Tabatinga (AM) – De 8 a 12 de julho de 2019, os Pelotões Especiais de Fronteira do Comando de Fronteira Solimões/8° Batalhão de Infantaria de Selva, realizaram diversos adestramentos em suas áreas de responsabilidade: Estirão do Equador, Palmeiras do Javari, Ipiranga e Vila Bittencourt (AM), foram realizadas instruções de abordagem de embarcação visando ao aperfeiçoamento das técnicas, táticas e procedimentos nas abordagens.

Utilizou-se na instrução o simulador de abordagem diurno e noturno quando são apresentadas diversas situações, forçando a tropa a pensar e agir conforme as regras de engajamento. Outra instrução praticada foi a de natação utilitária com as técnicas de entrada na água, flutuação e condutas que os militares devem tomar em caso de situações de combate e acidentes com embarcação.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
wwolf22
wwolf22
4 anos atrás

no canal 05 da TV por assinatura VIVO, todo domingo a noite passava ou ainda passa episodios de treinamento no CIGS… se eu não me engano são 08 episódios no total… muito interessante, mostram desde a chegada, tipos de treinamentos, a formatura…

Alfa BR
Alfa BR
Reply to  wwolf22
4 anos atrás

Lembrando que o CIGS é um centro de instrução, uma escola para formação de pessoal e desenvolvimento da nossa doutrina de operações em selva.

paulop
paulop
4 anos atrás

De certa forma os PEF são herdeiros das antigas fortificações lusitanas que foram estabelecidas na Amazônia em tempos remotos. Os verdadeiros sentinelas do Brasil. Alguém sabe a estrutura organizacional destas pequenas unidades. São como os pelotões convencionais?
Abraço

allan
allan
Reply to  paulop
4 anos atrás

70 militares. Possuem seção de saúde, equipe de rancho, entre outras funções especícicas dos PEF.

Cidadão
Cidadão
4 anos atrás

Região maravilhosa onde se pode sentir toda a pujança e riqueza a ser explorada da NOSSA AMAZÔNIA. Belissima região a ser visitada por qualquer turista e aventureiro! Parabéns ao Povo BRASILEIRO Verde-Amarelo do alto Solimões e da tríplice fronteira. Parabéns aos Guerreiros do CFSOL 8 BIS, FAB e da MB que apoiam e defendem a Amazônia Ocidental de inimigos externos e internos bem como defendem todo o Brasil de norte a sul.

nonato
nonato
4 anos atrás

Pena que é só treinamento e parece que não fazem patrulhamento para valer eu falo no geral não apenas uns poucos gatos pingados deveria ver uns 10 mil militares na fronteira fazendo operações dia e noite sem parar fazendo operações dia e noite sem parar

Agnelo
Agnelo
Reply to  nonato
4 anos atrás

O EB não tem gato pingado.
Mais da metade das nossas Brigadas tem responsabilidades nas fronteiras. Patrulham e apreendem muito. Alem disso, possibilitam q os OSP se concentrem em outras áreas ou caminhos, em um trabalho integrado.
Nos PEF, além da segurança e Instrução, as tropas também realizam PBCFlu e patrulhas, atividades nas quais tem apreendido muito.
Os PEF tem, além dos Grupos de Combate de um pel Fuz normal, maior apoio médico, inclusive com médico, apoio de rancho, comunicações e piloteiros das embarcações.
Sds

Marcelo
Marcelo
Reply to  Agnelo
4 anos atrás

Quem já esteve na Amazônia tem idéia da grandiosidade. 24 pef, é quase nada. Urgente transferir batalhões do Sul para a região Norte. A caserna ensina, coloca a flauta na mala e vai quieto servir a nação.

Augusto
Augusto
4 anos atrás

Off-topic – Usiminas tem chapa que Iveco importa para Guarani: https://alemdofato.uai.com.br/economia/usiminas-tem-chapa-que-iveco-importa-para-blindados/

Os generais agora deveriam mostrar serviço e pressionar a Iveco a adotar produto nacional para as futuras encomendas. Aliás, como diz o texto, o produto da Usiminas foi criado a pedido do próprio Exército.

Rene Dos Reis
Rene Dos Reis
Reply to  Augusto
4 anos atrás

Brincadeira ein , pior ainda seria saber que a importada tem minérios daqui.

Mosczynski
Mosczynski
Reply to  Augusto
4 anos atrás

Provavelmente a Iveco importa porque as brasileiras são mais caras e se a fabricante for obrigada a comprar da Usiminas, o preço vai ser maior, vão cobrar mais caro do EB e você sabe quem no final paga a conta.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Augusto
4 anos atrás

Será que são mais baratas? e o custo-brasil inserido? Lembro que a Petrobrás prefiria importar as bases das paltaformas de Cingapura e montar aqui as Facilidades pois era mais barato.

Heverton ribeiro
Heverton ribeiro
4 anos atrás