Por Ronivaldo Silva Cerqueira – Subtenente do Exército Brasileiro
Sobre a escolha do novo local para a escola de sargentos, após ter servido na EsSA, em Três Corações por 11 anos, chego às seguintes conclusões:
1- A unificação da formação dos sargentos, de fato é necessária;
2- O novo local deveria estar situado em uma região mais central do país, com malha viária extensa, meios de transporte adequados (rodoviária, aeroporto, gare, etc.) e próximo a um grande/médio centro urbano;
3- O novo local deveria ter a possibilidade de proporcionar dois campos de instrução, sendo o menor mais próximo da Escola e o outro, de grande porte, mais afastado, de forma que possa suportar os tiros de artilharia e de carros de combate;
4- A escola deve situar-se próxima a um curso d’água volumoso, por conta da captação de água a ser consumida, bem como das instruções para o curso da Arma de Engenharia;
5- O clima interfere na continuidade das instruções, uma vez que o Exército tem grande preocupação com a segurança dos homens e mulheres que compõem o corpo discente;
6- Deve haver a preocupação com a construção de Próprios Nacionais Residenciais suficientes, a fim de não inflacionar a especulação imobiliária do local e de hospital/posto médico que possa atender à família militar;
Nesse contexto, Juiz de Fora e Goiânia seriam fortes candidatas para abrigar o estabelecimento de ensino, se estivessem entre as cidades finalistas. Cabe salientar que, a EsSA deixaria de existir, pois a nova escola também abrigaria as qualificações logísticas e de música.
Três Corações sairia ganhando, pois abrigaria os cursos de aperfeiçoamento de sargentos, de adjunto de comando e de habilitação ao quadro auxiliar de oficiais, compostos por alunos com mais de dez anos de carreira, com maior poder aquisitivo e acompanhados pelas respectivas famílias.
NOTA DA REDAÇÃO: Os leitores que tiverem textos de opinião sobre os temas abordados no Forças Terrestres e quiserem vê-los publicados no site, podem enviá-los para os editores no e-mail redacao@fordefesa.com.br.
Se o EB optasse por um efetivos de praças profissionais nem seria necessário uma escola assim. Poderia ter um exame de admissão exigente e conclusão de ensino médio obrigatório e já teria um corpo de praças muito melhor, daí poderia promover de acordo com o tempo, disponibilidade e mérito.
Concordo que o EB deveria acabar com a conscrição e manter uma força menor totalmente profissional, como, até onde sei, fazem os Fuzileiros Navais. Porém, isso não eliminaria a necessidade da EsSA, uma vez que ao serem promovidos à sargento as praças precisariam passar pelo treinamento adequado.
A questão da localização central do país seria por qual motivo, visto ser uma Unidade Escola?
Também não vejo sentido nisso.
E por qual razão colocar na fronteira com a Argentina? Será que os ermanos vão estudar nela?
Santa Maria é na fronteira com os Hermanos?
Tem mapa aí na sua casa?
Criatura, eu sou santamariense e moro em Santa Maria. Ficamos a 400 km da Argentina e a 250 km do Uruguai. Fronteira com a Argentina é Uruguaiana, Itaqui, São Borja, Porto Xavier, Porto Vera Cruz, Porto Mauá…..com o Uruguai é Jaguarão, Aceguá, Santana do Livramento, Quaraí, Barra do Quaraí, etc….
Os Hermano conhecemos. Mas os ermanos que levarão todos os AMX pra Santa Maria e os bandeirulhas de Florianópolis para canos , fora quase todos os blindados e artilharia para seu território. Cara o que tá rolando? Se for separatismo devolve o que é do povo brasileiro. Brasil não é a Ucrânia.
Hermano? Ermanos? Levarão? Canos? Primeiro aprende a escrever…..Os A-1, na “fantástica” quantidade de 14 exemplares modernizados, mal dão para equipar as duas Unidades Aéreas de SM, e tu queria que fossem distribuídos para outras bases ainda? Os P-95M, na também “fantástica” quantidade de 4 exemplares, que equipam o 2º/7º GAV, você queria que permanecessem operando de Florianópolis, mantendo uma Base Aérea funcionando, com toda sua estrutura, para apenas 4 aeronaves? Por favor!!! Já o resto, não vale nem a pena comentar…..separatismo?? Meu Deus….Isso aí é teu argumento?
Custos, carácter nacional dos candidatos, proximidade à outras escolas e principais Unidades do E.B.
– Custos serão os mesmos em qualquer lugar;
– Caráter na jornal doa candidatos? O que vc quis dizer com isso?
– Proximidade com outras escolas? Quem vai pra ESA, vai pra ESA….não pra outras escolas;
– principais unidades do EB…..toda Cavalaria Blindada do EB situa-se na região Sul, à exceção do 20⁰ RCB, no MS….toda artilharia de tubo auripropulsada e boa parte da autoridade situa-se na regiao sul.
– Enfim, o que parece é que vc está usando seu sentimento (comentário sobre os gaúchos no outro tópico sobre a localização da ESA) para justificar seu posicionamento.
Tá aí uma coisa que nunca vi fazer sentido. Pra quê manter o poderio bélico na região Sul do país?
Argentinos… eles com um porrete na mão são uns malas, imagina quando tinham Exocets acertando a RN…
Mais fácil dos future Sargentos se deslocarem pra lá.
Imagine o garoto que mora no Amapá, que quer fazer o curso, mas não tem condições de bancar uma viagem até o Rio de Janeiro por exemplo.
O ideal seria em Goiás, Tocantins, Minas etc….
Se o cara mora no Amapá e não consegue ir ao RJ, também não vai conseguir ir aos estados que vc citou. E, se o aluno não tem condições de fazer uma viagem, aí complica, mesmo. Justificativa risível.
Misturar musico com a formação de combatentes nada tem a ver! Vai pendurar mais encargos na ESA e dispersar foco. Apenas interesses políticos e ideológicos moveriam tal mudança.
Concordo !!
EsSA tem q ser pra Combatentes e Apoio ao
Combate.
Músicos (???).
Tem q ser pelo Antigo Quadro Especial (Motoristas, Cozinheiros, Barbeiros, etc.).
Ou Então como Sargentos Temporários.
Forças armadas com músicos… alguma vez já deve ter sido necessário. Tá aí mais um quadro a ser extinto, ou transformado em temporário em definitivo.
Da mesma forma os quadros de saúde: hoje em dia deveria se repensar a estrutura de saúde nas F.A. A quantidade de hospitais, a terceirização, planos de saúde coletivos, etc, no mínimo um estudo sério sobre esse assunto.
Goiânia e o melhor local
Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Rio de Janeiro, etc…..não estão nessa disputa. Esse tópico não é para discutir ou sugerir lugares para a instalação da ESA, pois só existem 3 estados na disputa, cobforme o próprio EB: RS, PR e PE.
PE e RS estão fora, muito extremo no país. Goiânia tem as melhores condições, e na última fase de instrução poderia ter estágio obrigatório na brigada de forças especiais. Com a mudança de comando é quase certo que vai pro Centro do país assim como uma unidade blindada para Cuiabá.
De onde vc tira essas “informações”? Da sua cabeça? Unidade blindada…..qual? Cavalaria? Infantaria? Pelo que o EB divulgou do projeto da ESA, é exatamente o contrário do que vc colocou. RS, PR e PE…..vai ser em um desses estados…..e um projeto desses não sai da cabeça ou das paixões do Comandante da Força. Isso é discutido e decidido em nível de Estado-Maior.
Exatamente o novo estado-maior que o Bolsonaro está formando vai decidir. O regimento de Uruguaiana vai pro Centro Oeste. O Brasil é muito grande e não pode ficar concentrado em regiões com pouca coisa para defender.
O presidente está formando o novo Estado- Maior? Tem certeza?Quanto ao que você falou sobre Uruguaiana, quem te disse? Qual Regimento de Uruguaiana? O 8º RCMec – Unidade de Cavalaria Mecanizada – não Blindada, como você afirmou no outro comentário, ou o 22º GAC/AP – Unidade de Artilharia, equipada com o M109A3? Cara, tu escreve com as coisas que você deseja e pensa que devam ser feitas, mas você precisa trabalhar com o que é divulgado e com a realidade.
Tudo se encaixa se a escola fosse para o Pará. La ha muitas areas e grandes que poderia ser compradas sem especulacao imobiliaria, nao ha ate onde eu sei uma escola neste nivel por la, tem grandes cursos dagua, relativamente proximo a brasilia. Enfim, sair um pouco do eixo rio de janeiro x brasilia.
Belém tem um centro de instrução de comandos. Por sinal muito elogiado.
Nas 3 cidades finalistas há espaços do próprio EB ou do MD ou do GF em que a ESA será instalada. Não precisa comprar terreno.
2- O novo local deveria estar situado em uma região mais central do paí
“Nesse contexto, Juiz de Fora e Goiânia “
Juiz de Fora fica de fora…
Muito oportuno o item 6. Qualquer grande instalação, no sentido amplo do termo, tem essa consequência ruim. Fazer girar a economia local é sempre bom, porém, pra quem tem que pagar pela especulação gerada, certamente é um limitador.
Como falei no outro tópico deste assunto, o Vale do Paraíba é o local ideal, com várias outras unidades do EB e Aeronáutica e muito espaço pras atividades da escola.
RS, PR e PE…..será em um desses 3 estados.
Se o nobre Subtenente me permite, vejo q o clima durante o ano tb deveria ser levado em questão, pois em Três Corações o inverno eh “rigoroso” e o verão forte, “preparando” o futuro Sargento as condições climáticas tão distintas de nosso País.
Outra questão eh a topografia e ter mata nativa.
São essas duas questões que poderia.
Deveria acabar ou estender mais o limite de idade, eu vejo muitos coroas com mais de 41 anos nas polícias (PC,PF,PRF) treinando pesado e fazendo grandes treinamentos que muitos jovens hoje teriam condições também de fazer.
Porquê o Brasil não tem uma Legião Estrangeira?
Temos uma política intervencionista em qual país para justificar a existência de uma?
Eu só queria saber, estou meio por fora disso.