33 soldados turcos morreram no nordeste da Síria, após um ataque aéreo das forças do Presidente sírio, Bashar al-Assad.

Representa o maior número de militares turcos mortos num único dia, desde que Ancara iniciou a intervenção na Síria, em 2016.

“Infelizmente, sete dos nossos soldados gravemente feridos foram martirizados. Como resultado do ataque aéreo realizado, 29 dos nossos soldados foram martirizados. O tratamento dos feridos continua no nosso hospital. Novamente, que Deus descanse as suas almas. Desejo uma rápida recuperação para os nossos feridos. Os meus pêsames para as famílias e para a nossa nação,” afirmou o Governador de Hatay, Rahmi Dogan.

As mortes representam uma grave escalada no conflito que está a ser travado, desde o início de fevereiro, entre os militares turcos e as forças sírias apoiadas pela Rússia.

Em resposta às mortes, o diretor de comunicações do Presidente Erdogan, Fahrettin Altun, disse que “todos os alvos conhecidos” do Governo sírio estavam sob ataque das forças aéreas e terrestres turcas.

Ancara quer o apoio da NATO no conflito. Recentemente solicitou que os mísseis norte-americanos Patriot defendessem os militares turcos.

Entretanto, o Presidente da Turquia faz pressão sobre a Europa. Tem ameaçado repetidamente “abrir os portões” aos refugiados. No âmbito de um acordo de 2016 com a União Europeia, a Turquia abriga cerca de 3,6 milhões de refugiados sírios.

FONTE: Euronews

Subscribe
Notify of
guest

132 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Murilo
Murilo
4 anos atrás

Como que querem o Patriot defendendo eles agora?! Que usem o S-400… É cada escolha doida!

Conan
Conan
Reply to  Murilo
4 anos atrás

Pensei a mesma coisa. Edorgam, vai la pedir ajuda pro Putim. KKKKKK

Marcos R.
Marcos R.
Reply to  Murilo
4 anos atrás

Exato, o S400 deveria conseguir defender essa região de dentro do território turco, por que não usam? não sabem como ou o equipamento não é eficaz porque os russos sabem como interferir nele?

Gilson
Gilson
Reply to  Murilo
4 anos atrás

S 400, da Turquia, amigo não estão operacionais ainda.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Gilson
4 anos atrás

já sim.

francisco
francisco
Reply to  Carlos Campos
4 anos atrás

Só em julho, conforme noticiado na rede.

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  Carlos Campos
4 anos atrás

Carlos, um equipamento não se entrega e fica operacional.

Mesmo quando considerado operacional, até de facto haver a doutrina e experiência necessária para, de forma exemplar, operar e maximizar um dito equipamento, demora meses e talvez até anos.

O S400 não so não está operacional, como também não devemos esperar que, assim que esteja, comece a fazer milagres, dado a inexperiência turca com o sistema.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Murilo
4 anos atrás

Murilo, os Turcos são tudo, menos idiotas, sabem quem ão os verdadeiros inimigos

Antoniokings
Antoniokings
4 anos atrás

Passou da hora da Turquia parar der apoiar os rebeldes extremistas muçulmanos e se retirar da Síria.
Assim, os refugiados podem voltar para casa.
Já existem planos de ampla reconstrução da Síria com participação da Rússia e Irã.
A China também já se propôs a investir no País.
Essa guerra martirizou demais o povo sírio.

junior
junior
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

E o regime inocente Sírio continua!!! parabéns pelo pensamento!!!

PauloR
PauloR
Reply to  junior
4 anos atrás

Síria com Assad é melhor do que com outro ditador pró-ocidente radical como costumam ser.
Antes da guerra civil eclodir, o país vivia numa relativa paz interna com cristão, judeus e muçulmano vivendo com certa harmonia e os radicais eram controlados. Mas os americanos com desejo e atacar a Russia levou o país a essa catástrofe que é hoje.

Junior
Junior
Reply to  PauloR
4 anos atrás

Annnnn os americanos, tá bom então vamos iguinorar o povo sírio lutando por algum tipo de democracia então!!!
Vamos entrar nesse faz de conta que é estes regimes!!!

Junior
Junior
Reply to  Junior
4 anos atrás

A Turquia não esta na Síria porque tem pena do povo sírio, a Turquia apoia terroristas, muitos deles ligados a al quaeda, Assad não é santo, longe disso, mas é muito melhor do que aqueles barbudinhos de turbantes que odeiam o ocidente, odeiam a liberdade, odeiam tudo aquilo e aqueles que discordam deles, da visão atrasada de mundo que eles tem. Permitir que terroristas como aqueles apoiados pela Turquia tomem o poder não seria perigoso apenas para a Síria, mas para o mundo inteiro, no mais espero que essa guerra na Síria seja o inicio da derrocada do sultão Erdogan,… Read more »

Marcos R.
Marcos R.
Reply to  Junior
4 anos atrás

Júnior, tenho que citar que conheço vários sírios e estes afirmam ser o Assad o melhor governo que Síria passou, ele foi educado na Suíça e é muito menos intolerante quite a maioria dos governantes da região, o que ocorre é nós ocidentais não entendemos a dinâmica da região e aceitamos que democracia nos padrões ocidentais não funciona por lá ; a rebelião só existiu porque o Assad era mais liberal e não demonstro doença contra seus opositores, pagou por ser menos sanguinário que seus antecessores.

J R
J R
Reply to  Marcos R.
4 anos atrás

O Ocidente tem que parar de achar que sua realidade pode ser refletida no restante do mundo, no Oriente Médio ou é Monarquia absolutista ou ditaduras, são raras as exceções como Israel e a própria Turquia~(embora Erdogan não seja bem democrático).

francisco
francisco
Reply to  J R
4 anos atrás

A realidade do ocidente é o capitalismo selvagem, onde tudo para os ricos e fumo para os pobres.
A ideologia norte-americana é essa riqueza para a sua classe dominante. Lá, como aqui, no final só os ricos ganham..

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Marcos R.
4 anos atrás

vdd seja dita, ele é muito melhor que o pai dele

Victor
Victor
Reply to  Marcos R.
4 anos atrás

Uma das grandes causas de muitos problemas dos povos orientais a meu ver é a prepotência de nós, ocidentais, que acreditamos que o mundo todo precisa de uma revolução francesa para chamar de sua. Cada civilização e cada povo tem sua história, seus valores, sua religiosidade. Não é atirando países em revoluções em nome da democracia que se construirão democracias verdadeiras.

francisco
francisco
Reply to  Junior
4 anos atrás

Quer ajudar o povo sofrido da Síria? porque não ajuda os pobres brasileiros que são em maior número? porque o Trump não ajuda a população negra norte-americana que vive na miséria?

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  Junior
4 anos atrás

Junior, a partir do momento que alguém se deixa armar e adere a movimentos armados, de duvidosa legitimidade, espalhando violência e caos, aderindo a uma vasta parafernalha de organizações, revolucionárias, ou terroristas ou simplesmente radicais, deixa de ser uma luta do povo (que luta manifestando-se, havendo muitos os casos actualmente em que o armamento são flores ou rosas, sim, flores ou rosas é, acredite, funcionam melhor). O povo já não quer saber de Assad, o que o povo ali quer é que os combates cessem e que nunca mais uma entidade externa se ache no direito de interferir nas suas… Read more »

Victor
Victor
Reply to  PauloR
4 anos atrás

Pois é… o tão queridinho e fofinho do Obama tacou fogo no norte da África e no Oriente Médio com a tal da primavera árabe e agora a situação, que podia não ser tão boa, mas virou uma verdadeira catástrofe…. Pobres sírios, que sofrem tanto vivendo como refugiados ou numa terra de ninguém.
Tomara que Damasco possa um dia voltar a ser a linda cidade que já foi, independente se a ajuda vai ser americana, russa, chinesa ou neo-zelandesa.

wilhelm
wilhelm
Reply to  junior
4 anos atrás

Até que você prove o contrário, a permanência do Assad no poder é melhor do que qualquer outra alternativa a ele. É preferível um líder laico e moderado no poder do que qualquer grupo de “rebeldes moderados” (que, na maior parte dos casos, são apenas vertentes da Al Qaeda com um nome diferente).

Assad não é inocente, mas perto da escória que existe na região ele é um anjo.

Junior
Junior
Reply to  wilhelm
4 anos atrás

Kkkkkkk acho que vc não sabe a diferença entre um líder e ditador!!!

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
Reply to  Junior
4 anos atrás

O Junior não sabe do que ta falando, todos os países que passaram pela “primavera arabe” estão pior do que antes, saiu ditadores moderados e entrou, jihadistas, ditadores fundamentalistas, etc.. alem desses países, olha o que a “democracia” fez com o Iraque. Quando vamos entender que engenharia social não funciona? tenta implementar pela força um regime que o povo não entende, não tem a cultura para recebe-lo, é receita do fracasso, cada povo tem que evoluir politicamente sozinho, não adianta nada levar a democracia ate eles se eles não sabem o que é.

Junior
Junior
Reply to  Plinio Carvalho
4 anos atrás

Exato, hoje se a democracia fosse imposta no oriente médio, pode ter certeza que quem comandaria aquilo tudo lá seriam clérigos radicais mulçumanos, esse Junior ai tá enxergando o oriente médio com os olhos de quem vive no ocidente, só que as coisas lá são bem diferentes e os conceitos que usamos aqui podem ter um significado totalmente diferente lá

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Plinio Carvalho
4 anos atrás

Plinio. Exatamente isso.

Junior
Junior
Reply to  Plinio Carvalho
4 anos atrás

Eu creio amigo que não importa como essa evolução vá começar, acho errado dizer que não adianta levar a democracia a esse povo, pois todo mundo tem direito de lutar pela liberdade, e como fazer isso com um regime que controla tudo com mãos de ferro, com a primavera árabe esse povo teve o conhecimento de que eles podem sim lutar por suas liberdade e vontade!!!! É claro não defendo os americanos, pois eles assim como os russos tem interesse pessoal nesta guerra. A primavera árabe, é só o começo da evolução, não é magia para simplesmente lutar em um… Read more »

wilhelm
wilhelm
Reply to  Junior
4 anos atrás

Amigo, com todo respeito: vá caçar uma rola por aí. Você não está falando com moleques aqui. A maioria dos comentaristas que utilizam esse site possuem conhecimento geopolítico acima da média e já passaram da fase de acreditar em chavões propagandísticos, se é que realmente algum dia acreditaram. Então, quando você escreve bobagens do tipo “ah, mas a revolução tem que continuar” e outras parvoíces da mesma natureza, pode ter certeza que ninguém cairá nelas. O seu objetivo é fazer propaganda e nada mais. Assim sendo, sugiro que vá para outro lugar: não há lugar para esse tipo de coisa… Read more »

Junior
Junior
Reply to  wilhelm
4 anos atrás

O cara viaja na maionese, será que ele viu o estado islâmico tomando boa parte do Iraque e Síria e o que aconteceu em seus territórios? Será que ele viu aquele piloto jordaniano ser queimado vivo dentro de uma jaula? Será que ele viu aqueles vários vídeos do estado islâmico com inocentes ajoelhados e sendo degolados para puramente fazer propaganda na rede. Na boa, a intenção pode até ter sido boa, mas a primavera árabe deu muito errado, foi incentivada por gente do ocidente que tinha uma visão equivocada do oriente médio

Junior
Junior
Reply to  wilhelm
4 anos atrás

Wilhelm,Tanto conhecimento, que já fico irritada, usando de palavras de baixo escalão!!! Lamentável
Não me admira que vc seja contra palavras como democracia, este é um lugar democrático onde todos possam expressa sua opinião!!! Se não fosse assim eles deixaram os comentários exclusivamente para vc!!!
MAIS UMA VEZ LAMENTÁVEL,achei que estava dialogando com alguém mais proficional!!!

Mauro Carvalho Lemes
Reply to  Junior
4 anos atrás

Diga-se, baixo calão.

Junior
Junior
Reply to  wilhelm
4 anos atrás

Wilhelm Isso é democracia amigo, onde todos tem o direito de ser ouvido!!! Aprenda isso já que vc tem o conhecimento alem da média!!!!

Augusto Mota
Augusto Mota
Reply to  Junior
4 anos atrás

Junior, sem entrar no mérito das coisas q vc escreveu, mas alguns foristas se acham o “intendidus”, só eles podem falar, só eles entendem o que acontece no mundo, e só eles sabem comentar sobre armamentos, o resto não sabe e não devia estar aqui. Não é só no oriente médio que as pessoas não querem democracia, aqui tb, basta dar espaço e neguinho ja “se acha” o tal. Continue com as suas postagens, pois tb tem muita gente que gosta delas.

Junior
Junior
Reply to  Plinio Carvalho
4 anos atrás

Pois é não adianta dar uma bicicleta para um filho se ele não sabe andar!!!

Caio
Caio
Reply to  junior
4 anos atrás

Há quantos anos os outros países inocentes vem tentando derrubar este regime? E qual foi o resultado se não uma tragédia internacional, da um tempo do belicismo a distância.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  junior
4 anos atrás

Junior.
Não sei se mais ou menos inocente que Arábia Saudita. Tampouco me interessa. O que sei é que potencias estrangeiras recrutaram, treinaram e equiparam terroristas. Cortadores de cabeças e destruidores de patrimonio da humanidade. Eufemisticamente cognominados de “oposição moderada”. Para derrubarem um governo legítimo de uma país soberano, que estava em paz. Resultando numa das guerras mais sujas destes tempos. Os turcos estão apanhando duro como os Sauditas.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  junior
4 anos atrás

Um regime onde Cristãos, Sunitas e Xiitas conviviam, eram amigos e as pessoas não tinham sua casa bombardeadas e podiam viver em paz, não eram obrigadas a atravessar o mediterrâneo e quase morrer, não eram refugiados que não tinham nem onde morar…. a vida na síria não era perfeita, mas não era o desastre humano que é hoje, se Obosta e a Cretinaclinton não tivessem dado armas para terroristas, o Assad já taria com o país normalizado, vejo o Trump tirando as tropas da Síria no futuro breve, tá na hora da Turquia esquecer o Império Otomano.

francisco
francisco
Reply to  junior
4 anos atrás

Imagine você se os USA resolvesse ocupar as favelas do Rio de Janeiro para evitar o tráfico de drogas. VOCÊ apoiaria essa ideia? como diz o velho ditado “pimenta na rabichola dos outros é refresco.”

Sagaz
Sagaz
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Quando as cores do arco-íris da lacração se misturam a turma da nó na cabeça… Mas preferem lacRussia rsrs

Rogerio
Rogerio
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Desta vez tenho que concordar com você Antônio, a Síria e o Iraque eram melhores com seus ditadores no poder, ao tentar retirá-los o caos tomou conta dos países, quem perdeu foi a população mais pobre e indefesa, velhos mulheres e crianças.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Rogerio
4 anos atrás

Será que as pessoas que moram lá que eram mortas, torturadas e estupradas por estes caras aleatoriamente acham isto ?

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Rodrigo então o resultado atual é melhor? a Diminuição de homicidios no governo Bolsonaro foi algo ruim?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Carlos Campos
4 anos atrás

O Bolsonaro, sai andando pela rua escolhe uma mulher que ele sinta tesão e manda entregar no quarto dele, estupra e depois mata ?

O Bolsonaro, extermina inimigos por motivos ínfimos ?

Não fala bobagem cara..

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Rodrigo vc fugiu da conversa… A Síria tá pior vc gostando ou não. Problema seu que não gosta do Assad…. Olha a Líbia como ficou em vez de um fdp agora temos um bando de fdp torturando mais…. Estuprando mais…. Eu acho o Assad um santo? Não. mas eu tenho q pensar no melhor para o povo sírio e o melhor é o Assad. Vc quer a Síria seja a Suíça. Sinto muito ela não é. Não foi e não será. Aí chegamos ao ponto onde temos que escolher alguns mortos ou milhares de mortos… O paraíso não dá

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Carlos Campos
4 anos atrás

A Síria, vai melhorar quando os russos e as forças leais ao Assad pararem de bombardear áreas civis para a cada 1 rebelde que eles matam, deixarem de mater 100 civis juntos.

Simples assim.

Claudiney
Claudiney
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

uhnn, muita propaganda em cima disso…

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Claudiney
4 anos atrás

Você é mais um sem argumento

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Claudiney
4 anos atrás

Prograpanda por que ? Olhe as cidades sírias em ruinas..

Caiu tudo por que ? Não foram obras do Sérgio Naia.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Desisto pra mim vc é uma pessoa mimada

Claudiney
Claudiney
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Rodrigo, como todo o governo ditatorial, a Síria tinha e tem os seus problemas, mas as FFAA da Síria, Iraque e Líbia eram o que limitavam o poder de uma ainda crescente ‘fundamentalização’ religiosa destas sociedades. Quando foram atacadas, os grupos radicais se expuseram e a realidade se mostrou muito mais cruel.

Em tempo, a radicalização religiosa é um fenômeno mundial, presente aqui também.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Claudiney
4 anos atrás

Só o terror era diferente…

Ao invés do terror das “facções” que temos hoje, era o terror do Estado, que era muito mais poderoso e este não sai na mídia.

paddy mayne
paddy mayne
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Nossa, que bom coração voce tem, preocupado com o povo sírio! Martirizados também estão os iranianos e os chineses, pelos seus governos e pelo corona!

Manuel Souza
Manuel Souza
Reply to  paddy mayne
4 anos atrás

Meu querido tem gente morrendo na Síria. Antes não estava. A quem interessa a desestabilização de um país que estava em paz? Começa a se perguntar isso. Não é questão de ser anti-americano ou pró-Rússia. A vida real não é Battlefield. Quem tá morrendo são crianças e mulheres. É uma vergonha a ONU existir e não fazer nada. A Síria virou um caos. Estava totalmente fora de controle com o Estado Islâmico. Agora que o Estado Islâmico não é mais uma ameaça os turcos colocam mais lenha na fogueira por não aceitarem que existam curdos. É mole? O caldo vai… Read more »

paddy mayne
paddy mayne
Reply to  Manuel Souza
4 anos atrás

A pergunta é: Iranianos e chineses se importam com as vítimas?

Fabio Araujo
Fabio Araujo
4 anos atrás

Edrogan provocou o Trump e correu para os braços do Putin, agora compra briga com o Putin e corre pedindo arrego para a OTAN ( EUA )? Esse louco esta querendo acabar com o país dele! A OTAN vai fazer pressão política na Rússia, mas a chance de OTAN intervir militarmente a favor da Turquia é quase zero, pois a Turquia nesse caso é a agressora, se os turcos tivessem sido atacados aí a OTAN interveria, mas como eles atacaram qualquer intervenção militar teria que passar por uma votação dos membros da OTAN.

Murilo
Murilo
Reply to  Fabio Araujo
4 anos atrás

Mas, se não me engano, a Turquia entrou pq foi atacada… e o EUA saiu correndo pra não virar uma meleca aquilo lá

Sagaz
Sagaz
Reply to  Murilo
4 anos atrás

Ou será que virou esse pardieiro porque os EUA saíram de lá!?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Murilo
4 anos atrás

A Turquia não foi atacada.
A preocupação dos turcos é única e exclusivamente a questão dos curdos.
Temem que a auto-determinação curda na Síria e Iraque se alastre para a enorme população curda da Turquia.
Se os curdos na Turquia conseguirem sua independência, a Turquia perde quase metade de seu território.

pangloss
pangloss
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Kings, consegui concordar com um comentário seu!
Mas acho que o movimento de Erdogan é equivocado e contraditório. Melhor seria manter-se neutro e apoiar a manutenção da soberania síria sobre seu território, evitando insurgências curdas.
Erdogan está se isolando e criando muitas inimizades.

paddy mayne
paddy mayne
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

nisso estamos de acordo.

Marcos R.
Marcos R.
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Hoje tive o raro prazer de concordar com dsua colocação, kings. Perfeita!

wilhelm
wilhelm
Reply to  Murilo
4 anos atrás

A Turquia está invadindo militarmente um território que, por direito, pertence a Síria. É evidente que os turcos são o lado agressor.

ALISON L C SILVA
ALISON L C SILVA
Reply to  Murilo
4 anos atrás

Está absolutamente enganado… vá se informar…

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Reply to  Fabio Araujo
4 anos atrás

Mesmo se tiver sido atacada a Otan não vai intervir a favor da Turquia

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Fabio Araujo
4 anos atrás

Meu caro, parece o samba do crioulo doido do Stanislaw!!! Invadem um país e solicitam a força da otan para legitimar uma violação, compram briga com as 2 maiores potências, compram s400 e querem patriot…Estão no programa f35 e estão negociando su, querem fechar o mediterrâneo, daqui a pouco vão exigir a Amazônia para colocarem os curdos e refugiados….

Junior
Junior
Reply to  Saldanha da Gama
4 anos atrás

O sultão e o seus delírios, vai ser bonito ver a derrocada dele, do jeito que a coisa anda é capaz dele cair antes do Maduro

Alexandre ziviani
Alexandre ziviani
4 anos atrás

Os terroristas reconquistaram sarayquib e al Nayrab com apoio turco,o exercito sírio deveria lança não de drones suicidas contra as peças de artilharia turcas.

PauloR
PauloR
Reply to  Alexandre ziviani
4 anos atrás

Exercito Sírio esta no sul de Idibli e já conquistou várias áreas de controle . Mas os reforços do exercito contiveram o avanço dos terroristas por hora

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Alexandre ziviani
4 anos atrás

Alexandre ziviani

Os sírios perderam Al Nayrab e estão tentando reconquistar Saraqib.
Os rebeldes querem cortar a rodovia que segue para Aleppo.
Por outro lado, os sírios aumentaram os ataques no sul de Idlib, começando a entrar em uma grande planície chamada Al Ghab.
Essa planície fica em frente à cidade de Jish Shigur.
Nessa região encontramos forte atividade da HTS, antiga Frente Al Nusra, braço armado da Al Qaeda na Síria.

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

isso mesmo e as forças que estão em al ghab estão a apenas 23 km de idlib…futuramente o saa pode cercar os terroristas .

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  horatio nelson
4 anos atrás

Tem uma página na Wikipedia que mostra o mapa da Síria com todas as cidades e quem está no controle.
A parte verde (FSA) e cinza (HTS) diminui a cada dia e a olhos vistos.
Se o Governo sírio tiver respaldo da Rússia, pode cercar Idlib rapidamente e mais ao norte, na altura de Aleppo, chegar à fronteira turca.

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

eu costumo acessar o syria.liveuamap é praticamente em tempo real…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  horatio nelson
4 anos atrás

Essa página eu não conhecia, mas estive olhando e percebi que algumas informações são do SOHR.
Essa Organização foi ‘acusada’ de ter ligações com o Exército Livre da Síria.
Portanto devemos ter cuidado com essas informações.
Na guerra, a primeira vítima é a verdade.

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

não lá eles colocam informações dos 2 lados…inclusive mostra até propaganda do governo…conheci essa pagina devido ao cerco de deir ez zor e a grande luta do general issam zaharedine…apesar de eu ser de extrema direita reconheço q o governo da siria está em seu legitimo direito e q o unico país q pode e tem o direito de destruir alguma coisa na siria é israel.

pangloss
pangloss
Reply to  Alexandre ziviani
4 anos atrás

O que é um drone suicida?

Jeff
Jeff
Reply to  pangloss
4 anos atrás

“O que é um drone suicida?”
.
É um kamikaze sem um japa dentro…

2Hard4U
2Hard4U
Reply to  Jeff
4 anos atrás

Kkkkkkkk!!!

Caio
Caio
Reply to  Jeff
4 anos atrás

Tu não vai pro céu.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
4 anos atrás

A confusão maior esta na Síria, mas na Líbia a Turquia esta de um lado e a Rússia do outro e por lá já começaram a morrer militares turcos também, teve um ataque da LNA em que 3 coronéis turcos foram mortos e se a situação na Líbia piorar o Egito pode intervir por lá e vai ser outra dor de cabeça para o Edrogan.

paddy mayne
paddy mayne
Reply to  Fabio Araujo
4 anos atrás

Pois é. Ao menos dois lugares com conflito de interesses entre russos e turcos. E o Erdogan compra S-400 e perde o direito de comprar F-35.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Fabio Araujo
4 anos atrás

E na Líbia, russos e americanos apoiam o mesmo lado…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Adriano Madureira
4 anos atrás

Adriano Madureira

Se não me engano, na Líbia os russos apoiam o General Haftar e os americanos o Governo do Acordo Nacional.
Esses últimos também recebem apoio dos turcos.

Wagner
Wagner
4 anos atrás

Será que a Turquia imaginou que a o Exercito Sírio estrategicamente jogou todo o terror para dentro de Idbli ia deixa-los “soltos por ai”? São muito inocentes esses turcos,Sauditas não estão mais sozinhos no baile.

Victor Filipe
Victor Filipe
4 anos atrás

Não apoio a Síria. Não apoio a Russia e não apoio nem mesmo os EUA nessa confusão generalizada que é a síria.

Mas não posso dizer que sinto pena da morte de soldados Turcos.

Não sinto porque acima de qualquer coisa eles estão lutando ao lado de terroristas do estado islâmico (já vi varias fotos de membros do EI mortos pelos sírios na região de atuação turca e ao lado de turcos mortos) Lutar ao lado desses vermes é se rebaixar ao mais ínfimo nível de excremento

Marcos R.
Marcos R.
Reply to  Victor Filipe
4 anos atrás

Tenho pena dos soldados que estão servindo de bucha de canhão enquanto o maluco do Erdogan está arrumando confusão com metade do mundo no conforto de seu escritório!

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
Reply to  Victor Filipe
4 anos atrás

Falou tudo

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Victor Filipe
4 anos atrás

Só corrigindo.
Naquela região não atua o Estado Islâmico, mas o chamado HTS, antiga Frente Al Nusra.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Eu vi umas fotos com alguns mortos com patchs que tinham a bandeira do EI… então ne…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Victor Filipe
4 anos atrás

Victor Filipe

Na época do auge do Estado Islâmico, ele estava se aproximando dessa região pelo leste, mas chegaram perto apenas da cidade de Hama.
Na região de Idlib a atuação sempre foi do FSA e da Frente Al Nusra.
Não sei que bandeira vc viu, mas a do Estado Islâmico tem uma espécie de círculo branco em fundo preto, enquanto a do HTS tem um monte de dizeres árabes em fundo preto também, mas sem esse círculo

Claudiney
Claudiney
Reply to  Victor Filipe
4 anos atrás

Victor, posso estar errado, mas tenho a informação que o patchs usados pelos ‘rebeldes’ são usados por todos os grupos fundamentalistas sunitas, inclusive o ISIS. Mas muitos soldados do ISIS foram parar nesta região como já foi documentado.

tomcat4.0
tomcat4.0
Reply to  Victor Filipe
4 anos atrás

Falou tudo muchacho !!!

Jacinto
Jacinto
4 anos atrás

Bom o que há para dizer?
Erdogan arrumou confusão com os russos abatendo o avião deles; depois arrumou confusão com os EUA, desprezando o Patriot em favor do S-400; e agora, mesmo tendo comprado o S-400 quer Patriot, ao mesmo tempo em que liberou a passagem para os refugiados sírios chegarem à Europa, arrumando confusão com a Europa; e arrumou confusão com a China quando criticou o tratamento dado aos uigures.

ScudB
ScudB
4 anos atrás

Eis a ação do “herói” turco 15 min antes de morrer junto com dezenas dos colegas.
https://twitter.com/Zinvor/status/1233124747355074562
A Terceira Lei de Newton na vida real.

ScudB
ScudB
Reply to  ScudB
4 anos atrás
JuggerBR
JuggerBR
4 anos atrás

Turco está lá tentando conquistar território mas vai acabar indo pra casa lamber as feridas. Não dá pra encarar os russos…

Bernardo
Bernardo
4 anos atrás

Rapaz eu acompanho guerras a muito tempo e sinceramente essa é a guerra mais doida e sem sentido de todos os tempos até agora. Vamos entender Russia, Syria, Libano, Irã e talvez China x Curdos (que estão divididos em duas partes pró E.U.A 65% e 35% Sirios ) x Turcos que tem apoio de +/- 70% dos rebeldes que talvez tenha apoio de E.U.A e “Israel” x 30% dos fanáticos alimentados pela Arabia saudita.

Entenderam? kkkkkk

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Bernardo
4 anos atrás

Nem adianta, amanhã o balé é outro, tá difícil!

Pedro
Pedro
4 anos atrás

Erdogan quer apenas uma coisa: que a guerra na Siria seja eterna para que com isso aja os tais refugiados e guerra a terroristas (a qual ele defende) para unicamente fazer disso pretexto para chantagem, seja aos europeus (devido aos tais refugiados), com os EUA (de se jogar para o lado dos Russos) e ate mesmo com os Russos (de se tornar um aliado). Dizem que o maior inimigo do malandro é a sua malandragem que uma dia o derruba. Sobre do ponto de vista militar, os terroristas apoiados pelos Turcos estão em franca derrubada onde ontem, mesmo com o… Read more »

Brunow
Reply to  Pedro
4 anos atrás

Pedro Exatamente, esta é a ideia de Edorgan. Ontem mesmo já abriu a fronteira para a primeira leva de refugiados ( intenção dele é obter dinheiro e apoio da UE/OTAN em Idlib), a guerra na Síria era lucrativa, mas agora com a morte de soldados e destruição de equipamentos, o saldo $$ pode ficar negativo para a Turquia… Este é mais um exemplo como um homem (Edorgan), destrói um país ; peitou Egito, Chipre, Grécia, Israel por causa de gás, ameaçou EUA na Síria, comprou equipamentos russos, agora pede apoio dos EUA e ameaça a Russia, além é claro de… Read more »

Pedro
Pedro
Reply to  Brunow
4 anos atrás

Bem isso. Interessante foi a resposta da França a Turquia: Apoiava a mesma, fez um protesto contra o ocorrido mas……mais nada! Não vai mexer um dedinho pela Turquia. Essa parece ser a decisão a ser tomada pela grande maioria dos membros da OTAN. Como disse acima, a malandragem ficou maior que o malandro!

Chuck Norris Do Paraguai
Chuck Norris Do Paraguai
4 anos atrás

A Síria não atacou diretamente os militares turcos, mas o terroristas/militantes rebeldes. Como havia soldados e equipamento no “bolo todo”, logo viraram alvo também. Neste caso está errado é Ankara, pois além de invasora é ‘libertadora de terroristas’. Difícil afirmar se a tática de Erdogan de puxar a OTAN a seu favor para um conflito aberto na Síria, a não ser que parta para ataques diretos contra pessoal russo, o que causaria retaliação e por conseguinte embate direto.

Plinio Jr
Plinio Jr
4 anos atrás

Os turcos pagam o preço pelas escolhas erradas, agora os mesmos vão depender dos russos de mediar tal situação….diria que é uma situação bem incomoda ….

IBIZ
IBIZ
4 anos atrás

Quem acaba perdendo mesmo é a Russia que ia ganhando influência maior na região e agora pode se encontrar entre a disputa de um velho aliado e um novo!

PauloR
PauloR
Reply to  IBIZ
4 anos atrás

Com a Turquia na OTAN, Putin nunca se iludiu que o país seria um aliado nas ambições russa, mas se aproveitou do conflito do país com EUA para aumentar sua influência no Curdistão que interessa a ele.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  PauloR
4 anos atrás

Como não ? O cara oferece para a Turquia o que de melhor( rssss) tem no Arsenal Russo e ia entregar isto para um país que pouco depois corre o risco de se virar contra ?

O Putin é gênio só na cabeça de vcs..

Cristiano de Aquino Camposkv
Cristiano de Aquino Camposkv
Reply to  IBIZ
4 anos atrás

Não acho, a Turquia seria um novo aliado/cliente incerto de um lado e a Siria o aliado/cliente, fiel de sempre. Sem falar que e muito mais jogo para a Russia uma Siria que uma Turquia.

Eder
Eder
4 anos atrás

Guerra é sempre o lado mau da raça humana, deve ser evitada sempre https://youtu.be/XRQHFxtOfdE

Antunes 1980
Antunes 1980
4 anos atrás

Ali a razão já foi embora a muito tempo.

Eu particularmente torço pra que todos ali encontrem um ponto de diálogo e paz.

Vejo que a situação já estava resolvida para a Síria, era uma questão de tempo para Idlib ser retomada.
Porém a chegada da Turquia só complicou ainda mais a guerra.
A quantidade de equipamentos que a Turquia disponibilizou é gigantesco, mas em determinado momento os terroristas irão se “esgotar”.
Quem assiste de camarote é Israel e os Estados Unidos.

Cristiano de Aquino Camposkv
Cristiano de Aquino Camposkv
4 anos atrás

Oa Turcos que tem que sair de lá junto com os EUA e explico. Nenhum dos dois foi chamado pelo governo local, sendo que os dois querem algo que ja e impossivel, derrubar Assad. Só estão prolongando mais a guerra.

Cristiano de Aquino Camposkv
Cristiano de Aquino Camposkv
4 anos atrás

A Turquia e a mais errada na história. Eu sempre vejo o outro lado para formar uma opinião.
Vamos imaginar que na fronteira do Brasil com a Venezuela, aparece um grupo revolucionário terrotista mulçumano, querendo criar um califado lá e a Venezuela entra 100km Brasil adentro, invadindo cidades e tomando territórios, alegando que esta fazendo isso para se proteger do califado. Isso sem o pedido ou autorização do Brasil e sem garantias que eles vão devolver o território.
Alguem aqui acha certo isso?

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  Cristiano de Aquino Camposkv
4 anos atrás

O mais errado foi sem dúvida a intervenção ocidental inicial, sem ela, a situação nunca teria escalado para o que é hoje, a culminar com a necessidade de intervenção russa e com a abertura das condições necessárias para a Turquia fazer o que está a fazer.

João Adaime
João Adaime
4 anos atrás

Na Segunda Guerra Mundial Hitler teve avanços significativos quando tinha como inimigos “apenas” Inglaterra e França. Quando resolveu atacar a Rússia e declarar guerra aos EUA para apoiar o Japão, começou a derrocada.
O passo ficou maior do que as pernas.
Erdogan, ao que parece, nunca leu nada sobre a II GM.

rui mendes
rui mendes
Reply to  João Adaime
4 anos atrás

Então lê melhor, pois teve grandes avanços contra a Inglaterra e França, e depois contra Norte-Americanos, Soviéticos, Inglaterra e França, pois estes dois últimos lutaram contra as tropas Nazis até ao fim da 2ªguerra mundial, mesmo contra esta coligação (Aliados) e ainda as resistências dos países ocupados, quase conquistou Moscovo, teve um gigantesco avanço na União Soviética, e quando podia ter dado o xeque-mate, nos Soviéticos, parou e deslocou-se para sul, para a zona do petroleo, e aí entrou em acção o general Inverno Soviético, que foi quem verdadeiramente derrotou os Nazis, e só com esta dispersão dos Nazis pelas… Read more »

João Adaime
João Adaime
Reply to  rui mendes
4 anos atrás

Prezado Rui Repare que eu disse “começou a derrocada”. Não disse que foi rápida. Se não tivesse declarado guerra aos EUA poderia se dedicar aos russos e, não podemos descartar, quem sabe um armistício com Inglaterra e França. O rei da Inglaterra era simpatizante da causa nazista e todos tinham em comum o medo dos comunistas (bolcheviques). Quase conquistou Moscou. Mesmo conquistando Moscou, o ganho seria apenas psicológico. As indústrias pesadas já tinham sido transferidas mais para leste. Lembro que após comandar o ataque a Pearl Harbor o almirante Yamamoto profetizou: “Receio que tenhamos acordado um gigante adormecido”. Realmente Hitler… Read more »

Adriano Madureira
Adriano Madureira
4 anos atrás

Não duvido que se os turcos continuarem a ter grandes perdas, os militares possam rachar com Erdogangster…

Felipe Morais
Felipe Morais
4 anos atrás

Coerência e Erdogan é como água e óleo.

Estão dentro do território sírio e querendo intervenção da OTAN.

Que segurem esse abacaxi sozinhos.

A cada dia que passa, um conflito direto entre Turquia e Síria se desenha.

Para qual lado irão pender os russos? Para seus aliados históricos na região ou para seus novos muy amigos?
Se tivesse que apostar, acho que o Erdogan vai ficar só nessa empreitada.

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  Felipe Morais
4 anos atrás

Se a Turquia tomar uma posição de intervenção directa contra o regime sírio, está tramada.

FERNANDO
FERNANDO
4 anos atrás

É o END OF WORLD
Humm
Li isso em End Of World History

Jeff
Jeff
4 anos atrás

Quais jatos a Síria usou para os ataques? Eu vi os vídeos. São mísseis?

Jagderband#44
Jagderband#44
Reply to  Jeff
4 anos atrás

A29 Embraer

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  Jagderband#44
4 anos atrás

Jag, wtf? Qual o sentido de dizer isso, nem para piada serve.

André
André
Reply to  Jeff
4 anos atrás

Eles geralmente usam o Aero L-39 para ataques.

Matheus Augusto
Matheus Augusto
4 anos atrás

Turcos: perdem dezenas de soldados em ataque aéreo

Russia em público: Estamos fazendo o possível para diminuir a escalada das tensões, estamos trabalhando com o lado turco para a retirada dos mortos e feridos e fazendo o possível para conseguir um cessar-fogo com o governo Assad.

Russia em particular: ESSA FOI PELO SU-24 E NOSSO PILOTO SEUS M#ERD@S

Gabriel Farias
4 anos atrás

Erdogan pedindo intervenção da OTAN e ainda por cima pediu também a utilização dos sistemas Patriot americanos? Coerência nunca foi o forte desse cidadão, procurou briga com o Trump e “correu para o colo” do Putin, agora tá solicitando apoio da OTAN porque foi atacado pela Síria (Rússia indiretamente)… vai entender.

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  Gabriel Farias
4 anos atrás

Não foi atacado pela Síria, visto que o atacante ali é a Turquia. A Síria não adentrou territorio turco e atacou posições deste, por isso, não é a agressora.

Foxtrot
Foxtrot
4 anos atrás

O exército brasileiro estava lá ?
Camuflagem dos veículos igual a do EB.

Luiz Floriano Alves
Reply to  Foxtrot
4 anos atrás

Russia e Turquia estão em beligerância a séculos. O Império Turco ao cair deu espaço para o Império Russo. Estas vocações imperiais continuam a exercer influencias nesta região. A Russia sonha esmagar os turcos e ter o controle do Bósforo e da saída de sua esquadra do Mar Negro.

Mgtow
Mgtow
4 anos atrás

Erdogangster tá fazendo hora extra na terra.

R_cordeiro
R_cordeiro
4 anos atrás

Neste tópico eu concordei com todos os comentários do kings. Vou ali tomar uma cachaça e já volto.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  R_cordeiro
4 anos atrás

Eu também kkkkkk

MGNVS
MGNVS
4 anos atrás

O grande problema ali se chama: Curdistão (Kurdisthan). O povo curdo atualmente ê apatrida, nao tem um país proprio e esta espalhado por 4 países distintos. O medo de Erdogan esta no fortalecimento do Partido Curdo e uma possivel futura declaracao de independencia, o que prejudicaria muito a Turkya ja que grande parte do Curdistao esta em seu territorio. Lembrando que o Curdistao tbm tem partes de seu territorio na Siria, Iraq e Iran. A solucao menos complicada seria uma resolucao da ONU criando um Curdistao que abrangesse apenas a parte da Siria e do Iraq. Nesse caso deixando de… Read more »

MGNVS
MGNVS
Reply to  MGNVS
4 anos atrás

Se os editores permitirem fica aqui o link para o mapa da area dos curdos:

http://www.asia-turismo.com/mapas/curdistao.htm