sábado, setembro 25, 2021

Saab RBS 70NG

Saab recebe encomenda de Carl-Gustaf M4 da Noruega

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

A Saab e as Forças Armadas da Noruega assinaram um contrato para o fornecimento da arma de ombro portátil multifuncional Carl-Gustaf M4. A encomenda prevê entregas a partir de 2021.

O acordo firmado entre as duas partes permite ao cliente norueguês fazer encomendas de Carl-Gustaf M4, equipamento associado e para treinamento durante 7 anos. As forças armadas norueguesas utilizam o sistema Carl-Gustaf M2 desde o início dos anos 70, sendo que, hoje em dia, além desta, o país também utiliza a versão M3.

“Damos as boas-vindas ao mais recente utilizador do Carl-Gustaf M4. É uma grande realização continuar a apoiar as forças armadas norueguesas, desta vez com a última versão do Carl-Gustaf”, diz Görgen Johansson, head da área de negócios Dynamics da Saab.

O Carl-Gustaf M4 é a versão mais recente do sistema de armas de ombro portátil multifuncional, que proporciona aos seus usuários uma vasta gama de opções de engajamento para que as tropas permaneçam ágeis e eficazes em qualquer situação. Isso porque o equipamento baseia-se nas capacidades formidáveis do sistema, que oferece um maior grau de precisão, construção mais leve e compatibilidade com futuras inovações. O M4 é também compatível com sistemas de mira inteligentes e futuros desenvolvimentos tecnológicos, tais como munições programáveis. Desde o seu lançamento em 2014, a Saab já assinou contratos com catorze nações diferentes para o Carl-Gustaf M4.

Carl-Gustaf M4

DIVULGAÇÃO: Saab / Publicis Consultants

- Advertisement -

9 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo
Fabio Araujo
8 meses atrás

Qual o padrão do Carl-Gustaf que usamos no EB? Os Fuzileiros também usam?

Alfa BR
Alfa BR
Reply to  Fabio Araujo
8 meses atrás

A versão M3.

Os Navais não usam (deveriam).

Tomcat
Tomcat
8 meses atrás

Qual a diferença entre ele e o AT-4?

Bosco
Bosco
Reply to  Tomcat
8 meses atrás

Toncat,
A diferença é que o AT-4 é um sistema de uso único, descartável (6,7 kg) enquanto o CG é um canhão sem recuo reutilizável.
O AT-4 M3 que o EB adota pesa 10 kg enquanto a granada HEAT mais comum pesa 3,2 kg, somando 12,2 kg.
Ambas têm 84 mm de diâmetro.
*Em tese a AT-4 parece melhor por conta de ser mais leve, mas se computarmos 4 tiros de AT-4 seria cerca de 26 kg (4 x 6,7) enquanto o CG seria 23 kg (10 + 4 x 3,2)

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Reply to  Bosco
8 meses atrás

E outra coisa temos uma versão produzida localmente do AT-4!

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
8 meses atrás

Epa! Fiz confusão.
“O AT-4 M3 que o EB adota pesa 10 kg enquanto a granada HEAT mais comum pesa 3,2 kg, somando 12,2 kg.”
Quis dizer: “O Carl Gustaf M3 que o EB adota pesa 10 kg enquanto a granada HEAT mais comum pesa 3,2 kg, somando 12,2 kg.”
Perdão!!

Agnelo
Agnelo
Reply to  Tomcat
8 meses atrás

Boa noite Tomcat Além do q o Bosco disse. O AT-4 tem o alcance útil “pequeno”. Se não me falha a memória, o alcance útil é de 300m. Se utiliza o AT-4 no nível Pelotão. Cada pelotão tem 1 AT-4 por esquadra (o q o Cabo comanda). São 6 AT-4 então. Grosso modo, ele praticamente é de uso emergencial, ou seja, o Bld tem de passar pelos Bld, pelos Mísseis AC do Btl e pelo Carl Gustaf da Cia pra chegar no AT-4 do Pelotão. Sua munição é de um tipo só, para penetrar Bld. Pode ser utilizado em outros… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Agnelo
8 meses atrás

Agnelo, Apesar do CG M3 ser de metal e reutilizável e em tese ser capaz de resistir a maiores pressões e portanto ser capaz de impulsionar uma granada mais longe fato é que por conta do sistema CSR ele limita essa pressão a não muito mais do que a que suporta o descartável AT-4. O maior alcance de algumas granadas do CG se deve a um motor foguete acionado após o lançamento e não propriamente à uma maior velocidade inicial. Existe também no sistema AT-4 uma opção de granada de grande alcance (1 km) com reforço de foguete , com… Read more »

Agnelo
Agnelo
Reply to  Bosco
8 meses atrás

Show
Valeu, camarada!

Últimas Notícias

Exército Brasileiro testa variante de engenharia do Guarani

Capacidade deve ser implementada em todas as brigadas mecanizadas Os primeiros testes de campo foram iniciados no Arsenal de Guerra...
- Advertisement -
- Advertisement -