Xi Jinping e Putin se reúnem nos Jogos Olímpicos e divulgam comunicado conjunto

125

Na sexta-feira (4/2), o presidente russo Vladimir Putin e o presidente chinês Xi Jinping se encontraram pessoalmente no início dos Jogos de Inverno de Pequim.

A dupla emitiu uma declaração conjunta, referindo-se às duas nações como “os lados” no documento.

Eles se referiram às críticas sobre os abusos dos direitos humanos, afirmando que “acreditam que a defesa da democracia e dos direitos humanos não deve ser usada para pressionar outros países. Eles se opõem ao abuso dos valores democráticos e à interferência nos assuntos internos de Estados soberanos sob o pretexto de proteger a democracia e os direitos humanos, e qualquer tentativa de incitar divisões e confrontos no mundo”.

Eles pediram “à comunidade internacional que respeite a diversidade cultural e civilizacional e os direitos dos povos de diferentes países à autodeterminação. Eles estão prontos para trabalhar em conjunto com todos os parceiros interessados ​​para promover a democracia genuína”.

Em uma rejeição de países que se manifestaram contra a China em antecipação aos Jogos Olímpicos em um país onde estão ocorrendo abusos de direitos humanos e genocídio, o comunicado acrescentou: “O lado russo apoia uma hospedagem bem-sucedida do lado chinês do Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno em Pequim em 2022.”

“Os lados apreciam muito o nível de cooperação bilateral nos esportes e no movimento olímpico e expressam sua disposição de contribuir para o seu desenvolvimento progressivo”, acrescentaram.

Eles criticaram os Estados Unidos por várias ações, observando que “estão seriamente preocupados com a parceria de segurança trilateral entre Austrália, Estados Unidos e Reino Unido (AUKUS), que prevê uma cooperação mais profunda entre seus membros em áreas que envolvem a estabilidade em questões estratégicas, em particular a sua decisão de iniciar a cooperação no domínio dos submarinos de propulsão nuclear”.

Eles também discutiram seu “forte apoio mútuo à proteção de seus interesses centrais, soberania estatal e integridade territorial, e se opõem à interferência de forças externas em seus assuntos internos”, acrescentando que a Rússia “reafirma seu apoio ao princípio de Uma Só China, confirma que Taiwan é uma parte inalienável da China e se opõe a qualquer forma de independência de Taiwan.”

Eles também disseram que “se opõem a uma maior ampliação da OTAN” e pedem ao grupo “que abandone suas abordagens ideologizadas da Guerra Fria, respeite a soberania, segurança e interesses de outros países, a diversidade de suas origens civilizacionais, culturais e históricas, e a exercer uma atitude justa e objetiva em relação ao desenvolvimento pacífico de outros Estados”.

O Washington Post informou que Xi disse que a China e a Rússia “se apoiam firmemente na salvaguarda de seus interesses centrais”, segundo um resumo da reunião pela agência de notícias estatal chinesa Xinhua.

“Acrescentando ações às palavras, Putin anunciou um acordo para fornecer mais gás à China por meio de um novo gasoduto”, acrescentou o Post.

O Wall Street Journal informou que a China não divulgou a declaração conjunta imediatamente, mas a mídia estatal chinesa mostrou comentários de Xi depois que os dois se encontraram. Xi supostamente “disse que os dois países apoiam a salvaguarda dos interesses fundamentais um do outro e que suas decisões estratégicas teriam influência global, de acordo com uma declaração separada da agência de notícias oficial Xinhua. A Xinhua fez referência à declaração conjunta, mas não fez menção à OTAN”, observou o Journal.

“Estou disposto a trabalhar com o presidente Vladimir Putin para criar um plano e orientar a direção das relações sino-russas sob novas condições históricas”, disse Xi.

Em dezembro, o governo Biden anunciou um boicote diplomático aos Jogos de Inverno de 2022, mas os atletas americanos ainda estão participando.

“O governo Biden não enviará nenhuma representação diplomática ou oficial para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de Pequim 2022, devido ao genocídio e crimes contra a humanidade em curso na RPC”, disse o secretário de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, a repórteres na época.

Na quinta-feira, a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, recebeu críticas generalizadas depois que disse aos atletas dos EUA que não se manifestassem contra o governo chinês nos Jogos.

“Eu diria aos nossos atletas – vocês estão lá para competir”, disse Pelosi em parte em depoimento perante a Comissão Executiva do Congresso sobre a China. “Não arrisque incorrer na ira do governo chinês porque eles são implacáveis. Eu sei que há uma tentação por parte de alguns de falar enquanto estão lá, eu respeito isso. Mas também me preocupo com o que o governo chinês pode fazer com suas reputações, com suas famílias.”

Na sexta-feira, ela reiterou suas observações, dizendo em parte: “Como digo, como desejo bem aos atletas, não os encorajo a falar contra o governo chinês porque temo por sua segurança se o fizerem”.

FONTE: The Daily Wire

Subscribe
Notify of
guest

125 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
WSilva
WSilva
2 anos atrás

”“O governo Biden não enviará nenhuma representação diplomática ou oficial para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de Pequim 2022, devido ao genocídio e crimes contra a humanidade em curso na RPC””

Os índios nativos da América do norte mandaram um abraço(meia duzia que sobraram do extermínio). rs

Agnelo
Agnelo
Reply to  WSilva
2 anos atrás

Os índios???
Em 1700 e uns quebrados?
Direitos humanos?
É muita pelassaquice

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Calminha, patriota. O post é sobre os EUA, não o Brasil. Não precisa ficar eufórico.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Os EUA foram fundados sobre o genocídio de 10 milhões de nativos. Só entre 1940 e 1980, 40% de todas as mulheres em reservas índias foram esterilizadas contra sua vontade pelo governo norte-americano. Esqueçam a história do Dia de Ação de Graças com índios e colonos partilhando placidamente o mesmo peru em torno da mesma mesa. A História dos Estados Unidos começa no programa de erradicação dos índios. Tendo em conta as restrições atuais à imigração ilegal, ninguém diria que os fundadores deste país foram eles mesmos imigrantes ilegais, que vieram sem o consentimento dos que já viviam na América.… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Bosco
Bosco
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

É por esse tipo de comentário infantilizado que esses justiceiros sociais perdem credibilidade.
Vale salientar que na época da ocupação europeia da América do Norte estavam ocorrendo mudanças de dinastias na China que eram invariavelmente associadas a massacres de milhões de pessoas que fazem o “extermínio” dos nativos americanos parecer um passeio no parque.

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Esse pessoal presta um desserviço às novas gerações com essa reescrita da história, que coloca o mundo todo como sendo um paraíso de amor, bondade e harmonia que foi contaminado pelos europeus. Claro, quando é do interesse da narrativa eles não deixam de citar os cruéis japoneses já que estes são vistos como vassalos do Ocidente. Quando interessa à narrativa aí os japoneses são vítimas indefesas das bombas atômicas americanas. A conquista, a exploração do homem pelo homem, a violência e a injustiça sempre foi a norma em todo o mundo e não é exclusiva ou inventada pelo Ocidente. Havia… Read more »

Agnelo
Agnelo
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Fazem a história perder a credibilidade de como ciência.

pangloss
pangloss
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

A História virou literatura. De ficção. cada leitor escolhe o gênero literário que lhe convém.
Gramsci deve estar triunfante, no inferno.

Augusto
Augusto
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Sem contar os milhões de mortos durante o “grande salto para frente” de Mao, e foi a bem menos tempo da matança dos índios durante o processo de colonização. Lembrando também que aqui na américa antes dos Europeus chegarem não era nenhum paraíso, aqui existia de tudo, desde escalpamento até sacrifícios de crianças inocentes. Isso de falar que os Índios viviam em paz e amor, não passa de falácia.

Resumindo, os humanos nunca iriam perder a chance de serem seres humanos, não existe nenhuma civilização que possua o seu passado limpo.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Bosco
2 anos atrás

É uma narrativa bizonha atrás da outra…. Não percebem o quanto são incoerentes ou hipócritas

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Exatamente, meu nobre Bosco. Esses justiceiros sociais que utilizam um bordão com sermão cheio de invectivas que simplesmente ignoram a matança generalizada praticada pelos imperadores da China dinástica, aqueles bárbaros orientais que não tinham pudor e nenhum valor à vida massacraram milhões de pessoas, tentando se fazer valer da falácia da falsa equivalência. A verdade é que não existe nenhuma equivalência moral entre o “extermínio” dos nativos americanos com o massacre de milhões de pessoas na China dinástica. Essa cambada de falsos moralistas. Imagina só. “Extermínio”. Quem fala em “extermínio” quando 92% dos indígenas foram mortos, sobrando 8%, números totalmente… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

Se guerra é guerra, genocídio é genocídio em qualquer parte do mundo, qual é a razão em utilizar uma frase patética como essa: ”O governo Biden não enviará nenhuma representação diplomática ou oficial para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de Pequim 2022, devido ao genocídio e crimes contra a humanidade em curso na RPC”” Ora, se você cometeu um crime igual ao meu, qual é o seu direito em me criticar? Quando você faz isso você quer na verdade elevar sua moral acima da minha ao mesmo tempo que tenta apagar o seu crime passando a impressão que… Read more »

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  WSilva
2 anos atrás

Relaxa.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Estava sumido, Bosco. Pensei que já tivesse fugido para as montanhas. KKKKK

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Esqueça isso tudo e comemore a Nova Ordem Econômica que chegou.

comment image

guest
guest
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Como se o genocídio indígena nos EUA tivesse acontecido só no século XVIII…… Sem falar que os direitos humanos surgem justamente em “1700 e uns quebrados”, com a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Faver
Faver
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Agnelo, direitos humanos são a liberdade, o voto, o ato de poder trabalhar e ter educação, exercer a religião que você quiser…. Falar mal destes direitos é ser contra isso. Talvez você fale sobre a aplicação inapropriada destes, mas isto depende da interpretação da lei por diversos lados, por Advogados, juristas…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Agnelo
2 anos atrás

Seus descendentes estão vivos e têm uma fatura gigantesca para cobrar dos americanos de origem européia que praticamente exterminaram seu povo.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  WSilva
2 anos atrás

ai eu me pergunto, se a gente estivesse na época do “extermínio dos nativos da américa do norte”…se nessa época houvesse acesso à informação, como há hoje. você também seria contra criticar o genocídio que estaria ocorrendo lá? Você faria referência a algum episódio anterior, na história, de genocídio contra algum povo, para ironizar as críticas ao genocídio dos nativos norte americanos? Sei lá…você falaria em genocídio cometido pelos vikings na europa? Falaria de genocídio cometido por Genghis Khan na Àsia, na tentativa de banalizar o genocídio que estaria ocorrendo em seu tempo nos EUA? Isso é muito doido. A… Read more »

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

Uma pequena errata recreativa: Genghis Khan não cometeu genocídio na Ásia, ele cometeu o ato frutífero de espalhar seu sêmen.

WSilva
WSilva
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

A minha intenção com esse tipo de comentário é simplesmente mostrar para os iludidos por ideologia política que os EUA acusam a China de cometer justamente aquilo que eles cometeram no passado. Isentar a China? De forma alguma, apenas mostrar quem é hipócrita. Os chineses coexistem com muçulmanos e tibetanos há mais de 800 anos, nunca houve guerra de extermino. Conflitos? Sim, vários, mas todos estão lá. Difícil é achar um índio nos EUA hoje… Vejamos, a população de muçulmanos na China nunca foi tão grande, dobrou nos últimos 30 anos. A região de Xinjiang prospera como nunca. Se há… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  WSilva
2 anos atrás

Você critica a narrativa americana contra o genocídio mas não critica a narrativa xinjipinpgputinista de defesa da democracia. Já que quer fazer papel de nossa consciência coletiva nos lembrando que os EUA também já cometeu genocídios devia também nos lembrar que os regimes totalitários na China e na Rússia atual estão longe da narrativa que eles querem nos fazer acreditar em defesa da democracia e da pluralidade.  “Eles estão prontos para trabalhar em conjunto com todos os parceiros interessados ​​para promover a democracia genuína”.” Essa declaração não te desperta nenhuma intenção de alertar os iludidos não , né? Ou seja,… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bosco Jr
WSilva
WSilva
Reply to  Bosco
2 anos atrás

”Essa declaração não te desperta nenhuma intenção de alertar os iludidos não , né?” Não pois qualquer pessoa sabe que China e Rússia são países autoritários, diferente dos iludidos que acreditam piamente que os EUA é o bom samaritano. Me diz quem é que acredita que China e Rússia querem promover democracia no mundo? Ninguém. Mas eu realmente acredito que eles querem promover um mundo multipolar, porque irão se beneficiar, mas o Brasil pode se beneficiar também, logo tem meu apoio nessa questão. ”sua visão de justiceiro social de araque.” Não é justamente os EUA que bancam o justiceiro? Um… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  WSilva
2 anos atrás

Você e seus amiguinhos da Trilogia pra mim são iguais adolescentes abastados que incorporam a persona de justiceiros sociais marxistas e criticam os país de classe média ou alta mas não largam o conforto que eles proporcionam. A diferença dos ditos adolescentes é que vocês são velhotes com barrigas de shop que substituíram os país pelo Ocidente que vocês dizem não fazer parte e se acham os legítimos descendentes dos astecas e maias. Do mesmo modo que os adolescentes vocês não abrem mão das mordomias que o sistema capitalista patriarcal opressor proporciona mas aproveitam as horas de folga, que são… Read more »

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Conforto que tenho e obtive com meu suor honesto, meu trabalho digno e minha dedicação aos estudos. Não devo nada a Estados Unidos, Ocidente, Europa ou qualquer entidade, país ou sujeito – nem mesmo satisfação. MInhas contas estão em dia, não tenho dívidas e o que compro e usufruo é fruto do meu trabalho. Ninguém nunca me deu nada de graça, nem rifa eu ganho, tudo que tenho foi conquistado e não devo nem satisfação para ninguém, nem tenho dívidas. Se eu comprar um Iphone, compro, vou pagar com o meu suado dinheiro à Apple. Ela faz o que quiser… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Papo furado.
O povo quer saber de trabalho. Prosperidade.
A China anunciou hoje investimentos de 23 bilhões de dólares na Argentina por ter aderido à Nova Rota da Seda.
Aí vem vc com papinho bodoso de ‘autoritário’, ‘democracia’, ‘liberdade’ e o escambau.
Vai lá fazer exercício naval com Ruanda pra ver se vai render alguma coisa.
A China está dominando tudo e já chegou na América Latina.
Querendo ou não o Bosquinho, Deprera, FakeKings ou seja lá quem for.
Aceita que dói menos e será melhor para vc.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Toma aí, Bosquim.

Postagem do Presidente da Argentina ainda há pouco.

‘Tuve una cordial, amistosa y fructífera reunión con Xi Jinping, presidente de China. Acordamos la incorporación de Argentina a la Franja y la Ruta de la Seda.

Es una excelente noticia. Nuestro país obtendrá más de US$ 23 mil millones de inversiones chinas para obras y proyectos.’

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

E hoje, a China anunciou o apoio às reivindicações argentinas com relação às Malvinas.

brasil247.com/mundo/china-tambem-expressou-apoio-as-reivindicacoes-argentinas-sobre-as-ilhas-malvinas

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

E o avanço chinês na A.L. continua.

Notícia de agora, saída do forno:

‘China vai bancar Usina Nuclear, linhas de transmissão, gasodutos, barragens e ferrovias na Argentina.’
Aí vem os EUA e propões a doação de 3 C-130 de segunda mão, vinte M-113 da época da Guerra do Vietnã e que precisam de algumas reformas e anunciam que é uma iniciativa para salvaguardar a paz, a liberdade e o bem estar da população argentina.

WSilva
WSilva
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Boscão, pare tentar advinhar quem são as pessoas e concentre-se apenas em responder o que está sendo discutido.

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
2 anos atrás

país = pais

Agressor's
Agressor's
Reply to  WSilva
2 anos atrás

Quando eu era apenas um garoto via os enlatados estadunidenses pela TV e figuras como do George Custer eram sempre retratadas como uma figura histórica heroica, até o dia em que eu descobri que na realidade não passava apenas de um covarde e genocida desgraçado. Um sádico com sede de sangue. Covarde, que nunca lutou de fato em suas campanhas contra guerreiros índios, só atacava sorrateiramente aldeias/acampamentos indígenas que estavam desguarnecidas e abrigadas apenas de idosos, mulheres e crianças. O que explicou a razão de tanta fúria por parte das nações indígenas que se deu neste incidente ocorrido. Não existe… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Para essa turma aí qualquer genocídio é aceitável, desde que não seja praticado por comunistas, o resto tá liberado…

São os mesmos que acham legal o que Gengis Khan e o Japão fizeram na Ásia.

Joe
Joe
Reply to  WSilva
2 anos atrás

Isso é uma abraço de afogados. Quem viver verá..

pedroctba
pedroctba
Reply to  WSilva
2 anos atrás

Beleza, vamos jogar todas as bombas H e A do mundo na Mongolia e no Uzbequistão, pois de lá que veio o maior e segundo maior tirano e açogueiro do mundo.

Augusto
Augusto
2 anos atrás

Novo gasoduto entre Rússia e China coloca a Europa contra a parede e isso é resultado da péssima atuacão da diplomacia estadunidense, que tentou acuar e pressionar os dois países, mas acabou jogando um no colo do outro.

Ademais, parceria estreita entre Rússia e China acaba consolidando o deslocamento do eixo do poder, do Ocidente para o Oriente.

Está ficando claro que o eleitor americano fez uma caca ao colocar esse democrata no poder, porque no xadrez geopolítico o Bidê mostra ser o peão. Let’s go Brandon!

André Luís
André Luís
Reply to  Augusto
2 anos atrás

Oi, viu… o eleitor americano não votou nesse pedóf*** preposto dos Rothschilds/Rockfellers… eles tiraram a vitória de Trump no TAPETÃO, democraticamente, diga-se… rs.
Mas de boas, esses canalhas democratas não durarão por muito tempo não. E no mais, é mega divertido vê-los espumar de ódio e desespero quando eles encontram um URSO no caminho…. rs!

Luis
Luis
Reply to  André Luís
2 anos atrás

Tem aquele velho ditado que diz:

Quando a cabeça não pensa, o corpo padece!

Agora eles estão pagando o preço da K AHDA

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Luis
2 anos atrás

Agora?
O que vc que pode acontecer de um País que elege um Trump, um Bush filho e outros menos cotados?

guest
guest
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Coisas de um sistema político que beneficia a mediocridade em nome das oligarquias

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  guest
2 anos atrás

Prezado guest

E estão pagando um preço altíssimo.
E a fatura não vai parar por aí.

SDS

rui mendes
rui mendes
Reply to  André Luís
2 anos atrás

Viúva do Trump, chora pois acabou as mentiras e basófias.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Augusto
2 anos atrás

Prezado.

Já venho preconizando isso aqui no blog há um tempão.
Quero meu 10!!!

rsrsrs

Saudações!

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Toinho, No final, seja qual for ele (sé é que a história tem final), o Ocidente terá ganho. A justificativa do Ocidente em “conquistar” a África e a Ásia eram baseadas no conceito de darwinismo social, de que o Ocidente era intelectualmente e culturalmente superior, e tinha por obrigação levar a civilização para países bárbaros e primitivos e é exatamente isso que aconteceu. A China virou um país ocidentalizado. Desde as vestimentas , a urbanização … até … tudo. Até o sistema político é baseado numa concepção ocidental formulada por um alemão e não por um Confúcio ou um Lao… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Também não podemos esquecer que apesar dos chineses terem inventado a tipografia a imprensa foi inventada por Gutemberg.

WSilva
WSilva
Reply to  Bosco
2 anos atrás

O ocidente venceu pós revolução industrial, essa disparidade não existia antes e também não será eterna se o ocidente continuar a sentar no seu passado e regredir culturalmente como está acontecendo.

O fato é, China e Índia chegaram até aqui pela capacidade de resistir e se reinventar da maneira deles, tudo isso que você citou criado pelos ocidentais não faria falta para eles caso o imperialismo não tivesse chegado na Ásia.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Pare de usar o Santo Daime.
Está afetando ainda mais sua cabeça.

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
2 anos atrás

país = pais

Agressor's
Agressor's
Reply to  Augusto
2 anos atrás

Vale lembrar que Rússia e China tem um interesse em comum em formar um novo sistema financeiro, e a UE não está desalinhada com a China visando a independência do bloco com os eua… O PIB chinês fechou 2021 em 16 trilhões de dólares! Em poder de paridade já está em 27 trilhões contra 20 trilhões dos Estados Unidos! O Sistema Financeiro da China está chegando e não deveria ser novidade pra ninguém, eles fabricam seus próprios celulares, carros e toda a tecnologia que utilizam. Um sistema financeiro independente dos eua é só mais um passo para dominar o sistema.… Read more »

João Adaime
João Adaime
2 anos atrás

É tanta hipocrisia de todos os “lados” que nem dá vontade de comentar qualquer coisa. Tudo que for dito está certo e está errado, dependendo do ponto de vista de cada um.

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Reply to  João Adaime
2 anos atrás

É, dá mesmo, mas não se pode esmorecer. Esforçemo-nos mais, aprendamos mais, pensemos mais e, sobretudo, nos expressemos mais e melhor. A equivalência e equipotência dos discursos e razões é apenas um tropo cético, coisa de agnóstico, uma mera aparência. Criticar é levantar o véu onde se projetam as aparências…

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Belas palavras. Muito comovente. Eu me sentia no estado solilóquio aqui. Suas palavras me levantou o moral, vamos sair dessa vacância em estado monólogo e aplacar a multidão silenciosa com nossa tremenda oratória e eliminar qualquer vestígio de traços desalentos de nossa plateia obstinada.

100nick-Elã
100nick-Elã
2 anos atrás

Uma nova era que se inicia. Essa data entra para história e será estudava nas salas de aula pelas futuras gerações – que estarão se esforçando para aprender mandarim e russo.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

E quero aproveitá-la ao máximo!

SDS.

Agnelo
Agnelo
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Vai nessa….
Hahahahahahhaha

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Sua imitação de Goethe considerando os resultados da batalha de Valmy é sofrível.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Olhe-se no espelho: tudo em você é sofrível. Depois que corrigir-se, aí sim estará apto a apontar o que é sofrível nos outros.

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Você muito me recorda alguém bastante esquecível de quem, agora, nada lembro.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

nossa, que marco na história de um povo brasileiro que pouco ganha com isso.
que acontecimento marcante na vida desse povo brasileiro, que amanhã continuará pegando busão lotado, vivendo em lugares perigosos e tendo acesso a péssimos serviços públicos.

Cada vez mais me convenço que essa sana em idolatrar outro país funciona assim: “não tenho nada para me apegar nessa minha vida de m#rda, vou começar a idolatrar, irrestritamente, outro país”.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

Se pensa que isso não vai mudar nada na vida do brasileiro comum, realmente você está por fora de tudo que está acontecendo, como a maioria alienada. Certamente, esses eventos mudarão nossas vidas. Se será para pior ou melhor, aí depende de inúmeros fatores.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Claro, esquenta não. Daqui 10 anos nossas crianças estarão aprendendo mandarim na escola, certo? No cinema, estaremos assistindo grandes sucessos chineses. Na música, nas paradas de sucesso, grandes músicas chinesas dos famosíssimos xiang xuan xin e da irreverente xianga xuan xin. Não viaja cara. Somos ocidentais. Nossa cultura é totalmente influenciada pela cultura dos EUA e da Europa. Nossos costumes são totalmente influenciados por costumes ocidentais, sejam europeus, norte americanos ou de nossos antepassados indígenas e africanos. A China pode se tornar a maior potência econômica e militar do planeta, mas jamais irá implementar um modelo cultural oriental aqui. E,… Read more »

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

A China não vai e não quer implantar sua cultura aqui. Só espero que essa mudança traga mais feijoada e menos hamburguer. A mudança cultural não ocorrerá de um dia para noite, vc continuará a ouvir músicas americanas e provavelmente seus filhos e netos também. Para vc ter uma ideia, eu cheguei a ter aulas de francês, numa escola pública. O francês tinha uma influência muito forte no Brasil há 40, 50 anos atrás. A mudança cultural será muito devagar, mas a mudança política e econômica virá como um raio e ocorrerá, quer vocês queiram, quer não.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

É isso aí.
Os chineses não estão nem aí se vc assiste Netflix ou dance Moonwalk, contanto que negociem com eles seus produtos.

Agressor's
Agressor's
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Tio Sam perdendo protagonismo no mundo…Tudo está rumando para o inevitável… Já se sabe disso….

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
100nick-Elã
100nick-Elã
2 anos atrás

O Trump ainda estava fazendo uma estratégia que talvez pudesse dar certo. Ele queria uma relação amistosa com a Rússia e se focar na China. Mas a elite ocidental, russofóbica, cega para a realidade e racista, não permitiu e ainda acusou o Trump de ter sido eleito pela Rússia. Eles são racistas contra os russos, ainda que recentes exames de DNA comprovaram que os russos são mais brancos que eles. Mas não importa, sempre vão enxergar os russos como hordas asiáticas. KKKKKKK “Agora aguenta coração” KKKKKK E o Bosco sumiu. Fez o mesmo que o Vader – lembram dele? antes… Read more »

Luis
Luis
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

E o Bosco sumiu.

A senhora tá sentindo falta?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Luis
2 anos atrás

Não evoque o espírito que ele pode baixar.
kkkkkkk

WSilva
WSilva
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Putin sabia que o Trump queria colocar uma cunha entre China e Russia, assim como Xi Jinping sabia.

Putin e Xi Jinping iriam usar a estratégia do Trump contra o próprio EUA.

Para a Russia se opor a China nesse momento, a Europa e EUA terão que abrir mão de coisas que no final das contas podem ressuscitar a União Soviética.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  WSilva
2 anos atrás

E aqueles lixos de países do Leste Europeu significam algo? o que eles têm para oferecer? o futuro está na Ásia…mas vc tem razão, o Ocidente já havia perdido a Rússia quando incluiu países da Europa Oriental na OTAN; quando fez a Geórgia atacar a Rússia em 2008; quando promoveu a guerra da Síria e as manifestações na Praça Maidan, que culmirnaam com um golpe de estado vil na Ucrânia, que foi tomada por neozistas bandeiristas que odeiam a Rússia. E a Victoria Nulan distribuindo doces na Praça Maidan, certamente ficou gravado na memória russa. Além do Mccain gritando para… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

O erro do ocidente é achar que Rússia e China irão se tornar democracias e assim abrir mão de suas reivindicações abrindo caminho para os EUA reinar eternamente, mas mesmo sob regime democrático, esses países jamais vão abrir mão de suas reivindicações.

Por outro lado, uma Rússia e China democrática daria um nó na cabeça de muita gente.

A turminha que gosta de torcer, como ficaria:

China democrática x Taiwan democrático?
Rússia democrática x Ucrânia democrática?

Hcosta
Hcosta
Reply to  WSilva
2 anos atrás

Não é tanto por serem democracias, mas sim as pessoas escolherem se querem ser independentes ou não.
Mesmo que a Rússia e a China sejam democracias isso não lhes dá o direito de invadir outro país.
Se houver um referendo na Ucrânia ou Formosa e se a maior parte das pessoas quiser fazer parte de um outro país, nada impede que isso possa ser feito desde que respeitando as regras e de uma forma pacífica.

WSilva
WSilva
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Ué, então por que existiu(ainda existe) imperialismo? rs

Hcosta
Hcosta
Reply to  WSilva
2 anos atrás

Desculpe mas isso já confundir os conceitos. O Imperialismo pode se manifestar de diversas formas, invasões, sanções, dependência económica, etc…
Não é dependente do regime político.

WSilva
WSilva
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Se houver um referendo de povos/tribos querendo se separar ou se tornar independentes, o mundo será fragmentado.

Autodeterminação dos povos NUNCA foi respeitada, é uma ilusão achar que um pedaço de papel criado no século XX vai impedir uma nação de abrir mão de suas reivindicações, especialmente se for uma superpotência.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  WSilva
2 anos atrás

Depende do que vc chama de democracia.
Estamos muito acostumados com o MODELO OCIDENTAL, onde a representação política se dá através de eleições onde, via de regra, o poder econômico fala mais alto e todos se comprometem a manter as bases econômicas centradas na livre iniciativa.
Nos países socialistas, as votações são regionalizadas, sendo que os representantes regionais elegem os representantes para as instâncias superiores de poder.
Isso mantendo as bases econômicas socialistas onde o Estado é dono das propriedades.
Escolha o seu modelo preferido.

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Toinho, Esse contorcionismo pra defender a “democracia” a la comunismo é até palatável se o grande problema do regime fosse só esse, que não é. O maior problema do comunismo não é a forma como escolhem seus governantes mas sim o fato do partido se confundir com o Estado, não haver nenhum tipo de controle fora do partido como no caso da tripartiçao dos Poderes que em tese são autônomos, não haver nenhum grau de segurança jurídica, devido processo legal, direitos inalienáveis , etc. Ou seja , a população, independente da forma de escolher seus dirigentes, é refém do Estado/partido… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bosco Jr
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Não estamos nem aí se o ‘Partido se confundir com o Estado’ contanto que ele seja capaz de fornecer à população saúde, educação, habitação e segurança.
Papo furado que não interessa mais.

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

 “saúde, educação, habitação e segurança.
Isso para a plebe né Toinho? Você com certeza vai querer manter os privilégios e direitos que os seus 75 artigos da lei 8112 te garantem e apenas um único artigo de “deveres”.
Esquerdista é assim. Se preocupa muito com o pedinte no semáforo desde que não mexam com “meus direito” e também não pode exagerar não. Pro pedinte dá saúde, educação, habitação e segurança mas pra mim um carrão, iphone, whiskies 12 anos, uns 20 dias na praia que ninguém é de ferro, aposentadoria integral e por aí vai.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Não tenho carrão, não uso iphone, detesto uísque e mais ainda praia.
Agora causa espécie duas coisas: Direitista pobre e se dizendo preocupado com pobre.
São coisas, que se excluem.
Principalmente no Brasil onde 1% dos direitista detêm 50% da renda nacional.
A não ser que vc tenha outras interesses em defender essas baboseiras em fóruns de debate.
Se é que vc me entende.
Em tempo.
Aposentadoria integral defendo a extinção para todos e principalmente para os apaniguados de farda que ainda deixam para mulheres e filhas donzelas.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Prezada 100nick

A título da curiosidade, a Bulgária tinha nos início dos anos 90 cerca de 9 milhões de habitantes.
Hoje tem 6,5 milhões.
Semana passada foi publicado um artigo no Estadão sobre a Bulgária com o título: O País que está sumindo.
E está sendo assim com Letônia, Lituânia, Estônia, Romênia, Ucrânia e começa a acontecer (bem no início) com a Polônia.
Países envelhecidos, sem dinamismo econômico e que logo terão sérios problemas sociais.
E esses países querem comprar armas americanas para enfrentar a Rússia (não conta para ninguém que é por pressão americana, tá?)

Kornet
Kornet
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Mas o ocidente já era por causa de quem militante,advinha? Vc acha que esse progressimo vitimista,mimizento e lacrador não iria dar nisso não? Agora o ocidente aguente questões mais importantes como:”mulher” com pênis ser chamado de homem é transfobia,marginais serem vítimas da sociedade,banheiro unissex,um usuário de droga ter mais direitos do quem não quer se vacinar,consumo de carne ser o responsável pelo aqucimento global,refugiados dominandp o Euroquistão, a preocupação em defender que crianças a partir de 2 anos já têem a capacidade de decidir se são menino ou menina e etc. Enquanto isso China e Rússia estão vendo a destruição… Read more »

Slow
Slow
2 anos atrás

Parabéns para “usamericano” que jogaram a Russia no colo da China agora eu quero ver peitar esses 2 junto ..

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Slow
2 anos atrás

Sinceramente.
Tirando alguns episódios esporádicos em divergências na década de 1960 (por aí) China e Rússia sempre caminharam juntas.
Agora, formalizar essa união que trará mudanças significativas para o Mundo.

Em tempo: Parece que Putin vai sugerir a inclusão da Argentina no BRICS.
Será uma excelente aquisição.

Alexandre Galante
Admin
2 anos atrás

Países conectados ao seu principal parceiro comercial em 2020

sub urbano
sub urbano
Reply to  Alexandre Galante
2 anos atrás

A Alemanha bem estabelecida na terceira colocação. A Europa tem dono. Tentaram 3 vzes, da terceira conseguiram sem dar um tiro sequer e ainda tem fila pra jurar fidelidade ao Reich kkk

sub urbano
sub urbano
Reply to  Alexandre Galante
2 anos atrás

Interessa nte que Emirados Arabes tem uma esfera de influencia economica maior que a do Brasil, com seis paisecos tendo nele seu maior parceiro comercial. O nanismo diplomatico do nosso governo não tem limites e nem vergonha.

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Reply to  Alexandre Galante
2 anos atrás

Isso, agora. Mas o diabo é que a história não pára. A China tem uma mentalidade opressora, burocrática, regressiva, nunca vai sustentar uma civilização tecnológica baseada na inovação por longo período: uma vez hegemônica, tudo vai parar pouco a pouco por falta de individualismo e liberdade. Anote aí.

sub urbano
sub urbano
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

comentário que é mais um desejo pessoal que uma análise racional

Agressor's
Agressor's
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Quem tiver o controle da economia dominará também a política, esse é um fato que mesmo o maior patriotismo não consegue impedir. A China já ultrapassou o PIB estadunidense só vendendo máscaras e tecnologia 5G. A China chegou onde está porque os donos das maiores fortunas do mundo assim o quiseram e investiram lá. Quem criou esta cobra foi o próprio Estados Unidos, transferindo seu parque produtivo para a China por pura conveniência, para obter lucros cada vez maiores, visto o custo de produção…

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Anotado, meu amo. Enquanto essa hegemonia não brota, um fato curioso dessa civilização com “mentalidade opressora, burocrática, regressiva“: O PIB per capita da Mongólia Interior em 2021 de acordo com o próprio Banco Mundial é de US$13,470, acima do PIB per capita de um país de alta renda pelo próprio Banco Mundial >US$12,695.Em terras brasilis onde adotamos o conceito da ordem e progresso, com várias capitais e estados conhecidos mundialmente como o turisticamente malfadado – o Hell de Janeiro – tem um PIB per capita de US$8,400. O estado de São Paulo, a Nova York do hemisfério sul, tem um… Read more »

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

Ninguém aqui afirmou que o Brasil é um país desenvolvido. Muito pelo contrário. Somos completamente cientes da deficiências estruturais do nosso país. A última década para o Brasil foi terrível, para completar esses últimos anos sofremos graças ao morbo chinês- en passant , parabéns a China pela transparência e rapidez com a comunicou ao mundo desse perigo. Parabéns mesmo.

Com desvalorização do real
qualquer comparação nominal nos colocaria na pior.

WSilva
WSilva
Reply to  Thiago A.
2 anos atrás

”Ninguém aqui afirmou que o Brasil é um país desenvolvido.”

E quem afirmou que a China já é um país desenvolvido? Veja o status da China na WTO, ”país em desenvolvimento”.

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Thiago A.
2 anos atrás

kkkkkkkkkkk

É verdade. É culpa da China. Sugiro a ala bolsonarista adotar o lema de campanha desse ano: “É tudo culpa da China”. É um ótimo subterfúgio para toda a classe política nacional explicar os fracassos socioeconômicos dos últimos dois anos de nosso país.

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

São vocês que insistem que a República Popular é um país desenvolvido, o pessoal apenas lembra a real :

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Thiago A.
2 anos atrás

O Brasil não é rival estratégico da China…
A proposito outro mapa interessante que coloca a China sob a correta perspectiva:

USA ( menos de 330 milhões de hab)

UE ( menos de 450 milhões)

China 1 .4 ?
Qual o PIB ?

Caramba, quase 2 vezes a população européia e norte-americana juntas e mesmo assim no máximo faz o PIB só de um desses dois …

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Thiago A.
2 anos atrás

Muito arroz , para ficar fortinho assim ( mapa desatualizado de 2012 ) :

WSilva
WSilva
Reply to  Thiago A.
2 anos atrás

”Muito arroz , para ficar fortinho assim ( mapa desatualizado de 2012 ) :”

Demorou mais de 70 anos para ficar fortinho sendo a maior economia do mundo e ainda com sua moeda de reserva internacional.

A China ainda é a segunda maior economia do mundo, então a partir do momento que a China se tornar a primeira maior economia(provavelmente pós 2032), conte 70 anos no futuro e aí compare os mapinhas de novo. rs

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  WSilva
2 anos atrás

O PIB per capita dos EUA saltou de US$20.000 em 1990 para mais de US$60.000, isso significa que desde a Guerra Civil, passaram 100 anos – um século para se transformar em uma nação com PIB per capita elevado. Os únicos países que tiveram o crescimento mais rápido em seu desenvolvimento no índice PIB per capita foram os Tigres Asiáticos, conseguiram o status elevado em menos de 4 décadas.

A China no ano que vem de acordo com o próprio Banco Mundial afirma que estará alcançando o status de país de alta renda:

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Thiago A.
2 anos atrás

Caramba. Realmente, teve que comer muito arroz para ficar fortinho assim, levou um século, provavelmente foi arroz branco mesmo.

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Thiago A.
2 anos atrás

Eu disse que a China é o rival estratégico do Brasil? Isso é falácia do espantalho. Sua determinação em querer me refutar está sendo cômica, simplesmente por ocasião de um comentário destacando o PIB per capita de uma região da China. Não sabia que a China te causava tanta dor de cotovelo a ponto de publicar uma sequência de comentários tentando fazer comparações que simplesmente eu não fiz. Como eu já te disse antes, a China não vai ter um PIB per capita equivalente ao Ocidente em apenas 20 anos, o Ocidente demorou décadas a ter um PIB per capita… Read more »

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Thiago A.
2 anos atrás

Por favor, sugiro que você aponte em qual momento eu disse que a China é um país desenvolvido. E este mapinha está desatualizado.

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Thiago A.
2 anos atrás

Ah, mais uma coisa. Obrigado mesmo pelo choque de realidade, agradeça o “pessoal” pra mim, por favor.

Decerto que todos aqui não conheciam a realidade socioeconômica da China, acho que todos “nós” esperávamos que a China tinha um PIB de US$60 trilhões e um PIB per capita de US$54.000 e um IDH equivalente a de um norueguês, mas seus comentários ilustraram perfeitamente a ilusão dos preceitos apregoados pelos facínoras chineses do PCC e suas propagandas maleficências midiáticas.

WSilva, o comentário do Thiago A. também foi uma revelação para você ou apenas para o resto de “nós”?

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Dois patifes posando de amiguinhos por pragmatismo e oportunismo. Mas um e outro sofrem das ilusões raciais e nacionalistas. Vão brigar, daquele jeito que dois fanfarrões violentos fazem, pelo mesmo brinquedo e não demora…

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

“por pragmatismo e oportunismo”. Não é assim que funciona as relações entre países? Poucos conseguem ter uma relação a mais que isso, por questões culturais e históricas. E alguns outros colocam um elemento romântico ilusório, normalmente atrelado a um grupo político específico. A exemplo de um presidenciável, depois eleito, que prestou continência à bandeira de um país diferente do seu e outro presidente que elegeu um grupinho de republiquetas preferidas (e gastou vários bilhões nossos nisso) em prol de um sonho molhado de uma aliança vermelha no hemisfério sul. Fora isso, quem tem competência e age em prol de seu… Read more »

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

O Imperador Ching Ling e o Czar Pigmeu.

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

Mestre Gilson, são patifes e eu não os subestimo. Quem os subestima, por conveniência ou ignorância, são incapazes de calcular os próximos movimentos no tabuleiro, que é sempre o que conta no jogo.

Agressor's
Agressor's
2 anos atrás

Tem um pessoal que acha que criticar os eua é ser comunista e defender países como Cuba ou Coreia do Norte…parem com esta falácia de bifurcação…no passado o braziu tinha como parâmetro a França, a cultura francesa, a arquitetura francesa, até as missões de modernização das forças armadas vinham da França…hoje a colonização estadunidense nos levou a valores absurdos…tanto assim que simplesmente não se pode falar mal daquele sistema sob pena de instigar defesas apaixonadas de gente que NUNCA pôs os pés naquele país….
 

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Verdade :

pedroctba
pedroctba
2 anos atrás

O exercicio Russo na Bielorrussia e as Olimpiadas de inverno encerram no mesmo dia. Se for para realmente acontecer algo, sera proximo ou logo apos esse dia.
Essa estrategia de “boicote” a jogos no passado ja se mostrou furada e nao tem muita evidencia de que isso tenha mudado nos ultimos anos.

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  pedroctba
2 anos atrás

Besteira. A nova narrativa é a afirmação de que os russos agora só irão agir após as Olímpiadas de Inverno de Pequim para não desviar a atenção do mundo aos jogos olímpicos que está ocorrendo na China. O fato é que mesmo durante a ocorrência dos jogos, a crise da Ucrânia ainda será o evento mais importante ocorrendo no mundo e se tiver que ocorrer uma invasão, ocorrerá – independentemente da vontade da China, os russos já demonstraram isso em 2008 quando invadiram a Geórgia um dia antes do início das Olímpiadas de Verão de Pequim. Quando acabar as Olímpiadas… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  pedroctba
2 anos atrás

Caro Pedro. Os boicotes anteriores (á Moscou e depois á Seul) foram amplos, envolvendo inclusive atletas. O atual movimento de “boicote dos cartolas” é de fato inexpressivo e ineficaz. Talvez sirva para o público interno. Seria difícil justificar o boicote de atletas neste momento porque a China hoje é essencialmente a mesma China dos jogos de Beijing. Fico curioso sobre o que a CHina fará em 2028 nos Jogos de Los Angeles.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
2 anos atrás

Essa foto representa o mal!

Estou em panico!

Captain America
Captain America
2 anos atrás

Um único Tomahawk no local de encontro e metade dos problemas com o eixo do mal Moscou-Pequim-Pyongyang-Teerã estaria resolvida.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Captain America
2 anos atrás

Nesse ponto seria bom a ter ser plana.

Empurraríamos os 2 da borda.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Captain America
2 anos atrás

O problema é que mesmo que isso ocorresse, teriam mais cerca de 2 bilhões para substituí-los.
E esse número aumenta a cada ano.

Carvalho2008
Carvalho2008
2 anos atrás

A única coisa que os camisas azuis, lilás verdes ou vermelhas não importa qual seja a cor da torcida aqui e que precisam entender é:

– enquanto as potências se engalfinhando lá, menos eles ficam enchendo nosso saco e conspirando aqui!!

Ponham isto na cabeça.

Antoniokings
Antoniokings
2 anos atrás

Acabou.
Melhor matricular seus filhos em escolas trilíngues: cirílico, mandarim e português.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Não é que concordo o FakeKings.
Meu poder de persuasão melhora a cada dia.

Mgtow
Mgtow
2 anos atrás

O que aconteceu com George Floyd em 2020 da a dimensão do que é essa nação bizarra chamada EUA.
Ódio velado aos próprios cidadaos simplesmente por causa da tonalidadede pele.
Não esqueçamos da história cabulosa e criminosa de como eles construíram a base de Diego Garcia. Simplesmente abominável o que foi feito com a população daquele arquipélago.
Direitos humanos e EUA. ..não combinam

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Mgtow
2 anos atrás

Olá Mgtow. Todos sabemos que os EUA têm uma herança racista devido o longo processo de escravidão e também devido ao rancor da Guerra da Secessão. Em muitos aspectos, o Brasil tem o mesmo problema de racismo estrutural herdado da escravidão. Lembro de ouvir de um sociólogo africano (professor na Sorbonne) que a escravidão negra criou o racismo, não o contrário. Acho que o livro do Prof Silvio Almeida é muito bom para entender o problema (e tem os livros do Laurentino Gomes que estão ótimos). O recente caso do assassinato do congolês no Rio mostra que o problema no… Read more »

Mgtow
Mgtow
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Disse tudo meu caro

Blind Mans Bluff
Blind Mans Bluff
2 anos atrás

Olimpiadas de 1936.

Faver
Faver
2 anos atrás

Os Huángdí e Czar do sec. XXI….

Bueno
Bueno
2 anos atrás

OFF TOPIC

Astros II Saudita em operação contra os houthis

https://www.youtube.com/watch?v=Bz4iwJwfSIY

Luis
Luis
2 anos atrás

Comunicado mais falso que o tratado de não-agressão entre o Terceiro Reich e a URSS stalinista. O projeto de Mao e o de Brejnev tão se achando, até parece que quase não entraram em guerra em 1969, e que a URSS queria usar bombas atômicas conra a RPC, e os EUA não deixaram.