segunda-feira, novembro 28, 2022

Saab RBS 70NG

Ucrânia: na falta de tanques modernos, russos recorrem a velhos T-62

Destaques

Guilherme Poggio
Guilherme Poggiohttp://www.forte.jor.br
Editor da Revista Forças de Defesa

Por Mathttew Dooley

O Estado-Maior o Exército Ucraniano afirmou em um post no Facebook que as tropas de Putin estão recorrendo ao uso de carros de combate do tipo T-62, com mais de 60 anos, e equipamentos danificados para complementar suas forças.

Segundo o comunicado do Facebook: “Como resultado das perdas em combate, o inimigo é forçado a remover os tanques T-62 do armazenamento para equipar os BTG () de reserva, formados para enviar à Ucrânia. Além disso, equipamentos danificados e recuperados são usados ​​para compensar as perdas de armas e equipamentos militares”.

Quando a guerra começou, no papel, os militares russos possuíam uma imensa quantidade de veículos blindados, no entanto, esses números provavelmente foram inflados pela quantidade de tanques soviéticos antigos armazenados.

A Rússia possui alguns tanques avançados, mas é menos provável que sejam vistos no campo de batalha. Por exemplo, o T-90M da Rússia, frequentemente visto durante desfiles militares, raramente foi visto em combate.

Mesmo o poderoso T-90M provou não ser páreo para as táticas ucranianas – um vídeo que surgiu no início deste mês mostrou um dos tanques de elite da Rússia destruídos pela Ucrânia.

O Estado-Maior da Ucrânia estima que 1.293 tanques russos foram destruídos na Ucrânia. Não está claro quantos deles são tanques russos avançados, mas de acordo com a equipe geral da Ucrânia, eles estão ficando sem modelos mais novos.

O T-62 foi lançado pela primeira vez em 1961 e, embora tenha sido atualizado desde então, não é provável que se saia melhor do que o equipamento russo moderno durante a guerra.

Falando ao The New Yorker, o coronel aposentado do Exército dos EUA Joel Rayburn disse que alguns dos modelos de tanques mais recentes podem ter sido voltados mais para a exportação, explicando a falta de equipamentos militares russos modernos no campo de batalha.

Ele disse: “Os russos estão exportando tanques T-90 e comercializando tanques Armata, supostamente a última geração com todos os assessróios possíveis.

“E então eles estão aparecendo no campo de batalha no eixo do avanço em direção a Kharkiv, Chernihiv e Kiev com veículos de combate blindados não modernizados da era da Guerra Fria – tanto veículos de infantaria quanto tanques. E é como se eles tivessem tirado essas coisas de naftalina.

“Assim, parece que a indústria militar da Rússia estava voltada para a exportação em vez de equipar suas próprias forças terrestres com equipamentos modernos.”

Uma coisa que a Rússia tem, no entanto, são os números. Antes da invasão, estimava-se que a Rússia tinha 20.050 tanques, embora não esteja claro quantos deles estão operacionais.

Esse número supera os estimados 2.045 tanques da Ucrânia antes da guerra. No entanto, os tanques provaram não ser páreo durante a guerra para os pequenos mísseis antitanque portáteis e drones leves.

À medida que Putin alcança suas reservas, a destruição de tanques russos no campo de batalha provavelmente continuará no futuro próximo.

FONTE: Express

NOTA DO EDITOR: Segundo algumas fontes, até o ano passado o Exército Russo possuía cerca de 160 carros de combate T-62 em plena atividade e que os mesmos permaneceriam em atividade até 2030.

- Advertisement -

111 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest

111 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tallguiese
Tallguiese
6 meses atrás

Só eles jogarem a pia da cozinha nós caras também kkkkkkkkkk

Gugs
Gugs
Reply to  Tallguiese
6 meses atrás

A vergonha só aumenta. Venderam para o Putin um exército poderoso de photshop. A realidade é isso aí.

Bosco
Bosco
Reply to  Gugs
6 meses atrás

O Putin sabia muito bem da corrupção comendo solta na Rússia . Ele não foi enganado não. O problema é que ele confiou demais na propaganda enganosa que ele abasteceu o mundo há 20 anos utilizando sujeitos como esse kings daqui. Ele achou que iria vencer guerras e conquistar territórios com mentiras e achava que ninguém ia pagar pra ver mas ele não contava com um comediante no meio do caminho. Ele sempre soube que seu exército era de papel , agora posa de santo e tá culpando os imbecis de sempre que serão expurgados como sempre o foram na… Read more »

LUIZ
LUIZ
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Os caras veem a guerra aqui pelos analistas ocidentais com fonte ucraniana kkkk. Cara as forças ucranianas tá sendo dizimada lentamente. O Zelento e o Bidê tão no desespero pra Rússia liberar a saída de mais de 20 milhões de toneladas de grãos. As armas que entra as forças destroem. Essa guerra tá sendo uma canseira pra as forças ucranianas.

mac
mac
Reply to  LUIZ
6 meses atrás

Ô meu Deus, outro que errou a medicação e vem descrever os delírios dele aqui…

Nelson Junior
Nelson Junior
Reply to  mac
6 meses atrás

Não é outro é o mesmo

Helio Eduardo
Helio Eduardo
Reply to  LUIZ
6 meses atrás

Meu caro, mentira é combustível para guerras. A tal da “propaganda”…. O “x” da questão está nos fatos: a “operação especial” de uma semana já dura meses, a dominação do espaço aéreo, que seria conquistada em horas, nunca ocorreu, e Kiev, que cairia em dias, botou as forças russas e seu comboio de “60 quilômetros” para correr. Existe uma diferença brutal: no ocidente mídia e governos mentem para o povo; parece que lá na Rússia mídia (controlada pelo governo) e governo mentem para eles mesmos. Uma coisa é enganar os outros, outra e enganar a si próprio… A direita bem… Read more »

Wellington Kramer
Wellington Kramer
Reply to  LUIZ
6 meses atrás

Realmente, os ucranianos estão cansados de destruir tanques russos.

Oswaldo
Oswaldo
Reply to  LUIZ
6 meses atrás

Pois e, tem muitas pessoas que se acham bem informadas, que ainda acham que a Ucrania esta vencendo a Russia, e que logo logo a Ucrania vai cercar Moscow… kkkkkk

Jodreski
Jodreski
Reply to  LUIZ
6 meses atrás

A primeira vitima de uma guerra é a verdade, então a não ser que vc tenha ido lá pessoalmente sentado com os generais de ambos os lados para saber qual a real situação de cada uma das frentes o que vc está escrevendo aqui não passa de um enorme palpite seu, ou vc está papagaiando a opinião de terceiros que lhe agradou mais. Vamos aos fatos, esses sim não incostestáveis: A Rússia perdeu muito material na Ucrânia e muito pessoal também. A Ucrânia também perdeu muito material e pessoal. Não sabemos (concretamente) quem perdeu mais soldados, é possível confiar nos… Read more »

JOSE DE PADUA
Reply to  Jodreski
6 meses atrás

O único comentário sensato dessa matéria sem nenhum like ou resposta prova uma única coisa, quem frequenta esse site gosta mesmo é de lacrar e de expor suas preferencias e impressões pessoais aqui…

Sergio Moraes
Sergio Moraes
Reply to  LUIZ
6 meses atrás

Acho que está mal informado my brother. A Ucrânia está desde o início da invasão ganhando territórios antes absorvidos pelos russos. Em Karkyiv os ucranianos expulsaram na maior parte para de volta ao território russo os combatentes invasores. Aquelas colunas de tanques de cerca de 60 KILÔMETROS de tanques, lançadores de mísseis,caminhões tanques de combustíveis,blindados e caminhões de transporte de tropas….se acabaram e nem tomaram a capital KIYEV. Os russos estão tomando coça mesmo com maior arsenal e pessoal Se recolheram a Dombass e Luhansk,além de Mariopol…..e isso vai também ter revés. Pois os ucranianos estão em vantagem por conhecer… Read more »

Agnelo
Agnelo
Reply to  LUIZ
6 meses atrás

LUIZ

Vc tá tão preocupado em defender a russia,q não consegue interpretar o texto ( ou não quer).
Não está sendo dito q a Ucrânia tá ganhando ou q tá perdendo pouco ou “se dando bem”.
O q está sendo dito, e é evidente por todas as imagens publicadas, é q a Russia não tem o poder q dizia/achava q tinha.

Simples assim.

Scudafax
Scudafax
Reply to  Bosco
6 meses atrás

A intensidade do conflito indica que as Forças Armadas russas estão longe de serem de papel, apesar das perdas sofridas.

Ivan
Ivan
Reply to  Scudafax
6 meses atrás

Mas veja só, Tovarich Scud, Vou concordar (em parte) com você e discordar (em parte) com Tovarich Bosco. . Muitos tem chamado as forças armadas russas de “Urso de papel”. Como provocação, tudo bem. Mas é um erro. . A OTAN, os EUA e, principalmente, os Ucranianos sabem muito bem que não é assim. O poderio russo é imenso, notadamente por dentro da Rússia (eles tem uma logística interna impressionante) e nas áreas próximas, ao alcance de um avião cargueiro sem REVO ou das corvetas porta mísseis de cruzeiro. . Isso sem falar das armas nucleares, mas é outro assunto.… Read more »

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Ivan
6 meses atrás

Pois é quem sabe o Urso ainda não quer morder prefere dar patada pontual, ou a capital esta inteira por obra do acaso.

Andre
Andre
Reply to  Ivan
6 meses atrás

Provavelmente a análise mais sensata da guerra. O Urso não é papel mas está claro que também não tem o poderio que alguns propagavam. Deve aguentar as pesadas perdas com a mão de ferro do Putin e deve sair com alguns territórios conquistados. Nem as duas semanas até Kiev que o Putin disse que faria, nem o termino da guerra com a volta até da Criméia para os ucranianos. A maior perda russa será na sua “moral”. O medo das infindáveis colunas russas de blindados chegando na Alemanha não existe mais. As ameaças à Finlândia e Suécia não metem mais… Read more »

mac
mac
Reply to  Ivan
6 meses atrás

Ivan, estávamos sentindo falta do velho guerreiro e suas sempre acuradas análises; você disse tudo.

rfeng
rfeng
Reply to  Gugs
6 meses atrás

Quer dizer que os M113 que os ucranianos estão recebendo não são da guerra do Vietnam, e os t84 ucranianos são de que época.

Nilson
Nilson
Reply to  rfeng
6 meses atrás

A diferença é que os ucranianos nunca foram considerados potência militar, ou seja, receber veículos antigos é normal para eles. O problema é os russos, segunda maior potência, ter que utilizar tanques antigos, quando se achava que seu estoque de tanques mais modernos era quase infinito. O uso dos T-62 desfaz essa crença…

paulo lahr
paulo lahr
Reply to  Gugs
6 meses atrás

Vergonha eh falar desta forma. Falar com paixão e não com conhecimento.

Gugs
Gugs
Reply to  Tallguiese
6 meses atrás

Em breve o pai do armata entrará em campo.

Falando em armata, parece que já confirmaram a presença de alguns na Sapucaí ano que vem.

61f27cbe4265a63a036fe470.jpg
Last edited 6 meses atrás by Gugs
mac
mac
6 meses atrás

As reservas não são inextinguíveis, nem tão numerosas como se dizia antes. Os russos vão acabar formando suas BTG com os T-34 de parada…

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  mac
6 meses atrás

Na teoria os russos possuem a maior quantidade de blindados do mundo. Entretanto, a maioria dos que estão armazenados, são T55, T62. E tem até T34 armazenado (esses são usados mais em desfiles, e encontros de blindados históricos) , o restantes são T64, T72 das primeiras versões e alguns T80. Mas o que pode ser usado em campo, são números bem menores do que os russos afirmam ter. Ainda sim, é uma quantidade considerável de tanques que os russos possuem. Entretanto, com as perdas que estão tendo, vai ficar insustentável em um conflito longo, eles precisam se adaptar a nova… Read more »

Nelson Junior
Nelson Junior
Reply to  Heinz Guderian
6 meses atrás

Só mandar mais javelins e construir uma nova fabrica pra derreter aço na Ucrânia que o estoque Russo logo acaba

MASTRIT
MASTRIT
6 meses atrás

Agora está aparecendo a verdadeira face dos falastroes russos …

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
6 meses atrás

Não foi o passeio que estavam prevendo…

Mafix
Mafix
Reply to  Jefferson Ferreira
6 meses atrás

Como não ?
Não viu as torres dos t72/t80 passeando pelos ceus ?

Mgtow
Mgtow
Reply to  Jefferson Ferreira
6 meses atrás

Os objetivos estão sendo alcancados.
Fim

Pedro
Pedro
Reply to  Mgtow
6 meses atrás

Se o objetivo era passar vergonha foi alcançado com maestria.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Mgtow
6 meses atrás

Os objetivos de não cumprir objetivos foi alcançado com sucesso.

Putin se inspirou no(a) guru “D Rousseff”.

pangloss
pangloss
Reply to  Mgtow
6 meses atrás

Dá para aperfeiçoar a pontuação de sua frase.
Os objetivos estão sendo alcançados: o fim da credibilidade do poder militar russo.

Ramon
Ramon
Reply to  Mgtow
6 meses atrás

É fácil apoiar essa insanidade, não é vc que está virando corpo carbonizado dentro de blindados e morrendo nas trincheiras, se o objetivo é destruir sua própria força blindada a Rússia está cumprindo direitinho, pode até ganhar esse conflito mas quero ver repor as perdas humanas e matérias no curto prazo.

Sergio Moraes
Sergio Moraes
Reply to  Ramon
6 meses atrás

O prestígio com a população já está bem dividido. A única coisa que a população russa apoia e ser contra os EUA. São muitas baixas de material bélico e de pessoal. Os ucranianos estão lutando pelo seu país e estão tendo vantagens nas batalhas. A Rússia com seu presidente Vladimir Putin subestimaram os combatentes ucranianos e achou que o ocidente veria as atrocidades e nada fariam. O Putin desde o início ameaça países que ajudam a Ucrânia e nada fez contra Lançar bomba atômica é loucura. Vai acabar com a população russa e o Putin fugiria para onde? Não é… Read more »

Agnelo
Agnelo
Reply to  Mgtow
6 meses atrás

É mesmo?

Saddam morreu e nãop governa mais o Iraque…
Bin Laden morreu e o Talibã não exporta terrorismo….
A Coreia do Sul ainda existe….
A URSS não existe mais….

Pela sua ótica…..
Fim

José Luiz
José Luiz
6 meses atrás

Ao meu ver o problema maior do T62 nesse conflito nem será a tecnologia ultrapassada e sim o estado do seu equipamento, como motor e óptica. Porque a vulnerabilidade frente ao ataque no teto de um Javelin, NLAW etc é a mesma de um carro moderno russo, ou seja será destruído, Mas não tem o famigerado carrossel de munições que fazem os T 72 e derivados explodirem fácil e seu canhão de 115 mm também era bom. Mas será que a munição também não será velha.

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  José Luiz
6 meses atrás

Um canhão é um canhão, contra unidades de infantaria pode sim ser perigoso mesmo sendo velho mas pense que a consciência situacional em algo tão antigo deva ser bem precária, que armas AT mais simples como o RPG 7 agora são mais fatais ate pela falta de blindagem reativa e quem tem ou teve carro velho sabe que é uma dor de cabeça a cada km rodado! Ainda tem o fato do refugo ocidental, quando/se chegar vai estar além da paridade nesse caso, por exemplo, imagine um Leo 1 modernizado* vs um T90, seria pedreira, ja contra um T62 não/pouco… Read more »

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
Reply to  José Luiz
6 meses atrás

Um T62 pode ser tirado de combate por um tiro frontal de ATGM modernos, e até de alguns Lançadores de foguetes, coisa que não ocorre em veículos mais atuais, logo a chances de se tirar um veículo desde de combate é muito maior em relação aos demais, a parte óptica vai fazer muito diferença, mas a blindagem defasada também.

Last edited 6 meses atrás by Jhenison Fernandez
José Luiz
José Luiz
Reply to  Jhenison Fernandez
6 meses atrás

Concordo mas parece que mesmo os modelos com modernas blindagens reativas não estão sobrevivendo. Agora a óptica deve se encontrar estragada sem falar a impossibilidade de combate noturno eficaz. Mas um T 62 novo em folha ainda teria uma certa eficácia.

O Chato
O Chato
6 meses atrás

Se andam e atiram, poderão ter alguma utilidade. O problema é que, se equipamentos mais recentes já aparentam ter sido mal mantidos, não creio que esses T-62 sejam muito diferentes.

De qualquer modo, já faz algum tempo que tenho lido sobre a Rússia estar recorrendo a relíquias de suas reservas.

Maurício Oliveira
6 meses atrás

São da mesma idade dos Leopard 1 ?

George
George
Reply to  Maurício Oliveira
6 meses atrás

O Léo 1 é um pouco mais novo, mas são da mesma geração sim.

O meu medo é os russos colocarem em atividade milhares de T-34. Acho que os americanos não possuem Sherman suficientes para dar conta.

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
Reply to  George
6 meses atrás

Os Leopards que irão ser doados ou foram, vem com alguns sensores relativamente moderno em relação ao T-62, como Telemetria a laser e Visão térmica e noturna, que pode se provar muito úteis para aquele cenário, lógico se a versão do Leopard for realmente a 1A5

Sturiale
Reply to  George
6 meses atrás

e a alemanha n tem mais tigres ou panters para enviar pra ucrânia kkkkk

mac
mac
Reply to  George
6 meses atrás

Acho que os americanos não possuem Sherman suficientes para dar conta.”
Boa!

Carlos Gallani
Carlos Gallani
Reply to  Maurício Oliveira
6 meses atrás

Similares em idade!

Rodes
Rodes
6 meses atrás

Tanques novos? Não

Super iates de luxo na Italia? SIMMMMM

Last edited 6 meses atrás by Rodes
Mafix
Mafix
6 meses atrás

Até o tal do ‘Terminator’ que eles falam tanto o operador vai do lado de fora o projeto é mal feito é uma gambiarra…

Perigo eles mandarem os t34 se a guerra durar até o fim do ano…

George
George
Reply to  Mafix
6 meses atrás

Nesse caso eu não sei se a Alemanha tem Tiger suficiente para doar para a Ucrânia

Regis
Regis
Reply to  Mafix
6 meses atrás

Antes do T-34 eles deverão enviar o T-55.

Quanto aos T-62, há um vídeo no YOUTUBE que mostra que estes veículos, que eram o melhor blindado egípcio na época, foram derrotados em uma batalha pelos Cascavéis novos da Líbia.

RPiletti
RPiletti
Reply to  Regis
6 meses atrás

No mesmo vídeo citam a hipótese dos Cascavéis estarem com tripulantes brasileiros.

Marcos10
Marcos10
6 meses atrás

Uai!
Qual motivo eles estão mandando mais blindados se as forças ucranianas já colapsaram, os equipamentos dos ucranianos e as doações de equipamentos novos foram destruídos ou capturados e o rolo compressor russo está esmagando as últimas resistências?

Sergio Moraes
Sergio Moraes
Reply to  Marcos10
6 meses atrás

Boa pergunta. Kkkkkkkkkkkkk

Gugs
Gugs
6 meses atrás

Ok kings. Acabei ler ali que você não conversa sozinho.

Fonte: a mesma que a sua.

Marcos10
Marcos10
6 meses atrás

E parece que houve tentativa de assassinato de Putin no começo da Operação Especial.
Muitos russos que apoiavam a invasão, agora recebendo os filhos em sacos, estão protestando.

George
George
6 meses atrás

E precisa? Só o fato de estar completando três meses de “operação especial” já é uma notícia ruim o bastante para os russos.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  George
6 meses atrás

Só pro Putin né ?

George
George
Reply to  George
6 meses atrás

Sim. Operação de recuo especial.

Sturiale
Reply to  George
6 meses atrás

operação especial no fundo do mar pra frota do mar negro e operação especial na estratosfera pras torres do tanks russos

Pedro
Pedro
6 meses atrás

Vai começar a ter tropa russa morrendo de tétano agora.

Bosco
Bosco
6 meses atrás

Operações especiais são assim mesmo. Um dia da caça , outro do caçador. Pode ser que hoje tenha sido bom para o caçador mas amanhã é outro dia e a caça não está parecendo que queira colaborar não.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Por isso acabarão mortos de Kalibr ou de fome. Se negociassem uma rendição talvez poupassem tanto sofrimento.

César
Reply to  Inimigo do Estado
6 meses atrás

Acho que se a Russia não tivesse atacado usando todo tipo de desculpa esfarrapada é que teriam poupado tanto sofrimento, né perfil do xings?

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  César
6 meses atrás

Xings? Esses caras tem uma tara no Xings, não é possível.

César
Reply to  Inimigo do Estado
6 meses atrás

Vc que tem tara pra ficar inventando perfis falsos, sujeito!

Ivan
Ivan
Reply to  Bosco
6 meses atrás

Mestre Bosco,
.
Acredito que vai reconhecer a referência.
Podemos “filosofar” mais ou menos assim:
.
Quem ganhar, pode não ganhar.
Quem perder, pode não perder.
Mas, na Ucrânia,
Quem ganhar vai perder, e
Quem perder… vai perder mesmo.
.
Sds.,
Ivan, o antigo.

George
George
6 meses atrás

Para e pensa. Faz 40 anos que os russos não treinam mais municiadores para os tanques (o T-72 para frente é tudo automático). Quem é que vai fazer esse trabalho?

O lado positivo (para os russos). Não teremos mais competição de lançamento de Torres.

Jhenison Fernandez
Jhenison Fernandez
Reply to  George
6 meses atrás

Rapaz, você tem um ponto, mas segundo a matéria a Rússia já matem 160 T-62 na ativa.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
6 meses atrás

Mas o objetivo da tal Nova Rússia vai se limitar a um território que os russos já invadiram em 2014 ?

Mgtow
Mgtow
6 meses atrás

Recorrem por que não precisa usar o que há de melhor dos equipamentos russos. Desde o início a Rússia usa armas de segunda ou terceira categoria. Talvez apenas o Kamov 52 foi uma das poucas armas tops do portfólio russo que foi vastamente empregada. Pela animalesca robustez desse equipamento. Segue o jogo

Marcos10
Marcos10
Reply to  Mgtow
6 meses atrás

O poderoso Ka-52 tem sérios problemas.
Mas já que você é bem informado, como vai a poderosa Frota do Mar Negro?

Bruno Vinicius
Bruno Vinicius
Reply to  Mgtow
6 meses atrás

Se os T-90, T-72B3 Obr. 2016, T-80BVM, SU-34, SU-35 não são o que há de melhor dos equipamentos russos, o que é? Quais equipamentos que os Russos tem disponíveis em quantidades maiores do que um dígito são mais modernos do que os citados? Porque o que não falta são fotos destes veículos (destruídos) para provar que estão sendo utilizados.

https://www.oryxspioenkop.com/2022/02/attack-on-europe-documenting-equipment.html?m=1

Last edited 6 meses atrás by Bruno Vinicius
Sergio Moraes
Sergio Moraes
Reply to  Bruno Vinicius
6 meses atrás

Os SU-34 abatidos estão equipados com GPS manual americano que se compra em sites de internet. Kkkk….esse Vladimir Putin ou não sabia da realidade das suas forças armadas ou entrou com blefe na invasão e se lascou.

Acharam drones russos com garrafas pet.
Tá de sacanagem!

Sturiale
6 meses atrás

Xings e seus perfis ainda não se manisfestaram… estranho.

Slow
Slow
6 meses atrás

https://www.youtube.com/watch?v=FgkgWAGLbMI

Algo que preste ..

Não vejo isso vindo de um certo país queridinho dos que comenta aqui ..

Last edited 6 meses atrás by Slow
Gabriel ferraz
Gabriel ferraz
6 meses atrás

Sigo um grupo no telegram e acompanho várias notícias em muitos sites estrangeiros, esse grupo do telegram é pro ucrania ,pois bem. A questão é que eu ainda não vi um vídeo se quer de um t62 na ucrania rodando ou destruído. Pra mim isso é falácia pra tentar desmoralizar,sinceramente. Com tantos vídeos e fotos rolando da guerra imagens desses tanques deviam tá circulando de rodo.

Rogério
Rogério
Reply to  Gabriel ferraz
6 meses atrás

Vc tem que procura de fontes russas, as câmeras ucranianas filma os russos explodindo e as câmeras russas filma os ucranianos explodindo, entendeu??? Se os russos não divulgam não tem o que se fazer.

Nilson
Nilson
Reply to  Gabriel ferraz
6 meses atrás

Procura aí que já tem vídeo dos T-62 em Melitopol e Kerson. Ou seja, a poucos km da linha de frente.

Henrique
Henrique
6 meses atrás

Propaganda !!! … um lado diz que tá faltando tanque, pia, bucha, papel higiênico… o outro diz a mesma coisa, que já dizimaram o exército da Ucrânia e por ai vai.
A guerra de informação pra tentar baixar o moral das tropas também faz parte da guerra…..

Henrique
Henrique
Reply to  Henrique
6 meses atrás

Atualizando meu post, hoje vi um video no canal do Youtube “hoje no mundo militar” de fato uma composição russa levando muitos T62 com canhões de 115mm para o front. Então não é mesmo notícias fantasiosas. Resta saber qual a estratégia, se está de fato faltando tanques pra usar essas “sucatas” ou se os mesmos serão utilizados como “boi de piranha” pra expor os pontos de utilização de ATMs ucranianos. Em “teoria”, um tanque destes não “incinera” se não estiver municiado e apenas com o condutor, podendo ter uma taxa de sobrevivência talvez melhor, mas expondo as defesas adversárias para… Read more »

Last edited 6 meses atrás by Henrique
Neural
Neural
6 meses atrás

Problema nenhum usar o T-62, provavelmente deve ser uma versão com upgrade na eletrônica e ópticos, o canhão dele de 115mm faz um estrago maior que o 105mm do Leopardo 1.

Regis
Regis
Reply to  Neural
6 meses atrás

Com certeza fazem mais estrago, mas duvido que tenham chances contra os Javelins e NLaws.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
6 meses atrás

Um T-62 em ambientes pouco contestados é de muita valia. Melhor que deslocar blindados mais novos e mais caros de manter.

PETERSON MONTEIRO DA SILVA
PETERSON MONTEIRO DA SILVA
6 meses atrás

Sério tudo que se publica até aqui pelo ocidente, rapidamente se torna verdade!!? Primeiro a Ucrânia é o segundo maior pais da Europa… seu exército compartilha os mesmos materiais que a Rússia (se não fosse as faixas amarela não saberíamos quem é quem).no caso no braço!!! nenhum exército conhece a Rússia como o ukraniano!!! Esses tanques mesmo que apareça prisioneiros,podem ser ukranianos se passando por russos… pois todos os ukranianos falao Russo também… Mais vamos acreditar que a ukrania está prestes a ganhar a guerra!!! Afinal a Rússia está totalmente sendo massacrada pelos ukranianos…a economia russa está quebrando e outras… Read more »

mac
mac
Reply to  PETERSON MONTEIRO DA SILVA
6 meses atrás

E os ucranianos podem ser russos com faixa azul e amarela no braço; o vídeo com o batalhão dizimado na travessia do rio na verdade é ucraniano, o cruzador afundado no mar Negro é obra de computação digital de nerds ucranianos na Suécia, e la nave va…

Scudafax
Scudafax
6 meses atrás

A Rússia enfrenta atualmente a OTAN, através do apoio militar, de inteligência, informacional e ainda assim, se mantém em batalha e avança, lentamente, no Donbas. Imagine o Brasil lançando milhares de mísseis de cruzeiro e enfrentando um país com apoio total da OTAN e sanções econômicas colossais?

mac
mac
Reply to  Scudafax
6 meses atrás

Para, para, já estou com peninha do Putin…

Oswaldo
Oswaldo
Reply to  mac
6 meses atrás

A verdade incomoda…kkkkkk

Scudafax
Scudafax
6 meses atrás
Guilherme Leite
Guilherme Leite
6 meses atrás

Uma pergunta de leigo…

Um tanque está sempre na linha de frente ou ele tem utilidade na retaguarda ?

Mandar um T-62 para a linha de choque parece loucura !

Agora se eles forem utiliza-los para controle dos territórios já controlados, acredito que não tenha tanto problema.

Luis
Luis
Reply to  Guilherme Leite
6 meses atrás

Não sei quento aos tanks dos outros exércitos, mas os dos russos, com certeza, só tem utilidade na retaguarda, e olhe lá.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
6 meses atrás

Sério que já acabaram os T-72, T-80 e T-90 russos ?

Oswaldo
Oswaldo
Reply to  Diego Tarses Cardoso
6 meses atrás

Nao acabaram, estao guardados para a OTAN.

Antunes 1980
Antunes 1980
6 meses atrás

Eu ainda acho que Putin desde o começo planejou utilizar os equipamentos mais obsoletos do seu inventário. Deixando os mais atualizados como backup para uma eventual guerra com a OTAN.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Antunes 1980
6 meses atrás

Na maioria das vezes não concordo com seu comentário mas nesse caso compartilho da mesma opinião.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Reply to  Nilton L Junior
6 meses atrás

Se os mais atualizados tem maiores chances de sobrevivência, logo não é melhor envia-los ?

Seguindo essa linha de raciocionio dos Srs., eles estão perdendo equipamentos para pouparem equipamentos, obs.: Imagina quanto dinheiro vai para treinar uma nova tripulação também.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Guilherme Leite
6 meses atrás

Eles estão usando a quantidade que foi planejada para essa operação, além do mais os combates mais recente está sendo feito pela artilharia e sobre a Russia manter contingente na retaguarda é para não ficar sem poder reação caso a otan decida meter na parada.

Dude
Dude
6 meses atrás

Volodymyr Zelensky: No Donbass, os militares russos têm 20 vezes mais equipamentos que os militares ucranianos  “Nós não temos equipamentos porque estamos lutando contra um estado muito grande e um grande exército. Eles têm 20 vezes mais equipamentos agora no Donbass. Imagine como nossos soldados são fortes, que povo nós temos!” – disse o Presidente da Ucrânia durante uma conferência em Davos. Pra quem não quer acreditar, tá aí. O próprio Zelensky dizendo que a situação está crítica. Os russos avançam sem parar. E outra, se os russos estão tendo que apelar para os T62 velhos, imagina os ucranianos. Não tem… Read more »

Last edited 6 meses atrás by Dude
Nilton L Junior
Nilton L Junior
6 meses atrás

Camarada R Mello esse ministério da defesa da Ucrânia sabe tudo de blindado Russos no fakebuki, não basta ter um humorista como chefe de estado agora tem o MD da gozação kkkk. Z bate U apanha braço armado dos imperialismo atlanticista nazotam assiste e UE pagando gas em rublo.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Nilton L Junior
6 meses atrás

Eles usam praticamente os mesmos blindados.. pq n vão entender dos blindados russos ?

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
6 meses atrás

Rodrigo depois da geladeira tudo que vem da versão pro Ucrânia só acredita quem quem ser enganado.
Vai assistindo.

Dude
Dude
6 meses atrás

“A situação no Dombass é extremamente ruim”, disse Kuleba.

Ao mesmo tempo, o Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia disse que, se armas de mísseis não forem entregues à Ucrânia, tudo será ainda pior.

Oswaldo
Oswaldo
6 meses atrás

Os Russos nao estao interessados em mandar equipamentos modernos, como o Armata, pois eles nao precisam. Os equipamentos antigos estao dando conta, e a Ucrania esta sendo derrotada dia a dia. 🙂

Daniel
Reply to  Oswaldo
6 meses atrás

Você tem que explicar isso para um soldado da Rússia que vai pra guerrra num tanque T64 dos idos de 1960, enquanto poderia ir num Armata moderno. Pergunta pra ele qual tanque ele iiria se sentir seguro…

Oswaldo
Oswaldo
Reply to  Daniel
6 meses atrás

Vc tem que perguntar isso pro Putin… A Russia esta mantendo seus equipamentos mais modernos pra uma guerra contra a OTAN. Os tanques antigos estao servindo. Nao cabe a um soldado escolher o armanento que vai usar. Soldado recebe ordem….

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Reply to  Oswaldo
6 meses atrás

Concordo, eu mesmo deixo minha BMW C 180 (rs) na garagem e só vou trabalhar de fusca, chego no trabalho do mesmo jeito né kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Last edited 6 meses atrás by Guilherme Leite
Oswaldo
Oswaldo
Reply to  Guilherme Leite
6 meses atrás

SIm. Com certeza. Sua linda BMW vai ficar descansando e vc usa um carro menor, mais economico, e vai chegar do mesmo jeito. Talvez nao com o Glamour que vc acha que merece, mas vc chega… Se for de Onibus, melhor ainda…

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
6 meses atrás

A imprensa foca nas armas empregadas (ATGM), mas se tem pouca informação dos equipamentos de reconhecimento que a Otan forneceu…Ucrânia deve estar usando radares terrestres de grande capacidade.
Fazendo uma conta de padaria, a tripulação de um C.C Russo tem 3 tripulantes (1293 x 3 = 3879), ou seja, estimo que são pelo menos mais de 3 mil militares treinados de cavalaria fora de combate, logo logo estarão com falta de pessoal treinado também.
Estou estimando equipamentos destruídos em combate deixando de fora os casos isolados que todo mundo sabe que pode acontecer….desertores….tripulação em retirada que destrói o próprio equipamento….etc

Andre
Andre
6 meses atrás

Agora basta os ingleses ressuscitarem alguns Centurions, com 70 anos, e enviar para os ucranianos para enfrentar essa velharia soviética. Na última vez em que se enfrentaram, mesmo que em menor número, os velhos Centurions massacraram os T-62 nas colinas de Golã.

paulo lahr
paulo lahr
6 meses atrás

fake news

Rafael
Rafael
5 meses atrás

Pessoal que não entende do mundo militar escreve cada coisa viu. A Rússia está se desfazendo de todo o seu material militar antigo, para agora ter em seu estoque e se concentrar na produção de armamentos mais modernos, como o T 90. Os Estados Unidos da América fizeram isso na Guerra do Vietnã, se livrando de armas antigas do tempo da SGM.
Obs: Meu irmão é Tenente do EB, viajou para o Haiti na operação de Paz da ONU e me informa, pois sou Professor de História.

Últimas Notícias

Imagens de uma guerra: míssil anticarro erra o alvo por pouco

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um ATGM russo passando sobre um carro de combate ucraniano. A...
Parceiro

- Advertisement -
- Advertisement -