Home Noticiário Internacional Ex-diretor do FBI afirma que Trump quer guerra na Venezuela por causa...

Ex-diretor do FBI afirma que Trump quer guerra na Venezuela por causa do petróleo

8254
242
Andrew McCabe durante conferência em 2017. Foto – JIM WATSON – AFP

Declaração, que teria sido feita pelo presidente em 2017, está em livro Andrew McCabe, demitido dias de se aposentar

WASHINGTON — Em julho de 2017, em um encontro particular com funcionários de Inteligência, o presidente Donald Trump teria questionado por que os EUA não estavam em guerra com a Venezuela, observando que “eles têm todo esse petróleo e estão na nossa porta dos fundos”. A afirmação aparece em uma passagem de um livro do ex-diretor do FBI, Andrew McCabe — que tem um relacionamento conturbado com o presidente.

“Eu não entendo porque não estamos olhando para a Venezuela. Por que não estamos em guerra com a Venezuela? Eles têm todo o petróleo e estão na nossa porta dos fundos”, teria dito o presidente dos EUA, segundo McCabe. Ele foi informado das declarações por outro agente do FBI, que estava presente na sala.

De acordo com os trechos do livro, o presidente fez os comentários durante uma reunião sobre espiões russos. “Esse (Venezuela) é o país com o qual deveríamos entrar em guerra”, teria dito Trump. Se as declarações forem verdadeiras, podem explicar, em parte, o forte interesse do presidente americano em derrubar o presidente do país, Nicolás Maduro.

Na última terça-feira, o ex-diretor do FBI explicou os comentários em uma entrevista a Lawrence O’Donnell, da MSNBC.

“Essas declarações nos deixaram profundamente preocupados”.

McCabe e Trump tem um longo histórico de desavenças. O presidente criticou Jill McCabe, mulher de Andrew, por receber apoio do Partido Democrata da Virgínia e de um PAC ligado a Hillary Clinton quando ela concorreu a uma cadeira no Senado estadual. Trump também atacou o próprio McCabe no Twitter diversas vezes, chamando-o de mentiroso, “perdedor” e “fantoche”.

McCabe foi demitido em janeiro de 2017 pelo então procurador-geral dos EUA, Jeff Sessions, dias antes de se aposentar, decisão que lhe retirou parte da aposentadoria. A demissão aconteceu após mais de um ano de críticas de Trump e de líderes republicanos, que o acusavam de ser próximo dos democratas.

No comunicado oficial que justificava a decisão, Sessions esclarecia que uma investigação interna do FBI e do Departamento de Justiça concluira que McCabe deu informações, de forma não autorizada, a meios de comunicação e mentiu, mesmo sob juramento.

Em março de 2017, o próprio Sessions se declarou impedido de supervisionar a investigação sobre a campanha eleitoral de Trump, por ter feito parte da campanha.

Ameaças contínuas

Trump já fez várias ameaças de guerra contra a Venezuela. Em agosto de 2017, perguntou continuamente a seus principais assessores sobre uma opção militar para derrubar Maduro e reprimir a crescente crise política e econômica no país, de acordo com vários relatórios.

H. R. McMaster, então conselheiro de Segurança Nacional, foi contrário, explicando ao presidente que uma invasão provavelmente não funcionaria e colocaria aliados regionais contra os EUA.

Apesar disso, um dia depois de ter conversado com McMaster, Trump ameaçou publicamente uma “opção militar” para a Venezuela enquanto conversava com repórteres em seu clube de golfe em Bedminster, Nova Jersey.

O governp Trump continua dizendo “todas as opções estão na mesa” quando se trata da Venezuela, o que significa que uma opção militar ainda é viável.

FONTE: O Globo/Agências Internacionais

242
Deixe um comentário

avatar
88 Comment threads
154 Thread replies
4 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
100 Comment authors
Gonçalo Jr.pauloMARCELO MOREIRABinhoJota Ká Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Gorgoroth
Visitante
Gorgoroth

Japão daquele tamanho e consome mais que o Brasil.
Não sabia.

Ps: Agora vai chover este tipo de historia.

Júlio Costa
Visitante
Júlio Costa

O consumo de petróleo é varia de acordo com o tamanho da economia e com a matriz energética de cada país. A matriz energética mais utilizada no mundo e no Japão, China e Estados Unidos são as termoelétricas. Por isso o alto consumo de petróleo dessas nações.

Socrates
Visitante
Socrates

Que papo furado…sempre esse papo furado de petróleo. E os 3 milhões de refugiados, o país destruído, matança de manifestantes? esse argumento de petróleo NÃO existe nem no Kuwait ocupado pelo Saddam em 1991 e nem hoje com a ditadura do Maduro. Esse argumento é um prato cheio para aqueles que são covardes e não querem encarar a realidade dos fatos, principalmente brasileiros que querem fugir desse vespeiro criado pela elite brasileira: grupos de extrema-esquerda na Venezuela. O Brasil foi o maior financiador dessa ditadura e agora corre de suas consequências, esperam os americanos e europeus colocarem ordem na casa.… Read more »

Gorgoroth
Visitante
Gorgoroth

Como eu disse, agora o bando de fracassado/frouxo vai criar teorias do tipo.
Um comentou que é “militar” e não deseja intervenção para não colocar “o dele na reta”

Patético.

Alexandre
Visitante
Alexandre

Fui eu que fiz a tal afirmação meu nobre , se intervenção ocorrer , só quero lembrar se houver o conflito eu como militar ” com o meu na reta ” , vou ter que ir lá cumprir a missão que foi a mim dada , e não você , já parou para pensar nisso ?? ahhh tudo bem eu ” sou patético mesmo ” , mas só acho que a realidade da guerra não é um jogo de Call OF duty . PS( já servi dois turnos em missão de Paz da ONU Angola e Haiti , já vi… Read more »

Junior
Visitante
Junior

Alexandre nem perca o seu tempo argumentando com um energúmeno desses, esses são os mais covardes de todos, ficam sentadinhos na frente do pc, ou com o iphone na mão incentivando para irmos a guerra. Fazem isso porque sabem que não é o deles na reta, eles estão bem seguros no conforto do seu lar caso uma guerra estoure

Gorgoroth
Visitante
Gorgoroth

O guardinha de supermercado ficou triste foi?
Engole o choro.
Iphone não é um S9

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Gorgoroth
Passe na Tia Stella e retire sua passagem. Mickey, Pato Donald e Pateta estão te aguardando.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Limpe seus pés antes de entrar pela porta dos fundos dos EUA.

Alessandro
Visitante
Alessandro

Tanto lá como cá, tem seus traíras!!

Fala sério vai, a Venezuela já vende a “preço de banana” 50% do seu petróleo para os EUA que é o maior produtor mundial.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Prisão para esse Guaidó e o seu séquito de traidores.
Acusação de traição e sedição.
A punição nós já sabemos qual seria.

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

Se informe melhor! Guaidó está apenas seguindo o “livrinho”, que impõe ao chefe do legislativo assumir interinamente o poder no caso de vacância do cargo de presidente tal como é o caso visto ser Maduro usurpador.

Ou seja, a sedição e a traição são por parte de Maduro e não de Guaidó, que apenas segue a carta magna.

ODST
Visitante
ODST

Na lista de maiores produtores o EUA aparece em terceiro.

francisco
Visitante
francisco

Os USA são o maior consumidor.

Carlos Campos
Visitante
Carlos Campos

ODST seus dados já são atrasados os EUA, superou Rússia e Arabia Saudita

Brunow Basillio
Visitante

Dados atuais , os americanos superaram a Rússia no final do ano passado , esta começou a cortar produção para elevar os preços que estava caindo..
https://www.eia.gov/todayinenergy/detail.php?id=37053

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

A origem dos EUA é baseada em tirar as coisas dos outros.
Foi assim com os índios e foi assim com o México.
Em tempos hodiernos, sofisticou um poco mais essa exploração e fez o que fez na América Central, América do Sul, África e etc.
Agora, já basta!
Outros atores mais poderosos chegaram e o Mundo está mudando de forma acelerada.

Oráculo
Visitante
Oráculo

Conte mais sobre esse “atores mais poderosos”. Quem seriam eles. A Russia? Que não consegue fazer entrar em produção um caça de 5 geração, coisa que os Yankees possuem desde 2005 e já estão produzindo em série seu segundo tipo de avião? E que cujos poderosos e propagados sistemas anti-aéreos não conseguem enchergar os F35 do Tio Jacob passeando pela Síria? E cuja economia já está em crise dependendo das exportações de gás para os países da OTAN? Ou a China, que demora mais uns 30 anos para chegar em condições de IGUALAR a frota americana do Pacifico? E que… Read more »

Dodo
Visitante
Dodo

Oráculo seu comentário possui uma série de erros, o primeiro é que o ataque do f35 na Síria foi contra um sistema pantsir desativado que não estava de alerta( como o próprio chefe da força aérea israelense confirma, Se o f35 fosse ta o bom assim, então porque uma série de países inclusive Israel está preferindo adquirir bons e velhos f15 no lugar de novos f35 ? Simples pq como o Roberto caiafa disse, o f35, tal como o su 57, o t14 armada etc… são ” protótipos ” ainda em fase de teste e aprimoramento, não esta o realmente… Read more »

MGNVS
Visitante
MGNVS

Dodo
Nem perca seu tempo.
Por mais que sua analise tenha sido logica e pautada pelo bom senso os MAV’s de direita e os “bolsominions” sao iguais a cavalos usando uma viseira, ou seja, so olham numa direçao. Eles falam que os russofilos/esquerdistas sao cegos, mas nao enxergam essa cegueira neles mesmos. E por vc ter feito um comentario imparcial entao logo vai receber o titulo de “isentao”.
Igual eu disse, nem perca seu tempo.

francisco
Visitante
francisco

O Bolsonaro atacou a China, a Russia, prometeu sair dos BRICS, acabar com o Mercosul, transferir a embaixada para Jerusalém e o pior prometeu se alinhar de corpo e alma com os USA.
Agora que a ficha começou a cair e o novo governo viu que precisa muito dos mercados da China, Russia e Oriente Médio foi preciso o Gel. Mourão tomar as rédeas e acalmar os árabes e tratar diretamente com a China e Russia.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

E o pior MGNVS.
O sujeito vai para o Youtube e assiste um asno falando que Hitler era esquerdista e sai reverberando por aí.
E eles nem têm vergonha disso.
A ponto da Chancelaria alemã lacrar: ‘Hitler era de extrema direita.

Felipe
Visitante

E o F-35 avariado por um velho S-200 Sirio, esqueceu ou fingiu que não viu? Ou acreditou na historinha de Israel que ele se avariou sozinho?

Victor Filipe
Visitante
Victor Filipe

Quero ver é provas. falar todo mundo fala, mas nunca ninguem viu nada provando

Jacinto
Visitante
Jacinto

A nossa também Antonio. Também fizemos coisas horrorosas com os índios (os bandeirantes) e também expandimos nosso território às custas dos territórios dos outros (tratado de Tordesilhas e os bandeirantes de novo). E se você tiver a oportunidade de visitar alguns dos nossos vizinhos, notadamente a Bolívia, o Peru e o Equador, você descobrirá que eles têm pelo Brasil a mesma impressão de que são explorados pelo Brasil.

Rafael Coimbra
Visitante
Rafael Coimbra

Cite 1 mais poderoso…. não vale o power rangers!

Dodo
Visitante
Dodo

Rafael essa coisa infantil de 1, 2, 3 mais poderoso é de uma imbecilidade… que se dane isso, nos temos que parar com essa coisa de competição escolar e trabalhar para desenvolver as nações e o planeta. Francamente….

Kemen
Visitante
Kemen

A verdade é a seguinte, o passado da formação dos Estados Unidos é muito feio no entender da nossa sociedade atualmente, mas era naquela época era? Tudo que escreveu ai encima tem seu fundo de verdade no nosso conceito atual, a exterminação dos índios, a tomada de 70% do território do antigo Mexico, a tomada de Cuba, Porto Rico, Filipinas e varias ilhas do Pacifico da Espanha sob falso pretexto, a intervenção militar no México, forçou a separação do Panama da Colombia para abrir o canal do Panama e a região proxima como dominio norte americano, a guerra da Coréia,… Read more »

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

E ainda, percebe-se a falta de respeito: ‘Eles estão na nossa porta dos fundos’.

XFF
Visitante
XFF

Qualquer um sabe disso. Eles querem o petróleo da Venezuela. A desculpa sempre a mesma ,ajuda humanitária, Arma nuclear e proteção civil. A desculpa sempre a mesma. Usaram essas desculpas no Iraque, Síria, Líbia e agora na Venezuela. A narrativa é a mesma de sempre…

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

E tem sempre um sujeito da estirpe de um Guaidó para fazer o papel sujo de tentar entregar o País para os EUA..

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

O papel sujo é o de Maduro, mas ele vai cair sem que Rússia e China nada possam fazer.

Aceite

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

Fácil falar quando vocês está aqui com as suas refeições diárias garantidas e sem o Governo acabando com as suas liberdades.

Felipe
Visitante

As sanções não influenciaram isso?

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

Já havia fome antes das sanções Felipe

Tente outra vez

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

E vc está muito preocupado com a fome dos venezuelanos. Preocupe-se, primeiro, com os famintos da favela perto de vc. E são milhões deles.

Marcos
Visitante
Marcos

Mas o PT não tinha acabado com todas as formas de pobreza no Brasil?

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Sim. Tinha melhorado muito. Piorou a partir de 2016.
E hoje o IBGE trouxe um mapa devastador da situação de desemprego, subemprego e dos desalentados no Brasil.

colombelli
Visitante
colombelli

E o desemprego e a crise sugiram no dia seguinte à deposição da mandioqueira? deixe de ser infantil

Marcos
Visitante
Marcos

Ateo fim do despostimo e cleptocracia do PT e acessórios.
Aponte 5 favelas que foram transformadas em bairros funcionais, ou seja, presença do estado, saúde, educação, segurança, saneamento, e etc

Não vale contratos bilionários para construir bondinhos.

Kings

Você é a viva prova de porque o Brasil e outros mais serem 5 mundo

Sequim
Visitante
Sequim

Não, meui caro, apenas atenuou, a ponto de conseguir tirar o Brasil do mapa da fome mundial. Não se acaba, em 16 anos, com 500 anos de exploração e injustiças. Informe-se melhor.

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

A redução da fome no Brasil se deu de forma mais significativa do final dos anos 80 até 2001-2002. Aí a depredação institucional e corrupção generalizada havidas de 2003 a 2016, ao provocar a maior recessão da nossa história, lançou o país de volta no mapa da fome.

Essa é a verdade!

Sequim
Visitante
Sequim

A redução da fome se deu até 2001-2002… Deixe-me ver: Se deu em 1998, quando o Brasil quebrou pela política neoliberal irresponsável que levou o País , de joelhos , ao FMI e jogou os juros da SELIC a 45% ao ano, arrebentando com os investimentos produtivos? Ou será que se deu em 1998/1999 quando o índice de desemprego chegou a 20% , em razão de uma política econômica irresponsável de desindustrialização? Ou será que foi em 1999, quando o câmbio explodiu e provocou uma recessão gigante que paralisou a economia nacional ? Tireless, eu disse e repito: defenda sua… Read more »

MGNVS
Visitante
MGNVS

XFF
Exatamente isso.
Se os EUA estivessem realmente preocupados com a democracia e com ajuda humanitaria entao eles ja teriam derrubado a Ditadura da Arabya Saudita que trata as mulheres como lixo e principalmente pelo fato de ser o país de onde vieram a maioria dos terroristas dos atentados do 11 de setembro.
Mas parece que ser “aliado” do “Ocidente” faz com que os EUA fechem os olhos para muitas “ditaduras amigas”.

Lucas
Visitante
Lucas

Verdade.
Essa narativa de os EUA tão fazendo o bem chega a ser engraçada de tão infantil.
Me surpreendo como um monte de adulto compra essa ideia.

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

Arábia Saudita é uma monarquia, informe-se melhor da diferença para uma república antes de ficar destilando retórica de DCE

MGNVS
Visitante
MGNVS

HMS TIRELESS
Nao distorça o tema para se ajustar a sua ideologia e para dar desculpas esfarrapadas do porquê os EUA nao impoe sancoes contra a Arabya Saudita igual eles fazem com o Iran e a Venezuela.

TODOS aqui sabem q a Arabya Saudita é uma monarquia e nem por isso deixa de ser uma Ditadura Teocratica Fundamentalista Islamica onde o povo tbm tem os direitos cerceados igual no Iran e Pakistao. Vcs so nao falam nada pq fecham os olhos qndo os “ditadores” sao “aliados do Ocidente”.

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

No Iraque foi por que o mesmo iria passar a negociar petróleo na base do ouro(destruíram o país, retiraram um ditador que mantinha os malucos extremistas na rédia e deixaram crescer o Isis que lhes deu mais dor de cabeça que tudo), ,na Líbia idem (ouro ou euro e outro país que virou bagunça) e ambos enfraqueceriam o poder do dolar que é o único calcanhar de Aquiles do titio Sam. Síria e Venezuela , diminuir o poder de influência Russo(na Síria não deu certo mas na Venezuela creio que serão mais incisivos por estar bem mais próximo). Não existe… Read more »

MGNVS
Visitante
MGNVS

Tomcat4.0
Nesse comentario eu concordo totalmente com vc.

Faço só um adendo: se os EUA querem ser os “xerifes do mundo” entao eles que arquem com suas proprias empreitadas sem envolverem outros países nisso.

Os EUA que arquem sozinhos com os prejuizos militar e financeiro que estas “invasoes” causam.

Vai chegar um momento em que vai acontecer com os EUA o msmo q aconteceu com Roma, vao faltar recursos para bancar essa maquina de guerra msmo o dolar sendo a moeda de lastro.

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Não é impossível o tio Sam quebrar a máquina de guerra, mas antes disso Rússia e China já foram pro brejo da quebradeira e já até fedem!!!rs

DENYS
Visitante
DENYS

pq você não vai morar na venezuela??? qual e problema comer carne de cachorro e sobreviver com 1 dolar por mês??

Willber Rodrigues
Visitante
Willber Rodrigues

É agora que a esquerda vai a loucura…

Zezão
Visitante
Zezão

Roraima depender do linhão da hidroelétrica de Guri é uma vergonha , um atentado descarado contra a nacionalidade já que os bugres e os rapazes do vaticano vetam a construção do linhão Manaus-Boa vista. Os responsáveis de ontem e de hoje por este crime lesa-pátria deveriam ser todos …responsabilizados.

Júlio Costa
Visitante
Júlio Costa

Essa linha estava inserido no projeto de Belo Monte. O objetivo era integrar toda a malha elétrica do país. Mas devido a três reservas indiginas que estão na rota dessa linha. Esse caso está no STF.

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Se a terra é dos índios, então passa o que eles quiserem por lá, ora mas o que é isso? Quer dizer que o estado pode entrar nas terras dos outros, dizer “vou colocar isso aqui” e o dono que aceite calado? Não é assim que banda toca não, esse negócio de função social da propriedade privada é a maior fanfarronice que existe.

mcremp
Visitante
mcremp

O Problema é que esse direito só vale para os índios. Para os demais brasileiros, o estado entra, diz “vou colocar isso aqui”, e acrescenta “entro de novo sempre que precisar fazer uma manutenção”.

Marcos
Visitante
Marcos

Tá “serto”, o petroleo que sai da Venezuela e vai pro EUA hoje é roubado pelo Tio Sam e ele não paga alguns bilhões pro Maduro…

Chevalier
Visitante
Chevalier

Esse é aquele ex-diretor do FBI sem vergonha que foi pego mentindo numa investigação interna né? Por isso foi demitido pouco antes de se aposentar. Isso já diz tudo. Ele tá ressentido e odeia o Trump, perdeu a aposentadoria, agora passou pro outro lado, então fala isso para marcar pontos na arena política, tentando desgastar o presidente.
Atentem que isso saiu no Globo, jornal abertamente hostil ao Trump e ao Bolsonaro, o que não quer dizer automaticamente que é mentira, mas tem credibilidade muito duvidosa.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Sim. É aquele que está contra um Presidente acusado da manipulação nas eleições e perjúrio e que pode ser apeado da Casa Branca por estas falcatruas..

Chevalier
Visitante
Chevalier

Lá vem o vermelhinho mentiroso. Deve tá ganhando $ do ParTido para dar sua versão da narrativa por aqui…
Vamos lá, após 2 anos dessa investigação ridícula criada pelos democratas só para manter a narrativa quente, o comitê do Senado recentemente divulgou que não se encontrou, até agora (após 2 anos) NENHUMA evidência de “collusion” com os russos. Os pupilos reais dos russos e dos chineses se chamam democratas.

francisco
Visitante
francisco

Para não cair o Trump já está cedendo em tudo o que a industria bélica e Wall Street querem.
Antes de assumir o discurso é que os USA não fariam mais intervenções em nenhum pais, agora a retórica mudou. Afinal a indústria norte-americana se sustenta às custas das guerras.

Marco Antônio
Visitante
Marco Antônio

Está errado. O setor de serviços já superou, em termos de importância econômica, a industria. Segue um link para elucidar tal fato (http:// prntscr.com/mopbg8)

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

Democracia é isso aí! Chefe do executivo que comete crime perde o cargo! Bem diferente das autocracias, ditaduras totalitárias e regimes fascista que você venera!

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Democracia é povo ter condições de vida. Saúde, educação, habitação, emprego e segurança.
Não ter isso e votar é apenas escolher para quem vc vai reclamar e nunca ter nada.
Fica tudo como está.
As pessoas estão fartas disso.

Jagderband#44
Visitante
Jagderband#44

Então EUA, AUS, JP, GB, GER, SUÉCIA, DIN, etc, são democracias.
Mas… eles não são do mal?

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Sim. São do mal. E devem ser, digamos, ‘contidos’.
Sinto muito, mas o processo já começou.

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

As pessoas apenas conseguem saúde, habitação, emprego e segurança dentro de uma democracia, que vai muito além de eleições pois passa por separação de poderes, check and balances e liberdade de imprensa dentre outros fatores e que não existem na Venezuela, na Rússia, na China e no Irã.

Ademais o “Estado Forte” (na verdade Estado Ditatorial) que você defende com unhas e dentes serve apenas para fabricar injustiças e desigualdade social, ao contrário das democracias.

Aceite

colombelli
Visitante
colombelli

bom o povo ser usado de gado sendo mantido na miséria é bem a estratégia do PT. Olha onde eles fazem voto se não é nas regiões que são e condinuam sendo as mais miseráveis. Votas apenas para escolher e ser usado é uma descrição perfeita do que o pt almejou com o assistencialismo. Justamente porque as pessoas estão fartas disso varreram esta escumalha do poder

Bosco
Visitante
Bosco

Antônio,
Mas há um monte de países que tem tudo isso e você os qualifica de lacaio dos EUA, enquanto outros que não têm você qualifica de democracias só por serem completamente antagônicas aos EUA.
Você não engana ninguém nesse blogue. Todo mundo sabe que democracia pra você é ser governado por uma ditadura comunista.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Eu quero ver o dia em que esses países deixarem de atuar junto a outros países pobres, com multinacionais, bancos, empréstimos governamentais e muitas outras coisas e deixarem de enviar seus gordos lucros para as matrizes.
Aí eu quero ver o ‘padrão de vida’ deles.

Augusto L
Visitante
Augusto L

Me parece fora de contexto essa reportagem da Globo. O diretor colocou em um livro, uma suposta afirmação que ouviu de outro agente e a reportagem trata como se o ex-diretor afirmasse e sem considerar a situação.
É na ânsia de criticar o governo Bolsonaro, acabam lesando o pais e a politica externa, que finalmente conseguiu montar um cerco à maduro.
A Folha todo dia solta uma Fake news, querendo criar rachas entre o governo e militares.
E ainda se dizem jornalistas.

Dodo
Visitante
Dodo

É por essas e outras que eu não vejo mais nada na mídia tradicional. Tv pra mim ? Nem sei mais o que é

Foragido da KGB
Visitante
Foragido da KGB

Pura dor de corno de um socialista sabiamente demitido pelo Trump.

Claudio Machado
Visitante

Nem com provas, nem escrevendo um livro, o brasileiro autoideologizado consegue acreditar nas declarações vindas de um ex-diretor da agência de espionagem mais conhecida do mundo, o nível de retardatismo chegou ao limite máximo, hoje, um bolsonarista é tão fanático quanto um petista.

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Ahem… só uma correção de um não-bolsonarista, mas a declaração, que por sinal relata algo que havia sido relatado ao autor a mais de dois anos atrás, é de um ex-diretor do FBI e não da CIA. O FBI não é uma agência de espionagem, mas sim uma agência de investigação criminal que também tem a incumbência de investigar possíveis espiões operando em solo americano e não tem qualquer responsabilidade por coleta de inteligência estrangeira.

Então, por favor, antes de afirmar categoricamente alguma coisa, tente pelo menos entender o básico sobre o que está falando. Ajuda bastante na argumentação.

MGNVS
Visitante
MGNVS

Claudio Machado
Perfeito seu raciocinio.
Muitos aqui falam da cegueira ideologica dos petistas mas os bolsonaristas sao iguais a eles, e pior, se recusam a enxergar o obvio.
O Brasil é o país da piada pronta e os brasileiros que brigam por causa de politicos sao os verdadeiros bobos da corte.
Bolsonaro/PSL e Lula/PT sao iguais. Os dois sao corruptos, so a bandeira que mudou da cor vermelha pra verde.
E que comece o mi.mi.mi. dos bolsominions pq eles vao ser os primeiros a vir aqui “chorar”… mas aceitem: Bol.so.na.ro. tbm é corrupto.

WVJ
Visitante
WVJ

Tantos indícios vão minando a moral do presidente. Nossa sorte é Mourão, o cara; ele e demais generais, claro. Parece que sabem muito bem o jogo que se está jogando ali na Venezuela. Se nosso alto comando fosse burro já estaríamos preparando a invasão ao vizinho, fazendo exatamente o que o Trump espera de nós. Sábado pode acontecer alguma armação para nos colocar contra os hermanitos, ou vice-versa. Pode aparecer foto de carregamento de armas em furos ao bloqueio pela selva e algum satélite capturar a cena; muitas possibilidades de armação. Fizeram pressão para cooperarmos por algum motivo, é preciso… Read more »

MGNVS
Visitante
MGNVS

WVJ Ainda bem que temos um Alto Comando Militar inteligente e que nao vai deixar que os EUA nos usem como “boi de piranha” para entrar num conflito que nada tem a ver conosco. As Forças Armadas Brasileiras nao sao fantoches de naçoes estrangeiras, sejam elas os EUA, Russia, China ou Israel. Creio que nosso Alto Comando Militar ira “aconselhar” bem o nosso presidente a nao passar atestado de burro para os EUA igual FHC fazia com o Clinton. Deixem EUA e Colombia se afundarem no lamaçal que sera uma guerra contra esses malditos milicianos bolivarianos e narcotraficantes de “mierda”.… Read more »

francisco
Visitante
francisco

Só acreditam n o que querem.

colombelli
Visitante
colombelli

otimo, que faça por sua conta e risco então. Problemas deles. não nossos

MGNVS
Visitante
MGNVS

Sr.Colombelli Nesse comentario eu concordo plenamente contigo. Se os EUA querem ser os “xerifes do mundo” entao eles que arquem com as responsabilidades e prejuizos financeiro e militar que virao disso. Os EUA so nao podem mais usar a desculpa “esfarrapada” de “ajuda humanitaria” pq essa nao cola mais. Todo mundo sabe que o motivo é o petroleo. Se a questao fosse realmente ajuda humanitaria entao o primeiro país a ser invadido e “libertado” deveria ser a Ditadura Teocratica da Arabya Saudita por causa do que eles fazem com as mulheres la. Os venezuelanos abraçaram esta politica populista “chavista” ha… Read more »

francisco
Visitante
francisco

Assim como o Brasil se livrou do PT e poderá tambem, em futuro próximo, se livrar do Bolsonaro e seus bolsomínios, os Venezuelanos que se livrem do chavismo, pelo voto.
Os USA e principalmente o Brasil, que adotou o princípio do não intervencionismo (Art 4º da CF/88) não tem nada a ver com isso:

Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

I – independência nacional;

III – autodeterminação dos povos;

IV – não-intervenção;

V – igualdade entre os Estados;

VI – defesa da paz;

VII – solução pacífica dos conflitos;

Bosco
Visitante
Bosco

Francisco,
Você deve ser um petista enrustido por colocar o Bolsonaro no mesmo balaio do PT. Só pode!
Tem ou quer ser muito ingênuo (coisa que você não é porque sabe até citar a CF) ou simplesmente ter má fé em acreditar cegamente nessa oposição vergonhosa e antidemocrática e para dar crédito a essa mídia criminosa que chafurda na lama atrás até de um pum do Bolsonaro e sua família e não dar chance à dúvida.

WVJ
Visitante
WVJ

É bom estar afinado convosco.

ODST
Visitante
ODST

Antes de a Venezuela virar uma ditadura não existia sanções, e mesmo assim o país se afundou sozinho na lama. As sanções só chegaram depois.

francisco
Visitante
francisco

Por influência dos USA e o apoio da Arábia Saudita, os preços do petróleo caíram artificialmente para prejudicar a Venezuela e o Irã, cujos principais produtos de exportação são o petróleo. Agora com a Venezuela ocupando a presidência da OPEP (desde 01 de janeiro) os USA perdem o controle sobre o preço do petróleo. Dai os USA partem para as sanções.
As sanções são somente a fase dois da guerra hibrida que os USA mantem contra esses dois países.

Agnelo
Visitante
Agnelo

O valor do petróleo caiu para inviabilizar a exploração do xisto betuminoso pelos EUA.

Carlos Campos
Visitante
Carlos Campos

larga de mentir, foi uma guerra da Arabia Saudita com os EUA, para inviabilizar a extração de petróleo de xisto nos EUA, os EUA agora são os maiores produtores de petróleo do mundo

Paulo Costa
Visitante
Paulo Costa

voce esqueceu também dos ET’s que conspiraram junto com a mafia para mote do chaves kkkk

so rindo desses caras que inventam essas coisas …

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Parem as sanções que a situação volta ao normal.

Paulo Costa
Visitante
Paulo Costa

a Venezuela ja estava na mesma antes das sanções por causa das politicas irresponsáveis, fraudulentas e corruptas dos seus governos ditatoriais

COIN
Visitante
COIN

Fortalecimento do dólar. O preço é dado em dólar e por este ter se enfraquecido durante a década de 2000 o barril disparou. Começou a se fortalecer o preço caiu.

Mas não é motivo da crise venezuelana.

COIN
Visitante
COIN

Eis o motivo da crise na Venezuela: Em meados dos anos 2000 governo populista de Hugo Chávez resolveu expandir os gastos públicos, como parte do seu programa socialista de governo. Mas como a Venezuela é um país pobre, não o poderia fazer por meio de aumentos de impostos (algo impopular). Por sorte, o dólar começou a perder força no começo dos anos 2000, o que forçou o preço do barril pra cima continuamente. Lógico, o preço do petróleo é cotado em dólar, se este perde valor, o preço do barril subirá. E o que isso significou? Que eles poderiam passar… Read more »

Alexandre ziviani
Visitante
Alexandre ziviani

Esta matéria do Globo parece mais aquelas notícias de jornais de DCE que eram distribuídas aos alunos na Universidade em que eu estudava.que horror!!

Blind Mans Bluff
Visitante
Blind Mans Bluff

HR McMaster foi o capitao em comando da Eagle Troop durante a batalha de 73 easting na 1a Guerra do Golfo.

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

Por que a China e Rússia que são bondosas e contém todas as virtudes do planeta não compram toda a produção de petróleo da Venezuela ?

Mesmo que fizessem isto, os bolivarianos, assim como os ptistas, são tão incompetentes que hoje a a PDVSA produz 1/3 do que produzia antes.

Então a crise é interna mesmo assim.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

A Rússia e a China devem enviar tropas à Venezuela e acabar logo com o assanhamento dos EUA.

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

Se não enviaram antes não vão enviar agora….

Conforme-se! Maduro vai cair e China e Rússia nada pode fazer.

nonato
Visitante
nonato

Maduro não vai cair
Antônio irá lá pessoalmente proteger Maduro, seu ídolo.

jonny
Visitante
jonny

dois bombardeiros fizeram uma visitinha, o recado é claro, se os EUA se intrometerem nos interesses desses dois paises…

Bosco
Visitante
Bosco

O que o Antônio disser podem apostar no contrário. Ele disse que o Trump não ia ser eleito, ele disse que o Lula não ia ser preso, ele disse que o Bolsonaro não ia ser eleito…
Antônio, seja bonzinho e me diga quais os 6 números da Sena que você tem certeza que não vão cair.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

O Governo atual vai dar certo.

MARCELO MOREIRA
Visitante
MARCELO MOREIRA

Ele está se referindo ao governo atual do Maduro…kkkk

Elton
Visitante
Elton

Deixa de ser inocente os Il76 da Rússia,pousam direto no aeroporto de Damascos mas isso não impede os F16 israelenses de bombardearem os hangares de depósitos iranianos no mesmo aeroporto.

Paulo Costa
Visitante
Paulo Costa

A Russia é estratégica e não vai se expor jamais e se sujar internacionalmente por coisa pouca como a Venezuela.

Enviar tropas, aviões, navios e custoso e demorado pra se efetuar, precisa de muito planejamento e nao teria retorno nenhum.

Jacinto
Visitante
Jacinto

China e Rússia ficam com boa parte da produção da Venezuela. Só que isso é um dos fatores que afundaram a economia venezuelana. Isso porque a Venezuela pegou crédito junto a estes países e comprometeu-se a pagar o empréstimo em petróleo, que é fornecido abaixo do preço de mercado. Com isso, criou-se uma situação em que: a Venezuela produz menos petróleo (2008; 3,3 milhões b/d. 2018: 1.3 mi b/d), parte deste petróleo é entregue à China e à Rússia sem recebimento de dinheiro e o que sobra é vendido no mercado por um preço inferior aos que venezuelanos estavam acostumados.… Read more »

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Os EUA estão unindo o útil ao agradável, simples assim.

MGNVS
Visitante
MGNVS

Alex Nogueira Gosto dos seus comentarios pq mesmo sendo pro-EUA vc ainda preserva uma certa imparcialidade. Mas nesse aqui eu discordo de vc. Diga, qual seria a sua reacao quando um presidente dos EUA disser isso sobre o Brasil? Na fala de Trump substitua o país Venezuela por “Brazil” na “nossa porta do fundo”, e entao, eles ainda estariam unindo o “util ao agradavel”? E por favor, nao venha com a desculpa de outros foristas aqui que vao dizer que “o Brazil é aliado” dos EUA… e bla…bla…bla… pq atualmente a geopolitica internacional é movida apenas por interesses… amanha o… Read more »

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Olá MGNVS, obrigado por acompanhar meus comentários. Vejo essa situação da Venezuela como um aprendizado, outrora realmente poderiamos ser nós ao invés deles, pois dependendo do resultado das últimas eleições, estariamos certamente apoiando o Maduro ao invés do Trump, o que de fato nos traria maiores problemas do que simplesmente ter que tomar uma posição firme contra o ditador venezuelano. Dada a nossa última escolha política, conseguimos um “sopro” de vida contra o bolivarianismo/socialismo/comunismo que estava se entrando na América do Sul, e dessa forma, hoje, podemos dizer que nos alinhamos nos trilhos da política ocidental novamente. Esse alinhamento vai… Read more »

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

“contra o bolivarianismo/socialismo/comunismo que estava se entrando* na América do Sul” – leia-se entranhando, diga-se de passagem, através do Foro de São Paulo.

MGNVS
Visitante
MGNVS

Alex So faço um adendo (e vc tem todo direito de discordar dele se quiser): no meu ponto de vista, msmo com o atual governo, ainda assim o Brasil nao pode ser considerado um “aliado” mas tao somente um “parceiro” . Pra mim o Brasil tem que investir mais em pesquisa e desenvolvimento e tbm nas nossas Forças Armadas e nao deve confiar em nenhum aliado visto que os EUA msmo “espionam” os proprios “aliados” como foi o caso da Alemanha, França e ate o Israel. Devemos nos preocupar com os nossos proprios interesses que mais cedo ou mais tarde… Read more »

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Exato MGNVS, concordo plenamente com seu ponto de vista. Eu particularmente sou a favor de um estreitamento de relações com os EUA por diversas questões que vão desde o posicionamento geográfico, político, cultural e militar, por possuirmos doutrina em grande parte desenvolvida por eles… mas para por ai. Entendo também que ainda estamos longe de sermos considerados aliados de primeiro escalão, e sinceramente, acho melhor não o ser, pois isso nos traria muito mais implicações do que gostaríamos e conseguiríamos lidar no curto e médio prazo. Acho que ser considerado tão somente “parceiro” já está de bom tamanho. Vejo também,… Read more »

MGNVS
Visitante
MGNVS

Alex
Perfeito!
Nada a acrescentar.
É sempre bom debater com foristas que iguais a vc sabem analisar os dois lados da questao sem levar os comentarios para o lado pessoal.

Bardini
Visitante
Bardini

Complicado os americanos roubarem mais do que a quadrilha do ditador…

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Normalmente, os EUA compram os ditadores.

DENYS
Visitante
DENYS

Mais um alienado do Brasil 247.

Heitor
Visitante
Heitor

O ex-diretor precisou fazer muito esforço pra descobrir isso?

Adriano Madureira
Visitante
Adriano Madureira

Revelou a fórmula da pólvora 😊‼️

Lucas Silva
Visitante
Lucas Silva

A lógica do Trump é: “eles tem petróleo, eles estão aqui perto, vamos entrar em guerra e pegar o petróleo…” Isso pela ética é imoral, pois é roubo. Egoísta. Desumano. Com as mortes da guerra é latrocínio… Temos o conceito legal no CP brasileiro. ” Roubo Art. 157 – Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência: Pena – reclusão, de quatro a dez anos, e multa. A pena aumenta-se de 2/3 (dois terços): I – se a violência ou… Read more »

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Não se preocupe. Por enquanto as evidências são circumstanciais e não sei de nada no CP (não sou advogado) que faça com que qualquer pessoa seja julgada antes do crime ocorrer.

Mas, se quiser vá em frente. O pedido de extradição deve ser bem interessante hehehehe

Lucas Silva
Visitante
Lucas Silva

É uma comparação filosofica. Para reflexão. Da moral social e humana. Guerra. Morte, matar. Pegar algo de outro. O recorte do CP foi apenas ilustrativo… Extradição é algo fora do contexto, se é que entende… Preucupado… Um pouco. Tenho familiares e amigos nas FA. Eu fui do EB. Fui policial. Tenho muitos amigos que poderiam, na verdade estariam em OMs que se envolveriam diretamente em um confronto real. Um amigo já está lá na região deslocado… Não tenho interesse em ver amigos e familiares morrendo ou se ferindo por mais uma guerra comércial eticamente dúbia e provavelmente lucrativa para outro… Read more »

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

E o que tem a ver o art. 157 do nosso código penal com isso?

Foxtrot
Visitante
Foxtrot

Pois é, e os “especialistas” aqui de plantão falando que Maduro estava louco.
Não que ele não seja um crápula,as derramar sangue por ganância nunca foi solução alguma, vide exemplo Iraque Afeganistão.
Só espero que não sejamos imbecis o suficiente para participar dessa atrocidade contra nossos vizinhos e irmãos venezuelanos.
Rei logo com do norte e bobó da corte do sul contra satam ghost .
Seria cômico se não fosse trágico.

Antonio Palhares
Visitante
Antonio Palhares

Só ele sabe disso.
Que o Brasil fique longe desta porcaria. Temos nossos interesses e nossos problemas para resolver.

IBIZ
Visitante
IBIZ

Sempre que um presidente americano incentiva uma guerra com algum país de terceiro mundo há três objetivos por trás: 1 – Por as mãos em recursos estratégicos, 2 – distrair a população americana desviando sua atenção dos problemas internos, principalmente relacionados a gestão do governo e 3 – mobilizar a industria de guerra americana aquecendo a economia de força temporária.

Felipe
Visitante

Matou a pau….eles precisam de guerra.

Carta Branca
Visitante
Carta Branca

Acho interessante como sempre lembram do petróleo na Venezuela mas esquecem que é um dos piores do mundo, super pesado e azedo (muito enxofre), tão caro pra processar que acabou falindo a PDVSA devido a necessidade de muitos equipamentos, ou seja, agora eles tem que vender o óleo cru com desconto pros americanos, da terra direto pros americanos, os únicos com infraestrutura necessária para processar e torná-lo útil. Por que vocês acham que Abreu e Lima custou tanto?? Corrupção sim, mas também infraestrutura de processamento mais complexa. Não que não tenha valor estratégico ou não gere algum dinheiro, melhor ter… Read more »

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Além das reservas de petróleo, faz parte dos planos de Trump eliminar os focos do socialismo e suas vertentes do continente americano, fechando assim as portas de entrada para a Rússia e para a China.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Poderia até fazer sentido o que vc disse, exceto pelo fato de que a posição americana está desmoronando no resto do Mundo, principalmente na Ásia.
E sem a Ásia, ninguém sobrevive mais. É o futuro.

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

O que está perto de desmoronar é a posição da sua pátria amada China! Seja pela monstruosa dívida de US$ 34 trilhões, seja pela quantidade de adversários que está arrumando.

Aceite

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Olá Antonio, acho que, justamente por os EUA estar perdendo força na Ásia já a algum tempo, que o Trump, decidiu focar os esforços no próprio continente americano. Para contra atacar a China, sem ser em um confronto bélico, a única maneira eficaz, é cortando seus parceiros ideológicos e comerciais, além de fazer o que ele já começou a fazer, sobretaxar produtos chineses e impor medidas protecionistas, contra produtos chineses no mercado americano, além de estreitar laços com seus aliados e parceiros em potencial. Acho que o objetivo no médio e longo prazo é minar o crescimento da economia chinesa… Read more »

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

A Ásia tanto do ponto de vista estratégico como econômico é muito, mas muito superior à América Latina. Nem se compara.
Lá existe uma boa quantidade de grandes países, como China, Índia, Paquistão, Indonésia (que é transcontinental), Irã, Vietnã e outros.
Todos com cerca de 100 milhões ou mais de habitantes.
Com recursos naturais gigantescos, força laboral enorme e uma relativa estabilidade jurídica.
Não é essa zona em que se meteu toda a América Latina.
Não é à toa que 100 entre 100 economistas consideram que o eixo econômico mundial está indo para o Oriente;.

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

O importante é barrar a influência da China no continente Americano e Europeu, na Ásia e Oriente Médio, muito provavelmente vão descobrir por si só que ter a China dominando o comércio e inundando a economia de produtos insdustrializados não é algo muito positivo.

A China é hoje uma grande nuvem de gafanhotos.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

O que temos assistido é uma grande quantidade de delegações estrangeiras indo à China para incrementar as relações econômicas. Semana passada, o destaque foi a Arábia Saudita que está estabelecendo relações comercias e financeiras especiais com a China.
Anunciou até a construção de um complexo petroquímico em terras chinesas.
Delegações européias, principalmente da Europa Oriental também têm buscado maior interação com a China.
Esse é o caminho.

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Esse é o caminho mais ou menos, visto que nenhum dos países do Oriente médio ou da Europa Oriental são grandes produtores de gêneros alimenticios de grande escala e muito menos de minerais, então excetuando o petróleo e seus derivados, não creio que possam suprir a fome do dragão por muito tempo. Se existe uma possibilidade reguladora para a China, creio eu ser sua grande necessidade de alimentos, então a menos que consigam cultivar tudo que precisam em algum ponto da África, não creio que a China vai se livrar tão cedo de sua dependência do continente Americano. É ai… Read more »

Saldanha da Gama
Visitante
Saldanha da Gama

Não existem países amigos, existem interesses. Por isso meu lado sempre será o Brasil, não torço por ocidente ou oriente, EUA ou Rússia ou china, torço pela pátria mãe Brasil, e que fiquemos de olhos muito bem abertos e nos preparemos, pois, se formos falar de riquezas, sejam as que estão abaixo da terra ou que florescem acima desta, não há país que se iguale ao nosso.

WVJ
Visitante
WVJ

Ótimo comentário

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Como qualquer “ex”, apenas querendo infernizar a vida do outro!!!rs

PauloSollo
Visitante

Um fracassado demitido com raivinha se vinga dizendo que “outro agente lhe disse que ouviu isto”, para deleite do americanofóbicos , que vivem a espernear a base de fofocas sem fundamentos, me bata um abacate. Vai lá Trump, acaba com logo com a quadrilha de maduro! É o desejo do povo venezuelano e de seu presidente Guaidó!

Sincero Brasileiro da Silva
Visitante
Sincero Brasileiro da Silva

Vc: Comentador de internet. Ele: Ex diretor do FBI. Quem é o fracassado? Poxa cara, parabéns pela coragem, porque noção você não tem! kkkkkkkkkkkk

PauloSollo
Visitante

O que você sabe a meu respeito para insinuar que sou um fracassado? Nao sou apenas um “comentador de internet”, tenho também uma vida profissional bem sucedida. Ele foi demitido por mentir sob juramento e divulgar informações sigilosas, chegou ao topo e fracassou da pior forma sendo escorraçado como um traidor e mentiroso. Portanto se você que me acusa de não ter noção tivesse alguma, e também algum senso de respeito, boa educação e elegância. não sairia agredindo as pessoas de forma tão vil e mau caráter, pois isto demonstra uma tremenda falta de inteligência e algum remorso derivado de… Read more »

Douglas Rodrigues
Visitante
Douglas Rodrigues

Ah, então o restante das nações devem ficar de braços cruzados vendo um ditador aniquilar com seu país e sua população? E ainda, chamar amigos para “brincar” de guerra em nosso jardim (como os aviões russos que estiveram por lá recentemente), ameaçando a hegemonia de outro país? Cada lado tem seus interesses, o lado do Maduro é se perpetuar no poder, tal qual a família Fidel o quis em Cuba, o Putin na Rússia e o Kim Jong Un na Coréia… É incrível como passa a ser malvadão apenas o país e o presidente cuja democracia permite de tempos em… Read more »

MGNVS
Visitante
MGNVS

Douglas Vc so esqueceu de citar a Arabya Saudita e o Pakistao. A Arabya Saudita que tbm é um ditadura e onde as mulheres sao tratadas igual lixo e de onde tbm vieram a maioria dos terroristas do 11 de setembro. Dou total apoio para que os EUA apliquem sancoes e tbm usem a força militar contra a ditadura saudita. Os EUA poderiam usar a força tbm contra o Pakistao, que tem armas nuclesres e abrigava o Bin Laden. Ou sera que a sua retorica vale apenas para Venezuela, Cuba e Bolivia que nao tem a menor chance de se… Read more »

Douglas Rodrigues
Visitante
Douglas Rodrigues

Bom vc ter lembrado dessas ditaduras…
Esses países do oriente médio são casos a parte mesmo, sabemos que porém nesses casos por exemplo, a guerra deve se dar contra os grupos terroristas que dominam certas regiões. Não há retórica válida por suas ditaduras serem aliadas com o Ocidente. O bom seria se ditaduras não houvessem, mas é muito complicado exigir que isso aconteça globalmente num mundo tão disseminado culturalmente.

MGNVS
Visitante
MGNVS

Douglas
Vai levar meu like positivo pelo bom senso e imparcialidade na resposta.

Douglas Rodrigues
Visitante
Douglas Rodrigues

Bom senso deve existir sempre… Obrigado.

TeoB
Visitante
TeoB

Ele disse que o outro disse que escutou o cara dizer….
bem, parece conversa de vizinha escorada no muro,
os EUA já compravam o petróleo da Venezuela antes dessa desventura comunista, e vai continuar comprando depois, o comercio que deverá diminuir é o de drogas da Venezuela para lá,uma vez que o chefe do cartel vai rodar, mas acho que os americanos não estão tao preocupados com o impacto nesse mercado.
não que os americanos sejam os salvadores, claro que tem seus interesses, mas a coisa é muito mais ampla que isso na minha opinião!

Lucio
Visitante
Lucio

Acreditar numa balela dessas cegamente é coisa de doido. A pergunta é, porque ele foi demitido ? Encontraram alguma coisa dele ?

Lucio
Visitante
Lucio

Uma coisa é absolutamente certa. Os Estados Unidos são hoje o maior ou um dos maiores produtores de petróleo do mundo, segundo matéria de jornais do fim do ano passado.
Outra coisa também é certa: melhor o petróleo nas mãos dos americanos do que nas mãos do ditador genocida, que usa o dinheiro da venda desse petróleo para dar muito lucro a Moscou, comprando armamentos russos enquanto o povo morre de fome e de doenças.

Diogo de Araujo
Visitante
Diogo de Araujo

Nós precisamos de equipamento para nos defender, nada contra os americanos, por vezes defendo a eficácia deles em produzir, em inovar, em administrar os caras são feras demais, sempre foram conquistadores, o coitado do México que o diga… É só precaução mesmo…
Será que ele fala assim da China?
Cadê nossa defesa AA (de verdade) hein pessoal? Ngm tem nenhuma informação sobre compra de algo? Repito não estou falando do RBS.

PauloSollo
Visitante

E note-se que “uma investigação interna do FBI e do Departamento de Justiça concluira que McCabe deu informações, de forma não autorizada, a meios de comunicação e mentiu, mesmo sob juramento”. Que credibilidade têm um sujeito deste? Nenhuma, é um mentiroso e traidor. E que credibilidade têm a fonte nacional, que é inclusive demonizado pelos esquerdopatas e pelegos tupiniquins dos bolivarianos? É muita hipocrisia.

Jonny
Visitante
Jonny

TA CERTO, então essa intervenção militar é para libertar o povo venezuelano das garras de maduro né?
Vai gastar bilhões de dólares única e exclusivamente porquês ele se importa com a americ latina não é mesmo?

Deus abençoe os EUA!

PauloSollo
Visitante

TA CERTO, então deixa o tirano matar o povo de fome porque a nmassa de manobra esquerdopata afirma eternamente que “usimperialistamalvadu” querem o mundo.
Deus ilumine tanta estupidez!

Claudio Machado
Visitante

Vamos tentar entender o que acontece com a Venezuela? Antes da ascensão de Chaves, ou do Chavismo ao poder, a situação da Venezuela não era das melhores, o Chavismo é uma consequência das desigualdades, da fome, da miséria e da exploração de toda natureza que circundara o país. A solução, naquele momento, há quase duas décadas, foi o Chavismo. Hoje, o regime não se sustenta devido ao acumulo de poder do representante da nação, ao aparelhamento exagerado de quase todos os setores administrativos das estatais nas mãos de militares (inclusive, muito parecido com o que Bolsonaro vem fazendo aqui no… Read more »

_RR_
Visitante
_RR_

O que acabou a Venezuela foi a corrupção generalizada e a destruição do seu sistema econômico. Nesse meio, pouco importa o componente de liderança, desde que tome as decisões corretas no campo econômico.

Chaves, enquanto vivo, tomou todas as decisões erradas o possível no que tange a condução da economia de seu país. Solapou totalmente o ambiente para negócios e virtualmente escravizou o país ao petróleo, além de esbanjar o dinheiro que tinha em estimulo a consumo por meio de programas sociais; basicamente o mesmo erro do Brasil, só que ao quadrado.

α Tau
Visitante
α Tau

A hora dos algozes também será iminente….eles não entendem também que chegaram num ponto em seu caminho sem volta…onde só existe duas opções agora…ver a China supera-los ou entrar em confronto com ela e a Rússia… Nada mais pode deter a China…o embate entre as potências do ocidente com as do oriente é inevitável…pois a China ira superar os eua…e eles sabem disso…eles não retrocederão….não irão parar…e os eua não permitirão que a sua hegemonia seja tomada…não permitirão que o seu poder, domínio e status quo sobre o mundo sejam tirados de suas mãos…o confronto entre estas superpotências será inevitável…assim… Read more »

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Venezuela posicionou sistema S300 a 11 km de Pacaraima e por sue raio de 300km ,o sistema está invadindo nosso espaço aéreo ,o que periga abate de aeronaves civis em nosso território e pela constituição pode vir a ser considerado agressão por afetar tanto o aeroporto de Boa Vista como a base aérea Ala 7(informações no DefesaNet).

Caravaggio
Visitante
Caravaggio

Segundo o Tomcat, pela texto só mais um vira-lata pelo texto, a Venezuela (ou qualquer país) deve pedir permissão a sues vizinhos onde instalar seus equipamentos militares dentro de seu proprio territorio.

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Vamos aprender a interpretar texto, tá difícil hein!!!
No caso a redigir(digitar)tbm.

DENYS
Visitante
DENYS

Ex-diretor do FBI, afiliado o partido democrata.esse site usa mesma narrativa do brasil 247 que recebeu milhões do governo do PT. Tem como fonte ainda o globo,transformou um divida de 1 bilhão é um empréstimo.

Caravaggio
Visitante
Caravaggio

Caro abobado, é claro que é ex, se fosse ainda efetivo não poderia falar nada ou teria q ser um Deep Throat feito o antigo, q falava escondido pela imprensa. Q besteira.

cwb
Visitante
cwb

“A origem dos EUA é baseada em tirar as coisas dos outros. Foi assim com os índios e foi assim com o México.” Bom dia para todos! Pincei uma parte do comentário de um colega que comenta aqui. Até concordo em gênero e grau,mas se olharmos a história do descobrimento do Brasil ela está distorcida:os indígenas brasileiros acharam os portugueses bonzinhos e deram a terra para eles.E tem mais….os espanhóis bonzinhos puxaram a linha de tordesilhas e desenharam o território que temos hoje….. Cheguei a conclusão que dentro do pensamento do amigo,devemos entregar tudo de volta para os espanhóis e… Read more »

Victor Filipe
Visitante
Victor Filipe

Agora vamos aos fatos. Maior produtor mundial de petróleo: EUA https://www.dinheirovivo.pt/economia/galeria/sabe-quem-sao-os-maiores-produtores-de-petroleo-do-mundo/ (produz quase 16 milhões de barris por dia) Venezuela está na Decima Primeira posição. Brasil está na nona. Maior comprador de petróleo da Venezuela: EUA (e compra barato) https://brasil.elpais.com/brasil/2017/05/29/internacional/1496017333_399364.html Isso ai já quebra um pouco a afirmativa de que é por causa do petróleo. Eles já conseguem oque querem de forma barata e pratica. É simplesmente ridículo conceber que se irá gastar milhões na invasão de um pais para conseguir algo que você já tem Não estou dizendo que não existe interesse americano. estou dizendo que essa desculpa do… Read more »

Caravaggio
Visitante
Caravaggio

São o maior produtor mundial de petróleo mas sua produção não cobre nem metade de suas necessidades, sendo por isso os maiores compradores de óleo do mundo. Entendeu ou quer q desenhe?

Victor Filipe
Visitante
Victor Filipe

Por isso que eu disse que eles já compram da venezuela e beeem barato por sinal. fora isso os EUA tem otimas relações com outros países produtores. eles não precisam invadir um pais para isso, seria um gasto desnecessário.

Petróleo não é a motivação

Entendeu ou quer que eu desenhe?

_RR_
Visitante
_RR_

Até a segunda metade da década seguinte, os americanos serão autossuficientes. Se prevê que já em 2023 os EUA responderão por 60% da produção mundial… Por esses tempos, serão os chineses os maiores importadores; aliás, é provável que os ditos cujos serão tal até o fim dessa década…

Jonny
Visitante
Jonny

EVIDENTE que é por conta do petróleo, alguém crê francamente que Donald Trump está preocupado com o bem estar da população venezuelana?
Esta preocupado com os direitos humanos infligidos na Venezuela?
Se os EUA defendessem os direitos humanos cortariam relações com a Arábia Saudita que mata jornalistas!

Fico surpreso com a viralatisse de alguns foristas, EUA querendo botar tropas em nossas fronteiras, se intrometendo em assuntos da América latina!
Essa estorinha de EUA querendo o bem da Venezuela é pra boi dormir e vocês sabem muito bem!

MGNVS
Visitante
MGNVS

Jonny
Concordo com vc!
Os esquerdistas russofilos chinofilos sao um porre, MAS, os vira-latas e bolsominions da direita sao muito pior pq estes sao entreguistas. Se os EUA um dia invadirem o Brasil entao esses vira-latas e bolsominions da direita ja vao estar de quatro esperando o Trump socar o mastro da bandeira americana neles.

gordo
Visitante
gordo

Esse cidadão ai não falou nada além do obvio, basta ver que se fosse realmente por questões democráticas e humanitárias a Arabia Saudita não seria aliada dos EUA a muito tempo (por sinal sugiro olhar os cometários sobre a morte do jornalista na embaixada Saudita na Turquia publicado aqui mesmo, e notar como as posições mudam dependendo apenas da cor da camisa). Infelizmente quem vai arcar com o pepino humanitário dessa guerra seremos Nós e as vizinhanças, assim como a Europa esta pagando pelos refugiados do Norte da Africa e Síria. É aquela coisa, se engolem o Mohammad bin Salman… Read more »

Moisés
Visitante
Moisés

Perde credibilidade quando no final está FONTE: o globo, folha lixo entre outras, acredito que por se tratar de um site de informações noticias geopolíticas e militares deveriam apresentar noticias com fontes confiáveis, senão perderam a confiabilidade e tornarão mais um espaço para demagogias baratas sem fundamentos! aceitem essa critica construtiva não sou sênior em analise de sites de noticias militares sou apenas um leigo falando.

Jacinto
Visitante
Jacinto

Há relatos de confronto com morte na fronteira do Brasil com a Venezuela. Mas, para deixar claro, é venezuelano matando venezuelano, não envolve brasileiros.

Marco Antônio
Visitante
Marco Antônio

Fonte: O globo, Agências Internacionais.

“BOLSONARO inicia governo que persegue Gays, 135 homossexuais morrem a cada segundo no país, diz Jean Willys, um deputado exilado por perseguição política”

OBS: Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.

Agilizador
Visitante
Agilizador

Não vão fazer uma matéria sobre os S-300 na fronteira? E sobre o acordo da Embraer e Boeing, que parece estar indo para o ralo?

ODST
Visitante
ODST

O acordo [infelizmente] acho que não vai para o ralo, apenas a JV do KC-390 parece estar ameaçada.

Antunes 1980
Visitante
Antunes 1980

Acredito que neste xadrez global, o mais relevante são as reservas de lítio na Bolívia.
A Venezuela é somente um trampolim para as superpotências chegarem até o minério mais valorizado do mundo.
Rússia e Estados Unidos já estão de olho a varios anos.
O futuro será pautado por veículos movidos a baterias de lítio.
Provavelmente, o futuro de ambos governos bolivarianos estão com seus dias contatos.

jonny
Visitante
jonny

justamente, a America latina que não se cuide!

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Semana passada a China comprou cerca de 25% da maior mineradora de lítio do Chile.
Passamos dessa fase de guerra. Agora, a guerra se dá no campo dos negócios.
China e Chile. Tudo a ver.

Jacinto
Visitante
Jacinto

Por causa das bateria?
Olha o litio como componente de bateria tem mais uma ou duas decadas de relevância. Já existem prototipos de baterias com base em ion de sodio que são muito mais eficientes do que as baterias de litio e o sodio custa muito mas muito mais barato do que litio.

colombelli
Visitante
colombelli

sem falar nas baterias de nanotubos de carbono, muito mais eficazes que todas.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Pode até ser, mas esteja certo que os institutos de pesquisa chineses, financiados pelo Governo, estarão na frente das pesquisas.

Carlos Campos
Visitante
Carlos Campos

Um ex diretor do FBI, que foi cooptado pelos democratas, para dizer que existia uma conexão do Trump com o Putin, para que o Trump caísse, sorte do Trump que o Pence não é o Temer, pq se não o Pence ia convencer os Republicanos a tirarem o Trump, problema é que essa história toda, é uma mentira, não tem como remover um presidente na base da mentira, o que se cara tá fazendo é vingança por perder o emprego por mentir sobre o chefe, acho bem feito, espero que o dinheiro dos Clinton seja o suficiente seja suficiente para… Read more »