China venceu batalha de inteligência artificial com EUA, diz ex-chefe de software do Pentágono

69

A China está vencendo a batalha de inteligência artificial (IA) com os Estados Unidos e ruma para o domínio global graças aos seus avanços tecnológicos, disse o ex-chefe de software do Pentágono ao Financial Times.

Segunda economia do mundo, a China provavelmente dominará muitas das principais tecnologias emergentes, particularmente a IA, a biologia sintética e a genética, dentro de cerca de uma década, de acordo com avaliações de inteligência ocidentais.

Nicolas Chaillan, primeiro chefe de software do Pentágono a renunciar para protestar contra o ritmo lento da transformação tecnológica dos militares dos EUA, disse que a incapacidade de reagir está colocando seu país em risco.

“Não temos uma chance competitiva de lutar contra a China dentro de 15 a 20 anos. Neste momento, já é assunto encerrado, já terminou, na minha opinião”, disse ele ao jornal. “Se vai precisar de uma guerra ou não é meio anedótico.”

A China ruma para dominar o futuro do mundo, controlando desde as narrativas da mídia à geopolítica, disse ele.

Chaillan culpou a inovação arrastada, a relutância de empresas norte-americanas como o Google para trabalhar com o Estado em IA e os debates éticos prolongados a respeito da tecnologia.

Empresas chinesas, segundo Chaillan, são obrigadas a trabalhar com o governo e estão fazendo um “investimento maciço” em IA sem se importar com a ética.

FONTE: Reuters, via Terra

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
2 anos atrás

A China ruma para dominar o futuro do mundo, controlando desde as narrativas da mídia à geopolítica, disse ele.”

Só mudou o personagem más a narrativa de quem hoje domina o mundo é exatamente a mesma, ou não?

Agressor's
Agressor's
Reply to  Rogério Loureiro Dhiério
2 anos atrás

Os EUA tem medo de perder sua hegemonia na área, então, atacam com retaliações qualquer um que o ameace. Os EUA “respeitam” o livre mercado, mas só quando o mercado é deles! Eles tão de boa com o mercado interno deles eles tem um terço do mundo lá não se preocupa com o resto do mundo. A China está ganhando um jogo no qual é o próprio EUA que ditou as regras!

FOX
FOX
2 anos atrás

“Não importa a cor do gato,contanto que ele cace o rato” essa frase de Deng Xiau Ping expressa bem a “ética ” chinesa …

Chevalier
Chevalier
Reply to  FOX
2 anos atrás

Psiu… tem MUITA gente aqui que ñ vê nada de errado com a ética chinesa. E ñ é só leitor do blog ñ, viu? kkkkkk

Carlos
Carlos
Reply to  Chevalier
2 anos atrás

Com certeza!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  FOX
2 anos atrás

Preocupe-se com a ‘falta’ de ética dos americanos que invadem, matam e destroem pequenos países que eventualmente se opõem aos seus pontos de vista.

Chevalier
Chevalier
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Eu sabia q esse aí viria soltar a carta dus americanu malvado. Conquanto eles fizeram erros graves e condenáveis nas últimas décadas, nada se compara à ditadura mais sanguinária da história do mundo. E olha que ela nem começou a matar fora das suas fronteiras ainda. Chegou a esse posto matandd o próprio povo.

Andre
Andre
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Tipo o Tibet?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Andre
2 anos atrás

Tibet não é País.
É uma província chinesa.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  FOX
2 anos atrás

Prezado Zeus

Não se preocupe que Reagan nunca falaria isso, pois não tinha capacidade para falar três palavras seguidas que fizessem sentido.
Era conhecido mundialmente pela sua falta de inteligência.
Depois vieram outros como Bush Jr, Trump e outros um ‘pouquinho’ mais aquinhoados.
Era evidente que ficariam para trás.

FOX
FOX
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Vocês que defendem os gafanhotos amarelos oque acharam do navio pesqueiro chinês que atacou o pesqueiro brasileiro? E também oque acharam da “ética ” chinesa na questão dos navios classe Valemax ? A verdade é que vocês devem ser tudo uns quebrados fracassados que não se deram bem na vida aí gostariam de ter um macho alfa como o porquinho gordo da Coreia do Norte ou o PCC chinês para deixar tudo parelho .

Manuel Souza
Manuel Souza
Reply to  FOX
2 anos atrás

Vc escolheu como seu Macho Alfa o Trump não foi? Ainda adora ele?

PACRF
PACRF
Reply to  FOX
2 anos atrás

Não importa quem esteja sendo espionado, o importante é que todos sejam espionados e tenham suas privacidades devassadas, inclusive utilizando as mais modernas tecnologias, dentre elas a IA. Essa conduta expressa bem a “ética” norte-americana. Edward Snowden que o diga…

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
2 anos atrás

É o rumo natural das coisas, os EUA gozaram por muito tempo de um mundo destruído pela segunda guerra mundial, e pelo medo constante de um terceiro conflito. Agora com o mundo livre de certas amarras vários países voltaram a produzir tecnologias, rivalizando com o parque tecnológico americano.

PACRF
PACRF
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Concordo! Esse é o principal problema que assombra os EUA: perder a hegemonia na economia. Pior, eles não sabem como resolver esse problema, pois a China não para de crescer e influenciar a economia mundial. Vale lembrar que a antiga União Soviética nunca foi um rival à altura nesse tema.

Agressor's
Agressor's
2 anos atrás

Passos para o sucesso: 1) observe 2) aprenda 3) replique 4) SUPERE! Existe uma disputa tecnológica e industrial entre China e EUA, e a China está deixando os EUA no chinelo. A quantidade de engenheiros na China é equivalente à população da Alemanha. Acredito que eles têm potencial para revolucionar em todas as áreas da engenharia e tecnologia… Só a Huawei tem mais de 30 patentes na área de telecomunicação…Sem contar os valores absurdamente baratos no que já existem…os EUA ou barrava a Huawei..ou o vale do silício estadunidense iria virar uma nova Detroit….E a China cresce hoje porque tem… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Antoniokings
Antoniokings
2 anos atrás

O grave desequilíbrio da sociedade americana nunca mais possibilitará alcançar a China.
Refiro-me a esse desequilíbrio como sua situação econômico, política e social.
Especula-se, inclusive, que estão sendo fissuras tão grandes que desembocará em conflito social.

M.@.K
M.@.K
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Acho que vc foi muito restrito… não acredito no desequilíbrio da sociedade americana, mas sim no desequilíbrio da sociedade ocidental… e se a China se tornar o novo império em meados de 2050, poderá sofrer do mesmo desgaste.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  M.@.K
2 anos atrás

Essa polarização, sem dúvidas, também está alcançando outras sociedades ocidentais, como França, Espanha, Reino Unido, Alemanha e etc.
Mas, nos EUA, está avançando com incrível rapidez e com uma virulência maior que nos outros países.
Até a Suprema Corte americana está sendo permeada por esta politização/polarização.

12/10/21
br.sputniknews.com/americas/2021101218115484-suprema-corte-dos-eua-vive-politizacao-que-reflete-partidarizacao-do-processo-judicial-diz-analista/

Alexandre ziviani
Alexandre ziviani
2 anos atrás

Enquanto um (China) esta desenvolvendo “Sol artificial “,trens de alta velocidade,satélites com transmissão de dados por 6G.

O tio Sam promove humanismo,banheiros unissex,BML,guerra racial,ambientalismo,identitarianismo WOKE,Translesbianismo etc..

Que comece a Marcha fúnebre USA…

Carlos
Carlos
Reply to  Alexandre ziviani
2 anos atrás

Pois é!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Carlos
2 anos atrás

Esse foto não diz nada.
Muito provavelmente é uma simples brincadeira entre os soldados.
Tipo um trote.
O grave problema dos americanos é que se tornou uma sociedade dividida, endividada e que está empobrecendo rapidamente.

Em 2016, mais de quarenta milhões de americanos passavam fome.
ihu.unisinos.br/78-noticias/563447-mais-de-quarenta-milhoes-de-norte-americanos-passam-fome-a-triste-face-da-america

Em 2020, o número chegou a 50 milhões.
noticias.uol.com.br/colunas/kennedy-alencar/2020/11/23/covid-e-boicote-de-trump-a-pacote-de-ajuda-aumentam-inseguranca-alimentar.htm

E se são 50 milhões passando fome, imagine quantos estão se aproximando da linha da miséria.

Mangano
Mangano
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Essa foto ilustra muito bem o porque dos EUA estarem ficando pra traz… Infelizmente o país mudou e não para melhor … Essas discussões inócuas sobre banheiros unisex e afins podem existir e é natural que existam em um país forjado pela liberdade individual como valor acima de todos…. O problema é que existem outros pilares da sociedade americana que vem sendo esquecidos ou suplantados por essas besteiras

Carlos
Carlos
Reply to  Mangano
2 anos atrás

Exatamente. Enquanto eles perderem o foco, a China veio comendo pelas beiras e chegou onde chegou. Eu não estou aqui defendendo o sistema chines, longe disto, mas tem coisas acontecendo nos EUA que só não enxerga quem não quer. Não dá pra tapar o sol com a peneira. Estes cadetes, formados com esta mentalidade, serão aqueles que futuramente ocuparão cargos de comando nas forças armadas. Muitos dirão que não tem nada a ver uma coisa com outra. Será? O futuro dirá.

Last edited 2 anos atrás by Carlos
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Carlos
2 anos atrás

Claro que têm coisas acontecendo na sociedade americana. E não são as pautas de proteção aos direitos civis. É a pobreza avançando, a desigualdade social disparando (a maior entre os países do G-7), a educação claudicando, a infraestrutura antiquada, a perda de competitividade industrial. São vários fatores que explicam o clima de confronto que está se armando dentro da sociedade americana. São ricos odiando os pobres. Brancos odiando negros, orientais e latinos. Nortistas odiando sulistas. E por aí vai. E olha que eles têm uma péssima recordação de onde isso foi parar. China e Rússia assistindo ‘de boas’ à distância.… Read more »

Manuel Souza
Manuel Souza
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Eu fico impressionado com a galera aqui. Vc tem um ponto Antonio. E muito plausível. As pessoas nem lêem e já dão deslike. É fato que os EUA e suas corporações na ânsia de auferir lucros entregaram o parque industrial do pós-guerra para a China e hoje estão colhendo as consequências. Subestimaram um povo que tem a maior população do mundo. Só a classe média chinesa (quem ganha entre 15000 e 390000 dólares ao ano) já é maior que toda a população americana. Não tem como competir com um país assim. Os EUA ainda detém as melhores universidades e muitas… Read more »

Francisco
Francisco
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Realmente a pobreza tem avançado, mas acredito que principalmente por conta dos imigrantes, estes saem de seus países e vão no caso para os EUA tentar melhorar de vida, contudo, chegando lá querem (não todos é óbvio) continuar com os mesmos péssimos hábitos/costumes que tinham em seus países de origem, especialmente no que diz respeito ao assistencialismo, como exemplo recente podemos citar a falta de mão de obra enfrentada por alguns setores nos EUA que não por coincidência atingiu a classe trabalhadora que mais recebeu benefícios/dinheiro durante a pandemia, isto é, mesmo vivendo lá as pessoas ainda gostam de viver… Read more »

Mangano
Mangano
Reply to  Carlos
2 anos atrás

Especificamente sobre essa questão de homosexuais nas FFAA eu discordo muito das interpretações que muitos tem da política do “don’t ask don’t tell”…. Tem gente que acha que essa é uma política preconceituosa e eu não poderia discordar mais…. Acho que a frase carrega justamente a ideia de que sua orientação sexual é totalmente irrelevante…. E essa ação aí da foto é simplesmente ridícula porque não se presta a nada…. Nas forças armadas se usa coturno …. Seja homem, mulher, homosexual ou não…. Se usa coturno pelo simples fato de que é o que a função demanda e nada mais… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Alexandre ziviani
2 anos atrás

Enquanto um (China) esta desenvolvendo “Sol artificial “,trens de alta velocidade,satélites com transmissão de dados por 6G.

O Tio Sam quer se endividar, comprar carros alemães, entrar em uma hipoteca para morar perto da praia, passar férias na Europa, comer em restaurantes todos os dias e por aí vai.

Não é difícil imaginar onde isso vai parar.

Andreo Tomaz
Andreo Tomaz
Reply to  Alexandre ziviani
2 anos atrás

O “tio Sam” não promove essas pautas, ocorre que os EUA, por ser uma democracia e um país que preza pelas liberdades individuais, tem que dar espaço para todas as pessoas se expressarem e lutarem por seus direitos. Negros, lgbts, e tantos outros grupos marginalizados têm seu espaço nos EUA, coisa que é bem diferente numa ditadura. Não estou dizendo que é certo ou que é errado, apenas estou constatando um fato.

Chevalier
Chevalier
Reply to  Andreo Tomaz
2 anos atrás

Errado. O tio Sam promove sim, é política do governo esquerdista de lá promover isso. Ate hastear a bandeira colorida na embaixada afegã fizeram.

Last edited 2 anos atrás by Chevalier
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Chevalier
2 anos atrás

Ih rapaz!
Esqueci esse assunto.
Não sei porque vcs ficam tão incomodados com isso.
Sei não…..

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Chevalier
2 anos atrás

Cara!
Vc tem de se decidir.
Ou apóia uma democracia que repeita todos os valores ou uma ditadura que os descrimina e/ou reprime.
Ademais, esse assunto só incomoda quem tem distorções psicológicas graves e vêm a público comentar até sobre ‘golden shower’ no Carnaval.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Chevalier
2 anos atrás

Lamentável. Os Founding Fathers devem estar se revirando em seus túmulos observando o que os EUA tornaram-se, uma sobra patética do que já foi.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Chevalier
2 anos atrás

Tá, e isso muda em quê a forma como os EUA desenvolvem tecnologias?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Prezado Inimigo.

É o que estou falando.
É estranha essa fixação desse pessoal com esse assunto.
Como dizia a saudosa Dona Bela: ‘Só pensa naquilo!’

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Alexandre ziviani
2 anos atrás

Não esquece dos iluminatti malvados

Luciano do Prado
Reply to  Alexandre ziviani
2 anos atrás

Esse tipo de pensamento arcaico é um erro. Os EUA estão ficando para trás porque, os engenheiros que se forma lá (como aqui no Brasil), preferem ganhar dinheiro fácil com especulação financeira e não porque existem pautas progressistas sendo discutidas pela sociedade.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
2 anos atrás

Tipo de noticias que os Chineses não acreditam.

Wagner
Wagner
2 anos atrás

EUA levou 30 anos para ganhar uma medalha de matemática, e os ganhadores são imigrantes asiáticos. Estão pagando caro por privatizar sua educação a fatura chegou. Enquanto na China o sistema EAD foi proibido e a educação privada caçada,eles têm visão de futuro e sabe para avançar tecnologicamente o investimento em ensino tem que ser pesado coisa que o mercado nem em sonhos será capaz.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Wagner
2 anos atrás

Tem muitos que ainda acreditam que aquela pesquisa feita pelo Washington Post, no qual um parte do povo americano acredita que o leite achocalotado vem da “Vaca Marrom” é fake.

https://www.washingtonpost.com/news/wonk/wp/2017/06/15/seven-percent-of-americans-think-chocolate-milk-comes-from-brown-cows-and-thats-not-even-the-scary-part/

Last edited 2 anos atrás by Vinicius Momesso
Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Wagner
2 anos atrás

Pleno 2021 e eu tenho que ouvir uma barbaridade dessas. Vamos estatizar toda a educação brasileira então, já que é melhor. Quero ver o Brasil superar a China em tecnologia na próxima década.

João Fernando
João Fernando
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Biroliro estudou na AMAN. E aí?

Junior Duraes
Junior Duraes
Reply to  Wagner
2 anos atrás

Meu amigo a China manda milhares de estudantes para os EUA todos os anos, as melhores instituições de ensino superior do mundo estão la, basta voce pesquisar.
A ingenuidade da elite americana que os esta levando a derrota, tranferiram toda a sua industria para a Ásia, entregaram de bandeja toda a sua tecnologia e tiraram lugar de seus filhos e seus compatriotas nas universidades americanas para colocar filhos de membros do PCC chinês.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Junior Duraes
2 anos atrás

O que prova que o ensino privado americano é melhor que o estatal chinês.

Wagner
Wagner
2 anos atrás

Engenharia na China é ensino obrigatório,no Brasil status.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Wagner
2 anos atrás

Assim com um bebê russo já sabe identificar Vodka fake de berço, um chinês já nasce sabendo calculo.

João Fernando
João Fernando
Reply to  Vinicius Momesso
2 anos atrás

Já viu a escrita deles? Aquilo treina o cérebro

Flávio
Flávio
2 anos atrás

Talvez mais um ex servidor público fazendo loby por grana pública para seu novo empregador….. privado!

Last edited 2 anos atrás by Flávio
Andreo Tomaz
Andreo Tomaz
2 anos atrás

O fato da China estar controlando a quantidade de horas que as crianças e adolescentes passam nos vídeos games, além de ter o objetivo de atingir as empresas desenvolvedoras de jogas, visa também criar no futuro uma elite que é altamente competente no que faz. Enquanto que em muitos países a molecada passa mais de 3h por dia jogando, e deixando os estudos para depois.

Wagner
Wagner
Reply to  Andreo Tomaz
2 anos atrás

Lá se uma universidade tem alunos que não consegue uma “OAB” uma disciplina que ele estudou 5 anos e reprova, o reitor e chamado para se explicar a deficiência do ensino.

Alexandre Cardoso
Alexandre Cardoso
Reply to  Andreo Tomaz
2 anos atrás

Isso qdo a molecada não passa mais de 3 hs por dia jogando e o pior, com o apoio e incentivo dos pais.

Andreo Tomaz
Andreo Tomaz
2 anos atrás

Olhem o tipo de programa de auditório que faz sucesso na China! Acho que não preciso dizer mais nada.
https://www.youtube.com/watch?v=F-THPY14fzc

Alexandre Cardoso
Alexandre Cardoso
Reply to  Andreo Tomaz
2 anos atrás

O vídeo é auto explicativo.

John
John
2 anos atrás

“A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar.” – Sun Tzu

Antoniokings
Antoniokings
2 anos atrás

Não.
Tipo uma luta em que se massacra ou imobiliza o adversário.
E no caso, é inimigo mesmo.

Agnelo
Agnelo
2 anos atrás

Se o problema dos EUA são as diferenças de sua sociedade, imaginem quando os mais de 1 bilhão de chineses q vivem na miséria, na idade média, descobrirem q há outros 400 milhões q vivem de outra forma….
A China sempre estará sob o risco de uma quebra, mesmo conduzindo com mãos de ferro.
Uma hora, o conhecimento do todo vem, e será incontrolável.

Marcus Pedrinha Pádua
Marcus Pedrinha Pádua
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Acha mesmo que o tal bilhão de chineses na miséria (na verdade, é menos, muito menos: a China retirou cerca de 850 milhões de cidadãos da miséria desde a década de 80, e hoje tem IDH similar ao do Brasil – com um índice de Gini muito melhor) não sabem que há muitos em seu país vivendo melhor (muitos, bem melhor) que eles? Eles sabem, mas sabem também que o país deles cria oportunidades de melhoras no nível de vida impensáveis em, por exemplo, um determinado país da América do Sul. E dá a praticamente todos os cidadãos oportunidades educacionais… Read more »

Agnelo
Agnelo
Reply to  Marcus Pedrinha Pádua
2 anos atrás

Sim…. Claro…. Claro….. vc já foi lá e viu só um pouquinho disso? Ah tá, não….. Parabéns….. continue acreditando…. Lá não tem uma imensa maioria de gente sem acesso ao saneamento básico, q fazem suas necessidades em lixeiras nas ruas… lá não tem uma imensa maioria de gente, q não são considerados pobres por lá, q tem uma refeição por dia, qual seja, uma sopa de peixe ou carne de pescoço de frango, com arroz… Lá é muito bom!!! Inclusive até hj eu não entendo, como não se foge pra lá… só pra Europa, EUA e tem gente q vem… Read more »

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

1 bilhão na miséria na China, essa foi boa. A CEPAL estima cerca de 209 milhões de pessoas em situação de miséria no mundo, mas Agnelo, o economista, diz que na China são 1 bilhão kkkkkk

Agnelo
Agnelo
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

mmmmmm
As pesquisas dizem q há 27 milhões de brasileiros na miséria….
Ou seja… quase 15 % dos miseráveis do mundo….
Então sobram 182 milhões pro resto do mundo….
Graças a Deus q África tá tão bem…. a Índia…. Os países pobres da América…. A própria Venezuela deve estar uma maravilha… nem sei pq estão fugindo de lá….
Inimigo do Estado, o coelhinho da Páscoa, sabe tudo… hahahahahahahahahahahah

João Fernando
João Fernando
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Ué tem trocentos brasileiros na miséria e não ocorre nada…

José Carlos David
José Carlos David
2 anos atrás

A ascensão da China é inevitável tanto quanto a decadência dos Estados Unidos. Assim é a história.

Andreo Tomaz
Andreo Tomaz
Reply to  José Carlos David
2 anos atrás

Não vejo uma decadência dos EUA. Se você for ver as projeções do PIB americana para os próximos 20 anos, ele continuará crescendo. Ocorre, todavia, que o PIB chinês cresce numa taxa muito mais alta e certamente ultrapassará o dos EUA.

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
2 anos atrás

Aham, também acredito.

Porque ele não disse venceu a guerra ao invés do termo batalha? Simples, os EUA estão anos luz na frente de qualquer outro país em TI, sobretudo no que tange a software.
Estamos tentando fazer aquilo que eles já faziam nos anos 70.

O que o Pentágono quer é causar terror no Congresso para conseguir mais apoio político e financeiro.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Reinaldo Deprera
2 anos atrás

O termômetro do sucesso é apenas a inveja dos descontentes…….

Fabricio Lustosa
2 anos atrás

“Os cães ladram e a China não para.” O pragmatismo chinês é, de fato, algo a se admirar. As várias tentativas de desestabilizar o país através da guerra híbrida falharam miseravelmente. Os chinas continuam trabalhando e evoluindo em silêncio e não vão parar. Sinceramente entendo que eles conseguiram juntar o melhor dos mundos em ter um Estado realmente forte e eficaz e um mercado livre e competitivo. Sanções contra a China são impensáveis, vários países dependem do comércio chinês. Somente uma guerra total para frear o ímpeto chinês, porém o que ocorreria no mundo inteiro seria apocalíptico. O futuro vai… Read more »

Andre
Andre
2 anos atrás

Os eua nunca menosprezaram seus adversários, pelo contrário, sempre supravalorizaram-nos. Assim os setores militares conseguem as verbas que precisam para se manterem à frente de todos.

Foi assim que usaram o mig31, então desconhecido, para alavancar o programa de aviões stealth.

Wagner
Wagner
2 anos atrás

Eu adoro ver os americanofilos chorando pelo “seu” Império decadente… kkkkkkkk !! A China vai passar os USA muito em breve, naquilo que ainda não passou. O Sistema chinês move com vontade de ferro única mais de um bilhão de pessoas para objetivos de longo prazo. Norte americano perde tempo se dividindo por causa de brigas internas, ÓDIO contra tudo e todos, contra eles mesmos. Paranóicos com teorias da conspiração, obcecados em aniquilar algo ou alguém. De fato os USA só tem a economia funcionando por duas razões : Eles mandam para fora do país parte dos dólares que imprimem,… Read more »