Soldados ucranianos, buscando dispersar as forças russas, lançaram uma contra-ofensiva no domingo em Kherson, a principal cidade do sul que Moscou considerava tão segura sob seu controle que havia introduzido o rublo.

O empurrão da Ucrânia em Kherson ocorreu enquanto suas forças lutavam desesperadamente para impedir os esforços da Rússia de conquistar e cortar uma faixa estratégica do leste da Ucrânia que é central para o esforço de guerra de Moscou, e teve o efeito de expandir o campo de batalha.

A abertura da nova frente sublinhou que, quando se trata de território na Ucrânia, pouco vale a pena, pois cada lado tenta explorar as vulnerabilidades estratégicas mutáveis ​​do inimigo. Essa volatilidade promete apenas aumentar à medida que a Ucrânia recebe artilharia de longo alcance mais sofisticada e, em breve, possivelmente mísseis americanos.

No domingo, o presidente Volodymyr Zelensky da Ucrânia, que apelou por essas armas, procurou levantar o moral visitando o nordeste do país, perto de Kharkiv, que ainda está sob bombardeio.

Ele elogiou as forças da Ucrânia por seu sucesso neste mês em expulsar os russos dos arredores da cidade e disse em um discurso na noite de domingo que “Kharkiv sofreu golpes terríveis dos ocupantes”.

A cidade, que sofreu meses de bombardeios que mataram muitos civis e forçou dezenas de milhares a fugir, foi atingida novamente horas depois que o presidente ucraniano saiu, segundo a Reuters. Mas a longo prazo, disse Zelensky no final de domingo, é a Rússia que vai pagar o preço.

“A Rússia já perdeu não apenas a batalha por Kharkiv, não apenas a batalha por Kyiv e o norte de nosso país”, disse ele. “Perdeu seu próprio futuro e quaisquer laços culturais com o mundo livre. Todos eles queimaram”.

O anúncio da contra-ofensiva ucraniana – “Espere, Kherson, estamos chegando!” disseram os militares na manhã de domingo no Twitter – sinalizou o que pode vir a ser um novo capítulo em uma guerra que tem significado político, econômico e humanitário muito além das fronteiras da Ucrânia.

Kherson, uma cidade portuária no coração agrícola da Ucrânia, foi a primeira grande cidade a cair quando as forças russas avançaram para o norte da Crimeia há mais de três meses. Depois de tomá-la, Moscou usou a cidade como base para operações no sul da Ucrânia.

Mas nas últimas semanas, as forças russas – esticadas e sofrendo pesadas perdas à medida que ganham terreno na região leste de Donbas – concentraram seus esforços no sul para fortalecer posições defensivas. Imagens de satélite mostraram russos lutando para construir fortificações em Kherson, onde os tiros de uma insurgência surgiram este mês.

Não ficou claro se eles estavam preparados para o contra-ataque ucraniano.

O quartel-general militar ucraniano disse em comunicado que suas forças romperam uma linha de defesa russa e empurraram os russos para um terreno menos favorável perto das aldeias de Andriyivka, Lozove e Belihorka. A contra-ofensiva também procurou ameaçar as rotas de abastecimento da Rússia em pontes sobre o rio Dnipro.

A Ucrânia vinha telegrafando a contra-ofensiva há dias, embora tivesse dito que tal manobra exigiria os sistemas de artilharia ocidentais prometidos pelos Estados Unidos e outros aliados. Não ficou claro no domingo qual artilharia a Ucrânia estava usando em sua contra-ofensiva.

Em uma guerra que está se tornando cada vez mais uma corrida armamentista, poderosos obuses de fabricação americana chegaram às forças ucranianas este mês, e as tropas ucranianas receberam recentemente mísseis de cruzeiro antinavio Harpoon da Dinamarca. O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksiy Reznikov, disse que eles seriam usados ​​para tentar quebrar o bloqueio russo do Mar Negro e proteger a cidade portuária de Odesa.

O governo Biden também aprovou o envio de sistemas de foguetes de lançamento múltiplo de longo alcance (MRLS) para a Ucrânia, uma transferência significativa que pode ajudar enormemente sua defesa.

Com qualquer hardware que tenha em mãos, a Ucrânia parecia estar enviando no domingo uma mensagem à Rússia de que não jogará simplesmente na defesa em um campo de batalha escolhido pela Rússia. Em vez disso, a Ucrânia parece estar redesenhando o mapa para incluir os lugares onde as forças russas diminuídas e duramente atingidas se entrincheiraram em posições defensivas.

A Rússia, depois de falhar espetacularmente na captura de Kyiv, a capital, e Kharkiv, a segunda maior cidade, estreitou seu foco na linha de frente leste de 120 quilômetros na delgada região oriental de Donbas. Ela dedicou a maior parte de suas forças para atacar o leste da Ucrânia e capturar Sievierodonetsk , a última cidade controlada pela Ucrânia na região de Luhansk, que agora está no centro do conflito.

O presidente Zelensky descreveu as condições em Sievierodonetsk no fim de semana como “indescritivelmente difíceis”. Os ucranianos chamam a rota para a cidade vinda do oeste de “estrada da vida”, pois é o único meio de reabastecer seus soldados lá. A Rússia tentou cortar essa estrada, e postagens de mídia social de veículos blindados russos queimados na rodovia indicaram que eles o fizeram pelo menos brevemente antes de serem repelidos.

Oficiais militares ucranianos publicaram no domingo no Facebook que a Rússia estava “tentando se firmar nos arredores do nordeste da cidade de Sievierodonetsk, realizando operações de assalto na direção do centro da cidade”.

A Rússia tem usado artilharia de longo alcance para derrubar cidades-alvo à distância antes de cercar e morder território.

A Rússia tem ogivas termobáricas, uma temível arma convencional apelidada de Onda de Calor, que envia ondas de choque para bunkers e trincheiras. Ele também afirmou ter testado com sucesso um míssil de cruzeiro hipersônico Zircon do Mar de Barents em um alvo a mais de 620 milhas de distância. Armas hipersônicas, geralmente definidas como aquelas capazes de voar a velocidades acima de Mach 5 – cinco vezes a velocidade do som – estão no centro de uma corrida armamentista entre Estados Unidos, Rússia e China.

À medida que as táticas, alvos e armamentos mudam no conflito, uma constante é o custo humano. Os militares ucranianos disseram no domingo que Moscou ordenou que os hospitais na Crimeia parassem de tratar civis para cuidar de soldados feridos. A alegação não pôde ser verificada de forma independente.

Em meio à perda de vidas e à destruição da sociedade civil, os líderes europeus estão novamente pedindo um cessar-fogo.

O presidente Vladimir V. Putin da Rússia disse em um comunicado do Kremlin que estava “aberto a renovar o diálogo com Kyiv”.

O comunicado descreve uma ligação que ele teve no sábado com os líderes da França e da Alemanha. De acordo com o Kremlin, Putin disse que as entregas de armas ocidentais podem levar a “uma maior desestabilização da situação”, e renovou sua exigência de que o Ocidente retire as sanções contra a Rússia para facilitar a exportação de alimentos e fertilizantes.

O presidente Emmanuel Macron da França e o chanceler Olaf Scholz da Alemanha disseram que qualquer resolução da guerra deve ser negociada entre Moscou e Kyiv “com respeito pela soberania e integridade territorial da Ucrânia”, segundo um comunicado do gabinete da presidência francesa.

Mas Mykhaylo Podolyak, assessor do presidente da Ucrânia e enviado para as negociações de paz realizadas no início do conflito de três meses, disse em um post no Telegram no fim de semana que a Rússia simplesmente não era confiável.

“Qualquer acordo com a Rússia não vale um centavo quebrado”, escreveu Podolyak. Até que as tropas russas se retirem da Ucrânia, disse ele, “as negociações estão sendo conduzidas por uma ‘delegação’ separada na linha de frente”.

FONTE: The New York Times

Subscribe
Notify of
guest

97 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis Carlos
Luis Carlos
1 ano atrás

Essa ofensiva já foi parada com grandes perdas dos ucranianos.
Foi um movimento para tentar desviar a atenção dos russos de Donbass.

https://southfront.org/successful-attack-of-kyivs-forces-in-kherson-appears-to-be-total-disaster-photos/

Parece haver uma espécie de desespero dos ucranianos.
Tentaram o mesmo ao norte de Kharkov e estão perdendo os poucos vilarejos que tinham conquistado.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Ahhhhhh vc e suas narrações de guerras e batalhas imaginárias Kings.

Atirador 33
Atirador 33
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Eu não tenho nenhum tipo de respeito por esse Sr. que se esconde em diversos nickmanes para colocar suas ideias, esse tipo de comportamento é inaceitável o cara é uma farsa. Tenho respeito as opiniões contrárias, mais essa infantilidade atrelada a mau caratismo é para ser ignorada.

Porém nesse momento, os russos estão progredindo em solo ucraniano. Para o bem dos ucranianos, o ocidente deverá manter as sanções contra a economia russa, apoiar as forças ucranianas com inteligência no campo de batalha e armamento de artilharia. Caso contrário o que veremos é um aumento do território russo sobre a Ucrânia.

Rayan
Rayan
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Deram dislikes simplesmente porque o cara retratou o que aconteceu. É típico daqui…

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Rayan
1 ano atrás

Mas o link que ele trouxe não descreve um desastre, um veículo alguns corpos e nada de provas de um desastre. Diferente da travessia do rio onde teve ampla quantidade de imagens provando o desastre. Se arriscar essas fotos nem são de Kherson.
Ele narra uma guerra inexistente, mortes e destruição que só existe na cabeça dele.

Rayan
Rayan
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Por favor, não apenas o Southfront menciona essa perda grave, diversas outras fontes relatam. Uma coluna inteira foi destruída, segunda vez.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Rayan
1 ano atrás

Que fonte? Intelslava? Não achei nenhuma prova de que houve tal fracasso na ofensiva além das páginas russas que narram esse desastre sem nenhuma foto ou prova de que foi um desastre mesmo. Aliás assim como o lado Ocidental tem narrativa de torcida, no lado russo há muita fraude fotográfica já desmascarada por blogueiros indepentes. Igual a tal fraude que foi propagada dizendo que o massacre de Bucha não ocorreu, desde aquele momento as fontes russas perderam qualquer credibilidade de imagem ou vídeo justamente por fraudar provas.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Essa contra ofensiva não foi bem sucedida. Muitos equipamentos ucranianos foram destruídos.

bruno
bruno
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

E a imagem da vitória dos Russos?

Arthur
Arthur
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Escuta aqui mané. Se quer ter provas irrefutáveis vai procurar na Globo e na CNN que te forjam na hora! Se acreditas em lobisomem, fada do dente e outras palhaçadas divulgadas pela grande mídia, problema teu! Se não cansas de falar asneiras em todos os comentários, parabéns! Um dia o Zelensky vai usar cuecão de couro para combinar com as camisetas regata que usa e vai sair abraçado com Putin! Acredite se quiser!

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Rayan
1 ano atrás

E outra dei deslike porque é falsa a afirmação só isso. O dia que ele ater aos fatos a gente da like, mas ele (Kings) não tem compromisso no com a verdade apenas com sua narrativa.

Rayan
Rayan
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

E vc acha que eu perco tempo ou emoção em dar dislikes como vc e alguns nessa batalha infantil virtual?

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Rayan
1 ano atrás

Ué se vc acha que contrapor a mentira é batalha infantil então a ignorância é sua e não minha. Não é uma batalha, é apenas desmentir a narrativa dos bots que trazem a propaganda russa ao blog e chegam até ofender os editores quando a matéria não é de seu gosto..

Rayan
Rayan
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Qual tua credibilidade em dizer que essa contra -ofensiva em Kherson, que resultou em fracasso é mentira? Expliquei com base em relatórios diversos que a coluna ucraniana foi emboscada na segunda linha fortificada russa em ataques de artilharia, fundamentei as Fontes, mas para um polarizador infantil é essencial que se diga que foi um êxito. Fica com mais um equívoco na tua convicção. Eu respeito vários aqui com argumentos contrários, mas você entra diariamente para repetir comentários fracos e atacar os outros, agindo de forma mimada e infantil. Eu não dou valor às tuas provocações e análises, das mais fracas… Read more »

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Rayan
1 ano atrás

Se você tivesse alguma fonte que indicasse isso e não fossem diretamente controlada pela Russia a gente iria levar a serio a afirmação

Rayan
Rayan
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Cara, você não pesquisa nem sequer tem capacidade de analise. O próprio ISW não confirma qualquer avanço ucraniano nessa contra -ofensiva no seu relatório de análise. Eu trouxe relatórios que indicam o que ocorreu, mas dependendo da crença de cada um , será rotulado como “falso”, da mesma forma que as fontes do Estado Maior ucraniano que muitos aqui acreditam cegamente. Então não nivela o debate por esse viés tosco de “mídia controlada pela Rússia”, muda essa retórica repetitiva, não cola. Você sequer tem conhecimento da fonte que eu trouxe que não tem nada de oficial ou “controlada pelo Kremilin”,… Read more »

Arthur
Arthur
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

O que é falso para ti? Teus comentários cretinos? Se gostas de distribuir dislikes o tempo todo, te invejo! Mas não posso te imitar porque tenho coisas mais importantes para fazer. Agora uma revelação digna de dislike: O PRESIDENTE DA UCRÂNIA É BOIOLA! USA CUECÃO DE COURO!

César
Reply to  Rayan
1 ano atrás

Não! Deram deslikes porque todo mundo aqui conhece os perfis falsos do xings. Entendeu, outro perfil falso do xings?

Rayan
Rayan
Reply to  César
1 ano atrás

Amigo, è tanta provocação infantil nesses comentários que não contextualizo quem é fake.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Rayan
1 ano atrás

Mas ele é. todos já conhecem

Rayan
Rayan
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Ok, mas não perco meu tempo com criancices nem provocações. Hoje foi tão absurdo que resolvi contrapor tanta irracionalidade. Quando aqui comentei foi tentando trazer uma análise não ideológica ou subjetiva, ainda que não 100 % certa, diferentemente de muitos que passam o dia nessa molecagem que retrata o nível de analfabeti funcional do país.

dfa
dfa
1 ano atrás

Melhor dos sucessos aos Ucranianos, apesar de recear alguma medida drástica por parte de um urso encurralado.

Meu desejo, que a reconquista Ucraniana corra de feição e que a diplomacia volte a funcionar entre nações irmãs sem Czares no poder.

Lugar da Rússia devia ser ao lado da Europa sem americanos, ingleses ou chineses, e essa maldita guerra que Putin orquestrou só veio prejudicar a Rússia e seus antigos parceiros económicos.

“Slava Ukraini”

Zabumba
Zabumba
Reply to  dfa
1 ano atrás

É camarada no andar da carruagem apenas um nuck…coloca ordem na casa aí todos vão conversar como adulto…e deixar o capeta fora da reunião de paz “USA”.

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
Reply to  Zabumba
1 ano atrás

Quem ainda não entendeu o porquê deste conflito e imagina que os russos estão sendo derrotados vai aqui o balde de água fria. Já é fato que essa contraofensiva falhou miseravelmente, mais de 200 combatentes ucranianos perderam a vida e vários veículos foram destruídos principalmente pela força aérea russa.

A narrativa globalista através da sua sucursal NYT é apenas miragem.

Last edited 1 ano atrás by PRAEFECTUS
Agressor's
Agressor's
Reply to  PRAEFECTUS
1 ano atrás

Guerra se ganha com ótimas estratégias, e é importante também reconhecer erros, a Rússia cometeu erros nessa guerra, e agora eles tão bolando novas estratégias, é da tradição deles serem ótimos estrategistas, foi com estratégias super inteligentes que eles conseguiram derrotar os alemães, é só dar uma lidinha sobre a segunda guerra mundial…

Paulo
Paulo
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Exato. Um bom exemplo dessas estratégias brilhantes foi a Batalha de Estalingrado, quando um soldado recebia um fuzil enquanto outro ficava com a munição. Além disso quem tentasse recuar era recebido a tiro de metralhadora.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Paulo
1 ano atrás

Não, não é lenda não……

Paulo
Paulo
Reply to  Paulo
1 ano atrás

Caro,

Na realidade li sobre isso há muito tempo, quando comprava coleções sobre a II Guerra Mundial e outros assuntos militares que lançaram entre o final da década de 1980 e começo da década de 1990. Infelizmente, não as possuo mais.

Dario
Dario
Reply to  Paulo
1 ano atrás

Antony Beevor em Stalingrad, a respeito das formações de milícias populares, os Narodnoe Opolchenie: “Altogether over 135,000 Leningraders, factory workers as well as professors, had volunteered, or been forced to volunteer. They had no training, no medical assistance, no uniforms, no transport and no supply system. More than half lacked rifles, and yet they were still ordered into counter-attacks against panzer divisions. Most fled in terror of the tanks, against which they had no defence at all. This massive loss of life–perhaps some 70,000–was tragically futile, and it is far from certain that their sacrifice even delayed the Germans at… Read more »

Dario
Dario
Reply to  Dario
1 ano atrás

Correção, esta citação de Beevor é de The Second World War, obviamente sobre Leningrado no capítulo Barbarrosa.

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
Reply to  PRAEFECTUS
1 ano atrás

Em tempo,

a força da Rússia está aumentando com o número de soldados de várias regiões que se juntam à invasão. Uma informação diz que os soldados da Ossétia do Norte voltarão a lutar. Esta informação foi reforçada após a circulação de vídeos de soldados da Ossétia do Norte em pé enquanto agitavam a bandeira russa. Dizem que eles foram enviados à Ucrânia para lutar. Ossétia do Norte antes fazia parte da Geórgia.

Gugs
Gugs
1 ano atrás

Força para o bravo povo ucraniano. Que consigam expulsar estes vermes invasores.

Last edited 1 ano atrás by Gugs
Silent Eagle
Silent Eagle
Reply to  Gugs
1 ano atrás

São muito bravos esse povo, avante pra empurra esses vermes aonde não deveria ter saído.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Gugs
1 ano atrás

E pensar que Putin pediu somente para zélenski, presidente palhaço, não se aliasse a otan….

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

Bah mas grande ofensiva onde já não tinha mais Russos

Vpered soldaty, do velikoy pobedy

Marcos10
Marcos10
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Não é o que diz o mapa acima, e o próprio artigo.
Acho que você leu a primeira linha, não gostou, não leu o resto, e fica falando bobagens.

Luis Carlos
Luis Carlos
1 ano atrás

Essa ofensiva foi parada com muitas perdas ucranianas.

No vídeo, posições da 28a Brigada das AFU destruídas pelos russos na direção Nikolaev-Kherson.

youtube.com/watch?v=92aFya88bYQ

Agressor's
Agressor's
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

E a guerra não é só batalhas, a Rússia tá ganhando rios de dinheiro com a alta do gás e petróleo. Os brasileiros realmente não sabem quem é Vladimir Putin! Esses comentários toscos.. 🙄 🤦

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Mostra apenas uma posição de defesa de artilharia destruída apenas 1, sem corpos ou outras provas de que foi o massacre que você narra.

Rayan
Rayan
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Inúmeras matérias retratam sério revés tático sofrido pela Ucrânia. Não é questão de torcida, o ocorreu mesmo. Essa contra -ofensiva parou na segunda linha de defesa russa, que emboscou e eliminou toda coluna ucraniana. Muito mal planejado esse ataque, até como reconhecimento foi mal concebido, tristemente. “As autoridades da região de Kherson falaram sobre o fracasso da ofensiva das Forças Armadas da Ucrânia 29 de maio de 2022 Foto: Fatos ICTV *As tentativas dos militares ucranianos de romper a linha de defesa na região de Kherson terminaram com a perda de pelo menos 70 soldados mortos no campo de batalha,*… Read more »

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Rayan
1 ano atrás

Kkkkkkk é por isso que você tá tão puto comigo, traz fontes falsas e quer debater infantilidade. Como disse na página SouthFront não traz fotos ou provas desse desastre narrado, esse outro link é uma mera propaganda russa, não traz nada que corroboga o texto. O que traz no texto da ICTV é uma réplica do que está escrito no RIA , sem provas fotográficas ou vídeo. Diferente vc eu ao menos abro os links e para sua tristeza praticamente os links se referenciam a uma mesma fonte que é a propaganda russa e para dar credibilidade colocam a fala… Read more »

Rayan
Rayan
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Rapaz, nem o ISW que apenas se baseia em fontes ucranianas pelo Facebook no seu relatório de avaliação confirma qualquer avanço das forças Ucranianas no eixo de Novohrygovloka, de onde partiu a contra ofensiva. Mas você sequer conhece ou lê, se baseia em fontes ucranianas que satisfazem teus sentimentos infantis. Eu não perco meu dia em ficar “puto” com trooler despreparado como você, por favor. Quem passa o dia como criança atacando os outros na tua torcida moleque é você, apenas hoje estou gastando meu tempo em expor o teu nível de fraqueza argumentativa, baixíssima capacidade de debate e pífio… Read more »

Rayan
Rayan
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Links ou matérias ou Estudos? Você em seus posicionamentos não traz jamais um fundamento sério, eu me canso de expor com detalhes teus equívocos absurdos e imprecisões, cito contextos e análises, você ficava em silêncio na imensa das vezes justamente por despreparo nítido. Até na defesa de seus argumentos você explica mal e se contradizendo. Repete a ladainha infantil de “fonte russa” como se fontes ucranianas tivessem credibilidade. Você não sabe o mínimo do que é um confronto armado, não compreende geopolitica, sua escrita é muito fraca, sinto dizer Wellington.

Marcos10
Marcos10
1 ano atrás

Quantos Presidentes vão visitar o campo de batalha quando seu país é invadido? Dei uma olhada em alguns sites especializados que estão monitorando a guerra e os mesmos dizem que embora os russos estejam fazendo uma grande ofensiva no Leste, do ponto de vista tático, as conquistas russas são pouco relevantes. Originalmente um russos estavam tentando fazer uma grande pinça na região, mas fracassaram, lhes restando fazer operações menores. Em outro afirma que a grande batalha dessa guerra foi por Kiev, que os russos fracassaram, tendo enormes perdas. Ao meu ver os europeus ainda não se deram conta de que… Read more »

Luis Carlos
Luis Carlos
1 ano atrás

O presidente Emmanuel Macron da França e o chanceler Olaf Scholz da Alemanha disseram que qualquer resolução da guerra deve ser negociada entre Moscou e Kyiv “com respeito pela soberania e integridade territorial da Ucrânia”

Só que…….

‘Unidade da UE em torno das sanções contra Rússia ‘começa a ruir’, diz ministro alemãoFala de Robert Habeck ocorre na véspera de encontro para discutir embargo ao petróleo russo’
A Europa não vai conseguir isolar a Rússia e muito menos sobreviver sem a energia russa.
Esse Putin é bom.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
1 ano atrás

Espero que expulsem a venezuela gelada de Kherson

Luis Carlos
Luis Carlos
1 ano atrás

Esse tipo de reportagem publicada por americanos é terrível no sentido de dar a falsa impressão de que os ucanianos estão reagindo, ou mesmo tem capacidade para tal.
Esse ataque foi um desastre com grande perdas de material e soldados ucranianos.

Rodes
Rodes
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Xiu Kings peteba

Last edited 1 ano atrás by Rodes
Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Rodes
1 ano atrás
Marcos10
Marcos10
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Nesse sentido, essa sua propaganda tenta passar a ideia de um Putin do bem, combatendo pessoas do mal, entretanto trata-se de um capo mafioso que tomou conta de um país e decidiu saquear o país vizinho.
Os argumentos da invasão são os mais esdrúxulos, que vão de eliminar nazistas e garantir a defesa da Rússia contra a OTAN. Ao não derrubar o governo ucraniano, o primeiro argumenta fracassa, e ao não atacar Finlândia e Suécia, que solicitaram entrada na OTAN, o segundo argumento se esvai.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

A Rússia empregou até agora na Ucrânia só 7% de seu potencial militar….

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

si, não querem mostrar os outro 97% mesmo com grandes perdas humanas e de materias. Está xerto!

filipe
filipe
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Não faça um comentário desses aqui, os analistas militares norte americanos da página já dão como certa a derrota russa. A Russia tá sem munição, sem combustível, soldados desmotivados, recrutamento de velhos, putin com cancer, uma quantidade enorme de caças abatidos pelo fantasma de kiev kkkkkkkkkk, é uma torcida que chega a ser ridícula. No minino quando comentam estão de cueca ou calcinha com a bandeira norte americana ou da otan.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Teropode, mas nisso o mesmo vale para você, se a notícia te agrada ela tem credibilidade, tanto é que na matéria do Coronel você foi lá fazer pouco caso e passar um pano, e chamar o Coronel de “velho” não vai desqualificar em nada o relato dele, mesmo os pseudos-americanos não gostando, fatos são fatos, simples assim.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
1 ano atrás

Olha, eu até que gostaria que Kherson fosse retomada, mas será que os ucranianos tem meios para tal?
Sem aviação de suporte, fica difícil.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Heinz Guderian
1 ano atrás

Ter eles tem, o problema são as AA russas. Kherson há uma baixa quantidade de tropas russas, maioria foi remanejada para o Donbass. O ataque Ucraniano não é apenas uma finta e sim uma oportunidade para retomar o controle de uma importante cidade e região. Se Kherson for retomada a guerra para os russos se torna muito complicada no sentido tático. Lembrando que as tropas de Khakiv estão se preparando para avanços. É uma guerra de bastante idas e retiradas, creio que dure anos ainda as batalhas até ter um resultado meia boca

Heinz Guderian
Heinz Guderian
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Caro Wellington, creio que os ucranianos são muito capazes de lançar ofensivas, mas ainda não a acredito que eles possam lançar uma grande ofensiva que reconquiste toda região de kherson ou a cidade principal.
Apesar de terem alguns caças ainda(ucranianos) , a Rússia tem uma certa superioridade aérea e pode ficar no ar por mais tempo e também negar o uso do mesmo, a artilharia AA da Rússia, está dificultando bastante para as poucas operações aéreas ucranianas, e sem esse apoio, é difícil eles fazerem um contra-ataque grande.
Creio que ficarão em ataques menores, recuperando vilas e tal.

Agressor's
Agressor's
1 ano atrás

Sendo bem moralmente criminoso: A Ucrânia está prestes a desaparecer como país, teve seu coração econômico ocupado – o resto é questão de tempo – e vcs achando que a Rússia está perdendo! Os Ucranianos estão chegando em Moscou….kkkkk… 😀

Andre
Andre
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Os russos chegaram em kiev e de lá foram chutados.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Realmente a russia está ganhando, não conseguem ocupar completamente uma ex republiqueta soviética.

filipe
filipe
1 ano atrás

Bonita a torcida, mas até agora nenhuma ofensiva Ucraniana surtiu efeito. Só ocuparam territórios que os russos deixaram após recuar. Que continue a torcida, os comentários são niveis CNN, GLOBO, THE TELEGRAPH, THE NEW YORK TIMES, fontes de extrema confiança kkkkkkkkk. Continuem a força e vibração pra munição russa acabar, putin morrer de cancer, ou a ucrania matar todos coroneis e generais russos. Patético

Rayan
Rayan
Reply to  filipe
1 ano atrás

Infelizmente aqui a maioria não quer ler uma análise objetiva e factual. Quer torcer e ficar na base da provocação infantil. Critiquemos a Russia pela invasão, pelas mortes, mas daí a querer acreditar em contos de propaganda da imprensa ocidental é despreparo e desserviço aos fatos. Da mesma forma glorificar o sistema político ucraniano como perfeito e o país como uma Escandinavia.

Pior que a imensa maioria antes desse conflito sequer conhecia o mínimo da história da Ucrânia e de sua sociedade.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Rayan
1 ano atrás

Pior é que a Ucrânia só é um fracasso político e jurídico devido justamente a influência russa, neste momento por se afastar das mazelas russas que Moscou decidiu invadir a Ucrânia.

Rayan
Rayan
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

O fracasso da Ucrania não é por essa análise simplificada, mas por corrupção extrema se sua sociedade e domínio de oligarcas que espoliam o país e dominam as facções políticas e sociais do país. O legado pós soviético é desastroso para a Ucrania e inúmeros países que emergiram com o desmembramento da ex URSS em 1991. A Ucrânia enfrentou crises políticas e econômicas sérias desde essa época.

Gabriel ferraz
Gabriel ferraz
1 ano atrás

Diversas fontes indicam como uma missão falha e com diversas baixas

Luis
Luis
Reply to  Gabriel ferraz
1 ano atrás

Diversas fontes…

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
1 ano atrás

Milhares de ucranianos, civis e militares, morreram sufocados e queimados por conta da artilharia indiscriminada russa.
Já passou da hora do exército ucraniano dar um ultimato ao mundo no sentido de darem os equipamentos necessários, em qualidade e quantidade, para expulsar os russos rapidamente. Sob pena deles mesmos tomarem as providências.

O exército ucraniano é plenamente capaz de providenciar o contrabando de armamento nuclear e a produção de grandes estoques de armas químicas. Paciência tem limite.

Save Ferris

Rayan
Rayan
Reply to  Reinaldo Deprera
1 ano atrás

Contrabando de armamento nuclear e produção de armas químicas demandam infraestrutura industrial sigilosa e intacta, algo impossível no contexto atual para a Ucrânia.

Antes do conflito , possuiam capacidade para tal, mas geraria ataques preventivos russos que impediriam tal desenvolvimento, bem como sançôes internacionais devido à violação do TNP – Tratado de Não Proliferação Nuclear.

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
Reply to  Rayan
1 ano atrás

Negativo ❗ Disse contrabando de armamento nuclear, não disse contrabando de insumos. Países como o Paquistão, Israel, Índia e outros são candidatos para o fornecimento sigiloso e fraudado de uma simples bomba burra nuclear. Sobre armamento químico. Já disse aqui que um grupelho de 2 ou 3 adolescentes, sem nenhuma instrução, é plenamente capaz de produzir gás cloro usando apenas sal de cozinha. Recebendo apoio do exército que pode oferecer material, grandes quantidades de cloreto de sódio ou mesmo retendo o sal de cozinha da população civil, então, não é difícil imaginar que em questão de dias é possível obter… Read more »

Wellington Jr
Wellington Jr
1 ano atrás

Fonte?

Alfa BR
Alfa BR
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Além de velho, feio e careca ainda é mentiroso.

Rayan
Rayan
1 ano atrás

Por mais que se tente torcer, essas contra -ofensivas ucranianas na área de Kherson estão se revelando um fracasso tático -operacional constante e desnecessário para os ucranianos. Segunda vez em poucos dias que tentam romper linhas de defesa e sofrem extrema destruição por ataques de artilharia das forças russas a partir das segundas linhas defesa. Tática mal planejada e que resulta em perdas desnecessárias. E o terreno não ajuda – campo aberto, não é área urbana.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Rayan
1 ano atrás

Ta, mas onde você leu que as ofensivas estão fracassando? Intelslava? SouthFront? Narrativas falsas são criadas por ambos os lados, porem do lado Ocidental se pode contestar a fonte e procurar outros núcleos de informação, já do outro lado a narrativa já vem fabricada pelo governo Russo. Não acho que a Ucrania está cometendo erros táticos desse nível, se estivesse a Rússia já teria finalizado a guerra. Afinal estamos falando da Rússia que sempre narrou que batia de frente com os EUA. Bem sem torcida dessa invasão é um desastre, a Rússia está empregando uma grande número de tropas e… Read more »

Rayan
Rayan
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Amigo, eu não baseio minhas análises em fontes ucranianas para satisfazer torcida ou sentimentos. Diversos sites, até ucanianos de língua russa (pois é o idioma prevalente lá) relatam esse revés. Até postei aqui. Você pode até criticar o Southfront, mas diversas vezes trouxe perdas e críticas serias às táticas russas desde o início. Quanto sua análise, respeitosamente trago exatamente o oposto: – a Rússia não emprega grande quantidade de unidades e tropas. Ao contrário, é recorrente para inúmeros analistas o baixo efetivo empregado perante uma força muito mais numerosa. – os problemas loshisticos foram circunstanciais nas duas primeiras semanas pela… Read more »

Rayan
Rayan
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

E quanto aos dislikes ou curtidas, não me preocupo com isso, quem precisa disso para satisfazer o ego diante de tanta provocação diária infantil e moleque sofre de crise existencial. E ora curtem ao máximo ora fazem dislikes, para se ver o nível de desqualificação.

Rogério
Rogério
Reply to  Rayan
1 ano atrás

Se não se preocupasse não mencionava, toma deslike

Rayan
Rayan
Reply to  Rogério
1 ano atrás

Não me preocupo mesmo não, menciono para expor a infantilidade e criancices de quem se importa. Pouco me lixando para tua opinião e dislike.

Rayan
Rayan
1 ano atrás

Não me leve a mal, mas é um pensamento de torcida totalmente equivocado do ponto de vista militar, tático -operacional. Perder ativos militares já escassos e recursos humanos por ataques mal planejados é contrariar toda ciência militar ou buscar uma vitória tática sem pensamento estratégico.

Rayan
Rayan
1 ano atrás

Por favor, eu vi mapas indicando isso diretamente de fontes do front, mas não achei link. Teria por favor algum site? Obrigado

Rayan
Rayan
1 ano atrás

Pior que na região de Kharkiv e Donbass ocorre diariamente o mesmo massacre por irresponsabilidade do alto comando ucraniano, com a política de se lutar até o último cidadão. Indivíduos sem treinamento militar adequado, mobilizados nas Terodefesas – Batalhões de defesa territorial, expostos a massacres. É angustiante ver tantos rapazes – muitos deles jovens reservistas ou mobilizados, diariamente expostos como cadáveres. Uma geração inteira destruída, famílias dilaceradas. E muitos aqui, torcedores virtuais histéricos, sem mínimo conhecimento do que é um confronto armado real, clamando mais por esses ataques e continuidade dessa guerra terrível, atendendo a uma propaganda do Ocidente em… Read more »

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Rayan
1 ano atrás

Sua fonte de informação é o SouthFront e intelslava né? Te conta cara, tem muita foto que é requentada do início da guerra. Outra coisa, se há esse massacre que tanto narram porque a Rússia avança tão lentamente? Quando se massacra o inimigo no campo a reação corresponde é o avanço rápido e preciso, isso é o padrão para todas as guerras, porém não se tem visto isso, pelo contrário há mais e mais resistência. Você crítica os Ucranianos, mas não se pergunta porque eles lutam até a morte. O errado é quem invade e não quem está sendo invadido.… Read more »

Rayan
Rayan
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

De novo você com esse viés passional e ideologicamente infantil, Wellington. Já falei dezenas de vezes que retrato sem polarização, inúmeras vezes critiquei a Rússia nesse site, mas seu nível de parcialidade e melindres diários com qualquer comentário ou análise que desagrada teu sentimento nesse conflito te faz se perder em análises erraticas e muito fracas. Tuas fontes Ucranianas são muito piores que o Southfront, que diversas vezes relata fracassos operacionais russos. Para debater com mais objetividade deve pesquisar com neutralidade e não com essa carga emocional. E pior que você reage melindroso e trazendo comentários extremamente equivocados, que tento… Read more »

Rayan
Rayan
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

E não me venha dar lição de vida sobre mortes em confronto, algo que você não tem a mínima ideia ou noção. Fui a 12 enterros de policiais mortos não fico aqui comemorando mortes de ucranianos ou russos no cumprimento da missão. É tão limitada sua interpretação pelo seu já conhecido espírito torcedor e permeado de comentários equivocados que sequer fez a leitura adequada do meu comentário.

Last edited 1 ano atrás by Rodolfo Laterza
Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Rayan
1 ano atrás

Ta mas cadê a foto dos 200 mortos e dos veículos destruidos? O ônus da prova é sua cara. O único narrador de torcida aqui é você que traz uma batalha que não há provas além do que os russos por meio do seu sistema de propaganda anuncia.

Rayan
Rayan
Reply to  Wellington Jr
1 ano atrás

Eu narrador de torcida? Olha teu perfil, Wellington, produz comentários infantis, melindrosos e vergonhosamente equivocados. Já expliquei e citei as fontes, argumentei sem vibrar ou comemorar, mas você precisa que eu comente uma vitória tática ucraniana para ficar calmo. Reitero que você é do nível do Kings como torcedor e provocador, além de muito despreparado e equivocado. Chego a ficar perplexo com tanto equívoco e despreparo. Desde o início. Não dá assimilar tuas análises fracas

E duvido que no mundo real tenha essa capacidade de questionamento diário aqui , até porque passaria vergonha.

Miguel Carvalho
Miguel Carvalho
1 ano atrás

Isso era totalmente expectável. Na impossibilidade dos russos, avançarem com infantaria e blindados, num ato de desespero para mostrar resultados, bombardeiam tudo à sua frente massivamente para depois avancar.

A guerra de guerrilha também tem os seus limites e sem ajuda de sistemas de armas ma8s avançados não vão conseguir.

Espero que consigam acesso rápido a sistemas de armas de longo alcance que consigam destruir a artilharia russa e linhas de abastecimento.

Andre
Andre
1 ano atrás

Depois de aplicar a tática de avanço para trás em Kiev, Sumy e kharkiv veremos essa tática aplicadaem Kherson?

jovictor
1 ano atrás

Parece que a ucrânia esta desesperada, essa tentativa foi repelida, nos sites “gors” tem vários imagens dessa tentativa fracassada ucraniana de retomar o controle da região.

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
1 ano atrás

Fonte: New York Times
Aí já dia tudo, mais uma enganação

Allan Lemos
Allan Lemos
1 ano atrás

A Ucrânia está cometendo o mesmo erro que os romanos cometeram contra Aníbal na Batalha de Cannae.

EduardoSP
EduardoSP
1 ano atrás

Um sucesso ucraniano em Kherson complica as coisas para a Rússia. Inviabiliza Odessa e abre uma frente que obrigatoriamente tem de ser defendida, pois ameaça a conexão da península da Criméia ao continente.

Mafix
Mafix
Reply to  EduardoSP
1 ano atrás

E logo ta chegando o ‘Astros’ americano ai voce vai ver os ucranianos empurrando os russos até o Japão … (ja retomaram algumas cidades e algumas parte do territorio sul)

https://twitter.com/GirkinGirkin/status/1531302177058263043

kleber csernik
1 ano atrás

Bom dia ,
por duas vezes os Ucranianos tentaram romper as defesas Russas e na segunda , tiveram mais de 200 mortes por parte ucraniana .

Neural
Neural
Reply to  kleber csernik
1 ano atrás

Tanque revolucionário chegando pra mudar a guerra pra Ucrânia

Nilson
Nilson
1 ano atrás

Se quiser continuar na guerra, a Ucrânia tem que fazer contra ataques nas regiões que os russos não estejam priorizando, por estarem concentrando tropas no eixo principal (que hoje é Severodonetsk). O ataque na direção de Nova Kakhovka é estratégico porque lá ficam, ao mesmo tempo a barragem que alimenta o canal de água para a Crimeia e a ponte sobre a barragem que abastece de suprimentos as tropas na frente de Krivi Rih. Creio que os ucranianos não têm condições de chegar a Nova Kakhovka, principalmente devido à inferioridade aérea. Mas precisam mesmo manter algum contra ataque, para obrigar… Read more »

Machado
Machado
1 ano atrás

Essa ofensiva já foi contida pelos Russos. Uma tentativa desesperada e inútil. A Ucrânia teve grandes perdas. Mais de 100 homens equivalente a uma companhia. As fotos dos corpos e materiais ucranianos destruídos estão na internet.

Alfa BR
Alfa BR
1 ano atrás

Atualização sobre a contra-ofensiva ucraniana em Kherson:

As forças ucranianas estão atacando em três eixos principais (possivelmente mais). Eles estão avançando em direção às cidades de Snihurivka, Bruskyne’ke e Ivanivka depois de libertar Mykolaivk.

https://twitter.com/WarMonitor3/status/1531372341179174912?s=20&t=cUeuSW_jOihlV58fZQGU1Q