Rio de Janeiro (RJ) – O segundo turno de 2021 do Estágio de Mestre de Salto Livre do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil formou 13 militares. A cerimônia de brevetação foi realizada no dia 2 de julho em Lins (SP). Na ocasião, foram brevetados três militares da Brigada de Infantaria Pára-quedista, sete do Comando de Operações Especiais, dois do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil e um da Força Aérea Brasileira.

Durante o turno, ocorreram dois saltos armados e equipados com infiltração por velame aberto, planejados e conduzidos pelos alunos. Os saltos servirão de base para o adestramento das unidades de origem dos militares, exigindo apurado conhecimento técnico e um planejamento detalhado e minucioso.

Participaram da operação final cerca de 75 militares, destacando-se a participação de integrantes do 2° Esquadrão de Transporte Aéreo (2° ETA), Esquadrão Pastor da Força Aérea Brasileira, com uma aeronave C-95 (Bandeirantes), de integrantes do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimento pelo Ar (B DOMPSA) e de integrantes do 37° Batalhão de Infantaria Leve, sediado na cidade de Lins, organização militar pertencente à 11ª Brigada de Infantaria Leve. Foram utilizadas técnicas de lançamentos acima de 12 mil pés, necessitando de planejamento meteorológico detalhado, de equipamentos e técnicas especiais e de trabalho em equipe.

Estágio
Durante o Estágio, o mestre de salto livre aprende a realizar lançamentos livres, organizar e preparar a aeronave para o salto e operar os trabalhos da equipe de terra. Além disso, os estagiários recebem noções de meteorologia com leitura de documentos meteorológicos, técnicas avançadas de navegação e de queda livre e precisão no alvo.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Atitador 33
Atitador 33
2 anos atrás

Na segunda foto!, parecem militares trajando fardamfento multicam, que devem pertencer as forças especiais da marinha, e uns militares trajando um camuflado que se parece o camuflado francês, mas ba matéria nao relatam militares de outros países, quem são esse “cabras” ai?

Abs

Rafael
Rafael
Reply to  Atitador 33
2 anos atrás

É só um militar do EB que comprou uma gandola da legião estrangeira no eBay, segue o jogo ??

Quaresma
Quaresma
Reply to  Atitador 33
2 anos atrás

Forças Especiais de outras Organizações, possivelmente o da ponta pode ser de alguma Força Policial, e os três estão usando um “casaco” fora do padrão, porém são do EB, só observar o camuflado da calça.

NashArrow
NashArrow
2 anos atrás

Boa noite a todos, uma pergunta aos especialistas: as forças armadas brasileiras tem unidades especializadas em saltos do tipo “HALO” e “HAHO”?

Agnelo
Agnelo
Reply to  NashArrow
2 anos atrás

Tem
No EB, tem no BFEsp e na Cia Prec Pqdt.
Sds

eliton
eliton
2 anos atrás

Pergunta de quem não entende absolutamente nada do assunto.
Com os radares e armas anti-aéreas cada dias mais eficientes o uso de paraquedistas como forma de avançar sobre as linhas inimigas não se tornou algo suicida?

Agnelo
Agnelo
Reply to  eliton
2 anos atrás

Antes de uma operação desta natureza, uma operação de inteligência é realizada. Reconhecimentos são feitos.
Pqdt são lançados em áreas seguras.
Não é por menos, q após aterrarem, realizam uma “boa” marcha.

Gilson Kohs
Gilson Kohs
2 anos atrás

Que tenham aprendido as lições do caso da morte causada por falhas de vários militares durante um salto. O vídeo mostra o quase amadorismo dos envolvidos tanto na preparação do salto como nas tentativas de salvamento.