Em entrevista exclusiva à CNN, o diplomata Todd Chapman, embaixador dos Estados Unidos em Brasília, afirmou que se estende ao país a recomendação americana para que nações aliadas evitem utilizar tecnologia da China na implementação do sistema 5G, a nova geração de rede de comunicação móvel.

“Nos Estados Unidos, consideramos que a maneira correta de usar essa tecnologia é a proteção da privacidade, proteção dos dados e da informação e que essa informação não é entregue diretamente ao Partido Comunista da China”, disse Chapman.

“Achamos que esse não é um bom caminho e recomendamos aos aliados, como é o caso do Brasil, para ter cuidado e falar com os nossos aliados sobre a nossa visão, que é a de continuar buscando essa tecnologia que é tão importante, mas buscando fornecedores que tenham os mesmos princípios que nós”, prosseguiu o embaixador, que citou as empresas de Finlândia e Suécia como alternativas ao país.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é defensor da tese de que o regime chinês tem buscado expandir a sua exportação de serviços de tecnologia com a intenção de criar uma rede de espionagem, apesar de não ter comprovado a acusação.

Questionado por que os EUA sonegam ao Brasil a mesma relação de proximidade em relação a tecnologias de defesa nacional, Chapman negou que isso ocorra. Para o embaixador americano, o acordo entre os dois países para o lançamento de foguetes na base de Alcântara (MA) seria o exemplo dessa aproximação também na seara militar.

O embaixador Todd Chapman afirmou que a atual relação de proximidade entre Trump e o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, fortalece o comércio entre os dois países. Ele afirmou que a relação direta entre os dois presidentes não esvazia o papel das autoridades diplomáticas, uma vez que expande o leque de assuntos que os países podem tratar.

“É a hora de aproveitar e maximizar a relação entre os dois países”, comentou, citando, além do comércio, as áreas de ciência, educação e segurança nacional como prioritárias para o atual momento da relação entre os dois países.

FONTE: CNN Brasil

NOTA DO EDITOR: Apesar dos obstáculos, criados pelos EUA, a Huawei tem conseguido realizar no seu trabalho de desenvolvimento da rede de quinta geração. Embora Ericsson tenha superado a Huawei na velocidade de download na rede 5G, a marca chinesa continua à frente na implementação da rede ultra rápida.

De acordo com Ding Yun, diretor-executivo da Huawei, a marca tem as melhores estações de base do 5G, que por sua vez integra os módulos MIMO AAU e suportam também todas as frequências Sub 6G, ou seja, 2G, 3G, 4G e 5G.

Esta solução resolve o problema do espaço de instalação, ao mesmo tempo que poupa mais de 30% do Custo Total da Posse, relativamente a outras soluções. Para além disso, a empresa também é a 1º a fornecer módulos industrias de 5G para aplicações verticais.

Subscribe
Notify of
guest

113 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
3 anos atrás

Bom, eu não entendo nada disso, mas tenho certeza de uma coisa:

Nos Estados Unidos, consideramos que a maneira correta de usar essa tecnologia é a proteção da privacidade, proteção dos dados e da informação e que essa informação não é entregue diretamente ao Partido Comunista da China”

Tudo que ele falou ai, os EUA fazem com todos!

Caio
Caio
Reply to  DOUGLAS TARGINO
3 anos atrás

Vai entender né! Os dados captados no Google, Facebook, produtos da Microsoft, e quaisquer outras ferramentas digitais do planeta ficam armazenados e sobre controle de acesso de quem? Da ABIN? nós ( que não nos desenvolvemos) só iremos passar de um espiao para outro.
Fazer o quê.

Nicholas
Nicholas
Reply to  Caio
3 anos atrás

A questão é: nos teríamos os dados captados de empresas de ambas as nações caso se firmássemos acordos, só que aí é que tá… Preferimos ter dados captados de uma nação que segue os preceitos democráticos e é a democracia mais sólida do mundo ou optamos por entregar dados para a maior ditadura socialista do mundo que segue preceitos e uma ideologia que cerceia a liberdade das pessoas, persegue e mata, uma ideologia que ao longo da historia matou mais de 94 milhões de pessoas e mata até hoje. Preferimos contratar ou ser aliados de quem??? lembrando que no caso… Read more »

Camargoer
Reply to  DOUGLAS TARGINO
3 anos atrás

Caro Douglas. Acho que todo mundo concorda que a maneira correta seria usar a tecnologia respeitando a privacidade. Contudo, o caso Snowden mostra que os EUA optaram por usar a tecnogica de maneira incorreta.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

E a culpa ficou sendo do Snowden.
Não se esqueça.

Camargoer
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Olá AntônioK. Tem gente que acha que a culpa seria do Glenn que divulgou.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

Perfeito Camargoer

Essa turma é maior e tem gente até aqui no Brasil.

MMerlin
MMerlin
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

As EUA foram os primeiros a perder credibilidade em relação a privacidade, com a Motorola. Lá atrás com o GSM (em outro post aqui eu comentei um pouco mais sobre isso).
Nessa área, os técnicos sabem que os melhores equipamentos são da Nokia e da Ericsson. A diferença de preço, falando em unidade, nem é tão alta, mas falando em grande quantidades, fica um valor bem substancial.
Mas tecnicamente falando, os produtos das duas empresas, em se tratando de qualidade física, de tecnologia e de segurança, estão em outro patamar.

Camargoer
Reply to  MMerlin
3 anos atrás

Olá Merlin. O problema nem seria o 5G ou o GSM, mas a NSA.

MMerlin
MMerlin
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

O filme do Snowden é retratado apenas a ponta do iceberg. Quem é técnico vê algumas questões interessantes no filme e outras um pouco forçadas (poderíamos até tratar como “romantização”), mas isso faz parte. A área de telecomunicação me interessou quando comecei a trabalhar na área de servidores e infra de um grande provedor a 25 anos. Gerenciar todos os servidores e roteadores Cisco de conexão discada mostram o quanto a comunicação e engenharia de protocolos (resumindo, a internet) é fantástica. Basicamente, a NSA foi a primeira a ver a internet como um big data. Os dados estavam todos lá,… Read more »

João Polinario
João Polinario
Reply to  DOUGLAS TARGINO
3 anos atrás

EUA usa a tecnologia de forma a invadir privacidade, é fato.

Mas temos que pensar que é pelo bem do cidadão americano e sem segundas intenções.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  João Polinario
3 anos atrás

João, vou tomar isso como ironia. Quando os Estados Unidos, por meio de backdoors, do prysma, echellon etc espionaram a Petrobrás e Vale por exemplo, foi “pelo bem do cidadão americano e sem segundas intenções”, né?

Augusto L
Augusto L
Reply to  Filipe Prestes
3 anos atrás

As backdoors americanas não veem de fabrica, o departamento de estado ate recomenda as empresas de tecnologia americana a baixarem seus firewalls mas nenhuma è obrigada, inclusive a maioria não faz.

A rede de espionagem da NSA não depende da Google, Microsoft já que é uma espionagem a base malwares e que criam backdoors, através da infiltração dos computadores, no caso da tecnologia 5G chinesa, ela veria de fabrica.

Camargoer
Reply to  Filipe Prestes
3 anos atrás

Olá Filipe. A intenção era direta. Nunca houve segundas intenções. A espionagem era para proteger os “bens” dos cidadãos dia EUA.

Camargoer
Reply to  João Polinario
3 anos atrás

Olá João. Pelo bem do cidadão dos EUA. Os cucarachas que se virem.

Mgtow
Mgtow
Reply to  DOUGLAS TARGINO
3 anos atrás

Exatamente Douglas. É a boa e velha projeção. Projetar nos outros aquilo que somos e fazemos.

MMerlin
MMerlin
3 anos atrás

Como comentei em um artigo anteriores, as próprias empresas de telecomunicação aqui no Brasil já estão adotando esta iniciativa. Isto tudo como diretriz vindo das áreas executivas, ou seja, uma decisão estratégica e não técnica. As equipes técnicas também sabem que não é o melhor equipamento mas, devido ao custo, permite uma maior expansão. O importante é que ambos os setores, técnico e executivo, agora estarão seguindo o mesmo caminho: qualidade e segurança.

Antoniokings
Antoniokings
3 anos atrás

Luta inglória do Trump.
Só Austrália, Nova Zelândia e Japão colocaram restrições.
O desespero americano é tão grande que eles sugeriram a compra da Nokia ou da Ericsson.
Tiro n’água.
Os americanos já estão para trás nessa tecnologia.
E, para piorar, a Huawei já está anunciando o desenvolvimento da rede 6G com previsão de lançamento para um futuro próximo

MMerlin
MMerlin
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Esquece essa história, ainda nem existem especificações que definam um padrão para classificar uma rede como 6G.
É a mesma coisa que uma empresa classificar a comunicação por rede quântica como 9G. Não tem validade alguma!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  MMerlin
3 anos atrás
MMerlin
MMerlin
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Isso é o que ele diz. Mas se esforce para entender o que coloquei ali. Não existem ainda especificações para classificar uma rede como 6g. Não duvido que a empresa esteja desenvolvendo nova tecnologia, é assim que o jogo funciona. Mas chamar de 6g é puro marketing querendo demonstrar algo que ainda não tem.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  MMerlin
3 anos atrás

Quem sou eu para duvidar do que o MMerlin falou se comparado a uma publicação especialida que se refere à maior empresa de equipamentos de telecomunicações do Mundo.

MMerlin
MMerlin
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Nada contra Kings. Já deixei claro aqui que uma das áreas que atuo é a de telecomunicação. O que passo aqui é o que estou vendo no dia a dia. Não levo em consideração questões geopolíticas. Se você acha que mídias de noticias especializadas como TechMundo, TechTudo e CanalTech, onde os autores são jornalistas e, como diz o autor da notícia que você enviou também é um “consumidor voraz de filmes e séries de TV”, conhecem mais que os técnicos que atuam no dia a dia da área, paciência.

Anthony
Anthony
Reply to  MMerlin
3 anos atrás

Disse tudo!

OSEIAS
OSEIAS
Reply to  MMerlin
3 anos atrás

Caro MMerlin, também sou da área e a única coisa que digo é CISCO.

OSEIAS
OSEIAS
Reply to  OSEIAS
3 anos atrás

quem negativou acha que é cisco de olho.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  OSEIAS
3 anos atrás

Pois é OSEIAS, quando trabalhava em TI essa era uma das poucas certezas. CISCO.
Saudações

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  OSEIAS
3 anos atrás

Olá Oseias. Como sou de outra área, fiquei sem entender. Queira perguntar o contexto da CISCO nessa discussão.

OSEIAS
OSEIAS
Reply to  Camaergoer
3 anos atrás

Olá Camaergoer, atendendo sua solicitações a CISCO é referencia em equipamentos de telecomunicações, todo devido sua eficiência, segurança e o melhor de tudo transparência. Quando se quer montar uma sala de equipamentos ou um rack o pessoal de TI brilha os olhos com equipamentos (switches entre outros) CISCO.

Junior
Junior
Reply to  OSEIAS
3 anos atrás

O que a Cisco Systens tem a ver com isso? Ela que vai ser a empresa americana do 5G?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Junior
3 anos atrás

Junior

Acho que vai ser a próxima americana a fechar as portas.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  MMerlin
3 anos atrás

Infelizmente (ou felizmente, depende do ponto de vista) não há como trabalhar com telecomunicações sem a presença da Huawei e dos chineses.
Se vc colocar a cabeça debaixo da terra e fingir que nada vai acontecer, ficará, inapelavelmente, para trás.

Publicação de 07/05/2020

https://www.tudocelular.com/seguranca/noticias/n156119/eua-podem-permitir-huawei-empresas-padrao-5g.html

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

essa eles perderam, mas eles tem estudos pesados sobre entrelaçamento quantico, algo que pode revolucionar os meios de comunicação.

OSEIAS
OSEIAS
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Caro Antônio, sou da área e posso te dizer com absoluta certa, CISCO.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Os Europeus colocaram também.

O RU assinou uma diretiva dizendo em que setores as empresas de 5G estariam banidas e a UE fez uma com recomendações ao uso do 5G chines em áreas sensíveis.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Augusto L
3 anos atrás

Taiwan também colocou e Singapura esta para

IBIZ
IBIZ
3 anos atrás

O Brasil tem que adotar o que lhe convém, é uma nação soberana e independente e tem que agir como tal. É vergonhoso que nossos militares e “isso” ai que ocupa a cadeira de presidente sejam ainda tão submissos aos EUA. Compramos guerra com a China, nosso maior parceiro comercial, só pq os yankees querem; ai logo depois os próprios americanos negociam com os chineses e abocanham uma parcela do mercado de soja que era nosso. E nossa classe mé(r)dia depois saí pra aplaudir isso!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  IBIZ
3 anos atrás

Verdade.

Devemos lembrar que em abril de 2020, a nossas exportações para a China foram 60% do total.

OSEIAS
OSEIAS
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

China deu golpe de preços em nossos produtores de grão. Inventou um pandemia de gripe suína e deixou claro que a demanda por grãos cairia muito. Nesse caso nossos produtores venderam os grãos a preço de banana e hoje sabemos que era pura especulação chinesa, a única sorte dos produtores é o dólar alto. Também é bom lembrar que a mesma China nos deu o golpe no famosos VALEMAX. Eles construíram os super-navios, e depois não permitia chegar em seus portos por motivo de segurança, a Vale vendeu os navios a eles e milagrosamente os navios podiam aportar. Não sou… Read more »

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  OSEIAS
3 anos atrás

Aliás, quem, além do Brasil, pode fornecer a quantidade de comida que o china precisa, na rapidez que precisa?
Quem depende de quem?
E a India vem aí. Produtores preparai-vos.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  IBIZ
3 anos atrás

teu comentário é até que legal, mas não houve essa compra de briga do Brasil com a China, isso é o que mídia disse, baseado em nada, e também foi dito por uns cabeças de vento também, pela internet, quanto a soja dos EUA, os EUA os obrigaram a comprar mais, não houve impacto nas nossas exportações para China.

Fabrício Lustosa
Fabrício Lustosa
Reply to  IBIZ
3 anos atrás

A subserviência brasileira histórica já era algo que impressionava, mas o q vemos hj em dia é algo que dá nojo, deprime. O governo desse câncer q ai está foi a pá de cal no que a alta cúpula dos militares brasileiros realmente representa. Surreal essa situação, e ainda ver q esses seres q defendem essa coisa q ocupa a presidência se proclamam “patriotas”. “VAI EMBORA PRA CUBA!” quando a situação se mostra muito mais “VAI EMBORA PRA MIAMI!”, vão embora juntem-se aos conglomerados latinos que lá vivem. Trump adora latinos, nossa senhora! Precisam de mais provas? Mas ah! Esqueci,… Read more »

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  IBIZ
3 anos atrás

IBIZ “O Brasil exportou 68,5 mil toneladas de carne suína em janeiro, aumento de 41% em relação ao mesmo mês do ano passado, sendo que a China comprou 45% deste total”, informou o portal especializado da CarneTec Brasil.” Parece-me que os chinos também estão querendo comprar queijo brasileiro. Parece que uma coisa não tem muito a ver com outra! Os carros mais vendidos no Brasil não são os chineses, por exemplo. Os equipamentos das Forças Armadas do Brasil, também parecem que não são chinos. Já os modem da NET (que já foram da Cisco), são todos chineses. Negócios! São só… Read more »

MMerlin
MMerlin
Reply to  Edson Parro
3 anos atrás

Exato Edson. O Brasil tem é um dos países mais eficientes no que tange a cadeia de produção do setor alimentício. Temos apenas dois entraves. Um é a velocidade com que é tramitada a burocracia, uma vez que o processo ainda não é automatizado e o outro é a infra-estrutura que nem precisa ter seus defeitos apontados. Mas de resto, o setor é bem eficiente. A dependência maior é da China em relação ao Brasil e não ao contrário. Achar um fornecedor com o Brasil a curto e médio prazo é bem difícil. Ocorre que a China se esforça bastante… Read more »

Camargoer
Reply to  IBIZ
3 anos atrás

Caro Ibiz. Eu também gostaria de lembrar que o terceiro destino das exportações brasileiras seria a Argentina. Aí contrário dos chineses que compram commodities, os argentinos compram produtos industrializados. Além disso, o comércio com a Argentina tem um superávit maior que com os EUA. E tem gente do governo que insiste em tratar mal os argentinos.

MMerlin
MMerlin
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

Sim. Esta rivalidade é histórica e baseada em 3 pontos: 1. A diferença na colonização dos países, onde os argentinos nos viam como um povo menos o homogêneo e mais desigual, levando não só em consideração a questão social mas também as raças; 2. A Guerra Cisplatina ou, como é conhecido na Argentina, Guerra do Brasil; 3. A partir de meados do século 19, quando ambos os países começar a lutar pela hegemonia na região. Eu vejo a rivalidade como natural e, em alguns casos, até sadia, uma vez que pode trazer avanços e auto aperfeiçoamento. Mas concordo que o… Read more »

Capela
Capela
Reply to  MMerlin
3 anos atrás

Amigo MMerlin acredito haver um equívoco nessa questão, quem “palpitou” primeiro nas eleições presidenciais foi do lado de lá.

Ticocapela
Ticocapela
Reply to  MMerlin
3 anos atrás

MMerlin acredito que seja um equivoco afirmar que o presidente se intrometeu nas eleições do país vizinho, na verdade ocorreu o contrário, quem se intrometeu primeiro na campanha eleitoral para presidente foram os argentinos, a nossa eleição foi antes, o presidente só revidou, caso tenha alguma duvida de uma pesquisada.

MMerlin
MMerlin
Reply to  Ticocapela
3 anos atrás

Capela e Ticopela. Pelo que eu lembre, o Macri não tomou partido de nenhum candidato. O que lembro foram algumas declarações da Cristina que, assim como o molusco, tem zero de credibilidade para mim. Estou me referindo a declarações de um líder de Estado. As declarações por parte do Brasil já foram feitas pelo líder de Estado, e de forma bastante prematura. Também acho que a Argentina vai regredir bastante. Em última reunião com os credores, o país fez uma proposta bastante indecente para quitação e ainda de forma parcelada. A mesma já deixou claro que está tentada ao calote.… Read more »

Capela
Capela
Reply to  MMerlin
3 anos atrás

MMerlin, não foi o Macri mesmo, foi a presidiária de lá junto com o Fernandez e demais opositores do Macri, não estou aqui para defender A B ou C, mas é óbvio que toda ação gera uma reação, ainda mais neste nível, uma tentativa de interferência em uma eleição presidencial não iria ficar sem uma resposta, o Obama fez a mesma coisa no Brexit e veja o que os ingleses falam dele até hoje, se der da uma olhada no you tube e veja as declarações do politico Nigel Farage sobre a atitude do Obama, e concordo com você que… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  Camargoer
3 anos atrás

Eles são tratados do jeito que se comportam Camargoer.

Igual a França faz com o RU em questão do Brexit.

Não vi voce defendo os coitados dos britânicos por serem maltratados.

Conta outra.

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  Augusto L
3 anos atrás

Caro Augusto, usando a frase do rabino aqui da cidade, “A vaca não fala” (Res no verba). A Argentina era destino de 8% da exportação brasileira (US$ 17,8 bilhões) principalmente de produtos industrializados, contribuindo com US$ 9 bilhões para o superavit brasileiro. O RU é destino de 1,4% da exportação brasileira (US$ 3) bilhões) principalmente soja, carne e ouro, de onde importamos US% 1,7 bilhões. As queixas dos ingleses sobre os franceses deve ser endereçada à embaixada da França.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Camaergoer
3 anos atrás

Camargoer;
a embaixada portenha fez alguma reclamação?

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  IBIZ
3 anos atrás

Ah sim,o presidente da Câmara dos Deputados,um dos chefes do Legislativo federal e segundo na linha de sucessão ir correndo para o Twitter com o rabinho entre as pernas para pedir desculpas ao embaixador chinês é mesmo digno de uma nação “soberana e independente”. Vamos vender à China a nossa alma só porque eles são nossos maiores parceiros comerciais e passar pano para tudo que acontece lá dentro(que vai desde violações à liberdade de imprensa,até ao descumprimento dos princípios basilares do direito internacional). É evidente que há um componente político na tentativa americana de conter a Huawei,mas não seja tão… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Allan Lemos
3 anos atrás

Cara!
Não fale em Twitter.
Por favor!

WVJ
WVJ
Reply to  Allan Lemos
3 anos atrás

Allan, o Maia pedir desculpas por uma aberração diplomática feita por um membro da Câmara (o Zero3 não por acaso é presidente da CREDN) não me parece um disparate. Apesar de não sabermos a verdade sobre o Cov2, jogar o jogo que os EUA querem que joguemos (o Zero0 não por acaso virou nosso presidente) não é inteligente.
Sobre o 5G, espero que o Mourão não deixe que o Brasil tome essa decisão bilionária por ideologia ou alinhamento automático.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  WVJ
3 anos atrás

Aberração diplimática?Nenhum país tem que ser imune à críticas,principalmente aqueles cuja culpa é comprovada.É certo que o PCC é responsável,por omissão,por essa bagunça toda que o mundo vive.Tal qual o governo soviético também foi responsável pelos danos causados devido ao acidente de Prypiat,também por omissão.Então a crítica feita pelo Eduardo Bolsonaro é pertinente.O comunismo é uma desgraça que volta e meia é o responsável por alguma crise mundial. A culpa da China tem que ser apontada sim,ou será que não podemos critica-los devido ao fato deles serem os nossos maiores parceiros comerciais,mas se o vírus tivesse começado no Turcomenistão estaria… Read more »

WVJ
WVJ
Reply to  Allan Lemos
3 anos atrás

Se tivesse começado no Brasil, quanto tempo nosso governo levaria pra entender a complexidade dessa doença (assintomáticos e curados passando vírus)? Pensa nisso Allan, pensa na resposta que a Itália e os EUA deram, e calcula quanto tempo levaria pra cair nossa ficha. Capitalismo também gera suas crises. Seu presidente é macaco de imitação do Trump, que coisa vergonhosa. O Zero3 recebeu um invertida dos chineses porque está a serviço dos EUA, não do Brasil. Se nosso Agro para de vender à China, quem aparece pra vender no dia seguinte? Pensa nisso tá?

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  WVJ
3 anos atrás

E a embaixada do China, naquele caso do Marcos Zheng, fez o quê?   Aliás, Justiça nega habeas corpus a chinês Marcos Zheng, preso por roubo de testes de coronavírus em Guarulhos. Em nota, a Associação Chinesa do Brasil saiu em defesa de seu vice-presidente. “Trata-se de um cidadão do bem e contribuiu de forma significativa para estabelecer o laço de amizade entre Brasil e China”. Ao analisar o caso, o ministro João Otávio Noronha decidiu por manter a prisão preventiva de Zheng e de 13 cúmplices, que ocorreu em 11 de abril em um galpão no bairro do Ipiranga,… Read more »

Rebert
Rebert
Reply to  Allan Lemos
3 anos atrás

Alan,
O pedido de desculpas foi absolutamente necessári, não se pode ofender um país inteiro por nada. Como você ficaria se o Ministro das relações exteriores da Grécia fizesse uma piada sem noção contra o Brasil? Tente se colocar no lugar dos outros, isso se chama Empatia

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Rebert
3 anos atrás

Rebert, Eduardo Bolsonaro não ofendeu a China,ele apontou a omissão do PCC.Falar que o governo da Grécia é culpado de X não é o mesmo que ofender os gregos.
O pedido de desculpas ridículo do Maia foi logo apôs o tweet do Eduardo Bolsonaro,o do Weintraub aconteceu dias depois.
Governos não são imunes a críticas,ano passado vários países criticaram o governo brasileiro por supostamente estar queimando a Amazônia.Se podem nos criticar,também podemos criticar os outros.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Rebert
3 anos atrás

Ninguém ofendeu a China O que o filho do presidente falou não foi nada de absurdo, ele não usou insinuações racistas, xenofóbicas e nem usou-se de fake news, ele criticou o PCC e como eles reagiram a crise comparando a Chernobil. Os chineses não tem o direito de querer calar a boca de um parlamentar que usufruiu seu direito civil de expressão sua opinião. Se os chineses tivessem feito uma nota diplomática reclamando, por exemplo, das ofensas que beiram a xenofobia e a teoria da conspiração do ministro da educação, seria aceitável, mas o que, fizeram foi um atento a… Read more »

Sergio
Sergio
Reply to  Rebert
3 anos atrás

” Por nada” realmente. Só um vírus que está destruindo nosso país e o mundo. ” SÓ”. Creio naturalmente se o vírus tivesse vindo de algum mercado ou laboratório da Califórnia e um deputado do PSOL acusasse o Imperialismo Americano você acharia de bom grado um pedido de desculpas do presidente da câmara. Claro.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Sergio
3 anos atrás

Sérgio o anti-americanismo e em menores proporções o anti-ocidentalismo sempre reinou nas esquerda, com eles sempre fazendo declarações contra os EUA e outros países ocidentais e nunca vi ninguém fazendo um pedido de desculpa.

Ou mesmo esses governos vindo para o ataque

Mgtow
Mgtow
Reply to  IBIZ
3 anos atrás

Obrigado por esse comentario Ibiz. Tô cansado de comentarios entreguistas aqui no blog desses asseclas do tio sam que preferem que sejamos lacaios dos EUA ao inves de clamar por nossa plena soberania.

Carlos Campos
Carlos Campos
3 anos atrás

Brasil devia ir para onde for mais barato, aah mas e a espionagem? estamos sendo espionados pelos EUA, França, Rússia e sabe-se lá quem mais.

MMerlin
MMerlin
Reply to  Carlos Campos
3 anos atrás

Ok. Aí quando uma pessoa descobre informações suas comprometedores devido a vulnerabilidades de segurança do seu smartphone, computador, rodeador e modem, não adianta reclamar. Antigamente, existia uma empresa que era considerada a Huawei de hoje. Ela se chamava Motorolla que era e é americana. Vendia bons equipamentos, tanto para telecomunicação quanto celular, a um preço muito baixo, bem similar a situação atual. A tecnologia também era inovadora: GSM. E sabe o que ocorreu depois de um tempo? Descobriram séria e várias vulnerabilidades na rede. A mais popular foi a clonagem. Ocorre que a comunidade de tecnlogia descobriu que algumas destas… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  MMerlin
3 anos atrás

O Google sabe até a loja onde acabei de entrar ou passei pela porta.
Sem crise.

MMerlin
MMerlin
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Agora sim você falou o que é um fato. E este recurso é mais eficiente com o Android. Já vi campanhas que trabalham exatamente neste exemplo que você deu e, acredite, funciona. Mas sem crise mesmo. Utilizamos vários produtos, que são de grande valia e qualidade, da empresa de forma gratuita.
E não podemos esquecer que existem recursos, no próprio dispositivo, para desativar tal “rastreamento”.
E veja bem, a modelagem e arquitetura do “rastreamento” do Google é publico. Se buscar a documentação, encontra. Isto mostra o quão transparente é a empresa tenta ser em relação a privacidade.

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Somente porque você autorizou o Google a te rastrear. Simples assim.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Edson Parro
3 anos atrás

Ah tá!

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Antoniokings
3 anos atrás

Lê as letrinhas miúdas do teu contrato com o G o o g l e

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  MMerlin
3 anos atrás

Então que as empresas e as pessoas punam a Huawei, até os governos não usem em trocas de dados sensíveis, agora NSA, quem puniu ela? quem vai punir a inteligência Chinesa? e a França quem vai punir a França?

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  Carlos Campos
3 anos atrás

Olá Carlos. O lugar mais barato é no Paraguai.. mas “la garantia soy yo”

Diego
Diego
3 anos atrás

Continuamos a defender a liberdade e democracia mas a gente vai com o mais barato e o que chegar primeiro. Os EUA sempre desdenharam e espionaram a America Latina.

Antunes 1980
Antunes 1980
3 anos atrás

A hora do governo brasileiro fazer um leilão com os USA é agora.
Abrir mão do 5G chines em troca de tanques M1 Abrams, helicópteros AH1-Z, sistemas de defesa área de médio e longo alcance.
Se não sairmos com nenhuma vantagem nisso, seria necessário uma CPI.

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
Reply to  Antunes 1980
3 anos atrás

Antunes, a bandeira desses “patriotas” não é a do Brasil! Então espere pelo pior nessa possível negociação.

MMerlin
MMerlin
Reply to  Antunes 1980
3 anos atrás

Utilizar uma possível restrição como moeda estratégica seria válido. Mas não por troca de equipamento militar. A longo prazo, seria inútil para nós. Muito mais válido seria utilizar a restrição ao 5G para fechar uma parceria na troca e comércio de grãos, tentando atuar em uníssono ao negociar com a China. Neste mercado nosso maior concorrente, de longe, são os EUA. Se Brasil e EUA, que são os dois grandes player do setor, se unem como forma de barrar qualquer tipo de leilão ou subsídio que não seja na pesquisa e desenvolvimento, acredito que o ganho seja muito maior a… Read more »

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
3 anos atrás

Recomendou ou mandou?

ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
3 anos atrás

Recomendam de novo?!

Mgtow
Mgtow
Reply to  ADRIANO MADUREIRA
3 anos atrás

Recomendar é apenas um termo bem acabado para substituir o mandar.

Rafa_Positronn
Rafa_Positronn
3 anos atrás

Mas na hora de quererem respiradores mecânicos e mascaras dos outros

FABIO MAX MARSCHNER MAYER
FABIO MAX MARSCHNER MAYER
3 anos atrás

Em breve, quem usar o celular ou o computador para pedir democracia, receberá uma carta com antraz e/ou coronavirus do governo chinês!

João Polinario
João Polinario
Reply to  FABIO MAX MARSCHNER MAYER
3 anos atrás

Eu temo isso, a liberdade e democracia devem prevalecer em primeiro lugar como nos EUA.
Estou enojado.

Camaergoer
Camaergoer
Reply to  FABIO MAX MARSCHNER MAYER
3 anos atrás

Caro Fabio. Depende. Se você pedir mais democracia nos EUA, apoiar o Benny Sanders, for um entusiasta do “Occupy WS” e for a favor dos 99%, quem vai bater á sua porta será o FBI.

Caique
Caique
3 anos atrás

O que eu entendi:” Não usem da China, eles não podem te espionar só eu posso.”

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Caique
3 anos atrás

Também com um governo inimigo dos EUA no Brasil. Outro detalhe é que lá pelos menos isso ainda pode vir a luz, já na China vão espionar muito mais e nunca ninguém lá vai divulgar nada se não quiser morrer. Recentemente descobriram que os celulares xiaomi espionam até a alma do usuário sem consentimento nenhum hehe

Rebert
Rebert
Reply to  SmokingSnake ?
3 anos atrás

Só veio a luz a espionagem totalmente arbitrária dos eua, pois o grande snowden fez o certo é denunciou essa invasão a privacidade mundial.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Rebert
3 anos atrás

Com o governo brasileiro financiando várias ditaduras pela América latina e África, seriam trouxas se não ficassem de olho.

paulo
paulo
3 anos atrás

obviamente iremos obedecer, não é? manda quem pode, obdc qm tem juízo. kkkkkkk

Peter nine-nine
Peter nine-nine
3 anos atrás

Notem que, se a tecnologia fosse brasileira, os EUA estariam a aconselhar um qualquer país europeu a não usar a 5g brasileira….. “Usem a nossa :)”

Edson Parro
Edson Parro
Reply to  Peter nine-nine
3 anos atrás

Peter nine-nine;
Nem sempre! Lembro-me bem quando foi implantado o sistema de TV à cores no Brasil e a força para que usássemos o sistema NTSC. Entretanto foi adotado o sistema PAL-M.
 

Last edited 3 anos atrás by EParro
bjj
bjj
3 anos atrás

“Nos Estados Unidos, consideramos que a maneira correta de usar essa tecnologia é a proteção da privacidade, proteção dos dados e da informação e que essa informação não é entregue diretamente ao Partido Comunista da China”

Parece piada ouvir isso de quem chegou a grampear dezenas de chefes de estado há poucos anos (incluindo a Dilma), sem falar no caso Snowden.

Albede B. Magalhães
Albede B. Magalhães
3 anos atrás

Vi em um site português um documentário que conta a trajetória de Xi Jinping, presidente da China, é de arrepiar, ele chegou onde sempre desejou desde a infância e não está para brincadeira. Xi Jinping é a essência do PCC(Partido Comunista Chinês). É inteligente, paciente, perspicaz e malévolo. Dentro da China, as vozes corajosas que discordam do presidente e/ou do pcc são caladas ‘misteriosamente’ sem deixarem rastros. Ninguém sabe, ninguém viu. Que a liberdade de expressão sempre foi algo questionável na China é verdade, mas nesses últimos anos a situação piorou bastante, todo mundo é vigiado o tempo todo. Portanto,… Read more »

Antonio Palhares
Antonio Palhares
3 anos atrás

Os. Estados Unidos sempre monitoram as informações de paises, chefes de governo e grandes corporações. Como estão perdendo a corrida para os chineses ficam com esse papo furado.

Augusto L
Augusto L
3 anos atrás

Acho que o Brasil pode seguir a linha da UE.

Delimitar e restringir os chineses em áreas sensíveis mas não banir.

Banir so é uma opção viável a países do 5 olhos e países no qual a China se posa como uma ameaça militar como Taiwan e Japan.

Inclusive o RU está para ser expulso do acordo de 5 olhos e tendo sua relação especial revista pelo senado americano por permitir mesmo que de forma regulada e restringida a Huawei.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Augusto L
3 anos atrás

Augusto L.
Concordo com você. O problema nosso é a subserviencia e comportamento em desacordo com os reais interesses estratégicos do país.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
3 anos atrás

Quem em pleno século 21 ainda dá atenção aos EUA? Ganha quem oferecer o melhor serviço pelo que o nosso povo pode pagar. Se eu fosse a alimária do presidente mandaria uma carta aos EUA dizendo “blz pô, a gente exclui os xings e compra o 5G de vocês, mas aí vocês pagarão o valor a mais que custar o dos chineses, talkey?”

Pronto, resolvido o problema.

carcara_br
carcara_br
3 anos atrás

Fosse um governo mais pragmático essa notícia não preocuparia tanto é uma pena, porque apenas ajudará a encarecer ainda mais o serviço além de atrasar sua distribuição pelo país, onde eu moro ainda é difícil um sinal 4G estável, imagine quanto tempo demorará para de implementar o 5G.

Alessandro
Alessandro
3 anos atrás

Nem EUA, e muito menos China.

Temos que encontrar um outro país que desenvolva com a gente a tecnologia 5G, ou nos ofereça a garantia que o Brasil terá TOTAL acesso e comando sem interferência de terceiros mesmo que pague um pouco a mais.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  Alessandro
3 anos atrás

Só nos restariam Suécia, Finlândia e quem sabe Coréia do Sul.

jommado
jommado
3 anos atrás

Também são minhas as palavras:DOUGLAS TARGINO
Bom, eu não entendo nada disso, mas tenho certeza de uma coisa:

Nos Estados Unidos, consideramos que a maneira correta de usar essa tecnologia é a proteção da privacidade, proteção dos dados e da informação e que essa informação não é entregue diretamente ao Partido Comunista da China”

Paulo Lahr
Paulo Lahr
3 anos atrás

Só sei que no acordo de Alcântara… quem se beneficiou foram os americanos.

Foxtrot
Foxtrot
3 anos atrás

E os Lacaios brasileiros vão acatar.
Triste !

Leitor da Trilogia
Leitor da Trilogia
Reply to  Foxtrot
3 anos atrás

Realmente é triste ver o nível de subserviência que chegamos. Estamos tendo que escolher por quem seremos espionados.

Capela
Capela
3 anos atrás

Com todo respeito aos participantes do Fórum, mas alguns pelo comentário acham que politica externa é como ir comprar pão na padaria, não temos o minimo conhecimento sobre os fatos para querer condenar as posições do nosso governo e muito menos de governos estrangeiros, estão agindo pelo emocional e não pelo racional, até parecem torcida de time de futebol, aí fica difícil debater qualquer assunto, quanto mais temas que envolvam segurança nacional e política externa.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Capela
3 anos atrás

Com todo respeito caro Capela, mas o Brazil não tem política externa, muito menos diplomacia eficiente . O que temos é submissão as políticas externas das grandes nações. Se investíssemos em P&D em telecomunicações, defesa, educação etc, nas estaríamos nessa “saia justa”. Na LAAD 2003 surgiu uma empresa nacional chamada Krypitus sistemas que dentre outros produtos oferecia um chip nacional com as mesmas características técnicas que um da Asus, segurança da informação, criptografia etc. Pergunto, que fim levou essa empresa e seus sistemas críticos? Resposta ou foi sabotada pelo próprio governo (assim como fez com as faculdades nacionais) ou foi… Read more »

Capela
Capela
Reply to  Foxtrot
3 anos atrás

Foxtrot concordo com você, me refiro as pessoas que só comentam por questões ideológicas, não tem um conhecimento minimo a respeito do tema ou agem de má fé mesmo que é o mais provável, no fundo só querem politizar / tumultuar, não a toa o país está como está, quanto as universidades (doutrinadoras) da vontade de chorar só de pensar, “SALVE” a esquerda por essas e outras.

Sergio
Sergio
3 anos atrás

Todos fazem. Azar o nosso em viver de bananas e carne de vaca. A gravidade do assunto não é espionar – faríamos o mesmo caso pudessemos -mas quem espiona. Ficar a mercê da ditadura – mais ainda – chinesa e com o trauma desse vírus maldito sobre a cabeça. Me dá nojo daqui para a frente depender dessa nação das trevas para qualquer coisa. Não é possível que qualquer ser humano não nascido lá consiga defende-los! É doentio demais!

Maus
Maus
3 anos atrás

Só gente querendo ser escravizado por chinês aqui

XFF
XFF
3 anos atrás

Todas as empresas deles como google, Microsoft, Facebook,Twitter,Faceb.o,s.t.a e youtube são ferramentas de espionagens. Eles fazem isso na cara dura, espionam todos os líderes mundiais e depois acusam a China como se eles fossem inocentes nessa área. Eles não querem que o Brasil adote 5G, mas ele querem que Brasil adote tecnologia similar da empresas deles. Isso é uma piada. Eles não estão com medo de espionagem da China, mas com medo da China dominar o mercado e eles não puderem mais espionar com eficiência como eles fazem hoje. Brasil tem que exercer a sua soberania e optar por o… Read more »

Leitor da Trilogia
Leitor da Trilogia
3 anos atrás

Boa noite,
É comum comentários ficarem mais de dois dias sob moderação/análise?

Mgtow
Mgtow
3 anos atrás

É lindo ver o desespero dos comedores de hamburguer. Não conseguem competir com a China e passam a apelar.kkkkkk….É ainda fazem a boa e velha projeção. Projetar nos outros aquilo que são e fazem.