‘É inaceitável para os militares essa subserviência aos Estados Unidos’
Demitido por Ernesto Araújo de um instituto do Itamaraty, o diplomata Paulo Roberto de Almeida diz que chanceler de Bolsonaro é tutelado
Por Afonso Benites – EL PAÍS
BRASÍLIA – O diplomata e doutor em ciências sociais Paulo Roberto de Almeida se envolveu em mais uma das dezenas de polêmicas do Governo Jair Bolsonaro (PSL). Após publicar um artigo em seu blog pessoal com críticas à política externa brasileira, ele foi exonerado pelo ministro Ernesto Araújo do cargo de presidente do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI), um dos braços do Ministério das Relações Exteriores brasileiro. Sem o cargo que ocupava desde 2016, Almeida deverá trabalhar em receber. Ou seja, ocupará o fictício “departamento de escadas e corredores” do Itamaraty.
Um dos mais antigos diplomatas em atividade no país, está desde 1977 no Governo, e autor de 14 livros, Almeida critica na entrevista a seguir a ausência de diretrizes de Araújo – a quem atribuiu ideias paranoicas –, ressalta que o ministro tem sido tutelado desde que assumiu a função e que, politicamente, a visita de Jair Bolsonaro a Donald Trump, nesta semana, será a glória para o presidente brasileiro.
Pergunta. Por que o senhor foi demitido do IPRI?
Resposta. A razão aparente parece estar ligada ao fato de eu publicar em meu blog pessoal (Diplomatizzando) análises críticas sobre a política externa conduzida pelo atual chanceler. A razão real parece ter sido minhas fortes críticas ao suposto mentor intelectual desse chanceler, seu patrono na escolha para o Itamaraty, Olavo de Carvalho, a quem eu chamei de “sofista da Virgínia” e de “Rasputin de subúrbio”, o que de certa forma deixou-o desconfortável, pois costuma referir-se respeitosamente a esse bizarro personagem, a quem chama de professor. As posturas antiglobalistas defendidas por ambos constituem uma agenda impossível para qualquer serviço diplomático, na medida em que alimentam paranoias reacionárias que não encontram qualquer fundamento nas negociações internacionais nas quais se engajam os diplomatas.
Uma outra razão que pode ter motivado minha exoneração do cargo de diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais do Itamaraty foi o fato de me ter referido a “fundamentalistas trompistas”, que o atual chanceler considerou como um ataque pessoal a ele, quando eu estava na verdade visando pessoas mais influentes do que ele, entre elas um dos filhos do atual presidente, Eduardo Bolsonaro, e o atual assessor internacional da Presidência da República, Filipe Martins. O primeiro é considerado uma espécie de “chanceler paralelo”, e passeou pelos Estados Unidos exibindo um boné da campanha de “Trump 2020”, o que representa um grau de aderência totalmente inadequada em termos de política externa responsável. Ademais, teve a arrogância de declarar que o “povo brasileiro” apoiava a construção do muro pretendido pelo presidente americano na fronteira com o México, o que é uma usurpação de mandato. O segundo é um verdadeiro crente, um true believer em Olavo de Carvalho, mais conhecido como “Robespirralho”, autor do discurso julgado extremamente fraco feito pelo presidente em sua visita ao Fórum Mundial de Davos.
P. Qual a influência de Olavo de Carvalho em sua demissão?
R. Não mais que indireta. A despeito de eu me ter chocado com o “sofista da Virgínia” a propósito dessa construção metafísica chamada antiglobalismo – como se tivesse de provar a inexistência de unicórnios, o que ele pretende –, ele não teve nenhuma responsabilidade direta na exoneração, tendo esta sido decidida pelo próprio chanceler, provavelmente em conluio com Eduardo Bolsonaro e Filipe Martins. Ficaram agastados com minhas críticas a essas ideias bizarras dentro da agenda diplomática.
P. Qual a sua avaliação sobre a política externa de Ernesto Araújo?
R. Difícil fazer uma avaliação sobre o que não existe. Não dispomos, até o momento presente, de nenhuma exposição clara, completa, racional, sobre qual seria essa política externa, até aqui marcada apenas por slogans: luta contra o globalismo, contra o marxismo cultural, contra o multilateralismo, contra o climatismo, o comercialismo, coisas totalmente bizarras, com efeito. Depois, essa introdução inócua de temas religiosos na agenda diplomática, que tampouco se coaduna com a postura de um Estado secular, como parece ser o Brasil. Em terceiro, e mais importante lugar, posturas contrárias a um tratamento verdadeiramente diplomático do mais importante tema da diplomacia brasileira no momento atual, a crise terminal do governo chavista na Venezuela. Foram os militares que tiveram de reafirmar ao atual chanceler o respeito a princípios constitucionais e de Direito Internacional relativos à não intervenção nos assuntos internos de outros países, quando o chanceler estava disposto a apoiar a aventura americana de forçar uma confrontação com o governo chavista. Na última reunião do Grupo de Lima coube ao vice-presidente Hamilton Mourão liderar a delegação brasileira, e de certa forma a posição dos demais países da região, contrária a qualquer intervenção militar na Venezuela.
P. Já ouvi diferentes relatos sobre a condução da política externa desse Governo. Dizem que ela é conduzida pelo Eduardo Bolsonaro ou pelo Filipe Martins. Ou ainda que os militares tutelam o ministro Araújo por meio do vice-presidente. Concorda com alguma dessas versões ou teria uma quarta corrente?
R. No plano puramente ideológico, ou principista, todos os três personagens, o chanceler e os dois primeiros, demonstram adesão às ideias estapafúrdias de Olavo de Carvalho sobre as relações internacionais, que são manifestamente inadequadas, e prejudiciais, a uma condução racional da diplomacia brasileira. No plano prático, o chanceler teve sua escolha apoiada e decidida pelos dois olavistas brasileiros, daí sua total dependência em termos de sua legitimação no governo atual. Em consequência do desconforto do núcleo militar com tais posturas inadequadas – como a ideia inaceitável para os militares de uma base americana no Brasil, ou a subserviência às posições do presidente americano – estabeleceu-se uma espécie de cordão sanitário em torno do chanceler e do próprio Itamaraty, inclusive porque o chanceler subverteu a hierarquia de comando no ministério, algo que os militares consideram como inaceitável. Seria, como eles dizem, ter coronéis mandando em generais. Eles também estão conscientes de que o Itamaraty foi submetido a uma reforma orgânica imposta sem qualquer consulta à casa, o que também causou desconforto geral. No conjunto, existe um comitê de tutela informal exercido pelos militares sobre a política externa.
“Estabeleceu-se uma espécie de cordão sanitário em torno do chanceler e do próprio Itamaraty”
P. Pelo que o senhor acompanha, como o Araújo chegou ao topo da carreira? Procede que ele conquistou o presidente com o artigo Trump e o Ocidente?
R. Não é que ele conquistou o Bolsonaro. O Bolsonaro não leu nada. Ele [Araújo] levou o artigo para o Olavo de Carvalho. Foi levado pelo Nestor Foster, nosso ministro conselheiro em Washington, que é um olavista. Conheço o Nestor, que é um bom funcionário, e que me deu um livro do Olavo, O Jardim das Aflições. Que é uma aflição ler, porque é uma coisa caótica. O Olavo não tem método, ele tem rompantes, ideias. O Ernesto, então, publicou esse artigo em minha revista sem que eu fizesse qualquer censura. No artigo ele trata da decadência do Ocidente, que é algo debatido por vários estudiosos, mas ele mete no meio aquela ideia de Cristo, de Deus, que é uma coisa que você não consegue debater. Você consegue debater com teóricos, historiadores, sobre o Ocidente em si, não a interferência de Deus. No blog dele, o Metapolítica, ele disse que houve uma intervenção divina para unir o Olavo e o Bolsonaro. Hoje, o que ele faz comigo é me denegar um direito que ele teve no passado e ainda tem, o de debater suas ideias pessoais em um blog. Na verdade, quem o colocou lá foram o Filipe Martins e o Eduardo Bolsonaro. Sem nominá-los, em meu artigo, eu os chamei de fundamentalistas trompistas. O ministro achou que eu falava dele, mas não. Eu o considero um personagem menor nesse jogo de poder. Ele construiu um perfil que não é o dele para se elevar ao cargo de chanceler, mas é totalmente inseguro e não conseguiu construir uma política externa até hoje.
P. Pelo fato de o senhor considerá-lo menor, acredita que o ministro é manipulável?
R. Certamente que ele não vai desatender sugestões do Eduardo Bolsonaro e do Filipe Martins, que são seus promotores, nem do Olavo de Carvalho. Agora, o Olavo acaba de se desacreditar por si só com essa ordem de que todos os seus alunos abandonem o Governo. Por um lado, ele tem essa influência bolsonarista e olavista. De outro, ele está totalmente tutelado pelos militares desde 1º de janeiro. Ele tratou da base americana no Brasil, o que foi rebatido pelo Ministério da Defesa; ele defendeu o rompimento de relações militares com o governo Maduro, o que deixou os militares brasileiros irritados; e depois, com a Venezuela, em que ele aparentemente comprou a ideia da agenda americana, de imposição de uma ajuda humanitária para tentar desequilibrar o Governo chavista, o que não conseguiu. Nosso chanceler comprou essa ideia e teve de ser controlado pelos militares, quando o general Mourão foi o chefe de delegação na última reunião do Grupo de Lima e liderou a América Latina na defesa da não intervenção militar na Venezuela. É uma coisa que caberia a um diplomata. Está em nossa Constituição, nos princípios do direito internacional. Ver um diplomata atuando antidiplomaticamente é uma coisa inédita no Itamaraty.
P. Há uma submissão aos Estados Unidos?
R. É algo alucinante pensar que o chanceler não acate nossa Constituição, e isso os militares fizeram o favor de lembrar, e tome atitudes voluntaristas e de apoio à postura americana que não se coadunam com uma política externa sensata e razoável que o Brasil sempre teve. Depois, as ideias bizarras expressas pelo chanceler são algo inédita em diplomacia. Assista a aula magna que ele deu no Instituto Rio Branco. É uma coisa constrangedora. Não faz nem o sentido lexical, de frases completas.
P. Mas essa crítica, de que não se consegue completar as ideias, é algo recorrente sobre os discursos do presidente também.
R. O presidente está lá porque foi eleito, tem a sua legitimidade. O chanceler, teoricamente, deveria conduzir a política externa. Os diplomatas não têm a menor ideia do que esperar da política externa brasileira. Só vejo arroubos. Nessa palestra no Rio Branco, ele falou de comercialismo, de globalismo, contra o multilateralismo, a perda da fé e de que não vamos apenas exportar café e minério, mas também crenças. É algo inacreditável até no plano puramente operacional, primário, elementar.
‘É inaceitável para os militares essa subserviência aos Estados Unidos, assim como para qualquer pessoa de bom senso’
P. Sem essa definição de uma política externa, o que se pode esperar das relações comerciais do Brasil? Por exemplo, a China abandona parte do mercado brasileiro para comprar dos americanos.
R. Exato. A gente tem as ideias aventadas pelo Paulo Guedes, de abertura econômica e liberalização comercial que agora ficaram um pouco de escanteio por causa da reforma da Previdência. Mas não vejo como será feita essa abertura econômica. Não se sabe com quem vai se debater. O Brasil não conseguiu nem resolver como fará com o Mercosul, se ele continua como está, se vai avançar para consolidar sua união aduaneira ou se vai recuar para um simples projeto de zona de livre comércio. Todas essas alternativas têm seus prós e contras na política comercial brasileira. Na nova estrutura do Governo, publicada em janeiro, diz que o Ministério da Economia tem competência para as negociações econômicas internacionais. E nas competências do Itamaraty, diz que o Itamaraty participa das negociações econômicas internacionais. Ou seja, fomos relegados a uma posição secundária, o que nunca ocorreu antes. O Ministério das Relações Exteriores sempre teve preeminência nas negociações comerciais do Brasil, ainda que a política comercial seja estabelecida pela Fazenda. Tem um lado nebuloso nessas definições de políticas setoriais que até hoje não foi resolvida. Não vi nenhuma declaração clara nem do chanceler nem do ministro da Economia de como será conduzida a política comercial.
P. O que essa viagem do Bolsonaro aos Estados Unidos pode trazer para o Brasil?
R. Aparentemente vai trazer o acordo de salvaguardas tecnológicas, que está atrasado há 20 anos. É um acordo para a utilização da base de Alcântara (no Maranhão). A boa relação dos presidentes Bill Clinton e Fernando Henrique Cardoso trouxe esse acordo que acabou sendo sabotada pelo PT, pelo próprio Bolsonaro e pelos partidos de esquerda. Houve um relatório na Câmara do então deputado Waldir Pires, que havia recusado esse acordo. Os deputados queriam ter transferência de tecnologia, mas os Estados Unidos queriam preservar essas informações, que que é absolutamente normal num mercado assimilado a construção de mísseis e balísticas. Agora, parece que esse acordo vai sair. Na aula magna deste ano para a turma do Itamaraty, o chanceler não conseguiu nem explicar o que seria feito nas visitas aos Estados Unidos, Israel e Chile. Só disse coisas banais de que se trata de relações importantes. Ele também criticou a China, várias vezes, sem dizer o nome dela. É algo alucinante o que está acontecendo.
P. E sobre os Estados Unidos, nada além do acordo de salvaguarda?
R. Algo que pode ser discutido é a dispensa de vistos de americanos que visitam o Brasil, algo que pode ser atacado pelos da esquerda, pelos nacionalistas e pelo pessoal que defende reciprocidade estrita, o que é uma imbecilidade. Não tem reciprocidade estrita nas relações internacionais, tudo é assimétrico. Nenhum país é igual ao outro. Você não imagina que você tenha milhares de americanos que queiram vir ao Brasil e se estabelecer ilegalmente. Uma família americana típica, um casal e dois filhos, se pensa em viajar ao Brasil já tem de gastar de 600 a 700 dólares só de visto. Com esse dinheiro eles já passam uma semana no Caribe. Então, o visto talvez saia para os turistas e para a facilitação dos empresários nos Estados Unidos. Não sei mais o que pode sair, de fato.
P. Politicamente para o Bolsonaro, o que representa essa visita?
R. É a glória porque ele é uma espécie de Trump brasileiro. Ele tuita, ele fala e aprova as posições do Trump. Falou que, assim como os Estados Unidos ia trocar a embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém, falou que a China compra o Brasil. Fico pensando o que a gente fez para merecer uma coisa dessa, uma indefinição completa dos interesses do Brasil. Tanto que os militares se encarregaram, mais uma vez, de cercear, de limitar, de controlar, de proibir essa transferência da embaixada – que constrangeu os exportadores de carne halal, a ministra da Agricultura teve de intervir – atacar a China é outra bobagem monumental e a questão da relação muito próxima com os Estados Unidos é uma subserviência, que nosso chanceler demonstra. É inaceitável para os militares essa subserviência aos Estados Unidos, assim como para qualquer pessoa de bom senso.
‘As ideias bizarras expressas pelo chanceler são algo inéditO em diplomacia’
P. O senhor está sem função nenhuma no Itamaraty. Está indo só “bater o ponto”, sem trabalho algum?
R. Vou para a biblioteca, que é o que eu fiz durante anos no lulopetismo. Aliás, tenho de agradecer ao Celso Amorim [ex-chanceler] e ao Samuel Pinheiro Guimarães [ex-secretário-geral] por terem me dado a oportunidade de escrever dois ou três livros no período em que fiquei sem função alguma. De 2006 a 2010 eu só frequentava a biblioteca. Depois tirei uma licença, fui dar aula em Paris e ocupei um cargo secundário em um consulado nos Estados Unidos. Só voltei a ter algum cargo após o impeachment da Dilma Rousseff. Agora, voltarei ao “departamento de escada e corredores”.
P. Mas o senhor fará pesquisas, sem produzir diretamente para o Itamaraty ou para qualquer outro órgão do Governo, que paga o seu salário. É isso?
R. É uma irregularidade administrativa que precisa ser resolvida pelo Itamaraty. Acredito que o Tribunal de Contas da União não admite que você receba sem trabalhar. Então cabe ao Itamaraty me dar uma função. Em toda a gestão lulopetista eu sempre fui ao chefe de administração e dizer que estava disposto a trabalhar. E, apesar de promessas, não me davam nada.
FONTE: EL PAÍS
A mesma ladainha de sempre, desculpa amigo, mas isso não cola mais!
E que venha a militância! A pipoca está no jeito, façam-me rir um pouco.
Não é que estejamos torcendo contra, mas já começamos a comprar os rojões.
kkkkkkkk
¨Comprar¨!? Mas não acabou o dinheiro da mor ta dela? Só se for os foguetes da festa da libertação do presidiário pinguço mas eles nem devem estar mais funcionando.
Não estou entendendo.
E o dinheiro da Petrobrás? Do BNDES? Da Friboi?
Estamos ricos! Não lembra?
Mas o dinheirão não ficava para a cúpula do partidão e para vcs sobrava só a mor ta dela?
Não! Somos comunistas! É tudo dividido. Como na milícia.
Coitado! Até nisso vc acreditou. Vc deve ser o maior pateta do mundo mesmo!
Aposto que vc também acreditou que iam colocar o seu nome num pedalinho em Atibaia, né!?
Esse AntonioBurguesKings não cansa de passar vergonha, deixa pra lá é café com leite
Como na milícia não. No seu caso é como no tráfico.
Bruno você leu a entrevista? Consegue argumentar? Pela resposta juvenil! Não.
A três eleições não voto para presidente, ia votar em Bolsonaro desta vez,mas quando observei a influência deste tal Olavo de Carvalho (um cara que nem aqui mora) sobre o candidato a presidente desanimei….
E sinceramente já esta me preocupando o bate cabeça deste governo, o presidente com seus filhos e o chanceler e manipulado por um tal astrólogo….Quatro anos passa rápido, eles tem que saber o que querem para o Brasil…
E ainda somos obrigados a ouvir o Bolso chamar o Olavo de guru do governo …
“ia votar em Bolsonaro desta vez,mas quando observei a influência deste tal Olavo de Carvalho (um cara que nem aqui mora) sobre o candidato a presidente desanimei….”
Aí você votou no Hadad ou no Ciro, né?
Caio, isso vale para mais gente. Reparem que na foto o entrevistado está segurando uma exemplar do livro que escreveu sobre Roberto Campos, um dos maiores pensadores liberais do país E DE DIREITA. Mas o povo não consegue largar do fla x flu
É inaceitável é subserviência que Brasil tinha com Cuba e Venezuela, inaceitável é site o da espaço para um pessoa que vivia gastando dinheiro público; igual um louco no exterior.
Foi demitido por falar bobagens e não estar alinhado com o novo governo.
A certeza, no Mundo inteiro, é que esse Chanceler é que só fala e faz bobagens.
Consequentemente, se esse Senhor acima discorda, ele tem plena razão.
Nunca imaginei que concordaria com o Antonio…
Porque? No fundo no fundo vcs são iguaizinhos.
Porque não estou surpreso do Blog dar espaço para o chororô desse camarada?
Triste ver esse blog que era sério ficar dando espaço pra notícias tendenciosas e pra matérias como essa. Logo logo vão estar postando os discursos do Jean Willys
kkkkkkkkkkkk eu não duvido.
Isso em física chama: desvio para o vermelho.
O choro continua livre!!!hauhauhauhauhau
Faça a contagem regressiva.
Quanto tempo vai durar?
Os mais otimistas dizem que uns seis meses (Olavo de Carvalho).
kkkkkkkk
Lembra quando vcs diziam do ídolo semianalfabeto de vcs sair da cadeia em um mês, depois dois meses, três meses, depois um ano?
Agora é diferente.
Ajuste os freios. A descida da ladeira é grande.
É!? Pois ele acaba de mudar de ideia em um jantar nos EUA então. Era só nisto que vc se fiava?
Ainda bem que jantares nos EUA não resolvem nada para País nenhum.
Não!? Agora vc mostrou toda a sua ignorância, camarada!
Falou por experiência própria?
E o Lu+La preso.
Não sai uma matéria no FORT elogiando as políticas do Bolsonaro, só pancada…ó senhor, isso que a página é frequentada por militares, imagina a cabeça do resto do povão. Esse Brasil tem tudo para virar uma Síria em 15 anos.
deve ser pq nao tem o que elogiar
Carlos
Essa foi a melhor do dia… kkkkkkk
Rindo muito aqui.
“Rindo muito aqui”
Fico feliz de ver o Isentão alegre.
Vixe, prevejo os Reds aqui soltando fogos, em delírios psicodélicos cantando Geraldo Vandré, Chico Buarque, Gonzaguinha, Caetano Meloso, Jards Macalé …Vão reviver a tropicália e o é proibido proibir. Esse povinho cansa, viu…
pro pessoal aqui estava melhor na época do Lula, comprando submarinos, helicópteros e aviões superfaturados em projetos que se arrastam por mais de um século.
Quanto chororô!
Se o governo Bolsonaro resolver acabar com a dengue, o que vai aparecer de Paulo Roberto de Almeida para defender o mosquito, não é brincadeira. O choro é livre!!!!
Comentários sobre ele ser esquerdista em 3,2,1… Eu acho engraçado os apoiadores do novo governo bradarem que qualquer critica(por mais construtiva que a critica seja) seja interpretada como chororo, mimimi, ladainha e outros. Qual a maturidade que esse pessoal tem para falar sobre DEMOCRACIA ? Não aceitar aceitar opiniões contrarias só por birra não é nada democrático, eu sempre acreditei que criticas são construtivas, pelo simples fato de que nada que você faz está 100% correto e a critica seja o ponto de virada para o aperfeiçoamento. Mas, voltando ao assunto do tema, o que os militares podem fazer? Olhe,… Read more »
Na verdade isso é fruto do péssimo sistema político brasileiro, o povo não vota em alguém para ser representado, vota em quem ele acha o menos pior. Neste caso, o governo governo foi eleito não exatamente por suas ideias, embora haja sim indivíduos que se identifique com elas (inclusive muitos gostam deste espaço)… Grande parte da população que é eleitora leiga, votou acreditando em fake news e não em suas propostas, até porque praticamente não haviam propostas.
Excelente, Caique. Qualquer crítica, por mais embasamentos que tenha, é tida como “chororô”. Confesso que não entendo esse tipo de orientação passional que alguns tem com políticos, espectros e afins. Bolsonaro faria um enorme favor a nação removendo esse louco do Araújo da chefia do Itamaraty.
Sim, Sim… Eu acho esse tal de Araújo uma das péssimas escolhas deste governo, logo atras da Damares. Sinceramente, eu só espero que ele(o presidente) saia das redes sociais e venha conhecer o próprio pais, que ele veja e estude os pontos que tem real deficiência e consiga melhora-los.
Agora eu tenho que ver a fonte para não perder tempo.
O jeito vai ser eu parar de ler a triologia, tudo o que eles postam eu vejo primeiro no globo.
Mas só aqui você discute com um pessoal mais preparado 🙂
Ainda bem que tem esse diferencial, né Alexandre 🙂 .
Concordo! Basta ver como apanham e as centenas de deslikes que os militantes vermelhos levam aqui todos os dias.
Galante, “preparado” porque você acredita ! Sinceramente o nível de argumentação é pífio ! Parecem um bando de crianças que usam o perfil do pai para jogar Call of Duty ! Parecem adolescentes querendo ser “originalmente iguais” . Com isso temas importantes são tratados como disputas do tipo “meu time é melhor e pronto”. Realmente lamentável
Caro Sr. Galante, peço para que leia a presente coluna de comentários para que perceba a realidade da mesma. Não há debate algum sobre o conteúdo da entrevista, apenas surtos ideológicos e imprecações tipicas de adolescentes mimados. Chega a ser vergonhoso… Alguns exemplos: “O choro continua livre!!!hauhauhauhauhau”; “Quanto chororô!”; “E o Lu+La preso”; “Vixe, prevejo os Reds aqui soltando fogos, em delírios psicodélicos (…)”; “Elisandro, só te digo uma coisa, o Lu…lu tá pre…so ?” . Desqualificações de interlocutores, apegos ideológicos desmedidos, vaidades retumbantes. Pode-se ver tudo, menos comentários que tenha o conteúdo da postagem como foco. Talvez pelo fato… Read more »
Cesar Antonio Ferreira, como você citou um comentário meu, que obviamente lhe desagradou, sinto me na necessidade de lhe explicar que, dependendo do nível de argumentação do post, respondo com uma resposta no mesmo tom.
Pode ter certeza de que não só eu, mas muitos aqui, tem plena capacidade de debater de forma ampla e para todos os públicos.
El Pais? Cruzes…..o Itamaraty esta mais para um bando de professores que arrotam caviar, pensando na vida boa e mansa nas representações diplomáticas do que fazer algo ao Brasil. Sujeitinho eh amiguinho de carteirinha do antigo chanceler, aquele que foi motorista de terrorista, sem falar que também fica puxando saco do FHC, aquele que plantou as sementes do PT no Brasil e os colocou no poder devido ao fiasco de seu governo. O que o Itamaraty fez ao Brasil nos últimos 30 anos? Nao conseguimos fechar um acordo de livre comercio, ficamos reféns dos Argentinos sempre quando iriamos discutir algum… Read more »
Por quê os grandes problemas deste pais nunca são resolvidos ???
Resposta: Porquê tem gente ganhando muuuuito dinheiro com isso…
Reflita – Lobista da Shell orienta Relator antes de Comissão do Petróleo :
https://www.youtube.com/watch?v=K7PpcroWETA
Temos um ministro que acredita em teorias da conspiração e um “professor” paranoico que as fomenta e para muitos, quem está “falando bobagens” é o sujeito que foi demitido. Isso explica muita coisa.
Elisandro, só te digo uma coisa, o Lu…lu tá pre…so 😀 .
pre…so po-lí-ti-co
Eu sei que vc é só um militonto mas veja o que disse o Pallocci na delação ontem para vc ver ser é ¨preso político¨ mesmo.
“Eu sei que vc é só um militonto” ?!?!?
Além do que disse, ele forneceu alguma prova do tipo “agora, não dá pra negar” ou continuou naquela conversa de comadre de “disse me disse”
Paulo, tem gente que acredita até na fada dos dentes… é incrível como as pessoas não conseguem enxergar os crimes que foram cometidos contra a nação… devem ganhar bem para defender o “chefe”.
“Paulo, tem gente que acredita até na fada dos dentes… é incrível como as pessoas não conseguem enxergar os crimes que foram cometidos contra a nação… devem ganhar bem para defender o “chefe”.” ?!?!?! Não Alex, não ganho defendendo meu ponto de vista. Agora você eu não posso garantir, entende ? Posso atacar você e o Paulo com insinuações infantis e desnecessárias como vocês fazem, mas não vou fazer. Seria mais adequado se vocês (ao menos) procurassem saber o quê é um “preso político” quais suas características e formas de tratamento. Na verdade, o que vocês não percebem é que… Read more »
Sorry. Mas eu não vou entrar no seu mundo de Nárnia onde o semianalfabeto foi preso porque é o ¨pái dus póbri¨ e não porque ele roubou , desviou e lavou bilhões de dinheiro público.
Entendi, acredita no que convêm . . .
Ricardo, me desculpe, mas não dá para negar a realidade, o “ex-presidente” cometeu diversos crimes durante a gestão de seu partido e está pagando por isso… Ele tinha que ser um exemplo de pessoa, mas se aproveitou de seu estatus político para se valer de diversas vantagens e enriquecer a si próprio e sua família, além de seus amigos e “cumpanheros” que formam uma grande organização criminosa, não existem santos nesse grupo, apenas muita gente mal caráter e corrupta, que se valeu em sua maior parte, da boa vontade de pessoas muito simples para chegar ao poder. A realidade dói,… Read more »
Então “power point” agora é prova ? Não sabia, esta nas “desmedidas” anti-corrupção ? Se questione por um segundo : Há quanto tempo se investiga o Lula ? O que se produziu de provas de valor criminal ? Alguma transferência ? Algum extrato ou saldo de conta no exterior? A posse ou usufruto de algum bem ? alguma prova que se possa calar qualquer suspeita de inocência? Não. Mas o que se tem ? “disse me disse” e o depoimento de um co-réu que foi beneficiado justamente por esse depoimento, note que é depoimento, não é “testemunho”, não existe crime… Read more »
Ricardo, você acredita que os braços, direito e esquerdo e todo o entorno do ex-presidente eram corruptos e o próprio não?
Ele era totalmente “blindado” por seus comparsas, para que nada, sequer pudesse resvalar nele…infelizmente não tenho como te mostrar de outra forma que não seja, literalmente desenhando, mas ainda assim, sei que não seria o suficiente para mudar sua opnião, que pelo que vejo já está totalmente formada.
Sendo assim, apesar de não concordar com você, respeito seu ponto de vista.
.
Devemos ser sempre críticos e manter a “Cabeça Aberta”, mas não tão aberta que o cérebro caia dela.
Minha resposta sumiu ! O que houve ?
Este Chanceler atual é a coisa mais bizarra dos últimos tempos.
Aliás, nem sei.
Porque depois de Damares, Astronauta, Moro e etc. é difícil escolher.
Antonio, qual seria seu time dos sonhos para compor nosso quadro político?
Acho que seu time já teve 4 mandatos (16 anos!) para consertar o Brasil e nada fizeram, ops, fizeram sim!
Ficaram po…dres de ricos e acabaram conosco rsrsrs.
Esse é o seu ponto de vista.
O mais fraquinho desse Governo atual mora em condomínio de luxo na beira da praia da Barra da Tijuca.
Aliás, tem duas casas lá.
Portanto, depende do que vc acha que é ‘podre de rico’.
Antonio, se levar por base o dinheiro adquirido de forma ilícita pelos governos de 2003-2018, pode ter certeza que a fortuna de qualquer membro do atual governo, no máximo vai ser considerado troco de pinga rsrsrs.
Não dá para comparar alguns milhões com dezenas de bilhões…
Olha meu caro, mas nada que se compare com “o” dilminha presideNTA, esta é imbatível, Hors Concours.
Tem muito “Louro José” por aqui.
Jefferson.
Sente-se, pegue uma pipoca e uma Coca-Cola e assista os próximos episódios com essa trupe de malucos.
Será tragicômico.
Sou o contra-ponto. Outros também existem, mas gosto de ser mais incisivo para chamar as pessoas à realidade.
Sds.
Pois é, se fosse só trollagem seria compreensível, ainda que amadorística, mas o triste é que você acredita no que escreve.
“Chamar as pessoas à realidade”
kkkkkkkkkkkkkk ai meu rim
Coca-Cola? Você ajudando o imperialismo? Achei que só tomasse ki suco de groselha servida em jarra de plástico.
carai…quanto alienado por m2. O cara não precisa ser de esquerda pra ser independente, tampouco de direita pra ser aliado de A ou B capitalista ou que for. O fato é que esse lambação de saco do EUA do entorno do Bolsonaro está fazendo nós militares passarmos vergonha. Nós somos brasileiros, cultura própria, raça própria e Força própria. Ninguém aqui foi treinado pra dizer amém pra quem for. Aliados sim. Subalternos nunca. Tá feio o negócio, nunca se imaginava essa mostrada de bunda justo nesse governo
A corrupção não é intrínseca a um partido político…existem outras questões envolvidas…como a ignorância brazileira no assunto…a bandalheira do poder judiciário…não existe partido mais corrupto que o outro…a esquerda e a direita deste pais são faces de uma mesma moeda…não a futuro para o braziu enquanto essa classe política existir…eu nunca vi tanta falta de caráter no braziu como agora de ambos os lados…
Parabéns a um dos raros nacionalistas de verdade neste espaço, cheio de bandeirinhas idiotas que só nos prendem a servidão.
a Tau
Voce so falou verdades.
P T e P S L sao a face oposta da mesma moeda.
Lula e Bolsonaro sao iguais, a unica coisa que muda é a cor da bandeira.
O P T quebrou o Brasil e o Bolsonaro vai dar o resto de graça pq nao passa de um entreguista.
E que comece o mi.mi.mi…
Ser entreguista é coisa do P T ,que me diz da refinaria da Bolívia,das infraestruturas pelos paises da izquerdas das Americas e Africa,quando essas infraestruturas serião melhor ser feitas no Brasil,já que foi com o dinheiro público,enfim entregou BILHÕES de reais do povo pela uma ideológia maligna.
Isentão,
Fica só na parte que você elogia o interlocutor vermelhuxo e não estende muito não.
Me perdoe, mas o “a” (há) futuro… realmente não pode haver futuro, até entendo “brazileira” ou “braziu”.
Legal era o Fidel né, ou o Chaves ou o Chê rsrsrs.
Onde o colega escreveu sobre Chaves e Fidel, criança.
As crianças são o futuro da nação 😉 .
Depende do nível da qualidade da formação destas.
Caio, minha primeira resposta era para o comentário do carlos Yuri, mas de todo modo, não esquenta não, que as crianças estão sendo bem encaminhadas a partir de agora.
Abraço.
Alienado bolsominiom, cresce. Políticos são todos iguais. Teu che era melhor que miliciano? Assassinos de aluguel ? Extorsão chinelo por gatonet? Legais são todos que compram e vendem, fazem relações $$$. Compramos subs da França, caças da Suécia, helis da Rússia, Fragatas do Reino Unido, vendemos tucanos pra Africa- não vendemos à Venezuela pois o EUA, mesmo EUA que agora o Bolsonaro mostra a nossa bunda, vetou- pois a Venezuela, como consequencia comprou SU 30, nos trazendo um desequilíbrio regional desnecessário.Temos que falar com todos e fazer negócios com todos. Se ocorreu propina é outra história, investiga-se e puna-se. Mas… Read more »
Carlos Yuri, eu guri de apartamento? Kkkkkk mal sabe você da minha história de vida para ficar tirando conclusões precipitadas… mas tudo bem, você não sabe o que fala.
Só não precisa ficar com tom agressivo, porque ai fica feio para você.
Carlos Yuri
Nao adianta falar com ex pe tis tas revoltados que agora viraram papagaios da direita… eles nao dao o braço a torcer mesmo sabendo que estao errados.
Alguns “mestres” do crtl-c + ctrl-v trocaram o pao com mortadela do Lu La pela linguiça do Trump e se deliciam com isso.
MGNVS, eu não sou ex-pet.ista revoltado não rsrsrs, o fato de eu ter votado no Lulu uma vez, não me faz de ex-pet.ista, até porquê eu era adolescente na época e não tinha noção de política, hoje, tenho total certeza de que na época eu fui enganado pelas “propostas” de cam.panha…
Carlos Yuri
Falou tudo em poucas palavras.
So nao enxerga quem nao quer ver.
Guerreiro quando o senhor diz nós militares está se referindo a quem?
O senhor já participou de algum treinamento com alguma força estrangeira?
O senhor que se diz militar sabe que tudo oque agrega conhecimento é valido, assim como ter aliados estratégicos, para agregar conhecimento tanto em treinamento quanto em tecnologia, eu acredito que será muito bom para o Brasil tem um aliado estratégico como os Estados Unidos, não é demérito para o governo essa aproximação, então senhor Carlos Yuri, não mais utilize a expressão “nós militares”.
Grato.
Participei sim, caro EB. O suficiente pra saber que várias variáveis contam, mas a principal é independência operacional. Presenciei aeronave grundeada, cuja missão é de alerta aéreo, porque o país do fabricante do equipamento não permite que o comprador a conserte. Conhece o papel de uma aeronave de alerta aéreo? A importância no TO? Isso em tempo de paz, quiçá em conflito. Aliados não implica submissão. Qual o próximo passo? Sherman da 2a Guerra? Fragata de 2a mão? F16 usado que está no deserto pegando sol? F18 novos desarmados e sem TT? A julgar dos acontecimentos, caminhamos pra isso. Então… Read more »
P. R. Almeida pensou que ia ficar pra sempre ? Cargo comissionado é assim mesmo. Ele deveria ter entregue o cargo, mas preferiu ficar para ser demitido e fazer o papel de vítima.
.
Quanto ao Ernersto Araújo, ele e todos os olavetes e messingélicos estão na mira dos militares.
O povo brasileiro insiste num sistema democrático que não existe…onde o futuro de uma nação é jogado no lixo…num processo democrático falho…na enganação e na ludibriação daqueles que tem esperança…dos inocentes…o povo brasileiro…o sistema mundial político é corrupto…sempre foi…desde os primórdios da sociedade… a Bíblia é usada pelos algozes da religião para manipular o rebanho divino para chegar ao poder e acumular riquezas para si próprios…o único poder do povo é a união…mas não há união…pois o próprio sistema montado para enganar toda a população pelos os algozes de terno colocam o povo contra o povo…a indústria brasileira é impedida… Read more »
Dois pontos importantes para se verificar:
1º – Olha a fonte da matéria…
2º – Olha quem está falando, o diplomata que foi “demitido” por não se alinhar com as ideias do novo governo…
Já foi tarde, sem mais.
Não. É um senhor, ou melhor um ancião da política externa brasileira. Merece respeito, ouvidos, análises pra depois conclusões. Ele pois o cargo a perder em troca de suas ideias, merece ouvidos. Sem falar que quem entrou no lugar dele não foi por processo seletivo, foi por tapinha nas costas.
Jovem você tem muito pra aprender olhar fontes e tirar conclusões, coisa de no mínimo preguiçoso.
Diego K, me perdoe se passei uma imagem minha errada, mas infelizmente, o movimento contra o atual governo é tanto que sinceramente, dependendo da fonte, deixo passar batido, pois pelo que venho acompanhando nos últimos meses, só tem piorado, ainda vivemos um 3º turno das elei..ções.
Realmente não conheço o diplomata que foi demitido, tampouco seu trabalho, porém, vem de outros governos que, todos nós sabemos o resultado negativo que trouxe para nossa política externa, só fizemos negócios onde saímos perdendo… sendo assim, acho que foi acertada a mudança.
Alex Saudacoes Vc leu que o diplomata demitido foi colocado de escanteio durante TODO o governo Lula e Dilma? Entre no curriculo lates dele. É um diplomata de anos de governo e se tem uma coisa que merece destaque é que ele nunca foi alinhado ao P T, nem a Lula e nem a Dilma. No meu ponto vista ele so disse verdades. Qualquer pessoa com um minimo de bom senso vai analisar bem essa reportagem e vai perceber que nós temos serios problemas com esse desgoverno atual baseado em religiao e postagens de twitter. Com excecao de poucos, entre… Read more »
MGNVS
E como nada no mundo acontece de graça, o fundo do poço está cada vez mais fundo.
A salvação será o Mourão! kkkkkkk
Olá MGNVS saudações. Dada a posição do diplomata, ele tinha o dever moral para com a nação de vir a público e discordar dos rumos que estavam sendo seguidos, mas preferiu ficar quietinho o tempo todo e não arriscar o pescoço, foi conivente com a situação. Ai vem agora, depois de demitido querer dar pitaco? Ele teve a chance dele no tempo dele e deixou passar… agora fica com dor de cotovelo. Bem ou mal o Ministro Ernesto Araújo está mostrando a que veio e não fica fazendo caras e bocas para sair bonito na mídia e agradar uma meia… Read more »
Você esta equivocado, quem ficou 13 anos quietinho lá no Itamaraty foi o barbudinho Ernesto Araújo, enquanto esse ai foi defenestrado e ficou no limbo por não concordar com a politica externa ideológica do pt. O Ernestinho até defender a luta armada da Dilma contra o regime militar defendeu, sabe como é né, vai que cola e ela vê minha defesa da luta dela e resolve me promover
Alex
Vc é um cara inteligente… nao se deixe contaminar por ex pe tis tas revoltadinhos que viraram papagaios da direita e agora so sabem repetir bla…bla…bla de grupos do zap.
Um diplomata formado no Instituto Rio Branco com vasta experiência internacional. Conhecimento aprofundado sobre história, Geografia, direito internacional, etc.Mas claro. “Olha quem está falando”. O intelectual de blog Alex Nogueira já deu o veredicto e não devemos considerar a opinião desse diplomata. Depois vem o galante dizer que os comentaristas tem “preparo”. Fala sério!
Bom dia Nico, desculpa se te deixei ofendido e se minha análise da situação foi muito rasa, pensei que seria o suficiente para interpretar a minha insatisfação para com o diplomata que como se diz informalmente, ficou na “miúda” durante os anos de trabalho nos governos anteriores.
Pensei que o ambiente informal do Blog, que vejo como uma roda de amigos, me permitisse esse tipo de expressão, a propósito, achei engraçado o título de “intelectual de blog” rsrsrs.
Podemos até concordar com algumas política internas do atual governo brasileiro, mas quando o assunto é política externa………. É a Dilma de calças.
Como!? Ele esta se alinhando a Cuba, Venezuela, Irã e outras coisas parecidas. Ele colocou o BNDS para ¨emprestar¨ dinheiro à rodo para países bolivarianos e ditaduras de esquerda que nunca serão pagos? Ele fala que a Venezuela tem excesso de democracia? Ele quer ¨conversar¨ com terroristas islâmicos? Não!? Então me explica aí porque ele é uma Dilma de calças?
Paulo
Vc entendeu bem o que o Wellington quis dizer e esta se fazendo de bobo e distorcendo o assunto.
Ou entao vc realmente tem deficiencia cognitiva.
Eu achava que ninguem superaria a Dilma no quesito dizer bobagens, mas parece que o Bolsonaro vai ganhar medalha de ouro nisso e vai superar a Dilma.
Eu só ironizei o que o seu colega comuna escreveu, mor ta dela.
Aliás, ¨deficiência cognitiva¨ não é também alguém que não tem capacidade de perceber uma ironia?
A Dilma tinha dificuldades para se expressar.
Esse pessoal tem deficiência cognitiva.
kkkkkk
Concordo quando ele disse dos filhos do presidente atrapalhando o governo. É irresponsável. Não vemos um chinês, canadense, europeu fazendo uma coisa dessas. Se queremos ser um país serio, devemos agir como tal. Acho que se não sabe fazer política externa, melhor continuar a ser anão diplomático do que por tudo a perder. China ja diminuiu as importações do Brasil. Não se pode fazer política externa só por ideologia, sem ganhos na economia, abrindo as pernas pra um e deixando de lado aliados econômicos que ja conquistamos.
Na verdade quem atrapalha não são os filhos e sim a mídia que distorce cada palavra e tenta entubar na massa… infelizmente, nem todo cidadão brasileiro tem capacidade de interpretar da maneira correta e digerir as mer%#s que a mídia joga todos os dias para o vento…
E a culpa não é do cidadão e sim dos anos de des…go..ver..no que apa..re..lhou todas instituições, principalmente as de ensino.
Os filhos do presidente são senadores e deputados. Aliás, os mais votados em suas respectivas casas.
Nos governos petistas o que tinha de senador e deputado que dava palpite não tava no gibi, mas a mídia não fazia conta porque não interessava.
kkkkkk… cortaram o bolsa familia do Boscominion … ae o Bosco ficou revoltado com o P T e trocou o pao com mor ta de la do Lu La pela salsicha do Trump … kkkkkkkk…
E um dos filhos, ‘Chanceler adjunto informal’, acabou de declarar que os imigrantes ilegais brasileiros são uma vergonha.
Verdadeiro disparate.
Vergonha nacional.
Antonio, qualquer pessoa bem alfabetizada sabe muito bem o que o Eduardo disse… a tática atual da oposição é distorcer ao máximo cada palavra do atual governo.
Eu também quero que os brasileiros parem de entrar ilegalmente em qualquer país, isso me envergonha também, pois graças aos inúmeros ilegais é que os EUA, Inglaterra, Canadá e outros países exigem visto, que é uma burocracia e um gasto que poderia ser evitado, caso nossos compatriotas não fizessem essa besteira de não respeitar a casa dos outros…
Não se faça de desentendido. É o mesmo ponto de vista do inacreditável Ministro (?) Vélez que disse que os turistas brasileiros roubam tudo que pode.
Antonio, por favor né?!
Sei que sua capacidade de interpretação é melhor do que isso.
Abraço.
Brasil sempre foi país soberano e não precisamos puxar o saco de um boçal como o Trump. Cuidado : China é nosso maior comprador agrícola e os países árabes também, não vamos mexer num vespeiro que não vale a pena e sacrificar empregos por causa de embaixada em Jerusalém e atacar o “comunismo”. Mourão vem dando um show de coerência nesse governo ao criticar pontos boçais do Bozo.
E lá vamos nós viver de vender commodities para alimentar o dragão, enquanto o dragão cresce e vira potência, nós continuaremos vivendo da exploração da terra, ao invés de investir em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia própria… melhorar nossa base industrial, nem pensar né?
Temos sim que fazer o Brasil grande, Brasil primeiro.
Se o dragão quiser comer, que pague o preço justo, vamos agregar valor nessas commodities, chega de exportar minério a preço de banana e importar aço a preço de ouro.
Incrível como vocês adoram insistir nesta falácia de que nossas exportações de commodities atrapalham o estabelecimento de uma base industrial sólida. Até parece que a área ocupada se plantando soja seria a mesma que um complexo industrial ocuparia. Só uma pequena curiosidade: sabe quem é o maior exportador mundial de commodities? Pois é, acertou que disse que é o amado e glorioso USA. Eles são, apenas, os primeiros do mundo em carne bovina, carne suína, segundo em carne de frango, atras do Brasil, e a cada ano disputam com o Brasil o primeiro lugar na exportação de soja. São os… Read more »
Ai é que está o problema Marcello, temos a chance de fazer as duas coisas perfeitamente, mas, na visão dos governos anteriores, se o Brasil se industrializasse e se desenvolvesse a ponto de a população ter melhores condições financeiras, consequentemente, cedo ou tarde, investiria mais em educação e deixaria de ser manobrável ao ponto de querer-los dominando eternamente no poder… só que não contavam com o advento das mídias sociais que possibilitou a chegada do conhecimento das verdadeiras informações sem passar pelos filtros de manipulação. Manter boa parcela da população, sobrevivendo do agronegócio, longe, principalmente dos grandes centros urbanos e… Read more »
O fato de Brasil não consolidar seu parque industrial teve sim a ver com o PT e com vencer as eleições mas não deste jeito. Foi a adoção do assim chamado “Populismo Cambial” durante o governo Lula. No começo do governo Lula, o dólar chegou a bater em R$ 3,99 (outubro de 2002). Só para se ter ideia hoje está cotado a R$ 3,79.Ou seja, 16 anos depois o dólar ainda está mais barato do que era naquela época. Imagina o quanto isso não representava na ocasião! Dólar caro significa importações caras e exportações mais baratas em reais. A industria… Read more »
Muito interessante Marcelo, eu não tinha pensado por esse viés das importações/exportações afetadas pela taxa de cambio.
Não se esqueçam, apesar de ter-se iniciado um movimento na direção oposta, o nordeste ainda é a “ilha de refúgio” petista, que sempre usa do subterfúgio do “Bolsa família” para conseguir manter sua base de votos.
É uma região que precisa ser libertada pelo atual governo, sendo assim é necessário um grande programa de industrialização da região, pois a falta de empregos que gerem renda de verdade (não só para subsistência, exceto algumas exceções), compromete em muito o desenvolvimento da população local e impede que a mesma possa vislumbrar que é possível sim, sair da economia de base.
Alex… o dinheiro e o crescimento hoje estão com “Dragão”. Um dia foram os britânicos, depois americanos, agora é a vez da China.
Os americanos são concorrentes. Nos afagam e fazem graça hoje, mas o acordo que fizeram com a China vai atrapalhar nossas exportações de soja. Eles vão defender o deles e nós vamos ter que nos virar. OCDE? Muito improvável. O Trump pode até apoiar mas isso não significa nada. O assunto que o Trump quer conversar se chama Venezuela. O tempo está passando, ano que vem tem eleições presidenciais (que prometem), e o Maduro ainda está lá, nada acontece.
Pelo menos a Ministra da Agricultura já correu para marcar visita à China para garantir novos negócios por lá.
Parece que os agrotóxicos que ela tanto defende não afetaram seu bom senso.
Paulotd,
O Capitão e o Mourão usam da tática “policial bonzinho, policial mauzão”. Não se preocupe não que os dois estão superafinados e engabelando a globolixo e seus puxadinhos.
Isso aqui ja teve pautas melhores affs
Pois é, agora é tudo pinçado e montado de modo sensacionalista.
A grande mídia está fazendo escola.
Não falou nada que ninguém (com dois neurônios) já não soubesse. Quando vcs aí que defendem o atual governo se derem conta de que ele é lesivo aos interesses nacionais, já será tarde demais.
Celso, tão lesiva ao interesses nacionais quanto foi o perdão da dívida de países africanos ou os empréstimos via B..N..D..S para o porto de C…u…b…a e para a V..e…n….e…z…u..e..la rsrsrs.
Até aonde se sabe, o tal empréstimo (aos cubanos) de que vc fala esta sendo pago e o perdão da dívida (que era um nada, financeiramente falando) aos africanos foi para receber em troca o apoio a política externa vigente. No mais, desconheço a informação em relação aos venezuelanos.
No mais, vcs preferem “dar de graça” que já é nosso aos USA até dizer chega, a “trôco de banana” e/ou colares e espelhos, né? kkkk 😀
Bem, esse é o “seu” pensamento e embora eu discorde totalmente eu irei respeitar.
Estamos virando uma A..r..g..e..n..t..i..n..a.
Se tudo der certo, vamos virar um E.U.A 😀 , dai a esquerda vai ficar muito feliz, pois adoram ir passar férias e se autoexilar por lá rsrsrs.
Alex, não sei se você chegou a ler isso, mas o jornal O Valor publicou que o BNDES fará financiamento na agricultura… da Nigéria. Parte será do BNDES e outra do Deutsche Bank. Ou seja, parece que a política não mudou muito. Será que vão pagar?
Denoto que não sou PTista, nem voto no PT, mas eu esperava atitudes um tanto diferentes no novo governo.
Olá Heitor, ainda não vi essa notícia, mas, realmente espero que o atual governo tenha pensado sobre algum tipo de salva-guarda.
Reconheço que ainda existem tropeços nesse início, mas, também estou ciente de que ainda é só o início e temos um bom tempo adiante para afinar a banda.
Então pra você a solução era colocar o Haddad na presidência, a Manuela de vice, o Lula solto de ministro da Justiça, e Dilma como ministra da Fazenda, a Gleisi Hoffman como chefe da casa civil, o Jean Wilis ministro da educação…
Parabéns! Você é um gênio.
Tá bom. E o que veio? Bolso, Vélez, Moro, Damares, Astronauta, Ernesto Araújo, Onyx ‘Desculpe’ Lorenzonni, Álvaro Antônio….
Cansei.
Não sei por que vc insiste em dar palpite no presidente dos outros . O seu é o Zé de Abreu com o Jean Wilis de primeira dama.
kkkkkkkkkkkk 🙂
Hehehe eu ri xD .
Celso Cruz
Seu comentario foi o mais sensato ate agora.
O Brasil vai mal.
Temos um desgoverno total em andamento onde a cupula central é comandada por radicais messingelicos e fanaticos conservadores que vao trazer grandes prejuizos ao Brasil.
Se o P T quebrou o Brasil, o Bolsonaro vai terminar dando de graça o pouco que restou.
Na sua cabeça o Brasil vai mal porque, por exemplo, o governo dispensou 21.000 parasitas pelegos ou porque acabou de vez com o imposto sindical obrigatório ou porque cortou bilhões de dinheiro público gasto com os grandes grupos de mídia??
Pois é Paulo, isso que o governo só está começando. Vamos ver até quando a oposição vai conseguir negar as conquistas do novo governo. Em breve a população vai conseguir ver na prática os benefícios de se viver em um país menos burocrático, melhor gerido e com o Estado mais enxuto. É uma pena que a minha geração foi muito afetada pelo desgoverno de 2003-2018, mas fico feliz em pensar que quando eu tiver filho(s), eles vão poder usufruir de um país melhor do que o que eu vivi por muitos anos, e melhor de tudo, eu sei que estou… Read more »
Paulo
O Brasil vai mal pq alienados iguais a vc nao conseguem enxergar a incompetencia da atual cupula de um governo baseado em postagens de twitter. Vc é igual ao presidente, ou seja, vc tem serias limitacoes intelectuais.
Como anulei o meu voto,vou apenas assistir a torcida do fla-flu.
É isso ai Wagner, divirta-se.
Com a total e absoluta falta de originalidade…
O Choro é livre..
O Lulla não!
Dentro em breve, ele terá novos vizinhos.
E bem mais rápido que pensamos.
Uma coisa é certa.
Está ficando bom.
Ainda mais com as novas denúncias do Palocci ontem com certeza ele terá novos vizinhos. E todos esquerdistas do partidão!
Que tenha… eu não tenho dó de bandido..
Quem relativiza criminoso é a esquerda
A posição deste senhor já é bem conhecida. Já que este é um espaço de pluralidade de idéias fico ansioso para ouvir o outro lado, aquele que não quer ver o país afundar de vez e está tentando concertar tudo o que foi destruído. Fico lendo os comentários de Antônio kings e me surpreendo com cada palavra, como uma pessoa consegue falar tanta bobagem e tão poucas palavras. Galante?!
braziu, pátria amada, abandonada…
Um ministro que vai despachar fantasiado de astronauta, um ministro que fica expondo coisas do governo e expondo servidores públicos no Twitter sem mesmo conhecer a lei e o regulamento, um ministro que confessou caixa 2 e nada aconteceu, um ministro que era totalmente contra caixa 2 e agora é “veja bem….”, um ministro que indicou para presidente da Apex um cara que nem inglês sabia falar. Enfim…. Já comprei meu nariz de palhaço.
Quem tornou caixa 2 uma coisa comum foi o governo passado, todo mundo acabava fazendo porque não dava em nada. Ainda sim os ministros são muito melhores do que dos outros governos, até hoje não entendi a implicância com o Marcos Pontes, já viram os ministros anteriores da ciência e tecnologia??
O Moro não é mais do Judiciário e nunca foi do MP. Se tem colega corrupto na Esplanada isso não é problema dele. Ele não julgava e punia os culpados por santidade ou por se achar acima um ser especial e angelical e sim por ser a sua função.
Quanto ao nariz de palhaço, eu usei um por 16 anos e sobrevivi. Tenha fé!
Basta pedir desculpas.
Inocente!
Um cara na posição dele (juiz) muda sua própria opinião pq agora é um ministro? Pq agora tem um companheiro que cometeu o mesmo crime que ele tanto odiava exercendo a função de juiz? Que passou do abominável para o veja bem ele confessou? Imparcialidade no judiciário é juramento, independente se está exercendo ou não a função. Perdeu meu respeito, escolheu ser político. Foram 16 anos de nariz de palhaço, será que sobreviveremos à 20 anos? A secretária executiva do Ministério da Educação dizendo que a educação tem que ser vista com uma cosmo visão de Deus? Não está muito… Read more »
Eu fico imaginando o que levou muita gente das F.A. a entrar numa furada dessas.
Pois eu fico imaginando onde o partidão consegue encontrar militantes virtuais que se prestam a fazer o que vcs fazem.
Paulo,
Deixa o Toinhão. Vai que ele se ofende e resolve ir fazer proselitismo da esquerda em um blog frequentado por crianças e adolescentes. Aqui pelo menos só tem adulto e ele nos diverte. Lá, pode fazer um estrago.
Se me citou, sua cabecinha é tão limitada em pensar que qualquer um que tenha um senso e visão críticas e não seja a favor de algumas coisas do governo é petista, vermelho e militante. É pessoas como você que fazem a maioria racional que votou no Bolso passar vergonha. Cuidado com a alienação. Eu não sou um lado nem outro, sou a favor do Brasil. O que um governo oh outro errar eu vou criticar e o que acertarem eu vou apoiar e bater palmas. Então para com esse pensamento pequeno, Se é que isso se dá ao respeito… Read more »
Antônio,
Cê tem que entender que o Moro depois de 4 anos julgando a turma do PT que roubava na casa do bilhão, ter um deputado que pegou 200 mil deu até pena. Isso aí pro PT é dinheiro de troco.
Depois de quatro anos ele ganhou um prêmio.
Mas, acabou entrando em uma furada.
kkkkkk
Eduardo O. O sua analise foi perfeita. Mas nao perca tempo com ex pe tis tas rancorosos mestres do crtl-c + ctrl-v que largaram o pao com mortadela para pegar na linguica do Trump. Os papagaios verde amarelos da direita conservadora e os bolsominions chiliquentos nao aceitam a verdade mesmo que ela bata na cara deles. Moro é tao corrupto qnto aqueles que ele prendeu. O Brasil vai mal com esse desgoverno liderado por fanaticos religiosos e conservadores retrogrados. O P T quebrou o Brasil e o Bolsonaro vai dar o resto de graça pois nao passa de um entreguista… Read more »
MGNVSLGBTI
Ah! Agora que a carapuça do “crtl-c ctrl-v” serviu. rsrsss
É a mim que você cita. rsrsssss
Você sem dúvida no palácio do Presidente Zé de Abreu seria um ótimo bobo da corte.
Bosco.
Vá fazer sua penitência e se arrepender do que fez.
Ainda dá tempo de salvar sua alma.
Bosco Vou ser extremamente sincero com vc! Eu admiro muito seus comentarios tecnicos, vc agrega muito ao blog. Mas o seu CRTL-C + CTRL-V ideologico é bem raso e cansativo. Percebo que vc e uma pessoa que tem bastante conhecimento e cultura, mas mtas vzs se dxa levar por assuntos insignificantes. Entendo q vc deve ter algum motivo mto serio para repudiar o P T, todos nós temos e vc tem todo direito de expressar sua opiniao, so nao entre no baixo nivel de uns aloprados da extrema direita que nao enxergam um palmo na frente do nariz ao ver… Read more »
Problemas nos likes e deslikes… ao se marcar um deles, ambos são aumentados, e de forma aleatória, exemplo: Dou 1 like e o comentário recebe junto 3 deslikes.
O que está acontecendo?
Desta forma a avaliação fica super distorcida.
Melhor cancelar esse sistema de pontuação positiva ou negativa.
Sei… Quer cancelar porque vcs esquerdistas batem recordes de deslikes, né!?
Acabei de te dar um dislike e aumentou só ele…
Tá certo velho…as vezes a transação deve ficar presa e atualiza mais de um ao mesmo tempo.
Incrível! Faço um alerta sobre um problema técnico na área de comentários sobre algo que ocorre com outros também e me colocam vários deslikes – patética essa gente.
E um Paulo, caído de paraquedas aqui, misturando coisas nada a ver – sabe de nada.
Farroupilha, acho que é porquê enquanto você lê o comentário, outras pessoas também estão lendo e votando e quando você vota, acontece como o Rodrigo falou, sai o seu positivo/negativo e de outras pessoas que também estão votando, é uma atualização do cache da página.
Alex,
Mas que grande coincidência de vários leitores do mesmo comentário dando likes no mesmo instante, mas pode ser isso então – atualização.
–
E que diferença, adultos dando retorno, ponderações racionais, na área de comentários.
Grato Alex e Rodrigo.
Farroupilha, não é ao mesmo instante, é que até você ler o comentário e escrever o seu comentário de resposta, já se passaram varios minutos e esses joinhas estão sendo acumulados, dai quando você clica, a pagina atualiza e solta todos de uma vez.
Eu também estranhei a primeira vez que percebi isso.
Boa noite, vou indo nessa rsrsrs.
Se não é admissível, porquê os militares não fazem nada?
Saudades dos militares da década de 80, com certeza isso não aconteceria.
Voltamos ao julgo de nosso antigo senhor escravagista.
Mas Brasileiro tem o que merece mesmo!
Um saco essa treta ideológica. Esse maniqueísmo de direita x esquerda já deu. Chega pra mim…Que volte os temas, exclusivamente, militares. Fui!!!
Leiam e tirem suas conclusões, está no texto a prova viva para quem esse senhor servia, o cara tá no governo desde 1977,e vejam como estava a nossa “diplomacia” e com que tipo de países estávamos tendo parcerias. Está dando chilique pq esse governo é anti-globalista, vejam para quem ele era subserviente e qual rumo o Brasil estava tomando, eu não preciso nem acusá-lo, leiam o próprio texto é a prova do fracasso do nosso país.
A ignorância sobre as relações econômicas do país vai durar até mexer com os agro empresários e grandes importadores da china, ou as crianças vão aprender a se comportar, ou palmadas vão rolar.
Esse é o famoso isentão. Já o vi criticando publicamente o marxismo petista (somente após a queda de Dilma… talvez tivesse medo de o mandarem para algum Gulag cubano) agora ataca ferozmente o novo governo cujo centro econômico esta na batuta de P Guedes…. Dante reserva um lugar especial para esses…
A direita na Europa, Estados Unidos e países desenvolvidos são nacionalistas. Em países subdesenvolvidos como o Brasil, países latino americanos e africanos a direita é entreguista, por isso são atrasados.
o Paulo Roberto de Almeida precisa ter menos mágoa no coração, até hoje não perdoou o Olavo pelo debate que fez com ele sobre globalismo, dizem as más línguas que ele (Paulo) ficou traumatizado rsrs…
Esse cidadão tem procuração dos militares brasileiros para falar em seus nomes? Se não tem, nem vou ler!
Mas vai ler o Trump rindo de orelha a orelha quando ele nos chutar do mercado agrícola chinês.
Essa conversa de China, EUA e Rússia com planos de roubar a Amazônia é paranoia, mas romper o princípio da reciprocidade e permitir cidadãos sem visto enquanto eles dificultam o quanto podem nossa entrada é abrir as pernas pros americanos, e vem mais por ai, tem gente achando que o Trump vai ser melhor amigo do Bolsonaro e nós vamos crescer 300% ao ano (lembro-me da estória de que o Lula tirou 100 trilhões da pobreza), não sei se “pego a pipoca” como um colega acima falou ou se me preocupo por infelizmente estar nessa eterna colônia…
Entendo a sua opinião, mas sou favorável a liberação de vistos * para algumas nacionalidades * mesmo sem a reciprocidade imediata. Primeiro, por que é um gesto político que pode trazer boas consequências: alguém precisa dar o primeiro passo. Segundo, por que é um facilitador para o incremento da nossa economia, estimulando o turismo e o investimento estrangeiro no nosso país (a necessidade de vistos tem seu peso nessas decisões). Ademais, se os resultados obtidos não forem satisfatórios ou se ocorrerem problemas, nada impede que a isenção de vistos para essas nacionalidades seja revogada da mesma maneira que foi criada,… Read more »
Torama, caso ocorra uma reciprocidade num futuro próximo mudarei de opinião, mas do contrário que revoguem as mesmas, acredito que o governo está pecando muito e colocando ideologias acima dos interesses nacionais, é mais importante pra eles ser amiguinho de Israel e EUA do que se manter neutro e lucrar dos dois “lados”, Israel não tem mercado suficiente e nem vontade de suprir nosso superávit com os países árabes, por exemplo
O contrário não irá acontecer, pelo simples fato de que existe grande número de imigrantes ilegais que deixam o Brasil para tentar uma vida melhor nesses países. O contrário não acontece, é preciso deixar o orgulho de lado entender que exigir visto de países de primeiro mundo só afasta o turismo no Brasil que perde com arrecadação, não existe nenhum benefício para o Brasil em manter a reciprocidade neste caso.
Tirar um visto para visitar o Brasil é muito mais fácill do que tirar um para outros paises …Turistas não vem pra ca por n motivos …o visto é só um deles
Mas é um motivo, certo? Então resolvamos um problema de cada vez, a começar por esse que certamente é o mais fácil de lidar.
Se alguem realmente quiser vir ao Brasil ,o visto é o de menos …Não precisar de visto não é garantia nenhuma no aumento de turistas por aqui.
Concordo .O problema que o Bolso ja chega nos EUA com as calças arreadas ,aí o Trump nem precisa negociar nada …TD chega de mão beijada e não precisa de contra partidas …uma maravilha para qq governante.
A parte da calça arreada é por sua conta.
Ele até poderia passar por “isentão” e por um cidadão patriota preocupado com o bem estar do povo e da nação, não fosse uma única característica: ele pensa em bloco. Fosse um cidadão “normal” ele veria coisas boas e ruins no atual governo, mas de forma completamente “inusitada” ele só vê coisas ruins.
Isso só mostra a sua cabeça doente e carcomida ideologicamente. Ainda bem que foi defenestrado pelo atual detentor da representatividade do povo, de onde todo poder emana.
Isentao vc nao é.
Esse titulo é meu… kkkkkkkk… vc mesmo me deu.
Boscomunista… vc é um ex “lulista” rancoroso travestido de papagaio verde amarelo da direita entreguista.
Se me lembro bem vc era “pe tis ta”
E vc mesmo disse isso em outro comentario qndo te chamaram de fanboy.
Nao fique revoltado… vc so trocou o pao com mor ta de la pela co xi nha… kkkkkkkk