Ukrainian forces detain servicemen of the self-proclaimed Lugansk People's Republic who were captured during the morning attack on the town of Schast'ye, near the eastern Ukraine city of Lugansk, on February 24, 2022. - Russian President Vladimir Putin launched a full-scale invasion of Ukraine on February 24, killing dozens and forcing hundreds to flee for their lives in the pro-Western neighbour. Russian air strikes hit military facilities across the country and ground forces moved in from the north, south and east, triggering condemnation from Western leaders and warnings of massive sanctions. (Photo by Anatolii Stepanov / AFP) (Photo by ANATOLII STEPANOV/AFP via Getty Images)

Por ser uma ‘Operação Especial’, militares russos que se recusam a lutar são dispensados apenas e não podem ser processados.

Quando os soldados de uma brigada de elite do exército russo foram instruídos no início de abril a se prepararem para uma segunda missão na Ucrânia , o medo irrompeu entre as fileiras.
A unidade, estacionada no extremo leste da Rússia em tempos de paz, entrou pela primeira vez na Ucrânia a partir da Bielorrússia quando a guerra começou no final de fevereiro e viu um combate acirrado com as forças ucranianas.

“Logo ficou claro que nem todo mundo estava de acordo com isso. Muitos de nós simplesmente não queriam voltar”, disse Dmitri, integrante da unidade que pediu para não ser identificado com seu nome verdadeiro. “Quero voltar para minha família – e não em um caixão.”

Junto com outros oito, Dmitri disse a seus comandantes que se recusou a se juntar à invasão. “Eles ficaram furiosos. Mas eles acabaram se acalmando porque não havia muito que pudessem fazer”, disse ele.

Ele logo foi transferido para Belgorod, uma cidade russa próxima à fronteira com a Ucrânia, onde está estacionado desde então. “Eu servi por cinco anos no exército. Meu contrato termina em junho. Vou cumprir o meu tempo restante e depois estou fora daqui”, disse ele. “Não tenho do que me envergonhar. Não estamos oficialmente em estado de guerra, então eles não poderiam me forçar a ir.”

A recusa de Dmitri em lutar destaca algumas das dificuldades militares que o exército russo enfrentou como resultado da decisão política do Kremlin de não declarar formalmente guerra à Ucrânia – preferindo descrever a invasão, que em breve chegará ao seu quarto mês, como operação militar”.

Sob as regras militares russas, as tropas que se recusam a lutar na Ucrânia podem ser dispensadas, mas não podem ser processadas, disse Mikhail Benyash, um advogado que aconselha os soldados que escolhem essa opção.

Benyash disse que “centenas e centenas” de soldados entraram em contato com sua equipe para obter conselhos sobre como evitar serem enviados para lutar. Entre eles estavam 12 guardas nacionais da cidade de Krasnodar, no sul da Rússia, que foram demitidos depois de se recusarem a ir para a Ucrânia.

“Os comandantes tentam ameaçar seus soldados com prisão se eles discordarem, mas dizemos aos soldados que eles podem simplesmente dizer não”, disse Benyash, acrescentando que não estava ciente de nenhum caso criminal contra soldados que se recusaram a lutar. “Não há base legal para iniciar um processo criminal se um soldado se recusar a lutar enquanto estiver em território russo.”

Muitos soldados, portanto, optaram por ser demitidos ou transferidos em vez de entrar “no moedor de carne”, disse ele.

Um relato semelhante ao de Dmitri foi dado ao serviço russo da BBC por Sergey Bokov , um soldado de 23 anos que no final de abril decidiu deixar o exército depois de lutar na Ucrânia. “Nossos comandantes nem discutiram conosco porque não fomos os primeiros a partir”, disse Bokov.

Apontando para as leis militares da Rússia, Benyash disse que seria mais difícil para os soldados se recusarem a lutar se a Rússia declarasse uma guerra em grande escala. “Durante a guerra, as regras são totalmente diferentes. A recusa, então, significaria penalidades muito mais duras. Eles estariam olhando para o tempo na prisão.”

Embora o número exato de soldados que se recusam a lutar ainda não esteja claro, essas histórias ilustram o que especialistas militares e governos ocidentais dizem ser um dos maiores obstáculos da Rússia na Ucrânia: uma grave escassez de soldados de infantaria.

Moscou inicialmente colocou cerca de 80% de suas principais forças de combate terrestre – 150.000 homens – na guerra em fevereiro, segundo autoridades ocidentais. Mas danos significativos foram causados ​​a esse exército, que enfrentou problemas logísticos, baixa moral e uma resistência ucraniana subestimada.

“Putin precisa tomar uma decisão sobre a mobilização nas próximas semanas”, disse Rob Lee, analista militar. “A Rússia carece de unidades terrestres suficientes com soldados contratados para uma rotação sustentável. As tropas estão ficando exaustas – eles não vão conseguir manter isso por um longo período.”

Lee disse que uma opção para o Kremlin seria autorizar o envio de unidades de recrutas para a Ucrânia, apesar das promessas anteriores de Putin de que a Rússia não usaria nenhum recruta na guerra. “Os recrutas podem preencher algumas das lacunas, mas serão mal treinados. Muitas das unidades que deveriam treinar recrutas estão lutando contra si mesmas”, disse Lee.

Mas sem batalhões de recrutas, a Rússia poderá em breve “lutar para manter o território que atualmente controla na Ucrânia, especialmente porque a Ucrânia recebe melhores equipamentos da Otan”, disse ele.

As autoridades russas aumentaram discretamente seus esforços para recrutar novos soldados, pois ficou claro que uma vitória rápida na Ucrânia era inatingível.

Uma investigação do serviço russo da BBC mostrou que o Ministério da Defesa da Rússia encheu sites de empregos com vagas, oferecendo a pessoas sem experiência de combate oportunidades de ingressar no exército em contratos lucrativos de curto prazo. Algumas grandes empresas governamentais receberam cartas instando-as a inscrever seus funcionários no exército.

A Rússia também recorreu a mercenários para reforçar seus esforços de guerra, enviando combatentes do obscuro grupo Wagner, ligado ao Kremlin .

Mas analistas dizem que recrutas voluntários e grupos de mercenários provavelmente não levarão a um aumento substancial no número de novos soldados, em comparação com os números que uma mobilização parcial ou total traria.

Apesar das especulações anteriores, Putin não declarou formalmente guerra à Ucrânia durante seu discurso no Dia da Vitória em 9 de maio.

Andrei Kolesnikov, membro sênior do Carnegie Endowment, disse que as autoridades podem estar preocupadas que uma mobilização geral antagonize grandes setores da população que apoiam a “operação especial”.

Os russos “podem ser a favor do conflito, mas na verdade não querem lutar”, disse ele, acrescentando que uma mobilização geral acarretaria “perdas colossais de soldados não treinados”.

E embora o status atual do conflito dê aos soldados russos um caminho legal para recusar a participação, alguns soldados reclamaram que isso também os levou a não serem adequadamente cuidados.

Um sargento disse que foi ferido durante um dos recentes ataques ucranianos no território da fronteira russa onde estava estacionado. Seus superiores argumentaram que ele não deveria receber a compensação monetária de até £ 2.500 que os russos feridos têm direito por lei porque sua lesão ocorreu em solo russo – o que significa que não se enquadra nas regras da “operação militar especial” da Rússia.

“É injusto, estou lutando nesta guerra assim como os outros na Ucrânia, arriscando minha vida”, disse o soldado. “Se eu não receber a compensação a que tenho direito em breve, irei a público e tornarei isso uma questão importante.”

FONTE: The Guardian

Subscribe
Notify of
guest

136 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Boitatá
Boitatá
1 ano atrás

Que delícia!

LUIZ
LUIZ
Reply to  Boitatá
1 ano atrás

No documentário a farsa do 11 de setembro mostra oficiais do exército dos EUA indo atrás de jovens pobres pra ir pra guerra do Iraque. E a mídia ocidental falando dos russos kkkk

Lucas
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Reptilianos…

Rogerio
Rogerio
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

mas pelo mesmo lá eles sao assalariados kkkkkkkkkkk

Flanker
Flanker
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Digamos que o que você escreveu seja verdade (eu não duvido de praticamente nada, hoje em dia), aí eu te pergunto: o que isso tem a ver com o assunto da matéria? Uma coisa invalida a outra?

RPiletti
RPiletti
Reply to  Flanker
1 ano atrás

Cortina de fumaça…

Gavião
Gavião
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

Vixeee, mais um adepto de Teorias da Conspiração, pessoas que acreditam em um Zé Ruela qualquer, mais do que investigadores e jornalistas profissionais.Mas enfim, se o cara quer acreditar em duendes…paciência.

Charle
Reply to  Boitatá
1 ano atrás

Por que? Isso o beneficia de algum modo?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Serve o AK e os 20 nicks dele de reforço ?

Luis
Luis
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

.

Bruno
Bruno
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Acho que tem mais hein..rs
Mas acho que aquele(s) só mesmo na tela do pc..jogando war ou soldadinho de chumbo.

Luiz Trindade
Luiz Trindade
1 ano atrás

Quem diria heim?!? Russos com medo de lutar… Stalin deve estar se retorcendo no caixão.

Mafix
Mafix
Reply to  Luiz Trindade
1 ano atrás

Stalin era doente mental era outro ladrão de banco fraco e cagão nada de novo …

paulo lahr
paulo lahr
Reply to  Mafix
1 ano atrás

Era muito inteligente, carne de pescoço e se não fosse ele, hj a Rússia falava alemão.

Charle
Reply to  Mafix
1 ano atrás

Entre ladrões de banco e bandidagem miliciana não se salva ninguém…

Hcosta
Hcosta
Reply to  Luiz Trindade
1 ano atrás
100nick-Elã
100nick-Elã
1 ano atrás

Devem ter sido uns 5, 10 soldados que tomaram essa decisão. Ou seja, um número irrelevante. Mas aí a propaganda entra em ação e publica esse tipo de matéria.

Flanker
Flanker
Reply to  100nick-Elã
1 ano atrás

Isso é o que tu acha, vovó….tua opinião, nada além disso.

Rodrigo v freire
Rodrigo v freire
1 ano atrás

https://mobile.twitter.com/hoje_no/status/1526271641243865095?cxt=HHwWjsC-8ZP-s64qAAAA

Esses daqui resolveram recusar a lutar de outra maneira…. preferiram se matar.

Mafix
Mafix
Reply to  Rodrigo v freire
1 ano atrás

Isso é a nova tatica russa da milesima fase da operação especial deles …

Carlos Gallani
Carlos Gallani
1 ano atrás

Jaja aparecem as meia dúzias de putinetes e seus 20 fakes para dizer que é mentira afinal, o avanço Russo é primoroso!
Xadrez 5D eles dizem… estou vendo, em uma força absurda para tentarem ter o mínimo de argumento eles alegam que a Ucrânia que esta sofrendo como se fosse uma questão de paridade e ignoram o pífio desempenho e as assombrosas perdas como o Moskava, parece ate um negocio meio “novilíngua”, recuo é avanço e baixas são vitorias, a Rússia vai perder essa guerra e chilique nenhum vai mudar isso, as capacidades militares deles ja não enganam mais!

Luis Carlos
Luis Carlos
1 ano atrás

Blá blá blá.
O que eu tenho de vídeos de pelotões ucranianos inteiros reclamando não está no gibi.

George
George
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Que bom. Agora monta o seu site e publica nele.

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  George
1 ano atrás

Eu prefiro mais os vídeos de trincheiras ucranianas bombardeadas.
Vc consegue ver o coitado se rastejando e não adiantado nada, porque o canhão o alcança.
Já postei alguns videos aqui, mas o editor não libera.
São interessantes e didáticos.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Mentiroso…

Que mentiroso feio…

Nossa chega fedeu aqui…

O site só permite publicar fotos aqui.

O sistema de comentário do site não permite publicar vídeos, eu tenho alguns que queria postar e não dá pra fazer isso nem do celular quanto do computador

Firmino
Firmino
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

É verdade
Antes era só colocar o link do video e acessar.
Agora, está difícil.

Slow
Slow
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Só não faz igual aquele esgoto de rede chamada JP que publicou video do jogo arma 3 falando que era da guerra 🤣🤣🤣🤣

observador
observador
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Que ódio menina, vá se tratar, deve ter problema mental…

Almeida
Almeida
Reply to  observador
1 ano atrás

Tá com pena?
Leva um pra casa.
Ele vai ler o Mein Kampf todo dia pra vc.

observador
observador
Reply to  Almeida
1 ano atrás

almeidinha menina triste, já sentou no colo do putin…

César
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

¨Vc consegue ver o coitado se rastejando e não adiantado nada, porque o canhão o alcança. Já postei alguns videos aqui, mas o editor não libera.¨
Procura ajuda médica! E depois do tratamento arranje um serviço, sujeito perturbado!

observador
observador
Reply to  César
1 ano atrás

Cesar: esse luis carlos deve ser um adolescente de fraldas que ainda vive da mesada milionária do papai, quando começar a trabalhar ele melhora…

leandro
leandro
Reply to  observador
1 ano atrás

esse deve ser mais um dos nicks do antonio kings…o linguajar e fontes são exatamente os mesmos.

Luis
Luis
Reply to  leandro
1 ano atrás

Agora apareceu o tal do “Almeida”. Tô achanado que é ele também.

Last edited 1 ano atrás by Luis
Luis
Luis
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Chora neném!

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Explica como achar esses vídeos no Youtube Kings.

Andre
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

E de que adianta se o exército russo só avança para trás?

Flanker
Flanker
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Xings, outro nick?? Barbaridade!!….

Brazuca
Brazuca
Reply to  George
1 ano atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Mafix
Mafix
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Esse soldado do batalhão de azov te manda um abraço …

https://twitter.com/antiputler_news/status/1526274512026746881/photo/1

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Mafix
1 ano atrás

Depois te mando as fotos dos cacos de Azov que estão se rendendo em Mariupol.
E dizem que eram milhares.
A maioria, já era.
Como os russos falam: Compraram passagem para encontrar Bandera
Só de ida.

observador
observador
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

uma pergunta Luis: se sabe tanto, se vê tudo que acontece na guerra, cria um site para vc onde possa trazer as verdades da guerra, já vi que vc é o deus da guerra ou dos delírios

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Ainda estão se rendendo ? Pensei que ja tivessem resolvido tudo há pelo menos 20 dias em Mariupol

Andre
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Ainda não conquistaram Mariupol?

Slow
Slow
Reply to  Andre
1 ano atrás
Slow
Slow
Reply to  Mafix
1 ano atrás

Parece que a coisa não está muito boa lá ..

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Slow
1 ano atrás

Estes homens perderam suas pernas defendendo sua pátria, suas famílias, cultura e lares, e não indo invadir país vizinho para matar, destruir e estuprar.
Seu nível de mau caratismo achando isso engraçado e tão grande que se estivesse em minha presença agora melancia ( verde por fora e vermelho por dentro) eu lhe sentaria a mão na cara maluco.
Volte a medicação…

Last edited 1 ano atrás by Capa Preta
Vitor
Vitor
Reply to  Capa Preta
1 ano atrás

Juras de amor NewsOTAN ! Comenta aí…..?
1) Iugoslávia
2) Iraque
3) Síria
4) Líbia

Capa Preta
Capa Preta
Reply to  Vitor
1 ano atrás

Todos estes países e seus povos foram vítimas de imperialismo,regimes ditatoriais e joguete geopolítico.
E a Ucrânia está sendo agora, não entendo a tecelagem para passar pano que vcs estão produzindo.

Last edited 1 ano atrás by Capa Preta
mac
mac
Reply to  Vitor
1 ano atrás

Os países falam por si…

Hcosta
Hcosta
Reply to  Vitor
1 ano atrás

Eu posso comentar.
1-Guerra para acabar com a guerra e o genocídio de várias populações e sempre com a Sérvia como protagonista.
2-Não participou inicialmente e com missões de treino muito mais tarde.
3-Não participou
4-Impor um embargo de armas e uma no-fly zone de acordo com uma resolução do conselho da ONU

Slow
Slow
Reply to  Capa Preta
1 ano atrás

É ? E esses coitados que ainda sofrem por causa do agente laranja utilizado pelos americanos ?

Toma vergonha nessa sua cara ai, se você estivesse preocupado com os que estão defendendo seu país você não lamberia a bandeira americana .

César
Reply to  Slow
1 ano atrás

Desculpa se eu não acredito nem um pouco que vc se importa com essas pessoas, perfil do xings.

Luis Carlos
Luis Carlos
1 ano atrás

Vamos deixar de conjecturas e partir para notícias reais.
Primeiros vídeos postados da entrada de tropas russas na cidade de New York.
Ao lado, os russos entraram nas defesas da fortaleza de Adviika.
Os ucranianos dinamitam uma represa para tentar frear o avanço russo.

observador
observador
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

nada disso fanfarrão, acabaram de tomar a sede da ONU….vc tomou seu comprimidinho hoje….de que hospício vc fugiu…

Carlos Lins
Carlos Lins
Reply to  observador
1 ano atrás

O sujeito tem razão.
Eu assisti a esse vídeo também.
Está no Wargonzo.
Os russos entraram nessa cidade

Flanker
Flanker
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Xings, seu monte de estrume, continua criando um nick após o outro? Cagalhão covarde….

Agnelo
Agnelo
1 ano atrás

Que baixaria…….. impressionante…… O poderoso Urso tem um Polo……..

observador
observador
Reply to  Agnelo
1 ano atrás

será polo branco?

Zé Mané
Zé Mané
1 ano atrás

Zé Mané quer saber.
Como estás notícias vêm sempre da Inglaterra?
Será que a Rainha Elisabeth conta para eles?
Será?
Ou será o James Bond?
Eu sou mané, mas não me façam de bobo.

observador
observador
Reply to  Zé Mané
1 ano atrás

fácil assim zé mané: não gosta dos artigos aqui do site: basta não acessar as páginas da triologia, te conecta direto com os sites da russia e lê as reportagens lá e não fica aporrinhandoi aqui

Jacinto
Jacinto
Reply to  Zé Mané
1 ano atrás

Você frequenta o site espontaneamente. Se acha que ele te faz de bobo, e ainda assim você continua a frequentar, o que isso diz sobre você mesmo?

Andre
Reply to  Zé Mané
1 ano atrás

Como as fontes russas informam sobre as derrotas do exército russo em Kiev, Sumy e kharkiv?

E as centenas de MBTs perdidos?

E as dezenas de aviões e helicópteros?

Eram t72, t80, t90, su30, su34, su35, ka52 ucranianos?

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Zé Mané
1 ano atrás

Antonio Kids, vc foi longe demais kkkk

JuggerBR
JuggerBR
1 ano atrás

O quão avançadas estão as negociações entre Putin e o Ocidente? Porque claramente essa aventura deu muita merda…
Sem reforços e suprimentos chegando constantemente, exército algum na história conseguiu manter um front.
Ucrania vai começar a retomar os territórios, e quam vai impedir eles de invadirem a Russia pra vingar todo o estrago feito até agora?

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  JuggerBR
1 ano atrás

Vão adentrar o território russo, ai vamos ver o Putin fugindo da russia que vai entrar em convulsão social e vão invadir o kremlin.

O grande ídolo dele, Kim Jong-un receberá de braços abertos.

Last edited 1 ano atrás by Pablo Maroka
Victor Filipe
Victor Filipe
1 ano atrás

“Está tudo ocorrendo de acordo com o planejado”

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Henrique
Henrique
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

kkkkkkkkkkkkkk

Plinio Jr
Plinio Jr
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Aguardando a turma pelo triunfal avanço de ré em Kharkov

GFC_RJ
GFC_RJ
1 ano atrás

Acho que em breve teremos um aumento no índice de suicídios culposos na Rússia.

Hcosta
Hcosta
1 ano atrás

Na foto aparece um soldado com as calças no chão.
É uma nova arma biológica que provoca diarreia ou algo parecido?

Oráculo
Oráculo
1 ano atrás

A matéria trata-se obviamente de uma propaganda Britânica contra a Rússia. Mais uma das centenas que saem todo dia na mídia ocidental. Mas ela acerta num assunto que definirá o futuro desse conflito. A necessidade da Rússia declarar guerra contra a Ucrânia. Enquanto ficam nessa de “Operação Militar Especial”, essa conversa fiada criada por Putin pra justificar a invasão, os russos não podem mobilizar todas as suas forças militares, de reserva, etc. E se não fizerem isso logo, vão ficar em maus lençóis. Pois nesse exato momento os ucranianos estão treinando – com apoio norte americano e inglês – dezenas… Read more »

Luis
Luis
Reply to  Oráculo
1 ano atrás

Vergonha histórica já estão passando há muito tempo.

Firmino
Firmino
1 ano atrás

Foi como um forista falou: os ucranianos vão lutar até morrer e os russos querem matar
Deu match
Como tem ucraniano morrendo nessa guerra

observador
observador
Reply to  Firmino
1 ano atrás

verdade. até agora só morreu ucraniano, teve um soldado russo que quebrou a unha do pé…soldados russos são highlander, os tanques russos tem campo de força, impossíveis de serem destruídos…tomou teu remédinho hoje?? cada louco…até pareço normal perto de uns loucos que tem aqui…

Andre
Reply to  Firmino
1 ano atrás

Tantos ucranianos morrendo e o exército russo segue avançando rapidamente para trás.

mac
mac
Reply to  Firmino
1 ano atrás

Outro fugitivo do Asilo Arkham…

Jacinto
Jacinto
1 ano atrás

Eu acompanho o Liveuamap e comparando as situações em 30/03/2022 e de 15/05/2022, o que se percebe é que os russos perderam território desde então; e não apenas na região de Kiev (a “finta”), mas na região de Kherson e no Kharkiv. O único ganho russo foi em Donbass e mesmo assim, não estamos falando de dezenas de km, mas de poucos km´s – e isso apesar desta região ter recebido o reforço das unidades que estavam na região de Kiev, Chernihiv e Sumy. Mesmo empregando toda as forças alocadas para esta operação na região de Donbass, os russos simplesmente… Read more »

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Jacinto
1 ano atrás

Acompanha pelo Telegram
Muito mais ágil que isso aí
Até no YouTube tem sites melhores que esse aí.
Até o Southfront está um pouco atrasado.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Porque os canais do Telegram – um app russo – ou o southfront são isentos?

Slow
Slow
Reply to  Jacinto
1 ano atrás

App russo mas você publica oque quiser então wpp , Google , Twitter e outros americanos não vale ?

Bruno
Bruno
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Isso que se chama falta do que fazer…acompanhar uma guerra pelo telegram 24horas por dia ! Não é a toa tantos pseudônimos….

Flanker
Flanker
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Xings, volta para o esgoto….

Almeida
Almeida
1 ano atrás

Acabei de assistir vídeo de uma unidade de cazaques lutando ao lado dos russos já no interior da Ucrânia.
A Ásia Central está chegando ao centro da Europa.

observador
observador
Reply to  Almeida
1 ano atrás

na falta de soldados russos tão pegando mais um povo que vive na miséria para lutar pelo ditador

Almeida
Almeida
Reply to  observador
1 ano atrás

Reclame na próxima mesquita que terá em Berlim, Paris ou Varsóvia.
Está cheio de asiáticos chegando.

observador
observador
Reply to  Almeida
1 ano atrás

alemidinha menina brava de novo….ai que medo…

observador
observador
Reply to  Almeida
1 ano atrás

aqui no brás também tá cheio de japonês e chinês

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  observador
1 ano atrás

E bolivianos rs

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  observador
1 ano atrás

Estão dominando o Mundo.

Flanker
Flanker
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Vai dormir, xings….

Flanker
Flanker
Reply to  Almeida
1 ano atrás

Xings, tenha vergonha na cara. Tu te diz funcionário público. Tu não trabalha? Cria um zilhão de nicks e, em pleno meio da tarde, coloca posts dizendo que acabou de assistir um vídeo no YouTube. Por lazarentos como tu é que o serviço público tem má fama.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Almeida
1 ano atrás

Se Ucrânia é centro da Europa, onde fica o leste europeu?

Andre
Reply to  Almeida
1 ano atrás

Centro da Europa? Estão às portas de Berlim?

mac
mac
Reply to  Almeida
1 ano atrás

Ai, ai, ai, o Batman e o comissário Gordon vão ter muito trabalho nos próximos dias: deixaram a porta do Asilo Arkham aberta e os doidinhos estão soltos…

Jefferson
Jefferson
1 ano atrás

Deve ser uma tristeza para um russo COM CÉREBRO ver a Rússia matando ucranianos…um invasão COVARDE patrocinado pela ditadura de Vladimir Putin. É uma merda ter que atirar em alguém que NÃO fez nada para você. A Rússia JAMAIS foi atacada pela Ucrânia.
Os fundamentos russos para essa guerra são FALSOS, manipulados pela ditadura russa de Vladimir Putin.

observador
observador
1 ano atrás

só vale jornal da russia? aí vc aceita?

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
1 ano atrás

Resumo. A Rússia já perdeu em todas as vertentes esta Guerra. Militarmente, economicamente, moralmente, enfim tudo. E o pior é que tudo o que o Putin lutou para salvaguardar que seria a segurança de suas fronteiras, virou totalmente o maior problema pq antes Finlândia e Suécia estavam de boas ali no cantinho, agora vão se tornar parte da OTAN. A Ucrânia meio que em cima do muro, estava tb mais ou menos em cima do muro agora vai se recuperar e sair vitoriosa a longo prazo pois ao contrário da Rússia, a Ucrânia tem patrocínio para se sustentar. Enfim. A… Read more »

Josué Silva
Josué Silva
Reply to  Rogério Loureiro Dhiério
1 ano atrás

Parece que o pessoal de Severodonestsk será o próximo a saber se a Rússia perdeu ou não.

Almeida
Almeida
1 ano atrás

🇺🇦⚡According to some reports, at this moment an emergency meeting of the Ukrainian leadership is taking place on Bankova Street on the issue of how to present the surrender of the Ukrainian military and members of other paramilitary groups at Azovstal to the population and the West.

Almeida
Almeida
Reply to  Almeida
1 ano atrás

🇺🇦⚡According to some reports, at this moment an emergency meeting of the Ukrainian leadership is taking place on Bankova Street on the issue of how to present the surrender of the Ukrainian military and members of other paramilitary groups at Azovstal to the population and the West.

Firmino
Firmino
Reply to  Almeida
1 ano atrás

Os russos querem pegar é o Prokopenko.
Esse não escapa
Nem se fingir de morto.

observador
observador
Reply to  Almeida
1 ano atrás

almeidinha ataca de novo…entendo tua tristeza menina…não é fácil esperar mais de 80 dias pela derrota da ucrania

paulotd
paulotd
Reply to  observador
1 ano atrás

Os cães ladram mas a caravana passa.

O que esse nazi do Azov, recolhido num hospital hoje,tem na boca? Virou um zumbi do resident Evil?

Algum médico aí, que parada é essa?

observador
observador
Reply to  paulotd
1 ano atrás

os cães ladram mas a caravana do puitn não anda, ela se arrasta…anda até de marcha ré

George
George
Reply to  observador
1 ano atrás

É aquele movimento que o Putin criou. Um avanço para a retaguarda.

Andre
Reply to  Almeida
1 ano atrás

According to some reports the UE leadership is surrending to russian troops and the New World Order is placed from Lisbon to Vladivostok.

observador
observador
1 ano atrás

Parabéns Jefferson, excelente comentário

Ze das Couve
Ze das Couve
1 ano atrás

Só digo uma coisa para o Putin,

Vietcrânia

observador
observador
Reply to  Ze das Couve
1 ano atrás

só falta aparecerem movimentos hippies na Rússia pedindo o fim da guerra

observador
observador
1 ano atrás

Sabe o que me preocupa Jefferson: muitos dos que apoiam o Putin, o apoiam por acreditar que os russos estão lutando contra o imperialismo, apesar que não existe nada mais imperialista do que invadir outros países como a Rússia faz hoje. E pior, esses apoiadores são os que defendem a Venezuela, Coréia do Norte, Cuba e qualquer ditadura que seja de esquerda, e com certeza querem tomar o poder no Brasil e lutam para isso e vc já imaginou esse tipo de gente com o poder nas mãos…vamos virar escravos do estado…estejamos atentos com esse tipo de pessoas…

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  observador
1 ano atrás

Papo cabeça chato.

Denis
Denis
1 ano atrás

Os russos estão fu…
A Ucrânia vai vencer essa guerra , e ira recuperar todos os seus territórios !
A russia vai perder kaliningrado e ilhas que roubou do Japão ! E a china ira pegar a siberia , e os russos irão se espalhar pelo mundo !

Lucas
Lucas
Reply to  Denis
1 ano atrás

Daí você acorda com um NUKE explodindo na sua cabeça.

Para de fumar erva estragada maluco.

Slow
Slow
1 ano atrás

Eles não querem lutar o avanço russo foi com a nova tecnologia robôs humanos..

KKKKKKKKKKKKKKKKKKK tá virando piada já

Jacinto
Jacinto
Reply to  Slow
1 ano atrás

Ucrânia em 30/03/2022 e em 15/05/2022. Avanço?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Faltou o rapaz do Anti Atlanticismo

mac
mac
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

“Faltou o rapaz do Anti Atlanticismo” –
Como faço para por aqui uma salva de palmas?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  mac
1 ano atrás

Velho a gente tem que vir aqui pra brincar com eles…

Não da para levar a sério..

Hoje eu estive ocupado o dia todo, só deu para chegar aqui agora..

É hora da diversão.

Farewell
Farewell
1 ano atrás

…….o conflito está claramente se transformando em uma guerra de atrito, percebe se nitidamente que as forças russas estão chegando a um ponto de exaustão, o moedor de carne que esta guerra se transformou está cobrando caro ao alto comando Russo. Ou Putin declara oficialmente guerra e decreta mobilização total dos efetivos, tentando mudar o curso do conflito, ou pagará,bemmm caro, essa sua aventura militar, pois e nítido que os ucranianos lutarão até o último soldado.

Luis
Luis
Reply to  Farewell
1 ano atrás

...está cobrando caro ao alto comando Russo...

O problema é a “curva de aprendizado” do alto comando Russo, que, ao contrário do que alguns esperavam, está em queda continua. Parece que tá difícil eles aprenderem alguma coisa.

Zezão
Zezão
1 ano atrás

Antigamente os russos ficavam felizes com a pilhagem, mas parece que na Ucrânia os riscos não compensam…

Do que adianta “ganhar” alguns relógios de brinde mas voltar dentro de um caixão, vide imagem abaixo.

Alias, dizem que a famosa bandeira da foto no Reichstag (no final da 2GM), teve que ser editada, porque um dos soldados russos estava com dois relógios.

Last edited 1 ano atrás by Zezão
Andre
1 ano atrás

Tanta opinião e tão pouca informação, típico putinzete triste.

O jornal é britânico, não americano.

Soldados americanos na Ucrânia? O exército americano está participando ativamente da guerra e o Putin não fala nada? Ele está com medo ou você está inventando?

Mafix
Mafix
1 ano atrás

O bolsoloide podia ter vendido todas as baterias velhas de astros que tem no exercito e na marinha podendo comprar novas paras forças mas preferiu ‘fertilizantis’ que só a Russia tem segundo ele …

Luis Carlos
Luis Carlos
1 ano atrás

A derrota pode doer, mas com o tempo passa .
Anônimo.

Felipe Morais
Felipe Morais
1 ano atrás

De todos os nomes que citou deve dar umas duas pessoas físicas.

Provavelmente dois colegas de escola, que sofriam bullying dos colegas e resolveram se vingar do mundo ocidental falando groselha aqui.

Ainda bem que, pelo que vejo, 90% das pessoas já perceberam que o que escrevem não vale um centavo.

Viraram os bobos da corte da trilogia.

Segio
1 ano atrás

A guerra é capaz de causar efeitos horríveis na mente de qualquer pessoa! Neste vídeo gravado por um drone ucraniano vemos um soldado russo correndo em círculos após a área onde estava ter sido fortemente atacada pela artilharia.

Video no link https://www.instagram.com/p/CdmAnbcKWlo/

mac
mac
1 ano atrás

Como esses caras fumam bagulho ruim…
E porque a TV russa não mostra então os tais “soldados americanos prisioneiros”, igual ao Vietnã, demente? Cadê uma prova das tais armas biológicas para contra-atacar no Tribunal Penal Internacional??
É porque Putin é um guerreiro honrado, não quer vencer no tapetão?
Ah, vai, devia ter um aplicativo que impedisse pivetes com espinha na cara de escrever na rede…
Agora vai nanar que a mamãe não vai chamar duas vezes…

Last edited 1 ano atrás by mac
paulo lahr
paulo lahr
1 ano atrás

Que matéria mais duvidosa….ah eh, the guardian… fala serio que perdi meu tempo lendo. A paixão corrompe o coração.. ..

filipe silva
filipe silva
1 ano atrás

brigada de Elite?
geralmente os integrantes das chamadas “tropas especiais” são voluntários….
Esta noticia pode ter algum fundamento, são sei. Mas estes Ingleses também disseram que só havia comida e combustível para 3 dias e isto na primeira semana de guerra.
é só mentirosos de parte a parte.

Leonid Brejnev
Leonid Brejnev
1 ano atrás

Mais uma matéria tendenciosa, igual os mais de 1000 combatentes em Azovstal, vamos filtrar melhor as informações, tem site que antes era independente e agora é financiado por uma dos lados da guerra.

Fabricio Lustosa
1 ano atrás

” o medo irrompeu entre as fileiras ” … Fonte: The Guardian. Certo, serto, serto. Deve ser o mesmo medo que EM 8 ANOS DE GUERRA DE GUERRILHA USANDO ARMAS EM CAMIONETES E ARMAMENTO DE 30, 40, 50 ANOS ATRAS os rebeldes do Donbass mantiveram as FA ucranianas afastadas. O mesmo medo q esses rebeldes tem avançando todos os dias em território ucraniano. É muito medo mesmo. É claro q, segundo Hollywood, os russos são tudo de ruim. Isso para canalhas e débeis mentais.

Duarte
1 ano atrás

Veja bem, não sou nem de um lado e nem de outro, que fique claro, sou contra guerras, mas as vezes acho os comentários bastante tendenciosos tanto pra um lado quanto para o outro, e isto está até ficando chato! A Verdade é que ninguém em plena consciência quer lutar, principalmente quando se tem família, porém não acredito nesta notícia, já vi vários assuntos de guerra, envolvendo a Russia, inclusive por aqui mesmo nesta fonte, que mostra muito bem o contrário, os russos tem sangue nos olhos e vontade de defender a nação. a gente vê pelas atitudes deles na… Read more »

Jodreski
Jodreski
1 ano atrás

Fora que não vai demorar muito para acabar a $$$ Russa para manter essa guerra (isso se a reserva já não acabou).
Enfim… as guerras duram até onde o seu bolso consegue pagar…

Flanker
Flanker
1 ano atrás

“…quantidade enorme de soldados americanos mortos ou feitos prisioneiros pelos russos na Ucrania?”

Sério? Não diga!!! Qual a tua fonte?