Home Conflitos em andamento Sistemas Buk e Pantsir sírios atingidos por drones e artilharia turca

Sistemas Buk e Pantsir sírios atingidos por drones e artilharia turca

7247
167
UAV TAI Anka da Turquia

O ministro da Defesa Nacional da Turquia Hulusi AKAR fez declarações sobre os alvos do regime sírio que foram atingidos após o ataque contra soldados turcos em Idlib.

Afirmando que mais de 200 alvos pertencentes ao regime sírio foram fortemente atingidos por veículos aéreos não tripulados (SİHA) e veículos de apoio de fogo terrestre, o ministro AKAR disse: “Como resultado dos disparos, 5 helicópteros, 23 tanques, 23 canhões e obuseiros, um sistema de defesa aérea SA-17 (Buk), SA-22 (Pantsir-S1), e 309 militares do regime foram neutralizados.” disse.

Buk e Pantsir-S1

Na declaração feita pelo Ministro da Defesa Nacional AKAR, observou-se que os sistemas de defesa aérea SA-17 Buk e SA-22 Pantsir-S1 foram atingidos. Um ataque semelhante às baterias de defesa aérea do regime foi realizado pela última vez pela Força Aérea Israelense.

O Pantsir-S1 (Designação na OTAN: SA-22 “Greyhound”) é um sistema de mísseis terra-ar (SAM) com canhão de alcance intermediário. Armado com vários mísseis de defesa aérea e canhões de 30 mm, o Pantsir-S1 tem um alcance máximo de 20 quilômetros e um limite de altitude de 10 quilômetros.

O Buk-M2 (Nome do Relatório da OTAN: “SA-17 Grizzly”) é um sistema de mísseis terra-ar (SAM) de médio alcance. Com um alcance máximo de 45 quilômetros e um limite de altitude de 25 quilômetros, o Buk-M2 possui 4 ou 8 mísseis prontos para uso.

FONTE: www.savunmasanayist.com

Subscribe
Notify of
guest
167 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Teropode
6 meses atrás

Não vejo nenhuma vantagem nisto , equipamentos russos são bons apenad na propaganda .

Evgeniy (RF).
Evgeniy (RF).
Reply to  Teropode
6 meses atrás

Você não pode fazer nada, nem assistir a um vídeo para garantir que o equipamento do exército sírio seja destruído em marcha ou inativo.
E, ao mesmo tempo, digite UAVs turcos do google-shot sobre Idlib e na Líbia.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Evgeniy (RF).
6 meses atrás

E nem sabemos onde foi filmado e se são realmente equipamentos sírios.
A Turquia tem a necessidade de dar uma resposta ao seu público para justificar suas grandes perdas na Síria.
Sem confirmação de russos ou sírios, a notícia fica sob suspeita.

Space jockey
Space jockey
Reply to  Antoniokings
6 meses atrás

Esse Pantsir é uma porcaria

Evgeniy (RF).
Evgeniy (RF).
Reply to  Antoniokings
6 meses atrás

Antoniokings E nem sabemos onde foi filmado e se são realmente equipamentos sírios. A Turquia tem a necessidade de dar uma resposta ao seu público para justificar suas grandes perdas na Síria. Sem confirmação de russos ou sírios, a notícia fica sob suspeita. —- Esta é a técnica do exército sírio. Os vídeos em si não foram gravados em um dia. Isso é cerca de uma semana, na área de Sarakib e Neyrab, onde houve um grande contra-ataque de militantes e turcos ao mesmo tempo. As perdas dos turcos e dos militantes também são bastante substanciais. A aviação russa os… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Evgeniy (RF).
6 meses atrás

E parece que os turcos estão querendo uma reunião na ONU para discutir a questão.
Acho que os sírios (e os russos) não estão muito interessados nisso.

Brunow
Reply to  Evgeniy (RF).
6 meses atrás

Este Pantsir não está com chassi KAMAZ..
Não é na Síria, é um Pantsir dos EAU…

ScudB
ScudB
Reply to  Brunow
6 meses atrás

Sim Brunow.
Se trata de fake clássico : mostra sequencia verídica (mesmo que mesclada com vídeos dos lugares e períodos de tempo distantes) e coloca um pitaco de desinformação (de baixa resolução ainda) para ninguém suspeitar. Porem quem sabe a diferença pode identificar chassi da MAN usados na Líbia invés de KAMAZ usados na Síria.A guerra das informações vale tanto quanto uma guerra qq.
Um grande abraço!

Evgeniy (RF).
Evgeniy (RF).
Reply to  ScudB
6 meses atrás

Honestamente, cortando os rolos, não está claro que foi o Buk-M que foi atingido. E no vídeo da Líbia, também há perguntas.
Assad tem muito poucos sistemas de defesa aérea para impedir que seus movimentos sejam perceptíveis. Mas, durante várias semanas de luta em Idlib, não houve nenhum caso registrado da presença de sistemas de defesa aérea neste teatro. Defesa aérea síria, concentrada na área da aglomeração de Damasco e Alepo e várias bases. Perto de Idlib, por motivos de falta de aviação entre os militantes, quase não havia sistemas de defesa aérea.

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
Reply to  Teropode
6 meses atrás

Ja se esqueceram dos Leopards 2A4 da turquia virando poeira ha alguns anos na Síria? e os equipamentos americanos tomando uma coça no Iêmen nas mãos dos Sauditas final do ano passado. Vamos parar com essas conclusões fracas, nenhum equipamento é indestrutível, e mesmo sendo destruídos ainda não é suficiente para falar que o equipamento é ruim, para se chegar a essa conclusão tem que se analisar inúmeras variáveis que ninguém aqui tem acesso, isso serve para equipamentos russo, americanos, chineses, etc..

Cristiano de Aquino Camposkv
Cristiano de Aquino Camposkv
Reply to  Teropode
6 meses atrás

Assim como os patriot americanos na Arabia Saudita.
Todo sistema anti-aéreo do mundo tem duas falhas, não ter munição infinita e não ser capaz de enfrentar um alvo para o qual não foi criado para enfrentar.

Bosco
Bosco
Reply to  Cristiano de Aquino Camposkv
6 meses atrás

Sem querer polemizar mas o sistema Patriot é vocacionado para a defesa de média e grande altitude e antibalístico, diferente do Pantsir que é basicamente um sistema SHORAD e se arvora inclusive em ser C-PGM. Vale salientar também a diferença de situação. No caso dos Pantsir, eles estão sendo destruídos. Já no caso dos Patriot, eles não foram destruídos. Podem até não terem sido competentes para proteger os alvos (se é que estavam posicionados para tal) mas pelo menos eles não foram os … alvos. *E a imprensa dá conotação ao caso da refinaria que foi atingida por drones mas… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Bosco
6 meses atrás

É por que o Pantsir é muito eficiente, então deve ser destruído para não dar dor de cabeça ao atacante. Já o Patriot não oferece perigo nenhum, deixa ele lá de enfeite mesmo…

Teropode
Reply to  Defensor da liberdade
6 meses atrás

🤔🤔🤔🤔

nonato
nonato
Reply to  Defensor da liberdade
6 meses atrás

Defensor do comunismo.
Comunismo não combina com liberdade…

Moreira
Moreira
Reply to  nonato
6 meses atrás

O grande problema dos ignorantes é quando se colocam como “experts”. As análises aqui são feitas por técnicos, não por políticos de esquerda ou direita. Os sistemas de defesa anti-aérea russos são tão ruins que até a Grécia (que é da OTAN) os possui (S300). Avacalhar ou desmerecer o inimigo apenas o fortalece. É como se diz no xadrez, o maior idiota é aquele que conta com a idiotice alheia.

Munhoz
Munhoz
Reply to  Bosco
6 meses atrás

A questão dos Patriot não terem sido destruidos é porque eles não foram atacados, .

Os Pantsir foram atacados

Bosco
Bosco
Reply to  Munhoz
6 meses atrás

Munhoz, Muito provavelmente. Mas isso não muda o fato de que os sistemas russos o foram e o ataque foi bem sucedido. E isso dentro de um contexto de guerra de baixa intensidade. Imagine se fosse num contexto de alta intensidade, com emprego de ataque eletrônico, mísseis antirradar, mísseis despistadores, drones suicidas, mísseis cruise, etc. Os Patriot, no caso da AS , têm tido bom desempenho contra mísseis balísticos. No caso das refinarias, primeiro há de se saber se haviam baterias Patriot dedicadas a defendê-las , e segundo, como já havia dito, o sistema é vocacionado para média e grande… Read more »

Munhoz
Munhoz
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Não vou negar que em alguns casos um equipamento superior faça a diferença, no entanto tem varios fatores a serem analisados. Não é e nunca foi o equipamento russo que fez e faz os árabes sempre se darem mal ! É a politização de suas forças, o mal treinamento, etc etc Um soldado raso israelense já tem curso superior, eles tem autonomia, dinâmica, tomada de decisões rápidas, geralmente conseguem um aproveitamento até acima do normal de seus equipamentos, não tem burocracia etc etc eles tem domínio sobre a guerra eletrônica fabricando os mísseis e sistemas, conseguem modificações e adaptações rápidas… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Teropode
6 meses atrás

Impressionante…

Como os russos precisam de advogados para defender os seus equipamentos.

francisco
francisco
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
6 meses atrás

Se fosse verdade o Erdogon não estaria apelando para a ONU e para a OTAN. Ao que parece a Turquia está levando o maior pau das forças Sirias (que aprenderam a lutar nesses anos ).

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  francisco
6 meses atrás

O que ele não quer é pagar a conta sozinho, o que eu duvido que alguém vá ajudá-lo a dividir a notinha no final desta aventura dele de adolescente contra o mundo.

moreira
moreira
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
6 meses atrás

Impressionante como há leigos que deveriam estar em sites de política, e não militares, desfilando o seu “gostaria que fosse” e “eu acho que”. Se o Lúcifer estiver vendendo armas de boa qualidade, iremos comprá-las. Ninguém está defecando se quem vende é um comuna ou capitalista. O que importa é uma defesa eficiente. E não, ‘patriota’, não dá para nenhum país to mundo, tirando os EUA, dominar TODOS os tipos de armamentos e ter produção própria. Muito menos o Brasil, com seu ínfimo orçamento.

francisco
francisco
Reply to  Teropode
6 meses atrás

Esses números são sempre mentirosos. Erdogon havia informado que dois militares haviam sido mortos, hoje já se sabe que foram 33.
A mentira é a maior arma utilizada em conflitos. Forjar um vídeo é a coisa mais fácil do mundo hoje em dia.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  francisco
6 meses atrás

Forja ai um para nós..

Binho
Binho
Reply to  Teropode
6 meses atrás

Eu vi mesmo as tropas do Eixo usando a PPSh-41, os T 34 fazendo frente aos Panther, como as AK 47 no Vietnã………..

Como know how que passaram para Norte Coreanos e Chineses na guerra da Coreia, e depois para os VC na guerra do Vietnã…….

Não sou lado ou A ou B, mas fanatismo da turma é algo surreal.

FERNANDO
FERNANDO
6 meses atrás

Well, tremenda precisão.

rafael
rafael
Reply to  FERNANDO
6 meses atrás

Os turcos vão botar o Putin pra correr da Síria. Não canso de dizer que esses sistemas russos são vitamina C, não faz mal pra ninguém.

Antoniokings
Antoniokings
6 meses atrás

Essa notícia carece de confirmação, visto que os turcos pediram autorização dos russos para voar sobre Idlib.
E parece que os russos nem responderam.

Teropode
Reply to  Antoniokings
6 meses atrás

Vc fantasia demais , a realidade é dolorosa mas ; é o que tem pra hoje .

Space jockey
Space jockey
Reply to  Antoniokings
6 meses atrás

E o navio russo, vc sabe se coletou muita coisa nossa ?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Space jockey
6 meses atrás

O resultado do jogo do Flamengo e a apuração do desfile das Escolas de Samba.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Antoniokings
6 meses atrás

Não consegue argumentar né..

francisco
francisco
Reply to  Space jockey
6 meses atrás

Coleta o que? hoje o Brasil pertence aos USA.

Bosco
Bosco
Reply to  francisco
6 meses atrás

Francisco,
Só se na sua casa tem um americano fungando no seu cangote. Na minha não tem.

XFF
XFF
Reply to  Antoniokings
6 meses atrás

È verdade, Antônio. Síria abateu 34 soldados Turcos em Iblid, a Força Aérea Turca estava indo de helicóptero até a Iblid para resgatar os soldados feridos e mortos, mas Rússia não permitiu que eles entrassem no espaço aéreo da Síria.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  XFF
6 meses atrás

Sério que eles conseguiram interceptar um invasor em tantos anos ? Uma salva de palmas para o extremamente bem sucedido sistema de defesa aéreo russo na Síria.

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
6 meses atrás
francisco
francisco
Reply to  Antoniokings
6 meses atrás

Não divulgaram que um drone da Turquia foi abatido.

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
6 meses atrás
Marcelo Danton
Marcelo Danton
Reply to  SmokingSnake 🐍
6 meses atrás

Como EU disse há 15 dias atrás…Turquia vai colocar os russinhos em seus devidos lugares… ali não é Ucrânia não. rsrsrsrs

Tiago Gimenes
Tiago Gimenes
Reply to  Marcelo Danton
6 meses atrás

Isso nunca vai acontecer, a Russia vai proteger o regime de Assad pois esse é o objetivo principal deles desde o inicio da campanha lá na primavera árabe.

Sem dizer se é certo ou errado, eu duvido que os Russos recuem diante da Turquia.

Teropode
Reply to  Tiago Gimenes
6 meses atrás

Eu não apostaria minha escova de dentes usada nisso ! Russos possuem fama de deixarem seus aliados na mão, a lista é longa , irão se isolar em suas bases e pedir aos americanos para protege-los , uma pena porque detesto o erdogan .

Cesar
Cesar
Reply to  Teropode
6 meses atrás

Você se esqueceu que quem deixou os Curdos para traz foi o seu queridinho Tio Sam.

Teropode
Reply to  Cesar
6 meses atrás

Dei uma olhadinha no map e isso não procede , se vc se refere a aquele pedacinho na fronteira , aauilo nao é nada , aliás aquilo foi uma jogada de mestre ara atrpalhar o namorico entre erfogan e putim kkkkkkkk, vc não percebeu isto ainda ? Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiii !!

Bosco
Bosco
Reply to  Cesar
6 meses atrás

E exatamente qual acordo os americanos tinham com os curdos?

Marcelo Danton
Marcelo Danton
Reply to  Tiago Gimenes
6 meses atrás

Daqui a 20 dias conversamos de novo. ok!? Russos VÃO correr sim..do modo deles..mas vão. rsrsrs

francisco
francisco
Reply to  Marcelo Danton
6 meses atrás

Correram pra Crimeia e lá ficaram.

Kommander
Kommander
Reply to  Marcelo Danton
6 meses atrás

Botar os russos pra correr? É isso que dá não ler a matéria.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Marcelo Danton
6 meses atrás

Como dito acima, se os sírios ou russos confirmarem as baixas, eu acredito.

https://www.almasdarnews.com/article/turkey-requests-access-from-russia-to-use-armed-drones-in-syrias-airspace/

Brunow
Reply to  Marcelo Danton
6 meses atrás

Acho que os “Russinhos” não tem muito medo disso não…
Afinal, quem tem recebido dezenas de caixões de papelão não são os Russos, mas os Turcos…

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Marcelo Danton
6 meses atrás

Quem vai colocar quem no lugar? Kkkkkkkk a Turquia perde Leopard 2 para jihadista de chinelo, imagine para os russos…

Bosco
Bosco
Reply to  Defensor da liberdade
6 meses atrás

Defensor,
Nos pés os jihadistas podem estar de chinelos mas nos ombros têm modernas armas russas.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Achei que arma russa não funcionasse…

Bosco
Bosco
Reply to  Defensor da liberdade
6 meses atrás

“Achei que arma russa não funcionasse…”
Tá vendo…entender de armas não é o seu forte.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Bosco
6 meses atrás

É o que teus pares aí falam. E você tem razão Boscovisk, minha praia é fazer dinheiro e lutar contra o Estado.

Teropode
Reply to  Defensor da liberdade
6 meses atrás

Acabou o argumento , se é que ja teve !

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Teropode
6 meses atrás

Ué, apenas concordei com Bosco que armas não são minha praia, eu até gosto, sei manusear, mas entendo porra nenhuma.

Bosco
Bosco
Reply to  Defensor da liberdade
6 meses atrás

Defensor,
Fazer dinheiro e lutar pelo anarquismo são conceitos antagônicos e excludentes.
Mais excludente ainda é se dizer anarquista mas ser claramente receptivo a governos socialistas cujo ponto central é exatamente um Estado forte e regulador.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Não meu caro Bosco, anarquia é a negação do Estado na crença de que a sociedade é capaz de se organizar sem precisar de um dirigente central, nada tem a ver com dinheiro. O próprio capitalismo é anárquico por natureza, pois baseia-se na livre negociação entre pessoas, sem precisar de dirigentes ditando as regras. Já lhe disse que estão te ensinando errado lá no COF.

Chuck Norris Do Paraguai
Chuck Norris Do Paraguai
Reply to  Marcelo Danton
6 meses atrás

Concordo com você: “vão botar os russinhos para correr…” atrás deles.

Teropode
Reply to  Chuck Norris Do Paraguai
6 meses atrás

Psicólogos terão que cuidar em breve das cabecinhas dos russofilos , aliás ja era pra eles terrm se acostumado com notícias ruins .

francisco
francisco
Reply to  Marcelo Danton
6 meses atrás

Sonhar não faz mal.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  SmokingSnake 🐍
6 meses atrás

Para justificar a tunda que levaram ante-ontem, vão falar que mataram 3.000 inimigos e ainda com ajuda do Profeta Maomé.
Enquanto isso, os sírios continuam avançando.
E interessante é que os sírios contam com a ajuda de combatentes palestinos que têm, sozinhos, conquistado muitas localidades.

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Reply to  Antoniokings
6 meses atrás

Estão divulgando vários vídeos de drones, os vídeos já dizem tudo: muita gente morreu só nesses ataques de drones.

A estratégia da Síria e Rússia para retomar cidades é simplesmente bombardear a cidade toda, depois que a cidade está quase toda destruída e a população fugiu (a maioria vai para a Turquia), os sírios e russos chegam lá e falam que retomaram a cidade kkkkk

Jacinto
Jacinto
Reply to  SmokingSnake 🐍
6 meses atrás

Mas este sempre foi o método russo de conquistar cidades. Na 2ª Guerra da Chechência, para capturar Grozny, os russos submeteram a cidade a um intenso ataque, incluindo misseis balísticos e ataques com ogivas termobáricas (que mata qualquer coisa no raio de alcance). Quando a cidade foi retomada, a ONU classificou-a como a “cidade mais destruída da Terra”. No pensamento deles, a úncia forma de se conquistar cidade é exterminar a população junto, porque a insurgência em geral surge no seio da população civil. Sem população civil, não há insurgência.

Chuck Norris Do Paraguai
Chuck Norris Do Paraguai
Reply to  Jacinto
6 meses atrás

Na guerra, toda a estratégia é valida. Quem perde depois é julgado por crimes de guerra.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Jacinto
6 meses atrás

E ainda assim, os russos tiveram muuuuuitas baixas…. muitas.

francisco
francisco
Reply to  Jacinto
6 meses atrás

Quer falar em matança de civis? lembrem-se de Hirochima e Nagazaqui. Das cidades da Alemanha destruídas totalmente pelos ingleses e norte americanos.
LEMBREM-se da Coreia do Norte onde os USA destruíram 5 mil escolas, mil hospitais e 600 mil residências nos bombardeios de 1953 (fonte https://www.bbc.com/portuguese/internacional-41180920).
Quando falam da Coreia os criminosos norte-americanos se gabam dizendo: “Bombardeamos tudo que se movia.”.
SÃO TÃO BONZINHOS ESSES YANKEES.

João Girardi
João Girardi
Reply to  francisco
6 meses atrás

E que tal falar dos milhões de chineses e sul-coreanos que os japoneses mataram em campos de concentração e submeteram a humilhante trabalho escravo?
TÃO BONZINHOS ESSES JAPONESES

Bosco
Bosco
Reply to  João Girardi
6 meses atrás

E os milhões de mortos que os próprios comunistas provocaram deliberadamente no seu próprio povo em nome da “revolução”. Ou seja, “vou te libertar da opressão da burguesia e do imperialismo mas para isso tenho que te matar antes”.
Os EUA pelo menos foi dentro de um contesto de guerra contra o Eixo e contra o avanço do comunismo e num tempo onde não havia como escolher alvos. Já os assassinatos deliberados dos comunistas e dos japoneses e nazistas não tem nenhum tipo de atenuante.

francisco
francisco
Reply to  Antoniokings
6 meses atrás

Depois que expulsarem os turcos o exercito da Síria vai partir pra cima dos bambis norte-americanos, que estão roubando o petróleo da Síria.

Teropode
Reply to  Antoniokings
6 meses atrás

Até ontem vc era só elogios a turkia , agora desgostou deles só por terem fritado equipamentos russos , isso é estranho 🤔🤔🤔

Alexandre ziviani
Alexandre ziviani
Reply to  SmokingSnake 🐍
6 meses atrás

Esses turcos são mais burros do que eu imaginava,agora vão dar motivos para o exército sírio usar os Scud B contra os terroristas.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Alexandre ziviani
6 meses atrás

E de que serve um Scud B? Com um CEP de 500m só serve para atacar população civil.

Kommander
Kommander
6 meses atrás

Cada vez tenho mais convicção de que se os russos não estivessem na Síria o Assad já teria levado um pau a muito tempo, não é possível que os caras sejam tão burros assim para operar equipamentos.

tomcat4.0
tomcat4.0
6 meses atrás

Os turcos não vão aguentar(motivo pelo qual devem ter reunião hoje com a turma da Otan onde já foram pedir bença) se os russos resolverem atacar em apoio ao Assad pois são parceiros, eles não vão abrir mão de sua base naval(a qual vão ampliar aliás) na Síria .

Doug385
Doug385
Reply to  tomcat4.0
6 meses atrás

Não é só a base naval. Os russos não querem que a Síria se transforme num novo corredor de gás natural para a Europa.

tomcat4.0
tomcat4.0
Reply to  Doug385
6 meses atrás

Apenas mais um belo $$$ motivo pro tio Putinsk não deixar o mano Assad na mão. 😉

Flávio
Flávio
Reply to  Doug385
6 meses atrás

Exatamente! Acho que esse é o principal motivo da defesa do regime de Bashar Al Assad pelos Russos e por isso acredito que não vão deixar os Sírios “na mão”. A economia Russa é muito dependente doa venda desse gás.

Victor Filipe
Victor Filipe
6 meses atrás

“…e 309 militares do regime foram neutralizados.”

Acho meio difícil de acreditar nessa parte, mas ok…

Já o Pantsir na síria parece ta virando saco de pancada de todo mundo por la…

tomcat4.0
tomcat4.0
Reply to  Victor Filipe
6 meses atrás

Eis o que dá ter o equipamento e não ter a doutrina de seu emprego, o que penso eu ser o motivo de tanto Pantsir e afins serem facilmente destruídos por ali.

Kommander
Kommander
Reply to  tomcat4.0
6 meses atrás

Desde que vi o vídeo do m113 turco (terrorista) colocando o t-72 sirio para correr, fico com um pé atrás em relação aos sírios, carecem muito de doutrina.

tomcat4.0
tomcat4.0
Reply to  Kommander
6 meses atrás

Justamente e some isto à surra que os iraquianos levaram perdendo vários Abrams novinhos pelas mãos dos terroristas. Doutrina de emprego é a senha na hora do pau comer!!!

Junior
Junior
Reply to  tomcat4.0
6 meses atrás

A surra que os sauditas estão levando no Yemen, com apaches, F-15 sendo derrubados e ABRAMMS e outros veículos anti minas sendo destruídos e sendo incendiados pelou hutis.

XFF
XFF
Reply to  tomcat4.0
6 meses atrás

tomcat>> vc está olhando as coisas de forma errada. Síria está combatendo terroristas treinados e financiado pelos países ocidentais, Turquia e alguns países do Golfo. Síria tem uma força militar bem treinada e doutrinada. Não é a toa que estão há uma década de combate sem parar. Agora o jogo simplesmente mudou de uma hora pra outra. Antes Síria só enfrentava grupos terrorista bem treinados, mas agora está enfrentando um Exército regular da Turquia. Em pouco tempo a Síria vai ajustar as coisas.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Kommander
6 meses atrás

Árabes não sabem empregar equipamentos militares de ponta. eu não considero o desempenho de equipamentos na mão deles como um fator principal para critica de nenhum meio, no máximo (e bem exageradamente falando) serve como uma pequena bussola pra dar uma guiada básica do que o equipamento seria.

Israel continua sendo o pais que melhor sabe usar seus meios naquela região.

Kommander
Kommander
Reply to  Victor Filipe
6 meses atrás

Os árabes tem muita coragem, mas lhe faltam conhecimento.

Evgeniy (RF).
Evgeniy (RF).
Reply to  Kommander
6 meses atrás

Eles têm problemas de disciplina. E com coragem também. A cidade de Serakib, uma milícia síria composta por palestinos, se rendeu em meia hora sem luta, apenas em fuga.
O exército sírio em sua forma atual é a
penas uma grande milícia.

rdx
rdx
Reply to  Evgeniy (RF).
6 meses atrás

O Exército sírio possui sérios problemas de disciplina e coragem. Basta dizer que a milícia NDF é mais confiável que o Exército. O Hezbollah é odiado por muitos na Síria porque não hesita em executar militares desertores e covardes…e com certeza não foram poucos.

Teropode
Reply to  Kommander
6 meses atrás

Discordo da primeira parte .

Flávio Henrique
Flávio Henrique
Reply to  Kommander
6 meses atrás

Kommander não é de hoje que nas guerras da região a utilização de Veículos blindados recheado até o talo de explosivos o uso desse veículo e dá pelo fato de garantir maior chance do motorista explodir o veículo próximo ao alvo.

Flávio Henrique
Flávio Henrique
Reply to  Victor Filipe
6 meses atrás

Esse número podem levar em conta todas as baixas do mês de fevereiro ou seja antes da atual represália

Fernando OP
Fernando OP
6 meses atrás

Ah esse Pantsir! E pensar que foi cogitado a aquisição pelas F.A. Br! Até agora só serviu de alvo na Síria.

Chuck Norris Do Paraguai
Chuck Norris Do Paraguai
Reply to  Fernando OP
6 meses atrás

Aguardando fotos para o veredito final…

Pedro
Pedro
6 meses atrás

Parece que a Turquia, acabou de declarar guerra a Síria.

Ricardo Barbosa
Ricardo Barbosa
6 meses atrás

Declarações turcas têm que ser divididas por 3 ou 4, talvez 5. Acompanho esse conflito há muito tempo. Mentem muito.

Andre
Andre
6 meses atrás

E mais uma vez o pantsir virou alvo. Milagre nenhum fã do ditador russo ter falado que a culpa foi do operador…ainda estão na fase da negação, mas assim que aparecerem as provas, a culpa será do operador.

É mais ou menos como culpar o j j leto por nunca ter ganho um campeonato de f1 com a Minardi…

Kommander
Kommander
Reply to  Andre
6 meses atrás

Estou aguardando você falar dos Patriots na Arábia Saudita…

Andre
Andre
Reply to  Kommander
6 meses atrás

Quando algum patriot for destruído por ataques aéreos podemos falar deles também, até lá o que acha de falarmos desse caro alvo que chamam de pantsir?

Léo Neves
Léo Neves
Reply to  Andre
6 meses atrás

Esperando imagens dele sendo atingido…

henrique
henrique
6 meses atrás

mais um capítulo na novela síria…..a ditadura síria ficou por um fio, até que os russos vieram em socorro salvando o regime…….agora parece que o jogo ta mudando novamente…..vamos ver os próximos capítulos…..

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
6 meses atrás

Parece que os Iranianos operam melhor os sistemas russos, mandaram um global hawk americano para o saco ano passado.

Eu sinceramente acho o Pantsir um sistema muito bacana, porém está sendo claramente subutilizado nos conflitos em que está envolvido, cairia bem no Brasil, quem sabe funcionaria melhor.

Léo Neves
Léo Neves
6 meses atrás

Faltou mostrar o Pantsir e o buk sendo atingido. Os israelenses mostraram. Já os turcos só falaram.
Pelo que parece esta faltando cobertura anti aérea para os sírios , como um drone que não é stealth voando lento consegue se manter tempo suficiente nesse cenário sem ser detectado ? Cadê os Mig-29 sírios ?

Alexandre ziviani
Alexandre ziviani
Reply to  Léo Neves
6 meses atrás

Esses turcos são maior caozeiro que existe,se realmente tivesse sido destruído os SAM teriam fotos,nem isso eles têm.

Bosco
Bosco
Reply to  Léo Neves
6 meses atrás

Léo,
Os israelenses usaram drones suicidas que colidem com o alvo e transmitem as cenas antes de se destruírem. Os turcos usaram drones para atingir os veículos sírios com mísseis guiados por laser. Não dá pra ter aquelas imagens de pertinho não.
*Em tese esses drones deveriam ter sido detectados e ser alvos fáceis dos Pantsir e Buks.

Léo Neves
Léo Neves
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Bosco
Mas deveria ter uma uma imagem de antes do ataque que o drone primeiro acha o alvo observa para ver se é um alvo de valor militar então daria sim para identificar , e duvido que os turcos perderiam a chance de mostrar um pantsir sendo destruído por um drone.
Israel usou F-16 com usando guerra eletrônica , saturação etc . Já um drone desse modelo do turco teria que se aproximar muito para poder atacar , acho bem improvável.

Munhoz
Munhoz
Reply to  Bosco
6 meses atrás

A questão principal não é o sistema ser eficiente, pois o mesmo deve ser, se não fosse não venderia, simples assim, o que ocorre é o mau uso dos sistema, estude a diferença entre o uso dos sistemas russos pelos iraquianos nas 2 guerras do golfo, é o uso pelos servios na guerra de Kosovo, não estou falando aqui de resultados (pois isso depende de varios fatores) mas sim de doutrina operacional etc Os arabes de uma maneira geral são muito frageis, pois suas forças tem muita infuencia politica dos governantes, um sujeito hoje é tenente, da noite para o… Read more »

Davi
Davi
6 meses atrás

Em determinado momento os sírios permanecem no lugar que está sendo atacado como se nada estivesse acontecendo.
Isso sim é vontade de morrer!

Pedro
Pedro
6 meses atrás

Se contar cada “alvo” destruido fica beeeeeeeem longe de 200! Sem contar que a maioria nao era nem veiculos militares e sim caminhões, caminhotes artilhadas e que da para identificar, dois BMP, um tanque, um 2S3 (pelo tamanho do canhao) e aparentemente uns 2s1. Agora, Buk destruido nao tem nenhum e a suposta imagem do Pantsir é altamente suspeita de ser montagem (o veiculo esta em um buraco que seria impossivel coloca-lo ali sem falar da pessima resolução da imagem comparada com essas).

Flávio Henrique
Flávio Henrique
Reply to  Pedro
6 meses atrás

No the drive War sobe tem mais vídeos e sim aparece um Pantsir s-1 no vídeo de 17 segundos

Pedro
Pedro
6 meses atrás

Como comparação, na Libia hj foram abatidos 4 drones turcos por sistemas AAA, na maioria Pantsir.

Bosco
Bosco
6 meses atrás

O que fica um pouco feio para os sistemas AA russos é que eles não só falham em cumprir a missão que deveriam cumprir mas eles se tornam o “alvo”, no que se denomina de “DEAD” (Destruction Enemy Air Defenses).
E são neutralizados pelas armas que eles deveriam destruir. Não deixa de ser constrangedor. Geralmente as operações DEAD adotam armas com as quais os sistemas AA têm dificuldade de lidar, mas não parece ser esse o caso.

Ersn
Ersn
Reply to  Bosco
6 meses atrás

E verdade mas parece que os Sírios tem uma seria deficiência na área de treinamento e doutrina de uso de sistemas mais complexos.o principal problema de regimes totalitários no quesito de força militar e que a indicação de oficiaisdesde os generais até aspirante se da por ligações políticas,partidárias e familiares ficando vocação, desempenho e dedicação em último lugar.

Léo Neves
Léo Neves
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Bosco
Mas neste caso por enquanto os sistemas russos só foram destruídos nas palavras dos turcos nada ainda para provar.
Como um drone como esse dos turcos conseguiria se aproximar de um buk ou pantsir sem ser destruído ?

Bosco
Bosco
Reply to  Léo Neves
6 meses atrás

Léo,
É fato que drones são “carne de pescoço” pra todo mundo. Essas são as novas armas a serem batidas que irão ditar como serão os sistemas defensivos nas próximas décadas. Eles voam baixo, são pequenos, com baixa assinatura térmica e radar, silenciosos, ficam circulando a espreita e atacam quando menos se espera.

Chuck Norris Do Paraguai
Chuck Norris Do Paraguai
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Nada como aprender “na pratica”. Se não fosse eventos como esse, os russos ainda continuariam achando que os Pantsir eram infalíveis. Por mais que pareça vexatório, isso agrega valores ímpares no quesito experiência/aperfeiçoamento.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Chuck Norris Do Paraguai
6 meses atrás

Não é o primeiro Pantsir que vai pro vinagre na Síria.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Chuck Norris Do Paraguai
6 meses atrás

Treino e treino, jogo e jogo

Munhoz
Munhoz
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Um drone pode orientar a artilharia como em algumas ações neste caso , podem ir primeiro lançar um ataque contra os radares para decapitar a AA e depois orientar misseis balisticos, de cruzeiro ou artilharia, o CEP dos misseis balisticos reduziu muito nos ultimos anos, no ataque contra a base dos EUA no Iraque os misseis utilizados tinham um CEP de 1 metro apenas, segundo algumas fontes graças ao GLONASS, pode ser que eu esteja enganado mas no futuro vai ser os drones e a artilharia que vaõ fazer a guerra.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Áté entendo o Buk ser destruído por drones, ele não foi projetado para esse tipo de alvo, mas o Pantsir com seus canhões deveriam ter um certo poder de defesa de ponto contra drones.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Fabio Araujo
6 meses atrás

Vocês vêem as coisas como se elas funcionassem como estão nos panfletos e fichas de Blog..

A realidade operacional é diferente.

Eu n sei a altitude que este drone voou, a condição do Pantsir, condições atmosféricas, etc..

Léo Neves
Léo Neves
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
6 meses atrás

Rodrigo Martins Ferreira
Não sabemos nem se realmente é verdade essa história.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Léo Neves
6 meses atrás

Quando é contra a Rússia é sempre lorota e teoria da conspiração.

Chuck Norris Do Paraguai
Chuck Norris Do Paraguai
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Bosco, você não acha estranho que toda a semana, midelos semelhantes a este drone que efetuou este ataque, sao abatidos na Líbia por sistemas soviéticos?

Bosco
Bosco
Reply to  Chuck Norris Do Paraguai
6 meses atrás

Chuck,
Eu me referi ao texto. No texto o que dá pra entender é que aos drones turcos, direta ou indiretamente, está sendo creditado a destruição de sistemas Buk e Pantsir e de outros veículos/equipamentos sírios.
Se em outras circunstâncias eles estão sendo abatidos pelo sistemas “soviéticos” parece não ter sido o caso dessa vez.

ScudB
ScudB
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Amigo Bosco! Acho que tem uma confusão prolongada neste tópico. Na maior parte dos vídeos (desconsiderando um ou outro momento) os alvos foram atingidos pelos projeteis de precisão de 155mm (Firtinas em ação). Os drones de ataque tipo Anka-S estão sendo abatidos na Síria com certa regularidade e são poucos disponíveis. Ja os drones de reconhecimento (Bayraktar) estão circulando relativamente tranquilo conforme acordos anteriores para efeito de vigilância contra bandos de jihadistas. E exatamente eles que são responsáveis pela precisão dos projeteis. Nada de drones suicidas. Nada (ultimamente pouco mais que nada para ser 100% correto) de misseis lançados dos… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  ScudB
6 meses atrás

Scud,
Reclama com o editor. Eu só comentei sobre o texto do artigo.
Mas só pra constar, em nenhum momento me referi a drones suicidas nesse caso.
Independente de qualquer coisa, se os drones lançam mísseis guiados por laser ou se designam alvos para a artilharia com projéteis de precisão, os drones são os responsáveis pela destruição do alvo e fato é que eles estão atuando a despeito da presença dos Pantsir

XFF
XFF
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Bosco>>>
Deixa de ser ideológico e escreve as coisas de forma mais racional. A ideologia deixa suas análises sem credibilidade alguma.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  XFF
6 meses atrás

Depois que vira aluno do astrólogo, fica meio difícil não virar um papagaio ideológico. Eu quase fui um desses, sorte que conheci uns ex-alunos do astrólogo e não entrei nessa.

Bosco
Bosco
Reply to  Defensor da liberdade
6 meses atrás

Pera lá… aluno do astrólogo não… “aluno do astrólogo com muito orgulho”.
Precisou de um velhinho fumante e bobajento pra me tirar o véu do “nunca antes na história desse paiff” que me impedia de ver a podridão do “mecanismo”. Foi esse velhinho que me ensinou a não acreditar em isentões e nos que se arvoram em defender a “liberdade”. Sabemos muito bem o sentido de liberdade para alguns tipos. rsssss
Tó fora! Fico com o velhinho astrólogo terraplanista.
*Prefiro ser gado do Bozo do que jumento do Lula ou de qualquer um de seus clonizinhos “isentões”.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Bosco
6 meses atrás

O cara admitir ser gado de político é o auge da ignorância.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  XFF
6 meses atrás

Então explica ai de uma forma melhor e mais racional..

Munhoz
Munhoz
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
6 meses atrás

A melhor explicação é o QI dos árabes, estude as operações dos Israelenses, dos EUA, e como os árabes reagiam as incursões, ou melhor não conseguiam reagir, isso não tem nada a ver com o material.

São forças armadas politizadas, um sujeito cresce na hierarquia da noite para o dia, eles não tem liberdade de ação, são burocráticas, para um recuo ou um ataque etc eles não vão acordar o general durante a noite etc etc

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Munhoz
6 meses atrás

Isto é meio complicado e deveras preconceituoso.

Nem todos os árabes são burros, sujos e barbudos.

Bosco
Bosco
Reply to  XFF
6 meses atrás

XFF,
Sei que a autocrítica não é uma característica dos comunistas mas você já parou pra pensar que talvez o fato de você não entender o que eu escrevo seja pelo seu nível intelectual raso e não por alguma falha minha?

Bosco
Bosco
Reply to  XFF
6 meses atrás

XFF,
Sei que autocrítica não é característica de co.muxnix.ta mas você já parou pra pensar que talvez você não entenda o que eu escrevo por conta de uma deficiência intelectual de sua parte?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
6 meses atrás

O tempo é mesmo o Sr da razão..

Até poucas semanas atrás a Turquia era a queridinha dos russófilos, por estar se bandeando para o lado dos russos e fazendo beicinho com os EUA e a OTAN.

Agora os turcos viraram bandidos.

Vou dar mais uma notícia para vcs..

Ano que vem tem eleições na Turquia, o Erdrogan vai pra casa e tudo voltará ao normal. Isto se ele não cair antes com tanta lambança que está fazendo.

paulof
paulof
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
6 meses atrás

A questão é como a economia turca superará tantos gastos em uma expansão militar externa como na Síria e Líbia que parecem dar em nada.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  paulof
6 meses atrás

Isto não é expansão externa.

O Erdrogan segue o manual dos ditadores decadentes arranja inimigos externos.

Ersn
Ersn
Reply to  paulof
6 meses atrás

E simples .ela não vai superar e os turcos vão falir e depois disso o Edorgan cai.

Bosco
Bosco
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
6 meses atrás

Muito bem lembrado Rodrigo. Os defensores da liberdade e os monarcas que o digam.
*Será que agora vão ter que devolver os S400?

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
6 meses atrás

Disse tudo….Eu morria de rir(uso para isto o sputinik) lendo os comentários no sputinik, os caras endeusando o endorgan que estava indo contra o grande satã, ao aliar-se com a mãe rússia. Para mim foi tudo encenação dos turcos com os eua.

Marcelo
Marcelo
6 meses atrás

Pobre Siria sendo atacada por todos os lados., israel,EUA, Turquia, terroristas…. não sei como ainda resiste!

Fabio Araujo
Fabio Araujo
6 meses atrás

Aprenderam com Israel, viram que Israel teve exito neste tipo de ataque e repetiram.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Fabio Araujo
6 meses atrás

A imitação e a forma mais honesta de elogio…

Fabio Araujo
Fabio Araujo
6 meses atrás

Bem que o Brasil poderia adquirir este tipo de drone suicida ou até mesmo fabricar! É uma boa opção para um ataque de saturação contra sistemas de defesa aérea.

Flávio
Flávio
6 meses atrás

O texto fala dos vetores do ataque “… atingidos por veículos aéreos não tripulados (SİHA) e veículos de apoio de fogo terrestre…” . Seria interessante se citasse que tipo de munição eles usaram.

Marco
Marco
6 meses atrás

Houve um questionamento se os pantsir são da Syria ou Líbia por causa da plataforma. O fato é q os sistemas russos ou bem podem ser superados sem grandes óbices ou estão sendo operados de forma inadequada

Marco
Marco
6 meses atrás

Síria opera o Kamaz

paulof
paulof
6 meses atrás

O que dá para notar pelo show de imagens que os turcos vazaram é que os drones vem fazendo diferença para equilibrar o jogo em Idlib, hoje algumas posições estratégicas retomaram para mãos de seus aliados, além disso vem conseguindo sustentar Saraqib e Maarat Al Naasan com isso deixando o trafego da M5 impedido. Nas suas outras guerras: Na Líbia parece que o plano de Hafter-Rússia (Wagner mercenários) – Emirados Árabes é separar os territórias que ainda existe do GNA – Turquia, avançando aos poucos. – Contra os curdos, em Hasaka, tomou uma estação de água e cortou a água… Read more »

nonato
nonato
6 meses atrás

Hora de derrubar Assad.
Turquia ataca pelo norte, Israel pelo Sul.
A hora é essa.
Derrubar Assad e colocar os russos para fugir.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  nonato
6 meses atrás

Se inscreve nas fileiras, vai lá demonstrar teu ódio contra os russos, já que é tão fácil assim.

100nick-Elã
100nick-Elã
6 meses atrás

Será uma ótima oportunidade para que tropas “padrão OTAN” demonstrem suas capacidades. Contra os curdos, a Turquia deu vexame, assim como o tanque Leopard deu vexame. Veremos agora como se saem contra os sírios, apoiados pelos russos.

nonato
nonato
6 meses atrás

Os Estados Unidos já deveriam ter tirado Assad faz tempo.
E os russos precisam tomar uma lição.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  nonato
6 meses atrás

É mais fácil falar que fazer né?

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  nonato
6 meses atrás

Acredita mesmo que os EUA são tão poderosos assim? para sua informação, eles fizeram de tudo para tirar o Assad. Só não conseguiram. E não conseguiram nem dar lição no Irã, depois dele atacar bases americanas, e vc acha que pode com a Rússia? sonhando acordado?

paulof
paulof
6 meses atrás

Retirei do twitter, tem aqui uma explicação, se vc compra ou não vai do freguês, afinal notícias já são complicada, de guerra então…

Conflitos e Guerras
@ConflitoeGuerrA
AUTOR=
@SKYFORC30160309

A #Turquia divulgou um vídeo onde mostrava o momento em que destruía um sistema AA Pantisir-S1, porém, o sistema do vídeo se passa na verdade na #Líbia, no ano passado.

O sistema destruído é a versão dos #EAU, e não estava totalmente operacional.

—————
Da minha parte, eu dou muita credibilidade a este canal do twitter.

Agnelo
Agnelo
6 meses atrás

Senhores
Sinceramente….
A capacidade de alguns equipamentos julgados pelo emprego da Siria e Turquia não dá muita credibilidade na avaliação.
Sds

Helton Poza Drechsler
Helton Poza Drechsler
6 meses atrás

ainda bem que não compramos estas porcarias

moreira
moreira
6 meses atrás

A Turquia está em Guerra desde 2011, financiando terroristas. Erdogan sonha com a volta do império otomano. A única diferença é que ele o faz de maneira aberta agora. Atacando inclusive a Libia. Nunca foi nada feito “pensando na paz, no amor, e na segurança”. O problema é complexo: a) Os americanos querem barrar a influência russa nos países árabes. E deter a indústria de armas russa, em franco crescimento. Sendo que a guerra na Síria tem servido de ‘vitrine’ para tal finalidade. Não tem nada de “ideológico” aqui. É dominação de mercados; b) Os Turcos sonham com a volta… Read more »

Fabio Araujo
Fabio Araujo
6 meses atrás

A Turquia abateu um SU-24 sírio, já tem imagem do caça caindo e também dos dois paraquedas dos pilotos que conseguiram ejetar, mas eles caíram em uma área controlada pelos rebeldes apoiados pelos turcos.

Paulotd
Paulotd
Reply to  Fabio Araujo
6 meses atrás

Brasil poderia comprar algumas baterias desse Buk M3, parece ser ótimo, viria a calhar na fronteira com a Venezuela, defendendo também Brasilia e as Usinas de Angra e Itaguaí.

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Reply to  Paulotd
6 meses atrás

Sistema móvel de médio alcance é bem útil para invadir e proteger as tropas, se a Turquia tivesse algo parecido estariam em maior vantagem, mas pelo jeito não tem e estão tendo que recorrer aos F-16

Antunes 1980
Antunes 1980
6 meses atrás

O silêncio e a covardia da Rússia ao abandonar seu maior aliado na região é patético !
Mesmo a turma do foice e do martelo não aceitando, a Rússia não é uma potência mundial, muito menos regional.

_RR_
_RR_
6 meses atrás

Prezados… Os russos podem fazer pressão, mas dificilmente irão as vias de fato com os turcos. E assim o é por um simples motivo: Bósforo… A Turquia controla o melhor acesso dos russos ao Mediterrâneo e as águas quentes do Ocidente. E isso, evidentemente, tem implicações políticas em econômicas muito fortes para os russos, visto que ali no Mar de Azov estão os melhores portos que a Rússia dispõe que estão voltados para o Ocidente e estando abertos o ano inteiro. Some a isso o fato dos turcos se constituem em um mercado potencial muito forte, que vai deste turismo… Read more »

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
6 meses atrás

Entendi, armas para pegar alvos hyper sofisticados, simples drones fazem a festa. Qualquer semelhança com o Irã é mera coincidência.

Agora veremos o pessoal pró Irã a rufar os tambores… ops… acho que não.