General de brigada Alcides Valeriano de Faria Júnior que irá para o Comando Sul dos EUA

General de brigada Alcides Valeriano de Faria Júnior que irá para o Comando Sul dos EUA

General de brigada Alcides Valeriano de Faria Júnior que irá para o Comando Sul dos EUA
General de brigada Alcides Valeriano de Faria Júnior que irá para o Comando Sul dos EUA

Militar diz que interesse do Brasil é prioritário e descarta ação disfarçada na Venezuela

Por Igor Gielow (Folha de São Paulo)

O primeiro general brasileiro a integrar o Comando Sul das Forças Armadas dos Estados Unidos, Alcides Valeriano de Faria Júnior, nega que sua indicação signifique algum tipo de subordinação de Brasília a Washington.

“Caso alguma decisão seja tomada [pelo Comando Sul], eu, como general, devo apresentar o ponto de vista militar brasileiro de maneira leal e responsável”, disse, em entrevista por escrito na semana passada e respondida nesta segunda (25).

“Caso a decisão soberana dos EUA não esteja de acordo com a posição política nacional, o Brasil pode determinar meu regresso e, eu como militar, funcionário de Estado, retorno imediatamente. Assim que receber a ordem.”

O general-de-brigada Alcides, conhecido pelo prenome no Exército, tem 52 anos e hoje comanda a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, de Ponta Grossa (PR).

Ele delineia o seu novo cargo, de subcomandante de Interoperabilidade: integrar esforços entre forças brasileiras e de outros países da região às dos EUA em caso de calamidades naturais ou crises humanitárias.

Isso foi lido por setores da esquerda, como o ex-chanceler Celso Amorim, como submissão à hipótese de intervir militarmente na crise venezuelana a partir de uma tentativa de ajuda humanitária. Esse, aliás, foi o roteiro apresentado pelo ditador Nicolás Maduro no fim de semana, quando bloqueou a entrada de caminhões com mantimentos do Brasil e da Colômbia, coordenados pelos EUA.

Alcides descarta a ideia. “Os EUA defendem suas posições estratégicas. Cabe a nós os nossos interesses”, disse.

O general de duas estrelas irá para os EUA em maio. Já havia oficiais superiores (coronéis, tenentes-coronéis e majores) brasileiros no Comando Sul, mas é a primeira vez que um oficial general do país participa de tal tipo de missão fora do guarda-chuva de organizações multilaterais como a ONU.

O Comando Sul cuida dos interesses americanos na região do Caribe e Américas Central e do Sul, e emprega 1.200 homens. É um dos dez do gênero no mundo. A indicação de Alcides havia sido adiantada ao Congresso americano pelo chefe da unidade, o almirante Craig Faller, no começo do mês. Isso também gerou críticas à esquerda.

Desde a implantação da Doutrina Monroe no século 19, passando pelo intervencionismo explícito de Theodore Roosevelt nos anos 1900 e a longa história de apoios a golpes na região, a relação entre forças americanas e suas vizinhas menores a sul sempre foi marcada por turbulências.

Quando o sr. assume a nova posição, e por quanto tempo? Já travou contato com o comandante de Interoperabilidade? Devo assumir a comissão em meados de maio. Meu contato será com o comandante do Army South (Exército Sul), general Mark Stammer, comandante do componente terrestre do Comando Sul (SouthCom), cujo comandante é o Almirante Faller. Uma conversa com meus comandantes está sendo programada para quando eu estiver mais próximo ao cumprimento da missão.

A partir de 2017, o Brasil passou a ter oficiais superiores de ligação no Comando Sul, para questões de coordenação entre Forças nacionais em hipóteses de ajuda humanitária ou desastres naturais. Sua ida é para a mesma função, agora com elevação de status, ou engloba outras áreas de atuação? O Brasil já possui, há bastante tempo, oficiais superiores no Exército Sul. Por intermédio desses oficiais são realizados os contatos e acertos, com o Exército americano, para todas as atividades de militares do Exército Brasileiro nos EUA (cursos, estágios, intercâmbios, etc.), tudo em estreita coordenação com o adido militar em Washington.

A presença de um oficial general coloca o Exército em um outro patamar de integração e deve ser visto como um reconhecimento internacional da capacidade e do preparo profissional dos militares brasileiros. O trabalho do general se refere ao desenvolvimento de sinergias e parcerias para, em caso de necessidade urgente ou de calamidades, prestar ajuda humanitária e alívio de desastres às populações atingidas por qualquer tragédia, como por exemplo, o terremoto que atingiu o Haiti em 2010.

Neste momento há a organização, coordenada com os EUA no Brasil e na Colômbia, dos corredores de ajuda humanitária à Venezuela. O almirante Faller disse que o Brasil fará parte este ano do SPMAFGTF (Special Purpose Marine Air-Ground Task Force). Isso tudo se correlaciona com a elevação do status da presença brasileira no Comando Sul, de alguma forma? O SPMAGTF é uma força-tarefa do componente dos Fuzileiros Navais no Comando Sul. Meu trabalho se dará no componente terrestre, ou seja, no Comando Sul. Acredito que essas ações refletem a modernização das Forças Armadas e o reconhecimento da profissionalização dos militares brasileiros, que se dedicam constantemente ao preparo para o cumprimento de suas missões constitucionais.

O presidente Trump já aventou a possibilidade de uma intervenção militar para derrubar o regime de Maduro. O Brasil rejeita a hipótese. Nesse sentido, como fica sua posição como representante do Brasil no comando militar que seria responsável por coordenar qualquer tipo de ação militar americana? O meu trabalho está muito bem definido. O trabalho que os oficiais brasileiros desempenham estão inseridos no quadro de ações estabelecido pelas Diretrizes para as Atividades do Exército Brasileiro na Área Internacional, como, por exemplo, atividades de diplomacia militar e atuar como ligação entre o Brasil e o Comando Sul. Trabalhar como um assessor do comando.

Existe uma característica comum entre os militares de diferentes países. Compartilhamos valores comuns como patriotismo e lealdade. Temos juramentos que nos comprometem, como o de defender sua pátria. Isso é muito respeitado. É um código de honra.

Caso alguma decisão seja tomada [do Comando Sul], eu, como general, devo apresentar o ponto de vista militar brasileiro de maneira leal e responsável. Caso a decisão soberana dos EUA não esteja de acordo com a posição política nacional, o Brasil pode determinar meu regresso e, eu como militar, funcionário de Estado, retorno imediatamente. Assim que receber a ordem. Essa é uma característica da profissão militar. Disponibilidade total, de tempo e de movimentação.

Como o sr. vê a hipótese de uma crise humanitária tornar-se tão grave a ponto de ensejar uma ação militar direta, como ocorreu no Kosovo em 1999? Em que momento a linha entre resposta humanitária e ação proativa pode ou não ser ultrapassada? A situação em Kosovo era um pouco diferente. Acredito que os atores envolvidos na atual situação da Venezuela encontrarão uma saída para resolver esse impasse e evitar que a situação se agrave.

O Brasil nunca teve um oficial general em um comando que não fosse sob a organização de organismos multilaterais (missões da ONU, OEA em 1965). Isso pode ser visto como uma mudança de paradigma? Trata-se de uma tendência mundial participar de mecanismos multilaterais de cooperação. Essa é mais uma oportunidade que se abre para o nosso país. É o reconhecimento da capacidade e do profissionalismo dos militares brasileiros. Conquistada ao longo dos anos nas missões de paz, nos empregos na faixa de fronteira e nas Operações de Garantia da Lei e da Ordem.

Representa o reconhecimento de um trabalho de modernização pelo qual o Exército brasileiro vem passando. Um trabalho dedicado ao cumprimento de suas missões constitucionais. Além disso, sinto-me orgulhoso de poder ser o representante de tantos outros profissionais comprometidos com o Brasil.

Na sua fala de 7 de fevereiro ao Congresso americano, o almirante Faller nomeou China, Rússia, Irã, Nicarágua, Venezuela e Cuba como inimigas regionais de seu país. Participar do comando militar dos EUA para a região não pode ser visto como um alinhamento à doutrina americana? Não vejo dessa forma. O fato de termos representantes do Brasil em Forças Armadas de outros país não significa alinhamento automático. As decisões de política externa são tomadas pelos responsáveis no nível político e diplomático. Não é o caso da minha missão, que é executiva, ou seja, estarei envolvido em atividades operacionais e práticas, obviamente no meu nível hierárquico.

Além disso, conforme salientei antes, o Estado Brasileiro, ou o Exército, pode a qualquer momento, caso julgue necessário, determinar meu regresso ao país. E, como militar, estarei pronto para cumprir as decisões de meus comandantes no Brasil.

No Brasil, sempre houve uma resistência nacionalista entre políticos e mesmo militares em relação à aproximação com os EUA. Isso é algo anacrônico no século 21, e o modelo da cooperação EUA-Colômbia é algo a ser buscado? O Brasil adota em seus documentos de Defesa (“Livro Branco”, Estratégia e Política Nacionais de Defesa) o multilateralismo, ou seja, trabalhar com instituições e organizações mundiais, com diferentes atores e países, para solução dos problemas.

Os EUA, como país soberano, defendem suas posições estratégicas. Cabe a nós, buscar trabalhar em todos as esferas, organismos multilaterais, acordos bilaterais, ou quaisquer outros instrumentos, para defender nossos interesses.

Por isso, nós militares de diferentes nações nos respeitamos. Sabemos que, por juramento, vamos defender os interesses de nossos países, sem que isso implique falta de camaradagem e de fidalguia.

FONTE: Folha de São Paulo

Subscribe
Notify of
guest

170 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings
Antoniokings
5 anos atrás

Então, saia imediatamente daí.
O que está fazendo no ‘Comando Sul’ de outro País?
Oras!

colombelli
colombelli
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

está no mínimo aprendendo. Voce que os vê como inimigos deveria lembrar daquela sábia e ancestral lição: “conhece o teu inimigo como a ti mesmo”.

Pra nós ele está lá estreitando os laços que nos renderam recentemente mais de 200 blindados, renovação de nossa artilharia, aquisição da asa fixa do EB fora o que foi oferecido ainda mais recentemente. E quase de graça. Alguém mais fez algo por nós?

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  colombelli
5 anos atrás

Enquanto a maioria dos governos foca no hoje, os EUA já estão mirando na próxima década… fortalecer as relações com o Brasil significa um ponto a menos de entrada para a influência russa e chinesa na região e um combatente a mais no time em uma possível crise internacional.

O novo governo brasileiro abriu muitas oportunidades realmente boas, estamos de volta ao jogo camaradas.

Tenho certeza que os EUA vão investir muito no atual governo brasileiro.

Lembrem-se, é só o começo 🙂 .

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

O que se desenha é que na próxima década a influência americana estará bem menor que hoje.
E a influência econômica chinesa na América Latina será item fundamental para nossa sobrevivência (aliás, já é).
Sinto muito, mas estes processos históricos, quando se iniciam, não param mais.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

O que se desenha para a próxima década no coletivo que você frequenta..

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES
ANDRE LUIS VIEIRA LOPES
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Afinal, aquele covarde, ladrão/assassino Maduro disse que o Governo do Brasil era Nazista, porque o Ladrão Maduro não cortou relações com o Brasil. O assassino Maduro, covarde, canalha, mata o próprio povo de fome, chamando o próprio povo de golpista, mas não corta relações com o Brasil. Coisa de socialista canalha covarde exatamente como os socialistas do Brasil.

Foragido da KGB
Foragido da KGB
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Respeitosamente não tenho a mesma visão que voce. Na questão econômica até pode vir a acontecer . Já no meio militar vejo que há um risco. Esse problema na Venezuela pode ser um divisor de águas que pode vir a favorecer um alinhamento maior sim, mas, com a Colômbia. Havendo a necessidade de uma intervenção armada, pelos discursos e comunicados dos generais e liderança política , ficou claro que nem mesmo apoio logístico o Brasil daria aos EUA, pode ser um blefe ? Não sei ! Enquanto que a Colômbia já mostrou clara disponibilidade e intenção de ceder suas bases… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Foragido da KGB
5 anos atrás

Nesse primeiro momento, nosso atual governo não se pode dar ao luxo de fornecer mais apoio do que já está fazendo, que é demonstrar estar se alinhando aos valores defendidos pelos EUA, até porque ainda são só dois meses de novo governo, enquanto a Colômbia já tem sido um parceiro de longa data. Supondo que o atual governo consiga se reeleger em uma próxima eleição, ai sim certamente demonstraremos mais afinidade no campo militar, não necessariamente fornecendo bases, mas de certo forcendo pessoal, informações e realizando um maior número de operações conjuntas e treinamentos, semelhante ao que faz com a… Read more »

Dr. Mundico
Dr. Mundico
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Meu mêdo é exatamente esse “investimento” americano no govêrno brasileiro…

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Dr. Mundico
5 anos atrás

Por muito tempo tivemos “investimentos politícos” Cubanos, Venezuelanos, Bolivianos, Africanos… e o que nos aconteceu?

Pois é o BNDES que nos diga né?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Alex.
Não me decepcione.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Antonio, esse é o momento do Brasil se reestruturar, em todos os sentidos, testar novas possibilidades, modernizar suas políticas e ampliar o leque de opções.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

EUA não vão investir nada no Brasil, a menos que seja emprésstimo de dinheiro a juros exorbitantes, aí sim. Não lembra do slogan do Trump, que ganhou as eleições “America First”?

O parque industrial deles e a infra-estrutura está necessitando urgente de renovação e eles vão investir aqui na nossa? Se liga, iludido.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Sem nome, não sou iludido, pelo contrário, sou realista e caso você não saiba, existem diversos tipos de investimento, não somente econômico ou se preferir em dinheiro…

Só a aproximação com o Estado Americano já pode ser visto como um investimento, ao contrário da aproximação com países esquerdistas que eram vistos pelo restante do mundo como péssimo sinal político que afastava a entrada de qualquer capital estrangeiro, visto que é sabido que a esquerda tem o péssimo hábito de inflar o estado e por o peso nas costas de quem de fato trabalha e produz.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

É isso 100nick!

Não estamos vendo nenhum aspecto positivo com o ‘alinhamento’ brasileiro com os EUA.
Nosso maior comércio é com a China e continuará sendo, talvez para sempre.
Comprar ou ganhar alguns equipamentos velhos?
E isso até o próximo Governo entrar e acabar com isso.

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Se “continuará sendo”, não sei qual o problema.

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES
ANDRE LUIS VIEIRA LOPES
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

O aspecto de não ser um escravo dos Cubanos, como a Dilma estava fazendo de nos tornar escravos dos Ladrões Cubanos como Maduro fez na Venezuela será que conta. Só o fato de o Brasil não mais ser trouxa dos Ladrões Comunistas Cubanos já é muito bom. Só o fato do Brasil não virar uma Venezuela, uma ditadura que mata o próprio povo com tiros de fuzil na cabeça, já é muito bom.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Bom foi o Governo anterior que deu dinheiro sem contrapartidas a um monte de ditaduras sanguinárias.

Estes caras para você, eram bons!

Lucas Silva
Lucas Silva
Reply to  colombelli
5 anos atrás

Neste caso, concordo com você colombelli. Resumiu bem.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  colombelli
5 anos atrás

Pela quantidade de dinheiro que eles tiram de nós, é muito pouco o que eles dão.

É a mesma coisa que fazem com a Venezuela: criam sanções, boiocotes e embargos, assim como confiscam os ativos e o ouro venezuelano, mas depois vem com esmolas em forma de ajuda humanitária (ou armanitária).

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

100nick
Conta-se que a Venezuela tem cerca de US$ 30 bilhões bloqueados.
A ‘ajuda humanitária’ foi uma mixaria.
O Brasil, mandou duas F-150 com meia carga.
Ridículo!

colombelli
colombelli
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

se fosse teus filhos passando fome voce não pensaria assim. e tinha mais, mas o amigo de voces não deixou entrar

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

“Conta-se”. Para de frequentar o Brasil 247 que tá queimando seus neurônios. Ou tem ou não tem. Ou sabe de fato quanto é ou não venha com invencionices. Seja franco consigo mesmo. Aqui você não engana ninguém. Cê não tá fazendo palestra pra sindicato ou grêmio estudantil de universidade pública ou jardim de infância do MST não. Aqui na Trilogia tem café no bule. rsrsss
Quanto é? A quanto tempo está bloqueado?
Se não tem essas respostas com fontes fidedignas para corroborá-las, não invente.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
5 anos atrás

E por falar nisso, vem de lá a melhor definição do Presidente: ‘Lame duck’.
Perfeito!

colombelli
colombelli
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

tiram de nós? quem tirou dinheiro de nós e deu calote foram cubanos, venezuelanos e quem nos prejudicou foram os paraguaios ( aumento de Itaipu) bolivianos ( aumento do gás) e equatorenhos ( encampação feita por Correa).

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  colombelli
5 anos atrás

E os 5% do pib que os banqueiros tiram de nós, só para pagar juros? isso não conta?

Só para constar, 5% do pib é quase o montante da Previdência inteira. Tudo o que o Brasil produz no setor automobilístico, corresponde a quase isso, 6% do PIB.

Claro que isso não sai na imprensa. Claro que ninguém ataca o real problema do Brasil, que é o custo financeiro, juros bancários, que consome 5% do pib, fora o pagamento das parcelas em si.

E o problema do câmbio, também não conta?

colombelli
colombelli
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

jovem, o periodo do pt foi o que os banqueiros mais ganharam na história da nação. Duvida? pesquisa. Quem manteve juros altos foi o descontrole da economia patrocinado pela mandioqueira, mandatária do presidiário. Voces desregularam e economia com enganações e subterfúgios para manter aparência de economia aquecida,com endividamento e crédito fácil que agora cobra seu preço. É do periodo de voces a maior crise da historia da nação.e os 12 milhões de desempregados que não surgiram no primeiro dia do governo Temer. PS; muito mais nos tiraram os empreiteiros amigos de chachada do presidiário e compadres no projeto de poder… Read more »

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  colombelli
5 anos atrás

Já que você diz em aprender com o inimigo, que tal ler os argumentos que os esquerdistas usam? que tal verificar se existe alguma razão ou verdade no que apregoam? até para poder contra-argumentar? não, né? melhor é xingar, dizer que não debate com pessoas desse tipo, vociferar ódio ou insultos. Bem melhor, não?

colombelli
colombelli
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

não debato de fato com pombos e o inimigo que voces representam ja é bem manjado e simplório. passar bem

mcremp
mcremp
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

E que tal vc fazer o mesmo?
Achar argumento em esquerdista é mais difícil que achar pinguim no Saara. O que há são clichês, piadinhas e trocadilhos infantis, e afirmações “absolutas” tiradas do nada, ditas como se fossem a verdade mais evidente do mundo.
Quando não conseguem mais responder, gritam “fascista!” e mudam de assunto.

100nick-Elâ
100nick-Elâ
Reply to  mcremp
5 anos atrás

Eu tento debater com vocês, aqui na Trilogia. As respostas aos meus argumentos sempre são xingamentos, nunca debate intelectual relevante.

Bosco
Bosco
Reply to  100nick-Elâ
5 anos atrás

Você não consubstancia seu debate com nenhum dado da realidade ou com argumentos intelectualmente honestos, mas só com fakes e slogans esquerdistas.
Como você segue a cartilha do pensador coletivo da esquerda, na verdade nem precisava perder seu tempo digitando. É só postar seu nick que a gente já vai entender a sua posição já que pensa em bloco e todo mundo já tá cansado de saber a retórica em bloco da esquerda.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Vocês não tem argumentos, são só mentiras e choradeira.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Antonio nosso general estará lá para acompanhar tudo o que é de interesse dos EUA na região da América do Sul e Central, qualquer coisa que vá contra os interesses do Brasil, ficaremos sabendo em primeira mão e teremos a oportunidade de dialogar diretamente com o Comando Sul, afim de mostrar nosso posicionamento, caso nosso ponto de vista não seja respeitado, nosso país terá total liberdade para discordar das decisões e trazer nosso militar de volta. Acredito que esse convite seja um esforço de aproximação para algo muito maior, e com certeza os EUA não irão querer “melar” exigindo qualquer… Read more »

Doug385
Doug385
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

E o que diria o senhor dos emissários cubanos no antigo governo petista?

Maus
Maus
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Eu acho mais correto você sair daqui.

tomcat4.0
tomcat4.0
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

“Deixem o MAV trabalhar !!!”

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Recado do Pentágono:
Não esqueça o avental!!!
???

Cavalo-do-Cão
Cavalo-do-Cão
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

“Só Nelson Rodrigues Explica”

Galante

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

Opa!!! Quer vir para cá também? O general vai precisar de ajudante. Sabes fazer pão de queijo? Caldo de cana? Brazilian wax??? ?????

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES
ANDRE LUIS VIEIRA LOPES
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Que tem “medo” dos EUA e defende os NarcoTerroristas Assassinos Cubanos e do Maduro é porque apoia Terroristas, apóia Comunistas assassinos e apoia que os partidos socialistas do Brasil façam o mesmo no Brasil, são aliados de Terroristas. São as mesmas pessoas que apoiam desarmar os Brasileiros, desarmar a Classe média no Brasil. Estas pessoas não são anti-americanos eles são anti-Brasil, querem nos escravizar por Cuba, são nossos inimigos e querem matar a Classe Média do Brasil. Quem defender Terroristas como Maduro não é Brasileiro é inimigo do Brasil.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  ANDRE LUIS VIEIRA LOPES
5 anos atrás

Se os americanos não têm condições de controlar os seus próprios viciados, nunca conseguirão controlar os traficantes dos outros.
Simples assim!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  ANDRE LUIS VIEIRA LOPES
5 anos atrás

Irretocável e temos que tratá-los como tal.

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES
ANDRE LUIS VIEIRA LOPES
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Para todo Terrorista, a sua vítima que tenta se defender está “subordinado” ao lado “errado” que é o lado da democracia. EUA, aliados de todas as democracias e os Terroristas aliados de todos os Comunistas Ditadores.

Marco
Marco
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Fico pensando se o Gen. Alcides estivesse sendo enviado a algum país socialista/comunista se você pensaria o mesmo.

Kings já não estamos mais conseguindo rir com seus comentários. Eles estão perdendo a graça. Até entendemos que vc tem que justificar o seu mirrado salário de MAV, mas tudo tem limite. Vc está emporcalhando blogs sérios com suas sandices.

Sinto muito mas tiveram 14 anos para colocar em prática suas idéias e olhe no que deu. Se segura que a CPI do BNDES vem aí!!!!!!!!!!

MFB
MFB
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Vocês ainda perdem tempo com o toinho do MAV?

Bosco
Bosco
Reply to  MFB
5 anos atrás

Mas é gostoso bater no Toinho. rsrsss Nele e nos seus diversos nikes.
Ele é o único indivíduo com transtorno dissociativo de identidade em que todos os seus “alter” são idênticas.

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

O Celso Amorim ainda não aprendeu, que a maioria dos militares brasileiros não são iguais os políticos do partido dele, que são marionetes e subservientes de Havana.

Isso é só uma demonstração da mente esquerdista, só pq eles gostam de ser pau mandados, então eles constroem uma narrativa e espalham que todos são como eles.

Se os americanos queriam um general brasileiro para “levar cafezinho” para eles, pelo jeito essa tentativa fracassou, mas sempre tem algum milico perdido por ae mesmo nos EUA, que aceita fazer esse papel ridículo e quem sabe até lavar privada.

α Tau
α Tau
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

“Depois da liberdade desaparecer, resta um país, mas já não há pátria.”

François Chateaubriand

DaGuerra
DaGuerra
5 anos atrás

Que dureza esses textos lixos pinçados e lançados na trilogia . Que a Doutrina Monroe tem a ver com intervencionismo Estadudinense? Justamente visava proteger a América, do Alaska à Terra do Fogo contra o intervencionismo extra continental.

francisco
francisco
Reply to  DaGuerra
5 anos atrás

E ao mesmo tempo fomentava o intervencionismo norte-americano.

DaGuerra
DaGuerra
Reply to  francisco
5 anos atrás

Em 1823? EUA não metia medo nem no México.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
Reply to  DaGuerra
5 anos atrás

Posso estar enganado, mas em 1823 os EUA ainda nem tinham fronteira com o México. Talvez alguns trechos do Texas ou da Flórida negociados com a Espanha, mas é quase certo que ainda estavam formando suas fronteiras com tratados e acôrdos.

A partir o momento que atingiram fronteira com o México, esse nunca mais teve sossêgo na vida e foi a primeira vítima da rapina norte-americana.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
5 anos atrás

De todos os meios possíveis a entrevista é para a Folha de São Paulo… é pra acabar mesmo hahahahahahahaha. Rede Globo, O Globo, Folha de São Paulo, Veja, Carta Capital, UOL e todos seus canais, Brasil 247 etc… Se juntar tudo, não dá um… eu parei de ler sobre política em todos esses meios… simplesmente não compensa, tentam a qualquer custo manipular qualquer coisa sobre o governo, para que a massa começe a reclamar… Se abusar contam até quantas vezes o presidente vai ao banheiro… a imprensa “comum” virou puro l.i.x.o. Precisa garimpar muito bem sobre o que vai ler,… Read more »

Alexandre ziviani
Alexandre ziviani
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Rapaz,eu estudei em Universidade Federal e percebo que estas matérias da grande mídia se parecem cada vez mais com os jornais do DCE que eram distribuídos aos alunos nos corredores do campus,até desconfio que o pessoal do DCE quem escreve estas matérias.

Saudações

Aldarion
Aldarion
Reply to  Alexandre ziviani
5 anos atrás

É um país livre, a empresa jornalística produz conteúdo que melhor lhe aprouver…

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Aldarion
5 anos atrás

Pena que não miram a melhora do país, apenas a melhora no bolso deles $$$…

JAGDERBAND#44
JAGDERBAND#44
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Perfeito Alex.

Bosco
Bosco
Reply to  Aldarion
5 anos atrás

Isso acontece porque no Brasil não se tem o hábito de promoção de ação judicial contra difamação e calúnia. Aí a extrema mídia nada de braçada.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Aldarion
5 anos atrás

Você tem razão..

E consome esta imprensa quem quer.

Maus
Maus
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Dá uma olhada no que significa análise militar seria:

http://www.gbnnews.com.br/2019/02/o-brasil-e-militarmente-superior.html?m=1

Alessandro
Alessandro
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Alex Nogueira, a imprensa esquerdista hoje tava dando chilique, só pq o ministro da educação seguiu as recomendações do Bolsonaro, de voltar a cantar o hino nacional nas escolas, olha a que ponto chegou esse pessoal da mídia, chilique por cantar o nosso hino!!! Aprendi a cantar o hino na escola e ninguém morreu por causa disso, e hoje somos obrigado a ver uma imprensa altamente tendenciosa, querendo armar um circo de horrores por um ato cívico que jamais deveria ter parado, a que ponto a nossa imprensa chegou, é lamentável.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Acrescento que há uma lei (acho que é lei) assinada por José de Alencar5 e (pasmem) Hadadd em 2009 sobre ser ,tipo, obrigatório tocar o Hino Nacional e tal , o que, convenhamos , pouquíssimas escolas cumprem e que agora vão cumprir.
Na escola atrás de minha casa(divido muro com ela) onde meu filho de 7 anos estuda ,ao menos uma vez por semana tem o momento cívico e toca o hino de Betim e depois o nacional !!!

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Tomcat4.0
5 anos atrás

Lei n° 5.700, de 1971, artigo 39, atualizada em 2009.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Exato Alessandro e Tomcat.

A oposição, através da mídia vendida, tenta a qualquer custo impedir que a população volte a ter valores morais e retidão.

Acredito que hoje os maiores inimigos dos Brasil são em ordem de capacidade de “estrago”, a mídia de massa e o STF.

Conseguindo lidar com esses dois fatores, sem dúvidas o Brasil consegue deslanchar para melhor.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Eu terminei o segundo grau em 1992, o que me espantou nesta história foi que hoje em dia não tem mais o hasteamento e arreamento da bandeira nas escolas pelo menos uma vez por semana.

Me espantou mais ainda causar revolta que sugerissem que isto volte a ser feito.

Ser patriota e respeitar a família e o próximo não tem nada a ver com militarismo ou ser de direita.

Todo este problema mostrou bem o lado que a educação brasileira está e mais ainda justifica as ações tão criticadas do Ministro da Educação.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Sou totalmente a favor de se cantar o Hino Nacional nas escolas (comecei a aprender o Hino na pré-escola) e a única coisa que causou incomodo nessa questão, sendo que ainda não li a carta oficial do MEC, por isso estou escrevendo com base do que ouvi, é que o Ministro Velez sugeriu que as crianças fossem filmadas e repetissem o lema de campanha do nosso presidente…

Nesse ponto, sou totalmente contra, pois acredito que a escola não deva ser utilizado como instrumento político de nenhum dos lados.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Sim tbm achei desnecessário filmar e colocar o lema da campanha do Bolsonaro, soa como provocação e não precisa disso, mas o ministro já voltou atrás e retirou o lema, e avisou que filma quem quiser não é obrigatório.

R_cordeiro
R_cordeiro
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Alex, o ocorrido foi que a comunicação oficial para que se cantasse o hino e se filmasse terminava com o slogan de campanha, portanto não havia alusão a se obrigar a falar o slogan de campanha.

O ministro está errado em colocar slogan de campanha em comunicação oficial, mas daí a blogsfera esquerdista ventilar q havia a obrigação de se falar o slogan de campanha é de uma desonestidade sem igual, porém sem surpresa pra ninguém.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  R_cordeiro
5 anos atrás

Obrigado pela explicação R_cordeiro, realmente o ministro deu mancada fornecendo munição para a oposição… esse tipo de erro tem sido uma constante desde o início das el.ei.çõ.es… falta o acompanhamento de bons profissionais de relações públicas tanto para o governo quanto no partido P.S.L.

No geral cometem erros muito grosseiros, dignos de pessoas “comuns”, nem parece que o pessoal tem estudo e capacidade técnica fazendo umas “noobices” dessas aff…

Mas acredito no potêncial do novo caminho que está se desenhando e que em breve conseguiram o entrosamento necessário para governar adequadamente.

Oiseau de Proie
Oiseau de Proie
5 anos atrás

Prefiro ser ridicularizado por ser patriota do que não ter uma pátria. Já que a tenho, defenderei…do meu jeito…para que não seja subjugada à tirania, à corrupção e ao escárnio…Quem ama sua pátria ama a si mesmo…Enquanto o amor ideológico for maior que o patriótico, interesses individuais prevalecerão sobre coletivos…

O poder Global sobre o Brasil :

https://www.youtube.com/watch?v=L0mi4Cq4Fcg

A carta histórica de suicídio de Getúlio Vargas :

https://www.youtube.com/watch?v=jxg8O2EYqF4

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Oiseau de Proie
5 anos atrás

Onde assino?

Farroupilha
Farroupilha
Reply to  Oiseau de Proie
5 anos atrás

Cumpad patriota, seu nome em português ficaria então mais em sintonia com essa vertente patriótica defendida. Tá estranho essa salada mostrada, nome francês ao lado do nosso cruzeiro.

α Tau
α Tau
Reply to  Farroupilha
5 anos atrás

Valeu pelo o toque Cumpad Washington… 😉

Alex Nogueira
Alex Nogueira
5 anos atrás

Se algum editor puder verificar, um comentário meu ficou preso.

Muito obrigado!

PauloSollo
5 anos atrás

Finalmente no rumo certo. É absolutamente coerente, natural e inteligente que o Brasil se integre com países como EUA, Israel, Itália, UK, etc. Sempre houve uma afinidade e ideais e estamos nos aliando ao que há de melhor e mais avançado no mundo em termos de Democracia e tecnologia. Aquele direcionamento nefasto e bizarro levado a cabo pela OrCrim ao buscar inserir nosso país no grupo de Russia, China Irã, Venezuela, Coréia do Norte, Cuba, foi uma aberração vergonhosa, mas felizmente uma página que já foi arrancada e atirada no lixo da história como uma chaga que foi extirpada.

Aldarion
Aldarion
Reply to  PauloSollo
5 anos atrás

O Brasil deve procurar ter posição independente em relação à quaisquer potências. Lamentável esse alinhamento automático.

PauloSollo
Reply to  Aldarion
5 anos atrás

A sua leitura da situação é extremamente rasa e tendenciosa, como é de praxe em se tratando de esquerdistas. Ser independente não significa se manter isolado de todos. Qualquer país precisa estabelecer parcerias funcionais e estratégicas com outros países em diversas áreas. O General deixou claro que se a postura adotada pelos EUA não for aprovada pelo Brasil, ele volta. E por fim, quanto a orcrim decidiu se alinhar com todos os governos despóticos do mundo você classificou isto como automático? Não, mas se é contra sua doutrinação ideológica sua crítica tendenciosa é automática.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  PauloSollo
5 anos atrás

Lembro perfeitamente do Embaixador brasileiro que tirou o sapato para ser revistado em um aeroporto americano.
Vira-latismo militante.

mcremp
mcremp
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

E do avião presidencial brasileiro revistado na Bolívia, você lembra?
E daquele maluco de Honduras usando nossa embaixada como comitê e palanque eleitoral, você lembra?
E do chavinho do Equador construíndo obra com dinheiro do nosso BNDES e depois dizendo que não pagava, você lembra?
E de levar calote de Angola, Moçambique e Cuba, você lembra?

Bosco
Bosco
Reply to  mcremp
5 anos atrás

Mcremp,
A memória de um comuna é seletiva. E também seletiva é a interpretação da realidade.
Da Dilma comprando refinaria americana enferrujada 5 x mais cara ele não lembra não. Nem da Bolívia ficar com refinaria da Petrobrás não. Isso ele esqueceu também.

R_cordeiro
R_cordeiro
Reply to  mcremp
5 anos atrás

Mcremp, um esquerdista é como uma cartomante com alzheimer. Ele sabe tudo o que vai acontecer no futuro e não lembra absolutamente nada do passado.

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Não senhor, foi simplesmente se sujeitar às regras do serviço de imigração de um país onde não existe “carteirada”, às quais todos tem que submeter ao desembarcar nele.

Aldarion
Aldarion
Reply to  PauloSollo
5 anos atrás

Prezado, não sou esquerdista. Não é uma análise rasa, mas simétrica e pertinente. Afinal, questionar a reciprocidade em relações diplomáticas é fundamental.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Aldarion
5 anos atrás

Pior tipo de esquerdista é o isentão…

Oiseau de Proie
Oiseau de Proie
5 anos atrás

“Não andes entre aqueles de quem ainda podes tornar-te escravo”

Spartianus

Rodrigo LD
Rodrigo LD
5 anos atrás

Cada Comando de Área americano corresponde a uma área do mundo, sendo comum convidarem Oficiais de países locais para ocuparem cargos em sua estrutura. Temos um grande número de Oficiais em comissão no exterior, em diferentes organizações militares e acadêmicas de vários países, como os Estados Unidos e a China, por exemplo, não sendo cabível dizer que por esse motivo tomamos partido em situações como a atual crise da Venezuela. Esta visão distorcida só poderia mesmo ter vindo desse jornal parcial e extremamente comprometido, empenhado sempre em distorcer a realidade em prol de sua ideologia fracassada e derrotada, buscando sempre… Read more »

Aldarion
Aldarion
5 anos atrás

Uma vergonha.Típico de país capacho e anão. Por que não temos generais americanos no Comando Militar da Amazônia? Pensamento pequeno em um país que deveria ser grande.

Gorgoroth
Gorgoroth
Reply to  Aldarion
5 anos atrás

Se tivesse, estariam chorando aqui da mesma forma.
Comuna só sabe fazer isto…

Então engole o choro.

Bosco
Bosco
Reply to  Gorgoroth
5 anos atrás

Para um comuna tudo que o Bolsonaro fizer estará errado.
Se ele amanhã mandar de volta o general o Antoniokings automaticamente vai reclamar e ficar diametralmente contra.
São uns degenerados morais apátridas. A pátria deles é a sua ideologia nefanda e o partido que a defende, e o povo que se lasque.
Por isso defendem os Maduros e Pol Pots da vida apesar de todo o sofrimento que estes promoveram contra seu povo.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Onde assino, meu caro, melhor exemplo do que postaste, é ler os comentários do sputinik, lavagem cerebral pura, não há patriotismo, referência de pátria Brasil. Eu leio qdo estou triste, me faz ir as gargalhadas e melhoro sem precisar dos anti-depressivos. abraços

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Ah, esses minions.
Antes tão agressivos e contundentes, agora tão sentimentais.
Chora! Que vai ser disso para pior.

colombelli
colombelli
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

quem está chorando desde a eleição são voces. Aliás so fazem isso O choro é livre o lula não.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  colombelli
5 anos atrás

Fique sentado aí e assista os próximos capítulos.
Essa novela está passando muito mais rápido que pensávamos.
Ninguém imaginava isso, mas está um barato.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Isso ae Boscovisk, assino embaixo!!!

Foragido da KGB
Foragido da KGB
Reply to  Tomcat4.0
5 anos atrás

Ei Tomcat ,olha ai, o MAV tá trabalhando a plena carga como voce pediu. :p :p :p

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Gorgoroth
5 anos atrás

Bom. Já que a guerra contra a Venezuela acabou, antes de começar, qual será o próximo evento?

kevinbuenuu
Reply to  Aldarion
5 anos atrás

Tá louco? Aposto que nenhum brasileiro (que veste verde e amarelo pelo menos) iria querer um general extrangeiro envolvido no Comando Militar da Amazonia, comentário sem nexo.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  kevinbuenuu
5 anos atrás

Não tem problema nenhum ter oficiais de países aliados compartilhando informações e conhecimentos, até determinado ponto..

É assim que funciona.

Mas o brasileiro é tão cabeça pequena que acha que isto é subserviência.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Aldarion
5 anos atrás

Meu caro, aí sim seria entrega de nossa soberania e vcs poderiam vociferar bem alto que nos tornamos capacho

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Saldanha da Gama
5 anos atrás

Acho que ele só quis mostrar a antítese.
Vc não entendeu.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Aldarion
5 anos atrás

Mas que lavagem cerebral fizeram em ti, hein?

tomcat4.0
tomcat4.0
5 anos atrás

F… como a histeria e choradeira de muitos(nem todos são MAV’s)não para.Povo não lê o texto, comenta por rumo e ideologia política e afins e quando lê, não sabe interpretação de texto(principalmente dos textos dos foristas). Viva a democracia <ao menos se vê mais pessoas se interessando pelo tema defesa (no facebook então) e na medida do possível vamos tirando dúvidas e ou corrigindo declarações de pessoas que não manjam do paranauê ainda mais que nós e se recebe até agradecimentos. Nada melhor que compartilhar o que se sabe ,aprender tbm é bom,conhecimento é poder e nunca é demais e… Read more »

Gonçalo Jr.
Gonçalo Jr.
5 anos atrás

A esquerda não tem mais discurso. E quando tem se revela anacrônica. Aliás mesmo com o general deixando bem claro a sua missão, que caso o interesses maiores do Brasil não se coadunem com os interesses dos EUA, ele pode, se ordenado, voltar imediatamente ao país.

Nem desenhando ou explicando entendem. Nem mesmo se desenhar a explicação ou explicar o desenho.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Gonçalo Jr.
5 anos atrás

Quem não entende são vocês de direita. Alías, já tem direitinha chamando o General Mourão de “esquerdista”, só porque ele não quis fazer guerra com a Venezuela, mantendo uma posição sensata. “Nada de aventuras” – disseram nossos militares aos EUA. Desse jeito, a relação Brasil X EUA não vai ser tão próxima quantos vocês acreditavam. Os EUA estão exigindo muito mais do Brasil do que o Brasil está disposto a conceder. Mas quando os EUA vão entender que eles têm bajuladores, não aliados; e bajuladores servis e abjetos são tudo, menos heróis. Não, eles não vão se autodestruir pelos EUA.… Read more »

colombelli
colombelli
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

podia nos fazer o favor de escolher uma das duas china ou russia e ir pra lá ja que tu gosta tanto. Se for pra segunda vá bem pra leste.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  colombelli
5 anos atrás

E você podia nos fazer o favor de ir para os EUA, o paraíso na terra. Compro a passagem para você, só de ida.

mcremp
mcremp
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Também quero! Pode ser na econômica.

colombelli
colombelli
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

estamos negociando….. cuidado que declarações deste tipo obrigam e eu posso ficar tentado exigir judicialmente cumprimento da promessa, inclusive com várias testemunhas. Se não se importa a passagem pode ser para qualquer lugar da costa oeste. Eu vou sem medo pra lá. Tem liberdade de imprensa de ( bem diferente do Maduro que hoje reteve jornalistas ou do Putin que os mata), de opinião e de trabalho, a maior economia do planeta valorização do trabalho, democracia, com tudo o que há de bom e ruim nela, as melhores instituições de ensino do planeta. Já voce iria mesmo pra russia ou… Read more »

Gonçalo Jr.
Gonçalo Jr.
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Mais um esquerdinha que usufrui de tudo o que o capitalismo ocidental produz e arrota bobagens. Até a China e o Vietnam desistiram do socialismo/comunismo e só os exercem em sua estrutura política pois na economia abandonaram DE VEZ essas baboseiras. A China hoje é uma economia de mercado e o Vietnam vem colhendo resultados significativos em crescimento econômico e melhoria de vida da população. Só idiotas acham que o socialismo/comunismo produz algo de bom para a humanidade. O que produziram em massa e alguns ainda produzem são milhares de mortes, tiranias, prisões políticas, torturas, desaparecimentos, FOME, falta de liberdade… Read more »

_RR_
_RR_
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Essa mesma Polônia esmagou todas as hordas russas enviadas contra eles na Guerra Russo-Polonesa de 1920… Acredite: se os russos se atreverem a tanto, não vai ser tão fácil assim…

Quanto a China, esta é amiga dela mesma e já provou isso. Veja o caso ucraniano, quando deram de ombros para os apelos russos… Apesar de toda a pompa e papéis assinados, somente se colocará com os russos se houver real vantagem. Até então, não é interesse dos chineses um confronto aberto.

Renato Vieira
Renato Vieira
5 anos atrás

Nao vejo problema algum em um oficial general brasileiro assumir tal função, antes do brasileiro, já teve lá um general chileno desempenhado a mesma função, mas lá, acredito eu, nao tem as bobagens e infantilidades que se falam por aqui. Tivermos realmente próximo de termos forças armadas submissas, mas não a um país, e sim a um certo cunho ideológico que dominou boa parte do continente, foi inclusive motivo de lamentação em um manifesto de uma certa facção travestida de partido, nele, falava que lamentavam nao terem tido tempo para mudar os currículos nas academias militares,a UNASUL também morreu sem… Read more »

DENYS
DENYS
5 anos atrás

Fonte folha d.são paulo?? mesma que escreveu um editorial, reclamando do rompimento do Brasil com Venezuela.

Rafa_Positron
Rafa_Positron
5 anos atrás

Não…..
Imagina….

Não há subordinação à Washington

A subordinação é a mim…. né…..

Essa palhaçada toda já ta passando dos limites

Bosco
Bosco
Reply to  Rafa_Positron
5 anos atrás

Quando a Dilma comprou a refinaria enferrujada por um valor 5 x mais alto que o avaliado você não ficou indignado com a subordinação a Washington não , né?
Deve ter corrido uma graninha por fora pra financiar o projeto de poder dos defensores dos fracos e oprimidos, elaborado nos palácios e nos hotéis 5 estrelas e regados a Champagne e caviar e aí pode, né?

mcremp
mcremp
Reply to  Rafa_Positron
5 anos atrás

Durante a Olimpíada, quando dois cubanos tentaram desertar e foram caçados pela polícia federal e enviados para Cuba na calada da noite, também não houve subordinação nenhuma.

100nick-Elã
100nick-Elã
5 anos atrás

Perai, o Maduro não estava com os dias contados? kkkkkk

Vocês da Trilogia não imaginam a satisfação que me proporcionam com suas piadas, embora alguma delas seja realmente perigosas.

Oiseau de Proie
Oiseau de Proie
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Acredito que todo aquele circo tenha sido feito com o mesmo o intento das “manifestações dos 20 centavos” daqui…desestabilizar o atual governo da Venezuela para que se crie um ambiente favorável para a derrubada dele…é assim como a inteligência dos eua atuam “nas sombras” para sabotar e derrubar governos indesejados…usam de todos os tipos de estratagemas como guerra econômica ou de propaganda/informação…recrutam agentes de influencia, mídia e meios de comunicação locais para fazerem oposição e atacar o governo alvo…através de grupos de fachada criam ongs e movimentos subversivos para incitar e causar desestabilização…e assim criar um ambiente favorável a derrubado… Read more »

Renato Vieira
Renato Vieira
5 anos atrás

Por fim, aos que tem medo da águia, digo, precisamos nos preocuparmos o o urso, mais sobretudo, com o Dragão, pois chegará o tempo em que o dragão começará abocanhar tudo pelo frente, o que ele não conseguir dragar, ele lançará suas chamas contra tudo o que não conseguiu devorá. Aí sim, seria ou será o fim.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Renato Vieira
5 anos atrás

Não vai mudar nada, ninguém é insubstituível. Mas o Brasil deveria aproveitar para buscar o seu próprio espaço e ser dono do seu nariz. Inclusive, o Brasil deveria, deve ter bombas atômicas e EUA não mandar aqui no quintal do Brasil.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

No momento o Brasil já tem suas “bombas atômicas” lá no STF hahahahaha, desculpem, mas não resisti XD .

colombelli
colombelli
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

humm sim sei, dono do nariz como era quando o Paraguai resolveu aumentar o valor da energia de Itaipu e “comunicou” ao Brasil ou como quando o Evo aumentou o preço do gás. Se voce não é o próprio antônio o superou.

Bosco
Bosco
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Se você arrumou um amante brutamontes americano o problema é seu. Na minha casa não tem nenhum e mando eu. Quanto ao Brasil, ele por agora, no governo do Capitão, por ser dono do seu próprio nariz, resolveu se alinhar com os EUA. O choro é grátis e o Lula tá preso. Torçam para o plano de vocês de sabotarem o Brasil dar certo e tentem daqui a 4 anos e não escolham um poste de presidiário como candidato e nem um representante de ORCRIM que talvez o barco mude para a esquerda de novo e passaremos novamente a ser… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Nem li o comentário mas toma um dislike bem dado.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Sem nem ler? caramba, Bosco, isso que é cegueira ideológica.

MGNVS
MGNVS
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

100nick

Nesse comentario especifico eu concordo com vc. O Brasil deve buscar seu espaço e se for necessario deve sim saIr do TNP.

joao
joao
5 anos atrás

botando a cara pra tomar porrada no lugar dos americanos. sai fora disso. não precisa disso.

α Tau
α Tau
5 anos atrás

“Não apenas destruímos nossos inimigos; nós os modificamos.”

George Orwell

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  α Tau
5 anos atrás

a Tau, a manipulação da percepção da realidade é um dos pontos fortes do socialismo e suas vertentes rsrsrsrs.

Felizmente, o plano deu errado e o LuLu tá preso.

Oiseau de Proie
Oiseau de Proie
5 anos atrás

Alex Nogueira

De todos os meios possíveis a entrevista é para a Folha de São Paulo… é pra acabar mesmo hahahahahahahaha.

Rede Globo, O Globo, Folha de São Paulo, Veja, Carta Capital, UOL e todos seus canais, Brasil 247 etc…

Se juntar tudo, não dá um… eu parei de ler sobre política em todos esses meios… simplesmente não compensa, tentam a qualquer custo manipular qualquer coisa sobre o governo, para que a massa começe a reclamar…

….

“Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade.”

George Orwell

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Oiseau de Proie
5 anos atrás

Oiseau, discordo totalmente da afirmação, pois, ao meu ver o “jornalismo” voltado para a massa, tem jogado a favor de quem paga mais $$$, infelizmente, já não vivemos mais em uma época onde a HONRA e o CARÁTER estão acima do dinheiro. São muito poucos os que não se deixam vender, e o que eu tenho visto no último ano, são informações jogadas ao vento em uma tentativa desesperada de mudar os anseios da população, que luta para sair de um sistema falido que consome todo e qualquer esforço de melhora de vida, para favorecer a causa socialista partidária de… Read more »

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
5 anos atrás

Ok, agora eu quero saber quando virá os Arleigh Burke, os F-15 e os Patriot?

Caravaggio
Caravaggio
5 anos atrás

Se ele descaradamente como vira-lata que se preze diz não ser subordinado aos EUA, o chefe dele descaradamente mostra ser e até tem foto batendo continência pra bandeira dos chefes, que infelizmente não pode ser postada aqui pq o blog não aceita fotos.

colombelli
colombelli
Reply to  Caravaggio
5 anos atrás

você ja foi militar? sabe o significado de uma continência? certamente não. Ja foi explicado aqui mas voce parece não ter lido. Bom vamos lá: Continência é o cumprimento do militar, seja entre si, seja ao civil seja a símbolos. Não significa, nem nunca significou subserviência ou rebaixamento. Por tanto esta ilação de extrair de uma continência subserviência e servilidade é verdadeiramente infantil. Todo milita faz isso para bandeira estrangeira quando em visita ao país. Agora voce sabe. Se insistir nisso é por sua conta passar vergonha.

mcremp
mcremp
Reply to  colombelli
5 anos atrás

Colombelli, infelizmente ele vai sim insistir nisso, do mesmo jeito que ele e sua turma repetem “Aiiinnn mas o Sérgio Moro não prendeu o Aécio” embora já tenha sido explicado 845.682 vezes que o Aécio era senador, tinha foro privilegiado e nenhuma acusação contra ele passaria pelo TRF onde o Moro era juiz.

Caravaggio
Caravaggio
Reply to  mcremp
5 anos atrás

E por falar nisso, vc foi pra rua de camisa do CBF qdo a Raquel Dodge e a Carmem Lucia arquivaram os processos contra Aecio e José Serra?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  mcremp
5 anos atrás

Tem um cara que trabalha comigo que é advogado e fala a mesma coisa..

Jesus…

a cegueira desta gente é absurda..

Pior este ainda diz que o Moro é agente da CIA.

Caravaggio
Caravaggio
Reply to  colombelli
5 anos atrás

Creio que é vc que passa vergonha qdo tenta defender o vira-latas que nos governa com essa conversa fiada de laguém que foi militar de baixa patenta quase 40 ans atrás. Nunca vi o psicopata bater continencia pra mais bandeira nenhuma, tirando a nossa e do Tio Sam.

mcremp
mcremp
Reply to  Caravaggio
5 anos atrás

Caravaggio, tente entender que há uma diferença entre o que você vê e a realidade do mundo. Por exemplo, você nunca viu minha vó, mas isso não quer dizer que minha vó não existe.
Falando em passar vergonha, vc está reclamando que o Bolsonaro foi “militar de baixa patente” quando era jovem? Vc queria que ele entrasse como general aos 18 e depois fosse descendo até chegar a soldado? Aliás, o que se bate é punheta. Continência presta-se.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Caravaggio
5 anos atrás

O Coronel Jacaúna, quando foi lá na fronteira com a Venefavela acabar com aquela bagunça dos venefavelanos jogarem bombas, pedras e darem tiros para o lado de cá da fronteira, fez continência para a contraparte de lá.

Ele virou bolivariano agora ?

R_cordeiro
R_cordeiro
Reply to  Caravaggio
5 anos atrás

O cara vem num site sobre assuntos militares e fala este bolo de asneira. Quando li BATER continência já mereceu 1000 deslikes e pelas asneiras mais 1000. Se quer conhecer mais sobre o tema, seja bem vindo, mas estudo só um pouquinho antes de defecar no teclado.

100nick-Elã
100nick-Elã
5 anos atrás

Querem guerra? não percam as esperanças, é muito fácil resolver: criem uma milícia privada e ataquem pelo território da Colômbia. Quero ver Agnelo, Colombelli, Smoking snake e vários outros lutando pela “democracia” e valores “ocidentais”. Eu até os ajudo financeiramente. Certamente os EUA lhes forneceriam todo o armamento de que precisam. Vão lá, façam esse favor ao mundo. Só não coloquem o nome do Brasil no meio dessa sujeira.

Bosco
Bosco
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Quem manda na política externa brasileira é o Mito, e até agora ele não falou nada de guerra contra o Podre não. Isso é mais um fake da esquerdalha mentirosa.
E não adianta não que Mourão e o Mito estão em sintonia. Por mais que queiram usar o vice como bucha de canhão, não vão conseguir.

mcremp
mcremp
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Até agora quem eu vi querendo guerra são os bobinhos da esquerda para poder dizer “Os imperialistas malvados dos EUA estão atacando a pobre Venezuela e o Trump é chato, bobo e feio.”
Qualquer um com idade mental acima de 15 anos percebe que uma guerra não interessa a nenhum dos lados nessa história.

Agnelo
Agnelo
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Pelos nossos valores ocidentais? Seria um prazer!!!
Já larguei o aço e ja prendi muitos q vendiam o q vc consome, defendidos por quem nao preza o minimo por esses valores.
Rasguem suas calças pelas cabeças… Lula ta preso e a esquerda cagalhona perdeu a mamata da roubalheira!!!! E estamos nos alinhando com quem podemos crescer.
Quase 400 militares venezuelanos ja atravessaram as fronteiras desertando!!!
Ja preparei meu equipamento!!!! Vou levar uma churrasqueira e assar um picanha na mata!!!!!
Quanto tempo vai levar pro outro lado pedir um pedaço????

Marcelo Mariano
Marcelo Mariano
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Agnelo,
Cuidado para essa galera não roubar a picanha e até a churrasqueira com carvão aceso e tudo !

100nick-Elã
100nick-Elã
5 anos atrás

Se alinhamento político aos EUA é tão bom e a salvação da lavoura, então me expliquem: 1- Porrque a Ucrânia escolheu alinhamento aos EUA e está um lixo? 2- Porque a Colômbia, aliada dos EUA é um lixo subdesenvolvido e país de narcotraficantes? 3- Porque os países bálticos, alinhados aos EUA, estão sofrendo com redução da população que está abandonando os seus paísses proporcionalmente muito mais que na Venezuela, porque também estão um lixo? 4- Porque a Europa, subserviente aos EUA, está sofrendo com: fim do tratado INF, que coloca um “X” na Europa como alvo nuclear; oposição dos EUA… Read more »

mcremp
mcremp
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Em primeiro lugar, nenhuma das suas afirmações é verdadeira. Na melhor das hipóteses são visões distorcidas, na pior são mentiras mesmo. Mas analisando: 1 – A Ucrânia está sendo atacada pela Rússia que não aceita vê-la sair de sua área de influência. 2 – A Colômbia está se recuperando de anos de guerra interna (narcotraficantes aliados à esquerda) e vai muito bem obrigado. Aliás, sua produção de petróleo está próxima de superar a Venezuela. 3 – Assim como a Ucrânia, os países bálticos foram arrasados por décadas de comunismo. Estão se recuperando bem, a economia dos três está crescendo. A… Read more »

Agnelo
Agnelo
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Por que TODOS os paises sob influencia da URSS deram uma banana pra ela????? E…… Vejam sóóó!!!! Sao aliados dos EUA!!!!!!!!

100nick-Elâ
100nick-Elâ
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

É? todos os países da ex-URSS deram uma banana para ela? então vou lhe fazer uma lista dos que AINDA estão alinhados com a Rússia: 1- Bielorrússia, Armênia, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Uzbequistão formam a Organização do Tratado de Segurança Coletiva, pacto militar nos moldes da OTAN; vale lembrar que a Armênia, embora tenha oscilado um pouco para o lado do Ocidente, por conta da aproximação entre Rússia e Turquia, ainda está sob influência da Rússia; 2- A Mongólia e Azerbaijão ainda mantém uma grande influência russa; 3- A Hungria recente está se aproximando tanto da Rússia que “Pompeo pede… Read more »

Agnelo
Agnelo
Reply to  100nick-Elâ
5 anos atrás

Os q foram dominados desde antes da Guerra Fria e tiveram migrações obrigatórias de russos para seus territórios tem características um tanto diferentes.
Engraçado q permanecem não Rússia, mas apoiam o terrorismo transnacional contra ela.
Por que?

mcremp
mcremp
Reply to  100nick-Elâ
5 anos atrás

Quirguistão, Tadjiquistão, Uzbequistão, Azerbaijão…
Só fera!

Henrique
Henrique
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Caro 100n.. 1- no caso da Ucrânia não foi um alinhamento e sim uma total falta de habilidade política do presidente à época em gerenciar as pressões para se filiar à UE ou pegar um empréstimo de 15B com a Rússia dado à crise financeira do país…. e para um país ex-URSS com fronteira direta com a Rússia.. é preciso muita habilidade política para não se tornar um peão nas mãos de ambos os lados…. ninguém estava preocupado com a Ucrânia e sim como cercar e pressionar a Rússia e do outro lado a Rússia também não estava preocupada com… Read more »

100nick-Elâ
100nick-Elâ
Reply to  Henrique
5 anos atrás

Sobre Japão e Coréia, eu disse que os EUA ameaçaram entrar em uma guerra nuclear contra eles sem se importar com Japão e Coreia do Sul, não deturpe o que eu disse.

Países comandados por narcotraficantes? você quer dizer a Colômbia, né? aliás, as FARCs – verdadeiros bandidos de esquerda – tornaram-se um PARTIDO POLÍTICO LEGAL – mesmo o povo colombiano dizendo, em plesbicito, que não aceitavam isso. Eu vejo como é a democracia lá. E se lá é tão bom, vá morar lá.

mcremp
mcremp
Reply to  100nick-Elâ
5 anos atrás

Coréia do Sul e Japão estiveram ameaçados durante os oito anos de desgoverno Obama, em que a Coréia do Norte fazia suas bravatas impunemente. No momento, as negociações estão avançando bem.

Sobre a Colômbia, não esqueça de acrescentar que o acordo com as FARC foi negociado em Cuba, e que foi a única saída do governo colombiano para acabar com a guerrilha que era financiada e protegida pelos governos da Venezuela e do Equador.

α Tau
α Tau
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Ucrânia depois da revolução Maidan: Ucrânia compra gás 30% mais caro da UE em comparação quando comprava da Rússia; A moeda ucraniana se desvalorizou 350% em relação ao dólar; A inflação em 2015 foi de 43%; A indústria de defesa perdeu 80% de sua renda e agora na Antonov os trabalhadores trabalha UMA vez por semana; O governo ucraniano cortou laços econômicos com bancos russos e perdeu 9 bilhões em remessas dos ucranianos na Rússia, maior investimento direto que tinham. Pelos termos do FMI a ucraniana terá de pagar sua divida até 2041 com as gerações futuras dando metade do… Read more »

mcremp
mcremp
Reply to  α Tau
5 anos atrás

Realmente não é fácil para um país que já fez parte da URSS se reerguer, ainda mais quando o Putin continua mantendo uma guerrinha.
P.S.: Você sabe que o Guardian é bem de esquerda, né?

CRSOV
CRSOV
5 anos atrás

Hahahaha acreditem se quiserem que os EUA não vão influenciar em nada esse General !! Só um bobo para cair nessa !!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  CRSOV
5 anos atrás

Nem todo mundo é cabeça fraca e influenciável como você.

CRSOV
CRSOV
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

OK seu fake de cowboy você está certo !! Não adianta discutir com os ideologicamente alinhados, tanto esquerdistas quanto os de direita como você !! Eu lhe peço perdão por expressar minha forma de pensar !!

CRSOV
CRSOV
Reply to  CRSOV
5 anos atrás

Colombelli com todo respeito eu não quero acreditar que você seja tão inocente assim !! Você em sã consciência acha que os EUA permitiriam um General que seja ideologicamente contrário à eles ??

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  CRSOV
5 anos atrás

Hmmmm, se você ver bem, eles só convidaram porque o novo governo é de direita… é óbvio que não convidariam se ainda estivessemos no governo antigo né…

Não tem sentido fazer “time” com a oposição você não acha?

100nick-Elã
100nick-Elã
5 anos atrás

urgente – urgente – breaking news: Maduro acaba de cair – e não é fake news.

Consta que ele estava jogando pelada com os amigos, quando de repente entrou dentro da área e… derrubaram-no!!!!

Olha gente, foi penalti, mas que ele caiu, caiu!

O próprio Maduro bateu e… gol da Venezuela!!!!!

R_cordeiro
R_cordeiro
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Cara, como vc é engraçado. Merece o prêmio rafinha Bastos de comédia.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  100nick-Elã
5 anos atrás

Sem nome, não fique tão confiante, pelo visto o Maduro já percebeu que não vai se sustentar por muito tempo e inclusive já pediu “ajuda” para a ONU marcar um “dedo de prosa” com o Trump 🙂 .

Oiseau de Proie
Oiseau de Proie
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

A questão não é só o poder mas as milhões de vidas e a integridade física do pais que esta em jogo …a nação dele esta sob a ameaça de ser devastada como a Síria…e seu povo exterminado….mesmo que a incursão não dê certo como na Síria os danos causados pelas perdas de vida e destruição serão irreparáveis… Os eua são a pior ameaça terrorista que existe no planeta hoje…destroem a soberania de outros países para se apossar de suas riquezas e patrimônios…promovem incursões militares ou sabotagens contra nações mais fracas quando lhes convém…entre 1890 e 2012 os eua invadiram… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  Oiseau de Proie
5 anos atrás

Oiseau, menos…menos…

O que os EUA não admitem é ter governos ditatoriais atravessando em seu caminho, principalmente quando existem fatores estratégicos para a sua soberania em jogo.

É muito mais saudável para o mundo, quando os diversos governos trabalham abertamente para sua população, todo mundo sai ganhando, principalmente o comércio global.

α Tau
α Tau
Reply to  Alex Nogueira
5 anos atrás

Vou deixar aqui essas perguntas mais uma vez…o governo do Jacobo Arbenz da Guatemala também era uma ameaça comunista?! … o governo do Jaime Roldós do Equador também era uma ameaça a democracia?!…

Assassino Econômico – John Perkins :

https://www.youtube.com/watch?v=vO8vPa_H71g

Sincero
Sincero
5 anos atrás

Beleza, agora conta aquela do papagaio.
???

Gelson
Gelson
5 anos atrás

Boa ideia esta!
Vamos começar a exportar oficiais generais assim como jogadores de futebol. Como ambos tem em excesso por aqui pode ser um novo nicho de mercado se abrindo…e vamos aliviar as nossas despesas também.