Curitiba (PR) – Em 9 de junho, o Dia da Artilharia, celebrado no dia 10, e o aniversário de 76 anos da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército – AD/5, celebrado no dia 19, foram comemorados em uma solenidade militar realizada no 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (5º GAC AP).

A cerimônia contou com a presença do antigo integrante do Alto Comando do Exército, General de Exército Túlio Cherem, do Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão Fábio Benvenutti Castro, autoridades civis, oficiais-generais, chefes de Estado-Maior, comandantes de organizações militares, Artilheiros da ativa e veteranos.

A leitura do texto alusivo ao Dia da Artilharia e as palavras proferidas pelo General Cherem e pelo General Castro enalteceram a história e a relevância da Arma, destacaram a trajetória profissional do Marechal Emílio Luís Mallet, Patrono da Artilharia, e de ilustres artilheiros do passado, homenageados durante a solenidade.

Em comemoração aniversário da Artilharia Divisionária Marechal Setembrino de Carvalho, o Comandante e o Chefe do Estado-Maior da AD/5 realizaram a entrega dos Diplomas de Colaborador Emérito do Exército e de Amigo da AD/5 em reconhecimento aos bons serviços prestados à Instituição e a este Grande Comando de Artilharia pelas personalidades civis e militares agraciadas.

Os artilheiros convidados participaram do tradicional desfile no pátio de formaturas, na sequência desfilaram os alunos do grêmio de Artilharia do Colégio Militar de Curitiba e as tropas do 15º GAC AP, do 5º GAC AP e da Bateria Comando da AD/5. Coroando o evento, a bateria de obuses realizou a ocupação de uma posição e simulou o cumprimento de uma missão de tiro com os obuseiros M109 A5+BR e as viaturas remuniciadoras M992 A2.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments