A medida dobrará o número de Sistemas de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade enviados para a Ucrânia em meio à batalha daquele país com as forças russas pelo controle da região leste de Donbas.

A Casa Branca deve anunciar que enviará quatro lançadores de foguetes adicionais para a Ucrânia, como parte de um novo pacote de assistência militar de US$ 450 milhões, disse uma autoridade dos EUA na quinta-feira.

A medida dobrará o número de Sistemas de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade enviados para a Ucrânia em meio à batalha daquele país com as forças russas pelo controle da região leste de Donbas.

A notícia vem dias depois que o POLITICO informou pela primeira vez que os funcionários que elaboravam a próxima parcela de ajuda no Pentágono estavam inclinados a enviar quatro unidades do lançador de foguetes móvel HIMARS.

As primeiras quatro unidades aprovadas pelos EUA chegaram à Ucrânia nesta semana, juntamente com foguetes de médio alcance que podem atingir alvos a até 80 quilômetros de distância, anunciaram autoridades ucranianas. O Reino Unido também está enviando três unidades de uma arma semelhante, o M270 Multiple Launch Rocket System, de fabricação americana, com alcance de 50 milhas. A Alemanha também transferirá três M270 para Kiev .

O primeiro grupo de cerca de 60 ucranianos treinados no HIMARS está agora pronto para usá-los, disse o general Mark Milley, presidente do Joint Chiefs, na semana passada.

A Associated Press informou pela primeira vez que a Casa Branca deve anunciar um novo pacote de US$ 450 milhões em ajuda militar à Ucrânia e que incluirá o HIMARS, mas não informou quantas unidades a parcela incluiria.

FONTE: Politico

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Scudafax
Scudafax
1 ano atrás

Certamente um armamento extremamente capaz, contudo a quantidade enviada pode não ser suficiente para resultar em alterações estratégicas no campo de batalha.

Mensageiro
Mensageiro
Reply to  Scudafax
1 ano atrás

Do jeito que os Ucranianos fazem milagres eu não apostaria firmemente nisso kkk

Mr. Guara
Mr. Guara
1 ano atrás

Eu tenho uma pergunta de leigo, quando eu leio “sistema” penso que um sistema é mais de um veiculo, vejo assim por conta do Astros II. Mas não consegui informação sobre o funcionamento do HIMARS, então estou assumindo que são 4 veículos lançadores. Estou correto?

Caio Cipriano
Caio Cipriano
Reply to  Mr. Guara
1 ano atrás

Sempre que se fala de astros se fala em bateria. Segundo o que eu vi (wikipedia) do astros ii, uma bateria tem viatura de controle de fogo, posto de comando e controle, observação e análise meteorológica, além é claro das lançadoras e remuniciadoras. No caso do HIMARS, o caminhão funciona sozinho mesmo?

Bosco
Reply to  Mr. Guara
1 ano atrás

Mr. Guara Com certeza junto com os 4 veículos lançadores vai uma série de outros veículos de manutenção e veículos transportando contêineres selados com outros foguetes. O veículo lançador pode operar de forma autônoma e inclusive tem seu próprio guindaste , que o faz capaz de recarregar em poucos minutos. Como foguetes não têm a opção de variar a carga de projeção a única maneira de variar o alcance é pela elevação do lançador, e isso é feito de forma automática. Também o sistema pode ser ampliado contando com uma central de comando integrada controlando vários lançadores e recebendo informações… Read more »

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

Para você ver como o imperialismo atlanticista trata seu apone slavo, depois de ter uma parte de seu pais ocupado e a possibilidade cada vez maior de perder mais território o auxilio é em dose homeopática, não sei mas cada dia eu me convenço que os americanos avaliaram mal a estratégia de minar a Russia para atingir a China.

Alan Santos
Alan Santos
1 ano atrás

Ué mas os russos não tem tecnologia alienígena? Porque copiar ?

Jonny BR
Jonny BR
1 ano atrás

Não acho que nessa quantidade seja o suficiente pra mudar o curso da guerra, tá difícil demais pra os Ucrani

Angelo
1 ano atrás

Votação , se vocês tivessem que ajudar a Ucrânia qual desses dois vocês escolheriam?

Opção 1-Elbit Systems / 155mm M454 Super High Explosive Artillery Projectile
https://www.youtube.com/watch?v=G18Rwoa7c1k

Opção 2-Elbit Systems / SPEAR for high mobility platforms
https://www.youtube.com/watch?v=InHbwa4I5GQ

Munhoz
Munhoz
1 ano atrás

O ocidente não está ajudando!
Se quiserem ajudar mesmo teriam doado uns 200 M109 ou uns 50 Himars junto a munição e treinamento, o que o ocidente está fazendo no momento é entregar pequenas quantidades de variados tipos de sistemas, isso não muda muito o cenário e torna quase inviável o treinamento e a logística adequadas !

Bosco
Reply to  Munhoz
1 ano atrás

Munhoz,
É mesmo. Quem está ajudando a Ucrânia é a Rússia. Pra essa você passa o pano, né?

Munhoz
Munhoz
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Eu não faço parte da torcida, só analiso os fatos !
Ninguem esta ajudando a Ucrania, ela é só uma marionete no meio das potencias !

George
George
Reply to  Munhoz
1 ano atrás

E você acha que formar gente para aprender sistema novo em grande quantidade é facil? Engraçado esse pessoal que pensa que aquela peça situada entre o teclado e a cadeira não faz diferença.

Munhoz
Munhoz
Reply to  George
1 ano atrás

O problema é a variedade e é isso que vcs não entendem no final das contas com as doações vc vai ter uns 200 sistemas mesmo, porem vão ser de uns 10 tipos diferentes o que torna inviavel a logistica,