfurados estao se esgotando e a pdvsa nao tem dinheiro para perfurar novos poços para substitui-los. E para piorar tudo a Venezuela entrega parte da sua produçao a China e a Rússia em pagamento dos emprestimos. Ou seja a pdvsa esta financeiramente asfixiada sem capacidade de investir em novas perfurações e parte do que produz nao e… Read more »

Carlos Gallani
Carlos Gallani
5 anos atrás

NOJO! É isso que me dá quando eu escuto essa conversa mole socialista/comunista! NOJO!!!

Roberto Adriano
Roberto Adriano
5 anos atrás

esse cara é maluco mesmo, se sair hoje a Venezuela ainda deve esperar por 10, 15 anos pra voltar talvez ao normal.

Foxtrot
Foxtrot
5 anos atrás

Louco!
Mas nem tanto kkkkkkkkkk.
Como dizem, toda loucura tem momentos de sobriedade.

Luiz Trindade
Luiz Trindade
5 anos atrás

Esse Nicolas Maduro é ridículo. Apoiar um sistema que não funcionou em lugar nenhum do mundo que é socialismo. Crápulas são eles que lutam para se manter no poder a todo custo. Revolucionário?!? Revolucionária só se for para os bolsos deles. Nikita Kruschev no livro “Fitas de Glasnost” em conversa com entrevistador antes de morrer indaga que nenhum governo revolucionário socialista foi votado popularmente e sempre tomado por um golpe no mínimo. Que isso dava o que pensar…

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Luiz Trindade
5 anos atrás

Deveriam informar isso as nações beligerantes e imperialistas sobre essa conclusão.
Vide exemplos recentes como Iraque , Síria, Afeganistão etc.
Aposto que o povo de lá não pediu isso também.
Não me entenda mal, não acredito que o socialismo seja a solução, assim como não acredito nessa “democracia” imposta a outras culturas.
Cada povo deve ter liberdade para ditar seu próprio destino, aí sim, caso requisitem receber apoio internacional para fazer valer sua vontade.
Trocar opressão por fome e morte pela ganância internacional sobre suas riquezas não acho justo.

Fabio
Fabio
5 anos atrás

Entrevista com Presidente Maduro se parece muito com a visão da presidenta do PT Gleise Hofman, mesmo discurso! Esquerda na América Latina e muito igual em seu sistema de governo.

Carlos Campos
Carlos Campos
5 anos atrás

Tinha gente que dizia que a Venezuela ia crescer, que a Rússia ia investir bilhões por lá, que ia ter isso e aquilo, e muito mais, cadê o dinheiro? enquanto isso a Venezuela fica mendigando 10 bilhões de dolares, os EUA embargou o país economicamente e derrepente faltou tudo, ué mas e a China não era China que é a potência economica que números de não sei oq lá superou os EUA? kkkkkkkkk esse povo que defende a Venezuela é uma piada, eu rio demais, fico lendo os comentários e acho tão ridiculo que é engraçado, aposto que o Xings… Read more »

Jacinto
Jacinto
Reply to  Carlos Campos
5 anos atrás

a Russia investiu muito dinheiro sim. Mas recebe como pagamento parte da producao de petroleo. Como a producao eeta em queda livre e parte do que e produzido e entregue a Russia e China a Venezuela e a Pdvsa nao conseguem gerar o volume de receitas necessarias para perfurar novos poços em substituição aos que se esgotam

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Jacinto
5 anos atrás

cadê o dinheiro russo pra furar o poço? o chinês? só estou vendo desculpas.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Carlos Campos
5 anos atrás

Carlos, investimento não sé dá apenas em dinheiro; serviços também são formas de investimentos. Os russos investiram sim na Venezuela, mas não para ajudá-la, como pensam os bobos, mas para obter lucro na única forma que a Venezuela ainda dá lucro: com pagamento em petróleo a preço inferior ao de mercado. A Venezuela, que já produz pouco comparado com o que produzia 10 anos atrás, entrega parte da sua produção à Rússia, que a revende com lucro. Mas, evidentemente, a Venezuela entrega o petróleo a preço inferior ao de mercado. Com isso, a Venezuela, que já não produz o que… Read more »

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
5 anos atrás

Estou impressionado, como tem “venezuelano ” dominando esplendidamente o português. Brasil, pátria amada.

Jeff
Jeff
5 anos atrás

Nicolás “caindo de” Maduro….

Jeff
Jeff
5 anos atrás

Graças aos céus o povo brasileiro chutou essa macumba do comunismo pra longe.
.
Sobraram só alguns comunistinhas de universidade, meia dúzia de blogueiros falidos, alguns “artistas” sem Rouanet, o chefão preso e o AntonioKings aqui pra encher nosso saco. ?

cwb
cwb
5 anos atrás

Bom dia para todos! Se vcs analisarem as pessoas que são de esquerda,a impressão que fica é uma falta de maturidade.Elas nunca assumem seus erros e ainda quando erram a culpa é sempre de alguém.. Hora são os militares,a elite dominante do lula(ele nunca deu nome aos bois),os capitalistas,estados unidos… Aqui no Brasil nas últimas eleições foram os facistas (talvez os mesmos que um dia compraram as propostas do lula em 2002)….. No fundo são crianças que não foi dado limites na infância e agora adultos culpam tudo por seus fracassos. Só esqueceram de perguntar ao resto das pessoas se… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Roberto Bozzo
5 anos atrás

Mais um benefício vindo da mudança de postura do governo.

E como é bom estar alinhado com países sérios que de fato buscam o que é de melhor para a nação, não para o partido.

Algo inédito, e quem sabe esse pequeno empurrão na moral não desencadeie uma nova visão dentro das forças, que por sua vez ajude a trazer uma nova visão para a opinião pública* também.

*Claro, estou ciente que a grande mídia vai fazer um escândalo quanto a essa notícia.

cwb
cwb
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Bom dia Alex
Dentro do seu comentário devemos assumir que a américa latina faz parte do nosso entorno estratégico,e nesse contexto buscar e manter as boas relações políticas e econômicas,sem aquele viés que sempre norteou nossa diplomacia.
Seria interessante assumir nossa posição que não é pequena nesse contexto (agir como país grande).
Naquele episódio da refinaria do país vizinho,se fôssemos um governo sério era só pegar quem estava ilegal aqui e mandar para o governo deles dar emprego e comida…
(não é ser facista,afinal eu paguei com meus impostos uma fração ínfima daquela instalação da petrobras)
abraço

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  cwb
5 anos atrás

Exato Cwb, aproveito para dizer que a política de imigração e fronteira brasileira sempre foi um descalabro e espero profundamente que seja revista já nesse governo, chega de ser a casa da “mãe Joana”.

*Quero ressaltar que nada tenho contra visitantes de outros países, mas tal qual os EUA o fazem, acredito que, para imigrar para nosso país, é necessário ter condições minimas de sobrevivência para que o estado não precise arcar com o ônus adquirido da falta de cuidados de outros países.