Home Noticiário Internacional Mensagem de Trump ao Congresso sobre a designação do Brasil como principal...

Mensagem de Trump ao Congresso sobre a designação do Brasil como principal aliado não-OTAN

6156
75

AO CONGRESSO DOS ESTADOS UNIDOS:

De acordo com a seção 517 da Lei de Assistência ao Exterior de 1961, conforme emendada (22 U.S.C. 2321k), estou informando minha intenção de designar o Brasil como um dos principais Aliados Não-OTAN.

Estou fazendo essa designação em reconhecimento aos recentes compromissos do Governo do Brasil de aumentar a cooperação em defesa com os Estados Unidos e em reconhecimento ao nosso próprio interesse nacional em aprofundar nossa coordenação de defesa com o Brasil.

DONALD J. TRUMP

CASA BRANCA
8 de maio de 2019.

FONTE: The White House

NOTA DO EDITORAliado importante extra-OTAN, importante aliado não-OTANou simplesmente aliado extra-OTAN (em inglês: Major non-NATO allyMNNA) é uma designação dada pelo governo dos Estados Unidos para aliados que possuem relações de trabalho com as Forças Armadas dos Estados Unidos, mas que não são membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Tal condição não confere automaticamente um pacto de defesa mútua com os Estados Unidos, mas confere uma variedade de vantagens militares e financeiras que de outra forma não poderiam ser adquiridos por esses países sem a designação ou adesão à OTAN.

75
Deixe um comentário

avatar
24 Comment threads
51 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
50 Comment authors
Jorge albertofrancisco FariasJunior MarchiHenriqueLuis Marcello Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Joelson Cesário
Visitante
Joelson Cesário

Agora decola!

Theo Gatos
Visitante
Theo Gatos

Com 43% de corte de orçamento???

Sds.

Paulo Costa
Visitante
Paulo Costa

Isso e passageiro colega, todo os anos teve sempre contingenciamento, no 2º semestre o orçamento sera revisado e tudo volta ao normal, e como nos anos anteriores acaba sempre vindo uma rapa de tacho a mais, eu acredito nisso

Theo Gatos
Visitante
Theo Gatos

Deus te ouça! Não pense que torço contra não… Mas já é difícil cumprir a missão com o perfil e tamanho do orçamento atual, com quase metade sendo cortada, fica quase impossível…
.
Sds

Gleison
Visitante
Gleison

Até que em fim vi uma discussão saudável!!!

Negrão
Visitante
Negrão

Com o retorno da “democracia” sempre houve contingenciamento, porém com esse status o Brasil terá acessoa a armamentos com preços muito mais acessíveis…

Theo Gatos
Visitante
Theo Gatos

Eu acho ótimo o posicionamento como parceiro extra-OTAN, não entendam que sou contra… Só acho que ou consertamos de fato a estrutura econômico-social deste país ou arriscamos ver mais um vôo de galinha! Teremos armamentos de ponta a preço bom e financiamento barato com o novo status, mas não teremos pujança econômica para equilibrar nosso social e investirmos o que nossas FFAA não só merecem, como precisam pra cumprir sua missão de maneira sólida e perene…
.
Sds

Luis Marcello
Visitante
Luis Marcello

Alguma sugestão para eliminarmos o mais rápido possivel dos políticos esquerdopatas e bandidos entranhados no nosso Congresso ? Seja muito bem vinda a sua sugestão ! É o que todos os decentes deste país desejam !

Paulo Costa
Visitante
Paulo Costa

Mais ou menos Joelson, afinal qualquer compra via FMS e demorada porque requer diplomacia e vencer a burocracia … mais vai decolar

Cristiano GR
Visitante
Cristiano GR

Acredito que a diplomacia é um das partes que mais se beneficiam com o novo status de reconhecimento e um dos que mais se abrem.

Minuteman
Visitante
Minuteman

Ótima notícia. E mais, o Governo dos Estados Unidos disse hoje que apoia 100% a entrada no Brasil na OCDE, eles estão discutindo a remodelação do grupo, antes de fazer o convite formal de entrada ao Brasil e a Argentina.

Os EUA não querem que aumente muito o número de membros (hoje 35).

Pedro S.
Visitante
Pedro S.

Argentina??

Minuteman
Visitante
Minuteman

Sim, os Estados Unidos apoiam 100% Brasil e Argentina (o Peru também quer, mas não tem apoio americano). Não anunciaram ontem (e a imprensa fez alarde), pelo fato de que estão discutindo com os outros membros justamente a quantidade de países, depois da remodelação.

Os EUA não querem que a Europa tenha muitos em relação as Américas e a Ásia por exemplo, para não ficar desigual.

Gabriel
Visitante
Gabriel

Em 3…2…1…algum esquerdista/anti-americano vai dizer que a declaração “não serve para nada”, logo depois de tirar a cueca pela cabeça…

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Essa declaração não serve para nada.
A probabilidade do Brasil se aproximar de qualquer coisa que seja OTAN é ZERO!
Isso parece ser uma gambiarra para tentar repassar material usado para os incautos.

Saldanha da Gama
Visitante
Saldanha da Gama

meu caro, vamos esperar que só quem morre de véspera , é aquela ave do natal ( Não confundir com a carniceira). sds tricolores st4

Gabriel
Visitante
Gabriel

…”perdeu” mais uma cueca…uma pena…

Camargoer
Visitante

“essa declaração não serve para nada”

Gabriel
Visitante
Gabriel

“perdeu” mais uma cueca…uma pena…

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

Vocês dois tiraram a cueca pela cabeça antes ?

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Esse é ‘acordo’ é o tipo daquele que nunca vai acontecer.
Ou, se acontecer, o próximo Governo jogar na caixinha para o gato jogar areia.

Saldanha da Gama
Visitante
Saldanha da Gama

kkkk kkk esta foi ótima.abraços

Sagaz
Visitante
Sagaz

Rodrigo, os novos vermelhos são rosas, não usam cuecas..

Junior Marchi
Visitante
Junior Marchi

Este comentário faz jus ao nome de quem fez..kkkkk

Housemaq
Visitante
Housemaq

Creio que sim, mas não antes de deixar bem “tocháda” no rabo…

Pedro Rocha
Visitante
Pedro Rocha

Olá senhores! Eu procuro sempre evitar as discursões politicas do nosso fórum mesmo sendo extremamente assíduo frequentador! Tenho varias opiniões discordantes, mas não concordo em utilizar esse espaço, o qual considero um “templo” para entusiastas como eu, para discutir ideologias e pior o famoso “eu acho que”, (opinião sem embasamento de fatos concretos). Dito isso gostaria de entender de onde surgiu essa ideia “Essa declaração não serve para nada” como assim? Essa mensagem é do poder executivo estadunidense para o poder legislativo, ou seja, uma comunicação oficial assinada pelo presidente dos USA. Como tenho 54 anos e acredito que muitos… Read more »

Jorge alberto
Visitante
Jorge alberto

Bravo! !!!!

Sem mais! !!!!

Felipe Morais
Visitante
Felipe Morais

Finalmente o Camargoer saiu do armário e vem mostrando o que realmente pensa. Melhor assim, do que todo aquele pseudo intelectualismo e palavras rebuscadas. Muito bom cara. Se o Antônio é aceito, pq você TBM não seria??

William Duarte
Visitante
William Duarte

Para os apaixonados pelo Comunismo ou o que restou dele nada que vem dos Estados Unidos, salvo a coca-cola (bebida escondida nos almoços de final de semana) serve, pois nos livros de histórias que eles escrevem e inundam as salas de aulas os Americanos malvados vão invadir ou já estão invadindo a Amazônia, entretanto os caras que gostam de usar a cor vermelha, com uma foice e um martelo como símbolos e tendo um picareta no microfone, junto com seus pares no oriente salvariam o Brasil, pois os vermelhos não aceitam isso, eles respeitam as nações e territórios, como por… Read more »

francisco Farias
Visitante
francisco Farias

A reciproca é verdadeira: aqui ainda tem gente falando de “cumunismo cumedor de criancinhas”. Enquanto isso a China (comunista), que até 1959 era um pais lascado e colonizado pelos capitalistas, hoje segue como a principal economia mundial. A Russia outro país “comunista” mostra todo o seu poder enfrentando sozinha os USA (o grande baluarte dos cucarachas) e seus vassalos. Vencendo toda a OTAN na Líbia. E o Brasil, com a sua elite e seu eterno complexo de viralatas, procura desesperadamente se aliar a uma potência decadente que tem uma dívida interna/externa maior que o próprio PIB. O pior é que… Read more »

Jorge alberto
Visitante
Jorge alberto

Bom…. A China “ja deixou” de ser “colunista” , a muito tempo…. E so se ergueu, qdo ser tornou capitalista. Ou c acha q as casas e carros la “sao dados”, como na antiga URSS???

A pouco saiu reportagem (procura , q o conhecimento se busca!), de q alguns gremios estudantis(q so podem existir com a tutela de um Prof), firam proibidos e alguns de seus membros presos! Pq? Estavam “pregando” a volta do comunismo “puro”, pois a China estava se desviando dela e se tornando capitalista! !!

Se oriente!

Gabriel BR
Visitante
Gabriel BR

Agora Sim! Estamos virando gente respeitável…

Cidadão
Visitante
Cidadão

No Dia da Vitória contra o Nacional-Socialismo, uma esperança de que o Brasil volte a jogar no time dos vencedores e esqueça o terceiromundismo.

Tiago
Visitante
Tiago

Se é bom para o Brasil e nos dar acesso a bons equipamentos, treinamento, etc será sempre bem vindo sim.

Mas cabe ressaltar que os governos atuais dos países citados não representam (de forma geral) o ideais e valores defendidos por aqueles que venceram o assim dito Nacional-Socialismo, que nem vou discutir se é vermelho escuro ou azul marinho pois por colocar separado assim sua intenção é bem óbvia kkk.

Alessandro
Visitante
Alessandro

Como todo acordo importante tudo tem o seu tempo pra ser fechado, na hora certa o Brasil vai entrar para OCDE e tbm será aliado extra-OTAN, portanto todo aquela histeria coletiva comemorando uma matéria mal feita do valor economico, só serviu pra fortalecer ainda mais a seriedade que os governos de Brasil e EUA estão tratando essa aliança entre os países.

E espero que no segundo semestre o governo tbm fortaleça as relações comerciais com a China e os países árabes, pra deixar essas crianças histéricas subindo pelas paredes, pois não conseguem distinguir um acordo assinado, de uma matéria mal intencionada.

Ricardo
Visitante
Ricardo

👏👏👏

Farroupilha
Visitante
Farroupilha

A tática dos esquerdelóides e sua imprensa corrupta, perante as inúmeras notícias positivas deste governo Bolsonaro é virar as costas e tentar não repercutir, apenas o mínimo possível. Ao mesmo tempo que exigem imediatamente um país sem violência e desemprego (por eles multiplicados as alturas). Nada contra essa tática. Pois estão provando a todas as pessoas de bem do Brasil o quanto são desonestos em todos os lados em que atuam… Tanto na oposição quanto na situação (algo que se Deus quiser tão cedo não voltarão a ser). – E ótima notícia acima. Independente da importância estratégica que ela significa…… Read more »

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Que mané, ótima notícia!
Como acima exposto, não representa nada em matéria de defesa, apenas uma possibilidade de compra de material militar em ‘melhores condições’.
Traduzindo: O esperto do Trump quer apenas uma reserva de mercado para despejar aqui materiais de segunda mão. E sem maiores compromissos.
Queremos não, obrigado. E se tiver, algum dia, que passar pelo Congresso brasileiro que seja rejeitado.
Isso se chegar lá, né?!?!?!

Johan
Visitante
Johan

Não é somente na imprensa, mas também em outros meios como nas escolas. Tiro isso pelo FATO de uma parente minha ser professora de geografia, mas foi tão doutrinada que não sabe ler estatísticas, proporção e nem o índice de Gini. Espalha mentiras como privatização sendo algo ruim, exemplificando que, antes das privatizações da telefonia, as tarifas eram baratas e todos os pobres tinham telefone fixo! Depois descobri que ela é comissionada na câmara de vereadores…aí tá explicado o motivo. Sinceramente aprendi a não alimentar os trolls e sugiro os demais a fazer o mesmo.

Cristiano GR
Visitante
Cristiano GR

Excelente seu comentário!

Carlos Ravara
Visitante
Carlos Ravara

Agora vai!! No decorrer dos próximos anos só teremos armamentos de ponta: faca, flecha, lança…

Tonho da Lua.
Visitante
Tonho da Lua.

Kkkkkkk

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Esse Trump está achando que é muito esperto.
hehehehe

Housemaq, O Mítico...
Visitante
Housemaq, O Mítico...

kings, examine melhor os seus charutos cubanos. Devem estar verdes. Os fungos não perdoam, e o excesso de mofo faz mal para o cérebro. Por seus comentários, já se percebem os efeitos…

Marcos Cooper
Visitante
Marcos Cooper

Muito bom! Kkkk

Housemaq
Visitante
Housemaq

Oiseau de Proie
Visitante
Oiseau de Proie

O Brasil é o país mais rico do mundo…todos os países de primeiro mundo estão de olho no Brasil por causa de tudo que temos aqui mas o problema é o nosso estado que está fraco pois nossos representantes estão afundando o país…Precisamos de povo nacionalista e não só de um governo assim, pois com esse povo dividido derruba na hora o governo…

Adriano Luchiari
Visitante
Adriano Luchiari

Pelo contrário, há vários anos vinham afundando o país, e você quer que o resgatem em cinco meses…não precisamos ser um povo nacionalista e xenófobo, temos que ser é patriotas e buscar acordos e alianças que sejam vantajosas para todos. É isso o que a realidade mundial impõe hoje.

Oiseau de Proie
Visitante
Oiseau de Proie

O povo é ignorante politicamente e corrupto…sendo assim…não há como ter bons valores morais e éticos…são individualista…não pensam na coletividade e não tem senso patriótico…o resultado é este…país rico e povo pobre…desajustado…a maior parte dos brazileiros merece isso mesmo…morrer bêbado no próprio mijo de cerveja num bar sujo assistindo futebol...o braziu está fadado a pagar caro pela ignorância do seu povo que se faz inerte diante da exploração e abusos que sofre…povo que não conhece sua história está fadada a repeti-la…povo sem educação está fadado a viver eternamente na mão de elementos que estão se lixando pra esse pais…

Cristiano GR
Visitante
Cristiano GR

A grande maioria dos que participam dos debates do Trilogia e muitos outros que apenas leêm, sabe a importância do Brasil e as riquezas do mesmo, o grande porém é a quantidade de cabecinhas idiotas e preguiçosas que só enxergam o nariz e o umbigo que tentam sempre lograr os outros e tirar proveito do que é público. Como vamos ter nacionalismo se para ver um selecionado de futebol todos param e querem vestir o uniforme do time enquanto que para cantar o Hino Nacional (que deveria ser o escrito por D. Pedro) nas escolas a imprensa e muitos país… Read more »

Saldanha da Gama
Visitante
Saldanha da Gama

Meu caro, se 50% dos brasileiros honrassem, se preocupassem, respeitassem , amassem, cuidassem (nacionalistas) da pátria mÃe BRASIL, seríamos uma potência.

Heitor
Visitante
Heitor

Eu prefiro dizer diferente. Se grande parte da população parasse de ser preguiçosa e passasse a estudar (também valorizar a profissão máxima desse mundo: o Professor), se formar, firmar metas, parar de confiar em políticos e parar de esperar tudo do governo, com certeza, grande parte da população estaria em uma situação diferente.

Vovozao
Visitante
Vovozao

08/05/19 – quarta-feira, bnoite, como não conseguimos OCDE, deram a recomendação aliado nao-OTAN, rapidinho corrigiram o furo, vamos ver se ainda dá tempo de colocar o nome Brasil como candidato OCDE ainda para este ano.

Roberto Bozzo
Visitante
Roberto Bozzo

A embaixada americana repercutiu um twite da Secretaria adjunta de estado Kimberly Breier reiterando a posição dos EUA sobre o ingresso pleno do Brasil na OCDE…. é que a extrema imprensa brasileira acha que tudo deve ser feito em 5 meses se esquecendo que o governo é de 4 anos e muitas ações demoram a ser implantadas pois existem objetivos e obrigações de ambos os lados….

peter nine nine
Visitante
peter nine nine

Pode ser que assim compense o corte dos tais mais de 40%?

Luis Marcello
Visitante
Luis Marcello

Não confunda Corte com Contingenciamento (no caso provisório) até definirem no Congresso a votação da Previdencia ! Deixe de desinformar e trate de se informar melhor ! O cara tá preso , veja se cresce um pouco mais …antes de dizer asneiras ! !

Peter nine nine
Visitante
Peter nine nine

Desinformar, eu? Amigo, tem sido referido corte de 43% por cento, e mesmo que fosse só contigenciamento era corte na mesma, um corte pode ser provisório ou defenitivo, é um corte orçamental de igual forma.
Quanto a si, vá gentilmente, denegrir o conhecimento de outro e olhe-se ao espelho.
Melhores cumprimentos

Camargoer
Visitante

O problema de ter o título do “country-club” é a taxa mensal.

Flanker
Visitante
Flanker

E pra participar da poderosa, temida e respeitada Unasul não precisava pagar nada, né? E pra mandar o dinheiro dos MEUS impostos pra Cuba, Venezuela, Bolívia e outras potências não havia problema algum, né?

Jef2019
Visitante
Jef2019

Alguem saberia me falar se isso faz alguma diferença ou traz algum alento frente a dificuldade orçamentária imposta à Defesa (43%) de corte? Na reportagem faz menção à vantagens financeiras….

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

Off Topic.. Não gosto de protestar sobre conteúdo, mas não posso deixar de passar desta vez. Terça-feira, o Bolsonaro assinou um novo decreto para produtos controlados, quebrando enfim o monopólio da Taurus e CBC. Tornando calibres permitidos para civis, calibres que sem nenhum tipo de análise técnica eram considerados restritos, 24h antes. Isto trará um salto qualititativo para o mercado de armas brasileiro civil, policial e militar. Como efeito secundário aumentará a cultura sobre armas de todos nós já que teremos enfim pontos de comparação para dizer o que é bom de fato e o quanto era vendido até ontem… Read more »

Cristiano GR
Visitante
Cristiano GR

A própria permissão para que mais pessoas possam portar armas já dá, há médio prazo, uma diminuída na criminalidade, pois os bandidos vão estar sabendo que não poderão agir com tanta facilidade como vinham fazendo e terão de pensar melhor devido ao risco que correrão e de algum vizinho da vítima sempre poder socorrer e dificultar muito para os criminosos.

Saldanha da Gama
Visitante
Saldanha da Gama

E não terão mais a certeza absoluta, que ao adentrarem em uma residência não encontrarão resistência armada e que esta poderá fazer dos meios necessários para proteger seu bem, sua vida e ade familiares

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

O estado do Texas é um dos lugares mais seguros para se viver nos EUA.

Lá, todos tem o direito sagrado, garantido pela segunda emenda constitucional de portas armas. Bandidos não tem vêz no Texas, porque os Texanos postal armas em público.

Marcelo Andrade
Visitante
Marcelo Andrade

Obrigado Editores por explicar para alguns malucos daqui o que é ser Aliado Extra-Otan! Parabéns e segue o jogo pois, “Os Câes Ladram e a Caravana Passa!”

α Tau
Visitante
α Tau

E um novo grito se fez as margens do Rio Ipiranga dos nossos bravos salvadores da pátria para toda a nação :

DEPENDÊNCIA OU MORTE !
VIVA A REPUBLICA DAS BANANAS !!! VIVA A REPUBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO braziu !!! NÓS SOMOS O braziu, ziu, ziu, ziu !!!

Housemaq, o mítico!
Visitante
Housemaq, o mítico!

Charuto cubano verde e mofado detectado…

Rafa_Positronn
Visitante
Rafa_Positronn

hauhauhauhauhauhauhau

Eu fico me perguntando o que falta mais acontecer pra vocês criarem um pingo de vergonha na cara

Vamos pra frente

#GoldenShower

Elton
Visitante
Elton

Vamos ser realistas,com 3/4 do orçamento comprometido com salários,equipamento operacional e moderno só se EDA ou FMS mesmo.

Ulisses
Visitante
Ulisses

Ja passa a valer ou precisa ainda de autorização do congresso americano?

Arminius
Visitante
Arminius

Agora vai! Vamos poder comprar Super Tucanos, Made in USA, no estado da arte!

Daglian
Visitante
Daglian

Lá vem a história dos Super Tucanos “Made in USA” de novo… Não adianta explicar, desenhar, explicar o desenho e desenhar a explicação: vão continuar insistindo nisso porque é conveniente em termos ideológicos, ainda que não corresponda à verdade.

Heitor
Visitante
Heitor

Leiam aqui: “AO CONGRESSO DOS ESTADOS UNIDOS”, ou seja, falta conversar com a turma de lá. Aliás, “intenção” não é sinônimo de compromisso.

Soldat
Visitante
Soldat

Kakakaka…..isso tudo é enganação oque os Âmis querem que os Brazucas vira-latas sejam Carne de Canhão…..nas guerras pela Demoniocraçia pelo mundo….
Pobre Brasil…

Henrique
Visitante
Henrique

Menos mal, mas de qualquer jeito é bom que nosso presidente pare de se comportar perante aos EUA como a criança que ganhou viagem pra Disney. Que a parceria vingue sem precisarmos colocar boné com propaganda do Trump o defendamos a construção do muro do México… Temos que trabalhar tb na modernização do orçamento das FAs que tem a maioria de seus recursos mobilizado para custeio de pessoal (salários, benefícios e aposentadorias).