A França, ao lado dos parceiros europeus e africanos, anunciou a retirada coordenada das tropas do Mali devido “a múltiplas obstruções das autoridades de transição”. Combate ao terrorismo prossegue nos países vizinhos

“Devido às múltiplas obstruções das autoridades de transição malianas, o Canadá e os Estados europeus que operam ao lado da operação Barkhane e no seio da operação Takuba consideram que as condições políticas, operacionais e jurídicas não estão reunidas para continuar o atual compromisso militar”, pode ler-se numa declaração conjunta enviada hoje pelo Palácio do Eliseu às redações.

Esta manhã, o Presidente francês, Emmanuel Macron, vai falar ao lado dos parceiros europeus e africanos para detalhar as razões desta retirada decidida definitivamente num jantar de trabalho no Palácio do Eliseu, que aconteceu na noite de quarta-feira.

A luta pelo combate ao terrorismo vai prosseguir no Sahel, ainda segundo a declaração conjunta, com ações “no Níger e no Golfo da Guiné”, estando a ser levadas a cabo consultas locais para chegar aos termos de entendimento sobre uma nova missão até junho de 2022.

A França possui uma das suas maiores operações militares no Mali desde 2013, com a operação Barkhane a envolver atualmente cerca de 4.300 efetivos no Sahel e cerca de 2.500 estão no Mali. Esta não é a única força estrangeira no país, com um total de 25 mil soldados estrangeiros com diferentes mandatos a atuarem no Sahel.

Macky Sall diz que é preciso dialogar com Junta Militar

Em entrevista exclusiva à DW África, o chefe de Estado do Senegal, Macky Sall, presidente em exercício da União Africana (UA), diz que é preciso trabalhar com a Junta Militar do Mali para encontrar uma solução na luta contra o terrorismo.

“Estamos a assistir hoje em África a rivalidade entre as potências mundiais no continente. Eu sempre defendo que, neste momento, a estratégia devia ser a luta contra o terrorismo. E não podemos esquecer que a França foi chamada a intervir pelas autoridades do Mali”, sublinhou.

Os sucessivos golpes de Estado no Mali e o reforço da presença dos mercenários russos da empresa Wagner no país agudizaram as tensões entre Paris e Bamako nas últimas semanas, com o embaixador francês a ter sido expulso do país.

Questionado sobre as críticas que pairam quanto a atuação da UA e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) na prevenção de conflitos em África, Macky Sall respondeu: “A CEDEAO fez muito na luta contra o terrorismo junto das sociedades, entre os Estados e no apoio às forças de defesa e segurança. Durante 17 meses, a CEDEAO aceitou as propostas das autoridades de transição. Portanto, não podemos culpá-la neste processo. Acho que a CEDEAO e as autoridades de transição devem trabalhar num plano que permita ao Mali sair desta situação porque o povo maliano não merece este sofrimento.”

Como lidar com o apetite da China e da Rússia?

O desafio para a Europa é também manter o seu lugar num continente africano onde agora compete com o apetite da China e da Rússia.

Sobre a presença russa no Mali, Macky não abriu o jogo: “O que os malianos nos dizem é que eles cooperam com a Rússia ao nível militar. Outros dizem que são milícias privadas. Não me cabe a mim julgar isso, mas faz parte de um leque de problemas que temos de examinar tanto com as autoridades malianas, bem como a nível global, porque as crises em África não são questões simples.”

Na passada terça-feira, a ministra alemã da Defesa, Christine Lambrecht, disse ao seu homólogo maliano Sadio Camara que, “se as eleições forem adiadas por quatro ou cinco anos, então não há base para um novo compromisso alemão”. Lambrecht considerou a cooperação da junta com o grupo Wagner “totalmente inaceitável”.

Alemanha deve aliar-se à França?

Moussa Ben Deka Diabaté, membro da sociedade civil maliana, diz que aumenta o sentimento anti-francês no Mali, pelo que Alemanha não deve aliar-se à França.

“Se os militares alemães se retirarem do Mali, tudo bem. O que as pessoas não compreenderam é que a França está a enganar outros países para a ajudar roubar os recursos de África. Se o Mali pensa hoje que pode avançar sem a França, tudo bem”, argumenta.

Amadou Maiga, secretário parlamentar do Conselho Nacional de Transição do Mali, também deixa um apelo à Alemanha: “O Mali precisa de se reinventar, de se reformar e, claro, de combater a insegurança. Penso que seria bom que a Alemanha continuasse a fazê-lo e enviasse emissários para continuar a dialogar. A Alemanha deveria distanciar-se de países como a França que tentam arrastar a Europa para as suas próprias batalhas que não refletem a realidade no Mali ou em África.”

FONTE: Deutsche Welle

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hcosta
Hcosta
2 anos atrás

E tem a questão de um projeto de gasoduto para ligar a Europa à Nigéria
E o interesse da Rússia nesta região.

Bardini
Bardini
2 anos atrás

Foram lá e apagaram o incêndio separatista, mantendo o país de pé. Aí o projeto de ditador da vez, enxerga na Rússia a possibilidade de se perpetuar no poder. Um clássico.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Bardini
2 anos atrás

Derrubaram o governo, prometeram eleições mas foram adiadas para daqui a quatro anos…

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Bardini
2 anos atrás

A Rússia venceu mais uma? chora na cama…kkkkkk

Jesus Baccaro
Jesus Baccaro
Reply to  Bardini
2 anos atrás

Entendi. Uma “potência” europeia falha e de novo os russos malvadões estão por trás?
Temos que aprender com a Rússia a jogar esse xadrez estratégico.

horatio nelson
horatio nelson
2 anos atrás

POR FAVOR: CITEM 5 GUERRAS QUE A FRANÇA GANHOU…pelo q sei perderam todas as guerras que disputaram,não é a toa q….

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  horatio nelson
2 anos atrás

Napoleão ganhou várias rsrsrsrsrs

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Gabriel BR
2 anos atrás

batalhas sim,a guerra em si perdeu…o temido inverno russo e terra arrasada.

Last edited 2 anos atrás by horatio nelson
Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  horatio nelson
2 anos atrás

Napoleão venceu 4 coligações. Mas a semente da derrota dele já havia sido plantada anos antes da invasão russa, quando ele decidiu conspirar contra Ferdinand VII para colocar o seu irmão, Joseph, no trono espanhol.

A campanha na Espanha drenava os cofres da França.

Zé zinho
Zé zinho
Reply to  Allan Lemos
2 anos atrás

Venceu coligações de exércitos mercenários de reis. Quando teve que enfrentar os povos da Espanha, Rússia e Alemanha perdeu todas. Sem contar o sufocamento exercido pela Navy.

Last edited 2 anos atrás by Zé zinho
Agressor's
Agressor's
Reply to  horatio nelson
2 anos atrás

Se não fosse pela França os eua jamais teria chegado a se tornar a nação que é hoje. Os eua ficaram independentes as custas do povo francês, eles perderam 2 guerras para os britânicos e só não voltaram a ser uma colônia britânica pela intervenção dos franceses feita nesses eventos. Os eua não nasceu como uma potência, muito pelo contrário, nasceu como uma nação instável e vulnerável. E era um protetorado da França por muito tempo…

Jesus Baccaro
Jesus Baccaro
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

E na primeira oportunidade, os EUA meteram uma facada nas costas da França e armaram a liga anglo saxã que saqueia o mundo até hoje.
França foi o primeiro “aliado” a ser abandonado.

Hcosta
Hcosta
Reply to  horatio nelson
2 anos atrás

A França vai sair do Mali devido à Junta Militar que está contra a sua presença e não por questões militares.

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

é uma desculpa…como vemos varias por ai
não eram bem vindos…uma criança chegou a abater um drone com um estilingue!

Last edited 2 anos atrás by horatio nelson
C M
C M
Reply to  horatio nelson
2 anos atrás

Não ficou sabendo? ?

Eu conto. A França ganhou a Primeira Guerra Mundial.

Last edited 2 anos atrás by C M
Reis
Reis
Reply to  C M
2 anos atrás

Já na Segunda Guerra entregaram todo o seu arsenal e complexo industrial para Hitler.
Sem querer a França ajudou o Hitler mais que outros países do eixo.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Reis
2 anos atrás

Entenda o contesto estratégico da época! A França como todos se prepararam para uma guerra de trincheira como na primeira guerra. Criaram a linha Margino, um muro que manteria a Alemanha do lado de lá. Colocaram quase tudo o quê tinham lá, ai quando a Alemanha deu a volta na linha, o grosso do exercito francês ficou cercado na própria linha e toda a França ficou quase sem defesa. Os Franceses tinham as seguintes alternativas: Tentar abandonar a linha e avançar 1-França a dentro e com os alemães atrás e sem a proteção das fortificações. 2-tentar se organizar para uma… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  horatio nelson
2 anos atrás

Se não fosse a França, os americanos ainda seriam escravos dos britânicos. rs

Reis
Reis
Reply to  horatio nelson
2 anos atrás

Perdeu até a Guerra da Lagosta com o Brasil…..rsrs

Também….queriam fazer pesca predatória de arrasto em nosso território?

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Reis
2 anos atrás

ja perdeu 3 pro brasil. a guerra de cabo frio(expulsão da frança antartica),invasão da guiana francesa e a guerra da lagosta.

sub urbano
sub urbano
Reply to  horatio nelson
2 anos atrás

A Primeira e a Segunda Guerras Mundiais contam?

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  sub urbano
2 anos atrás

segunda guerra ? rendição incondicional é vitoria ?

Last edited 2 anos atrás by horatio nelson
Reis
Reis
Reply to  horatio nelson
2 anos atrás

Como já disse aqui, a França entregou todo o seu arsenal de guerra, junto com todo o seu complexo industrial e mão de obra para Hitler.
Em teoria a França fazia parte da força de Hitler contra os aliados.

Fico imaginando o que teria acontecido com o mundo se os russos tivessem feito o mesmo que a França, e entregado todo o seu complexo industrial, petróleo, aço, mão de obra para Hitler.

ScudB
ScudB
Reply to  Reis
2 anos atrás

“Em teoria a França fazia parte da força de Hitler contra os aliados.”
Os SPAs francesas para recuperar fôlego e saúde , 75 mil de prostituas e mais de 300 mil de militares franceses entre policia, Gestapo, SS , Wehrmacht , agrupamentos coloniais) – na era na teoria. Era na pratica..
Logo lembro a pergunta do Keitel : “Was, die Franzosen auch? Die haben uns noch gefehlt!

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  ScudB
2 anos atrás

tem isso tbm !

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  horatio nelson
2 anos atrás

A França é considerada por muitos historiadores como a vencedora da Guerra dos 100 anos, sofreram derrotas acachapantes no início, como em Crecy, Agincourt e Poitiers, mas se recuperaram na segunda parte da guerra, ganhando batalhas atrás de batalhas sobre os ingleses.

MATHEUS AUGUSTO
MATHEUS AUGUSTO
Reply to  Allan Lemos
2 anos atrás

Joana D’arc que o diga

Nemo
Nemo
Reply to  horatio nelson
2 anos atrás

A última guerra que a França venceu foi sob o comando de Carlos Magno.

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Nemo
2 anos atrás

kkkkkk boa

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  horatio nelson
2 anos atrás

Basta procurar que você acha várias. Cito algumas: Reconquista, primeira, terceira e quarta cruzada, guerras anglo-francesas de 1158, 1213, 1294, 1557, 1627 e 1778, guerra dos 100 anos, guerra dos 30 anos, várias guerras franco-italianas e franco-espanholas, Guerras da Primeira, Segunda, Terceira, Quarta e Quinta Coalizão, guerra de conquista da Argélia, Guerra da Criméia, campanha de Tonkin, Primeira Guerra Mundial, dentre outros conflitos que eu deixei de fora para não me estender ainda mais.

Também vale lembrar que se hoje a Europa não fala árabe é por causa de Carlos Martel.

Gabriel BR
Gabriel BR
2 anos atrás

Convenhamos amigos que a França explora a África e muito contribuiu para a pobreza da região com seu colonialismo.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Gabriel BR
2 anos atrás

E quem ainda não explorou a África deixando ainda mais pobreza na região? São todos iguais, franceses, ingleses, belgas, italianos, portugueses e por aí vai…

WSilva
WSilva
Reply to  Maurício.
2 anos atrás

Essa imagem é muito triste, me vem a mente crianças africanas raquíticas sem eira nem beira.

Não é por acaso que muitos países de lá estão abraçando a China, é a única luz no final do túnel.

Maurício.
Maurício.
Reply to  WSilva
2 anos atrás

WSilva, mas não existe país bonzinho, se a China está lá agora, é porque ela tem interesses na região.
Mas perceba que eu já recebi alguns deslikes, provavelmente é do pessoal que acha que os europeus são melhores que os outros povos, que acham os europeus bonzinhos, ou, de brasileiros que se acham “europeus”, que de alguma forma ficaram ofendidinhos com a realidade apresentada, e eu aposto que é o mesmo pessoal que queria ver uma guerra entre OTAN/Ucrânia e Rússia…?

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Gabriel BR
2 anos atrás

como costuma falar nosso amado e querido general heleno…a frança trousse a miséria e desgraça por onde passou

Reis
Reis
Reply to  horatio nelson
2 anos atrás

O general Heleno conheceu muito bem o Haiti, país mais pobre do mundo e ex-colônia francesa.

Até aqui no Brasil suspeita-se de sabotagem do nosso VLS para não haver concorrência com a base da Guiana (colônia)

https://www.terra.com.br/noticias/brasil/brasil-investigou-franceses-em-alcantara-por-suspeita-de-sabotagem,7d6461c079722410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Reis
2 anos atrás

melhor comentário esse seu, existem varias provas da sabotagem por parte dos franceses…eles sabotaram alcantara e ficaram impunes infelizmente

Reis
Reis
Reply to  horatio nelson
2 anos atrás

E assim detém o monopólio com a base mais próxima da linha do Equador em funcionamento.

Quantos BILHÕES de dólares o Brasil teria ganhado com os lançamentos do VLS nacional a partir da base de Alcântara desde 2003 ??

O Brasil poderia estar em outro patamar tecnológico….. toda a indústria de militar, chips, aeroespacial e aviação americana/francesa girou em torno dos programas de foguetes.

Estas sabotagens são responsáveis pelo nosso atraso. Se for comprovado só reforça o que o general Heleno disse…

“A França trouxe miséria de desgraça por onde passou”

Maurício.
Maurício.
Reply to  horatio nelson
2 anos atrás

Heleno, acabou se tornando um excelente compositor/cantor…

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Maurício.
2 anos atrás

kkkkk tem metodo não nos esqueçamos que o general heleno foi primeiro de sua turma de cavalaria,primeiro na esao,primeiro na eceme e ado do silvio frota q era contra o melancia do figueiredo.

Maurício.
Maurício.
Reply to  horatio nelson
2 anos atrás

Eu não vejo método, eu vejo realidade dos fatos, infelizmente o Heleno se tornou apenas mais um político mentiroso e hipócrita como qualquer outro.

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Maurício.
2 anos atrás

foi uma ironia…discordo dessa parte: político mentiroso e hipócrita

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Maurício.
2 anos atrás

Esse foi um dos que mais me decepcionaram nesse governo. Desde quando comecei a acompanhar o presidente, percebi que o perfil era explosivo, difícil de lidar. E aqui é bom lembrar que, na época, tinha acabado de acontecer o impeachment da ex presidente, a qual diziam tbm ser impossível de lidar. E eu acreditava que o general Heleno seria uma base de estabilização no governo. Um cara altamente experiente. Imaginei que teria um papel importante como pacificador no governo. Infelizmente, me enganei totalmente. Fez coro, junto com vários outros, aos barulhos desmedidos, às agressões as instituições e ao que mais… Read more »

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  horatio nelson
2 anos atrás

“nosso amado e querido” não. nem todo mundo é lambe botas aqui

Reis
Reis
Reply to  Jadson S. Cabral
2 anos atrás

Não podemos esquecer dos “braZileiros” que lambem as botas do Fidel Castro e do Hugo Chávez até hoje.

Reis
Reis
Reply to  Reis
2 anos atrás

ou melhor…..brasileños

Antunes 1980
Antunes 1980
2 anos atrás

A França é um dos maiores agentes de desestabilização do mundo.
Sua colonização deixou a África mais podre e desorganizada do que as ex-colônias inglesas por exemplo.

Agora deixam na mão uma região extremamente perigosa, no âmbito do terrorismo.

Estou curioso para ver os chineses e russos lidando com al qaeda, talibã e outras versões africanas do terrorismo. Haja dinheiro para manter estes grupos sob controle.

Last edited 2 anos atrás by Antunes 1980
Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  Antunes 1980
2 anos atrás

Engraçado que quem fala isso, fala dando a entender que o países africanos, que nem existiam aliás, eram muito prósperos e organizados antes dos europeus chegarem para desestabilizar tudo. Não que eu esteja defendendo as atrocidades por eles cometidas lá. O meu ponto aqui é apenas essa história de que os europeus desestabilizaram o mundo, quando na verdade da ideia de “mundo” organizada em estado e democracia veio exatamente de lá.

Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
2 anos atrás

Mais uma guerra ao terror fracassada. Tempo, vidas e dinheiro em vão. Tudo isso pra sair com o rabo entre as pernas e deixar tudo como era antes ao ainda pior.

Henrique
Henrique
Reply to  Jadson S. Cabral
2 anos atrás

Mas no início foi altamente eficaz. Os fundamentalistas islâmicos estavam a beira de tomar a capital do país, foi a intervenção francesa que virou o jogo, na verdade a intervenção deles foi exemplar do ponto de vista militar, coisa pra se estudar com dedicação.

Last edited 2 anos atrás by Henrique
Hcosta
Hcosta
Reply to  Henrique
2 anos atrás
Jadson S. Cabral
Jadson S. Cabral
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Sim, foi. Mas em algum momento, por uma série de fatores de dar nó na cabeça até mesmo dos estudiosos da geopolítica, tudo começou a desandar e aquilo ficou insustentável. Aí saíram e deixaram um vácuo de poder que será preenchido de toda forma pelo terror. No fim, não adiantou muita coisa.

Luciano
Luciano
2 anos atrás

Pois, e ainda tem forista que vê nesse neoneocolonialismo progresso, civilização, prosperidade! É apenas mais uma página da predação entre Estados!

Agressor's
Agressor's
Reply to  Luciano
2 anos atrás

Predador e vítima formam um par…

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Matheus Maciel
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

???? Zero construção de argumento

Agressor's
Agressor's
Reply to  Matheus Maciel
2 anos atrás

Para bom entendedor meias palavras bastam, as vezes…

Agnelo
Agnelo
Reply to  Luciano
2 anos atrás

Se fosse tão simples…..

Agressor's
Agressor's
2 anos atrás

No mundo não existe vácuo de poder, se vc sai outro entra. Toda nação tem que aprender a ser soberana e resolver seus problemas muitas vezes criados por potências estrangeiras. Um dos principais interesses da França no Mali é garantir a estabilidade no suprimento de Urânio para suas usinas nucleares.

Agressor's
Agressor's
2 anos atrás

O foco da França nessas intervenções visa apenas em manutenir a sua influência e domínio sobre o Mali para proteger seus interesses na exploração dos recursos naturais nesse país africano.

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
paulof
paulof
2 anos atrás

Para quem gosta, na maioria das guerras francesas está compilado aqui, https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_wars_involving_France#First_French_Republic_(1792%E2%80%931804), a lista é longa . Sobre a saída do Mali, é inevitável que muitos governos africanos entrem na esfera chinesa e os países recuem de suas posições de apoio militar com tropas, se para povo é melhor esse ou aquele país estrangeiro, na verdade o melhor seria serem bem governados, é triste andar na África ver tanto governo ruim e corrupto, a sensação que eu tinha lá por 2010 é que apesar do boom das commodities que todos se vangloriavam, os países pareciam retroceder em termos sociais com… Read more »

Jesus Baccaro
Jesus Baccaro
2 anos atrás

Como na Libia, Iraque e Afeganistão, destroem o que podem e depois saem dizendo que não tem “condições”.

Zé zinho
Zé zinho
2 anos atrás

Se aliar à frança? Só quem gosta de queijo fedido, vinhos, can-can, castelos e propinas…tem gente por aí que adora! Mais um vexame francês! Bem feito!

Last edited 2 anos atrás by Zé zinho