No décimo dia da invasão da Ucrânia pela Rússia no sábado (5/3), as forças russas sitiaram o porto-chave do sul de Mariupol e tentaram pressionar mais profundamente o país diante da forte resistência ucraniana.

A capital Kiev permanece sob controle ucraniano, assim como Kharkiv no leste, apesar do pesado bombardeio russo. As forças russas tomaram Kherson no sul e cercaram os centros urbanos da região.

Aqui está um resumo da situação no terreno, com base em declarações dos lados, fontes ocidentais de defesa e inteligência e organizações internacionais.

O leste

Kharkiv permanece em mãos ucranianas apesar dos intensos bombardeios, segundo fontes ocidentais.

As forças russas também estão pressionando uma ofensiva através das regiões separatistas de Donetsk e Lugansk, apoiadas pela Rússia, embora ainda não esteja claro até que ponto elas penetraram.

Houve intensos combates ao redor e dentro da cidade de Sumy, no nordeste da Ucrânia, onde Kiev disse que houve intenso bombardeio russo e esforços em andamento para extrair estudantes estrangeiros.

Kiev e o norte

Kiev permanece sob controle ucraniano, apesar dos bombardeios pesados, embora observadores ocidentais tenham apontado para uma grande coluna russa de centenas de veículos fora da cidade estacionados ao redor do aeródromo Hostomel.

Houve intensos combates nas proximidades de Hostomel, mas a coluna fez pouco progresso nos últimos dias.

As forças ucranianas também mantêm o controle da cidade de Chernihiv, no norte, onde houve pesadas baixas civis nos últimos dias.

O sul

A Ucrânia reconheceu nesta semana que a Rússia assumiu o controle da cidade de Kherson, no sul, o primeiro centro urbano que Moscou capturou, mas disse que os moradores estão protestando contra os ocupantes.

A Rússia sitiou a cidade estratégica de Mariupol e no sábado retomou sua ofensiva depois que um cessar-fogo para permitir a saída de civis não se concretizou. Ambos os lados culparam o outro por isso.

Tomar a cidade daria à Rússia a chance de unir forças que avançam para o norte da península ucraniana anexada da Crimeia com suas forças do leste.

A famosa cidade portuária de Odessa permanece sob controle ucraniano e, por enquanto, foi poupada de combates. Mas há temores de um possível ataque anfíbio à cidade com navios de guerra russos à espreita na costa do Mar Negro.

O Ministério da Defesa da Grã-Bretanha disse que as forças russas provavelmente estão avançando no porto sul de Mykolayiv, a leste de Odessa, e que há uma “possibilidade realista” de que as forças contornem Mykolayiv para priorizar Odessa.

O Oeste

O oeste da Ucrânia permanece amplamente poupado dos combates. A principal cidade ocidental de Lviv tornou-se um centro para missões diplomáticas estrangeiras, jornalistas e ucranianos que buscam segurança ou desejam deixar o país.

Vítimas

A Rússia disse na quarta-feira que 498 soldados russos foram mortos na Ucrânia, seu primeiro número de mortos anunciado.

Fontes ucranianas e ocidentais afirmam que o número de mortos real é muito maior. A Ucrânia diz que cerca de 10.000 soldados russos foram mortos.

A ONU disse na sexta-feira que registrou quase 331 mortes de civis na Ucrânia, embora o número real possa ser muito maior.

Refugiados

Quase 1,37 milhão de refugiados fugiram da Ucrânia na semana desde a invasão, com mais da metade indo para a Polônia, segundo a agência de refugiados da ONU.

FONTE: The Moscow Times

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings
Antoniokings
2 anos atrás

Mesmo que vc quisesse acreditar, aí vc começa a ler 11.000 soldados e 44 aviões e já o suficiente para desacreditar toda a informação.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Não esta sendo fácil!

Luís
Luís
Reply to  Carlos Gallani
2 anos atrás

Perfeito! kkkk
Uma tarefa hercúlea!
Pelos horários de vários comentários dele, vê-se que praticamente não dormiu a noite passada. Os comentários começaram à noite e continuaram madrugada adentro.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Luís
2 anos atrás

Agora vc imagina fazer tudo isso com no mínimo 6 perfis diferentes! ahhahahahhahaha

Flanker
Flanker
Reply to  Luís
2 anos atrás

Exato!! Ele, e muitos outros, tão fazendo hora extra! Ué, pensa que guerra é moleza?

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
Reply to  Carlos Gallani
2 anos atrás

Não entendi. Porque pegar a foto do cara e transformar em desenho?

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Reinaldo Deprera
2 anos atrás

Na hora que eu vi o desenho não tive duvida, é o tonho!

Red Pill - 红色药丸
Red Pill - 红色药丸
Reply to  Reinaldo Deprera
2 anos atrás

Pq vc nÃo aparaceu lá nas duas matérias sobre os estrangeiros voluntários ?

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Carlos Gallani
2 anos atrás

kkkkkkkkkkkkk agora eu ri

gordo
gordo
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Com 11 mil mortos era bem provável que a resistência Ucraniana já estivesse tomando algumas cidades dentro da Rússia. Essa guerra em termos de informação está bem engraçada, só não sei quem ganha com isso porque não costuma resistir muito aos fatos esse tipo de informação. Que o avanço russo está lento está, e com certeza é porque a resistência Ucraniana está ativa, mas 11 mil mortos é muita coisa.

ícaro
ícaro
Reply to  gordo
2 anos atrás

Acredito que seja para levantar a moral da tropa, estamos causando enormes perdas no inimigo. Gostaria de saber os números de baixas ucranianas pela própria imprensa do país.

Luís
Luís
Reply to  ícaro
2 anos atrás

Não entendi!
Como assim: “estamos…” ?

GFC_RJ
GFC_RJ
Reply to  Luís
2 anos atrás

Tipo assim… Vendo jogo de futebol na Bandeirantes, de um time paulista contra de outro estado qualquer e o comentarista dizer: “essa bola era nossa!”.

Sacou?

Luís
Luís
Reply to  GFC_RJ
2 anos atrás

Ah bom! Entendi.
Eu pensei que ele fosse um voluntário participante do conflito e estivesse, de lá, postando estas informações.

Agnelo
Agnelo
Reply to  gordo
2 anos atrás

Não não são mortos
São baixas.

Baixa: quem não consegue/pode mais lutar por tempo limitado ou por muito tempo.

ícaro
ícaro
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Então teríamos ao menos 33 mil soldados feridos no mínimo. Guerra de informação pesada neste conflito.

Borje
Borje
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Baixas da Forca Aerea Russa no Sabado (Isso somente em um dia):
2 x SU-34 (Com videos e inclusive video dos tripulantes disponiveis)
1 x SU-30SM
2 x SU-25
2 x Mil-24/35
2 x Mi-8 (Possivelmente enviados para resgatar pilotos)
1 x Orlan 10

Eu mesmo esperava que essa guerra fosse ser vencida muito mais rapidamente. Estou realmente surpreso, principalmente com a falha da Forca Aerea Russa. Por ser uma super potencia, esperava que eles tivesse total dominio aereo de um pais vizinho bem mais fraco. Surpreendente.

suTerminator
suTerminator
Reply to  Borje
2 anos atrás

Guerra do Iraque foram mais de 600mil soldados, e durou vários anos.

Canarinho
Canarinho
Reply to  Borje
2 anos atrás

Que fique claro essa e uma guerra OTAN x Russia, nota-se que os Stingers e demais materiais fornecidos pela OTAN comecam a mostar efeito. A Ucrania nao esta sozinha nessa guerra. Talvez isso vc nao tenha considerado. Ja ha relatos inclusive de pessoal especializado estrangeiro dando suporte ao Ucranianos.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Hey Kings. Agora que o Rubro tá valendo menos do que o papel no qual é impresso, como que o Kremlin anda te pegando pra poder espalhar as mentiras deles? Eles te deram um T-72B3 igual deram pro fazendeiro Ucraniano?

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Victor Filipe
2 anos atrás

Em yuan.
Lembre-se que a China e a Rússia estão juntinhas nessas.
E o yuan está valorizando todo dia.

Em tempo.
Bastou o Mastercard e Visa anunciarem que sairiam da Rússia que no dia seguinte os bancos russos começaram a utilizar cartões de pagamentos chineses.
E olha que a UnionPay não é pequena não.

reuters.com/markets/europe/russian-banks-may-issue-cards-with-chinas-unionpay-visa-mastercard-cut-links-2022-03-06/

suTerminator
suTerminator
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Poderiam usar a ELO.

dfa
dfa
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Não não estão… O erro de Putin só vai favorecer a China. A Rússia e povo russo vão sair muito prejudicados desta aventura parva. Isto é teoria, mas até acredito que a China tenha incentivado Putin a avançar sobre a Ucrânia com a promessa de apoio econômico. A China só tinha a ganhar com este conflito. Ela tirou o bloco de notas e está a observar e aprender, de modo a determinar quais serão as consequências e reações que o Ocidente utilizara contra ela caso opte por uma aventura militar em Taiwan. Bem como tirar lições dos erros militares russos:… Read more »

Last edited 2 anos atrás by dfa
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  dfa
2 anos atrás

Rússia e China estão aproveitando o momento de rápido enfraquecimento americano e estão dando o bote.
Já avisei isso aqui há um tempão.
Nem eu achava que seria tão rápido, pois estava acompanhando os grandes problemas econômicos americanos que continuam se avolumando.
Prevejo enormes problemas para as economias ocidentais.
Europa a curto prazo e ainda contornável pela sua inserção na economia chinesa que será mais dominante ainda.
E EUA a longo prazo e sem muitas perspectivas devido a seus terríveis indicadores macroeconômicos e rivalidade com a poderosa China.

Borje
Borje
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Usando tags em ucraniano no instagram voce vai ver diversos videos postado por locais.. Colunas inteiras Russas dizimadas. Soldados se rendendo e falando com suas maes, dizendo que nao queriam estar ali, que nao fazem a minima ideia do que estao fazendo la! Em diversos locais eles tiveram problemas logisticos. Mas acredito que ha um serissimo problema de moral entre as tropas russas. Moro na Noruega e conheco diversos russos e ucranianos com quem estudei e eles traduzem os videos pra mim. Todos sao absolutamente CONTRA o Putin. Eles dizem que sao irmaos lutando contra irmaos. Um deles eh ucraniano… Read more »

Canarinho
Canarinho
Reply to  Borje
2 anos atrás

E complicado, vi um mesmo video onde de um lado disseram que era uma coluna ucraniana, e depois que era Russa. Nao da para saber exatamente em quem acreditar. Ate pelo comunalidade de muitos meios que ambos operam. Das fontes que procuro me informar, o que se nota logo de cara e que a guerra de informacoes e narrativas esta gigante. No mais, a cada dia que passa se nota que cidades apos cidades (principalmente de pequeno e medio porte) sao tomadas. Agora seria muito ingenuidade nossa achar que a Ucrania que tem um dos maiores exercitos da europa recebendo… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Canarinho
2 anos atrás

Canarinho.

E os maiores avanços são feitos no sul pelos russos e pelas forças de DPR e LPR.
Li no SouthFront que estão se aproximando da cidade da Kramatorsk.e que talvez tenha um avanço posterior de russos e separatistas em direção a Dnipropetrovsk , isolando o sul da Ucrânia.

Borje
Borje
Reply to  Canarinho
2 anos atrás

Existe sim uma guerra de desinformação…como sempre existiu em conflitos. E sim, é obvio que a Russia no momento está avançnado e capturando cidades, e é tambem bem provavel que ele vão ter uma vitória na guerra convencional nas próximas semanas.. Ninguém esta falando que a Ucrania está vencendo. A atenção toda é para o fato da resistência estar sendo bem mais forte do que todos esperavam. E o fato que ninguém pode negar é que a força aerea Russa não dominou os céus ainda e está tendo baixas muito altas! Estão perdendo aviões modernos! O custo de uma invasão… Read more »

Gabriel ferraz
Gabriel ferraz
2 anos atrás

11 mil mortes? E quantos soldados ucranianos mortos? Acredito eu sem apoiar nenhum dos lados que se essa informação fosse verdadeira ,teria muito mais que 11 mil soldados ucranianos mortos.

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Gabriel ferraz
2 anos atrás

Losses/ perdas, pode ser interpretado como o número total entre mortos/feridos/ capturados… Acho um número um pouco exagerado, veremos o que dirá o próximo comunicado oficial do Kremlin – cuja transparência e confiabilidade também é pra lá de questionável ,

Bruno Vinicius
Bruno Vinicius
2 anos atrás

Se o Trump não tivesse largado os curdos à própria sorte na Síria. Agora teria sido um momento excelente para que eles lançassem uma ofensiva. Pena que essa carta está fora do baralho.

ícaro
ícaro
2 anos atrás

Lembro da história dos soldados da ilha da serpente, todos presos na Criméia.

Ze das couve
Ze das couve
2 anos atrás

“A guerra virou uma guerra de piadas”. Conta essas piadas para as mães daqueles que morreram.

Gabriel ferraz
Gabriel ferraz
2 anos atrás

Amigo esse pessoal que dão deslikes, são seguidores de Olavo de Carvalho e da tese da terra plana, eu mesmo só torço pra que a guerra acabe, mas é impressionante o fanatismo lunático de seguidores do blog ,e certos quais se dizem entendedores de geopolítica e afins ,não passam de bajuladores do mickeymouse e que não sabem de nada de geopolítica, muitos até já tem até de cabeça branca, mas como diz meu pai ,até os burros ficam velhos.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Gabriel ferraz
2 anos atrás

Tô num grupo do Instagram que todo dia atualiza com fotos de óbitos de ambos os lados. Tem algumas imagens de caminhões cheios de soldados queimando. Colunas de blindados com soldados todas destruídas. Tanques com a tripulação fritada dentro. Então é bem provável que o número de perdas ( mortos, feridos e rendidos) é alto para ambos os lados, mais para os russos pois ele são os invasores e a moral tende a ser mais baixa para quem invade.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
2 anos atrás

Russia perdeu quase 10% dos soldados ali?

Ouvi falar que os 2 navios afundados estão o porta aviões e o Kirov

Elisandro
Elisandro
2 anos atrás

Por mais fã que se possa ser do governo da Ucrânia, 11 mil baixas russas é um número que está fora da realidade. Se isso tiver algum pingo de realidade, nesta semana a Ucrânia estará revertendo a ofensiva russa. Mas caso não aconteça, a credibilidade do governo da Ucrânia deverá ser posta em dúvida por qualquer um com um senso crítico minimamente funcional.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Elisandro
2 anos atrás

também acho que 11 mil baixas é um número demasiado.
chuto uns 5 ai.
De ucranianos é nessa faixa tbm, pq tem os civis que estão no fogo cruzado, e os bombardeios…

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
2 anos atrás

10000 soldados, aí força né

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
2 anos atrás

Só hoje, entre os vídeos de celular publicados na internet com flagrantes de combate, dá somar fácil a essa conta pelo menos uns 50 carros de combate e umas 15 aeronaves. Fácil.
Só de aeronaves perdi até a conta do que vi hoje. Parece até que primeiro pulverizaram os Stinger e escolheram um dia D para começar a usar, no caso, hoje.

Mas não foram só os Stinger. Aqui, acho que são SA-8 ou S-300 (dois):
https://twitter.com/i/status/1500511404008382467

Marialva
Marialva
2 anos atrás

Putin já perdeu a guerra. T 72, T 80 e T 90, são latas para os modernos ATGM ocidentais; Os SU, MIG, IL, Kamov e MI, são apenas alvos para Igla e Stinger, em especial os Kamov são um flop; O todo “poderoso” Red Army, não passa duma recordação, ou eventualmente desapareceu em 1945, a única unidade de respeitar, as famosas VDV foram aniquiladas nas primeiras horas desta guerra, por uma falta de planeamento e de coordenação gritante, que revelou a verdade sobre o Red Army e que condenou esta guerra, os motivos e as motivações de Putin, a um… Read more »

ícaro
ícaro
Reply to  Marialva
2 anos atrás

Acredito que a abordagem da Rússia neste conflito foi totalmente diferente daquela em conflitos menores. Dar para notar eles tirando o pé em bombardeiros e uso de artilharia.

Rayan
Rayan
2 anos atrás

As pessoas se revoltam (não sem razão) com a postura belicosa da Rússia porém adotam um viés sem base na realidade propagado pelo SBU (Serviço Nacional de Segurança da Ucrânia) com apoio da inteligência britânica quanto às surreais perdas dos russos (11 mil baixas , quase 1000 blindados, dentre outros números catastróficos). A inteligência americana, mais realista, situa as baixas russas (mortos, feridos e desaparecidos) entre 1500-2000 , número inclusive indicado pelo Southfront (2700 baixas ante mais de 11000 ucranianos) , de tendência pró Kremlin e que costuma ser relativamente confiável quanto às perdas russas nos conflitos da Síria e… Read more »

ícaro
ícaro
Reply to  Rayan
2 anos atrás

Compartilho da mesma visão sobre a guerra, a própria tomada da maior usina nuclear é um exemplo disso, ouve informações nos meios de imprensa oficiais da Ucrânia relatando enormes estragos e possíveis vazamentos do reator principal.