Por Francisco Fernandes Ladeira*

O analfabeto geopolítico assiste diariamente aos poucos minutos dos noticiários internacionais da grande mídia brasileira e já se considera extremamente capaz de se posicionar sobre o complexo cenário da geopolítica contemporânea. Ele não recorre a obras de autores como Eric Hobsbawm, Noam Chomsky, Milton Santos ou Domenico Losurdo em suas análises sobre a geopolítica global, pois estes pensadores são “doutrinadores comunistas”, mentores intelectuais dos “movimentos globalistas”.

Além do mais, livros de História, Geografia ou Ciências Sociais são obras prolixas, chatas e démodé. Aprofundar-se em um determinado assunto é coisa de acadêmico, um tipo social que o analfabeto geopolítico abomina. Os únicos professores universitários que ele respeita são aqueles neocons que aparecem em programas de TV pregando o conservadorismo como ideologia e prática governista, isto é, lembrando as palavras de Chico Buarque, que defendem uma diplomacia que fala “grosso” com a Bolívia e “fino” com os Estados Unidos.

O analfabeto geopolítico prefere o imediatismo à reflexão. Formula suas opiniões a partir das ideias de alguns youtubers confiáveis e se mantém atualizado sobre o que acontece no mundo por meio de postagens de amigos e parentes nas redes sociais. Quando assiste a um vídeo de poucos minutos na Internet, em que um youtuber “refuta” todo o pensamento de Marx, o analfabeto geopolítico já se sente com argumentos suficientes para “lacrar” nas principais redes sociais.

Para o analfabeto geopolítico, os maniqueísmos midiáticos são suficientes para explicar os focos de tensão do mundo contemporâneo. Ele percebe as relações internacionais a partir de um raciocínio dicotômico, entre nós e eles (os diferentes). Os antagonismos entre Mundo Islâmico e Ocidente, que datam, pelo menos, ao período da expansão muçulmana no século VII, podem ser devidamente reduzidos a dicotomias como “civilização versus barbárie”, “luzes versus obscurantismo”, ou, lembrando os famosos épicos de Hollywood, a uma “batalha do bem contra o mal”. Ele também desconhece as divisões arbitrárias e as rivalidades étnicas criadas pelos europeus no continente africano. Consequentemente, a geopolítica da África é aquela presente em produções hollywoodianas, e os antagonismos entre diferentes grupos culturais africanos são causados por rivalidades seculares, que nada têm a ver com a interferência dos “civilizados” europeus. Do mesmo modo, a chamada “Questão Palestina” não se trata de disputas por territórios, seria um suposto ódio histórico entre judeus e muçulmanos.

Para o analfabeto geopolítico, o complexo fenômeno do terrorismo internacional é percebido somente a partir de sua representação midiática, suas causas seriam meramente religiosas. Estes ataques são consequências da inveja que os fanáticos islamitas sentem de nós, civilizados ocidentais. “Contextualizar”, “relacionar”, “complexificar” e “refletir” são verbos definitivamente banidas do vocabulário do analfabeto geopolítico. Para ele, a presença imperialista no Oriente Médio tem por único e cândido objetivo levar a “democracia” aos déspotas árabes (diga-se de passagem, o analfabeto geopolítico não sabe diferenciar “muçulmano” de “árabe”). Por que tem tanta convocação? Ele se informou através da Associated Press, da United Press International, da Agence France Press e da Reuters. Como poderosas agências internacionais de notícias, que dispõem de altas tecnologias da comunicação, originárias de países de Primeiro Mundo, poderiam se equivocar? É fato: o analfabeto geopolítico também incorporou muito bem o chamado “complexo de vira-latas”: tudo o que vem das nações do norte, com certeza, é melhor do que o nosso.

O léxico geopolítico da grande mídia está na ponta da língua do analfabeto geopolítico. Palavras e expressões como “democracia”, “ditador”, “ajuda humanitária” ou “comunidade internacional”, por exemplo, são espécies de fetiches. Por si só, já explicam uma determinada questão das relações internacionais. “Israel é a única democracia do Oriente Médio”, logo está justificado o genocídio do povo palestino, “os Estados Unidos são a maior democracia do planeta”, consequentemente podem intervir em qualquer país mundo afora. Aliás, para o analfabeto geográfico, intervenções estadunidenses não são “ações militares”, tampouco podem ser qualificadas como “guerras”, mas “ajudas humanitárias”. Países como Iraque, Afeganistão ou Síria que o digam.

Não obstante, o fato de os dois únicos partidos estadunidenses eleitoralmente viáveis – Democrata e Republicano – serem praticamente iguais no sentido ideológico, fator que para qualquer sistema minimamente democrático é algo extremamente danoso, consiste em mero detalhe para o analfabeto geopolítico. Por outro lado, todo governante que ofereça a mínima resistência aos interesses de Washington é, automaticamente, um “ditador”. O fato de ele ter sido eleito ou não pelo voto popular é o que menos importa.

A expressão “comunidade internacional” – recurso metonímico que difunde os interesses estadunidenses como se fossem os interesses de todo o planeta – é um termômetro para os posicionamentos do analfabeto geopolítico, que, via de regra, sofre de preguiça cognitiva. Parafraseando um conhecido dito popular, “aonde a comunidade internacional vai, o analfabeto geopolítico vai atrás”. Ele condena veemente os programas nucleares do Irã e da Coreia do Norte, mas apoia incondicionalmente o programa nuclear que mais danos causou à humanidade: o estadunidense. Falando em seletividade, vez ou outra, algum analfabeto geopolítico se mostra engajado sobre questões internacionais. Nas redes sociais cita Nelson Mandela, mas no shopping prefere o apartheid. Ele também denuncia violações de direitos humanos em Cuba ou na Síria, mas quando assiste aos noticiários policialescos da mídia brasileira, afirma que direitos humanos aqui no Brasil é “direito dos manos” e argumento para “defender bandido”.

Mesmo que a história insista em demonstrar o contrário, o analfabeto geopolítico tem suas “próprias verdades”. O nazismo é de esquerda, o Foro de São Paulo tem por objetivo implantar o comunismo na América Latina e a escravidão no Brasil foi somente uma transferência continental da escravidão que já existia na África.

O analfabeto geopolítico se orgulha de sua ignorância. Não pode ver uma vergonha, que quer logo passar. Diferentemente do “analfabeto político” de Brecht, o “analfabeto geopolítico” não bate no peito e diz que odeia geopolítica. Pelo contrário, ele não se furta de explicitar seus posicionamentos controversos. O analfabeto geopolítico é o hater das redes sociais, o “idiota da aldeia” citado por Umberto Eco, o pobre de direita e o fantoche nas mãos dos poderosos do planeta. Trata-se do típico oprimido terceiro-mundista que adota a ideologia imperialista do opressor. Nesse sentido, Simone de Beauvoir já dizia que o opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os próprios oprimidos. Esta é, talvez, a principal função do analfabeto geopolítico: contribuir para que, no plano discurso/simbólico, o processo de dominação de poucas nações sobre o restante do planeta siga o seu curso sem maiores contratempos.


*Francisco Fernandes Ladeira é mestre em Geografia pela UFSJ e professor do PROEJA do IFES – Campus Vitória. Autor (em parceria com Vicente de Paula Leão) do livro A influência dos discursos geopolíticos da mídia no ensino de Geografia: práticas pedagógicas e imaginários discentes, publicado pela editora CRV.

FONTE: Obervatório da Imprensa

Subscribe
Notify of
guest

202 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Macedo
André Macedo
5 anos atrás

Prevejo uma chuva de analfabetos geopolíticos criticando o artigo por acreditarem no tal “globalismo”, do jeito que já vi comentaristas acusando o portal de ser comunista… A verdade é que grande parte dos leitores aqui estão mais preocupados em ideologias do que com Defesa em sim

Oiseau de Proie
Oiseau de Proie
Reply to  André Macedo
5 anos atrás

Agora até os nacionalistas e progressistas estão sendo associados a esquerda…como dizia o Nelson Rodrigues : “O brasileiro é um feriado”

Eu me divirto muito nestes blogs…quáquáquá… 😀

Joao Filipe Brito
Joao Filipe Brito
Reply to  André Macedo
5 anos atrás

Ou moderam ou nao leio mais… tem cara que devia ir pra israel e pra cuba… transformam a possibilidade de discussao tecnica em briguinha de condominio.

André Macedo
André Macedo
Reply to  Joao Filipe Brito
5 anos atrás

Imagino a cara dos editores lendo tantas bobagens de todos os lados do espectro político kkkkkk

Felipe S
Felipe S
Reply to  Alexandre Galante
5 anos atrás

Só vejo publicações de vocês de um lado da moeda. Parabéns pela decadência.

peter nine-nine
peter nine-nine
Reply to  Felipe S
5 anos atrás

Menos Filipe, bem menos.

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
Reply to  André Macedo
5 anos atrás

‘em sim’? O QUÊ SERIA ‘em sim’?

DENYS
DENYS
Reply to  André Macedo
5 anos atrás

Vejo apenas um achismo e sofisma nessa matéria.Todo mundo saber a posição do Obervatório da Imprensa no aspectos politico e ideológico; posso cita nome dos jornalista.

nonato
nonato
Reply to  DENYS
5 anos atrás

Artigo ridículo. Só falou besteira. Usa a técnica do deboche. De imediato, ofende as pessoas de bem que não concordam com o comunismo. Claro que há diferentes posições, mas grosso modo, aqui na América latina ou temos o mundo civilizado ou os defensores do comunismo. Os defensores do comunismo usam diferentes argumentos para posar de bonzinhos. Tentam convencer que os EUA são maus. Ao fazer isso, qual o objetivo? Enaltecer o comunismo. Esse pessoal não gosta do islamismo. Sequer querem ir morar lá Mas para tentar ofender os EUA, defendem o islamismo e criticam Israel. Artigo despido de argumentos e… Read more »

André Bitencourt
André Bitencourt
Reply to  nonato
5 anos atrás

Curioso constar o pobre de direita, no final do texto, como sendo um analfabeto geopolítico, ou seja, o texto demostra ao que veio no seu bojo! Até concordo em parte com o texto, mas porquê o escritor não aborda os pobres de esquerda que sustentam partidos cujos líderes se enriquecem com a desgraça dos menos favorecidos, os bilhões da família Chaves na Venezuela retratam muito bem essa tática. A massa de manobra no MST, aonde alienados ocupam terras a mando de uma cúpula que duvido estarem de fato preocupados com o bem estar dessas pessoas. A frase de Simone de… Read more »

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Reply to  DENYS
5 anos atrás

CITA ( CITAR ) nomes podes , pense bem , talvez a carapuça caiu-te bem como um Chapéu Panamá !

marcelo danton
marcelo danton
Reply to  jose luiz esposito
5 anos atrás

Aprendi uma coisa nessa vida…pessoas rasas adoramgostam da forma e nao do conteudo. adoram apontar erros de portugues , a forma, tentando corroborar seus toscos pensamentos rasos.

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Reply to  marcelo danton
5 anos atrás

Acontece meu amigo que brasileiros do Rio de janeiro , passaram a falarem e a escreverem um português próprio , como cortando os ERRES dos Verbos e cortando os ANDO e ENDO , trocando para comprANO , dizeNO , falaNO ,etc , te corrigi como corrigirei a todos , para que esta Praga não se alastre mais ainda !

Rui Chapéu
Rui Chapéu
5 anos atrás

Só li um choro de alguém que está perdendo a teta para internet, youtubers e afins.

Provavelmente a verba está secando e não vai conseguir emprego na Grande mídia pq esta está falida.

O jornalismo de “criar regras” acabou. Adapte-se ou morra.

Pedro Bó
Pedro Bó
Reply to  Rui Chapéu
5 anos atrás

O Nando Moura perdeu a tetinha virtual dele!

André Macedo
André Macedo
Reply to  Pedro Bó
5 anos atrás

Se orgulham de ter um astrólogo paranóico e conspiracionista como guru e querem falar algo sobre jornalismo kkkkk

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  André Macedo
5 anos atrás

O Chanceler de vocês teve o avião revistado por meganhas bolivianos com direito ao cachorro farejador ter deixado um “número 2” de presente. É falar fino com a Bolívia que chama?

André Macedo
André Macedo
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Tireless, não é porque eu critico o governo atual que sou a favor dos anteriores, a programação de vocês é bem binária…

nonato
nonato
Reply to  André Macedo
5 anos atrás

Essa raiva toda de Bolsonaro não vem de você próprio, mas de seguir os doutrinadores esquerdistas.
Se Gleise Hoffmann estivesse elogiando, os discípulos o fariam também.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Não tente dar uma de esperto. Não vi colar….

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Mas eram meganhas e cachorros de esquerda, progressistas, então pode…rsrsrsrsrs

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Quando a comitiva do Barack Obama desceu de helicoptero na sede do Flamengo, na Gávea, ministros de Estado do Brasil foram revistados!

Junior
Junior
Reply to  Pedro Bó
5 anos atrás

Ele sumiu do em alta no Youtube que aconteceu com ele?

DENYS
DENYS
Reply to  Pedro Bó
5 anos atrás

PEDRO BÓ É FÃ DO FELIPE NETO, JÁ PINTO CABELO HOJE?

Pedro Bó
Pedro Bó
Reply to  DENYS
5 anos atrás

DENYS, pro seu azar eu sou careca =)

Farroupilha
Farroupilha
Reply to  Rui Chapéu
5 anos atrás

Rui Chapeleta,
Onde assino?

Lucas
Lucas
Reply to  Rui Chapéu
5 anos atrás

Cara eu fiz faculdade de licenciatura em física.
E garanto. Tem coisas que um youtuber NUNCA vai ensinar.
Vai ver uns vídeos e tenta projetar um avião depois.

Sabe, só pq a maioria tá preferindo youtube do que livros isso não quer dizer que é o melhor rumo a tomar.
O pensamento científico, que já era meio precário, tá desaparecendo.
Mas não é pq ele tá errado não (vacinas? geladeiras? transportes?)

Rui Chapéu
Rui Chapéu
5 anos atrás

Ah….

E lendo melhor sobre essa parte:

“O nazismo é de esquerda, o Foro de São Paulo tem por objetivo implantar o comunismo na América Latina e a escravidão no Brasil foi somente uma transferência continental da escravidão que já existia na África.”

Todas as afirmações estão corretas.

Passar bem seu jornalista, ninguém vai pagar pra ler o que vc acha que é verdade.

E aproveite as últimas verbas federais.

Paulo Guedes já já vai passar o facão nas federais.

Pedro Rocha
Pedro Rocha
Reply to  Rui Chapéu
5 anos atrás

Mestre Rui Chapéu, saudações! Faço minhas suas palavras! Querem desacreditar o Olavo de Carvalho de forma rasteira e covarde! O Professor Olavo constantemente os tem desafiado para debater acerca de quem está falando a verdade e nenhum desses pseudo doutos encara a “Fera”! Vendo o artigo começo a entender o significa de “Analfabeto Funcional” e “Idiota Coletivo” e como estamos infectados desse Câncer chamado ideologia. Realmente a verdade pode machucar mas somente a verdade liberta! Troquemos as ideologias pelo o Ideal.

André Macedo
André Macedo
Reply to  Pedro Rocha
5 anos atrás

Algum dos dois já pesquisou “Pérolas do Olavo de Carvalho” no youtube? Não é possível que acreditem que esse cara é um intelectual, eu mesmo não perderia meu tempo com alguém que acredita em nova ordem mundial e que o principe Charles é membro de uma organização pró muçulmana secreta

Paulo
Paulo
Reply to  André Macedo
5 anos atrás

Tem também o vídeo no YT ¨Pérolas da Dilma¨, ¨ídala¨ de vcs com os clássicos ¨Estocar vento¨ e ¨saudando a mandioca¨.

Pedro Rocha
Pedro Rocha
Reply to  André Macedo
5 anos atrás

Mestre André Macedo, saudações! Rescrevo o que eu disse: Querem desacreditar o Olavo de Carvalho de forma rasteira e covarde! Sim já vi algumas dessas criticas como a citada e fiz com com elas como fiz com artigo acima, iniciei e alguns parágrafos depois desprezei! Muito fácil manipular informação (sou analista de sistemas), sei “n” formas de faze-lo! Gostei muito da oportunidade que o Rui Chapéu me deu com sua postagem logo no inicio pois poupo-me de ter que ler “pérolas” rasas sem um mínimo de pesquisa do contexto e fatos concretos. Olavo de Carvalho, (para mim um professor mas… Read more »

Reginaldo
Reginaldo
Reply to  André Macedo
5 anos atrás

É engraçado que os comentários endossam exatamente o ponto tratado pelo autor, qualquer crítica construtiva não é refutada com argumentos construtivos, é “refutada” com o “você é comunista seu esquerdista” kkkk

André Macedo
André Macedo
Reply to  Reginaldo
5 anos atrás

Cometi o engano enorme de acreditar que os comentaristas daqui não seriam como o de certos canais do YouTube onde saem chamando de “comunista” tudo o que não compartilha da visão deles ou do seu ídolo, ainda se julgam melhor que a esquerda que tanto criticam, seu comentário está cheio de deslikes e não disse absolutamente nada de errado, por exemplo

Bosco
Bosco
Reply to  Reginaldo
5 anos atrás

Reginaldo,
Qual parte exatamente do texto desse professor de geografia você acha que merece ser refutada com argumentos intelectualmente válidos?
Se ele adota um discurso raso e apequenado, completamente enviesado e ideológico, você quer que a refutação seja a nível acadêmico ou lógico ou epistemológico?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  André Macedo
5 anos atrás

Eu não acho o Olavo de Carvalho grande coisa, mas ele não ganha um real do erário. Mas o lado de vocês é igualmente fraco.. Marilena Chauí é horrorosa… e é sustentada com dinheiro dos nossos impostos… Mangabeira Unger é outro inútil e também foi sustentado com dinheiro dos nossos impostos. Fora outros “ícones” da estupidez como Marco Aurélio Garcia, Samuel Guimarães e Celso Amorim que anos foram sustentados com o nosso dinheiro e a política externa brasileira foi um desastre. Se formos caçar quantos “intelequituais da isquerda” que não serviram de nada mas mamaram muito dinheiro nos 16 anos… Read more »

CESAR ANTONIO FERREIRA
CESAR ANTONIO FERREIRA
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Rodrigo Martins Ferreira… Marilena Chauí é uma acadêmica que possui uma obra para ser criticada. Todavia, você não possui capacidade para tecer critica alguma que seja, pois nada sabe de filosofia. O “inútil” Mangabeira Unger também possui láureas acadêmicas, produziu uma obra que pode ser criticada, mas pelas mesmas razões acima você não pode realizar tais críticas, por insuficiência de conhecimento para tanto. A realização do trabalho dos “ícones da estupidez”, Marco Aurélio Garcia, Samuel Guimarães e Celso Amorim está gravada na nomeação de brasileiros para postos de direção executiva em órgãos internacionais, caso de José Graziano da Silva, Diretor… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  CESAR ANTONIO FERREIRA
5 anos atrás

ahahahaha E todos estes gênios deixaram o Brasil na m… que está…

Parabéns! Estes são os gênios da esquerda…

Vocês acabou de assumir o quão incompetentes vocês são.

Bosco
Bosco
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Rodrigo, Mas os “intelectuais” da esquerda com seus mestrados à distância conseguiram seu intento, que é deixar um país na merda, tanto moralmente quanto economicamente quanto culturalmente, ao ponto de cagar na rua ser considerado arte e cantar o Hino Nacional ser vergonhoso. Nisso foram magistrais. Só não conseguiram completar o ato final por conta de um astrólogo que há 20 anos pôs a boca no trombone e que todo mundo chamava de louco porque não frequentou as instituições dominadas pela esquerda. Claro, precisou da presidentA Dilma meter os pés pelas mãos antes deles conseguirem erguer suas salvaguardas para se… Read more »

Gleison
Gleison
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Onde assino!!! Resumiu tudo!!

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Mas agora Bolsonaro descobriu e chamou um Gênio para a pasta do Exterior , Eduardo Araújo. Este deverá ser o maior Imbecil que jamais tivemos no ministério do exterior , eu pensava que Aloisio Ferreira era péssimo .Coitados dos Rio Branco ( pai e filho ) , Alexandre de Gusmão , Osvaldo Aranha e muitos outros !

MGNVS
MGNVS
Reply to  CESAR ANTONIO FERREIRA
5 anos atrás

Cesar Antonio Ferreira
Quanta maldade!
Nesse comentario o seu golpe foi fulminante.
Depois dessa humilhacao publica o pobre bolsominion Rodrigo vai deitar na cama e chorar durante um mês inteiro.

Bosco
Bosco
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

MG,
Por sempre estar puxando o saco de alguém toma um belo de um dislike.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

Chorando de rir do quão patéticos vocês são.

Vocês levam nações a miséria, ao caos total e ainda tem a cara de pau de acharem que fazem o bem por onde passam.

Criem vergonha na cara.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

Meu caro MG, sinto muito mas você está pegando o bonde errado e corre o risco de, ao contrário do Rodrigo, ficar um mês inteiro na cama chorando. E olha que março tem 31 dias.

Bosco
Bosco
Reply to  CESAR ANTONIO FERREIRA
5 anos atrás

Cesar, Você aqui não tá conversando com crianças não. Todo mundo aqui tem curso superior, muitos com pós graduação em suas respectivas áreas (lato ou stricto sensu) de atuação e todos sabemos muito bem como funciona a tal “academia”, onde na grande maioria das vezes só avançam os queridinhos (e queridinhas) dos “nobres” professores. E sabemos melhor ainda o nível dos trabalhos acadêmicos em voga nas universidades brasileiras, principalmente na área de humanas. A maioria das dissertações de mestrado são um lixo. E algumas “obras” não valem o que o gato enterra. E se a tal Chaui tinha alguma credibilidade… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
5 anos atrás

O nível da Academia de modo geral do Brasil só é superado pelo nível dos índices escolares que 40 anos de paulofreirismo fez ao ensino brasileiro. Não podia ser diferente já que a cria repete os erros do criador. A academia forma mal o professor e este não tem como formar bons estudantes. É um caso clássico de ciclo vicioso, da cobra se comendo pelo rabo. Não à toa o guru da direita é um autodidata. Tivesse sido “formado” pela academia brasileira contaminada pela marxismo cultural e seria mais um filósofo/sociólogo boçal progressista dando carteirada por ter um título de… Read more »

Alex Nogueira
Alex Nogueira
Reply to  CESAR ANTONIO FERREIRA
5 anos atrás

O nome do Celso Amorim ficou bem gravado mesmo, no pior governo da história recente do país… e diga-se de passagem no mais corrupto e que teve a pior política externa… melhor impossível né?

jose luiz esposito
jose luiz esposito
Reply to  CESAR ANTONIO FERREIRA
5 anos atrás

desculpe , como acima coloquei , Criticar.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  CESAR ANTONIO FERREIRA
5 anos atrás

Vamos aos fatos meu caro César: Marilena Chauí, a despeito de ser uma acadêmica, é mais conhecida por ter urrado que odiava a classe média a despeito dos seus proventos de aposentadoria na USP a colocarem nesse segmento da sociedade; Mangabeira Unger junto com Monsieur “Jôban” teve a ideia “jenial” de colocar no mercado de defesa brasileiro as mesmas empreiteiras que já assaltavam a Petrobrás. Taí o resultado…. Celso Amorim, Samuel Pinheiro Guimarães e Marco Aurélio Garcia protagonizaram a pior diplomacia da história brasileira, cuja cereja do bolo foi aquele acordo nuclear farsesco que teve a proeza de ser rejeitado… Read more »

Marco Antônio
Marco Antônio
Reply to  André Macedo
5 anos atrás

Já leu algum livro de Olavo de Carvalho? Já assistiu pelos menos 5 aulas do seu curso de filosofia? OU seu curso de História da Filosofia? No que eu não acredito é em pessoas que não leram nada do autor e o condenam por vídeozinhos do youtube.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Rui Chapéu
5 anos atrás

Caro Rui. Sugiro os livros do Evans sobre o nazismo. Também é possível ler a tese de doutorado do Marcos Guterman sobre a moral nazista. Caso contrário, você dá razão ao autor em sua crítica.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

ah tá.
Pq eu não li 2 livros comunas eu não entendo nada?

E os trocentos outros livros que eu li a respeito? Só presta o seu lado?

Eu já acreditei que nazismo era de direita, foi justamente lendo que eu entendi que ele é de esquerda.

Vc está dando razão ao que eu falo, só o seu lado é “intelectual sabedor da verdade”.

Se encherga.

O sonho da esquerda é criar o Ministério da Verdade, assim como Putin fez agora na Rússia.

Vão pra lá morar.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Rui Chapéu
5 anos atrás

Rui, o fantasma do Paulo Guedes logo logo vai chegar para este cara também…

Será que ele vai mandar o Paulo Guedes ler um livro tb ?

O Paulo Guedes vai responder mandando ele arrumar um emprego.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Caro Rodrigo. Se o Min. Guedes ainda não leu os livros do Evans sobre nazismo, acho que seria uma excelente sugestão de leitura. Um colega aqui do blog me sugeriu, com razão, estes livros em uma outra discussão sobre nazismo, pelo que sou bastante grato. Como mencionei acima, sugerir um bom livro é um gesto de apreço.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Quem trabalha o dia todo, o que não parece ser o seu caso, não tem tanto tempo livre assim para ler tantas coisas diversas.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Caro Rodrigo. Talvez o segredo seja não ter tempo livre e ter algum bom senso para escolher o que ler primeiro. Acredito que outros colegas aqui do blog também consigam ler mais do que 55 páginas por dia, considerando as várias sugestões de leitura que já recebi aqui. Mas infelizmente, a lista de livros interessantes cresce mais rápido do que consigo ler. Seria ótimo conseguir mais tempo.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Rui Chapéu
5 anos atrás

Caro Rui. Para muitas pessoas, sugerir um livro ou até emprestar é um um gesto de apreço. Para outros não. Como disse nosso colega Jacinto “a “trilogia do terceiro reich” é, provavelmente, o que há de melhor em estudo sobre o Nazismo”. Talvez entre os vários livros que você já leu, teria algum que você recomendasse.

Farroupilha
Farroupilha
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Camargoer, O autor do tópico acima, varia melhor indo catar conchinhas numa praia infinita. Sério, parece conversinha de fofoqueira… Tentando desqualificar o próximo. – Soa como mais uma voz opressora, que se incomoda com pessoas (que antes não tinham onde se expressar) que estão exercendo seu direito a um posicionamento político-científico-filosófico-religioso dentro da sociedade moderna. Se as opiniões são fortemente polarizadas ora isto faz parte do aperfeiçoamento gradativo intelectual de cada um. Seria correto, ou mais simpático, ele reclassificar esses tais “analfabetos geopolíticos” como APRENDIZES da fasta complexidade geopolítica. – O autor deveria era fazer uma crítica, PRODUTIVA, sobre as… Read more »

Camargoer
Camargoer
Reply to  Farroupilha
5 anos atrás

Olá Farroupilha. O debate de ideias é essencial. O autor também exerceria o seu direito de expressão ao colocar suas críticas, deixando clara a sua posição ideológica. Também é legítimo que os leitores concordem ou discordem de partes ou de todo o texto. O fato de defender ou contestar veementemente uma ideia não pode ser confundido com a ofensa pessoal. O debate deve estar restrito ás ideias, mas é inaceitável ofender a pessoa pelas ideias que ela defende. Um debate, mesmo sem qualquer brilhantismo, pode ser feito ser feito de modo educado e até com bom humor. Ofensas e agressões… Read more »

Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Exato Camargoer, eu posso concordar ou discordar de um ponto de vista, mas devo sempre argumentar de forma racional e educada. O que vem acontecendo aqui na Trilogia é justamente o contrário, o simples fato de discorda da posição levantada é o suficiente para taxar o interlocutor de vagabundo, de vermelho, de azul, de isso ou de aquilo, sem ó que deveria ser o default, argumentar, colocar opiniões e gerar o debate saudável. Mas alguns aqui acham que são os senhores da verdade, e quando achamos que somos os detentores da verdade, George Orwell bate na nossa porta.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Marcio Cosentino
5 anos atrás

Caro Marcio. G.O. entrou, sem ser convidado, em nossas casas, pela porta entreaberta, enquanto estávamos distraídos.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

A “trilogia do terceiro reich” é, provavelmente, o que há de melhor em estudo sobre o Nazismo.
O que mais me impressionou foi descobrir (no segundo livro) que o Estado Nazista era o maior estado de bem estar social da Europa antes da guerra. De uma população de 68 milhões de pessoas, 17 milhões (25%) recebia algum tipo de benefício social do estado nazista.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Errado. Sugiro ler os livros dos Nazistas sobre Nazismo. A doutrina nazista é muito bem definida por seu próprio ideólogo Alfred Rosenberg. Qualquer outra obra é apenas secundária.

Brunow Basillio
5 anos atrás

É triste dizer, mas é a realidade do Brasil hoje, nosso país esta “superpovoado” de analfabetos geopolitico, a maioria das pessoas da sua opinião não baseado em pesquisas ou dados disponíveis, mas sim doutrinado por uma ideologia ou no que ele defende, as pessoas ficam com preguiça em ir atrás da informação “vasculhar” varias fontes etc, para dar uma opinião baseado em fatos, e muitas das vezes são arrogantes quando confrontado com a verdade… Não e atoa que em uma pesquisa de um instituto britânico (2018) apontou o Brasil como o 3° pais mais ignorante do mundo, em 2017 foi… Read more »

Torama
Torama
Reply to  Brunow Basillio
5 anos atrás

Se quem fez essa pesquisa realmente a intitulou como “povo com MENAS noção da sua realidade”, podemos afirmar que é o pretenso pesquisador quem tem “MENAS” noção de todos…

DENYS
DENYS
Reply to  Brunow Basillio
5 anos atrás

Analfabetos geopolitico são professores de universidade que vão na globo news, com sua linguagem corporal; dizendo que estão mentido.

pangloss
pangloss
5 anos atrás

O autor desse texto é sério candidato a Ministro das Relações Exteriores do governo (?) do autoproclamado presidente José de Abreu.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  pangloss
5 anos atrás

com certeza, ele vai ajudar a acabar com genocídio palestino kkkkkkkkkkkk

Antoniokings
Antoniokings
5 anos atrás

Aí, o sujeito vai na internet, acessa o Google, a Wiki e assiste Olavo no Youtube e lacra: Tô alfabetizado!

Paulo
Paulo
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Ou vai ver blogs como o Brasil247, para reunião de sindicato pelego ou encontros de ¨acadêmicos¨ do PSOL como vc faz e … sai de lá mais burro do que quando entrou.

Paulo
Paulo
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Ou faz como vc: Ir para reuniões de sindicatos pelegos, ver sites como Brasil247 e veja o que deu.

JPC3
JPC3
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Sim, muito alfabetizado você é com a mentiras que posta aqui.

Lê coisas na internet e sai divulgado sem entender ou se preocupar se são verdades.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  JPC3
5 anos atrás

Pior que até o Plano Barril eles abandonaram

Zampol
Zampol
5 anos atrás

Bom dia! Sou graduado e pós em História pela UEL, li os autores citados, tenho varias fontes de informação, vivendo na Europa há muitos anos e discordo da inteira linha de raciocínio desse artigo.
O autor se supõe pertencente a uma casta de iluminados mas o seu não passa de preconceito pseudo-intelectual.
“Lacrar” é um termo que não lhe pertence.
Qual seriam os nobres propósitos do Fórum de São Paulo?

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Zampol
5 anos atrás

o fórum de são paulo nasceu com o intuito de plantar batatas, o fato de seus principais integrantes serem socialistas é um mero detalhe sem relevância, e o fato de eles tentarem integrar os países usando o Mercosul, Unasul, e criando mecanismo de transferência de dinheiro do Brasil para obras fraudados que beneficiam certos políticos e pessoas, e essas pessoas tentam sequestrar as instituições desses países, e adotam várias medidas de viés socialista é só um detalhe, mas Zampol te digo logo que qualquer coisa que vc diga é fascismo. não existe bolivarianismo

Reginaldo
Reginaldo
Reply to  Zampol
5 anos atrás

Para um graduado em história e leitor de tantas obras importantes me assusta o fato de confundir Fórum com Foro kkkkk

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Reginaldo
5 anos atrás

Sem contar que vem com essa mesma baboseira de minion de Foro de São Paulo.
Fala sério!

Zampol
Zampol
Reply to  Reginaldo
5 anos atrás

É a mesma coisa Reginaldo.

Eduardo Henrique
Eduardo Henrique
Reply to  Zampol
5 anos atrás

Também sou graduado em História e vejo no autor o típico autoritarismo da esquerda. Hobsbawm? Tenho por ele enorme desprezo pela visão canhestra. O “mestre” não se furta em ofender quem comete o hediondo crime de pensar diferente ! Como muitos na desprezível “academia”. Lembrou-me um certo “professor” que indaguei a época da conclusão do curso. Pedi que fosse o meu orientador. Escreveria a respeito à tropas estrangeiras na Revolução de 1924. Me respondeu que não poderia. Pois era um homem da esquerda e meu tema era de direita. Escrevi a respeito das tropas húngaras ( comunistas) e italianas (… Read more »

GFC_RJ
5 anos atrás

De boa, concordo sobre o analfabetismo geopolítico dos ativistas de redes sociais. Mas o autor é claramente do paradigma marxista em RI (o que a princípio tem nada de errado), mas o analfabetismo geopolítico ocorre em todas as correntes ideológicas, inclusive dos pseudo-socialistas que nunca leram O Capital na vida. Atacar somente “aquele lado” perde a credibilidade e deixa o texto pobre, quando tinha grande potencial e essa questão precisa mesmo ser debatida em um nível maior. Bem, eu sou mais pro realismo… Concordo que a discussão está superficial ao extremo, mas o cara está praticamente está dizendo que: se… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  GFC_RJ
5 anos atrás

Fantástico. É isso mesmo. Queria ter lido sua resposta antes de ter escrito a minha hehehehe

Torama
Torama
Reply to  GFC_RJ
5 anos atrás

Exatamente a minha opinião, obrigado por escreve-la por mim!

Lucas Silva
Lucas Silva
Reply to  GFC_RJ
5 anos atrás

Concordo. Excelente comentário.

Marcelo-SP
Marcelo-SP
5 anos atrás

Alguns pontos:

1. Texto longo que só subsiste para destratar “o outro lado”;
2. O autor parece ter feito o texto no espelho, onde direita e esquerda apenas se invertem; e
3. O relativismo do autor só serve quando é para corroborar o que pensa. E ele não questiona também, nesse viés, qual é o limite para tal relativismo. Inferno e céu são iguais? Quem não tem lado anda para onde? Enfim, verborragia ideológica. Há textos por aí que disfarçam melhor, com mais cara de “isentões”. Este aí entrega na largada…

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Marcelo-SP
5 anos atrás

Assino embaixo do que escrevestes meu caro!!!

Foragido da KGB
Foragido da KGB
Reply to  Marcelo-SP
5 anos atrás

Eu acompanho o voto do relator !

Gil
Gil
5 anos atrás

Começei a leer e tive que parar para ir vomitar.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Gil
5 anos atrás

Foram + ou – dois parágrafos e o “mais do mesmo(mimimi esquerdopático quase disfarçado)” me causou desinteresse em continuar perdendo tempo com textão mimizento e nada isento .

cfsharm
cfsharm
5 anos atrás

Achei interessante a análise do Autor – só existe analfabeto geopolítico de direita. Todos os males apontados por ele na sua análise estão focados no analfabetismo ocidental – como se o analfabetismo geopolítico de esquerda não existisse – onde tudo que Rússia e China fazem é uma resposta a imposição da sociedade judaico-cristã-ocidental, afinal estes Estados são democráticos e voltados para a melhoria de todos os povos. Afinal de contas eles não lidam com terrorismo, nunca se imiscuiram em países em sua área de influência e jamais financiaram estados alinhados com seus interesses e opressores de seus povos. Adoraria ter… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
5 anos atrás

E o que dizer do analfabeto geopolítico que lê Sput(pe)nik?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Esses, pelo menos, sabem ler.
Agora, experimente conversar com um defensor da Escola Sem Partido.
Ou agora, dessa nova Secretária do MEC. A Escola de Deus.

Pedro Bó
Pedro Bó
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Para quem chama a trilogia de “trolologia”, você passeia e comenta bastante por aqui!

Maus
Maus
5 anos atrás

Você está certo em criticar as pessoas as pessoas que não pensam por si só, mas você citou apenas um lado desse grupo.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Reply to  Maus
5 anos atrás

Ele não pensa por si só, ele é apenas um NPC da esquerda.

Reginaldo
Reginaldo
Reply to  Maus
5 anos atrás

Na verdade o texto serve para os “dois lados” se é que só existe apenas dois lados não é? 😉

Fábio
Fábio
5 anos atrás

De quem é este texto? Fonte: Observatório da Imprensa. Justamente é esta mídia-extrema é quem sofre deste grande mal: analfabetismo geopolítico. É para acabar!

Mosczynski
Mosczynski
Reply to  Fábio
5 anos atrás

Só a fonte já lhe dá uma pista para onde o texto vai se enveredar, lembro que o Observatório da imprensa antes do petismo era um lugar bom para ler sobre a própria imprensa.

Munhoz
Munhoz
5 anos atrás

Tudo está na mão do tio Putin simples assim!

Vinícius Almeida
5 anos atrás

Poxa, faltou uma charge do Latuff pra fechar com chave de ouro esse texto cheio de pensamentos pré-estabelecidos de alguém que acredita ser dono da verdade, um cara que tá tão preso dentro de uma bolha acadêmica que perdeu a coerência na forma de analisar as pessoas e a geopolítica propriamente dita. Obs. Neocon que se informa a partir de youtuberes não perde seu tempo com a grande mídia tradicional, ele praticamente c**a para o Jornal Nacional e nutre um ódio profundo pela Folha de São Paulo e Estadão. Ironizou a antipatia que o brasileiro tem pelas organizações de direitos… Read more »

Alfa BR
Alfa BR
5 anos atrás

Joga fora no lixo…

Melkor
Melkor
5 anos atrás

Resumo da obra. Como em qualquer discussão com um esquerdista, ele parte do pressuposto que todos os que não acreditam em sua utopia são ignorantes, ao mesmo tempo que ao, supostamente, ler alguns livros recomendados por alguém também do seu universo paralelo, já se considera dono da verdade universal. O proplema para esse é que outros seres humanos tem cérebro o suficiente para não se deixar enganar tão facilmente. Sendo assim, um esquerdista critica a relação de qualquer país com os EUA, mas aceita de bom coração o que Rússia faz na Ucrânia, na Síria, na Polônia e o que… Read more »

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Melkor
5 anos atrás

No mundo esquerdista ,ao que se percebe, a melhor visão é a do seu umbigo e o resto que se f#d@.

Pedro Bó
Pedro Bó
5 anos atrás

Eu sou uma pessoa que gosto de me informar com teorias dos dois lados: Esquerda e Direita. Na minha biblioteca particular eu tenho livros dos supracitados Chomsky, Bauman e Hobsbawm e também de conservadores como Scrutton, Burke e Rand. De filósofos pós-modernos como Sartre e Cioran e apologéticos como Agostinho de Hipona. Na minha visão particular de mundo, eu preciso de subsídios para criticar ambos os lados e fazer a minha autocrítica pessoal. O que não dá é ver gente “formada” em Nando Moura ou “pós-graduada” em Brasil247 solapando conhecimentos consolidados (até mesmo científicos) internet à fora. Vivemos em uma… Read more »

Reginaldo
Reginaldo
Reply to  Pedro Bó
5 anos atrás

Exatamente, é preciso parar com essa paranoia de que o mundo só se resume em bem(eu) e mal(o resto).

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Reginaldo
5 anos atrás

Não há mocinhos e nem vilões, todos são os dois lados da mesma moeda e são aquilo oque é conveniente a ocasião.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Pedro Bó
5 anos atrás

Olá Pedro. O autor do texto sugere alguns autores (Chomsky, Santos, Hobsbaw) que, independente da opção ideológica de quem seja o leitor, são obrigatórios. Poderíamos citar outros (como Zizec, Eco, Tocqueville, Hayek, Faoro, Scrutom, Vargas, Keynes, Marx, Ricardo, Mill, Smith, Churchill… a lista é vasta) que também devem ser lidos. O autor ser de esquerda (alguns intelectuais de direita defendem a mesma tese) não muda o fato dele ter razão em sua crítica. Muita gente tem usado fontes e autores que não deveriam ser mencionados em qualquer discussão civilizada. Um bom exemplo de ignorância intelectual é quando a discussão foca… Read more »

Pedro Bó
Pedro Bó
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Sócrates ficaria desesperado com os sofismas usados por ambos os lados para desqualificar o outro por suas orientações políticas. Como dizem os mais velhos, o mundo não é preto e branco como as pessoas pensam, é em matizes de cinza.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Pedro Bó
5 anos atrás

Caro Pedro. A democracia é um valor em si. Ela é organizada na divisão de poderes e no estado de direito. Nela, o compromisso é conseguido a a partir do debate. A democracia mais que tolera ou permite o debate de ideias, ela se realiza por meio do debate de ideias. Mas fundamentalmente, a democracia é a garantia dos direitos humanos, o que inclui o direito de opinião e expressão de ideias, excluindo qualquer ataque físico ou moral. A democracia é, além do voto da maioria, a proteção à minoria. A democracia não existe para que as leis sejam obedecidas… Read more »

GFC_RJ
Reply to  Pedro Bó
5 anos atrás

Perfeito, Sr. Pedro Bó. Exatamente. Como falei mais em baixo, é o analfabetismo crítico levando a essa polarização improdutiva.

Marcio Cosentino
Marcio Cosentino
Reply to  Pedro Bó
5 anos atrás

Perfeito.

Carlos Campos
Carlos Campos
5 anos atrás

O Analfabeto Geopolítico é quem lê esse texto acredita 100% nele, que tem vários pontos que não se baseiam em realidade dos fatos, que simplesmente ataca um grupo e defende o outro, que não dá nem para dizer que o autor fez um texto tentando ser isento.
vou deixar o link do face do professor e vejam o que tipo de pessoa ele é
https://w ww.face book.com/franc isco.fernand esladeira
tirem os espaços

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
5 anos atrás

O autor senta em cima de sua pretensa erudição para tentar vender a suposta verdade e profundidade de um texto sabidamente raso e vazio tendo em vista o uso frequente de adjetivos e a repetição exagerada de um deles para desqualificar àqueles cujo discurso não concorda. Na verdade o texto consegue ser uma sucessão incrível de lugares comuns e frases prontas que são destiladas há gerações pela esquerda para a produção de uma retórica inflamada e desconectada da realidade. Por fim o autor revela um forte viés autoritário quando considera que o seu referencial teórico (Hobsbaw, Chomsky e Marx) simplesmente… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Pô cara! Dá um tempo.
Tem de ter muito estofo para criticar e usar uma expressão com ‘pretensa erudição’.
O sujeito é, comprovadamente, um mestre e vc vai ter de remar muito para chegar nele.
Baixa a bolinha, falou?

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Antoniokings
5 anos atrás

Toda a pretensa erudição e o título não impediram o autor de escrever um texto raso, preconceituoso e panfletário.

Sinto muito, esses são os fatos…..

Vinicius
Vinicius
5 anos atrás

Artigo claramente pendente a esquerda, já que SEQUER faz menção a estupidez coletiva das massas de esquerda.

Rodrigo
Rodrigo
5 anos atrás

Longe de mim censurar o Forte, mas este texto não passa de mais uma prova do quão árida está a Academia Brasileira. O autor classifica como “analfabetos geopolíticos” quem faz uma análise rasa de fatos históricos, se limita a autores de apenas um viés ideológico e usa de clichês para embasar suas crenças, PORÉM fazendo uma análise rasa de fatos históricos, limitando-se a visão de autores com um claro viés ideológico e embasando suas crenças em clichês! De novo, nada de censura, deixem os caras escreverem publicamente, pois só assim podemos mostrar o quão contraditórios eles são e obtemos ferramentas… Read more »

Joao Filipe Brito
Joao Filipe Brito
5 anos atrás

E a previdencia… vao repartir igual ou vai ter aumento so pra quem fez cursinho do olavo de carvalho.

Leandro Costa
Leandro Costa
5 anos atrás

Ele falou muitas verdades. O grande problema do texto é que ele toma um lado bem definido e com isso implica que o analfabeto geopolítico é um cara que se diz de direita, quando na verdade, os analfabetos geopolíticos se dizem tanto de direita quanto esquerda, e que são a grande massa de manobra de qualquer grupo que se diga ser X ou Y. Durante 16 anos escutamos exatamente a mesma ladainha fanboyzada do pessoal da esquerda, da qual esse professor obviamente faz parte. De fato se consegue escrever o MESMO texto, trocando apenas expressões/jargões usados pela esquerda, e o… Read more »

GFC_RJ
Reply to  Leandro Costa
5 anos atrás

Sim… E fica uma coisa completamente esquizofrênica. Faz uma crítica ao maniqueísmo geopolítico (correto!), sendo ele mesmo se manifestando de forma extremamente maniqueísta.
Parece até o outro lado… critica os ideologismos de Estado (correto!), sendo ele mesmo mega-ideológico…

E justamente esse analfabetismo crítico leva a sociedade a estes extremos, mesmo que sob mesma bandeira, pátria, território, povo… enfim, o que deveria ser a mesma Nação.

Graças a Deus, vejo que nossos Generais definitivamente não são analfabetos geopolíticos.

Phacsantos
Phacsantos
5 anos atrás

Acompanho a Trilogia há pelo menos 12 anos!

Leigo e civil, mas sempre gostei dos assuntos militares em geral.
O que mais me agrada, e me fez permanecer fiel por mais de dez anos, com visitas diárias ao site, são as matérias “isentas”. Nem direita, nem esquerda..os fatos sobre Defesa.

Agora, ver um texto grotesco como esse, onde entrelinhas a Esquerda é a luz da humanidade…ter espaço na Trilogia…é de doer.

Será que vou ter de parar de seguir a Trilogia???

*Phacsantos é formado em Geografia pela UNESP e atualmente deve ser considerado Analfabeto Geopolítico, segundo o artigo acima.

Leo Rezende
Leo Rezende
Reply to  Phacsantos
5 anos atrás

O Galante parece estar se esforçando bastante em destruir a imagem e o potencial da trilogia, ao postar essas titicas pseudo-acadêmicas. Será que se tornou o único editor da trilogia? Precisa melhorar o nível das matérias reproduzidas aqui…

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Phacsantos
5 anos atrás

estou pensando em parar de ver, não tá mais valendo a pena, tem muita informação que leio em site gringo e não postam aqui, ou postam muito atrasado.

Doug385
5 anos atrás

Alguém informe ao autor do texto que os próprios indivíduos que defendem as causas marxistas não leem as obras dos autores acima citados.

PauloR
PauloR
5 anos atrás

A prova foi a eleição de um presidente baseado em notícias fakes do whatsapp, que na campanha mostrou que não tinha nenhum projeto de governo, apenas falácias sobre Kit gay e Mamadeira de PIPOCA.

JPC3
JPC3
Reply to  PauloR
5 anos atrás

Não é verdade. O que elegeu o presidente( que sim tinha e tem muitas propostas) foi a total corrupção e incompetências dos governos anteriores.

MGNVS
MGNVS
Reply to  JPC3
5 anos atrás

JPC3 Esse questionamento q eu faco pra vc eu ja fiz no site da presidencia: onde estao os projetos de governo para educacao, seguranca e saude? Qual o plano do governo para alavancar a economia? Qnto o governo Bolsanaro vai investir em Pesquisa e Desenvolvimento? O Governo Bolsonaro vai cortar de forma retroativa a pensao de politicos que se “aposentaram” depois de 08 anos de mandato? E as gratificacoes absurdas do Poder Judiciario, Bolsonaro vai cortar elas? E as malfadadas ajuda moradia, ajuda de gabinetes, Bolsonaro tbm vai cortar? JPC3… em suma… se vc puder me responder… pq ate agora… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  MGNVS
5 anos atrás

A oposição está aí para apresentar alternativas a todos estes projetos, mas prefere ficar de birrinha, chorando e gritando..

Senão tem alternativa fiquem quietos.

A única coisa que vocês sabem fazer é gritar #MulaLivre e idolatrar o Maduro.

Felipe S
Felipe S
Reply to  PauloR
5 anos atrás

Kit gay nunca foi fake e foi cancelado pela Dilma para não prejudicar sua reeleição , pesquise! A mamadeira era uma piada, como vários memes, alguns tolos levaram a serio, no Brasil interior acreditam até em Saci. Fakenews fez a esquerda com Bolsonaro. A propaganda distorcida na TV deu vontade de vomitar. Tô esperando os campos de concentração do nosso “Hitler” e o golpe kkkk acho que não vai vir. Em 2022 a grande mídia, a tv, a esquerda nojenta e histérica tomarão outra solapada nas fuças.

Oiseau de Proie
Oiseau de Proie
Reply to  PauloR
5 anos atrás

“PauloR

A prova foi a eleição de um presidente baseado em notícias fakes do whatsapp, que na campanha mostrou que não tinha nenhum projeto de governo, apenas falácias sobre Kit gay e Mamadeira de PIPOCA.”

Propaganda eleitoral no braziu é igual a comédia Stand-up…Quem te fizer rir mais ganha teu voto… 😀

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  PauloR
5 anos atrás

Gozado que eu não recebi nenhuma destas propagandas de fake news..

O que aconteceu comigo foi o inverso.

Me puxarem sem minha autorização para diversos grupos de Facebook do Poste do Presidiário e do Coroné Ciro…

Todo dia cedo eu tinha que sair dos grupos..

Resolvi de uma maneira simples..

Coloquei uma foto do atual presidente na capa do meu perfil e isto acabou.

Ricardo
Ricardo
5 anos atrás

Que porcaria de artigo. Uma pena, pois esse blog já foi bom.

JORGE TADEU GOMES JARDIM
JORGE TADEU GOMES JARDIM
5 anos atrás

Texto raso… Digno de Centro Acadêmico de Ciencias Sociais… Segue o jogo… SDS

PauloSollo
5 anos atrás

Não é apenas o analfabeto geopolítico que têm “suas próprias verdades”, mas também , e muito mais gravemente, um doutrinador esquerdista destilando raiva, rancor e parcialidade. Não vou dizer que o autor se enquadra no termo título de seu texto porque na verdade, em se tratando de geopolítica existem inúmeras “verdades” e o doutrinador em questão está a impor a dele, de acordo com sua construção intelectual que é baseada num viés político e ideológico que dominou este país por muito tempo e fracassou retumbantemente, e é incapaz de aceitar que numa democracia o “outro lado” também têm o direito… Read more »

Wilton Santos
Wilton Santos
5 anos atrás

Os analfabetos geopolíticos são aqueles que levam a sério um presidente brasileiro que bate continência para a bandeira americana!

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Wilton Santos
5 anos atrás

Igual aqueles que veneram um que fingia falar grosso com os EUA e falava fino com a Bolívia e hoje cumpre pena por crimes contra a administração pública

Felipe S
Felipe S
Reply to  Wilton Santos
5 anos atrás

Engraçado que os periodos em que o Brasil mais se desenvolveu foi quando esteve alinhado com os americanos. Getúlio Vargas/Roosevelt e 1964-1979.

A história real não mente.

Yasuhiro
Yasuhiro
5 anos atrás

“quem não te conhece que te compre”

há anos a linha editorial do site propaga as preferências políticas dos donos do blog, o que nada há de errado, diga-se, falta porém a clareza na tomada de posição junto aos leitores desatentos ou novatos; porém, quando questionados, confrontados é block certo apesar de em nada os comentários desrespeitarem as regras nominalmente declaradas para moderação …

triste …

Oiseau de Proie
Oiseau de Proie
5 anos atrás

Acho hilário neste país o pessoal ainda defendendo ideias ultrapassadas do século XVIII estilo Liberalismo, Comunismo e Anarquismo...o brasileiro tem que ser estudado mesmo pela nasa…é 14:20 aqui agora…acho que vou assistir um pouco de Chaves… 😀

GFC_RJ
Reply to  Oiseau de Proie
5 anos atrás

Caro amigo, me permita discordar. Essas idéias serão estudadas sempre, em qualquer lugar, caso contrário você mata todo o pensamento ocidental. Sou neófito no assunto, mas estava estudando a doutrina básica da FAB e lá eles fazem um breve histórico da doutrina do poder aeroespacial. Desde o italiano Douhet nos anos 10-20, passando pelo inglês Trenchard do final dos anos 20, o americano Mitchell nos anos 30… Até os americanos Boyd e Warden que formularam os conceitos mais atuais. Quero dizer com isso que, se o militar ficar preso lá nos conceitos de Douhet e Trenchard, vai tomar muita bomba… Read more »

Lucas Silva
Lucas Silva
5 anos atrás

Uma das melhores matérias que li aqui. Parabéns. Faz pensar…

Robert Smith
Robert Smith
Reply to  Lucas Silva
5 anos atrás

Lucas Silva…. pensar pra que… o “professor” já pensou por você é lhe deu todas as respostas… Repita o que ele lhe passou no texto na prova “dele” que você vai tirar um 10! … resultado + mais um doutrinado!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Robert Smith
5 anos atrás

Ano passado eu estava fazendo um curso e do nada, sem nenhuma relação com o curso o professor mandou a seguinte frase…

A reforma trabalhista tirou direitos do trabalhador…

E eu mandei lá do fundo…

Me fala um…

Em área de tecnologia vir bom baboseira de curso de humanas, nunca termina bem para o lacrador.

Depois ainda tem gente que diz que não existe doutrinação em sala de aula.

Fernando Preto
Fernando Preto
5 anos atrás

Texto de professor de “UF” usando o termo “estadunidense”……. acho que o site foi hackeado por alguém da sputnik! Kkkkkkkk!

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Fernando Preto
5 anos atrás

E que no FB dele tem na capa uma foto do narcoditador Maduro ao lado do Stédile e da Marcia Tiburi (aquela que está “exilada” na terra dos “estadunidenses”) com uma bandeira onde se lê que o ilustre presidiário em CWB seria “preso político”

Fernando Preto
Fernando Preto
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Jesus! Pra que colocar o texto de uma figura decrépita dessas aqui no site?!

Lcesar
5 anos atrás

Depois de ler a citação a Chico Buarque, parei para vomitar. Mas fui teimoso e retomei o texto.
Aí cheguei em ” genocídio palestino ” e não teve jeito. Pedi pra c.a.g.a.r e saí…

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Lcesar
5 anos atrás

Millôr Fernandes, quando perguntado do porque da briga com o Chico Buarque..

“Eu desconfio de todo idealista que lucra com o seu ideal”

Este é o Chico Buarque de verdade. Esta frase se aplica a outros “monstros sagrados” da MPB e a atual turma da lacração artística, que hoje chora porque o Bolsonaro cortou a teta.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
5 anos atrás

O opressor são esses próprios com.unistas que ocupam boa parte das universidades de história e geografia, quer que bata palmas para eles por defenderem ditaduras so.cialistas e tentarem tirar nossa liberdade?

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
5 anos atrás

Na boa, mude-se de posição no espectro ideológico, e o autor desse texto rebuscado e indigente pode, sem a menor sombra de dúvida, ser classificado como ‘analfabeto geopolítico’. Ele apenas classifica assim os que considera ‘de direita’, ou mais conservadores, se esquecendo de, ele também, ser, só que de esquerda e sem fazer nenhuma tentativa de esconder.
Não passa de um esquerdopata arrogante.

Antonio Renato Arantes Cançado
Antonio Renato Arantes Cançado
5 anos atrás

Ah, sim, antes que eu me esqueça: já que ele citou o Chomsky, não deve saber que o escritor denunciou o fracasso retumbante do socialismo, bem antes do capitalismo. Só pra ‘lacrar’, como o autor desse artigo de m.e.r.d.a. gosta de colocar.

Filipe
Filipe
5 anos atrás

“Ele não recorre a obras de autores como Eric Hobsbawm, Noam Chomsky, Milton Santos ou Domenico Losurdo”

Parei de ler, o autor é um idiota.

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

O texto é a prova cabal da decadência dos intelectuais da esquerda brasileira, sem mais.

Felipe S
Felipe S
5 anos atrás

Simone o que? A comunista feminista que defendia e praticava sexo com mulheres menores de idade??

Sério Forte? As matérias tendenciosas só crescem aqui. Se for pra virar o portal 247 me avisem que não entro mais aqui.

Em vez de noticiar em por exemplo que o Brasil vai ganhar o status de aliado prioritário dos EUA e quais os reflexos disso, vem com esta porcaria de texto.

DENYS
DENYS
5 anos atrás

Alexandre Galante é tipico de pessoa que se baseia em duas coisa sofisma e achismo, matéria só prova que os analfabeto geopolítico são os membros do site; que precisa correr para Obervatório da Imprensa que apoio PT nos 13 anos.

Robert Smith
Robert Smith
Reply to  DENYS
5 anos atrás

Denys… o senhor tem certeza que o Sr. Alexandre Galante postou este artigo aqui porque apoia o pensamento deste professor?

MGNVS
MGNVS
Reply to  DENYS
5 anos atrás

DENYS
Dps de ler o seu “comentario” sobre o Galante eu tive que concordar com o texto por mais errado que o autor tenha sido ao julgar apenas um dos lados da questao. Mas vc DENYS realmente fez jus ao termo “analfabeto geopolitico” e com certeza merece esse titulo.

Guacamole
Guacamole
5 anos atrás

Noam Chomsky? Sério?

Felipe S
Felipe S
5 anos atrás

Estão revoltados porque Olavo de Carvalho disse umas verdades: nossos generais são uns cagões que deixaram a esquerda caluniar e difamar as Forças Armadas durante décadas e aparelhar tudo , mídia, universidades, e etc. Olavo já havia avisado há muito tempo as consequências. Agora os generais querem lamber a mídia e se fazerem de bonzinhos para depois serem esfaqueados novamente. Não aprenderão.

Flanker
Flanker
5 anos atrás

O autor acusa os analfabetos geopolíticos, entre outras coisas, pela dicotomia esuqerda/direita, capitalismo/socialismo……mas, o que ela fala em seu texto não é absolutamente dicotômico? Ele acusa a direita de ser responsável por todos os problemas do mundo…..sem fazer menção alguma aos erros da esquerda….assim, ele próprio é completamente dicotômico! Criticou Olavo de Carvalho….ótimo! Eu mesmo não concordo com as ideias desse senhor. Mas, isso me qualifica como esquerdista? Claro que não! O mais próximo da esquerda que sou, é ser canhoto. Votei em Bolsonaro, mas isso, automaticamente, me converte em Olavete? claro que não, mas para aqueles de esquerda, eles… Read more »

Marcelo Mariano
Marcelo Mariano
5 anos atrás

Gente, que mistureba do cacête que esse mui “douto mestre” faz em seu artigo !
Bateu alhos com bugalhos no liquidificador, juntando um monte de besteirol nitidamente ideológico com algumas verdades, para ver se cola.
Não cola ! E quando começou a repetir “estadunidense”, aí sujou de vez ! KKKKKKK

GabrielBR
GabrielBR
5 anos atrás

Esses Doutores em Ciências Sociais do Brasil de hoje vivem do argumento da autoridade e suas obras quando existem são poucas e insignificantes. Nossos medíocres doutores erraram todas as análises que fizeram ano passado e cada dia fica mais claro que suas teorias não se aplicam a realidade, ou seja, são discursos bonitinhos sem poder explicativo nenhum.

GabrielBR
GabrielBR
Reply to  GabrielBR
5 anos atrás

Só para ressaltar, eu sou da área de Ciências Sociais.

Robert Smith
Robert Smith
5 anos atrás

Pelo que li no post deste ilustre professor só o fato de manter posições ideológicas que diferem do exposto pelo mesmo eu seria um “Analfabeto Geopolítico” … sem problema ou discursão da minha parte… O posicionamento exposto pelo ilustre mestre esta mais para Dogma Religioso… eu não discuto sobre Religião ou Futebol… na minha humilde opinião um Professor não deveria expressar ou defender as suas verdades dessa forma… deveria ensinar, apontar, comparar para fazer seus estudantes pensarem, pesquisarem e assim desenvolverem suas próprias “verdades” … este senhor esta mais para doutrinador de alguma corrente politica do que para professor propriamente… Read more »

sergio ribamar ferreira
Reply to  Robert Smith
5 anos atrás

Concordo com o SR. Robert. O professor deve ser imparcial em suas ideia. ser formador de opinião, não implica ser um doutrinador de ideologia. O bom senso, sugere esta imparcialidade para que não haja o que chamamos de “conflitos”. Ora o professor pode enquanto pessoa ter religião, ideologia que assim desejar, porém respeitar os opostos. se um argumento do aluno estiver em oposição as sua ideias daquele, porém o mestre vendo uma boa contra argumentação lhe dará uma nota adequada. este é o propósito. Tese e antítese. Indo para outro lado o Fascismo que a esquerda nacional tanto menospreza iniciou-se… Read more »