Em 1º de setembro, a BAE Systems apresentou uma proposta, em parceria com o integrador de defesa estatal VOP CZ sp, à República Tcheca para entregar uma nova frota de 210 veículos CV90 em sete variantes dentro do orçamento do MoD tcheco, dentro do prazo e do cronograma

A oferta da BAE Systems para substituir os veículos BVP-II legados do Exército Tcheco é totalmente compatível com todos os principais requisitos estabelecidos pelo MoD tcheco e pelo Exército Tcheco.

A oferta, da BAE Systems Hägglunds da Suécia, é centrada no moderno CV90 MkIV comprovado em combate e incorpora uma abordagem de cooperação industrial estratégica comprovada que trará valor agregado significativo para a República Tcheca e uma oportunidade única de se juntar a uma comunidade de elite de sete usuários estabelecidos do CV90.

Construído pela BAE Systems Hägglunds, o CV90 MkIV é o veículo de combate de infantaria mais capaz disponível no mercado hoje, e seu desempenho é comprovado pelos excelentes resultados vistos durante testes recentes na República Tcheca. O CV90 foi apresentado no evento Dias da OTAN em Ostrava, República Tcheca (de 18 a 19 de setembro de 2021), com o apoio do país parceiro deste ano, a Suécia.

“Nossa oferta de CV90 MkIV para a República Tcheca atende a todos os principais requisitos da concorrência, conforme claramente definido pelo MoD tcheco. Podemos nos comprometer a entregar o número de veículos, de acordo com o custo e dentro do prazo”, disse Tommy Gustafsson-Rask, diretor administrativo da BAE Systems Hägglunds. “A oferta da BAE Systems também excede os requisitos de cooperação industrial exigidos pelo Exército Tcheco. Queremos que a indústria tcheca desempenhe um papel estratégico e de alto valor no desenvolvimento e produção do novo veículo de seu país e todas as suas variantes para garantir a soberania nas próximas décadas”.

Benefícios industriais da oferta CV90:

  • Os veículos CV90 MkIV tchecos seriam entregues como um projeto da indústria de defesa tcheca, inspirado na estratégia de inovação tcheca. A VOP CZ s.p., o principal parceiro na licitação, juntou-se a outras empresas da indústria tcheca, incluindo MEOPTA, VR Group, VTU e Ray Service, além de mais de 30 empresas de defesa tchecas e universidades tchecas.
  • A oferta da BAE Systems Hägglunds excede substancialmente o conteúdo direto obrigatório de 40% e injetará imediatamente um investimento substancial nas indústrias tchecas participantes. A licitação também oferece oportunidades de valor agregado que podem fortalecer fundamentalmente a indústria de defesa do país e impulsionar outros setores econômicos também.
  • Além disso, os efeitos indiretos da oferta da BAE Systems trariam benefícios de mais de 50 bilhões de CZK ao longo da vida do programa e proporcionariam oportunidades significativas para as empresas ingressarem na cadeia de suprimentos global da BAE Systems.
  • A transferência de propriedade intelectual relacionada ao CV90 para apoiar os objetivos estratégicos de inovação tcheca e garantir a independência do Exército Tcheco na manutenção, reparo e desenvolvimento futuro do veículo.

O CV90 é o veículo de combate de infantaria mais reconhecido, respeitado e comprovado em combate implantado pelos estados membros da OTAN. A BAE Systems entregou cerca de 1.300 veículos em 15 variantes para sete países europeus, incluindo quatro membros da OTAN.

A adoção do CV90 também dá acesso ao exclusivo CV90 User Club, trazendo o potencial de compartilhamento dos principais sistemas e designs em toda a família de veículos CV90, reduzindo o risco e proporcionando uma oportunidade de compartilhar custos na fase pós-aquisição.

Todos os seis programas CV90 de cooperação industrial e exportação anteriores da BAE Systems entregaram conteúdo industrial a pelo menos o valor total do contrato e sempre antes do cronograma acordado.

FONTE: BAE Systems

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Marcelo Garcia
Marcelo Garcia
2 anos atrás

Acho esse projeto excelente e bem resolvido. Não sei se ele ira participar da licitação do EB, na versão CV90-120, o que seria uma ótima opção.

Oráculo
Oráculo
Reply to  Marcelo Garcia
2 anos atrás

A licitação do EB é para a Cavalaria Mecanizada.

Os Centauros – todos sabem que será o vencedor – vem para ocupar o lugar do Cascavel.
De começo para atuar em conjunto. Futuramente vão substituir todos.

O CV-90 viria para a Brigada de Cavalaria Blindada.

E também para os RCB, que até hoje ninguém conseguiu me explicar o motivo de uma Brigada Mecanizada ter regimentos blindados.

Uma salada que só o EB entende.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Oráculo
2 anos atrás

Porque os RCB, com suas frações CC + Fuz Bld sobre lagarta tem um poder de fogo, uma proteção blindada e uma mobilidade muito maior do q as tropas sobre roda. É fundamental, diante das missões das Bda C Mec, q ela tenha uma fração q lhe confira isto para melhor desengajar o inimigo q esteja contra seus RC Mec, por exemplo, q possa intervir definitivamente no combate, como reserva da Bda, q possa dar um grande poder relativo de combate nas ações ofensivas, objetivando dar impulsão e poder de choque na conquista dos objetivos. A Bda C Mec é… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
2 anos atrás

seria interessante até no Brasil

Lala Croft
Lala Croft
Reply to  Carlos Campos
2 anos atrás

Conversaram sobre vacina, presidente brasileiro desconversou.

Jefferson
Jefferson
Reply to  Carlos Campos
2 anos atrás

Acho mais fácil pintar um psiquiatra de Oxford para o bolsonaro.
Enquanto esse homem for presidente, teremos apenas acréscimo de folha de pagamento.

Gabriel BR
Gabriel BR
2 anos atrás

É um projeto fora de série

rdx
rdx
2 anos atrás

Excelente opção para substituir as sucatas dos RCB….e os M113 dos BIB.

Helio
Helio
2 anos atrás

Um belo veículo, mas segundo a Wikipedia foi desenvolvido para operar em clima subantártico. Ou seja, não é adequado ao nosso clima, necessitando de uma boa tropicalização.

DanielJr
DanielJr
Reply to  Helio
2 anos atrás

Acho que não deve ser um problema, já que as chances de veículos que operam na OTAN e outros países mais “presentes” no globo operarem no oriente médio, norte da África e outros locais mais quentes é bastante alta. Não é um veículo desenhado apenas para ficar rodando na região da Finlândia.

rdx
rdx
Reply to  Helio
2 anos atrás

Sim, porque tem boa mobilidade na neve e em pântanos da região. Não tem relação com a temperatura.

O CV90 teve bom desempenho no Afeganistão.

Last edited 2 anos atrás by rdx
Barak MX para o Brasil
Barak MX para o Brasil
2 anos atrás

Para quem pensa que ele seria bom para o Brasil como um MMBT, ele tem pouca blindagem se comparado ao ASCOD 2 e Lynx.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Barak MX para o Brasil
2 anos atrás

A blindagem é, como os outros, modular, dá para acrescentar.
Veja este demonstrador:
https://www.youtube.com/watch?v=1k1X2nBC9Q8

Heinz Guderian
Heinz Guderian
2 anos atrás

A baba chega escorrer pela boca.
Que espetáculo!!!!

Oráculo
Oráculo
2 anos atrás

O EB deveria ao menos começar a planejar uma aquisição desse tipo de blindado.

Veículos como CV-90, ASCOD e Lynx mudariam nossa infantaria blindada de patamar.

Mas no ritmo atual das nossas FFAA, talvez em 2040 comecem a pensar nessa hipótese…

Last edited 2 anos atrás by Oráculo
Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
2 anos atrás

Faz muito mais sentido ter o CV90 nos fuzileiros navais do que no E.B, substituiria o M-113 pelos CV9030 e os SK-105 pelos CV90120, o peso leve seria possível desembarcar na praia duas viaturas de uma vez pelos EDVM.