Putin acha que Ocidente vai piscar primeiro em guerra de desgaste, dizem elites russas

103

O Kremlin está tentando aumentar a pressão econômica para corroer o apoio estrangeiro à Ucrânia

O presidente russo, Vladimir Putin, está se preparando para uma longa guerra de atrito sobre a Ucrânia e será implacável na tentativa de usar armas econômicas, como um bloqueio às exportações de grãos ucranianos, para reduzir o apoio ocidental a Kyiv, segundo membros da elite econômica da Rússia.

O Kremlin aproveitou os recentes sinais de hesitação de alguns governos europeus como uma indicação de que o Ocidente pode perder o foco na tentativa de combater a invasão da Ucrânia pela Rússia, especialmente quando os custos globais de energia aumentam após a imposição de sanções a Moscou.

Putin “acredita que o Ocidente ficará exausto”, disse um bilionário russo bem relacionado, falando sob condição de anonimato por medo de represálias. Putin não esperava a resposta inicialmente forte e unida do Ocidente, “mas agora ele está tentando reformular a situação e acredita que a longo prazo vencerá”, disse o bilionário. Os líderes ocidentais são vulneráveis ​​aos ciclos eleitorais e “ele acredita que a opinião pública pode mudar um dia”.

O embargo às exportações marítimas de petróleo da Rússia anunciado pela União Europeia nesta semana – saudado por Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, como colocando “pressão máxima sobre a Rússia para acabar com a guerra” – teria “pouca influência no curto prazo”, disse um funcionário russo próximo aos círculos diplomáticos de Moscou, também falando sob condição de anonimato por medo de represálias. “O clima do Kremlin é que não podemos perder – não importa o preço.”

O Kremlin apontou que a medida da UE apenas provocou um novo aumento nos preços globais de energia e diz que tentará desviar suprimentos para outros mercados na Ásia, apesar da proibição de segurar remessas russas que também foi imposta pela UE e Grã-Bretanha.

As populações ds países da União Europeia “estão sentindo o impacto dessas sanções mais do que nós”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em entrevista ao The Washington Post. “O Ocidente cometeu erro após erro, o que levou a crises crescentes, e dizer que isso é tudo por causa do que está acontecendo na Ucrânia e o que Putin está fazendo é incorreto.”

Essa postura sugere que o Kremlin acredita que pode sobreviver ao Ocidente ao resistir ao impacto das sanções econômicas. Putin tem pouca escolha a não ser continuar a guerra na esperança de que o bloqueio de grãos na Ucrânia “leve à instabilidade no Oriente Médio e provoque uma nova enxurrada de refugiados”, disse Sergei Guriev, ex-economista-chefe do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento.

A postura agressiva do Kremlin parece refletir o pensamento de Nikolai Patrushev, o líder do Conselho de Segurança da Rússia, que serviu com Putin na KGB de Leningrado e é cada vez mais visto como um ideólogo linha-dura que conduz a guerra da Rússia na Ucrânia. Ele é um dos poucos conselheiros de segurança próximos que pessoas de dentro de Moscou acreditam ter acesso a Putin. Em três entrevistas veementemente antiocidentais dadas a jornais russos desde a invasão, Patrushev, anteriormente tímido em publicidade, declarou que a Europa está à beira de “uma profunda crise econômica e política”, na qual o aumento da inflação e a queda dos padrões de vida já estavam afetando o humor dos europeus, enquanto uma nova crise migratória criaria novas ameaças à segurança.

“O mundo está gradualmente caindo em uma crise alimentar sem precedentes. Dezenas de milhões de pessoas na África ou no Oriente Médio estarão à beira da fome – por causa do Ocidente. Para sobreviver, eles fugirão para a Europa. Não tenho certeza se a Europa sobreviverá à crise”, disse Patrushev ao jornal estatal russo Rossiiskaya Gazeta em uma das entrevistas.

Em outra entrevista na semana passada ao popular tablóide Argumenty and Fakty, Patrushev disse que a Rússia “não está se apressando para cumprir os prazos” em sua campanha militar na Ucrânia.

Os militares russos vêm gradualmente obtendo ganhos na região de Donbass, no leste da Ucrânia, e, em vez de buscar uma batalha imediata e decisiva, Putin acredita que o tempo está do seu lado, disse o bilionário russo. Putin “é um cara muito paciente. Ele pode esperar de seis a nove meses”, disse o bilionário. “Ele pode controlar a sociedade russa com muito mais força do que o Ocidente pode controlar sua sociedade.”

As semanas de regateio diplomático sobre os termos do embargo de petróleo da UE foi visto pelo Kremlin como um sinal de determinação ocidental vacilante, disseram economistas e a autoridade russa. Telefonemas no fim de semana do presidente francês Emmanuel Macron e do chanceler alemão Olaf Scholz para Putin sobre maneiras de suspender o bloqueio aos portos da Ucrânia reforçaram ainda mais essa visão. Quando os líderes ocidentais ligam para Putin e procuram fazer um acordo, “significa que ele acha que tem influência”, disse um ex-funcionário do governo dos EUA.

O Kremlin insistiu que o bloqueio às exportações de grãos ucranianos é por causa da minagem ucraniana do Mar Negro – uma alegação negada por Kyiv – enquanto Peskov disse que as sanções ocidentais também impedem que os embarques de grãos sejam despachados.

As perdas potenciais da Rússia devido à proibição da UE de suas exportações marítimas de petróleo pode ser mínima, disse Sergei Aleksashenko, ex-vice-presidente do banco central russo, que agora vive exilado nos Estados Unidos. Se a Rússia conseguir desviar todo o volume marítimo para a Índia e a China, as perdas russas como resultado da proibição podem totalizar apenas US$ 10 bilhões, disse ele.

Os conselheiros econômicos de Putin “dirão a ele qual é a perda estimada do embargo, e ele rirá baixinho”, disse Aleksashenko. “Ele não está mudando seu curso.”

O embargo da UE deve ser visto como “apenas um primeiro passo” nos esforços para cortar os ganhos em moeda forte do Kremlin, disse Edward Fishman, professor adjunto de relações internacionais e públicas da Universidade de Columbia e ex-funcionário do Departamento de Estado dos EUA.

Vários atuais e antigos altos funcionários ocidentais vêm discutindo propostas para os Estados Unidos e a UE para formar um cartel e impor um teto de preço ao petróleo russo, possivelmente em US$ 30 ou US$ 40 por barril. Esta etapa pode ser mais eficaz do que a UE proibir e ajudar a reduzir os preços globais, disseram Guriev e Fishman. Segundo a proposta, os Estados Unidos podem impor sanções secundárias a qualquer pessoa que compre petróleo russo a um preço acima do limite, disseram eles.

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, apresentou pela primeira vez a ideia de criar um cartel de consumidores de petróleo em uma reunião com o presidente Biden, enquanto a Comissão Europeia está agora examinando a proposta de Draghi de um possível teto para o preço do gás.

Putin declarou que “a blitzkrieg econômica” contra a Rússia fracassou e, na superfície, a economia foi amortecida contra o choque inicial das sanções ocidentais pela entrada de quase US$ 1 bilhão em receita por dia das exportações de petróleo e gás para a Europa antes da UE embargar o petróleo marítimo. Graças aos controles de capital e ordens de que os exportadores russos vendam metade de seus ganhos em moeda forte para o Estado, o rublo se fortaleceu para as máximas de antes da guerra.

Mas a chefe do Banco Central da Rússia, Elvira Nabiullina, alertou que o impacto total das sanções ocidentais ainda não foi sentido. A proibição de importações de alta tecnologia está apenas começando a surtir efeito, enquanto a escassez de alguns bens está apenas começando a ser observada. A inflação deve ultrapassar 20%, e a Rússia está enfrentando sua recessão mais profunda em 30 anos. A tentativa de Putin de proteger a população contra a inflação, estimada em 18%, ordenando um aumento de 10% nas pensões e o salário mínimo fica muito aquém.

Com os riscos crescendo para todos os lados, “será uma guerra de desgaste do ponto de vista econômico, político e moral”, disse a autoridade russa. “Todo mundo está esperando o outono”, quando o impacto das sanções será mais forte, disse ele.

Até agora, no entanto, com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky estimando que Kyiv precisa de US$ 7 bilhões por mês em ajuda apenas para manter o país funcionando, Putin parece estar apostando que o Ocidente piscará primeiro, disse o ex-funcionário do governo dos EUA. O “objetivo de Putin de subjugar a Ucrânia e, eventualmente, colocar uma bandeira russa em Kyiv não mudou”.

FONTE: Washington Post

Subscribe
Notify of
guest

103 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis
Luis
1 ano atrás

Putin “acredita que o Ocidente ficará exausto”, disse um bilionário russo bem relacionado, falando sob condição de anonimato por medo de represálias. 

Delírios!

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Luis
1 ano atrás

A melhor definição foi dada hoje por Sílvio Berlusconi: A Rússia está isolada do Ocidente, mas o Ocidente está isolado do resto do Mundo.
Perfeito.
Genial.

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Caros colegas do blog, sem FlaxFlu deixe-me colocar algo para que possamos compreender melhor em que ponto, mais ou menos, se encontra este conflito por procuração OTAN/Ucrânia (esquerda globalista) versus Rússia (anti-globalização e crist@). Neste exato momento do conflito em que a OTAN, ops, “Ucrânia” começa a perder milhas e milhas de terreno para os russos, a esquerda globalista dos EUA pretende lançar mão de um game changer para deter a maquina de guerra russa! Estamos falando do M142 HIMARS na configuração da ogiva unitária ATACMS Block IA (um míssil tático com uma ogiva altamente explosiva pesando 226,8 kg), com… Read more »

JagdVerband#44
JagdVerband#44
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Kings…uma vez fui pra Itália….
Berlusconi,??
Segunda feira tem cafezinho nactua repartição.

Mafix
Mafix
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Ele deve estar se referindo ao trafico de drogas que a mafia russa controla na italia e o mesmo faz parte …

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Mafix
1 ano atrás

Mafix, esse é o modus operandi de alguns foristas … recortar e trazer as partes mais palatáveis, para eles, das notícias. Por exemplo, -tempo atrás -um economista fez algumas previsões e aqui vieram logo dizendo que os EUA e a EUROPA poderiam enfrentar cenários de recessão ou estagflação, só que não diziam que o mesmo economista prévia para a Rússia uma possível DEPRESSÃO, que é algo bem pior. Então, o bom mesmo é checar a fonte original da notícia. O discurso de Berlusconi era mais amplo inclusive dizia que ” a Rússia já perdeu ” . Abordava a posição e… Read more »

Antonio Cançado
Antonio Cançado
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Nada que Berlusconi pense ou diga pode ser classificado como ‘genial’, ou fazer qualquer sentido, desculpe.

Nick
Nick
1 ano atrás

Entre Putin e o ocidente, a Ucrania vai perdendo. Putin fazendo agora sua guerra de artilharia massiva, contra a infantaria ucraniana. Se o ocidente quiser fazer a Ucrania virar o jogo, Javelins e Nlaws no começo e agora peças de artilharia + foguetes não serão suficientes. Mandem os Leopards 2, M1-A2, Chalengers, até mesmo Merkavas. Os ucranianos precisam de uma cavalaria consistente para poder avançar suas linhas e parar de sangrar 100 soldados por dia.

Andre
Andre
Reply to  Nick
1 ano atrás

Para enfrentar os velhos t64 e t62 não precisam nem de leo2 nem de Challenger2

rui mendes
rui mendes
Reply to  Nick
1 ano atrás

O que precisam é de força aérea, razão pela qual a Rússia terá sempre vantagem, sem caças no ar, é muito mas muito difícil equilibrar a batalha.

Nick
Nick
Reply to  rui mendes
1 ano atrás

Concordo. A questão é precisam mandar no mínimo F-16 B50/60 e não velharias como MIG-29 da época da URSS. Os americanos não querem que a Ucrania caia mas ao mesmo tempo ficam municiando eles aos poucos, não está resolvendo,

Mafix
Mafix
Reply to  Nick
1 ano atrás

A Espanha vai enviar 40 leo 2a4 para Ucrania , eu penso que dependendo do desempenho outros paises mandem mais alguns …

Nick
Nick
Reply to  Mafix
1 ano atrás

Já é alguma coisa. Se os ucranianos conseguirem formar uma cavalaria completa, poderia organizar uma contra-ofensiva. E drones do tipo predator com munição inteligente antitanque, para destruir as peças de artilharia russas.

Carvalho
Carvalho
1 ano atrás

Nada como ser líder de um país autocrático, totalitário e dominado por uma oligarquia e burocracia corrupta.
Russia é um país de M$%d@

Maurício.
Maurício.
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

O país como um todo não tem culpa, os políticos russos é que são uma mer…!
É a mesma coisa que dizer que o Brasil é um país de mer** só por causa de seus políticos.

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Mano, nem tenta argumentar com o pessoal aqui, o debate aqui no trilogia hoje se resume a “Estados Unidos é uma mer**” ai vem outro e diz, não “mer** é a Rússia”, e ficam nisso o dia todo, os grandes debates de outrora ficaram no passado, quase não vejo mais comentário do pessoal da antiga, os que ainda vejo infelizmente sucumbiram a esse FLA x FLU infantil.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Estou falando de instituições.
Mesmo que Bozo queira, não conseguiria iniciar uma guerra com a facilidade com que Putin atacou um país soberano.
Essa é a diferença.

Mafix
Mafix
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

E não é por causa dos politicos ?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Mafix
1 ano atrás

Generalizar um país inteiro por causa de seus políticos na minha opinião é um erro.

Gabriel ferraz
Gabriel ferraz
1 ano atrás

Essa pessoal acha que misseis anti tanque , rifles e mísseis anti aéreos serão suficientes para derrotar a Rússia, realmente estão tendo sua serventia mais somente pra atrasar o avanço russo. E não impedir o mesmo.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Tudo que o Putin e vocês afirmaram até agora, deu errado..

Não adianta mudar de nick

Caerthal
Caerthal
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Alguém previu ou falou ou fez algo certo até agora? Ao que parece só a turminha da poltrona.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Caerthal
1 ano atrás

A “previsão” fácil era a Rússia esmagar a Ucrânia em menos de uma semana…

Mafix
Mafix
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Como que pode o cara comenta no mesmo comentario com outro nick e não tenta nem disfarçar ….

Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

Um brasileiro que mora na Rússia, gravou um vídeo mostrando o aumento dos preços dos carros nas concessionárias.
Parecia o Brasil, renault duster custando quase 200 mil reais (taxa de conversão de rublos para reais).
Estoques parados. Preços fora da realidade deles.
Acreditar que a Rússia não sentiu as sanções é mentira.

Last edited 1 ano atrás by Antunes 1980
Guilherme Leite
Guilherme Leite
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Eles não produzem mais carros dessa marca, nem seu se ainda existe a produção de carros por lá, se houver deve ser mínima. O povo russo tá pegando uma crise feia, mas o Putin tá tranquilo, ele é seus oligarcas estão com todo o dinheiro russo

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Meu irmão mora nos EUA e eu falei com ele ontem.
A situação está braba por lá.
Até o Musk falou que já vai demitir 10% de seus funcionários por causa da crise.
É grave a crise.

Pedro
Pedro
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Eles esperam que os políticos ocidentais mudem de posição em relação a guerra frente as eleições..só esqueceram de perceber que os políticos se baseiam pela vontade da sociedade. E a grande maioria da sociedade esta contra a Rússia. Conheço pessoas nos EUA que falam que os os preços podem aumentar, mas é um pequeno custo que pagarão com prazer em favor da Ucrânia.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Pedro
1 ano atrás

Vamos ver quanto tempo dura esse fervor.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Diz para ele mudar para cá !

Daniel
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Rapaz, vc tem problema psicológico, hoje é sábado, vai dar um rolê, procura mulher, esquece essa paixão platonica pelos russos, já tá pegando mal

MadMax666
MadMax666
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Aqui esta bem tranquilo. O que ha eh um ajuste de uma bolha, nao eh possivel diminuir o GNP em 20% por conta de uma pandemia e a bolsa subir 50% acima dos niveis pre-pandemia. Claro que o combustivel esta caro mas pra brasileiro que viveu anos 80-90, com direito a Plano Cruzado, Plano Verao, confsco e afins, a gente vai nadando de bracada

Mafix
Mafix
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Essa semana Russia não pagou uma divida ja deu calote imagine daqui 1 ano com incendio por todo pais para ver como as coisas ficam.

(se voce acompanha o telegram e o twitter vera que todo dia tem algum lugar importante pegando fogo na russia)

Elisandro
Elisandro
1 ano atrás

Isso me parece meio obvio. A Ucrânia não poderá ser mantida a deriva com ajuda ocidental para sempre. E uma hora as pessoas enjoam de sustentar uma guerra por “motivos nobres” e voltam a se importar com a inflação e a qualidade de vida caindo e pedem por uma solução aos seus governos…

Alecs
Alecs
Reply to  Elisandro
1 ano atrás

Sim, isso pode acontecer. Como também pode acontecer do ocidente ficar de saco cheio da canalhice do Putinho e do bando de puxa saco que aparece na foto e de alguma maneira acabar com essa lambança que vem afetando a economia mundial. Numa dessas até a China pode se cansar e pressionar os russos pelo fim dessa guerra estúpida. Os Chineses são comunistas só no nome e não são burros! Eles dependem do comércio e também pagam caro por energia e commodities. Mas as putinetes só enxegam o que lhes convém

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  Elisandro
1 ano atrás

Infelizmente é isso… Também vejo esse risco para a Ucrânia, uma hora ou outra deverá se virar sozinha ou com sempre menos apoio material e econômico.
Mas é um risco para os russos também. Até quando a população vai aguentar essa operação especial com
enormes custos em termos econômicos e perdas de vidas ?

Joanderson
Joanderson
1 ano atrás

Ja pensou no meio tempo desse confrito entre Rússia e Ucrânia acontecer um novo confrito no Oriente médio, uma guerra Civil na Arábia Saudita nos moldes da que teve na Síria,ou um conflito Arábia Saudita x Irã .
Os preços do barriu iria passar dos 300 dólares fácil.

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Joanderson
1 ano atrás

Vixe!
Bem pense nisso.

pangloss
pangloss
Reply to  Joanderson
1 ano atrás

Avise para os beligerantes que porventura operem equipamentos russos para tomar muito cuidado com tudo, economizar munição, etc.

Joanderson
Joanderson
Reply to  pangloss
1 ano atrás

Porq vc acha que o ocidente atacaria os aliados da Rússia no Oriente médio?
Ex Irã e Síria.
Ai a Rússia poderia retaliar e atacar a Arábia Saudita,capacidade para isso eles tem.
Ai o bagulho fica louco de vez.

Mafix
Mafix
Reply to  Joanderson
1 ano atrás

Eles abrindo outra frente contra Arabia que tem muito mais dinheiro que a ucrania na proporção de 1 para 100 ?

Eu fico pensando se tem gente que pensa antes de postar algo …

Joanderson
Joanderson
Reply to  Mafix
1 ano atrás

Bastava uma saraivada de mísseis kalibr na infraestrutura petrolífera da Arábia Saudita para o mundo todo sentir os impactos.

pangloss
pangloss
Reply to  Joanderson
1 ano atrás

Joanderson, talvez eu não tenha sido claro. Vou tentar melhorar a apresentação do meu argumento. Quem suscitou a hipótese de um conflito no Oriente Médio foi você, e, dada a volatilidade da região, isso pode acontecer a qualquer momento – e já ocorre, no caso do Iêmen e de tantos outros conflitos que se arrastam no tempo, como a Síria, o Iraque e o Curdistão. O que eu quis dizer é que, na atual situação da Rússia, será muito complicado para algum operador de equipamentos russos repor seu estoque. O mesmo também acontece, em menor escala, com outros fornecedores, em… Read more »

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  pangloss
1 ano atrás

Eu acho melhor vc avisar primeiro para os EUA e a Europa que petroleiros e navios que transportam GNL podem explodir no meio do caminho.
Gasodutos e oleodutos são muito mais seguros.
Aliás, Putin já disse que não pode se responsabilizar pela segurança deles.
O aviso já foi dado.
E vc sabe.
Putin diz, Putin faz.

Henrique
Henrique
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

O aviso já foi dado.
E vc sabe.
Putin diz, Putin faz.

ele vai parar os navios igual ta fazendo na Ucrânia agora? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Não.
Vai explodir.
Como está explodindo a Ucrânia.

Henrique
Henrique
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

é mesmo.. então vai ser igual ao Moskva… fala pro putin que navio não pode ficar parado 2 dias na mesma posição

Satyricon
Satyricon
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Estão “delirando” se acham que a marinha russa seria capaz de se contrapor à todas as marinhas ocidentais juntas.
Isso é sonho molhado

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Satyricon
1 ano atrás

Camarada.
Com o cagaço que a OTAN tem da Rússia, não espere outra coisa.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Cagaço???
Com a actuação Russa na Ucrânia, a NATO viu que tem demasiado poder, para oponente tão fraco, em 3 meses, só avançou no terreno algumas centenas de km, e mesmo assim, aos repelões, para a frente e para trás, não consegue sustentar mais que uma frente de combate e isto contra um país sem praticamente força aérea e marinha.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Satyricon
1 ano atrás

Você já parou para pensar que as marinhas de superfície são basicamente alvos fáceis?

César
Reply to  Caerthal
1 ano atrás

O Moskva mostrou mesmo isso: Alvo tão fácil que já esta no fundo do mar!

pangloss
pangloss
Reply to  Caerthal
1 ano atrás

A marinha russa demonstrou isso, recentemente. Perdeu um de seus navios mais importantes.

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Não.
O Moskva afundou.
Esses vão sair voando, como os ucranianos .
Ou o Fantasma de Kiev.
Aliás, atualmente são muitos milhares de fantasmas.
Tanto faz.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Henrique
1 ano atrás

O que não falta é alvo, no Oriente e no Ocidente. Alvos grandes, imóveis,…

A turminha está achando que está lidando com a Síria.

Henrique
Henrique
Reply to  Caerthal
1 ano atrás

olha… acho que a síria luta melhor que a Rússia…

Daniel
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Rapaz, vc tem problema psicológico, hoje é sábado, vai dar um rolê, procura mulher, esquece essa paixão platonica pelos russos, já tá pegando mal

Andre
Andre
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Putin disse que poderia tomar kiev em duas semanas.

Putin disse que consideraria um ato de guerra quem ajudasse enviando armas à Ucrânia.

Putin disse para a Suécia e para a Finlândia não solicitarem entrada na Otan ou se arrependeriam.

Putin disse que se os EUA enviassem lança foguetes estariam atravessando uma linha vermelha.

Dizer ele diz bastante mesmo….

AMBAR
AMBAR
Reply to  Andre
1 ano atrás

Diz e faz, pelo visto. Como bom judoca e enxadrista Putin sabe que a pressa é inimiga da perfeição e que a força do adversário deve ser aproveitada contra ele mesmo.

Alecs
Alecs
Reply to  AMBAR
1 ano atrás

Só se for enxadrista de amarelinha kkkkkkkkk

pangloss
pangloss
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Luis Carlos Tonho, vou repetir o que já respondi ao Joanderson: talvez eu não tenha sido claro. Vou tentar melhorar a apresentação do meu argumento. Quem suscitou a hipótese de um conflito no Oriente Médio foi o Joanderson, e, dada a volatilidade da região, isso pode acontecer a qualquer momento – e já ocorre, no caso do Iêmen e de tantos outros conflitos que se arrastam no tempo, como a Síria, o Iraque e o Curdistão. O que eu quis dizer é que, na atual situação da Rússia, será muito complicado para algum operador de equipamentos russos repor seu estoque.… Read more »

Last edited 1 ano atrás by pangloss
Rogerio Loureiro Dhierio
Rogerio Loureiro Dhierio
Reply to  Joanderson
1 ano atrás

Dai é Terceira guerra mundial certamente.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
1 ano atrás

“O mundo está caindo em crise alimentar” fato como diz o texto.

Mas a russia voltará a idade média com as sanções.

Luis Carlos
Luis Carlos
1 ano atrás

Ele acha?
Eu tenho certeza.
A Europa começa a se dividir
Polônia e Países Bálticos querem boicote
Alemanha, França, Itália querem continuar negociando.
Turquia vetou a entrada da Suécia e Finlândia na OTAN.
Até os EUA voltaram a comprar petróleo russo.
E isso tudo recheado com uma inflação altíssima e recessão próxima.
Putin é um gênio.

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Sem contar que o resto do Mundo nem está ligando para o boicote.
A notícia de ontem é de que a Rússia vai aumentar seus lucros com exportações em US$ 6,5 esse mês.

Daniel
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Rapaz, vc tem problema psicológico, hoje é sábado, vai dar um rolê, procura mulher, esquece essa paixão platonica pelos russos, já tá pegando mal

Mambas
Mambas
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

“Turquia vetou a entrada da Suécia e Finlândia na OTAN”.
Quando é que isso aconteceu? Para de fazer comentários sem nexo só para agradares o te ego, senhor.

Rocha
Rocha
1 ano atrás

Certamente para esse nanico de merda e para sua corja não tem falta de nada, o problema é o resto da população russa, será que aguenta?

JuggerBR
JuggerBR
1 ano atrás

Até que comece o Inverno no Hemisfério norte, tem tempo pro Putin achar uma solução honrosa pra esse buraco que se meteu… O que os russófilos não entendem é que daqui a pouco o Grande Exército Russo não terá mais os numerosos blindados e demais meios de combate, perdidos numa guerra de atrito de forma humilhante para adversário muito inferior.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
Reply to  JuggerBR
1 ano atrás

Com esse embargo estão até sem computadores.

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  JuggerBR
1 ano atrás

Saída honrosa vai ser conquistar Kramatorsk e todo o Donbass
E já estão pertinho disso
Depois, como o outro post disse, vem Kharkov, Dnipro, Nikolaev e Odessa.
Devo informar que Kherson e Zaporizhzya já estão emitindo passaporte russo.

Daniel
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Rapaz, vc tem problema psicológico, hoje é sábado, vai dar um rolê, procura mulher, esquece essa paixão platonica pelos russos, já tá pegando mal

Andre
Andre
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Estão tão perto, e tão longe.

Já foram churados de Kharkov e já começaram a retirar os serviços burocráticos de Kherson. A realidade tem exigido muito da sua criatividade Da Lua.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  JuggerBR
1 ano atrás

“adversário muito inferior” É lamentável a desonestidade intelectual do pessoal aqui. Até quando vão ficar insistindo nessa falácia? Eu NÃO estou do lado da Rússia e nem sou um perfil fake do tal do Kings, mas não gosto de maltratar os fatos. A Ucrânia está recebendo toneladas e mais toneladas de armamentos pesados de todos os tipos da NATO, bem como inteligência sensível aos montes. Então parem de agir como se os ucranianos estivessem lutando sozinhos. Eles já deixaram de ser um “adversário muito inferior” há tempos. Hoje há uma clara paridade de forças, que irá se manter até que… Read more »

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

Putim esta começando a ficar com o coração amolecido, as redes pro nazotan jah pautaram que os Russos podem permitir o escoamento de grãos da Ucrânia pelo mar negro.

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Acho que foi um pedido de Erdogan.
Em troca, o veto à Suécia e Finlândia na OTAN.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Os Turcos sempre se movendo pelos bastidores.

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Dizem que são excepcionais negociadores.
E até conseguem enrolar os americanos achando que vão à guerra com eles pela OTAN.
Kkkkkk

Daniel
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Rapaz, vc tem problema psicológico, hoje é sábado, vai dar um rolê, procura mulher, esquece essa paixão platonica pelos russos, já tá pegando mal

George
George
Reply to  Daniel
1 ano atrás

Ahahahh. Melhor comentário do dia.

Henrique
Henrique
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

“nazotan”

kkkkkkkkkkkkkkk

é incrível como chamar outros de nazista ficou tão mundano quanto respirar

George
George
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Concordo plenamente.

Faltarão humorista e enxadrista Putin.

Henrique
Henrique
Reply to  Henrique
1 ano atrás

tb considero o Putin um fanfarrão humorista… nisso você ta certo

Luis Carlos
Luis Carlos
1 ano atrás

E também no Washington Post

‘They’re in the hell: Hail of russian artillery tests ukrainian morale.’

Diz a reportagem que o poder fogo russo é de ordem de magnitude superior à AFU.
Que os ucros estão aterrorizados com os TOS que os destroem nas trincheiras.
Que os russos preferem bombardear em vez de se envolver em conflitos diretos.

Como eu disse, os ucanianos estão morrendo de baciada sem nem mesmo ver os inimigos.

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás
Alecs
Alecs
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Tonho, desde quando notícia boa vende? Só por ser o Washington Post não quer dizer que não esteja seguindo a mesma linha editorial que a Globo, Uol e outras mídias sem credibilidade. Coloque o Tico e Teco para funcionar (cuidado para não fundir a cuca) e veja que 99% da matéria é baseada na baboseira que “um bilionário russo bem relacionado, falando sob condição de anonimato por medo de represálias” disse. Fancamente Xings, isso é tão sputinisse quanto as sandices que você posta.

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

E você acha que ucranianos morrendo de vacinada é uma coisa legal? Eles não são os irmãos dos russos?

Bruno
Bruno
1 ano atrás

“O mundo está gradualmente caindo em uma crise alimentar sem precedentes. Dezenas de milhões de pessoas na África ou no Oriente Médio estarão à beira da fome – por causa do Ocidente. ”

É sério que um energumeno russo escreveu isso? O mundo já estava tentando ensaiar uma recuperação e eles pioraram tudo. Culpa do Ocidente ? FANFARRÃO, assim como os que apoiam esses doentes mentais.

Material arquivo
Material arquivo
1 ano atrás

Se o Putin acha isso, então ele realmente tem câncer hahahahhaha não tem como uma pessoa saudável ser tão burra. Isso é de uma ignorância típica de quem não conhece nada de economia (Putin), mongoloide que viveu às custas do Estado, nunca produziu algo no mundo da economia real. A Europa já era uma potência nos tempos da guerra fria, o marco alemão era valioso e o bloco era grande exportador. Sergey Lavrov disse que a Rússia não precisa da Europa, curioso que ele disse isso no Catar, minutos depois foi embora com a comitiva de meras 5 mercedes Class… Read more »

Material arquivo
Material arquivo
1 ano atrás

Como eu disse antes. Essa guerra é ruim para a UE, é terrível para a Rússia e boa para a África, USA e América Latina. A questão é saber se esses países saberão aproveitar essa onda até o Putin morrer, o próximo governo devolver as áreas ROUBADAS, o governo russo indenizar a Ucrânia, devolver a Crimeia para com isso voltar a negociar com o mundo. Não adianta o Putin achar que terá regalias com o mercado financeiro, o coração financeiro global é Londres, lugar que a mídia russa diz: lançar bombas nucleares. A Rússia saíra muita fraca dessa guerra, não… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Material arquivo
Joanderson
Joanderson
Reply to  Material arquivo
1 ano atrás

O coração financeiro e global é Londres ? A Inglaterra ja deixou de apitar no mundo a muito tempo hj é so um aliado menor dos EUA e tem muito menos importância do que paises como Alemanha,Japão e China . Agora falando da Rússia realmente não sei o que passa na cabeça de um presidente mergulhar seu pais em uma guerra onde está lutando contra praticamente todos os países ditos desenvolvidos do mundo, recebendo embargos econômicos de todo jeito oq so empobrece mais o sua nação. Em vez de ter aproveitado os altos preços do petróleo e atrair investimentos para… Read more »

Mercenário
Mercenário
Reply to  Joanderson
1 ano atrás

Londres rivaliza com Nova Iorque o posto de centro financeiro mundial.

O Reino Unido sempre é colocado entre os três primeiros em soft power.

https://brandfinance.com/press-releases/global-soft-power-index-2022-usa-bounces-back-better-to-top-of-nation-brand-ranking

Você deveria estudar mais.

Last edited 1 ano atrás by Mercenário
Material arquivo
Material arquivo
Reply to  Joanderson
1 ano atrás

O centro financeiro global é Londres.
Vai pesquisar!

Caerthal
Caerthal
1 ano atrás

Esse time de líderes ocidentais como Biden, Macron, Boris J, M. Draghi, O. Scholz, Zelensky é por si só um ponto de vulnerabilidade intransponível.

George
George
Reply to  Caerthal
1 ano atrás

Um ponto de vulnerabilidade para a Rússia, certo? Todos juntos contra o Putin e suas barbaridades.

Caerthal
Caerthal
1 ano atrás

Você poderia me definir o que é ser “chapeú de alumínio”? Parece uma daquelas expressões que gente que não gosta de ser questionada usa para sair de fininho.

Alexsandro Costa
Alexsandro Costa
1 ano atrás

O pior é que nem uma loucura isso.

A vantagem de ser um ditadorzinho homicida é essa.
Boris Johnson tá por um fio.
Biden é só esperar chegar na eleição.

Não que a economia russa vá sofrer menos. Mas é que foi dito. Putin não precisa se preocupar com eleição.
E tem também que o russo tem mais costume de viver no aperto que o francesinho preguiçoso.

Satyricon
Satyricon
1 ano atrás

O artigo só corrobora o óbvio:
É uma disputa por poder, pura e simples.

Nunca foi sobre a OTAN em suas fronteiras

Adolf Putin quer o que foi da finada URSS, e seu lugar na história.

Esse facínora não liga pra nada, nem pro seu próprio povo, nem para o continente africano inteiro. Que morram aos milhões, é o que ele diz, contando que ele atinja sua glória.

O mundo já viu outros de sua laia. O mais notório acabou envenenado, numa cova rasa, queimado a gasolina.

Jose Silva
Jose Silva
1 ano atrás

Pelo texto o Putin se baseia em acordos econômicos com China e Índia (petróleo) para gerar uma estabilidade e levar a guerra por mais tempo…isto é vencer o ocidente ?
Quero ver se houver uma outra onda de covid ou expandir esta varíola do macaco ou sei lá que de doenças… não será surpresa a deposição do Putin.

AMBAR
AMBAR
1 ano atrás

O que o ocidente diz não se escreve, o que ele escreve não merece fé. Dizem que Putin disse, que mandou dizer, que “fontes confiáveis” teriam dito. Da boca de Putin e de seus ministros apenas sairá a palavra confiável, eis que verdadeira. A mídia ocidental propagou com grande estardalhaço a vitória incontestável da Ucrània, a “superioridade” das armas que USA e OTAN enviaram para o front em apoio aUcrânia, além de, claro, das incontáveis perdas de homens e armas que os russos teriam sofrido. SQN. A realidade nos tem trazido a supremacia russa em todos os aspectos. Objeto de… Read more »

Nathan
Nathan
Reply to  AMBAR
1 ano atrás

Legal, você já ganhou seu visto para namorar o Putin.

Antonio Cançado
Antonio Cançado
1 ano atrás

Mais um erro de avaliação desse psicopata, desse maníaco assassino…