A queda da cidade ucraniana de Mariupol nas mãos dos russos parece inevitável, mas um grupo de soldados ucranianos permanece escondido nos túneis de um vasto complexo industrial, um dispositivo tático usado por outros exércitos no passado.

Combates em uma área de vários quilômetros quadrados de trilhos de trem, armazéns, chaminés e fornos de carvão e fábricas de todos os tipos. A apoteose da guerra urbana, com visibilidade reduzida, buracos, obstáculos, armadilhas em cada esquina, aço e concreto por toda parte.

E no subsolo deste complexo: túneis. Algumas fontes falam de mais de 20 quilômetros de corredores subterrâneos, com até 30 metros de profundidade. Uma informação que a AFP não conseguiu verificar com fontes confiáveis.

O complexo metalúrgico Azovstal, pertencente ao grupo Metinvest (controlado pelo homem mais rico da Ucrânia, Rinat Akhmetov), é, juntamente com a fábrica Azovmash, o coração dos combates em Mariupol nas últimas semanas.

“É uma cidade dentro da cidade, com vários níveis subterrâneos que remontam aos tempos soviéticos, você não pode bombardear, tem que limpá-la por baixo. Isso levará tempo”, admitiu na semana passada Eduard Basurin, representante das forças separatistas pró-russas em Donetsk.

A entrada das forças russas nos túneis é “impossível”, segundo Alexander Grinberg, analista do Instituto de Segurança e Estratégia de Jerusalém (JISS). “Podem tentar, mas serão massacrados porque os defensores têm toda a vantagem tática.”

Stalingrado, o precedente

Os túneis vietnamitas de Cuchi, perto da cidade de Ho Chi Minh, durante a guerra da Indochina, do Hamas em sua luta contra Israel ou os do grupo Estado Islâmico (EI) em Mossul são alguns dos exemplos históricos dessa tática.

Mas o melhor exemplo é a mítica Batalha de Stalingrado (1942-1943) durante a Segunda Guerra Mundial, com os intensos combates na fábrica “Outubro Vermelho”.

“Os soviéticos usaram os esgotos e os túneis para chegar por trás das linhas alemãs”, explica à AFP um oficial militar francês.

Até hoje, os túneis ainda são muito eficazes para criar incerteza no adversário.

Reduzem a eficácia da artilharia inimiga, dos ataques aéreos, da infantaria e do franco-atiradores. Tornam inútil a vigilância por satélite a complicam as informações técnicas, dando aos defensores uma vantagem de implantação.

“Mas deve que ser uma rede muito densa. Deve haver armas, munições, alimentos e bebidas armazenados. Isso requer uma fase significativa de preparação”.

Água e gás

James Rands, analista do instituto britânico de informações privadas Janes, fala, por sua vez, do necessário e delicado treinamento dos soldados.

“O espaço apertado leva ao combate de curta distância, o que limita a eficácia de algumas armas”, diz. E os explosivos dobram seu poder, mas seu uso pode se voltar contra quem os usa.

No nível tático, “comando e controle são extremamente difíceis. As comunicações normais são ruins e se os túneis não estiverem bem mapeados, a consciência situacional é menor”, acrescenta Rands.

Sem falar no inferno de uma retirada médica. Em tese, “uma hora de avanço em uma rede subterrânea supõe dez se for necessário evacuar vítimas”, afirma.

Mas fazer desta fortaleza subterrânea ucraniana uma posição inexpugnável exige que os defensores tenham suprimentos, como óculos de visão noturna. Algo que pode não ser assim.

E eles correm o risco de os russos inundarem os túneis ou dispersarem gás ou outros produtos químicos para expulsar os defensores.

Sem mencioná-la diretamente, o presidente russo, Vladimir Putin, garantiu na terça-feira que a ofensiva continua de acordo com suas projeções, sem revelar datas, por isso é difícil saber quanto tempo durará essa batalha.

FONTE: AFP, via GZH

Subscribe
Notify of
guest

110 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
2 anos atrás

Mariupol já era pra Ucrânia

Miguel Carvalho
Miguel Carvalho
Reply to  Fabio Jeffer
2 anos atrás

Desde o primeiro dia. Mas era o necessário para atrasar o avanço russo para Odessa.

Sozinhos os ucranianos não tem hipotses, vão lutando como podem, mas a superioridade material russa é maior.

Mais cedo ou mais tarde, o poder russo irá prevalecer, e não olham a meios para atingir fins.

Rayan
Rayan
Reply to  Miguel Carvalho
2 anos atrás

Se a Rússia prevalecer na Batalha de Donbass em semanas e com poucas perdas, vão escalar em outras frentes, principalmente Mikolayev, Kharkiv, Odessa e atacar o restante da infraestrutura crítica de Kiev e Lviv.

Se tiverem outros impasses operacionais, vão partir para o uso de armas convencionais de ampla destruição sem qualquer preocupação com danos colaterais.

O fato é que chegaram a um patamar de não recuo.

Carlos
Carlos
Reply to  Rayan
2 anos atrás

Resta saber é se a Rússia tem dinheiro para isso tudo e com reservas e novos recrutas não vai longe

Rayan
Rayan
Reply to  Carlos
2 anos atrás

Recursos militares sem dúvida tem.

Recursos humanos sempre é um problema, vide a questão do baixo efetivo empregado na 1a fase em 5 frentes.

Recursos orçamentários para esse ano creio que tenha, porém se essa guerra continuar em larga escala para ano que vem, possivelmente vão ter que entrar em regime de economia de guerra, com resultados horríveis do ponto de vista social.

Carlos
Carlos
Reply to  Rayan
2 anos atrás

Claro que tem recursos militares para reequipar o exercito ucraniano porque capturou mais blindados do que os que perdeu. Volto a afirmar que perder 880 milhões de euros por dia é caso para dizer que nunca irá ganhar essa guerra, eventualmente uma batalha como a de Mariupol, que está cercada à mais de 40 dias e sem ser reabastecida com novas armas, munições e viveres, porque ninguém luta de barriga vazia, que o digam os militares russos que se renderam porque tinham as rações de combate estragadas e fora de prazo devido à corrupção no exercito vermelho ou russo

Caerthal
Caerthal
Reply to  Carlos
2 anos atrás

A Rússia não tem dinheiro para PERDER ESSA GUERRA.

Carlos
Carlos
Reply to  Caerthal
2 anos atrás

blublubliu és infantil demais para responder a este comentário

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Rayan
2 anos atrás

“vão isso, vão aquilo”. Pegando um trecho do seu comentário para mim no outro post: “isso não passa de uma torcida pessoal sua”. Talvez nem os próprios russos saibam quais serão os próximos passos. Talvez eles próprios já tenham estabelecido qual é o limite temporal/operacional/político/econômico. E um brasileiro se acha apto de afirmar que eles vão fazer isso ou aquilo. E afirmar de forma despregada dos movimentos que ocorreram/estão acontecendo, que é a rumada russa para leste. Qual seria a lógica de os russos abrirem mão de posições já dominadas, seja em Kiev, Kharkiv ou nas proximidades de Mykolaiv, possibilitando… Read more »

Rayan
Rayan
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

Cara, me retratei , tive postura de hombridade e você vem resgatar discussão de outro tópico aqui? atitude lamentável. Você age com imaturidade trazendo polêmica aqui.

Quanto aos objetivos narrados, tracei um panorama com base no que li em vários sites específicos, óbvio que ninguém aqui, nem você tem condições de ter certeza de nada, muito menos se a Ucrânia sairá derrotada ou vitoriosa. O que se faz aqui é debater com embasamento no que se pesquisa. Daí eu trazer um panorama das possíveis metas russas com base em vários analistas militares que li.

Depois fala que não está pilhado.

Last edited 2 anos atrás by Rodolfo Laterza
Rayan
Rayan
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

E outra: falei atacar a infraestrutura crítica de Kiev e Lviv, através de mísseis de cruzeiro, algo que já fazem ao longo deste conflito, não de invadir e ocupar, já que não possuem efetivo para tal conforme já amplamente discutido. Mas sua reação demonstra dificuldade de contextualizar o que escrevi, parece que ficou melindrado com o debate no outro tópico. Relaxa e segue em frente, cara, futilidade tua ficar agindo com melindre aqui pra causa de opinião. Da mesma forma qual teu embasamento no que você falou tanto sobre a reconstrução da Ucrânia e não haver dependência de instituições fortes… Read more »

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Rayan
2 anos atrás

Trazendo que polêmica para cá? Lá você tentou me enquadrar, genericamente, como torcedor da Ucrânia, como se “você está comentando isso por estar do lado da Ucrânia”. Eu contra argumentei e você se retratou, retratação essa que eu ainda não havia visto antes de comentar aqui. Entretanto, no meu comentário aqui, eu não tentei te colocar, genericamente, como torcedor da Rússia, como você fez comigo. Não quis dizer “você só se posiciona dessa forma por que é torcedor da Rússia”. É nítido que eu me refiro ao ponto específico em que você ATESTA qual será o movimento e trago meus… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Felipe Morais
Rayan
Rayan
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

Atitude totalmente infantil a sua, rapaz. Além de mimado. Eu retratei-me diante de teu melindre, falei numa boa e você, permeado de convicções sem embasamento, querendo impor tua versão… sequer contrapondo com foco no que falei n vezes
Fala sério. Faz o seguinte: fica com tua percepção de inteligente e auto -engano e me ignora. Melhor.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Rayan
2 anos atrás

“Calma Rayan, você está muito pilhado. Por que está sendo tão melindroso assim”? Palavras tuas. Me chama de infantil, mas quem tentou vestir uma camisa em mim foi você. Diz que minhas convicções não possuem embasamento, mas quem apresentou conclusões sem fundamento algum foi você. Diz que não me contrapus com foco, sendo que quem mudou de assunto, pra tentar sair por cima na discussão, foi você. Argumentei, expliquei e reforcei o que estava falando e você insistiu em fingir que não estava entendo para não dar o braço a torcer. Por fim, diz com ironia, que minha percepção é… Read more »

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Rayan
2 anos atrás

E mais, quanto a esse trecho final: “Fala sério. Faz o seguinte: fica com tua percepção de inteligente e auto -engano e me ignora. Melhor.” Alguns aqui, quando são contestados, apresentam essa frase “me ignora”, “não responda meus comentários”. Os três sites da trilogia são uma das opções mais amigáveis para quem tem interesse em informações relacionadas a defesa. A qualidade das matérias (maior parte delas), o design amigável, a fonte nas informações, a classificação como sítio jornalístico etc. Há bastante tempo alguns apontam haver uma coordenação de comentários aqui, alegando que algumas pessoas comentam com perfis diferentes. Até pouco… Read more »

Rayan
Rayan
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

Cara, a questão é que você se melindra em ser contraposto, não aceita nem uma retratação e fica insistindo em retomar algo pontual que te incomodou. Acho essa atitude infantil, se não gostou, seu direito. Quanto à desinformação, mentirosos, provocadores e torcedores virtuais, sou um dos que mais critica, já que não possuem embasamento nem mínima capacidade de debater. Assunto encerrado, Felipe. E sobre me ignorar é em função de você não conseguir superar a situação que te incomodou mesmo com esclarecimento meu, etc, já que não passa para outro tema ou debate e resgata o que já tinha se… Read more »

Rayan
Rayan
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

E Felipe, você não vem autoridade maior para refutar ninguém nem sequer sair contrapondo com base na que acha. Que isso, cara. Você é mais um participante, A fala sua é arrogante e prolixa. Tenha mais humildade, colega. E trazer fontes de analise é essencial. Eu lhe trouxe diversas, estudos sérios e você ignorou. Como querer se colocar como um refutador auto-legitimado? Questão de maturidade.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Rayan
2 anos atrás

Rayan, tenho autoridade para “tentar” refutar qualquer pessoa. Qualquer um aqui tem. Nossa Constituição nos garante esse direito. Tendo um argumento, acredito sim que posso me posicionar e tentar refutar a qualquer um. Se vou conseguir ou não é outra história e é uma análise subjetiva de cada um que veja a discussão. “Tenha mais humildade, colega. E trazer fontes de analise é essencial. Eu lhe trouxe diversas, estudos sérios e você ignorou.” Rayan, maçante é eu repetir, pelo menos, 5 vezes, que eu não estava falando sobre o assunto dos textos que você mandou e você continuar insistindo que… Read more »

Rayan
Rayan
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

Ok. Depois de se intitular com autoridade com base na “Constituição”, desenvolvendo apelo a uma hermenêutica mais que batida e própria de liberais universitários que vivenciei ao longo da vida cheio de complexos, basta ver teu tipo afetado . Se me refutar como fez, mal embasado e sem argumentos, vai ficar no vazio e cair na choradeira infantil típica. E sua opinião para mim não faz diferença, sua sustentação é fraca, melindrosa, afrescalhada e irritante. Caramba… Segue tua vida.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Rayan
2 anos atrás

“calma Rayan, não seja tão mimadinho”. Palavras tuas. Sim, sou uma autoridade no exercício dos meus direitos, assim como de meus deveres, nos exatos termos previstos na constituição e no ordenamento jurídico brasileiro. Assim como você e qualquer outro aqui tbm é. “sua sustentação é fraca, melindrosa, afrescalhada e irritante”. – Ao menos tenho culhão de não precisar desviar o assunto pra me sentir por cima em uma discussão. Aqui é argumento reto e direto. Passível de ser contra argumentado e refutado, sem precisar usar de artifícios sorrateiros para tentar me sentir melhor. Nessa conversa de menos de 24 horas… Read more »

Rayan
Rayan
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

Não tive qualquer propósito em te ofender. Apontar tua sustentação como infantil, melindrosa, afrescalhada no debate é uma crítica justa diante de você não encerrar a discussão. Não sabia que você iria relacionar a postura em um debate a sua pessoa, recomendo que se abstraia, faz mal isso. Siga em frente, quem provocou toda essa discussão irritante foi você, quem persiste é você, quem se recusou a me ignorar foi você, quem quer ficar na gritaria virtual aqui e resgatar assunto encerrado foi você. Faz o seguinte: eu vou te ignorar. Resolvido. Seja feliz. Parabéns por ser autoridade, prefiro me… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Rodolfo Laterza
João Paulo
João Paulo
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

Rapaz você volta e meia se contradiz. Diz que não tem partido mas fica todo afetado com qualquer coisa que falam contra Ucrânia.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  João Paulo
2 anos atrás

Como expliquei ao Rayan, se vejo mentira descarada, vou responder. Convenhamos, temos um grupo de perfis aqui altamente engajados em criar factóides a favor da Rússia. Basta você dar uma olhada na recente matéria da doação de matérias pela Rep. Tcheca. Basta você perceber que alguns perfis apareceram, recentemente, com enorme participação nos sites, enquanto perfis que participavam ativamente deram uma “sumida”. A escrita é a mesma. O conteúdo é o mesmo. É nítido o que está acontecendo. Mas enfim, tbm já tentei refutar pessoas que estavam mentido em prol da Ucrânia, como, por exemplo, quando disseram que os russos… Read more »

Ze das couve
Ze das couve
Reply to  Fabio Jeffer
2 anos atrás

Essa guerra de conquista territorial está saindo cara para a Rússia. Será que valeu a pena?

Erick Barros
Erick Barros
Reply to  Ze das couve
2 anos atrás

Não vai valer é para a Ucrânia.

Romario Silveira
Romario Silveira
Reply to  Erick Barros
2 anos atrás

Mas não é a Ucrânia que está indo em direção a Moscou, é justamente o oposto. A Ucrânia está fazendo o óbvio: LUTAR. Esse pensamento de valer ou não valer não se aplica ao país invadido, não existe esse cálculo. Tem áudio de russos roubando e estuprando civis, destruindo cidades, mutilando civis etc…existe um racismo muito forte dos russos contra o povo da Ucrânia, na verdade essa guerra é bem racial, não tem como a Ucrânia NÃO reagir, estamos falando de 44 milhões de pessoas, é o Estado de SP em guerra, é enorme! Não há outra opção, a Rússia… Read more »

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Ze das couve
2 anos atrás

Proposito do Putin foi pavonar, não teve nenhum prático levando em consideração o gasto de recursos humanos e materiais por esse pedaço minusculo de terra.

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
Reply to  Ze das couve
2 anos atrás

Em uma guerra o importante é o OBJETIVO! Vc deveria saber disso! A Rússia quando entrou tinha Donetsk, Luhansk e Crimeia! E sairá com +3 anexados! Como eu disse, o importante é o objetivo! ZZZ

Gustavo
Gustavo
Reply to  Yuri Dogkove
2 anos atrás

Uma maravilha esse algoritimo. Dependendo do comentário, cada like conta um deslike. Um deslike é só um deslike.

Carlos
Carlos
Reply to  Yuri Dogkove
2 anos atrás

De acordo com o discurso de Putin no dia 24 de Fevereiro o objetivo era conquistar a Ucrânia e integra-la na Federação Russa, no final da primeira semana já só era conquistar Kiev e colocar um governo fantoche, agora em desespero de causa é só conquistar o resto do Donbass e o corredor entre o Donbass e Odessa, ficando com todo o acesso ao mar, mas seja como for a Ucrânia já ganhou ao pedir a adesão à UE enquanto a Rússia não irá recuperar nem nos próximos dez anos porque 880 milhões de euro por dia dá muito jeito,… Read more »

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Fabio Jeffer
2 anos atrás

A Ucrânia já era para a Ucrânia.Aquilo ali virou terra de ninguém entre a Otan e a Rússia cada um com seus objetivos.

Rayan
Rayan
Reply to  Renato de Mello Machado
2 anos atrás

Guerra declarada de procuração.

PACRF
PACRF
Reply to  Fabio Jeffer
2 anos atrás

Demorou. Resta saber o que a Rússia vai fazer com o que sobrar da Ucrânia. Talvez a melhor opção será executar sumariamente os mais de 40 milhões de ucranianos, porque nem um deles deseja ficar sob domínio russo. Coitados, sonharam que um dia poderiam integrar a UE. O problema é que a Rússia nunca se preocupou com o bem estar e as liberdades individuas de seus cidadãos, por que iria se preocupar com o bem estar e as liberdades individuais dos ucranianos?

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  PACRF
2 anos atrás

Isso aí é fácil sem precisar matar ninguém.É só escolher o lado tipo a Coreia do Norte e Sul.No caso Ucrânia ocidental e oriental.

Hcosta
Hcosta
Reply to  PACRF
2 anos atrás
SteelWing
SteelWing
Reply to  PACRF
2 anos atrás

A única instituição que até hoje impediu a Ucrânia de Entrar na União Europeia foi a própria União Européia.

Erick Barros
Erick Barros
2 anos atrás

O mais ‘correto’ seria inundar esses túneis.
Só que existem relatos de laboratórios biológicos lá dentro, inclusive com a presença de estrangeiros.
Outra opção seria dinamitar todas as entradas.

seuzénétiuôrqui
seuzénétiuôrqui
Reply to  Erick Barros
2 anos atrás

Sim….dinamitar todas as entradas seria uma boa alternativa. Os russos não sofreriam nenhuma perda. Mas eu acho que os russos querem “desentocar” todos os que estão lá dentro porque existe forte suspeita de que muitos estrageiros estão escondidos lá embaixo, inclusive um general dos eua pode estar bloqueado dentro desses tuneis, assim como militares da legião estrangeira (patrulhas avançadas dos libertadores acharam uma boina verde da legião estrangeira). Também suspeita-se de que existe um laboratório secreto dos eua para a fabricação de armas biológicas. Muitos nazistas foram capturados e depois de “amaciados”, devem ter contado tudo isso aos russos. Os… Read more »

gordo
gordo
Reply to  Erick Barros
2 anos atrás

Mesmo que não inundem com o que for, seja água ou gás, basta trancar as entradas e esperar alguém bater pedindo para sair, não podem ficar lá para sempre sem víveres. Tenho pena do povo Ucraniano, vítima da Rússia e da OTAN. Caindo Mariupol em breve cairá Odessa e será o fim do acesso ao mar, e essa será a moeda de troca Russa. A Ucrânia vai reconhecer os territórios separatistas e Criméia para poder ter acesso ao mar. Vai custar bem mais caro do que a seis meses atrás.

Rayan
Rayan
Reply to  gordo
2 anos atrás

A questão é que são 24 km de túneis com inúmeras saídas, inclusive para área externa. Exigirá um esforço enorme promover uma operação de inteira neutralização e eliminação.

Gurka1975
Gurka1975
Reply to  Erick Barros
2 anos atrás

Gostava de saber se fosses tu a lutar pela Tua Terra….na volta eras pró-invasor..belas cabecinhas que temos nesta nossa Humanidade.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Erick Barros
2 anos atrás

Vc ainda não me respondeu…
Seu manifesto é integralista? Maçônico?…

Joe
Joe
Reply to  Carvalho
2 anos atrás

Nao esqueça de tomar seu remedinho para a cabeça.

MAB
MAB
Reply to  Joe
2 anos atrás

Mas ele já esqueceu de tomar a anos. Não notou pelos comentários totalmente sem pé nem cabeça !??

“O ser de vida eterna ” Cadê o Lion para dar cabo neste sujeito !

Augusto L
Augusto L
Reply to  Erick Barros
2 anos atrás

Depois de “MILITARES DA OTAN CERCADOS EM MARIUPOL” temos a parte 2 “ELES TEM LABORATORIOS BIOLOGICOS”. Favoritos para o premio Toninho 2022 de criatividade e alucinação

Erick Barros
Erick Barros
Reply to  Augusto L
2 anos atrás

São informações que estão circulando pela rede.
Agora, como vc é militar e pode ter informações que não sabemos, sugiro que compartilhe.
Mas primeiro, ainda falta descobrir de qual navio venezuelano vazou o óleo nas praias no Nordeste.
A gente lê cada coisa……

Rayan
Rayan
Reply to  Erick Barros
2 anos atrás

Não é bem assim, com respeito a sua opinião. Em ambientes muito confinados até 2 combatentes bem armados podem retardar o avanço de um pelotão inteiro, principalmente se o espaço for reduzido. É um tipo de combate física e mentalmente desgastante ao nível máximo..

Rayan
Rayan
Reply to  Rayan
2 anos atrás

Ok, vamos aguardar o curso da batalha..

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
Reply to  Erick Barros
2 anos atrás

KAB-1500LG-Pr-E

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
2 anos atrás

Eu tinha pensado nisso de inundarem os túneis para pegar os ratos Azov e os estrangeiros. 

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Renato de Mello Machado
2 anos atrás

É o que certamente será feito.

Erick Barros
Erick Barros
2 anos atrás

Ontem, mais de mil Fuzileiros ucranianos se renderam.
A situação mais difícil é para Azov.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Erick Barros
2 anos atrás

É.Mas não foi do lado da Ucrãnia. Não vale ser comentado.

Wagner
Wagner
2 anos atrás

Segundo nossos generais especialistas que emitiam relatório diário sobre a guerra Kiev caiu em 16 dias… segundo nosso vice Mourão, Putin não vai invadir, só está exercendo o “direito de espernear” e fazendo pressão na fronteira..

Quanta asneira, nosso militares são uma vergonha.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Wagner
2 anos atrás

Quem não respeita nossas especialistas munidos de picanha e viagra, leva negativação.

Joe
Joe
Reply to  Pablo Maroka
2 anos atrás

Não fala de viagra que a censura vem pesada. Apagaram todos os comentários no post sobre dia do exército. Eles tem medo dos milicos da ditamole.

Last edited 2 anos atrás by Joe
Fernando
Fernando
Reply to  Wagner
2 anos atrás

Os especialistas estão brigando com a realidade.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
2 anos atrás

Os caras estão sendo moídos. Não tem comida, munição. Muitos feridos. Abandonados pelos chefes. Somente ontem mi fuzileiros navais se renderam. Muitos feridos tratados em hospitais russos. O problema são os milhares de instrutores e especialistas da OTAN que se encontram entre eles que não foram resgatados a tempo. Militares americanos, ingleses, legião estrangeira francesa e outros. Razão pela o chefe do serviço secreto foi defenestrado do cargo. Aí fica dificil os americanos aceitarem a rendição. Investiram muito dinheiro e prestígio nesta brincadeira. Imagina as caras dos Bidens e Macrons da vida quando estes especialistas forem presos depois da inevitável… Read more »

Augusto L
Augusto L
Reply to  Antonio Palhares
2 anos atrás

Dos mesmos criados de “A Russia vai chegar em Kiev em 4 dias”, “É somente uma operação especial”, “Temos que desnazificar a Ucrânia”; ” Esta tudo indo conforme o planejado”; “Destruímos 2000 blindados Ucrânios, todos da Legião estrangeira”; “Matamos o Mercenário globalista Wali assim que pisou na Ucrânia”, “Seus NLAW não funcionam” (Nossos tanques que gostam de virar bolas de fogos kkkk); “Destruímos todos seus misseis antiaéreos” (Nossos pilotos que gostam de pular de aviões) e “Zelenski é um palhaço” (Não obedece seus mestres superiores e colonizadores do leste). Agora nos apresentam “CERCAMOS MILITARES DA OTAN EM MARIUPOL” estrelado por… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Augusto L
Rayan
Rayan
Reply to  Antonio Palhares
2 anos atrás

Relatórios do Newsfront indicam ser em torno de uma centena de estrangeiros combatentes.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Rayan
2 anos atrás

“Relatórios da Pravda do século 21” corrigi para vc amigo. Que eu selecionei através das meus vieses. Pode lê amigo não vamos ser controlados pelo lixo ocidental 🙂

Last edited 2 anos atrás by Augusto L
Junior Souza
Junior Souza
2 anos atrás

Um feito inacreditável para muitos, pelo menos até poucas semanas. A Ucrânia mal armada, desmobilizada e assustada conseguindo segurar a segunda maior potencia militar da terra. Independente do resultado temos que reconhecer a bravura destes homens que se recusam a se render

Last edited 2 anos atrás by Junior Souza
Fish
Fish
Reply to  Junior Souza
2 anos atrás

A Ucrânia mal armada, desmobilizada e assustada” Só errou aqui campeão, se estivessemos em 2014 até concordaria. Mas de 2014 até o começo da guerra os ucranianos vem recebendo treinamento e armas da OTAN

Rayan
Rayan
Reply to  Fish
2 anos atrás

Segundo maior exército da Europa.

Rayan
Rayan
Reply to  Junior Souza
2 anos atrás

Permita -me discordar apenas sobre a Ucrânia ser mal armada, treinada e equipada. Em outros tópicos, frisei que é um Exército numeroso, com mais de mil tanques, milhares de blindados, centenas de MLRS, centenas de sistemas antiaereos, milhares de sistemas antitanque. O segundo maior exército da Europa. Não é uma adversário fraco.

Luis
Luis
Reply to  Junior Souza
2 anos atrás

segunda maior potencia militar da terra no papel e nos sonhos molhados dos comunas

Vitor Monteiro Camargo Ortiz
Vitor Monteiro Camargo Ortiz
2 anos atrás

Muito fácil em resolver os esconderijos desses ratos injeta gás sarin, acabou a brincadeira de esconde esconde. Americanos fizeram está prática nas montanhas do Afeganistão com o aval da Otan.

Marc Dini
Marc Dini
Reply to  Vitor Monteiro Camargo Ortiz
2 anos atrás

Uso de gás SARIN no Afeganistão. Onde este a fonte dessa afirmação?

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Vitor Monteiro Camargo Ortiz
2 anos atrás

Não se mata esse tipo de rato com gás, é importante capturar aqueles que se ficar querendo briga vai tomar pau, julgar pela lei de guerra, se for mercenário é execução ou prisão perpétua, se for das forças regular libertar por outros soldados presos.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Vitor Monteiro Camargo Ortiz
2 anos atrás

O uso de arma químicas é proibido, é crime de guerra, se a Rússia usar ( o que não duvido nem um pouco) , vai abrir um precedente muito perigoso para a própria Rússia.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Vitor Monteiro Camargo Ortiz
2 anos atrás

“Americanos fizeram está prática nas montanhas do Afeganistão com o aval da Otan.”

Nop. Usarem infantaria, que do lado de la é extremamente profissa e não cabeça de jarro igual no lado russo.

Dom Rener
Dom Rener
2 anos atrás

O putin logo vai pro cemitério. As duas russas se dividirão. Religião e tirania caminham juntas

Maurício.
Maurício.
2 anos atrás

A Ucrânia pode acabar tendo o mesmo futuro da Líbia, ou seja, pode acabar virando um colcha de retalhos, na Líbia além das milícias, e dos mais de 20 mil mercenários, ainda tem Rússia, Catar, Egito, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar e Turquia, todos apoiando com militares ou mercenários, cada país quer tirar uma casquinha da desgraça alheia.

Luis
Luis
Reply to  Maurício.
2 anos atrás

cada um acredita no q quiser, muito engraçado os comentários

Fernando
Fernando
2 anos atrás

Se o Putin acessar o fórum ganha a guerra em dois dias, só tem especialista em combate em túnel kkkkk

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Fernando
2 anos atrás

Se o Ze Lelenqui acessar o fórum os Russos perderam Criméia, Luhansk e Donesk está na mão da Ucrânia e a natozista não precisa enviar armas, ah e também não perderam tropas e equipamentos, e sua economia vai de vento em popa.

Max
Max
Reply to  Fernando
2 anos atrás

Kkkkk

Max
Max
Reply to  Max
2 anos atrás

Os boots a mil pela trilogia… Kkkkk

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Max
2 anos atrás

bots com chapeu de alumínio

Max
Max
Reply to  Nilton L Junior
2 anos atrás

vejo negativações d mais em comentários simples. Só pode ser robô…

naval762
naval762
2 anos atrás

Tranca tudo e deixa os defensores lá, os russos têm muita coisa pra se preocupar além de um monte de ratos de túnel.

Mensageiro
Mensageiro
Reply to  naval762
2 anos atrás

Pq vc chama o povo ucraniano de ratos? Comentários como o seu deviam receber no mínimo advertência

Fernando
Fernando
Reply to  naval762
2 anos atrás

Sim, deve ter só dois buracos, um com uma placa escrito entrada e no outro com uma escrito saída, simples assim.

Antunes 1980
Antunes 1980
2 anos atrás

A Rússia está cortando dobrado com o aguerrido povo ucraniano.

Historicamente os russos sempre tem dificuldades contra povos nacionalistas. 

Podemos lembrar dos derrotas russas contra os finlandeses em 1939-1940, afegãos 1979-1988, chechenos 1994-1996 / 1999-2002, e agora os ucranianos.

Vitor
Vitor
Reply to  Antunes 1980
2 anos atrás

Camarada está lendo muito gibi…bom livro de história vai te colocar na realidade.

Antunes 1980
Antunes 1980
Reply to  Vitor
2 anos atrás

Então segundo seu livro de história, a Finlândia pertenceu a USSR, o Afeganistão virou um estado socialista e a Chechênia abandonou o islamismo e virou socialista, você confirma todas estas ” vitórias” soviéticas?

SteelWing
SteelWing
Reply to  Antunes 1980
2 anos atrás

fala isso pros chechenos, que estão combatendo na ucrânia como parte da russia. E também pros finlandeses que perderam parte de seu território. Ah sim e o regime comunista do afeganistão durou até 1992, até mais que a propria urss.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Antunes 1980
2 anos atrás

É porque o livro de historia dele é certificado pelo MEC. clássico livro que dedica 2 paginas para a Segunda Guerra mundial e um paragrafo sobre o envolvimento do Brasil e 1 capitulo todo sobre o João VI gostar de coxa de galinha.

Luis
Luis
Reply to  Vitor
2 anos atrás

o tipo de livro de história q tem mais mentiras e fantasias do q os gibis, é o “bom” livro de história

Augusto L
Augusto L
Reply to  Antunes 1980
2 anos atrás

Nacionalismo foi criado para isso, para as nações diminuírem a entropia do caos em volta. No caso especifico o caos é o projeto imperial chamado Rússia.

Last edited 2 anos atrás by Augusto L
Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Antunes 1980
2 anos atrás

A Finlândia não ganhou a guerra contra a URSS, é o que dá dormir na aula de história.

Luis
Luis
Reply to  Antunes 1980
2 anos atrás

talvez seja porque a união soviética/russia nunca conquistou vitória em nenhuma guerra q lutou sozinha.

Mensageiro
Mensageiro
2 anos atrás

Bem típico dos russos, agir na covardia

XFF
XFF
2 anos atrás

Os Russos nem precisam entrar no túnel, basta localizar onde é entrada e saída do túnel e fechar.
A fome, calor e o frio farão o resto do trabalho.

Fish
Fish
2 anos atrás

Taca água nesses túneis e selem as saídas, num instante saem de lá

Last edited 2 anos atrás by Fish
Carvalho
Carvalho
Reply to  Fish
2 anos atrás

Qual a sua frustração?
Pelo simples fato deles terem demonstrado as fraqueza do Exército do Putin?
Deles terem resistido aos heroicos Chechenos?

Erick Barros
Erick Barros
Reply to  Carvalho
2 anos atrás

São nazistas de Azov.
Quem não é, está se entregando.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Fish
2 anos atrás

Não podemm, Peixinho!!!!!!!

De acordo com os roteiristas de Zollywood ratos geneticamente modificados por globalistas da OTAN através de laboratórios biológicos programados para fazer soldados russos encontrarem seus criadores do andar de baixo

Erick Barros
Erick Barros
Reply to  Augusto L
2 anos atrás

Deixa o Zelensky proclamar mais vezes ao Mundo que Mariupol foi destruída e seus amigos nazistas estão em tocas.
Aliás, a nova dele é que os russos estão usando fósforo branco.
Está chorando por antecedência a derrota e a morte de milhares de seus soldados.
Sinto, mas a guerra é assim.

Antonio
Antonio
2 anos atrás

A guerra em Mariupol parece ter uma dinâmica própria.

Entretanto, a saída das tropas russas do norte da Ucrânia deve ter liberado muitas tropas ucranianas para lutar em outras frentes.

Em tese, essas forças que defendiam a capital do país seriam as mais bem preparadas e armadas. Se Kyev caísse, cairia a Ucrânia.

Minha hipótese é que agora essas tropas sejam alocadas para reforçar a proteção de Odessa

Erick Barros
Erick Barros
Reply to  Antonio
2 anos atrás

Muitos desses reforços foram destruídos nas estradas.
Em tempo
Foram publicadas as fotos dos S-300 destruídos em Dnipro.
A guerra lá está nesse pé.
Ucraniano que botar a cabeça pra fora é decapitado.

Rayan
Rayan
2 anos atrás

Com base em experiência vivida, realmente a batalha nós túneis da usina Azovstal será encarnecida e durará semanas. A questão no combate urbano em áreas densamente povoadas e locais muito apertados é que dois/três combatentes podem obter vantagem tática superior perante um pelotão inteiro se tiverem quantidade razoável de munição, água, alimentos e disposição ao combate e preparo físico e mental. Outro detalhe pouco considerado: ventilação e aeração, pois é impossível aguentar horas de tiroteio com inalação de gases propelentes das munições em ambientes confinados. Fora os danos auriculares.. Não apenas óculos de visão noturna são importantes. Para essa incursão… Read more »

Joe
Joe
2 anos atrás

Falou o especialista em guerras de joguinhos de videogame kkkk

Rayan
Rayan
2 anos atrás

São túneis subterrâneos da era soviética, estruturados como bunkers NBQ. Não teria efetividade. O sistema TOS-1 é mais adequado para áreas abertas.

Yuri Dogkove
Yuri Dogkove
2 anos atrás

Alguém disse túnel? Aqui está o remédio: KAB-1500LG-Pr-E.

Erick Barros
Erick Barros
Reply to  Yuri Dogkove
2 anos atrás

Os russos não podem botar pra quebrar nessa fábrica porque eles vão ficar com ela.

Rayan
Rayan
Reply to  Yuri Dogkove
2 anos atrás

Anti -bunker? Não conhecia. Vou pesquisar.

Carlos Alceu Gonzaga
Carlos Alceu Gonzaga
2 anos atrás

Como tenho dito desde o início. A diferença dos números mostra que as chances da Ucrânia vencer são mínimas. Quase nulas. Mas a resistência tem sido muito maior que a esperada. Tanto é que a Rússia está diminuindo os objetivos iniciais. A pergunta que fica é: Qual o preço a ser pago? Quanto à Rússia pretende pagar por esses objetivos?

Mensageiro
Mensageiro
Reply to  Carlos Alceu Gonzaga
2 anos atrás

O preço humano não importa a Rússia. O preço em dinheiro ta realmente caro de mais, nenhuma conquista se paga.
O próximo líder russo terá grandes dificuldades

Carlos Campos
Carlos Campos
2 anos atrás

Eu se fosse os russos metia gás, se eu fosse ucraniano usava armadilhas com grandas ou inas do tipo claymore