Presidente dos Estados Unidos chamou Nicolás Maduro de ‘marionete de Cuba’ e disse que o venezuelano ‘prefere ver o povo morrer de fome’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pressionou os militares venezuelanos a retirarem o apoio a Nicolás Maduro e a aceitarem Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela. Caso contrário, os integrantes da Forças Armadas podem “perder tudo o que têm”, disse o norte-americano nesta segunda-feira (18).

Em discurso diante de imigrantes venezuelanos e cubanos em Miami, na Flórida, o presidente norte-americano disse que os militares que bloqueiam a ajuda humanitária enviada à Venezuela “arriscam seus futuros e suas vidas”.

Trump afirmou esperar uma transição pacífica à democracia na Venezuela, mas voltou a dizer que “todas as opções estão à mesa”. O norte-americano também chamou Nicolás Maduro de “marionete de Cuba”, que “prefere ver seu próprio povo morrer de fome a aceitar ajuda”.

Os Estados Unidos foram o primeiro país a reconhecer Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela. O líder da oposição a Maduro – que também preside a Assembleia Nacional, o parlamento venezuelano – prestou juramento para o cargo durante os protestos contra o regime chavista em janeiro.

O alto comando das Forças Armadas da Venezuela, porém, manteve o apoio a Maduro. Os militares, inclusive, foram acusados pelos venezuelanos de bloquear a entrada do carregamento com a ajuda humanitária na ponte na fronteira com a Colômbia.

Trump: ‘Socialismo está morrendo’

Trump usou o exemplo da Venezuela para dizer que o “socialismo está morrendo na América Latina”. “A liberdade, a prosperidade e a democracia estão voltando”, afirmou.

Na mesma linha do discurso sobre o Estado da União, Trump voltou a dizer que os Estados Unidos “jamais serão um país socialista”.

O presidente norte-americano também mencionou o exemplo de Nicarágua e de Cuba, que, segundo ele, são países com “potencial inacreditável” prejudicados pelos regimes de Daniel Ortega e Miguel Díaz-Canel, respectivamente.

Depois do discurso, Trump usou as redes sociais para reforçar a pressão sobre o governo chavista. No Twitter, o presidente norte-americano disse: “Eu peço a cada membro do regime Maduro: acabem com este pesadelo de pobreza, fome e morte. Libertem seu povo. Libertem seu país!”.

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

152 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro Bó
Pedro Bó
5 anos atrás

Esqueçam a Venezuela… deixem-a afundar no buraco que seu povo escolheu por anos à fio. O Chavez e o Maduro são reflexo do próprio povo venezuelano. Aliás, a América Latina (inclusive o Brasil) tem fixação por caudilhos e messias salvadores em seus governos. O povo latino parece que não gosta de assumir responsabilidades sociais que caberiam a sociedade civil.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Pedro Bó
5 anos atrás

Não escolheu não, as eleições foram fraudadas.

Ademais, aqui no Brasil escolhemos por anos a fio esse tipo de governo e por pouco não ganham novamente.

nonato
nonato
Reply to  Eduardo
5 anos atrás

Pelo menos no começo escolheu, igual ao Brasil…

Enio
Enio
Reply to  nonato
5 anos atrás

No Brasil um presidente popular (FHC) facilitou a chegada do PT ao poder.

Aldo Ghisolfi
Reply to  Enio
5 anos atrás

Populista!

calvario
calvario
Reply to  Eduardo
5 anos atrás

Baseado em que provas você faz essa afirmação?

Elton
Elton
Reply to  calvario
5 anos atrás

Aquela briga fajunta de PSDB e PT mais fake que luta livre e tentar empurrar o Serra ciente que ele não tinha chances de vitoria sem falar que foi o FHC quem fortaleceu os movimentos sociais que deram gás para o PT se manter forte durante o mandato dele

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  calvario
5 anos atrás

Calvario.
Populista,ladrão,demagogo,conivente com uso de drogas,entreguista e
conivente com o PCC. Não gostava dos militares nem se preocupava com a defesa do país. O PT foi a versão ratos magros do PSDB. Ambos não prestavam.

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
Reply to  Eduardo
5 anos atrás

Eduardo, esse papinho de “eleições fraudadas” é coisa de esquerdista! Talkei?

João Adaime
João Adaime
5 anos atrás

Trump já está acenando com uma anistia aos militares venezuelanos.
Pode dar certo.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  João Adaime
5 anos atrás

A resposta, hoje, do Exército venezuelano foi bem clara: ‘Terão de passar por nossos cadáveres’.
Acho que Trump não vai tentar.

Sidney
Sidney
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

E se quiserem irão passar por muitos cadáveres de soldados e milicianos bolivarianos. Sim passarão e serão muitos. Você na sua mente adolescente acredita mesmo que eles tem como segurar uma task force dos EUA ou uma brigada dos Marines?

Dodo
Dodo
Reply to  Sidney
5 anos atrás

É evidente que passarão Sidney. Entretanto, a questão é, quantas vidas americanas(é eventualmente brasileiras caso sejamos arrastados para o conflito) seriam perdidas pra alcançar esse resultado ? Depois de derrotadas as forças “profissionais” do exército venezuelano, quantos milicianos fanáticos teriam que ser caçados ? Quantos deles resistiriam nas cidades e selvas em movimentos de guerrilha? Quanto tempo a guerra duraria ? Poderia eventualmente desenrolar uma guerra civil? Esse é o problema aqui. Alias corrijam-me se eu estiver errado, mas acredito que desde 1991 com a primeira guerra do golfo, não tem havido nenhum conflito em que efetivamente se tenham emergido… Read more »

Rafael Coimbra
Rafael Coimbra
Reply to  Dodo
5 anos atrás

Vidas Americanas???? que universo paralelo vcs vivem??? O exercito boliviano não tem nenhuma experiencia em conflito com um pais de potencia média imagina o maior poderio militar do mundo, o moral dos militares esta baixo, todos ao seu lado estão com fome, seus familiares estão com fome, eles sabem que não tem como vencer essa guerra, na primeira noite depois da primeira leva de Tomahawk metade levanta bandeira branca, na segunda noite quando não tiverem Luz, Água, comunicações e mais uma vez suprimentos, a outra metade sai da barraca e volta para casa …. Em uma semana esta resolvido isso… Read more »

Dodo
Dodo
Reply to  Rafael Coimbra
5 anos atrás

Rafael, que universo paralelo desse que voce vive?? É essa arrogância que leva uma nação a uma derrota. Seu comentário é um clássico exemplo de um jogador de call of duty que nunca viu uma rajada de .50 passando do seu lado, não faz ideia do estrago que um obus de 155 mm causa no terreno a sua volta, você e quem positiva um comentário desses precisam seriamente dar uma lida no livro “a arte da guerra”, la o general sun tzu já fala que subestimar seu adversário é o maior erro que se pode cometer. Sem falar que desconsidera(de… Read more »

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro
Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro
Reply to  Dodo
5 anos atrás

Você está com conversa fiada, acusando o outro de ser jogador de COD, entretanto você se porta como se suas especulações fossem além de especulações, fossem quase certeza, sendo que o rapaz disse a verdade, nem sequer o exercito profissional venezuelano tem nenhuma experiência moderna em guerra, como os tais ” milicianos” em quem você parece botar tanta esperança que lutem pelo regime assassino que você parece defender, também não tem qualquer experiência concreta em guerrilha. Além do mais você não prova que esteve ao lado de rajadas de .50 e se nunca esteve, sua opinião também não vale nada.… Read more »

Alexandre Ignacio
Alexandre Ignacio

Sem contar que os EUA usariam a mais alta tecnologia e drones que abatem os inimigo sem se quer serem vistos !

DaGuerra
DaGuerra
Reply to  Dodo
5 anos atrás

Aproveita o êxito e extermina o ELN na Colômbia.

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro
Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro
Reply to  Dodo
5 anos atrás

Acredito que depois de vencidos os soldados profissionais, o que restar de milicianos não terão nem disposição e nem comida para lutar. E o que é pior, não terão experiência.

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
Reply to  Sidney
5 anos atrás

Sidney, os Marines e Seals conseguirão passar por cima dos “milicianos bolivarianos” igual passaram por cima do exército sírio para tirar o Assad do poder? Explique se…

Eduardo
Eduardo
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Serão “atropelados”! A “tropa” já não apoia mais maduro, apenas calam a boca porque tem comida. Quem apoia são militares de alta patente. E por enquanto somente.

Se uma guerra estourar, ninguém vai se “suicidar” por conta do maduro. Vão é estender bandeira branca. Sukois? Tem 2 operacionais. Suicídio decolar para combater contra um enxame de 68 F-18 que virão de algum porta aviões.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Eduardo
5 anos atrás

Não passarão, a tropa não irá à guerra.

nonato
nonato
Reply to  Eduardo
5 anos atrás

Alguns têm coragem de se rebelar, mas são presos.
Falta o timing certo para todos aqueles que querem se rebelar se unirem e agirem ao mesmo tempo.
Maduro terá que se socorrer de seus discípulos aqui no blog para irem lá enfrentar Trump.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Os traidores estão sendo cultivados lá.
Assim como aconteceu no Brasil em 1964 e no Chile em 1973.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

Se os traidores a que se refere em 1964 são a turma da Dilma e companhia que foi treinada pelas cartilhas do sr Marighella ae eu concordo contigo.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Tomcat4.0
5 anos atrás

Eu não entendo que porcaria de ditadura é essa na Venezuela que deixa um sujeito como Guaidó ser eleito e, pior, continuar solto.
Acho que o Exército venezuelano tem de tomar uma atitude drástica e prender esse sujeito e entregá-lo para o Judiciário julgá-lo por sedição e alta traição.
Em qualquer País democrático, isto resulta em pena de morte.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Mais uma vez você mostra não saber o que é democracia não é Xings!? Guaidó foi eleito junto com um legislativo oposicionista aproveitando-se de uma pequena brecha dada pela ditadura bolivariana. E uma vez que Maduro fraudou a eleição ele é ilegítimo no cargo de presidente que, portanto, ficou vago. E estando vago o cargo de presidente cabe ao chefe do legislativo (Guaidó) assumi-lo interinamente e convocar novas eleições, exatamente como ele está fazendo. Ou seja, quem deve ser preso por sedição é Maduro e não Guaidó. Talkei!?

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Ele só continua solto por puro medo do Maduro hehe. O Guaido foi eleito numa das últimas eleições mais ou menos livres na Venezuela, mas você se “esquece” que o Maduro já anulou essa eleição, em que os chavistas perderam, e fecharam a assembleia nacional para abrir a assembleia constituinte com 100% de chavistas.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  SmokingSnake ?
5 anos atrás

Maduro já até perdeu o sono de tanto medo.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Antonio, não consigo entender seu fascínio por ditadores e ditaduras.

O que você enxerga de melhor nesse sistema?

nonato
nonato
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Não há fascinio.
Quando se adere ao comunismo, simplesmente você é um soldado em defesa da causa.
Cobrar bom senso é pedir demais…

Eduardo
Eduardo
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Alex Nogueira, ele enxerga o Jean Willys dando um selinho no Wagner Moura.

Jadson Cabral
Jadson Cabral
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Meu deus, Antônio! Como você consegue falar tanta bobagem? Sujeito mais mesquinho e paranóico. Não existe sequer um comentário seu que seja que haja alguma razão. É só loucura, fanatismo, conspiração, paranóia e ódio.
Eu, quando leio seus comentários, imagino um sujeito sentado no refeitório de uma clinica psiquiátrica com um notebook.

Marcos
Marcos
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

O que você fala sobre um certo partido que está no poder em diversos países do mundo a mais de 60 anos?

nonato
nonato
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

Prefere os ditadores? Trair a quem? Ao bolivarianismo?

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro
Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro
Reply to  nonato
5 anos atrás

O Antônio quer ser chamado de Che Quer-Vara, el rivolucionario kkk

Sequim
Sequim
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

João, meu caro, assino embaixo do que você disse. Você é um militar profissional e por escolhas pessoais foi para os EUA. Mas ainda assim, não perdeu o senso de realidade com o pais onde nasceu. Parabéns.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Sequim
5 anos atrás

Qual o senso de realidade em comparar situações completamente distintas? Se há traidores na Venezuela não é Guaidó, que está seguindo estritamente o que diz a constituição e as regras da democracia, e sim Maduro, que se reelegeu de forma fraudulenta sendo, portanto, um usurpador

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

Os traidores são Maduro e os narcomilitares que o apóiam e não Guaidó, que está seguindo os trâmites constitucionais.

Marcos
Marcos
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

Não consigo entender como um afeminado que em sua foto de perfil “faz biquinho”, mais um semi analfabeto, que até onde sei reside no vê tre do Grande Satã.
Pode dizer sobre lealdade, bravura, reaciocinio….

É cada uma.

PauloSollo
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

A resposta não foi do Exercito e sim dos oficiais comprados com subornos e promoções. 90% das tropas estão na penúria e contra Maduro e se houver intervenção será um passeio porque eles não vão lutar para defender o ditador, ao contrário se unirão a coalizão para dar um fim ao regime do tirano. é melhor aceitar este fato que doerá menos.

João Adaime
João Adaime
Reply to  PauloSollo
5 anos atrás

Nada como relembrar a História.
Depoimento de um oficial aliado sobre o desembarque na Sicília, na II GM:
“O maior perigo que corremos foi sermos atropelados pelos soldados italianos que largaram as armas e correram até nós para saber notícias dos seus parentes que moravam nos Estados Unidos”.
Mais recentemente, na Guerra do Golfo, quando os aliados chegaram no Kuwait, a primeira coisa que a “temível” Guarda Republicana do Saddam Hussein disse foi:
“Por que demoraram?”. E depuseram as armas.
Não acredito que a motivação das tropas regulares venezuelanas seja diferente dos exemplos acima.

Jacinto
Jacinto
Reply to  João Adaime
5 anos atrás

Precisamente. O Guaido criou um evento no sábado que, em verdade, é um teste para verificar qual é a adesão da tropa ao regime. Se os apoiadores do Guaido romperem o bloqueio sem reação das forças armadas, isso significa que a adesão ao regime é baixa.

Antoniokings
Antoniokings
5 anos atrás

Ué?!?!?!
Que eu saiba a Venezuela não tem nada.

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

“marionete de Cuba”

a melhor definição que ouvi até agora, e pensar que o Brasil foi isso por 13 anos, e somos obrigados a ouvir lições de moral sobre subserviência desse mesmo pessoal rsrs..

mas falando sério agora, na minha opinião enquanto existir uma Cuba comunista no continente, sempre teremos esse risco, se cair a Venezuela eles provavelmente vão colocar suas fichas no México, até encontrar outro país que sustente eles. A cabeça da “jararaca” é Cuba, a “meca” dos socialistas latinos americanos, os EUA precisariam derrubar o regime comunista nas américas começando por lá, pois tudo começa em Havana!

Eduardo
Eduardo
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Pois é né. Para os comunistas e socialistas nutellas aqui do Brasil Cuba é melhor em tudo. Mas eles não vão morar na paradisíaca ilha caribenha, preferem a Europa.

Deve ser o clima de sol e calor de Cuba que é pior que o frio e a neve da Europa.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

E nós somos marionetes de Washington

Alessandro
Alessandro
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

100nick-Elã

Até hoje não vi nenhuma notícia de agentes de Washington dentro do palácio do planalto dando ordens para um presidente brasileiro, mas de Cuba sim! Sem mencionar os mais de 3 mil agentes brasileiros trabalhando para antiga KGB, descoberto por um documento oficial na República Tcheca.

Rafaelsrs
Rafaelsrs
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Sério que você nunca viu isso? Em 64 já foi provado, inclusive por estudiosos de universidades americanas como visto no documentário “o dia que durou 21 anos” que o embaixador americano mandava e desmandava aqui. E agora essa do exército americano que colocou um general brasileiro sob seu comando no Southcom, coisa que as forças armadas brasileiras nem avisaram ao Congresso nem nada e Trump vai nos empurrar para uma guerra que será dificílima pelo petróleo da Venezuela já que está cada vez mais caro trazer o petróleo do Golfo Pérsico e o financiamento deles ao ISIS não deu certo,… Read more »

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro
Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro
Reply to  Rafaelsrs
5 anos atrás

Provado foi que já em 1961, portanto 3 anos antes da contrarrevolucao de 64, quem mandava no Goulart era CUBA, inclusive no Brasil já haviam campos de treinamento de guerrilha em 7 estados brasileiros.
Fonte: O Apoio de Cuba à Luta Armada no Brasil- Denise Rolemberg
Os caras já estavam aqui 3 anos antes de os militares reagirem. Sem falar no STB, serviço secreto checo e braço da KGB no Brasil.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Exatamente a parte menor e que controla todo o corpo da serpente , a cabeça. Cuba daquele tamanhinho faz este estrago todo em países trocentas vezes maiores . Cuba é a cabeça de uma Pithon das grandes que deixa a Anaconda no chinelo.

Matheus Taveira
Matheus Taveira
5 anos atrás

Por que Trump não apoia os defensores da democracia no Egito e na Arábia Saudita como CORRETAMENTE apoia os defensores da democracia na Venezuela? Por que Trump mantém aliança com as ditaduras sanguinárias do Cairo e de Riad? Por que não trata Sissi e Bin Salman como trata Maduro? Essa briga não é nossa.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Matheus Taveira
5 anos atrás

A Revista alemã Der Spiegel foi bem clara em editorial esta semana.
Segundo ela, os EUA estão meio perdidos, sem rumo.
E ainda, a liderança do Mundo mudou de mãos.
Está com a Rússia e a China.

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro
Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Kkkkk a fonte desse Av estado é a Der Spiegel. Essa foi a sputnikada do dia.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Matheus Taveira
5 anos atrás

Viva a democracia saudita! A liberdade do Egito! Viva a utopia humanitaria de Israel! Hehe

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

Israel é a única democracia da região e os palestinos mortos devem ser colocados na conta do Hamas, que os usa como escudos humanos.

Portanto nota zero para você Rapone!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Uma coisa de cada vez. Israel ainda não está na ‘mira’.
Fique calmo. Por enquanto.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Ah claro, porque os terroristas usam escudos humanos, vamos sentar tomahawk neles. Bem humanista vc. Deve ser daqueles que acredita em “mal necessário”.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Seu humanismo de butique é comovente, condiz com quem vota em Playboy. Outrossim Israel tem todo o direito de se defender.

Ps: Israel não usa o Tomahawk, se informe.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Melhor do que ter moral frouxa igual à vc. Por que Israel tem o direito de se defender, ele deve matar os escudos humanos dos terroristas? Por que eles não põe “troops on the ground” para atirar somente nos terroristas? Ah e o playboy faria era um governo, não o circo que está aí.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

João Moita.
Voce é o cara. Mais isento que isso impossível.

PauloSollo
Reply to  Matheus Taveira
5 anos atrás

E por acaso os governantes dos países que citou estão fazendo com seu povo o mesmo que Maduro tem feito com o seu? Não, pode não haver democracia nestes países mas é uma situação radicalmente diferente. Sua comparação não têm sentido, é mimimi de esquerdopata inconsolável.

Matheus Taveira
Matheus Taveira
Reply to  PauloSollo
5 anos atrás

É difícil compreender em que esfera a mente de alguns orbitam. Não é questão de comparar meu caro, é questão de análise critica dos fatos, além disso o comentário é só pra enunciar e evidenciar todos os interesses subalternos que permeiam a questão venezuelana e que se forem mal digeridos pode desembocar em uma situação dramaticamente delicada; além do mais devo lhe dizer que geopolítica não é esquerda x direita, e muito menos sob perspectiva brasileira, a exemplo disso Donald Trump jamais critica Vladimir Putin, embora seus governos estejam em lados opostos em praticamente todas as crises geopolíticas do planeta.… Read more »

Matheus Taveira
Matheus Taveira
Reply to  Matheus Taveira
5 anos atrás

Trump condena o jihadismo. Mas, como presidente, intensificou a aliança americana com a Arábia Saudita, que é responsável pela difusão da ideologia do wahabbita do islamismo sunita, por trás de terroristas do ISIS e al-Qaeda. Em síntese, o que eu quis dizer é que na geopolitica não há ideologia (por mais que essas sejam as bandeiras levantas) mas interesses. Má interpretação é mal de direitista que lê pouco e dissemina fake news, nada de novo debaixo do sol.

737-800RJ
737-800RJ
Reply to  Matheus Taveira
5 anos atrás

Matheus, é mesmo, direitista lê pouco e espalha notícias falsas. Temos muito o que aprender com a erudição dos esquerdistas e sua imparcialidade, como a imprensa de um jornal só de Cuba ou a antiga RIA Novosti, hoje Sputnik. Criar uma agência como a chinesa AGIP, que avalia toda a literatura produzida no país, censurando o que é “ruim”, também seria ótimo, não acha? Leis como a Lei de Responsabilidade de Rádio e Televisão, criada por Chávez, também deveriam ser propostas no Congresso, aí os direitistas malvadões não inventariam tanta coisa. Temos muito o que aprender com a esquerda e… Read more »

Lucas
Lucas
Reply to  Matheus Taveira
5 anos atrás

Concordo.
E digo mais, me entristice pq aqui nos comentários só tem paga pau dos EUA.
Sempre digo q a vida não é preto e branco. É em escala de cinza.
Essa de coisa de derrubar o maduro é a “coisa certa a fazer” é papo. Os EUA só tão garantindo o casus belli deles.

E antes que me chamem de comunista e afins:
Não sou a favor dos EUA nem da Venezuela.
Sou a favor do Brasil autônomo. Sem ser vassalo de potência internacional.

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro
Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro
Reply to  Lucas
5 anos atrás

Não interessa os benefícios que os americanos vão ou não ter.
Importa as consequências praticas da libertação do POVO venezuelano. E se para o povo ser livre os EUA tiver que garantir o ” casus belli” deles, então que seja. Porque os russos já garantiram o ” casus aureo” deles, levanto centenas de quilos de ouro venezuelano para Moscou. Ora porra.

mcremp
mcremp
Reply to  Lucas
5 anos atrás

Lucas, Brasil autônomo só se mudarmos para Marte. O Brasil faz parte do mundo; a forma como os outros nos tratam dependerá da forma como tratamos os outros; nossas atitudes em relação ao resto do mundo determinarão a atitude do resto do mundo em relação a nós.
Se você quer fingir que o resto do mundo não existe, não reclame se o resto do mundo fizer o mesmo com você.

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

Toda vez que vejo em um comentário alguém pedindo para o Brasil “deixar quieto” essa caso da Venezuela, me lembro de um exemplo bem explanado de um sujeito que disse: “vc vê uma mulher sendo agredida na rua por um homem, mas vc tem receio de enfrentá-lo pois o meliante é muito forte e pode estar armado, mas vc tem outras opções para ajudar, como ligar para a polícia, ou buscar ajuda de outras pessoas, mas oq vc faz? Prefere se omitir e ir embora, fingindo a si mesmo que não viu nada.” Quem se deu bem com essa atitude… Read more »

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Quer mesmo ajudar a pobre Venezuela? exija que os EUA parem com as sanções, que Londres entrega o ouro da Venezuela depositado em seus bancos e que os EUA parem de se intrometer nos assusntos venezuelanos. E a situação lá vai se normalizar em pouco tempo.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Antes dos EUA aplicarem sanções e da Grã- Bretanha congelar o ouro a Venezuela já estava mergulhada no caos econômico e social, o que derruba por terra seu argumento. Entenda, a crise venezuelana é causada pela incompetência econômica e autoritarismo de Maduro, que como todos sabemos se reelegeu fraudulentamente.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Maduro está caindo há uns cinco anos.
Não adianta.
Qualquer decisão na Venezuela cabe à Rússia e à China.
Os EUA não apitam nada lá.
Só resta a Trump ficar ‘pedindo’.

PauloSollo
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Russia e China, que não apitam nada no quintal dos EUA, e nem no seus próprios quintais, têm duas opções: ou aceitam passivamente a mudança de comando na Venezuela para terem a esperança de receberem de volta os bilhões que deram aos bolivarianos ou ficam bravateando intransigentemente e levam uma banana de Guaidó.

PauloSollo
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

E a propósito, os russos congelaram as contas da estatal de petróleo da Venezuela. É o fim:
https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/02/banco-estatal-russo-congela-contas-de-petroleira-da-venezuela.shtml

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  PauloSollo
5 anos atrás

Sim. Do mesmo jeito que a China fez com a Coreia do Norte.
Inocente!

PauloSollo
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Mas continua repassando recursos a CN de outras formas, inocente. Sem grana para continuar subornando oficiais já era. É o fim Xings, a Rússia já pulou fora, resigne-se.

Alessandro
Alessandro
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

100nick-Elã – primeiro: ninguém é obrigado a fazer negócios com alguém que não gosta – segundo: ninguém obrigou a Venezuela depositar seu ouro no “inimigo”, oras bolas, não me canso de ouvir socialistas dizendo pra não depender dos anglos-saxões, e mesmo assim continuaram. – terceiro: A venezuela tem jazidas de ouro, e tá mandando boa parte pra Rússia, portanto esse desculpa não cola -quarto: vai se normalizar quando? Pq a coisa tá feia lá há vários anos -quinto: os embargos começou em janeiro, portanto é conversa fiada que a Venezuela tá mal por causa disso -sexto: Pq o Maduro ainda… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

100Nick vá reler seu comentário da época que os bombardeiros Russos estavam na Venezuela, acordou para a realidade, que história de sanção Americana? ouro em Londres? vc disse que Venezuela ia bombar com o investimento Russo e Chinês, kkkkkkk vc é uma comédia cara

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

O novo governo brasileiro agora é assessorado por corruptos de casa, vide o novo líder do governo no senado, que é um…. alvo da lava jato! Mas cadê o discurso da luta contra a corrupção dos eleitores do capinador de mato de quartel? Eu votei num playboy engomadinho, eu confesso, mas pelo menos o playboy faria um governo, não o circo que está aí. Aliás o circo continua o mesmo, só mudaram o “dono”.

Paulo
Paulo
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

O ONU 2030??

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Paulo
5 anos atrás

EUA e Israel estão neste acordo tbm, só para constar.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Defensor da Liberdade ele faria um governo? governo onde a corrupção ia continuar de uma forma generalizada, onde o país só ia para o fundo,,,,, esse circo que está aí é coisa pequena, a diferença entre quem votou no bonoro com consciência e vc é que vc não tem moral nenhuma para atacar a escolha de ninguém, seu grupinho é defensor de corrupto a um tempo, mas e o laranjal do PSL? quero se fod@ e PSL, e o Bolsonaro junto, se o Aécio hj fosse se filiar ao PT amanhã quem chamava ele de vagabund@ ia dizer que na… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Carlos Campos
5 anos atrás

Me diga qual corrupto o Novo apoiou. Mas já um certo presidente eleito que disse que faria um governo sem corruptos e sem negociatas, acaba de colocar um renanzista e alvo da lava jato como líder do governo no senado. Durma com essa!

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro
Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

Faria um governo ? Faria um governo baseado na velha politica. Não, obrigado. Quanto a ter líder de governo investigado, tão logo surjam provas de sua participação em ilícitos , será prontamente descartado como Bebiano foi. Essa é a diferença entre governo que protege corrupto e o seu playboy.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
5 anos atrás

Com certeza deste mês não passa sem ocorrer algo na Venezuela, queira Deus que o covarde do Maduro largue o osso sem que haja a necessidade de uma intervenção militar e derramamento de sangue, por mais que tudo parece demonstrar o contrário. Guerras/conflitos armados não são vídeo games, pais de família morrem e jovens sonhadores tbm, fora os civis no meio do fogo cruzado.

Renato Vargas
Renato Vargas
Reply to  Tomcat4.0
5 anos atrás

Arrisco a especular que do sábado não passa. Voluntários legalistas contra Bolivarianos…

Jacinto
Jacinto
Reply to  Renato Vargas
5 anos atrás

O Guaido está sendo inteligente. Este ato no sábado tem por objetivo forçar o Maduro a tomar uma decisão drástica: ou usa a força contra a população e legitima uma intervenção militar, ou não faz nada e explicita que perdeu o controle sobre o país.
Hoje a melhor solução para todo mundo seria o Maduro e os seus parceiros embarcarem em um avião rumo a Turquia e usar o ouro que ele, supostamente, enviou para lá como uma polpuda aposentadoria.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Tomcat4.0
5 anos atrás

Algo vai ocorrer.
Guaidó será preso e condenado por traição.
Só pode.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
5 anos atrás

Bom, acabei de ler matéria onde Maduro e seus militares afirmam que somente passando por seus cadáveres é que se terá um novo governo na Venezuela. Como disse ,sábado promete, infelizmente.

Dodo
Dodo
Reply to  Tomcat4.0
5 anos atrás

Eu provavelmente serei convocado, sou CPOR

Sequim
Sequim
Reply to  Tomcat4.0
5 anos atrás

Trump está armando o seu Vietnam. E vai arrastar para o lamaçal um certo pais sul-americano que fala português…

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Sequim
5 anos atrás

Bem capaz do enfeite que hoje ocupa a cadeira da presidência aceitar.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Sequim
5 anos atrás

Esqueça! O governo “democrático” de Maduro vai cair sem que se faça necessário disparar um tiro. E desse lado da fronteira não há mais um governo e uma “diplomacia dos atabaques” conivente com os desmandos de Maduro.

João Adaime
João Adaime
5 anos atrás

Estou estranhando o silêncio da Rússia e da China.
Será que os três grandes não fizeram uma “Conferência de Yalta” para a região do Caribe? Tudo isso na surdina.
O Trump anda muito desenvolto. Agora falando em acabar com o socialismo também na Nicarágua e em Cuba.
E os outros dois numa calma do tipo “tô nem aí”.

Jacinto
Jacinto
Reply to  João Adaime
5 anos atrás

A última informação é de que um banco estatal russo congelou os ativos venezuelanos… acho que, a partir deste movimento, fica claro que a Rússia não irá ajudar a Venezuela, porque se não faz o mínimo que é deixar a Venezuela movimentar seu próprio dinheiro no país, dificilmente fará algo relevante.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Jacinto
5 anos atrás

A Venezuela deve dever bastante para a Rússia, esse dinheiro já vai ficar para pagamento.

Depois que o Maduro cair, até reconstruir o país e poder voltar a pagar as dívidas contraídas pela ditadura, vai demorar um bocado, então a Rússia já está se antecipando.

Eduardo
Eduardo
Reply to  João Adaime
5 anos atrás

Rússia e, principalmente, China são capitalistas. Venezuela, Nicarágua e Cuba, com esse regime socialista de passar fome não consomem nada deles. Logo, transformar esses países em capitalistas traz maior mercado para ambos. Como já disse, principalmente China. Se é para ganhar dinheiro com isso, sem gastar um centavo (entrar na guerra), eles vão topar.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
5 anos atrás

Tic tac tic tac , pelo visto agora é só questão de tempo.

Quanto? Eu aposto em no máximo 7 dias para a situação se resolver.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Que os anjos digam amém e que seja da melhor, mais rápida e menos sofrida maneira !!!!

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

Lembrei daquela música daquela banda que agora esqueci o nome que começa assim:

“Marionete, ele me bate, bate feio marionete
e eu que tinha fumado subiu e foi direto pra cabeça”

desculpa moderação, mas não resisti rsrs…

André Souza
André Souza
5 anos atrás

Me corrijam se eu estiver errado, um cerco por mar e por terra a Venezuela, junto a bombardeio cirurgicos ao Palácio MiraFlores e a bases militares incluindo aeroportos não seria mais viavel e economico do que colocar tropas em terra ?
As Forças Armadas Venezuelanas estão em conflito de identidade própria não sabem a quem protegem, então uma ação dessa proporção iria alertar aos seus subordinados o que poderia vir a acontecer, até porque o ser humano tem medo do desconhecido e um oponente faminto e com medo é um oponente vencido e porque não rendido.

Zeca
Zeca
Reply to  André Souza
5 anos atrás

A questão aqui é ver quem atira primeiro. Um ataque aéreo poria o regime do Maduro como vítima de agressão. Caso algum comboio de ajuda seja atacado, a situação se inverte. É uma situação difícil, mas temo que os voluntários de sábado estejam entrando como boi de piranha.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Zeca
5 anos atrás

Infelizmente tenho que concordar contigo Zeca.

Sidy
Sidy
Reply to  Zeca
5 anos atrás

Concordo com você. Serão usados como boi de piranha.

Dodo
Dodo
Reply to  André Souza
5 anos atrás

André, isso não funcionou em nenhum lugar, se você quer assegurar uma mudança de regime tem que colocar “boots on the ground”. Veja por exemplo a Líbia, fizeram exatamente o que você falou, mataram o kaddafi beleza, mas é daí? Os rebeldes foram derrotados pelas forças pro governo, foi instalado um governante que era o braço direito do ditador anterior e o” garoto herói” que matou kaddafi foi preso e enforcado pelas forças governistas em 2016. Isso sem contar na guerra civil que ceifou a vida de centenas de pessoas e gero uma onda de refugiados, onda essa que foi… Read more »

André Souza
André Souza
Reply to  Dodo
5 anos atrás

Entendi Dodo.
Realmente qualquer forma de invasão seria danoso não só para a Venezuela mas para toda América do Sul.
Eu acho irreversível essa situação é como se fosse um tabuleiro de Xadrez, alguém tem que seder.
É um conflito que não existem heróis, a classe militar daquele país precisa repensar seus atos.

Bosco
Bosco
Reply to  André Souza
5 anos atrás

A população ficaria contra os americanos se eles atacassem o país assim pelo ar. Não tem jeito. Nesse caso só a velha e boa infantaria.

Zeca
Zeca
5 anos atrás

Minha previsão é: carnificina no sábado, seguido de reunião no CS da ONU com aprovação para utilização de forças militares, seguido de queda do regime. O Maduro está numa situação difícil, se atacar os comboios de ajuda, só vai adiantar o desfecho inevitável.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Zeca
5 anos atrás

Por mais incompetente que seja o Maduro, não acho que ele vá dar a ordem do primeiro disparo. Provavelmente a população faminta irá atacar o comboio, alguns soldados disparam contra a multidão, e as imagens rodam o mundo. Talvez um general venezuelano com a cabeça quente, mas duvido que o Maduro faça isso. Seria a desculpa perfeita pra encherem o palácio de Miraflores de Tomahawnks.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Willber Rodrigues
5 anos atrás

Willber nessa hora Venezuela deve ter CIA, MI6, MOSSAD, ABIN, BND, FSB e o escambau, com grupos de forças especiais de vários países vendo a situação do país.

Dodo
Dodo
Reply to  Zeca
5 anos atrás

A russia ou a china nunca aprovariam uma resolução do CS. Se isso ocorrer teria de ser uma ação unilateral americana, o problema é que, com as recentes tretas envolvendo o trump com o congresso por causa da construção do muro, acho difícil uma aprovação de uma intervenção.

Heitor
Heitor
5 anos atrás

E agora? Os generais insistem em desafiar, disseram que só tirarão o Maduro do poder passando por cima de seus cadáveres.

https://www.bbc.com/mundo/noticias-america-latina-47298271

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Heitor
5 anos atrás

Eu já fiz minha aposta, no máximo em 7 dias o Maduro está entregue e não duvido nada de que quem vai entregar ele vai ser esse tal de Padrino López.

Heitor
Heitor
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Se isso ocorrer, Alex, os militares provavelmente tomarão o poder, criando tempo e espaço para negociar a anistia deles. Esses generais não confiam no Guaidó. Porém, a anistia deles pode acontecer, apesar de eu achar injusto pois os generais também foram parte de tudo que está ocorrendo na Venezuela.

Heitor
Heitor
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

O que não pode acontecer é uma guerra. Será um sofrimento sem tamnho para os venezuelanos (sim, pode ficar ainda pior) e nos afetará, pois o medo e proximidade da zona quente pode fazer habitantes de Roraima a “descerem o mapa”.

JOSHUA
JOSHUA
5 anos atrás

USA esta louquinha pra usar os misseis com prazo de validade para vencer em cima do MADURO.

Dodo
Dodo
Reply to  JOSHUA
5 anos atrás

Que precisa da autorização do congresso…. que esta de mal com o trump…..

Wagner
Wagner
5 anos atrás

Na minha opinião quem está mais interessado nessa guerra ´e a Russia,nem o Trump quer,Russia quer,para lucrar com vendas de armas tanto para o governo e oposição.

Dodo
Dodo
5 anos atrás

Off toppic: o jornalista Roberto caiafa, em seu canal no YouTube acabou de revelar que o MTC300, o míssil de cruzeiro brasileiro, vai ter mais de 800km de alcance. Segundo palavras do próprio jornalista, o brasil neste momento possui a “arma mais poderosa da América Latina”
Segue o link para o vídeo: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.youtube.com/watch%3Fv%3DM6kAwIRcg-M&ved=2ahUKEwj6zNfL3cjgAhWbIbkGHdvrD4cQ3e4CMAl6BAgGEAc&usg=AOvVaw1vWiPaky5rGiMDPrZEeOHt

O comentário a respeito do míssil se da a partir no min 21:45

Millano
Millano
5 anos atrás

Fazendo papel de Advogado do Diabo. O local do show e entrega de mantimentos é a cidade Cúcuta (Colômbia) separada da cidade Urena (Venezuela) por uma ponte de veículos (2 a 4 faixas, pelo que vi no Google Maps). Já uns 15 Km ao Sul, está a Estrada Binacional, uma grande autoestrada similar a Via Dutra entre os 2 países, e atualmente fechada com conteiners e carretas. Ao norte a próxima ligação por terra está bem distante. Com isso é muito fácil previamente,antes do show, dinamitar essas pontes, e acabar com essa situação planejada no sábado. Sinceramente acho improvável, um… Read more »

Millano
Millano
Reply to  Millano
5 anos atrás

Ponte principal fechada com conteiners:comment image

100nick-Elã
100nick-Elã
5 anos atrás
Rene Dos Reis
Rene Dos Reis
5 anos atrás

E muita humilhação as forças armadas de um nação receber um ultimato de um líder estrangeiro , e de se considerar que a Venezuela já esta atingindo o fundo do poço.

Carta Branca
Carta Branca
5 anos atrás

Eu dou risada quando leio gente falando que militares venezuelanos vão morrer por Maduro… se é assim, por que Maduro anda com segurança russa??? Não era melhor andar com centenas de escudos humanos “tão dedicados”??? E por que a Sebin vem prendendo uma pancada de militares no último ano, é pra acelerar essa vontade dos militares de morrer por Maduro??? Os generais traficantes dizem isso, abertamente, que seus subordinados vão morrer por Maduro enquanto eles desfrutam do luxo, sim luxo, Caracas tem um dos maiores mercados de luxo da América Latina pra servir a nomenklatura venezuelana, mercado de prostituição de… Read more »

Dodo
Dodo
Reply to  Carta Branca
5 anos atrás

Onde que foi dito que ele anda com segurança russa ? Isso foi uma especulação que no final provou -se falso. E esses fanáticos que a gente vê não lutam pelo maduro, é isso que vcs tem que entender, eles lutam pela “revolução bolivariana” e pelo que o Hugo Chávez, aquele safado pregava. Anos de doutrinação nas escolas e instituições militares levaram a isso

Tomcat4.0
Tomcat4.0
5 anos atrás

Ontem foi noticiado (vi no jornal da Band) que o governo brasileiro será um mediador na entrega de suprimentos e o fará pela fronteira de Pacaraima(somos um dos três pontos de distribuição escolhidos pelo titio Sam) e nisto os caminhões virão até nós para buscar na fronteira os suprimentos.

Alexandre
Alexandre
5 anos atrás

Petróleo meus caros , A Venezuela tem a maior reserva do mundo , se não fosse isso os americanos , não estariam nem ai para o Maduro , iam deixar a galeria morrer de fome por lá …

Paulo
Paulo
Reply to  Alexandre
5 anos atrás

E mesmo com tanto petróleo os venezuelanos estão hoje morrendo de fome, não!?

Alexandre
Alexandre
Reply to  Paulo
5 anos atrás

Sim meu caro , se fosse bem administrado , a população por lá não estaria sofrendo como esta hoje , mas preocupam primeiro e roubar a população.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Alexandre
5 anos atrás

os eua são atualmente os maiores produtores de petróleo do mundo, ele vai se invadir então. e além do mais, eles compram petróleo da Venezuela não precisam invadir o país.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Carlos Campos
5 anos atrás

Se o cara pode pegar quase de graça , para quer vai querer comprar ?? No Iraque fizeram a mesma coisa , os caras nem tinham arma de destruição em massa , já estavam capengas desde a guerra do golfo , meu nobre da uma olhada nesse filme : https://www.imdb.com/title/tt6266538/ , ele da uma boa explanada sobre o motivos da invasão do Iraque.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Alexandre
5 anos atrás

De graça? tu sabe quantos barris de petróleo dá para se comprar com um tomahawk? tu sabe quanto por dia uma força tarefa da USNAVY gasta de comida, salário, diesel e etc, a Invasão do Iraque foi um erro mas não foi pelo petróleo, a operação tempestade no Deserto foi por petróleo, e foi muito bem executada, chutaram a bunda do Sadam até bagdá

Dodo
Dodo
Reply to  Carlos Campos
5 anos atrás

A 1 guerra do golfo foi o começo do fim da hegemonia americana na região, por incrível que pareça, se ouve um baita erro estratégico dos EUA em uma visão de longo prazo foi essa guerra, hoje olha só tudo que ocorreu como consequência direta ou indireta daquele conflito(guerras civis na região, revoluções islâmicas, surgimento de terroristas, aparecimento da Rússia e China na área, rearmamento e expansão do Irã arquerival do Iraque, crise da UE, surgimento da esquerda na Europa, fluxos migratórios, crise econômica de 2008). Gostando ou nao do Saddam, é inegável que ele era um ponto de estabilidade… Read more »

mcremp
mcremp
Reply to  Alexandre
5 anos atrás

Se fosse por isso não teriam esperado a infra-estrutura virar ferrugem. A Venezuela vai precisar de vários anos, e vários bilhões de dólares, para retomar sua produção.
Aliás, os EUA vão se “apropriar” do petróleo como, exatamente? A Venezuela vai virar outro Porto Rico? Vai permanecer sob ocupação militar?

Augusto L
Augusto L
5 anos atrás

A primeira bomba nos centros de comando e liderança desse governo chavista e as forcas armadas se desmobilizam na hora.
Não há vontade nem moral nas tropas venezuelanas para lutar pelo Maduro.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Na Segunda Guerra, Hitler dizia exatamente isso sobre a URSS.

mcremp
mcremp
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

O que mostra como sua inteligência era limitada. Não foi à toa que perdeu a guerra.

α Tau
α Tau
5 anos atrás

“Guerra é Paz; Liberdade é Escravidão; Ignorância é Força”

George Orwell

George Orwell – Um Aviso Final :

https://www.youtube.com/watch?v=_3741E2nh4Q

DanielJr
DanielJr
5 anos atrás

Não gostaria de forma nenhuma que acontecesse um conflito armado (muito menos junto com o Brasil), mas acredito que os EUA vão acabar fazendo alguma coisa para tirar Maduro de lá, nem que seja armar alguma resistência. Não é somente pelo petróleo e ouro, acredito que isso pode até se tornar secundário, já que os EUA compram ou compravam o óleo de qualquer forma. Acredito que um dos principais motivos para a retirada dos bolivarianos do poder seja que, se o governo de Maduro ficar lá e as coisas acomodarem não importando se o povo tem comida ou não, comece… Read more »

DanielJr
DanielJr
5 anos atrás

Na minha opinião, o petróleo e o ouro para os EUA estão meio que em segundo plano neste caso, eles já compravam até recentemente o óleo de lá sem problemas. Acredito que o principal motivo dos EUA tem para tirar os bolivarianos do poder é que, caso esses continuem governando, o país acabará tendo uma certa estabilidade (não importam as condições do povo nesta hipótese) e tenderá a financiar/auxiliar grupos de guerrilhas e produtores de drogas no continente, passagem ou abrigo no país, etc. Também acredito que os bolivarianos, junto com Cuba ou não, irão fomentar partidos políticos em vários… Read more »

Alexandre
Alexandre
Reply to  DanielJr
5 anos atrás

Meu nobre eu acho que é mais a parte econômica mesmo , poder comprar um petróleo mais barato , fazer parcerias comerciais com vantagens econômicas ( para os EUA é claro rsrsr ) , quer ver um exemplo os EUA tem uma grande parceria comercial com a Arábia Saudita , que todos nos sabemos que é regime de ditadura radical ( Monarquia), que mulher lá tem tratamento péssimo , e os EUA não falam levar a democracia por lá . Se o Maduro fosse um “parca” pro EUA , eles deixariam ele deitar e rolar por desde que , estivessem… Read more »

DanielJr
DanielJr
Reply to  Alexandre
5 anos atrás

Sim, entendo que o objetivo não é instalar a democracia e derrubar uma ditadura, o único problema aí é que a ditadura está do “lado errado”, se fosse de outro modo estaria tudo bem. Existem mais esses fatores em jogo do que somente o comércio, talvez que custe mais dinheiro aos EUA no longo prazo do que comprar matérias-primas a preço vantajoso no curto prazo.

Heitor
Heitor
Reply to  DanielJr
5 anos atrás

Não podemos nos esquecer do envolvimento de maduro e seus generais no narcotráfico. Mesmo que o Guaidó fale em anistia aos militares, muitos das altas patentes estão envolvidos e o cargo deles é a única garantia que não serão presos por isso e por diversos outros crimes. Eu temo, e me entristeço, que as chances de uma guerra só aumentam, e o Brasil pode não entrar, mas pode ser arrastado nela.

CRSOV
CRSOV
5 anos atrás

E pelo que eu li hoje parece que o Ministro da Defesa, que é um militar, cagou e andou literalmente para as palavras do Trump !!

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  CRSOV
5 anos atrás

O Ministro da Defesa Venezuelano é, como os demais generais de lá, militr só na farda! Na vida real são contrabandistas e narcotraficantes que foram presenteados com nacos do Estado Venezuelano por Maduro.

Heitor
Heitor
5 anos atrás

Pessoal… off-topic mas nem tanto. Maduro colocou tanques na fronteira com o Brasil, em reação a intermediação brasileira.

https://oglobo.globo.com/mundo/maduro-envia-tanques-militares-para-fronteira-com-brasil-23469527

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Heitor
5 anos atrás

Dei uma lida e pesquisei ouros sites tbm, parece que a treta vai ser braba mas os fins justificarão os meios, força, coragem e que Deus proteja nossos guerreiros nesta empreitada pra extirpar este câncer de nosso vizinho e trazer a estabilidade de volta ao continente e já mostrando nossa força e expressividade !!!

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

É aquela frase: “Esqueceram de combinar com os russos…” Foi assim a derrota dos EUA na Síria e provavelmente será assim na Venezuela! O Assad continua rindo atoa.

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

Mi mi mi… O EUA não conseguiu tirar o Assad do poder! Fugiu da Síria de tanta vergonha! Portanto digo que o Maduro só sairá “se” for pelas mãos da Rússia!

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

Os fantásticos Tomahawk não conseguiram encontrar o Assad! Fato!!!

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

Trump quer usar a Venezuela para tentar apagar o fracasso que foi na Síria! Tentar fazer ali o que não conseguiu lá…

mcremp
mcremp
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

Você acredita mesmo que o Obama (aquele que visitou Cuba e só faltou abaixar as calças para os Castro) queria tirar o Assad?