Com ajuda externa, forças especiais ucranianas dobraram de tamanho

128

Três meses após o início da guerra os militares ucranianos impressionaram o mundo com sua defesa contra as forças invasoras russas.

As forças de operações especiais ucranianas desempenharam um papel importante nessa resistência. Mas para desenvolver essas habilidades, os operadores da Ucrânia têm trabalhado duro por anos e aprendido com os melhores.

Desde 2014, as forças de operações especiais dos EUA treinam seus colegas ucranianos em praticamente todos os conjuntos de habilidades e missões imagináveis.

O esforço de anos dos EUA e seus aliados da OTAN para treinar seus colegas ucranianos criou uma força militar sólida com um corpo robusto de não comissionados. Também criou um quadro de recrutas em potencial para unidades de operações especiais ucranianas, ajudando essas unidades não apenas a melhorar, mas também a crescer.

“Nossas forças de operações especiais ajudam a desenvolver e trabalhar com outros aliados para entrar na Ucrânia e ajudar a construir as forças de operações especiais ucranianas”, disse o general Richard Clarke, chefe do Comando de Operações Especiais dos EUA, a membros do Comitê de Serviços Armados da Câmara em uma audiência em abril.

Desde que o treinamento começou há oito anos, essas forças ucranianas “duplicaram de tamanho”, disse Clarke.

O chefe do SOCOM reconheceu que o esforço dos EUA para treinar os operadores especiais da Ucrânia era amplo e incluía tropas convencionais dos EUA e unidades da Guarda Nacional. (Tropas de operações especiais do Reino Unido e outros militares da OTAN também treinaram ucranianos.)

Clarke destacou que as forças especiais ucranianas também incorporaram novas capacidades, com os militares dos EUA atualizando-os no planejamento operacional, guerra urbana e táticas de pequenas unidades, entre outras coisas. Mas é na missão de guerra não convencional que os ucranianos mais aprenderam.

Antes da primeira invasão russa da Ucrânia em 2014, as forças especiais ucranianas estavam alinhadas com a doutrina e a prática russas. Como ex-república soviética, os militares da Ucrânia foram fortemente influenciados – e de muitas maneiras, ainda são – pelo modelo soviético.

Essa história significa que não havia muitas diferenças entre os operadores especiais ucranianos e russos, mas isso mudou completamente após oito anos de treinamento com comandos ocidentais.

Hoje, as forças armadas da Ucrânia têm um componente de operações especiais competente que pode resolver qualquer problema que a Rússia lhe apresente.

Além das habilidades de combate, as tropas de Operações Psicológicas e Assuntos Civis do Exército dos EUA trabalharam com os ucranianos em habilidades sociais que poderiam aumentar sua eficácia no campo de batalha.

Desde o início do atual conflito em fevereiro, as forças ucranianas conduziram uma guerra de informação altamente eficaz. As informações que os ucranianos interceptaram, às vezes com ajuda, e distribuíram pelo mundo – interceptações de rádio de tropas russas em desordem e vídeo após vídeo de hardware russo sendo destruído – agravaram a humilhação dos serviços militares e de segurança da Rússia.

“Um aspecto é que muitos de nossos assuntos civis, nossas operações psicológicas e nossas Forças Especiais também estavam trabalhando lado a lado com os ucranianos”, disse Clarke aos legisladores. “Não foram apenas as forças de combate, mas também outras partes das operações especiais que trabalham em estreita colaboração com seus parceiros ucranianos”.

Nas semanas após o início do ataque da Rússia à Ucrânia no final de fevereiro, as forças de operações especiais ucranianas causaram estragos atrás das linhas russas.

Usando sua flexibilidade organizacional inerente e aproveitando as práticas medíocres de segurança da força dos russos, os operadores especiais ucranianos eliminaram os comboios logísticos russos, deixando as unidades russas da linha de frente famintas de munição, combustível e reforços.

Uma tática usada pelos comandos ucranianos foi o emprego de pequenas equipes de armas antitanque em quadriciclos ou motocicletas. Essas equipes móveis poderiam ultrapassar e manobrar as pesadas colunas russas e usar mísseis ou minas antitanque para eliminar tanques russos, veículos blindados de transporte de pessoal e veículos de combate de infantaria.

Vídeos frequentemente surgiam mostrando comandos ucranianos emboscando e destruindo colunas mecanizadas russas e até mesmo unidades russas de elite, como as forças aerotransportadas da VDV.

O avanço russo parou, e desde então as tropas russas se retiraram de muitas áreas no norte e nordeste da Ucrânia. Operadores especiais ucranianos foram fundamentais para impedir o avanço russo na capital da Ucrânia, Kyiv, em particular.

Os operadores especiais ucranianos tiveram um desempenho admirável até agora. Com o conflito parecendo se estabelecer em uma nova fase, mais estática e mais desgastante, se os militares da Ucrânia podem continuar empurrando os invasores russos para trás dependerá de mais do que seus comandos.

FONTE: BusinessInsider

Subscribe
Notify of
guest

128 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis Carlos
Luis Carlos
1 ano atrás

Todos sabemos que as AFU são quatro vezes maiores em tamanho que as forças russas nesse conflito.
Só que isso só está aumentando a escala de perdas que está sofrendo.

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Só para atualizar
Os russos tomaram a cidade de Pryshyb.
Agora Slaviansk está ao alcance de sua artilharia.
A oeste desta última cidade, os russos chegaram a Ivanovka, cerca de 14 km de Slaviansk.

Daniel
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

o xings tá doidão, os russos avançaram tanto que nas últimas 24 horas que deram a volta ao mundo e pararam no mesmo lugar

Andre
Andre
Reply to  Daniel
1 ano atrás

O mais engraçado é ele respondendo a ele mesmo.

Homero Pereira Fialho
Homero Pereira Fialho
Reply to  Daniel
1 ano atrás

Nunca vi guerra em q um ataca o outro só pode se defender, porque a Ucrânia não pode jogar bomba na cidade dos russos?AÍ não é tatu q aguenta

Lili Costa
Lili Costa
Reply to  Homero Pereira Fialho
1 ano atrás

Poderia, mas, se igualaria ao exército russo, matando inocentes, boa parte do povo russo não concorda com o que Putin está fazendo, mas, não pode se pronunciar, Putin é um ditador, ele domina o povo da Rússia e quer tomar outros países para aumentar o seu poder e oprimir mais pessoas, o legal é expulsar os invasores, seria interessante uma estratégia de inteligência com apoio dos países poderosos que são contra a Rússia para capturar o Putin e força-lo a acabar com a guerra, Putin merecia ser pego, ser julgado e ser punido como um grande criminoso para morrer na… Read more »

Nabucco
Nabucco
Reply to  Homero Pereira Fialho
1 ano atrás

Simples, meu caro Watson. Se os Ucranianos lançarem ataques contra território da Rússia, a Ucrânia desaparece do mapa. Entendeu?

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Nabucco
1 ano atrás

Se a Ucrania desaparecer do mapa por causa da Russia, o proximo a desaparecer do mapa, sera’ a propria Russia.

Beto
Beto
Reply to  Tadeu Mendes
1 ano atrás

E com ela o pais q ataque…russia e potencia nuclear maluco…ai si mundo em 3ra guerra e nuclear

Carlos Crispim
Carlos Crispim
Reply to  Daniel
1 ano atrás

Amigo, tirando os exageros dos dois lados, é só questão de tempo para a Rússia destruir totalmente a Ucrânia, essa guerra já começou perdida, claro que a gente adora as vitórias ucranianas, eles são valentes, combativos e audazes, mas a Rússia, mesmo perdendo horrores, no final vai ganhar a guerra. Bom, essa é a MINHA avaliação.

Nilo
Nilo
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

“…as habilidades de combate, as tropas de Operações Psicológicas e Assuntos Civis do Exército dos EUA trabalharam com os ucranianos em habilidades sociais que poderiam aumentar sua eficácia no campo de batalha….”
Será essas mesmas tropas americanas de operações Psico e Assuntos Civis que demonstraram também eficienia no Iraque e no Afeganistão?

Helvio
Helvio
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Depende…do contexto aqui em questão a parte invasora é um exercício podre por dentro… A grande prova é a quantidade de generais russos mortos… Imagine general em linha de frente…. Praticamente….

Ed Meireles
Ed Meireles
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Foi com essas previsões que os EUA venceram a Guerra do Vietnam. 🙂

José
José
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Só mesmo um tupiniquim, inebriado pelo fanatismo do viés ideológico, a defender o indefensável que é a guerra de conquista.
O ditador Hitler iniciou uma guerra de conquista, outro ditador inicia outra guerra de conquista.
Qual a diferença entre ambos?

Heinz
Heinz
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Sem essa conversa Kings.
Todos nós sabemos que as forças russas são superiores.
Em diversos campos, que vai desde artilharia, defesa AA, número de tanques, fluxo de logística(agora que focaram mais em um área), aviação e etc.
Não existem 500 mil soldado ucranianos no Donbass.
Em severodonestk por exemplo a inferioridade numérica ucraniana é grande.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Heinz
1 ano atrás

Kings fica com essa ladainha pros ignorantes.
Toda a logistica e adiministracao, quanto a proteção de outros flancos e Zonas de Defesa, além de estruturas de direção, contam no efetivo ucraniano. Para os russos, não. Para os russos, os iniciais 150 mil eram somente a força envolvida diretamente, e não toda a retaguarda necessária. Então não é uma conta simples.
Mas fica essa de serem inferiores numericamente, pra justificar a lambança q estão fazendo.

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Agnelo
1 ano atrás

E a doutrina militar, até então, pregava que os atacantes devem superar os defensores no mínimo em 3 por 1.
Ou russos estão fazendo o contrário.
Brilhante!
Aliás, o Coronel McGregor já comentou sobre isso.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Vc nem mesmo sabe o q significa 3 x 1 kkkkk
Tu acha q é em efetivo….
Kkkkkkkk

JuggerBR
JuggerBR
Reply to  Agnelo
1 ano atrás

Só deve saber o que é 5 contra 1… Bot pró-Russia não vem dotado de habilidades sociais…

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Agnelo
1 ano atrás

O cara deve estar confundindo com algum resultado de jogo de futebol. kkkkk

Jorene
Jorene
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

E passado mais de 100 dias, a “poderosa” Rússia já conquistou algo como 20 % de Minas Gerais. rsrsrsrs

Nabucco
Nabucco
Reply to  Jorene
1 ano atrás

Entenda, meu caro Watson. A estratégia da Rússia é e tem sido sempre a mesma, deixar o tempo passar e ir destruindo a pouco e pouco, a estratégia de “terra queimada”. E enquanto o tempo passa, vem a fome e depois chegará o inverno com temperaturas negativas. Ausência de abrigo e fome. Foi assim que fizeram contra a França de Napoleão, foi assim contra a Alemanhã nazi 😎🙏

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Nabucco
1 ano atrás

Estamos em 2022 e nao na Segunda Guerra Mundial. Eu disse repetidas vezes que quanto mais demorar essa guerra, pior ficara’ a situacao para os russos.

Com a OTAN ali do lado, respirando no cangote das tropas russas, maior sera’ a catastrofe imposta aos russos, pelas forcas ucranianas.

Analise o balanco financeiro. Um Javelin que pode custar entre 80 e 175 mil dolares, destroe blindados que custam entre 70 a 80 milhoes de dolares a unidade.

Last edited 1 ano atrás by Tadeu Mendes
Helvio
Helvio
Reply to  Heinz
1 ano atrás

Sim, mas vc não falou que a Rússia sofre hoje com um cobertor curto… Ela não declarou oficialmente guerra e depende de voluntários…e está mandando pro front de.batalha armamento do tempo da segunda guerra mundial… Está usando minas que já deveriam ter sido destruídas…. Um perigo pra que. Vai manusear… A Rússia está é no desespero tentando um cessar fogo e sabe também que não pode manter o que conquistou porque não tem apoio popular …..

Mafix
Mafix
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Perdas ?
Eu vejo todo dia o AZOV spec ops abatendo todo tipo de veiculo russo todo santo dia …

Silent Eagle
Silent Eagle
Reply to  Mafix
1 ano atrás

Só no sonho dele Mafix, acho que ele só vê um lado mesmo com tantas baixas. Só pra consta esta muito vergonhoso fala de poucas conquista dos russos perante os números como nosso amigo Heinz explicou. Não tem como comparar números pelo russos tem vantagem em tudo, e os ucranianos somente com pouco esta dando muita resistência e dor de cabeça perante tanta desvantagem então mérito dos ucranianos. Antes de falar que estão avançando estão, mas a custo de muita perda, se eles não liga para isso não deixa ao fato de ser vergonhoso do mesmo jeito por falta de… Read more »

Mafix
Mafix
Reply to  Silent Eagle
1 ano atrás

Ele não entede que forças especiais são diferentes de tropas regulares e não combatem na linha de frente como tropas regulares, geralmente forças especiais atuam em pequenas quantidades fazendo sabotagem ou destrindo suprimentos alvos especiais atras das linhas inimigas …

Luan
Luan
Reply to  Mafix
1 ano atrás

Os ucranianos só vão bem por causa do brasileiro que foi pra lá

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Mafix
1 ano atrás

Inclusive aqueles que estavam em Azovstal ..

Mafix
Mafix
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Em azovstal eram forças regulares tropas comuns voce não sabe a diferença entre forças especiais e forças comuns e quer discutir algo…

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Mafix
1 ano atrás

O assunto dos vídeos ucranianos já foi abordado aqui no site.

Nelson Junior
Nelson Junior
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Ixxx, isso já é discurso de perdedor
Os Russos entraram nessa guerra com vantagem de 20×1 em todos os “quesitos” possíveis…
Só não contaram com a bravura dos Ucranianos, e a coragem da OTAN em fornecer o que a Ucrânia precisa…
Apostaram em uma desunião na Otan e Europa e conseguiram unir o mundo ocidental…

Agora vão perder a guerra, é só uma questão de tempo !!!

Amaury
Amaury
Reply to  Nelson Junior
1 ano atrás

Nelson Junior top garoto vc está certinho f……russos covardes

Tairone
Tairone
Reply to  Nelson Junior
1 ano atrás

Não perderam apenas a guerra! Faram um gigante acordar. Nos próximos meses e anos. Teremos uma OTAN bem diferente. Mais tropas, mais desenvolvimento de tecnologias de ponta, mais equipamentos na terra, mar e no ar principalmente. Teram fronteiras mais bem armadas, teram muitas armas de destruição em massa, mais tecnológias defesa antiaérea. Cara, mexeram com algo que estava muito adormecido, em muitos países quase morto. Com investimentos mais que insignificantes na área militar. Até ogivas nucleares vão aumentar. O susto valeu para OTAN acordar. E a China vem aí. A próxima a aprontar muito breve

João Leão Lyrio
João Leão Lyrio
Reply to  Nelson Junior
1 ano atrás

iiisssoooô . . . !
Putinho, o Sanguinário, acaba de se comparar em S. Petersburgo ao Tzar Pedro o Grande e, vai restaurar o Império Russo . . .

… as sanções hão de voltar a RU prá idade média !

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  João Leão Lyrio
1 ano atrás

A sucursal da IBM na Russia vai fechar. Mais de quatrocentos empregados serao demitidos.

A Microsofot tambem vai encerrar suas operacoes na Russia.

O boicote tecnologico o qual esta’ sendo imposto a Russia, vai causar um retrocesso industrial e economico que perdurara’ por decadas.

O Ocidente jamais, voltara a confiar nos russos. Somente isso, ja’ sera’ suficiente para acabar de enterrar a Russia. Os russos estao sendo isolados, desprezados, e humilhados.

O Putin acabou coma Russia, assim com Hitler acabou com a Alemanha.

Luis Carlos
Luis Carlos
1 ano atrás

M777 destruído em Lisichiansk.

Chevalier
Chevalier
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Bah, mas é de manhã cedo e o Prestes tá fazendo expediente aqui buscando melhorar a imagem da sua querida URSS.

O DCE tá te botando pra trabalhar cedinho agora? Aula que é bom tá matando né, comuna?

Last edited 1 ano atrás by Chevalier
Heinz
Heinz
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Até que demorou pra ver um abatido, nada de mais, pra quem tem superioridade aérea.

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Heinz
1 ano atrás

Esse foi o deixado para trás com o avanço russo.
Os outros vídeos de destruição foram bem dentro das linhas ucras.

Nei
Nei
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

BOT RUSSO. Comando desligar.

Andre
Andre
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Quer ver de novo a foto do T-90M destruído? E do Su-35? E da dezena de su-34? E dos 450 T-72 perdidos?

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Andre
1 ano atrás

E oque isso muda ? O avanço continua do mesmo jeito ..

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

O avanco para o fim da Russia continua galopante, ao contrario de sua invasao por terra na Ucrania.

Vem mais por ai. Aguarde…

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Andre
1 ano atrás

Não.
Estou assistindo ao vídeo dos russos e chechenos tomando Severodonestsk, a nova Stalingrado.
Ucros sonhando como sempre.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Essa tomada ta demorando em…

Nei
Nei
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

bot russo detectado

João Leão Lyrio
João Leão Lyrio
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

… chegaram mais 100 cjs. e 250.000 obuses, sendo 25.000 guiados . . . !

Heinz
Heinz
1 ano atrás

No futuro, as FE ucranianas que treinarão os FE da OTAN.
A experiência que eles tiveram e estão tendo é algo ímpar, lutando contra uma potência militar e fazendo um baita estrago.
Esses caras são brabos.

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Heinz
1 ano atrás

Lição a se aprender.
Lançaram o Javelin e, imediatamente, foram alvejados pelos russos.

t.me/intelslava/30917

Heinz
Heinz
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

A missão foi um sucesso, no fim o blindado russo foi destruído.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Heinz
1 ano atrás

Mais um blindado que virou sucata e churrasqueira.

RPiletti
RPiletti
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Teu namorado/namorada curte esse teu trabalho? Neste final de semana tu vai ter que escolher entre um ou outro…

Agnelo
Agnelo
Reply to  Heinz
1 ano atrás

Importante ressaltar o “não comissionados”, que lá significa sargentos.

Talisson
Talisson
Reply to  Heinz
1 ano atrás

Creio que se refere a ações de comandos (ações de choque). FEs operam dissimuladas e dificilmente combatem. Em.termos operacionais os ucranianos (e aliados ocidentais infiltrados, SAS, Rangers, Seals etc) estão dando um show.

Mafix
Mafix
Reply to  Talisson
1 ano atrás

Força especial trabalha com sabotagem emboscada reconhecimento avançado etc não luta na linha de frente como tropa regular ..

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Reply to  Heinz
1 ano atrás

Isso se sobreviver para poder treinar-los né, porque pelo que está aparecendo está havendo um momento de inflexão e o zeleskin já fala em 200 soldados mortos dia.

Erick Barros
Erick Barros
Reply to  Heinz
1 ano atrás

Com 100 soldados mortos por dia? Caramba, perdem em 3 dias o que os EUA perdeu em 2 meses de guerra do Golfo.

Baita ensino

Faça um comentário sério pelo menos uma vez na vida.

Last edited 1 ano atrás by Erick Barros
Mafix
Mafix
Reply to  Erick Barros
1 ano atrás

Ma rapaz não é que a Ucrania tem o mesmo poder de fogo dos EUA não é mesmo eles são praticamente iguais em tudo como pode eles perderem tropas ?

sub urbano
sub urbano
1 ano atrás

“se os militares da Ucrânia podem continuar empurrando os invasores russos para trás dependerá de mais do que seus comandos.”

Como continuar se nem começaram? Logo havera um plebiscito no oblast de kherson, é uma região do tamanho da Crimea que será anexada pela Russia. Como a imprensa transformou isso em uma vitoria ucraniana é um assunto para a psicologia das multidões estudar “Freud explica” kkk

Andre
Andre
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Como não começou? Já foram chutados de Kiev, de Kharkiv, de Sumy e estão perdendo terreno em Kherson. É bom fazerem logo esse “plebiscito”…

Se a imprensa transformou a destruição das forças russas em Kiev e Kharkiv em vitória ucraniana o que dizer das putinzetes que transformam o avanço para trás russo e a estagnação em Donbass em vitórias? Essa nem Freu explicaria.

Henrique
Henrique
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

“Logo havera um plebiscito no oblast de kherson, é uma região do tamanho da Crimea que será anexada pela Russia.”
.
anexação mais esdrúxula possível com valor inferior a um zero kkkkkkkkk
tem valor nenhum esse plesbicito ai. Tipo os cara falando do plebiscito na Crimeia que tb não tem valor nenhum.
.
O principal que é vontade popular NAO EXISTE kkkkkkkkkkkkkk
.
.
é muito bom saber que Rússia ta numa Guerra de Expansão. Rússia mesmo mato na narrativa da “OTAN expandido” e do “nazismo” KKKK GINIAU kkkkk

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Erick Barros
Erick Barros
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Verdade. O valor do plebiscito é o mesmo do feito no Kosovo contra a Sérvia.

Que inclusive, não é reconhecido como país independente em lugar algum do mundo.

Henrique
Henrique
Reply to  Erick Barros
1 ano atrás

amigo.. qualquer plebiscito de secessão sem apoio legitimo e nítido população não tem valor… não adianta vir com argumento de um pode então o outro tb pode que não vai colar aqui

Sturiale
Reply to  Henrique
1 ano atrás

“nÃuu MaS vC tEm Que AcEiTaR mEu ReLaTiVisMuuu MoRaL” kkkkkk os caras tentanto justificar as cagadas do seu país favorito

Luan
Luan
Reply to  Sturiale
1 ano atrás

Aqui é o país do Zico e do Jack Chan

Luan
Luan
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Queria ver se o Escobar fosse vivo

JuggerBR
JuggerBR
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Plebiscito organizado pela Rússia… Vai dar 101% de sim pra anexação, igual aos votos mui honestos no governo Putin…

Luan
Luan
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Ninguém vai na Rússia por causa do Freud explica

Fabricio Lustosa
Fabricio Lustosa
1 ano atrás

“Hoje, as forças armadas da Ucrânia têm um componente de operações especiais competente que pode resolver qualquer problema que a Rússia lhe apresente.” A propaganda é realmente a alma do negócio, mesmo q o negócio seja vender pílula de farinha fale q ela é eficaz contra tudo.

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
1 ano atrás

“Usando sua flexibilidade organizacional inerente e aproveitando as práticas medíocres de segurança da força dos russos, os operadores especiais ucranianos eliminaram os comboios logísticos russos, deixando as unidades russas da linha de frente famintas de munição, combustível e reforços”. Essa parte do texto explica o que foi a causa dos comboios russos ficaram pelo caminho quando tentaram chegar a kiev. foram atacados por estas forças especiais pela retaguarda, ficaram sem combustível e sem comida… e consequentemente com a moral abalada. mais agora na região de em Donetsk me parece que esta mesma tática não será esta sendo eficaz ou possível..… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Rodrigo Maçolla
Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Rodrigo Maçolla
1 ano atrás

Nas últimas décadas, podemos afirmar que treinamento dado por americanos não adianta muita coisa, ou quase nada.
Foi assim com o Exército sul vietnamita, afegão e agora ucraniano.
E ainda pode acrescentar o Exército iraquiano que estava sendo derrotado pelo ISIS (foi salvo pela PMU xiita)
E acrescento bilhões e bilhões de dólares em armas entregues.
As derrotas vieram do mesmo jeito.

Talisson
Talisson
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Creio que americanos e israelenses detém a melhor contrainsurgência do mundo. Mas, como disse o Alessandro Visacro, historicamente os americanos são metidos por seus politicos em conflitos cujos ganhos politico-sociais são inalcansáveis. Aí não adianta ser o melhor. Isso aliado a péssima postura americana de se achar “o melhor”. Eles tem os melhores equipamentos, a melhor verba para treinar e os manuais mais atualizados. Mas sua fama de arrogante é conhecida mundo afora e jamais convencerão um.lider tribal ou lider comunitário que sua missão é nobre e que devem colaborar.

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

E pode acrescentar a Coreia do Sul que totalmente equipada e treinada por americanos foi facilmente esmagada pelos norte coreanos em poucos dias.

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Sim, hoje em dia temos apenas uma unica coreia correto?

Os Norte Coreanos invadiram a Coreia do Sul com cerca de 200/250 mil homens

A Coreia do Sul tinha cerca de 100 mil homens e 33 mil deles eram pessoal de suporte.

A Coreia do Norte tinha centenas de T-34-85 e centenas de aviões

Coreia do Sul não tinha tanks e algumas dezenas de aeronaves.

Realmente as duas forças eram bem parelhas no incio do conflito não é mesmo?

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Bom mesmo são as forças especiais Russas.

Erick Barros
Erick Barros
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Mogadiscio e a Operação Red Wings também foi um exemplo ao mundo…

Sturiale
Reply to  Erick Barros
1 ano atrás

e quantos reféns morreram nessas duas operações q tu citou?

Nascimento
Nascimento
Reply to  Sturiale
1 ano atrás

Não se preocuparam com reféns, por isso não morreu nenhum, fracassaram por si próprios, imagina se tivessem que resgatar reféns? Ai que não sobrava nada mesmo.

Mas posso usar o exemplo do atentado na Alemanha onde morreram todos os reféns…

Luan
Luan
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Isis Valverde?

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

Estão fazendo uma grande diferença, Z bate U apanha com força especial e UE paga para Z bater no U especial, e se desminar o porto de Odessa fica aberto uma porta de entrada ao sul.

Andre
Andre
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Z bate, bate, bate e não sai do lugar.

Vai entender…

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Andre
1 ano atrás

André Bicho cai na real ainda da tempo de não ser enganado, a Ucrânia foi arrastada para um conflito que não tem como fazer frente ao poderio bélico da Russia, meu usa um pouco esse tico e teco ai cara. Por mais que a valentia das tropas ucras seja reconhecida não será capaz de impedir os Russos de conquistarem os objetivos que eles propuseram, ze lensqui é pau mandado da oligarquia ucra ligada aos imperialista atlanticista, leia as entre linha, Alemanha e França jah começaram dar sinais que é preciso conversar com Kremelin, e pra fechar, Z bate e ocupa… Read more »

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

A notícia que foi divulgada ontem é que o Comandante das AFU quer recuar totalmente para uma linha atrás de Artiomovsk (Bakhmut).
Só que os russos estão descendo de Izyum e vão cortar essa linha pela retaguarda.
Tá russo pros ucros.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

LC

Para complementar seu informe https://youtu.be/Mq8QE6QaCns

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

+100 Dias e contando a mesma ladainha…

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Vou fazer uma pergunta bem simples, os Russos estão tomando território dos ucras, sim ou não.

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Na velocidade que eles estão tomando a acaba o Exército russo antes de tomarem 50% da Ucrânia.

Entendeu a pegada gênio ?

Sturiale
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Antes eu ria dos seus comentários, agora só tenho pena de vc. Usar esse termo “Z bate e U apanha” só mostra o quão vazio deve ser vc, pois para tratar isso como uma briga de ufc vc deve ter algum problema…

Victor Borges
Victor Borges
1 ano atrás

Infelizmente, os comentaristas aqui viraram torcedores organizados… Seja da Rússia, seja da Ucrânia… É inegável que as forças ucranianas, com a ajuda do ocidente, se tornaram mais fortes (o que é absolutamente justificável, pois este país luta por sua sobrevivência). Também é inegável que os russos, no começo, pensaram que seria mais fácil e que a OTAN não daria suporte a Ucrânia (erro de planejamento)… Parece que nesse momento, os russos se reorganizaram e estão fazendo pequenos avanços, talvez prevendo uma guerra mais longa(+ de 1 ano), com avanços menores porém consistentes e planejados… A dúvida que paira é, a… Read more »

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Victor Borges
1 ano atrás

Torcer é quando vc olha o conflito e se apega as informações da mediastream que afirma a predominância dos ucras sobre os Russos como sendo fato consumado.

Victor Borges
Victor Borges
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Concordo com você, mas o lado russo, muitas vezes faz o mesmo e a galera pró-Rússia torce também… Como nós estamos em um país de influência americana/européia, a informação tem a tendência de seguir as notícias dos grupos de comunicações desses países… “Ai vai de cada um, em aceitar ou não”…

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

“Ucrânia têm trabalhado duro por anos e aprendido com os melhores.”

Aqui o autor dá a entender que os melhores são os americanos? Podem ser um dos melhores, mas afirmar que são os melhores aí já é coisa de torcedor enrolado na bandeira americana…

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Quem seria melhor do que eles ?

Erick Barros
Erick Barros
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Me diz então, por que são os melhores? Tem conhecimento pra explicar ou é só babação de ovo? O ônus da prova é de quem afirma… O autor tira uma afirmação num sei de onde e dps tu ainda justifica.

Last edited 1 ano atrás by Erick Barros
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Erick Barros
1 ano atrás

Só olhar em termos de tecnologia e capacidades.. Só falando da USAF diariamente a USAF faz dos EUA até a Polônia… aproximadamente 100 vôos por dia de carga.. quem tem esta capacidade ? Os franceses vem treinar no Brasil e alugam um Antonov 124 para trazer sobressalentes, por exemplo.. Quem tem capacidade e alcance Global para rapidamente chegar a qualquer lugar do Globo ? Os russos mal conseguem lutar na vizinha Ucrânia.. Os chineses não tem nem um tipo de alcance fora da suas áreas de atuação.. Os membros da OTAN sempre pegam uma carona com os revos dos americanos..… Read more »

Erick Barros
Erick Barros
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Não entendi. Os EUA ter logística global comprova que suas forças especiais são melhores que as dos demais países? Então é resumido a logística? A arma de logística é separada das armas combatentes. Um exército pode ter uma boa logística e ter uma péssima arma de artilharia por exemplo ou visse versa, uma coisa não tem NADA haver com a outra. A USAF ter uma baita logística não lhe dará garantias de que seus homens em terra serão os melhores do mundo. O EB ou a FAB pode ter uma péssima logística e ao mesmo tempo as melhores forças especiais… Read more »

Maurício.
Maurício.
Reply to  Erick Barros
1 ano atrás

X ings, os americanos são os melhores, confia…

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Erick Barros
1 ano atrás

Quer falar só do USSOCOM? Vamos lá… Ano Fiscal 2021( como é legal lugar com clareza)..aproximadamente 2.3 bilhões de dólares.. Aiiiiii mas dinheiro n reflete em qualidade.. Não..eles gastam em picanha, cerveja e pagode.. Quem treinou os ucranianos foram os Boinas Verdes, que inclusive corriqueiramente estão aqui no Brasil treinando com o COT e FEs do EB, FAB e MB… Boinas Verdes que deram um couro no Vagner Group na Siria. Isto é só uma parte do USSOCOM.. Dinheiro e com a devida governança resulta em resultado.. Quando vc fala… prove que são melhores.. Baita pergunta retórica… E retorno ela… Read more »

Nascimento
Nascimento
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Os boinas verdades venceram mercenários com apoio da USAF/USNavy, mercenários que, por terem atacado sem permissão o US Army, não tiveram apoio da VKS, nada mais justo. Nada contra, mas a maioria das vitórias que as FEs americanas e russas tiveram em combate foram com CAS. Sem isso vemos operações como Red Wings, Mogadiscio e a tentativa de tomada aeromóvel de Gostomel. Sobre o orçamento: Grande parte do orçamento americano vai pra manutenção de estruturas e compra/manutenção/modernização de equipamentos, assim como o russo. Onde isso prova algo? A Arabia Saudita já teve orçamento maior que o Brasil mas tem FEs… Read more »

Maurício.
Maurício.
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Engraçado tu começar pela USAF, tem um pessoal que jura de pés juntos que a melhor força aérea é a de Israel, e agora, em quem acreditar, em você ou em quem afirma que é a de Israel?

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

A capacidade da Força Aérea de Israel é local…

Eles tem capacidade de efetuar um ataque muito longe do seu território ?

Nããããããooooooooo

Entendam o seguinte…

Se a USAF n aumentasse os outros e os inimigos, ia conseguir o tanto de grana que tem ?

Nascimento
Nascimento
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

A USAF ter capacidade de projeção global de força não faz com que as FEs das FAs americanas sejam automaticamente as melhores do mundo, com certeza são outros argumentos muito maiores que isso mas você não tem conhecimento pra explicar pro Erick (Nem eu tenho, importante frisar).

Mesmo se a China montar uma Força Aérea global eu não vou acreditar que eles tenham um FEs tão bem treinadas quanto na Europa, são coisas completamente diferentes o que você esta dizendo. O Erick por mais que seja um torcedor, esta correto nesse argumento.

Last edited 1 ano atrás by Nascimento
Maurício.
Maurício.
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Aqui ninguém está falando qual é maior ou mais rica, estamos falando quem é melhor, mais efetiva, e nesse caso não tem como afirmar que os americanos são os melhores, isso como um todo, o que dirá na parte específica de forças especiais, quem me garante que as forças especiais americanas são melhores que as britânicas, chinesas, indianas, francesas, italianas ou brasileiras? Nada, nada garante isso.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

“Quem seria melhor do que eles ?”

Muito difícil de afirmar qual seria o melhor, até porque nem tem como avaliar isso, mas afirmar que eles são os melhores é ser muito torcedor.

Last edited 1 ano atrás by Maurício.
Erick Barros
Erick Barros
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Ele nunca fez um comentário que prestasse aqui. Tem uns que apesar de torcedores como o Bosco até fazem, mas ele nada.

Vem aqui, faz meia duzia de comentário de torcida (geralmente não passa de 3 linhas) e sai com ad hominems e ofensas aos demais.

Muito triste.

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Erick Barros
1 ano atrás

Só tiro sarro de você e dos seus 20 nicks..

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Você acha q o treinamento e a infra-estrutura não fatores de superiodade ?

Você combate como vc treina..

Isto é base até pra arte marcial

Nascimento
Nascimento
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Mas você não falou nisso… Falou da superioridade da USAF no comentário acima…

Poderia fazer o mesmo comentário sobre a US Navy e continuaria sendo, no mínimo, um argumento estranho…

Maurício.
Maurício.
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

“Você acha q o treinamento e a infra-estrutura não fatores de superiodade ?”

As forças armadas americanas são ricas e tem uma infraestrutura enorme, mas não dá para afirmar que por isso eles são os melhores, simples assim.

Rodrigo Martins Ferreira
1 ano atrás

Estou afastados por problemas “pofiçionais”, mas apareço aqui na hora do almoço e deixo a pergunta…

Agora que o Agente Vlad, o agente nro 1 do Ocidente na Rússia, admitiu que a invasão n tem nada com OTAN e nem com desnazificação.. que o objetivo é recriar o tal império russo, do qual ele certamente será o czar e todas as trocentas teses do eXpecialistas foram pra casa do car….

Vocês vão parar de passar vergonha com as teorias de conspiração de NaziOtan, NaziOcidente, Atlanticismo, desnazificação e etc ?

Grifon
Grifon
1 ano atrás

As mortes dos mercenários, ou melhor, dos ”voluntários” rsrsrs.. também dobraram de tamanho.

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Grifon
1 ano atrás

Sim, muitos soldados do grupo Wagner morrendo.

moises
moises
1 ano atrás

Infelizmente têm mas gente disposta a lutar nesta guerra insana. Patrocinada pelos americanos pra ampliar o mercado de armas. Do que quem queira ajudar os famintos e necessitados.
Porque não ver ver está movimentação em torno dos países pobres.
E a ONU que não se preoucupa com os países africanos. Os sírios. E tantos milhares sem patria.

Hcosta
Hcosta
Reply to  moises
1 ano atrás

Deve ser a ONU responsável por esta situação…
Pelo contrário, deve ser das poucas instituições que faz alguma coisa.

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  moises
1 ano atrás

Pede para o Putin vender os tanques velhos dele e doar a grana para a África.

Callo
1 ano atrás

Luis Carlos, vc não quer que o seu vizinho invada sua casa, sol nasceu pra todos, viva e deixa outros viver.

Ulisses
Ulisses
1 ano atrás

Dominados pela USA

Paulo Roberto
Paulo Roberto
Reply to  Ulisses
1 ano atrás

A Rússia conquista mais não leva. Mesmo depois de avançarem no terreno, os ucras continuará lutando pelo país, diferente do Soldados russos que fazem apenas ocupação de outra nação. Ocupação permanente em um país que criou ódio, custa muito dinheiro e vidas. Quanto tempo os Russos aguentará paga essa conta, que ainda tem que gastar mais para reconstruir essas áreas. Fica totalmente inviável. Víde: Viatinan, Afeganistão e outros países que EUA e URSS invadiram antes

Alfredo Gimenes Filho
Alfredo Gimenes Filho
1 ano atrás

Quinze anos de cadeia para quem se manifestar contra a guerra. Isto é na Rússia. Muda pra lá.

David
David
1 ano atrás

Oras,porque só os americanos podem invadir,bombardear e pilhar qualquer país?????

José de Oliveira Motta
José de Oliveira Motta
1 ano atrás

Eu também nunca vi um aplicar sansões e outro não eu nunca vi prender dinheiro alheio e ficar pra ele esse negócio é novo.

Alfredo Gimenes Filho
Alfredo Gimenes Filho
1 ano atrás

Manifestação contra a guerra na Rússia da 15 anos de cadeia. Muda para lá.

Alfredo Gimenes Filho
Alfredo Gimenes Filho
1 ano atrás

Manifestação contra a guerra na Rússia da 15 anos de cadeia.Muda para lá.

Xvantbrasil
Xvantbrasil
1 ano atrás

Alguém aí esperto em guerras sabem me informar pq a Rússia não tem interesse em atacar toda infra elétrica, subestações, linhas de tx e todis depósitos de combustíveis, incluindo, ferrovias, pontes e todos armazéns é o que eu faria nas primeiras 5 horas com mísseis de precisão de longa distância?

Ze das Couve
Ze das Couve
Reply to  Xvantbrasil
1 ano atrás

Os caras atacaram a fábrica de mísseis que afundou o Moskva no dia seguinte ao afundamento do navio. Vai entender esses russos.

Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

As forças especiais ucranianas é formada por voluntários estrangeiros está vencendo essa guerra de goleada.
O Vietnã do Putin ainda está longe de terminar.

Edeson Barbosa da Silva
Edeson Barbosa da Silva
1 ano atrás

Tudo que está acontecendo e culpa dos americanos eles fabricam ar e tem que testar aí arrumam sempre um pra testar foi assim nó Iraque quando fizeram as armas química e deram pro Sad russen usar pra assumir o Iraque depois apareceu o binlad daí destruíram o Afeganistão pra pegar o binlad depois brigaram com o Sad russen e atacaram o Iraque deixaram o país destruído e entregaram o Iraque nas mãos do talibã inclusive tinha prisioneiro que estava preso foi solto e está no comando do Iraque tentaram fazer na Síria mais não Deu certo porque a Rússia não… Read more »