segunda-feira, novembro 28, 2022

Saab RBS 70NG

Ucrânia: artilharia de origem americana entra na luta

Destaques

Guilherme Poggio
Guilherme Poggiohttp://www.forte.jor.br
Editor da Revista Forças de Defesa

Camuflada em uma pilha de galhos cortados de árvores próximas, a arma que a Ucrânia espera que faça uma diferença crítica em sua guerra com a Rússia é praticamente invisível a mais de alguns metros de distância.

Logo, uma única rodada dispara com um estrondo e um grito metálico e uivante enquanto navega em direção às posições russas.

É o obus M777 de fabricação americana. Ele atira mais longe, se move mais rápido e se esconde com mais facilidade, e é o que os militares ucranianos estavam esperando.

Três meses após o início da guerra na Ucrânia, a primeira artilharia pesada americana – as armas mais letais que o Ocidente forneceu até agora – está agora implantada em combate no leste da Ucrânia. A chegada deles aumentou as esperanças da Ucrânia de alcançar a superioridade da artilharia pelo menos em algumas áreas da linha de frente, um passo fundamental para vitórias militares em uma guerra agora travada principalmente em estepe plana e aberta a longas distâncias.

Os obuses americanos são máquinas robustas de aço e titânio envoltas em mangueiras hidráulicas e empoleiradas em quatro suportes que se dobram para cima e para baixo. Eles já dispararam centenas de tiros desde que chegaram por volta de 8 de maio, destruindo veículos blindados e matando soldados russos, dizem comandantes ucranianos.

“Esta arma nos aproxima da vitória”, disse em entrevista o coronel Roman Kachur, comandante da 55ª Brigada de Artilharia, cuja unidade foi a primeira a usar a arma. Misturando confiança com um apelo implícito por mais armas, ele acrescentou: “Com cada arma moderna, cada arma precisa, nos aproximamos da vitória”.

Os Estados Unidos disseram semanas atrás que forneceriam os obuses, mas seu uso em combate até agora tem sido principalmente sugerido em vídeos online postados, a maioria anonimamente, por soldados. No domingo, os militares forneceram ao The New York Times um tour por uma linha de armas no leste da Ucrânia, a primeira confirmação independente da mídia internacional de que as armas estão em uso.

Analistas militares dizem que o efeito total não será sentido por pelo menos mais duas semanas, porque a Ucrânia ainda precisa treinar soldados suficientes para disparar todos os 90 obuses prometidos pelos Estados Unidos e outros aliados. Apenas cerca de uma dúzia de armas estão agora na frente, e não são garantia de vitória, pois os russos continuam a se envolver em combates ferozes na região leste de Donbas.

Armar a Ucrânia com armas mais poderosas é uma questão politicamente delicada. Os Estados Unidos, a França, a Eslováquia e outras nações ocidentais estão investindo em artilharia pesada e sistemas de apoio – como drones, radar de contra-bateria e veículos blindados para rebocar armas – mesmo quando a Rússia acusa o Ocidente de travar uma guerra por procuração na Ucrânia. E ameaça consequências não especificadas se os carregamentos de armas continuarem.

Discordâncias sobre a forma agressiva de confrontar a Rússia surgiram na coalizão ocidental. França, Itália e Alemanha sugeriram que a Ucrânia use a alavancagem de armas mais poderosas para pressionar por um cessar-fogo que pode levar a uma retirada negociada das forças russas.

Autoridades ucranianas reagiram. Eles insistem que o impulso está do lado deles e que as negociações devem ocorrer apenas após vitórias no campo de batalha e recaptura de território – uma vez uma ideia quase inconcebível que se tornou mais sustentável depois que os militares da Ucrânia infligiram vários reveses à Rússia antes mesmo da chegada do armamento pesado ocidental.

O presidente Volodymyr Zelensky, em entrevista à televisão ucraniana no fim de semana, disse que uma solução diplomática só viria após vitórias militares adicionais para a Ucrânia, juntamente com um influxo de armas. Os militares ucranianos repeliram tropas russas de Kiev e de posições próximas à segunda maior cidade do país, Kharkiv, mas estão sob intensa pressão agora em uma batalha mais limitada pelo controle da região de Donbas, no leste da Ucrânia.

“É como um automóvel, não movido a gás ou elétrico, mas um híbrido”, disse ele sobre o fim da guerra com uma mistura de ganhos militares e negociações. “E é assim que a guerra é: complicada.”

“A vitória será sangrenta”, disse Zelensky.

De qualquer forma, as negociações diplomáticas foram interrompidas há cerca de uma semana, disseram os dois lados, devolvendo o resultado aos campos de batalha no leste da Ucrânia.

A nova artilharia ocidental de longo alcance é a mais poderosa e destrutiva dos muitos tipos agora fornecidos pelos países da OTAN.

Nas planícies abertas do leste, uma longa viagem por estradas esburacadas e trilhas de terra termina com jipes girando rapidamente em uma linha de árvores.

O sigilo é primordial nos duelos de artilharia de gato e rato que definiram a guerra nas últimas semanas. Os soldados não perdem tempo empilhando galhos recém-cortados nos veículos, como camuflagem contra drones inimigos.

Nos duelos de artilharia, os soldados valorizam não apenas o alcance, mas a capacidade de esconder e mover rapidamente armas e veículos de apoio.

Desde a sua implantação, há duas semanas, os cerca de doze obuses operando em duas baterias de artilharia dispararam até domingo 1.876 tiros, segundo oficiais ucranianos.

Com uma mistura de rajadas de ar, munições de fragmentação antipessoal e outros tipos de projéteis, os artilheiros ucranianos destruíram pelo menos três veículos blindados russos e, segundo a estimativa do coronel Kachur, mataram pelo menos várias dezenas de soldados russos.

Na linha de tiro nas árvores, caixas de munição vazias e cartuchos usados ​​estavam espalhados entre as trincheiras. Fuzis Kalashnikov encostados em troncos de árvores.

Os oficiais não disseram o que eles estavam mirando.

Embora ele e seus soldados provavelmente fossem os primeiros a sentir uma resposta russa, o coronel Kachur desdenhou essa preocupação.

“Se a Rússia fosse capaz de escalar, ela já teria feito isso”, disse ele. A força de invasão russa está se aproximando dos limites de sua capacidade ofensiva, disse ele. “As entregas de armas não podem de forma alguma aumentar a agressão russa, apenas o oposto.”

FONTE/FOTO:
The New York Times

- Advertisement -

253 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest

253 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Agressor's
Agressor's
6 meses atrás

A indústria bélica estadunidense agradece. E assim vão alimentando a sua máquina de guerra e moendo vidas ucranianas. Isto sim é genocídio!

E o braziu deveria fazer o mesmo que os eua e outras nações aliadas do regime ucronazi. Enviar grande parte do seu museu de guerra que, além de gerar grande gasto com manutenção e conservação, são obsoletos na hora do vamos ver….

Last edited 6 meses atrás by Agressor's
André de Souza Pereira
Reply to  Agressor's
6 meses atrás

Ué, quando a Russia ataca é ‘vitória da mãe Russia” agora quando chega material bélico pesado que vai sapecar os Russos vocês chamam o EUA de genocida ? não to entendendo, bater em cachorro morto é fácil né ? quero ver agora.

Agressor's
Agressor's
Reply to  André de Souza Pereira
6 meses atrás

Porque o Estados Unidos ajudam tanto a Ucrânia? Qual é a moeda de troca? E se a Ucrânia tá vencendo a Rússia. Porque ela tá recebendo ajuda?

Last edited 6 meses atrás by Agressor's
Marcos10
Marcos10
Reply to  Agressor's
6 meses atrás

E por quê tú está preocupado?

Agressor's
Agressor's
Reply to  Marcos10
6 meses atrás

Porque os países que estão ajudando a Ucrânia não atacam a Rússia?

Vinicius 023
Vinicius 023
Reply to  Agressor's
6 meses atrás

Pq a URSS ajudou o Vietnam e n atacou os EUA?

Carlos Lins
Carlos Lins
Reply to  Vinicius 023
6 meses atrás

Porque só isso foi suficiente para derrotar os americanos.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Carlos Lins
6 meses atrás

🤣🤣🤣……

Slow
Slow
Reply to  Carlos Lins
6 meses atrás

Na cara não 🤣🤣

César
Reply to  Slow
6 meses atrás

¨¨Na cara não¨¨
Rssss… Com coisa que tudo mundo aqui não sabe que vc esta respondendo outro perfil falso que é seu mesmo, xings.

Rogério
Rogério
Reply to  César
6 meses atrás

Vergonha alheia, ele comenta, debate com ele mesmo e depois se elogia!!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Rogério
6 meses atrás

Ele é outra pessoa..

Até mais devagar, fazendo jus ao nick

Slow
Slow
Reply to  César
6 meses atrás

Não cara eu não sou o kings 🤣🤣 tenho alguns pensamentos diferentes ..

Está com dúvida pode perguntar algo não tenho nada a esconder n precioso criar perfil falso n ..

Bosco
Bosco
Reply to  Slow
6 meses atrás

tenho alguns pensamentos diferentes ..”
Pensamento seu diferente do infame kings só se for sobre algo muito relevante como por exemplo definir quem nasceu primeiro, se o ovo ou a galinha, porque de resto vocês são xerox um do outro. Aliás, como todo esquerdopata que parecem produzidos via clonagem industrial.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Neste ponto a esquerda está na nossa frente..

Eles n brigam entre eles, só fingem..

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Slow
6 meses atrás

Só vocês do Southfront acham que a vitória da Rússia está fácil…

Hoje o mundo militar fez a mesma análise que eu já faço tem mais de um mês..

A aposta agora é até onde os russos aguentam sangrar

Andre
Andre
Reply to  Carlos Lins
6 meses atrás

venceram a guerra depois de perderem todas as batalhas que lutaram, assinarem um acordo de paz e aguardar 2 anos até que acreditassem que seguiriam o acordo.

Nino
Nino
Reply to  Carlos Lins
6 meses atrás

Só que levou 20 anos. Ao contrário dos soviéticos que não aguentara 10 anos no Afeganistão.

mac
mac
Reply to  Carlos Lins
6 meses atrás

Ai, ai, ai… Como dizia Goebbels, “uma mentira repetida inúmeras vezes se torna verdade”… Deixem-me repetir aqui o que postei em outro tópico. Fatos, não versões com as quais os saudosos do mundo pré-Queda do Muro se embalam para dormir: No Vietnã, os norte-vietnamitas correram em 1973 a Paris para assinar os acordos de paz depois das operações Linebacker destruírem toda a infraestrutura e linhas de suprimentos deles. Logo, o Vietnã do Norte NÃO venceu os americanos, quando muito arrancou o empate. Se dois anos depois o Vietnã do Norte rasgou os tratados e o Sul não se preparou para… Read more »

Last edited 6 meses atrás by mac
Carlos Alceu Gonzaga
Carlos Alceu Gonzaga
Reply to  Vinicius 023
6 meses atrás

Pelo mesmo motivo que a Rússia resolveu bater na Ucrânia em vez de atacar a OTAN. Porque não tem peito nem capacidade para encarar essa bronca. Se o problema é a OTAN o lógico era ir contra a OTAN. Mas cadê culhões para tal. Levaria um coro na guerra convencional.

Bosco
Bosco
Reply to  Agressor's
6 meses atrás

Estão atacando. Só vc não vê.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Ah Bosco, esses bots com dez, vinte nicks eu até entendo, mas você, um sujeito inteligente e que aparentemente não usa vários nicks dizer uma coisa dessas, onde os países estão atacando a Rússia? Só se for indiretamente com o envio de armas, porque diretamente até agora eu não vi.

Andre
Andre
Reply to  Agressor's
6 meses atrás

Essa resposta é tão simples que até uma ostra autista sabe: porque eles não foram atacados.

Se a desculpa furada para atacar a Ucrânia foi a Otan e/ou os EUA, porque a Rússia não atacou a Otan/EUA?

Carlos Lins
Carlos Lins
Reply to  Marcos10
6 meses atrás

Quem deveria se preocupar é vá Ucrânia.
Mais um grupo de soldados posta vídeo reclamando da situação.
Muitos mortos e feridos e armas inadequadas para combater os russos.
Dessa vez, 14a Brigada das AFU.

t.me/RVvoenkor/13305

Luis
Luis
Reply to  Carlos Lins
6 meses atrás

News:

Aeroflot deve canibalizar sua frota ocidental em breve para obter peças de reposição

Hank Voight
Reply to  Carlos Lins
6 meses atrás

Ainda espalhando fake news Xings!? Isso é desespero

Luis
Luis
Reply to  Carlos Lins
6 meses atrás

E temos mais novidade no front:

” A República Tcheca doou helicópteros de ataque Mi-24 à Ucrânia e, junto com a Eslováquia, permitiu que os militares ucranianos enviassem dezenas de veículos blindados através de suas fronteiras para reparos, antes de retornar ao conflito.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Agressor's
6 meses atrás

Este seu comentário nem merece resposta de tão limitado, releia o que vc escreveu e veja como parece bobo!

Luis
Luis
Reply to  Carlos Gallani
6 meses atrás

News:

Aeroflot deve canibalizar sua frota ocidental em breve para obter peças de reposição

André de Souza Pereira
Reply to  Agressor's
6 meses atrás

Você já viu na atualidade Democracias lutando contra outras Democracias ? Não né, então sua pergunta está respondida.
E nem adianta colocar esses regimes Autocráticos como vítimas porque além de absurdo seria muita hipocrisia da sua parte, usar e abusar da democracia falando mal de países do ocidente usando meios de comunicações ocidentais é fácil, gostaria de ver você tentar fazer o mesmo em países que vocês sempre defendem por aqui no blog.

Carlos Lins
Carlos Lins
Reply to  André de Souza Pereira
6 meses atrás

Parece que a Ucrânia destacou algumas peças desse M777 para cobrir a retirada de Liman.
Aguarde que logo teremos fotos e vídeos desse material destruído ou capturado pelos russos.

Canarinho
Canarinho
Reply to  Carlos Lins
6 meses atrás

Nos já temos videos disponiveis, ja capturaram algumas peças.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Reply to  Canarinho
6 meses atrás

“Nós” é muito bom em camarada kkkkkkkkkkkkkkkkk

Operação Especial Russa online, voluntário Canarinho operanti kkkkkkk

Lamentável

Hank Voight
Reply to  Canarinho
6 meses atrás

Fonte: vozes da minha cabeça

André de Souza Pereira
Reply to  Carlos Lins
6 meses atrás

É lamentável um tipo de comentário desse narrando um conflito como se fosse um jogo de futebol, chega me dar nojo de você.

Bosco
Bosco
Reply to  André de Souza Pereira
6 meses atrás

O sujeito é um verme. Não espere que ele se comporte como um homem. É só um verme.

Marcos10
Marcos10
Reply to  Agressor's
6 meses atrás

Vichê!
Parece que mandaram para o espaço mais um General.

Carlos Lins
Carlos Lins
Reply to  Marcos10
6 meses atrás

O que interessa é medalha, medalha, medalha.
Bandeira russa sobre Svetlodarsk.
Quando eu digo que as defesas ucranianas colapsaram……

Rusverna.su/news/1653377009

Carlos Lins
Carlos Lins
Reply to  Marcos10
6 meses atrás

E prepare-se que vem notícia boa de Liman.
Espera-se um número bastante razoável de baixas e prisioneiros ucranianos.
Acho que hoje teremos o desfecho da situação.

Carlos Lins
Carlos Lins
Reply to  Marcos10
6 meses atrás

Só para complementar.
Svetlodarsk foi libertada pelo Grupo Wagner.

Luciano
Reply to  Carlos Lins
6 meses atrás

Então foi libertada dos nazistas por outro grupo nazista? Interessante.

Last edited 6 meses atrás by Luciano
Sturiale
Reply to  Agressor's
6 meses atrás

Isso*
Isto é usado para se referir a algo que será dito;
Isso é usado para se referir a algo que já foi dito.

Satyricon
Satyricon
Reply to  Agressor's
6 meses atrás

Os russos começaram essa confusão, agora, que aguentem, sem choro, nem vela.
O exército ucraniano, que estava dando trabalho antes, vai gradualmente transformar o combate num moedor de carne russa. Soma-se a isso o movimento de guerrilha por traz nas linhas de suprimentos russas, e o urso não vai muito longe.
Será outro avanço para a retaguarda, assim como foi Kiev e Karkiv.
Isso é tão nítido, que o próprio Zelenski já descartou qualquer cessar fogo, antes da desocupação total do território ucraniano.
Vai ser interessante assistir as Putinetes daqui explicando a derrocada de seu ídolo facínora.

Carlos Lins
Carlos Lins
Reply to  Satyricon
6 meses atrás

Confusão?

A Rússia controla 20% do território da Ucrânia, ou cerca de 125 mil quilômetros quadrados – Forbes

O jornal americano observa que em 23 de fevereiro, apenas 7% do território ucraniano (43 mil quilômetros quadrados) estava sob o controle da Federação Russa, e em 3 meses a área aumentou 3 vezes.

Canarinho
Canarinho
Reply to  Satyricon
6 meses atrás

Desce dai Ze, o exercito Ucraniano praticamente ja colapsou na frente leste

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Canarinho
6 meses atrás

Eu leio que o exército ucraniano colapsou tem uns 2 meses já.

Neural
Neural
Reply to  Agressor's
6 meses atrás

Bondão tá tratorando geral, acabaram de tomar a vila de Liman, 400 soldados Ucranianos se renderam.

Carlos Lins
Carlos Lins
Reply to  Neural
6 meses atrás

Exemplo de como fica o campo de batalha após um bombardeio russo.
Isso foi em Kharkov.
Não há como sobreviver a isso.
Por isso os ucranianos reclamam que estão usando metralhadoras contra os canhões russos.
Cruel.

photo_2022-05-24_08-12-19.jpg
Carlos Lins
Carlos Lins
Reply to  Neural
6 meses atrás

Grad, Tornado, TOS….

Russos despejando aço nos ucranianos.

https://t.me/partizan1941/23083

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Neural
6 meses atrás

Bondão é bem coisa de criminoso…Boa analogia

Carlos Lins
Carlos Lins
Reply to  Agressor's
6 meses atrás

A artilharia ucraniana foi quase que totalmente destruída.
Com esses M777 não será diferente.
Duas baterias deles já foram.
É o grande moedor de ucranianos que se tornou o País.

SGT MAX WOLF FILHO
SGT MAX WOLF FILHO
Reply to  Agressor's
6 meses atrás

Tá na cara que você recebe dinheiro da Sputinik, depois que a mesma foi banida do YouTube a Rússia está dando dinheiro para jornalistas e influenciadores no mundo para apoiarem a Rússia galera fiquem de olho em notícias tendenciosas tanto para um lado como para outro, hoje a guerra não está somente no campo, ela já estava presente no campo virtual…

Canarinho
Canarinho
Reply to  SGT MAX WOLF FILHO
6 meses atrás

E serio isso? Apelou perdeu

Andre
Andre
Reply to  Agressor's
6 meses atrás

Faltou você dizer a quem a “indústria bélica estadunidense (sic)” agradece: todos os obrigados deles vão para o genial estrategista, gênio do xadrez 5d, amado incondicionalmente por meia dúzia de frequentadores deste fórum: Putin.

Deveriam fazer uma estátua do Putin em agradecimento ao lucro que suas decisões “geniais” geraram.

Lucas
Reply to  Agressor's
6 meses atrás

Hmm esse comentário me deu sono.
ZZZZzzzZZZzzz

Carlos Crispim
Carlos Crispim
Reply to  Agressor's
6 meses atrás

Primeiro, os EUA estão ajudando a Ucrânia a se defender da agressão externa, como isso pode ser considerado genocídio do povo ucraniano?
Segundo que não estão mandando museus ou peças obsoletas, é justamente o oposto, que eu saiba o M777 e o Javelin são o que há de melhor e mais moderno do planeta.

Seu comentário, além de contraditório, é falacioso.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Carlos Crispim
6 meses atrás

Na cabeça deles a Ucrânia deveria se render, sem resistir e viver sob julgo da feliz e próspera Federação Russa..

Os ucranianos ja foram dominados pelos russos duas vezes e não gostaram..

Isto explica a resistência..

Mas só estes bocós daqui querem isto para os ucranianos, pq pra eles não..

Gugs
Gugs
6 meses atrás

Chuva de aço pra cima dos orcs.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Gugs
6 meses atrás

“Gugs

Chuva de aço pra cima dos orcs”

https://www.youtube.com/watch?v=h4jeI0fY0JQ

É chuva de bala no país da Ucrânia. No cangaço do leste europeu!

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Agressor's
6 meses atrás

Bote o rabinho no meio das pernas e corra, quem invade terra dos outros que pague pelo que fez.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Lúcio Sátiro
6 meses atrás

A Ucrânia não existe mais. Virou terra de ninguém…

Carlos Lins
Carlos Lins
6 meses atrás

As primeiras impressões decepcionaram os ucranianos.
A principal queixa é de uma obsolescência de projeto, principalmente no que se refere à baixa cadência de tiro devido a peças de concepção antiga (no sistema hidráulico).
De qualquer maneira, os D-30 estão fazendo seu nome nesse conflito.

Carlos Lins
Carlos Lins
Reply to  Carlos Lins
6 meses atrás

Em prosseguimento.
Relatos também de que depois de uso prolongado, começa a aparecer desgaste anormal no cano do armamento.
Pode ser pela idade do equipamento ou erro de projeto mesmo.

Silent Eagle
Silent Eagle
Reply to  Carlos Lins
6 meses atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkk disse o sherlock homes kings especialista em armas do mundo inteiro kkkkkkkkkkk.

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Carlos Lins
6 meses atrás

Mas antes dosesgaste do armamento, ele vai fazer muito desgaste nos agressores russos.

Cristian
Cristian
Reply to  Lúcio Sátiro
6 meses atrás

Hahaha

Bobo
Bobo
Reply to  Carlos Lins
6 meses atrás

Ta bom, Kings.

Pedro
Pedro
Reply to  Carlos Lins
6 meses atrás

Vc ta nas trincheiras conversando com os soldados? Impressionante..pensei que só falasse besteiras diárias confortável e seguro em sua casa Kings.

Last edited 6 meses atrás by Pedro
Jagdverband#44
Jagdverband#44
Reply to  Carlos Lins
6 meses atrás

Especialista em artilharia norte americana direto do subúrbio carioca, que piada.

JOSE DE PADUA
Reply to  Carlos Lins
6 meses atrás

Vc chamou o M777 que entrou em operação em 2005 de obsoleto e ta falando que o D-30 de 1960 ta fazendo nome???? Onde vc bebeu dessa?

Carlos Lins
Carlos Lins
Reply to  JOSE DE PADUA
6 meses atrás

Vou repetir: concepção antiga.
Pode ter entrado em operação em 2022, mas a concepção de vários elementos internos é antiga
Vou tentar achar o artigo para vc ler.

JOSE DE PADUA
Reply to  Carlos Lins
6 meses atrás

Manda ai pq fiquei curioso. O que vi na wiki é que a cadencia do M777 é de 2rpm e do D-30 é 5-6rpm, então o D-30 tem cadencia maior, porém tem menor calibre e alcance menor tbm, mas a guerra não é supertrunfo. Manda ai o link q leio.

Carlos Lins
Carlos Lins
Reply to  JOSE DE PADUA
6 meses atrás

E outra.
Reclamaram também que algumas peças têm desgaste acentuado.
Citaram o próprio cano do armamento.
Não se sabe se é por causa do projeto ou se os exemplares entregues eram antigos.

Luis
Luis
Reply to  Carlos Lins
6 meses atrás

Reclamaram também que algumas peças têm desgaste acentuado.

Não tem problema, desgastou, quebrou ou foi destruido, troca por outro, simples assim.
Segue o barco

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  JOSE DE PADUA
6 meses atrás

Cadência de 2 disparos por minuto e se você for ficar dias disparando a peça.

Em a cadência de disparo não sustentada é de 7 disparos por minuto.

Last edited 6 meses atrás by Victor Filipe
JOSE DE PADUA VIEIRA
Reply to  Victor Filipe
6 meses atrás

Entendi, na segunda hipótese, a cadência não sustentada do D-30 é 15-16rpm segundo a wiki, o dobro do M777

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  JOSE DE PADUA VIEIRA
6 meses atrás

Tem um comentario meu mais especifico la em baixo

Nelson Junior
Nelson Junior
Reply to  JOSE DE PADUA VIEIRA
6 meses atrás

Segundo os Russos os MOSKOVA tinha o dobro de capacidades dos outros destruidores de outros países…
Talvez seja o dobro de capacidade de peixes que vão morar lá agora no fundo do mar negro

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
Reply to  Carlos Lins
6 meses atrás

O pro russo falando sobre equipamentos obsoletos , hahahahahaha, foi piada né ?

Teropode
Reply to  Carlos Lins
6 meses atrás

Xings , evite se aventurar em assuntos técnicos , deixe isto para quem sabe e fique a vontade para continuar postando asneiras de cunho político 🤣🤣🤣👍🏻🇺🇦🇺🇦🇺🇦🇺🇦🇺🇦🇺🇦🇺🇦🇺🇦🇺🇦

Oráculo
Oráculo
Reply to  Teropode
6 meses atrás

Bingo!

Satyricon
Satyricon
Reply to  Teropode
6 meses atrás

Exato

Tutor
Tutor
Reply to  Carlos Lins
6 meses atrás

heheheheh agora conta uma de Loira.

Diogo de araujo
Reply to  Carlos Lins
6 meses atrás

Kings agora vc pegou pesado

Daniel
Reply to  Carlos Lins
6 meses atrás

o bom são os tanques russos, todos modernos connstruídos nesse ano. Você sempre puxando o saco do Puitn…eta kings mais chato impossivel

Sturiale
Reply to  Daniel
6 meses atrás

São excelentes! possuem até torre ejetável caso sejam atingidos, o m-1 abrams n tem essa tecnologia de ponta…

Agressor's
Agressor's
Reply to  Sturiale
6 meses atrás

Não são apenas os tanques Russos que estão obsoletos, qualquer tanque está obsoleto nos dias de hoje por causa dos armamentos antitanques, e eles apenas servem para neutralizar outros tanques e eliminar infantaria sem antitanques…

Sturiale
Reply to  Agressor's
6 meses atrás

Mas só os russos possuem torre ejetável, ou seria blindado com capacidade de cremar o corpo da tripulação? eu estou na dúvida.

Nelson Junior
Nelson Junior
Reply to  Sturiale
6 meses atrás

Alguns tem até varal para estender roupa encima… Bom porque a neve deixa o clima úmido

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Daniel
6 meses atrás

Engraçado, eu não vi o Armata em ação para fazer o terror dos ucranianos

Heitor
Heitor
Reply to  Carlos Lins
6 meses atrás

Novo pseudônimo.. mas todos sabemos que é o Xings kkkkk

Luis
Luis
Reply to  Heitor
6 meses atrás

Ele tá tentando ser, digamos assim, mais “light” nos comentários, mas não cola!

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  Heitor
6 meses atrás

Que humilhação. O sujeito nem arranjando um nome fake consegue ficar incógnito.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Carlos Lins
6 meses atrás

Comparação injusta. O D-30 é um canhão de 122 mm contra o de 155 mm do M777 Obviamente o D-30 vai ter uma taxa de disparo mais rápida ele é uma Artilharia de categoria mais leve A comparação mais justa seria com o 2A65 Msta-B de 152mm Russo que é da mesma categoria do americano. Ele tem uma taxa de disparo máxima não sustentada de 5 a 6 disparos por minuto contra 5 a 7 disparos por minuto do M777 (depende da fonte, não dá pra dizer com exatidão) Basicamente em taxa de disparo por minuto O M777 pesa 4,200kg… Read more »

Jacinto
Jacinto
Reply to  Carlos Lins
6 meses atrás

Olha comparar um D-30, com calibre de 122mm com um M777 com calibre de 155mm e uma bizarrice. É como comparar fuzil com pistola. São armas de categorias diferentes, ]]
A munição M795 do M777leva 10kg de explosivo a 22km enquanto que a munição do D-30 leva cerca de 4kg de explosivo a 15km,
O M777, portanto, leva 250% da força explosiva a 150% da distância de um D-30…

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Jacinto
6 meses atrás

Seu comentário merece destaque, perfeito para desmascarar a falta de caráter do Xings!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Carlos Lins
6 meses atrás

O triste é o cidadão do estado do RJ, que paga imposto para um cara destes ficar o dia todo na internet escrevendo bobagem em vez de trabalhar.

Marcos10
Marcos10
6 meses atrás

Uai!
Disseram que já tinham destruído tudo. E o que não foi destruído foi capturado. Que o exército ucraniano já não existia mais.
Não entendi!!!!
Editor, será que não é fake?

Pablo Maroka
Pablo Maroka
6 meses atrás

EUA precisou envolver quase nada de recuso militar/financeiro e a Russia já está peidando na tanga para um país falido como a Ucrania.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Pablo Maroka
6 meses atrás

40 bilhões de dólares apenas dos EUA com os recursos investidos na Ucrânia desde o 2014 e nada de recurso militar financeiro?

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
Reply to  LUIZ
6 meses atrás

Leva em consideração a economia americana, e a quantidade que ela investe em sua defesa e verá que para eles, é pouco a ser pago visando enfraquecer e desmoralizar a Russia

Luis
Luis
Reply to  Jhenison Fernandez
6 meses atrás

Sim, a famosa relação “custo/ benefício.

Teropode
Reply to  LUIZ
6 meses atrás

Para os EUA que podem imprimir dólares sem temer os agiotas, é mamão com açúcar !

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
Reply to  LUIZ
6 meses atrás

40 Bilhões de dólares em uma economia como a do EUA não faz nem cócegas.

O melhor não é a quantidade, é a segurança que passa em saber que esse dinheiro está vindo de ninguém mais ninguém menos que o Tio Sam. A Ucrânia pode contar com 40 bilhões de dólares ou mais com sazonalidade porque será sagrado.

Last edited 6 meses atrás by Reinaldo Deprera
Agressor's
Agressor's
Reply to  Reinaldo Deprera
6 meses atrás

É muito dinheiro. O “Zélascado” do governante do regime naziucraniano deve tá ficando muito rico!

Dava pra acaba com a fome e a miséria de muita gente não e mesmo???????…

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Reinaldo Deprera
6 meses atrás

Observação. 40 bi aprovados na última semana. Desde o início da invasão são 54bi. Foram enviados por volta de 4 BI até o momento. Soma-se a isso empréstimo infinito para os países parceiros que precisar.

Nelson Junior
Nelson Junior
Reply to  LUIZ
6 meses atrás

Espera a hora que esses 40bi chegarem de fato na Ucrânia… Não queria estar na pele dos Russos

Felipe
Reply to  Pablo Maroka
6 meses atrás

Sim, já estão chegando em Moscow com esses obuzes

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
Reply to  Felipe
6 meses atrás

Eles não precisa chegar em Moscou, só precisa que os russos voltem para a Rússia.

Slow
Slow
Reply to  Jhenison Fernandez
6 meses atrás

Batalhão de azov está chegando na Rússia já … ( só que é direito pra prisão ) 🤣🤣🤣🤣

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Felipe
6 meses atrás

Não precisam nem mexer 1 dedo a Russia já está sofrendo com problemas de abastecimento, lógico tirando o seu ditador favorito.

Slow
Slow
Reply to  Pablo Maroka
6 meses atrás

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/05/russia-e-china-usam-bombardeiros-para-dar-recado-militar-a-biden.shtml

Tá faltando tanta coisa que ontem já foram dar um recado pra visita do Gagáiden ..

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Slow
6 meses atrás

EUA estão tremando com esse museu voador russo, sim kkkk

Confia!

Não conseguiria se aproximar sem interceptador por pelo menos uns 200 caças.

Mgtow
Mgtow
Reply to  Pablo Maroka
6 meses atrás

No mundinho paralelo que olavistas como vc são mestres em criar, as coisas vão bem por aí mesmo. Já no mundo real a Rússia já está fechando o bolsão do Donbass concluindo assim antes de julho a segunda fase da operação especia. A chegada de Dvornikov mudou tudo. O cara é barra pesada.
Rússia usando 10% de suas forças contra a totalidade das forças ucraniana + OtaNazi,concluirá seus objetivos. O que resta pra cracudo ideológico como você são essas realidades paralelas que vcs criam habilmente

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Mgtow
6 meses atrás

jogou mais de 130 BTG que representava cerca de 65/70% dos BTGs em uso por ela e tu fala em 10%?

Tu é burro ou mal caráter?

Capaz de ser os dois

Ramon
Ramon
Reply to  Mgtow
6 meses atrás

Realmente Brasil precisa discutir muito saúde mental, cara sofre de pesadas alucinações, recomendo aos editores fazerem uma campanha aqui, pois temos o kings que vive alucinando e falando abobrinha agora temos esse Mgtow chamando os outros de cracudo ideológico, Nazi, um tal de mundo real que ninguém vê, se eu fosse psiquiatra chamava isso de síndrome Putinite, principal sintoma alucinações, constante sensação de estar tendo um complô contra os russos, vê nazista em todos os lados, é de esquerda mas apoio um governo que massacra minoria, também tem indivíduos de direita mas que apoia um cara que fala que a… Read more »

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Mgtow
6 meses atrás

Toda semana fecharam esse bolsão, quando vão reabrir?

O avanço que não avança da russia.

L G
L G
6 meses atrás

https://youtu.be/ExHoxNWBMl8 segue vídeo com os maiores produtores e consumidores de energia do mundo. Não adianta apenas produzir energia para consumo das indústrias dos países . Tem que produzir em seu próprio território com materiais primas nacionais. Segurança energética. Os EUA, Rússia e Brasil estão em melhores condições entre os maiores países. A China, Índia, Japão e Alemanha dependem de importação para produzir energia. Esses países estão sujeitos a sanções e bloqueio. Vide o que aconteceu com Alemanha, Itália e Japão na segunda Guerra mundial. Vamos estudar gente.

Heitor
Heitor
Reply to  L G
6 meses atrás

Nossa, sim a “melhor posição” do Brasil está meio pesado na minha conta…

L G
L G
Reply to  Heitor
6 meses atrás

Ver o vídeo e a posição do Brasil entre as maiores potência energética do mundo. Sem energia não se produz nada. Vamos estudar gente.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  L G
6 meses atrás

Beleza pow, agora olhe sua conta de energia, compare com a merreca que tu ganha e volta aqui com este blá blá blá todo de independência energética.

George
George
Reply to  L G
6 meses atrás

Ok ok. Tudo muito interessante, mas por que você não foca no assunto do texto? Aqui não é a casa da mãe Joana.

Nicolas_SS
Nicolas_SS
6 meses atrás

Segundo o ‘comandante’ Farinha Vencida, esses obuses vão para o mercado negro, pois o exercito ucraniano está em colapso, desde o 1 dia de guerra.

Carlos Lins
Carlos Lins
Reply to  Nicolas_SS
6 meses atrás

Sinto, mas os D-30 estão demolindo o Exército ucraniano.

Teropode
Reply to  Carlos Lins
6 meses atrás

Bobagem xings , alias nem vale a pena discutir com um rato que muda de Nick name toda vez que é empalado pela verdade !

Nicolas_SS
Nicolas_SS
Reply to  Carlos Lins
6 meses atrás

São tão ruins assim o D-30? Bom, os M777 ajudarão a suprir essa deficiancia que o D-30 não consegue fazer!

Jacinto
Jacinto
Reply to  Carlos Lins
6 meses atrás

D-30 leva menos da metade da força destrutiva de um M777 (10kg de explosivo x 4kg) a 2/3 de distância (22km x 15km). Ou seja, o D-30 é menos potente e com alcance menor.

Bosco
Bosco
Reply to  Jacinto
6 meses atrás

Vale lembrar que o projétil padrão de 155 mm da OTAN pesa quase 47 kg, portanto além de 10 kg de explosivos tem 37 kg de … aço.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Nicolas_SS
6 meses atrás

Por que vocês não gostam do Farinazzo? Eu vi uns vídeos dele algum tempo atrás, dá época que ele mostra um caracal da MB em uma exposição, me pareceu alguém que tem conhecimento.
Mas eu pude notar também que ele não passa a a mão na cabeça dos americanos, seria por isso que vocês não gostam dele e sempre citam ele aqui?

Nicolas_SS
Nicolas_SS
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Existe diferença entre fanboyolismo e haterismo, de conhecimento para idoneidade! Os poucos vídeos que eu assisti dele, ele usa todo seu conhecimento dar uma lambida bem generosa nos russo.

A ultima foi essa, que os armamentos doados eram um perigo, pois o exercito ucraniano estava em colapso.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Nicolas_SS
6 meses atrás

Agora eu entendi, a narrativa dele não vai de encontro com a de vocês, por isso que vocês não gostam dele.
Quanto aos armamentos doados, ele pelo visto não está de todo errado, já que parte desse armamento sempre acaba caindo no mercado negro, isso é normal, agora, se ele disse que tudo vai para o mercado negro aí sim ele está errado.

Jacinto
Jacinto
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Se a preocupação é com o mercado negro de armas, ele deveria olhar mais para a Rússia do que para os EUA. O Hezbollah apareceu com ATGM Kornet vendido pela Rússia à Síria; e os traficantes de drogas mexicanos derrubaram um EC 725 da força aérea mexicana com RPG 7 e 27 de fabricação russa.

Mafix
Mafix
Reply to  Jacinto
6 meses atrás

Rapaz um RPG 7 tem aos milhares por todo mundo isso ai não é uma grande novidade do trafico de armas …

(dependendo de onde é fabricado a munição do PRG 7 é menos de 100 dolares)

Jacinto
Jacinto
Reply to  Mafix
6 meses atrás

Este é exatamente o ponto: por que ele se preocupa com armas americanas no mercado negro mas não tem o mesmo receio com milhares de rpg 7 por todo mundo? Não lhe parece algo irracional?

César
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Ué, se a narrativa dele vai de encontro com o que vc quer então porque tu não vai pra lá e seja feliz! Garanto que aqui a grande maioria vai ficar feliz também!

Maurício.
Maurício.
Reply to  César
6 meses atrás

Calma líder de torcida, eu vou onde eu quero ir, não é um ou dois com vinte nicks cada um que vai me fazer deixar de falar o que eu quero, fica na sua e sem choro!

César
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Todos sabem quem aqui ¨tem um ou dois com vinte nicks cada um aqui¨, isentão. Quem precisa de vários e vários perfis falsos são as putinetes alucinadas mega-negativadas pra poder fazer número assim como vc, não!?

Maurício.
Maurício.
Reply to  César
6 meses atrás

Por mim tu pode me negativar umas mil vezes, só uso meu nome real, beeeeem diferente de vocês…E volto a repetir, sem choro!

César
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

No meu caso é sem choro mesmo. Mas no seu caso imagina o tanto de toddynho + videogame que o crianção tem que ganhar pra não ficar tristinho e chorar na caminha com tanta lambada, né verdade!?

César
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Além disso a guerra não caminha bem para a Rússia e o Putin não vai acabar bem nisto. Imagina só o choro das putinzentes alucinadas sejam elas isentonas ou canhotas aqui do site.

Slow
Slow
Reply to  César
6 meses atrás

KKKKKKKK a bola da vez agora é que o Putin foi picado por abelhas e deve ficar internado …

a guerra não caminha bem para a Rússia ”

estou escutando isso desde o começo e até agora ….

César
Reply to  Slow
6 meses atrás

Disse o mentiroso que tem dezenas de perfis falsos! Ou seja, quem liga pro que vc pensa?

Maurício.
Maurício.
Reply to  César
6 meses atrás

Tu ainda tá chorando? Não é possível…rsrsrs

César
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

O chorão aqui é vc, crianção! Agora vá tomar o seu Toddynho antes que esfrie!

Maurício.
Maurício.
Reply to  César
6 meses atrás

Ainda no choro?

Slow
Slow
Reply to  Nicolas_SS
6 meses atrás

” exercito da ucrania ” só existe ainda por causa dos bilhões em doação .. calma ai né , nem o numero de mortes dos soldados eles divulgam pra não desanimar/assustar as vitimas que estão indo defender seu pais, sendo usado como bucha de canhão da OTAN ..

Sturiale
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Eu, particularmente, acompanhava o arte da guerra desde o início e pude perceber que, de uns tempos pra cá, o canal passou a ser um redulto bolsonarista e deixou a análise militar, técnica e imparcial em prol de uma narrativa; é fato que o farinazzo tá falando bem dos russos pq o presidente demonstrou apoio a estes. Por isso EU não gosto mais do cara, mas os vídeos antigos dele eram excelentes, muito bem explicado e com as nuances que só quem já foi militar sabe, muito superior aos vídeos do hoje no mundo militar.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Sturiale
6 meses atrás

Você foi sincero, falou a verdade, você gostava mas a partir que ele começou a falar bem dos russos você passou a não gostar, melhor que uns e outros que só malham o cara como se ele não tivesse conhecimento algum.

Sturiale
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

na real passei a não gostar quando ele começou a passar pano pro governo atual, falar bem dos russos foi consequência desse comportamento de apoiador do presidente

Last edited 6 meses atrás by Sturiale
Sturiale
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

para de acompanhar quando o cara começou a passar pano pro governo

Nelson Junior
Nelson Junior
Reply to  Sturiale
6 meses atrás

O Brasil inteiro é um “reduto” de Bolsonaristas, que estão doidos para expurgar essas pragas lunáticas e desonestas que forçam a implantar ditaduras comunistas aqui e geralmente são covardes que se escondem atrás de vários nicks

Sturiale
Reply to  Nelson Junior
6 meses atrás

oq eu vejo é um bando de gado de político que fecha os olhos para casos de corrupçao e incoerência do (des)governo em prol de uma narrativa.

Mafix
Mafix
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Ninguem liga para os americanos o problema é que ele esta alienado seguindo agenda partidaria (filiado ao PDT do Ciro) fora o fato que ele ama ditadores tipo Vargas Stalin etc…

Slow
Slow
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Não gostam porque ele fala umas verdade que esses chapéu de alumínio não gosta ..

Luis
Luis
Reply to  Slow
6 meses atrás

O seu português está cada dia melhor!
Parabéns

Grochowski
Grochowski
Reply to  Nicolas_SS
6 meses atrás

Eu não gosto do Farináceo por causa das análises geopolíticas tiradas do anus e sua completa falta de inteligência…

Fora que alguns dos comentários nessa guerra da Ucrânia beiram o amadorismo. Teve um sobre os obuses que ele tirou uma conclusão que até eu que não peguei um fuzil na vida vi que era incongruente com o que está acontecendo em campo por causa doutrina de batalha russa e da natureza do combate.

Prefiro me ater aos comentaristas gringos e ao site da trilogia. Mas concordo que no início ele era muito bom mesmo.

Mafix
Mafix
Reply to  Grochowski
6 meses atrás

Ele esta tão louco que levou no canal o guro mistico do Putin o mago rasputin o tal do Dugin ..

(Quando eu li o tutilo do video rachei de rir)

Last edited 6 meses atrás by Mafix
Slow
Slow
Reply to  Mafix
6 meses atrás

Porque você está tão preocupado com ele se você não assiste ? 🤣🤣

Não quer assumir né

Slow
Slow
Reply to  Grochowski
6 meses atrás

“ até eu que não peguei um fuzil na vida “

Você que nunca pegou um na mão quer saber mais que ele que até 2016 estava na ativa ..

Não é atoa que você não gosta dele ..

O seu negócio é assistir canal de mlk que não sabe nada do assunto, nunca leu um livro e quer fazer análise ..

( virgem falando de casamento ) ..

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Slow
6 meses atrás

Mas ter servido não o qualifica como inquestionável. Não é porque foi das forças armadas as UE é especialista. Tem muito oficial aí que na carreira militar no máximo deu 300 tiros reais. Então não tem como dignificar a capacidade pela patente. Aliás tem muito oficial burro que mataria a tropa toda devido sua incapacidade de reconhecer seu erro.

JOSE DE PADUA
6 meses atrás

Logo, uma única rodada dispara com um estrondo e um grito metálico e uivante enquanto navega em direção às posições russas.

quase um poema

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
Reply to  JOSE DE PADUA
6 meses atrás

Claro que está, CONFIA.

JOSE DE PADUA
Reply to  Jhenison Fernandez
6 meses atrás

vai lacrar em outro comentário

Agressor's
Agressor's
Reply to  JOSE DE PADUA
6 meses atrás

Isso dá a vitória a Ucrânia? Resolve a guerra?

JOSE DE PADUA
Reply to  Agressor's
6 meses atrás

Não entendi oq vc quis dizer e aparentemente vc tbm não entendeu oq eu quis dizer, mas vou esclarecer.
O trecho que destaquei está tão figurativamente ilustrado que parece um poema.

grito metálico e uivante enquanto navega em direção às posições russas

consegue compreeder?

Cristian
Cristian
Reply to  JOSE DE PADUA
6 meses atrás

Aço !!!

Mafix
Mafix
Reply to  JOSE DE PADUA
6 meses atrás

A geração Paulo Freire em sua maioria é analfabeto funcional voce fala “Artilharia” eles entendem : Então voce disse que essa arma dispara raio laser e bombas nuclares ?

JOSE DE PADUA VIEIRA
Reply to  Mafix
6 meses atrás

Impressionante né?!
Apenas comentei sobre a forma quase poética que foi escrita e ja estavam me questionando se essa arma dava vitoria a Ucrânia e resolvia a guerra…finalmente entendi o que é o tão falado analfabeto funcional, é aquele q lê mas não entende kkkmm

Mafix
Mafix