Embora grande parte da atenção na guerra da Rússia na Ucrânia esteja focada na batalha por Donbas, há uma guerra nas sombras ocorrendo fora dos olhos do público.

No fim de semana, o New York Times informou que “alguns funcionários da CIA continuaram a operar no país secretamente, principalmente na capital, Kiev, dirigindo grande parte da vasta quantidade de inteligência que os Estados Unidos estão compartilhando com as forças ucranianas, de acordo com os atuais e ex-funcionários”.

Enquanto isso, “algumas dúzias de comandos de outros países da OTAN, incluindo Grã-Bretanha, França, Canadá e Lituânia, também estão trabalhando dentro da Ucrânia”.

A Ucrânia também está conduzindo sua própria guerra nas sombras, de acordo com o Times of London , com tropas do batalhão Shaman, apelido dado ao 10º Destacamento de Forças Especiais da Ucrânia, participando de missões de sabotagem transfronteiriças.

“Os alvos exatos são classificados, mas as incursões das equipes na fronteira ajudam a explicar como as refinarias de petróleo russas, depósitos de munição e redes de comunicação foram misteriosamente sabotadas”, informou o jornal.

Estamos apenas aprendendo sobre essas ações e, embora não possamos confirmá-las de forma independente, elas oferecem um vislumbre, se for verdade, de como a Ucrânia está tomando o assunto em suas próprias mãos para se defender atacando através da fronteira.

FONTE: The Drive

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rui Chapéu
Rui Chapéu
1 ano atrás

Isso acho que não é novidade pra ninguém.

Os cara vão atrás de inteligência e pra saber o que se passa in loco.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Rui Chapéu
1 ano atrás

Eu só fico na dúvida se aqueles vários incêndios que aconteceu recentemente dentro da Rússia tbm são parte dessas sabotagens ou é apenas coincidência, enfim, talvez nunca iremos saber.

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Mr. Guara
Mr. Guara
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Estou acompanhando as atualizações em um grupo do telegram, que estão suportando financeiramente um grupo ucraniano lutando no leste, e videos brotaram la das ações de sabotagem nas ferrovias em Belarus, e inúmeros videos de pessoas lançando Molotov’s em centros de alistamento na Russia. Mas nenhuma das ações chegou perto de incêndios em refinarias e laboratórios e depósitos militares.

Last edited 1 ano atrás by Mr. Guara
Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
1 ano atrás

Isso e fato e não é novidade para ninguém. Inclusive o afundamento do moskva teve participação direta dos americanos.

rodrigo
rodrigo
Reply to  Jefferson Ferreira
1 ano atrás

e os russos como bons cachorrinhos, ficaram sentadinhos quietinhos.

Felipe
Felipe
Reply to  rodrigo
1 ano atrás

tão quietinhos, só mandaram pra cova 200 mil ucranianos (e aliados)

Hank Voight
Reply to  Felipe
1 ano atrás

Nick novo Xings!?

RPiletti
RPiletti
Reply to  Felipe
1 ano atrás

Derrotar a Ucrânia é quase uma obrigação… zombar de soldados mortos é vexatório, seja qual for o lado.

Canarinho
Canarinho
Reply to  rodrigo
1 ano atrás

Diz isso para o pessoal que ta recuando de Lisichiansk e que presenciou a renca de estrangeiros, inclusive americanos (mercenarios???),que tombaram e agora estao sendo achados diariamente pelos aliados (os videos nao mentem).

Ramon
Ramon
1 ano atrás

A guerra da Ucrânia está sendo a oportunidade perfeita para tirar de circulação alguns indivíduos de circulação, matar um oficial russo dentro da Rússia provavelmente é muito complicado e causaria suspeitas, agora fazer isso nessa bagunça que está a Ucrânia provavelmente é mais fácil e ainda podem falar que foi devido a um ataque ucraniano.

Sagaz
Sagaz
1 ano atrás

Sem contar a grande permeabilidade russa no que diz respeito a corrupção. Enchendo determinados bolsos com dinheiro qualquer informação fica disponível, a saber: logins, senhas, localização, nomes…

Oráculo
Oráculo
1 ano atrás

Uma coisa é certa.

Com a quantidade absurda de mercenários lutando dos dois lados, com toda certeza algumas unidades de Forças Especiais da OTAN estão executando missões nessa guerra.

A morte de tantos generais russos é prova disso.
São os tais alvos prioritários que os Commandos treinam a vida toda para abater.

E devido ao alto número de mercenários no front, os países aliados enviam seus homens sem medo. Se morrerem, eram mercenários.
Se voltarem, missão cumprida.

Henrique
Henrique
Reply to  Oráculo
1 ano atrás

O grande problema desse apoio nas “sombras” para eliminar alvos prioritários ou sabotagens levou a Rússia a aplicar nessa guerra o que os soviéticos tinham de pior em sua doutrina, destruição de tudo.
O que visivelmente estavam evitando no inicio da tal “Operação Especial” estão aplicando ferrenhamente agora… vejam o nível de destruição de todas as cidades e vilas que eles atacam.
Como mencionei antes, ninguém vai ganhar nada nesse guerra mas certamente a Ucrânia será uma pilha de escombros quando isso acabar.
Terá valido a aposta (de ambos os lados)?

Canarinho
Canarinho
Reply to  Oráculo
1 ano atrás

Mas essa escala de mortes de oficiais, nao esta relacionada a doutrina operacional, ou perfil de composição das unidades em combate Russa?

Oráculo
Oráculo
Reply to  Canarinho
1 ano atrás

Alguns sim. Principalmente os que lideram os Grupos Táticos de Batalhão.
Esses estão praticamente na linha de frente.

Mas os Generais de 3 e 4 estrelas de mataram nos centros de comando longe do front, com tiros de snipers, pode saber que foram Commandos.

Felipe Morais
Felipe Morais
1 ano atrás

Sei
O shopping atacado esses dias devia estar cheio de agentes né? Conta mais outra aí

Canarinho
Canarinho
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

repara uma coisa – frequentemente o alto comando Russo admite alvos atingidos com misseis de cruzeiros e afins em aglomeração de pessoal em grandes centros Ucranianos. O que vc suspeita que seriam esses alvos que mereciam a centenas de km do front, o gasto de misseis tao onerosos?

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

nos EUA, a FSB usa restaurante para encontro de repasse de informação, então ele não tá falando besteira.

Canarinho
Canarinho
1 ano atrás

Para voce ver, mesmo com todo esse suporte incondicional da OTAN, a Ucrania ta sendo esfolada no front leste, os vídeos que vi hoje me convenceram que as forcas Ucranianas simplesmente colapsaram. Ainda bem que temos ainda o Telegram para nao nos deixar cair nessa narrativa barata da MSM.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Canarinho
1 ano atrás

qual canal do telegram?

Heinz
Heinz
Reply to  Canarinho
1 ano atrás

Esse suporte que a Ucrânia recebe não é nem 1 décimo do que a Rússia possui no front. Só em termos de artilharia, mesmo com o “suporte” do ocidente a disparidade é gritante. Em termos de defesa AA a mesma coisa, em termos de ataca de longo alcance a Ucrânia não possui meios para tal. No máximo o Himars agora que são pouquíssimas unidades. Em termos de aviação, a superioridade russa é gigantesca. Mesmo que a Ucrânia não tivesse perdido nenhum avião no solo, a disparidade continuaria grande, tanto em termos quantitativos como qualitativos. Ou seja, essa desculpa que a… Read more »

Salim
Salim
Reply to  Canarinho
1 ano atrás

Vc acreditou, kings versão velhinha Taubaté. Rsssss. Pudim atolou Ucrânia, Otan vendo Rússia se autodestruindo. Finlândia e Suécia liberadas pela Turquia, lembrando que além aumentar em muito fronteira Otan, bloqueia Porto russo Norte e o bloqueio Lituânia tira praticamente capacidade marítima russa e são dois países que agregam força militar significante a Otan. Pudim está levando Rússia de potência a piada. Sem falar Moldávia e Ucrânia na UE. Vitória de Pirro.

Carlos Campos
Carlos Campos
1 ano atrás

Olha isso é problemático, vai dar mais vontade dos russos matarem os cidadãos desses países, agora já tem até a desculpa que são mercenários a serviço da CIA/MI6