O jornalista russo Alexander Kots, um repórter de guerra com mais de 20 anos de experiência em Kosovo, Afeganistão, Chechênia, Líbia, Síria, Egito, Iraque, Donbass e Karabakh, transmitiu no dia 7 de junho uma sessão de perguntas e respostas sobre a guerra; abaixo segue um resumo do que ele disse:

  • Os ucranianos têm excelente treinamento e equipamento de artilharia;
  • A AFU (Forças Armadas da Ucrânia) enfatiza táticas de pequenas unidades; isso desacelerou o avanço russo no início da guerra;
  • As rotas ofensivas russas combinam amplamente com aquelas para as quais os ucranianos treinaram nos exercícios da OTAN;
  • As regiões fronteiriças estavam cheias de armadilhas fotográficas e outros equipamentos de vigilância que deram aos ucranianos uma boa ideia do que estava acontecendo militarmente;
  • Mesmo uma liberação total do DPR e LPR não protegerá Donetsk do bombardeio ucraniano por causa de sistemas de armas de longo alcance;
  • O bombardeio aparentemente sem sentido de Donetsk é explicado pelas tentativas ucranianas de causar descontentamento entre os civis no sentido de que as Forças Armadas russas não podem protegê-los;
  • A captura de Lisichansk marcará a libertação total da LPR;
  • Táticas de “pequeno caldeirão” e os avanços lentos são deliberados, mas não as táticas de escolha; Os russos estão avançando na melhor das hipóteses com uma proporção de 1:1 e muitas vezes contra um inimigo numericamente superior;
  • As trocas de prisioneiros ainda estão ocorrendo, mas não as trocas em massa, 15 por 15, 30 por 30;
  • O exército ucraniano geralmente se recusa a recolher seus mortos, apesar de ter sido oferecido cessar-fogo para fazê-lo;
  • O nível médio de experiência na AFU caiu significativamente desde o início da guerra, agora são 20% profissionais e 80% recrutas
  • A infantaria ucraniana é de muito baixa qualidade em termos de treinamento e moral; sua artilharia e forças especiais são decentes;
  • Os ucranianos geralmente não aceitam combates de curta distância e recuam, mas geralmente o fazem de maneira organizada;
  • Os voluntários de toda a Rússia treinados em Gudermes (Chechênia) estão indo muito bem na guerra;
  • Esta escala de combate é vista pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial; Kots nunca trabalhou em um conflito dessa intensidade;
  • A Rússia não está em guerra com a Ucrânia, mas com toda a infraestrutura da OTAN: inteligência, satélites, comunicações, equipamento militar, sistemas de contrabateria, sistemas de guerra eletrônica;
  • “Bayraktars” são uma porcaria absoluta, eles são peixes em um aquário para qualquer antiaérea decente.

FONTE: @RWApodcast no Twitter

Subscribe
Notify of
guest

64 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilherme Leite
Guilherme Leite
1 ano atrás

Correções: A OTAN não empregou toda a sua infraestrutura.

Bayraktar possui diversos vídeos comprovando equipamentos destruídos, portanto faltou argumentação nesse sentido.

Tirando esses dois últimos pontos finais que pareceram mais uma torcida, o resto foi muito bom.

Zorann
Zorann
Reply to  Guilherme Leite
1 ano atrás

Também gostei da analise do jornalista…..

Quanto ao comentario dele sobre o Bayraktar, entendi que ele quis dizer que o drone não é nada demais, desde que se tenha uma antiaérea decente para combate-lo;que é exatamente o que a Russia não tinha, principalmente no incio da campanha, onde os avanços foram feitos em diversas frentes.

Mafix
Mafix
Reply to  Guilherme Leite
1 ano atrás

Usaram o Bayraktar  para afundar o submarino russo moskva digo navio russo …
(foi usado como chamariz para tirar atenção do missil que afundou o navio)

Peter Nine Nine
Peter Nine Nine
Reply to  Guilherme Leite
1 ano atrás

Existe outro ponto que foi completo lixo. Que os ucranianos têm fastio a combates de curtas distancias. Tal nao é verdade. O russos sofreram bem mais quando, pelo seu mau posicionamento, se colocavam a distancias nas quais os ucranianos eram e sao efectivos, curtas. O recuo russo da sua inicial investida é alias o que justifica o alarido em volta do reforço de capacidades ucranianas em áreas de maior alcance. Outro ponto lixo é a critica à infantaria ucraniana, que se mostrou, em comparação, bem mais proficiente que a infantaria mecanizada russa, incapaz de se posicionar e reposicionar no teatro,… Read more »

Mauro Cambuquira
Mauro Cambuquira
Reply to  Guilherme Leite
1 ano atrás

Nem sempre a tradução vai ficar perfeita. Não basta dar um “Google Tradutor”, a forma de pensar, fora da nossa cultura nos faz cair em armadilhas da tradução, por suposição muitas vezes. Assim, acabamos por entender algo ao contrário, do que alguém realmente disse. Normal isso quando estamos desprovidos de entendimento e recursos para tal interpretação.

karl Bonfim
karl Bonfim
Reply to  Guilherme Leite
1 ano atrás

Esse Alexander Kots,tá obviamente puxando a brasa para a sardinha russa!
Mas eles vão é se queimar!

Gavião
Gavião
Reply to  Guilherme Leite
1 ano atrás

1) Correto, trata-se de mera propaganda russa. Se a OTAN realmente tem ajudado com suprimentos e inteligência, por outro lado não estão no campo de batalha.
2) quanto aos Bayraktar, tenho minhas dúvidas também. É real que tenha tido algumas vitórias, mas duvido que consiga enganar AAA.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Guilherme Leite
1 ano atrás

Guilherme Leite.
A quantos dias não se vê mais nada sobre este drone turco ? Vários , os russos até pararam de anunciar que abateram eles pois eles não voam mais, todos abatidos.

Gugs
Gugs
1 ano atrás

Chapa brancovisky kkk

Rogério
Rogério
1 ano atrás

Então não é uma operação de baixa intensidade, como os perfis do Xings diz,

AFU não esta colapsada, como os Fans do FAnfarinazzo diz.

“A Rússia não está em guerra com a Ucrânia, mas com toda a infraestrutura da OTAN: inteligência, satélites, comunicações, equipamento militar, sistemas de contrabateria, sistemas de guerra eletrônica”

Acharam que seria diferente? Quanta ingenuidade!

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Rogério
1 ano atrás

“ AFU não esta colapsada, como os Fans do FAnfarinazzo diz. “

Sendo mais claro pra ver se você entende ( AFU ) só existe ainda por causa da OTAN ..

Falando nisso ontem teve um podcast que ele foi e durou 5 horas , da uma assistida lá pra ver se você acorda um pouco ..

Last edited 1 ano atrás by Slow 🇧🇷
Rogério
Rogério
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

já assisti mt coisa dele, nada se concretizou, qdo tudo acabar vc vera o quanto ele vai acertar.

Jorene
Jorene
Reply to  Rogério
1 ano atrás

Farinazzo erra e erra feio ! Se para ele o exército ucraniano está colapsado, porque a Rússia não venceu a guerra ainda ?

Rogério
Rogério
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

“Sendo mais claro pra ver se você entende ( AFU ) só existe ainda por causa da OTAN”
E isso muda o que? No planejamento do jogador 4D do xadrez geopolitico isso nao foi cogitado?

Luís Carlos
Luís Carlos
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás
paulotd
paulotd
Reply to  Luís Carlos
1 ano atrás

Bondão passou o trator

Henrique
Henrique
Reply to  paulotd
1 ano atrás

“Ele” falando com “ele” mesmo…. muito bem camarada Popovsky.
Tirando isso, se não houver uma logística mais ampliada de munição para a Ucrânia, vai faltar mesmo… até para os russos se a coisa continuar na escala que está…

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Avai2022
Avai2022
Reply to  paulotd
1 ano atrás

Bonde precisa trocar o pistão

Digo
Digo
1 ano atrás

Esse jornalista está no meio dos separatistas ou de soldados russos regulares?

“Mesmo uma liberação total do DPR e LPR não protegerá Donetsk do bombardeio ucraniano por causa de sistemas de armas de longo alcance;”

Essa guerra vai longe.

Last edited 1 ano atrás by Digo
Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Digo
1 ano atrás

Por isso que considero que os russos vão tomar até Kharkov e uma faixa de proteção.
Isso se não ocupar o leste inteiro.
Devemos considerar que o conflito está se desenrolando em um ambiente em que os ucranianos construíram milhares de fortificações e usam seus melhores soldados.
Passada essa fase, os avanços russos serão mais fáceis.

Mafix
Mafix
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Sim penso o mesmo vão tomar o pais inteiro e depois tomar toda europa e o planeta terra em seguida e apos isso vão para marte e depois tomar toda via lactea …

Nemo
Nemo
Reply to  Mafix
1 ano atrás

Ao infinito e alêm…

dfa
dfa
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Eles mal conseguem dominar parte do leste Ucraniano que tinha uma parte da população “favorável” a Rússia quanto mais dominar o que você falou… E me desculpa, mas você é tão ignorante no que escreve que até dói. Você tem noção que está “devia” ser a parte mais fácil da guerra para a Rússia? Lutar contra um oponente em combate direto? Se o nível de atrito já está tão alto imagina o que seria uma guerra de contra-guerrilha a longo prazo… Mas lá está a Rússia nem sequer consegue passar da primeira fase, e dada as suas limitações virou-se agora… Read more »

Last edited 1 ano atrás by dfa
Avai2022
Avai2022
Reply to  dfa
1 ano atrás

Exato. O impacto será nos mais pobres. Mas os EUA ao invadir o Afeganistão prejudicou o fornecimento de comida na africa ???

Avai2022
Avai2022
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Enquanto a Rússia não sair da Ucrânia será um pária na comunidade internacional. Ou seja para ficar com Minas Gerais, terá que pagar o valor de uma Austrália inteira …
A vida real não eh a sua em quadrinhos …

Henrique
Henrique
Reply to  Digo
1 ano atrás

Os russos só encerrarão esse conflito com dois cenários, ou a rendição da Ucrânia ou um armistício negociado via intermédio de alguém.
Caso contrário, o que tomarem continuarão tendo que lidar com contra-ataques e enquanto houver meios e gente, a Ucrânia não irá parar.

Mafix
Mafix
1 ano atrás

Os voluntários de toda a Rússia treinados em Gudermes (Chechênia) estão indo muito bem na guerra;
Só ver os videos dos caras atirando no nada parece video de tiktok pera são videos de tiktok …

Joanderson
Joanderson
1 ano atrás

A Rússia esta em guerra contra uma fração da otan, porq ainda não existe caças e tanques da dessa organização no front de batalha.

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Joanderson
1 ano atrás

E é por isso que está usando uma fração de seu Exército.
Hoje foi anunciado que só na região de Slaviansk tem cerca de 70 mil soldados ucros.
É muita coisa.

rfeng
rfeng
Reply to  Joanderson
1 ano atrás

Por que se mandarem nessa guerra de atrito logo ficarão sem nada.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Joanderson
1 ano atrás

E nem vai existir, estão com medo de doar caças pra Ucrânia… imagina por o deles lá 🤣🤣🤣

Luis Carlos
Luis Carlos
1 ano atrás

Análise realista.
E aborda dois pontos interessantes que eu já enfatizei aqui.
Que os ucros não recolhem seus mortos.
Que os Bayraktars são alvos fáceis para os russos, assim como serão quaisquer outros drones contra um inimigo que domina os ares e tem uma poderosa defesa anti-aérea.

Avai2022
Avai2022
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Ok. Sabia sua mente. Mas porque usa diversos nicks ?

Carlos
Carlos
1 ano atrás

Não entendo o porquê desta notícia, sabendo que os jornalistas russos não podem falar verdade, só podem dizer o que a propaganda permite, isto mesmo se tiver a experiência como parece ter nas guerras que cobriu, e como tal muitos dos comentários de pessoas que não concordam com as afirmações do jornalista, tal como eu que não concordo com algumas das afirmações do dito jornalista

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Carlos
1 ano atrás

Boa mesmo é a democracia ucraniana.

10/06/2022

SBU abriu suspeita de traição contra o cientista político Mikhail Pogrebinsky

Pogrebinsky é acusado de dizer que suas declarações foram ‘destinadas a prejudicar a soberania e a integridade territorial da Ucrânia’

Bem, o mais importante! Como evidência da conexão de Pogrebinsky com a Rússia, o SBU demonstra os cartões de visita encontrados em sua casa, bem como uma tela do ar do nosso programa #60minutos

Caso aberto!

Daniel
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Xings em outro comentário vc disse que seu irmão vivia nos estados unidos, gostaria de saber se teu irmão já foi embora dos estados unidos? Se vc não consegue nem convencer seu irmão a ir pra Russia e viver no paraíso sob comando do Putin, não vai convencer ninguém aqui com teus comentários…agora, cá entre nós, que irmão traidor, trabalhando para o imperialismo, recebendo em dólares…

Last edited 1 ano atrás by Daniel
Carlos
Carlos
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Meu caro, já deu para perceber que tu não és urcs mas sim orcs, como tal não vou debater contigo porque não tens massa encefálica para pensares por ti e só escreves o que te mandam, mas nunca te vi a justificar o comunicado das forças russas de dia 24 de Fevereiro no qual afirmam que a Força Aérea Ucraniana tinha sido completamente destruída, mas ainda hoje há aviões ucranianos a voar. Recordaste de quantos B-52 dos EUA foram abatidos por Sam-7 no Vietname? Será porque os Sam-7 eram construídos no Vietname? Será que os talibãs no Afeganistão construíam Stingers… Read more »

Oráculo
Oráculo
Reply to  Carlos
1 ano atrás

Isso é jornalismo.

Publicam um texto da Time.
No outro dia um do South front.

Uma análise de um Coronel Americano.
Depois um texto de um jornalista russo.

O nome disso? Imparcialidade.

Last edited 1 ano atrás by Oráculo
Carlos
Carlos
Reply to  Oráculo
1 ano atrás

Isso é uma estupidez porque logo e à partida sabemos que os jornalistas russos podem ser presos e condenados a quinze anos de prisão por escreverem GUERRA, isto assim não é uma opinião livre mesmo que contraria à minha, como tal a opinião desse jornalista não é válida porque é condicionada.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

A nazotan esta desde 2014 assessorando e fornecendo armas e treinamento as forças ucras e mesmo assim não conseguiram tomar Lohansk e Donesk, não vai ser agora que irão impedir a conquista do Donbas pela RF.
Pedeu comediante.

Andre
Andre
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

O Putin já se comparou a Pedro, o grande e deixou claro que é apenas uma expansão imperialista.

Pode abandonar esse discursinho de “nazistas” que até seu comandante supremo abandonou.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Andre
1 ano atrás

André

O Neo Kzar Putim pode não estar falando em nazismo mas as retórica no Donbas continua sendo desnazificar, pelo menos é isso que os moradores das cidades onde os Russos estão ocupando dizem.
Quanto a ele se comparar a Pedro o grande é até uma humildade agora eu acharia que seria arrogância se fosse com o Alexandre.

Rossiya, do velikoy pobedy

Urrahhh

Andre
Andre
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Vc está bebendo a mesma água do Da Lua, só pode.

Neo Czar, moradores de Donbass, humildade…

JuggerBR
JuggerBR
1 ano atrás

É um ponto de vista divergente do que normalmente lemos aqui nas matérias e principalmente no bots descerebrados. A verdade não é a dele nem a ocidental, é alguma coisa no meio disso.
A capacidade de lidar e repor o atrito é que vai determinar em que ponto vai terminar o combate e se algum lado vai poder se dizer vencedor deste conflito.

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  JuggerBR
1 ano atrás

Exército ucraniano convocando voluntários para a guerra em uma piscina de um clube de recreação na Transcarpátia.
O senhorzinho já de certa idade foi escolhido.
Deve ser da turma de 1960 a 1970.

https://t.me/intelslava/30953

Jorene
Jorene
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Santa bobagem !

Andre
Andre
Reply to  JuggerBR
1 ano atrás

É verdade, os bots putinzetes ficam com esse discursinho de que a russia toma uma cidade por dia e ficam engrandecendo velharias como o t62…

Luis Carlos
Luis Carlos
1 ano atrás

E a Ucrânia vai afundando.

A queda da economia ucraniana será muito mais forte que a economia russa, apesar das sanções anti-russas, – chefe do comitê financeiro e tributário da Verkhovna Rada Getmantsev.

“Há uma guerra acontecendo em nosso território, as pessoas estão morrendo aqui, mas não há hostilidades no território russo, e a economia russa está funcionando apesar das sanções… A economia russa está longe de entrar em colapso”, explicou Getmantsev.

A queda do PIB da Ucrânia em 2022 será de 30%, acrescentou.

Daniel
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Xings vai correr atrás de mulher, hoje é sexta, tira um descanso dessa guerra

Rocha
Rocha
Reply to  Daniel
1 ano atrás

Correr atrás de mulher? Sei não… acho que o negócio dele é algum russo.

Nilson
Nilson
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Mas isso é lógico. Só de ver as infraestruturas ucranianas bombardeadas já dá para ver que o PIB vai cair imensamente. Nem poderia ser diferente, a guerra está sendo lá, com total desarticulação da economia. Tanto na Ucrânia livre quanto na Ucrânia ocupada, exceto a Crimeia. Por uns dois ou três anos, a Ucrânia vai ser um país cujo emprego abundante é apenas ser soldado, seja pago pela UE/EUA, seja pago pela Rússia.

Avai2022
Avai2022
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Sonha sonha … teus chefes chineses e russos no apanhar da noite no travesseiro estão apavorados …
Soh crianças neném como você acreditam na estorinha contada …

Carlos
Carlos
Reply to  Luis Carlos
1 ano atrás

Cá está o Orc com as suas propagandas sem nunca faz menção às preocupações de Putin pelos trabalhadores europeus que podem perder os seus empregos, Sem nunca fazer qualquer menção aos barris de petróleo comprados pela Shell a 26USD o barril, companhia essa que já veio a público pedir desculpas por esse negócio, nem nunca vez nenhuma referência à quantidade de barris de petróleo que vendeu para a Índia e China por menos de metade do preço de mercado, nem nunca fez qualquer menção que só em 2050 a China terá infraestruturas para consumir apenas 30% do que é consumido… Read more »

dfa
dfa
1 ano atrás

Primeira coisa: “Os ucranianos têm excelente treinamento e equipamento de artilharia;” “A infantaria ucraniana é de muito baixa qualidade em termos de treinamento e moral; sua artilharia e forças especiais são decentes;” Duas afirmações completamente opostas. Segunda coisa: “A Rússia não está em guerra com a Ucrânia, mas com toda a infraestrutura da OTAN: inteligência, satélites, comunicações, equipamento militar, sistemas de contrabateria, sistemas de guerra eletrônica;” Se isso fosse completamente verdade então os russos estariam a recuar no terreno. Quem eu saiba os Ucranianos não operam Eurofighter, F35, ou Rafaele, Leopardos2A6, Abrams M1, Marders, Bradleys, Apache, Tiger,etc etc, porque se… Read more »

Last edited 1 ano atrás by dfa
Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  dfa
1 ano atrás

Vou ligar a tecla SAP para vc.
A artilharia tem excelente treinamento e equipamentos, portanto é decente.
A infantaria é de muito baixa qualidade, portanto não é decente.
Melhorou?

paulotd
paulotd
Reply to  dfa
1 ano atrás

T-72 novinho capturado. Tem que ter uma matéria do T-72 os dois lados estão usando

Heinz
Heinz
Reply to  paulotd
1 ano atrás

Vi um vídeo agora no telegram, os Ucranianos capturaram um T72B3 russo e um peça bem moderna de artilharia. como não da pra enviar do telegram pra cá, segue o vídeo no You tube.
https://www.youtube.com/watch?v=KoB6xO7iCfU

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  dfa
1 ano atrás

F-35 não poderia ser usado, pois na Ucrânia chove muito kkkkkkk

Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

Resumo: “sabemos tudo que está acontecendo, mas não estamos conseguindo reverter a situação”.

Heinz
Heinz
1 ano atrás

“Os ucranianos geralmente não aceitam combates de curta distância e recuam, mas geralmente o fazem de maneira organizada”
Essa piada foi boa.
Nem parece que os russos abusam da artilharia, inclusive, bombardeando posições ucranianas durante semanas inteiras só pra depois avançar, e mesmo assim os ucranianos oferecem uma resistência ferrenha, foi assim em Kharkiv, Mariupol, Kherson, Mykolaiv, Sumy.
Creio que o que mais os ucranianos querem é combates a curta distância, sendo assim a artilharia russa não poderia ser usada em larga escala, correndo perigo de acertar suas próprias tropas.

Heinz
Heinz
1 ano atrás

“Os voluntários de toda a Rússia treinados em Gudermes (Chechênia) estão indo muito bem na guerra”
Sim, esses caras são durões e bem treinados.
Entretanto eles já cometeram várias “garffs” nessa guerra, vídeos bem toscos tipo atirando num sinal de trânsito e dizendo que estavam em combate, outro foi lançar um RPG nos ucranianos e tomou um tiranbaço na cara, o vídeo deu ruim.
Não duvido que eles são excelentes combatentes, principalmente as forças especiais chechenas, mas a credibilidade deles caiu depois de tantos vídeos fakes.

Heinz
Heinz
1 ano atrás

“A captura de Lisichansk marcará a libertação total da LPR;”
Eu acredito eu os russos conseguirão tomar todo o Donbass (sendo imparcial), comoafirmei em outro post, a superioridade russa é gritante.
A questão é: conseguirão manter?
Será que os ucranianos aceitarão “dar” alguns territórios em troca da paz?

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
1 ano atrás

““Bayraktars” são uma porcaria absoluta, eles são peixes em um aquário para qualquer antiaérea decente.”

“Achavam que eu estava na pior” PANTSIR, 2022.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

O Tor está tendo um desempenho melhor nessa guerra do que este pantsir.