Quando Vladimir Putin anunciou a invasão da Ucrânia pela Rússia, a guerra parecia distante do território russo

Quando Vladimir Putin anunciou a invasão da Ucrânia , a guerra parecia distante do território russo. No entanto, em poucos dias o conflito voltou para casa – não com mísseis de cruzeiro e morteiros, mas na forma de saraivadas de sanções sem precedentes e inesperadamente extensas por governos ocidentais e punições econômicas por corporações.

Três meses após a invasão de 24 de fevereiro, muitos russos comuns estão sofrendo com esses golpes em seus meios de subsistência e emoções. Os vastos shoppings de Moscou se transformaram em estranhas extensões de vitrines fechadas, outrora ocupadas por varejistas ocidentais.

O McDonald’s – cuja abertura na Rússia em 1990 foi um fenômeno cultural, uma conveniência moderna e brilhante chegando a um país lúgubre, abatido por escolhas limitadas – saiu da Rússia inteiramente em resposta à invasão da Ucrânia. IKEA, o epítome de confortos modernos acessíveis, operações suspensas. Dezenas de milhares de empregos que antes eram seguros agora estão subitamente em questão em muito pouco tempo.

Grandes players industriais, incluindo as gigantes do petróleo BP e Shell e a montadora Renault, foram embora, apesar de seus enormes investimentos na Rússia. A Shell estimou que perderá cerca de US$ 5 bilhões ao tentar descarregar seus ativos russos.

Enquanto as multinacionais partiam, milhares de russos que tinham os meios econômicos para fazê-lo também fugiam, assustados com as duras novas medidas governamentais ligadas à guerra, que viam como um mergulho no totalitarismo total. Alguns jovens também podem ter fugido com medo de que o Kremlin imponha um recrutamento obrigatório para alimentar sua máquina de guerra.

Mas fugir tornou-se muito mais difícil do que antes – as 27 nações da União Europeia, juntamente com os Estados Unidos e o Canadá, proibiram voos de e para a Rússia. A capital estoniana de Tallinn, outrora um destino fácil de fim de semana prolongado a 90 minutos de avião de Moscou, de repente levou pelo menos 12 horas para chegar em uma rota por Istambul.

Até mesmo as viagens indiretas pela Internet e pelas mídias sociais diminuíram para os russos. Em março, a Rússia baniu o Facebook e o Instagram – embora isso possa ser contornado usando VPNs – e fechou o acesso a sites de mídia estrangeira, incluindo a BBC, a Voice of America e a Radio Free Europe/Radio Liberty, financiadas pelo governo dos EUA, e a emissora alemã Deutsche Welle. .

Depois que as autoridades russas aprovaram uma lei exigindo até 15 anos de prisão para histórias que incluem “notícias falsas” sobre a guerra, muitos meios de comunicação independentes importantes fecharam ou suspenderam as operações. Entre eles estão a estação de rádio Ekho Moskvy e o Novaya Gazeta, o jornal cujo editor Dmitry Muratov compartilhou o mais recente Prêmio Nobel da Paz.

O custo psicológico das repressões, restrições e oportunidades cada vez menores pode ser alto para os russos comuns, embora difícil de medir. Embora algumas pesquisas de opinião pública na Rússia sugiram que o apoio à guerra na Ucrânia seja forte, os resultados provavelmente são distorcidos pelos entrevistados que ficam em silêncio, cautelosos em expressar suas opiniões genuínas.

Andrei Kolesnikov, do Carnegie Moscow Center, escreveu em um comentário que a sociedade russa atualmente está dominada por uma “submissão agressiva” e que a degradação dos laços sociais pode se acelerar.

“A discussão fica cada vez mais ampla. Você pode chamar seu compatriota – um concidadão, mas que por acaso tem uma opinião diferente – de “traidor” e considerá-lo um tipo inferior de pessoa. Você pode, como os mais altos funcionários do Estado, especular livremente e com bastante calma sobre as perspectivas de uma guerra nuclear. (Isso é) algo que certamente nunca foi permitido nos tempos soviéticos durante a Pax Atômica, quando os dois lados entenderam que o dano resultante era completamente impensável”, escreveu ele.

“Agora essa compreensão está diminuindo, e isso é mais um sinal do desastre antropológico que a Rússia está enfrentando”, disse ele.

As consequências económicas ainda não se desenrolaram totalmente.

Nos primeiros dias da guerra, o rublo russo perdeu metade do seu valor. Mas os esforços do governo para apoiá-lo na verdade elevaram seu valor para mais alto do que seu nível antes da invasão.

Mas em termos de atividade econômica, “essa é uma história completamente diferente”, disse Chris Weafer, um veterano analista de economia russa da Macro-Advisory.

“Vemos uma deterioração na economia agora em uma ampla gama de setores. As empresas estão avisando que estão ficando sem estoques de peças de reposição. Muitas empresas colocam seus funcionários em trabalho de meio período e outras estão avisando que precisam fechar completamente. Portanto, há um medo real de que o desemprego aumente durante os meses de verão, que haja uma grande queda no consumo e nas vendas no varejo e no investimento”, disse ele à Associated Press.

O rublo comparativamente forte, por mais animador que possa parecer, também apresenta problemas para o orçamento nacional, disse Weafer.

“Eles recebem suas receitas efetivamente em sua moeda estrangeira dos exportadores e seus pagamentos são em rublos. Portanto, quanto mais forte o rublo, significa menos dinheiro que eles realmente têm para gastar”, disse ele. “(Isso) também torna os exportadores russos menos competitivos, porque são mais caros no cenário mundial”.

Se a guerra continuar, mais empresas podem sair da Rússia. Weafer sugeriu que as empresas que apenas suspenderam as operações podem retomá-las se um cessar-fogo e um acordo de paz para a Ucrânia forem alcançados, mas ele disse que a janela para isso pode estar se fechando.

“Se você andar pelos shoppings de Moscou, verá que muitas das lojas de moda, grupos empresariais ocidentais, simplesmente fecharam as persianas. Suas prateleiras ainda estão cheias, as luzes ainda estão acesas. Eles simplesmente não estão abertos. Então eles ainda não saíram. Eles estão esperando para ver o que acontece a seguir”, explicou.

Essas empresas em breve serão pressionadas a resolver o limbo em que estão seus negócios russos, disse Weafer.

“Agora estamos chegando ao estágio em que as empresas estão começando a ficar sem tempo, ou talvez sem paciência”, disse ele.

FONTE: ABCNews

Subscribe
Notify of
guest

110 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel ferraz
Gabriel ferraz
1 ano atrás

Deviam agradecer essas lojas ocidentais vazarem do país, lojas que só atraem endividamento financeiro e uma prisão desenfreada com bancos. Vide o país das bananas onde a cultura é ter uma roupa boa e não ter grana pra pagar uma conta de luz final de mês.

Gugs
Gugs
Reply to  Gabriel ferraz
1 ano atrás

Você fabrica tudo o que consome ou dá uma passadinha nas lojas de vez em quando? Kkkk é cada uma. É hipócrita que chama né?

Alexandre Cardoso
Alexandre Cardoso
Reply to  Gugs
1 ano atrás

No caso do Kings, é burrice mesmo

Carlos Lins
Carlos Lins
Reply to  Gabriel ferraz
1 ano atrás

Pois é.
Culpa daquele débil do Yeltsin.
Um monte de empresas ocidentais ganhando fortunas na Rússia vendendo sanduíche, gasolina e hortigranjeiros.
Que saiam logo!

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

Meu deus do céu… ainda bem que burrice não é contagiosa.

Essas empresas geram valor para a economia Russa e para o mercado Russo através da circulação da moeda e arrecadação de impostos.

Dinheiro parado é o pior pesadelo para uma economia sadia.

Luciano
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

Nossa kings, que comentário inteligente, parabéns!
Saiam empresas capitalistas do mau, deixem-nos voltar a idade das trevas.

César
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

Xings, depois dessa fala pra gente: Quem te sustenta enquanto tu não faz nada na vida?

Jagdverband#44
Jagdverband#44
Reply to  César
1 ano atrás

Servidor público barnabé.

Bruno
Bruno
Reply to  César
1 ano atrás

Algum russo…rs

Heitor
Heitor
Reply to  Bruno
1 ano atrás

Com iate… Rsrs

Alexandre Cardoso
Alexandre Cardoso
Reply to  César
1 ano atrás

Ou o Kings é um bot?
Argumentar não significa que não seja um bot, inteligência artificial, afinal eles se fazem passar por pessoas …

Last edited 1 ano atrás by Alexandre Cardoso
Pedro
Pedro
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

Um monte de empresas ocidentais dando emprego aos russos…um escândalo praticamente Kings…kkkkkkkkkk

André K
André K
Reply to  Gabriel ferraz
1 ano atrás

Tenho em alta probabilidade que você está escrevendo isso em um celular ou computador com a maior parte dos componentes importados e adquirido das tais lojas nefastas. Mas tudo bem, pelo menos, aqui você é livre para cometer esse tipo de idiossincrasia hipócrita,

Chevalier
Chevalier
Reply to  Gabriel ferraz
1 ano atrás

“Vide o país das bananas onde a cultura é ter uma roupa boa e não ter grana pra pagar uma conta de luz final de mês.” Essa suposta cultura dos país das bananas é FRUTO das “lojas ocidentais”, foi criada por elas? Vc pode provar? Vc tem alguma evidência? Quando foi isso? Em que década? Essa “cultura” vc diz ser típica do país das bananas, então em outros países em que há “lojas ocidentais” elas nao tiveram esse efeito. Se as lojas fossem chinesas seria diferente? Não né. Quer dizer que vc só regurgitou mais propaganda comunista “anti-imperialista” barata, lixo… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Gabriel ferraz
1 ano atrás

O problema não é a marca ocidental…

É o desemprego que gera..

Entendeu ?

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Não é só comercio, a cadeia de suplementos da indústria também esta sendo afetada.
https://oilprice.com/Metals/Commodities/Kazakhstan-Cuts-Iron-Supplies-To-Russian-Steelworks.html

Tutor
Tutor
Reply to  Gabriel ferraz
1 ano atrás

Você tem a capacidade cognitiva de um frango, meu prezado.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Gabriel ferraz
1 ano atrás

Aquela marca de roupas do jacaré as camisas a unidade custam a metade de uma feira mensal no comércio atacadista.

Neural
Neural
Reply to  Gabriel ferraz
1 ano atrás

Russos tem é que comemorar se livrar de uma tranqueira igual McDonald’s

Mafix
Mafix
1 ano atrás

Ta a caminho da falencia mas o grande lider deles não liga da população viver na extrema miséria …

Nei
Nei
Reply to  Mafix
1 ano atrás

Está quem nem o vizinho. Maduro na churrascaria 5 estrelas e povo passando fome.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Mafix
1 ano atrás

A Rússia continua expandindo sua indústria,comércio e inflaestruturas apesar das sanções. Vc deve ter tido um sonho.

Sagaz
Sagaz
Reply to  LUIZ
1 ano atrás

A reportagem cita fatos, o que vc traz além dos seus sonhos?

Luis
Luis
1 ano atrás

Palmas para o Putin, pessoal, o cara é um gênio !

Nilo
Nilo
Reply to  Luis
1 ano atrás

Negócios, apenas negóccios entre bilionarios:
Cerca de 600 restaurantes McDonald’s foram adquiridos pelo parceiro franqueado da rede, que anteriormente operava 25 locais, um sócio da Sibéria, Alexander Govor, um petroleiro de Novokuznetsk. O empresário vai desenvolver a empresa sob uma nova marca, vai comprar todo o portfólio de restaurantes da rede.. Aparentemente, a empresa McDonald’s está interessada em retornar à Rússia, a julgar pelo negócio, a empresa americana tem uma opção – em alguns anos poderá recomprar seus ativos.
Estão ser pior colar a marca Zz rsrsrsr
O povo russo continuara a ter direito de se entubar de fast food.

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Nilo
Nilo
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Poderia ser pior….

Sagaz
Sagaz
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Você está tão confuso conversando consigo mesmo dentre seus diversos usuários que reponde ao mesmo

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
1 ano atrás

Bom eu tenho amigos lá. Vou repetir o que me dizem. Não sou eu quem estou afirmando nada, apenas repassando. Dizem que está tudo normal más com uma sensação de que a economia está em Standby, como se muitos projetos estivessem ficando para segundo plano até que as coisas melhorem. Esse normal eu não sei dizer más parece que não está todo esse colapso ou esse furacão que estão dizendo. Bom sei lá. Só estando lá e vivendo lá pra saber. Ah a Guerra. Dizem que óbvio é comentado e de forma aberta más não é o assunto do dia… Read more »

Luis
Luis
Reply to  Rogério Loureiro Dhiério
1 ano atrás

Os seus amigos devem ser apoiadores do Putin ou tem medo de serem suicidados

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Luis
1 ano atrás

Sei lá…vai saber kkkkkk

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Rogério Loureiro Dhiério
1 ano atrás

eles te falam isso com uma arma apontada na cabeça deles.

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

Sei lá….pelo menos pelas câmeras não tinha ninguém do lado deles.
Más vai que tinham Snipers…rssrs.

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Rogério Loureiro Dhiério
1 ano atrás

Ou estavam com medo de estarem sendo monitorados.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Rogério Loureiro Dhiério
1 ano atrás

Infelizmente, crise económica na Rússia não é nada de anormal. Já ganharam alguma resistência a isso.

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Victor dai eu já não sei.
Só repassei o que me disseram e estão um casal em San Petersburgo e um amigo em Kazan. Então digamos estão longe da guerra.

JOSE DE PADUA
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Victor, vi os vídeos dos links q vc postou, não pareceu nada anormal exceto pela inflação e lojas ocidentais fechadas, mas fazendo uma conversão porca de rublo para real dos preços que aparecem no video, está ate mais barato que no Brasil. Não levei em conta a opinião de quem criou os vídeos pq esta sujeita a impressão dele próprio. Com certeza acredito que a economia russa vai sentir algo, mas acredito tbm no que o Rogerio disse, que a economia russa está em standby. Putin não seria tão idiota de ir pra guerra novamente sem estar preparado para sanções… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Rogério Loureiro Dhiério
1 ano atrás

Sim isso é mais pura verdade eu TB estava na conversa.

Rogério Loureiro Dhiério
Rogério Loureiro Dhiério
Reply to  Rodrigo
1 ano atrás

Pior que o meu amigo que está em Kazan é irmão de escola e tem nome composto. Pedro Rodrigo. kkkkkk não é mentira.

Kornet
Kornet
Reply to  Rogério Loureiro Dhiério
1 ano atrás

A economia dos EUA tá uma maravilha ,segundo alguns ,nos states de Bidê tá tudo uma maravilha,não há inflação,desemprego,aumento da violência,de moradores de rua,drogados.
Na Europa tb,tá tudo uma beleza.
Nessa guerra o efeito planejado ao inimigo ricocheteou nos atiradores.

Kornet
Kornet
Reply to  Kornet
1 ano atrás

Não adianta a torcida irracional negativar,contra a realidade dos fatos não há deslikes certo.
Quando essa guerra acabar,o que vai ter de ispiciliasta passando vergonha por suas análises utópicas,vamos aguardar o senhor da razão:o tempo.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Kornet
1 ano atrás

Sim, contra a realidade dos fatos não há argumentos. O problema é que o senhor não tem nenhuma noção do que se passa na Europa e desconfio que também do que se passa nos EUA…

Kornet
Kornet
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Ah lá tá tudo uma maravilha,combustível baratinho e comida quase de graça, só na tua cabeça.

se informar cara,saia dessa alienação lacradora.
A unanimidade às vezes é bem burra.

Luis
Luis
1 ano atrás

Já estão aceitando donativos?
O King (s) bem que podia iniciar/encabeçar uma campanha.
King, pode contar comigo.

André K
André K
Reply to  Luis
1 ano atrás

Eu até contribuo, se ele for pessoalmente entregar.

Oráculo
Oráculo
Reply to  André K
1 ano atrás

Eu ri. rsrsrsrsrs

Nei
Nei
Reply to  André K
1 ano atrás

Com passagem só de ida e com celular, tablet e computadores restritos a ele na Rússia. Seria uma paz aqui.

André K
André K
Reply to  Nei
1 ano atrás

Eu incluir essa parte da passagem só de ida mas esqueci na finalização da postagem, Valeu o lembrete!

Carlos Lins
Carlos Lins
1 ano atrás

Mudou mesmo.
O rublo está na sua maior cotação desde 2015.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

Isso me lembra quando a Argentina igualou o valor do peso com o Dolar através de uma canetada sem ter uma economia para sustentar uma moeda com valor tão alto.

Deu super certo.

Russia ta indo pelo mesmo caminho. não igualando o valor da moeda, mas sustentando através da canetada. isso não da certo a longo prazo.

Mafix
Mafix
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

A ‘estatal’ (leia-se empresa que o Putin é dono) Gazpron recebe em euros e compra rublos para ‘segurar’ o preço da moeda artificialmente .

Na pratica não resolve nada e sangra a empresa a cada dia que passa.
(Se a guerra durar até o fim do ano vamos ver como essa empresa vai se sair sustentando um pais todo que vai de mal a pior)

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Mafix
1 ano atrás

me explica como que sangra a Empresa? pq isso é que acontecia com o SWIFT.

Satyricon
Satyricon
Reply to  Mafix
1 ano atrás

Também proibiu bancos e empresas estrangeiras de vender rublos, trocando-os por moeda estrangeiras. Resultado: as petroleiras Russas precisam comprar, gerando demanda, mas a oferta é escassa. Artificialismo que vai gerar uma distorção econômica épica. A última vez que se ouviu falar de tamanha intervenção foi a Dilma, segurando as tarifas do setor elétrico para se reeleger em 2014. Interviu no mercado de energia, e novos contratos não foram assinados, gerando escassez. Quando percebeu-se o erro, já era tarde, e passamos anos pagando bandeira vermelha para compensar as distorções criadas pela estocadora de vento. Só que a distorção sendo criada agora… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Satyricon
André K
André K
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

É da mesma safra de ideias econômicas do tipo aumentar o salário mínimo aumenta a renda da população pobre.

Mafix
Mafix
Reply to  André K
1 ano atrás

Mas mas veja beinn o salario minimo do braziu deveria ser ‘5000’ mil reais dizem especialistas …

O pessoal doido não entende que aumentar o salario para 10 mil não vai ter o mesmo valor de 10 mil atualmente e sim ao contrario gerando aumento de preços de forma estratosférica…

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  André K
1 ano atrás

salário mínimo, vamos aumentar para 30 mil aí todos teremos uma vida digna kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

o caso da Argentina é que eles queriam moeda de país rico, com governança fiscal de país pobre populista, aí não dá.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

Pois então compre, vai subir mais, confia!

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Carlos Lins
1 ano atrás

Xings, faz um teste: vai numa casa de câmbio com 100 rublos na mão e vê quantos dólares você consegue comprar. Depois vem contar a experiência para nós…

Eromaster
Eromaster
1 ano atrás

A saída do McDonald’s será um grande benefício para a saúde da população russa.Menos diabetes, menos obesidade e menos hipertensão que a população irá desenvolver.

Mafix
Mafix
Reply to  Eromaster
1 ano atrás

Esqueceu que eles são alcoolatra isso ai é o menor dos males…

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Mafix
1 ano atrás

Kkkkkkkkkkkkkkkkk

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Eromaster
1 ano atrás

Falta não vai fazer.

Luis
Luis
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Confia.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Luis
1 ano atrás

Luiz onde existe capitalismo existe sempre oportunidade.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Eu prefiro o X salada Raiz, maionese caseira e batata frita

Eromaster
Eromaster
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Com certeza!

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Eromaster
1 ano atrás

acredito que vai ser estatizado e vão fazer um novo fast food.

JOSE DE PADUA
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

Vai se chamar McDonaldski, no lugar do McBurguer vai ter McCaviar

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  JOSE DE PADUA
1 ano atrás

olha acredito que seu comentário pode estar até certo kkkkkkkkkkk

Henrique
Henrique
Reply to  Eromaster
1 ano atrás

O problema é que o Burger King não saiu e está absorvendo os clientes do McD.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Porque problema?

Victor Filipe
Victor Filipe
1 ano atrás

A economia Russa é segurada unica e exclusivamente através da canetada. Não existe uma manobra econômica que justifique a sustentação/valorização do Rublo a não ser a magica assinatura de um papel. As medidas tomadas para segurar a moeda Russa são coisas que podem durar de 6 a 12 meses no máximo. mas que terá um impacto brutal na economia deles. Alguns dizem que pode ficar pior do que a economia Russa pós fim da URSS A Russia está se isolando do mundo. Os “aliados” dela estão apenas se aproveitando de um pais que se vê cercado, um dos maiores exemplos… Read more »

Mafix
Mafix
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

O pessoal acha que a China ajuda eles , os chineses estão só esperando a economia russa deteriorar mais ainda para abocanhar tudo que puder ja que os russos não vão ter como fazer nada ..

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

pelo que eu sei, o que tá sustentando a Rússia é o superávit cambial, tá exportando mais e importando menos, outro ponto é quanto a gasolina subiu lá, a energia elétrica também, pq se eles não usarem o dinheiro para dar manutenção nos poços de petróleo aí complica, coisa que a Venezuela fez, enquanto houver esse superávit cambial o Rublo vai se manter estável, talvez agora com fim do inverno tende a cair, mas não vai chegar a ser uma moeda pior do que a dos países emergentes.

Oráculo
Oráculo
1 ano atrás

Eu acho que é muito cedo pra afirmar qualquer coisa. Não deu tempo dos russos sentirem uma mudança na economia. O que ajuda eles é que as commodities russas tem um mercado comprador muito forte. Independente de EUA e Europa fecharem as portas, o resto do mundo não consegue viver sem petróleo, gás, trigo, etc. O que os russos vão fazer pra manter a economia funcionando “normalmente” é o que já estão fazendo com a Índia. Vendem petróleo mais barato. E assim aumentaram o volume vendido, mantendo a arrecadação. E a Índia está comprando mais, gastando a mesma coisa. Um… Read more »

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Oráculo
1 ano atrás

Isso tem limite Oraculo, não da pra aumentar tanto a venda de gás e petróleo para a Índia e China porque existe um limite da infraestrutura e logística. uma hora você chega no limite.

E nem de longe da pra compensar essas sansões com apenas venda de petróleo e gás

Oráculo
Oráculo
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Sim, acredito que as sanções vão fazer um estrago.
Mas o tamanho dele só vamos saber mais pra frente.

A economia russa já era bem fechada antes da guerra.
Pode ser – não é uma afirmação é só uma hipótese – que as sanções não sejam a bomba atômica que o ocidente espera.

Se fosse num país 100% globalizado como os europeus, ou até mesmo num país como o Brasil, daí a economia virava cinzas.

Vamos ver o que vai acontecer na Rússia.
Será um aprendizado global.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Oráculo
1 ano atrás

nem com atualmente com sanções igual a da Rússia o Brasil iria virar cinzas, pq vendemos muito minério e comida, íamos sofrer mas virar cinzas não mais, a não ser que antes disso a China fosse varrida do mapa

Mafix
Mafix
Reply to  Oráculo
1 ano atrás

E os empregos dentro do pais ?
Onde a população vai trabalhar ?
Viver do bolsa familia deles la ?

Hcosta
Hcosta
1 ano atrás

https://www.motor24.pt/motores/sem-airbags-ou-abs-carros-novos-produzidos-na-russia-com-seguranca-reduzida/1561327/

Exemplo de como as sanções têm um efeito muito mais amplo do que se possa imaginar…

Mafix
Mafix
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Sera que o projeto dos carros é baseado nos t-72 e derivados que a torre voa até marte ?

Luis
Luis
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Isso não é nada!
Logo, logo, como eles já estão fazendo com os aviões, estarão “ressuscitando” este aí da imagem, e olhe lá. Será mais um “avanço” ao estilo russo, ou seja um avanço pra trás.

Last edited 1 ano atrás by Luis
Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
1 ano atrás

Mesmo que um cessar fogo fosse assinado amanhã e as sanções retiradas, o dano para a economia russa a longo prazo já está feito. O mercado para a energia russa na Europa não voltará o que era, os investimentos ocidentais não retornarão ao patamar anterior e a confiança no mercado russo está extremamente abalada.

Nilson
Nilson
Reply to  Bruno Vinícius
1 ano atrás

Sim, depois desse susto na Ucrânia, a União Europeia vai reduzir ao máximo possível as compras de gás e petróleo russo ao longo dos próximos anos. Ficou claro para eles que essa dependência gera uma fragilidade, então creio que pelo menos por essa geração vão tentar reduzir essa fragilidade. Se essas compras vão fazer falta à Rússia ou se ela irá superar vendendo para outros mercados, veremos ao longo deste ano. Muita água ainda vai rolar…

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Nilson
1 ano atrás

verdade, mas se afastar da Rússia significa pagar mais por energia, a única saída seria os campos de gás do Mar Mediterrâneo que tá parado pq a Turquia tá travando.

Nilson
Nilson
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

Sim, vão pagar mais caro para diminuir a dependência. Ao contrário do que foi feito nos últimos 15 anos, pagaram mais barato em troca de se tornarem dependentes. Mesma coisa que Brasil fez com os fertilizantes, destruiu sua indústria para pagar mais barato tornando-se dependente. Cada fase, uma decisão. Mas com a invasão da Ucrânia parece que o preço não será mais o único elemento de decisão.

paulof
paulof
1 ano atrás

Cazaquistão corta fornecimento de ferro para siderúrgicas russas, se a economia russa estivesse tão bem como alguns querem, alguém acha que isso iria ocorrer? Por que será que o país da Ásia Central não quer receber em rublo, se a moeda é tão valorizada assim?

Alessandro
Alessandro
1 ano atrás

“Depois que as autoridades russas aprovaram uma lei exigindo até 15 anos de prisão para histórias que incluem “notícias falsas” sobre a guerra, muitos meios de comunicação independentes importantes fecharam ou suspenderam as operações.” Essa parte é o grande sonho de uma certa instituição brasileira, e o triste é que não estamos muito longe disso. Sobre o restante do texto eu já tinha alertado do poder que bancos e empresas americanas/europeias ainda tem no sistema global financeiro, mas teve gente que duvidou, quando eles resolvem boicotar algum país o impacto gera muito prejuízos, e vejo isso com muita preocupação pois… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Rodrigo
Rodrigo
1 ano atrás

Queria ver se o tetudo do xings fica sem o MC lanche feliz dele…deve come Mac e bk todo dia…não aguenta 3 dias na Rússia

Nicolas_SS
Nicolas_SS
1 ano atrás

Quanta mentira em uma só materia! Todo mundo sabe que o boicote contra a Rússia é para atrapalhar o maior e melhor país do universo! A proibição de voos só constata isso! Não querem que os pobres americanos em seus carrinhos vejam os pratos de um cidadão comum russo que tem como prato principal NADA com VENTO, salada de IMAGINAÇÃO, carne de ALUCINAÇÃO acompanhado com o melhor tempero de mundo, FOME.

Quem vai pra Rússia, não volta mais!

Pq morre de fome, kkkkkkk

Mafix
Mafix
Reply to  Nicolas_SS
1 ano atrás

Tem umas comida enlatada russa que é bizarro não sei do aquilo é feito ….
(Do que sera que é feito isso?)

Grochowski
Grochowski
Reply to  Mafix
1 ano atrás

Isso tá com cara de ser spam! Foi introduzido na Rússia na segunda guerra mundial pelo Lend Lease e eles adoraram, enquanto os soldados americanos e britânicos achavam uma m*. Aliás é daí que vem o termo spam (aquele do e-mail).

Jacinto
Jacinto
Reply to  Mafix
1 ano atrás

Isso ai é carne conservada na própria gordura, um método muito antigo de se preservar carne. Basicamente, cozinha-se a carne na própria gordura até expulsar toda a água e depois deixa esfriar. A gordura, que fria fica enrijecida impede o contato da carne com o ar, e como toda a água da carne foi expulsa, ela não estraga. O tipo de carne muda, de acordo com o país. Na França é comum fazer com pato (Confit de Canard) no Brasil é o “porco na lata“. É delicioso se for bem feito, um horror se não for bem feito, mortal se… Read more »

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

Pois é tudo isso acontecendo e a região do Donbass sendo ocupada pela RF e os combatentes separatista.

Jagdverband#44
Jagdverband#44
1 ano atrás

Aqui no subúrbio do rio quem mais sente essa mudança no modo de vida russo é o tonho.

pgusmao
pgusmao
1 ano atrás

Putin conseguiu moer a economia russa, mas acho que não sairá dessa guerra vivo, a Rússia tem tradição de se livrar de governantes incômodos, logo Putin sumirá e ninguém notará, nem sei se ainda está no comando.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

O problema queridos é que isto gera DESEMPREGO.. entendo que muitos aqui são funças e este conceito de não receber no final do mês é estranho.. Vocês reclamam do desemprego e inflação no Brasil, o dia todo aqui no fórum.. É o que está acontecendo na Rússia este exato momento apesar da propaganda e das teses econômicas ciro gomesticas.. Só um adendo.. Em muito e absurdamente menor proporção.. É que os 24 anos de Governo do PSDB fizeram com o Estado de SP.. Sucessivos aumentos de carga tributária, fizeram muitas empresas saírem do Estado, o que gerou desemprego. Eu já… Read more »

Nei
Nei
1 ano atrás

Se essas sanções não dessem resultado, o Ministro Russo, não reclamaria diversas vezes em suas declarações.

Neural
Neural
Reply to  Nei
1 ano atrás

Rublo está se valorizando absurdamente, já está 58:1 dólar, patamar mais valorizado que antes da guerra. Moeda forte que tem como lastro o fornecimento de energia. Enquanto isso vovó Burden imprimindo 40bi pra torrar na Ucrânia

Neural
Neural
Reply to  Neural
1 ano atrás

Tem muito americano insatisfeito com tudo isso aí por conta de uma guerra com um país meia boca como Ucrânia.. conhecido já tá tendo que economizar gasolina e Luz, coisa impensável uns anos atrás por aqueles lados.. e essa saída repentina de empresas também trouxe grandes prejuízos pra todas elas, McDonald’s mesmo tomou um impairment de mais de 1bi de dólares

Nilo
Nilo
Reply to  Neural
1 ano atrás

Esta dando resultado o embargo, o indice de inflação o melhor nestes quarenta anos.

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Já deu uma olhada na taxa de inflação Russa para vir aqui falar dos EUA? Mesmo com uma taxa de juros de quase 20% a inflação na Rússia atingiu 17.8% aa (e está aumentando).

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Neural
1 ano atrás

Russia está tão bem que todo mundo que ir para lá.

Ze das Couve
Ze das Couve
1 ano atrás

Além de todos estes problemas que o texto cita existem os “incêndios espontâneos” que andam ocorrendo todos os dias na Rússia. Agora foi a vez de um terminal ferroviário de grãos em Pensa. Pegou fogo do nada!

https://twitter.com/belgorodnewsbnr/status/1528465153280421894?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1528465153280421894%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.redditmedia.com%2Fmediaembed%2Fuvzynr%3Fresponsive%3Dtrueis_nightmode%3Dfalse

Eromaster
Eromaster
Reply to  Ze das Couve
1 ano atrás

Isso aí é sabotagem. Tem muitos sabotadores ocidentais e ucranianos sendo presos pela inteligência russa quase que todos os dias.

Tobi
Tobi
1 ano atrás

Em primeiro lugar, gostaria de comentar que essa guerra é uma tremenda estupidez e que poderia ser evitada se houvesse sensatez de todos os lados envolvidos. Em relação a esse post específico me veio um incomodo muito grande ao lembrar de um dos motivos da segunda guerra, quanto um excesso de aperto sobre a Alemanha levou a uma radicalização do povo e o complemento da história todos já sabem no que deu. Espero que a que a sensatez volte a pelo menos um dos lados.

Felipe Augusto Batista
Felipe Augusto Batista
1 ano atrás

O Burger King decidiu sair da Rússia como o McDonalds mas o dono da franquia na Rússia se recusou a fechar as lojas e continuou por conta própria, não há o que a Matriz fazer, saíram do país, se tentassem processar o parceiro local provavelmente o juiz russo ia rir na cara deles. Fico pensando o que irá acontecer depois que as coisas esfriarem, vão tentar voltar e descobrir que não tem mais direitos sobre a marca no país? O empresário russo vai voltar ao contrato antigo depois de tocar o negócio sozinho? Vai ter multa pra algum dos lados?… Read more »

Doug385
Doug385
1 ano atrás

Para os saudosistas o estágio atual deve lembrar os dias de glória do comunismo: Fome, miséria e repressão do Estado.
Pobre do povo russo. Ele que acaba pagando pela loucura de seus líderes.

Heli
Heli
1 ano atrás

A Rússia era responsável por aproximadamente 30% do faturamento mundial da Pepsi e do McDonalds. Com a CocaCola e Burger King era menos de 30% mas mesmo assim se fosse 20% é algo bem considerável. Com artigos de luxo idem, sejam carros de alto luxo (3o maior mercado da Rolls Royce, Bentley e similares) ou com moda fina. Fico me perguntando quem vai recompensar os acionistas dessas empresas???