Na manhã do dia 09 de março de 2021, 18 (dezoito) militares do Comando de Operações Especiais (COpEsp) participaram, de forma pioneira com a tripulação da Força Aérea Brasileira (FAB), do Salto Livre Operacional executado pela recém adquirida aeronave militar KC-390, de dotação do 1º GTT/ALA 2.

Tendo em vista as restrições das condições meteorológicas, com limitada visibilidade, o lançamento foi realizado na “Luz Verde”, por meio do sistema inercial (GPS) da aeronave.
Além de viabilizar mais essa capacidade para lançamento operacional e futuras atualizações doutrinárias, esse adestramento fomentou a interoperabilidade entre as Forças Singulares, buscando maior sinergia nas operações conjuntas.

 

FONTE: COpEsp

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
3 anos atrás

Foi uma experiência boa demais saltar, quero ir novamente.

LucianoSR71
LucianoSR71
Reply to  DOUGLAS TARGINO
3 anos atrás

Poderia nos dizer quais as diferenças p/ o salto do C-130?

Kit Carson
Kit Carson
3 anos atrás

O KC-390 é mesmo um vetor fantástico para a realidade da FAB!!! Não sei se um cargueiro maior teria custo benefício melhor, mas dentro das nossas condições e considerando a expertise da EMBRAER ficou massa demais!

Trabalhando em aeroporto internacional… já tive oportunidade de ver grandes cargueiros militares, entre eles o C17 do EAU que foi uma emoção enorme! Mas… ver o KC390 ao vivo deu uma acelerada no coração hehehehe! Muito bom!

Engana-se que um cargueiro de grande porte é “totalmente melhor” com o tamanho do KC fica mais fácil pousar em aeroportos menores, inclusive.

Sergio Cintra
Sergio Cintra
3 anos atrás

Caracoles! as fotos na saída do salto ficaram demais pois, mostraram que na saída para o salto a preocupação da porta estar na curva livrando o vento direto e ainda um defletor acionado, que acredito para o salto ( sem luz verde) proporcionar um momento de visão sem a interferência da velocidade do vento no equipamento. Muito show!

Sergio Cintra
Sergio Cintra
Reply to  Sergio Cintra
3 anos atrás

Faltou mencionar os flaps da aeronave acionados.

Humberto Moreira
Humberto Moreira
3 anos atrás

Moro em Goiânia, quinta-feira, dia 11 havia um KC-390 sobrevoando a cidade.

Humberto Moreira
Humberto Moreira
3 anos atrás

Creio que todos aqui sabem o Comando de Operações Especiais (C Op Esp) está localizado em Goiânia

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
3 anos atrás

Excelente essas imagens, parabéns aos envolvidos….será que o KC-390 terá algum apelido entre os militares igual o C-130 “gordo”?

Anthony
Anthony
3 anos atrás

Salve povo!

Offtopic: alguém tem notícias do Ozawa?( O “certinho” na escrita?

Nunca mais comentou na trilogia! Era figura frequente AQ!