Moradores locais disseram que tropas invasoras russas entraram na usina de energia solar de Tokmak, na região de Zaporizhia, e então procederam ao desmantelamento e captura dos painéis solares na estação. Eles relataram este incidente pela primeira vez ao Vlasti.net, um site de notícias ucraniano. A estação de energia solar Tokmak é a maior usina de energia solar da Ucrânia, com painéis que se estendem por 96 hectares, ou cerca de 100 campos de futebol.

As forças russas também tentaram tomar a Usina Nuclear de Chernobyl, mas transferiram o controle de volta para as autoridades ucranianas no final de março, disse a Agência Internacional de Energia Atômica na época.

Nos primeiros dias do conflito, as forças invasoras atacaram um gasoduto em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia. Outras instalações também teriam sido atingidas.
No entanto, no início deste mês, o ministro da Energia da Ucrânia fez um discurso desafiador, prometendo humilhar Vladimir Putin ao reconstruir a infraestrutura energética da Ucrânia para ser melhor do que antes.

Falando por videoconferência na conferência da Agência Internacional de Energia (AIE) na Dinamarca, German Galushchenko lamentou que os ataques russos tenham causado “muitas perdas, infelizmente, no pessoal do nosso setor de energia”.

Ele acrescentou: “A guerra agressiva que a Rússia está travando contra nosso país deixará nossa estrutura seriamente danificada.

“Em algum território, [está] completamente arruinado. Teremos que reconstruir”.

Tal situação “exigirá enormes esforços de investimento e, ao mesmo tempo, se tornará uma oportunidade para reformular o setor de energia ucraniano”.

Além de lucrar com painéis solares ucranianos roubados, a Rússia tentou repetidamente interromper o fornecimento de eletricidade na Ucrânia como estratégia de batalha.

Em abril, autoridades ucranianas alertaram que o grupo hacker russo Sandworm havia lançado um ataque cibernético a subestações elétricas de alta tensão na Ucrânia.

Os hackers usaram um novo malware conhecido como idustroyer2, que pode atacar diretamente equipamentos em concessionárias de energia, enviando comandos para dispositivos de subestações que controlam o fluxo de energia.

FONTE: Express.co.uk

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Varg
Varg
1 ano atrás

Esses painéis são inúteis sem os demais equipamentos de geração de energia fotovoltaica.

Gilberto
Gilberto
Reply to  Varg
1 ano atrás

Mas correspondem a mais da metade do custo da usina.

E a propósito, duvido que não saquearem os demais equipamentos…

Victor Filipe
Victor Filipe
1 ano atrás

Russia não tem um governo. tem uma instituição criminosa que se passa por governo.

Jagdverband#44
Jagdverband#44
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Mas, temos defensores deles por aqui nesse blog.

Varg
Varg
Reply to  Jagdverband#44
1 ano atrás

Delitos contra a propriedade privada são bem quistos pelo brasileiro médio, vide nossa história com pirataria, receptação, contrabando, o famoso “achado não é roubado” e a própria atuação das nossas classes políticas visando enriquecimento ilícito…

Talisson
Talisson
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

Tem toda a razão. Há tempos que dizem que Putin é o padrinho dos mafiosos. Aquele que mantém as facções russas em relativa harmonia. Mas me incomoda a quantidade de gente que acredita que a Russia é a unica potência a ser assim, ou ter tais práticas. EUA e RU foram mafiosos e assassinos em 2003, franceses também o foram na Libia. Tem um canal que entretém adolescentes no youtube que idoladrou Collin Powel como grande figura, sendo que era um cúmplice confesso de um genocídio do qual o tribunal penal internacional se fez de cego. Isso é tomar lado,… Read more »

Recruta zero
Recruta zero
Reply to  Talisson
1 ano atrás

O problema é que quando são democracias que praticam atrocidades contra outras nações a “comunidade internacional” aceita e até justifica tais atos

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  Victor Filipe
1 ano atrás

E qual governo não é criminoso? Kkkkkk a própria existência do governo é criminosa por essência.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
1 ano atrás
Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Da 6 meses para os Alemães resolverem isso..em dois anos Europa se liberta desse câncer e Rússia vai precisar aceitar centavos de dólar pelo gás.

Pedro
Pedro
1 ano atrás

Pessoal,

Uma dúvida, o País agressor é a Rússia e não estou problematizando isto, mas, numa guerra não é comum o uso dos equipamentos, material bélico e alimentos apreendidos por partes dos beligerantes?

Adalto Castro
Adalto Castro
Reply to  Pedro
1 ano atrás

Considero este site sendo um site de noticias e analise, porem vejo esta materia extremamente tendenciosa. Onde cabe uma critica a dois inimigos que deixa a infra do inimigo disponível para ser utilizada? Não exite inocentes em uma guerra, em uma guerra não deixarei um inimigo vivo para promover novo confronto comigo no futuro, que estara certo e quem vencer, a historia não e contada pelos derrotados.

Leonardo Cardeal
Leonardo Cardeal
Reply to  Adalto Castro
1 ano atrás

Tá certo, os ucranianos deveriam ter desmontado e guardado com antecedência os sei lá, 700.00 painéis antes da INVASÃO.

Satyricon
Satyricon
Reply to  Pedro
1 ano atrás

Isso é roubo

Pedro
Pedro
Reply to  Satyricon
1 ano atrás

Certeza? Pergunta de leigo, não sei as regras de guerra, apenas algumas constantes em convenções e tratados. Pois vejo cada um usando armamento apreendido de cada lado.

Henrique de Freitas
Henrique de Freitas
1 ano atrás

Não era para combater o nazismo?

JuggerBR
JuggerBR
1 ano atrás

O saque e o espólio de guerra nasceu no minuto seguinte do primeiro conflito humano, se no fim a Russia tiver que pagar indenização, melhor pra Ucrânia. Mas o histórico é de ficar sem punição.

Rodrigo
Rodrigo
1 ano atrás

Para que, Rússia tá na idade da pedre queimando carvão e petróleo para gerar energia dev achar que placa solar é coisa de base secreta americana

Heinz
Heinz
1 ano atrás

Os painéis provavelmente eram nazistas e precisaram ser desnazificados.
Foram usadas tropas do Wagner Group para isso, liderados pelo judeu Dmitry Utkin.
(rs)