A situação militar:

  • A maior usina nuclear da Europa, Zaporizhzhia, pegou fogo, depois que os confrontos entre as forças russas e ucranianas começaram na área.
  • A segurança da usina está garantida com os equipamentos “essenciais” inalterados, disse o órgão de vigilância atômica da ONU, mas os socorristas ucranianos dizem que as tropas russas estão impedindo que os bombeiros acessem o incêndio.
  • Trinta e três pessoas morrem depois que as forças russas atingiram áreas residenciais, incluindo escolas, na cidade de Chernihiv, no norte da Ucrânia, disse o governador local.
    As forças russas tomam o porto de Kherson, no Mar Negro, a primeira grande cidade a cair após uma série de contratempos para Moscou.
  • A cidade portuária sitiada de Mariupol está sem água ou energia.
  • O presidente russo, Vladimir Putin, afirma que o avanço de Moscou na Ucrânia está indo “de acordo com o plano”, ao se reunir com seu conselho de segurança.
  • O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pede conversas diretas com Putin, como a “única maneira de parar a guerra”.

A situação civil/humanitária:

  • Durante uma segunda rodada de negociações, Ucrânia e Rússia concordam em criar corredores humanitários para evacuar civis de locais ainda não especificados.
  • Os Estados Unidos e a União Europeia oferecem proteção temporária para refugiados ucranianos – até agora numerados em um milhão.
  • Os internautas russos lutam para acessar o Facebook e os sites de notícias Meduza, Deutsche Welle, RFE-RL e o serviço em russo da BBC.
  • A gigante petrolífera russa sancionada Lukoil pede a suspensão imediata dos combates na Ucrânia, uma das primeiras grandes empresas domésticas a se manifestar contra a invasão de Moscou.

Repercussões:

  • As agências de classificação de crédito Fitch e Moody’s atribuem à dívida soberana russa uma classificação de “junk”.
  • A França apreende um superiate de propriedade do czar do petróleo russo Igor Sechin, que há muito tempo é próximo de Putin.
  • Atletas russos e bielorrussos são banidos dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim, revertendo uma decisão anterior de permitir que eles participem.
  • Toyota e Volkswagen, as duas maiores montadoras do mundo, suspendem as operações em suas fábricas russas, com as operações de congelamento da Ikea também na Bielorrússia.
  • A Fórmula 1 remove a Rússia como anfitriã do Grande Prêmio dizendo que “a Rússia não terá uma corrida no futuro”.
  • A ex-soviéticas Geórgia e a Moldávia se candidatam à adesão à União Europeia.

FONTE: The Moscow Times

Mapas do 9º Dia de Guerra

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
C.P
C.P
2 anos atrás

A Rússia apesar dos percausos vai conseguir conquistar o território Ucraniano , mas vai conseguir manter? O povo Ucraniano já deu provas de que não quer ser governado pela Rússia, estes ataques e bombardeios obviamente só aumentaram o ódio das populações locais por russos, o que Putin vai conseguir e um atoleiro de uma guerra de guerrilha longa e custosa tanto financeira quanto política. Se colocarem um fantoche russo no comando da Ucrânia não vai ter governabilidade nenhuma vai acontecer o mesmo que em 2014. E qual o plano? Eliminar e expulsar os Ucranianos e repovoar com russos ? Nem… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  C.P
2 anos atrás

O objetivo talvez não seja um país estável mas um pais num caos para evitar a adesão à UE ou à OTAN e um exemplo para os habitantes da Bielorrússia.

Mas o repovoamento resultou em vários locais. A Crimeia foi repovoada, com os Tártaros da Crimeia a serem expulsos, e algo repetido em muitas partes do país.

Armando
Armando
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Repovoar a Ucrania e diferente de repovoar a Crimeia.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Armando
2 anos atrás

Já começou nas regiões “separatistas”.

pedro
pedro
Reply to  C.P
2 anos atrás

Falaram o mesmo da Crimeia e como ficou? Tudo em ordem e em paz, diferente da Ucrania.

paraense
paraense
Reply to  pedro
2 anos atrás

Nada ver,lá havia uma grande população pró-Rússia, >90%, a minoria simplesmente se calou

Hcosta
Hcosta
Reply to  paraense
2 anos atrás

Isso é o resultado do referendo, sobre ocupação militar e depois da expulsão de muitos ucranianos…
Se nem na Rússia há eleições livres, imagine numa região em que querem ocupar…

rfeng
rfeng
Reply to  C.P
2 anos atrás

Quem vai financiar e abastecer esta fabulosa guerrilha.

Nonato
Nonato
Reply to  rfeng
2 anos atrás

Quem financia a invasão???

Wilton Santos
Wilton Santos
2 anos atrás

Esse presidente da Ucrânia colocou o seu país e seu povo em uma roubada.

Andre
Reply to  Wilton Santos
2 anos atrás

Quem colocou o povo da Ucrânia em uma roubada foi o Putin, mas o maior resultado dessas sandices dele foi a total união da Europa e o afastamento de antigos aliados como Venezuela e Irã. Um Gênio…

pedro
pedro
Reply to  Andre
2 anos atrás

A Europa hj é um continente governado por uma ditadura burocratica chamada União Europeia, onde as leis dos países são praticamente apagadas para que a vontade desses o sejam feitas. Antes dessa situação a mesma já odiava Russos e a Russia, assim como qualquer outro local que “ouse” contraria-los. Basta ver internamente onde foram criados cidadãos classe “A” ou “B” com questão da vacina. Assim como em 2014 com as sanções, no inicio a situação economica foi pesada mas com o tempo foi sendo revertido. Isso ocorreu tambem no Irã onde mesmo com esse tipo de situação a medio e… Read more »

José
José
Reply to  pedro
2 anos atrás

eu sei que voce sonha com a ditadura no Brasil… afinal o Putin é o seu idolo…

Nonato
Nonato
Reply to  José
2 anos atrás

Cuba, Venezuela… Nicaragua.
O sonho de uma grande patria na américa latina…
Foro de são Paulo, comunismo…
E tem gente que apoia essa seita lulomadurenha…

DanielJr
DanielJr
Reply to  Wilton Santos
2 anos atrás

Quem colocou o povo ucraniano numa roubada claramente foi Putin, mas não isenta o governo ucraniano de alguma responsabilidade. Após os eventos de 2014 deveriam criar planos de reequipamento das FFAA deles, alterações de leis sobre armamento civil: não é somente sobre o cidadão comprar uma arma, mas sim usá-la em esportes ou outras atividades. Um atirador de tiro ao prato, IPSC ou um colecionador consegue utilizar um fuzil real muito mais facilmente do que uma pessoa totalmente leiga, é um bom núcleo de pessoas aptas para essas situações. No pós 2014 deveriam ter alguns planos para confrontar os rebeldes… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  DanielJr
2 anos atrás

E não foi isso que aconteceu?

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  DanielJr
2 anos atrás

E fariam isso com que dinheiro? Verdade seja dita, o ocidente não investiu um centavo na Ucrânia, seguraram e vão segurar al máximo a entrada na União Europeia por causa da corrupção e ineficiência endêmica. Eles não tiveram esperienciasuito boas c as outras ex-repúblicas soviéticas que eram pequenas em comparação com a Ucrânia.
Hoje, são todos amigos, aliados más se a guerra durar muito tempo, e o número de refugiados aumentar mais e a economia piorar, por mais que os ucranianos sejam brancos e loiros o povo vai reclamar.

DanielJr
DanielJr
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
2 anos atrás

Então não chora, aguenta a bronca e boa.

O ocidente não precisa investir, é necessário ter seu próprio orçamento, nem que seja só pra comprar fuzil, munição, colete e explosivos.

Last edited 2 anos atrás by DanielJr
Nonato
Nonato
Reply to  DanielJr
2 anos atrás

Oh, homem entendido…

Machado
Machado
Reply to  Wilton Santos
2 anos atrás

Desde o golpe de Estado sofrido em 2014 a Ucrânia foi só ladeira abaixo.

paraense
paraense
Reply to  Machado
2 anos atrás

Mudança de regime político, passamos por isso nas décadas de 80/90

Hcosta
Hcosta
Reply to  Machado
2 anos atrás

E como seria possível crescer com o país em guerra?

Cristiano GR
Cristiano GR
Reply to  Wilton Santos
2 anos atrás

É exatamente assim que penso. Podem colocar todos os defeitos que quiserem em Putin, mas ele está agindo pelos interesses seus e de seu povo. Muito irresponsável e mesquinho é que foi o presidente ucraniano e quem o apoiou nessa birra com a Rússia, pois se o que os russos queriam era que a Ucrânia não entrasse para a Otan, então, para evitar chegar onde chegou, o presidente ucraniano e seus apoiadores tinham de ter usado a diplomacia e negociado bem com os russos, pararem o namoro com a Otan e buscarem a segurança e conforto de sua população.

Nonato
Nonato
Reply to  Wilton Santos
2 anos atrás

é isso aí.
A Ucrânia não aceitou se ajoelhar a Putin, ele invade e a culpa é do presidente ucraniano…
Entendi…

R_cordeiro
R_cordeiro
Reply to  Nonato
2 anos atrás

Isso mesmo, manda qm pode e obedece quem tem juízo. Infelizmente o mundo não são flores e falas de efeito em rede social. O fato eh q a Ucrânia foi feita de trouxa pela otan e pela UE e feita de boi de piranha pela Rússia pra mostrar que moscou não blefa e de quebra manda um enorme recado a Belarus, Geórgia, Finlândia, Moldávia, etc e etc. Eh bonito? Não? Eh legal? Não…. Mas o ocidente vai fazer o q? Se meter numa guerra mundial por causa da Ucrânia? TB não. A realidade dos fatos eh essa, era uma vez… Read more »

Heinz Guderian
Heinz Guderian
2 anos atrás

“A ex-soviéticas Geórgia e a Moldávia se candidatam à adesão à União Europeia.”
Será que o Putin vai invadir também?

Agilizador
Agilizador
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

Pode ter certeza. Vazaram planos a partir da Bielorrússia que Putin pretende invadir a Moldávia após a conquista da Ucrânia. Minha opinião é que essa notícia é verdadeira.

Agilizador
Agilizador
Reply to  Agilizador
2 anos atrás

O presidente Alexander Lukashenko, da Belarus, afirmou, durante reunião do conselho de segurança de seu país, que a Rússia pode estar planejando um ataque massivo contra a República da Moldávia. Lukashenko é um aliado do presidente Vladimir Putin. Ele usou um mapa, o qual foi compartilhado pelo chefe do Financial Times de Moscou, Max Seddon, no Twitter.

Andre
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

Essa desculpa foi a pior. Os países bálticos fazem parte da Otan a quase 20 anos e esse lunático nunca deu um pio.

pedro
pedro
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

Isso resulta no que? Se nem a Ucrania que é um país mais forte e rico eles quiseram levantar a bunda para defende-la, vc acha que vão defender dois países falidos?
Lindo é ver a reação doida do “Sultão” que espera na fila a quase 30 anos para entrar e quem entrou no “onibus” agora, já senta na janela e eles de pé! kkkk

Slow
Slow
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

Se a Ucrânia tivesse feito isso e não se assanhado com OTAN, nada disso teria acontecido .

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Slow
2 anos atrás

A Ucrânia não ia entrar para a Otan, pois a mesma ainda estava em situação de guerra, e não pode entrar na Otan nessa situação.
Querer jogar a culpa na Ucrânia pela guerra é de uma desonestidade ou babação de ovo enorme para o Putin.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

Se a Ucrânia ficar sem ligação com o mar e sem petróleo e gás, vão continuar sendo sem relevância.

Fabricio Lustosa
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

Geórgia na União Europeia é o mesmo que Roraima na copa rio são paulo

horatio nelson
horatio nelson
2 anos atrás

A maior usina nuclear da Europa, Zaporizhzhia, pegou fogo mentira ucraniana(foi apenas um sinalizador para orientação das tropas) olodymyr Zelensky, pede conversas diretas com Putin(putin só considera como presidente legitimo da ucrania o yanucovit) mariupol ja teve alguns bairros conquistados

Hcosta
Hcosta
Reply to  horatio nelson
2 anos atrás

Mas foi atacada…

pedro
pedro
Reply to  Hcosta
2 anos atrás

Não, ela foi usada de escudo ou de fantoche para propaganda! Colocaram alguns malucos lá dentro só para trocar tiros onde justamente tinham cameras de segurança.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  pedro
2 anos atrás

Então os Russos também estão mentindo? Pois eles relataram que somente houve combate na parte administrativa reguardando as áreas sensíveis da usina.

Andre
2 anos atrás

A ex-soviéticas Geórgia e a Moldávia se candidatam à adesão à União Europeia.

O Putin conseguiu unir toda Europa contra a Russia, além de se afastar de antigos aliados como Cuba, Venezuela, Bolivia, Irã, todos agora orbitando a esfera chinesa, que também não quer se meter nessa canoa furada.

Parabéns, é um gênio da estratégia e política internacional, um mestre no xadrez global.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Andre
2 anos atrás

Mais cedo ou mais tarde o poder sobe à cabeça e não há ninguém que o possa contrariar. Como aconteceu inúmeras vezes na história…

Denis
Denis
Reply to  Andre
2 anos atrás

Não diga nada. Ele quer ser Ladeynikov. Louquinho de pedra, o sujeito.

paraense
paraense
Reply to  Andre
2 anos atrás

A OTAN já estava virando piada pela sua falta de propósito e existência ‘faz de conta’, só os EUA insistiam nisso. Mas então veio o mestre onisciente do xadrez 5D global e ressuscitou a organização. Essa pandemia fez mal para o menino da bolha de Moscou

MAB
MAB
2 anos atrás

Pantsir S-1 russo capturado intacto. Pelas imagens, parece uma coluna de veículos e não somente o pantsir.

https://twitter.com/EvanReports/status/1499639799057207296?s=20&t=VZOw1gNR_0vtqweY3vJlcA

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  MAB
2 anos atrás

não vou mentir, não da para o KC da FAB que vai pra Polônia da uma passadinha pela Ucrânia e trazer esse bichão pra cá?
Brincadeiras a parte, os ucranianos estão queimando vários veículos abandonados pelos russos. Teve um pantsir que foi queimado num vídeo, e agora esse ai, não sei se eles sabem operar essa máquina..

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

Uma pergunta que não quer calar: Os russos irão repor suas perdas com os veículos ucranianos abandonados já que são tecnicamente os mesmos?

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Vinicius Momesso
2 anos atrás

não sei te responder caro Vinicius, o que de fato está acontecendo é que os ucranianos estão colocando fogo nos veículos que a Rússia tem abandonado, pouquíssimos estão sendo reaproveitados.
Quanto ao lado russo é mais complicado ainda, pois a maioria dos veículos ucranianos geralmente se encontram destruídos, poucos foram abandonados ao meu ver em comparação com o número de destruídos.
mas tudo pode acontecer.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

É a Ucrânia usando a mesma tática soviética de “terra arrasada”.

Mosczynski
Mosczynski
Reply to  Vinicius Momesso
2 anos atrás

Terra arrasada não é botar fogo em materiél do inimigo dentro do seu próprio país.

Oráculo
Oráculo
Reply to  Vinicius Momesso
2 anos atrás

O Exército Russo não vai.

Mas os rebeldes de Donetsk e Luhanski vão.

Já tem vários vídeos deles rebocando os blindados ucranianos capturados para utilizar depois em suas tropas.

Os caras estão na guerra usando até as Toyotas com morteiro na caçamba. Vc acha que vão desperdiçar um T-80 que foi abandonado?

sergio
sergio
2 anos atrás

Onde esta o Espeito esportivo ??? expulsando os atletas dos jogos, mais e a união e a paz que só o esporte pode oferecer!!!!!!!
Hipócritas, eu acho que nenhum atleta americano foi expulso de algum torneiro, quando os EUA invadiram sem autorização da ONU , a republica soberana do Iraque.

pedro
pedro
Reply to  sergio
2 anos atrás

Isso foi a melhor coisa que fizeram! Agora escancarou ao mundo todo de como essa questão “esportiva” é apenas um jogo de compadres onde apenas o “clubinho” pode se divertir. Ou alguem tem duvida ainda do motivo dos “erros” de juizes e comissários sempre beneficiarem países do eixo EUA-UE?

sergio
sergio
Reply to  pedro
2 anos atrás

Pois é !!

Nelson Junior
Nelson Junior
Reply to  sergio
2 anos atrás

Existe uma diferença enorme entre o IRAQUE de Sadam e a UCRANIA de Zelenski…
O Iraque, mesmo ‘sem as supostas” armar nucleares, colocava o Oriente médio inteiro em perigo, inclusive invadiu o KUAIT e entrou em guerra com o IRAN…
A Ucrânia, nunca colocou a segurança da Russia e de pais nenhum em risco, muito pelo contrário, sempre foi “molestada” pelos Russos até ser invadida completamente por eles !!!

Slow
Slow
Reply to  Nelson Junior
2 anos atrás

Tem o Afeganistão, Síria , Vietnã , Somalia , Líbia e Iêmen, quer mais algum ?

paulotd
paulotd
Reply to  Nelson Junior
2 anos atrás

Tem uma diferença enorme: só 4000 km de distância da potência ocidental mais próxima. Saddam Hussein era um ditador falido.

Todo mundo sabe que houveram dois motivos pra essa guerra: petróleo e gastar o estoque de armamentos da Otan

Last edited 2 anos atrás by paulotd
Canarinho
Canarinho
Reply to  Nelson Junior
2 anos atrás

O malabarismo que voces fazem para tentar passar pano para o eixo USA-Europa e de dar ansia. Mas so para deixar claro, a mim ao menos nao convence. Se isso fosse um argumento plausivel entao o primeiro pais que deveria ser o primeiro a sofrer uma internvencao militar por sua historico de guerra e invasoes em outros paises

paraense
paraense
2 anos atrás

estacionada como manda o acordo. Nada que não possa mudar

Pablo Maroka
Pablo Maroka
2 anos atrás

Seleção Russa não disputara copa do mundo de futebol.

paulotd
paulotd
2 anos atrás

Já era. Sem papo de torcedor, olhando os resultados militares. Rússia já ganhou essa guerra, principalmente por ter conquistado o o lado sul inteiro. Antes de lacrador me negativar, tô olhando os resultados militares. Ela conseguiu seu maior objetivo: juntar por terra as duas repúblicas rebelde.

Rússia nem precisa mais invadir Kiev. Já ganhou a guerra e o que vier a mais é lucro

Antunes 1980
Antunes 1980
2 anos atrás

Três pontos relevantes que ninguém comenta.

Primeiro) A diferença de doutrinas militares. A forma como a Rússia organiza suas frentes de combate e suas colunas, são alvos fáceis para as táticas ucranianas. Lembrando que a Ucrânia recebe treinamento específico da Inglaterra e dos Estados Unidos desde 2015.

Segundo) Os ucranianos tiveram bastante tempo para organizar suas linhas defensivas e de suprimentos.
Gerando assim um bloco defensivo que a Rússia não esperava.

Terceiro) A motivação do povo ucraniano pegou os russos de supresa.
Eles achavam que era um país pro-Rússia, porém eles encontram algo totalmente diferente