Os reveses da Rússia durante a invasão da Ucrânia podem levar o presidente russo, Vladimir Putin, a usar armas nucleares táticas ou de baixa potência, disse nesta quinta-feira, 14, o diretor da CIA, William Burns.

“Em vista do potencial desespero do presidente Putin e da liderança russa, assim como os reveses que até agora enfrentaram militarmente, nenhum de nós pode levar na brincadeira a ameaça nuclear do uso potencial de armas nucleares táticas ou armas nucleares de baixa potência”, advertiu Burns em um discurso em Atlanta.

O Kremlin disse ter posto as forças de dissuasão nuclear em alerta máximo pouco depois do início da invasão russa, em 24 de fevereiro, mas os Estados Unidos não viram “muita evidência prática” de mobilização que cause maior preocupação, acrescentou Burns ao falar a estudantes da universidade Georgia Tech.

“Obviamente, estamos muito preocupados. E sei que o presidente (Joe) Biden está profundamente preocupado em evitar uma terceira guerra mundial, em evitar o limite no qual um conflito nuclear se torne possível”, afirmou o diretor da CIA.

A Rússia tem muitas armas nucleares táticas, menos potentes do que a bomba que os Estados Unidos lançou em Hiroshima na 2.ª Guerra.

A doutrina militar russa apresenta um princípio chamado “escalar para desescalar”, que implicaria em dar um primeiro golpe com uma arma nuclear de baixa potência para voltar a ter a iniciativa se as coisas saírem muito mal em um conflito convencional com o Ocidente.

Mas, segundo esta hipótese, a “Otan poderia intervir militarmente no terreno na Ucrânia no curso deste conflito e isso não é algo que, como o presidente Biden deixou claro, esteja entre as opções”.

Lembrando que já serviu como embaixador na Rússia, Burns usou duras palavras para falar de Putin, chamando-o de “apóstolo da vingança”, que por muitos anos “tem se mantido em uma combinação inflamável de inconformidade, ambição e insegurança”.

“A cada dia Putin demonstra que as potências em declínio podem ser tão perturbadoras quanto aquelas em ascensão”, disse.

FONTE: Estadão Conteúdo, via Terra

Subscribe
Notify of
guest

296 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Que reveses ?

Segundo o que eu vejo aqui, até agora está tudo de acordo com o Xadrez 100D do Putin.

Miguel Carvalho
Miguel Carvalho
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

É mesmo?

O custo humano e material foi altíssimo.

O mundo ocidental uniu-se todo contra a Rússia.

Finlandeses e Suecos, pediram adesão à OTAN, quebrando o acordo.

E Putin já pediu apoio “diplomático” ao Brasil. Ou seja está a perguntar se está com ele ou contra ele.

A Rússia está cada vez mais isolada.

Tudo corre conforme o planeado.

Casemiro
Casemiro
Reply to  Miguel Carvalho
2 anos atrás

Isoladíssima.
‘Tudo ocorre conforme o planejado’.

DW – 04/02/22

China e Rússia se unem contra expansão da Otan.
Lembre-se.
Quem tem a China ao lado, tem tudo.

PSTx27
PSTx27
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Oh!!!! Uai, então manda fazer uma estátua para o Xi…

Plinio Jr
Plinio Jr
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

A China quer que a Rússia se lasque, alias, os russos vão se tornar coadjuvantes no contexto mundial após esta aventura na Ucrânia…os chineses agradecem ….

Antonio Cançado
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Será?
Sei não…

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Então pq vieram pedir penico no Brasil ? É mais uma jogada do Xadrez 100D ?

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Assim como os EUA faz ameaça para todos países que apoiam ou querem apoiar Rússia ….

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
2 anos atrás

Não me lembro de ameaçarem a todos de ataque nuclear.

Slow
Slow
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Verdade eles não ameaçam ..

Ass: JAPÃO

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Slow
2 anos atrás

sua frase mostra o quanto você dormiu nas aulas de historia.

Flanker
Flanker
Reply to  Slow
2 anos atrás

Tu quer comparar a situação geopolítica e todo o resto que acontecia no mundo, após uma guerra que já durava 6 anos, com a situação que ocorre na Ucrânia??? O ditadorzinho é um c@g@lhão!! Fala em arma nuclear desde o começo da guerra, se escudando atrás das mesmas.

gurka1975
gurka1975
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Casemiro declarado Putinete-Mor do Estado onde vive.. Ganhou a bandeira russa assinada pelo Putin e um cabaz de tremoços e cerveja russa para ir vendo o desenrolar da Guerra pelo Canal “Russiawetrusttv”….

Flanker
Flanker
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Xings, por que tu mudou de nick? Pensei que tu tinha desaparecido, virado po…estava feliz…mas, vi que tu ainda anda pela terra….

Jacinto
Jacinto
Reply to  Miguel Carvalho
2 anos atrás

O Rodrigo estava sendo irônico Miguel…

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Miguel Carvalho
2 anos atrás

Ele foi irônico Miguel.

Antonio Cançado
Reply to  Miguel Carvalho
2 anos atrás

QUE ‘acordo’?
E qual foi o ‘planeado’?

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Miguel Carvalho
2 anos atrás

Com os exemplos de falta de manutenção, acho que eles tem medo de explodir no lançamento.

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
Reply to  Miguel Carvalho
2 anos atrás

“Obviamente, estamos muito preocupados. E sei que o presidente (Joe) Biden está profundamente preocupado em evitar uma terceira guerra mundial, em evitar o limite no qual um conflito nuclear se torne possível”, afirmou o diretor da CIA. Pelo amor do amor, que cara de pau! Gente até quando vocês não vão entender o que está acontecendo??? Essa gângue que se apoderou do governo americano eles querem é justamente o contrário do que o mala fala aí. Joe dorminhoco e sua gângue das trevas querem é o RESET MUNDIAL, quer a Agenda 2030 implantada nos 4 cantos da Terra. Nem que… Read more »

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
Reply to  PRAEFECTUS
2 anos atrás

Cenas dramáticas da operação militar no distrito de Levoberezhny na cidade de Mariupol

https://t.me/RVvoenkor/8150

Copiem o link do canal videos novos a todo momento

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
Reply to  PRAEFECTUS
2 anos atrás

Pra vocês irem entendendo o jogo que está sendo jogado … O establishment americano está assustado: o empresário Elon Musk quer comprar todas as ações do Twitter e possivelmente acabar com a censura nesta plataforma online, informa a Fox News. A grande mídia está pedindo que o acordo seja impedido “em nome da democracia”. Pois é…o globalismo (socialistas, esquerdistas) não quer perder meios de enfiar goela abaixo suas narrativas. E você meu caro amigo é a vítima deste sistema… De acordo com o apresentador de TV Tucker Carlson, as autoridades americanas já iniciaram uma investigação sobre os negócios de Musk,… Read more »

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
Reply to  PRAEFECTUS
2 anos atrás

Tem um comentário meu que até agora as 20:30 de 16/04/2022 não foi liberado para o público. Este meu comentário mostra ainda mais nitidamente o que de fato está acontecendo no mundo e como as pessoas estão sendo enganadas. Aguardemos para ver se será liberado…

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
Reply to  PRAEFECTUS
2 anos atrás

Agora são 21:21, e ainda um comentário meu que joga um pouco mais de luz sobre o que está ocorrendo no mundo HOJE não foi liberado pelo editor do blog.

Enquanto isso assista cenas extremamente dramáticas de como as forças especiais da DPR e do exército russo libertaram a usina V.I. Ilitch em Mariupol.

https://t.me/RVvoenkor/8240

Abel
Abel
Reply to  PRAEFECTUS
2 anos atrás

Vá trocar fraldas das velhinhas russas da transinistria!

Last edited 2 anos atrás by Abel
Miguel Carvalho
Miguel Carvalho
Reply to  PRAEFECTUS
2 anos atrás

O meu amigo fala muito e no fim é só retórica vazia. Putin é um ultra nacionalista que nunca se conformou com o fim da União Soviética, e quer a todo o custo recuperar a glória antiga. Ele diz mesmo que a Ucrânia como país não tem razão de existir. Não tem qualquer problema em arrasar cidades e paises para obter o que quer. A seguir à Ucrânia seria Polónia, Roménia, Bulgária, República Checa, Moldávia e por aí vai. Falas dos Democratas como se fosse um gangue, então e o gangue de oligarcas russos que chupam a riqueza da Rússia?… Read more »

Denis
Denis
Reply to  Miguel Carvalho
2 anos atrás

O Rodrigo está sendo irônico.

Casemiro
Casemiro
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

É porque, segundo a CIA, a Ucrânia está vencendo a guerra e logo estará marchando para Moscou.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Sei…

E os aliens ucranianos já foram eliminados tb ?

Casemiro
Casemiro
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Ainda não, mas estão a caminho de.

Vídeo de bombardeio de TU22-M3 sobre as linhas ucranianas.

https://t.me/RVvoenkor/8169

Alessandro
Alessandro
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Toinho, não precisa ficar com vergonha use o seu nick original, a gente já sabe que é você.

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
Rogerio Loureiro Dhierio
Rogerio Loureiro Dhierio
Reply to  Alessandro
2 anos atrás

Muito evidente e hilario ne kkkkkk

Alexandre Cardoso
Alexandre Cardoso
Reply to  Alessandro
2 anos atrás

O moço é tímido

Flanker
Flanker
Reply to  Alexandre Cardoso
2 anos atrás

É um lazarento sem vergonha…isso que ele é! Um c@g@lhão que dica se escondendo atrás de um monte de nomes diferentes.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

O uso de arma nuclear tatica pela Russia, equivale ao uso de arma termonuclear. Portanto, se a Russia puxar o gatilho, a OTAN vai atacar a Russia com tudo o que possuem (ICBMs. MRBMs, B-62 gravity nuclear bombs e SLBMs.

No dia seguinte a exixtencia da raca humana na terra, termina para sempre.

Elisandro
Elisandro
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Claro. A OTAN vai se sacrificar pela Ucrânia. É isso? kkk

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Elisandro
2 anos atrás

Voce acha que um ataque nuclear deve ficar impune? Nao seja ingenuo.

Ou sera que a Ucrania pertencen a outro planeta, e os seres que vivem la’ sao alienigenas?

Eles sao humanos. Um ataque nuclear na Ucrania, seria um ataque a toda humanidade.

Nascimento
Nascimento
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Então os ataques em Hiroshima e Nagasaki foram ataques contra toda a humanidade?

Wellington jr
Wellington jr
Reply to  Nascimento
2 anos atrás

Sempre dou like em suas opiniões porem essa comparação é uma falta de respeito aos japoneses. O uso das bombas atomicas tem 2 pontos cruciais que devem ser analisados, primeiro os japoneses nunca aceitariam a rendição e caso os EUA desembarcassem na ilha principal seria uma carnificina muito pior que a guerra na Europa. Segundo Stalin deu um prazo para os EUA resolverem a Guerra do Pacifico, caso os EUA não o fizessem os Sovieticos iriam aniquilar a ilha principal do Japão, fato é que ate hoje a Rússia não assinou o acordo de paz.

Nascimento
Nascimento
Reply to  Wellington jr
2 anos atrás

Ou seja: Qualquer país pode usar armas nucleares com base no argumento utilitário do mal menor e de ter menos perdas. Os EUA não quis ter as perdas necessárias pra tomar o Japão inteiro e usou as armas nucleares, quer desculpa pior que isso? Na ética não existe negociação de vida, muito menos de vidas inocentes. Se os EUA não estava disposto a isso que fizesse um acordo de paz ou um cessar-fogo igual a Rússia fez c/ o Japão. Se a Rússia terraplanasse Kiev no 1º dia da invasão com uma ogiva nuclear em busca de um mal menor… Read more »

Flanker
Flanker
Reply to  Nascimento
2 anos atrás

Tu continuas comparando laranjas com bananas.

Flanker
Flanker
Reply to  Nascimento
2 anos atrás

Você está comparando laranjas com bananas.

Eromaster
Eromaster
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Segundo a Cia, o Tio Sam não precisa mandar mais armamentos para Ucrânia, pois a Ucrânia está bem armada…

LUIZ
LUIZ
Reply to  Eromaster
2 anos atrás

De ontem pra hj as forças russas abateu 2 aeronaves carregadas com armas ocidentais. 50% das armas ocidentais são destruídas e outra parte cai nas mãos dos russos.

George
George
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Depois dessa guerra uma coisa eu te garanto. Os russos não chegam em Berlim em uma semana.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  George
2 anos atrás

Antes e durante a Operação Barbarrosa muita gente também não acreditava.O depois a gente conhece.

Flanker
Flanker
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Xings, volta para o buraco de onde tu não devias ter saído.

PSTx27
PSTx27
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Putin tá atolado em “m” até o pescoço…

Antonio Cançado
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Oi? Você VÊ? Olha, acho que vc não tá vendo direito não, hein?

Carlos Gallani
Carlos Gallani
2 anos atrás

Eu acho que matam Putin antes, seria suicídio!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Carlos Gallani
2 anos atrás

Eu tenho certeza disto.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Carlos Gallani
2 anos atrás

Provavelmente, os próprios milicos russos pulam no pescoço do Putin se ele sequer cogitar isso.

Bosco
Bosco
Reply to  Willber Rodrigues
2 anos atrás

Mesmo porque só falta os russos anunciarem com antecedência que vão jogar uma bomba em Kiev (e contaminar o vizinho amigo Bielorrússia) e na hora agá ela fazer só “pifff’ e não detonar. É capaz que dessas 7000 armas nucleares russas só meia dúzia estejam de fato funcionando e se brincar eles pegam uma que vai dar zica. Só o Putin tem 40 bi de dólares. Os “parça” dele têm mais uns 200 bilhões. Não sobra pra manutenção de um arsenal nuclear que foi feito mesmo para nunca ser usado já que só o fato de dizer que tem já… Read more »

carcara_br
carcara_br
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Essas previsões suas a respeito de armamento russo são infalíveis Bosco, basta inverter tudo que você diz que é na mosca 100%.
Brincadeiras a parte, eu não pago pra ver nem a pau.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  carcara_br
2 anos atrás

O que definitivamente n está sendo real é esta análise de que equipamento russo é espetacular.

Antes a desculpa era que não dava certo pq estavam em mãos erradas..

Agora nas mãos dos russos vão dando os mesmos problemas.

Rogerio Loureiro Dhierio
Rogerio Loureiro Dhierio
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Perfect,,,,

carcara_br
carcara_br
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Olha os principais armamentos estão funcionando bem sim.
essa imagem de passeio ucraniano é falsa, você entende isso né?
Não tenha a menor dúvida que se for necessário vai ter kalibir iskanders, kinzhal, P-800 e até Zircon chegando por toda a Europa.
A lista é enorme…

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  carcara_br
2 anos atrás

Principais é o que vc usa diariamente, não o que usa uma vez por semana.

carcara_br
carcara_br
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

aqueles que são vetores de armas nucleares táticas, vocês estão em marte? foi o próprio Putin que afirmou após visita do macron que não haveria guerra convencional com a OTAN.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  carcara_br
2 anos atrás

O Putin esta’ com tanto medo da OTAN, que ele esta’ ameacando usar armas nucleares , para ver se os caras se assustam.

Putin esta’ jogando uma carta perigosissima.

Flanker
Flanker
Reply to  carcara_br
2 anos atrás

E mesmo assim tu continua defendendo o putin? O cara que ameaça e flerta com uma 3ª GM? Tu só pode estar maluco!

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  carcara_br
2 anos atrás

Nao vai nao. Com a Europa o buraco e’ mais embaixo.

Voce sabe quantos B-52 e F-35 estao em estado de prontidao na Europa neste exato momento?

Radagast, o Castanho
Radagast, o Castanho
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Não faz pergunta difícil para o cara não.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Discordo em parte Rodrigo, os misseis de cruzeiro são a grande arma russa nessa guerra e no começo eles tinham em elevada quantidade.

Acredito que na Rússia eles devam estar com a produção a todo vapor dos Kalibr !

Aliás, isso demonstra a importância do projeto MT-300 (em suas 3 versões) e nós vemos a Avibrás em R.J.

Uma força armada sem mísseis de cruzeiro, mísseis anti navio em terra e VANTS não pode se dizer que está devidamente equipada !

Adivinha quem não tem as 3 coisas ?

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Guilherme Leite
2 anos atrás

Producao a todo vapor? Quem esta’ bancando a conta? E se partes (eletronica) e o firmware do missil foram adquiridos no Ocidente?

Voce esqueceu, ou voce nao esta’ sabendo, ou esta’ fazendo de conta que a Russia esta’ sob um embargo tecnologico, o qual vai afetar qualquer de projeto ou a manufatura de sistemas de defesa atuais e no futuro.

Rayan
Rayan
Reply to  Guilherme Leite
2 anos atrás

Sua análise é pertinente. Sistemas de mísseis de cruzeiro fazem a diferença na capacidade de projeção de força.

Nascimento
Nascimento
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

”nas mãos dos russos vão dando os mesmos problemas” Quais equipamentos russos deram problema, Rodrigo? Sob quais contextos? Foram perdidos devido a erros operacionais, táticos ou estratégicos? Estavam operando no contexto ao qual foram concebidos? Se valer pra essa lógica de que se for destruído não presta, nem o nosso ASTROS brasileiro presta pois foi destruído pelos EUA diversas vezes na guerra do Golfo. Idem pros Patriots sauditas que operam fora de um IADS integrado, sem NASAMS e sem C-RAM. O que eu vi foi um show de erros estratégicos e operacionais por parte do Comando Russo que levaram a… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Nascimento
Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Nascimento
2 anos atrás

Se os russos não conseguem operar taticamente e de forma eficiente o que eles projetam e fabricam.

Não existe quem o fará.

Vocês pegam no pé dos sauditas, mas eles conseguiram fazer seus navios escaparem de fogo de mísseis vindos da costa..

Nascimento
Nascimento
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Ou seja: Não respondeu minha pergunta. Pergunto novamente: Quais equipamentos russos falharam na Ucrânia por culpa do próprio equipamento? Acha que um país que é 2º maior exportador de armamento do mundo vende só por propaganda? Então quando os EUA teve sua derrota militar no Vietnã (inclusive em várias batalhas convencionais) e no Afeganistão, teríamos que jogar fora todos os equipamentos americanos pois ”se nem eles conseguem operar taticamente e de forma eficiente o que eles projetam e fabricam, não existe quem o fará.”? Percebe o quão baixo é esse argumento? A perda de meios de combate ocorre não só… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Nascimento
Leandro
Leandro
Reply to  Nascimento
2 anos atrás

Poderia passar a fonte do custo operacional dos Hinds, do Blackhawk e do Caracal? Obrigado, pois sempre li nos comentários e em alguns jornalistas ou comentaristas dizendo que a hora de voo do Hind era até mais cara que a do Caracal, porém eles nunca apresentaram fontes sobre, tudo na base do ”Eu acho” e do ”Eu ouvi dizer, eu li”. Até!

Last edited 2 anos atrás by Leandro
Nascimento
Nascimento
Reply to  Leandro
2 anos atrás

Olá Leandro. O heli mais caro do EB é o Caracal. Tem outros estudos falando do custo do Hind também. https://apps.dtic.mil/sti/pdfs/ADA615276.pdf  Veja a comparação entre o custo de se operar Caracal, Blackhawk e Sherpa: http://www.ciavex.eb.mil.br/pegasus/pegasus22/img/artigo004.png http://www.ciavex.eb.mil.br/pegasus/pegasus22/artigos/Artigos_Ok/Pegasus%20ed_%2022%20-%20artigo004_ok.pdf Sabe o que é mais irônico? É que o custo do HH-60 é de 9.000 dólares a hora de voo. Ou seja: Vão comprar um vetor mais caro ainda de operar do que os atuais UH-60L que custam entre 4-5 mil dólares a hora de voo… Só Deus pra entender o ”panejamentu” das FAs brasileiras… Isso em 2019, imagina em 2022 o custo? O… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Nascimento
Flanker
Flanker
Reply to  Nascimento
2 anos atrás

“…Vão comprar um vetor mais caro ainda de operar do que os atuais UH-60L …”

Quem vai comprar?? Qual o vetor??

Nascimento
Nascimento
Reply to  Leandro
2 anos atrás

Negativaram o cara pq ele pediu fonte… Kkkkk.

Já mandei elas, mas meu comentário ta esperando aprovação. Dps deve aparecer pra ti. Abç.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Nascimento
2 anos atrás

Grande parte, e repito; grandissima parte da culpa pela derrota da Russia foi devido as falhas na logistica, e segundo, mas igualmente importante, foi e continua sendo o emprego de misseis Stinger, Javelin e drones Switchblade.

Nao quero desmerecer nem um pouco, a bravura e o heroismo dos militares ucranianos.

Slava Ucrania.

Felipe
Felipe
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Que derrota?

Rayan
Rayan
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

O baixo efetivo empregado em 5 frentes já foi amplamente estudado e até enfatizado no artigo do Professor Rodolfo.

Mgtow
Mgtow
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Derrota da Rússia?
Kkkk
Delirantes tomaram de conta da seção de comentários da trilogia
Socorro! !

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Nascimento
2 anos atrás

E pq eu preciso responder a sua pergunta da maneira que você quer ?

Vai pautar quem te deve obediência e neste caso não sou eu.

Nascimento
Nascimento
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

”nas mãos dos russos vão dando os mesmos problemas.”

Se infere que da ”problema” sem base argumentativa o comentário simplesmente não tem relevância alguma… Por isso perguntei sob quais contextos os equipamentos deram problema, SE É que deram e não foram perdidos devido a erros táticos, operacionais e estratégicos.

Você não precisa fazer nada Rodrigo, é livre pra comentar o que quiser, inclusive inferências de num sei onde. Mas não reclame quando Kings e seus 40 perfis fizerem o mesmo… Até pq pelo seu histórico tu afirma muito e prova muito pouco com argumentos.

Last edited 2 anos atrás by Nascimento
Nascimento
Nascimento
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Se eu afirmar que os equipamentos dos EUA são ruins, eu devo no mínimo, informar quais e porquê os equipamentos falham, não? E sob quais contextos, se foi erro do equipamento ou do operador ou do comandante tático…

Pq se for assim o Patriot não presta. (Eu acho o Patriot um sistema ótimo, diga-se de passagem, só estou usando sua lógica como base). Só te fiz uma pergunta e afirmei outros pontos, se não tem capacidade de responder não responda.

Last edited 2 anos atrás by Nascimento
Ocidental Frustrado
Ocidental Frustrado
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Tu é muito limitado mesmo sujeito.

Ocidental Frustrado
Ocidental Frustrado
Reply to  Nascimento
2 anos atrás

Com certeza. O Rayan é outro excelente comentarista mas já dei a sugestão de não levar a sério isso aqui, a narrativa impera sob qualquer análise até mesmo superficial do conflito.

Só estão gastando tempo e aumentando as chances de ficarem com tendinite inutilmente.

Rayan
Rayan
Reply to  Ocidental Frustrado
2 anos atrás

Sua mensagem está corretíssima. Só tenho a agradecer. Principalmente por nos alertar da perda de tempo em discutir com torcedores despreparados que vão pelo que acham e sentem, sem estudar e pesquisar ou se baseando em uma única narrativa totalmente enviesada.

Rayan
Rayan
Reply to  Nascimento
2 anos atrás

Ótima explicação.

Radagast, o Castanho
Radagast, o Castanho
Reply to  Nascimento
2 anos atrás

Volte para a cavern@ de onde veio! O sol está nascendo!

Elisandro
Elisandro
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Até agora não respondeu de forma aceitável ao comentário do Nascimento. Ou não sabe?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Elisandro
2 anos atrás

Eu não preciso detalhar.. Vou dar alguns exemplos básicos.. Os blindados russos, com carregadores automáticos e munição sem estar separada da tripulação, se transformaram em caixões blindados. Fora esta blindagem de tijolinho e a churrasqueira que não serviram de nada. E isto para blindados iguais dos dois lados.. Os russos sofrem maiores perdas, por estarem em maiores nros e os ucranianos terem armas anti-carro melhores. O mega ultra avançado sistema ERA de comunicações… Bom… ERA para funcionar… os russos nem comunicações encriptadas usam, se valem do 3G da Ucrânia… O problema do Moscou.. O que adianta ter mais de 50… Read more »

Nascimento
Nascimento
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Os blindados russos tem sim problema como mencionados por ti, mas isso não invalida toda a cavalaria russa. O Abrams também tinha uma blindagem de manteiga quando atacado por RPG e nem por isso ele é um lixo ou uma porcaria. O problema do T-72 também existe no Leopard 1A5 e no Ariete italiano. ”Os Hinds, passando por baixo do S400..” ”Isto não são erros de táticas, são limitações de equipamento.” Então os Patriots são um sistema limitado? Pois falharam contra drones e foguetes. A resposta é: NÃO! Curioso pois no post sobre o ataque em Belgorod, eu fiz um… Read more »

Nascimento
Nascimento
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Você não cita um por um pois não tem conhecimento suficiente pra citar. Sobre o S-400 eu já respondi esse comentário lá no post do Poder Aéreo sobre o ataque. Ta aqui o meu comentário e eu copiei pra aqui sobre o ocorrido mas precisa de aprovação. Erro tático ocorre independente do equipamento. Veja os erros táticos das operações em Mogadiscio e na Operação Red Dragons, nem toda a tecnologia do mundo ajudaria os americanos nessas missões, idem pros VDVs russos que soltaram em Hostomel sem suporte aéreo. Quem não quer estudar e simplifica tudo dessa forma, pra tentar influenciar… Read more »

Nascimento
Nascimento
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Sabe o que é mais lamentável? Mesmo que num cenário hipotético, o melhor vetor de asa rotativa capaz de infiltrar tropas e destruir radares inimigos com alta precisão, blindagem e podendo se aproveitar da baixa altitude e baixa velocidade era o AH-2 Sabre e seus mísseis, seja o Sthurm ou o Ataka, o A-29 ST apesar de levar bombas guiadas, não possui as mesmas vantagens de um helicóptero contra um BUKM3 ou um CAMM, pois voa a altitudes muito maiores que um Sabre poderia voar. Sabe o que também é interessante? O fato da Venezuela só deter do ZU-23-2 para… Read more »

Ocidental Frustrado
Ocidental Frustrado
Reply to  Elisandro
2 anos atrás

Aposto que não sabe.

Radagast, o Castanho
Radagast, o Castanho
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Perde tempo com esse cara não. Eu o Grande Radagast, sei reconhecer um troll quando vejo um, vai virar pedra quando exposto ao sol.

Radagast, o Castanho
Radagast, o Castanho
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Perca tempo não. Eu Radagast, o Castanho sei reconhecer os sinais de umTro!! quando vejo um. Vai virar pedra com o amanhecer.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Nascimento
2 anos atrás

O problema dos russos foi por que não fizeram bombardeios em massa como os EUA no Iraque, levando a morte milhares de civis. Não lembro da comoção da galera na época, então os russos deveriam ter feito o mesmo na Ucrânia.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Os bombardeios americanos no Iraque foram cirurgicos, e nao indisdriminados como os que os russos estao fazendo na Ucrania.

Os milhares de “civis” mortos no Iraque tem muito a ver com os combates em terra, em especial entre Xiitas e Sunitas.

Nascimento
Nascimento
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Cirúrgicos mas morreram 7-10 mil civis inocentes na invasão que durou 40 dias.

Last edited 2 anos atrás by Nascimento
Rayan
Rayan
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

A estratégia americana de ataques de “choque e pavor” é de exposição mínima de sua infantaria e colunas mecanizadas em combates urbanos, promovendo supressão de baterias inimigas, concentração de tropas, armazéns, depósitos de armas, independente dos danos colaterais (civis). Basta estudar as batalhas de Fallujah,. Basra, Mosul, a Operação Rolling Thunder, etc.

O mesmo ocorre com os israelenses..

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

É verdade. Então por que a Ucrânia não está ganhando a guerra?

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

A Ucrania esta’ ganhando a guerra sim senhor. O que a Russia esta’ ganhando nao e’ no campo de batalha, mas no exterminio de civis ucranianos. A Russia nao esta lutando, a Russia esta matando tudo que estiver respirando na frente deles.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Aham, igual os EUA no Iraque, Afeganistão, etc, e Israel na Síria, Faixa de Gaza e Palestina.

Rayan
Rayan
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

O conceito de “ganhando” em uma guerra não é baseado numa variável de crença. Fatores determinantes como ocupação de território, objetivos atingidos, custos políticos e econômicos, composição de perdas devem ser considerados. Se a Rússia está “perdendo ou vencendo”, que se analisem esses fatores.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Rayan
2 anos atrás

Nao dispomos de todas a variaveis para uma analise mais objetiva.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Olha até onde a Rússia avançou e onde ela está hoje..

Ai quem sabe se você sair do reino encantado da narrativa, vc vai compreender quem está com a mão forte e pessoal mais motivado.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Motivação não ganha guerra.

Ocidental Frustrado
Ocidental Frustrado
Reply to  carcara_br
2 anos atrás

Pelo pouco que eu consegui acompanhar, certamente.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  carcara_br
2 anos atrás

Verdade, até agora nada que ele profetizou ocorreu. É pior que o astrológo finado professor dele.

Munhoz
Munhoz
Reply to  Bosco
2 anos atrás

A maioria dos comentários são superficiais, devemos buscar outras fontes, e analisar de forma independente sem torcida! Esse ataque ao navio russo foi feito pela OTAN! Os mísseis utilizados devem ter sido revisados pela OTAN com os componentes eletrônicos etc sendo substituído ou modificado, os aviões e drones da OTAN que passaram as coordenadas e orientaram os mísseis, os militares ucranianos somente efetuaram o lançamento, mesmo que fosse um navio ocidental moderno eu acredito que não conseguiria escapar de uma salva de mísseis com drones ainda distraindo as defesas do navio, isso aí é só o começo, a OTAN vai… Read more »

carcara_br
carcara_br
Reply to  Munhoz
2 anos atrás

Ai os russos vão lá e explodem a porra toda, como são malvados!

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  carcara_br
2 anos atrás

Porque nao explodiram antes??? Um alvo estrategico tao importante, a ponto de perderem um cruzador super armado.

A Russia nem chgou perto da fabrica. A Ucrania vai seguir dando corda para a falacia russa.

Munhoz
Munhoz
Reply to  carcara_br
2 anos atrás

Não vão explodir tudo porém eu não duvido que nas próximas semanas algum avião da OTAN sobre o Mar Negro seja abatido e os Russos falem que foi os Ucranianos tipo Ops acho que foi o vizinho

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Munhoz
2 anos atrás

Os misseis foram fabricados na Ucrania. Chaman-se Netuno.

Munhoz
Munhoz
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

A eletrônica é ocidental, na verdade de ser um modelo ocidental fabricado sob licença com ligeiras modificações

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Munhoz
2 anos atrás

O Netuno foi desenvolvido pelos ucranianos, a partir de modificacoes no modelo russo. Nao conheco o nome e nem a sigla deste missil anti-navio da Russia.

Mensageiro
Mensageiro
Reply to  Bosco
2 anos atrás

Como funciona a manutenção de uma bomba nuclear, quanto tempo ela tem de vida útil, vc sabe?

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Bosco
2 anos atrás

É mesmo, então por que a OTAN nunca se atreveu a tomar a Criméia de volta? A contar com tuas previsões esta de que a Rússia só tem meia dúzia de ogivas funcionais é mais uma furada. És mesmo discípulo de teu finado astrológo, nunca acertava uma…

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

E bem possivel que a Russia somente possua armas atomicas ( Bombas A), porque as Bombas termonucleares (bomba H) sao extremamente dificeis de minituarizar (colocar em um missil)

A Russia explodiu bombas H, e isso e’ um fato, mas foram detonadas em terra.

Monarquista
Monarquista
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Por que a Otan tomaria a Criméia de volta se não foi um país da organização que foi invadido? Qual o sentido dessa tua pergunta misturando alhos com bugalhos?

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Monarquista
2 anos atrás

Ora se a Rússia não possui tanto armamento nuclear assim, faria muito sentido tomar a Criméia de volta, como fizeram com o Kuwait invadido pelo Iraque de Saddam.

Monarquista
Monarquista
Reply to  Inimigo do Estado
2 anos atrás

Tchê, tu tá meio perido. Não foi a Otan quem enfrentou o Saddam pelo Kuwait. Tá meio mal em história e geopolítica.

Augusto L
Augusto L
2 anos atrás

Antes da Invasão a Otan tinha medo de uma guerra com os russos porque temia perder agora eles tem medo de ter uma guerra com os russos pois sabem que vão destruir o exercito russo e eles vão escalar.

Last edited 2 anos atrás by Augusto L
Maurício.
Maurício.
Reply to  Augusto L
2 anos atrás

Escalar que você diz é usar as armas nucleares? Mas em um suposto embate entre OTAN e Rússia, quem perdesse é claro que apelaria para as nukes, a OTAN também apelaria, se até contra a Argentina os ingleses pensaram em usar nukes, imagina contra uma Rússia, mas isso nunca vai acontecer, EUA, OTAN, Rússia e China não tem coragem de se enfrentarem diretamente, talvez em um mundo paralelo, em uma outra linha do tempo, não nessa.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Maurício.
2 anos atrás

Vamos torcer por isso Maurício.

Pelo que estamos vendo e pelo que vimos na história, não há limites para a loucura humana.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

Felipe, todos sairiam perdendo com uma guerra nuclear, acho que Putin não é maluco o suficiente pra isso, ele é um ditador que gosta de sua vida cheia de mordomias, mas, como você mesmo disse, não há limites para a loucura humana!

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Maurício.
2 anos atrás

Mauricio,

Voce ja’ parou para pensar que estamos perto de um guerra nuclear acidental?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Tadeu Mendes
2 anos atrás

Tadeu, até um tempo atrás eu achava que o Putin não estava falando sério, inclusive eu achei que nem teria a invasão, mas do Putin não dá para duvidar de mais nada! Mas acho que ele não vai chegar nesse ponto, ele é um ditador que gosta de suas mordomias, ele não abriria mão de sua vida cheia do bom e do melhor para se arriscar em uma guerra nuclear onde todos saem perdendo.

paulof
paulof
2 anos atrás

Sobre Kiev, sonho dele, duvido que faça, ele queria a cidade, é o berço da civilização russa. só ver até o que se os mentores da ideologia supremacistas russos veem, é um símbolo muito forte para ser destruído. Até pelo nome ser putina ser uma homenagem direta a Vladimir I. que reinou em kiev por volta dos anos 1000.

Material arquivo
Material arquivo
Reply to  paulof
2 anos atrás

Não acho que putin pensa essas bobagens. Ele está matando russos e ucranianos, o putin historicamente matou vários russos prendeu milhares.
A maior riqueza de um povo são as pessoas, putin mata as pessoas.
Putin já matou 20k soldados russos, imagina o que ele faria com os ucranianos.

paulof
paulof
Reply to  Material arquivo
2 anos atrás

Vida de um russo nunca valeu nada, o que vale são os símbolos de poder e luxo para os Czares como Putin.

Casemiro
Casemiro
2 anos atrás

Enquanto isso….. Agência Bloomberg EUA podem esgotar seus próprios estoques de armas devido à assistência militar à Ucrânia – Segundo ela, os Estados Unidos na situação em torno da Ucrânia atuam como um “arsenal da democracia”, evitando a participação direta no conflito. Mas com o tempo, esse “arsenal pode se esgotar”, o que “expõe uma fraqueza americana que pode aparecer na próxima grande batalha de poder”. “A liderança econômica americana não é mais baseada principalmente na fabricação. A falta de máquinas-ferramentas, mão de obra qualificada e capacidade de fabricação sobressalente pode retardar o rearmamento em tempos de guerra. O O estoque de… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

O arsenal se esgota é só comprar mais…

Preocupação seria se fosse aqui no Brasil.

Casemiro
Casemiro
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

O que vc não entendeu em “A liderança econômica americana não é mais baseada principalmente na fabricação. A falta de máquinas-ferramentas, mão de obra qualificada e capacidade de fabricação sobressalente pode retardar o rearmamento em tempos de guerra.’

Veja.
São os americanos da Bloomberg que estão dizendo.

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

“falta de mão de obra qualificada”

Sei. A mão de obra dos EUA migrou em massa para Rússia e China né?

Houve um surto coletivo: “Cansamos dessas facilidades do capitalismo. Cansamos de ter direitos individuais. Vamos para a Rússia e para a China experimentar um pouquinho da restrição de direitos, sem ganhar nenhum benefício financeiro em troca”.

Kkkkkkkkkkkkkkk duvido se vocês mesmo acreditam nessas besteiradas.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

Pois é…

Eles n tem a manha de irem até a Argentina ver como é na prática..

Imagina até a Rússia e China..

Casemiro
Casemiro
Reply to  Felipe Morais
2 anos atrás

Não brigue comigo, estou apenas reportando o que disse o analista da Bloomberg A Ucrânia está usando armas enviadas pelos EUA muito rapidamente, expondo a fraqueza do complexo militar-industrial dos EUA, de acordo com Hal Brands, analista da Bloomberg. ‘Brands chamou a base manufatureira dos EUA de chave para suas vitórias em duas guerras mundiais e destacou que a América agora está privada dessa vantagem: a indústria não é mais tão forte, não há máquinas-ferramentas, capacidade de produção e mão de obra suficientes. Uma das razões para isso, acredita o analista, é o colossal orçamento militar dos EUA de US$ 750… Read more »

Casemiro
Casemiro
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Em tempo.
Segundo a reportagem, os EUA já entregaram 1/3 de seus mísseis Javelin para os ucranianos e países como Canadá e Alemanha se negaram a enviar mais porque pode faltar para eles.
Deve-se imaginar as perdas de material dos ucranianos em face de ataques a depósitos de munição ou tomada em campo de batalha, porque a segunda fase da campanha russa deverá ser com apoio de blindados na estepes da região.

Lana alves
Lana alves
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

É só fazer mais armas. O brasil se não tivesse um presidente corrupto e falso também deveria mandar armas.

Charle
Reply to  Lana alves
2 anos atrás

Está correto na parte do “corrupto e falso”.

Samuca cobre
Reply to  Lana alves
2 anos atrás

O Brasil não tem armas nem para ele , quanto mais mandar para fora!!! Kkkķkk comentário estranho kkkkk

George
George
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Estão acabando com todos os blindados russos. Pra que a Alemanha vai querer mais mísseis. Não tá sobrando um único tanque para chegar em Berlim. Os Panzerfsust estão sendo usados para o que foram projetados. Destruir blindados russos.

Elisandro
Elisandro
Reply to  George
2 anos atrás

Gorge, não tá sobrando um único? kkkk Os russos tinham pelo menos 8.000 tanques T-72 estocados… O problema de fazer só torcida é esse…

Henrique
Henrique
Reply to  Elisandro
2 anos atrás

Quantos destes T-72 são operacionais? Quantos destes podem vir a sê-lo? Os russos tem o pessoal e os recursos para operá-los?

Plínio Jr
Plínio Jr
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Os javelins estão fazendo a festa, a diferença é que os estoques americanos podem ser repostos muito rapidamente, os russos estão perdendo blindados e tripulações muito rapidamente e as condições econômicas que os russos estão sujeitos vai dificultar e muito esta reposição…

Toinho a Rússia não é a URSS.. aquele passeio está saindo caro e aquela selfie em Paris em uma semana não rola nem a pau..

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Plínio Jr
2 anos atrás

O fato mais importante, e’ que a Ucrania era o cerebro da USSR. De misseis a bombas atomicas, tudo era projetado e construido na Ucrania.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Os Javelins e os drones Switchblade estao esperando por esses blindados. Vai ser um show de explosoes.

Os Javelins custam 80 mil dolares por unidade, mas estao destruindo tanques de quase 70 milhoes de dolares.

A conta vai ficar carissima para a Russia. Se bobearem os russos vao perder mais 30 mil homens no minimo, durante essa nova fase da guerra.

Flanker
Flanker
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

E o moskva, xings? Por que tu não vai comentar lá? Foi um fiasco, né? Por isso u não vai lá. Prefere ficar aqui, vomitando tuas asneiras. Lazarento desqualificado!

Jota Ká
Jota Ká
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Nem sempre estas notícias devem ser interpretadas de forma literal. Provável que o analista, ou a sua “fonte”, esteja fazendo lobby para o DoD, a indústria, ou até expondo preocupações legítimas. Normal numa democracia.
Quanto à mão de obra, os EUA ainda são insuperáveis quando se trata das carreiras top (STEM – ciências, tecnologia, engenharia e matemática), mas o chão de fábrica, … acho que até a China já o superou, reflexo do baixo nível das escolas públicas básicas.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Jota Ká
2 anos atrás

Tecnologia de Manufatura e Gerenciamento. Dois fatores mantem os EUA na lideranca. Muito PD&I.

Outro dia, estava dirigindo em Tewksbury, nao muito longe da minha casa, e errei ao querer fazer um retorno, e me deparei com a entrada de uma fabrica da Raytheon. Na placa dizia, Centro de Integracao de Misseis. La na frente (talvez a uns 100 metros) havia uma guarita e um portao metalico, cameras por tudo quanto e’ lado.

George
George
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Um analista do pentágono disse que o Moskva estava flutuando e navegando por meios próprios. Não brigue comigo. Foi o que eles disseram. UPS! Estavam errados. O navio afundou.

Casemiro
Casemiro
Reply to  George
2 anos atrás

Continuo afirmando.
Não sou eu que estou dizendo.
Os ucranianos já receberam um 1/3 dos Javelins americanos e toda foto ou vídeo tem tanque russo em tudo quanto é lugar.
Sinto muito.

Cicero
Cicero
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Interessante.. agora você cita a Bloomberg como uma fonte confiável sobre estoques de itens militares.
Você parece o personagem da Marvel, O Cavaleiro da Lua, um personagem com transtorno dissociativo e possui diversas personalidades.

Last edited 2 anos atrás by Cicero
Plinio Jr
Plinio Jr
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Toinho, não são somente os Javelins que estão fazendo a festa, Panzerfaust 3, Nlaw, RPGs, Stugna entre outros… estes caras estão cobrando um pesado tributo em veículos russos , pode ficar tranquilo que tem bastante para eles (russos).

Flanker
Flanker
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

1/3 do Javelins americanos? 1/3 do que, lazarento?

Flanker
Flanker
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Xings, volta para a tua toca….

Charle
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Prezado, o problema é que nesse espaço de discussões há sujeitos que se acham mais norte-americanos, apesar de serem latinos, do que eles próprios. Respondem, inclusive, como se fossem amigos de longa data ou mesmo um deles.

Flanker
Flanker
Reply to  Charle
2 anos atrás

O mesmíssimo vale para aqueles sujeitos que, por aqui, se consideram russos, chineses, …

Miguel Carvalho
Miguel Carvalho
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Durante a segunda grande guerra, os Estados Unidos tb não estavam preparados e foi o que foi.

Não subestime o poder industrial do Ocidental amigo, Brasil incluído

Casemiro
Casemiro
Reply to  Miguel Carvalho
2 anos atrás

Só que na 2ª G.M os EUA eram a grande potência industrial.
Hojem não é mais.
Nem produz aço suficiente para isso.
A China é a maior de todas com cerca de 33% da produção industrial.
Os EUA vêm em segundo com distantes 14%.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Os EUA deram sorte.Que Hitler invadiu a URSS abrindo outro front e lá foi consumido o melhor da Wehrmacht,SS e aliados do eixo.Imagina se essa massa de soldados e armamentos que foram empenhados lá tivesse a disposição da Alemanha?Os EUA ficariam quietinhos lá na deles com os Japão.

George
George
Reply to  Renato de Mello Machado
2 anos atrás

Hitler desistiu de atacar a Inglaterra antes de iniciar a ofensiva na Rússia. Se não derrotou os ingleses, como é que fariam isso com os americanos?

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Renato de Mello Machado
2 anos atrás

Ao inves de Hirochima e Nagasaki, os EUA teriam bombardeado Berlim e Frankfurt.

Nao o fizeram em parte, por causa de que uma grande parte da populacao americana era de origem germanica.

Flanker
Flanker
Reply to  Renato de Mello Machado
2 anos atrás

“… Imagina se…”

SE minha vó não tivesse morrido, estaria viva….

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

33% da producao industrial de bens de consumo (porcarias). Com a qualidade baixissima, os chineses vem perdendo terreno para outras republiquetas que trabalham melhor e por menos dinheiro (Vietnam por exemplo).

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Miguel Carvalho
2 anos atrás

Brasil mal alimenta seu povo, vai se manter numa guerra? Até na segunda guerra mundial os uniformes eram americanos. Mano tu mora num buraco, aceite os fatos.

Andre
Andre
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Estimada putinzete, quem invadiu um país soberado, sem sofrer qualquer tipo de agressão, e está recuando, além de ter perdido mais de 2mil veículos e de estar perdendo uma media de 10 MBTs/dia, de ter tido seu “caçador de porta aviões” afundado por dois velhos mísseis subsonicos é a Rússia, não os EUA.

Chore em posição fetal e volte com as previsões que nunca se realizam.

Casemiro
Casemiro
Reply to  Andre
2 anos atrás

A reposição vem da forma que vc menos espera.

Militares ucranianos venderam um blindado para a Milícia de Donestsk por rublos.

https://www.youtube.com/watch?v=7mCcOenFhOs

kkkkkk

Acho que o pessoal de DPR só não está interessado nos M-113.
kkkkkkk

Andre
Andre
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Milhares de veiculos perdidos pelo invador russo e vc comemorando a venda de 1.

Alias, o primeiro e maior pacote de dinheiro é de dólares americanos.

É uma piada mesmo.

Last edited 2 anos atrás by Andre
George
George
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

20 anos combatendo no Iraque e no Afeganistão e a munição esteve bem longe de acabar. Aí entregam alguns milhares de mísseis para os ucranianos e os americanos estão sem armas? Para, né?

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  George
2 anos atrás

O cara (Casemiro) ainda nao sabe que aqui se fabrica mais armas do que Coca Cola.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Estranho, outrora fora mencionado que os Javelins são estoques antigos e não era os mais recentes, você já viu fotos dos equipamentos militares que o EUA possui em desertos e depósitos ?

Da para manter uma guerra convencional contra MUNDO INTEIRO !

É muita arma colega, são milhares e milhares de equipamentos, eles tem tantos que até doam para abrir espaço para os novos aposentados.

Severiano Ostrich
Severiano Ostrich
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Já o estoque russo segue em elevadíssimo número. Oh céus…

Varg
Varg
2 anos atrás

“Burns usou duras palavras para falar de Putin, chamando-o de ‘apóstolo da vingança’, que por muitos anos ‘tem se mantido em uma combinação inflamável de inconformidade, ambição e insegurança’.

Se esses adjetivos forem verdadeiros, o Putin então é completamente instável emocionalmente.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Varg
2 anos atrás

O Putin esta’ passando por uma crise mental perigosissima. Se os generais nao derem e um basta nessa loucura, ou matam o Putin, ou o Ocidente vai acabar atacando a Russia pre-emptivamente.

Agnelo
Agnelo
2 anos atrás

Mais fácil se contentar com objetivos menos audaciosos.
Era desmilitarização e desnazificação de tudo.
Baixou pra área de interesse.
Quando pensar em consolidar, tá arriscado diminuir mais ainda.
Armamento nuclear? Dificílimo.

Gilson Elano
Gilson Elano
2 anos atrás

A Rússia tá começando a abrir o bico:
1 – Pediu ajuda a China;
2 – Pediu ajuda formal ao Brasil;
3 – Usando armas recebidas do Irã;
4 – Está protestando contra o fornecimento de armas pelos EUA.
5 – Parece que a economia tá indo pro saco;
6 – Avaliou mal, a capacidade dos militares ucranianos;
7 – Perdas militares tá passando e muito do mínimo suportável.
8 – Táticas militares de pouca eficiência.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Gilson Elano
2 anos atrás

Vi agora que eles mandaram cartas com ameaças aos EUA para pararem de fornecer armas e dinheiro para os ucranianos. Kkk… os russos acreditam que tudo se resolve na base da força.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Marcelo
2 anos atrás

EUA mandaram uma carta resposta: “Vem tranquilo!”

Rocha
Rocha
Reply to  Pablo Maroka
2 anos atrás

Resposta americana: nuts!

Marcelo
Marcelo
Reply to  Gilson Elano
2 anos atrás

Os ucranianos estão animados ainda mais com os novos brinquedos que estão chegando.

A6MZero
A6MZero
Reply to  Gilson Elano
2 anos atrás

3 – Usando armas recebidas do Irã

Eu ainda não consigo crer nessa informação, a Rússia que afirmava ter grandes estoques de equipamento militar, centenas de lançadores de foguetes e milhares de blindados em estoque, se sujeitar a usar equipamentos obsoletos recebidos do Irã…

Ou seus estoques não são tão grandiosos como alegado, ou estão em condições deploráveis e péssimas condições de armazenamento, ou sua logística é completamente ineficaz, para fazer algum sentido econômico ou logístico trazer equipamento obsoleto de milhares de km de distancia, ao invés de usar de seus próprios estoques.

Elisandro
Elisandro
Reply to  Gilson Elano
2 anos atrás

As únicas armas que seriam críveis a Rússia aceitar do Irã seriam drones e mísseis, pois neste caso, “quanto mais, melhor”. Agora, quanto ao Astros e outras armas supostamente enviadas, me parece mais serviço de desinformação na imprensa. O pessoal esquece que o outro front é a “guerra de informação”, sendo que a Ucrânia está coordenando o que “seria aceitável” a mídia ocidental divulgar… Neste sentido, lembram muito a mais a mídia estatal russa.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Gilson Elano
2 anos atrás

A Russia comecou a escorregar para a beira do abismo, ja’ na segunda semana apos a invasao.

Repito o que disse aqui varias vezes: a Russia se ferrou.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Gilson Elano
2 anos atrás

Ouvi falar que a russia está pedindo mbts para o Ira

Pablo Maroka
Pablo Maroka
2 anos atrás

Presidente biden profundamente preocupado ahhahah

O véio está com sorriso largo no rosto por ter aumentando o lucro do complexo militar americano

Caio
Caio
Reply to  Pablo Maroka
2 anos atrás

Os democratas estão para o complexo militar, como os republicanos estão para os banqueiros.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Pablo Maroka
2 anos atrás

Biden sendo informado da valorização das ações das empresas do complexo industrial-militar americano

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Pablo Maroka
2 anos atrás

A coisa por aqui esta’ bombando. As varias companias de defesa aqui em Massachusetts estao abrindo mais vagas para a mao de obra especializada.

Plínio Jr
Plínio Jr
2 anos atrás

Caso a Rússia opte por armas nucleares mesmo que táticas teremos consequências em vizinhos da Ucrânia como a Polônia por exemplo, isto traz a OTAN para o conflito de forma nuclear, uma guerra deste tipo não é interessante para ninguém…

Esperamos que o pequeno Putin não tenha isto em mente, a não ser que queira acabar com o mundo e tbm com a existência da própria Rússia.

Casemiro
Casemiro
Reply to  Plínio Jr
2 anos atrás

Acho melhor vc acompanhar os próximos andamentos do conflito.
Tem muito falatório por parte da Ucrânia, OTAN e EUA.
Deixe os fatos acontecerem.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Os fatos estão ocrrendo e muito longe das sua previsões de 3 dias operações…

Casemiro
Casemiro
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Acho que o desespero dos ucranianos não merece prosperar. São apenas desenvolvimentos da guerra. Como reclamam esses ucranianos. Já estão apelando. ‘O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que “todos os países do mundo” devem estar preparados para o presidente russo, Vladimir Putin, usar armas nucleares táticas em uma guerra contra a Ucrânia. Zelensky disse isso em entrevista à CNN. Segundo Zelensky, Putin pode recorrer a armas nucleares ou químicas porque não valoriza a vida do povo da Ucrânia. “Não só eu, o mundo inteiro, todos os países devem se preocupar, porque isso pode não ser uma informação real, ou pode ser… Read more »

Plinio Jr
Plinio Jr
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Sim eles vem acontecendo, 50 dias de campanha e pouca progressão, pesadas baixas em homens e equipamentos e ameaças diretas a outros países colocando seu arsenal nuclear de prontidão ….precisa de mais ??

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Plínio Jr
2 anos atrás

A pressão do Ocidente contra a Rússia se eles recorrerem às armas nucleares será enorme. Acredito que nem a China conseguiria continuar fazendo negócios com a Rússia num cenário destes.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
2 anos atrás

Reveses acontecem em qualquer guerra.A situação está pior para a Ucrânia e seu povo que quem não morreu está em vias de ir também ou fugiu para outro país.Anexando a região de Donbass e metendo o pé de lá tá de bom tamanho.Deixa a primazia de ser o único país que fez ataque nuclear para os EUA.

Antonio Cançado
Reply to  Renato de Mello Machado
2 anos atrás

Engano teu…
A situação está ruim pra Ucrânia, sem dúvida, mas está muito pior pra Rússia, que não conseguiu o que queria, está sofrendo muito com as sanções, as perdas em material e em tropas são insuportáveis e, pior, mostrou ao mundo que Putin e Rússia não passam de dois blefes.

Elisandro
Elisandro
Reply to  Antonio Cançado
2 anos atrás

Está muito pior para a Rússia? Basta ver como está boa parte da Ucrânia para ver que isso não faz sentido algum…

Ricardo
Ricardo
2 anos atrás

Russia está prestes a tomar o leste. A menos que Kiev de alguma forma, ataque Moscou, não existe necessidade de usar armas nucleares. Provavelmente vão tomar o leste e pedir para negociar. PIB ucraniano pode cair 75% se a guerra continuar, fora as baixas e a infraestrutura destruída. Uma tragédia!

Marcelo
Marcelo
Reply to  Ricardo
2 anos atrás

Normal quem vai financiar tudo isso é o dinheiro dos russos. A Ucrânia nem se preocupa pq têm padrinhos ricos para financiar os. Então é melhor vc se preocupar com a russianha falida que logo se desintegrar.

suTerminator
suTerminator
Reply to  Marcelo
2 anos atrás

Russia tem 300b nos EUA, um total de 600 no planeta, não daria nem 1/5 do que a Ucrania necessita para reconstrução;

Marcelo
Marcelo
Reply to  Ricardo
2 anos atrás

Se a falida Rússia tomar o leste ucraniano só vai mostrar pra o mundo qual era o real objetivo dos orcs. Aí não vai ter mais impedimento que segur3 eles de entrar pra OTAN. A Rússia é um tigre de papel.

suTerminator
suTerminator
Reply to  Marcelo
2 anos atrás

Se ela for entrar. Russia não pode entrar novamente na Ucrania destruida?

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  suTerminator
2 anos atrás

Destruida? A Ucrania vai ser resconstruida. Completamente reconstruida.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
2 anos atrás

hehehehehe boa!

Casemiro
Casemiro
Reply to  Renato de Mello Machado
2 anos atrás

E como a Ucrânia reclama!
Pula pra cá, pula pra lá. E grita
Parece gato em telhado de zinco quente.
Se eles levaram a situação a esse ponto, que aguentem as consequências.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Quem tá destruida,dividida,endividada e impossibilitada de ser um país normal é a Ucânia.O resto de uma forma ou de outra está capitalizando em cima da guerra só esperando acabar o conflito para todo mundo fazer negócios de novo.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Renato de Mello Machado
2 anos atrás

Velho…

Agora você vai ficar argumentando com você mesmo ?

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
2 anos atrás

Nada haver

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Kiev já caiu?
tu viu que a Rússia lançou uma nova classe de submarinos em parceria com os ucranianos? chamada “Moskva”.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Casemiro
2 anos atrás

Que consequencias?

O Biden vai visitar a Ucrania em breve. Isso sera’ uma desmosntracao de apoio total a causa ucraniana.

paulof
paulof
2 anos atrás

Sobre Kiev vejo ser mais fácil lançar uma nova ofensiva ou em outra área norte Ucrania aproveitando do território da BieloRússia.

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

Oooooooooh. Kkk

carcara_br
carcara_br
2 anos atrás

“os Estados Unidos não viram “muita evidência prática” de mobilização que cause maior preocupação”
É da última vez que disseram isso a Suécia divulgou que os caças russos que invadiram brevemente seu espaço aéreo portavam armas nucleares. Após um mês do ocorrido é claro, mesmo o piloto sendo treinado pra fazer este tipo de identificação em 10s.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  carcara_br
2 anos atrás

E agora tanto a Suécia quanto a Finlândia estão a caminho de se tornarem membros da OTAN. Claramente deu muito certo essa estratégia Russa de tentar intimidar seus vizinhos.

carcara_br
carcara_br
Reply to  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Um dos atrativos do material bélico sueco é ser ocidental, mas ainda contar com alguma neutralidade. Eles até podem entrar pra OTAN diante do enfraquecimento russo, mas acho que vou passar a achar mais interessante o armamento indiano. Tejas> Gripen?

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  carcara_br
2 anos atrás

A neutralidade da Suécia é irrelevante nesse sentido que você propõe, dado que o número de componentes americanos no Gripen faz com que os EUA possa facilmente bloquear a venda do caça. O mesmo “problema” afeta o Tejas.

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
carcara_br
carcara_br
Reply to  Bruno Vinícius
2 anos atrás

Mas existe o ponto diplomático, que é simplesmente sinalizar que você não está comprando armamento com Selo OTAN de hegemonia global.

Nascimento
Nascimento
Reply to  carcara_br
2 anos atrás

A questão dos equipamentos não é tão problemática em caso de guerra, pois peças de reposição geralmente são armazenadas no país, o problema é algumas forças deixarem sempre atrasados e terem poucos centros de manutenção com uma grande quantidade de peças de reposição. Salvo engano algo similar só existe na IAS e na HELIBRAS no tocante as asas rotativas. O problema maior é manter todos os ovos vindos de um só fornecedor, ou de um conjunto de fornecedores alinhados politicamente. O maior problema é as FAs terem copiado totalmente e exclusivamente a doutrina toda de uma organização da qual ele… Read more »

Grifon Eagle
Grifon Eagle
Reply to  carcara_br
2 anos atrás

A maioria aqui é pró-Ucrânia, os que torcem para a Rússia ou os que mantém a neutralidade, são uma minoria.

carcara_br
carcara_br
Reply to  Grifon Eagle
2 anos atrás

Uma pena, só demonstra que isso aqui não passa de uma ucrânia décadas após a derrota.
Saudável seria uma maioria neutra e alguns gatos pingados pendendo pra um lado ou outro.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  carcara_br
2 anos atrás

ok, mas isso implicou em que?
A Rússia jogou, JOGOU a Suécia e a Finlândia nos colos da Otan.

Antunes 1980
Antunes 1980
2 anos atrás

A chance da Rússia ficar estagnada na região de Mariupol, Lugansk e Donetsk é grande.

Qualquer avanço além disso, voltará a deixar a conta russa ainda mais cara. E o uso de armas nucleares simplesmente é um contra senso.

Chuto que Putin está torcendo desesperado que essas conquistas aconteçam antes do dia 09 de maio. (O Dia da Vitória Soviética sobre a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial)

Algo depois dessa data será ruim para sua propaganda interna e de custos financeiros e materiais.
A Rússia luta também contra o tempo !

Last edited 2 anos atrás by Antunes 1980
Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Antunes 1980
2 anos atrás

A Rússia ja está estagnada em Lugansk e Donetsk desde 2014..

E já gastaram muito dinheiro e poder para criar uma ilusão que este movimento separatista é grande..

Até agora n foram para frente.

Não vejo por que irá no futuro

Jefferson
Jefferson
Reply to  Antunes 1980
2 anos atrás

Essa guerra ainda vai durar muitos anos, ainda não começou os grandes ataques terroristas dentro da Rússia.
Imagina os homens que tiveram os filhos assassinados por russos, filhos sequestrados para tráfico sexual e órgãos.
Essa guerra só começou, putin vai ter que enterrar muitos russos, isso quando encontrar os pedaços de corpos.

Anderson
Anderson
2 anos atrás

O Júlio do Canal Sala de Guerra fez recentemente um vídeo analisando o que poderia acontecer caso a Rússia venha a usar armas nucleares contra a Ucrânia. É assustador heheh

E se a Rússia usar ARMAS NUCLEARES contra a Ucrânia? – DOC #152
https://www.youtube.com/watch?v=L_ooZTKS4z4&t=193s

Eromaster
Eromaster
2 anos atrás

Cia e Estadão falando por Putin…

Alessandro
Alessandro
2 anos atrás

“A doutrina militar russa apresenta um princípio chamado “escalar para desescalar”

Essa doutrina funcionaria com armas CONVENCIONAIS, mas com armas nucleares? Só DOIDO VARRIDO acredita nessa doutrina insana.

Se eles jogarem uma bomba atômica em todo mundo que estão ameaçando, a guerra só vai escalar ainda mais, será mais sanções, mais armas, mais raiva contra a Rússia, será mais TUDO contra o Putin!

Portanto se ele levar adiante essa ideia maluca, ou a máfia russa dá um jeito nele ou todos nós seremos incinerados a nível global.

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
Rayan
Rayan
Reply to  Alessandro
2 anos atrás

Isso mesmo. Comentei a mesma coisa.

carcara_br
carcara_br
Reply to  Alessandro
2 anos atrás

Cês sofrem do problema de tentar ser mais real que o rei.
Se é a doutrina dos caras julgar se é racional ou não, não faz diferença apenas tente entendê-la.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Alessandro
2 anos atrás

é o invadir para desinvadir depois, alegando que era diversionário…

E tem gente que leva a sério

Rayan
Rayan
2 anos atrás

De acordo a doutrina militar russa declarada em 2010, as armas nucleares poderiam ser usadas pela Rússia “em resposta ao uso de armas nucleares e de outros tipos de destruição em massa contra ela ou seus aliados, e também em caso de agressão contra a Rússia com o uso de armas convencionais quando a própria existência do Estado está ameaçada”. A maioria dos analistas militares acredita que, neste caso, a Rússia seguiria uma estratégia de ‘escalar para desescalar’, iniciando ataques nucleares limitados para trazer adversários para a mesa de negociações. A Rússia também ameaçará um conflito nuclear para desencorajar a… Read more »

Jefferson
Jefferson
Reply to  Rayan
2 anos atrás

Se a Rússia fizer isso ela vai ver uma proliferação de armas nucleares na sua fronteira. Acho isso quase impossível de acontecer. O Japão será o 1 a ter armas nucleares.
Ninguém perto da Rússia vai ver acontecer uma loucura dessa e ficar parado.

Rayan
Rayan
Reply to  Jefferson
2 anos atrás

Sim, a base do TNP – Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares de 1968 foi justamente o conceito estratégico de MAD – destruição mútua assegurada, que torna inocuo o uso de armas Nucleares.

Trouxe basicamente a doutrina militar russa sobrei uso de armas nucleares, embora seja preocupante o cenário.

Diria que é muito improvável , mas não impossível, na visão de analistas diversos.

Vitor
Vitor
Reply to  Rayan
2 anos atrás

Bem sensato seu ponto de vista, quanto os demais comentários vivem em um mundo paralelo imaginário que beira pensamento de manicômio.

Nascimento
Nascimento
Reply to  Vitor
2 anos atrás

O restante dos comentários é pura torcida, seja de um lado ou de outro.

Kings com 40 perfis diferentes e outros no mundo onde nada russo presta.

Last edited 2 anos atrás by Nascimento
Rayan
Rayan
Reply to  Nascimento
2 anos atrás

Grande amigo Infelizmente é verdade. O predominio neste site são de comentários totalmente enviesados pró Rússia do Kings e seus nicknames, em pura propaganda ou provocações, histeria, reações irônicas, molecagem de outros que acham que qualquer detalhe militar da Rússia não negativo é motivo para sair se melindrando ou gritando. Quando alguém como você, com postura equilibrada, fundamentada e neutra faz uma ponderação embasada, sem provocação ou ironia, trazendo argumentos ou simplesmente informações concretas e factuais desse conflito militar perante achismos sem base real, ou recebe dislikes ou tem reação de histeria infantil. Se for para esclarecer alguma derrota ucraniana,… Read more »

Rayan
Rayan
Reply to  Vitor
2 anos atrás

Obrigado pela consideração positiva, extrai da doutrina militar da Rússia sobre uso das Forças Estratégicas e estudos relacionados.

O estudo abaixo é bem conciso e completo sobre o inventário e doutrina de uso das armas nucleares pela Rússia, fazendo um apanhado histórico desde os tempos soviéticos. Vale a pena a leitura. Abraço

https://sgp.fas.org/crs/nuke/R45861.pdf

José
José
Reply to  Rayan
2 anos atrás

Bom comentário, infelizmente temos visto apenas comentários em geral superficiais de torcedores do “time a” ou “time b”, se esquecendo que a guerra tomando esse tipo de proporção, todos nós perdemos, o mundo inteiro perde, independente para “qual time vc torce”. Não há motivos para torcidas ou comemorações, apenas preocupação, e torcer para que isto passe o mais rápido possível, já houve muita destruição.

Rayan
Rayan
Reply to  José
2 anos atrás

Perfeita analise, já Falei diversas vezes que a destruição e mortes desencadeadas por conflitos armados é algo nocivo à humanidade e decorrente de processos decisórios centrados em elites de poder dos países beligerantes. As vítimas são os civis, soldados no cumprimento do dever e é doentio assistir comentaristas desse portal vibrando com morte de soldados e torcendo por extermínio de dois povos originalmente integrados e etnicamente vinculados. Não analisam o conflito pela perspectiva militar ou geopolitica. Atacam os outros com ironia simplesmente quando um posicionamento ou mesmo dados analisados confrontam suas posições pessoais.

Rayan
Rayan
Reply to  Rayan
2 anos atrás

Você trouxe uma ponderação que me fez fazer diversas pesquisas e que vale um debate embasado: a diferença de nível e eficiência operacional entre os comandos das frentes sul e leste e as do norte (Kiev, Chernihv Sumy e Kharkiv). As frentes que iniciaram a ofensiva partindo da Crimeia como cabeça de ponte e do leste (partindo de Rostov) tiveram avanços muito mais rápidos, consolidação de terreno rapida, poucas perdas materiais e militares, em detrimento das tropas radicadas na Frente Norte naqueles 3 eixos. Algumas explicações pelo que pesquisei: – Comando mais profissional e realista quanto à resistência ucraniana, com… Read more »

Adriano madureira
Adriano madureira
2 anos atrás

A CIA disse🤔🤔😆😆🇺🇲⁉️ é mais fácil eles soltarem uma nuclear de bandeira falsa para acusarem os russos…

Desses cretinos eu não duvidaria nada…

Last edited 2 anos atrás by Adriano madureira
Rogerio Loureiro Dhierio
Rogerio Loureiro Dhierio
2 anos atrás

Ninguem tem coragem de dizer mas eu digo.

A Russia é uma potencia militar covencional sim, mas de medio Porte.

Nao esta a altura dos EUA, Europa e China.

Nascimento
Nascimento
Reply to  Rogerio Loureiro Dhierio
2 anos atrás

Europa não é potência militar, só Reino Unido e FRA que são, o resto é mais econômica e softpower, principalmente Alemanha, Itália e Espanha. A Rússia é segundo muitos estudiosos de RI a potência regional ”mais forte do mundo” pois é ainda a 2ª maior potencia militar do mundo, mas não é superpotencia econômica pois não tem mais a relevância econômica de antes.

Rayan
Rayan
Reply to  Nascimento
2 anos atrás

Análise precisa e corroborada por inúmeros institutos de relações internacionais. Excelente.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Rayan
2 anos atrás

depois de 2022 em qualquer lista tem que estar atrás da ucrania

Rayan
Rayan
Reply to  Pablo Maroka
2 anos atrás

A avaliação de poder militar não se baseia, como já debatido, no desempenho de um conflito. Se assim o fosse, os EUA seriam rebaixados pelo que ocorreu no Afeganistão e no Iraque. Poder militar envolve variantes como capacidade tecnológica, existência de complexo industrial -militar próprio, recursos naturais, organização da sociedade, nível de prontidão. Ainda que tenha havido falhas, derrotas, reveses, impasses de forças russas na Ucrânia na Frente Norte isso não invalida esse poder militar. Dizer que a Ucrânia está acima é contrariar todas variáveis de analise do conceito . Ninguém do Pentágono ou em um instituto de estudos de… Read more »

Rayan
Rayan
Reply to  Nascimento
2 anos atrás

Inclusive, interessante estudar como a Rússia atual se “viciou” em estratégias de guerra híbrida e assimétrica, tendo negligenciado a abordagens militares convencionais em sua doutrina – o que explica acima de qualquer outro detalhe suas variadas falhas e impasses operacionais neste conflito. As intervenções militares na Crimeia e na Síria – inegavelmente bem sucedidas, por mais que alguém odeie a Rússia e tudo que cela representa – geraram um planejamento soberbo e equivocado na Guerra da Ucrânia com reveses táticos totalmente evitáveis. De acordo com fontes e notícias inúmeras, conforme o artigo sobre a Batalha de Donbass Rodolfo explicou, preferiram… Read more »

paulotd
paulotd
Reply to  Nascimento
2 anos atrás

Alemanha se quiser vira uma superpotência militar rapidamente. Parque industrial e humano eles tem bastante.

Mensageiro
Mensageiro
2 anos atrás

Se Putin apelar pra arma nuclear na Ucrânia a Otan vai ter a justificativa perfeita pra fazer uma zona de exclusão aérea enquanto o exército ucraniano reconquista os territórios

Elisandro
Elisandro
Reply to  Mensageiro
2 anos atrás

Seu comentário seria crível, se a OTAN estiver disposta a se sacrificar pela Ucrânia.

Mensageiro
Mensageiro
Reply to  Elisandro
2 anos atrás

Mas ela não estaria fazendo só pela Ucrânia. A vitória ucraniana, o enfraquecimento e isolamento russo são desejáveis pela aliança depois de todo o ocorrido.

Henry
Henry
2 anos atrás

Putin tem cara de alguém que vai até o fim para ganhar.

Mensageiro
Mensageiro
Reply to  Henry
2 anos atrás

Ele tem 69 anos. Quis fazer algo grandioso pra ser lembrado em seu país, vai ser lembrado pelo mundo agora kkkk só que do lado de Hitler.

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
2 anos atrás

Por isso que é importante a Ucrânia se limitar a esses objetivos:

  • Expulsar a força invasora do leste e da Crimeia
  • Negar completamente o uso do Mar Negro para a força invasora por alguns anos
  • Dentro do império da rússia se limitar a atacar alvos que sejam táticos. Deixar os alvos estratégicos (complexo militar e energético) para os últimos dias da guerra, quando os russos já estiverem mais acostumados com a realidade. Atacar alvos estratégicos agora pode assustar a consciência de pessoas que viviam muito longe da realidade a até pouco tempo, e isso é perigoso
Elisandro
Elisandro
Reply to  Reinaldo Deprera
2 anos atrás

Quero ver a Ucrânia negar o uso do Mar Negro com uma marinha que não existe mais. Se tentar, a Rússia pode atacar Kiev quando quiser. Como fez desde o início da guerra.

_RR_
_RR_
Reply to  Elisandro
2 anos atrás

Elisandro… A Ucrânia já está buscando negar aquelas águas… Os ataques ao Orsk e ao Moskva se constituem em prova inequívoca da determinação dos ucranianos em negar as águas do Mar Negro. A negação da faixa de mar mais próxima pode ser feita por mísseis lançados de terra, trabalhando juntos com estações terrestres e plataformas aéreas dedicadas. É uma forma barata e eficiente de se combater, não obstante as limitações inerentes aqui. Que a Rússia pode atacar qualquer parte da Ucrânia, isso é fato. Mas que haverá retaliação, isso também já se provou que pode ser feito… E a cobrança… Read more »

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  _RR_
2 anos atrás

Foi um golpe de sorte. Poderia ter alguma bateria de mísseis escondida por lá, não detectada pela inteligência russa. Certamente depois dessa a Rússia irá bombardear qualquer local que aparente esconder mísseis antinavio.

_RR_
_RR_
Reply to  Reinaldo Deprera
2 anos atrás

Reinaldo… Vamos com calma… Expulsar os russos de Lugansk e Donetsk é extremamente difícil… Depende de uma combinação de fatores, que vão desde um caos absoluto no exército russo até a uma revolta generalizada do povo dessas regiões contra os russos. E esse cenário está apenas parcialmente desenrolado… Supondo a aplicação de todo o “manual” de guerra assimétrica, é coisa pra anos… Já expulsa-los da Crimeia, penso ser impossível a essa altura. A Crimeia é uma fortaleza natural, facilmente defensável, como a história mostra. Daí, que os ucranianos simplesmente não tem o volume de forças pra isso, e o terreno… Read more »

Rayan
Rayan
Reply to  _RR_
2 anos atrás

Toda sua análise é impecável. Apenas ressalto que a população de Donbass, nas oblasts de Donetsk e Luhansk possuem forte conexão e vínculo com a Rússia, diferentemente das demais oblasts. Muitos passaportes foram emitidos antes do conflito, Luhansk está 99% ocupada e Donetsk mais de 60%.

Diferente contexto está nas demais oblasts, principalmente na Ucrânia Ocidental. O nível de hostilidade à Rússia é algo extremo.

Arthur
Arthur
2 anos atrás

Putin deve se preocupar em usar armas nucleares, tendo em vista que até seus navios ‘explodem’ misteriosamente. Já não basta que os tanques russos ‘explodem do nada’, agora isto…

bjj
bjj
2 anos atrás

Na guerra fria, o auge da possibilidade de uso de armas nucleares pós-guerra, por mais de uma vez militares soviéticos tiveram frieza suficiente para não lançar armas atômicas contra EUA/OTAN mesmo quando, por problemas técnicos em seus sistemas de alerta, pensavam estar sendo atacados com esse mesmo tipo de arma. Desafiaram os próprios protocolos porque sabiam, melhor que os burocratas, as possíveis consequências disso. Imagino que com as grandes perdas materiais e de vidas humanas, os militares russos, que juntos de suas famílias também precisarão enfrentar as consequências econômicas internas dessa “aventura”, já devem estar de saco cheio do Putin… Read more »

Rayan
Rayan
Reply to  bjj
2 anos atrás

Na Rússia, adota-se como processo de decisão intitulado Cheget de uso de armas nucleares através do método, que faz parte sistema automático para o comando e controle das Forças Nucleares Estratégicas da Rússia (SNF) chamado Kazbek. Como funciona: a “mala nuclear” Cheget está conectada ao sistema de comunicação especial de codinome Kavkaz , que apóia a comunicação entre altos funcionários do governo enquanto eles estão tomando a decisão de usar armas nucleares e, por sua vez, está conectado ao Kazbek, que abrange todos os indivíduos e agências envolvidas no comando e controle das Forças Nucleares Estratégicas. O Presidente da Rússia… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Rodolfo Laterza
Nick
Nick
2 anos atrás

Agora estão querendo culpar terceiros se o Putin apertar o botão vermelho. MAS se Putin mandar lançar nukes na Ucrãnia ele sabe que declarou guerra total ao ocidente e autorizou a OTAN interver DIRETAMENTE na Ucrânia, e ae sim teremos, o início da 3ª Grande Guerra Mundial.

Anderson
Anderson
Reply to  Nick
2 anos atrás

O ocidente nada fará além de mais e mais sanções contra a Rússia. As populações de países democráticos não estão interessadas em morrer por seus políticos. Veja a aprovação ao governo Biden despencando. O vídeo abaixo é uma boa análise do que poderá ocorrer caso a Rússia venha a utilizar armas nucleares contra a Ucrânia.

https://youtu.be/L_ooZTKS4z4

Elisandro
Elisandro
Reply to  Nick
2 anos atrás

O Anderson está certo. O Ocidente não quer se sacrificar pela Ucrânia.

Mensageiro
Mensageiro
Reply to  Elisandro
2 anos atrás

Se sacrificar em sangue humano é natural que nenhum país queira mesmo. Mas em dólar o que pode ser feito está sendo. Não por bondade mas por defender os pilares ocidentais.

_RR_
_RR_
Reply to  Nick
2 anos atrás

Prezados, Evidente que o Ocidente não irá retaliar militarmente um ataque nuclear contra um país não membro, mas fará tudo o que estiver ao seu alcance para transformar a Rússia em um pária, isolado e incomunicável diplomaticamente. Não haverá, no tempo de vida desta geração, um país do Ocidente que irá cerrar fileiras com eles. Mesmo os tradicionais aliados irão questionar os russos, caso optem por esse caminho. Em verdade, os russos já foram longe demais… Tomaram um caminho que não poderia ter sido tomado, sob quaisquer circunstâncias, mesmo que isso significasse a “perda” da Ucrânia… Agora, além de a… Read more »

Marcelo
Marcelo
Reply to  Nick
2 anos atrás

ORAS!!! MAS ELE (putin) AVISOU NÃO AVISOU?!?! SE o ocidente quer pagar pra ver…verá! Eu enfiaria um NUKE onde esta escondido o tal presidente ucraniano. O Brasil tem de chamar, às falas. os EUA Inglaterra, França e Alemanha…estão esticando a corda e EU não concordo com isso…Aliais boa parte do povo ocidental não deve concordar com essas provocações do tal “ocidente” que não me representa. A china e a URSS apoiavam e enviam armas nas guerras passadas Coreia Vietnã.etc..etc. Mas não ficavam alardeando! Parece que os EUA QUEREM que a Russia lance um NUKE… E nós?!?! A maioria dos povos… Read more »

Fabricio Lustosa
Fabricio Lustosa
2 anos atrás

No ano de 2015 a Grécia, integrante plena da União Europeia e OTAN, esteve a beira da falência proveniente, basicamente, em dívidas bilionárias com bancos privados europeus. Quem “socorreu” a Grécia? FMI, Comissão Europeia e Banco Central Europeu. Em suma, os gregos estão até hj nas mãos desses três entes, em um português bem claro: estão fudidos por um bom tempo. Agora vejamos a Ucrânia, não faz parte da UE nem OTAN, mas é o chapeuzinho vermelho da vez, todos os holofotes, toda a imprensa, está em prol da Ucrânia que, dizem as fontes mais otimistas, já perdeu quase metade… Read more »

_RR_
_RR_
Reply to  Fabricio Lustosa
2 anos atrás

A Grécia caiu por sua própria irresponsabilidade… Foram anos de gastança pública desenfreada, acumulando dívidas exorbitantes para manter um padrão social que nunca foi efetivamente sustentável. Como toda a “boa” social democracia, a Grécia ruiu por dentro, consumindo a si mesma… Enfim, a derrocada dos gregos é culpa dos próprios gregos… Se a Ucrânia foi persuadida ou não para ir à União Europeia ou se todas as posições tomadas por este país foram erradas… isso agora se torna totalmente irrelevante diante dos fatos… A Rússia foi a guerra. Ponto… Cometeu o erro maior. Quanto a ajuda militar cedida aos ucranianos…… Read more »

Fabricio Lustosa
Fabricio Lustosa
Reply to  _RR_
2 anos atrás

A estratégia russa, após reveses da primeira fase e estando os russos cientes da realidade e se adequando à mesma, será avançar no leste, a meu ver, até o rio Dniepper. Feito isso vão, naturalmente, passar da ofensiva para a defesa e todo esse material da OTAN vai perder 80% da eficácia até então garantida por serem ideais em emboscadas e combates urbanos. Estando em posições sólidas, com a fronteira natural do rio, na defesa e com todo aparato de artilharia e aviação somente uma hipótese, já descartada por sinal várias vezes, incomodaria os russos: a intervenção direta da OTAN.… Read more »

Rayan
Rayan
Reply to  Fabricio Lustosa
2 anos atrás

Sua lembrança a respeito da Grécia foi assertiva e pertinente. Impressionante a perda de soberania econômica do país. O nível de empobrecimento foi assustador. O país basicamente depende de rolagem de dividas.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Fabricio Lustosa
2 anos atrás

BINGO!!
Assim que os ucranianos entrarem…vão pedir pra sair….o EMBUSTE EUROPEU ONDE quem MANDA É A fRANÇA e aLEMANHA.
DEIXA ELES IREM PRA O EURO!
AGORA CERCAR A RUSSIA COM A OTAN…simples…. enfiem um NUKE no rabo deles Putin.
Dou toda a razão pra Russia nessa questão assim como dei toda razão no episodio cubano.para os EUA

CUSPARADA NA CARA… se você quer DAR… tem de medir as consequências…se os Ucranianos querem ser marionetes dos EUA …tem que se FU#2* MESMO!
TUDO TEM CUSTO! TUDO

Grifon Eagle
Grifon Eagle
2 anos atrás

A CIA adverte, logo, o Biden e o Boris Johnson precisam entender que é necessário cessar a guerra, em função de um risco eminente de uma ameaça nuclear. Para o bem de todos, os EUA e o Reino Unido precisam se posicionar pelo fim da guerra na Ucrânia. É só pararem de pressionar o Zelensky e deixarem que ele decida o que for melhor para a Ucrânia. Provavelmente ele decidirá pelo fim da guerra, e reconhecerá Donbass e Crimeia como sendo da Rússia. Se realmente não querem uma ameaça nuclear por parte da Rússia, então que façam com que cesse… Read more »

Manuel Flavio Vieira
2 anos atrás

O DSCA aprovou a venda de 12 AH-1Z novos para a Nigéria. O pacote, que envolve armamento, é no valor de USD 997 milhões. Segue o link:
https://www.dsca.mil/press-media/major-arms-sales/nigeria-ah-1z-attack-helicopter-related-fms-acquisitions

seuzénétiuôrqui
seuzénétiuôrqui
2 anos atrás

“CIA adverte que reveses podem levar Putin a usar arma nuclear” A guerra de desinformação dos eua é forte. Que reveses essa organização está falando? A Rússia destruiu toda a força aérea e marinha ucraniana, destrói diariamente milhões de dólares em equipamentos da otan/eua, mata ou captura centenas de nazistas e “mercenários”, mercenários esses que até o chapolin sabe que são soldados da otan e eua ou seja, a Rússia já enfrenta a otan técnicamente de forma não oficial. A fábrica que fabricava e fazia manutenção nos mísseis que podem ter atingido aquele velho navio não existe mais, foi obliterada.… Read more »

Elisandro
Elisandro
2 anos atrás

Eu acredito que caso o Ocidente venha a aumentar as entregas de armas a ponto de se tornarem uma ameaça séria para a Rússia, essa possa retaliar com armas nucleares táticas em campo. E mesmo assim, não acredito que a OTAN ou o resto do Ocidente queira iniciar uma guerra mundial nuclear, pois é fácil fazer discursos inflamados e enviar armas para longe de seus palácios seguros. Agora, quando se derem conta que pode cair na cabeça deles, irão pensar duas vezes.

seuzénétiuôrqui
seuzénétiuôrqui
Reply to  Elisandro
2 anos atrás

Esses doidos europeus estão brincando. Seus líderes são corruptos e o povo é muito mal informado ou prepotente. Mas isso acabará com a 1a. nuc. que pulverizar uma grande cidade européia. Nem mesmo os eua arriscarão sua existencia. Estão do outro lado do atlântico em relativa segurança mas sabem que seu país pode virar cinzas em questão de horas. Os russos são doidos. Parece que aceitam dobrar a aposta. Eu estou aguardando até onde esses loucos dos eua irão.

Miguel Carvalho
Miguel Carvalho
Reply to  Elisandro
2 anos atrás

Mas Putin também sabe que pode receber a mesma resposta, por parte do Ocidente. Há um grande desconforto por parte de Putin, com a ajuda do ocidente à Ucrânia em que o ponto mais alto foi o afundamento do Moskva. Os próprios russos estão furibundos. A resposta foi bombardeamentos massivos por toda a Ucrânia. A verdade é que Mariupol já se foi e com isso todo o leste da Ucrânia, os ruMissos estão neste momento a cimentar posições, receber material para iniciar movimentos para oeste. As ameaças contra o ocidente estão a subir de tom, e duvido que os ucranianos… Read more »

Zé zinho
Zé zinho
2 anos atrás

Qual a potência de uma arma nuclear tática? 1 , 2, 5 , 10 KT? Usadas para o que? Arrasar posições defensivas e entrincheiradas e concentração de tropas, bases aereas? Ainda existe Zreu? Então a capacidade de dispersar flutuando como borboleta e concentrar rapidamente picando furiosamente como um enxame de abelhas e a chave para nocautear as forças táticas do ditador putin?

carcara_br
carcara_br
Reply to  Zé zinho
2 anos atrás

Frita equipamento eletrônico. 1kt por exemplo o efeito radioativo possui um raio letal maior que o efeito termobárico.
Ótimas armas pra cerco em grandes cidades também. Além de ser uma solução extremamente barata. Faz o mesmo serviço que centenas de missões e horas de bombardeios em segundos.
São muito boa em criar zonas tampões desertificadas em instantes.

Lana alves
Lana alves
Reply to  carcara_br
2 anos atrás

Imagine o mundo todo vendo a Rússia usar armas nucleares contra um país sem marinha que não invadiu a Rússia, que não atacou a Rússia.
A Rússia como país ha não existe mais…completamente odiada nas fronteiras, imagina fazendo isso.
O estrago que esse putin está fazendo é enorme para os russos.

carcara_br
carcara_br
Reply to  Lana alves
2 anos atrás

Tá vendo o tamanho da cagada? Estão tentando criar um ambiente em que usar armas nucleares fará pouca diferença.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Zé zinho
2 anos atrás

DETONADA ONDE ESTA O PRESIDENTE!
Que…valente como é/estão alardeando…deve estar num profundo Bunker cercado de escolas, creches, templos religiosos e hospitais.
Com um amplo e bem equipado estudio cinematográfico onde faz suas “aparições ao vivo” vestidinho com roupas militar…conclamando os civis a “lutarem”…com os dentes se for necessário…. isso gerar cenas muito boas para comover o povo ocidental…palhaços de seus lideres EUA/Inglaterra, França Alemanha (essa ultima tá de gaiata nisso)

Marcelo
Marcelo
2 anos atrás

ORAS!!! MAS ELE (putin) AVISOU NÃO AVISOU?!?! SE o ocidente quer pagar pra ver…verá! Eu enfiaria um NUKE onde esta escondido o tal presidente ucraniano. O Brasil tem de chamar, às falas. os EUA Inglaterra, França e Alemanha…estão esticando a corda e EU não concordo com isso…Aliais boa parte do povo ocidental não deve concordar com essas provocações do tal “ocidente” que não me representa. A china e a URSS apoiavam e enviam armas nas guerras passadas Coreia Vietnã.etc..etc. Mas não ficavam alardeando! Parece que os EUA QUEREM que a Russia lance um NUKE… E nós?!?! A maioria dos povos… Read more »

_RR_
_RR_
Reply to  Marcelo
2 anos atrás

E onde está a lógica em incinerar um milhão de ucranianos pra pegar um cara…? Provocações… Americanos e europeus apenas lançaram mão dos recursos que tinham nessa jogatina geopolítica da Ucrânia, atuando no campo político e econômico, como de praxe. Se os russos não estavam prontos para jogar no mesmo nível, que buscassem outras táticas de não guerra… ou então que nem tentassem…! Era melhor deixar os ucranianos de lado que arriscar uma guerra que pode custar o futuro da própria Rússia! E seja como for… “provocação” por “provocação”, os russos também fizeram das suas, e ainda cometeram o erro… Read more »

carcara_br
carcara_br
Reply to  _RR_
2 anos atrás

Nessa eu concordo 100%

Felipe
Felipe
2 anos atrás

1035 mercenários estrangeiros aniquilados na Ucrania

alexandre
alexandre
2 anos atrás

Olá a todos que gostam de comentar sobre a situação na Ucrânia. Uma pergunta: com todas as perdas de materiais e equipamentos pela Russia podemos confirmar que a segunda maior potênica militar do mundo é a China e a Russia deve estar em terceiro lugar ou algo abaixo….

alexandre
alexandre
2 anos atrás

Penso da seguinte maneira: se a Russia pensa em usar armamentos nucleares, isso é a confirmação de que suas forças militares convencionais não correspondem e não apresentam resultados desejados, ou seja suas forças convencionais não conseguem vencer o país mais pobre da Europa, e pensar que desejam influenciar o mundo. Com uma economia do tamanho do Brasil, a Russia deve cair na realidade e aprender que países como os EUA e a China conseguem criar e desenvolver forças militares capazes de amedrontar o mundo deve-se ao fato de terem ecomias fortes, como pode o país que apresenta uma economia menor… Read more »

Abel
Abel
2 anos atrás

https://www.wsj.com/articles/momentous-changes-in-the-marine-corps-deserve-debate-reduction-david-berger-general-11648217667

A barreira de missões contra a China, quando os fuzileiros serão apenas eletricistas instaladores de mísseis.

Gilson Elano
Gilson Elano
2 anos atrás

A mídia tá relatando, que mais um general russo, virou comida de planta.

Bueno
Bueno
2 anos atrás

OFF TOP
E a guerra no Brasil?

Guarani usado em ação contra Bandidos em  Guarapuava PR
Poderia ter usaso o com a Torre remota

https://www.youtube.com/watch?v=VTfS942phTI

Junior Souza
Junior Souza
Reply to  Bueno
2 anos atrás

Usaram apenas para transportar pessoal pela cidade pelo que foi reportado, isso depois do tiroteio ter encerrado. A PM ficou responsável por realizar o cerco e dar combate aos meliantes.
É o que foi divulgado até agora…

Bueno
Bueno
Reply to  Bueno
2 anos atrás

Batismo de fogo do Guarani?
No libano foi o primeiro ?

Junior Souza
Junior Souza
Reply to  Bueno
2 anos atrás

Ja foi usado no Rio de Janeiro, e pelo que foi divulgado la em Guarapuava não chegou a entrar em contato com os criminosos.

Last edited 2 anos atrás by Junior Souza
Paulo
Paulo
2 anos atrás

Site antigamente extremamente técnico que se tornou refúgio de “cheerleaders”, de ambos os lados. em seus comentários…. As perguntas que a matéria deveria levantar nos “analistas”, fora as questões “clubisticas”, são: 1) vale a pena “torrar 7 bilhões de vidas” pelo que acontece na “biquinha de são vicente” em caso de “desespero e resposta nuclear” da Rússia numa eventual dêbacle na sua “operação especial”? 2) Está efetivamente sendo “profícuo”, para uma América já combalida com hiperinflação (afinal, qualquer coisa acima de 2% ao mês lá é tenebrosa em face do rendimento de seus juros a longo prazo) e ainda sob… Read more »