Comentários sobre o Comboio do Exército Russo de 40 Milhas de extensão às portas de Kiev

141

Tópico no Twitter analisa as questões logísticas do comboio russo que ficou parado a 12 milhas de Kiev

Por Tomi T. Ahonen

É dia 19 da Guerra da Ucrânia. No dia 1, um misterioso comboio de 40 milhas (64 km) ficou preso na estrada mais curta da Bielorrússia a Kiev e, embora fosse um alvo óbvio para emboscada, a Ucrânia não destruiu esse comboio. Foi um movimento tático BRILHANTE.

Como tantos, fiquei perplexo, por que a Ucrânia não destruiu esse comboio de ‘patos sentados’. E eu estudei e ponderei sobre a estratégia militar envolvida. Depois de duas semanas, escrevi minha análise:

Nos comentários ao meu Tópico, tivemos excelentes discussões. Quero escrever esta continuação para responder a algumas perguntas e discutir a relevância militar do desastre do comboio de 40 milhas, talvez o maior erro militar de Putin na guerra da Ucrânia.

Perguntaram-me quantos soldados estão neste comboio de 40 milhas. Eu disse que estimo que é suprimento para 7 divisões = 1.400 caminhões de suprimentos = motorista + co-motorista = 2.800 homens

E um regimento para escolta = 2.000 combatentes de infantaria em 167 carros blindados como este BTR-90.

Em termos de tropas de apoio, um desses veículos blindados de combate e 12 homens, para cada 400 jardas (360 metros) do comboio de 40 milhas. E em termos de intervalo de veículos, 8 caminhões de abastecimento para cada 1 carro blindado de escolta. Tudo parece razoável, em termos de logística de comboio.

Mas entendam, este comboio não é tanques. São 1.400 caminhões pesados, tem 2.800 motoristas, e protegendo-os um pequeno destacamento de 2.000 infantes. Essa força de 4.800 homens no total não conseguiria derrotar um acampamento de escoteiros ucranianos. Eles não são uma ‘ameaça’.

No dia 1, no norte da Ucrânia, os camaradas desses ‘motoristas’, a força de COMBATE de 7 divisões (70.000 homens), ou seja, 65.200 soldados, 7.000 veículos blindados, entraram em OUTRAS estradas, da Bielorrússia, em direção a Kiev. Eles ficaram sem combustível a 12 milhas da capital.

Alguns tinham entendido mal a minha escrita (eu não fui suficientemente claro). Este comboio de 40 milhas não são aqueles 70.000 soldados. É o combustível, munição e comida, para um dia – para aqueles 70.000 soldados. Essas 7 divisões invadiram a Ucrânia e estão às portas de Kiev.

Alguns pediram reabastecimento alternativo. Sim. No momento em que um general russo percebesse que seu comboio de suprimentos está atrasado, ele daria um comando para racionar os suprimentos. Isso aconteceu o mais tardar no dia 2. Conservem combustível e munição. Isso significa MOVIMENTO MÍNIMO de veículos blindados.

Em seguida, como Dia 3, Dia 4, o comboio de suprimentos não chegou às tropas, os generais exigiram reabastecimento urgente de materiais vitais. Isso não é remédio. Não é comida. O reabastecimento urgente é munição DEFENSIVA, balas, tanque e munição antiaérea.

Esse reabastecimento urgente de munição defensiva acontecia diariamente por helicóptero, se necessário. Os soldados russos nunca pararam de lutar. A SEGUNDA necessidade mais urgente era combustível. Que eles começaram a roubar dos ucranianos (diesel) e a Rússia enviou o que podia.

A terceira necessidade é munição ofensiva. Munições de artilharia e morteiros, foguetes de bombardeio. Estes são ENORMEMENTE volumosos e pesados. Eles têm que ser transportados por terra, por caminhões pesados. Com o comboio pretendido preso, a Rússia TEVE que trazer caminhões de SUBSTITUIÇÃO.

A comida e suprimentos médicos estão quase esquecidos, o exército russo não se importa muito com suas baixas, por isso é uma baixa prioridade. Quando a Rússia percebeu que o comboio de 40 milhas ficou preso, eles começaram a organizar comboios alternativos menores, em outras estradas.

Esses caminhões de suprimentos de reposição devem vir de bases militares russas ativas, 200 caminhões apropriados de 7 divisões mais próximas, cada uma, sua capacidade total de fornecimento, e conduzidos ao norte da Ucrânia (através da Bielorrússia). Cerca de 2 dias de condução (vazio).

Por causa das más condições de manutenção dos veículos russos, alguns desses 200 caminhões não conseguiram sequer iniciar a viagem e alguns quebraram no caminho. Então talvez 150-180 caminhões CHEGARAM na fronteira Belarus-Ucrânia de cada uma das 7 divisões.

Eles têm menos caminhões e precisam percorrer rotas mais longas, portanto, a cadeia de suprimentos é MUITO menos capaz de abastecer as 7 divisões no norte da Ucrânia do que o planejado. Enquanto isso, a Ucrânia vê a atividade em imagens de satélite e pode emboscar esses NOVOS comboios.

A Rússia substituirá a maior parte, talvez toda a capacidade de reabastecimento que perdeu neste comboio de 40 milhas. Mas Putin foi forçado a emitir a ordem de serem ‘auto-suficientes’, ou seja, roubar os civis ucranianos por comida e combustível, duas semanas após o início desta guerra.

Isso significa que, em vez de fazer um reabastecimento completo das forças russas, Putin enviará apenas munição e algum combustível, e espera que seu exército russo roube o restante do combustível e toda a comida – e provavelmente – que Putin sabe, seus tanques não vão prosseguir mais.

O que nos leva à avaliação do erro do comboio de 40 milhas. Sabemos que os blindados e a infantaria russa chegaram a Irpin, nos subúrbios do noroeste de Kiev. Mas a Rússia não cercou Kiev (ainda). Foi um dia de combustível para conduzir os tanques da Bielorrússia a Irpin.

O ponto de reabastecimento designado foi a cidade de Hostomel (onde está localizado o aeroporto de Antonov). E este comboio de 40 milhas está a menos de uma hora de Hostomel, os primeiros caminhões a poucos minutos de seu destino, mas incapazes de chegar lá.

Hostomel (onde fica o aeroporto da Antonov)

Deixe-me explicar como esse problema é gigantesco, em termos de combustível. Um tanque russo T-80 tem capacidade de combustível de 2.000 litros (525 galões). Um veículo blindado BMP-3 de 700 litros. Para reabastecer UM DIA das 7 divisões ao largo de Kiev, são necessários 2 MILHÕES DE GALÕES de combustível.

Esses conhecidos vagões ferroviários transportam combustível (30.000 galões, 110.000 litros). Levaria 69 desses vagões para reabastecer as 7 divisões russas POR APENAS UM DIA, e eles ficaram sem combustível a 12 milhas de Kiev.

Sabemos que Putin queria cercar Kiev, porque foi isso que ele fez em Mariupol, e tem sido a tática padrão de Putin desde o cerco da cidade de Grozny na (Segunda) Guerra da Chechênia. Os tanques chegaram a Irpin SOMENTE para este propósito. Mas acabou o combustível.

Como os blindados e infantaria russos estão lutando nos subúrbios de Irpin e Noroeste de Kiev, sabemos que eles dirigiram até lá (da Bielorrússia), o que é um dia de combustível. Sabemos que o combustível de ressuprimento não chegou (20% desses 1.400 caminhões transportam 2 milhões de galões de diesel).

Não faz sentido Putin lutar SOMENTE nos subúrbios do noroeste de Kiev, a menos que ele queira invadir Kyiv (uma missão militar suicida) ou cercar Kiev para BOMBARDEÁ-LA até a submissão, como fez em Grozny 1999, e está tentando em Mariupol e Kharkiv.

Agora chegamos ao cerne disso. Os planejadores de invasões russos f$%& muito ao colocar todos os seus caminhões de combustível em uma cesta, aquele comboio de 40 milhas. A Ucrânia jogou brilhantemente, bloqueando aquele comboio antes que chegasse a Hostomel.

Leva APENAS um dia de combustível (2 milhões de galões) para que os 7.000 tanques e veículos blindados JÁ a 12 milhas de Kiev, possam cercar Kiev para que a Rússia possa sitiar Kiev – se não houver resistência feroz nesses subúrbios.

Se a Ucrânia tivesse destruído o comboio de 40 milhas no dia 1 ou no dia 2, os generais russos teriam organizado URGENTEMENTE o reabastecimento total para substituir o comboio do dia 2, no mais tardar dia 3, sendo reabastecido no dia 4 ao dia 5 e procederiam o cerco a Kiev.

Mas como o comboio estava LITERALMENTE a uma hora do local de reabastecimento designado, quando a Ucrânia não destruiu o comboio, pensavam os russos, eles poderiam fazer parte dele passar e levaram pelo menos uma semana tentando, incluindo uma ponte portátil.

Ainda não sabemos o resultado

Parece cada vez mais provável que a Ucrânia seja capaz de impedir que o Exército Russo no norte nunca consiga cercar Kiev. A oportunidade parece estar perdida para a Rússia

Se assim for, esta foi uma enorme vitória militar.

Como as forças da Rússia estão a 12 milhas de Kiev, nos subúrbios do noroeste, eles podem bombardear Kiev diariamente e todas as noites. Mas Kiev não está cercada, os ucranianos não estão nas condições horríveis de Mariupol, presos sem rotas de abastecimento ou rotas de fuga.

Eventualmente, saberemos quanto tempo levou para que as 7 divisões próximas a Kiev fossem reabastecidas por novos comboios. PARECE que desperdiçou 2 semanas.

Se sim e se Kiev nunca for cercada, a estratégia para deixar o comboio sobreviver salvou Kiev e milhares de vidas civis.

Finalizando:

Por que os carros blindados que apoiavam o comboio de 40 milhas ‘dispersaram’ para aldeias próximas (e florestas) na sexta-feira (11/3)?

FICARAM SEM COMIDA. Eles entraram nas casas mais próximas para roubar comida dos ucranianos, porque a comida do comboio acabou na sexta-feira.

FONTE: @tomiahonen, no Twitter

Subscribe
Notify of
guest

141 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RPiletti
RPiletti
2 anos atrás

Simples e claro… acaba com a narrativa do super-comboio…

Joe
Joe
Reply to  RPiletti
2 anos atrás

Rapaz, são muitos caminhões velhos e enferrujados juntos. Pelo amor de deus. Vão matar o exército ucraniano com tétano?

Henrique
Henrique
Reply to  RPiletti
2 anos atrás

Sim, parece clara a análise mas em termos de estratégia militar nunca podemos duvidar das coisas, ainda mais dos russos, pois esse tal “comboio” também poderia ter sido um “embuste” para chamar a atenção de um lado e desviar de outras coisas. Mas independentemente disso é fato que as coisas não saíram como os russos esperavam principalmente pela grande quantidade de abates em seus tanques e veículos blindados.

Seuzénétiuôrqui
Seuzénétiuôrqui
2 anos atrás

Fala sério! Os planejadores na Rússia (milhares) esqueceram dos suprimentos….! Ou esse cara tá muito cherado ou é outro comediante.

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Seuzénétiuôrqui
2 anos atrás

Qual a sua opinião? Um comboio gigantesco parado na rodovia sem ter o que fazer no meio de uma invasão?

Last edited 2 anos atrás by Ze das Couve
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Seuzénétiuôrqui
2 anos atrás

Pois é.
Imagine roubar comida e combustível da população para abastecer 60 km de tanques e caminhões.
E isso todo dia.
Guerra de informações.

Jurandir Noronha
Jurandir Noronha
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

De onde que um cara que é COACH sabe alguma coisa sobre a logística russa?
Desde quando COACH sabe alguma coisa?
Até em análises militares esses caras estão vindo com suas charlatanices.

Bosco
Bosco
Reply to  Jurandir Noronha
2 anos atrás

Então explica pra gente onde ele se equivocou.

RPiletti
RPiletti
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Te explico. Naquela hipótese de que dos 200 caminhões, uns 150 funcionariam. Eu chuto que uns 90 no máximo…

carcara_br
carcara_br
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Foi você que escreveu bosco (rsrsrs)
foi digno das suas conjectura, é injusto pedir pra explicar porque ele errou porque não existe nenhum elemento concreto comprovando as suposições. Ao menos houve honestidade intelectual por parte do cara
Veremos se kiev vai ser atacada ou não…

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Jurandir Noronha
2 anos atrás

Mas nem a Russia sabe nada sobre logística russa, dissimulação operacional no nível mais puro!

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Concordo com você. Russos roubando todos os dias os ucranianos. Principalmente a terra deles. Os seus três dias já vão para três semanas.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Ze das Couve
2 anos atrás

Não precisam roubar.
Basta vender as enormes quantidades de armas ocidentais que eles estão apreendendo todos os dias.

No vídeo abaixo, para-quedistas russos existem farto material, inclusive mísseis anti-tanques tomados dos ucranianos

https://www.youtube.com/watch?v=alhl589Mhwg

Atirador 33
Atirador 33
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

A história está com jeito de se repetir, o Czar Putin poderá ter o mesmo fim que seu antecessor Nicolau II.

sergio
sergio
Reply to  Seuzénétiuôrqui
2 anos atrás

Quando ele fala que os 4.800 combatentes que ele estima estarem no comboio não seria páreo para um acampamento de escoteiros Ucranianos vc já viu pera que lado ele pende.
Quanto ao comboio, veja quando ele afirma que um comboio de milhares de veículos mesmo que na fantasia dele, vazios, não são um alvo estratégico, eu parei de ler ai.
Quando o comboio se dispersou, foi quando iniciou-se a nova ofensiva Russa contra Kiev, pra ele isso e só coincidem cia. faz favor.

PACRF
PACRF
Reply to  Seuzénétiuôrqui
2 anos atrás

Por falar em comediante, lembro que os EUA tiveram um presidente (Ronald Reagan) que foi radialista esportivo e ator, antes de governar a Califórnia e presidir o país. Aliás, lembro, também, que Arnold Schwarzenegger, também foi ator, que fez comédias no cinema, ou seja, foi comediante. Ele governou a California, o mais rico estado norte-americano. Por aqui, já tivemos médico, sociólogo, operário e capitão governando o país, dentre outras ocupações. No blog já li pessoas se referindo ao Zelensky de forma pejorativa e até preconceituosa, só pelo fato dele ser da área das Artes Cênicas.

Nilo
Nilo
Reply to  PACRF
2 anos atrás

Ronaldo Reagan antes de ser presidente foi governador da rica Califórnia e Arnaldo não é foi presidente, foi governador de um estado. Mas temos o Tiririca, nunca foi prefeito, e não foi governador, serve?

Last edited 2 anos atrás by Nilo
PACRF
PACRF
Reply to  Nilo
2 anos atrás

Contra o preconceito, não há remédio.

Anderson Frias
Anderson Frias
Reply to  PACRF
2 anos atrás

Zelensky tem mais culhão que muito general de teclado desse blog.

PACRF
PACRF
Reply to  Anderson Frias
2 anos atrás

Concordo! Para desespero do Putin, o Zelensky já ganhou a guerra da comunicação. A estupidez da Rússia e do Putin transformou o Zelensky em celebridade (vai discursar no Capitólio e será aplaudido por Democratas e Republicanos). Se for morto (muito provável), talvez se torne no futuro o herói da independência da Ucrânia, da mesma forma que Joaquim José da Silva Xavier, aqui no Brasil.

Nascimento
Nascimento
Reply to  PACRF
2 anos atrás

O país arrasado e o cara vai pro Capitólio americano fazer discurso.

Lacrx migx!

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Nascimento
2 anos atrás

Ele não foi e nem precisa. existe algo chamado Internet e essa tecnologia maravilhosa que pode ser recente pra voce permite que as pessoas tenham comunicação uma com as outras do outro lado do mundo…

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Anderson Frias
2 anos atrás

Digo mais, “mais que todos”, eu incluso!
Ele esta na linha de frente, dentro de Kiev, segurando uma barra que nem podemos imaginar e os dias vão passando… ele é uma grande e agradável surpresa para o povo ucraniano, um líder de verdade e na atual conjuntura quem critica é russófilo com recalque!

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  PACRF
2 anos atrás

E ele tem demonstrado ser digno do cargo, isso aí é só gente tentando descredibilizar o cara pq ele esta mandando muito bem!

Lucas
Reply to  PACRF
2 anos atrás

Isso é uma falácia bem conhecida chamada de “Argumentum ad hominem”.
É qdo vc ataca a pessoa em vez de atacar o argumento/conteúdo dela.
Essa e outras falácias viraram mto populares no Brasil nos últimos anos.

Last edited 2 anos atrás by Lucas
Lucas
Reply to  Lucas
2 anos atrás

Falácias tem impacto com pessoas mais iletradas.
Uma boa educação permite reconhece-las com facilidade.
(Boa educação não é necessariamente ter dinheiro e ter estudado em escola particular).
(E nem todo iletrado é pobre).

Last edited 2 anos atrás by Lucas
Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  PACRF
2 anos atrás

Reagan? Aquele que transformou os EUA de credor em devedor?

RPiletti
RPiletti
Reply to  Seuzénétiuôrqui
2 anos atrás

Pazuello on.

Satyricon
Satyricon
Reply to  Seuzénétiuôrqui
2 anos atrás

Ao que consta, a Rede Globo está enviando uma equipe de filmagem à Ucrânia, para gravar “Os Trapalhões – Nova Geração”.

Sem Didi, Dédé, Muçum e Zacarias

O elenco é todo russo….

Slow
Slow
2 anos atrás

Pra alguém colocar um comboio de 60km na pista é porque sabe que o inimigo não tem chances de destruir .

Cade o caça fantasma de kiev em ?

Rodes
Rodes
Reply to  Slow
2 anos atrás

Claro rssssssssss

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Slow
2 anos atrás

Está caçando combustível para os tanques russos e comida para os pobre coitados dos soldados recrutas que nem sabiam que iriam atacar a Ucrânia.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Slow
2 anos atrás

Os russos anunciaram que vão aumentar os ataques às unidades fabris ucranianas relacionadas à Defesa.
Emitiram aviso aos trabalhadores dessas empresas para que não compareçam ao trabalho.
Ontem já foram destruídas duas fábricas: Uma de detonadores e outra de sistemas de direcionamento para artilharia.

FOX
FOX
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Não adianta querer mudar de assunto a reportagem é sobre os mortos de fome e ladrões russos hehehe agora chora mais

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Por outro lado nem precisa atacar as fábricas russas. Pelo jeito elas não estão produzindo nada com o embargo econômico mesmo. Terão que comprar drones do chineses.

Joe
Joe
Reply to  Slow
2 anos atrás

Slow não deve ter mais que 14 ou 15 anos e deve ser leitor aficionado de Sputnik. Argumentação zero.

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Joe
2 anos atrás

E outra coisa. Ele tem tempo para passar o dia todo aqui. Deve ser nem-nem (nem trabalha, nem estuda)

Slow
Slow
Reply to  Ze das Couve
2 anos atrás

Você comenta aqui o dia todo também, então você não trabalha nem estuda ?

Luis
Luis
Reply to  Joe
2 anos atrás

Eu eu acho que é mulher, gosta de finalizar os ” comentários” com carinhas palminhas e florzinhas

Slow
Slow
Reply to  Joe
2 anos atrás

Você não falou nada demais quer que eu respondo oque ?

Você tem tantos argumentos que está falando sobre idade ..

sergio
sergio
Reply to  Slow
2 anos atrás

Cade o caça fantasma de kiev em ?”
foi pro céu !!!!

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  sergio
2 anos atrás

Deve estar procurando a vitória russa que viria em três dias e não veio.

sergio
sergio
Reply to  Ze das Couve
2 anos atrás

Junto com a derrota Russa que só em na tua cabeça

RPiletti
RPiletti
Reply to  Slow
2 anos atrás

Tb não precisava de auto-sabotamento…

Rodes
Rodes
2 anos atrás

Brilhante analise.

Nemo
Nemo
2 anos atrás

O texto do analista traz o maior problema da população de Kiev, Kiev já se encontra ao alcance da artilharia russa. A Rússia pode escolher uma campanha de artilharia até a exaustão da cidade. Pelo que li na BBC um jornalista ocidental declarou que os bombardeios estão aumentando.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Nemo
2 anos atrás

Eu li que depois do ataque criminoso a Donetsk, os russos estão passando a usar mais artilharia antes do ataque das tropas e que vão acelerar o avanço.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

, vamos partir do pressuposto que o ataque a Donetsk realizado pelos ucranianos, foi criminoso.
Mas a campanha massiva de bombardeios Russos a cidades inteiras você não considera criminoso né?
Kharkiv ontem e outras cidades foram bombardeadas a noite inteira, com relatos de que bairros residenciais todos queimados.
Mas você fecha os olhos para isso, quanta Hipocrisia

Slow
Slow
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

Só muda o “ palestine “ E a bandeira do missil por “ Ucrânia “

Last edited 2 anos atrás by Slow
Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

Prezado Guderian

E de conhecimento geral que os ucranianos estão se escondendo em prédios residencias.
Tudo bem que isso pode explicar e até justificar os ataques russos.
Agora, atirar um míssil no meio de uma cidade que está distante da guerra é crime.
Lembra aquelas vinganças nazistas na Europa ocupada quando selecionavam civis para execução para vingar soldados mortos pela Resistência.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

Vc esta pedindo seriedade para quem não é sério, o argumento destes supostos adultos é basicamente “se alguém fez algo ruim eu tbm posso fazer”, não foge muito disso pq o problema é de caráter, na cabeça deles ser criminoso é aceitável se o vizinho for um criminoso igual ou pior!

sergio
sergio
Reply to  Heinz Guderian
2 anos atrás

Bairros residencias foram alvos indiscriminados dos Russos, mais vc pode garantir que não haviam tropas Ucranianas nesses locais ?

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Tão tem crime maior do que o que os russos estão fazendo com toda a Ucrânia. Logo teremos 3 milhões de refugiados.

Borje
Borje
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Cara você deve se divertir.. deve escrever essas coisas pra provocar e isso te da tesão. Porque é impossível alguém minima mente com a cabeça no lugar pensar da forma como você pensa.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Borje
2 anos atrás

GRANA, ninguém alfabetizado segue esse nível de pensamento de graça!

Henrique
Henrique
2 anos atrás

A tradução não está muito boa. Eu sugiro ao pessoal que prefira as análises de especialistas de renome e não de qualquer aleatório.

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Sensacional a análise acima. Mais um ótimo texto mostrando os problemas da logística russa na Ucrânia. Tanques vencem batalhas. Logística vence a guerra.

Henrique
Henrique
Reply to  Ze das Couve
2 anos atrás

Você percebeu que a “análise” dele é toda baseada em anedotas e imagens sem contexto? Ele não deu fonte de sequer um informe de inteligência.

sergio
sergio
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Concordo com vc !!!!!!

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
2 anos atrás

Vamos ver como os fatos vão se desenrolar para frente.O objetivo do Z já foi alcançado porque a Ucrânia não volta a ser um país como era antes.

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Renato de Mello Machado
2 anos atrás

Os russos não atingiram o objetivo A. Como é que vão atingir o objetivo Z?

Red Pill - 红色药丸
Red Pill - 红色药丸
Reply to  Ze das Couve
2 anos atrás

Grupo de exércitos Z ele quis dizer, os que vem do leste

sergio
sergio
Reply to  Ze das Couve
2 anos atrás

Qual objetivo não foi alcançado ????

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  sergio
2 anos atrás

Eu é que pergunto. Qual o objetivo dessa invasão russa? Aniquilar um país e a sua população? Se sim, então estão tendo sucesso.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Ze das Couve
2 anos atrás

Isso aí.Perfeito

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Ze das Couve
2 anos atrás

Vc se referiu a Rússia né?
Pode anotar, se a Ucrânia conseguir resistir, e é o que o momento indica, ela entra na UE e vai ser foco de um mini plano Marshall, já a Russia esta entrando em uma espiral econômica tenebrosa, com serio risco de quebrar e ser assediada pelo dinheiro chinês!

Renato B.
Renato B.
Reply to  Ze das Couve
2 anos atrás

Um fator que levantaram foi que em 2021 a população russa reduziu em quase 1 milhão (dados do “IBGE” russo). A população já está diminuindo a tempos, mas esse dado sugere que o COVID fez muito mais estrago que eles admitem e “perder” o povo ucraniano para o ocidente pode ter levado o Putin a apelar para manter eles na esfera russa a qualquer custo.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Ze das Couve
2 anos atrás

A Ucrânia verdade seja dita, se der sorte o Zelenskyy e não morrendo antes vai ficar com a parte ocidental.E os russos com o resto,Eu se fosse os Russos ficava com tudo.

Canarinho
Canarinho
2 anos atrás

OFF TOPIC – Brazilsao colonia, nao deixou de atender as demandas de seus chefes do norte, e afirmou que vai aumentar a extracao de petroleo bruto para atender demanda mundial. Te falo o Brasil nunca foi um pais independente de verdade. Ja somos auto suificientes na producao para atender nossa demanda interna. O que faltava que era investir no refino de mais tipos de petroleo que temos, mas nao…. vamos continuar sobre o julgo da cotacao internacional, e dolar….e agora acelerar o esgoatamento das nossas reservas para atender os caprichos de um governo que criou todo o contexto da atual… Read more »

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Canarinho
2 anos atrás

Deus te ouça. Vamos explorar tudo o que a gente pode de petróleo antes que as energias alternativas (solar) venham com tudo. A Idade da Pedra não acabou por falta de pedras.

André Bueno
André Bueno
Reply to  Ze das Couve
2 anos atrás

Errado, o investimento em energias renováveis deve ser concomitante.

Jose
Jose
Reply to  Ze das Couve
2 anos atrás

Alemanha que o diga não é mesmo, ótima opção que fizeram os alemães desativando seus reatores não é mesmo?, enquanto os franceses incentivadores das ditas energias limpas os quais incentivaram inclusive os alemães a desistirem de produzir energia nuclear (por ser perigosa para o meio ambiente segundo os franceses) malandramente anunciaram a poucos dias a construção de um grande número de novos reatores, assim como os não menos malandros dos noruegueses que muito falam em defesa da Amazônia mas como os sapos acabaram de anunciar o maior investimento das ultimas décadas em exploração de petróleo no mar do norte (exploração… Read more »

Kornet
Kornet
Reply to  Jose
2 anos atrás

O atual chefão da OTAN foi ministro di meio ambiente da Noruega,coincidência né?

Canarinho
Canarinho
Reply to  Ze das Couve
2 anos atrás

Ze se estivessemos avancando no desenvolvimento da infraestrutura para fazer a transicao energetica para fontes a partir de eolica e solar por exemplo para o abastecimento em massa dos meios de transporte concordaria com voce. Contudo o que tenho notado e que seremos um dos ultimos paises do mundo a fazer essa transicao, que ja deveria ter comecado em larga escala a anos. Dai ainda precisaremos muito do petroleo durante algumas decadas. Entao meu receio em acelerarmos a exploracao das nossas provincias petroliferas e eventulamente corrermos o risco de ficar sem elas fora de um tempo habil

Max
Max
Reply to  Ze das Couve
2 anos atrás

Petróleo não é só energia. É fertilizantes e, em último caso, comida. Sim, comemos petróleo. Isso sem contar toda a indústria de plásticos.

Last edited 2 anos atrás by Max
Kornet
Kornet
Reply to  Ze das Couve
2 anos atrás

E vc concorda com a exploração nas terras indígenas?

Sagaz
Sagaz
Reply to  Canarinho
2 anos atrás

Uns choram outros vendem lenço, se o mundo demanda mais petróleo vamos VENDER mais petróleo no lugar dos russos. É assim no mercado de trabalho tbm, até na feira livre é assim, plante o que tem pouco e venda mais e mais caro.

Nicolas_SS
Nicolas_SS
Reply to  Canarinho
2 anos atrás

O Brasil produz petróleo pesado o qual NÃO TEM CAPACIDADE PARA REFINAR! As refinarias que estavam sendo construídas para esse tipo de petróleo foram paralisadas em decorrência de ordem judicial por escândalos de corrupção.

Não adianta aumentar a produção de petróleo bruto se a demanda internacional é baixa, isso é economia BASICA! Aprende isso Canarinho!

Outra coisa, o combustível no Brasil é caro também por DIVIDAS da Petrobras que foram adquiridas para viabilizar uma certa president’A’ que deixou congelado os preços até sua eleição.

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Nicolas_SS
2 anos atrás

Mentira. O petróleo do présal não é pesado.

Nicolas_SS
Nicolas_SS
Reply to  Ze das Couve
2 anos atrás

70% do pré-sal é considerado como pesado!

Vá se informar antes de falar asneiras!

Last edited 2 anos atrás by Nicolas_SS
Canarinho
Canarinho
Reply to  Nicolas_SS
2 anos atrás

Exato, entao porque nos nao investimos no refino agora, voltando a executar projetos anteriores? Mesmo que isso custe alguns bilhoes e alguns anos (dinherio que a Petrobras tem vide lucros que elas tem enviando a seus acionistas) Cada dia me dou conta que a lava jato da forma em que foi feita, serviu para sabotar o Brasil. Veja, se a grande maioria das operacoes finaceiras necessarias para extracao e processamento do petroleo aqui no BRasil for em reais, nao precisariamos estar sob o pretexto da cotacao internacional, nem do dolar. Se venderia no mercado nacional apenas visando o custo de… Read more »

Nicolas_SS
Nicolas_SS
Reply to  Canarinho
2 anos atrás

O governo já está retomando os investimento das construções das refinarias paralisadas! Mas como você mesmo disse, vai demorar para ficarem prontas.

Henrique
Henrique
2 anos atrás

Essa foi a primeira guerra da era das redes sociais e já foi um desastre. Qualquer Zé ruela sabichão quer meter o bedelho no assunto sem ter informação fidedigna de nada. Faz análises gerais de anedotas e de imagens sem contexto.

Ramon
Ramon
2 anos atrás

Precisava dessa análise toda não, basta ver o número de blindados que os fazendeiros estão rebocando, a Ucrânia não tem condições militares para vencer a Rússia, mas o preço que os russos estão pagando está sendo mais elevado que eles imaginavam,
Obs: Jajá aparece os super lambe botas do Putin para falar que isso tudo é propaganda do ocidente e que está saindo tudo como planejado que a Rússia depois dessa guerra vai ser uma super potência que todo mundo vai ter que abaixar a cabeça para os russos e etc.

Jose
Jose
Reply to  Ramon
2 anos atrás

Realmente amigo um custo muito alto para os russos, mas o que você me diz sobre os custos dos ucranianos que perderam seu território por se deixarem levar pelas promessas dos europeus e americanos.

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Ramon
2 anos atrás

Em breve os fazendeiros ucranianos terão mais tanques que o exército russo.

Jose
Jose
Reply to  Ze das Couve
2 anos atrás

Caro Ze não fosse o fato de a partir de agora serem fazendeiros russos ou da Rússia no mínimo e não mais ucranianos certamente teria sido um fato importante e admirável.

100nick-Elã
100nick-Elã
Reply to  Ramon
2 anos atrás

Tudo isso é propaganda do Ocidente, está saindo tudo como planejado, a Rússia depois dessa guerrai vai ser uma super-potência, ou melhor, já é. Todo mundo vai ter que abaixar a cabeça para os russos, etc.

Flanker
Flanker
Reply to  100nick-Elã
2 anos atrás

Blábláblá…..a vovó está senil….

Nicolas_SS
Nicolas_SS
2 anos atrás

Eu acho que tem um pequeno grande erro nessa analise, estão analisando como se fosse uma guerra de longas distancias, completar o tanque de um blindado T-90 é o suficiente para sair da Rússia até Kiev e voltar, se for da Bielorrússia, pelo menos 7 vezes. É logico que não é um passeio, pelo frio os blindados devem ficar com os motores ligados, manobras, etc. mas aumenta significativamente o raio de operação dos blindados. Os ucranianos devem focar no combustível e comida dos russos. Logo a economia da Rússia entra em colapso, faltará mantimentos para o povo russo, quanto mais… Read more »

Sagaz
Sagaz
Reply to  Nicolas_SS
2 anos atrás

E de onde tirou os dados? O t90 faz quantos litros/km? Ou vc acha que esse treco é um uno?

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Sagaz
2 anos atrás

Concordo. De onde o colega apareceu com essas informações?

Nicolas_SS
Nicolas_SS
Reply to  Sagaz
2 anos atrás

O T-90 tem uma autonomia de 500 a 900km segundo varias fontes. Só não esquece que o tanque do T-90 como a matéria diz, é de 2.000 litros.

Flanker
Flanker
Reply to  Nicolas_SS
2 anos atrás

Autonomia de 550 a 700 km, dependendo do motor (são 3 motores diferentes, dependendo da versão do T-90). Tanque com capacidade de 1600 litros.

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Henrique
Henrique
Reply to  Nicolas_SS
2 anos atrás

Tem que entender que um cc em combate não está como numa estrada; boa parte do tempo ele está estacionário mas com o motor ligado pra que os sistemas fiquem operacionais; em velocidades pouco eficientes em termos de economia de combustível.

Flanker
Flanker
Reply to  Nicolas_SS
2 anos atrás

A autonomia média de um T-90 é de 625 km. A distância da fronteira da Bielorrúsia até Kiev é de 150 km. Se fosse “passeando”, daria para cobrir a distância 4 vezes, com 1 tanque de combustível (1600 litros). Mas, em condições de combate e, principalmente com o veículo parado e em funcionamento (parados por dias e com o frio que os russos enfrentaram), o consumo sobre muito!! Pode ter certeza que o consumo foi muito alto, por parte de todos os veículos russos e o reabastecimento deles demandou, e demanda, uma logística muito grande. Os russos estão conseguindo manter… Read more »

Antoniokings
Antoniokings
2 anos atrás

Vc começa a ler o artigo, já meio desconfiado pelo nome do autor e pelas palavras iniciais meio estranhas.
E de repente, o sujeito joga a seguinte frase:

‘Mas Putin foi forçado a emitir a ordem de serem ‘auto-suficientes’, ou seja, roubar os civis ucranianos por comida e combustível, duas semanas após o início desta guerra.’

Já estragou tudo.
É fake.
Mais guerra de propaganda.

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Fake são esses bots que você posta aqui como se fossem outras pessoas.

Bosco
Bosco
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Toinho,
Será que os russos não podem utilizar o SARMAT para abastecer as tropas não? Tipo assim, um SARMAT lança uns 6 Avangards cheios de óleo diesel pousar perto dos tanques? Eu acho que funciona…

Andrigo
Andrigo
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Ah não Bosco, ri alto aqui! Os colegas ficaram me encarando kkkkk

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Calma1

Os SARMATs e Avangard estão prontos esperando alguma gracinha dos americanos.

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Bláblábla….vai dormir, lazarento….

RPiletti
RPiletti
Reply to  Bosco
2 anos atrás

5 com diesel e 1 com vodka. P/ ajudar na moral…

Luiz Paulo
Luiz Paulo
Reply to  Bosco
2 anos atrás

kkkkk valeu Bosco o único jeito de conversar com gente doida é assim.

Allan Lemos
Allan Lemos
2 anos atrás

Excelente artigo. 80% da guerra está na logística.

Se o esforço de guerra necessário para invadir um país vizinho já é grande, imagina o necessário para invadir um a milhares de quilômetros de distância, como os EUA fizeram no Iraque. É de cair o queixo.

Red Pill - 红色药丸
Red Pill - 红色药丸
2 anos atrás

Na CNN as tropas ucranianas já cercam Moscow e deram um ultimato para se renderem…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Red Pill - 红色药丸
2 anos atrás

Estou tentando traduzir o mapa do Coronel Cassad, mas será esse o objetivo dos russos?
Se for, estão bem perto.

comment image

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Antoniokings
2 anos atrás

Falta logística para conquistar e manter tudo isso.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Ze das Couve
2 anos atrás

Eu já acho que deveriam acabar o serviço e avançar até o Dniepr.
Do outro lado colocariam um Governo pró-Moscou e pronto: A Ucrânia não existe mais como ameaça.
Aliás, o próprio Zelensky já começa a pensar assim.
Mas, a questão é: Será que ele fica?

Zelensky reconhece que Ucrânia não poderá entrar na Otan
Nas negociações sobre um cessar-fogo, a Rússia exige, entre outras coisas, que a Ucrânia desista da ideia de aderir à Otan

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Red Pill - 红色药丸
2 anos atrás

E pelo Sputinik os russos derrotaram os Klingons.

Jurandir Noronha
Jurandir Noronha
2 anos atrás

O palestrante motivacional estava lá pra ver se tudo isso que ele falou é verdade?
Sei não, hein.

Elisandro
Elisandro
2 anos atrás

Eu prefiro a análise de um instrutor militar do Exército chileno: Os ucranianos simplesmente não eram capazes de destruir o comboio, já que diferente da propaganda, não detém capacidades áreas substanciais.

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Elisandro
2 anos atrás

E os russos não eram capazes de avançar com o comboio sobre Kyiv.

Slow
Slow
Reply to  Ze das Couve
2 anos atrás

Vai com calma cara , de 100 comentários metade é seu e você ainda tem coragem de falar que eu fico dia inteiro aqui ? Kkkkkkkkkkk ta ganhando bem pelo jeito ..

RPiletti
RPiletti
Reply to  Elisandro
2 anos atrás

Entre atacar quem não incomoda e atacar quem está atirando de volta, onde você gastaria a sua munição?

Jurandir Noronha
Jurandir Noronha
2 anos atrás

E mesmo assim a Russia está reduzindo a Ucrânia a pó e destroços.
Se fosse isso mesmo, se a Rússia estivesse tão mal e a Ucrânia tão bem, como esse pessoal fala, porque a Ucrânia fica mendigando, implorando por ajuda todos os dias?
Não fossem pelas armas que tem recebido via DOAÇÃO, a Ucrânia hoje já estaria cantando o hino nacional russo.

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Jurandir Noronha
2 anos atrás

Esse é o objetivo? Reduzir a Ucrânia a pô? Quem em sã consciência faria isso?

Bosco
Bosco
Reply to  Jurandir Noronha
2 anos atrás

A resposta à sua pergunta está dentro do seu comentário mesmo.

“por que a Ucrânia fica mendigando, implorando por ajuda todos os dias?”
Resposta: porque ela recebe armas via doação.

Last edited 2 anos atrás by Bosco Jr
Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Recebia, está tudo sendo destruído, inclusive os mercenários. A Polônia até arregou querendo entregar os caças para os EUA, por que sabe que iria levar bomba na cabeça, e não dá para confiar no Patriot…

RPiletti
RPiletti
Reply to  Jurandir Noronha
2 anos atrás

Bem aquém do esperado. Não em função de área tomada, mas sim de táticas e efetividade…

Zeca
Zeca
2 anos atrás

Tem general americano bem conhecido dizendo que, sim, foi uma gigantesca falha dos russos deixar esse comboio parado na estrada tanto tempo. Porém, os ucranianos não o atacaram porque não puderam. Ele disse tbem que os russos finalmente conseguiram corrigir a m que fizeram e estão montando 3 ou 4 centros de logística ao norte e ao oeste de Kiev. Serão semana de bombardeio antes da invasão propriamente dita, conforme padrão dos próprios russos.

Dod
Dod
2 anos atrás

“O conceito de estratégia em,Ucraniano” kkkkkkkk

ROBERT SMITH
ROBERT SMITH
2 anos atrás

Putz… se essa avaliação for correta…. Putin deve estar PUTO! :o)

Nicolas_SS
Nicolas_SS
2 anos atrás

É tudo mentira desses gringos, a mãe Rússia já está batendo na porta de Londres! Seu poderia militar é imparável!

Kommander
Kommander
Reply to  Nicolas_SS
2 anos atrás

Tu é uma piada, sem mais!

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Nicolas_SS
2 anos atrás

Mais dois dias e estão em Paris #SQN

Flanker
Flanker
Reply to  Ze das Couve
2 anos atrás

Zé das couve e Kommander, o colega Nicolas_SS foi irônico no comentário dele.

Flanker
Flanker
Reply to  Nicolas_SS
2 anos atrás

Será que SS no nick dele é referente à SS nazista? Se for, deve ser combatido. Mas, pode ser iniciais dos sobrenomes dele ou qualquer outra coisa.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
2 anos atrás

Jura, quer dizer que o Pazuello foi o consultor dos Russos.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Nilton L Junior
2 anos atrás

kkkkkkk

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Nilton L Junior
2 anos atrás

A visita do Bolsonaro foi para transmitir o expertise br de logistica.

pedro
pedro
2 anos atrás

“Não faz sentido Putin lutar SOMENTE nos subúrbios do noroeste de Kiev, a menos que ele queira invadir Kyiv” Ah faz sim caro “coach” (sim, ele é um simples coach!), pois Kiev sempre foi um baluarte de sustentação politica ao regime. Esse, que coloca seus politicos acima do povo (já que o bom senso seria de nem aceitar forçar o conflito), quer acima de tudo sua permanencia no poder, mesmo que 10k, 100k ou 1.000k de Ucranianos morram sobre as esteiras dos tanques russos. Bom, logo, a esses politicos a defesa de Kiev é essencial. Pois bem, o que os… Read more »

Johan
Johan
2 anos atrás

Antes de mais nada gostaria de deixar claro que não concordo com esta invasão, mas essa análise está mais para um torcedor que um analista. Totalmente parcial e cheio de paixão. O trecho que ele afirma que “não seria páreo para um grupo de escoteiros ucranianos” foi demais.
Querendo ou não, a Rússia está galgando território, se economicamente a Rússia sairá vencedora aí já é outra história.

Jose
Jose
Reply to  Johan
2 anos atrás

Exato amigo Johan, analises no mínimo infantis, e como você disse não se trata de concordar ou gostar de A ou B, mas sim de avaliar com mais maturidade os fatos, sem ufanismo, sem torcidas, não acredito que alguém em sã consciência fique de fato feliz com os desdobramentos desse conflito, creio que esses comentários e analises tenham mais a ver com paixões pessoais do que algo factível, aparentemente o que estão tentando fazer com essa enxurrada de informações é desviar o foco do tema principal, que a meu ver é o resultado final desse conflito, e gostemos ou não,… Read more »

Felipe
Felipe
2 anos atrás

Nunca li tanta besteira na minha vida…A teoria do sujeito é que esse comboio não foi destruído por a Ucrânia não quis e pq seria melhor para eles…aff..para…não destruiu porque não conseguiu, perderam dezenas de drones tentando e nada. Esse comboio ta na cobertura dos S-400 que estão em Belarus, por isso segue intacto.

Henrique
Henrique
2 anos atrás

Parece que o maior inimigo nessa briga nem é a otan ou Ucrânia é a propria logística doida do putin kkkkkkkk

Johan
Johan
2 anos atrás

Exatamente! Semana passada alegaram que a coluna estava parada por falta de combustível, problemas mecânicos e pneus gastos ou de má qualidade, mas como então esse comboio se dispersou? Vi um vídeo que os caras tem até caminhão equipados com equipamentos de panificação entre outros.
Alguém percebeu que a foto com caminhões velhos estão sem indicação da invasão? Pelo que percebi, a maioria dos caminhões do comboio são “cara curta”.

carcara_br
carcara_br
2 anos atrás

O saco pra ler tudo.
Vou resumir: Kiev não cair o autor tem alguma credibilidade
Kiev cair –> isso foi um monto de lixo.
Aguardemos…

Francisco Soares
2 anos atrás

Fica a pergunta: Por que a Ucrânia não atacou essa quilométrica (64 km segundo consta na matéria) coluna?

carcara_br
carcara_br
Reply to  Francisco Soares
2 anos atrás

Segundo o texto, não foi por falta de capacidade, mas uma “grande ideia genial, deixar a coluna parada e atacar as colunas menores a aproximação”.
Mas o bom que o autor deixou um teste de hipótese, veremos, foi torcedor demais….

Satyricon
Satyricon
Reply to  Francisco Soares
2 anos atrás

Hoje, comprovadamente, as forças armadas russas são o principal fornecedor de equipamentos bélicos para os ucranianos. Atacar o comboio não poderia ser feito sem grandes perdas, então preferiram que ele se dispersasse em unidades menores, facilitando o engajamento em pequenas frações, para recolher o máximo de equipamentos possível.