Rio de Janeiro (RJ) – No dia 12 de fevereiro, a Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt), “Sentinela da Pátria”, recebeu a visita do Comandante do Comando do Sul dos Estados Unidos da América, Almirante Craig Faller, que se fez acompanhar pela Sra Embaixadora Liliana Ayalde, Vice-Comandante Civil do Comando do Sul, pelo Major General Andrew Croft, Comandante Força Aérea do Comando do Sul, pelo Sgt Major Bryan Zickfoose, pelo Capitão de Mar e Guerra José Maria de Lima Sobrinho, do Ministério da Defesa e comitiva do Southern Command.

Após as honras militares e a tradicional fotografia à frente do Quartel General da Brigada de Infantaria Pára-quedista, a comitiva assistiu à palestra institucional, proferida pelo Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, Gen Pedro Celso Coelho Montenegro, com a participação do Ten Cel Enio Barbosa Fett de Magalhães, Comandante do 25º Batalhão de Infantaria Pára-quedista, com foco na organização da Bda Inf Pqdt e no preparo da tropa aeroterrestre, visando à Operação Culminating.

Em seguida, foi realizada a demonstração da FT Afonsos, Força-Tarefa valor Batalhão, no campo de parada do 26º Batalhão de Infantaria Pára-quedista, bem como exposição de material de emprego militar. Na sequência, foi apresentada a demonstração de técnicas e procedimentos de salto em massa d´água, no contexto do preparo da FT Biguá.

Por fim, após apresentar suas despedidas e assinar o livro de honra da Brigada, o Almirante Faller enfatizou a importância da diplomacia militar entre os Estados Unidos e o Brasil.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest

83 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
AAB
AAB
5 anos atrás

Comparando com outras forças aerotransportadas percebe-se que a Bda PQDT está desatualizada em certos níveis. Sei que o EB não tem condições de promover uma renovação drástica, mas as unidades que compõem a nossa força de ação rápida deveriam receber o que há de melhor. Pelo menos essas.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  AAB
5 anos atrás

Poderia citar quais níveis os PQDTs estão desatualizados??

AAB
AAB
Reply to  AAB
5 anos atrás

Principalmente em termos de equipamento individual: capacetes, coletes, cinto e suspensório, fardo aberto… fuzil…

Fiquei surpreso ao ver o equipamento empregado pelos paraquedistas portugueses na RCA. Bem superior ao nosso.

https://www.youtube.com/watch?v=HZP846VnMNI

74.677
74.677
Reply to  AAB
5 anos atrás

Vc se q tem um numero essa e minha pergunta

colombelli
colombelli
Reply to  AAB
5 anos atrás

sabes se a força portuguesa são paraquedista comuns? Sabe se não foram equipados especificamente para a missão? Sabes como se comportam equipamentos individuais em nossos TO? Muitas questão que tem que ser sopesadas antes de se emitir um juizo.

AAB
AAB
Reply to  AAB
5 anos atrás

Mais surpreso ainda fiquei ao ver a diferença notável de equipamento individual entre nossa tropa aeromóvel e os AMV argentinos durante um exercício conjunto realizado há poucos anos.

https://www.youtube.com/watch?v=P9sRN6Hh6-s

Pablo
Pablo
Reply to  AAB
5 anos atrás

em compensação a aviação argentina está totalmente atrasada!!

Kommander
Kommander
Reply to  AAB
5 anos atrás

Você ainda não entendeu que o EB tem fetiche pela década de 60? Principalmente pelos equipamentos usados no Vietnã.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  AAB
5 anos atrás

Comparada a 101 Airborne, estamos há anos luz de distância. Todo nosso EB está desatualizado frente a outras forças singulares de mesmo patamar evolutivo. Julgo que seria mais que interessante o fim do serviço militar obrigatório, redução do número de bases e contingente do EB (principalmente de alto escalão), transferência das bases dos grandes centros urbanos para as fronteiras do Brasil e com os recursos poupados com essas medidas, investimentos massivos em tecnologias (de preferência nacionais). Hoje o exército mais poderoso é aquele tem tem alto conteúdo tecnológico. Não mais o que tem grande número de soldados. Do que adianta… Read more »

Bille
Bille
Reply to  AAB
5 anos atrás

Eu tb acho. Parece que a preocupação com o equipamento individual não está presente no dia a dia das FFAA. A gnt ainda usa cinto/suspensório e sempre surge alguém que defende a doutrina ou outra coisa que o valha quando o mundo que combate por aí já trocou o equipamento há muito tempo. Percebo que os capacetes, material de comunicação individual e coletes balísticos ainda não entraram na prioridade das FFAA. Mas falar o que… ainda tem que existir uma tabela de correspondência de uniformes para as formaturas até hoje (e firula é o que fazem de melhor).. nem a… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Bille
5 anos atrás

Pois, gasta-se com inúmeros uniformes de gala, mas não se gasta com coletes e capacetes

Jocas
Jocas
Reply to  Rafael Oliveira
5 anos atrás

Só para ciencia uniforme de gala que paga é o proprio militar

colombelli
colombelli
Reply to  Bille
5 anos atrás

pessoal voces estão bem desinformados. A regra hoje em campo é o colete tático, que é usado eventualmente sobre colete balístico. O cinto suspensório é usado em regra pelo efetivo EV e pra serviço. Tenho ambos e lhes digo que para certas situações o cinto suspensório é preferível.Pensem na funcionalidade.

Gonçalo Jr.
Gonçalo Jr.
Reply to  AAB
5 anos atrás

Amigo. Não estão nas imagens da matéria todos os equipamentos do inventário que nossos paraquedistas usam em combate. Não se leve por essas fotos cujo os esquipamentos mostrados são apenas para a recepção do oficial norte-americano.

Para vc ter uma ideia nem mesmo em treinamento se usa todo o equipamento. Ademais, dependendo da missão a ser empregada a tropa paraquedista, ela salta até com menos equipamentos do que estes que viu nas fotos.

Abraços.

colombelli
colombelli
Reply to  Gonçalo Jr.
5 anos atrás

positivo, o pessoal não sabe que formatura é embuste. Em ação há muito mais variação e cada um monta o seu equipamento de acordo com as necessidades da missão e individuais. Formatura é padronização. Se nota isso a começar pela camuflagem do rosto.

Augusto L
Augusto L
5 anos atrás

Em tempos de estreitamento de relações e FMS, bem que podia rolar um pacotezinho de equipamentos individuais para o EB.
Sera que uma doaçãozinha é pedir d+

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Não pode ver um rico que já pede esmola, né?
Eita Brasil!!!!

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Antonio, não é sobre pedir esmolas, e sim sobre aproveitar oportunidades.

Você precisa começar a ver o copo meio cheio rsrsrs.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Não é que vc tem razão?!?!
kkkkk

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Antonio, parece engraçado, mas eu falei sério mesmo.

Quando aparece uma boa oportunidade, honesta, precisa agarrar, pois pode ser que não tenha a chance novamente.

Não é demérito algum para o EB, nem para o Brasil.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Concordo contigo.
Acredito que o Brasil não tem desafios estratégicos a ponto de gastar fortunas com material militar caro.
Um bom acordo para compra de material em bom estado seria suficiente.
Só não precisam ficar com esse ‘viralatismo’ tipicamente tupiniquim para, assim, poder procurar boas oportunidades no mundo inteiro.

francisco
francisco
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Não existe almoço grátis, principalmente se a boia vier dos USA. Nesse caso o preço a pagar é a subserviência.

Camargoer
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Então vende-se uma empresa de alta tecnologia que gerava superávit na balança e era uma das poucas “marcas Brazil” no exterior, e contenta-se em adquirir material excedente.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Camargoer, acho que você está distorcendo as coisas.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Você está falando da EMBRAER ?

Qual a grande tecnologia desenvolvida pela EMBRAER em toda a sua existência, querido ?

NENHUMA!

A EMBRAER, sempre foi uma grande projetista e isto é inegável.

Agora tecnologia e desenvolvimento nacional no que interessa e agrega valor de fato a aviação que são aviônica e motores a EMBRAER nada fez..

Pra quem se mostra tão culto mandar uma desta é de f….

Camargoer
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Caro Colega. Agradeço o carinho. Tenha certeza que o sentimento é recíproco. São várias fontes que mencionam a Embraer como uma empresa de alta tecnologia (“Como a Embraer ascendeu ao grupo de elite dos fabricantes de aviões”, Revista Exame; “Embraer lança aeronaves executivas de alta tecnologia e maior performance”, Agência Brasil). Ao contrário das sandálias havaianas e do pão de queijo congelado, duas marcas reconhecidas no exterior como brasileiras, os aviões da Embraer representavam 1% das exportações brasileiras e estavam no topo da lista dos produtos industrializados exportados. Se preferir, poder consultar uma dissertação de mestrado “O PAPEL DA INTERNACIONALIZAÇÃO… Read more »

BRUNO
BRUNO
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Na boa, ler em um fórum de defesa que a Embraer é uma empresa de alta tecnologia é de doer os olhos, não precisa saber de tudo mas vamos nos informar minimamente antes de escrever qualquer coisa.

Nico 88
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Parem com esse negócio de mendicância. Esse país tem um pib superior a 2 trilhões de dólares. Resolve a relação dos mais de 50% do orçamento gastos com juros da dívida pública e os gastos com pessoal nas forças armadas, principalmente com as aposentadorias (reserva uma ova) e pensões e sobra dinheiro pra construir e comprar o que quisermos. Tá mais que na hora de enfrentar os problemas de frente.

Kommander
Kommander
Reply to  Nico 88
5 anos atrás

Enfrentar os problemas de frente? Meio difícil, já que o novo governo tá provando ser mais do mesmo. A única solução pro Brasil é começar do ZERO.

ROMULO RODRIGO ARAUJO
5 anos atrás

Eu entendo que o Brasil sendo uma democracia ambos os meus compatriotas tem o direito de concordar comigo ou não .
Eu entendo perfeitamente a importância de manter uma relação comercial forte com os norte americanos , mas de um ponto de vista militar relembrando o histórico de intervenções dos EUA ao redor do mundo , sempre em defesa de interesses próprios , eu como brasileiro não me sinto confortável com essa aproximação .

Augusto L
Augusto L
Reply to  ROMULO RODRIGO ARAUJO
5 anos atrás

Nao vejo como e porque eles interviriram aqui.
As unicas oopções seriam se nos aliarmos a China ou nos tornamos uma Rogue State.
Sinceramente nenhuma das 2 opções vão acontecer

Luis
Luis
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Verdade. O Brasil sempre foi aliado dos EUA e agora com estas incertezas ao redor do mundo muitas tensões o Brasil tem que se aproximar mais dos americanos. Não adianta se aproximar da Rússia porque ela não é do nosso continente. Mas mesmo assim temos que ser amigos de todos.

francisco
francisco
Reply to  Luis
5 anos atrás

O Brasil sempre foi alinhado aos USA. Nunca foram aliados, pois os USA querem estar sempre em posição superior aos outros.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

A China não precisa se aliar a ninguém na América Latina.
Basta negociar e comprar.

francisco
francisco
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Ao contrário dos USA que sempre querem impor e tomar.

André Souza
André Souza
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Antoniokings. Sua visão geopolítica é muito simplista, você vê as coisas de um modo muito fácil como se estivéssemos em tabuleiro de “war” ou de um “banco imobiliário”.

Felipe Alberto
Felipe Alberto
Reply to  ROMULO RODRIGO ARAUJO
5 anos atrás

Lembre as palavras do último secretário de defesa americano: “Os EUA devem ter o poder de cativar os amigos e intimidar os inimigos”. Nessa nova presidência, pulamos para um nível mais próximos de relação com os EUA, algo como do “1” para o “0” (lembrando que mesmo no “1” ainda estávamos BEM longe da situação da Síria ou China).

Na minha ignorância enciclopédica, não vejo esse novo nível de entrelaçamento como perigoso, tenho mais medo da falta de união interna…

ROMULO RODRIGO ARAUJO
Reply to  Felipe Alberto
5 anos atrás

Desde que divulgaram no wikiLeaks não sei com qual propósito , que as reservas de nióbio brasileiras eram vistas com estratégicas e vitais para os EUA eu sempre vejo tudo com muita cautela , pois nesse balaio também temos urânio, ouro, petróleo, ferro a perder de vista , sem contar madeira abundante e metais raros .
Pra min é como um bando de canários debatendo entre si se a presença do gato domestico é bem vinda dentro da gaiola !

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  ROMULO RODRIGO ARAUJO
5 anos atrás

Romulo, se for necessário para os EUA ou a China vir retirar recursos daqui do Brasil para a sobrevivência deles, eles viram, independente de qualquer coisa.

Cabe ao Brasil acordar e se preparar para a defesa, se não tiver condições de se impor no cenário global, está fer%d* mesmo.

A culpa não é dos outros países e sim de nossa própria nação.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  ROMULO RODRIGO ARAUJO
5 anos atrás

Romulo, o nióbio existe sim mas tudo que se fala dele é mais mito que verdade!

Daglian
Daglian
Reply to  ROMULO RODRIGO ARAUJO
5 anos atrás

Típico da cultura atual brasileira, intoxicada por décadas de influência comunista nas universidades, escolas e pela mídia. O brasileiro médio teme e odeia os americanos, mas abre as pernas com a maior alegria para os chineses e russos. É como o falso corajoso: se impõe contra o imperialismo dos EUA, uma nação democrática e aliada dos países ocidentais; mas que se borra de medo de ditadores e narco-estados, os quais são os verdadeiros inimigos da nossa nação. Meu nobre amigo: se os EUA quisessem fazer qualquer intervenção militar no Brasil, já teriam feito há muito tempo com o pé nas… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Daglian
5 anos atrás

Caraca Daglian, juro que não tinha lido seu comentário quando fiz o meu (acho que o seu estava no fil.tro).

Daglian
Daglian
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Não há qualquer tipo de problema. Muito pelo contrário: fico feliz de ver compatriotas que também estejam atentos com a China.

Gino A. Piva
Gino A. Piva
Reply to  Daglian
5 anos atrás

Jamais me esqueço do episódio em que barcos pesqueiros chineses atacaram um barco pesqueiro brasileiro na costa do Brasil. Depois disso minha antena ficou bem ligada nos chineses!

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Gino A. Piva
5 anos atrás

É exatamente isso Gino.

Se não por ordem na casa agora, vai ser difícil parar a lambança depois.

ROMULO RODRIGO ARAUJO
Reply to  Daglian
5 anos atrás

Caro Daglian , a única diferença entre os americanos e os chineses é que por enquanto o “tacape” dos chineses é um pouco menor e geograficamente distantes de nós , ambos são ideologicamente opostos , mas são dois comerciantes com as mesmas ambições de poder , no caso dos chineses ainda em expansão. Nosso país é abarrotado de produtos americanos e chineses de A a Z , e por enquanto comprando de ambos e produzindo quase nada , quase não existe disputa comercial entre nós e eles somos apenas clientes e não ameaça (entregue me a matéria prima que eu… Read more »

francisco
francisco
Reply to  Daglian
5 anos atrás

OS USA não conseguiriam intervir no Brasil, pela força, nem que quisessem. Por isso sempre se utilizamo da corrupção dos políticos e do afago ao ego dos militares cucarachas.
Bombardear é uma coisa, invadir e dominar é outra totalmente diferente. Basta lembrar que eles não conseguiram, só para exemplificar com casos mais recentes, dominar o Afeganistão (depois de 17 anos saem com o rabinho entre as pernas) e nem na Síria, onde o Irã está botando eles para correrem.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  ROMULO RODRIGO ARAUJO
5 anos atrás

Acho normal ver os EUA com desconfiança, dada a cultura de não patriotismo e a cultura de “deixa a vida me levar” do brasileiro de um modo geral, é realmente desconfortável ver quando algum país defende seus interesses com unhas e dentes, no caso americano, com Tomahawks e Super Hornets.

cwb
cwb
5 anos atrás

Boa tarde! Sem querer ser polêmico:toda força embrionária brasileira (pqd,comandos etc)tiveram seu início quando alguns abnegados receberam treinamento dos americanos,é só procurar nas revistas tipo tecnologia e defesa. Toda a doutrina de combate aéreo da fab na época do F5E foi feito por instrutores americanos que traziam as táticas usadas e aprendidas no vietnam e também revo. A marinha fazia intercâmbio com os ingleses,e a embarcada faz treinamento em porta aviões americanos todo ano. Uma ou outra:os caras ensinam para saber como combatemos,ou fazem porque nos consideram confiáveis… Nunca vi o urso dando curso de emprego do mi-35(se houve me… Read more »

Kommander
Kommander
Reply to  cwb
5 anos atrás

Se os russos não deram curso de como operar o Mi-35, como a FAB tá operando? Aprenderam sozinhos? Todo material novo (usado) em que as FA compram de outras nações, o pacote de treinamento vem junto.

cwb
cwb
Reply to  Kommander
5 anos atrás

não é operar,é a doutrina de uso..
na última revista força aérea fala sobre combate dissimilar na fab,
veja quantas vezes os instrutores americanos estiveram treinando junto com nossos militares..

Bille
Bille
Reply to  cwb
5 anos atrás

O pessoal do MI-35 alternou-se em turnos de 4 meses na Rússia há algum tempo atrás. Voaram cerca de 80h/piloto com instrução completa lá, uns de piloto outros de POSA. Presenciaram algumas “atrocidades aeronáuticas” (tipo o pessoal de pista abastecendo e armando o Mi, e o instrutor russo fumando a 2m da posição da mangueira de combustível) e rasgaram algumas cautelas. O que pega do MI hoje é o suporte logístico. O Russo não é claro nas instruções e não da os subsídios das publicações e boletins. Se o Brasil absorvesse a tecnologia através dos parques de manutenção e empresas… Read more »

francisco
francisco
Reply to  Bille
5 anos atrás

O mal é que o brasileiro quer receber tudo mastigado, não quer bater cabeças para aprender e tem preguiça de ler qualquer coisa.
Como já disse o vice-presidente Mourão, isso é culpa da indolência da raça mestiçada.

Bardini
Bardini
5 anos atrás

OFF Topic: Patria AMV XP equipado com a torre HITFACT 120mm
https://www.janes.com/article/86454/more-punch-for-amv-idex19d1
.
É disso que eu estou falando…

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Bardini
5 anos atrás

OFF: Essa torre casou bem com o tamanho do AMV.

_RR_
_RR_
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Aí sim… 😀

DaGuerra
DaGuerra
5 anos atrás

Cabeca de ponte região Guayana – Palital – Bolivar. Assegurar passagem de ajuda humanitária.

Bardini
Bardini
5 anos atrás

Vejo com muito bons olhos esse estreitamento de relações… Vai facilitar e muito o acesso a boa parte dos conhecimentos dos caras, que estão em atividade constante.
.
O Profissionalismo do EB só tende a crescer.

α Tau
α Tau
5 anos atrás

“Alex Nogueira

Acho normal ver os EUA com desconfiança, dada a cultura de não patriotismo e a cultura de “deixa a vida me levar” do brasileiro de um modo geral, é realmente desconfortável ver quando algum país defende seus interesses com unhas e dentes, no caso americano, com Tomahawks e Super Hornets.”

Brasil subordinado do primeiro mundo :

https://www.youtube.com/watch?v=kodh3RyePhs

“O Brasil precisa escolher entre autonomia e dependência, soberania ou submissão. Como o viajante, diante da esfinge, a grande pergunta que temos que responder ao Século XXI é que país queremos ser e que futuro queremos ter, como Nação.”

Mauro Santayana

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  α Tau
5 anos atrás

Os EUA são mestres em agregar valor as coisas, são mestres em ganhar dinheiro, ter lucro!

Eu não posso ficar bravo com alguém, só porque a pessoa sabe fazer dinheiro…

O que não pode, de modo alguem é ganhar dinheiro de forma ilegal, principalmente através de corrupção, ai sim ficarei contra.

Oiseau de Proie
Oiseau de Proie
5 anos atrás

… pátria amada braziu, pátria amada traiu …!!!…

Foxtrot
Foxtrot
5 anos atrás

Eu assisti esse vídeo no YouTube.
Oficiais nacionais conversando com o oficial americano em inglês.
Será que quando nossos militares vão lá eles se comunicam com a gente em português?
Isso para não falar no estranho cancelamento pela FAB da licitação vencida por uma empresa nacional para modernizar a aviônica de 40 tucanos.
E abertura de nova licitação que entende se beneficiar empresas americanas.
Estamos voltando ao crivo de nossos antigos senhores ???
Analisou essa aproximação com muita cautela e preocupação viu.

Celso
Celso
5 anos atrás

Me desculpem a franqueza. Mas nossa brigada nunca será de primeira linha enquanto boa parte do efetivo for de recrutas… Pelo menos ela deveria ser 100% profissional.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Celso
5 anos atrás

Boa noite A Bda Inf Pqdt, assim como a 9ª Bda, AD/1 e as tropas do Cmdo CML (1º BPE, 1º BG e 2º RCG), tem 100% de seu efetivo profissional, tendo os recrutas excedentes aos 100% com a finalidade de, os melhores, substituírem aqueles do efetivo profissional q derem baixa. Obviamente, por motivos de saúde, disciplina e pessoais, alguns militares dão baixa antes do tempo, não permitindo exatamente 100%. Isso ocorreu até agora. Não sei o quando mudará após esses anos de grandes eventos, GLO e Intervenção. Sobre a Bda Inf Pqdt ressalto q esteve empregada semanalmente nas Op… Read more »

Pqd1990
Pqd1990
5 anos atrás

Na minha época tava bom mais esse collo de Melo tirou 40% dos para-quedista isso pra quem lembra, não é pra novato agora vem esse muanbeiro tal ex 8 gac Bolsonaro vcs rendendo homenagens pra ele pede Ele os de volta 40

Pqd1990
Pqd1990
Reply to  Pqd1990
5 anos atrás

Sobre. Eb não tem condições nenhuma.de uma guerra ser estourasse aqui no Brasil munição vamos dizer todas franqueza, não tem munições fíca 3 horas no combate carro tudo velho ainda já imaginou só tem embusteiro

Flanker
Flanker
Reply to  Pqd1990
5 anos atrás

Barbaridade! Em duas msgs que vc escreveu não dá pra conpreender nada! Tem certeza de que vc foi PQD? Se foi, começo a me preocupar! Se é esse o nível de capacidade de se expressar de um militar que seviu em uma unidade dessa importância, não quero nem pensar naqueles militares que servem em unidades menores……

Carlos Gallani
Carlos Gallani
5 anos atrás

Desculpem falar de novo mas essse sistema de comentários do WordPress é PÉSSIMO, é comentário que não entra, enrosca, não dá pra acompanhar direito… horrível!
O sítio e suas matérias são ótimos mas estou parando de comentar neste sistema, façam uma enquete e vejam quantas pessoas já viram seus comentários retidos ou tiveram dificuldades!
Fica a dica, usem DISQUS e vejam a área de comentários de vcs florescer mais do que já é hoje!
Obrigado!

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Carlos Gallani
5 anos atrás

Carlos, o sistema de comentários é bom, mas é que existem palavras que estão configuradas para entrar na malha fina e serem verificadas pelos editores, para evitar que assuntos mais “espinhudos” levem a discussão para longe do tema ou para ataque entre comentaristas.

As vezes algum comentário meu fica preso também, mas entendo que é por uma boa causa, precisamos manter o nível do Blog sadio, se não vira um G1 da vida.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

É ruim Alex, é antigo, ineficaz e enfadonho! Não sei se vc teve oportunidade de utilizar o disqus mas é incomparável, eu já vi outras pessoas reclamando, eu só estou fazendo uma crítica construtiva, este sistema do WordPress mata muito do potencial da área de comentários!
A nível de área de comentário, a trilogia ainda está usando Orkut….

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Carlos Gallani
5 anos atrás

Carlos, acabei de dar uma pesquisa no sistema Disqus, não sei se eu entendi direito, mas me parece que os comentários de resposta, ficam escondidos, eu particularmente, acho mais interessante quando todos comentários ficam visíveis, facilita a leitura, e também acho legal o sistema de “positivo” e “negativo”, pois dá para entender melhor o que as pessoas acham do nosso pensamento.

Acho que quanto mais simples e menos “clicks” forem necessário, melhor, pois facilita na hora de comentar e responder, principalmente para quem tem muito pouco tempo 😉 .

Filosofia KISS sempre.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Template nem é a questão, a grande sacada do disqus é que ele proporciona ferramentas simples para que os usuários acompanhem sua discussões de forma muito mais inteligente e dinâmica, da até para usuários seguirem uns aos outros, se eu quiser saber o que o senhor anda comentando basta eu te seguir como uma rede social! (Vc tem que aceitar, claro!) Pode reparar em sites de tecnologia como o “meiobit” por exemplo, vc vai injetar um oxigênio enorme na dinâmica e ganhará muito mais views até em postagens antigas, reacendendo debates e tudo mais, não existe uma só vantagem em… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Carlos Gallani
5 anos atrás

Interessante, não tinha me atentado para essas possibilidades. Acredito que em uma próxima reformulação do Blog, esse sistema seja testado.

JOSHUA
JOSHUA
5 anos atrás

O fato é que o Brasil sempre esteve sobre exploração estrangeira e à nós foi imposta a condição de vender matérias primas à preços módicos e comprar produtos industrializados de alto valor agregado. Mas há também a nossa parcela de culpa nesta história toda países como China, Índia, Coréia do Sul, Japão e outros países asiáticos que sofreram processo colonizatório como nós foram capazes de desenvolver indústrias locais que são grandes marcas globais de produtos que todos nós conhecemos. O mérito do Governo militar foi perceber o olho grande dos países desenvolvidos e começarem a se descolarem de suas garras.O… Read more »

ROMULO R.
Reply to  JOSHUA
5 anos atrás

Eu ia ser um dos que iria aplaudir em pé a retomada do projeto VLS , nem que seja considerado ultrapassado , é questão de honra e soberania .

rdx
rdx
5 anos atrás

Penso que a brigada paraquedista é a melhor tropa convencional do EB. Possui disciplina, treinamento e espírito de corpo muito acima da média. No entanto, possui duas grandes deficiências: está localizada no RJ e possui armamentos e equipamentos defasados. O RJ fica muito longe das fronteiras e todo mundo conhece os problemas sociais e de segurança que assolam o RJ, e como isso afeta o recrutamento das tropas. Decerto, se a brigada estivesse localizada em Goiânia ou qualquer outra cidade na região central do país tais deficiências seriam sanadas. Sobre o armamento, a brigada está longe do ideal. Para começar… Read more »

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
5 anos atrás

O Brasil ainda tem sómente uma Brigada Paraquedista? Só Isso? Até hoje?

O Brasil devera ter no mínimo duas Divisões de Infantaria Paraquedista.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Tadeu Mendes
5 anos atrás

Os EUA têm uma Div Aeroterrestre (paraquedista)
Por que o Brasil teria 2?
França e Alemanha tem uma Bda. Inglaterra nem isso…

colombelli
colombelli
Reply to  Tadeu Mendes
5 anos atrás

para quê? efetivo é delineado de acordo com as necessidades e missão. PQDT tem missão específica. Ação imediata e rápida, conquista de objetivos estratégicos profundos e junções. Efetivo está bem modulado. Máximo mais uma brigada poderia ter.

Dudu
Dudu
5 anos atrás

Ah sim seriam esses caras que neutralizariam algumas defesas antiaereas em um caso de conflito com um pais vizinho,suponho eu,como leigo.Entao o bom comandante veio dar um alo.

colombelli
colombelli
Reply to  Dudu
5 anos atrás

comandos. não estes