SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ditador Nicolás Maduro afirmou que vai fechar totalmente a fronteira com o Brasil a partir das 20h desta quinta-feira (21). O anúncio foi feito durante uma videoconferência com representantes de forças militares das oito regiões venezuelanas.

Em uma operação coordenada com os EUA, o governo Jair Bolsonaro vai permitir o uso de território brasileiro para que opositores do ditador Nicolás Maduro tentem levar ajuda humanitária à Venezuela em 23 de fevereiro.

Segundo o porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros, Bolsonaro determinou que o Brasil dê apoio logístico para que caminhões conduzidos por venezuelanos da oposição busquem mantimentos em Pacaraima e Boa Vista, em Roraima.

Maduro também avalia o fechamento total da fronteira com a Colômbia. O anúncio vem dois dias antes da data marcada por opositores para a entrada da ajuda humanitária enviada pelos EUA.

O principal local de envio de ajuda é a cidade colombiana de Cúcuta, na fronteira com a Venezuela. Os produtos foram enviados à cidade por aviões dos EUA.

Reconhecido como presidente interino por 50 países, o líder oposicionista Juan Guaidó viaja nesta quinta para Cúcuta para pedir a entrada na Venezuela de ajuda humanitária enviada pelos norte-americanos.

O ditador venezuelano realiza no início da tarde desta quinta uma videoconferência com a Equipe Nacional das Forças Armadas (FAN) e os Comandantes do REDI para verificar a prontidão operacional de todas as unidades militares do país.

Maduro também culpou o presidente colombiano, Iván Duque, por qualquer incidente de violência que possa ocorrer na fronteira venezuelana.

A Venezuela vive a pior crise política e econômica de sua história, com grave escassez de remédios e hiperinflação. Segundo a ONU, desde 2015, cerca de 2,3 milhões de venezuelanos fugiram do país.

Guaidó prepara manifestações em todo o país no sábado (23). Voluntários prometem ir em comboios até a fronteira, em busca de toneladas de medicamentos vindos da Colômbia, Brasil e Curaçao.

Maduro também reafirmou a decisão de suspender o tráfico aéreo e marítimo com Curaçao, onde está armazenada ajuda enviada a partir de Miami. Segundo ele, a medida foi tomada porque Curaçao “estava preparando uma provocação” com a anuência do governo da Holanda.

“Mais vale prevenir que lamentar. Tomem todas as medidas de asseguramento e proteção até um novo aviso, porque as provocações têm de ser trabalhadas com tempo para que sejam desmontadas”, disse Maduro aos militares.

FONTE: Bem Paraná

Subscribe
Notify of
guest

231 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
GEN Escobar
GEN Escobar
5 anos atrás

Está começando a esquentar…

Felipe S
Felipe S
Reply to  GEN Escobar
5 anos atrás

A Venezuela posicionou uma bateria de S-300 a 11km de Roraima. Essa bateria tem condições de abater qualquer avião brasileiro que sobrevoe Boa Vista e a maior parte da fronteira de Roraima. A FAB tinha que posicionar um esquadrão de caças AMX com mísseis MAR-1 antiradar . Estes caças voando a baixa altitude poderiam lançar estes mísseis contra os radares da bateria venezuelana deixando a mesma cega, numa eventualidade, sem nem precisar entrar no espaço aéreo venezuelano para isso já que o alcance do MAR-1 é 50-60km. Outra alternativa é enviar uma bateria de Astros 2020 para Roraima , se… Read more »

Zeca
Zeca
5 anos atrás

Fechou a fronteira com o Brasil, mas a da Colombia continua aberta. Dá a impressão que o Maduro prefere enfrentar o Brasil, mas não a Colômbia que tem apoio direto americano

GEN Escobar
GEN Escobar
Reply to  Zeca
5 anos atrás

Vai fechar hoje também às 20:00!

Zeca
Zeca
Reply to  GEN Escobar
5 anos atrás

O governador de RR disse que já está fechada.

Sidney
Sidney
Reply to  GEN Escobar
5 anos atrás

Já fechou, fechou as 15hs de hoje.

BILL27
BILL27
Reply to  Zeca
5 anos atrás

Obvio brother

Foragido da KGB
Foragido da KGB
Reply to  Zeca
5 anos atrás

Esse Ditador narcotraficante quer guerra e sangue da população derramado. Isso é óbvio !

francisco
francisco
Reply to  Foragido da KGB
5 anos atrás

Quem está querendo guerra com a Venezuela, porque não teve a coragem de enfrentar a Coreia do Norte, é o ditador Trump.

Tiago
Tiago
Reply to  francisco
5 anos atrás

Sinceramente eu concordo com essa parte: “porque não teve a coragem de enfrentar a Coreia do Norte”, mas o Maduro é um problema sim, tem que sem enfrentado, mas não com guerra.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Tiago
5 anos atrás

A questão com a CN era pura geopolítica estratégica muchachos, era acabar com a treta entre as Coreas e ao menos tornar amigáveis uma com a outra e ter menos uma dor de cabeça e a missão foi cumprida.

Aldo Ghisolfi
Reply to  Tiago
5 anos atrás

Penso que não é uma questão de ter ou não ter coragem, mas sim!, de ter ou não ter bom senso com quem é um desequilibrado com um arsenal atômco nas mão!

JUAREZ FORELIZA DE
JUAREZ FORELIZA DE
Reply to  francisco
4 anos atrás

a Coreia do Norte está com seus misseis apontados para a Coreia do Sul que fica á pouco quilômetros da Coreia do Norte, ou seja , qualquer retaliação dos estados unidos a ela, eles disparam seus arsenal de misseis, e com certeza não daria tempo da Coreia do Sul se proteger,

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Foragido da KGB
5 anos atrás

Ditador narcotraficante foi o ‘eleito’ na Colômbia.
Aliás, lá só ganha candidato aliado aos narcotraficantes.

Tiago
Tiago
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Essa é a verdade não dita, mas o Maduro é um ditador safado de qualquer forma.

wesley alves
wesley alves
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Disse tudo.

francisco
francisco
Reply to  Zeca
5 anos atrás

É um direito soberano que ele tem o de fechar as suas fronteiras.

Renato Vieira
Renato Vieira
Reply to  Zeca
5 anos atrás

Pessoal fala sem saber, a fronteira com a Colômbia ja estava fechada para veículos e só permitiam pedestres, com o Brasil era permitido veículos e pedestres e agora se fechou por completo aqui e deve ocorrer o mesmo lá . O Brasil vai ter medo de que? De um fofa bosta, fanfarrão?

Me desculpem, mas o que ocorre hj na venezuela só mostra que eles nao têm forças armadas, tem mercenários, milicianos e sabidamente até traficantes de fardas. Se tivessem forças armadas de verdade sabedoras dos deveres constitucionais, jamais deixariam a Venezuela chegar a esse ponto.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
5 anos atrás

Só espero que o ??Capitão Zé Carioca ?? não engula corda de Trump, pence, Bolton e Pompeo e vá dar uma de Cowboy moleque de recado e tente forçar a entrada de “ajuda humanitária” na Venezuela. Pois o sangue de brasileiros pode escorrer pelas mãos dele caso mandem nossos militares como jagunços para defender os interesses de Washington. Pois se enviar, as mortes de nossos soldados serão justificadas e merecidas. Deixem que os profissionais?? cuidem da Venezuela,afinal são especialistas em golpes, contra golpes, insurgencia e contra insurgência, fora que além dos colombianos e suas bases, tem seus lacaios??que sempre estão… Read more »

Zeca
Zeca
Reply to  Adriano Madureira
5 anos atrás

Perfeiro.

Pedro
Pedro
Reply to  Adriano Madureira
5 anos atrás

Se seu nome fosse Marcelo, juraria que o que escreveu seria uma comedia digna do Casseta&Planeta a qual esse humorista participava! So um detalhe, a Venezuela, ex rica e ex produtora de petróleo esta assim pois um Bolivariano alçou o poder e colocou seus “amigos do rei” para a gestão da Venezuela e suas riquezas e sequestrou o estado, nada diferente do presidiário de Curitiba fez no Brasil. Isso pode e vai trazer consequências ao Brasil, pois qdo a quadrilha dos irmãos Petralhas estava no poder, foi aliado e fiador desse narco-regime Venezuelano e somos sim responsáveis por essa bagunça.… Read more »

francisco
francisco
Reply to  Pedro
5 anos atrás

Dê a informação correta. É o boicote e as sanções norte-americanas que levaram a Venezuela a esta crise. Cade o ouro que o Maduro ingenuamente depositou na Inglaterra e que os ingleses confiscaram? cade o dinheiro das exportações do petróleo que os USA confiscaram?

Jacinto
Jacinto
Reply to  francisco
5 anos atrás

Isso nao e verdade. O verdadeiro problema na Venezuela e que desde 2008 a producao de petroleo que era de 3.3 milhoes de barris dia caiu para 1.3 milhoes de barris por dia ao mesmo tempo em que a PDVSA foi obrigada a destinar 10% de seu orçamento a causas sociais. A PDVSA nao consegue produzir mais porque perdeu a capacidade d3 investimento

Pedro
Pedro
Reply to  francisco
5 anos atrás

Boicote na venda de petroleo? Mais um humorista…..
Unico boicote que la existiu foi do governo para com seu povo, somente esse.

Aldo Ghisolfi
Reply to  francisco
5 anos atrás

Mas que boicote… o boicote é um vetor pequeno da quebra da economia deles; aconteceu o mesmo que aqui com o lulopetismo, o mesmo que em Cuba co Fidel e quejandos; absurda incompetência associada ao imenso roubo do patrimônio nacional. Que nem por aqui…

mcremp
mcremp
Reply to  francisco
5 anos atrás

Se falassem que o Bolsonaro depositou ouro brasileiro em um banco estrangeiro, o francisco ia espumar pela boca chamando de traidor e entreguista e exigindo que fosse fuzilado, enforcado e eletrocutado.
Mas se o Maduro faz isso, ele é “ingênuo”.
Como diriam lá no sul, “Fresca ingenuidade!”

Marco
Marco
Reply to  Pedro
5 anos atrás

Pedro matou a pau!! Disse tudo!!

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Pedro
5 anos atrás

Como soldado, desejo que as coisas se resolvam
amigavelmente, sem derramamento de sangue.
Que as cabeças mais sensatas prevaleçam.
Uma guerra seria trágica, tanto para a Venezuela como para o Brasil. Mesmo que não queiram admitir, uma imensa parte da população apoia o Chavismo, estão bem indotrinados, bem armados e organizados em milicia espalhadas pelo pais. A receita perfeita para uma longa guerra civil.

JOSHUA
JOSHUA
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

Você como sd. deve ta borrando as calças de medo de um conflito armado com a venezuela. Ja fui Soldado e na época eu torcia pra entrar em uma batalha de verdade e não manobras de treinamentos.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  JOSHUA
5 anos atrás

“eu torcia pra entrar em uma batalha de verdade” É mesmo? Então deixa eu te educar um pouquinho… Ja participei em várias “batalhas de verdade.” Vários finados amigos que tinha também. O meu melhor amigo hoje usa uma próstesis aonde tinha sua perna, que ficou lá em Al Anbar Province. Se você tivesse estado la em 2008, acho que provávelmente teria se borrado as calças. Dias sem dormir, meia hora aqui, meia hora amanhã, morteiros, snipers, IEDs, Mahdi Army, voluntários até da Chechnia, todos com o dever sagrado de arrancar tua cabeça. Combate real é muito diferente de manobras, e… Read more »

JOSHUA
JOSHUA
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

Conta outra vai, acho que vc é dessa turma que só deu 14 tiros de FAL quando esteve no exercito. Eu sou do tempo do governo militar infantaria brindada caçava subversivos. Só tiros de morteiros 4.2 mm meu pelotão em um unico dia demos 80 tiros reais com munição auto explosiva e incendiaria, fora tiros com .50, mag 7,62 canhão 106, e por ai vai.

JOSHUA
JOSHUA
Reply to  JOSHUA
5 anos atrás

corrigindo morteiro 4,2″

Pedro
Pedro
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

Discordo. Nao vejo muitas diferenças entre Maduro e Sadam. Acredito que as FAs Venezuelanas sao melhores equipadas e treinadas que as do Iraque nos anos 80, mas na situacao que ela esta, o moral da tropa deve estar no chinelo! Aconteceu o mesmo com as FAs do Iraque pois bastava o primeiro tiro para eles fugirem, pois não queriam guerrear por algo que era vil a eles próprios. Vc lutaria desanimado e desmoralizado por alguém que não presta? Nao.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Pedro
5 anos atrás

Realmente. Destruir o Iraqi Army, com exeção da Republican Guard não foi muito dificil.
A dificuldade veio depois, com a guerra de guerrilha de alta intensidade, aonde tinhamos que retomar vizinhanças inteiras, vez tras vez, em ações de contra insurgencia, sempre com um alto custo humano. Quase todas as rodovias minadas de noite, com projéteis de artilharia de até 120mm. Barragems de morteiro de madrugada, sempre causando estragos e baixas, morteiros os quais desaparecem entre a população civilt, etc, etc.
Asymetric warfare. O EB simplesmente não está preparado para isso.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Pedro
5 anos atrás

Pedrinho. Dá uma passadinha na agência de turismo e pegue sua passagem para a Disney. Vc mereceu.

Ricardo Rebelatto
Ricardo Rebelatto
Reply to  Adriano Madureira
5 anos atrás

Sinceramente Eu acho que como Seres Humanos não podemos deixar outros Humanos morrendo de fome na mão de um ditador bem no nosso quintal. Essa é a visão Humana, se fossemos nós na mão de um Maduro iriamos clamar por alguém que nos salvasse. Agora como “potência” regional que queremos ser não podemos deixar Russia e China mandarem no nosso quintal e até mesmo o Tio Sam com quem Eu tenho até mais simpatia. Por mais que a Russia e a China defendam o Maduro não acho que entrariam em conflito com toda uma coalização Sul Americana liderada pelo Brasil.… Read more »

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Ricardo Rebelatto
5 anos atrás

Grande coalizão sul americana…

francisco
francisco
Reply to  Adriano Madureira
5 anos atrás

Seria uma coalizão de países vassalos defendendo os interesses do pais suserano (USA).

Ricardo
Ricardo
Reply to  Adriano Madureira
5 anos atrás

Eu não sou especialista, sempre leio os comentários e nunca comentei por ser consciente da minha falta de conhecimento na área, mas creio que Armada Chilena escoltada pelos nossos submarinos garantiriam um bloqueio no Pacífico e desembarque de tropas anfíbias. Tropas Brasileiras e Colombianas invadindo por suas fronteiras com apoio das três forças Aéreas e nossos aviões de alerta aéreo antecipado atuando em conjunto… Podemos chamar de coalizão. Não acredito que Maduro de conta ou sou muito ingênuo no assunto?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Ricardo
5 anos atrás

Poxa. Vc não é especialista mesmo.

Ricardo Rebelatto
Ricardo Rebelatto
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Tirando o Oceano que errei o nome, na questão bélica o que tem de errado na minha análise? Perderíamos uma guerra contra o Maduro mesmo dividindo as tropas Venezuelanas em três frentes com apoios dos Colombianos e Chilenos?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Ricardo Rebelatto
5 anos atrás

A Colômbia governada por governos alicerçados em narcotraficantes e o Brasil por um Governo envolvido em uma série de denúncias e com uma situação econômica e social gravíssima, que nem se sabe quanto durará.
Vai fazer coalização de quê?

carlos andreis
carlos andreis
Reply to  Ricardo
5 anos atrás

A Venezuela não é banhada pelo oceano Pacífico

francisco
francisco
Reply to  Ricardo Rebelatto
5 anos atrás

A America do Sul não é quinta do Brasil, mas sim dos USA. Portanto, se o Brasil quer ter um quintal, antes deve lutar contra quem está interferindo nele.
Os USA que fiquem lá na America do Norte e deixem o Brasil cuidar da América do Sul. Isto se os militares brasileiros tivesse peito para impor respeito. Por coincidência, quando o Brail estava na mão da “esquerda” os USA não tiveram peito de peitar a Venezuela como estão fazendo hoje. Só o fazem porque tem respaldo aqui.

mcremp
mcremp
Reply to  francisco
5 anos atrás

O Brasil cuidar da América do Sul seria o quê ?
Dar refinaria pra Bolívia?
Dar dinheiro do BNDES pra construir obra no Equador?
Construir porto em Cuba?
Transformar embaixada de Honduras em palanque para político estrangeiro? (caso único no mundo – vexame global)
Levar calote da Venezuela?

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Ricardo Rebelatto
5 anos atrás

Aqui isso se chama;
The blind leading the blind
; )

Carlos
Carlos
Reply to  Adriano Madureira
5 anos atrás

Perfeito

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Adriano Madureira
5 anos atrás

E o Brasil é um país sem interesses nenhum… um vizinho falido que não compra nada e exporta famintos e doenças prejudica muito mais o Brasil do que os EUA.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Adriano Madureira
5 anos atrás

Caro Madureira, é sério o que vc postou ? “Pois se enviar, as mortes de nossos soldados serão justificadas e merecidas” Pelo seu nome, julgo que és brasileiro e não venezuelano, chinês, russo ou cubano, CN também e deseja a morte de soldados Brasileiros e acha justificada e merecedora? Sou contra postagens de resposta que dizem ” Já que lá é tão bom, então vai morar lá” Mas a sua falta de patriotismo, amor a esta terra, respeito a nação é de deixar qualquer um estupefato e me dá ânsia de vômito, ojeriza e asco. Você tem uma sorte absurda… Read more »

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Saldanha da Gama
5 anos atrás

Quem disse a você que sou antipatriota Saldanha?⁉️ Acha isso por eu não apoiar uma eventual ação ?⁉️ Amo meu país, minha nação, mesmo sendo essa merda imperfeita, essa plutocracia desavergonhada com um parlamento e um judiciário perdulário, podre e viciado. Não idolatro e nem defendo Maduro, mas não sou imbecil e muito menos uso antolhos. Para lutar pelos interesses do Brasil eu iria lutar, agora servir de garoto de programa para satisfazer os desejos alheios de terceiros, servir de capanga para os interesses de uma nação sem moral e com senso de justiça torpe e seletiva,em um ato travestido… Read more »

Sequim
Sequim
Reply to  Adriano Madureira
5 anos atrás

Cara, vc é um bolsonarista equilibrado e racional. Achei que isso não existia.

francisco
francisco
Reply to  Adriano Madureira
5 anos atrás

Até porque os únicos que vão se beneficiar com a queda do Maduro são as empresas norte-americanas e o Banco Central dos USA que estão doidos para tapar o rombo do déficit público (1 trilhão) com o ouro da Venezuela.

mcremp
mcremp
Reply to  francisco
5 anos atrás

O ouro da Venezuela não tinha sido “confiscado” pela Inglaterra?

J.Neto
J.Neto
Reply to  Adriano Madureira
5 anos atrás

Incrível…não tem o que falar, então conjuntura bobagens políticas…

Aldo Ghisolfi
Reply to  Adriano Madureira
5 anos atrás

Rejeitando “Capitão Zé Carioca” no mais concordo com a postagem.

Antoniokings
Antoniokings
5 anos atrás

Decisão acertada. Apenas para evitar qualquer confusão.

ALEX TIAGO
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Cara sensacional vc é bolivariano mesmo cara sensacional fico imaginando de onde vc é sera que está no Brasil ou em que canto desse mundão espero que não seja rejeitado pela sociedade como um todo e tenha sobrado apenas a internet pra vc ficar rsrsrs um abraço ao bolivariano rsrsrs cara se vc puder e quiser logico poderia mudar sua identificação para bolivariano rsrsrs abraço

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Decisão acertada: deixar o povo na miséria

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Muito fácil defender os desmandos do Maduro de barriga cheia não é Xings!? Da mesma forma é muito fácil defender a depredação institucional e corrupção generalizada praticada de 2003 a 2016 no Brasil e que levaram o Brasil de volta ao mapa da fome da ONU

Sequim
Sequim
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Tireless , vc está brincando, né? Quem tirou o Brasil do mapa da fome foram o Bolsa-família (governo Lula 1), aumento real do salário mínimo (governo Lula 1 e 2 e Governo Dilma 1 e 2) , aumento real das aposentadorias ( governo Lula 1 e 2 e Governo Dilma1 e 2). Chego a ficar comovido com essa preocupação de vocês liberais com a questão da fome. Oh! Desceu até uma lágrima aqui , só que não! O Brasil está voltando ao mapa da fome por obra e graça do governo Temer, que congelou os reajustes do Bolsa-Família e excluiu… Read more »

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Sequim
5 anos atrás

A título de esclarecimento, o governo Temer deu dois reajustes nos benefícios do Bolsa Família. O número de benefícios ficou estável, variando entre 13,5 e 14 milhões por mês.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Sequim
5 anos atrás

Bolsa família, hummm, aquele cartãozinho que o Pêtê inventou para garantir votos principalmente no nordeste…

Que dá dinheiro principalmente para jovens irresponsáveis (ou mal instruidos pelos pais e responsáveis) que não sabem sequer utilizar preservativo… dinheiro que sai do meu e do seu imposto…

Bolsa família, o maior sistema de compra de votos “legal” do mundo.

Sequim
Sequim
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Não, meu caro , o Bolsa Família é um sistema de transferência de renda aclamado e reproduzido no mundo inteiro. Reconhecido pela ONU. Reproduzido na Índia e outros países. Comprovadamente eficiente em manter crianças e jovens na escola segundo o Dieese. Eficiente o bastante para ajudar a tirar o Brasil do mapa da fome mundial . Eficiente para tirar famílias da extrema miséria, a ponto de muitas delas devolverem o benefício, por não mais necessitarem. Essa mesquinhez de ” gastando o dinheiro dos meus impostos ” é uma coisa abjeta. Talvez vc prefira que seu rico dinheirinho dos seus impostos… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Sequim
5 anos atrás

Bom, cada um acredita no que quer, acredite você na ONU, e eu acredito na realidade que eu vejo no dia a dia.

Aqui em minha cidade, utilizam o Bolsa Família até para por crédito no celular… sinceramente, não sei como isso vai ajudar a tirar alguém da miséria.

Pode até ser um sistema de ajuda, mas infelizmente não tem como ser auditado pois está dando dinheiro para a pessoa gastar como quiser… vai depender muito da boa vontade de quem recebe gastar o dinheiro da maneira correta.

Rafael Coimbra
Rafael Coimbra
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

O Brasil que fechou a fronteira com a Venezuela dia 01/01/2019 … o que o madurinho esta fazendo agora é só um carnaval para ver se fica no poder mais uns dias!

Foragido da KGB
Foragido da KGB
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

comuna_kings vocé é um psicopata , sua pseudo mente é doentia !

Canarinho
Canarinho
Reply to  Foragido da KGB
5 anos atrás

Pessoal irei pedir que respeitem a opinião alheia sem ofensas. Voce gostaria que te chamassem de psicopata e falasse que sua mente eh doentia foragido da KGB? Ou voce eh o paladino da razão e daquilo que julga ser sensato e coerente eh apenas o que corrobora a sua visao de mundo das coisas? Menos bem menos, estamos num ambiente em que eh permitido a todos darem sua opinião e entendimento das coisas sem ofenderem os outros e serem ofendidos. O Antonio tem eh muita paciência com voces que vivem julgando e escarnecendo ele. Se fosse ele já tinha dado… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Canarinho
5 anos atrás

Disseste tudo, Canarinho.
Esse tipo de pessoa que posta aqui, é comum em diversos sites de defesa, política, automóveis e etc. Geralmente é uma meia dúzia, sendo que alguns nem se dão ao trabalho de trocar o nick.
E, às vezes, ficam fazendo tabelinha para dar a impressão que essa é opinião geral da Nação.
Ledo engano. E o que estamos vendo no País é sintoma disso.
Sem contar a ínfima capacidade cognitiva e cultural que faz vc duvidar, de pronto, se o sujeito sabe até o que é comunismo.

Ismael
Ismael
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Decisão acertada deixe o povo morrer de fome…

Daglian
Daglian
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Me perdoem, mas defender um ditador e sua política de genocídio contra seu próprio povo é permitido neste blog? Não deveria a Trilogia deletar comentários que incentivam a violência e comemoram a morte de diversos venezuelanos por fome e falta de remédios?

Wilson França
Wilson França
Reply to  Daglian
5 anos atrás

Não.

Canarinho
Canarinho
Reply to  Daglian
5 anos atrás

Estamos num ambiente democrático, e aqui, por mais que lhe doa, eh permitido a todos expressar seu entendimento das coisas, com respeito aos envolvidos.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Canarinho
5 anos atrás

é vdd Canarinho, até pq até os ditadores tem o seu direito “democrático” de matar as pessoas de fome, e seus militantes tem o direito guardado na constituição de fazer apologia a esse tipo de coisa.

Puxa vida, que democracia seria essa se a gente não pudesse matar, roubar, e fazer terrorismo, e ainda por cima não poder vim em algum site elogiar tudo isso com a consciência tranquila.

“super normal” isso rsrs…

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Que coincidência, os defensores da democracia, baluartes da da justiça, também matam as pessoas de fome, com suas guerras de procuração e agindo indiretamente em áreas quentes de conflito e financiando e abastecendo o terrorismo, mas desde que seja aquele terrorismo certo …

Não se engane meu caro governantes eleitos democraticamente podem ser tão doentes, inescrupulosos e amorais quanto ditadores.

mcremp
mcremp
Reply to  Adriano Madureira
5 anos atrás

Mas pelo menos governantes eleitos democraticamente tem prazo para sair; ditadores não.

Fernando Turatti
Fernando Turatti
Reply to  Daglian
5 anos atrás

Tais comentários só existem porque os outros comentaristas alimentam os trolls. A regra de ouro da internet é NÃO ALIMENTAR OS TROLLS, isso é o 1-1 de qualquer tipo de local com interação entre internautas. Dar likes ou deslikes em comentários, além de retrucar, quando CLARAMENTE é um troll só faz com que ele se encoraje mais e mais em comentar. Fechem a torneira e eles desaparecem.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Daglian
5 anos atrás

Apenas, leia e aprenda e pare de bajular, cegamente, um País que não oferece nada para a gente.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Daglian
5 anos atrás

A trilogia é democrática meu caro…
Não é do feitio do Galante e demais colaboradores do site cercear o direito a livre expressão dos comentaristas,há não ser que não esteja respeitando a regra de comportamento e convivência dirigindo ofensas aos demais na página.

Se as pessoas não conseguem aceitar a opinião do outro por divergir de suas opiniões, simples :
Ou ignore o comentário ou não participe do grupo…

Agora querer que o site faça um “ato institucional”
e censure comentários, aí sim a trilogia estaria cometendo um ato errôneo de sua parte, deixando de ser imparcial e justo…

Marco
Marco
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Comentário descabido de alguém que está com a barriga cheia e o cérebro vazio. Cara você deve sofrer de diarréia mental!!

WVJ
WVJ
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Interpretação minha do texto:
Para evitar que haja espaço e oportunidade para possiveis atritos entre participantes de Brasil e Venezuela na fronteira, fecha-se logo. Também acho acertada a decisão por parte do Maduro.

Nem deveríamos fazer parte do que a Rússia chama de provocação dos EUA.
Maduro desafiou o Guaidó a convocar novas eleições, dessa vez observada pelo mundo todo. Precisamos saber afinal a vontade do povo de lá.
A vontade do povo daqui é não intervenção em assuntos internos alheios.

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
5 anos atrás

La vem o AntonioKings dizer que o todo poderoso e incrível e bem armado exército bolivariano da Venezuela vai dar uma surra e uma lição no Brasil, Colombia e EUA

Maus
Maus
Reply to  Fabio Jeffer
5 anos atrás

Acho que foi ele que fez aquele exoesqueleto de Gana.

Rafael Coimbra
Rafael Coimbra
Reply to  Maus
5 anos atrás

Imagina se a Venezuela faz um desses exoesqueletos chingling kkkk o Kings se molha todo!

Mercuriano
Mercuriano
5 anos atrás

Muito estranho, como diz o povão “neste mato tem cachorro”. Cuidemos do front interno, a quinta coluna pró-maduro está se movimentando no nosso país e é nosso dever não dar trégua. Tem até um tal de “ToínReis” que daqui a pouco aparece para defender Maduro aqui nos comentários… Brasil acima de tudo!

Oiseau de Proie
Oiseau de Proie
5 anos atrás

Ó, pátria amada e mal amada por filhos infiéis
Digas quem te comandas, que eu te digo quem ésss…!!!…

A nossa falsa independência :

https://www.youtube.com/watch?v=tNaWGZEmKDs

Sidney
Sidney
5 anos atrás

Ninguém deseja guerra, todos desejam soluções pacíficas e no caso que Maduro entregue o poder e reconheça seu fracasso para que a ajuda chegue a quem precisa. Mas, como estamos num fórum de assuntos de defesa gostaria da opinião de vocês sobre um ponto. Eu estava comentando num grupo de zap sobre a participação brasileira numa ação militar direta e intervenção na Venezuela – como disse não desejada – e os amigos do grupo logo chamam a atenção para SU-30 e S-300, e as dificuldades que o Brasil teria. Meu contra-ponto foi: nossa superioridade é garantida por COMANDO E CONTROLE… Read more »

Dodo
Dodo
Reply to  Sidney
5 anos atrás

Não ha que temer, ha que se respeitar. Sim A Venezuela está a nossa frente em baterias anti áereas,mas está bem atrás no resto(exército,marinha e aeronáutica). Saudações

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
Reply to  Dodo
5 anos atrás

Ahhhh sim, com as baterias anti-aéreas elrs vão atacar e destruir todas as instalações militares do Brasil.
Elad nem devem estar operacionais.
Até os ineptos sírios são melhores.

Vovozao
Vovozao
Reply to  Dodo
5 anos atrás

21/02/19 – segunda-feira, bnoite, Dodô vc foi perfeito temos que respeitar. Porém, fico preocupado somente com uma coisa: Maduro sabe de antemão que está perdido, pode vir a usar aquele velho ditado ” perdido por um, perdido por mil” e realizar um ataque contra o Brasil é a Colômbia, já que quem realmente ele desejaria atingir seria os USA/Trump, como não pode venha causar estragos por aqui. Esta é minha preocupação. SDS.

Millano
Millano
Reply to  Sidney
5 anos atrás

Eu acho muito improvável que a situação vá tão longe. Mas antes de pensar apenas em SU-30 vs F5-BR, ou mesmo nos S-300, lembre-se que a venezuela está numa grave crise interna, já houveram motins em alguns quartéis. A manutenção de boa parte dos armamentos mais avançados é pífia. Um improvável conflito Venezuela x Brasil em 2009, com o Chavez ainda presidente, popular entre seu povo, forças armadas com moral elevado, recebendo equipamentos era uma coisa. Um confronto hoje, no momento em que cair o primeiro Tomahawk num quartel ou no palácio de Miraflores, e é o fim do Governo… Read more »

Fernando Turatti
Fernando Turatti
Reply to  Sidney
5 anos atrás

Quem vê primeiro atira primeiro. Os Su-30, levando em conta que voem de fato, tem um radar largamente superior, mas um RCS idem. Não existe no arsenal bolivariano um AWACS tal como nosso E-99, que possibilitaria aos nossos caças o voo em silêncio de radar mantendo uma total consciência situacional. As baterias antiaéreas, se funcionais, dependem da habilidade dos controladores, basta ver a Síria com seus sistemas similares e sua ineficácia. A grande questão numa guerra dessas não seria nem necessariamente entrar na Venezuela, seria o fato de que eles são incapazes de entrar aqui, ao passo em que nossa… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Sidney
5 anos atrás

os SU30 voariam no primeiro dia, depois sem manutenção não voariam mais. quanto aos S300 poderíamos usar forças especiais para atacar eles, ou causar saturação, fazendo eles atirarem em bombas, drones, e outras coisas, fazendo ele gastarem seus mísseis por nada

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Por mim pode fechar, lacrar e minar…

Douglas
Douglas
5 anos atrás

Ele fez uma coisa na qual a gente deveria ter feito alguns meses atrás. Obrigado Maduro, por fazer algo de bom para nós kkk

Antonio Ferreira
Antonio Ferreira
5 anos atrás

É pra resolver com diplomacia, me parece que os Russos ofereceram ajuda humanitária, então, deveria ser esperado tal atitude… Nossos gestores precisam prever certas situações para evitar surpresas… Uma boa Diplomacia teria prevista tal movimento. Se é que não foi previsto…

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antonio Ferreira
5 anos atrás

A “ajuda humanitária” russa é tão verdadeira como uma nota de 3 reais.

Andrigo
Andrigo
Reply to  Antonio Ferreira
5 anos atrás

A ajuda humanitária da Russia foi um Boeing que voltou para Moscou com reservas de ouro venezuelano, alguns dias atras.

Antonio Ferreira
Antonio Ferreira
Reply to  Antonio Ferreira
5 anos atrás

Engraçado que aqui não avaliei em nenhum momento se a ajuda dos Russos era algo bom ou ruim, apenas, tratei o fato como um movimento que ocorreu, e ponderei sobre a condição de avaliar possibilidades e desdobramentos em crises internacionais. Mas, parece que o componente ideológico distorceu a visão de muita gente… lamentável.

Millano
Millano
5 anos atrás

O Maduro claramente vai resistir e nessa questão da ajuda na fronteira, muito mais que uma batalha militar (como alguns esperam, ou acreditam que possa acontecer) trata-se mais de uma batalha de narrativas. Em tese, quem der o primeiro tiro será o vilão. Pensando nas possibilidades do Maduro: Fronteira Venezuela/Brasil A fronteira Venezuela/Brasil é fácil de ser isolada. Pacaraima está grudada na fronteira,e é uma cidade bem pequena em torno de 9.000 hab. mas com um pelotão de fronteida, PF e uma pista de pouso. Já do lado Venezuelano 17 Km ao norte está Santa Elena do Uairen, também com… Read more »

Antonio Ferreira
Antonio Ferreira
Reply to  Millano
5 anos atrás

Sou completamente leigo nesta área, mas, me atrevendo a dizer uma bobagem, desconfio que, nas relação entre as nações, e principalmente durante crises como estas, há movimentos visíveis, oficiais, e a outros movimentos invisíveis… A política, não é necessariamente um paraíso. Os serviços de inteligência devem estar atuando a mil por hora.

Billy
Billy
5 anos atrás

Porque não lançam alimentos e remédios por paraquedas a partir dos C – 130 e C – 105. Teria o ditador coragem em derrubar as aeronaves? Pelo sim, pelo não, devem ser escoltadas.

Millano
Millano
Reply to  Billy
5 anos atrás

Aí já se trata de invasão do espaço aéreo Venezuelano, ainda mais se você enviar aviões de caça escoltando.

A tentativa na fronteira, no sábado, é o passo mais lógico, e provavelmente será frustrado, do ponto de vista da entrega dos mantimentos.
Mas o que sobrará dali são as imagens da pilha de mantimentos, da ajuda humanitária do mundo todo, e o governo Maduro deixando o povo morrer de fome e os mantimentos estragando na fronteira.

Isso enfraquecerá ainda mais o Governo Maduro internamente.

Billy
Billy
Reply to  Millano
5 anos atrás

Invasão? Há autorização e até mesmo pedido por essa ajuda da parte do Presidente Guaido’.

BILL27
BILL27
Reply to  Billy
5 anos atrás

Guaido não autoriza nada !
Quem manda dentro da Venezuela ainda é o Maduro

Dodo
Dodo
Reply to  Billy
5 anos atrás

O guaido não possui o poder efetivo das armas, ele pode declarar o que ele quiser, mesmo que legalmente seja o presidente da Venezuela. Se maduro ordenar que o aviao seja abatido ele vai. Gostem de ouvir isso ou não, mas real poder é o do fuzil, já dizia Ferdinand lassale, os fatores reais de poder são o canhão, controle as armas e você tera o poder real, o resto é abstração jurídica e é por isso que o guaido está tentando atrair pra si o apoio dos militares. (Para fechar um supremo, só precisa de um cabo e um… Read more »

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Billy
5 anos atrás

Gaydó não passa de um poodle amestrado… Para mim ele tem tanto valor quanto Maduro.

Millano
Millano
Reply to  Billy
5 anos atrás

Reconhecer o Guiadó presidente, não significa ignorar que o poder “de fato” ainda está com o Maduro.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Billy
5 anos atrás

Presidente Guaidó???????

Maus
Maus
5 anos atrás

Putin acabou de afirmar que está pronto para uma nova crise como a dos mísseis em Cuba.

Rafael Coimbra
Rafael Coimbra
Reply to  Maus
5 anos atrás

Putin vai fazer o que? Na síria onde ele tem bases militares.. os Americanos, Turcos e Israelenses entram bombardeiam onde querem e voltam para casa de boa…. Il20 abatido… SU24abatido SU22(sirio)abatido…. aeroportos e bases de AAA Abatidos… o que putin fez??? Nota na imprensa repudiando a ação…

Dodo
Dodo
Reply to  Rafael Coimbra
5 anos atrás

Algum desses alvos, tirando o su24 na treta com a Turquia(que serviu, depois do golpe contra o Erdogan, para aproximar os países que hj são aliados na região ironicamente) era russo ? A base aerea russa foi bombardeada ? Israel não envia para a Rússia um representante militar para negociações com o governo russo toda vez que tem que realizar uma grande operação militar(e sim isso inclui atacar posições de pantsir Sírias e enviar diplomatas pra moscou pra pedir desculpas oficiais pelo incidente com o il20), os EUA não possuem um sistema de comunicações de emergência para entrar em contato… Read more »

Rafael Coimbra
Rafael Coimbra
Reply to  Dodo
5 anos atrás

Bla bla bla… o Putin só responde com nota de repúdio…. e as bombas continuam caindo… Os Americanos tem linha direta com a Rússia… mas os mísseis caem kkk israel pede desculpas… mas … os mísseis continuam caindo… e o Putin????? nota de repúdio….

Cbamaral
Cbamaral
Reply to  Maus
5 anos atrás

Putin disse que defenderia a Síria a todo custo, no outro dia caíram mais de 100 tomarroks na cabeça do assado e putin nada fez.

Dodo
Dodo
Reply to  Cbamaral
5 anos atrás

Claro, a Rússia já havia sido informada pelos EUA previamente ao ataque para evitar que soldados russos fossem atingidos, essa informação foi simplesmente repassada aos sírios. Qual foi o efeito real desse bombardeiro no poder de combate do exército sírio? Nenhum, a batalha de deir ezzor foi ganha sem muitas dificuldades logo em seguida ao bombardeio. Então por que o bombardeio ? Simples, pressão pública interna dos EUA para o trump agir, este vai lá e negocia com a Rússia uma operação pra demonstrar força mas que ambos os lados sabem que não trará mto problema para os 2, e… Read more »

Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
Reply to  Dodo
5 anos atrás

Perfeito Dodo, muito aqui parecem que não passam de jogador de super trunfo. A política é muito mais complexa que eles pensam, ainda por cima com nações com o poderio dos EUA e Rússia.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Cbamaral
5 anos atrás

Assad saiu do poder com os ataques?⁉️
Então nada mudou, e ele ficará no poder, é fato…

Revoltado
Revoltado
Reply to  Maus
5 anos atrás

Infelizmente hoje a America do Sul faz parte deste jogo entre as potencias. Uma guerra ou bomba nuclear aqui não terá nenhum impacto paras os grandes players, será até interessante para alguns deles (adorados por idiotas aqui) que vai colocar a nossa região neste jogo estupido. A America do Sul perde. Chaves/Maduro e a esquerda “Socialista Caviar Corrupta e Apátrida sem ninguém observarem ganharam o jogo – A America do Sul faz parte hoje do tabuleiro mundial a China e Russia devem agradecer a Chaves/Maduro, FHC/Lula/Dilma, os Castro em Cuba, Nestor e Cristina, Correa, Morales. Obrigado por destruir o nosso… Read more »

Rodrigo Maçolla
5 anos atrás

Na verdade isso é mais uma jogada no tabuleiro de xadrez desta crise, no caso uma jogada do “maduro”. Mais o “Xeque mate” esta sendo preparado internamente mesmo, a Venezuela vai implodir de dentro fora fora, tenho muita pena do povo Venezuelano. Mais não se preocupem o Brasil não vai e na minha opinião também não deve se aventurar nisso a menos que a Venezuela nos faça alguma agressão primeiro., Temos problemas demais pra resolver internamente aqui e não cabe se envolver isso, podemos apoiar os EUA se necessário, mais não ganhamos nada ao meu ver com uma ação militar… Read more »

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Rodrigo Maçolla
5 anos atrás

“A menos que a Venezuela nós façam uma agressão primeiro”.

Depende, podemos tentar forçar a entrada na Venezuela, digamos que eles atirem nos pneus dos caminhões, quem foi que cometeu a agressão?
Quem atirou ou quem tentou entrar sem permissão é pagou para ver?!

Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
Reply to  Adriano Madureira
5 anos atrás

Se forçarmos a entrada, seria claramente uma invasão, nós estaríamos errados.

Júlio Costa
Júlio Costa
Reply to  Marcio Cosentino
5 anos atrás

Não seria se o Guaido permitisse.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Júlio Costa
5 anos atrás

E ele manda em quê?⁉️
Por enquanto não passa de um presidente de conselho de bairro…

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Adriano Madureira
5 anos atrás

Se o caminhão for atingido lá a agressão foi nossa. Se o caminhão for atingido aqui,vá agressão foi da Venezuela.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Rodrigo Maçolla
5 anos atrás

Graças a Deus eu não tenho idade para ser chamado em caso de guerra, e mesmo se tivesse eu não iria, seria mais fácil usar a carta de convocação como papel higiênico…

Lutar em nome do Brasil só deve ser feito em nome do Brasil e não sobre interesses de terceiros…

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

o Maduro está mordendo a isca, se ele prender ou assassinar esses venezuelanos voluntários que estão apenas indo buscar comida e remédios nas fronteiras, estará fazendo tudo exatamente como manda o figurino de um ditador, só vai sustentar os argumentos dos países que a Venezuela é uma ditadura, e a ONU vai ser pressionada a tomar uma atitude, tá tudo dentro do script até agora.

Fellipe Barbieri
Fellipe Barbieri
5 anos atrás

O regime de Maduro agoniza junto ao povo venezuelano, como se fosse a própria senhora morte com sua foice, Maduro leva seu povo em um auto-cortejo fúnebre … O mais patético é ver que tresloucados da esquerda tupiniquim ao se depararem com o cortejo gritam e batem palmas como se tratasse de um bloco carnavalesco em uma cena patética . Quão doente alguém tem que ser para negar o inegável e justificar o injustificável, ao ponto de certos indivíduos terem surtos de esquizofrenia ao comemorarem o bloqueio da entrada de ajuda humanitária para um povo famélico que sofre nas mãos… Read more »

Tiago
Tiago
Reply to  Fellipe Barbieri
5 anos atrás

Guardadas as devidas diferenças, me lembra muito o Iraque do início do século. Saddam Hussein sabia que estava seu governo estava nos estertores finais. Tudo o que ele poderia fazer era vender a vitória o mais caro possível, prolongando o quanto conseguisse o inevitável.

Com Maduro se passa exatamente o mesmo. Não duvido que ele esteja arrastando essa situação com vistas a costurar algum acordo com algum país aliado, onde possa procurar “asilo” depois.

Júlio Costa
Júlio Costa
Reply to  Tiago
5 anos atrás

Finalmente um comentário em que eu concorde. O problema de Maduro é que ele não terá muitos países para pedir asilo. Rússia e China têm investimentos na Venezuela e terá que ter boas relações com o futuro governo, Coreia do Norte está em processo de aproximação com os Estados Unidos, Cuba e México ficarão isolados na América Central e Sul caso de asilo a Maduro, Espanha está num processo de mudança de governo de esquerda para direita. Só resta a Maduro o Irã.

mcremp
mcremp
Reply to  Júlio Costa
5 anos atrás

Provavelmente – e se conseguir – irá para Cuba, que não se importa muito com opiniões contrárias. Aliás, sem a Venezuela, provavelmente o próximo país a sustentar a ditadura cubana será o México.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
5 anos atrás

Problema dele e de quem pôs ele no poder (com apoio de um certo presidente milico, e do PT e o resto da turma). O Brasil deve apenas ficar atento nas movimentações, se pisarem os pés em Roraima, a cobra deve fumar. Quem quiser bancar o herói do povo venezuelano que vão lá, mas sem ajuda do Brasil.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Defensor da liberdade
5 anos atrás

“A cobra deve fumar” ??‼️ Grande frase de efeito?… Duvido que os Venezuelanos deem o primeiro passo, ninguém quer ser o instigador, mas militares brasileiros que tentarem adentrar no território venezuelano, seja por ação militar ou humanitária, sem permissão, correrão o risco de receberem tiros por invasão territorial a um país, seja democracia ou não, é fato… É isso que Washington quer, uma atuação brasileira em nome de seus interesses, ocultos pelo manto da democracia, dos direitos humanos e da paz,interesse esse do país mais cínico, conivente, permissivo e hipócrita entre as nações. Com seu olhar parcial e com seu… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Adriano Madureira
5 anos atrás

Se a Venezuela não vai dar o primeiro tiro, o Brasil com sua tradição diplomática menos ainda.

Carta Branca
Carta Branca
5 anos atrás

Notícias talvez relacionadas: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2019/02/21/policia-federal-realiza-operacao-contra-o-trafico-internacional-de-drogas.ghtml Essa operação acima foi liderada pela DEA americana. Na semana passada Trump disse que iria atrás dos generais para pressioná-los a apoiar Guaidó. O cartel dos sois é reconhecido pelo USSOUTHCOM como responsável por abastecer os carteis mexicanos com cocaína e está no comando absoluto das FANB, inclusive com reconhecimento de suas atividade desde antes de 2009 sob o governo Chavez. https://wikileaks.org/plusd/cables/09CARACAS1186_a.html O detalhe entretanto é que a Venezuela não consegue plantar folhas de coca. A coca é plantada em climas muito quentes, secos e com sombra, clima presente nas Andes nordestinos da Bolivia e na… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Carta Branca
5 anos atrás

“Secar a torneira” kkkkkkk parece até piada. A luta contra as drogas esbarra nas leis econômicas, puramente lógicas e matemáticas. É como desafiar as leis da natureza, você até consegue um certo progresso, mas o tombo adiante é maior. A Colômbia usou tudo o que podia para combater seus cartéis de drogas, mas continua um gigantesco laboratório de drogas à céu aberto, assim como o México e o Afeganistão.

Bueno
Bueno
5 anos atrás

Vice Mourão irá para reunião na Colômbia grupo de Lima dia 25 fevereiro, tá na rede. ..

carlos andreis
carlos andreis
5 anos atrás

A força aérea venezuelana não tem capacidade de REVO então isso limita sua á rea de atuação

Marcos
Marcos
5 anos atrás

Maduro fechou a fronteira com o Brasil e deixou a da Colômbia aberta porque ele enviou 20 mil caixas CLAP (alimentos) para Cúcuta (Colômbia) que coincidentemente vão ser entregues no dia 23, dia da ajuda humanitária internacional para a Venezuela.

É desdenhar demais da situação dos venezuelanos. O melhor é ver chavistas reclamando nas redes sociais que estão há 5 meses sem receber suas caixas CLAP.

Franchesco Barollo
Franchesco Barollo
5 anos atrás

Quem acredita que “basta um cabo e um soldado” para depor o regime bolivarista está muito enganado.
O povo venezuelano é muito valente e soberano e não vai admitir nenhuma ingerência estrangeira. Que os venezuelanos encontrem uma solução pacifica e democrática para os seus problemas internos, sem derramamento de sangue!

sub urbano
sub urbano
5 anos atrás

A Guerra é inevitável.

Cavalo-do-Cão
Cavalo-do-Cão
5 anos atrás

Quando pressenti o fracasso da incursão dos eua na Síria eu percebi claramente que a Síria seria em nosso quintal e Nicolas Maduro o próximo Basahr Al-Assad…por causa do petróleo e do ouro….como nos idos tempos do império romano o suserano dá seu “ultimato”…

Claudio Machado
5 anos atrás

A crise na Venezuela é um problema do povo Venezuenalo. Nós falamos tanto de ideologias, e esquecemos que Trump está agindo sob uma. A quem interessa à saída de Maduro? Aos Estados Unidos da América, a grande hegemonia do capital e as grandes corporações petroliferas, portanto, não caiam nessa conversa de Democracia. A Venezuela caiu nesta condição de penúria e desespero, principalmente devido aos antecedentes do Chavismo, assim como Cuba e tantas outras nações que sofreram e sofrem com ingerencia dos Estados Unidos. Ninguém é dono de seu destino da linha do Equador para baixo, essa é a realidade Geopolítica… Read more »

Dodo
Dodo
Reply to  Claudio Machado
5 anos atrás

Ocorre que o Brasil é a grande potência da região, sendo asim é nossa obrigação ajudar os venezuelanos com a ajuda humanitária

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Dodo
5 anos atrás

Grande potência, mas não lider…

Claudio Moreno
Claudio Moreno
5 anos atrás

Foi um favor. Já basta o bando de bandidos travestidos de refugiados, que se instalaram nos CAT’s por exemplo aqui em SP.

CM

Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
Reply to  Claudio Moreno
5 anos atrás

Eu espero sinceramente que você nunca seja um refugiado. Independentemente da posição política de cada um, toda e qualquer ditadura, de qualquer espectro, é um horror, e quem mais sofre é o povo. A tragédia de um povo lançado a categoria de refugiado é uma das piores coisas que existem, você larga tudo, deixa tudo de lado, sírios, haitianos, venezuelanos, africanos, nenhum povo merece virar refugiado. Quanto menos ser adjetivado negativamente.

Matheus Taveira
Matheus Taveira
5 anos atrás

É… A ONU precisa de reformas urgente; Maduro já tinha que estar em Haia, o CS já poderia ter colocado sanções eficientes além de, ter um sistema de votação baseado em uma maioria simples (se a proposta tiver que ser vetada que a maioria decida) além da ampliação de representantes permanentes… Enfim, a ordem mundial mudou…

BILL27
BILL27
Reply to  Matheus Taveira
5 anos atrás

A ONU já era

M1977
5 anos atrás

Maduro está caindo na isca.

Carlos Campos
Carlos Campos
5 anos atrás

Maduro poderia acabar com isso numa eleição monitorada de perto pela OEA, mas não larga o osso.

Wagner Figueiredo
Wagner Figueiredo
5 anos atrás

Mapa estranho!! Pq tem um pedaço em litígio no Sul da Guiana com o Suriname?? Alguém saberia explicar?

Django Libre
Django Libre
Reply to  Wagner Figueiredo
5 anos atrás
Diego K
Diego K
5 anos atrás

Dia 23 está chegando, façam suas previsões do que virá.

BILL27
BILL27
Reply to  Diego K
5 anos atrás

muita confusão entre civis ….nada de enfrentamento militar entre 2 ou mais paises

Diguinho
Diguinho
5 anos atrás

Vamos analisar uma possível guerra ? Venezuela x Brasil entrem em conflito na fronteira. Bolívia ataca o Brasil pela fronteira. Uruguai manda reforços para maduro. Colombia entra na guerra contra a Venezuela. Argentina ataca o Brasil pelo Sul traindo seu presidente Macri. Chile entra na guerra e ataca Bolívia e Argentina. Equador entra na guerra e ataca tropas Brasileiras na fronteira com a Venezuela. Os EUA são atacados pelo México em um ataque relâmpago pelo fronteira. Impedidindo o envio de ajuda militar ao Brasil Nessa altura o Brasil perde muitos soldados. A guerra se torna corpo a corpo igual na… Read more »

Marcos
Marcos
Reply to  Diguinho
5 anos atrás

Recomendo rivotril antes de dormir

Diguinho
Diguinho
Reply to  Marcos
5 anos atrás

Poxa eu falei para vcs analizar uma (possivel) guerra…
E não necessáriamente vai acontecer.
Isso é apenas uma simulação da 3 guerra mundial….
Compreende ?

Wagner Figueiredo
Wagner Figueiredo
Reply to  Diguinho
5 anos atrás

Rapaz.!!!!..???

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Diguinho
5 anos atrás

CACETE??‼️

Esse pensamento é digno de um episódio de além da imaginação…

A Marijuana estava estragada heim??⁉️

Diguinho
Diguinho
Reply to  Adriano Madureira
5 anos atrás

Me abana Maria Lúcia ????

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Diguinho
5 anos atrás

Delírios de uma Quinta -feira a noite !!! Ô louco meu!!!

Diguinho
Diguinho
Reply to  Tomcat4.0
5 anos atrás

Quando isso acontecer quero ver vcs vim aqui me pedir desculpas e falar….
Estávamos errados e o Diguinho estava certo….
Aí vai ser minha vez de falar que vcs estão loucos e alienados pela grande mídia….

Wagner
Wagner
Reply to  Diguinho
5 anos atrás

cara doido esse diguinho hahahaha

Django Libre
Django Libre
5 anos atrás

As ações na Venezuela agora me lembram um pouco a situação na Ucrania/Crimeia:

“Ukraine had previously objected to Russia sending any aid to the region, and the west has strongly warned Russia that any attempt to send its military personnel into Ukraine under the guise of humanitarian assistance would be seen as an invasion.”

https://www.theguardian.com/world/2014/aug/11/russia-humanitarian-convoy-ukraine

Quem tiver curiosidade (e paciência para ler 128 pgs – em ingles apenas), segue link de um estudo sobre operações da Russia na Crimeia:

https://www.rand.org/content/dam/rand/pubs/research_reports/…/RAND_RR1498.pdf

Luiz Floriano Alves
Reply to  Django Libre
5 anos atrás

Estes ditadores, caudilhos e lideres populistas se afirmam na base do povo pobre e mal informado. Domesticam as massas com migalhas para se perpetuarem no poder. Mas esses caudilhos fazem proselitismo falando mal do grande Satã. Os E.U. Mas, na hora que caem de maduros correm para Miami onde sabem que a lei e a democracia de verdade os vai proteger e poderão usufruir dos saques perpetrados contra o seu próprio povo..O testemunho de milhões de venezuelanos fugindo da miséria e da incompetência é o maior testemunho da situação na Venezuela.

Ricardo
Ricardo
5 anos atrás

Nos ultimos anos no leste europeu sempre que a coisa esquentou Washington pulou fora! Foi o caso da Geórgia e Ucrânia que se ferraram até a estratosfera seguindo os EUA. Espero que se as coisas esquentarem por aqui Trump tenha a ombridade de não sair correndo e deixar a bomba na mão de trouxas, como Brasil.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Reply to  Ricardo
5 anos atrás

Geórgia se ferrou sozinha na megalomania do seu presidente de achar poderia ficar no poder com uma guerra contra a Rússia… já a Ucrânia sim se lascou pq quando a chapa esquentou os “aliados” caíram fora!

colombelli
colombelli
5 anos atrás

ótimo, a gente deixa uns dias a ajuda esperando depois trazemos de volta, fazemos nosso “h” e ainda economizamos. E o Maduro que caia de podre, sozinho. Será logo logo traído por um dos que ele comprou.

Heitor
Heitor
5 anos atrás

E infelizmente amante do maduro (Gleisi) ficou no lado de cá…

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Heitor
5 anos atrás

Por umas notícias por ae parece que Mauduro tem que entrar na fila dos amantes da dita cuja!!!rs

Dr. Mundico
Dr. Mundico
5 anos atrás

Sinceramente, espero que a Venezuela afunde sozinha no caos que construiu para si. Cabe unicamente ao povo venezuelano definir seu destino, seja lá qual for. É um país soberano, independente e não cabe a nenhum outro país interferir ou definir prioridades alheias. “Ajudas humanitárias” podem ser direcionadas como interferência política e não cabe ao Brasil servir de office-boy dos EUA. O governo brasileiro não pode admitir ser instrumentalizado nem tutelado pelos EUA, uma nação acometida de cobiça atávica e de um histórico espírito predador. Os EUA são uma nação de patifes e rapinadores. E não são piores que China ou… Read more »

João Adaime
João Adaime
5 anos atrás

Cavalheiros Como diz o esquartejador, vamos por partes: 1) Antes de comentar aqui, por favor, leia toda a notícia e as outras relacionadas ao tema. Isto evita poluir o post. 2) O governo brasileiro vai apenas disponibilizar a ajuda humanitária do nosso lado da fronteira. Se os venezuelanos quiserem e puderem vir buscar, está à disposição. 3) Nossa ajuda é só nossa. Não tem nenhuma ajuda externa. Consta de leite em pó, remédios, material cirúrgico e outros itens correlacionados. Portanto, não estamos sendo distribuidores de “ajuda humanitária” de nenhum outro país. 4) As Forças Armadas brasileiras não aumentaram o contingente… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  João Adaime
5 anos atrás

João Adaime, muito bem explicado, excelente.

Ivan
Ivan
Reply to  João Adaime
5 anos atrás

Muito sensato.
Parabéns.
Sds.

Fabio
Fabio
5 anos atrás

” pena que fechou com a Gleise no lado de cá “.

Ivan
Ivan
Reply to  Fabio
5 anos atrás

Kkkkk…

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
5 anos atrás

Colombelli

Não adianta “blindar” Las Claritas,
a chave fica em Muqui-Macagua.

Rodrigo
Rodrigo
5 anos atrás

O site já tem notícias dos S300 na fronteira com o Brasil?

Santiago
Santiago
5 anos atrás

A Venezuela posicionou Sistemas anti-aéreo S-300MV à 11Km da fronteira da cidade brasileira de Pacaraima, com seus potentes radares ligados emitindo sinal, colocando o aeroporto de Boa Vista e uma base da FAB com operação restrita. Isso pra mim ja se trata de uma agressão à uma nação estrangeira.

Rafael
Reply to  Santiago
5 anos atrás

O ministério da defesa deveria se posicionar. Negação de espaço aéreo é um ato de guerra.

Flávio Henrique
Flávio Henrique
Reply to  Santiago
5 anos atrás

Sim, mas creio que o Brasil não vai fazer nada antes do primeiro tiro…. O problema é que nos nega o uso seguro dos E/R-99 nas proximidades….

BILL27
BILL27
Reply to  Santiago
5 anos atrás

Fecharam o espaço aereo tbm

Paulo
Paulo
Reply to  Santiago
5 anos atrás

Bom, com a instalação desse sistema S300, a Venezuela acaba de negar uso livre do espaço aéreo do Brasil, com segurança, até Manaus. Perdoem-me as “bandeirantes de calças” e o pessoal “detrás das mesas”, mas vão ficar esperando um novo incidente, do tipo “Malaysia Airlines”, só que, agora, nos céus do Brasil? Já somos reféns da energia da venezuela (Roraima) Fato que deveria ser resolvido emergencialmente pelo atual governo, agora, teremos nossos céus do norte sob ameaça constante de um louco? Eu sei que guerra não é brincadeira e nem video game. Vidas serão perdidas. Mas guerra nada mais é… Read more »

BILL27
BILL27
Reply to  Paulo
5 anos atrás

O certo seria o EB deslocar baterias de Astros para perto da fronteira tbm …

Rafael
Reply to  BILL27
5 anos atrás

Obuseiros dão conta nessa distância. Alguém sabe dizer se nossos AWACs são capazes de jammear de alguma forma esses radares do S-300? Ou estamos totalmente à mercê dessa vigilância?

Doug385
Doug385
Reply to  Rafael
5 anos atrás

Na verdade essa tarefa de jamming seria bem feita pelos pods Skyshield que a FAB deve ter adquirido anos atrás. Digo deve, porque não se ouviu mais a respeito. Mas acredito que uma das melhores opções nesse caso seria a incursão de operadores especiais a fim de sabotar radares e baterias. O risco seria grande, mas nesse caso qualquer outra ação seria arriscada.

BILL27
BILL27
Reply to  Rafael
5 anos atrás

Ate onde eu sei ,os R-99 não tem tal capacidade .
O AMX tem o pod Skyshield ,que tem tal capacidade

Zezão
Zezão
Reply to  Paulo
5 anos atrás

Eles vivem em negação. Acham bonito ser hippies anos 60′. Quase 15 anos atrás essa palhaçada começou. Agora, está o tráfego aéreo em Roraims sob ameaça. Pior, há um guarda-chuva INIMIGO sobre a 1 Bda Inf que pode ser varrida pelo ditador wuando ele bem entender.

João Adaime
João Adaime
Reply to  Santiago
5 anos atrás

O Decreto Nº 6.592, 02 DE OUTUBRO DE 2008, regulamenta o disposto na Lei no 11.631, de 27 de dezembro de 2007, que dispõe sobre a Mobilização Nacional e cria o Sistema Nacional de Mobilização – SINAMOB. Nas disposições Gerais Art. 2º A Mobilização Nacional conceituada no art. 2o da Lei no 11.631, de 2007, é a medida decretada pelo Presidente da República, em caso de agressão estrangeira, visando à obtenção imediata de recursos e meios para a implementação das ações que a Logística Nacional não possa suprir, segundo os procedimentos habituais, bem como de outras necessidades. § 1º São… Read more »

Doug385
Doug385
Reply to  Santiago
5 anos atrás

É bom salientar que não se sabe o estado operacional do equipamento e tampouco o nível de proficiência dos operadores venezuelanos. Pode ser apenas um blefe.

Roberto Bozzo
Roberto Bozzo
5 anos atrás
BILL27
BILL27
Reply to  Roberto Bozzo
5 anos atrás

Eles atiraram em cidadaos venezuelanos ..se fosse em Brasileiros aí a coisa ia descambar

Roberto Bozzo
Roberto Bozzo
Reply to  Roberto Bozzo
5 anos atrás

Atualizando: já são 2 mortos…e, por enquanto, 22 feridos….

DanielJr
DanielJr
5 anos atrás

Com relação ao S-300 na fronteira, em uma situação hipotética em que o Brasil deseje destruir essa bateria, seria mais “fácil” ou prático enviar tropas de comandos a pé pela fronteira ou utilizar armas pesadas tipo artilharia ou aviação ?

BILL27
BILL27
Reply to  DanielJr
5 anos atrás

Acho q seria o Astros

Fila
Fila
Reply to  BILL27
5 anos atrás

Muito antes do astros ficar em posição esse s300 some de lá

Doug385
Doug385
Reply to  DanielJr
5 anos atrás

Com certeza pelo ár é o mais arriscado. Quanto ao fogo de artilharia, depende da distância. Talvez fosse necessário uma incursão em território venezuelano.

DanielJr
DanielJr
Reply to  Doug385
5 anos atrás

Uma incursão seria a forma mais rápida levando em conta o tempo de levar armas mais pesadas e colocá-las em posição lá. Talvez uns comandos com alguma arma tipo Carl Gustav ou um míssil antitanque portátil para acertar uma unidade de radar ou de controle. Essa bateria deve ter alguma tropa para fazer sua segurança, e os comandos usando essas armas a uma distância adequada deveria dar alguma chance de sobrevivência.

Esse tipo de hipótese pode render inúmeras linhas de pensamento.

BILL27
BILL27
5 anos atrás

767 corsario decolando agora de Boa vista ,destino Galeão ,a unica coisa diferente na fonia ,foi a indicação de um curva a direita logo após a decolagem .transponder desligado

Renato Vargas
Renato Vargas
Reply to  BILL27
5 anos atrás

Qual seria a carga? Marmita ou algo mais salgado?

Gonçalo Jr.
Gonçalo Jr.
5 anos atrás

O sistema de míseis S-300 foi posicionado na região do Aeropuerto de Santa Elena de Uairén, que dista da cidade fronteiriça de Pacaraima, Estado de Roraima, cerca de 11km.

André Souza
André Souza
Reply to  Gonçalo Jr.
5 anos atrás

A Ala 7 da FAB ta sobe esse radar.

rdx
rdx
Reply to  Gonçalo Jr.
5 anos atrás

Alvo perfeito para os Comandos

Diego
Diego
Reply to  Gonçalo Jr.
5 anos atrás

Seria uma boa hora para testar os astros 2020?

Ricardo
Ricardo
Reply to  Diego
5 anos atrás

Pensei a mesma coisa. Os caras posicionam a “joia da coroa” ao alcance do Astro? Só para dar notícias. Se eles achassem que tivesse a menor chance de combate nunca colocariam esse sistema tão perto da fronteira.

Zezão
Zezão
Reply to  Gonçalo Jr.
5 anos atrás

A fronteira foi deslocada para a divisa entre os estados e Roraima e Amazonas.

Doug385
Doug385
Reply to  Gonçalo Jr.
5 anos atrás

É isso mesmo. Está ao alcance de fogo de artilharia.

Diego
Diego
5 anos atrás
rdx
rdx
5 anos atrás

E agora Zé? O Brasil está completamente despreparado para uma guerra moderna. Não temos SAM para defender Boa vista, não temos caças modernos, Não temos ATGM e muito menos helicópteros de ataque. Eis o motivo da afronta perpetrada pela narcoditadura bolivariana.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  rdx
5 anos atrás

Calma cara, sem desespero, não estamos em conflito e mesmo se estivéssemos somos completamente capazes de lidar com as FA da Venezuela com o que temos.

Heitor
Heitor
Reply to  rdx
5 anos atrás

Só poderá haver uma guerra se a Venezuela abater qualquer avião em nosso espaço aéreo.. como disse o Mourão: “O Maduro não é tão louco.”

BILL27
BILL27
Reply to  Heitor
5 anos atrás

ou eles atirarem em direção aos guardas que estiverem na fronteira.Eles não vaão derrubar avião nenhum