F5C4EA50-7D07-4747-849A-84AA7721B2BF.jpeg

F5C4EA50-7D07-4747-849A-84AA7721B2BF.jpeg

por Markos Moulitsas

A decisão dos Estados Unidos sobre enviar artilharia de foguetes MLRS/HIMARS para a Ucrânia foi dolorosamente longa e torturante, mas isso prestes a fazer isso acontecer. De acordo com as fontes da CNN , o problema é o medo de que “a Ucrânia possa usar os sistemas para realizar ataques ofensivos dentro da Rússia …

Eu já escrevi por que espero que não enviemos MLRS a menos que a plataforma tenha sido significativamente atualizada desde que eu estava no exército há 30 anos. Mas a lógica acima é absurda. Foguetes MLRS e HIMARS (eles usam a mesma munição, HIMARS tem apenas metade dos foguetes por carga do que MLRS) têm um alcance real de 32-70 quilômetros (20-44 milhas), dependendo do foguete específico. Como sempre, quanto maior o alcance, menos no arsenal, mais caros eles são. (Para contexto, os obuses M777 variam de 21 quilômetros (13 milhas) para uma granada padrão, que custa cerca de US$ 800, a 40 quilômetros (25 milhas) para uma granada Excalibur guiada com precisão, que custa cerca de US$ 1 milhão cada).

O ATACMSO tem um alcance de 186 milhas, um enorme foguete balístico de alcance ultralongo que custa cerca de US $ 5 milhões. A Ucrânia provavelmente não os receberia de qualquer maneira, evitando qualquer preocupação de que a Ucrânia pudesse lançá-los profundamente no território russo. Os foguetes padrão já têm uma vantagem de alcance significativa sobre a artilharia tradicional, que é realmente o que a Ucrânia deseja. Todos os avanços recentes da Rússia foram graças à sua esmagadora vantagem de artilharia. A Ucrânia só quer igualar esse campo de jogo.

A Ucrânia está convencida de que o MLRS/HIMARS mudará sua sorte em Donbas e permitirá que ele parta mais efetivamente na ofensiva para retomar o território perdido. Supondo que a cadeia logística da Ucrânia possa lidar com esses sistemas, não há dúvida de que eles dariam à Ucrânia um grande impulso nas capacidades de combate. Mas talvez não em Severodonetsk, que a Ucrânia defende a todo custo.

Eu circulei várias cidades importantes na Batalha de Donbas. Lyman caiu para a Rússia hoje como esperado. Não há razão para a Ucrânia contestar seriamente a cidade quando tinha posições mais defensáveis ​​do outro lado do rio – com altos penhascos com vista para o rio também.

A principal rodovia de abastecimento entre Bakhmut e Lysychansk permanece aberta, embora sob constante bombardeio russo. Enquanto escrevo isto, Zolote, ao norte de Popasna, ainda estava sob controle das forças ucranianas. Como você pode ver no mapa acima, várias rotas de suprimentos principais passam por Bakhmut. Perder a cidade basicamente cortaria todo aquele bolsão Lysychansk-Severodonetsk, e a Rússia se aproximou hoje, tomando vários pequenos assentamentos em sua saída de Popasna. No entanto, Bakhmut tinha uma população pré-guerra de 75.000 habitantes – o suficiente para um ambiente urbano no qual a Rússia terá problemas para entrar. Além disso, essas linhas de suprimentos russas estão começando a ficar longas e sabemos o que acontece quando elas são esticadas.

Fazia um tempo desde que vimos os caçadores antitanque Javelin/NLAW em ação. Eles estão no seu melhor com táticas de guerrilha que assediam as linhas de comunicação russas, que é exatamente o que está acontecendo com as forças russas que se estendem de Popasna. A vantagem da artilharia da Rússia é negada por essas pequenas equipes móveis de morte.

A saliência de Izyum está parada, apesar de ter a maior concentração de forças russas no país. Duvido que seja mais o caso, pois sabemos que algumas forças foram reposicionadas na frente de Kharkiv ao norte, enquanto a Ucrânia ameaça as linhas de suprimentos da Rússia. (Houve rumores de novos ganhos ucranianos na região, mas vou adiar mais detalhes até obtermos uma melhor confirmação). Eu ficaria chocado se a Rússia não moveu mais forças de Izyum para o avanço de Popasna, já que foi a primeira vez em semanas que a Rússia realmente avançou.

Circulei Sloviansk e Kramatorsk no mapa acima como um lembrete de que, mesmo que a Rússia tome Severodonetsk (provável) e Lysychansk (menos provável), qualquer avanço desse tipo colidirá com os portões dessas duas cidades fortemente fortificadas, com linhas de suprimentos e artilharia claras apoio ao seu oeste. Honestamente, raramente questionei a estratégia ucraniana, mas sua defesa de Severodonetsk, do lado errado do rio Donets, é realmente desconcertante.

Não só Lysychansk é muito mais fácil de defender atrás da barreira natural do rio, mas também está mais perto do apoio da artilharia ucraniana. Mesmo MLRS/HIMARS seria de pouca ajuda na defesa de Severodonetsk, está muito longe de posições de tiro seguras.

Certamente há valor de propaganda, pois a Rússia quer declarar toda a Oblast de Luhansk conquistada. A Ucrânia está nos últimos 5-10% do oblast. Mas e daí se a Rússia aceitar? Há uma guerra mais ampla a ser travada. A Rússia pode se vangloriar quanto a tomar uma pequena fatia de Donbass, mas isso não a deixará mais perto de vencer a guerra.

Meu palpite é que Severodonetsk é a próxima Mariupol — uma cidade que suga uma quantidade desproporcional do poder de combate da Rússia para retardar o avanço do invasor. A Ucrânia precisa de dois meses para reunir todos os seus reservistas e armamentos ocidentais, cada dia que Severodonetsk oferece está um dia mais perto dessa data futura mágica.

Os EUA estão enviando seus veículos pesados ​​por navio. Há 200 desses a caminho, além de centenas de outros Humvees, então isso é provavelmente mais eficiente do que tentar voar com eles. Além disso, parece que coisas como canhões de artilharia e munição são prioridade mais alta para espaço limitado de transporte aéreo. Pesquisei os tempos de envio da Geórgia para a França (sem ideia para qual porto eles estão indo), e são 24 dias. Em seguida, eles precisam ser descarregados e enviados por trem para a Polônia e depois transportados pela fronteira como for feito (ninguém está falando sobre isso por razões óbvias). Então, com otimismo, todo este equipamento não estará nas mãos da Ucrânia por pelo menos mais 6-8 semanas.

A Ucrânia precisa ganhar tempo, e parece que manter Severodonetsk nas mãos ucranianas pelas próximas semanas faz parte dessa estratégia.

Além disso, há suspeitas na Ucrânia de que a Rússia esteja convencendo seus aliados ocidentais a trocar o território ucraniano por um cessar-fogo. A França e a Alemanha certamente parecem frágeis, e a mídia ucraniana não ficou feliz quando os Estados Unidos e a Rússia restabeleceram sua linha direta de desescalada militar. Podemos pensar: “bom! Menos chance de um mal-entendido escalar para uma guerra nuclear!” Mas a Ucrânia está convencida de que a Rússia está em plena pressão diplomática para congelar o conflito em seu status quo atual, evitando uma guerra prolongada (e seus efeitos sobre a economia global e a oferta de alimentos), tudo pelo preço baixo de apenas o Donbas e Kherson.

Quaisquer que sejam as motivações da Ucrânia, tudo indica que a situação no Donbas é desesperadora.

Ainda assim, em vez de recuar, os relatórios são de que a Ucrânia está realmente enviando mais tropas para Severodonetsk e Lysychansk , reforçando as cidades contra o ataque russo. Infelizmente, é difícil fornecer cobertura de artilharia em um saliente ucraniano tão profundo. Esses reforços provavelmente serão por conta própria. Felizmente, suas posições defensivas oferecem proteção sólida contra artilharia, porque vai chover fogo. E nenhuma remessa MLRS/HIMARS, seja em duas semanas ou dois meses, pode mudar essa equação.

Finalmente, vamos lembrar a escala total e o contexto da zona de batalha atual:

Tudo o que está acontecendo agora é a culminação das ambições russas incrivelmente cada vez menores. A Ucrânia detém cerca de 5.000 milhas quadradas do território de Donbas. Esse bolso Lysychansk/Severodonetsk daria à Rússia 5-10% desse território. Eles têm um longo caminho a percorrer.

FONTE: Daily kos

Subscribe
Notify of
guest

70 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Firmino
Firmino
1 ano atrás

Por que?
Porque a Ucrânia está trocando a vida de milhares de seus soldados por tempo.
Achando que algo ou alguém virá para ajudá-la.
Engano.
Ela está perdida.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Reply to  Firmino
1 ano atrás

Mas ela tá perdida desde o primeiro dia da guerra…

Até agora quem parece perdido são os militares russos que não conseguiram conquistar nada sem perderem vários equipamentos e virado chacota internacional.

César
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

É fácil pros seus montes de nomes falsos além de estar do outro lado do mundo querer ¨negociar¨ com os covardes dos russos depois que eles invadiram (por razões idiotas!) seu território, né desocupado? Agora imagina só se fosse com vc perder a sua mamata de ficar recebendo enquanto parasita se tu ia gostar.

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Tá mais pros russos negociarem com a Ucrania oaihaeiohaeioae

Já passou da fase da vergonha.

Fabricio Lustosa
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Nossa, q coincidência jovem! Notícia de hj, agora pouco no UOL: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2022/05/27/russia-ucrania-27-de-maio-dia-93.htm
Zelascado vai pedir penico mesmo dessa vez e ignorar os demônios da OTAN??? Não sei, mas q está desesperado está, imagine os coitados dos militares ucranianos. Coitados, lastimável isso tudo.

César
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Não entendi, Rui. Não foi pra vc que eu me dirigi. Me desculpa.

Alexandre Cardoso
Alexandre Cardoso
Reply to  César
1 ano atrás

Nem precisa se dar o trabalho de entender o Kings ( desocupado ) , o Kings é tão lógico qto o PUTON , só faz merda e além de se achar o certo ainda cria um monte de nicks falsos para reforçar as besteiras que ele mesmo fala para que os outros acabem concordando com as besteiras dele.

Augusto
Augusto
Reply to  Alexandre Cardoso
1 ano atrás

Esse negocio da mesma pessoal usar vários nicks a trilogia tinha que proibir.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Os russos que estão loucos para negociar…

Carvalho
Carvalho
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Os russos ainda não impuseram condições de negociar por um simples motivo:
Não estão em posição favorável para tal.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

A negociação dos russos é: Nos deem tudo sem lutarmos kkkk

Você é ardiloso Kings. Contudo, acaba por subestimar todos a sua volta!

Agora é tarde pros russos também, assim como os ucranianos, familias russas iram chorar.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

a verdade nua é crua

ainda da tempo da russia voltar atrás e oferecer parte do seu território como pagamos pelo transtorno que fez ao mundo

Agressor's
Agressor's
Reply to  Firmino
1 ano atrás

Ninguém tá vencendo pois ambos os lados estão perdendo vidas. Quem está ganhando é a indústria de armas estadunidense e os abutres dos políticos fantoches e lobistas que ela banca!

Enquanto uns choram, outros vendem lenços. Na guerra tem sempre alguém ganhando dinheiro e alguém morrendo. “Senhores da guerra não gostam de crianças…..”, como dizia uma letra musical. Comércio com o sangue de inocentes.…

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Luis
Luis
Reply to  Firmino
1 ano atrás

Que vergonha!!

As forças russas estão roubando helicópteros de treinamento Mi-2 ucranianos desatualizados em áreas que ocuparam. Aparentemente, os militares russos conseguiram capturar helicópteros que estavam em mau estado e não podiam voar durante o início da invasão russa em 24 de fevereiro.

Jagdverband#44
Jagdverband#44
Reply to  Firmino
1 ano atrás

Lá vem novamente o suburbano fluminense que usa apelidos diversos, alguns bem brasileiros mesmo, dar opinião no que não sabe.
Vou falar com a TI da tua repartição pública para que você não possa acessar a trilogia do seu IP profissional.

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
1 ano atrás

Eu vi na gringa que a Rússia controla nesse momento 95% de lugansk e 60% de Donetsk, ou seja, ela ja esta com a maior parte do Donbass sobe controle, alguém sabe dizer se isso esta certo ou é fake?

Firmino
Firmino
Reply to  Plinio Carvalho
1 ano atrás

Verdade.
Em Lugansk só falta a região de Severodonestsk.
Em outras partes do território, as forças de LPR já atravessaram as fronteiras e estão atacando em Donetsk.
Hoje, foi anunciada a queda de Lyman para os russos.
Curiosamente, os russos não bombardearam a ponte que liga a cidade a Slaviansk deixando os ucranianos recuarem.
Parece que os russos deram uma acelerada e chegaram a Raihorodok, já nos subúrbios de Slaviansk.

Firmino
Firmino
Reply to  Firmino
1 ano atrás

E o próprio líder da LPR afirmou que a segurança da República só será garantida com o avanço para outras regiões, como Zaporizhzya.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Firmino
1 ano atrás

Kamarada Firmino, permita um aparte, sintetizando o quadro atual eu diria que Z bate e ocupa e U apanha e perde território, o banco da Gasprom recebendo os pagamentos em dia.

Canarinho
Canarinho
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Cara essa forma infantil de voces de lidar com ideias contrarias rebaixa muito o nivel aqui da trilogia. Se nao tem como contrapor o cara nas ideias pelo menos fica calado

Rogério
Rogério
1 ano atrás

pro prussia? pro russia pra mim é apologia ao crime, invasão, assalto, roubo e assassinato!!!

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Rogério
1 ano atrás

crime hediondo!

Curiango
Curiango
Reply to  Pablo Maroka
1 ano atrás

Vai dar ó furico

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

“O Google tem ferramentas muito avançadas para analisar o conteúdo das páginas.”

Tem um pessoal, esses que falam em Toddynho, que não estão muito felizes com o Google, motivo, o Google está apagando notas negativas de um pessoal frustrado que foram dar notas baixas para um restaurante, inclusive um pseudo jornalista que se diz “conservador” e contra “extremistas”…O Google é implacável…rsrsrs

Slow
Slow
1 ano atrás

A Ucrânia não recua porque ela está ganhando hahaha ..

Vai acontecer igual em azovstal vão ficar cercados e se render ..

Canarinho
Canarinho
Reply to  Slow
1 ano atrás

Putz irmao que comentario chulo. Fica a dica – Intel Slava Z, sai da bolha.

Joanderson
Joanderson
1 ano atrás

Realmente eu pensei que três meses seria o suficiente para a Rússia invadir e dominar toda a Ucrânia, porém pelo visto essa guerra ainda vai demorar muito. 1 Agora uma pergunta realmente o exercício russo é incompetente ou guerra é uma coisa complicada de se prever, sera que os EUA teriam maiores êxitos ? 2 Em uma guerra convencional contra a otan a Rússia não teria a menor chance não digo nem de ganhar porq isso até Putin sabe que é impossível, digo de oferecer uma resistência equilibrada. Pelo que da para perceber paises como França e Inglaterra tem poder… Read more »

Firmino
Firmino
Reply to  Joanderson
1 ano atrás

Não há como destruir um Exército de 600 mil homens em pouco tempo.
Ainda mais em um país com 600 mil km2 e centenas de cidades e milhares de pontos fortificados
O importante é que os russos estão usando uma estratégia de infligir perdas ao inimigo sem se expor muito.
Os resultados estão excelentes.

Joanderson
Joanderson
Reply to  Firmino
1 ano atrás

So de a Rússia ficar sobre efeito de sanções ja é uma derrota grande para um pais que sempre se colocou como um player mundial.
Para um pais ter influência global precisa de dinheiro e sobre sanções fica difícil a longo prazo.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Firmino
1 ano atrás

“sem se expor muito”.
Prezado, creio que você esteja desatualizado.
Como disse Peskov, “as baixas no nosso exército é uma GRANDE tragédia “

Firmino
Firmino
Reply to  Heinz Guderian
1 ano atrás

Creio que vc está mais desatualizado ainda.
A estratégia a que Peskov se referia foi a de tentar entrar em cidades como Kiev.
De lá pra cá, muita coisa mudou.
E piorou muito para os ucranianos.

Canarinho
Canarinho
Reply to  Firmino
1 ano atrás

Aham ta bom. Cara voce acha que a gente e idiota??? Desde 2014 o leste da Ucrania vem sendo saturado de equipamento e treinamento ocidental. veja alguns canais do telegram, como o intel slava Z e vc ficara assustado com a quantidade de armamento que e deixado para tras epos Ucranianos.

Gabriel ferraz
Gabriel ferraz
Reply to  Joanderson
1 ano atrás

Procure estudar oque é uma guerra antes de achar que as coisas são como super trunfo. Realmente em números a Rússia teria condições de ganhar da Ucrânia em pouco tempo. Mas em uma guerra existem subfatores muito mais importantes do que números. Ninguém imaginou que o ocidente fosse ajudar em armas na proporção que tem ajudado e é isso que tem mantido a Ucrânia de pé pois se não fosse isso a Ucrânia quase toda já tinha caído. Segundo nenhum país ocidental tem capacidade bélica por meios convencionais de derrotar a Rússia a curto prazo, seria uma guerra muito longa… Read more »

Joanderson
Joanderson
Reply to  Gabriel ferraz
1 ano atrás

Cara concordo com vc em partes tipo não tem essa que a Rússia não imaginava que o ocidente iria ajudar em armas na proporção que esta ajundando, vc acha msm que os paises da otan e mais alguns como Japão inimigos históricos dos russos iriam perder a oportunidade de fazer a Rússia sangrar dentro da Ucrânia, sendo que desde o tempo da guerra fria essa estratégia era usada por ambos os lados. Ou o Putin tem uma carta na manga,ou ele chutou msm o pau da barraca . Porq até da Rússia ter deixado 300 bilhões de dolares em reservas… Read more »

Augusto
Augusto
Reply to  Joanderson
1 ano atrás

Realmente Joanderson, esse e um dos motivos que eu acredito que o Putin não estava planejando invadir mesmo a Ucrânia. Se ele realmente estivesse seria uma tolice e estupides ter deixado tantas reservas assim no exterior. Eu ainda acho que a intenção dele com as tropas estacionadas na fronteira era de fazer pressão nos ucranianos e fazerem eles cederem. Como eles não cederam e ainda mais com as provocações do Biden, obrigaram a ela usar “seus” 100.000 soldados que estavam na fronteira para a tal de “operação especial”, ou seja ele agiu de cabeça quente sem analisar todas as repercussões… Read more »

Joanderson
Joanderson
Reply to  Augusto
1 ano atrás

Realmente fica difícil saber qual é a real intenção do putin.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Joanderson
1 ano atrás

Joanderson, eu acho que os americanos teriam um êxito maior do que a Rússia, primeiro porque lançaram saraivadas de Tomahawks, muito mais que as saraivadas russas de Kalibr, os bombardeiros americanos como b-1 e b-2 seriam mais utilizados, sem contar que as bombas americanas são guiadas, os russos estão anêmicos/incompetentes nessa invasão.
Quanto a OTAN, o próprio Putin admitiu que ela é mais forte que a Rússia, mas também não é lá grandes coisas, estavam sofrendo na Líbia, o salvador da pátria foram os americanos.
Veja em comentário da época do Tadeu, um dos mais pró-OTAN/EUA aqui da trilogia.

Joanderson
Joanderson
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Realmente os EUA teriam um exito maior so de ser impossível os outros paises sancionar eles ja é uma vantagem esmagadora.
Fora que pelo orçamento de defesa do tio sam eles devem ter uma logistica muito mais eficiente do que a dis russos.
A Rússia tinha muito equipamento veio que precisavam de manutenção e modernização fora que eles investiam pesado em novas tecnologias belica querendo bater de frente com a indústria bélica dos EUA e em muitos casos até conseguiam, a Rússia faz milagres com o pib e orçamento de defesa que possuem.

Augusto
Augusto
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Mauricio, com essa invasão da Rússia na Ucrânia, com toda certeza o Tadeu deve ter mudado de ideia, kkkkk.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Faz sentido, na Líbia mesmo eles estavam sem coordenação, cada um fazia o que queria.

Machado
Machado
Reply to  Joanderson
1 ano atrás

Eu já penso o contrário. O meu ponto de vista é que a Rússia agora já quer prolongar mais a guerra e colapsar as economias européias. Com a ajuda da China que habilmente reteu as embarcações em Xangai por causa da covid (Lockdown). Vai arruinar a economia ocidental. Falta de tudo. Eles planejaram tudo.

Joanderson
Joanderson
Reply to  Machado
1 ano atrás

Realmente nd empede de a estratégia ser essa msm.

dfa
dfa
Reply to  Machado
1 ano atrás

Cara é tanto disparate que você escreveu…

Então você acha mesmo que a China uma economia altamente dependente de exportações para a Europa ia dar um tiro desses nos pés?
Quanto mais tempo a China reter seja o que for, mais depressa rivais regionais começam a criar cadeias alternativas aos produtos exportados para o ocidente.
A liderança chinesa parece ter os pés na terra, ao contrário das mentes iluminadas russas que sonham com um império de Lisboa a Vladivostok.

Last edited 1 ano atrás by dfa
Zabumba
Zabumba
Reply to  dfa
1 ano atrás

Deixa de ser confuso vai ler bons livros de economia.

Gabriel ferraz
Gabriel ferraz
1 ano atrás

Oque a Rússia irá fazer é simples, conquistará donbass, ficará na defensiva para manutenção desses territórios pois sabemos bem que a figura atacante nesse cenário será a Ucrânia e mais importante ainda a Rússia sofreu pesadas baixas no papel do ataque que é mais que normal em uma guerra pra quem defende na teoria é mais fácil. O problema é, dará tempo pra Rússia reagrupar suas tropas e material pra uma nova ofensiva no setor sul para tomar a região de odessa e mykolaiv. E assim sucessivamente. Ou vocês tão achando que a Rússia vai parar depois da região de… Read more »

Mensageiro
Mensageiro
Reply to  Gabriel ferraz
1 ano atrás

Ou seja a vida para os russos não importa. Putin é um moedor de carne pra fazer terras.

Carvalho
Carvalho
1 ano atrás

Sob qualquer aspecto que se analise:
Decepcionante o desempenho das forças armadas russas.

Rodes
Rodes
1 ano atrás

risos

China has closed the skies for Boeing and Airbus aircraft of Russian airlines, according to Russian media

https://twitter.com/Flash43191300/status/1530200987251654656

Last edited 1 ano atrás by Rodes
João Adaime
João Adaime
1 ano atrás

Peço ajuda aos amigos que comentam aqui.
Quem falar com o Antônio, por favor lembre a ele que ontem o time dele (Fluminense) aplicou acachapantes 10 X 1 no Oriente Petrolero fora de casa, mas mesmo assim não classificou para a próxima fase da Sul-americana.
A Rússia também está goleando a Ucrânia, mas será que ela classifica para a próxima fase?
Desde já agradeço a todos.

João Adaime
João Adaime
Reply to  João Adaime
1 ano atrás

Olá Antônio. Quanto tempo.
Pena que teu time caiu fora. Estava torcendo que continuasse, para que nós pudéssemos ganhar de novo de vocês. A primeira vez este ano foi pelo Brasileiro. Agora seria pela Sula. A propósito, o Internacional é conhecido como destruidor de tricolores.
Abraço

Ercik Barros
Ercik Barros
Reply to  João Adaime
1 ano atrás

Antonio tudo vê e tudo sabe.
Inclusive dos 10 x 1 do time dele.

Rodes
Rodes
1 ano atrás

Eu gosto como todo militante es.quer.dista tenta pautar os veículos de comunicação, as discussões e etc. Sempre calcada no delírio de ressentimento e “justiça” deles.

NÃO PASSARÃO kkkk

Scudafax
Scudafax
1 ano atrás

A despeito de 8 anos de treinamento com a OTAN, dezenas de bilhões de dólares, modernos equipamentos e armas, extenso compartilhamento de inteligência e sanções econômicas devastadoras, os combatentes do Donbas e da Rússia continuam avançando sobre posições fortificadas e clamando território. E estes são fatos.

Bosco
Reply to  Scudafax
1 ano atrás

A Rússia teve o mesmo tempo para se preparar, adotar modernos equipamentos e armas , treinar suas tropas, se precaver de sanções futuras e acumular dados de inteligência e está há 3 meses num atoleiro cujo final é uma completa incógnita.
Estes são os fatos.

Last edited 1 ano atrás by Bosco Jr
Carvalho
Carvalho
Reply to  Scudafax
1 ano atrás

Com um custo (equipamentos e vidas russas) bem maior do que seria esperado de um Exercito eficaz.

Zezão
Zezão
Reply to  Scudafax
1 ano atrás

A conquista de Donbas não significa vencer a guerra. O que importa é a vitória nesta guerra. E a vitória na guerra é, no nível mais básico, uma avaliação e não um fato ou uma condição. A vitória na guerra não é avaliado somente por critérios objetivos, como baixas ou território tomado ou perdido. Pra vencer uma guerra, o que importa mais é a percepção final da situação, e não os fatos. O fato de que um lado conquistou um grande pedaço de território e portanto está vencendo, não quer dizer necessariamente que o outro lado tenha sofrindo uma grande… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Zezão
Pablo Maroka
Pablo Maroka
1 ano atrás

coitadinhos, falta a google criar uma ferramenta onde a sucataria russa invade países facilmente

Oráculo
Oráculo
1 ano atrás

Bem consistente a análise do cara. Esse “envio de reforços a Severodonetsk” citados no texto coincide com o surgimento de vários vídeo de soldados ucranianos reclamando que foram enviados para o front sem armamento apropriado(artilharia), com poucos blindados e comando fraco. O autor matou a charada sobre o que está acontecendo. Os generais ucranianos vão tentar criar uma nova Mariupol no coração do Donbass. Esses soldados serão cercados. E daí começa outra batalha rua a rua, casa a casa. Será outra carnificina. O “moedor de carne humana” – apelido que os soldados deram para as batalhas no Donbass – vai… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Oráculo
Vitor
Vitor
Reply to  Oráculo
1 ano atrás

Lamento… sua imaginação é fantasiosa.

Oráculo
Oráculo
Reply to  Vitor
1 ano atrás

Argumente.

Será fácil derrubar todos as suas argumentações, e se for preciso, inclusive colocando as fontes.

Neural
Neural
1 ano atrás

Ucrânia está utilizando o supra sumo da tecnologia. Opa, perai..

Marc
Reply to  Neural
1 ano atrás

Calibre 7,62×54 R ainda hoje utilizado no Dragunov e variantes. Velha, pesada, lenta mas ainda letal. Algo como a 1911!

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Marc
1 ano atrás

Vai moer aquele tanque Russo.

Zezão
Zezão
Reply to  Neural
1 ano atrás

Em 2011, os ucranianos tinham 35.000 metralhadoras Maxim armazenadas nos depósitos do ministério da defesa da Ucrânia, não é pouca coisa.
É uma metralhadora robusta e a munição é padrão 7.62, que ainda é fabricado na Ucrânia.

Mafix
Mafix
Reply to  Zezão
1 ano atrás

O maximo que vão usar essas armas é para defesa de postos de controle ou em algum lugar longe da linha de frente …

Firmino
Firmino
Reply to  Mafix
1 ano atrás

Tipo o T-62?
Dois pesos e duas medidas, né?

César
Reply to  Firmino
1 ano atrás

Só que um não canta de galo que é potência militar e esta invadindo outro país por motivos idiotas.

Zé lesqui
Zé lesqui
1 ano atrás

Muito boa análise! Conduzir as operações visando objetivos imediatos de propaganda política pode custar muito caro.

Jonny BR
Jonny BR
1 ano atrás

Os caes ladram mas a caravana passa, no caso dos russos passando o rodo nas tropas Ucraninas, ja se pssaram mais de 72 horas da publicação da matéria e Russos já detém o controle de mais de 80% do território de Severodonestk.
Lento mas progressivo!