A decisão ocorre em meio a temores de um agravamento do conflito no leste da Ucrânia, devastado pela guerra

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que Moscou reconheceu as duas autodeclaradas repúblicas separatistas do Donbass no leste da Ucrânia como nações soberanas, à medida que um impasse militar na linha de contato continua a aumentar.

Falando como parte de um discurso televisionado à nação na noite de segunda-feira, Putin assinou o decreto, dizendo que “eu considero necessário tomar uma decisão que deveria ter sido tomada há muito tempo para reconhecer imediatamente Donetsk (DPR) e Lugansk ( LPR) Repúblicas Populares”. Os legisladores agora serão solicitados a considerar declarações de amizade e apoio às duas regiões.

A medida, disse ele, foi resultado direto do fracasso dos acordos de Minsk de 2014, projetados para acabar com os combates. “Eles não estão interessados ​​em soluções pacíficas – eles querem começar a Blitzkreig”, afirmou. “Todos os dias estão reunindo tropas no Donbass”, continuou Putin.

Ao mesmo tempo, ele criticou a Ucrânia por “nacionalismo extremo”, “nazismo” e “russofobia”, apontando para o fechamento de agências de notícias de língua russa e leis que ele disse discriminar os falantes de russo.

O chefe de Estado também alegou que Kiev está enviando sabotadores para atacar a infraestrutura russa e tentando “arrastar estados estrangeiros em conflito com nosso país”. As ambições da Ucrânia de ingressar na Otan, ele insistiu, significariam uma “ameaça imediata de ataque contra nosso país”.

Putin começou o discurso apresentando sua versão da história ucraniana e os laços da ex-república soviética com a Rússia. “Deixe-me enfatizar mais uma vez que a Ucrânia não é apenas um país vizinho para nós. É parte integrante de nossa própria história, cultura e mundo espiritual”, disse ele, enfatizando que os ucranianos são “pessoas com as quais os russos têm laços de sangue e familiares”, assim como amigos, vizinhos e colegas.

Putin afirmou que “a Ucrânia moderna foi completamente criada pela Rússia, ou para ser mais exato, pela Rússia comunista bolchevique”. Segundo ele, “Lênin e seus apoiadores fizeram isso de maneira grosseira, alienando os territórios históricos da Rússia. Milhões de pessoas que vivem lá não foram convidadas.”

O presidente russo destacou que desde a queda da URSS, Kiev deu as costas ao seu papel na União Soviética, derrubando estátuas de líderes marxistas. “Se você quer a descomunização, estamos felizes com isso. Mas não pare no meio do caminho – estamos prontos para mostrar como é realmente a descomunização”, continuou ele.

Momentos antes do discurso ir ao ar, o Kremlin revelou que Putin havia comunicado ao presidente francês Emmanuel Macron e ao chanceler alemão Olaf Scholz que pretendia assinar um decreto reconhecendo a DPR e a LPR “em um futuro próximo”. De acordo com a versão oficial dos acontecimentos, os outros dois líderes mundiais “expressaram sua decepção com este desenvolvimento”, mas enfatizaram sua disposição de manter os esforços diplomáticos.

O anúncio ocorre quando as forças leais às duas regiões separatistas e as tropas de Kiev se acusam de realizar bombardeios pesados ​​nas linhas de frente. Na segunda-feira Denis Pushilin e Leonid Pasechnik, os líderes do DPR e LPR, pediram o apoio de Moscou para sua independência. Putin presidiu uma reunião televisionada do Conselho de Segurança da Rússia para considerar o pedido, na qual foi instado por altos funcionários a conceder o reconhecimento de ambas as regiões.

As duas repúblicas declararam sua autonomia do controle de Kiev em 2014, após os eventos da Maidan, quando violentos protestos de rua derrubaram o governo democraticamente eleito na Ucrânia. No entanto, até agora, nem a Rússia nem qualquer outro país membro da ONU os reconheceu como nações soberanas, e Moscou apoiou os acordos de Minsk projetados para trazer uma solução diplomática ao conflito e reconciliar o Donbass com Kiev.

Na semana passada, Putin instou o governo ucraniano a iniciar negociações para pôr fim à situação cada vez mais tensa. “Tudo o que Kiev precisa fazer é sentar-se à mesa de negociações com representantes do Donbass e concordar com medidas políticas, militares, econômicas e humanitárias para acabar com esse conflito. Quanto mais cedo isso acontecer, melhor”, disse ele na sexta-feira.

Líderes ocidentais vêm alertando há meses sobre uma possível invasão russa da Ucrânia e disseram que Moscou poderia usar operações de “bandeira falsa” contra os territórios do Donbass para justificar o envio de seu exército. A Rússia pediu acordos de segurança que limitariam a expansão da OTAN, o bloco militar liderado pelos EUA, na Europa Oriental.

Na sexta-feira, o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou que tinha informações que o levaram a acreditar que o presidente russo, Vladimir Putin, havia decidido atacar e que isso ocorreria nos próximos dias. O Kremlin negou consistentemente que planeja lançar uma ofensiva, classificando os relatórios de inteligência divulgados por Washington como “histeria”.

Nas últimas semanas, autoridades russas têm buscado garantias do Ocidente de que, segundo ele, são destinadas a garantir a estabilidade no continente europeu. Putin disse que elas foram “rejeitadas” e que “o nível de ameaça para nosso país está se tornando cada vez maior”.

Nas propostas, enviadas a Washington e à OTAN em dezembro, Moscou pedia a suspensão da expansão do bloco militar liderado pelos EUA, limites à colocação de mísseis e que os atuais membros do bloco renunciassem a qualquer atividade militar no território da Ucrânia, bem como em outros estados da Europa Oriental, Transcaucasiana e da Ásia Central.

Outra cláusula também exigia que Kiev nunca fosse admitida na OTAN, que a Rússia há muito enfatiza ser uma “linha vermelha”.

“Alguns estados membros da OTAN estão preocupados com a adesão da Ucrânia, e recebemos sinais de capitais europeias dizendo ‘Com o que você está preocupado, não vai se juntar à OTAN amanhã’ – mas e depois de amanhã? E no dia seguinte?” ele estressou.

Putin também confirmou “pela primeira vez em público” que, em 2000, havia aventado a ideia de a Rússia se juntar à OTAN ao então presidente Bill Clinton durante uma visita a Moscou. Segundo ele, desde então o Ocidente criou um grande abismo político para se distanciar da Rússia e prejudicou o relacionamento.

FONTE: RT

Subscribe
Notify of
guest

301 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hélio
Hélio
2 anos atrás

Se Israel pode ter uma política expansionista, por que a Rússia não pode? Pelo menos a Rússia está se expandindo para regiões de população russa ao invés de expulsar os nativos de suas casas e colocar colonos no lugar.

Marcos10
Marcos10
Reply to  Hélio
2 anos atrás

Não sei se é do seu conhecimento, a Rússia é o maior país do Mundo em extensão.

Hélio
Hélio
Reply to  Marcos10
2 anos atrás

E o que tem a ver uma coisa com a outra? Por acaso Israel toma as terras das pessoas, jogam para fora de casa e colocam colonos no lugar por falta de espaço?

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Hélio
2 anos atrás

Entendi o sarcasmo!

Agressor's
Agressor's
Reply to  Marcos10
2 anos atrás

Rússia olê olê olê Rússia olê olê olê Rússia olê olê olê Rússia olê olê olê Rússia ih na Georgia eu invadia a Ucrânia vou anexar… Império de satã(eua) é o $%# vai logo desmoronar … Oh Rússia olê olê olê Rússia olê olê olê Rússia olê olê olê Rússia olê olê olê Rússia olê olê…Fale para os “americanos” por assim dizer devolver ao México o que eles roubaram, os ingleses devolver a nós o que roubaram do Brasil no Suriname e na Guiana! A Rússia vai anexar mais esses dois territórios e nada será feito. Fato!!!

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
João Moita Jr
João Moita Jr
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Enquanto isso, em uma certa “nação” Latina a ex-querda e a meio direita lutam pelo privilégio de entregar a Amazônia e o que resta da indústria e infraestrutura do país a interesses do exterior…

Igor
Igor
Reply to  João Moita Jr
2 anos atrás

Rapaz, seu comentário foi extremamente sensato! Porém, o importante pro brasileiro tradicional é saber porquê a Isis Valverde se separou, do que morreu a vocalista do Calcinha Preta, se o seu time de futebol vai ganhar grana com as SAFs, se vai ter bloquinho de carnaval… Depois reclamam que tem desemprego, que tá difícil…

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Marcos10
2 anos atrás

O problema Russo com a Ucrânia e uma questão de espaço e tempo.
Se a Ucránia entra para a OTAN, a OTAN pode colocar forças muito perto de Moscou e portanto com pouco tempo de resposta. Tomando ou apoiando esses território ele diminui esse problema.
Imgine-se no lugar dele. Já imaginou se a Venezuela ou a China colocasse uma base aérea cheia de caças SU-30 ou J-11 no Paraguai ou Bolívia, pertinho de Brasília?

Blind Man´s Bluff
Blind Man´s Bluff
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
2 anos atrás

Isso é o que o Putin quer que voce acredite. Podemos no entanto refrescar a sua memoria e lembrar que antes de 2014, o ocidente, incluindo a UE e NATO estavam engajados em re-integrar a Russia na ordem mundial. A França naquele momento estava até construindo um porta helicopteros para a Russia; para dar um exemplo. Tudo isso Putin jogou no lixo o que nos faz creer que, de fato, ele nao passa de uma Dilma russa. Desde entao ele tem se isolado até mesmo do seu proprio povo. Perto dele, no seu circulo interno, estao apenas os seus capachos… Read more »

Hélio
Hélio
Reply to  Blind Man´s Bluff
2 anos atrás

Kkkkkkkkkkk quem vai querer se integrar na “ordem mundial” da OTAN e da UE? Certíssimo o Putin de dar um pé na bunda dos bambis.
Longe da realidade é acreditar que UE e OTAN, duas instituições falidas símbolos de uma sociedade falida, tem espaço no futuro. Querer integração com OTAN e UE é o mesmo que investir em empresas de máquina de escrever. Acabou, aceite.

Blind Man´s Bluff
Blind Man´s Bluff
Reply to  Hélio
2 anos atrás

Talvez voce prefira o modelo Sino-Russo. Talvez nem isso voce saiba o que implica.

Last edited 2 anos atrás by Blind Man´s Bluff
Hélio
Hélio
Reply to  Blind Man´s Bluff
2 anos atrás

Quem não sabe é você. O que implica aceitar o modelo euro-americano? Você não sabe, não tem a mínima ideia, só repete as lorotas do astrólogo igual a um papagaio e nem tem argumentos para defender seu ponto. Por isso vocês são chamados de gado, defendem coisas que nem conhecem só para seguir a boiada.

Blind Man´s Bluff
Blind Man´s Bluff
Reply to  Hélio
2 anos atrás

Talvez voce possa me ensinar entao, Helio o sabio.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Hélio
2 anos atrás

Caro Helio. Eu ainda tenho alguma dificuldade em dizer que o reconhecimento da independência das repúblicas separatistas da Ucrânia seja um movimento de expansão da Russia. Ele se parece mais com a criação de uma região “tampão” entre a Ucrânia e a Russia. Tenho escrito há vários dias que é preciso retornar á crise de 2014 para entender o que está acontecendo agora na região.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Para região tampão, não me parece que seja muito eficaz…
Fizeram o mesmo na Geórgia e na Moldávia e era com o objetivo de não entrarem para a OTAN e manter ainda um certo domínio.

Acho que chegou a um ponto e tinha que fazer alguma coisa. Não me parece que tenha conseguido alguma coisa com este escalar de acontecimentos.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Também acho isso. Ele esta aumentando a distância da OTAN de Moscou. Essa e na verdade a sua maior preocupação.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
2 anos atrás

Eu acho que o Putin passou do ponto nessa e espero que seja colocado de volta no seu lugar. A Alemanha mesmo está disposta a amargar 10 bi de prejuízos para garantir isso.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Hélio
2 anos atrás

Então Rússia e Israel são moralmente equivalentes?

Hélio
Hélio
Reply to  Jacinto
2 anos atrás

Me diz você.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Jacinto
2 anos atrás

O que houve foi uma limpeza étnica. Nos últimos 8 anos os russos expulsaram da região todos os que não se sujeitaram à invasão que ocorreu em 2014.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Jacinto
2 anos atrás

Quem diz que há um genocídio lá é o próprio Putin.

WSilva
WSilva
Reply to  Jacinto
2 anos atrás

Feio, muito feio um possível cristão defender o massacre sionista(que não acreditam no seu Cristo) dos palestinos.

Jacinto
Jacinto
Reply to  WSilva
2 anos atrás

E onde foi que eu defendi o massacre de quem quer que seja? Minhas simpatias não são ideológicas e muito menos religiosas: acho errado Israel ocupar ilegalmente e acho errado a Rússia fazer o mesmo. Pau que bate em Chico, também bate em Francisco. Simples assim.

Nonato
Nonato
Reply to  Jacinto
2 anos atrás

Há 70 anos os Árabes tentam acabar com Israel.
Inclusive agora com grupos terroristas…

Jacinto
Jacinto
Reply to  Nonato
2 anos atrás

E avançar sobre territórios palestinos, que nem estão próximos da Faixa de Gaza, aumenta a segurança de Israel? Israel já se acertou com os países árabes e há décadas não há uma guerra entre Israel e um país árabe (Irã não é árabe, mas persa).

Nonato
Nonato
Reply to  WSilva
2 anos atrás

Você por acaso e cristão ou usa o Cristiano como desculpa para destilar o ódio?

WSilva
WSilva
Reply to  Nonato
2 anos atrás

Eu não sigo nenhuma religião. Só acho muito estranho cristãos apoiar a causa sionista, a causa de um grupo que não acredita no Cristo que os cristãos acreditam…

Claro que a maioria dos cristão são tão alienados que nem mesmo sabem disso.

Mas concordo com o Zeus, já passou da hora de parar com esse vitimismo patético de Israel e também de alguns outros países como por exemplo o Japão.

Se todo ano é lembrado as atrocidades nazistas, temos que lembrar também o que os sionistas fazem na palestina e o que o Japão fez na Ásia.

Zezão
Zezão
Reply to  WSilva
2 anos atrás

Muitos cristãos apoiam a causa sionista porque acreditam na Bíblia, por que é difícil entender isso? Se os cristãos acreditam na Bíblia, então faz sentido para eles acreditarem no que está escrito no livro, por questão de lógica elementar. Está escrito na Bíblia que a região de Israel era habitado por judeus muito antes do povo palestino aparecer, milhares de anos atrás. Portanto, o apoio dos cristãos com a causa sionista faz sentido. Quem se faz de vítima são os vizinhos de Israel e do Japão, tanto é verdade que, seus vizinhos se acham injustiçados. Se as tentativas de invasões… Read more »

Hélio
Hélio
Reply to  Zezão
2 anos atrás

Cristão algum apoia “causa sionista”, quem apoia isso são apóstatas e ideolatras dessas seitas neopentecostais malucas criadas pelo Mossad nos EUA durante o pós-guerra e que depois se expandiram pelo terceiro mundo com a promessa de ganhos financeiros para seus seguidores, um verdadeiro bezerro de ouro. É notória a guerra híbrida sionista-americana com a utilização dessas seitas. Você ao menos já leu o Talmude? Sabe o que eles dizem sobre os não-judeus? O que dizem sobre os cristãos? O que dizem sobre Cristo? Nem adianta ler, tem “paxtô” aí que leu e disse que ser escravizado por judeus seria um… Read more »

Zezão
Zezão
Reply to  Hélio
2 anos atrás

Hélio,
Afirmar que o Mossad criou essas seitas neopentecostais e por isso nenhum cristão apoia a “causa sionista” é uma teoria conspiratória.
Eu debato com fatos e não baseado em teorias conspiratórias.

Hélio
Hélio
Reply to  Zezão
2 anos atrás

KKkkkkkkkkkk é mole? Isso é fato histórico muito bem documento, mas a risada fica para o fato do neopentecostal dizer que não acredita em teoria da conspiração (termo criado pela CIA para desqualificar versões históricas inconvenientes aos interesses americanos), oras, a seita de vocês é 100% pautada em teoria da conspiração.
Sabe quantos cristãos não neopentecostais apoiam o sionismo? Eu digo, zero. Pra começar, você sabe o que é sionismo? Sionismo é a supremacia racial judia, e o direito dos judeus de governar todos os povos do mundo, mas tem maluco que apoia isso de livre consciência.

Paulo Araujo
Paulo Araujo
Reply to  Zezão
2 anos atrás

Os judeus se voltaram contra Cristo.

Isso é fato para todos.

Logo, não são cristãos.
Alguns, os primeiros, o foram.
Quando Jesus falou aos Apóstolos na Ceia, ele apontou a criação de uma Nova Aliança com o Senhor.
A Aliança antiga estava substituída pela Nova.
Após compartilharem a Carne e o Sangue naquela sala estavam, então, os primeiros cristãos, apesar de serem judeus. Mas agora, mudados.
Não se pode ser as duas coisas.
Atualmente existe esta confusão.

WSilva
WSilva
Reply to  Zezão
2 anos atrás

”Muitos cristãos apoiam a causa sionista porque acreditam na Bíblia, por que é difícil entender isso?”

O cristianismo deixa bem claro que não há como ser salvo se não aceitar Jesus Cristo como salvador, os sionistas e maioria dos judeus não aceitam.

O cristão verdadeiro não apoia a causa sionista, apoia uma resolução pacifica para esse conflito e apoia também a conversão dos judeus e todos aqueles que não acreditam em Cristo salvador através da evangelização.

XFF
XFF
Reply to  Nonato
2 anos atrás

Criticar Israel é destilar ódio? O que diria os que criticam China,Rússia e Irã?

Nonato
Nonato
Reply to  Jacinto
2 anos atrás

Você odeia os judeus?

horatio nelson
horatio nelson
Reply to  Jacinto
2 anos atrás

pronto agora que ja comentou pode ir lá comer seu capim

Jacinto
Jacinto
Reply to  Jacinto
2 anos atrás

Quem invadiu foi a Rússia…

Jacinto
Jacinto
Reply to  Jacinto
2 anos atrás

Crimeia, parte de Donbass… e este argumento de que quem fala russo é imediatamente russo é ridículo. O direito internacional reconhece dois critérios de cidadania, o jus sanguinis que relaciona a cidadania à ascendência e o jus soli, que relaciona a cidadania ao local de nascimento – e pode haver situações híbridas. O que não existe é atribuir cidadania pela língua da pessoa, porque ai a Espanha poderia invadir quase toda América Latina e a Suíça, coitada, seria dividida entre Alemanha, Itália e França, o Canadá entre a França e o Reino Unido e a Índia… nem sei como descrever… Read more »

Nonato
Nonato
Reply to  Jacinto
2 anos atrás

Que a Rússia leve seus “cidadãos” para seu território.

Guilherme Lins
Guilherme Lins
Reply to  Nonato
2 anos atrás

matou a questão Nonato!
é incrível como esse tipo de agressão se justifica através de mentiras que sequer são renovadas, a justificativa de hoje é os cidadãos russos na ucrânia, a de ontem foi os cidadãos alemães nos sudetos…
e tome invasão!

André Macedo
André Macedo
Reply to  Jacinto
2 anos atrás

A Rússia não alega um motivo divino pra suas atrocidades, Rússia e Ucrânia tem uma história extremamente recente, menos de 200 anos se duvidar, enquanto Israel alega ter direito a uma terra que não era mais deles há 2000 anos.

Jacinto
Jacinto
Reply to  André Macedo
2 anos atrás

Acho que o que Israel alega é o direito estabelecido pela ONU em 1948, ao qual acresceram – como os russo, diga-se de passagem – as área que dominaram manu militari.

Nonato
Nonato
Reply to  Jacinto
2 anos atrás

Israel foi atacado diversas vezes por países Árabes de forma covarde.
Tipo vários países grandes e populosos contra um minúsculo estado em território e população.
Os Árabes e quem os apoia agem igual ao nazismo, tentando acabar com os judeus…

Jacinto
Jacinto
Reply to  Nonato
2 anos atrás

Foi atacado, atacou também. A questão é que há décadas não há mais guerra entre Israel e países árabes e os locais onde Israel está avançando sobre os palestinos não são os governados pelo Hamas (Faixa de Gaza). Este avanço sobre regiões palestinas – que Israel estava disposta a reconhecer em Oslo – não tem nenhuma relação com a segurança de israel.

André Macedo
André Macedo
Reply to  Jacinto
2 anos atrás

Me refiro ao fato de que Israel está ocupando toda a área da Palestina, desrespeitando a partilha que você citou.

Jacinto
Jacinto
Reply to  André Macedo
2 anos atrás

Isso é exagero. O Fatah controla boa parte da Palestina e não são inocentes. Eles tinham uma excelente proposta na mão e abriram mão dela em busca do impossível. O fato é que o Yasser Arafat não quis resolver a questão porque sabia que, resolvendo a questão, ele deixaria de ser relevante.

FOX
FOX
Reply to  Jacinto
2 anos atrás

Se são russos que se mandem pra Rússia…óbvio né….ou a Rússia não tem terra para esse povo?…outra coisa , eu vi na matéria que o baixinho mafioso “aventou” de querer entrar na OTAN? Kkkkk cadê aquele nosso amigo “KINGS”…..haha há….quero ver a hora que os EUA reconhecer Taiwan o que ele irá falar .
O Sul é meu país ” seria uma opção para esse “carioca” ?

Nonato
Nonato
Reply to  Jacinto
2 anos atrás

Se os Árabes se preocupam com os palestinos, por que o Egito não cede a península do Sinai e acaba o problema?
Você é contra os judeus???

Zé zinho
Zé zinho
Reply to  Jacinto
2 anos atrás

Mentira! Os sudetos tinham mais alemães do que os 30% que Donbass tem de russos.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Jacinto
2 anos atrás

Sim, sendo que Israel manda os palestinos para a faixa de Gaza ou Cisjordânia. Onde ficam cercados e sob vigilância e certo controle. Inclusive isso já foi condenado pela ONU.
Isso serve para mostrar que não existe pais bonzinho, amigo, irmão ou inocente.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
2 anos atrás

E mesmo assim, conseguem produzir foguetes e lançar sobre Israel.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Jacinto
2 anos atrás

Jacinto . Eu disse certa vez aqui que que estes povos , que são russos, vivem nesta região há mais de oitocentos anos. Até foram invadidos pelos descendentes de Gengis Kan. Que a Ucrania sempre fez parte da Russia. Foi criada pelos comunistas. Num contexto completamente diferente. A Ucrânia ouviu o canto do cisne americano e se deu mal. Como economicamente estaria melhor com a Rússia como parceira. Basta ver o gás e petróleo. Agora vamos ver o que os Estados Unidos, mentor deste problema vai fazer. Basta ver o mapa acima e ver que a OTAN realmente não considerou… Read more »

Jacinto
Jacinto
Reply to  Antonio Palhares
2 anos atrás

Bom, se estamos falando de 800 anos atrás, a maior parte dos brasileiros deveria pegar suas malas e voltar para os países de seus ascendentes, deixando tudo para os povo indígenas remanescentes.

GFC_RJ
Reply to  Jacinto
2 anos atrás

Pô, interessante isso, hein!

Podemos concluir que você também é “solidário à Russia”, correto?

Renato Carvalho
Reply to  Jacinto
2 anos atrás

Fonte: Além das vozes na cabeça, uma pontinha de má fé.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Hélio
2 anos atrás

E parece que a Rússia já está tropas para proteger os cidadãos russos do Donbass.
Agora, legalmente.

Guilherme Lins
Guilherme Lins
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

é a história se repetindo. Para defender “cidadãos” russos, a Russia toma parte da Ucrânia e reconhece sua “soberania”, assim como foi em 39, para proteger “cidadãos” alemães…
dá nojo esse comentário seu.

WSilva
WSilva
Reply to  Hélio
2 anos atrás

Israel usa o ”direito divino” para matar, invadir e explorar os palestinos.

China e Russia estão perdendo tempo, eles precisam invocar algum Deus para servir com justificativa, aí o ocidente será obrigado a ficar calado. rs

Nonato
Nonato
Reply to  WSilva
2 anos atrás

Há bastante terra para os palestinos nos países Árabes.
Egito, Jordânia, Síria, Arabia saudita.
E em outros países não Árabes tipo Irã, Turquia.
Porque não levam os palestinos para lá?
Ou não estão preocupados com o bem estar dos palestinos e os usam como massa de manobra?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Nonato
2 anos atrás

Porque eles querem voltar para suas terras.
E vão.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Eles podem até tentar, mas é extremamente difícil combater contra a IDF e isso já foi demonstrado diversas vezes na história recente.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

Pois é.
É enquanto eles têm os EUA na ‘cobertura’.
Mas, como estamos assistindo, os desafios que estão chegando para os EUA são enormes e considero insuperáveis.
Creio que Israel deixará de ser prioridade para os americanos.
Que Israel fique bem esperto.

Renato Carvalho
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Kiings, faz o seguinte, se arme com um AK, arrume um RPG e tente a sorte com a IDF, talvez vc consiga alguma coisa, só avisando que o Egito, a Síria, Jordânia, Irá, Iraque, etc já tentaram e foram escurraçados.

Last edited 2 anos atrás by Renato Carvalho
Wellington Kramer
Wellington Kramer
Reply to  Hélio
2 anos atrás

A Rússia já é bem expandida!

Agressor's
Agressor's
Reply to  Hélio
2 anos atrás

Quando Putin se olha no espelho, não há reflexo, pois só existe um Putin! Os russos venceram a segunda guerra e agora está pra dar uma tacada de mestre. Viva as repúblicas de Donetsk e Lugansk! Viva os separatistas! Viva o povo russo!!… 😀

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Impressionante a frieza dele.
Seu rosto não se altera.
É o maior estadista da atualidade.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Ola AntonioK. Gostando ou não de Putin, concordando ou não com Putin, de fato ele tem conseguido defender os interesses da Russia. Até hoje a Russia paga o preço do desastre que foi Yeltsin.

Renato Carvalho
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Senti uma ponta de excitação nesse comentário, será que o Kings sonha com o antigo cumprimento comunista?? Aquele entre os líderes soviéticos e alemães orientais??

Renato Carvalho
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Mais republiquetas miseráveis debaixo do manto Russo, que sina.

FOX
FOX
Reply to  Agressor's
2 anos atrás

Os russos venceram a segunda guerra? Melhor se informar melhor.

Gerson Carvalho
Gerson Carvalho
Reply to  Hélio
2 anos atrás

Como eu disse no post anterior, A Rússia vai simplesmente tomar a Ucrânia e ninguém vai fazer nada! Simplesmente porque o poder militar Russo eh grande demais. E ainda tem o apoio da China. E e temos gerais a Rússia te razão em seus questionamentos.

sergio
sergio
Reply to  Hélio
2 anos atrás

Foi a mesma Desculpa que o Hitler usou para anexar Polônia, sudetos, Áustria

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  sergio
2 anos atrás

Caro Sergio. Errado. Hitler tinha como objetivo ampliar o território da Alemanha, inclusive aproximando a fronteira da Alemanha com o da URSS, já que ele tinha como objetivo ocupar as terras férteis da Ucrânia. Putin esta criando uma zona tampão entre a Ucrânia e a Rússia.

sergio
sergio
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Caro Camargoer qual a desculpa dada pelos nazistas para anexar os sudetos ? a grande maioria da população alemã na região, e os crimes contra essa população, me corrija se eu estiver errado ?
qual a desculpa do Putin, para para reconhecer os territórios separatistas ? a grande quantidade de Russos vivendo na região correto ?
A Alemanha queria se aproximar da fronteira da Russia, o Putin quer criar um tampão contra a OTAN, certo ?
Dois objetivos diferentes, mesma tática correto ?

sergio
sergio
Reply to  Hélio
2 anos atrás

lembra da politica do Espaço Vital ?
foi exatamente assim.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  sergio
2 anos atrás

Caro Sergio. Errado. A ideia do “espaço vital” (lebensraum) significava tomar posse de um território para em seguida exterminar ou remover a população local para substitui-la por colonos oriundos do país agressor. A lebensraum se baseia no direito da raça superior em desfrutar dos recursos naturais como uma lei da natureza. Neste caso, a Russia está atuando na estratégia de um território tampão entre a Ucrânia e a Russia, parecido ao que a URSS fez no leste europeu após o fim da II Guerra (inclusive criando a RDA).

sergio
sergio
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Mais caro Camargoer a politica do “espaço vital” passava em reunir primeiro todos os povos de origem ariana em um único território, para depois acentalos nos territórios conquistados, a desculpa do Putin para reconhecer os dois enclaves, foi o desejo da ” grande maioria da população Russa de se integrar a pátria mãe ” se unir a grande mãe Russia.

João Moita Jr
João Moita Jr
Reply to  Hélio
2 anos atrás

Porque Israel é especial, escolhidos e preferidos por Deus… Nação abençoada e acima de todas e todos. Tudo que Israel faz tem o aval do céus. E criticar a criação mais perfeita do criador não é permitido, isso e blasfêmia.

(ironic mode on)

Zezão
Zezão
Reply to  Hélio
2 anos atrás

Se o seu vizinho estupra a vizinha do lado e está impune, então todos também tem o direito de fazer o mesmo, é essa lógica que você defende?
Meu Deus!
Cada opinião bizarra que aparece…

Lucas
Lucas
Reply to  Hélio
2 anos atrás

Pro pessoal religioso Israel é terra do amigo imaginário deles.
Então tá tudo liberado.
É como o religioso cidadão de bem que trai a mulher e desvia dinheiro.

Atirador 33
Atirador 33
2 anos atrás

Agora é esperar para ver se vem sanções ocidentais para cima da Rússia, acredito que deveria ser sancionada, porém não acredito que os ocidentais farão.

Abs

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Atirador 33
2 anos atrás

A reação da Ucrânia vai ditar o jogo, se ela continuar a esticar o cabo acredito que alguma reação virá, se ela ceder e pronto ai não vai ter nada relevante mesmo!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carlos Gallani
2 anos atrás

Olá Carlos. Concordo. Kiev pode emitir um protesto protocolar e levar a questão para o CS da ONU. Acredito que Kiev não tem força militar para ocupar as duas repúblicas e sufocar o movimento separatista. Se tivesse força, já teria feito. Obviamente, isso representa uma ruptura nas relações diplomáticas dos dois países de forma irremediável. Considerando o caráter separatista dos dois territórios, ele deverão migrar para a órbita de influência de Moscou, se tornando na prática uma região “tampão” entre a Ucrânia pró-Otan e a Russia. Um dos aspectos importantes será o reconhecimento ou não das duas repúblicas por outros… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Parece que os russos já estão em Donbass para proteção dos residentes.
Sputnik – 21/02

Putin oficializa independência e ordena assegurar paz em RPD e RPL pelas Forças Armadas russas

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Olá AntonioK. Acho que as pessoas precisam ler com mais atenção o que eu escrevo.. riso. Como eu geralmente faço sucessivas análises, refinando as hipótese a cada novo evento que surge, evitando fazer apostas, tenho colocado questões que o pessoal acaba ignorando. Ainda fica a pergunta sobre como será o reconhecimento internacional. Por enquanto, a China sabiamente vem mantendo silêncio. Será importante nos atentarmos ao que será votado no conselho de segurança da ONU.

Joanderson carlos
Joanderson carlos
Reply to  Atirador 33
2 anos atrás

Tenha certeza que as sanções viram, afinal é a unica coisa que eles podem fazer contra a Rússia.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Atirador 33
2 anos atrás

Caro Atirador. Os países ocidentais poderão aplicar sanções unilaterais contra a Rússia a qualquer momento e sem qualquer justificativa. Provavelmente os EUA o farão. Ainda acho cedo para imaginarmos qualquer desdobramento desta decisão de Moscou.

Gerson Carvalho
Gerson Carvalho
Reply to  Atirador 33
2 anos atrás

Como eu disse no post anterior, A Rússia vai simplesmente tomar a Ucrânia e ninguém vai fazer nada! Simplesmente porque o poder militar Russo eh grande demais. E ainda tem o apoio da China. E e temos gerais a Rússia te razão em seus questionamentos. As Sanções não vão funcionar, porque a Rússia te 600 Bilhões de dólares e reserva, e porque a Europa precisa do gás russo.

Realista
Realista
2 anos atrás

Ainda bem que ele é c… ( contem ironia )

Last edited 2 anos atrás by Alexandre Galante
Joanderson carlos
Joanderson carlos
2 anos atrás

Para mim a Rússia não deveria ter invadido ou anexado a Criméia recebendo todas essas sanções,um pais que almeja continuar como potência e tendo influência sobre o mundo não pode ficar muito tempo desconectado do mundo que hj é globalizado, as tecnologias aparecem a td tempo. Hj é mais importante ter poder econômico do que militar veja a Alemanha não tem um exército tão poderoso msm tendo condições para isso mas msm assim é o pais dominante na europa. Acho que putin se precipitou afinal tendo bases militares na sua flonteira ou não quem seria o louco de iniciar uma… Read more »

DanielJr
DanielJr
Reply to  Joanderson carlos
2 anos atrás

Acho que essa história de sanções está chegando ao final. Países sancionados ou prestes a sê-lo começarão a se reorganizar para continuar o comércio entre si, ignorando os sancionadores. O maior empecilho ainda é o SWIFT, mas acredito que daqui pouco tempo terá um sistema paralelo equivalente, menor mas equivalente, baseado na China/Rússia, onde os negócios continuarão, usando inclusive outra moeda padrão para conversão. Ou ainda, em pequena escala, negociações diretas bilaterais sem intermediador financeiro, como um escambo de comodities x produtos industrializados ou comida.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  DanielJr
2 anos atrás

Se o Ocidente expulsar a Rússia do SWIFT, esta já tem um sistema alternativo funcional, pronto para o substituir. A China também criou o dela. Então, que expulse a Rússia do SWIFT, ela está pronta para se defender disso e, ao mesmo tempo, criará uma ruptura de confiança internacional que só vai adiantar o processo de decadência do Ocidente.

Hcosta
Hcosta
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

O SWIFT é um sistema mundial. Quantos países aderiram a esse novo?
Nem os Chineses deixaram de usar o SWIFT…

Faver
Faver
Reply to  Joanderson carlos
2 anos atrás

Ao meu ver o que estamos vendo é um novo modo de globalização, com novas bases e a necessidade de poder forte, seja com exércitos, influencia, estados e economia.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Joanderson carlos
2 anos atrás

Comparação equivocada essa sua. A Alemanha sem dúvida é um grande player, mas está em uma liga abaixo da Rússia. Esta é peso-pesado, aquela é peso-médio.

Marcos10
Marcos10
2 anos atrás

E o seu Jair? Que bola fora!

pangloss
pangloss
Reply to  Marcos10
2 anos atrás

Ele não tem qualquer relevância.
Foi cheerleader do Trump, agora está passando vergonha com o Putin, e em breve vai passear na coleira com Jiping.

Marcos10
Marcos10
Reply to  pangloss
2 anos atrás

Maior vergonha quem passou foi Macron, que se posicionou com o grande intermediário.

Faver
Faver
Reply to  Marcos10
2 anos atrás

É mas o Macron não foi citado especificamente pelo governo americano como alguém que está do lado de lá! Isto ficou feio.

pangloss
pangloss
Reply to  Marcos10
2 anos atrás

Acho que há aí um contorcionismo retórico seu.
No caso brasileiro, o presidente foi lá para ser tratado como irrelevante, e declarou solidariedade a um dos lados (exatamente o lado que o tratou como irrelevante, a propósito).
No caso francês, há um esforço em evitar que o conflito se generalize.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  pangloss
2 anos atrás

Caro Pangloss. Bolsonaro repetiu o erro de apostar em um vitorioso (como fez com Trump e perdeu). Em situação de incerteza, a prudência recomenda esperara para ver o que acontece, como fez Vargas. Assim como só se ultrapassa com segurança, só se faz gestos diplomáticos conhecendo o resutado de véspera. Tá lá no manual de diplomacia básica.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Ele não apostou em ninguém, ele fez uma visita de estado.

Nessa o presidente acertou. O Brasil não pode ficar submisso aos interesses ocidentais. Temos nossos interesses na Rússia e ela no Brasil. Eles são mais importantes para nós do que as opiniões dos EUA, NATO ou quem quer que seja.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Allan Lemos
2 anos atrás

Olá Allan. Bolsonaro é um inepto em politica internacional e faz questão de manter assessores ainda menos preparados. O fato dele boicotar sistematicamente as posses dos presidente eleitos na América Latina mostra uma compreensão limitada do papel do Brasil na América Latina e da importância dos países vizinhos para o Brasil. As sucessivas crises com a França, Alemanha, China, EUA (até com os EUA) servem como termômetro de incapacidade de compreender ideias elementares de interesse nacional (como segurança sanitária nas fronteiras, ampliação de comércio exterior, integração regional, coordenação de combate aos crimes transnacionais e outras coisas).

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Marcos10
2 anos atrás

Vergonha passaram aqueles que nada fizeram para tentar uma solução diplomática. Macron pode até ter falhado, mas pelo menos fez um esforço.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Olá Bruno. Vocẽ tem razão. Macron pode ter fracassado (ainda é cedo para dizer isso) mas esteve empenhado de forma efetiva na solução da crise.

André Macedo
André Macedo
Reply to  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Sim, no momento é meio engraçado ver os europeus tentando ter alguma autonomia sem os EUA depois de tanto tempo, mas estão tentando.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  pangloss
2 anos atrás

Já passeou, em 2019.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Marcos10
2 anos atrás

Olá Marcos. A atual política externa do Brasil é um desastre.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Se fosse só esse o desastre…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carlos Gallani
2 anos atrás

Caro Carlos. Tenho apontado os erros do Itamaraty desde o período que Serra foi ministro e depois com Nunes Ferreira principalmente em relação á Venezuela mas o período sob Ernesto Araújo foi muio mais que erros. Infelizmente, o atual chanceler continua errando, desta vez de forma mais discreta que o antecessor.

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

O Itamaraty sob o Ernesto, a nossa diplomacia ficou a cargo da seita esotérica olavista. Não tinha a menor chance disso ter dado certo.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

Olá Gilson. É o que tenho tentado mostrar aqui na trilogia desde os primeiros meses de 2019, principalmente a partir dos erros cometidos em relação á Venezuela (e depois com Israel, China, Alemanha, França, Argentina e agora Chile…)

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

Esta claro faz algum tempo que para essa administração não existe politica de estado, apenas de governo e pra piorar, as vezes com interesses pra lá de alarmantes!
Cada hora é uma cortina de fumaça diferente, vacina, urna, comunismo, mamadeira de pipoca… agora é aborto enquanto o país esta atolado até o pescoço em crise, eu não abraço mais absolutamente nada do que vem desse presidente, só papo pra boi dormir!

Slow
Slow
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Se fosse só a externa tava bom kkkkkkkk

Hélio
Hélio
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

A polícia externa brasileira é um desastre desde o fim do regime militar.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Hélio
2 anos atrás

Caro Helio. A política externa brasileira sempre foi cautelosa e soube se pautar pelo interesse do país desde Rio Branco. O governo militar manteve as mesmas diretrizes que foi mantida ao longo de todo o período de redemocratização. Os primeiros desvios ocorreram durante o governo Temes com Serra e perdeu completamente qualquer racionalidade com Ernesto Araújo.

pangloss
pangloss
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Celso Amorim também foi um desastre.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  pangloss
2 anos atrás

Caro Pangloss. Nenhum chanceler brasileiro desde os tempos de Rio Branco foi um desastre, com exceção de Ernesto Araújo. Todos os chanceleres (talvez uma centena) souberam conduzir uma política externa de diálogo e colaboração, com exceção de Ernesto Araújo. Todos os chanceleres mantiveram diálogo aberto com todos os países, exceto nos períodos de guerra que foram poucos. O único ministro das relações exteriores que promoveu sistemáticos boicotes ás posses dos presidentes latino americanos foi Ernesto Araújo. De todos os chanceleres que acompanhei (e faço isso desde Sarney), Araújo foi o único que fez uma antidiplomacia ou uma diplomacia de confronto… Read more »

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Eu penso o oposto, todos foram desastrosos, sempre adotaram uma postura covarde. Não é à toa que o Brasil foi chamado de “anão diplomático”. Eles jamais souberam posicionar o país como um grande player mundial. Realmente não há nada que deva ser elogiado no Itamaraty, a formação que os diplomatas recebem lá é ridícula. O Ernesto Araújo ao menos tentou fazer com que o Brasil adotasse uma postura mais incisiva em relação à Venezuela. Coisa que o Brasil deveria fazer mais se quiser ser membro permanente do Conselho de Segurança. Esse papinho de “paz e diálogo” não resolve os problemas… Read more »

Luciano do Prado
Reply to  Marcos10
2 anos atrás

Tem gente que jura que essa invasão só começou porque ele saiu de lá kk

Marcos10
Marcos10
2 anos atrás

Putin já tomou a Ucrânia. Isso não há mais o que fazer.
Vamos ao que interessa, ou seja, nós, o Brasil.
Se os EUA realmente decretarem sanções contra a Rússia, isso significa que inclusive as exportações de carne de frango, suínos, bovinos, soja e café, entre outras, para a Russia podem entrar no bloqueio.

GFC_RJ
Reply to  Marcos10
2 anos atrás

Isso é o de menos. Para o Brasil, as exportações para a Rússia não são tão relevantes assim.
O pior são as importações de fertilizantes! Essa sim impacta. Pra garaiii!!!

Faver
Faver
Reply to  Marcos10
2 anos atrás

Concordo Marcos, mesmo que pequeno é sempre ruim perder um mercado. E o petróleo vai subir.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Marcos10
2 anos atrás

Portugal importa mais do Brasil do que a Rússia…

GFC_RJ
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

É verdade!
Importa até brasileiros também. Aliás, recentemente soube que Portugal importa muito ucraniano.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Marcos10
2 anos atrás

Se ha coisa que russos sabem fazer bem é burlar sanções que praticamente não têm efeito.
Construíram até um dos maiores gasodutos do Mundo (NordSream2) e estão finalizando o maior: O Poder da Sibéria.

Ricardo
Ricardo
2 anos atrás

Putin não tem respeito algum pelo vovô Biden

Mensageiro
Mensageiro
Reply to  Ricardo
2 anos atrás

“Velho, vovô”, modo idiota de rotular uma pessoa, a idade chega a todos. Fútil.

Otto
Otto
Reply to  Ricardo
2 anos atrás

Um dos poucos líderes que o Putin respeita é a Merkel, mas não está mais no poder, então pouco poderia fazer.

Marcos carvalhaes
Marcos carvalhaes
2 anos atrás

Podem dizer o que quiser.

Mas o homem tem colhoes.

Quando Moscou fala que vai fazer, vai la e faz.

Allan Lemos
Allan Lemos
2 anos atrás

Trocaram a segurança das armas nucleares por um pedaço de papel, está ai o resultado.

E ainda tem paspalho que acha bom o Brasil ter adotado a mesma postura e comemora o fato de não termos desenvolvido a bomba atômica. Olhem ai a realidade se impondo mais uma vez.

Tomara que alguma potência resolva fazer o mesmo com as terras indígenas que alguns aqui também adoram defender, pois quem é negligente e imprudente da forma que os ucranianos(e brasileiros) foram não merece tratamento melhor. Vou adorar falar “Eu avisei”.

Otto
Otto
Reply to  Allan Lemos
2 anos atrás

O Brasil é considerado pelas potências como um “Buffer” de recursos, um dia ainda a chapa vai esquentar por aqui, daí eu quero ver esse bando de baba ovo de americano, russo e chines vai fazer. Ainda há tempo para nos organizarmos como nação e conseguirmos impor nossa soberania, mas o povo prefere defender seu político de estimação como o 9 dedos e bozo, enquanto isso boa parte do povo continua semianalfabetos, não conseguindo interpretar um texto simples, a pobreza correndo solta e nossos jovens sem esperança, sem uma profissão ou perspectiva de futuro. Mas como esperar que um pai… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Allan Lemos
2 anos atrás

Caro Allan. Não sou um paspalho. Nem acho que você seja um. O problema entre a Ucrânia e a Russia nada tem a ver com armas nucleares. Se as armas nucleares fossem determinantes na manutenção das fronteiras, a Russia teria anexado a Noruega, a Polônia, o Cazaquistão, a Estónia… a Índia teria anexado Bangladesh e os EUA teriam anexado o Canadá.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Olá, Camargoer. O meu ponto é que caso a Ucrânia não tivesse aberto mão de suas armas nucleares, a Rússia jamais teria se atrevido a anexar a Crimeia ou os territórios do leste. Tal coisa só aconteceu justamente porque os ucranianos trocaram a única coisa capaz de lhes dar segurança por um pedaço de papel. Os exemplos que você citou não fazem sentido, o Canadá não é uma ameaça para os EUA, nem Bangladesh é para a Índia. Além disso, o objetivo da Rússia na Ucrânia não é o expansionismo, mas sim o estabelecimento de uma zona tampão entre ela… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Allan Lemos
2 anos atrás

Olá Allan. A Ucrânia abriu mão do seu arsenal nuclear porque não tinha condições de mante-lo em segurança ou em operação. Aliás, a Ucrânia não tinha nem recursos para o desmantelamento do arsenal nuclear, que foi feito com pessoal e recursos externos (da Rússia e dos EUA). A Ucrânia também recebeu outras compensações por ter desmantelado o seu arsenal. Eu concordo com vocẽ que não faz sentido algum imaginar os EUA invadindo o Canadá só porque ele não tem armas nucleares porque não faz sentido afirmar que apenas armas nucleares garantem a soberania de um país. A Ucrânia não é… Read more »

Caio
Caio
Reply to  Allan Lemos
2 anos atrás

E nem souberam ou quiseram se armar com o ocidente , do qual se aliaram de forma correta, mesmo que com armas de segunda mão; agora só resta chorar.

Varg
Varg
2 anos atrás

Na prática isso não significa nada. Serão regiões com reconhecimento internacional limitado, e possivelmente em pior situação do que Kosovo (reconhecido por cerca de 90 países) e Taiwan (que mantém extensas relações comerciais com vários países do mundo).

Caio
Caio
Reply to  Varg
2 anos atrás

Significa sim? Quem tem muitas armas pode fazer o que quer, desde W.Bush na segunda invasão ao Iraque.
Eu quero, eu faço! Me impeçam se tiverem coragem.

Atirador 33
Atirador 33
2 anos atrás

A organização territorial e institucional mundial do pós WWII acabou e as grandes potências tem responsabilidade nisso, em especial os EUA e a Rússia.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Atirador 33
2 anos atrás

Olá Atirador. O cenário do pos-guerra acabou com o colapso da ex-URSS. Iaso ninguém duvida. A questão seria se já existe um novo cenário definido ou se ele ainda passará por outros ajustes

Henrique
Henrique
2 anos atrás

Ai no próximo capítulo a Ucrânia corta o braço e entra na OTAN pq dai ela não se classifica como país em guerra/conflito

ai a treta acaba pq a Rússia não vai atacar a otan e vice-versa

DanielJr
DanielJr
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Uma saída plausível. Melhor que terra arrasada, Alemanha e França concordariam, já que não ligam para a Ucrânia e voltariam com os negócios de gás e outros com a Rússia.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Henrique
2 anos atrás

A Rússia não vai admitir a Ucrânia na OTAN, não sem guerra. E prepare-se que não é só isso, ela não quer a OTAN nos países bálticos e nem em nenhum país do leste europeu.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Isso mas a que custo para a economia Russa?

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

O Tio Sam tá adorando isso. Agora a Ucrânia reinicie seu programa nuclear e se arme com mísseis balístico e passe para ofensiva. Duvido muito que a Rússia tenha coragem de atacar um país nuclear.

C M
C M
Reply to  Marcelo
2 anos atrás

? ? ?

sub urbano
sub urbano
Reply to  Marcelo
2 anos atrás

Zelensky não quer armas atomicas, ele quer é pagar de gatão entrando pra “europa”.

Slow
Slow
Reply to  Marcelo
2 anos atrás

KKKKKKKKK ai você acordou …..

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Marcelo
2 anos atrás

Isso não mas que os EUA estão adorando isso sim, Putin se tornou o melhor garoto propaganda da indústria bélica ocidental e da Otan!

Hcosta
Hcosta
2 anos atrás

Eles estão a ocupar o que foi acordado em Minsk ou vão ocupar a totalidade das províncias?
Só cerca de 40% eram controladas pelos “separatistas”.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Boa pergunta.
Há muitos russos espalhados pela Ucrânia.
São cerca de 7,5 milhões.
É muito russo.
Agora, teoricamente, qualquer cantão de maioria russa é passível de declarar independência e receber tropas de paz russas, como acabou de acontecer em Donbass.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Não, não foi isso que perguntei…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Expanda o raciocínio.
São muitos russos na Ucrânia e onde eles estiverem agrupados existe a possibilidade de independência.
A totalidade de Donetsk e Luhansk, bem como praticamente todo o Sul (até Odessa) e Leste do País.
Agora, se vai e quando vai ocorrer, ninguém sabe.
Creio que a Ucrânia está em uma enrascada.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

20% da população. A não ser que expulsem todos os outros não terão maioria.
E o mapa com a escala entre 25% e os 75% só serve como propaganda.
E a “genética” não faz com que esses Ucranianos sejam apoiantes de Putin e de juntarem-se à Rússia.
Talvez muitos tenham emigrado por esse motivo…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Bem esse seu raciocínio não é o mesmo da Rússia e de Putin.
A Europa foi fraca, subserviente aos americanos, e pagou para ver.
Perdeu.
E tenha certeza.
Se Putin fez isso agora, certamente tem possibilidade de vir mais

Hcosta
Hcosta
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Putin joga em vários tabuleiros e este conflito vai para além dessas questões de etnias. É apenas um argumento já gasto e sem relevância.
Mas Putin ganhou alguma coisa?
Houve alguma cedência por parte dos Europeus?

Faver
Faver
2 anos atrás

Demorou pouco tempo a torcida tupiniquim para o Putin. Passou o efeito da visita do PR. Agora novamente tem parte dos foristas daqui do blog contra o presidente russo.

Mensageiro
Mensageiro
Reply to  Faver
2 anos atrás

Real. Eles não conseguem parar de idolatrar o presidente que superou Dilma em tds os números. Inflação 2 digitos, pibinho, desemprego, pior governo.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Mensageiro
2 anos atrás

Tem sempre uma desculpinha para o fracasso mas no fundo é um aglomerado de gente frustrada, ressentida e insegura!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Faver
2 anos atrás

Olá Faver. Sempre é bom repetir. A viagem do presidente brasileiro para a Russia foi como a fábula da montanha que pariu um rato.

André Souza
André Souza
2 anos atrás

Acredito que agora a OTAN pode usar isso como pretexto e colocar a Ucrânia dentro do bloco, série uma movimentação igual a de Putin a qual obrigaria ele a tomar uma decisão.
Lembrando que a OTAN não é nenhuma força fraca, então quem for comentar não venham com essa narrativa de querer falar mal da mesma só porque você tem birra com o Macro por causa do seu político brasileiro de estimação.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  André Souza
2 anos atrás

Um dia antes da assinatura da entrada da Ucrânia na OTAN, a Rússia invade e depõe o Governo.
Essa opção de entrada na OTAN não existe.

André Souza
André Souza
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Antoniokings esse mundo onde você acredita que a Rússia faz o que quer no mundo não existe.

Nilo
Nilo
Reply to  André Souza
2 anos atrás

O presidente ucraniano não foi buscar proteção da Otan mas sim do Quateto da Normandia, diz ele que a independência dos distritos ocupados das regiões de Donetsk e Luhansk pode significar a retirada unilateral da Rússia dos acordos de Minsk e ignorar as decisões dos “4”, Rússia, Ucrânia, França e Alemanhã, logo a Ucrânia que quebrou as reegras quando colocou armas nas fronteiras dos separatistas que estavam proibidas pelo acordo de MinsK.
Tornou-se um fantoche o Pres.Zelensky. Seu governo acabou.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
André Souza
André Souza
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Ele realmente tornou seu governo enfraquecido porém não podemos cometer o erro de pensar que atrás de um governo não existe um estado, exemplo da Síria mesmo o presidente Sírio estando enfraquecido é estratégico para os Russos ter influência sobre aquele governo e aquele território, por isso ainda acho que não seria jogo para a OTAN em si perder o território Ucraniano, a meu ver seria muita burrice.

Nilo
Nilo
Reply to  André Souza
2 anos atrás

A Síria foi o ensaio Russo pelo que esta por vir na Ucrânia. Com o governo fragilizado, totalmente desacreditado, agora é esperar que vai vim barberagem da Ucrânia.

André Souza
André Souza
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Eu espero fielmente que a OTAN coloque a Ucrânia no bloco, eu não gostaria de ver outra terra cheio de histórias e cultura ser devastada porque na minha visão mesmo que realmente aja uma invasão Russa e o ocidente lave as mãos, pode acontecer uma inflamação do povo Ucraniano e levante de várias células de guerra irregular dentro das cidades por movimentos de guerrilha antirusso.

Nick
Nick
2 anos atrás

Putin agora só diz que a Ucrãnia nem é um estado e sempre foi russo, vai mandar forças de “paz” para garantir a segurança dos cidadãos de dupla cidanania e dos separatistas. E a OTAN só olhando. Se a Alemanha fizesse a 2 ª guerra mundial hoje venceria.

Caio
Caio
Reply to  Nick
2 anos atrás

No começo da segunda guerra , a liga das nações só ficou olhando mesmo. E deu no que deu.

Faver
Faver
2 anos atrás

É só uma opinião e posso estar errado. Aquele mundo com amplo comércio com propostas liberais econômicas, humanas e sociais, relações fáceis e trânsito entre países, que nasceu do pós-guerra terminou mesmo. Agora o que importa é a segurança dos países, a manutenção de fatores estratégicos, a renovação do softpower, o aumento do poder do estado nas relações, e o estabelecimento de novas bases e políticas econômicas. A liberdade vai demorar a voltar. Guerra fria 2.0 ou 3.0…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Faver
2 anos atrás

Olá Faver. Usei o temo II Guerra Fria para descrever os movimentos de Trump

Rafa_Positronn
Rafa_Positronn
2 anos atrás

Como diz o jornalista Pepe Escobar: “O mundo multipolar acaba de nascer”

Não tem jeito trilogiopatas

Vocês podem ciscar, espernear, tacar a cabeça na parede e rasgar o c* com a unha

Enfim

A hegemonia dos USA ficará só nas lembranças de Hollywood e nos filmes do Rambo e do Bradock

Fora isso

C’est Fini !

Rafa_Positronn
Rafa_Positronn
2 anos atrás

Só um comentário OFF Trilogiopatas, Sejam sinceros comigo: vocês acham mesmo que vocês fazem parte do mundo dos Bilionários que desejam reformatar a economia mundial atraves do GREAT RESET ? ACORDEM Se esses magnatas puderem, eles vão é colocar vocês para trabalharem de aplicativo para eles Enquanto vocês sofrem para colocar a gasolina a 7 reais, Jeff Bezos tem dinheiro para colocar combustivel num foguete e ir para o espaço ! Esse não é o mundo de voces ! Vocês acham mesmo que vocês estão nos planos dos grandes gestores de ativos ? Vocês acham que o pessoal da Vanguard,… Read more »

pampapoker
pampapoker
Reply to  Rafa_Positronn
2 anos atrás

Seu comentário me lembrou um fato, esses dias liguei para telefônica para resolver o meu telefone que estava mudo, depois de esperar 15 minutos pRa ser atendido, e mais uns vinte minutos para fazer as checagens, a guria me manda usar o aplicativo, pois ela não podia marcar por telefone .

Mensageiro
Mensageiro
2 anos atrás

Momento bom do Brasil invadir Venezuela tirar Maduro e mostrar que a AL não aceita ditaduras mais. Depois reconstruir Venezuela com empresas nacionais. Mas não temos presidente pra isso, ele agr beija pés de ditador igual lula. Moro presidente!

sub urbano
sub urbano
Reply to  Mensageiro
2 anos atrás

O Brasil não tem dinheiro pra reconstruir Petrópolis…

Mensageiro
Mensageiro
Reply to  sub urbano
2 anos atrás

Temos muito dinheiro porém está indo pro bolso de poucos Mais da metade do orçamento brasileiro é para pagar dívida pública, Lula, Bolsonaro, centrão mantém esse esquema, enchem os bolsos deles e dos credores sem política fiscal e o povo que tome populismo de migalhas.
Moro presidente reformista vai acabar com isso daí

Last edited 2 anos atrás by Mensageiro
Slow
Slow
Reply to  sub urbano
2 anos atrás

Pra reconstruir petrópolis não, mas pro fundão sim ..

Dinheiro tem só não tem vergonha na cara

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  sub urbano
2 anos atrás

Fonte: Arial 12

Mosczynski
Mosczynski
Reply to  sub urbano
2 anos atrás

Eu vou educadamente discordar e dizer que dinheiro tem, Brasil nao tem e’ capacidade de administra-lo.

Mosczynski
Mosczynski
Reply to  Mensageiro
2 anos atrás

Pensei que esse Forum so’ estava contaminado com baba-ovo russo, mas temos outros tipos de malucos tambem.

Andre
2 anos atrás

Agora todo mundo pode reconhecer Donbass como país e incluir a Ucrânia na OTAN. Sem Donbass acabou o impeditivo.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Andre
2 anos atrás

Um dia antes da assinatura da entrada da Ucrânia na OTAN, os russos chegam a Kiev e acabam com a festa.
Esqueça essa possibilidade.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Andre
2 anos atrás

Mapa eleitoral da Ucrânia em 2004.
Em azul os pro-Rússia

comment image.webp

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Andre
2 anos atrás

Já em 2012.

comment image.webp

Percebe-se , claramente, a extensão da influência russa no sul e leste da Ucrânia.
Portanto, se Zelensky e os próximos não se aquietarem correm o risco de perder metade do País.

Nilo
Nilo
Reply to  Andre
2 anos atrás

Ai é que estão enganados achando que a Rússia ao Reconhecer a LPR e DPR estão entregando a Ucrânia para a OTAN. Ao criar as repúblicas esta autorizando forças russas entrarem nestes territórios, com isso, evita uma calamidade humanitária que estava a se desenrolar com a massiva saida dos civis em direção a Rússia, bbuscando proteção, ou seja, agora a população civil destas duas repúblicas estão sobre o quarda cchuva das forças armadas Russas, o que torna as forças ucranianas concentradas nestas duas fronteiras, INÙTEIS. ou vão os ucranianos direto para a decisão e invadem as duas repúbbliccas e declara querra… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Hcosta
Hcosta
Reply to  Nilo
2 anos atrás

A “calamidade humanitária” aconteceu em 2014. A saída massiva foi uma operação de propaganda para justificar alguma ação.

A Ucrânia não deu qualquer justificação para um ataque. Basta ouvir o discurso de Putin e a “grande” ofensa de retirar as estátuas de Lenine.

Nilo
Nilo
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

bom dia, relembrando que na guerra a mentira pode ser a diferença entre derrota ou sucesso em alcançar um objetivo.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Sim e parece que não resultou.
Duvido até que hajam muitos Russos que acreditam numa invasão justificada, pelo menos, um escalar de ações que o justifiquem.

Mgtow
Mgtow
2 anos atrás

Notícia maravilhosa.
Em pensar que tudo começou com uma deposição golpista em 2014, patrocinada de fora, que tiraram do governo da Ucrânia um presidente legitimamente eleito.
Tudo por que o cara não era afeito a pressão da UE e dos interesses ocidentais.
Que fique a lição Ucrânia. Acharam mesmo que ia ficar barato?

Last edited 2 anos atrás by Mgtow
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Mgtow
2 anos atrás

Sem considerar a arrogância de alguns países e do Secretário da OTAN: Vamos pensar nessa questão da expansão da OTAN.
Toma!!!!!!

Mosczynski
Mosczynski
Reply to  Mgtow
2 anos atrás

Fico imaginando como seria o comentario do colega depois de tomar o tarja preta e voltar para a realidade.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
2 anos atrás

Tropas russas ja cruzaram a fronteira!
No final das contas os EUA estavam falando a verdade!

Nilo
Nilo
Reply to  Carlos Gallani
2 anos atrás

mentiu, onde esta a invasão, a Russia entrou convidada. em duas republicas independentes.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Então se França atacar a Espanha pra libertar o País Basco esta tudo bem?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carlos Gallani
2 anos atrás

Olá Carlos. São situações muito diferentes para serem comparadas.

Nilo
Nilo
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

correto

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Camargoer.
2 anos atrás

Caro Camargoer, logico que são situações diferentes mas o principio é o mesmo, se a gente passar o pano para o que a Rússia esta fazendo ai pode tudo!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carlos Gallani
2 anos atrás

Caro Carlos. De um lado existe a autodeterminação dos povos e a proteção aos direitos humanos. Do outro, existem o Estado de Direito e as estruturas internacionais. O País Basco possui autonomia administrativa há décadas e governo espanhol nunca ameaçou a população civil residente na região. A despeito da tradição histórica da região que remonta muito antes da ocupação romana, não existe na história recente qualquer vínculo político entre a França e o País Basco. Portanto, não existem qualquer princípio comum que sustente a sua comparação.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Carlos Gallani
2 anos atrás

Segundo os americanos (assisti na GloboNews) por enquanto nada mudou, visto que já existiam milhares de soldados russos em Donbass.
Desse modo, sanções para a região.
Agora, quem se importa com isso?

Mensageiro
Mensageiro
Reply to  Nilo
2 anos atrás

vc ta de brincation com essa de que os russos entraram em república convidados por eles próprios kkKKK

Hcosta
Hcosta
Reply to  Carlos Gallani
2 anos atrás

E essa estratégia pode ter resultado. Os Russos não conseguiram justificar as suas ações para essa declaração. Nada de significativo mudou desde o início da guerra.
Talvez pelos avisos de false flag…Ainda tentaram mas muitas destas ações devem ter sido canceladas.

Marcus Pedrinha Padua
Marcus Pedrinha Padua
2 anos atrás

Comentário muito interessante do economista Paulo Nogueira. Especialmente no final.

https://youtu.be/ZNO9XP6uP-Y

glasquis 7
2 anos atrás

É o Putin olhando pra OTAN e dizendo:

Pronto, “pisei o palito” e agora, o que farão?

Nilo
Nilo
Reply to  glasquis 7
2 anos atrás

nada

glasquis 7
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Ao que parece, ele sabe disso.

Nilo
Nilo
Reply to  glasquis 7
2 anos atrás

antes da declaração se entrasse nas duas provincias separatistas era invasão, agora ao declarar as duas provincias republicas indepéndentes, entra sem que os EUA, e a Inglaterra deem um PIO, jogada de mestre. Agora as Forças Russas entre não na Ucrania mas em duas republicas independentes.
Foram convidados a entrar pelos ucranianos separatistas.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Nilo
2 anos atrás

E tinha gente aqui dias atrás dizendo ser blefe da Rússia kkkkk

Parabéns ao Putin, ganhou só no grito.

Nilo
Nilo
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Os congressistas russos aprovaram por unanimidade a criação das duas republicas, e a Ucrânia agora é que pensa em romper relações diplomaticas.

Nilo
Nilo
Reply to  Nilo
2 anos atrás

não interressa uma Urânia forte aos paises europeus, tanto que fizeram a Ucrânia abrir mão de suas armas nucleares em prol de garantia sua segurança, valeu a pena? não.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Eu não sei não. Se o Putin está brincando de Nikita Krushev, pode sêr que o caldo entorne.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  glasquis 7
2 anos atrás

O interssante foi a chegada de quatro B-52s e alguns F-35s na Inglaterra. Deve sêr algum tipo de recado para o Putin.

Last edited 2 anos atrás by Tadeu Mendes
Nilo
Nilo
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Me parece que o cesto de lixo do Putin esta transbordando de recado, é o que temos por agora, recado.

glasquis 7
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

E pelo visto o Putin está muito preocupado com esses “recados” pois vai “tomar posse” de forma indireta, da região do Donbass com menos alarde do que quando tomou a Crimeia.

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Mr. DEFCON!

Favor, nos atualizar sobre o nível atual de alerta nuclear dos EUA.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

DEFCON 3 Melhor ficar estagnado no 3 do pular para 2 e finalmente chegar ao 1 = Guerra

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Certamente devemos nos preocupar. O tio Brandon é um gaiato instável.

Henrique
Henrique
2 anos atrás

A Ucrânia está indo pelo caminho errado servindo de “bucha de canhão” para a Otan e entrando num jogo perigoso com a Rússia. Putin é jogador de xadrez experiente e sabe trabalhar no tabuleiro da geopolítica tendo a maior força militar da Europa e um componente chave que é o poderio nuclear com capacidade de exterminar a terra como seu trunfo… Nesse jogo fomentado pelos EUA por questões óbvias financeiras que são os gasodutos se coloca um continente inteiro à beira de uma catástrofe pois enquanto os jogadores não fizerem M… a coisa ainda se segura mas é só um… Read more »

Nilo
Nilo
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Tentei segurar a risada, mas não deu:
Washington – O presidente Biden assinou uma ordem executiva na segunda- feira impondo sanções contra duas repúblicas separatistas apoiadas pela Rússia no leste da Ucrânia em uma resposta rápida à decisão do presidente russo, Vladimir Putin, de reconhecer as regiões como independentes . Publicação CBS NEWS.
Por agora é o que tem, que sabe mais tarde tem mais, quem sabe.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Você acha que a Russia tem culhões para provocar nuclearmente os EUA? Você não sabe que a OTAN tem um poderio nuclear devastadôr? Se a Russia fizer qualquer ataque nuclear tático ou estratégico irão sêr eliminados do planêta juntos com o resto da humanidade.

Nilo
Nilo
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Congratulações, tambb´´em acredito que a Russia seria eliminada com o resto da humanidade, mas como EUA, não faz parte da humanidade, ……

Leonardo
Leonardo
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Se a Russia fizer qualquer ataque nuclear tático ou estratégico irão sêr eliminados do planêta juntos com o resto da humanidade.

Os EUA estão em outro planeta agora? KKKKKKKKK

É cada uma que pelo amor de Deus, uma guerra nuclear não terá vencedores, somente a quantidade de ogivas que tem Rússia e EUA são suficientes para ceifar praticamente toda vida humana.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Leonardo
2 anos atrás

Os EUA tambem seria eliminado. Fim da historia humana.

Henrique
Henrique
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Caro Tadeu, não se encurrala alguém que quando não tiver nada a perder põem tudo (todos) a perder.. Os russos sabem jogar xadrez mas não hesitarão em apertar o botão se sentirem que não há mais saída então, game over para a humanidade. A diplomacia americana nunca esteve em nível tão medíocre para provocar quem estava quieto desse jeito. No final os russos irão reforçar sua presença na Ucrânia e se sentirem fraqueza do ocidente irão anexar também a Georgia através da Ossétia… quiseram enfraquecer o Urso por conta do gás e o risco é este sair muito mais forte… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Henrique
Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
2 anos atrás

Sinto cheiro de Finlândia e Suécia na OTAN num futuro próximo

Marcus Pedrinha Padua
Marcus Pedrinha Padua
Reply to  Bruno Vinícius
2 anos atrás

“De jure”. Porque “de facto” sempre fizeram parte…

Nilo
Nilo
Reply to  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Suécia tem tradição e brio.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Mas é muito pequena.
Assim como a Finlândia.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Suécia não acredito mas Finlândia pode ser apesar de difícil, agora depende da diplomacia da Otan, um FMS aqui, uns F-35 ali…

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
2 anos atrás

Cadê os bananas que disseram que a Rússia estava só latindo?

Sorry bitches, but Rússia is Rússia!

Last edited 2 anos atrás by Inimigo do Estado
Mosczynski
Mosczynski
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Vem ca, preciso perguntar. Voces, malucos baba-ovos do Putin, tem algum tipo de plano de milhagem para esses comentarios? Do tipo para cada 10 comentarios bajuladores sem nocao voce recebe um rublo para gastar com vodka?

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Mosczynski
2 anos atrás

Única milhagem que eu tenho é no American Express.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
2 anos atrás

Sinceramente eu amo Putin. Tem calado a boca de muita gente, em especial o especialista de catálogo.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

E principalmente os seus opositores e jornalistas…

Wellington Kramer
Wellington Kramer
2 anos atrás

O Putin vai fazer o que quiser. O mundo ocidental se transformou num bando de maricas. Vai continuar a discutir identidade de gênero e banheiros compartilhados.

Nilo
Nilo
Reply to  Wellington Kramer
2 anos atrás

Resumindo, fizeram M*&¨(%$#, trataram a Rússia com desdem, agora querem ajuda para dividir o prato.
Joe Biden ou Mãe Dina, disse que haveria uma innvasão hoje, o que houve foi um convite de dois paises para que as forças russas entrassem.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Agressor's
Agressor's
Reply to  Wellington Kramer
2 anos atrás

Taí a revolução colorida na Ucrânia onde deu! 😀

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Faver
Faver
Reply to  Wellington Kramer
2 anos atrás

Nem o mundo ocidental de agora ou o de ontem bate pu bateu de frente com a Russia. O que tinha eram ameaças e algo chamado guerra fria. Achar que agora ia ser diferente é esquecer do passado.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
2 anos atrás

Não tem como não admirar este homem. Ganhou a questão ucraniana só na ameaça. A OTAN vai ficar chupando dedo pelo visto.

Nilo
Nilo
2 anos atrás

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, vai chorar na sai da Rainha Inglesa, pediu uma reunião de emergencia, vai reclamar que o Putin disse que a Ucrânia moderna é uma invenção Russa do período da União Sovietica.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Nilo
2 anos atrás

O Putin seguiu os conselhos de Bolsonaro, parabéns Putin…

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
2 anos atrás

O maior país do mundo se expandindo por ocupação e apoiando expansões de “terceiros” – mas o termo correto é: expansão terceirizada. É um Império por definição! Alguém ainda tem alguma dúvida disso? Nesse ponto, Putin passa a ser vossa excelência, o Czar, Vladmir Putin. Esse império ameaça os outros países – caso tentem impedir sua expansão sobre outros países – com: guerra sem vencedores (eufemismo para guerra nuclear) A Rússia, por definição, é um império terrorista. Então Ronald Reagan acertou nos anos 80 e nada mudou. É o Império do Mal. Me perdoem os russos, mas seu líder esta… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Reinaldo Deprera
2 anos atrás

Vamos fazer uma rima: Império do Mal definido por um débil mental.
Ninguém está interessado em Ronald Reagan.
A Nova Era mundial chegou e os EUA ficaram para trás.
Hoje foi anunciado acordo de cooperação entre China e Nicarágua.
Logo teremos mais presença militar russo-chinesa na região.
Vai se acostumando.
Eles chegaram.

Mensageiro
Mensageiro
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Qnt te pagam pra defender o comunismo? Qro ganhar um extra falando bobagem, já falo sem ganhar msm, que mal tem

Leonardo
Leonardo
Reply to  Reinaldo Deprera
2 anos atrás

“A Rússia, por definição, é um império terrorista.” Vc acha mesmo que os EUA tem moral para chamar alguma nação de Império do Mal? Vamos lá, no pós Segunda Guerra, os EUA invadiram o Vietnã, onde mais de 1 milhão de vietnamitas foram mortos, aldeias não foram uma ou duas, mais sim algumas, talvez várias foram dizimadas por soldados americanos, como o famoso Massacre de Mi Lay Invadiram o Iraque e mais de meio milhão de iraquianos foram mortos, mataram o Saddam e o país hoje está muito melhor, certo? O ocidente patrocinou a destruição da Líbia, mataram o Kadaffi em… Read more »

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Leonardo
2 anos atrás

Tá passando pano para ditadores, é isso mesmo? kkkk

Leonardo
Leonardo
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

Passando pano para ditadores? Acho que vc não entendeu o que eu disse, falei que Saddan e Kadafi eram sanguinários sim, mas mantinham uma estabilidade política mesmo que com o uso da força em seus respectivos países, hoje há muito mais mortes por conflitos regionais e étnicos nesses dois países, do que na época que esses caras estavam no poder, sem contar os problemas sociais. E na boa, não tampe o sol com a peneira, os EUA são os maiores aliados do Reino da Arábia Saudita, uma das mais sanguinárias ditaduras do oriente, esqueceu do crime bárbaro feito contra o… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Leonardo
Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Leonardo
2 anos atrás

kkkkkkk

Defender a inação dos americanos é defender ditadores.

Nilo
Nilo
2 anos atrás

Joe Biden tinha razão, que invasão rsrsr:
https://www.youtube.com/watch?v=C3HppehMt-E

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Não tinha 20 pessoas ai kkkkkkkkkkkkkkkkk

Nilo
Nilo
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

Pulicado DW alemão, europeus sabem, americanos sabem:”” No que diz respeito ao tamanho, a Ucrânia é o maior país do continente europeu, com exceção da parte européia da Rússia. Tornou-se um estado após a Primeira Guerra Mundial e depois foi uma república soviética até a queda da União Soviética. Em 24 de agosto de 1991, declarou oficialmente sua independência. A Rússia reconheceu as fronteiras da Ucrânia em vários acordos internacionais, incluindo o Memorando de Budapeste de 1994. Enquanto a Ucrânia dependia economicamente de Moscou, politicamente começou a olhar para o oeste e começou a conversar com a União Européia e… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Não podemos esquecer que quando os soviéticos assumiram o poder na URSS, a Ucrânia talvez tivesse um terço do tamanho atual.
E no que seria o centro do atual País.
Lenin cedeu grande parte do leste do território e Stalin quase todo o oeste.
Krushev cedeu a Criméia.

Caio
Caio
Reply to  Nilo
2 anos atrás

O pior é que tudo isso tem um grande apoio de pessoas que dizem saber de guerra, a dos livros com certeza não! Mas a de dardos no boteco, não duvido.

100nick-Elã
100nick-Elã
2 anos atrás

Donetsk em festa, as pessoas comemorando nas ruas. Que lindo!

https://www.youtube.com/watch?v=CXQSqhDY_XA&t=431s

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

No barzinho da esquina aqui perto da minha casa, dias de sexta, tem mais gente do que nessa comemoração. kkkkkkk

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
2 anos atrás

Temos apenas 36 Gripens que ainda não chegaram. Temos apenas um punhado de aviação de transporte de médio porte Não temos reabastecedores estratégicos e antigos reabastecedores táticos Nosso Exército é carente de aviação de asa rotativa, especialmente ataque e transporte pesado O EB tem uma frota antiga e pequena de carros de combate A Marinha do Brasil, é do Brasil, mas tem apenas 1 porta helicóptero e nenhum porta aviões. Precisava de no mínimo 3 completamente equipados A esquadra é antiga e pequena. Não temos 5% do necessário para fazer patrulha marítima em águas nacionais Não temos nenhum submarino nuclear… Read more »

Agressor's
Agressor's
Reply to  Reinaldo Deprera
2 anos atrás

É só votar direito Deprera, e parar de eleger melancia…Vc terá logo mais uma nova oportunidade para mudar isso nessas eleições…

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Reinaldo Deprera
2 anos atrás

Concordo que a Marinha deveria expandir suas capacidades, especialmente no tange ter a habilidade de intervir em países distantes da nossa costa em nome de nossos interesses políticos e diplomáticos. Porém, os russos não são uma ameaça para o Brasil, pois não tem a capacidade econômica e militar para se aventurar em tão longe de casa contra uma força do tamanho do nosso país.

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
João Almeida
João Almeida
Reply to  Reinaldo Deprera
2 anos atrás

Agora só a China pra nós Salvar! Kkk. Quero ver vc tirando foto de helicóptero chino no EB. Embargos do Mickey virão na surdina!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  João Almeida
2 anos atrás

E a notícia mais recente é que a Arábia Saudita está negociando com a China a implantação de um grande polo petroquímico no valor de US$ 10 bi.
E a empresa chinesa que participará do empreendimento é a NORINCO.
Aquela ,mesmo que fabrica armas.
Quero ver os EUA aplicarem ‘sanções’.

Mosczynski
Mosczynski
Reply to  Reinaldo Deprera
2 anos atrás

Brasil esta muito longe da Russia para sofrer qualquer ameaca hoje. Lembre que temos toda a Africa para ser explorada.

Caio
Caio
Reply to  Reinaldo Deprera
2 anos atrás

“É necessário isolar da cidadania brasileira aqueles que favorecem a ausência de Força” sabes que muitos de patentes vão sobrar nesse isolamento não é. Por que nossa fraqueza tem muito apoio de quem quer mamar e não guerrear ( isso é coisa de maluco ).
“todo o tipo de força criminal está se fortalecendo com a escalada do Império Russo” Vsa senhoria deve estar se referindo apenas a Rússia,com certeza. Porque por essas bandas, traficantes, milicianos e narcomilicianos, sabotadores, agitadores, divisores tem suas próprias bases de sustentação e muitas delas se dizendo os mais santos do mundo.

Faver
Faver
Reply to  Reinaldo Deprera
2 anos atrás

“Se o Brasil não tem condições de nos proteger do expansionismo do Império Russo”… Você só pode estar brincando, né? A força anfíbia deles nem é grande coisa. Eles vão vir nadando para invadir aqui?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Reinaldo Deprera
2 anos atrás

É Bosquim.

Vc está cada vez mais doido.
O que o Brasil tem a ver com o ‘Império Russo’?

Cada doideira……

Maurício.
Maurício.
Reply to  Reinaldo Deprera
2 anos atrás

Reinaldo, não se trata de apenas 36 Gripen ou 3000 Gripen, um país sem biribas atomicas é um país que só brinca de defesa, quantos caças o Kim tem na CN? Não importa caças, navios ou blindados, o que importa são as biribinhas atomicas, o resto é blá blá blá.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
2 anos atrás

Assim começa o Armagedon europeu.

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Mr. DEFON!

Nos atualize. Em que nível estamos? É o nível 3 ainda, de acordo com suas fontes anônimas?

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

DEFCON 3 ainda. Melhor do que subir para 1. Ai sim pode comecar a rezar.

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

kkkkkk

Agressor's
Agressor's
2 anos atrás

“Que comecem os jogos”

Coriolanus Snow.

Esse Putin é um verdadeiro Garry Kasparov da politica e estratégias de guerra. Se cuida EUA, se não logo logo vão perder o Alasca também… kkkkk… 😀

João Almeida
João Almeida
2 anos atrás

Qual o nome desses carros pequenos que aparecem nos vídeos com esteira, lagarta, portanto metralhadora, que tanto Rússia como Ucrânia usam?

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
2 anos atrás

Putin é mestre de xadrez! Daria tudo pra ver a cara do Lady Gagá da casa branca nesse momento! Kkkkk

Leonid Brejnev
Leonid Brejnev
2 anos atrás

Não tem muito o que fazer, O grande Putin não é Saddam, nem Kadafi, os americanos estão se contorcendo de raiva, afinal de contas o grande urso não dá a mínima para as sanções. Avante grande urso.

Leonid Brejnev
Leonid Brejnev
2 anos atrás

Na verdade todo aquele território sempre foi russo, basta olhar o mapa da Ucrânia antes da união soviética, com o fim da URSS, a Ucrânia e outros países receberam de presente da Rússia um a grande parte de seu terreno, agora estão se achando. Se querem ser independentes voltem para a suas fronteiras originais.да здравствует россия

Leonid Brejnev
Leonid Brejnev
2 anos atrás

E se em uma caminhada
O país vai chamar
Além de nossa terra natal
Iremos todos para a santa batalha!

sub urbano
sub urbano
2 anos atrás

Zelensky é um homem bomba, ele trucou com um valete e pagou pra ver. Putin dobrou a aposta e fez seu movimento, reconheceu os 2 paisecos. Agora virão as sanções, segundo a imprensa apenas para os Donetsk e Luhansk. Ocorre que os novos paises clamam um territorio maior do que o que controlam, praticamente o dobro do tamanho, o casus belli já tá aí.

Leonid Brejnev
Leonid Brejnev
2 anos atrás

Os americanos são divertidos, na Síria apoiam fielmente a independência dos Curdistão. No leste da Ucrânia todos sabem que a maioria esmagadora da população é de origem russa.

pedro
pedro
2 anos atrás

Quero ver a OTAN aceitar a entrada da Ucrania com tropas russas já adentro nao apenas da Crimeia como tambem do Donbass! Países do leste europeu ate podem aceitar facil, mas outros como Portugal, Espanha, Italia, Grecia podem recusar pois nao querem ter o risco de conflito real com uma potencia como a Russia. Vejo muita gente descendo a lenha no Macron e tal, mas acho que ele ainda tentou fazer algo. Se alguem sai desmoralizado e com a face do verdadeiro problema nessa situação foi o Sr Biden e Boris Jonhson que estavam muito mais afim de haver guerra… Read more »

sub urbano
sub urbano
2 anos atrás

Outra coisa é que qualquer político forte que tenha tropas a sua disposição a leste do rio Dniepre tem potencial de se tornar governante de um novo paiseco. É uma região que não aderiu ao Euromaiden, votou no Ianucovitch em 2010 (pro russia) e foi negligenciada desde o fim da URSS pelo governo central em Kiev. Lembro de uma fotoreportagem de uns 10 anos atrás em um site, acho que era o antigo “englishrussia” que mostrava uma cidade nessa região onde o prefeito estava doando salas em predios publicos pra população transformar em apartamentos numa tentativa de evitar a migração… Read more »

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Nenhuma tropa americana irá lutar no leste ucraniano: nenhum fuzileiro defenderia uma região chamada ‘dumbass’.

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

Região “Idiota” alguma coisa assim não…..

No Mais acho que a Rússia conseguiu o que queria , Era isso desde o começo …. e usou a sua Movimentação de tropas só como pressão… prejuízo ficará mesmo com a Ucrânia com mais perdas de seu território…..se parar por ai até que o prejuízo não sera tanto. “O Urso aos poucos esta engordando”

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

😆

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

kkkkkkk. Boa Alex. Criativo como sempre.

João Moita Jr
João Moita Jr
Reply to  Alex Barreto Cypriano
2 anos atrás

You would have to be a dumb ass to go and die in Dumb Ass…lol

XFF
XFF
2 anos atrás

Será que Tio Sam + OTAN achavam que podem ficar brincando de cercar a sua e Putin não iria reagir?
Putin reagiu bem e matou qualquer ação belicosa da OTAN+EUA na fronteira da Rússia. OTAN+EUA estavam enviando toneladas de armas toda semana para Ucrânia, sendo que os Tio Sam já tinha milhares conselheiros militares na Ucrânia treinando o Exército Ucraniano para recuperar as regiões de Donetsk e Lugansk a força, com objetivo de desgastar a Rússia numa possível guerra prolongada.

A única reação do Tio Sam agora será sanções e nada mais.

Gilson Moura
Gilson Moura
Reply to  XFF
2 anos atrás

A OTAN+EUA continuarão enviar armas para a Ucrânia se Zelensky não fugir do país como Biden e a sua trupe solicitou. O problema é que agora com forças russas em Donbass, os ataques da Ucrânia com certeza serão suspensos, sob o risco de entrar em uma guerra com o Exército russo se não resistir à tentação de atacar imprudentemente.

XFF
XFF
Reply to  Gilson Moura
2 anos atrás

Exatamente!
Putin é mestre em xadrez.
Tio Sam achava que Putin não iria reagir devido medo de possíveis sanções.

Tenho pena da Ucrânia e de seus líderes por deixarem que o país seja usado por tio Sam para atingir a Rússia. Os ucranianos merecem ter um líder melhor.