Membros do Parlamento norueguês propõem transferir mísseis de defesa aérea NASAMS e de ataque antinavio NSM para a Ucrânia

99

NASAMS

“O Ocidente, em particular os países da OTAN, deve aumentar significativamente a assistência militar à Ucrânia. A Noruega tem que transferir para a Ucrânia modernos sistemas de defesa aérea NASAMS e os mais recentes mísseis de ataque antinavio Norwegian Naval Strike Missile”, afirmou o deputado do Storting, o parlamento da Noruega, Ola Elvestuen no comentário à Guildhall.

“É extremamente importante aumentar significativamente a assistência militar à Ucrânia por parte dos países ocidentais e, em particular, da OTAN. A Ucrânia precisa receber mais equipamentos militares e armas mais pesadas, a OTAN precisa fornecer mais de seus melhores e mais modernos sistemas de armas”, disse o político.

“A Noruega tem nosso míssil de ataque de médio alcance NSM (Naval Strike Missile) desenvolvido por Kongsberg – esta é uma arma moderna e poderosa que pode mudar a maré no curso da guerra russa contra a Ucrânia, e acredito que o NSM deve ser entregue à Ucrânia”, diz Ola Elvestuen.

“O mesmo se aplica aos principais sistemas de mísseis antiaéreos noruegueses NASAMS – estes são os sistemas que devem ser fornecidos à Ucrânia para fortalecer sua defesa aérea”, resumiu o membro do parlamento norueguês.

Mais cedo, outro parlamentar norueguês, Rasmus Ganson, também disse que apoiava a transferência de sistemas antinavio e de defesa aérea, sistemas de foguetes de lançamento múltiplo e artilharia da Noruega para a Ucrânia.

Naval Strike Missile (NSM)

Em 30 de março, o governo norueguês anunciou que a Noruega havia doado 2.000 lançadores de granadas M72 para a Ucrânia. Além da Noruega, a Dinamarca também entregou o M72 à Ucrânia – 2.700 unidades.

Um pedido de aumento de suprimentos militares para a Ucrânia também foi feito pelo ministro-sombra da Defesa do Canadá, membro do Parlamento canadense, James Bezan. Segundo ele, o Canadá deve fornecer à Ucrânia mísseis antinavio Harpoon, veículos blindados leves LAV e ambulâncias blindadas, enquanto os aliados da OTAN devem fornecer aeronaves MiG-29.

O Bundestag alemão também pediu maior assistência militar à Ucrânia. O deputado do Bundestag dos Verdes Robin Wagner disse que, juntamente com as sanções e a pressão política sobre a Rússia, é necessário aumentar o fornecimento de armas à Ucrânia para uma defesa eficaz, bem como para a libertação dos territórios ocupados.

O vice-presidente do Seimas da República da Lituânia, Paulius Saudargas, disse que os países que representam a comunidade democrática devem transferir armas pesadas para a Ucrânia, em particular armas pesadas ofensivas, pois a Ucrânia está protegendo a ordem jurídica no mundo.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, anunciou a necessidade de aumentar as sanções contra a Rússia e fornecer mais armas à Ucrânia após o ataque russo a Kramatorsk.

FONTE: Ukranian News

Subscribe
Notify of
guest

99 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Oseias
Oseias
2 anos atrás

A Ucrania precisa de defesa antiaerea de média/grande altura.
Não dá pra preparar uma contraofensiva e reorganizar as linhas logisticas levando bomba na cabeça todo dia.
O problema é que a Otan não tem muito meio termo na area de sistemas antiaereos. Ou são sistemas de Manpad/Shorad ou são sistema muito pesados (como Patriot/Thaad).

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Oseias
2 anos atrás

A OTAN pelo jeito tá focada em abastecer pesadamente as defesas Ucranianas, creio que logo vamos ver muita coisa moderna sendo usada na guerra. Muitos duvidaram de mim quando falei que bastava testar a ameaça de putin para que a OTAN começar a enviar equipamentos mais sólidos ( tanques, blindados, defesas AA de medio e longo alcance). Eslovaquia enviou e putin só ficou na ameaça, agora os aliados estão convencidos que a Rússia só vai latir e podem enviar equipamentos mais modernos e sólidos para a Ucrânia.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

parabéns welitão por ter tido razão desde o começo!

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Oseias
2 anos atrás

O sistema da OTAN com as características que você propõe é justamente o NASAMS.

RDX
RDX
Reply to  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Outros SAM de média altitude disponíveis na Europa:
Aspide – exército italiano
RBS-97 (I-Hawk) – exército sueco
RBS- 23 – exército sueco

Nascimento
Nascimento
Reply to  Oseias
2 anos atrás

Não tem meio termo? CAMM, IRIS-T, MEADs, NASAMs, HISAR-O, BAMSE RBS 23. Mais antigos tem o Aspide e o Hawk… Isso lembrando de cabeça…

ERNANI BORGES
ERNANI BORGES
Reply to  Oseias
2 anos atrás

Minha preocupação é que em retaliação a Rússia reviva a crise dos mísseis em Cuba ou coloquem mísseis balísticos na Venezuela. Essa guerra está escalando perigosamente.

Joe
Joe
Reply to  ERNANI BORGES
2 anos atrás

Falou isso mesmo, sério?

Bosco
Bosco
Reply to  ERNANI BORGES
2 anos atrás

Mas quem disse que a Venezuela quer ou deixa?

Nascimento
Nascimento
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Engraçado os deslikes que tu recebeu. Esta corretamente certo. Os EUA não ameaça (ao menos hoje) a integridade territorial na Vuvuzela, logo não vai ter acréscimo de unidades russas ali… Diferente da Síria no passado que sabemos muito bem o que ocorria naquela região.

Silent Eagle
Silent Eagle
2 anos atrás

Que mandem logo e afundem essas porcarias de navios russos próximo a costa.

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
Reply to  Silent Eagle
2 anos atrás

Pode mandar! Serão destruídos antes de entrar em operação, assim como todos os outros que o ocidente mandou! Ass: Oniks, Kalibr e Kinzhal! hehehe

Silent Eagle
Silent Eagle
Reply to  Yuri Dogkove
2 anos atrás

kkkk nem chegaram e um navio russo pegando fogo em chamas, me diz com par desses o estrago é maior, isso que foi um sistema netuno que Ucrania só tem uma unidade operacional outros que foram encomendados não foram entregues.Imagina com monte desses NASAMS saturando esses navios, perdas ocorrem para ambos os lados, não existe guerra sem perdas. Mas que maravilha esses misseis né kkkk,seria uma pena um caminhão destruído e ter cumprido seu objetivo de afundar um navio com vários marinheiros e ao custo de milhões de dólares. kkkkk o que é um lançador móvel perto de um navio… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Silent Eagle
MAB
MAB
Reply to  Yuri Dogkove
2 anos atrás
Ze das couve
Ze das couve
2 anos atrás

O mundo todo contra a Rússia. Quem mandou fazer Khda.

Henrique
Henrique
Reply to  Ze das couve
2 anos atrás

E em pensar que se a Rússia ficasse de boa uns 30 anos ela poderia ter todos os frutos de um potencia nuclear e com a encomia relevante e o cara jogou tudo fora pra ganhar nada em troca KKKKKKKKKKKKK
.
Nem o Brasil com toda a classe política indiferente pro mundo aqui faria algo assim kkkkk

Eduardo Angelo Pasin
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Não duvide dos nossos políticos

Radagast, O Castanho
Radagast, O Castanho
Reply to  Eduardo Angelo Pasin
2 anos atrás

Eu ri muito kkkk Realmente nunca duvide de um maluco.

PACRF
PACRF
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Excelente comentário, poderio bélico e economia forte. Só sobrou o que eles sempre tiveram desde a II Guerra: poderio bélico. O Putin cometeu um erro muito grave do ponto de vista da geo-política, conseguindo colocar quase todas as grandes economias do mundo contra a Rússia. O povo russo agradece.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Isso porque você não viu a movimentação da baco naquela época da suposta invasão americana na Venezuela, era F-5 voando baixo durante a noite, durante vários dias, uma movimentação pra lá de suspeita e fora dos padrões, mas que os militares sempre vão negar…
Como disse o colega Eduardo, não duvide dos nossos políticos…rsrsrs.

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Pura verdade, o nível de confiança que estava se construindo era tamanho que a França estava para entregar dois porta helicópteros mistral novinhos para Rússia ( foram para o Egito depois que a Rússia invadiu o Georgia)
Gasodutos enormes para Europa…agora foi tudo pro ralo com as loucuras da falida kgb baixando no Putin.

Last edited 2 anos atrás by Capa Preta
Nascimento
Nascimento
Reply to  Henrique
2 anos atrás

A Rússia ta entrando em crise devido as consequências de sanções advindas de países estrangeiros. Nós nos ferramos sozinhos e sem sanção nenhuma desde sempre. É voo de galinha e queda logo em seguida. Foi assim c/ Getúlio, militares e com o PT.

Last edited 2 anos atrás by Nascimento
PACRF
PACRF
Reply to  Nascimento
2 anos atrás

Pior, é que não temos perspectivas de nenhum “voo de galinha” no curto prazo, só recessão, desemprego e queda do PIB.

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
Reply to  PACRF
2 anos atrás

Mas a taxa de desemprego não está despiorando?

Nelson Junior
Nelson Junior
Reply to  Henrique
2 anos atrás

Ficar de Boa é contra a natureza dos Russos

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Ze das couve
2 anos atrás

Mas de acordo com as Putinetes esta tudo correndo bem!
Comentei a um tempo atrás que a corrida da Rússia era para não perder o poder de barganha, pois bem, esse tempo ja passou, a Rússia não conseguirá exigir nada que pareça uma vitória então agora saíram com essa de não negociar.
A guerra vai muito mal para Putin!

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
Reply to  Ze das couve
2 anos atrás

Vc quer dizer: A Rússia SOZINHA contra o “mundo todo”! E o “mundo todo” sendo incapaz de parar a Rússia! Essa é a tradução do que vc acabou de escrever! Ou seja, a Rússia então é a MAIOR potência militar do planeta! Sem mais! hehehe

Jota Ká
Jota Ká
Reply to  Yuri Dogkove
2 anos atrás

Maior potência militar do planeta …. com os recrutas sendo “assados” e “fritados” aos montes dentro de velhos blindados soviéticos!
🙂

Miguel Carvalho
Miguel Carvalho
2 anos atrás

Já vão tarde.
Nesta altura dp campeonato a Ucrânia já devia ter implementado uma defesa aérea por camadas decente.

Isto para os misseis cruzeiro russos é alvo fácil. Sem um ataque massivo visando suprimir as defesas aéreas russas nas zonas ocupadas, pouco impacto irá fazer a não ser atrasar o inevitável.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
2 anos atrás

Eles no bem bom ficam só socando armamento na Ucrânia.E só vai aumentando o sofrimento do povo.

MASTRIT
MASTRIT
Reply to  Renato de Mello Machado
2 anos atrás

Porque teu baixinho mafioso favorito não para com esse sofrimento ? A vaga no inferno já foi reservada com sucesso para verme de Moskovia .

PACRF
PACRF
Reply to  Renato de Mello Machado
2 anos atrás

Concordo. Deveriam deixar a Ucrânia ser arrasada, bem como deixar a Rússia executar sumariamente os mais de 40 milhões de ucranianos, pois não há nenhum ucraniano desejando se submeter à dominação russa. Se assim desejassem, teriam recebidos os russos com flores.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  PACRF
2 anos atrás

Teriam de ter políticas e entendimentos eficazes muito antes do acontecido.Agora vai virar aquele jogo de gato e rato que aconteciam entre as potências da Guerra Fria.Mas vamos lá guerra gera empregos também.

PACRF
PACRF
Reply to  Renato de Mello Machado
2 anos atrás

O problema é que a Rússia estava há anos (desde a derrocada da União Soviética) sem protagonismo no cenário internacional. A única forma da Rússia conseguir algum protagonismo é com seu poderio bélico, pois é um país muito parecido com o Brasil, sem capacidade de influenciar a diplomacia internacional e os organismos multi-laterais. Além disso, tem uma economia muito parecida com a nossa, baseada no extrativismo e na exportação de commodities.

Radagast, O Castanho
Radagast, O Castanho
Reply to  Renato de Mello Machado
2 anos atrás

Bem dizia minha avó quando um não quer duas lumbrigas… acho que não era bem assim o ditado… mas… tu acredita mesmo que tinha espaço para entendimento? O m@luco dançarino de Trepak não estava realmente disposto a negociar, pois já chegou na mesa querendo a neutralidade de todos os países que fazem fronteira com a Russia…. pera ai? a negociação não era com a Ukrania? o que os outros países tem com isso? Essa guerra já estava planejada e iria acontecer de qualquer maneira, só os malucos de papel passado não veem. Pera ai… eu sou maluco… ah! mas ainda… Read more »

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  PACRF
2 anos atrás

Se a Rússia quisesse executar 40 milhões de ucranianos era só bombardear estações de energia, água, depósitos de alimentos, etc, matando-os de inanição, o que claramente não houve até agora.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Renato de Mello Machado
2 anos atrás

Qual sua sugestão?

Gurka1975
Gurka1975
Reply to  Renato de Mello Machado
2 anos atrás

Aliás..se algum dia alguém invadir da mesma forma o Brasil, devia ficar já escrito que não vale o esforço ajudar com armamento uma nação que foi invadida..certo? “Só vai mesmo aumentar o sofrimento do Povo Brasileiro”… É triste ler estas coisas de “cabeças pensantes” que vivem num Pais Livre…Putinetes da treta…pensei… Todos nós temos de ajudar quem é invadido.

Erick Barros
Erick Barros
2 anos atrás

Esses sistemas grandes são alvos fáceis para os russos.
Tem sido assim desde o primeiro dia da guerra, quando o sistema anti-aéreo ucraniano foi sistematicamente destruído.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Erick Barros
2 anos atrás

Nem tanto, o problema é que a Ucrânia só tinha sistema russo, então para os russos foi fácil saber os pontos fracos. Agora os sistemas Ocidentais forma desenvolvidos para lutar conta a Rússia. Tendo então mais vantagem do que os sistemas que os Ucranianos antes detinham. Se for implementado sistemas em camadas a Rússia terá grandes problemas para alcançar seus objetivos aéreos.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Mas eles vão mandar o filé para um exército que nem eles levam fé?

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Renato de Mello Machado
2 anos atrás

Se não tivessem fé não estariam enviando, outra coisa a Ucrânia está sendo uma oportunidade para testar os filés sem ameaçar seu território ou seus soldados.

Nascimento
Nascimento
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Me desculpe mas os sistemas ucranianos eram sim tão bons quanto e quiça melhores que aqueles que os ocidentais que estão tentando oferecer… Mas isso não signifique que eu acho que essa ajuda não significa nada e que tudo será perdido. A Ucrânia tinha a 2ª melhor defesa AAe da Europa Oriental, atrás apenas da Rússia, muito melhor que a da Belarus e que a da Polônia/Romênia que ainda esperam pelos Patriots. Tinham pra curto alcance 300 ZSU-23-4 Shilka, 125 9K33 Osa, 10 Tor e 150 9K35 Strela-10. Pra médio alcance tinham S-125 Peshora e 70 BUKM2. Pra longo alcance… Read more »

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Nascimento
2 anos atrás

Por isso que sublinhei que mesmo tendo boas AA elas eram russas e foram facilmente anuladas pelos ataques russos, possa ser algo relacionado a segredos do projeto que só os russos conhecem não sei. Creio que os ocidentais vão criar uma rede de Defesa AA em camadas para cobrir as falhas naturais do sistema já que cada sistema foi feito para um tipo de interceptação especifica se não o sistema vira um pato, nada, voa e anda porem não faz nenhuma das 3 coisas direito.

Andre
Andre
Reply to  Erick Barros
2 anos atrás

No segundo dia de guerra a Rússia havia dito que as defesas aa da Ucrânia haviam sido destruidas.

Algumas dezenas de aviões e helicópteros abatidos depois, vemos quem estava mentindo.

Plínio Jr
Plínio Jr
2 anos atrás

Não creio no fornecimento de sistemas de defesa sofisticados para a Ucrânia a curto prazo, demanda um tempo para treinamento, tempo é coisa que os Ucranianos não possuem…caso estes sistemas forem fornecidos, os russos vão ter sérios problemas…

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Plínio Jr
2 anos atrás

Acho que os aliados já estão treinando os operadores Ucranianos desde o começo quando perceberam que a Ucrânia segurou a ofensiva Russa e que vão para uma guerra mais longa. Os russos estão contra o tempo, se os aliados treinarem e enviarem equipamentos mais modernos ( só hoje foram 3 confirmações de equipamentos modernos) feitos justamente para uma guerra contra a Rússia a guerra vai se tornar muito pior para os Russos, por isso o tempo é crucial para os russos evitarem que a Ucrânia se rearme.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

A Rússia tá se fazendo de besta.Ela sabe que no T.O tem mais coisa que o exército regular ucraniano e azov ratos.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Renato de Mello Machado
2 anos atrás

Aham perder milhares de equipamentos e soldados só para fingir de besta né……

Maurício.
Maurício.
Reply to  Plínio Jr
2 anos atrás

Na minha opinião, sistemas mais modernos não serão enviados para a Ucrânia pelo simples fato que podem acabar caindo em mãos russas.

Heitor
Heitor
2 anos atrás

Imagino que o ocidente está querendo testar seus sistemas em meios russos em guerra real. Dependendo da quantidade, os NSM podem fazem um estrago e tanto nos meios navais russos

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Heitor
2 anos atrás

Cara eu tenho a plena certeza que a intenção é justamente testar se as armas desenvolvidas para lutar contra os Russos podem realmente estabelecer uma vantagem contra eles, o campo de testes perfeito é a Ucrânia onde nenhum soldado seu vai morrer e ainda vai causar danos pesados aos inimigos.

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
2 anos atrás

Isso sim é uma excelente combinação defensiva para fazer a força aérea e a marinha invasora ficar bem afastada: NASAMS + NSM

No momento a Ucrânia precisa muito de um IRIST-T ou NASAMS. Os Harpons da Inglaterra já estão chegando (se é que já não chegaram)

gordo
gordo
2 anos atrás

Coisa típica de político fazendo pirotecnia para aproveitar a maré política que envolve o tema. Sistemas complexos assim demandam gente especializada para operar de forma satisfatória, e isso se pode ver no investimento que a própria Noruega faz em seu pessoal. Mandar isso para a Ucrânia é correr o risco de cair nas mãos da Rússia e comprometer a segurança da Noruega. Hoje deve ter olheiro Russo até no gabinete do Zelensky e equipamentos assim não chegam despercebidos. Para a Ucrânia hoje o que ajuda são os mísseis portáteis e os equipamentos de uso individual, como uniformes e coletes, tudo… Read more »

Carlos Gallani
Carlos Gallani
2 anos atrás

A iniciativa deste conflito já mudou sutilmente de lado, agora o esforço Russo não é mais de invadir a Ucrânia e sim segurar regiões do Leste, Sul e Sudeste da Ucrânia, menos de dois meses e a ofensiva Russa ja esta se transformando em defesa!
A tendência permanece, a Otan percebeu que é uma ótima oportunidade de acabar com um inimigo e vai bancar a aposta!

Capa Preta
Capa Preta
2 anos atrás

A Suécia declarou que vai entrar para Otan, a Finlândia parece ser a próxima. Bom trabalho Putin,está mais cercado e isolado do que na era soviética, que diria que a outrora grande potência Rússia iria ter quase tornar um estado vasalo da China para sobreviver minimamente em sua economia, uma Coreia do Norte da vida.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Capa Preta
2 anos atrás

Finlandia é quase certa,pelo que li vai ser uma proposta conjunta e seguida de uma aliança militar de ambas para assegurarem a defesa mutua frente a ameaça russa até que a OTAN concretize o ingresso.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
2 anos atrás

E tem mais, segundo a natozista só vamos sair da Ucrânia quando o ultimo soldado Ucraniano tombar

Nilton L Junior
Nilton L Junior
2 anos atrás

As notozetes ficam eufórica quando a Ucrania nius publica essas propaganda.

Luis
Luis
Reply to  Nilton L Junior
2 anos atrás

Chora neném.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Luis
2 anos atrás

mimimimi chapeu de aluminio

Nick
Nick
2 anos atrás

O NSM não é pouca coisa não. Para se ter uma idéia é arma antinavio integrado ao F-35, um míssil antinavio de 5ª geração( furtivo e com AI elevado). Se a Ucrânia receber algumas baterias desse míssil e o NASAMS tb, a Russia vai ter muito do que reclamar.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Nick
2 anos atrás

Tomara que mandem uns lá só pra testar, manda junto de “voluntários” já treinados para fazer um belo estrago na armada russa na costa de Odessa. Na hora que os russos verem uns 5 navios indo a Pique e uns 10 queimando aí vão sentar na mesa e negociar de verdade, até lá eles vão arrotar Choco dizendo que tá tudo dentro do planejado.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Wellington Jr
2 anos atrás

Como se fosse fácil transportar mísseis grandes e pesados pelas estradas ucranianas sem nenhuma defesa aérea.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

não to falando que é facil estou? ou acha que os estrategistas ocidentais não estão tentando corrigir esse problema?

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Wellington jr
2 anos atrás

Só corrigirão se mandarem caças juntos. Não mandam por que tem caças do outro lado também, e com mais liberdade de ação que os aviões da OTAN.

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Os ucranianos acertaram o cruzador russo em Odessa. MD russo fala de um incendio no paiol, se isso for verdade o navio pode ir a pique.

MESTRE ANDRE
MESTRE ANDRE
Reply to  Nick
1 ano atrás

os Russos vao ter de por os navios bem longe. o melhor é leva-los para Rússia pois o mar Negro ou Azov começa a ser pequeno pro alcance dos misseis que vai estar ao dispor dos Ucranianos.

Antunes 1980
Antunes 1980
2 anos atrás

Sinceramente, a OTAN não acreditava que a Ucrânia fosse resistir mais de 15 dias, por isso da ajuda com apenas armas portáteis. Agora com 45 dias e se mostrando um bravo país, o investimento deve ser realmente mais pesado.

Futuramente,vejo a Rússia conquistando Mariopol, Donbass e Lugansk, e parando por aí.

E na sequencia será uma guerra sem fim, entre a Ucrânia e estes estados conquistados.
Será um período ainda mais longo de enfrentamentos.

Só que agora com equipamentos mais sofisticados e letais.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Antunes 1980
2 anos atrás

Acho que a Rússia perde Kherson se a Otan enviar tais equipamentos, os sistemas até agora anunciados para serem entregues são muito mais agressivos que simples armas antitanque leves e Manpads. A guerra vai ter um fim, mas vai ser muito sangrento para ambos os lados porém para o lado Russo vai ser difícil explicar as perdas em campo.

Max
Max
2 anos atrás

E a Rússia recebendo o Astros II…. Rs

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Max
2 anos atrás

Podemos mandar viagra, ai o pau vai comer de verdade.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Nilton L Junior
2 anos atrás

Boa kkkkk

Meireles
Meireles
2 anos atrás

Eu vi um vídeo de um grupo disparando lança-granadas RPG contra um tanque Russo na Ucrânia, e depois comemorando falando allahu akbar, resumindo, os terroristas já estão na Ucrânia, eu acho que o povo Ucraniano errou muito em eleger o Zelensky na Ucrânia, e agora estão pagando o preço da péssima escolha, nunca mais eles terão paz na Ucrânia, o país está sendo dominado por mercenários, terroristas, vendedores de armas, saqueadores, todos os tipos de gente ruim e etc…

Last edited 2 anos atrás by Meireles
Max
Max
Reply to  Meireles
2 anos atrás

E a Europa, vai pagar uma conta de dezenas de bilhões, por conta dos refugiados. A pergunta é, quem está ganhando com isso?

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Max
2 anos atrás

Com o preço atual do petróleo, a Noruega está ganhando.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Meireles
2 anos atrás

Se gritar Allahu Akbar depois de atirar em um tanque inimigo for indicativo de terrorista, a Rússia enviou milhares na forma dos chechenos.

Meireles
Meireles
Reply to  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Kkkkkkkkkkkkk… Acho que a Síria enviou algumas dezenas de soldados sírios pra ajudarem a Rússia também….

Nascimento
Nascimento
Reply to  Meireles
2 anos atrás

Allahu Akbar significa ”Deus é Grande” em árabe. Ele é gritado por TODOS os exércitos árabes, desde os países com cristãos como Líbano e Jordânia até países muçulmanos, todos os falantes da língua árabe ou de religião muçulmana como Albânia, Bósnia e Chechênia gritam isso. Não significa ser terrorista, seja do lado russo ou do lado ucraniano…

paulof
paulof
Reply to  Nascimento
2 anos atrás

E temos os tártaros da criméia que foram roubados e expulsos de suas casas e terras pela ocupação putinesca, são muçulmanos.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Meireles
2 anos atrás

E tem, também, chechenos a lutar do lado da Ucrânia…

Terroristas, mercenários e saqueadores já estão na Ucrânia há algum tempo. Mas entraram pela Bielorrússia e pela Rússia…

Last edited 2 anos atrás by Hcosta
LucianoSR71
LucianoSR71
2 anos atrás

Atenção: saiu no site infodefensa que o Irã enviou p/ Rússia sistemas Astros que teria retirado do Iraque.

LucianoSR71
LucianoSR71
Reply to  LucianoSR71
2 anos atrás
Nemo
Nemo
Reply to  LucianoSR71
2 anos atrás

Seria uma ótima propaganda para a Avibrás.

LucianoSR71
LucianoSR71
Reply to  Nemo
2 anos atrás

Não, por serem operados pelos russos. Além de ser preciso confirmação da notícia, teria que ver todo o pacote que envolve a operação do sistema, manutenção treinamento ( não tenho ideia se a operação difere muito dos equivalentes russos ) e foguetes – poderiam disparar os foguetes russos?

Andre
Andre
Reply to  LucianoSR71
2 anos atrás

Que fase da Rússia hein.

Acabaram seus mísseis de cruzeiro e suas peças de artilharia?

Elisandro
Elisandro
Reply to  Andre
2 anos atrás

Hoje mesmo os russos bombardearam posições ucranianas com mísseis. Saiu até na mídia ocidental…

Andre
Andre
Reply to  Elisandro
2 anos atrás

E mesmo assim precisaram contrabandear astros do iraque?

Max
Max
Reply to  LucianoSR71
2 anos atrás

Engraçado, qndo eu falei mais cefo fui negativado…

Last edited 2 anos atrás by Max
LucianoSR71
LucianoSR71
Reply to  Max
2 anos atrás

Me desculpe não havia visto, mas além das usuais questões ideológicas vc não citou a fonte e podem ter achado que se tratava de uma brincadeira ou fake news. Eu mesmo escrevi em outro comentário que isto ainda precisa ser confirmado, a fonte original é o Jornal inglês The Guardian que afirma também que o Irã já havia enviado sistemas de mísseis Bavar 373 que é “S-300 iraniano”.

Andre
Andre
2 anos atrás

E o jogador de xadrez conseguiu unir a Europa.

Que jogada de mestre…

Boitatá
Boitatá
2 anos atrás

Os russos só vão poder conhecer ver Odessa por fotos agora…

Zezão
Zezão
2 anos atrás

[OFF]
Várias fontes de língua ucraniana relatam que o cruzador de mísseis guiados da classe Slava Moskva, o navio principal da Frota Russa do Mar Negro, está pegando fogo depois de ter sido atingido por 2 mísseis antinavio Neptune ucranianos.
500 russos a bordo.

PS: Relatos de que o cruzador MOSKVA enviou código Morse de AFUNDAMENTO!
https://twitter.com/OSINT88/status/1514348558073438211?s=20&t=-Fhyq7uiSSli4dxGDn4p7Q

Last edited 2 anos atrás by Zezão
Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Zezão
2 anos atrás

Não basta usar chapeu de aluminioi ainda usa droga kkkk que vergonha, a que ponto chega essa pessoal da realidade paralela kkkkkkkkkkkkk

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Nilton L Junior
2 anos atrás

vai no Poder Naval, acabaram de confirmar o incendio no Cruzador.

Andre
Andre
Reply to  Nilton L Junior
2 anos atrás

Pode chorar em posição fetal putinzete, até a midia russa confirmou.

Podemos ver claramente quem está usando chapéu de alumínio e vivendo em realidade paralela.

Glasquis7
2 anos atrás

Não sabia que existiam os mísseis NASAM, sempre pensei que era ap nas um sistema de defesa antiaérea que empregava outros mísseis como por exemplo o AIM 120.

Vivendo e aprendendo.

Segio
2 anos atrás

Foto do NSM

NSM “in action”
https://www.youtube.com/watch?v=um3_6NM6II4&loop=0

leandro
leandro
2 anos atrás

se sem transferencia nenhuma o moscou foi a pique, imagina se estas armas estiverem disponíveis