Usando tecnologia de ponta, camuflagem russa promete tornar tanques ‘invisíveis’

189

Relatórios vindos da Ucrânia afirmam que a Rússia perdeu mais de 800 tanques, 170 aeronaves e 20.000 soldados até agora. À medida que a ‘operação militar especial’ entra em seu terceiro mês, as tropas russas estão agora explorando novos meios de camuflar seu equipamento para conter as perdas.

As forças russas estão empregando uma camuflagem que diminui a visibilidade dos veículos de combate nos espectros de infravermelho e radar, disse uma fonte informada à agência de notícias Sputnik.

“Essa camuflagem é um material sintético que é colocado em cima do equipamento na forma de estojos ou capas. O material diminuiu o nível de radiação térmica, por exemplo, de um tanque em várias vezes, de modo que quase se funde com a superfície de fundo. No alcance do radar, a distância de detecção do veículo cai substancialmente”, disse a fonte.

Isso visa principalmente diminuir a visibilidade dos equipamentos de drones e aeronaves de reconhecimento rivais, observou a fonte, acrescentando que o revestimento também pode ser tingido em cores de camuflagem, tornando os veículos menos visíveis no alcance óptico.

“No âmbito da operação especial [na Ucrânia], vários tipos de camuflagem são usados ​​nos sistemas de mísseis táticos operacionais Iskander, bem como nos mais recentes tanques T-90M Proryv”, acrescentou a fonte.

Na semana passada, a agência de notícias russa compartilhou as imagens dos lançadores de mísseis russos Iskander perto da fronteira com a Ucrânia. Os lançadores foram vistos apontados para a região de Kharkiv, no território oriental da Ucrânia. O relatório sobre os lançadores posicionados perto da fronteira também foi corroborado pelo Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia.
ucrania
Os ataques se intensificaram nos últimos dias antes do Dia da Vitória da Rússia no próximo mês, quando o presidente Putin desejaria declarar a invasão um enorme sucesso.

No entanto, a implantação generalizada e o uso de drones de reconhecimento e drones suicidas têm sido uma dor de cabeça para as tropas invasoras. Diante dessas dificuldades, a camuflagem torna-se uma armadura indispensável para os militares.

Esforço ‘furtivo’ para equipamentos russos

Os militares russos vêm experimentando diferentes métodos de camuflagem para escapar dos olhos do inimigo.

Os drones turcos TB2 Bayraktar, os UAVs armados da Ucrânia e os drones estilo kamikaze que recebeu como ajuda de outros países realizaram vários ataques a comboios e equipamentos russos, exigindo uma camuflagem mais sofisticada.

O equipamento terrestre é especialmente vulnerável a ataques devido a contramedidas limitadas.

Anteriormente, os relatórios indicavam que as tropas russas estavam usando tapetes, mudas e feno para cobrir seus veículos blindados, o que foi interpretado como um sinal de que as tropas não estavam equipadas com camuflagem eficaz, informou o Washington Post.
No que poderia ser uma camuflagem muito moderna e sofisticada disponível para as tropas russas agora, os lançadores de mísseis Iskander foram equipados com dispositivos de camuflagem que podem minimizar a quantidade de calor irradiada por um item e alterar a forma e o tamanho de sua assinatura visual ou de radar. , segundo relatos.

Diz-se que esses sistemas fornecem discrição nas bandas de ondas ópticas, infravermelho próximo, infravermelho térmico e de radar de banda larga, sensores de escurecimento, alvos ofuscantes e munições inteligentes enganosas, fornecendo a eles uma vantagem tática e operacional.

As tropas russas têm usado esse tipo de camuflagem para dificultar que os drones de reconhecimento ucranianos o “descobram”, pois os drones Bayraktar TB2 geralmente conseguem ver o alvo a uma distância de 50 km.

O drone turco também teria desempenhado um papel significativo no ataque ao carro-chefe russo Moskva pelo míssil Neptune.

No ano passado, a RIA Novosti havia relatado que o Exército russo pretendia revestir seus veículos de combate com uma substância que muda de cor que se mistura com o ambiente circundante. Era para ser conhecido como ‘Chamaleon’ por sua capacidade de mudar de cor e gel com o ambiente.

A camuflagem produzida pela Ruselectronics, segundo a agência de notícias com sede em Moscou, consistiria em muitas pequenas placas de revestimento eletrocrômico “o que permite criar várias imagens visuais que não apenas copiam a cor da paisagem circundante, mas também sua estrutura”.

A fonte não identificada disse na época que “a velocidade da reação de camuflagem às mudanças no ambiente é de frações de segundo. Se, por exemplo, um tanque estiver em um campo e o revestimento tiver uma pintura de um tipo, e depois mudar de posição e se encontrar no fundo de um tipo diferente de paisagem, o revestimento mudará a cor e a estrutura de camuflagem em toda a área.”

Isso é indicativo da importância que os militares russos, como todos os militares modernos do mundo, atribuem à camuflagem de tropas e equipamentos. Ao usar galhos e tapetes, as tropas russas podem ter percorrido um longo caminho com seu novo material de disfarce, uma vez que os relatórios são autênticos.

À medida que mais drones assassinos chegam ao campo de batalha na Ucrânia, qualquer forma de camuflagem pode fornecer uma vantagem às tropas russas sob pressão para não apenas desferir um golpe decisivo na força de resistência, mas também minimizar suas perdas.

FONTE: Eurasian Times

Subscribe
Notify of
guest

189 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joe
Joe
1 ano atrás

Sem pânico. Está tudo conforme o planejado para os russos. Já já tomam kiev

Last edited 1 ano atrás by Joe
Carvalho
Carvalho
Reply to  Joe
1 ano atrás

Não priemos cânico!!
Kkkkkk

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Joe
1 ano atrás

Elementar meu caro Watson. Muita vodka na cabeca e ai saem essas perolas russas. Tecnologia de tanque camaleao. E isso? kkkkkk.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Joe
1 ano atrás

Não ligo por lado A ou B. Más se eles a otan é tão boa porque precisam do mundo inteiro contra dois países(Rússia/China)??? 😀

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Guess Hu
Guess Hu
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Ué? Porque a Rússia junto com A URSS mais aliados levaram pau do eixo por 5 anos ? Imagina agora que a Alemanha e Japão estão contra teu baixinho? Melhor engraxar o couro e ficar quieto .

Agressor's
Agressor's
Reply to  Guess Hu
1 ano atrás

De Kiev pra Berlim,

De Berlim pra Paris,

De Paris pra Londres,

De Londres pra Washington…. 🙂

Monarquista
Monarquista
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Em 72 horas hehehehehehe

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

é mais fácil o apocalipse começar do que a Russia chegar em Washington

PACRF
PACRF
Reply to  Joe
1 ano atrás

Lembra da ameaça do Putin antes da invasão: tomo Kiev em DOIS dias. Tá demorando, hein?

Agressor's
Agressor's
Reply to  PACRF
1 ano atrás

O braziu deveria mandar os tanques fumacê do exército brazileru, pra ajudar nosso esforço de guerra naziucraniano!

MAB
MAB
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Explica para todos nós, se o estado em questão é nazista, porque Israel está ajudando?

Se soltar fumaça aperta logo o botão vermelho e pede ajuda para os foiceminions.

Flanker
Flanker
Reply to  MAB
1 ano atrás

MAB, esses bots repetem clichês e adoram criar novos terms…agora tá na moda o ucronazi, naziucraniano, naziotan, e por aí vai….uns coitados, em suma.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Flanker
1 ano atrás

Repetir, repetir, repetir, repetir, repetir, repetir, repetir, repetir, repetir, repetir, repetir, repetir, repetir, repetir, repetir, repetir, repetir, repetir, repetir, repetir…

Até entender!

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  MAB
1 ano atrás

Você não soube da última? Hitler era judeu e os antissemitas mais fervorosos são judeus.

https://www.bbc.com/news/world-middle-east-61296682

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
pangloss
pangloss
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Acho que não entenderam a ironia do seu comentário, Bruno.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  pangloss
1 ano atrás

Fiquei um pouco decepcionado agora. Achei que tinha deixado claro a ironia (especialmente considerando meus outros comentários sobre o assunto, que são sempre críticos às narrativas malucas da Rússia).

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
PACRF
PACRF
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

O Brasil está do outro lado, nosso Chefe de Estado se solidarizou com os russos. Portanto os tanques “fumacê” devem ser enviados para a Rússia.

glasquis 7
Reply to  PACRF
1 ano atrás

tomo Kiev em DOIS dias. Tá demorando, hein?”

Por vc diz isso?
Vc não sabe quantas horas tem o dia na Rússia.

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  PACRF
1 ano atrás

Eu acho que o dia russo tem perto de 1080 horas kkkkk

mac
mac
Reply to  Joe
1 ano atrás

Eu vejo a Russia nessa invasão e me lembro do Patton na Batalha das Ardenas quando Eisenhower perguntou se ele conseguiria chegar com seu exército para socorrer a posição em Bastogne. Sua resposta:
“Ike, os ‘Krauts’ (chucrutes) colocaram a cabeça no moedor de carne e eu estou com a mão na manivela”.
Substituam os alemães pelos russos…

Erick Barros
Erick Barros
Reply to  Joe
1 ano atrás

Empresta esse manto de invisibilidade para os ucranianos, que a camuflagem deles não está funcionando.
rsrsrs

https://southfront.org/wp-content/uploads/2022/05/Avd.mp4?_=2

glasquis 7
Reply to  Joe
1 ano atrás

Isso é camuflagem ou é pro blindado não passar frio?

Gerson Carvalho
Gerson Carvalho
Reply to  Joe
1 ano atrás

“Relatórios vindos da Ucrânia afirmam que a Rússia perdeu mais de 800 tanques, 170 aeronaves e 20.000 soldados até agora”
Então mais algumas semanas e não sobra nada do exercito Russo! kkkkkk Só sendo muito inocente pra acreditar nisso!

MIB
MIB
1 ano atrás

Só acredito vendo, muito difícil que por mais que tal tecnologia exista, que consigam produzir para fazer alguma diferença no campo de batalha.
O que podemos ver é que essa guerra vai se arrastar por um longo período, a Otan vai armar a Ucrânia ate o último dia da guerra, vamos ver onde isso vai parar.

Erick Barros
Erick Barros
Reply to  MIB
1 ano atrás

Muito difícil.
Os russos aumentaram muito os bombardeios.
As perdas ucranianas estão muito altas.
Já existem registros da presença de russos em Baktmuth, que é o meio da área ocupada pelos ucranianos no Donbass.
Os ucranianos se defendem em trincheiras e estão sendo alvo fáceis para a artilharia russa.

glasquis 7
Reply to  Erick Barros
1 ano atrás

Amigo, não quero decepcionar vc mas, esses corpos da imagem que vc botou aí, não foram mortos por artilharia nenhuma. Na verdade, os corpos deixados pelo fogo da artilharia, raramente estão assim, tão inteiros.

Eromaster
Eromaster
Reply to  glasquis 7
1 ano atrás

Errado amigo. o Estilhaço artilharia é fatal, principalmente 10 a 20 metros de distância dependendo do calibre utilizado.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  MIB
1 ano atrás

Esses caras estao superando os Irianos no quesito viagem na maionese.

Bosco
Reply to  Tadeu Mendes
1 ano atrás

Tadeu,
Quem inventou isso acha que um veículo de combate fica assim , limpinho, sem arranhão.
Depois de 10 minutos na lama , na chuva, gente entrando e saindo, encostando em tudo que existe, essa manta mágica vai estar só o bagaço.
Pra começar essa mania de soldado russo de fazer surfe em cima de veículo blindado tem que acabar porque senão, rasga.

mac
mac
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Eu citei em outro tópico a frase de um amigo meu a respeito da situação da Rússia, “ela está como o porco berrando cada vez mais alto no matadouro, mas nem por isso vai deixar de virar linguiça”.

Lembro-me da frase atribuída a Erwin Rommel na sequência do dia D: “Os pobres nunca deveriam fazer guerras”…

Last edited 1 ano atrás by mac
Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Concordo. Mas tem gente aqui que é do tipo, me engana que eu gosto.

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Tadeu Mendes
1 ano atrás

A maionese deles já estragou e está matando todo mundo de indigestão.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Tadeu Mendes
1 ano atrás

Uma dessas viagens na maionese deixou a Arábia Saudita sem vender petróleo por semanas, e uma base americana no Iraque em destroços. Outra viagem maionésica iraniana derrubou um drone americano de quase 1 bilhão de reais.

Nelson Junior
Nelson Junior
Reply to  MIB
1 ano atrás

Calma que Israel agora vai mandar o Harop pra Ucrânia, e essas porcarias velhas Russas, vão explodir aos montes…
Lavrov mexeu num vespeiro

Marlos
Marlos
1 ano atrás

Porque será que a Rússia não utiliza os sistemas de defesa ativa nos T72? Não é viável?

Last edited 1 ano atrás by Marlos
Joe
Joe
Reply to  Marlos
1 ano atrás

As defesas das propagandas? É tipo o Mac picanha

Junior Souza
Junior Souza
Reply to  Marlos
1 ano atrás

Porquê eles não os tem, se tivessem ja estaria lá. Propaganda é o forte dos russos, agora entregar o que foi prometido é outra história

Bosco
Reply to  Junior Souza
1 ano atrás

E os que têm não devem funcionar como o fabricante diz que deveria.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Marlos
1 ano atrás

Mas ela está usando

Aladaf
Aladaf
Reply to  Marlos
1 ano atrás

Com que PIB? A economia Russa eh pequena. Acabou o dinheiro!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Marlos
1 ano atrás

A defesa ativa da Rússia é pagar um monte de gente para ficar defendendo na Internet

Nelson Junior
Nelson Junior
Reply to  Marlos
1 ano atrás

Eles usaram… Colocaram uma cangalha de ferro encima dos MBTs achando que iria ser eficaz contra drones… hahhahaha
Eu falo que a industria bélica Russa é pura propaganda, nada funciona como eles falam…
Os super hiper mega blaster Crusadores foram afundado por mísseis que nunca tinha sido testados em combate…
Os S-300/400 e os anti aéreos Russos tbm não são nada de mais…
Os MBTs estão explodindo aos montes
Os Helicópteros não tem defesas eficientes contra MANPADS
Os Su 35 estão indo pro chão também
OS Su 34 só jogam bomba burra

Só não vê isso quem não quer

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Nelson Junior
1 ano atrás

S300/400 não funciona, e por que a Ucrânia não faz ataques aéreos contra os russos?

Eduardo Angelo Pasin
Reply to  Nelson Junior
1 ano atrás

Nas operações aerias o russo são burros para um cacete, voar de dia é loucura e iluminando alvo com helicóptero parado é coisa de amador

LUIZ
LUIZ
Reply to  Nelson Junior
1 ano atrás

Bom deve ser o Patriot que foi explodido pelos iemenitas na Arábia Saudita. As aeronaves russas voavam baixo e qualquer aeronave voando vira alvo de Manpads. S-300 e 400 abateram helicópteros e caças ucranianos.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
1 ano atrás

Hahahaha depois daquele varal em cima dos tanques temos um cobertor em prol do conforto psicológico!
As putinetes vão falar que é um super tecido mas a gente sabe, não passa da roupa do rei, pra quem esperava T14 Armata ta aí! Hahahahaha

Jota Ká
Jota Ká
1 ano atrás

Camuflaram tão bem , até o “Z”.
Agora vai! 🙂

Carvalho
Carvalho
1 ano atrás

Vão ter que camuflar as refinarias e depósitos de combustível na Rússia tb.
O Moskva já tá camuflado.

Jota Ká
Jota Ká
1 ano atrás

Copiaram o material da mochila térmica do Ifood.
Resta saber se os recrutas russos, que colocam suas vidas em risco nestes veículos, vão acreditar nesta história.

Rogerio Loureiro Dhierio
Rogerio Loureiro Dhierio
1 ano atrás

Fiquei na dúvida se eles perderam o 1 de Abril deste ano ou, já estão antecipando para o 1 de Abril do próximo ano.

pangloss
pangloss
Reply to  Rogerio Loureiro Dhierio
1 ano atrás

Neste ano, primeiro de abril vai cair em 09 de maio, para os russos.

Andre
Andre
1 ano atrás

Agora vai…

Era apenas isso que falta para a NOM ser uma realidade. Dia 9 os russos estarão marchando de Lisboa até Vladivostok.

Deixa só eles conseguirem passar de Donbass.

Erick Barros
Erick Barros
1 ano atrás

Finalmente a Rússia atacou e paralisou o sistema de transporte ferroviário da Ucrânia.
A ferrovia que traz armamentos da OTAN para o oeste está parada.
Danos severos, até no túnel de Beskidzki
Serão os preparativos para a tão aguardada ofensiva russa?

Flanker
Flanker
Reply to  Erick Barros
1 ano atrás

Xings, troca o disco….

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Erick Barros
1 ano atrás

Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tá narrando que guerra xings?

Joe
Joe
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

A guerra dos mundos kkkk

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Erick Barros
1 ano atrás

Mais preparativos ?

Andre
Andre
Reply to  Erick Barros
1 ano atrás

Os caras são muito ruins mesmo hein. 2 meses para conseguir atingir um grupo de alvos estáticos.

Você está aguardando a “tão aguardada ofensiva” sentado, porque pelo ritmo que está indo…

Será que essa “tão aguardada ofensiva” vai ter o mesmo destino da ofensiva contra Kiev?

Nelson Junior
Nelson Junior
Reply to  Erick Barros
1 ano atrás

Kings esse nick a gente também já conhece

Carlos Campos
Carlos Campos
1 ano atrás

Muito feio, mas é possível, a SAAB tem um equipamento com função parecida, mas acredito que seria melhor um APS em alguns deles.

Jota Ká
Jota Ká
1 ano atrás

Na foto parece que há algumas improvisações com fitas adesivas.
Devem se soltar com vento forte ou simples deslocamento do veículo em rodovias.
Acho que o prazo dado, do chefe para o artesão responsável, para apresentar a “proteção definitiva”, foi muito exíguo.
🙂

Last edited 1 ano atrás by Jota Ká
Bosco
Reply to  Jota Ká
1 ano atrás

Será que no desfile do dia 9 vai ter tanque coberto com esse edredom?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Em um furo de reportagem, vou colocar aqui a nova camuflagem do Exército russo para blindados.

JORENE
JORENE
1 ano atrás

A melhor camuflagem dos orcs é seu exército vazar da Ucrânia.

Aladaf
Aladaf
Reply to  JORENE
1 ano atrás

Eles querem vazar. Qual eh o sentido para um soldado Russo dessa invasao maluca? Fica lah dentro de blindado tomando drone na cabeca?

Welington S.
Welington S.
1 ano atrás

É nada. Isso é só pra manter o blindado quentinho no frio.

Bosco
1 ano atrás

Blindagem passiva não funcionou.
Blindagem reativa como a Kontakt e Relikt não funcionou.
Proteção ativa como o Arena e Drozd não funcionou.
Proteção passiva tipo Shtora não funcionou
Galinheiro em cima da torre não funcionou.
O jeito agora é apelar pro edredom e rezar.

Rogerio Loureiro Dhierio
Rogerio Loureiro Dhierio
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Tem alguma duvida de que a surra vai continuar

Agressor's
Agressor's
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Tanque está obsoleto, é arma do passado!

pangloss
pangloss
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Então, por que os russos (e todos os demais exércitos) insistem em usá-los?

Alfa BR
Alfa BR
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Um T-90M foi destruído próximo a Kharkiv.

É o carro de combate mais avançado em operação nas Forças Armadas da Rússia. Recentemente havia sido flagrado pela primeira vez na Ucrânia.

comment image

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Alfa BR
1 ano atrás

Êsse tipo de dano, parece sêr o resultado da explosão causada pêla penetração vertical de um drone Switchblade.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Alfa BR
1 ano atrás

Colocam a data pra dizer que foi hj kkk

Wellington Kramer
Wellington Kramer
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Aqueles que foram destruídos são do passado mesmo. Agora são carcaças retorcidas do presente.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Bosco
1 ano atrás

É verdade os tanques da Ucrânia não deixam a duvidar

Maurício.
Maurício.
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Mas o “galinheiro” apesar de ser uma baita de uma gambiarra até que tem sua lógica e por um preço baixo, aqui um Stryker americano dentro de um “galinheiro”, se essas gambiarras são efetivas, aí já é outra conversa.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

O “galinheiro” do Stryker se propõe a proteger o veículo de pés de chinelo armados com RPGs antigos, não contra ATGMs modernos.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Mas ambos são “proteções” com basicamente o mesmo princípio.
Quanto a tal proteção da matéria, os suecos tem um sistema “semelhante” e os ingleses já testatam um sistema no Challenger, embora o sistema russo pareça bem mais simples.
Um leopard e um challenger com mobile camouflage system (mcs).

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Concordo que usam o mesmo princípio, porém, é fato que não dá para esperar a mesma efetividade contra um ATGM moderno que se tem contra um RPG-7 (que possuí uma velocidade e capacidade de penetração muito menores). Mas imagino que pelo menos valeu a tentativa.

Bosco
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Só te complementando, apenas a ogiva de um Javelin pesa 8 kg e tem 127 mm de diâmetro , já a granada inteira lançada por um um RPG-7 pesa 2,5 kg com 90 mm de diâmetro.
Possivelmente um Javelin detonando em contato com o galinheiro o jato de metal em hipervelocidade atravessa tudo e chega na blindagem com força suficiente para provocar danos substanciais.

Z Renato Vilhena Z
Z Renato Vilhena Z
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Pergunta: O poder de perfuração do jato de metal derretido é diminuído caso a cabeça de guerra seja detonado fora da distancia mínima exigida? Os danos a blindagem composta ou a energia que atingira a blindagem reativa do topo é diminuída com a detonação a uma distancia superior a projetada? . A resposta: Sim é, obviamente é. Então pare de falar besteira. A sua ideologia falida de ocidental escravo do Sião lhe cega. . As gaiolas são obviamente efetivas e se a decisão dependesse de mim eu eliminava a metralhadora remotamente controlada do topo dos veículos para colocar ali apenas… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Z Renato Vilhena Z
Bosco
Reply to  Z Renato Vilhena Z
1 ano atrás

Tá certo, Fernando!

Last edited 1 ano atrás by Bosco Jr
Nelson Junior
Nelson Junior
Reply to  Bosco
1 ano atrás

E o pior, no T72 as munições ficam junto a torre e qualquer coisa que passe ali detona as munições do próprio tanque

Maurício.
Maurício.
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

“Mas imagino que pelo menos valeu a tentativa.”

Olha, é uma gambiarra, se a tentativa foi muito efetiva eu já não sei, contra um Javelin eu acho muito difícil, mas contra um MAM-L que é aquele míssil que o drone turco transporta provavelmente essa gambiarra seja um pouco mais efetiva, já que não é um míssil tão grande e poderoso.

Bosco
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Os soviéticos são ruins até pra fazer churrasqueira. Nesse caso o “carvão” fica por cima e a carne, por baixo.

Flanker
Flanker
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Blindados de fazenda…o russo parece um galpão e o americano um cercado…

Alessandro
Alessandro
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Bosco

Diante do que estou vendo nessa guerra, to começando a acreditar que é mais vantajoso pro soldado andar a pé com seu fuzil, do que entrar num caixão ambulante desses e virar alvo de RPGs antigos.

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Bosco
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Realmente! A coisa tá ficando complicada para veículos de toda natureza.
Na Tempestade do Deserto em 91 foi utilizado pela primeira vez os radares de abertura sintética e indicador de alvos móveis que podia detectar veículos há 250 km e daí eles podia ser atacados rapidamente.
Agora, a isso se somam os drones C-UAV e as “loitering munitions” que vieram complicar ainda mais.

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Bosco quais radares seriam estes?
Podemos dizer o que SABER M20 faria a mesma função em campo?

Bosco
Reply to  Rogério Loureiro Dhiério
1 ano atrás

Rogério, Me refiro aos grandes radares ar-sup instalados em aeronaves dedicadas como a E-8 JSTAR. Basicamente a tecnologia de radar de abertura sintética e de indicador de alvos móveis acabou com a vantagem da mobilidade da IADS e dos lançadores de mísseis já que agora podem ser rastreados em tempo real a partir de grandes distâncias. Isso, aliado às armas guiadas por GPS e as mais atuais, guiadas por “homing” e com capacidade ATR (reconhecimento autônomo de alvos). Também veículos de combate podem ser descobertos e rastreados a partir de grandes distâncias , muito além da possível via imagem visual… Read more »

Oráculo
Oráculo
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Bosco, será que o Trophy fariam mais bonito na guerra?
Os israelenses não garantem 100% de proteção, mas dizem que beira os 90% de acertos na defesa.
O que na guerra da Ucrânia seria uma bênção.

Ramon
Ramon
1 ano atrás

Cara, os russos literalmente perderam um E.B em equipamentos, eu no início achava que ia ser um passeio essa invasão, mas não foi e não tem como negar, todo momento tem imagens de equipamento russo sendo destruído ou danificado, não vou ser hipócrita de falar que a Ucrânia está ganhando essa guerra pois os mesmos não divulgam suas perdas, mas o dano que estão impondo aos russos está sendo impressionante, mesmo que alguns e seus perfis falsos aqui vivem tentando negar isso.

Americano
Reply to  Ramon
1 ano atrás

Disse tudo Ramon.O correto era os russos vestirem saia e voltar correndo.Um exército de maricas ops desculpa recrutas .

gordo
gordo
1 ano atrás

Desde sempre se pensa na camuflagem, agora aos olhos do IR e radares, segue o jogo. No mais, bem interessantes as estimativas das perdas Russas, pena que quem fez essas não fez as da Ucrânia. Seria interessante sabermos as perdas dos dois lados, ainda mais tendo um deles pedindo uma zona de exclusão aérea, recebendo peças de artilharia (não sei se perdeu o que tinha), baterias antiaéreas que estão em estoques, blindados de estoque e por ai vai.

Dario
Dario
Reply to  gordo
1 ano atrás

Até a data de hoje o Oryx contabiliza 313 MBTs, 160 AFVs, 398 IFvs, 37 APCs, 13 MRAPs, 63 IMVs e diversos outros tipos totalizando 1826 veículos e equipamentos russos destruídos e com confirmação fotográfica. Nos números acima não estão incluídos os danificados, abandonados e capturados pelos ucranianos.
E, sim, existe a versão correspondente do equipamento perdido pelos ucranianos.

É bastante claro que o número deve ser muito maior que o retrado para ambos os lados.

Last edited 1 ano atrás by Dario
MAB
MAB
Reply to  Dario
1 ano atrás

Negativo cara Dario, a conta já passou de 3000 peças. Somente de tanques, 600. Detalhe, apenas do que foi registrado. O número real, deve ser bem superior.

Russia – 3374, of which: destroyed: 1826, damaged: 59, abandoned: 266, captured: 1223
Tanks (600, of which destroyed: 313, damaged: 17, abandoned: 49, captured: 221)
A “OPERAÇÃO COMBUSTÃO ESPECIAL” está indo de vento em popa na Russia. E não é somente na fronteira.

Esta mistura de vodka estragada, com recruta russo não está dando certo!

Dario
Dario
Reply to  MAB
1 ano atrás

Vou traduzir: quando se lê “of which: destroyed” quer dizer que apenas o numero após este termo é de veículos destruídos, portanto: tanks… of which destroyed: 313 … conforme relatei.

MAB
MAB
Reply to  Dario
1 ano atrás

bom sem desavenças, sendo destruido ou capturado, a russia perdeu as 600 peças, que é o meu ponto de vista. Ela não possui mais os equipamentos em seu inventário.

Thiago
Thiago
Reply to  MAB
1 ano atrás

Evidentemente que as perdas ucranianas são muitos maiores.
Eles tinham uma quantidade enorme de tanques antes da guerra e agora estão recorrendo, às pressas, à reposição de velhos T-72s de aliados e até M-113s.

Thiago
Thiago
Reply to  gordo
1 ano atrás

Os ucranianos já perderam cerca de 2.600 tanques e blindados diversos.
O que mais tem sido destruído e capturado agora são os T-64s que foram modernizados.
Era a reserva dos ucranianos.
M113s ainda não foram vistos.

Nelson Junior
Nelson Junior
Reply to  gordo
1 ano atrás

Perdas grandes do lado Ucraniano já eram esperadas, afinal é um exército muito menos capaz que o agressor (pelo menos no papel era), mas perdas gigantescas e fracasso grande dos Russos, isso nem eles mesmos esperavam

Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

A Rússia jamais vai esquecer esta operação especial.

Mais de 20.000 baixas em apenas 60 dias. E cerca de 1.800 civis mortos

Putin literalmente se perdeu no personagem.

comment image

Last edited 1 ano atrás by Antunes 1980
Agressor's
Agressor's
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Rússia tá indo muito bem na guerra, ocidente não para de mandar armas para Ucrânia e a Rússia abatendo muitas delas enviada…

Marcos10
Marcos10
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Só em Mariupol são 20 mil civis mortos.

Erick Barros
Erick Barros
Reply to  Marcos10
1 ano atrás

Só se explodiram uma bomba atômica semana passada, porque a ONU estimou, em 05/04, cerca de 1480 civis mortos.
20.000 era o número de militares ucranianos que estavam na cidade.
Como apenas alguns fugiram e cerca de 800 a 1.000 ainda estão entocados, deve-se imaginar as enormes baixas militares ucranianas nessa guerra.
Os russos calculam em 43.500 até agora.
E olha que eles recolhem e publicam muito material dos mortos ucranianos, como identidades, carteiras militares e etc.
Portanto, muito mais confiável que as cascatas ucranianas.
CNN 05/04Ucrânia tem 1.480 civis mortos e pelo menos 2.195 feridos, diz funcionária da ONU

Felipe
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

20 mil baixas fonte: “Ucrânia” não é nem pouco confiável. Os próprios já estão confirmando que estão inflando números e criando mitos (fantasma de kiev) para inflar o moral de suas tropas. Confio só na fonte do Oryx por enquanto

Victor Filipe
Victor Filipe
1 ano atrás

Espero que funcione tão bem quando aquela grade de churrasco em cima do tanque deles.
Tão boa quanto o Shtora-1
Tão efetiva quanto a Kontakt-5
Tão indestrutível quanto só KA-52
Tão preciso quanto os Su-34.
Tão invulnerável quanto o Cruzador Moskva
Se for igual esses acima…

Eu sei que a Ucrânia vai continuar destruindo eles sem problema nenhum.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

A era dos blindados chegou ao fim…

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

A era dos negativados está só começando!

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Pablo Maroka
1 ano atrás

Perfeito

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Não existe problemas com tanks em geral. existe problema com os tanks Russos e a Doutrina Russa. O Auto-Loader dos tanks Russos causam uma detonação catastrófica na grande maioria das vezes em que são penetrados, os seus sistemas de blindagem reativa, passiva e ativa não parecem funcionar porque eles são destruídos por misseis Stugna que não tem a função “top atack” MBTs ocidentais tem chances muito menores (sim eles ainda podem) de sofrerem destruição catastrófica. Para se ter essa ideia concreta vamos voce precisa avaliar: 1 Quantos tanks foram atingidos? 2 Dos que foram atingidos, quantos foram penetrados? 3 Dos… Read more »

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

E só pra salientar, mandar tanks avançarem sozinhos contra cidades ou posição com forte presença de infartaria em uma região fortificada é algo que o ocidente não faz desde a Segunda Guerra Mundial, os Russos entretanto, fazem isso até hoje

Agressor's
Agressor's
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Blindados hoje são obsoletos em campo de guerra, assim como os caças de quinta geração. Nessa guerra o pior lugar pra se estar é dentro de um tanque ou blindado. Principalmente um ucronazi! Vários vídeos desse conflito mostram que quando os caras percebem que estão numa emboscada a primeira coisa que fazem é abandonar os tanques pra correr pro mato. O que antes era uma garantia de segurança hoje não passa de um alvo imenso, lento e barulhento…

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Nelson Junior
Nelson Junior
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Nenhum avião de 5ª geração foi abatido até hoje !!!
Já blindados Russos com cangalha de ferro encima não se pode dizer o mesmo…
Os EUA perderam apenas 1 ABRAMS durante toda operação tempestade do deserto, em um total de 7 que foram danificados…
Já os Iraquianos perderam mais de 3000 blindados…

Não são os MBTs que estão obsoletos, e sim a empregabilidade Russa deles

LUIZ
LUIZ
Reply to  Nelson Junior
1 ano atrás

Se for falar em exército esqueça o Iraque. Os caras eram amadores sem nenhuma coordenação. Muito amadorismo enfrentando um exército profissional. Acredito que os russos vão ter que reforçar os brindados depois dessa guerra e mudar a doutrina pra evitar muitas baixas.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Se aviões de quinta geração são obsoletos, a VKS ta fudi$% porque ela só tem aeronaves de quarta geração

César
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Pelo visto a era do trol cheio de perfis falsos é que mal nasceu e chegou ao fim. Morreu na praia! O ¨bombardeio¨¨ de informações falsas e narrativas não mudam as opiniões das pessoas.

Agressor's
Agressor's
Reply to  César
1 ano atrás

“Trol” é com dois L. O sujeito não sabe nem falar direito…

César
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

De ¨trol¨ tu entende! Quem sou eu pra discutir. Acontece, trol, que sempre que eu colocava com dois ¨l¨s ia direto pra moderação. Então vamos aproveitar a sua boa vontade em nos exclarecer e diga quantos perfis vc tem aqui e quanto tu ganha pra fazer esse servicinho, ¨trol¨!

Bosco
Reply to  César
1 ano atrás

Muito pelo contrário. Tem efeito contrário do pretendido pelo troll.

Erick Barros
Erick Barros
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Lembrei das correntes penduradas no Merkava.
Também não adiantou muito.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Erick Barros
1 ano atrás

Ai você quer justificar a ideia ruim dos russos com as ideias ruins dos outros..

Se o Putin começar a dar o c*…

Você vai citar todo mundo que da o c* tb ?

Erick Barros
Erick Barros
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Vai somando aí.

MAB
MAB
Reply to  Erick Barros
1 ano atrás

Vai subtraindo do inventário !

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Erick Barros
1 ano atrás

na boa tu confia no mapinha que mostra região norte contestada e a Ucrânia perdendo 258 aviões quando ela só tinha 225. tu gosta de passar essa vergonha né?

Bosco
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Parece que eu li em algum lugar aqui no Forte que a Ucrânia já tinha perdido 600 e poucos Bayraktars mas o fabricante só produziu na casa de 300.

Alfa BR
Alfa BR
Reply to  Erick Barros
1 ano atrás

Os russos foram expulsos do norte de Kiev. Não existe mais presença russa nessa área. Os ucranianos venceram a Batalha de Kiev.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Alfa BR
1 ano atrás

Cara deixa de ser chapéu de alumínio. O objetivo russo não era Kiev e sim o leste e o sul como ta sendo. Ali foi uma finta russa pra enganar os ucranianos.

Agressor's
Agressor's
1 ano atrás

Quanta burrice, os eua, tá caindo e levando geral pro buraco….

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Dai a sugestão do que o mundo deva fazer para não ir para o buraco.

Submarino de Anão
Submarino de Anão
1 ano atrás

Mais uma propaganda como tantas russas que se desfizeram com o início da guerra.

“Só acredito vendo”… desculpem o trocadilho…

ORIVALDO
ORIVALDO
1 ano atrás

Essa matéria é séria ou é algum tipo de piada ?

Capa Preta
Capa Preta
1 ano atrás

“Vida voltando ao normal”

Erick Barros
Erick Barros
Reply to  Capa Preta
1 ano atrás

T-64 capturado em Kharkov

03/05/22

Se bem que acho que o T-72 é bem melhor que essa jabiraca ucraniana.
Mas, como veio com um bom pedaço de terra ucraniana conquistada, valeu a troca.

Mensageiro
Mensageiro
1 ano atrás

Iiiii ala os caras usando cobertor nos tanques só pq ta frio e dizendo que é camuflagem kkkkkkkkk

Erick Barros
Erick Barros
Reply to  Mensageiro
1 ano atrás

Muito provavelmente para embrulhar algum cadáver de ucraniano.
A quantidade de mortos que os russos estão sendo obrigados a retirar dos campos é tão grande que essa manta deve ajudar.
Os ucranianos, nem ligam.
Deixam tudo pra trás

PSTx27
PSTx27
1 ano atrás

Putin está a chorar como um bebê…mas de nada mais adianta.
Chora Putin, chora….

Marcos10
Marcos10
1 ano atrás

Para quê isso dai?
Pensei que a destruição dos blindados russos era fake.

Erick Barros
Erick Barros
1 ano atrás

Grupo Wagner limpando Popasnaya.

Vídeo mostrando a atuação do Grupo na limpeza da cidade.
O drone pesquisa, fica parado, desconfia de uma pequena casa de 3m x 3m, desce, tenta olhar pela janela.
De repente o pessoal do Grupo se aproxima e começa um ataque à casa.
De dentro um ucraniano lança uma granada para fora.
Os russos jogam outras para dentro e atiram.
Lá de dentro saem rendidos uns cinco ou seis inimigos.
Outros morreram.
Certamente tinha um esconderijo subterrâneo lá.
Imagens incríveis.

MAB
MAB
Reply to  Erick Barros
1 ano atrás

Que maneira estranha de passar a puberdade. O sujeito fica ligado com mercenários nazistas matando.

No seu caso uma lobotomia caria muito bem !

Erick Barros
Erick Barros
1 ano atrás
Mcruel
Mcruel
1 ano atrás

Agora sim a Rússia vai usar TNT aos montes (tecido não-tecido)!!!

Zé lesqui
Zé lesqui
1 ano atrás

Mais uma maravilha bélica do kremlin kkk ! Embrulha pra viagem !

Guess Hu
Guess Hu
1 ano atrás

Se for essa camuflagem deve ser a CIA Providência que fornece …BIDIN.rsrsrsr

Rogério
Rogério
1 ano atrás

Já começou a guerra de propaganda contra a Suécia e Israel, questão de tempo e será guerra total na europa, duvido o Brasil pagar de isentão por muito tempo:

https://www.estadao.com.br/internacional/propaganda-em-moscou-acusa-suecia-de-relacao-com-o-nazismo/

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/russia-acusa-israel-de-apoiar-regime-neonazista-na-ucrania-e-amplia-desgaste.shtml

Last edited 1 ano atrás by Rogério
Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Rogério
1 ano atrás

As forças terrestres russas (VDV + Exército + Spetnaz) tem um efetivo de cerca de 350 mil homens. No começo da guerra, cerca de 200 mil dessas tropas estavam na fronteira com a Ucrânia, ou seja, mais de 50% da força total. Soma-se a isso as perdas que eles tiveram na guerra e os reforços enviados após ela ter se iniciado. Ou seja, a Rússia, sem mobilizar seus reservistas (um processo que levaria semanas – se não, meses – para ser concluído) não tem capacidade de abrir um novo front. E, ainda que mobilize seus reservistas, é questionável se possuí… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
Erick Barros
Erick Barros
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Só para complementar.
As perdas ucranianas estão tão grande que já vai sair a quarta convocação.
E eles estão confiando a defesa de alguns locais a quem eles chamam de ‘terodefesa’, voluntários sem treinamento, para liberar mais soldados.
Aquilo se tornou um moedor de carne ucraniana.

Rogério
Rogério
Reply to  Erick Barros
1 ano atrás

Quanto mais sangrento mais nojo o mundo ficara deles. Serao a Coreia do Norte mais ao norte. Ate os Servios ja estao na bronca.
Entraram na Ucrania buscando nazistas e se tornaram iguais aos verdadeiros nazista.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Rogério
1 ano atrás

O Brasil tem de pegar o barco agora, estava lendo que Biden ordenou o aumento da produção de fertilizantes para poder vender ao Brasil e diminuir a dependência do Brasil do fertilizante russo. Os Americanos estão a tentar reduzir o desgaste que tem entre Biden e Bolsonaro evitando falar da Amazônia nos encontros entre diplomatas e buscam elogiar as ações brasileiras na proteção ambiental e os avanços na legislação. Mas o presidente brasileiro não sei o que ele tratou com PUTIN está relutante em sentar com os europeus e americanos, suas ações podem acabar melando o programa do Gripen e… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Wellington Jr
Capa Preta
Capa Preta
1 ano atrás

Nossa uma lona…que tecnologia inovadora.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
1 ano atrás

O Brasil está na guerra? Não estava sabendo. Achei que estávamos adotando uma posição neutra ao mesmo tempo em que segue o princípio diplomático da defesa da soberania e do direito internacional previsto na Constituição Federal de 1988.

Grifon Eagle
Grifon Eagle
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Não Bruno, o Brasil não está na guerra, o que acontece é que a demanda daqui fica ”torcendo” pela Ucrânia ou pela Rússia, sendo que o Brasil adotou seu posicionamento de neutralidade na guerra, logo, todos aqui deveriam ficar com o Brasil, adotando uma postura neutra, e não ficar com ”torcidas” pela Ucrânia ou pela Rússia, sendo que o Brasil não tem nada a ver com aquela guerra. Estar do lado do Brasil, não significa dizer que o nosso país esteja na guerra, mas sim que nós brasileiros estamos neutros e visando os interesses do nosso país. A única torcida… Read more »

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Grifon Eagle
1 ano atrás

Prezado, uma coisa é política de Estado; outra é convicção pessoal. Se eu fosse Ministro de Estado, o Presidente da República ou seu Vice, certamente acompanharia o posicionamento oficial do Estado Brasileiro. Porém, este não é o caso e, portanto, não vejo problema algum em torcer para que o lado do respeito à soberania das Nações e da Democracia (ainda que imperfeita) vença. Durante grande parte da Segunda Guerra Mundial o Brasil permaneceu neutro (inclusive com certo alinhamento ao Terceiro Reich). Quero acreditar que nem por isso – se eu estivesse vivo à época – deixaria de torcer para a… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
Grifon Eagle
Grifon Eagle
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Em relação a segunda guerra mundial, o Brasil ficou neutro no começo, mas depois se juntou aos aliados para derrotar os nazifascistas da Alemanha. Eu sei que uma coisa é política de estado e outra coisa é convicção pessoal. É lamentável que vc adote um posicionamento de ”torcer” para um outro país, seja democrático ou não, sendo que o seu país é o Brasil, e que vc deveria priorizar o Brasil, ou seja, os nossos interesses, e não os interesses de uma outra nação. Você pode até ”torcer” pela Ucrânia ou pela Rússia, porém o seu posicionamento e convicção pessoal… Read more »

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Grifon Eagle
1 ano atrás

Qual interesse do Brasil seria prejudicado com uma vitória Ucraniana? Muito pelo contrário, uma derrota Russa talvez até nos fosse benéfico, pois deixaria os russos mais desesperados por compradores de seus produtos (e, portanto, poderíamos negociar em melhores termos).

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
Grifon Eagle
Grifon Eagle
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

O Brasil não seria prejudicado nem com uma vitória ucraniana e nem com uma vitória russa, ambos os países possuem relações diplomáticas e comerciais com o Brasil, porém é necessário frisar que a guerra cessando torna-se melhor para todas as nações, pois os preços dos alimentos, do petróleo e do gás tenderão a diminuir.

A Rússia já tem parcerias comerciais com o Brasil, inclusive o Brasil tem estreitado mais as suas relações comerciais com a Rússia. Fora que o Brasil sempre teve relações diplomáticas e comerciais com a Ucrânia também.

Grifon Eagle
Grifon Eagle
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

”Por fim, devo apontar também que, quem hoje normaliza o direito de um Estado de invadir outro, não terá reserva moral para criticar um país que ameace de fazer o mesmo com o Brasil.”

Concordo. Mostre isso aí para os ”torcedores” da Rússia rsrs… É bom que estes que ”torcem” pela Rússia na guerra, lessem isso aí que vc escreveu kkkkkk (ficarão doidinhos).

Grifon Eagle
Grifon Eagle
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Sim, uma coisa é política de estado, outra coisa é convicção pessoal.

Independente de país X ou Y ser democrático ou não, eu não torcerei para nenhum desses, eu priorizarei o meu país e seus interesses.

Se vc torce por tal país, e não prioriza o Brasil, eu só tenho a lamentar.

Quanto a segunda guerra, o Brasil ficou neutro no começo, mas depois apoiou os aliados.

Nelson Junior
Nelson Junior
Reply to  Grifon Eagle
1 ano atrás

Não é questão de torcer pra Ucrânia e sim torcer pelo país que foi invadido covardemente pelos Russos

Grifon Eagle
Grifon Eagle
Reply to  Nelson Junior
1 ano atrás

Isso aí já não é problema nosso, o Brasil não tem nada a ver com essa treta entre Rússia e Ucrânia.

Não é problema do Brasil.

Igor Lima
Igor Lima
1 ano atrás

Olha, bacana esse sistema tipo “Schwarzenegger’s Predator”, mas e as baixas da Ucrânia? Só leio sobre as baixas russas. Mataram 20 mil russos, mas quantos ucranianos pereceram neste conflito estúpido? Se tiveram poucas baixas, ótimo, os caras tiveram um bom comando e controle, se organizaram bem… Mas e se for o contrário? Se alguém tiver informações, mesmo com link para sites gringos, por favor, compartilhem. Um abraço

Erick Barros
Erick Barros
1 ano atrás

As notícias que estão chegando de Kharkov são muito interessantes
Os russos derrotaram um ataque ucraniano e conquistaram um vilarejo a 2 km da cidade, ao norte.
Praticamente todo os subúrbios de Kharkov ao norte estão tomados pelos russos.
Agora começam a descer pelo oeste e leste da cidade para cercá-la.

Erick Barros
Erick Barros
1 ano atrás

E os russos entraram em Lyman.
Começam a se aproximar muito de Slaviansk.
Estão preparando posições excelentes para o início da ofensiva do dia 09.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Erick Barros
1 ano atrás

Dia 9 que começa? blz, vou deixar registrado aqui.

Rodes
Rodes
1 ano atrás

É nítido o desespero dos comentaristas militantes. Perderam o foco.

MAB
MAB
Reply to  Rodes
1 ano atrás

Ainda acho que a gang foiceminion é de meia dúzia de lunáticos, sendo que o troll da lua deve ter pelo menos uns 10.

O cara faz isso para ganhar no fim do mês 14k rublos.

Perto de moscou existe uma fazenda de trolls russos. Imagino que esse sujeito faça parte , ou pensa que faz parte, de algo.

Aladaf
Aladaf
1 ano atrás

Agora vai!

Zabumba
Zabumba
1 ano atrás

Enquanto isso no front de Donbass às valas vão se amontoando de soldados mortos treinados pela OTAN.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Zabumba
1 ano atrás

Os soldados da OTAN deve ter o cheater do respawn infinito..

os russos estão no Donbass desde 2014 e até hj n resolveram a fatura.

Matam um por semana ?

Felipe
1 ano atrás

Ja começa mal o texto: “Relatórios vindos da Ucrânia afirmam que a Rússia perdeu mais de 800 tanques, 170 aeronaves e 20.000 soldados até agora. À medida que a ‘operação militar especial’” Até o Uol está mais imparcial que este blog…Na materia que desmente o Fantasma de Kiev), “Em 30 de abril, por exemplo, o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia disse que na guerra até agora a Rússia havia perdido 190 aviões e 155 helicópteros. Mas analistas militares independentes da Oryx calculam que as perdas russas sejam de 26 aviões e 39 helicópteros, além de 48 drones.”

Foxtrot
Foxtrot
1 ano atrás

E aqui o EB fica colando galhos e folhagem nos veículos.
Fica parecendo até uma moita ambulante rsrs.

Cesar
Cesar
1 ano atrás

Só vai dar pra ver um trator rebocando alguma coisa pesada.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Esta ai veio direto do setor de cama, mesa e banho…

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Qual seria o lado do Brasil, meu querido ?

Grifon Eagle
Grifon Eagle
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

O lado do Brasil na guerra é a neutralidade e ao mesmo tempo a prioridade pelos interesses do nosso país. Aqui na trilogia eu só vejo o pessoal com ”torcidas”, seja pela Rússia ou pela Ucrânia, mas ngm nunca adota uma postura de neutralidade, que foi o posicionamento adotado pelo nosso país perante a guerra. O lado do Brasil é você se firmar ao posicionamento do nosso país na guerra, que é de neutralidade, e ao mesmo tempo priorizar os interesses do nosso país. Esse que é o lado do Brasil. Se for pra ”torcer”, que seja para que esta… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Grifon Eagle
1 ano atrás

Todo mundo aqui sabe disto e o que vc quer mais ?

Masss

Fazendo a rima..

Se o conflito escalar
A neutralidade do Brasil vai acabar
E não será ao lado do czar
que o Brasil irá ficar 😉

Grifon Eagle
Grifon Eagle
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Se soubessem não ficariam torcendo por país X ou por país Y.

Se o conflito escalar, a neutralidade do Brasil poderá acabar, não quer dizer que venha a acabar, porém se acontecer, tenha certeza que o Brasil ficará do lado que lhe convém dentro dos interesses da nossa nação.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Grifon Eagle
1 ano atrás

O nosso lado do mundo certamente não é o que você acha que será…

BRICS só existe na cabeça de bagre de esquerdista

Grifon Eagle
Grifon Eagle
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Negativo. Eu não acho nada, e nem sei de que lado o Brasil ficaria em uma possível escalada mundial, isso aí seria decidido com o nosso estado, e com certeza o Brasil se colocaria em uma posição que favorecesse aos interesses do nosso país. BRICS é um bloco de parcerias econômicas entre seus países membros, e não tem nada a ver com ideologia política. Na política externa o que está em jogo são os nossos interesses, e não a ideologia política, isso aí é pauta para política interna. O Brasil deve se posicionar no cenário geopolítico com pragmatismo e ao… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Grifon Eagle
1 ano atrás

O Brasil se mantém tão firme nele quanto no MERCOSUL..

Estar lá ou não da na mesma.

Ideologia é importante e muito, pois é baseada em princípios.

E existe aquele momento que o pragmatismo deve ser deixado de lado e uma posição deva ser tomada.

Digamos que na SGM o Brasil, tivesse uma relação profunda com a Alemanha..

Por pragmatismo, deveríamos manchar a nossa história ficando ao lado do Eixo ?

A mesma situação vai se desenhando aos poucos agora.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Rodrigo, voce deveria ser um rapeiro…kkk. Ficou muito boa a rima.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Tadeu Mendes
1 ano atrás

Estes carinhas vem com este papo de pragmatismo, neutralidade e bla bla bla…

mas no fim é sempre a mesma lenga lenga…

Lemes
Lemes
1 ano atrás

Bom, tem um monte de tanques e outros veículos russos que “desapareceram” depois que entraram na guerra né? Virar sucata também conta como invisibilidade? kkkk

Denis
Denis
1 ano atrás

Ah, é isso? Pensei que eles iam usar camuflagens de metamateriais baseados em óptica transformacional, que deixam as coisas praticamente invisíveis mesmo. Menos mal. Se já tivessem fabricado essas coisas em larga escala, só Deus sabe o que mais eles teriam na manga.

Tiago
Tiago
1 ano atrás

Essa guerra lembra a luta do conor mkcrekor contra o Russo Khabib . O Irlandês falastrão , tirando sarro e o Russo quietinho . O final.vcs já sabem .

Alfa BR
Alfa BR
1 ano atrás

Um T-90M foi destruído próximo a Kharkiv.

É o carro de combate mais avançado em operação nas Forças Armadas da Rússia. Recentemente havia sido flagrado pela primeira vez na Ucrânia.

comment image

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Alfa BR
1 ano atrás

Curiosidade: a Rússia tem tão poucos deste modelo em operação (40) que essa perda representa 2,5% da frota.

Gabriel BR
Gabriel BR
1 ano atrás

Lembrando que o CV90 tem possibilidade de uma tecnologia de camuflagem por pixels bem interessante