Máscara N95 produzida pela 3M
Máscara N95 produzida pela 3M

Justin Trudeau adverte os Estados Unidos da possível parada da exportação de equipamentos médicos

O primeiro-ministro do Canadá alertou os Estados Unidos sobre as consequências de uma possível proibição de exportar máscaras e outros equipamentos médicos essenciais durante esse período de pandemia no Canadá e na América Latina.

Em meio à crise ligada à propagação da pandemia de Covid-19, o governo Trump exigiu que a empresa americana 3M parasse suas exportações de respiradores N95 para os mercados canadense e latino-americano, de acordo com um comunicado de imprensa da empresa . O chefe de governo do país vizinho do norte, Justin Trudeau, reagiu, deixando claro que privar o Canadá desses itens essenciais para lidar com o coronavírus “seria um erro”.

Ele lembrou, assim, que isso “poderia acabar prejudicando os EUA”, assim como em outros países. Em seu briefing diário à imprensa, ele também indicou em 3 de abril que o governo canadense “estava trabalhando em estreita colaboração” com o governo Trump, para que as duas partes entendessem que o “comércio” entre os Estados Unidos e o Canadá está acontecendo nos dois sentidos ”, especialmente no que diz respeito a equipamentos e pessoal médico.

Máscaras e Lei P

Em um tweet de 3 de abril, Donald Trump disse que “deu um duro golpe no M3” e se referiu à Lei de Produção de Defesa , que foi usada pela primeira vez nos Estados Unidos no século 20 durante a Guerra da Coréia. A lei em questão, mencionada por Donald Trump em diversas ocasiões durante a epidemia de Covid-19, possibilita o controle da produção e redistribuição de produtos essenciais à defesa nacional.

“Atingimos a 3M hoje depois de ver o que eles estavam fazendo com suas máscaras. “P Act” até o fim. [Foi] uma grande surpresa para muitos membros do governo o que estavam fazendo – [eles] terão um preço muito alto a pagar! .

A empresa M3 expressou suas preocupações sobre esse pedido em um comunicado de imprensa publicado em seu site em 3 de abril. Em particular, a empresa apontou para as “conseqüências humanitárias significativas” que isso poderia ter para “profissionais de saúde no Canadá e na América Latina”, uma vez que a M3 é o principal fornecedor de respiradores nesses países.

Risco de medidas retaliatórias

O fabricante de máscaras também alertou o governo Trump de retaliação de outros países se parar de exportar seus produtos. Assim, por suas ações, a administração americana corre o risco de agravar as faltas já registradas nos Estados Unidos.

“Além disso, interromper todas as exportações de respiradores feitos nos Estados Unidos provavelmente levaria outros países a retaliar e fazer o mesmo, como alguns já fizeram. Se isso acontecesse, o número líquido de respiradores disponíveis nos Estados Unidos diminuiria “, alerta o documento.

Nos Estados Unidos, a doença já afetou quase 258.000 pessoas e matou mais de 6.500 pessoas, apenas o Estado de Nova York  com cerca de 3.000. A última avaliação do coronavírus no Canadá registra aproximadamente 11.700 infectados e mais de 150 mortos.

FONTE: Agências Internacionais

Subscribe
Notify of
guest

217 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
4 anos atrás

Cada um que cuide dos seus interesses… Isso é para dar um tapa na cara de países que tem condições de fabricar esse tipo de material, mas prefere comprar de outros!

Cristiano de Aquino Camposkv
Cristiano de Aquino Camposkv
Reply to  DOUGLAS TARGINO
4 anos atrás

O Brasil e outros países fabricam, porém não na escala e com os preços que a China consegue.

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
Reply to  Cristiano de Aquino Camposkv
4 anos atrás

Mas a matéria se fala de produtos produzidos nos EUA. Embora li muita coisa que teria vindo da china e os EUA confiscaram também.

Cristiano de Aquino Camposkv
Cristiano de Aquino Camposkv
Reply to  DOUGLAS TARGINO
4 anos atrás

A 3M e uma empresa americana que para se aproveitar da mão de obra barata Chinesa, mantem a maioria de suas fabricas lá.
Sem falar no bom e velho capitalismo selvagem em que a oferta e a demanda impera.
A única coisa errada ai foo o desvio de material já comprado por outros. Quem fez deve ser punido com multas depois do fim dessa crise.

Karl Bonfim
Karl Bonfim
Reply to  Cristiano de Aquino Camposkv
4 anos atrás

Duvido punir alguém por isso. São literalmente tempos de guerra, impera a lei do mais forte e pronto!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Karl Bonfim
4 anos atrás

A Alemanha está acusando os EUA de ‘pirataria moderna’.
Canadá e França também manifestaram repúdio ao confisco de materiais pelos EUA.
É grave a crise.

Luis
Luis
Reply to  Cristiano de Aquino Camposkv
4 anos atrás

capitalismo? selvagem? onde? quando? como? onde há livre mercado? onde os governos não interferem na economia? onde os bancos centrais não criam moeda do nada aos bilhões e trilhões? analfabetismo econômico total, mais um doutrinado pela pátria educadora

francisco Farias
francisco Farias
Reply to  DOUGLAS TARGINO
4 anos atrás

OS USA não poderiam e não foram lá na China confiscar produto chinês.

Nostra
Nostra
Reply to  Cristiano de Aquino Camposkv
4 anos atrás

I strongly disagree , crisis brings forth mankind’s ability to innovate and save the day. Every country must have a contingency plan. Procure what you can but not stop at that. Parallel effort must be put in to innovate new ideas and put that into effect. Solely depending on others won’t get anybody anywhere. Past 3 weeks Indian institutes, private and government and individuals have designed and developed easy to manufacture and cheap to produce ventilators , masks and PPEs , some of them have started production in converted defence factories , private automobile companies , textile mills etc ,… Read more »

Nostra
Nostra
Reply to  Nostra
4 anos atrás

Eg. An Indian private company Jyoti CNC which manufactures CNC machines, because of appeal of PM Modi to industry within a week or so for the first time designed and developed a easy to manufacture and low cost ventilator ” DHAMAN 1 ” which cleared trials a couple of days ago . Costs 1200$. And they are giving it for free atleast for now.
comment image

Nostra
Nostra
Reply to  Nostra
4 anos atrás

Eg. Government institute SCTIMST tied up with private company Wipro 3D to develop emergency ventilator system based on Artificial Manual Breathing Unit technology. It is not a full fledged ventilator but can be used to support less serious patients and free up full fledged ventilators for critical patients.comment image

Nostra
Nostra
Reply to  Nostra
4 anos atrás

A toaster sized ventilator weighing only 3.5kg which makes it portable enough to be carried anywhere easily . Being produced in collaboration with a private automobile company. It costs only 2000$.

comment image

francisco Farias
francisco Farias
Reply to  Cristiano de Aquino Camposkv
4 anos atrás

Porque aqui no Brasil é fabricado por poucas industrias que monopolizam as concorrência de compras pelo governo.
Se o processo de licitação fosse menos burocráticos e menos viciado. E se o governo desse preferência a comprar de micro empresas locais haveria, como na China, centenas de fabricas de máscaras no Brasil e o preço cairia.
Mas no Brasil as licitações, na grande maioria, são fraudulentas e ganha quem paga propina ao licitante.

Tomcat4,2
Tomcat4,2
Reply to  DOUGLAS TARGINO
4 anos atrás

Exatamente Douglas, agora é a hora de aquecer e insentivar a indústria nacional, q se usem as plantas fabris das tantas fábricas q estão paradas Brasil afora e nisso elas ao menos arrecadam algum $$.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Tomcat4,2
4 anos atrás

É, mas a cadeia produtiva é grande e os Governadores de Estado só permitem funcionamento de atividades essenciais! Fabricação de cabos e fios elétricos é essencial? E fabricação de motores elétricos é essencial? E o sistema de transporte coletivo para levar e trazer os trabalhadores é essencial? Para fabricação de respiradores devem ser! Quem define qual cadeia produtiva é essencial? Quem define quais os processos de proteção contra contaminação, do tal “novo corona vírus”, precisará ser implementado na cadeia produtiva de equipamento essenciais? Cadê o BolsoDória e o BolsoWitzel? Algum repórter precisa entrevistar os Governadores de Estado, bem como a… Read more »

Tomcat4,2
Tomcat4,2
Reply to  Edson Parro
4 anos atrás

Edson a questão são justamente os governadores e prefeitos. O de BH (onde trabalho) só falta agora mandar matar igual ao PR das Filipinas. Aqui em Betim ainda não está tão frenético mas falta pouco porém na fábrica/montadora FIAT já estão dando manutenção em respiradores.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Tomcat4,2
4 anos atrás

Tomcat4,2,
sensacional essa notícia da FIAT fazendo manutenção em respiradores! Isso sim é ser efetivo.
Então meu, eles falam tanto em liderar e não vejo liderança nenhuma, ao meno com o BolsoDória – fala muito e faz pouquíssimo. Parecem uns “espalhadores” de pânico, ávidos por verbas, que provavelmente não chegarão no destino básico e certamente serão “caloteadas”.
Saudações

Henrique
Henrique
Reply to  Tomcat4,2
4 anos atrás

Tomcat4,2 … estava justamente pensando nisso. A China está se aproveitando de uma situação de crise mundial para injetar capital e comprar empresas e indústrias mundo a fora. São extremamente disciplinados e tem uma política de estado forte (só não vê quem não quer). Está na hora do Brasil exercitar seu patriotismo consciente e apostar no “Made in Brazil” !! Está provado que depender de itens críticos do exterior é inseguro num mundo globalizado mas vulnerável como o de hoje. Abraço.

Cristiano GR
Cristiano GR
Reply to  Henrique
4 anos atrás

Sou a favor de boicotarmos todos os produtos chineses. Tá certo que nas distribuidoras tá cheio de produtos chineses, mas esses devem ser usados para fazer liquidações e não mais ser permitindo trazer os mesmos. Devemos dar preferência ao que é nacional ou ao que é feito em países menos prejudiciais que a China, países menos dominantes. Compremos de qualquer outro país que tenha bons preços ou, melhor, que governos estaduais e federal criem condições, diminuindo impostos e encargos trabalhistas, para fomentar a indústria nacional e gerar empregos. A receita é muito fácil, e ver os outros fazendo e achando… Read more »

Cristiano GR
Cristiano GR
Reply to  Cristiano GR
4 anos atrás

A população de consumidores e empresários é que deve fazer o boicote. Não os governos.

Henrique
Henrique
Reply to  Cristiano GR
4 anos atrás

Como citei Critiano GR, os chineses são disciplinados e focados no objetivo de dominar o mundo, parece coisa de filme mas não é. Iniciaram provendo mão de obra quase escrava e atraíram indústrias de todo tipo, inclusive as sensíveis de todo o mundo na busca por melhores lucros, depois veio a fase da aprendizagem, formação técnica e engenharia reversa e hoje concentram as maiores matrizes de tecnologia e manufatura do mundo, criando (COPIANDO) e produzindo praticamente qualquer coisa sem nenhum receio de represália pois também já adentraram, com permanente injeção de capital, na parte sensível da economia mundial (bolsas, dívidas… Read more »

Karl Bonfim
Karl Bonfim
Reply to  DOUGLAS TARGINO
4 anos atrás

Os americanos estão agindo mais por puro instinto de sobrevivência (farinha pouca, meu pirão primeiro), do que pela racionalidade, nem em tempos de guerra agiam assim. Os chineses devem estar se deliciando e lucrando muito com essa situação. O pior e que não temos nem vergonha na cara e nem amor próprio. Aprende Brasil!

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Karl Bonfim
4 anos atrás

“Nem em tempos de guerra”. Acontece que desde a segunda guerra mundial não há uma guerra em que o conflito tenha chegado no território norte-americano. Não se restringindo à ações de outros Estados, o último grande golpe que a nação norte americana tomou em seu território foi o 11 de setembro, sendo que a reação foi fortíssima, acarretando em duas guerras e consequências que perduram até hoje. O Coronavírus pegou os americanos de jeito e não estão errados em reagir com força. É a minha opinião mas não me deixa parar de pensar nas consequências disso. O mundo todo que,… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Karl Bonfim
4 anos atrás

‘Não queremos outros conseguindo máscaras’, diz Trump após críticas de países aliados.

Munhoz
Munhoz
Reply to  DOUGLAS TARGINO
4 anos atrás

O dia que estourar uma guerra quero ver comprarmos algum parafuso para nossos equipamentos !

Papan
Papan
Reply to  DOUGLAS TARGINO
4 anos atrás

Já imaginou o Canadá comprando os Caças Gripen NG em retaliação aos EUA? Seria uma retaliação e tanto.

Ozawa
Ozawa
4 anos atrás

São 300.000 mortes previstas nos Estados Unidos pelo próprio gabinete de crise da Casa Branca. Trump foi o negacionista primaz dos riscos do coronavirus enquanto pode. Agora, diante da hecatombe que se avizinha, Trump vai usar o PIB americano, as forças armadas americanas, o diabo americano, vulgo ‘Tio San’, o que for, para reverter essa assustadora previsão de fatalidades. E, como os líderes dos Estados Unidos usualmente fazem em tempos de crises internas, Trump encontrou um diversionismo externo – já que não pode, agora, provocar a China – e resolveu chutar um cachorro morto na combalida América Latina, cercando a… Read more »

Luciano
Luciano
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Exatamente!

Renato B
Renato B
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Negacionismos à parte, parece que as democracias sofrem mais para conter uma doença dessas. A maioria da China entrou em lockdown com um pedido do governo.

O problema enquanto a vacina não chegar será definir o momento de levantar a quarentena e como evitar novas ondas.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Renato B
4 anos atrás

Olá Renato. De fato, uma ditadura isola as pessoas com violência, coordena os esforços por decreto e distribui e centraliza os recursos. Uma democracia precisa convencer as pessoas, mas também funciona quando o governo trabalha coordenado e informando claramente a população. O que não funciona nem em democracia nem em ditadura são governos rachados, disputas de ego e ignorância (no sentido negacionista, de negar ou ignorar a verdade).

gordo
gordo
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

“funciona quando o governo trabalha coordenado e informando claramente a população…”. O discurso de Angela Dorothea Merkel ao povo Alemão deixa isso que o Sr fala muito claro.

Thorio
Thorio
Reply to  gordo
4 anos atrás

A vantagem ter alguém com raciocínio científico no comando.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Thorio
4 anos atrás

E amanhã teremos o dia do jejum pata a cura do coronavírus no Brasil.

Ozawa
Ozawa
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

O ‘jejum’ que agrada a Deus, na letra e no Espírito de Isaías 58, é cuidar dos desvalidos e necessitados, o avesso do que decorre do projeto econômico ultra-liberal de Paulo Guedes. É proteger o povo dos perigos, e especialmente nesse período, dos sanitários, o avesso do que faz Bolsonaro com suas ações e palavras. É pregar a justiça, a misericórdia e a fé, não fazendo da palavra de Deus mercantilismo, o avesso do que fazem os impostores evangélicos que usualmente se envolvem em política-partidária, mais ainda atualmente, sendo carreiristas, gananciosos e hipócritas. Esse chamamento não é um ‘jejum’ teologicamente… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Ozawa

Assino embaixo.

Tomcat4,2
Tomcat4,2
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Pior ainda são rachas por motivos políticos estúpidos as custas de vidas humanas, do sacrifício de pequenas e médias empresas q tbm se resumirao em mais mortes ,doenças psicossomáticas e afins. A democracia no meio onde a política é cheia de ratos e porcos chega a fazer com q muitos ,em meio ao desespero, comecem a pensar em q talvez a ditadura venha a calhar.

Hélio
Hélio
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Por isso a democracia é um erro. Aristóteles já tinha constatado isso.

Nilson
Nilson
Reply to  Hélio
4 anos atrás

A democracia é a pior forma de governo, com exceção de todas as demais que têm sido tentadas de tempos em tempos. Adaptado de discurso de Winston Churchill.
A democracia tem seus defeitos (muitos), mas não podemos deixar momentos difíceis fortalecerem os contrários à democracia. Temos que defendê-la com unhas e dentes. Inclusive permitindo que os contrários tenham direito a se manifestar.

Rafa_Positronn
Rafa_Positronn
Reply to  Hélio
4 anos atrás

A Democracia em Aristoteles tinha uma denotação diferente

Não é a que conhecemos hoje em dia

Camargoer
Camargoer
Reply to  Rafa_Positronn
4 anos atrás

Olá Rafa. Concordo com você. A democracia ateniense (ou democracia da Grécia antiga) é muito diferente do que é um regime democrático moderno que consiste em um Estado de Direito, Amplo direito de voto, Respeito á soberania popular e Proteção aos direitos humanos. A democracia moderna está fundamentada na ideia humanista que todos têm direito á vida na ideia iluminista que todos são iguais perante á lei.

José Carlos David
José Carlos David
Reply to  Renato B
4 anos atrás

O governo chinês não pede, obriga.

O bloqueado.
O bloqueado.
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Realmente não chutou a China. Foi lá e botou uma grana forte de ágio para ficar com os produtos hospitalares destinados a outros países.

E a China, “compungida e encarecidamente”, aceitou.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  O bloqueado.
4 anos atrás

Enquanto isso, a China anunciou que enviará 80 milhões de máscara para a Rússia.
Ação entre amigos.

Karl Bonfim
Karl Bonfim
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Eita mundo vei de meu Deus, é cruel, mas é a pura e triste verdade!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

E a França e Alemanha ultrapassaram a China em número de casos.
A situação nos EUA está totalmente fora de controle com mais de 310.000 caso, e cerca de 30.000 novos casos por dia.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Correção. A França ainda não ultrapassou. Só a Alemanha.

Cássio Silva
Cássio Silva
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Ainda não li em lugar algum, Bolsonaro e família criticando Trump por pedir o isolamento social.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Cássio Silva
4 anos atrás

É que eles têm medo de tomar umas palmadinhas do Trump.

Marco A
Marco A
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Igualzinho ao Lula que tomou porrada até do Evo Moralez que roubou uma refinaria na mão grande.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Marco A
4 anos atrás

Caro Marco. Segundo o informativo da Petrobras (“PETROBRAS CONCLUI TRANSFERÊNCIA DE REFINARIAS PARA A YPFB”) o governo da Bolívia pagou em US$ 112 milhões por 100% das ações da empresa em 2007.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Ozawa
4 anos atrás

Ozawa,

Eu jamais chutaria um cachôrro môrto, e muito menos um cachôrro vivo.

Mas eu baixaria o porrête no Maduro e seu exército junto milícia Viet Cong bolivariana dêles.

O cêrco no Caribe e no pacífico já começou.

Quanto a provocar a China, só te digo uma coisa: quem é a China para entrar em guerra contra os EUA?

No momento, estamos vivendo um Pearl Harbor biológico. O maior atentado terrorista da história.

Não se esqueça o que aconteceu com o Japão depois disso.

A China vai levar o trôco no seu devido tempo.

Marco A
Marco A
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Sabias palavras Tadeu. Onde assino??

Rafa_Positronn
Rafa_Positronn
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Cara

Deixa eu te perguntar uma coisa

Na sinceridade: tu acreditou em OCDE ? Ou acreditou que a bajulação do BozoNaro em cima dos EUA fosse mesmo nos dar um status especial ?

Camargoer
Camargoer
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Olá Tadeu. Vamos avaliar o contexto geopolítico da crise da Venezuela sob o ponto de vista brasileiro. A economia da Venezuela durante a década de 80 dependia inteiramente da exportação de petróleo por meio da estatal PDVSA. Praticamente, todo produto de consumo era importado e pago com as divisas da exportação do petróleo, o que levou a uma grande desigualdade social com uma população com empregos precários e um pequeno grupo muito rico. Em 1989, ocorre uma série de protestos em Caracas que foram violentamente reprimidos pelo governo e morte de muitas pessoas. Em função do descontentamento da população com… Read more »

Tomcat4,2
Tomcat4,2
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Fiz um comentário similar a este ontem com um amigo Tadeu. Não ficará de grátis esta treta chinesa. 😉

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Tadeu, primeiro os EUA deveria ter dado o troco no Irã. Atacou base americana e o Pentágono admitiu mais de 100 mortos. E ai, pode isso Arnaldo?

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
4 anos atrás

É um canalha mesmo, cadê o livre mercado? Cadê Bolsonaro para convencer seu aliado do contrário? Ah, esqueci que não tem culhão para isso.

José Carlos David
José Carlos David
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Não existe amizade entre nações…apenas interesses.

Rafa_Positronn
Rafa_Positronn
Reply to  José Carlos David
4 anos atrás

E quem defende os interesses do Brasil ?

O Seu Jair ?

Os Militares entreguistas ?

Os filhos presidenciais ?

Nossos brothers do norte ?

WVJ
WVJ
Reply to  Rafa_Positronn
4 anos atrás

Brasil é uma orquestra desengonçada precisando de um maestro. Não adianta por um metrônomo na frente, muito menos um idiota que acha que é só ficar balançando as batutas. Tem que saber como fazer, ter experiência em liderança.

Oiseau de Proie
Oiseau de Proie
4 anos atrás

Não se enganem…estes vírus como Coronavírus, SARS, Zica, Gripe Aviária e determinados outros tratam-se na verdade de armas biológicas…são agentes patogênicos modificados geneticamente através da engenharia genética para serem mais contagiantes, resistentes e mortais e então serem usados como armas biológicas…existe hoje uma guerra biológica silenciosa sendo travada entre os EUA com os Chineses…pois com certeza este vírus foi um ataque dos EUA…e com toda certeza este agente patogênico trata-se de uma arma biológica elaborada pelos EUA…este tipo de ataque visa atingir de varias formas, seja para causar desestabilização ou acometer a economia do país alvo…algo semelhante ao que os… Read more »

Charles Dickens
Charles Dickens
Reply to  Oiseau de Proie
4 anos atrás

Sugiro você consultar um psiquiatra.

Oiseau de Proie
Oiseau de Proie
Reply to  Charles Dickens
4 anos atrás

Eu já me consulto, desde a minha pré-adolescência…

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Oiseau de Proie
4 anos atrás

5 reais a certela de Rivotril, impossível que nào tenha como pagar.

Gilmar
Gilmar
Reply to  Space Jockey
4 anos atrás

Parceiro. Ele se consulta desde a pré-adolescência.
Deve tomar rivotril e mais outras bagaças…

Diogo de Araujo
Reply to  Oiseau de Proie
4 anos atrás

desculpe, mas creio que saiba que o atual epicentro da pandemia é, justamente, os eua, certo?

Camargoer
Camargoer
Reply to  Oiseau de Proie
4 anos atrás

Colega. Nós já debatemos isso em outra postagem. Este coronavirus surgiu da mutação natural de um vírus inofensivo só ser humano, provavelmente um que circulava entre os morcegos, dada a similaridade genética. Também existe a possibilidade do vírus ter chegado aos humanos por meio dos pangolins.

Oiseau de Proie
Oiseau de Proie
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Eu li que beber fazia mal então parei de beber…Li que comer gordura fazia mal então parei de comer…Li que sexo fazia mal então parei de LER….!!!….

Camargoer
Camargoer
Reply to  Oiseau de Proie
4 anos atrás

Ola OP. Em tempos de isolamento sanitário, uma das melhores coisas e pegar um livro, deitar na cama e ficar lendo até dar sono. Uma vez alguém comentou que uma pessoa normal consegue ler até 55 páginas por dia (alguns conseguem mais com algum treino).

Oiseau de Proie
Oiseau de Proie
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Em baixo da pia tem um pinto que pia…Quanto mais a pia pinga mais o pinto pia…….

Renato B
Renato B
Reply to  Oiseau de Proie
4 anos atrás

O mundo inteiro já dissecou o código genético do vírus, se fosse já saberiam até o nome do técnico responsável. Se fosse assim teríamos um exemplo claro de como armas biológicas rendem mais em romances de espionagem que no mundo real. Os chineses teriam começaram atirando na própria cara para “disfarçar”? O mundo sempre teve vírus animais pulando para a gente e vice-versa. Os brasileiros infectaram os tatus com hanseníase. Houve um bela epidemia de Meningite no Brasil dos anos 70. Olhe para trás e vai ver epidemias indo e vindo. O problema é grave? Sim, mas estamos numa das… Read more »

Oiseau de Proie
Oiseau de Proie
Reply to  Renato B
4 anos atrás

Não se preocupem e fiquem tranquilos…a vacina deles já esta em fase de “testes” pra ser liberada…vcs só tem que não darem sopa pra o azar até lá…

Confiem em mim…!!!…

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Oiseau de Proie
4 anos atrás

Ah, é? Tenho um bom amigo que serviu comigo, e agora é o chefe em um crematório na cidade de New York. Chegou aí trabalho hoje de manhã, e encontrou 49 cadáveres novos!!!! Agora ele está procurando ajuda de outras municipalidades, porque estão chegando mais, e não estão dando conta do recado. Vai se informar, por favor. Por aqui a coisa está preta.

Caio
Caio
Reply to  Joao Moita Jr
4 anos atrás

Pois é mister Trump negou, negou, negou e o povo que tomou; e por aqui ainda tem gente querendo seguir na mesma onda.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Oiseau de Proie
4 anos atrás

Então quer dizer que, todas os vírus anteriores de origem chinesa, foram modificados e lançados também pelos EUA? Você deve estar assistindo muitos filmes “made in america” onde tudo vem do Tio Sam.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Oiseau de Proie
4 anos atrás

Sendo que foi um ataque dos EUA, então foi certeiro, pois os Chineses meteram os pés pelas mãos, todo mundo tá tolerando a china, pois em vezes de pedir ajuda e divulgar o RNA do vírus antes e de pedir recomendações externas, avisar que o Vírus tinha que ser contido ou causaria uma crise mundial, mas não fizeram, esconderam, mentiram, e deixou se alastrar pelo mundo, enquanto os EUA podem se esconder nas sombras de uma operação secreta a China não pode e todo viu ela de mentindo e enganando. outra coisa, a China vinha dando carne de porco para… Read more »

Cavalo-do-Cão
Cavalo-do-Cão
Reply to  Oiseau de Proie
4 anos atrás

General D. Nery (Março.2012):

XXXhttps://www.youtube.com/watch?v=Wf1PcQSAdJsXXX

Cavalo-do-Cão
Cavalo-do-Cão
Reply to  Oiseau de Proie
4 anos atrás

“A morte de uma pessoa é uma tragédia; a de milhões, uma estatística”

Joseph Stalin

Antoniokings
Antoniokings
4 anos atrás

Poxa!
Será que ele não poderia dar um tratamento especial ao seus ‘aliados’ brasileiros?

MFB
MFB
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Nós vamos fazer jejum religioso até os nossos amigos americanos liberarem os equipamento. Estaremos bem, Trump cuidará de nós, talkey?

MFB
MFB
Reply to  MFB
4 anos atrás

*Equipamentos

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  MFB
4 anos atrás

Que bom que ele vai pro jejum, só assim para de atacar a própria equipe que está ralando para o país não virar um necrotério a céu aberto, por causa de ciuminho besta.

Aliás fico estupefato pelo fato do presidente ser católico e comungar tanto com protestantes. A religião deles é herética por natureza, o Papa Francisco tem que excomungar esse cara já, ele que vá comungar com Malafaia e seus pares.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Defensor da liberdade
4 anos atrás

Ele é esperto.
Uma das poucas bases ainda fiéis a ele são os evangélicos destes grupos neopentecostais.
E isso já deve chegar a quase 20% da população.

sub urbano
sub urbano
4 anos atrás

Muy amigos… “I love you Trump” e presta continência à tenebrosa bandeira estrelada.

Blind Mans Bluff
Blind Mans Bluff
4 anos atrás

O amigo do Dilmo.

Antoniokings
Antoniokings
4 anos atrás

E o Cônsul chinês alertou o Brasil: O Brasil perde se virar vassalo dos EUA.

O bloqueado.
O bloqueado.
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Ou seja, melhor ser vassalo dos chineses, é isso ?

João Vitor
João Vitor
Reply to  O bloqueado.
4 anos atrás

Dicotomia imaginária…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  O bloqueado.
4 anos atrás

Pelo menos, teremos as nossas máscaras.

MFB
MFB
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Vassalo é vassalo, não interessa se de americanos, chineses ou russos.

O bloqueado.
O bloqueado.
Reply to  MFB
4 anos atrás

Agora sim eu li algo nacionalista.

Renato B
Renato B
4 anos atrás

Depois da bem-sucedida experiência coreana com monitoramento de celulares para reforçar a quarentena o Google liberou dados sobre como está sendo o isolamento no Brasil e no mundo.

https://www.google.com/covid19/mobility/

No caso brasileiro temos: -71% em idas a lojas, -35% supermercados e farmácias, -70% locais públicos (como parques), -62% transporte público, -34% locais de trabalho, +17% casa.

Sugiro recalibrarmos nossas estimativas de infectados e mortos considerando esse cenário.

Fonte: Gabriel Burst, via twitter.

carcara_br
carcara_br
Reply to  Renato B
4 anos atrás

Incrível ter este tipo de dado disponível, como estas empresas são poderosas!

Renato B
Renato B
Reply to  carcara_br
4 anos atrás

Acho que o google aproveitou a chance para mostrar o lado bom da vigilância.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Renato B
4 anos atrás

Caramba sabia que vigiavam a gente, mas não neste nível. Isso é muito grave, imagino quando cruzarem estes dados com o reconhecimento facial da Huawei que o maníaco do presidente adquiriu, será o fim da liberdade como a conhecemos.

Ainda bem que existe a deep web e ela têm se popularizado.

Caio
Caio
Reply to  Renato B
4 anos atrás

Vão me dizer que nunca suspeitaram da capacidade de rastreamento de todos pelo Google e qualquer aplicativo que exige sua localização, sendo que não é preciso aceitar e nem mesmo o aparelho está ligado; estão dando uma de Dilma e da nossa INTELIGENSSA SECRETIA.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Renato B
4 anos atrás

Isso se nosso presidento de línguarudo calar a boca por uns dois meses e deixar o Mandetta em paz pra trabalhar!
Conheço uma meia dúzia de negacionistas que ainda estão na história da “gripinha” e “fake News da Globo”!

OSEIAS
OSEIAS
4 anos atrás

Senhores, essa crise irá nos deixar muitas lições. Acho que a primeira delas era achar que isso nunca iria acontecer em nossa geração. Ai está, ela nos atacando. Também acreditamos que nunca seremos atacados por país nenhum, bem vamos achando isso então. Mas que lições tirar disso? Vamos nos preparar para as coisas como a formiga ou seremos sempre como a cigarra? A China mais uma vez não respeita contrato, mas estão pensando neles, os americanos o mesmo “américa primeiro”. Eles estão errados? Não sei dizer. Nós hoje não temos banca para nada, mas que isso nos sirva de lição… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  OSEIAS
4 anos atrás

As lições são que o Governo brasileiro (salvo algumas exceções) está se lixando para a saúde da população sendo que alguns estão apenas tentando sobreviver politicamente.
Os detentores das grandes fortunas estão, igualmente, pouco se importando com a saúde dos seus funcionários e não fazem prestam colaboração (salvo raras exceções).
Além disso, estamos assistindo os estragos feitos pelos cortes governamentais nas áreas de saúde, ciência, proteção social e etc.
Agora, é correr atrás dos efeitos da epidemia.

OSEIAS
OSEIAS
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Nesse caso meu ponto de vista não se refere a esse governo, mas a todos os governos, pois um grande país não se faz em 4 anos, isso leva uns 30 anos. Mas o que queremos como nação? Vamos pagar mais barato para importar produtos e na hora “H”, não ser atendido pelo fornecedor? Ou iremos investir em capacitação, desburocratizar, criar regras claras com segurança jurídica, ambiente para as industrias se instalarem e prosperarem no país. Isso custa recursos e tempo no inicio, mas ao longo prazo temos capacidade mínima de atendimento domestico. Não somos os únicos afetados nessa quebra… Read more »

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Kings,

Se ao invés de construírem estádios de futebol, tivessem construído centenas de hospitais, ou sêja, se o govêrno anterior tivesse interessado em resolvêr os problemas de saúde pública, vocês não iriam passar por essa crise que se aproxima.

Oiseau de Proie
Oiseau de Proie
Reply to  OSEIAS
4 anos atrás

Eu diria que a maior lição que eu tirei disso tudo foi que:

Não votar direito, pode matar…!!!…

Votar errado mata…!!!…

OSEIAS
OSEIAS
Reply to  Oiseau de Proie
4 anos atrás

Votei no Amoedo, e no segundo turno no Bolsonaro. Pois o histórico de criar obras publicas para desviar recursos do tesouro e voltar em forma de propina não me permitiram deixar mais um mandato com o PT. E mais nos anos em que a China nos enriqueceu deveríamos ter nos preparado para tais crises, não nos enfiar em uma crise que dura até hoje, não somente crise econômica, mas crise politica também.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  OSEIAS
4 anos atrás

Prezado OSEIAS Amoedo e Bolsonaro (dentre outros) estão justamente lá para isso. Tratar com pouco caso as causas populares e proteger os interesses de quem pode muito. Exemplo: Na ‘reforma’ da Previdência vimos os esforços do Governo para economizar no pagamento de BPC a alguns miseráveis. Enquanto não propões aumento de arrecadação através de impostos para todas as esferas, como taxar grandes fortunas, dividendos, imposto sobre a propriedade de aviões, iates, jet skis, helicópteros e etc., tudo relacionado a quem tem muito dinheiro. É questão de prioridades e tenha certeza que esses não está jogando a favor da população mais… Read more »

Camargoer
Camargoer
Reply to  OSEIAS
4 anos atrás

Olá Oséias (caixa alta).1) Exerça seu direito ao voto secreto. #meuvotosecreto. Tanto faz quem votou em quem. Isso deveria ser algo entre você e sua consciência. Todos temos (ainda temos) o direito de criticar ou elogiar o governo em exercício tendo votado ou não ele. 2) a visão que os desvios de recursos públicos são feitos por meio de superfaturamento de obras parece uma simplificação. A corrupção pe-de-chinelo seria aquela da propina do fiscal da prefeitura, dos contratinhos de material escolar, dos showzinhos de aniversário da cidade, do aluguel de veículos, dos uniformes escolares.. etc. O próximo nível são as… Read more »

OSEIAS
OSEIAS
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Olá Camargoer, concordo com você sobre o segredo do quanto ao voto, pois é algo que cada um tem o direito de exercer, mas não tenho vergonha das minhas escolhas e não vejo problema de dizer em quem votei e o motivo, até porque sou aberto a discussão saudável para enriquecimento de conhecimento e até mesmo ser convencido para mudança de opinião através de bons argumento. Já a segunda etapa fui simplista na explanação, pois já é de conhecimento publico as pratica corruptas que os políticos que estavam no poder praticaram e foram condenados, vide os casos Petrobras, Odebrecht (consorcio… Read more »

Camargoer
Camargoer
Reply to  OSEIAS
4 anos atrás

Olá Oséias (caixa alta) parece implicancia mas tenho alguns motivos para insistir na defesa intransigente do voto secreto. A primeira parece boba mas o voto eh (do verbo ser) irreversível. Eu ou você até podemos nos arrepender do voto mas isso não mudara o resultado da eleição. Outra coisa séria a impossibilidade de conferir se a declaração do voto eh verdadeira. Outro ponto importante seria lembrar quo voto secreto foi implementado por Vargas, até então alguém ficava olhando para ter certeza que a população local estaria voltando no Coronel. Na Alemanha Nazista, os milicianos das SA ficavam ameaçando fisicamente os… Read more »

Cavalo-do-Cão
Cavalo-do-Cão
Reply to  OSEIAS
4 anos atrás

Irretocável OSEIAS…

715 team
715 team
Reply to  Oiseau de Proie
4 anos atrás

o voto nao deveria ser universal…pode começar a tirar o direito ao voto de jovens. so deveria votar que produz e paga imposto como o de renda.

Camargoer
Camargoer
Reply to  715 team
4 anos atrás

Caro 715. Pelo contrário. A democracia é fortalecida pela participação das pessoas. Portanto quanto mais amplo o direito do voto, mais forte será o regime democrático. Após a guerra da Secessão e da libertação dos escravos, os estados sulistas criaram leis que restringiam o direito do voto (o filme “Selma” mostra bem esse aspecto). A sua proposta de restringir o voto apenas aos que possuem renda foi usado no Brasil no passado, quando as mulheres também eram impedidas de votar. O Brasil precisa de mais eleições, não menos.

α Tau
α Tau
Reply to  715 team
4 anos atrás

“Camargoer

Na Alemanha Nazista, os milicianos das SA ficavam ameaçando fisicamente os eleitores na fila de votação.

715 team

o voto nao deveria ser universal…pode começar a tirar o direito ao voto de jovens. so deveria votar que produz e paga imposto como o de renda.”

Professora relata caso de perseguição ideológica em universidade pública

XXXhttps://www.youtube.com/watch?v=4GW9abYxlOAXXX

“Os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas”

Winston Churchill

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  α Tau
4 anos atrás

Tau,
Churchill foi um profeta político.

Gilmar
Gilmar
Reply to  Oiseau de Proie
4 anos atrás

Sim O.P.
Tem sempre alguem culpando os políticos que foram eleitos pelo povo.
Alguma coisa parece estar errada:
Ou somos incompetentes e descuidados na hora de votar, ou não existe político honesto e competente no Brasil.

O bloqueado.
O bloqueado.
Reply to  Oiseau de Proie
4 anos atrás

Sério que com o Haddad seria melhor ?

Camargoer
Camargoer
Reply to  O bloqueado.
4 anos atrás

Caro Bloco. Esse é o tipo de discussão inútil, mas apropriada para os episódios de “Rick & Morty”. Em uma outra dimensão, Haddad ganhou a eleição para presidente. Em outra dimensão Aécio aceitou a derrota, Dilma governou até 2018 quando Aécio enfim venceu. Em outra dimensão Al Gore venceu a eleição. Em outra dimensão Reagan concordou com Gobarchov em banir todas as armas nucleares. Hitler ganhou a II Guerra. Trotsky venceu a disputa contra Stalin. Churchill teve um enfarto. Tancredo sobreviveu e tomou posse. José Serra venceu Lula na eleição presidencial. Lula venceu Collor. Uma discussão para outro momento.

Nilson
Nilson
Reply to  OSEIAS
4 anos atrás

Uma lição inevitável é: proteger as indústrias nacionais de materiais estratégicos. Não ficar dependendo de outros países para produtos estratégicas e simples que podem ser fabricados aqui, mas por motivos de mercado passam a ser importadas.

OSEIAS
OSEIAS
Reply to  Nilson
4 anos atrás

No mínimo ter um plano de ação quando houver situação de guerra, seja bélica ou medica. Ter um bom fluxograma e organograma, e mais com as garantias da lei, para não precisar esperar congresso se reunir em momentos de crise que é muito complicado.

Manock
Manock
4 anos atrás

Governo de militares vassalos!!!

O Jumito Tropical e sua trupe verde-oliva de entreguistas provocarão um genocídio nesse país!!!

Estão há meses desconstruindo relações importantes do país com a China e outras forças em nome de um alinhamento subordinado aos EUA, ao ponto do Descerebrado do Alvorada bater continência ao presidente estadunidense; o resultado está aí!!!

Abriram mão do status especial na OMC pra ingressassem o país de quatro na OCDE; o resultado está aí!!!

Se tem uma coisa que os EUA não respeitam, é a vassalagem!!!

Ligar de milico é na caserna!!! O mais longe possível da política.

João Vitor
João Vitor
Reply to  Manock
4 anos atrás

Não usaria palavras tão duras, porém, de fato o “interesse” dos militares pela influência política direta no Brasil é estarrecedora. Em nenhum país desenvolvido do mundo militares da ativa dão tantas “opiniões” políticas públicas (algo proibido inclusive). Militares têm de se ater ao seu dever constitucional de salvaguardar a defesa da nação e ponto. Isso tem de ser reformado no futuro. Não é ideologia não, não é “desgosto” pelos militares… é a lei.

Rafa_Positronn
Rafa_Positronn
Reply to  João Vitor
4 anos atrás

Pois eu sinto muito desgosto

Nunca achei que os militares do nosso país fosse do jeito que são

A Sabujice desses caras me deixou perplexo

α Tau
α Tau
Reply to  João Vitor
4 anos atrás

Os militares não são tolos…eles sabem como pensam e agem os marxistas neste país….sabem como funciona o gramscismo e como se dá o seu modus operandi….e eles jamais permitirão que este país sucumba a esta ideologia hipócrita, cretina, nefasta e atroz…

Camargoer
Camargoer
Reply to  α Tau
4 anos atrás

Caro Tau. Acho que há uma enorme confusão no discurso anticomunista nesse momento. A razão da existência do Estado (socialista, capitalista, parlamentarista, presidencialista… Menos o absolutista) será o bem estar da população. O Estado regula as relações sociais para garantir o processo civilizatório e para fornecer os serviços/produtos que faltarem na sociedade para o exercício desse processo civilizatorio. O processo eh (verbo ser) distorcido quando um grupo assume o Estado para seu próprio bem. Pode ser um setor econômico como o bancário, pode ser um grupo de militar, pode ser um grupo de burocratas, pode ser uma família, um grupo… Read more »

João Vitor
João Vitor
Reply to  α Tau
4 anos atrás

“Marxismo”, “gramscismo”…isso é tão 2018…

Já encheu a sacola já…

Camargoer
Camargoer
Reply to  João Vitor
4 anos atrás

Caro João. Marxismo seria do Séc XIX e Gramsci do Séc XX… muito mais antigo que 2018… O pessoal ainda está no debate pre-guerra fria e a já tem gente pensando no pos-bolsonaro.

Luis
Luis
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

gramscismo e marxismo cultural ultrapassados!!!!??!!! rs, boa tentativa. rí muito

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  João Vitor
4 anos atrás

Pra vc ver como é atual esse modo de operar ainda hj

Camargoer
Camargoer
Reply to  Carlos Campos
4 anos atrás

Olá Carlos. Se você acha Marx e Gramsci ultrapassados, então imagina o que seria Adam Smiith, Locke e Stuart Mill (Séc XVIII).

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Camargoer

A modinha agora entre os almofadinhas é von Mises.
Gostaria de saber as soluções ‘misenianas’ para uma crise global como essa do COVID.

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Caro Antonio. Acho que o mais apropriado para períodos de crise como agora é Keynes. Já foi testado no pré-guerra e no pós-guerra e funcionou.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Camaergoer
4 anos atrás

E hoje, o Financial Times publica artigo criticando a fragilidade do liberalismo econômico e pregando um novo pacto social.
O que um vírus não é capaz de fazer.
Novos tempos se avizinham?

cerberosph
cerberosph
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Marx é ultrapassado quando o capitalismo está na fase da bonança, quando chega uma crise, ai os economistas correm para buscar seus escritos empoeirados nas estantes.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  α Tau
4 anos atrás

Correto, mas os Militares não são nem de Direita nem de Esquerda, eles são de Centro, o que é bom

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  João Vitor
4 anos atrás

Essa lógica de militar na política só existe pq a classe política como um todo vive uma crise moral sem precedentes, os três poderes pra falar a verdade, o povo só aceita isso por puro desalento!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Carlos Gallani
4 anos atrás

A questão é o que faz pensar em que os militares BRASILEIROS são diferentes do representantes dos Poderes, empresários, ruralistas, médicos, engenheiros e público em geral que também são BRASILEIROS.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  João Vitor
4 anos atrás

João Vítor.

Essa influência dos militares começou com a Proclamação da República.
O que parecia algo correto, descambou para uma série histórica de fatos que afundaram o País.
Desde simples quarteladas até intromissão na vida nacional como a recúncia de Vargas, o Golpe de 64 e agora a eleição de Bolso.
E de indas e vindas, o Brasil está indo para o brejo.

715 team
715 team
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

nessa eu concordo com voce

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

Kings, O Brasil só não foi para o brejo antes, justamente porquê os militares salvaram o país de cair nas garras dos comunas, e ainda de quebra tiraram o país da era agricultura e o colocaram muito perto das nações industrializadas. Eu fui testemunha disso. Eu ví o Brasil sair das garras do terceiro mundismo sócio econômico, e entrar de vêz na era industrial. Não me venha com êsse mesmo argumento fajuto da esquerda recentida. É, e sempre será melhor têr os militares no comando das decisões nacionais do que aquela corja de vagabundos. Não se esqueça de que a… Read more »

O bloqueado.
O bloqueado.
Reply to  Manock
4 anos atrás

Canadá, França e Alemanha tb viraram vassalos, se pensarmos assim.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  O bloqueado.
4 anos atrás

O Canadá, há pouco tempo, prendeu de maneira ilegal a filha do presidente da Huawei a pedido do Governo americano.
Está aí a retribuição de Trump.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Antoniokings
4 anos atrás

É o karma dos vassalos.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  rui mendes
4 anos atrás

Rui Mendes,

Pêlos menos o Brasil deixou de sêr vassalo de Portugal em 1889.

rui mendes
rui mendes
Reply to  O bloqueado.
4 anos atrás

Não, fizeram se ouvir, pelo menos. Porque o que os EUA fizeram, qualquer um pode fazer, dar mais dinheiro, mas aí só o vendedor sai ganhando.

Gabriel BR
Gabriel BR
4 anos atrás

Ano de Eleições americanas e ponto

Rafa_Positronn
Rafa_Positronn
Reply to  Gabriel BR
4 anos atrás

Não é isso

o caso é que a situação está revelando o obvio

AMERICA FIRST

Não é possivel que depois disso tudo a turma trilogiopata não crie alguma vergonha na cara

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Rafa_Positronn
4 anos atrás

O que eu vejo com normalidade, qualquer país faria isso se estivesse na primeira linha da crise, sem hipocrisia de EUA malvado!

Rafa_Positronn
Rafa_Positronn
Reply to  Carlos Gallani
4 anos atrás

Se depois disso vocês não criarem vergonha na cara e ainda ficarem abobalhados acreditando em OCDE, é porque de fato são um caso perdido

Foxtrot
Foxtrot
4 anos atrás

Mais uma dedada no “olho” dos Brasileiros que acreditam que somos “brothers” dos Ianques.
Aguarde e verão mais “carinhos” de nossos aliados especiais extra Otan!

OSEIAS
OSEIAS
Reply to  Foxtrot
4 anos atrás

Colega, eles estão dando o “olé” nos canadenses e franceses, imagina em nós!

rui mendes
rui mendes
Reply to  OSEIAS
4 anos atrás

Olé é neles próprios, pagam mais, pois a China agradece, e estão a isolar.se no mundo, e o eleitorado dele não é cego e sem memória, agora faz tudo para correr atrás, mas foi o único responsável pelo que lhe está caindo no colo. E olé só se for no Canadá, pois igual a Bolsonaro, são vassalos, já a França, nunca o foi, pelo contrário, daí o ódiiozinho dos fans.boys usa, por tudo que respeite a França. A França é aliada dos EUA, mas só se isso for do seu próprio interesse.

RENAN
RENAN
4 anos atrás

Vamos presidente convoque o parque fabril do Brasil, faça tudo aqui.

Convoque as milhões de mulheres que tem máquina de custura e sabem usar a trabalhar pela nação.

A solução do Brasil está aqui.

Em contra partida não venda alimento, ferro, urânio, nióbio e outra riquezas a países que nos negará produtos hospitalares.
E se vender use o ouro como moeda.
Ou a libra como moeda

De a todos uma demonstração que eles precisam do Brasil também

É preciso coragem, ou iremos continuar em posição muito desfavorável nestas negociações.

OSEIAS
OSEIAS
Reply to  RENAN
4 anos atrás

É uma ideia justa, mas o problema é que se não entregarmos, americanos, europeus e australianos entregam, ai estaremos sem dinheiro e sem medicamentos. Nesse momento é engolir o orgulho, achar uma solução e no futuro, fortalecer nossa indústria a ponto de competir com os chineses, só assim nossas riquezas ficam conosco. Industria competitiva, a mesma que em muitos anos vem sendo negligenciada pelos nossos governantes. Claro, só ruralista se elege como senador e deputado federal, mas eles não estão errados não, os industriais que estão dormindo.

RENAN
RENAN
Reply to  OSEIAS
4 anos atrás

Retira do mercado o maior exportador do mundo e você verá o que ocorrerá com os preços, o mundo irá se ajoelhar.
Não tem como ninguém do dia para noite substituir o Brasil
São:
16 milhões de toneladas de soja
29 milhões toneladas de milho
Ouro 50 toneladas
Algodão 1,6 milhões de toneladas
Carne frango 4 milhões de toneladas
Boi 1,8 milhões de toneladas
30 milhões de toneladas de ferro

Caio
Caio
Reply to  RENAN
4 anos atrás

Renan o problema é que os EUA, China e Europa podem ficar sem milho, soja, algodão, e carnes que exportamos, pois outros países podem supri-los mas nós como ficaremos com os nossos fazendeiros, Bolsonaro cai no dia seguinte.

RENAN
RENAN
Reply to  Caio
4 anos atrás

Caio duvido que outros supram a quantidade que o Brasil produz.
Bolsonaro não cai se garantir a compra
Podemos fazer silos e estocar isso daria a vantagem estratégica e poderia controlar o preço internacional.
Igual a arábia faz com o petróleo.
Imunda o mercado se quiser quebrar algum concorrente.
Ou segura a produção quando quer melhorar seus ganhos.
Vamos usar está crise e nos reinventar

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  RENAN
4 anos atrás

teoricamente possivel….

O virus é apenas a primeira onda….

A segunda onda será o sentimentos dos impactos economicos desta brecada mundial na produção…

O terceiro impacto será no preço dos alimentos em nivel mundial…

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Caio
4 anos atrás

Podem não….

Computador e celular podem ter a compra adiada…

Mas comida não….

E comprar comida com menos dinheiro sera um problema do mundo inteiro….

Outros paises podem suprir…? talvez alguma parte…mas entendam que a queda de produção industrial e serviços de logistica, tambem afetara a produção de alimentos.

O mundo estara em recessão e os alimentos aumentarão de preços….

Se um participante como o Brasil decidir manipular isto, os preços subiriam mais ainda…

rui mendes
rui mendes
Reply to  RENAN
4 anos atrás

Maior exportador do mundo???!!!
Onde, em que planeta???!!!

rui mendes
rui mendes
Reply to  OSEIAS
4 anos atrás

A UE aprovou uma lei, onde as empresas Europeias são proibidas de vender material hospitalar, para fora da UE, até novas ordens.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  RENAN
4 anos atrás

Começou bem no pedido ao presidente mas aí descambou na ideologia!

RENAN
RENAN
Reply to  Carlos Gallani
4 anos atrás

Obrigado por sua opinião

Plinio Jr
Plinio Jr
4 anos atrás

É um momento em que cada um cuida do seu dentro daquilo que pode ser feito e não poderia ser diferente…ontem somaram quase 1.500 mortos em um único dia e a tendência é piorar…

Diogo de Araujo
4 anos atrás

America First

O bloqueado.
O bloqueado.
4 anos atrás

Os EUA fizeram exatamente o que o BR faria em iguais circunstâncias.

Se material médico é essencial, que seja fabricado aqui. Plantamos algodão e não podemos fazer nossas próprias máscaras ?

Camargoer
Camargoer
Reply to  O bloqueado.
4 anos atrás

Olá Bloco. As mascaras são feitas de TNT de polipropileno. De qualquer modo, a Braskem tem algumas plantas de PP no Brasil. Algumas fábricas no Brasil também fazem as mantas PFF2 e PFF3, usadas em medicina tambem sai feitas no Brasil. O gargalo seria o corte e costura. Problema mesmo são os equipamentos que demandam mais trabalho industrial, mas isso já deveria estar em produção padronizada há um mês. O problema e que o governo federal NAO quer essa mobilização em direção da emergência sanitária. O governo feder quer encerrar a situação de emergência. Por isso os aviões da FAB… Read more »

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Exatamente amigo Camargoer, tanto a Poli quanto a UFRJ lançaram modelos de respiradores simplificados mas salvadores de vidas e cadê nosso presidente na TV falando que vai mobilizar “Deus e o diabo” para salvar vidas de brasileiros? A esperança do Brasileiro que tem mais que dois neurônios reside no ministro Mandetta que tem sido muito eficiente e transparente, o problema é que o brasileiro com mais de três neurônios sabe que cada dia sem se preparar é um dia mais perto de situações como Itália ou Espanha, o esforço precisa ser “full scale” e o governo federal através de nosso… Read more »

rui mendes
rui mendes
Reply to  Carlos Gallani
4 anos atrás

Verdade, era hora de mobilizar todo o país e se preparar para o embate. Se a epedemia não chegar tão grave, melhor para o Brasil. Proteger a população é proteger o país, a tds os níveis.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Carlos Gallani
4 anos atrás

É nestas horas que precisamos do Governo Federal, que deveria coordenar as ações de emergência, redirecionando, contratando, o que for necessário. Nós temos capacidade produtiva, obvio nada comparado aos EUA ou a China, mas temos e poderia ser empregado nesta emergência para suprir parte de nossas necessidades. A nossa diferença com a China é que eles são uma ditadura, (mandou -> faça), nós, apesar dos problemas, somos uma democracia, precisamos de convencimento, transparecia, coordenação. Para nossa sorte o DILMO escolheu em sua maior parte bons ministros (Sorte porque se o DILMO realmente tivesse ideia de como o cara é eficiente… Read more »

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Marcelo Baptista
4 anos atrás

Agora estou na dúvida entre Bolsonero ou Dilmo!

Camargoer
Camargoer
Reply to  Carlos Gallani
4 anos atrás

Bolsonada

Anderson Rodrigues
Anderson Rodrigues
4 anos atrás

Um bom motivo para darmos mais valor na produção local.

Helio
Helio
4 anos atrás

Excelente comentário, como Economista que sou, fico feliz em ler um comentário coerente e realista neste fórum que muita das vezes está abarrotado “pseudos” patriotas que na verdade idolatra mais o presidente despreparado e sádico, do que nossa pátria e seu combalido povo!!!

Lula, Bolsonaro, Doria, e etc…. São tudo a mesma mer$&…

Precisamos de uma nova classe política, mais patriota para com os interesses nacionais, prioritária com os mais necessitados, empreendedora e inovadora na economia, menos benevolência na segurança pública e focada em fomenta a educação e pesquisa em todos as instâncias e etapas da vida!

Rafa_Positronn
Rafa_Positronn
4 anos atrás

Como diria o grande He-Man:

Hoje nós aprendemos que EUA salvando o mundo de vírus letal só existe na mídia de Hollywood … Quando o bicho pega, eles fazem até pirataria e roubam encomenda alheia para se salvarem

Depois, a máquina de fabricação ideológica é a Sputnik

Karl Bonfim
Karl Bonfim
4 anos atrás

Farinha pouca, meu pirão primeiro!

Maurício.
Maurício.
4 anos atrás

Depois quando eu crítico a tal “parceria” entre Boeing e Embraer vem aquele pessoal de sempre falar de livre mercado, blá blá blá livre mercado isso, blá blá blá livre mercado aquilo.
Eu sei bem o tal “livre mercado” que esse pessoal gosta…
Essa pandemia está deixando bem claro que tanto EUA como China, estão caga*** e andando para o Brasil.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Maurício.
4 anos atrás

Olá Maurício, acho que a ” Boeing- Brazil is on the roof”

Machado
Machado
4 anos atrás

Essa pandemia está servindo pra mostrar quem é aliado de verdade ou não. As máscaras estão literalmente caindo.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
4 anos atrás

Se a situação fosse inversa, se o Brasil estivesse com milhar de mortes por dia, estivesse precisando e fosse exportador de máscaras este espaço estaria repleto de gente argumentado “azar dos outros países que não se prepararam, o Brasil vem primeiro”, de 80% a 90% dos comentários neste post estão recheados de hipocrisia só por tesão de falar mal dos EUA!
Eu não vi chilique de ninguém quando a Índia vetou a exportação de insumos farmacêuticos para o mundo todo… a carapuça vai servir!

Nostra
Nostra
Reply to  Carlos Gallani
4 anos atrás

India did not ban exports in toto . The ban was to prevent supplies from drying up due to frenzied buying. Private companies will always look to sell to the highest bidder leading to supply crisis.

Medical supplies are regularly being supplied on govt to govt basis . Countries with critical demands are being prioritised.

Medical supplies have been shipped to USA Israel china Japan Korea Italy Spain Tanzania South Africa and other countries.

Andrei
Andrei
4 anos atrás

Certa feita na adolescência eu e um grande amigo éramos afim da mesma garota. Acabamos discutindo – brigando – por tal fato e acabou a amizade de anos.
Ou seja, amigos até o conflito de interesse. Passou da hora de pararmos de babar para estadunidenses, russos, chineses ou seja lá o que fora. O Brasil deve ser prioridade, na hora da necessidade é cada um por si.

Carlos Campos
Carlos Campos
4 anos atrás

Não esperava nada diferente dos EUA, mas quem o governo tem que pressionar é a China, temos mais como afetar a China que os EUA, e é a China que mais pode produzir máscaras e atender as nossa necessidades

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Carlos Campos
4 anos atrás

Carlos,

Cadê o tal do BRICS?

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

ainda existe essa palhaçada?

Camargoer
Camargoer
Reply to  Carlos Campos
4 anos atrás

Caro Carlos. Acho que nenhum dos países colapsou. Brasil, Russia, Índia, China e África do Sul ainda possuem grande territórios, com grandes populações, recursos minerais e são industrializados. O NDB também está funcionando, contudo chamou minha atenção que apenas a Vale e a Petrobras, o BNDES, os governos estaduais do Pará e do Maranhão têm projetos aprovados (apenas 5 projetos em 50 aprovados)

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
4 anos atrás

O Trump foi eleito com a promessa de “american first”. Nunca escondeu isso de ninguem.
É óbvio pra qualquer um que saiba somar 1+1=2 que ele vai usar todo o poderio financeiro, militar e econômico dos EUA pra conseguir o maior n° de equipamentos, remédios e máscaras pro seu país.
Só BR que acredita que países são amigos e que o Tio Sam é nosso aliado é que não previu isso.

Ersn
Ersn
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

Os americanos foram muito mais desleixados que o Brasil já que os mesmos tinham casos em seu território desde o meio de Janeiro e mesmo assim. Não aceleraram seu gigantesco parque industrial para fornecer o que fosse necessário para eles e para outros países.

O bloqueado.
O bloqueado.
Reply to  Willber Rodrigues
4 anos atrás

Amizade é sentimento, aliança é conveniência. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Carlos Eduardo Goes
Carlos Eduardo Goes
4 anos atrás

Nada diferente do que sempre foi pregado por Trump. America primeiro, e o resto que espere, essa sempre foi sua filosofia. Então eles irão mandar para o espaço qualquer aliança, e se precisar, os aliados serão sim abandonados a própria sorte. A China, também esta fazendo aquilo que já era esperado, vender pelo maior lucro possível. Eles somente estão nos mostrando o lado perverso do capitalismo, onde o lucro vale mais que qualquer coisa. Algo que ocorre todos os dias em tudo, que fica escondida sob um manto de normalidade, mas que por causa da Pandemia, de uma hora para… Read more »

carvalho2008
carvalho2008
4 anos atrás

Esta crise revela uma face assustadora o quão esquecida é a segurança humana nos temas governamentais de todos os países do globo. Nenhum deles preparado ou com fortes protocolos formatados para situações do genero e vejam, numa sociedade global que adora assistir filmes e teorias apocalípticas!! Os editores bem poderiam abrir um espaço especifico, para que todos discutissimos as melhores praticas governamentais, sociais e pessoais de preparação e sobrevivencialismo. Quando tudo está bem, todos questionam o supérfluo, mas quando a crise se aproxima, fica evidente a falta de uma doutrina de preparação para crises e desastres: a) Estoques de comida… Read more »

RENAN
RENAN
Reply to  carvalho2008
4 anos atrás

Amigo mesmo que tal plano exista é necessário um líder com inteligência para identificar os riscos e acionar o protocolo com antecedência, evitando milhares de mortes

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  RENAN
4 anos atrás

Renan,

IA poderia, e deveria sêr, a ferramenta mais importante no gerenciamento de crises.

Nossa civilização está quase tôda quantificada em rêdes de bancos de dados.
Trabalhamos com bases de dados para praticamente para tomar decisões diárias em informações arquivadas e/processadas em computadôres.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Tadeu Mendes
4 anos atrás

Verdade….

E é uma vergonha não existir o prontuario medico digital da população.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  carvalho2008
4 anos atrás

todos deveriam ter como cultura, possuir um estoque de alimentos para ao menos 3 meses…se isto é montado fora dos momentos de crise, quando ela chega, não existiriam correrias a supermercados nem inflação de preços.

é um quesito de segurança

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  carvalho2008
4 anos atrás

A industria Automobilistica deveria ter uma norma de construir todo carro , com um conversor de eletricidade. Assim, todo carro poderia se trasnformar em um gerador de energia em emergencias.

Um conversor destes pode custar apenas uns R$ 200,00 a R$ 300,00 e basta ligar os cabos na entrada da caixa de força de qualquer residencia, que voce consegue 110 v ou 220 v.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  carvalho2008
4 anos atrás

pensem na seguridade deste equipamento que falei. é uma caixinha de 20 cm que converte a energia do alternador 12 v em 110v ou 220v….em caso de terremoto ou qualquer outra catastrofe, o carro pode ser usado como um gerador de energia eletrica. Temos milhões de geradores potenciais andando por ai que poderiam ser usados…ate em caso de guerra isto é valido….enquanto houver combustivel no tanque ou disponivel nos postos, voce pode manter uma casa, bairros ou cidades com energia…e não é caro….coisa de uns R$ 200 reais….dependendo da potencia…uma ninharia que lhe deixa a prova de blecautes ou perfeitamente… Read more »

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  carvalho2008
4 anos atrás

Carvalho2008, será que estes protocolos de desastre não existem? O que faltou foi resposta rápida dos governos?
É uma pergunta mesmo, não estou afirmando nada.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Marcelo Baptista
4 anos atrás

Veja, estes protocolos são uma coisa chata…..tipo aquelas que voce acha que nunca irá fazer e acionar….é como um seguro….tem gente que nem faz seguro das coisas… Mas o fato é que apesar da probabilidade ser baixa, o risco é altissimo…. Olha como apesar de tudo somos sortudos…o virus tem uma taxa geral de aproximadamente 2%….já pensou se fosse uma taxa de 10% ou 50%???? Isto é confiar na sorte não? E veja o que tem ocorrido nestes países, os protocolos não funcionaram….. Ninguem vive com estoques em casa…eu até vivo relativamente, pois sou leitor tambem de temas Prepers (… Read more »

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  carvalho2008
4 anos atrás

existem tecnicas para gerar energia eletrica…. Para cozinhar sem gas…. Para armazenar alimentos que fiquem integros por ate 10 anos…. De primeiros socorros, limpeza e assepsia; Kits de primeiros socorros; Kits de ferramentas; É uma questão de cultura….ela pode até variar…..mas por exemplo…..nos EUA é comum a venda até no Wall Mart de Mochilas BOB, Bug Out Bag….com kits de alimentos liofilizados, agua, cobertores termicos para voce sobreviver por 72 horas devido a furacões ou algum outro tipo de desastre….lá eles tem isto bem mais forte na cultura dependendo da região….o cidadão compra e mantem aquilo em casa guardado…. De… Read more »

O bloqueado.
O bloqueado.
4 anos atrás

Vivendo e aprendendo. Com essa crise, vamos incentivar a indústria nacional de insumos básicos, e parar com a “commoditização” da economia.
Máscaras são só a ponta do iceberg.

GILBERT
GILBERT
4 anos atrás

E é esse aí que é o amiguinho do seu Jair né!
Pois é todos no mundo deveriam boicotar os produtos da empresa Chinesa que foi mercenária e vendeu mais caro para os EUA equipamentos médico e de proteção que iriam para o reto do mundo afim de quebrar ela e todas as outras empresas que seu s donos venham a abrir, para servir de lição que o mundo evoluiu e não há mais lugar nele para esse tipo de atitude.

Pka
Pka
4 anos atrás

Quando o déspota Doria fez coisa pior com a 3M a imprensa não deu manchete.
Pois é..

Roger
Roger
4 anos atrás

Como diz aquele famoso dito popular? A necessidade é a mãe das invenções.

Tem muito pessoal na indústria, dentro das universidades e mesmo pessoas comuns se esforçando e se movimentando em criar novas alternativas para a falta de máscaras, álcool 70, respiradores ou mesmo organizando mutirões para a entrega de alimentos.
É um esforço de guerra literalmente. E também uma ótima oportunidade para a nossa indústria. Para quê temos de importar respiradores caríssimos se conseguimos fazer um tão bom quanto é até mais barato?

Camargoer
Camargoer
Reply to  Roger
4 anos atrás

Caro Roger. Concordo com você. Faço parte de uma rede de voluntários que estão preparando material (máscaras e aventais) para as unidades de saúde do município. A organização está ocorrendo nas bases, de baixo-para-cima. O governo federal continua fora da articulação.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Muito legal mestre Camargoer!!!

Qual o município?

Camargoer
Camargoer
Reply to  carvalho2008
4 anos atrás

São Carlos SP

Esteves
Esteves
Reply to  Roger
4 anos atrás

Mais barato não fazemos. Nem melhores. Eles fazem na China. Fazem nos EUA. Quando assinamos contratos, quando aceitamos empréstimos, eles empurram essas tranqueiras. Os nativos se habituam a comprar deles matando as indústrias locais. O volume permite oferecer EPIs e insumos por centavos de dólares. Dependência. Eterna dependência. “O AZT começa a ser produzido no Brasil. A OMS anuncia a ocorrência de 10 mil novos casos por dia no mundo e aprova a primeira vacina candidata a testes em larga escala em países pobres. No Brasil, o total de casos chega a 16.670. Implantação da Rede Nacional de Isolamento do… Read more »

Cavalo-do-Cão
Cavalo-do-Cão
4 anos atrás

Realmente a China se superou…não só contornou tudo como ainda conseguiu fazer os países do ocidente entrarem em atrito e ficarem uns contra os outros por causa de coisas como máscaras descartáveis…

Coisa de Tio Pai Mei mesmo…

luis Marcello
luis Marcello
4 anos atrás

Puxa que “malvados” conforme o título desta matéria tendenciosa devo então acreditar que os bonzinhos são os que criaram o “vírus chines” com a ajuda “humanitária” dos russos , vou ter de repensar minhas convicções …. escrevem pra que tipo de gente? Acham que com estas matérias vão eleger um xi xi ling como presidente?
Me engana que eu não gosto ok ? Lamento era um blog interessante agora não mais !

Marcelo Duarte
Marcelo Duarte
Reply to  luis Marcello
4 anos atrás

Mais tá postando e chorando né. Mais um que só aceita argumentos do seu ponto de vista, quando não é assim, fica nisso “ai, como o blog piorou”, aliás na maioria das vezes este tipo de comentário vem do lado destro. Quando o dedo acerta e o olho deles, ficam assim. Aliás tô sentindo falta de alguns comentaristas assíduos que sumiram, parece que depois de escreverem tanta baboseira sobre o vírus ser uma gripinha, em vez de postarem que estavam errado, deram um tempo para passar a vergonha, não duvido de postarem novamente dizendo ” ah, eu sumi porque o… Read more »

João Girardi
João Girardi
4 anos atrás

Sabe qual o problema com o brasileiro? Ele acha que os outros povos do mundo inteiro são idiotas igual ele: você manda a polícia do seu estado confiscar 500 mil máscaras de uma multinacional e acha que o outro país não vai retaliar a merda que você fez. Vc tem prefeitos e governadores saqueando farmácias, estabelecimentos comerciais, fábricas de empresas de artigos médicos, que acham MESMO que essas multinacionais vão engolir sapo e se deixarem ser feitos de trouxas por algum prefeitinho de São Osório da Puta que Pariu. Onde a propriedade privada não é respeitada há instabilidade jurídica e… Read more »

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  João Girardi
4 anos atrás

Isto de fato é muito perigoso….

O Estado vai lá e diz….isto é muito importante e eu preciso disto….

Ai o cidadão vê e faz o paralelo para com sua proprias necessidades…”isto é muito importante para minha vida e eu preciso disto”….tá validado….se a autoridade faz…e ai…começa o quebra quebra de saques….

é complicado isto…

Rodrigo Martins Ferreira
4 anos atrás

Alguns anos atrás eu fiz um projeto na Fábrica da 3M do Brasil em Sumaré-SP, mas não vi o que eles fabricavam lá..

O mais fácil seria pulverizar a produção deste tipo de material pelo mundo….

Camargoer
Camargoer
4 anos atrás

Olá Colegas, gostaria de saber a opinião de vocês sobre o desgaste do ministro da saúde ao longo dessa segunda. Pela manhã e ao longo do dia pipocou notícias sobre a possível demissão do ministro. O presidente ameaçou, foi vazado que seria na sexta (por que não hoje?), depois que seria hoje e depois que museu de ideia. 1) se tivesse demitido, todos os problemas que ocorressem daqui para frente seria culpa do Bolsonaro. Se disse que iria demitir e não demitiu então alguém disse para não fazer porque 2) o ministro está fazendo o trabalho certo (então o presidente… Read more »

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Camargoer
4 anos atrás

Infelizmente, o Presidente é muito personalista e não entende que presidente não manda em tudo, não é rei nem dono…e existem opiniões diferentes. Ele voluntarioso, decidiu investir como sempre investe….mas ficou sozinho no mundo….os EUA deram com os burros nágua…com um foco muito grande que enfraqueceu o impeto inicial do Trump…ele viu que o negocio ficou complicado…e aqui, alem da midia que ja fazia oposição, foi a chance do Doria….futuro canditado, com o Estado mais poderoso do país e ao mesmo tempo, o mais contaminado pelo virus….ou seja, Doria escolheu sua linha e esta aguerrido com diversas ações drenou varios… Read more »

m. wolf
m. wolf
4 anos atrás

ta. quem transferiu as fabricas para a china foram os empresários para ter menos custo; não foi nenhum governo de esquerda. aliás quem sempre bateu na tecla de manter as industrias no pais foi a esquerda
e não os liberaloides

Armando Eisele
Armando Eisele
4 anos atrás

ISSO É UMA grande MENTIRA esse presidente é um sujeito AMORAL tipo o ALEXANDRE FROTA, vendido a quem paga pelo seus serviços, no caso a CHINA. A CHINA sim, essa tem feito LEILÃO das porcarias que produz, pois as FÁBRICAS do mundo foram para lá. BOM, para nos BRASILEIROS aprendermos que o AGRO é importante mas não é TUDO. PERMITIMOS durante anos que a CHINA destrua nossas industrias, esse é o resultado do Globalismo, uma mídia internacional mentirosa, governos amorais, um povo fraco e corrupto.

Armando Eisele
Armando Eisele
4 anos atrás
Armando Eisele
Armando Eisele
4 anos atrás

PRECISAMOS DE UM GOVERNO FORTE NÃO ESSES BANDIDOS DOS TRÊS PUTEIROS…ACABOU O CARNAVAL ! OU ASSUMIMOS NOSSO PAIS OU OS CHINESES NOS ESCRAVIZARAM… PRECISAMOS DE UM GOVERNO FORTE E DECIDIDO…NUNCA TIOVEMOS ISSO NESSES 40 ANOS DE CLEPTOCRÁCIA…..VOCÊ QUERENDO OU NÃO ….ACABOU O CARNAVAL ! vEJA O SITE ABAIXO ENTENDA A SITUAÇÃO …AQUILO QUE NINGUÉM LHE MOSTRA…https://www.youtube.com/watch?v=q57UcMdXDC4