Home Artilharia Antiaérea Tiro técnico com Viatura Blindada de Combate Gepard 1A2

Tiro técnico com Viatura Blindada de Combate Gepard 1A2

5763
48


Santa Maria (RS) – A 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (6ª Bia AAAe AP) realizou, entre os dias 7 e 9 de maio, no Campo de Instrução Barão de São Borja (Saicã), o tiro técnico para medição da entrada de gases no compartimento de combate da Viatura Blindada de Combate Gepard 1A2.

A atividade reveste-se de importância, uma vez que, durante a execução do tiro antiaéreo, pode ocorrer o acúmulo de gás carbônico no interior do blindado, causando desconforto e, eventualmente, comprometendo as condições físicas e a operacionalidade da guarnição da peça.

Além dos integrantes da Bateria de Tiro da 6ª Bia AAAe AP, o evento contou com a participação de militares da Diretoria de Material, da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea e do Centro de Avaliações do Exército; além de representantes do Escritório Federal de Equipamentos, Tecnologia da Informação e Utilização das Forças Armadas Alemãs (BAAINBw) e da empresa Krauss-Maffei Wegmann (KMW), fabricante do Gepard 1A2.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

48
Deixe um comentário

avatar
13 Comment threads
35 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
31 Comment authors
VitorDiegoFlankerLuizNELSON DIAS MOREIRA Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
DOUGLAS TARGINO
Visitante
DOUGLAS TARGINO

Se não fosse as olimpíadas e a copa, nem isso ai teríamos. Acho lindo esse blindado, e ainda mais quando ele atira, que dai vemos o poder de fogo que o mesmo tem.

CB Vicente
Visitante
CB Vicente

Verdade!

Romão
Visitante
Romão

Se não fosse as olimpíadas e a copa teríamos dinheiro para dotar o país de um sofisticado sistema antiaéreo de fazer inveja ao mundo.

Rafael Oliveira
Visitante
Rafael Oliveira

Poderíamos ter dinheiro, mas duvido que teríamos vontade de investi-lo em armamentos.

DOUGLAS TARGINO
Visitante
DOUGLAS TARGINO

Concordo. Mas garanto que todo dinheiro que foi gasto, se não fosse os dois eventos, não iria um real para as forças armadas.

Diego
Visitante
Diego

Temos, mas é gasto com pessoal.

Vitor
Visitante
Vitor

Tem gente que recebeu tanto dinheiro com as obras realizadas, que se o montante viesse a tona, faria inveja ao mundo…

IBIZ
Visitante
IBIZ

Acredito que nos temos dinheiro pra aparelhar o exercito com um sistema de defesa anti-aérea bastante avançado importado ou também de concepção nacional. O que falta mesmo é planejamento, competência e interesse por parte dos gestores responsáveis. Não se esqueça que temos o 13° maior orçamento em defesa mas ao contrario de outros países 70%-80% é destinado a pagamento de pessoal incluindo pensões e benefícios de familiares de militares de alta patente! É a mesma situação das outras instituições do Estado (especialmente judiciário) onde se gasta demais com uma minoria privilegiada (políticos/alto escalão do funcionalismo público) e não sobra quase… Read more »

Cristiano GR
Visitante
Cristiano GR

Exato.
O Brasil devia se espelhar em países como Suécia e Reino Unido, onde tanto membros dos 3 poderes, qto funcionários públicos, têm salários modestos e respeitosos ao contribuinte e a população e que acompanham as necessidades, capacidades e realidades do país. Nem se imagina essa pornografia e imoralidade insensata que são os salários dessas categorias no Brasil e as pensões e benefícios de familiares de militares nem se equiparam em valores e merecimento com o que temos aqui.
Será que eles estão errados e os brasileiros certos?

CB Vicente
Visitante
CB Vicente

O Gepard Apesar de antigo em relação ao que se tem no mercado atual ainda é muito capaz, Aeronaves voando no raio de alcance dos canhões antiaéreos dele são crivadas de projéteis é levadas ao chão facil facil.

CRSOV
Visitante
CRSOV

Imagina se tivéssemos um Hamas na nossa fronteira sul e um hizboallah na nossa fronteira norte munidos com mísseis de 2000 km !! Como nos defenderíamos com esses equipamentos totalmente defasados para esse tipo de cenário ??

Pablo
Visitante
Pablo

Se tivesse isso, se tivesse aquilo, a verdade que não tem e como não tem então não precisamos nos preocupar, é bem simples a lógica! Tem prioridades muito maiores do que que essas ameaças imaginárias que tu citou.
Caso a soberania estivesse em risco algo já teria sido feito, pode ter certeza!

Edimur
Visitante
Edimur

E nossa soberania já não esta Risco por conta do crime organizado ? E não vejo ninguém fazendo algo de concreto naquele lixo de fronteira com Paraguai sem falar nas demais !!! Brasileiro gosta de por cadeado em porta arrombada lixo de sofet Power

Pablo
Visitante
Pablo

Soberania e crime organizado, bem igualzinho mesmo

Pablo
Visitante
Pablo

Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos: I – polícia federal; II – polícia rodoviária federal; III – polícia ferroviária federal; IV – polícias civis; V – polícias militares e corpos de bombeiros militares. Onde diz forças armadas ai??

rdx
Visitante
rdx

Crime organizado é problema de POLÍCIA. O EB tem que se preocupar com a ameaça de outros Estados e não com criminosos. Aliás, enquanto o regime bolivariano comprava bilhões de dólares em armas russas, o EB brincava de PM no Rio. No primeiro rumor de conflito, os bolivarianos com apoio dos russos enquadraram o impotente governo brasileiro.

NELSON DIAS MOREIRA
Visitante
NELSON DIAS MOREIRA

Pablo, prontidão é fundamental.

Pablo
Visitante
Pablo

prontidão com o que realmente ameace o país, não com coisas imaginárias.

Evandro Zeferino
Visitante
Evandro Zeferino

Serve a Venezuela no norte e a Argentina no sul, o PCC em São Paulo e o CV no Rio?

Pablo
Visitante
Pablo

Venezuela e argentina, qual a ameaça por parte deles?? Pcc e cv é com a segurança pública e não com as forças armadas!

horatio nelson
Visitante
horatio nelson

só apertar 13 e confirma ! destroi qualquer coisa kk

C.César
Visitante
C.César

Kkkk. Verdade. É pior que bomba atômica! E depois ainda aparecem dos escombros zumbis à la Walking Dead fazendo greves, protestos lacradores e comentando nas redes sociais.

Kommander
Visitante
Kommander

Fico impressionado com a sua capacidade de fazer outro fake pra conversar com você mesmo. Tem que ter muita vontade! Kkkk

C.César
Visitante
C.César

¨Chame os outros do que vc é e do que vc faz¨, né M A V?
Não reparou que pelas trocentas negativadas que vcs tomam aqui todo santo dia ninguém acredita mais nas suas desculpas, histórias, conversa-fiada, ¨isenções¨ e opiniões não, esquerdista?
Kkkk para vc!

Madmax
Visitante
Madmax

Pegou pesado.

Agnelo
Visitante
Agnelo

Dado o fortalecimento da Russia, a Alemanha nos ofereceu muito mais do q pagamos para tê-los novamente.
Sds

Mateus Lobo
Visitante
Mateus Lobo

Você quis dizer 20km?

Cristiano de Aquino Campos
Visitante
Cristiano de Aquino Campos

No caso de lançamento e vôo, nada. Agora se o missil estiver indo contra um alvo protegido por ele, seria destruido a uma distância de 3km/5km.

paulop
Visitante
paulop

Penso que tanto as viaturas Gepard da 6 BrigInfBlind quanto às da 5 BrigCavBlind deveriam ser integradas em um único GrupDefAA subordinado ao CMS, podendo destacar suas unidades quando necessário. Melhoraria no quesito logístico.
De toda a forma é uma arma muito funcional e de desing interessante
Abraço

Willber Rodrigues
Visitante
Willber Rodrigues

Quando eu olho pro Gepard, eu sempre acho uma pena que os alemães não o tenham criado do mesmo jeito que os russos com o 9K22 Tunguska, unindo canhões + mísseis de curto alcance.

rdx
Visitante
rdx

Uniram de outra forma. O exército alemão operava a dupla Gepard + Roland 2.

Carvalho
Visitante
Carvalho

Quando veremos os Guepard com os radares acionados, fazendo tiro AAé?

rdx
Visitante
rdx

Na prática, é um bom sistema contra alvos terrestres…com alguma capacidade AA, em especial contra helicópteros. O ideal seria modernizar os nossos Gepard com sensores estado da arte e adaptar lançadores de mísseis RBS-70. O resultado seria um sistema similar ao russo Tunguska…mas infelizmente falta $$$, como sempre.

Antunes 1980
Visitante
Antunes 1980

Sem mísseis antiaéreos fica realmente limitado.
Talvez sua utilização contra alvos terrestres acabe sendo mais efetivo.
Alguém poderia me informar qual o alcance dos seus canhões para o cenário aéreo e terrestre ?

rdx
Visitante
rdx

Alvos aéreos – 3,5 km
Alvos terrestres – 5,5 km

Cristiano de Aquino Campos
Visitante
Cristiano de Aquino Campos

Ele foi criado para derrubar helicopteros e aviôes tipo o A-10. Hoje contimua eficiente contra esse tipo de alvo e drones.

Luiz Floriano Alves
Visitante

Esse calibre de 35 mm. se presta para combate urbano e anti carro blindado. Na Síria e na Croácia muito se usa/usou AAA contra tropa dissimulada entre o casario. O 23 mm.russo em cima de uma pick up Toyota é uma arma terrível naqueles cenários urbanos. Imaginem um Guepardo.

Antunes 1980
Visitante
Antunes 1980

A agilidade e a capacidade de se “esconder” em pequenos espaços das pick-up 23mm é muito maior que a do Guepard.
Na Síria as armas AAA foram utilizadas como “IFV “no início do conflito, mas devido ao seu grau maior de exposição; viraram alvos fácies para as armas anti tanque.

rdx
Visitante
rdx

O EB executa essa tarefa com o Guarani armado com canhão 30mm.

Carvalho
Visitante
Carvalho

O descritivo do Guepard descreve dotação de munição AAe e anticarro.
Não creio que os radares de busca e rastreamento das unidades do EB estejam operacionais.
O Chile também operou 4 unidades. Foram devolvidos posteriormente

Elton
Visitante
Elton

Bem que poderiam dotar os nossos guepard com miras tipo FLIR e um radar nacional.

Flanker
Visitante
Flanker

Se estão operacionais , eu não sei, mas na KMW, aqui em SM, nessa semana tinham 6 Gepard em manutenção…as portas ficam abertas e tinham 2 em testes do lado de fora…um deles com a antena traseira levantada.

Luiz Floriano Alves
Visitante

Deveremos levar em conta o volume de fogo destes blindados. A função AA está um tanto defasada para a atual geração de aviões e misseis. Helicópteros, drones e turboélices não podem chegar perto. Se estão disponíveis a um custo atrativo poderíamos agregar mais um lote, eis que compartilham a mecânica do Leo.

C.César
Visitante
C.César

E um dos seus ídolos volta hoje para a cadeia, M A V.
E esse sim fez um baita estrago ao país tanto que parece que dessa vez não sai mais.

Eliakim
Visitante
Eliakim

Apenas por questão de curiosidade, o primeiro nome que a República teve foi “Estados Unidos do Brasil”

Sim, Constituição de 1891:
Art 1º – A Nação brasileira adota como forma de Governo, sob o regime representativo, a República Federativa, proclamada a 15 de novembro de 1889, e constitui-se, por união perpétua e indissolúvel das suas antigas Províncias, em Estados Unidos do Brasil.

Tonho da Lua.
Visitante
Tonho da Lua.

O conceito dele é i.

Pablo
Visitante
Pablo

Nessas horas que gostaria de nao saber ler.

Luiz
Visitante
Luiz

Aceita que dói menos.