Um grupo de 63 congressistas dos Estados Unidos enviou nesta quinta-feira, 14/10, uma carta ao presidente Joe Biden em que pede que ele reveja a oferta para que o Brasil se torne um parceiro global da Otan (Organização Tratado Atlântico Norte) e revogue a condição de aliado extra-Otan concedida ao país ainda no governo de Donald Trump.

O status como aliado militar preferencial dado ao Brasil facilita a compra de tecnologia militar e armamentos dos EUA, garante a participação das Forças Armadas brasileiras em treinamentos promovidos pelo Pentágono, além de outros benefícios militares.

“Precisamos rever isso para assegurar que não estamos fortalecendo um Exército que pode ser usado para um golpe de Estado”, afirmou à BBC News Brasil o congressista Hank Johnson, democrata veterano na Câmara autor do ofício enviado à Casa Branca.

Segundo Johnson, “Bolsonaro já demonstrou que está organizando as condições para um golpe militar. É um cenário alarmante para o Brasil e nosso país não pode contribuir com isso”.

A carta, à qual a BBC News Brasil teve acesso com exclusividade, é endossada por mais de um quarto da bancada democrata na Câmara dos Deputados, que tem maioria na Casa.

Na missiva, os parlamentares, entre os quais expoentes do partido como Alexandria Ocasio-Cortez (conhecida como AOC), afirmam que o presidente Jair Bolsonaro fez “ameaças à jovem democracia do Brasil” e que “declarou que não vai aceitar o resultado das próximas eleições se elas acontecerem conforme as regras atuais”, isto é, sem o voto impresso pela urna eletrônica – mudança que o presidente encampou publicamente mesmo após a derrota da proposta no Congresso.

“Achamos isso particularmente preocupante porque Bolsonaro trouxe mais oficiais militares para sua administração do que qualquer outro presidente desde que a democracia no Brasil foi restabelecida, criando conflitos entre instituições governamentais e as forças armadas”, afirmam os 63 congressistas na carta a Biden.

Eles se referem, por exemplo, ao episódio noticiado pelo jornal O Estado de S. Paulo no qual o general Walter Braga Netto, ministro da Defesa, teria supostamente enviado emissários para dizer ao presidente da Câmara Arthur Lira que as eleições não ocorreriam se o voto impresso não fosse aprovado no legislativo. Braga Netto negou que tenha feito essa ameaça mas, em nota, defendeu que a “discussão sobre voto impresso auditável é legítima”.

Aliado militar dos EUA desde 2019

Para os congressistas democratas, seria um contrassenso do governo Biden patrocinar avanços militares a um governo que poderia usar as forças para desestabilizar a democracia no maior país da América Latina.

A confirmação de que o Brasil se tornara um aliado extra-Otan aconteceu em agosto de 2019, ainda na gestão Trump, e foi recebido com comemoração pelo governo brasileiro. “É bem-vinda nossa participação como grande aliado extra-Otan, que facilita muitas coisas. O mais importante é a questão de defesa, compra de armamento, algumas tecnologias. Alguma coisa sempre interessa pra gente. Como regra, um país da Otan uma vez agredido, todo mundo está junto”, afirmou Bolsonaro à época.

E, apesar das divergências em temas como a agenda ambiental, o governo do democrata Joe Biden acenou com um avanço na relação militar em agosto de 2021.

Em visita a Bolsonaro em Brasília, o Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos ofereceu ao Brasil a possibilidade de ser parceiro global da Otan. Embora não decidam sozinhos quem pode ingressar na entidade, os americanos são determinantes para sacramentar a entrada de um país na Otan.

Reservadamente, diplomatas americanos reconheceram que a oferta foi cuidadosamente pensada: como o presidente brasileiro é afeito a temas militares, os EUA escolheram esse caminho como “agenda positiva” que pudesse aumentar a disposição das autoridades brasileiras em relação ao tema do combate ao aquecimento global e à exclusão de empresas chinesas da rede 5G do país, duas prioridades da gestão Biden.

A oferta, porém, aconteceu quase ao mesmo tempo em que Bolsonaro e a Marinha promoviam um desfile de blindados na Esplanada dos Ministérios, o que foi interpretado como demonstração de força contra os demais Poderes da República. Na mesma semana, o presidente repetiu alegações sem prova de que a eleição de 2018 havia sido fraudada.

Isso fez com que representantes de Biden tivessem que dar declarações públicas de apoio ao sistema eleitoral brasileiro. “Nós reforçamos (a Bolsonaro) a importância de não diminuir a confiança (da população) no processo eleitoral, especialmente porque não há evidências de fraudes nas eleições anteriores”, afirmou Juan González, assessor de Biden para a América Latina.

González, no entanto, descartou que fosse contraditório fortalecer o aparato militar do país enquanto condenava manifestações de Bolsonaro contra o sistema eleitoral.

“Nosso ponto aqui é que temos uma ampla relação institucional com o Brasil. Podemos nos engajar em assuntos de cooperação em áreas de segurança, de economia, e ainda assim ser muito claros em demonstrar nosso apoio de que é o povo brasileiro quem determina o resultado de suas eleições”, afirmou González.

Não é, no entanto, o que pensa uma parte expressiva da base de Biden no Congresso. “Oferecer ao governo do Brasil a oportunidade de se tornar um parceiro da Otan seria um sinal de que os EUA não têm nenhum problema sério com as violações de direitos humanos, de princípios democráticos e de questões ambientais que ocorrem no Brasil. Portanto, respeitosamente pedimos que você, no mínimo, retorne, as relações EUA-Brasil ao que eram antes do governo Trump, pelo menos até que um novo líder, mais alinhado com os valores democráticos e de direitos humanos, seja eleito no Brasil”, afirmaram as dezenas de parlamentares na carta ao ocupante da Casa Branca.

Eles ainda são mais claros no pedido: “Isso deve incluir o cancelamento da designação do aliado militar extra-Otan, a retirada da oferta feita ao Brasil para se tornar um parceiro da Otan e outras formas de cooperação nociva estabelecidas durante o período Trump-Bolsonaro”.

A embaixada brasileira em Washington foi procurada pela BBC News Brasil para comentar, mas afirmou que “não se manifesta sobre carta cujo teor desconhece”.

Para ler a matéria completa, acesse o site da BBC News Brasil clicando aqui.

NOTA DA REDAÇÃO: Para ler a carta dos Congressistas a Biden, clique aqui.

Subscribe
Notify of
guest

258 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Slow
Slow
2 anos atrás

“Precisamos rever isso para assegurar que não estamos fortalecendo um Exército que pode ser usado para um golpe de Estado”

Não se preocupe ele ja ligou pra Xandão e pediu desculpas, inclusive recentemente brigou com um apoiador que pediu pra ele fechar STF .. sem falar que ja faz um mês que ele não fala um a do STF ..

Quem diria em ..

Caerthal
Caerthal
Reply to  Slow
2 anos atrás

Golpe de estado (militar) não é feito com armas modernas. Qualquer colegial sabe disso.

João
João
Reply to  Slow
2 anos atrás

A China deve tá feliz da vida!

Slow
Slow
Reply to  João
2 anos atrás

Afinal é nosso maior parceiro comercial.. bom que ela fique mesmo

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Slow
2 anos atrás

Por mim com 2 bilhões teria comprado 6 Type 54A chinesas em vez de 4 navios europeus.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Ten Murphy
2 anos atrás

Ainda bem que você não manda em coisa alguma.

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Por que? O produto chinês é equivalente e mais barato. Precisamos no mínimo de 12, segundo a Marinha. Comprando as primeiras 6 de prateleira junto com a transferência de tecnologia para fazer as demais no nosso ritmo é a melhor pedida. Mais rápido, mais barato, tecnicamente viável.

Eu queria mesmo era as Bergamini junto com o PA2 franco-britânico que nunca foi pra frente. O Lula quase comprou. Mas na atual circunstância financeira, política e de meios, a parceria com a China seria melhor.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Ten Murphy
2 anos atrás

A Argentina que o diga, testou um blindado chinês anfíbio que afundou.

glasquis 7
Reply to  Diego Tarses Cardoso
2 anos atrás

Mas tem que ver sob quais condições afundou né? Não faz muito que ocorreu o mesmo com um blindado brasileiro. Coisas de operação.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Slow
2 anos atrás

Você falha em não perceber que a dinâmica vendedor-comprador de commodities é completamente diversa daquela dos produtos de elevado valor agregado. Preço e estabilidade de suprimento contam.

Papinho furado e tapinha nas costas não.

Paulo
Paulo
Reply to  Slow
2 anos atrás

Aliado extra-Otan = programa de Estado e não de governo. Será que eles entendem disso? Além do mais os militares não vão se aventurar num golpe militar correndo o risco de perder as suas regalias. Confusão pra que? kkk

Rafaelsrs
Rafaelsrs
Reply to  Paulo
2 anos atrás

Da última vez o papo foi o mesmo: Vamos fazer uma transição democrática de poder, sendo que Goulart tinha sido eleito democraticamente, e lá se foram 21 anos de terror e tortura contra a população, fora as diversas denúncias de corrupção e roubalheira nas obras públicas da época que quem ousasse denunciar, morria!

Celso
Celso
Reply to  Rafaelsrs
2 anos atrás

Acho q vc fugiu da escola. Goulart era vice de Janio Quadros…e no mais 21 anos do q mesmo ? Vc viveu esse periodo ou comprou esse besteirol ? Ignaro

Rafaelsrs
Rafaelsrs
Reply to  Celso
2 anos atrás

Ué até onde eu sei quando o presidente renuncia o vice que assume! Você acha que quem deveria assumir naquela época era o Aécio? E tem outra: negar o inegável fica impossível, houve 21 anos de um governo militar torturador e corrupto, que roubou sim dinheiro nas obras faraônicas que foram feitas no Brasil e que pouco se sabe pois os jornalistas que iam atrás das denúncias eram simplesmente torturados ou mortos. A tortura dos militares brasileiros era tão eficiente que o Chile de pinochet importou torturadores daqui pra ensinar os seus, tudo isso amplamente documentado no Museu dos Direitos… Read more »

Caerthal
Caerthal
Reply to  Rafaelsrs
2 anos atrás

Depois fala pra gente o nome desse excelente aguardente.

Uma dica ao conversar com esquerdista: não refute suas loucuras, apenas exija evidências.

Rafaelsrs
Rafaelsrs
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Falou o cara que em alguns comentários abaixo diz que tomou ivermectina contra a covid… Nem mesmo se você tiver uma evidência esfregada na sua cara, vai leva-la a sério!

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Rafaelsrs
2 anos atrás

Eu também tomei ivermectina.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Rafaelsrs
2 anos atrás

E a esquerda tem raiva disso até hoje, os militares foram eficientes em evitar a ditadura do proletariado, mesmo que de uma maneira reprovável.

Funcionário do EB
Funcionário do EB
Reply to  Diego Tarses Cardoso
2 anos atrás

É muita invermectina e ozônio retroaplicado. Vê comunista até embaixo da cama quando chega tarde em casa Abre o olho amigo!

Mauricio
Mauricio
Reply to  Celso
2 anos atrás

acho que o Rafaelsrs se informa pela Globo ou Folha de SP

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Reply to  Slow
2 anos atrás

Pois eh Slow… Não sei se você viu mas teve um bocado de gente criticando seu comentário ao invés de responsabilizar o atual mandatário pelos erros grotescos como fazer campanha para adversário do atual mandatário da presidência dos EUA e pior, dizer que a eleição foi fraudada. Ae fica bem complicado manter relações diplomáticas! Mas tudo é culpa do PT!

Slow
Slow
Reply to  Luiz Trindade
2 anos atrás

Vão colocar culpa no STF , Congresso , Calça apertada , Lula , PT , globos , China , covid e qualquer outra coisa que aparecer ..

Eu nem esquento quero ver até quando eles vão ficar arrumando desculpa ..

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Slow
2 anos atrás

Você viu que está faltando alimentos nos mercados americanos ? É culpa do Covid, não de Biden. Mas se faltar no Brasil, é culpa de Bolsonaro, não do Covid, né ?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Luiz Trindade
2 anos atrás

Caro Luiz. Já nos primeiros meses de 2019 fiz duras críticas ao Itamaraty e pela condução da política externa brasileira desde então. Sem dúvida, ernesto araújo foi o pior chanceler da história do país (desde a independência). Apostaram na reeleição de trump sem considerar que eventualmente ele podia perder. E perdeu. Pior, na eleição de Biden, ignoraram as regras diplomáticas mais óbvias (sem contar ter deixado o chanceler francês esperando e cancelar a audiência em cima da hora e de outras atrapalhadas com o embaixador chinês e os tropeços com a Alemanha em relação ao nazismo).

Hcosta
Hcosta
2 anos atrás

Ser parceiro global da OTAN implica a defesa mútua?

Otto
Otto
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Não

Hcosta
Hcosta
Reply to  Otto
2 anos atrás

Era o que eu pensava. Então qual é a lógica desta afirmação: “Como regra, um país da Otan uma vez agredido, todo mundo está junto”, afirmou Bolsonaro à época.”?


francisco
francisco
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Se for membro da OTAN sim, mas se for somente parceiro não.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Nenhuma. Isso não é automático. A OTAN como um todo ou em partes pode querer ajudar, mas o normal seria levar isso ao CD da ONU e fazer disso uma intervenção/ajuda com a chancela da ONU. Pra variar o nosso Presidente falou besteira, provavelmente para consumo interno.

Matheus S
Matheus S
Reply to  Leandro Costa
2 anos atrás

Essa defesa mútua é automática. O artigo 5 da OTAN está em concordância com o artigo 51 da Carta das Nações Unidas, com a invocação do artigo 5 da OTAN, os aliados teriam que obrigatoriamente fornecer alguma forma de assistência como resposta aos ataques de um ou mais membros da OTAN e poderiam atuar sem a chancela da ONU, pois se trata de legítima defesa. O que a OTAN fez foi ampliar o conceito do artigo 51 da ONU aplicado ao tratado da aliança com todos os seus membros.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Matheus S
2 anos atrás

Por isso o Brasil sendo um não-membro, isso não se aplica de forma automática. Eu deveria ter sido mais claro em afirmar no sentido de países não-membros da OTAN.

Matheus S
Matheus S
Reply to  Leandro Costa
2 anos atrás

Ah sim. No Brasil isso não se aplica.

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Bolsonaro é burro. Ele não faz a menor ideia do que fala na maiorias das vezes, isso quando não está mentindo propositalmente. Você não entendeu isso ainda?
Eu tenho certeza que se o Trump fosse presidente ainda nós já teríamos excluido os chineses por causa desse proposta, pq provavelmente o Bolsonaro acha que nós seríamos membro da OTAN

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Jadson S. Cabral
2 anos atrás

Não se esqueça que Bolsonaro passou no concurso da Espcex, cursou a Aman e chegou até capitão, só não avançou porque não quis.
Quantas pessoas vocÊ conhece que passaram na Espcex ? Vocês as considera burras ?

OSEIAS
OSEIAS
Reply to  Diego Tarses Cardoso
2 anos atrás

Amigo isso não é parâmetro para nada, possuir conhecimento não implica ter inteligência! Bolsonaro não chegou a capitão, ele era tenente, em sua expulsão compulsória mudou a patente. E quando você menciona que ele poderia ir a frente, isso é duvidoso pois ele causo motim nas forças armadas por melhores soldos, isso não me parece seguir com as regras militares, uma camarada indisciplinado e convidado a se retirar.

Slow
Slow
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

E ele la sabe de alguma coisa ?

Em pleno 2021 um cara que nega a ciência você vai esperar oque ? Aé pra quem acreditou em kit gay e mamadeira de pir*** .. isso não é é nada

Peter Nine Nine
Peter Nine Nine
Reply to  Slow
2 anos atrás

mamadeira de pir###… ª- ª como assim, alguém me explique que história é essa por favor…

Slow
Slow
Reply to  Peter Nine Nine
2 anos atrás

Não lembra em 2018 as fake news contra o haddad falando sobre isso ?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Peter Nine Nine
2 anos atrás

Olá P99. Durante a eleição de 2018, circulou um boato no whatsapp que o Haddad tinha aprovado a distribuição de mamadeiras com chupetas na forma de pênis quando era ministro da educação para promover a homossexualidade nas crianças. Um absurdo tosco.

Luciano do Prado
Reply to  Slow
2 anos atrás

Mas pela quantidade de negativação dos comentários aqui, tem gente que realmente acredita no kit gay, na mamadeira de pinto e na transformação em jacaré após tomar a vacina.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Slow
2 anos atrás
Paulo
Paulo
Reply to  Otto
2 anos atrás

Quando você é parceiro global, não há a obrigação.

A6MZero
A6MZero
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Em tese o TIAR de 1947 faz com que os EUA tenham que auxiliar o Brasil em caso de agressão externa, não só o Brasil mas praticamente todos os países americanos.

E o TIAR foi o que primeiro estabeleceu que uma agressão contra um dos membros seria uma agressão a todos.

Apesar que na pratica isso é relativizado e os EUA vão sempre se posicionar seguindo seus próprios interesses como ficou demonstrado em 82 quando a Argentina invocou o TIAR e mesmo assim os EUA apoiaram a Inglaterra durante a Guerra das Falklands.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  A6MZero
2 anos atrás

Porque a Argentina foi a agressora.

A6MZero
A6MZero
Reply to  Leandro Costa
2 anos atrás

Realmente se usar os termos técnicos do TIAR a argentina não estava coberta pelo mesmo afinal ele é voltado a defesa.

E concordo que nesse caso a Argentina como agressora não deve ser protegida como de fato não o foi.

Meu comentário era mais no sentido da existência do TIAR bem como a ideia de agressão a um dos membros ser considerada uma agressão a todos algo que depois foi incorporado pela OTAN.

Caerthal
Caerthal
Reply to  A6MZero
2 anos atrás

A Argentina provocou uma guerra para obter um território sobre o qual JAMAIS teve soberania. Opoiar a Argentina seria um gesto de máxima patifaria.

Pablo
Pablo
Reply to  A6MZero
2 anos atrás

Se quer saber sobre a falta de interesse do EUA em apoiar paises americanos, da uma lida na “guerra da lagosta”. Pesquisa la no Naval a respeito.

Alan Peter
Alan Peter
2 anos atrás

Deveriam titular corretamente a notícia: 63 deputados democratas, a esquerda americana, querem que Biden retire oferta, blá, blá, blá…

Érico
Érico
Reply to  Alan Peter
2 anos atrás

não são de esquerda

Caerthal
Caerthal
Reply to  Érico
2 anos atrás

A imprensa brasileira diz, e os desinformados repetem, que nos EUA não tem socialista. Teriam alguma imunidade, sei lá…

Só se for a imunidade Coronavac, para inglês ver.

Flanker
Flanker
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

O que a coronavac tem a ver com isso? Recebi as duas doses dela e minha resposta imune foi muito boa. E, para tua surpresa, não virei jacaré!!

Caerthal
Caerthal
Reply to  Flanker
2 anos atrás

Você já ouviu falar em testes estatísticos? Quando em mar/21 eu tive Covid19 tomei Ivermectina e estava normal em três dias, mas isso não é base para afirmar que esse remédio é eficaz. Falta estudo.

Slow
Slow
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Maioria das pessoas que pegam não tem reação , não é porque você tomou ivermectina que significa que foi o remédio que ajudou .. o próprio fabricante da ivermectina ja falou que remédio não é pra covid ..

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Slow
2 anos atrás

Olá Slow. No início da pandemia, antes das vacinas (e quando o uso disseminado de vermífugos foi adotado), as mortes e internações nas UTI por Covid19 cresceram. Por outro lado, a partir da ampla vacinação, quanto a população vacinada atingiu 50%, houve uma redução evidente das mortes e internações. Acho intrigante que ainda se discuta isso.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

No Brasil a mortalidade dentre os infectados tem oscilado entre 2,6 e 3,0%, não se observando o efeito da vacina. Houve um claro aumento entre jan-abr no auge da chamada Variante Amazônica.

Rafaelsrs
Rafaelsrs
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Eu fiz um tratamento preventivo com pudim: comia um pudim todos os dias e nunca tive covid, funciona também!
Cada uma, faça me o favor, o máximo que você conseguiu foi não ter vermes por um bom tempo!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rafaelsrs
2 anos atrás

Olá Rafael. Seu comentário está correto. A percepção pessoal não tem fundamento estatístico (até porque é um ponto. Para ter significância estatística são necessários centenas de pontos). Um vírus é muito diferentes de um parasita ou um fungo, portanto o bom senso sugere considerar que um medicamento efetivo para um tipo de patógeno seja ineficaz para outro tipo. Deve-se notar que até as vacinas eficazes contra um tipo de vírus são ineficazes para outro, mesmo se forem parecidos. O risco de tomar altas doses de vermífugos ou outro medicamento são os danos renais e no fígado. Vivemos tempos estranhos. Hoje… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Flanker
2 anos atrás

Olá Flanker. Pois é. Supondo que a vacina tenha uma eficácia de 65%. Quando 50% da população estiver vacinada, a grosso modo, significaria uma uma redução de 33% dos casos de doençlas. Como todas as vacinas tem uma eficácia muito maior dos casos graves (internações e óbitos), pudemos observar a queda de cerca de 4 mil óbitos por dia no pico da pandemia para menos de 500 agora. O número ainda é alto. É preciso atingir níveis de 85% de vacinação para controlar a circulação do vírus. O ideal nos próximos meses é manter todos os cuidados. Uso de máscara,… Read more »

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Érico
2 anos atrás

representam a esquerda americana….tal como republicanos a direita….

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Érico
2 anos atrás

É esquerda sim, inclusive foi esse partido que defendeu a escravatura nos Eua e que gerou a guerra civil daquele país.

História dos partidos republicano e democrata dos EUA – Brasil Escola (uol.com.br)

Matheus
Reply to  Alan Peter
2 anos atrás

WoOoOoOoO cuidado com o fantasma vermelhinho amigo OoOoOoOOoOoOOo

Funcionário do EB
Funcionário do EB
Reply to  Alan Peter
2 anos atrás

“Esquerda americana” é mais invencionice delirante que “ameaça comunista” em pleno século XXI. Acorda pra vida, rapaz!

Bueno
Bueno
2 anos atrás

O Egito já foi desclassificado como parceiro aliados extra-OTAN ?



Last edited 2 anos atrás by Bueno
Hcosta
Hcosta
Reply to  Bueno
2 anos atrás

Acho que o Egipto não é parceiro global, tem uma parceria diferente, mas tem o Iraque, Afeganistão, Paquistão, etc…

Mayuan
Mayuan
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Exato! Todos mui democráticos e ciosos dos direitos humanos… Só que não…

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
2 anos atrás

Esse pedido de revogação é Manobra politica , como foi também o aceno, convite de Donald Trump para entrarmos na Otan, pode acontecer mais depende de alinhamento com várias questões em comum, Então não é de se estranhar é previsível mesmo essa carta dos democratas, Vejam este trecho abaixo parece até que foi escrito pelo Bolos e pela a Marcia Tiburi. “Não é, no entanto, o que pensa uma parte expressiva da base de Biden no Congresso. “Oferecer ao governo do Brasil a oportunidade de se tornar um parceiro da Otan seria um sinal de que os EUA não têm… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Alexandre Galante
Tomcat4,2
Tomcat4,2
Reply to  Rodrigo Maçolla
2 anos atrás

Os canhotos dos EUA latindo ,uivando pra lua como os daqui, simples assim!!!

Tutu
2 anos atrás

Que palhaçada.

Tomcat4,2
Tomcat4,2
Reply to  Tutu
2 anos atrás

Pelo jeito não é só a esquerda brasileira que não cansa de proliferar mentira e desinformação e passar vergonha, trágico !!!

Mensageiro
Mensageiro
Reply to  Tomcat4,2
2 anos atrás

Eu não li mentiras, vi congressistas americanos aproveitando o mal momento que estamos com fatos produzidos pelo estúpido que preside esse país.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Mensageiro
2 anos atrás

Fique tranquilo porque gente muito qualificada, como Maia, Renan, Alcolumbre, Moraes, Haddad, Ciro e o próprio Carniça vêm socorrer.

Slow
Slow
Reply to  Tomcat4,2
2 anos atrás

Quem é desmentido quase que diariamente é seu Minto ..

Caerthal
Caerthal
Reply to  Slow
2 anos atrás

Mito é o cara que demoliu Haddad, Alkmin, Dória, Rodrigo Maia, Macron, Alcolumbre, Renan Calheiros, toda a estrutura partidária, desmoralizou o STF, Amoedo, marqueteiros, os governadores esquerdistas e seus respiradores comprados e lojas de vinho, toda a imprensa, a maior rede de TV, …

Deve ser um bobinho, com “serteza”.

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Não precisa ser um gênio pra fazer isso levando em consideração o momento não. Ele foi eleito capitalizando o ódio que o brasileiro tinha da esquerda e da política tradicional. Ele, esperto e mentiroso que é, se vendeu como um outsider, um cara da nova política que faria tudo diferente. Ele falou o que o brasileiro médio queria ouvir. E como nós somos um povo apaixonado, um bobo imaturo que ainda acredita em salvador da pátria, caímos. De fato, um homem que saiu do EB com desonra, que era um mal oficial, que passou 30 anos na política sem fazer… Read more »

Caerthal
Caerthal
Reply to  Jadson S. Cabral
2 anos atrás

Por favor, nos traga uma descrição dos presidentes brasileiros dos últimos 40 anos, respeitando esse seu critério super rigoroso que você aplica ao JMB.

Vai ser bonito ver um esquerdista exposto e se contorcendo..

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Pra não me estender demais – mesmo pq eu tenho mais o que fazer – vou fazer um resuminho bem muxiruca. Todos eles são basicamente o mesmo lixo político, com algumas diferenças pontuais que você e a caterva bolsonarista podem até fingir que não veem, mas elas existem. A começar que todos eles eram muito mais “nacionalistas” que esse traidor que você chamam de “patriota”; nenhum deles disseminou tanto ódio e minou as instituições quanto o Incitatus e por último nenhum deles era tão mentiroso quanto ele, e sabe por quê? Porque os outros nós sabíamos quem eram. Os outros… Read more »

Flanker
Flanker
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Tu tem certeza, total, completa e absoluta, de que quem fala alguma coisa contra o JMB é esquerdist@???

Caerthal
Caerthal
Reply to  Flanker
2 anos atrás

Tem também os burros e desinformados.

Slow
Slow
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Demoliu ? ?? haddad no auge do anti petismo teve mais de 40 milhões de votos ..

Doria ? Vc esqueceu do #Bolsodoria ?

Alcolumbre era aliado do Bolsonaro até 6 meses atrás..

STF é aquele que Bolsonaro iria fechar ? Depois pediu desculpa com Michael temer fazendo ponte ?

Caerthal
Caerthal
Reply to  Slow
2 anos atrás

Você tá com muita pressa. Quem está ganhando não mela o jogo ou põe a bola debaixo do braço.

Bolsodoria só mostra o quanto vale a palavra daquela garotinha de calcinha apertada.

Rafaelsrs
Rafaelsrs
Reply to  Slow
2 anos atrás

Não se esqueça que o bozo ligou chorando pro Xandão, pedindo pro tonho da lua 02 não ser preso…

Luciano do Prado
Reply to  Slow
2 anos atrás

Não fale desses mais de 40 milhões de votos, que eles vem falar das urnas fraudadas, as quais por coincidência, elegeram esse elemento e toda família dele por 30 anos.

Slow
Slow
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

#Bolsodoria

Alcolumbre era aliado dele até 6 meses atrás

Haddad teve mais de 40 milhões de votos no auge do anti petismo

Rodrigo maia tmb ja foi aliado

STF aquele que ele falou em fechar e que não comprira nenhuma ordem, no dia seguinte ligou pro Xandão pra se desculpar ..

A maior rede de tv continua sendo a maior .. kkk

Mácron nem do Brasil é não sei pq vc ta preocupado com ele ..

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  Slow
2 anos atrás

Esse pessoal é muito burro. O Bolsonaro foi eleito defendendo pauta da lava-toga. Só foi o filho 01 ser pego na rachadinha ele fez um acordo com o Dias Toffoli para paralisar as investigações no COAF em troca de uma articulação no senado para barrar a abertura de da CPI da lava-toga. Em algum momento desses só faltava uma assinatura para a abertura, justamente a do senador Flávio Bolsonaro, mas ele fez uma ginástica mental pra dizer que não era o momento, porque veja bem… isso e aquilo… não é bem assim… daí a ideia morreu e acabou em pizza.… Read more »

Slow
Slow
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Se meu comentário não ficar preso dnv vc terá sua resposta

Caerthal
Caerthal
Reply to  Slow
2 anos atrás

A resposta de vocês é censurar, calar e mandar prender os conservadores. Muitas vezes dá certo.

Realista
Realista
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Tipo Bob jeff que gravou video ensinando matar policiais ? nesse caso tem que ir preso mesmo

Mensageiro
Mensageiro
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Sai fora aqui na trilogia tem gente esperta poucos vao cair na suas narrativas bolsonaristas. Aras está desde o início do mandato sem fazer uma investigação, engavetando e acobertando o PP do Lira pra não pautar o impeachment presidencial. Gilmar Mendes e bolsopetistas esteve essa semana toda tentando passar na câmara o golpe no ministério público. A impunidade reina desde que bolsonaro entrou nem nos tempos petistas vimos isso.

Jorge
Jorge
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Um cara que permaneceu 28 anos no congresso sem fazer absolutamente NADA e ainda enriquecendo sua família com ‘rachadinhas’ não pode ser chamado de bobinho.
Bobinho (na melhor das hipóteses) é quem (ainda) continua trombeteando e acreditando em todo o besteirol que o senhor escreveu, que esse cara é um ‘mito’!

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Sim, demoliu tudo e não construiu nada.

C M
C M
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

“Mito é o cara que… desmoralizou o STF”

Acorda, zezinho! O capitão foi humilhado pelo Alexandre de Moraes. Teve que ligar pro Temer pra preparar um pedido de desculpas adequado.

Aliás, recentemente ele mesmo declarou ao vivo que chora escondido dentro do banheiro. Tsc, tsc, tsc…

Last edited 2 anos atrás by C M
Caerthal
Caerthal
Reply to  C M
2 anos atrás

Vocês precisam se entender. Das duas, uma, ou ele é um golpista ou ele foi humilhado por esse juiz que nunca passou em concurso para tal.

snake
2 anos atrás

eles querendo ou nao bolsonaro hoje e o mais alinhado aos EUA, visto que o ano que vem ou e bolsonaro ou lula, podm esquecer 3 via, o lula se ganhar vai puxar mais pra china e russia ainda mais depois da lava jato que ele julga que teve o dedo dos EUA, entao se fosse eles torcia pro bolsonaro

Mayuan
Mayuan
Reply to  snake
2 anos atrás

É a mesma conclusão a que o governo americano já chegou. Eles sabem que afastar o Brasil, esteja quem estiver no comando, é jogar o segundo país mais importante das Américas no colo do maior rival, a China.

Johan
Johan
Reply to  Mayuan
2 anos atrás

O problema é que os EUA deixaram o pragmatismo de lado já faz um bom tempo. Hoje, eles aderiram à ideologia e se tornaram “parceiros” nem um pouco confiáveis. O certo é o Brasil olhar mais para o BRICs.

Mayuan
Mayuan
Reply to  Johan
2 anos atrás

O envio de altos funcionários do governo Biden ao Brasil recentemente não parece corroborar essa tese.

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  snake
2 anos atrás

Eu não estou preocupado com eles. Estou preocupado conosco, pois num país onde teremos de escolher o péssimo e o pior ainda… eu prefiro ir embora. Pena que nem isso eu posso fazer também pq n˜åo tenho dinheiro. É… o brasileiro não tem nem pra onde correr.

Felipe Augusto Batista
Felipe Augusto Batista
Reply to  Jadson S. Cabral
2 anos atrás

Claro que tem pra onde ir, se vc vender tudo que tem, mesmo que seja pouco, tenho certeza que consegue o suficiente para se mudar pra alguns dos nossos vizinhos.

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  Felipe Augusto Batista
2 anos atrás

Eu tenho um notebook velho, uma guitarra velha e um celular kkkk se vender tudo mal dá pra comprar a passagem. E eu não sou louco. Se um dia eu for embora daqui é pra um lugar bem melhor. Os nossos vizinhos, para a infelicidade deles, não estão muito menores que nós.

PauloR
PauloR
2 anos atrás

Não será hoje que o sonho dos patriotas de telão se realizará de serem relevantes para os americanos. Continuamos irrelevantes como sempre aos olhos deles (graças a deus), mas quem sabe o Biden não mande para cá alguns blindados enferrujados da guerra do Vietnam como consolação.

Carlos
Carlos
Reply to  PauloR
2 anos atrás

A quantidade de congressistas que assinaram o pedido é irrelevante. Se depender disso, continua tudo como está.

paulo araujo
paulo araujo
Reply to  Carlos
2 anos atrás

Não se engane.
Irrelevantes se fossem aqui.
Nos EUA os caras que foram eleitos sempre serão ouvidos, principalmente pelos mesmos do mesmo partido.
Podem ser atendidos de forma oblíqua: O governo não fala nada a respeito, mas coloca a proposta no freezer.

Felipe Augusto Batista
Felipe Augusto Batista
Reply to  paulo araujo
2 anos atrás

A proposta já estava no freezer desde sempre, pois necessita de apoio dos outros membros da Otan e os EUA não estavam fazendo nenhuma campanha para convencê-los, tudo continua igual.

Antoniokings
Antoniokings
2 anos atrás

kkkkkk

Brasil na OTAN?
Que palhaçada é essa?
Não tem nada a ver conosco e esse assunto é só para fugir dos graves problemas pelos quais passamos.
Povo tomando sopa de osso (literalmente) e o demente pensando em OTAN.

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Estamos em dificuldades graças ao vírus criado no seu país preferido. Alemanha está com 10% de inflação no ano, Brasil com 12%, Argentina com 50%.
Alimentos e petróleo estão mais caros no mundo todo. Culpa de quem? Da pandemia? Claro que não. É tudo culpa do Bolsonaro.
Alias, antes dele, estávamos super bem. Todas as estatais dando lucro, zero corrupção, pleno emprego, não é mesmo?

Slow
Slow
Reply to  Luís Henrique
2 anos atrás

As estatais estão tão bem agora que você paga 7 reais na gasolina e a cada 2 meses tem aumento .. o lucro vai para os acionistas e não pro gado .

Slow
Slow
Reply to  Luís Henrique
2 anos atrás

E sobre desempregos vamos trabalhar com fontes ?

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Luís Henrique
2 anos atrás

De onde tirou essa inflação da Alemanha, que eu saiba está em 4,1% no acumulado do ano. Que a Inflação está alta no mundo todo isso não se discute, é natural que aconteça com certas intempéries da natureza, como é o caso de um vírus que ceifou vidas, deixou outras centenas de milhares debilitadas e obrigou a readaptação de empresas e negócios. Fosse uma guerra, um cataclisma climático de cheias, secas, etc, também ocorreia o mesmo. Mas só em bananalândia que a inflação explodiu, graças a política monetária do atual governo e o ministro da fazenda que brinca de trader… Read more »

Miguel Brandão
Miguel Brandão
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

A paridade de preços internacionais (PPI) aplicada pela PETROBRAS começou com Pedro Parente, no governo Temer, um conspirador golpista. A redução da SELIC até 2% ao ano, realizada por um BANCEN independente, foi num momento de pandemia e a grosso modo serviu para testar até onde o câmbio poderia ir (não podemos esquecer que Dilma criou as bases para a redução da SELIC com mudança das regras da poupança, uma medida correta). A forma de governar de Bolsonaro é pelo confronto, mas não enganou ninguém. Não estou defendendo, mesmo porque não votei neste presidente, preferi anular o voto no segundo… Read more »

Caerthal
Caerthal
Reply to  Miguel Brandão
2 anos atrás

Pela votação a gente percebe porque o PT ganhou 4 eleições. Qualquer ideia idiota é aplaudida…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Pois é.
Brasil deve um dos poucos ou único grande produtor que repassa integralmente o aumento dos preços do petróleo ao consumidor.
Pergunta se a Arábia Saudita, Kuwait ou Rússia fazem isso.
Aqui é para ‘remunerar os acionistas.’.
Ou seja, os acionistas enchem a burra e a população sofre.
Petróleo é POLÍTICA DE ESTADO e não fonte de renda para acionista.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

A Venezuela nunca atrelou seus preços internos à cotação internacional.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Ultimamente, nem pode.
Ela não participa do mercado internacional.
Está sob severas restrições para vender.
As compras (que estão agora aumentando) são comandadas pela China que está cag… e andando para o embargo americano.

Jean Jardino
Reply to  Luís Henrique
2 anos atrás

Alemanha 10% de inflacao?????? vc deve ter cehirado muita merda neeeeeeee, desde a segunda guerra que a Alemanha nao tem 10% de inflacao acefaloide.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Jean Jardino
2 anos atrás

Olá Jean. A inflação da Alemanha em 2018 foi 1,94%, em 2019 foi 1,35% e em 2020 foi 0,37%. A expectativa para 2021 é de 2,25%.

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  Luís Henrique
2 anos atrás

Claro, vamos esquecer que o senhor presidente não perde a oportunidade de falar besteira todos os dias, besteiras essas que afastam investidores, causam instabilidade e só fazem o dólar subir.
Vamos esquecer que ele não fez absolutamente nada para resolver os problemas estruturais que nós temos e que tudo o que ele sabe fazer é delegar culpa. É tudo culpa dos governadores, dos prefeitos, do STF, dos reptilianos… é culpa de todo mundo, menos dele, que não tem dever nem qualquer responsabilidade como presidente que foi eleito prometendo fazer todas as reformas estruturais necessárias.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Jadson S. Cabral
2 anos atrás

Caro Jadson. Acho que a estratégia (mais intuitiva do que elaborada) do presidente é manter o apoio da sua base e evitar que um outro candidato antiesquerda ocupe o seu lugar (o tal terceira via). Talvez acredite que possa repetir a eleição de 2018, chegando ao segundo turno como a opção “liberal”. Contudo, em 2018 ele era um desconhecido para a maioria dos eleitores. Na época, comentei aqui na trilogia que os debates acabariam com a candidatura dele. Infelizmente, os debates foram frustrados pela prisão do favorito, pela facada e pelo boicote ao Haddad (que foi impedido de ir aos… Read more »

Caerthal
Caerthal
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Continue comentando sobre armamento, onde você fala um pouco menos de bobagem. Um pouco…

Carlos
Carlos
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Receitas também.

Miguel Brandão
Miguel Brandão
Reply to  Jadson S. Cabral
2 anos atrás

“e só fazem o dólar subir”
Este é o ponto.

Luciano do Prado
Reply to  Luís Henrique
2 anos atrás

Aqui não é aquele grupo do zap que você adora colegal. ” 1-10-2021 A Alemanha registrou sua maior inflação em quase 28 anos. Os preços ao consumidor aumentaram em 4,1% em setembro, em comparação ao mesmo mês do ano anterior, segundo estimativas iniciais do Departamento Federal de Estatísticas (Destatis) divulgadas nesta quinta-feira (30/09).”

Fonte: https://www.dw.com/pt-br/alemanha-registra-infla%C3%A7%C3%A3o-mais-alta-dos-%C3%BAltimos-28-anos/a-59372244

Caerthal
Caerthal
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Cooperação é uma coisa positiva e permite o intercâmbio de produtos de defesa e principalmente doutrina e experiência. É algo que a Rússia e a China buscam avidamente.

Quem desdenha pode querer comprar.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Não digo que não seja.
Pode ser com quem for.
Até com klingons ou romulanos.
O importante é o senso de oportunidade.
E essa não seria a coisa mais importante no momento.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Palavreado de analfabeto. Outro que morreu e não sabe.

Pablo
Pablo
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

“Esse assunto nao tem nada a ver conosco”
Concordo em partes contigo. Obvio que nao tem nada a ver contigo, tu é chinês.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Pablo
2 anos atrás

Mesmo porque os chineses não estão muito preocupados com meia dúzia de soldados inimigos no Brasil.
Creio que eles têm coisa mais importante para fazer, tipo conquistar o gigantesco mercado asiático, né?

Pablo
Pablo
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Tu sempre enaltece a China, fala que é um paraíso e mimimi. Ja te falei mil vezes. Vai pra lá, vai ter liberdade pra falar e fazer o que quiser. Tu é o maior hipócrita, que ama comunismo e não larga o captalismo

Pablo
Pablo
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Haha, oq tu faz no Brasil que nao foi pra la ainda?
Tu, Evo Morales, Manuela Davila e Jean Wyllys por exemplo, são da mesma laia. Defendem tanto o comunismo, mas na hora do “vamos ver”, so pensam em ter vida boa no captalismo.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Pablo
2 anos atrás

E deixar o Brasil na mão de gente como vc?
Nem pensar.

francisco
francisco
2 anos atrás

Um bando de babacas. Para um golpe de estado bastam fuzis e nada mais.

Reginaldo
Reginaldo
Reply to  francisco
2 anos atrás

Eu diria que precisa de fuzis e alguém capaz para organizar isso, Não temos isso…

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Reginaldo
2 anos atrás

Fuzis temos, a questão é que é muito improvável o atual presidente dar um golpe, muito improvável mesmo.

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

Eu só digo que é improvável porque ainda me resta um pouco de confiança na sanidade do alto comando das forças armadas e porque, ainda que fracas, eu ainda acho que as instituições têm poder de manobra. Se não fosse por isso, se dependesse unicamente da vontade dele, nós já estaríamos vivendo no Bolsaquistão.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Jadson S. Cabral
2 anos atrás

Olá Jadson. Falta ao presidente capacidade de articulação política com os setores civis, sem falar na inviabilidade econômica do modelo defendido por ele. Um golpe de estado é dado contra um regime que perdeu a sustentação política ou em favor de um regime que tem ampla sustentação. O atual cenário político brasileiro mostra que o presidente tem baixo apoio e elevada impopularidade.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Articulação o Ar$$$$$ção?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Olá Caerthal. Não entendi o seu comentário. Ficou meio truncado.

Augusto
Augusto
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Vou desenhar para você então:

$$$$$ = mensalão

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Augusto
2 anos atrás

Caro Augusto. Um golpe de estado custa muito caro. Além dos subornos também tem os custos envolvidos nas ações de conspiração, no planejamento e nos gastos necessários para o período de consolidação do golpe. É preciso bancar todas as ações de propaganda antes e depois do golpe, é preciso financiar as operações de repressão, etc. A articulação política para um golpe tem a ver mais com as promessas de benefícios futuros (caso o golpe tenha sucesso) do que pela compra do apoio político dentro do Congresso em dinheiro vivo. Sobre o mensalão, pelo que lembro, teria sido um esquema para… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

Olá Guderian (88). Acho possível que o atual presidente tente um golpe. Ele já tentou isso mas não teve sucesso. Um golpe de estado é um processo, não um evento. Felizmente, a sua capacidade de coordenação política é baixa e ficou claro que o seu projeto econômico também fracassou. Talvez, o país caminhe mais em direção de um golpe contra o atual presidente do que a favor dele.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

Por que é um lesado da cabeça, jamais teria competência para dar golpe. Armou circo para se desviar dos problemas do país, já que ainda tem muito gado para aplaudir, e ficou por isso mesmo. Essa ameaça de golpe foi pura cortina de fumaça para este péssimo governo.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Ele está desesperado porque sabe que fora da Presidência terá seríssimos problemas com a Justiça.
Na verdade, ele e a família inteira.
Esse pessoal está bastante enrolado e seu futuro não é nada alvissareiro.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Sim, está desesperado pela reeleição. 2022 vai ser tenebroso, pode esperar que ele vai abrir os cofres para conseguir o apoio necessário à sua reeleição. Tipo a Dilma em 2014, que até o Pronatec pagava para o pessoal ir fazer curso, a maioria de baixa qualidade. A Inflação vai pipocar ano que vem.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Olá I.E. Concordo que 2022 será tenebroso. Quando um candidato se apresenta como oposição, ele tem a vantagem de se apenas um promessa. Já o candidato á reeleição depende da aprovação do seu governo. A condição do candidato á reeleição depende menos dos candidatos de oposição e mais de seu próprio desempenho. A economia tem grande peso na decisão do eleitor (que é bem consciente de sua escolha). Acho improvável que bolsonaro consiga fazer o quarto ano de governo diferente dos três primeiros. Parece ser mais provável que seu último ano seja pior que os primeiros, qualquer que sejam os… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Caro AntonioK. Em 2018, havia um desejo de mudança. Contudo, as expectativas de melhoria dos eleitores foram frustradas. Considerando que 45% votou contra, bastam que 20% dos eleitores de bolsonaro em 2018 se sintam frustrados para garantir a eleição da oposição, qualquer que seja o candidato no segundo turno.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Caro I.E. Acredito que o grupo em torno de bolsonaro nutriu uma grande expectativa de organizar condições políticas e econômicas para um autogolpe. A reeleição de Trump teria sido uma destas condições. Contudo, o combate á pandemia demandou uma liderança política que nem bolsonaro nem Trumpe possuem. São dois outsiders sem qualquer expressão política ao longo da vida. Não seria agora que iriam despertar uma capacidade de estadista que nunca exibiram. Os dois tiveram uma oportunidade única de se tornarem gigantes na história da humanidade, mas saíram menores do que entraram (ou saíram do exato tamanho)

Caerthal
Caerthal
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Precisou chegar esse fabuloso líder, um tal de bidê.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Caro Caerthal. Quando você colocar um comentário substantivo sem depreciar qualquer pessoa poderemos continuar o debate. Caso contrário, vou dar preferência para as colegas que são educados e possuem bom humor. Boa sorte na sua busca pela iluminação.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

O golpe já ocorreu, mas desta vez com decisões judiciais, ONGs, imprensa, “Cenado” e MP. Golpe contra o povo.

A pergunta relevante é: Haverá contragolpe?

Greyjoy
Greyjoy
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Se depender de quem está aí hoje, acho pouco provável.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Reginaldo
2 anos atrás

Temos o Pazuello !

Caerthal
Caerthal
Reply to  Reginaldo
2 anos atrás

Por que chamar os fuzis se ele está ganhando só no gogo. Quem pode o mais pode o menos.

Calma aí Beth!

Mayuan
Mayuan
Reply to  francisco
2 anos atrás

São muito mais demagogos que babacas.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  francisco
2 anos atrás

Caro Francisco. Um golpe de estado demanda muito trabalho e articulação, além de custar muito caro. É preciso ter o apoio do setor industrial e bancário até mesmo para bancar os custos da operação. Também é preciso que parte das forças armadas estejam envolvidas. Golpes já fracassaram porque parte das forças armadas não aderiu, o que foi suficiente para inviabilizar o golpe. Também é necessário o apoio dos meios de comunicação para garantir o controle. É preciso que a população esteja descontente com o regime para que seja dado um golpe para derrubar um regime. Um autogolpe só acontece quando… Read more »

Chevalier
Chevalier
2 anos atrás

Congressistas esquerdistas né? Editores declarem-se abertamente esquerdistas! Vamos. Ou vão me censurar de novo? Ficam aí dando trela para fake news da midia esquerdista sobre golpe, enquanto ja estamos dentro de uma ditadura, da Toga. A esquerda ja deu o golpe, ou alguém acha que o 5TF é conservador?

A6MZero
A6MZero
Reply to  Chevalier
2 anos atrás

STF ou qualquer tribunal não deve ser nem conservador ou liberal nem de direita nem de esquerda seu papel é ater-se a lei e julgar dentro de seus limites…

Além disso vige no Brasil o sistema de freios e contrapesos que limita e separa os poderes, estabelecendo limites a todos eles, assim falar em ditadura da toga é ir em desacordo com os fatos, afinal de uma decisão de algum tribunal ou juiz os envolvidos que não concordarem podem recorrer (por sinal nosso judiciário e nossas leis são até excessivamente permissivas com amplo acesso e inúmeros recursos das decisões).

Caerthal
Caerthal
Reply to  A6MZero
2 anos atrás

Excelente piada. Para ficar bom no Stand-up Comedy só precisa encurtar um pouquinho o texto.

O garoto tem futuro.

A6MZero
A6MZero
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Obrigado, e quanto ao texto longo não tenho o que fazer uma pena que muitos sejam avessos a leitura e isso pode assustar, mas sempre se aprende coisas quando se passa a ler com mais frequência.

Mas se ler um pouquinho mais vai descobrir que por principio o judiciário deve ser imparcial…

Caerthal
Caerthal
Reply to  A6MZero
2 anos atrás

“..Além disso vige no Brasil o sistema de freios e contrapesos que limita e separa os poderes, estabelecendo limites a todos eles, assim falar em ditadura da toga é ir em desacordo com os fatos..”

Foi pego na mentira. Acabou-se.

A6MZero
A6MZero
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Mentira? o sistema de freios e contrapesos é um fato bem sedimentado na nossa constituição.

Quanto a não existir uma “ditadura de toga” se dá pelo simples fato dos outros poderes terem autonomia e discordarem das decisões judiciais afinal eles ao discordarem tem todo o direito de recorrer até exaurir as possibilidades de recurso.

Se vigente um regime ditatorial não haveria espaço nem ferramentas para se opor das decisões.

A6MZero
A6MZero
Reply to  A6MZero
2 anos atrás

Agora longe de mim dizer que nosso judiciário é perfeito pq de fato não é.

E moroso, excessivamente custoso, inchado, padece de problemas do funcionalismo como corrupção e desvio de recursos, e até mesmo membros desrespeitam os princípios e são parciais defendendo este ou aquele lado seja por via de seus julgados seja publicamente por suas declarações.

Agora dizer que por suas mazelas vivemos numa ditadura é extrapolar, afinal o executivo também tem problemas assim como o legislativo, no fim toda nossa maquina publica é problemática o que resta e como nação e povo buscar formas de atenuar tais mazelas.

Last edited 2 anos atrás by A6MZero
Caerthal
Caerthal
Reply to  A6MZero
2 anos atrás

Palhaço. Se acabou, foi desmascarado.

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  A6MZero
2 anos atrás

Não adianta. Os minions são loucos. Eles só escutam o que o minto fala. Tudo o que a caterva fala é verdade e o resto é comunista

Camargoer
Camargoer
Reply to  Jadson S. Cabral
2 anos atrás

Olá Jadson. Discordar é parte intrínseca de um blog. Agora, eu ainda me surpreende com a falta de educação em alguns comentários.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  A6MZero
2 anos atrás

Olá A6MZero. De modo geral, o poder judiciário é o mais conservador porque ele trata da manutenção das leis. Por outro lado, o poder executivo costuma ser pendular, alternando entre a esquerda e a direita, mas existe uma certa ordem em todo da diretriz colocada pelo governante. As políticas podem ser mais progressistas ou reacionárias em função do governo vigente. O poder legislativo é o mais fracionado (e que bom que seja assim), constituído de grupos progressistas, grupos retrógrados, grupos conservadores (é preciso distinguir entre retrógrado e conservadores), grupos mais à esquerda, á direita, etc. Por isso o parlamento é… Read more »

A6MZero
A6MZero
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Caro Camargoer seus comentários são sempre bem ponderados, no caso ali estava me referindo ao fato do judiciário por principio ser imparcial, como disse mais acima existem membros que destoam dessa imparcialidade mas me refiro que o judiciário deve ser um terreno neutro sem perspectivas ideológicas na hora de julgar pq se o tiver não está sendo feita verdadeiramente justiça.

Quanto ao parlamento ser a casa e o local para debates ideológicos sem duvida e irretocável seu comentário.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Pare de ler jornais e ponha a cabeça na janela e veja os fatos REAIS. O Judiciário é a grande aposta subversiva e revolucionária.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Olá Caerthal. Acho que não compro um jornal há uns 15 anos. Quais são os fatos reais que você citou? Onde encontro isso, no whatsapp? telegran? youtube?

Caerthal
Caerthal
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Burrice contagiosa.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

Caro Certhal. Falta de educação é uma opção, não tem remédio.

Augusto
Augusto
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Cegueira ideológica também não tem remédio.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Augusto
2 anos atrás

Olá Augusto. A “cegueira ideológica” pode ser apenas o resultado do ambiente na qual a pessoa vive, das influências e referências usadas. Gosto muito de como a questão do racismo é tratada no livro “Racismo Estrutural” como um exemplo da dificuldade que é superar uma situação de imersão ideológica. Acho que neste contexto, o texto do Darcy Ribeiro “Sobre o óbvio” ou mesmo o livro do Jessé de Souza “A elite do atraso” discutem essa questão da cegueira ideológica. Contudo, a “cegueira ideológica” pode ser enfrentada se houver coragem para isso. Agora, falta de educação é realmente uma opção individual.… Read more »

Slow
Slow
Reply to  Chevalier
2 anos atrás

Amiguinho seu PR é até investigado em inquérito das fake news , varios apoiador como Alan dos santos ja perdeu conta no fb , yt e Twitter por causa de fake news .. viaja não

Caerthal
Caerthal
Reply to  Slow
2 anos atrás

Isso apenas mostra QUEM REALMENTE MANDA NA BAGAÇA.

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  Chevalier
2 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkk pelo amor de deus. E quem é conservador, o Birobiro??? O conservador do centrão???

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Jadson S. Cabral
2 anos atrás

Olá Jadson. O birobiro sempre foi um contestador. Já o Vicente Mateus era um conservador. O Leão (goleiro) era um reacionário. Sócrates um revolucionário.

Leandro Costa
Leandro Costa
2 anos atrás

Democratas sendo democratas. É uma manobra mais para desacreditar a gestão Trump do que verdadeiramente prejudicar o Brasil nessa empreitada. Até porque lucrariam mais com o Brasil sendo parceiro global da OTAN. O Brasil está sendo apenas um meio para atacar a administração Trump.

Os EUA sabem que governos vão e vem e sabem que é bem possível que o Bolsonaro não seja reeleito. E caso aconteça a tal tentativa de golpe (não acredito que isso esteja sequer perto de acontecer), o Brasil seria imediatamente ‘descredenciado’ como parceiro da OTAN no contexto histórico atual.

A6MZero
A6MZero
2 anos atrás

Não deve haver uma grande mudança.

O que ira acontecer provavelmente e o mesmo que acontece com o outro aliado Otan que faz fronteira com o Brasil a Argentina que por sinal é aliada desde 1998.

Ao se tornar irrelevante no cenário internacional foi completamente esquecida, e estamos trançando o mesmo caminho, cada vez mais irrelevantes e mais esquecidos.

Oráculo
Oráculo
2 anos atrás

Já era esperado que a ala de extrema esquerda do partido Democrata fizesse isso. Resta saber qual vai ser a atitude do velho senil que ocupa a cadeira presidencial americana. Pela lógica isso não vai dar em nada. Quem dita as regras da política externa norte americana é o Departamento de Estado. Muda governo, muda partido no poder, muda presidente e a linha que conduz a diplomacia da nação continua a mesma. Isso se chama projeto de país. Os presidentes até podem mudar algumas coisas, igual Trump fez ao tirar soldados americanos da Alemanha. Mas a linha mestra permanece a… Read more »

Oráculo
Oráculo
2 anos atrás

Essa história de comentário retido na caixa de spam é um saco…

Matheus S
Matheus S
Reply to  Oráculo
2 anos atrás

Estou na mesma situação. E com todos os meus comentários.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Matheus S
2 anos atrás

Olá Matheus. Eu sempre caio na malha fina, mas no fim os comentários são publicados. Pelo que a gente vê escapando de vez em quando, imagino que tenha muito comentário que acaba retido mesmo de modo justificado.

Matheus S
Matheus S
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Com certeza, Camargoer. Algumas vezes os comentários que caíram na caixa do spam são imediatamente aprovados, demonstrando agilidade e eficiência da equipe de editores. O problema em si é que tem muito comentário que era para ser retido e não são, assim como os comentaristas que contribuem mais com o assunto preposto da matéria publicada acaba sempre caindo na armadilha do spam. Vida que segue.

pangloss
pangloss
2 anos atrás

A notícia é menos sobre o Brasil e mais sobre a política interna dos EUA.
Mas tem uma parte do texto que eu achei bem curiosa, reveladora do quanto esses democratas não sabem do que estão falando – ou pior: fazendo contorcionismo retórico para chegar a seu objetivo. O trecho é o seguinte:

Reservadamente, diplomatas americanos reconheceram que a oferta foi cuidadosamente pensada: como o presidente brasileiro é afeito a temas militares, (…)”

Numa boa, quais os temas militares que interessam ao PR? Acho que ele fica limitado a quatro pontos: soldo, rancho, transgressões disciplinares e desfile.

Caio
Caio
2 anos atrás

A turminha que crítica a notícia e passa pano nas bravatas do Bolsonaro sobre o judiciário e democracia, deveriam refletir mais um pouco, por que está defesa não tem nada de diferente daqueles que apóiam Maduro, e o seu circo militar e judiciário na Venezuela, será que raciocinam sobre isso?? Ou acreditam queue se fossem levados a termo, os propósitos de Bolsonaro, o Brasil iria ficar diferente do que chamam de Venefavela?

Alessandro
Alessandro
2 anos atrás

Rússia e China devem estar esfregando as mãos, é impressionante como PARTE dos políticos americanos estão ajudando na DECADÊNCIA geopolítica dos EUA, e o curioso é que são os mesmos que são IDOLATRADOS aqui pela turminha vermelha, pq será né? rsrs…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Alessandro
2 anos atrás

Os EUA fornecerem ‘ajuda militar’ ou o que quer que seja ao Brasil é que vai acelerar seu processo de decadência, pelo simples motivo que eles ‘SE ENDIVIDAM’ pesadamente para fazer isso.
Enquanto isso, chineses aumentam seus laços econômicos e influência política mundo afora.
É tipo uma situação sem solução.
Para os EUA, é claro.

Pedro Fullback
Pedro Fullback
2 anos atrás

Os EUA perderam a sua política de Estado! Muda o presidente, muda as relações com os países. O Brasil é o país que dita o rumo da América Latina e possuímos uma forte influência na África, seja culturalmente ou por questão diplomática que possuímos. O Brasil é um país que toda potência precisa ter como ”aliado”. Os EUA e a Europa não estão oferecendo nada de bom para o nosso país, eles apenas falam em sanções econômicas e nada mais, enquanto a China se tornou o nosso maior parceiro comercial.

A6MZero
A6MZero
Reply to  Pedro Fullback
2 anos atrás

América Latina não é prioridade para os EUA já faz décadas sua política de Estado não mudou apenas seu enfoque que foi para o Oriente Médio nos anos 90/2000 e agora para a Ásia e pacifico. Agora quanto a ditar o rumo na América Latina não é mais bem assim hoje o México, Chile e a Colômbia recebem mais investimentos externos e tem uma influencia regional que não pode ser ignorada, até mesmo nossa influencia no Mercosul está diminuindo, quanto a África os investimentos pesados da China na região fazem dela a principal força externa no local, ter simpatia dos… Read more »

Pedro Fullback
Pedro Fullback
Reply to  A6MZero
2 anos atrás

Quais são as influências da Colômbia, México e Chile? O pib brasileiro é igual somados a esses países juntos.

A6MZero
A6MZero
Reply to  Pedro Fullback
2 anos atrás

Pib mexicano é quase o mesmo do Brasil (US$ 1,434 trilhão vs US$ 1,076 trilhão), e o Pib per capita é mais alto além de ser um grande receptor de investimento externo 18% de todo o investimento externo na América Latina tem o destino do mercado mexicano a Colômbia já recebe 9% e esses valores estão em crescimento ao contrario do Brasil em que há redução do investimento. Quanto a influencia regional o México tem grande influencia no Caribe e na América Central, a Colômbia tem influencia nos países andinos e no últimos anos vem ganhando influencia no Caribe. Além… Read more »

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
2 anos atrás

A esquerda dos eua está tentando retirar da órbita dos eua a 2a potência das américas e nos lançar no colo da china e/ou rússia, estando em guerra fria com a china e rusgas com a rússia? Ou é o retrato político da estupidez absoluta dos democratas americanos….

A6MZero
A6MZero
Reply to  Saldanha da Gama
2 anos atrás

2ª maior potencia? então a esquerda está tentando fazer o que com o Canadá? afinal eles são a segunda maior economia do continente americano…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  A6MZero
2 anos atrás

Olá A6MZero. Até 2015~2016, o Brasil tinha um PIB da ordem de US$ 2 trilhões, superior ao PIB canadense. Em 2020, o PIB do Brasil foi de US$ 1,4 trilhão e do Canadá US$ 1,6 trilhão. Isso torna o PIB per capita do Canadá muito maior que o brasileiro. Em termos de complexidade industrial, creio que os dois países têm uma economia bastante parecida, sendo que o agronegócio brasileiro tem maior importância que o canadense. Ambos países tem um setor extrativista desenvolvido.

A6MZero
A6MZero
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Bom além do fator econômico tem fator geopolítico o Canadá além de ser hoje uma economia maior é membro do G8 além de aliado histórico das potencias ocidentais, o Canadá sempre foi citado como a segunda grande potencia no continente e apesar de a algum tempo fosse possível para o Brasil rivalizar economicamente com o Canadá hoje eles são incontestavelmente a segunda potencia no continente.

Watts D. Matter
Watts D. Matter
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

O PIB per capita do Canadá só é maior que o nosso porque a população lá é muito menor…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Watts D. Matter
2 anos atrás

Caro Watts.FOi o que eu escrevi Até 2015, o PIB brasileiro era maior que o do Canadá, mas oB per capta era menor. Hoje, após 7 anos de crise (creio que já é a maior crise que o país passou) o PIB do Canadá é maior que o brasileiro (não porque cresceu muito mas porque o PIB brasileiro encolheu);

Matheus
Matheus
Reply to  Saldanha da Gama
2 anos atrás

Segunda potência seria o Canadá. O Brasil vem beeeem depois.

Caerthal
Caerthal
2 anos atrás

Esse congressistas são o PSOL de lá. Não representam os interesses do EUA, muito pelo contrário.

sergio
sergio
2 anos atrás

“Um grupo de 63 congressistas dos Estados Unidos enviou nesta quinta-feira, 14/10, uma carta ao presidente Joe Biden em que pede que ele reveja a oferta para que o Brasil se torne um parceiro global da Otan.”
hummm ta certo, mais isso serve pra que mesmo ??????????
Nos dar acesso a armas que nos não vamos poder comprar, e tão pouco manter rsrsrsrs
E piada ne ? rsrsrsrs

Sergio Luis de Paula Lima
Sergio Luis de Paula Lima
2 anos atrás

Não nos serve para nada esse negócio de Otan. Não somos inimigos de ninguém,ao contrário desses países.

FERNANDO
FERNANDO
2 anos atrás

Nossa, consegui ler tudo o que escreveram e estou me matando de rir. O chororô da quinta coluna é imenso. Brasil fazendo parte da ou não da OTAN, não vai pagar minhas contas nem abaixar o preço da LUZ E ÁGUA. Para os senhores terem uma ideia, em 2018 eu pagava a conta de água e luz com 100 reais, hoje é mais de 200 reias. 2018 com 500 reais eu fazia uma compra boa aqui no Supermercado de casa e somos três em casa…………………………. Os senhores já foram no supermercado ver o preço do feijão, arroz e carne? Para… Read more »

Wes
Wes
2 anos atrás

Vergonhoso é ver “brasileiros” pedindo a políticos de outros países notadamente EUA e Europa, para aplicarem sanções e embargos contra o Brasil e economia brasileira, alguns defendem ainda que países desenvolvidos interfiram militarmente na Amazônia, agora políticos americanos são como os brasileiros excelentes demagogos hipócritas que acreditam que são muito mais necessários do que realmente são! A politica de total subserviência de Bolsonaro aos Estados Unidos teve resultado de não fomos sobretaxados em exportações de aço para os EUA durante a guerra comercial e nos deu o status de “Aliado” extra-OTAN algo que não tem grandes efeitos práticos por os… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Wes
2 anos atrás

Não me parece que o Brasil seja fantoche dos EUA. E aliança implica um compromisso entre países. O que o Brasil faz pelos EUA e vice-versa? Para ter alguma relevância é preciso esforço e sacrifício. Mas o Brasil parece não sair do mesmo ciclo. Crises internas e um isolamento em relação ao que se passa no resto do mundo. Pensei que, com o Atlântico e o Bahia, o Brasil participasse mais em missões internacionais mas há sempre alguma coisa a impedir. O boicote de armamento é um mito. Se os EUA não vendem o que impede o Brasil de comprar… Read more »

Wes
Wes
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Discordo de seu ponto de vista, os EUA ao longo da história, não somente com o Brasil, mas com diversos países aplicaram boicotes e sanções, não gosto da política externa americana e interna brasileira, mas o Brasil, sempre desde meados dos anos 60, com a exceção entraves durante o governo Lula de uma outra crítica, cumpriu todas as “recomendações” do governo americano, ou seja, em total subserviência, tentamos comprar o F-4 ao invés dos F-5, mas foi negado mesmo se sacrificando muitas vezes para agradarem os americanos, ou seja, não estabelecemos certas relações com determinados países, não compramos materiais bélicos… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Wes
2 anos atrás

Mas se fosse um tão grande nível de subserviência não haveria uma maior quantidade de material americano?
Por outro lado os EUA conseguem oferecer preços muito mais baixos do que outros países. Que outro país tem assim tantos excedentes? Ainda em condições de serem usados por alguns anos?
Do meu ponto de vista é uma situação em que o pragmatismo, por parte do Brasil, prevalece do que uma subserviência aos EUA.

Wes
Wes
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Sim os EUA venderam equipamentos de 2ª mão ainda em boas condições, porém meu ponto é que para um ‘aliado’ o catálogo de produtos de alta tecnologia disponíveis para o Brasil é extremamente limitado, o Apache foi negado em fase de consultas, ou seja, antes de um intenção formal. Bolsonaro fez um esforço imenso para ser notado pelos EUA e nosso status de ‘aliado extra-OTAN’ foi a forma do reconhecimento, porém esse status na prática é muito mais na parte burocrática do que na pratica que se resume em treinamentos e relatórios de inteligência.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Wes
2 anos atrás

O que estava à espera de Trump? Haverá alguma coisa que tenha feito com algum resultado positivo?

Mas também depende do Brasil fazer pressão para obter alguns benefícios desse acordo. E ser equivalente a um país OTAN não é algo assim tão diferenciador. Tem algumas vantagens mas não é nada que vá transformar as Forças Armadas. Ou que não possa ser feito de outra forma.

Adler
Adler
Reply to  Wes
2 anos atrás

Não é vergonhoso,é a esquerda burra ,estúpida e asqueroso do Brasil.
É como dizem,eles preferem que o prédio que elas moram desabem, só pq não gostam do síndico.
Só a Nasa para tentar entender a cabeça dessa gente.

XFF
XFF
2 anos atrás

Melhor coisa a fazer é Brasil sair dessa rouba, pois ser aliado da OTAN não traz nenhum benefício para o Brasil.

Brasil corria risco de ser usado como bucha de canhão nas guerras da OTAN+EUA.

Roberto Bozzo
Roberto Bozzo
2 anos atrás

“Bolsonaro já demonstrou que está organizando as condições para um golpe militar. É um cenário alarmante para o Brasil e nosso país não pode contribuir com isso”

Estamos a 3 anos esperando este “golpe” e nada além da narrativa de nossa extrema imprensa aconteceu…..

É cansativa esta fake news permanente que os jornazistas tentam manter em foco pra alguns desavisados baterem palmas.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Roberto Bozzo
2 anos atrás

Caro Bozzo. Um golpe de estado é um processo. Este processo pode ter força e avançar com sucesso ou pode fracassar. Uma vez instaurado o golpe, o processo continua, podendo ser revertido ou consolidado. Existem duas situações para ocorrer um golpe. Um governo impopular e fraco que é derrubado e substituído por golpistas de oposição, ou um governo popular e forte que se consolida eliminando a oposição. No caso do bolsonaro, ele começou um governo com bastante apoio popular (lembrando que obteve 55% dos votos no segundo turno), contudo fez apostas políticas erradas. O resultado foi seu enfraquecimento político e… Read more »

Wellington Kramer
Wellington Kramer
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Minha nossa!!!!!! A loucura dessas análises está cada vez pior!!!!

Carlos
Carlos
Reply to  Wellington Kramer
2 anos atrás

Freud explica?

Roberto Bozzo
Roberto Bozzo
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Mestre Camargoer, lamento, mas acho que o mestre esta vivendo num mundo paralelo….

O resultado foi seu enfraquecimento político e redução do apoio popular.”

Nós vimos “a redução do apoio popular” do Presidente no dia 07/Setembro, com milhões nas ruas…. bom é o líder das pesquisas, que não consegue encher uma kombi em manifestações de apoio.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Roberto Bozzo
2 anos atrás

Olá Bozzo. Tenho uma grande estima e respeito por você por todos estes anos que comentamos na trilogia. Quanto tempo? Uns 12 ou mais anos? Por isso, confesso que ainda não entendo esse tipo de comentário. Sobre a popularidade do presidente, hoje foi divulgada uma nova pesquisa de opinião Genial/Quaest, Entre vários números, chama atenção a avaliação do governo entre aqueles que voltaram em bolsonaro no segundo turno de 2018. Em maio/21 19% consideravam negativo e agora está em 26%. Ou seja, 1/4 daqueles que votaram em bolsonaro em 2018 avaliam negativamente. Sobre as manifestações de 07/set, acho que elas… Read more »

Roberto Bozzo
Roberto Bozzo
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Mestre Camargoer, lamento, mas em nenhum momento fui desrespeitoso com o mestre; conheço-o desde o primeiro site Naval (bem antes do desmembramento). O mestre interpretou na leitura algo que eu não escrevi. Quanto às pesquisas, lembro que em 2018 o atual Presidente sempre aparecia atrás de qualquer adversário em segundo turno; lembro bem das matérias direcionadas, dos ataques (físico inclusive) de artistas, intelectuais, lembro do “Ele não”…… E, se estas pesquisas fossem sérias, o primeiro colocado nelas não precisaria pedir a um governador amigo pra isolar parte de uma praia pra ele usar ou estaria andando graciosamente pelas ruas, sendo… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Roberto Bozzo
2 anos atrás

Olá Bozzo. Você tem razão. Entendi errado. Peço desculpas. Existe dois tipos de eleições, aquelas na qual o eleitor deseja mudanças com um governante com baixa aprovação, e aquelas na qual o eleitor está satisfeitoe o governante tem alta aprovação. 2018 foi um eleição do tipo “mudança”. Você tem razão em considerar prematura a discussão sobre nomes para a eleição de 2022, contudo há uma correlação muito forte entre a aprovação de um governo e a possibilidade de sua reeleição. Neste momento, a discussão deve ser feita sobre a aprovação do governo e ela tem caído inclusive entre aqueles que… Read more »

Caerthal
Caerthal
Reply to  Roberto Bozzo
2 anos atrás

Mas ainda essa mania de se basear em fatos reais? Tá cansativo isso.

Ligue na Rede Goobels, por favor..

Luiz E, Ornaghi
Luiz E, Ornaghi
2 anos atrás

EEUU não saõ nem um pouco confiáveis. É melhor que isto aconteça.

Ten Murphy
Ten Murphy
2 anos atrás

Vão falar de violações de direitos humanos e princípios democráticos aos seus aliados no Oriente Médio como Arábia Saudita, Egito na África, insurgentes na Síria. Hipocrisia total dos Democratas.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Ten Murphy
2 anos atrás

Não é bem assim. A venda de armas para a Arábia Saudita foi congelada e já foi no tempo de Obama. Por algum motivo a comitiva Saudita se instalou no hotel Trump de Washington…

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Mas o Trump não apitava nada se o Congresso não aprovasse a venda. E como estava praticamente 50/50 entre republicanos e democratas, onde a maioria de um era minoria no outro e na eleição se inverteu, não lembro qual e qual, Senado e Câmara, os 100 bilhões em vendas foi aprovado pelos dois lados. Suspenderam agora depois da morte do jornalista torturado. Mas toda a política externa norte-americana é pragmática. Não importa os direitos humanos, se é vantagem para eles, lá estão. Desde o financiamento de governos de direita pela CIA na Guerra Fria, assegurados pelo Pentágono, até os dias… Read more »

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
2 anos atrás

Por isso que eu amo o congresso americano, na real, o maior poder do mundo é o legislativo, quem manda na porra toda é o legislativo.

Aliado da Otan hoje para o Brasil não tem serventia nenhuma. Temos que ir na onda e surfar com a prosperidade chinesa, essa é a verdade. Se o congresso americano diz que é ruim, eu concordo inteiramente com eles.

Essa é a minha opinião, quem tiver achando ruim que venha se resolver comigo. 5G chinês neles!

Last edited 2 anos atrás by Inimigo do Estado
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Olá I.E. Eu também admiro muitas coisas no Parlamento dos EUA, mas também tenho muitas críticas ao modelo político adotado lá. A começar pelo peso do financiamento privado feito por empresas. Acredito que esse tipo de financiamento distorce a representação parlamentar. Também sou crítico do modelo de “distritos”, os quais podem ser desenhados para privilegias um dado partido ou outro a partir do desenho dos mapas de votação. Pode parecer estranho, mas o modelo brasileiro de voto proporcional, financiamento público parcial e proibição do financiamento privado de empresas é mais democrático. Hoje, acredito que a reforma partidária feita pelo regime… Read more »

Jorge Augusto
Jorge Augusto
2 anos atrás

Querem rir de uma coisa? O país que fez isso é o mesmo que não sabe o porque a China avança sobre o mundo e a influência americana cai mais e mais. Eu sou de direita mas não sou burro. Enquanto os EUA esfaqueiam a França pelas costas e faz ameaças ao Brasil, a China ta la, oferecendo ajuda. OTAN não vale mais nada. A OTAN EXPLODIU! Foram décadas se aliando aos EUA para não receber nada em troca. Ta na hora do Brasil se aliar a China e ver se consegue tirar mais vantagem. Se os EUA não gostar,… Read more »

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Jorge Augusto
2 anos atrás

Esse democratas estão ficando loucos, estão constantemente atacando todos os valores que fizeram os países do ocidente serem os mais prósperos. Nessa hora estão ocupados listando mais estátuas para derrubarem, nomes de ruas para mudarem, redes sociais para censurarem, igrejas para queimarem, mais drogas para liberarem e inventando mais algum grupinho para dividirem a sociedade.

Carlos
Carlos
Reply to  SmokingSnake ?
2 anos atrás

Concordo plenamente com você.

Last edited 2 anos atrás by Carlos
Carlos
Carlos
Reply to  SmokingSnake ?
2 anos atrás

É por isto e outras que, as vezes, mesmo a contragosto, sou obrigado a concordar com algumas colocações do Antoniokings

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  SmokingSnake ?
2 anos atrás

E aqui, os idiotas úteis adoram imitar, como os dementes que incendiaram borba-gato, daqui a pouco irão querer que retirem o monumento dedicado aos bandeirantes na capital paulistana.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Adriano Madureira
2 anos atrás

Olá Adriano. Acho que foi um erro incendiar o BorbaGato. Era muito feito, isso é verdade, mas acho que o caminho seria um debate na Câmara de Vereadores. Imagino que a lei seria aprovada com facilidade, mas era importante um debate. Já o Monumento ás Bandeiras foi feito pelo Brecheret. É uma pessa muito bonita. BorbaGato está paradão, sozinho, parecendo aquele lenhador em Minessota. O Monumento ás Banderias têm índios, pés-descalsos, cavalos, um barco.. há um movimento na pedra esculpida… gosto muito daquela obra.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

realmente, é uma bela de uma peça artística…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Adriano Madureira
2 anos atrás

Olá Adriano. SIm. O Monumento ás Bandeiras é lindo. Por outro lado, o BorbaGato é esfericamente feio. Por qualquer lado que a gente olha, ele continua feio.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Jorge Augusto
2 anos atrás

Caro Jorge. Uma coisa de cada vez. A OTAN (assim como o Pacto de Varsóvia) eram estruturas intrínsecas da Guerra Fria que se tornaram obsoletas a anacrônicas. A participação brasileira na OTAN é desnecessária e irrelevante. A China é o maior parceiro comercial brasileiro, os EUA o segundo parceiro e a Argentina o terceiro. A China é destino de commodites enquanto a Argentina é destino de produtos industrializados.

Hélio
Hélio
2 anos atrás

Graças a Deus, isso não traria vantagem nenhuma ao Brasil, só serviria para molhar as calcinhas de neoconservadores.

Wellington Kramer
Wellington Kramer
2 anos atrás

congressista Hank Johnson, democrata veterano na Câmara autor do ofício enviado à Casa Branca.

Democrata. Isso diz muito.

Carlos Campos
Carlos Campos
2 anos atrás

Nossa agora os EUA não vão vender um F35 para que o Bonoro bombardeie o STF, nem poderá usar a nova bomba anti bunkers para destruir o congresso, agora um golpe tá totalmente inviabilizado.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Campos
Carlos Campos
Carlos Campos
2 anos atrás

Empurrando o Brasil para o colo da Rússia e da China, democratas ficaram burros demais, vai que o Bonoro largue mesmo os EUA e entre no Belt n Road, e os chineses fiquem com todo o 5G.

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
2 anos atrás

Brasil não cansa de ser esculachado pelo EUA! Impressionante como tem síndrome de cão vira lata…

Adriano Madureira
Adriano Madureira
2 anos atrás

Ser aliado extra-otan certamente seria algo bom,é algo que tem suas vantagens mas há os deveres para com a aliança…

Não conseguimos nem cumprir com nossas obrigações em defesa, quem dirá como aliado da aliança atlântica.

Roberto
Roberto
2 anos atrás

Esses congressistas “progressistas” do bidê, dando aquela mãozinha pra China….. que deve estar adorando a ideia…. bando de quadrupede! O que virou os EUA…. jaja sai mais manifesto de generais.

Foxtrot
Foxtrot
2 anos atrás

Como eu sempre digo, nossos maiores inimigos são nossos melhores aliados.
Mas uma coisa é certa, retirar um título que nada nos serviu, e olha que pagamos caro por isso.
Pagamos com Alcântar.
Iríamos pagar com a Embraer e nossa soberania.

Watts D. Matter
Watts D. Matter
Reply to  Foxtrot
2 anos atrás

Foxtrot, nossos maiores inimgos são a esquerdalha, 70% do congresso nacional, o presidente e o relator da CPI da COVID, 60% do STF e mais da metade dos governadores de estados…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Watts D. Matter
2 anos atrás

Olá Watts. Achei sua conta interessante. Você coloca como “seu inimigo” a maioria do congresso eleito e a maioria do STF. Parece que o “seu inimigo” é a oposição ao governo, que você identifica como a maioria. Então, tenho a impressão que o “seu inimigo” e essencialmente o regime democrático. Caso não existisse oposição ou poder judiciário, estaria tudo ótimo. Mas nesse casos, o país seria uma ditadura.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Watts D. Matter
2 anos atrás

Caro Demais ATTs, não sabia que E.U.A e Europa eram socialistas.
Vocês não cansam de serem enganados não?
Vacina com machadinha, rachadinha, ministro da economia com conta em paraíso fiscal e um monte de absurdos ,e mesmo assim vocês defende uma ótica deturpada de uma direita corrupta (como a esquerda deste país )?
Para mim quem defende isso ou é ingênuo ou tem o mesmo desvios de carácter desta direita desastrosa que aí está !
Me poupe .

Antoniokings
Antoniokings
2 anos atrás

Se a solução interna está demorando, que venha do exterior!.

Pavan
Pavan
2 anos atrás

Políticos e Politicagem…

Mangano
Mangano
2 anos atrás

Mas que cartinha mais patética. É por isso que os EUA estão na situação que estão…. O pragmatismo foi pro saco faz tempo. Bolsonaro é só um cara tosco e nada mais…. Sinceramente quem acha que ele tem alguma capacidade de dar um golpe (ou pior, enxerga que houve alguma tentativa) ou é muito cafajeste ou tem uma visão bem míope da conjuntura do país. Acho totalmente discutível se é do interesse do país se tornar um membro da OTAN… Assim como acho que pela perspectiva americana há bons argumentos também para que o país não queira o Brasil como… Read more »

Rafaelsrs
Rafaelsrs
2 anos atrás

Governo da piada pronta!
Sempre se juntando aos perdedores, se estivéssemos na época da 2º guerra e o presidente fosse bolsonaro, ele nunca abandonaria Hitler, como Vargas o fez, inteligentemente.

José Carlos David
José Carlos David
2 anos atrás

O Brasil nunca foi respeitado pelas grandes potências. Foi usado e posteriormente descartado…está registrado na história.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  José Carlos David
2 anos atrás

Deixou-se ser usado, essa é a verdade…

Goriloide Nero
Goriloide Nero
2 anos atrás

Vendo pelo comentários de alguns aqui, aparentemente alguns dos nossos confrades brasileiros ainda partilham da síndrome que o Governo do Brasil partilhava em 1920, nos consideramos muito importantes, sendo que não somos de fato. A posição do Brasil é a mesma e imutável, sujeito, desde o Império Britânico até o Americano, e não há o que se diga o contrário, desde os benefícios alfandegários que os britânicos conquistaram até 1842 com o Tratado de Livre Comércio em 1827 até aos contínuos ataques americanos ao Programa Paralelo e no golpe do João Goulart. Muitos aqui comentam sobre a China, mas pouco… Read more »

Carlos
Carlos
Reply to  Goriloide Nero
2 anos atrás

Parabéns.

Igor Campos de Almeida Lima
Igor Campos de Almeida Lima
2 anos atrás

Se não querem vender armas pros brasileiros, então os russos, chineses, franceses, ou qualquer outro povo venderá. Biden, que deu uma calça-arriada no Macron, quer perder grana?

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
2 anos atrás

Impressionante!!! Estou aguardando esse tal Golpe desde janeiro de 2019!! Parece que a bica fechou pra muita gente, de dentro e de fora !!! Esquerdopatia é igual em todo lugar!!! Mesmo discurso da oposição derrotada daqui, acho que els combinam, só pode….

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
2 anos atrás

Ser parceiro ou não, nunca mudou nada! Brasil e EUA têm excelentes relações, Governos vão e vem, os Estados ficam!!

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
2 anos atrás

Alexandre de Moraes conseguiu colocar minhoca na cabeça de alguns gringos importantes e isso já está começando a custar caro para o Brasil.

É uma mistura de má fé com pavor:
https://www.youtube.com/watch?v=C5qzLb5q1dE

Save Ferris!

Victor Carvalho
Victor Carvalho
2 anos atrás

Sou a favor de um não-alinhamento do Brasil com a OTAN. O Brasil precisa perceber sua grandeza e construir sua própria esfera de influência. Se o Brasil quer ser um “global player” precisa manter-se distante de certas Instituições e olhar com o queixo erguido para os Estados Unidos, China, UE, Rússia, Índia, etc.