quarta-feira, outubro 27, 2021

Saab RBS 70NG

Exército demonstra Improved Ribbon Bridge com capacidade padrão OTAN

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Porto União (SC) – Na dia 21 de novembro, a 5ª Divisão de Exército (5ª DE) participou da demonstração de lançamento da moderna portada pesada IRB (Improved Ribbon Bridge) System, realizado no 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (5º BEC Bld). A portada pesada IRB System é composta por três módulos centrais e dois de rampa fabricados pela empresa alemã General Dynamics European Land System (GDELS), por três caminhões Tatra 8×8, de fabricação tcheca, e por uma embarcação de manobra americana Birdon.

O material, recebido pelo Batalhão entre os dias 25 e 28 de outubro, possui a capacidade de carga militar padrão OTAN para 80 toneladas, o que o torna apto a transportar qualquer blindado da atualidade, como o das fotos, em que transporta uma Viatura Blindada Especial de Engenharia Leopard 1 A5, sendo necessário cerca de 24 militares para operá-lo. A Portada ainda aumenta a mobilidade da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada ao transpor meios blindados em cursos d’água de vulto.

A demonstração técnica teve a supervisão de técnicos das empresas fabricantes. A aquisição desse equipamento ocorreu dentro do Programa Estratégico do Exército OCOP (Obtenção da Capacidade Operacional Plena), visando à modernização da Engenharia de Combate da Força Terrestre.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

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Claudio Moreno
Claudio Moreno
1 ano atrás

Boa tarde Senhores!

Se não for a mais, certamente é uma das manobras táticas mais perigosas em um TO.

CM

João Adaime
João Adaime
Reply to  Claudio Moreno
1 ano atrás

Acredito que só perca para um assalto anfíbio numa praia, que exige muito mais recursos e um apoio de fogo que não está logo ali na outra margem.

Luiz Floriano Alves
Reply to  Claudio Moreno
1 ano atrás

Perigosa e mortalo. Fazer a noite é mais seguro./durante a guerra civil americana o general Washington utilizou com sucesso a transposição de rios com as balsas em pendulo. Ou seja a correnteza força a barcaça a seguir para a outra margem enquanto fixada a um cabo na margem, descrevendo um arco, de margem a margem. Hoje com os meios modernos esse equipamento é mais utilizado, e em grandes números para dar vazão as colunas blindadas.

Jorene
Jorene
Reply to  Luiz Floriano Alves
1 ano atrás

General Washington na guerra civil americana ?

Jorene
Jorene
Reply to  Jorene
1 ano atrás

Não seria na Guerra de Independência Americana ? rsrsrsrs

Kommander
Kommander
1 ano atrás

A ponte é padrão OTAN, mas os veículos são padrão Vietnã.

Kommander
Kommander
Reply to  Kommander
1 ano atrás

Pode negativar a vontade, isso não vai mudar a realidade.

henrique
henrique
Reply to  Kommander
1 ano atrás

o chassis tatra é usado no sistema astros 2020

Kommander
Kommander
Reply to  henrique
1 ano atrás

Não estou falando dos Trata e sim do Leopard, amigo…

sagaz
sagaz
Reply to  Kommander
1 ano atrás

O cidadão do comentário pode até ser brasileiro, mas a cabeça…

Kommander
Kommander
Reply to  sagaz
1 ano atrás

Não vem com esse papo de vira-lata, sou apenas realista. Continue se iludindo com essas “modernizações” de CC.

Agra
Agra
Reply to  Kommander
1 ano atrás

Nao adianta comprar CC se a infraestrutura do Brasil não aguenta. A logística será pessima. Não temos ferrovias, e nossas rodovias são péssimas! O que adianta comprar um Abrams e não ter infraestrutura para aguentar. Deveriamos desenvolver algo no Brasil!

Pablo
Pablo
Reply to  Kommander
1 ano atrás

os países da OTAN que utilizam o leopard 1a5 são padrão Vietnã também??

Kommander
Kommander
Reply to  Pablo
1 ano atrás

Então me diz aí, qual é o país da OTAN que usa o Leopard 1 como PRINCIPAL CARRO DE COMBATE?

RENAN
RENAN
1 ano atrás

Esses caminhões tatra são muito bons, eu fiquei impressionado com a performance de um caminhão destes

Santiago
Santiago
1 ano atrás

Acho que faltou mostrar o caminhão theco Trata 8X8 transportando a IRB System: https://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2019/11/portada9a.jpg

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Santiago
1 ano atrás

Show de foto hein. Caminhão imponente e robusto.

Junior
Junior
Reply to  Tomcat4.0
1 ano atrás

Muito em breve sairá de fábrica com o selo made in Ponta Grossa

Bardini
Bardini
Reply to  Junior
1 ano atrás

É uma oportunidade histórica.

Kommander
Kommander
Reply to  Junior
1 ano atrás

Sério? Aí sim.

Marcos Cooper
Marcos Cooper
Reply to  Kommander
1 ano atrás

sim. Já está tudo certo.

Santiago
Santiago
Reply to  Marcos Cooper
1 ano atrás

Parece que os chassis da Tatra são muito bons mesmos. Achei top a suspensão tipo boomerang, com rodas independentes, superando todos os obstáculos.

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
1 ano atrás

De parabéns. Já participei de vários FTX, quando pude avaliar e ficar maravilhado com a capacidade enorme de manobra provida por esse excelente meio de transpor barreiras quase impossíveis.
Well done, brothers!!!
40Th MP Support Team Charlie Out.

Jorene
Jorene
1 ano atrás

Não seria uma balsa em vez de ponte ?

Carvalho
Carvalho
Reply to  Jorene
1 ano atrás

Opera como balsa e como ponte

Jorene
Jorene
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

Okay

F 15
1 ano atrás

O exército brasileiro tem o profissionalismo como sua excelência,
o q falta é mais investimento por parte de nossos governantes eu digo isso porquê eu fui um membro do EB!

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