O segundo maior produtor da OPEP encontra dificuldades para vender seus derivados no mercado asiático

O Iraque pode acabar sendo um dos maiores perdedores em função do aumento do fluxo de barris russos baratos para a Ásia. A demanda pelos seus principais derivados produzidos localmente está diminuindo.

Não houve compras no mercado spot de petróleo bruto para os tipos Basrah Medium ou Basrah Heavy do Iraque até agora no atual ciclo comercial da Ásia, ao passo que uma licitação para a venda de petróleo pesado não foi contemplada, disseram traders que compram e vendem os derivados. Normalmente, a Índia e a China são os principais compradores dessas variedades, embora tenham aumentado as compras de petróleo russo com desconto após a invasão da Ucrânia.

Os petróleos do tipo Basrah Medium ou Basrah Heavy são os dois principais tipos exportados pelo Iraque para os mercados internacionais , portanto, qualquer corte nos volumes ou preços seria um golpe para o segundo maior produtor da Opep. Vendedores de óleo pesado discutiram o fornecimento de cargas com desconto em relação aos preços oficiais de venda para atrair compradores, informaram os traders.

Outro aspecto que embota o apelo dos graus iraquianos é o tipo de combustível que pode ser produzido. O Basrah Medium e o Basrah Heavy tendem a produzir mais óleo combustível, menos lucrativo, que é usado em usinas de energia e transporte. As refinarias estão buscando – e estão dispostas a pagar prêmios mais altos – por petróleo que produza mais produtos como diesel e gasolina, que estão em alta demanda.

Os tipos de petróleos iraquianas são uma exceção na Ásia, onde a forte demanda levou à antecipação do ciclo comercial normal de compra física de petróleo. Em comparação, osR carregamentos de petróleo tipo Murban de Abu Dhabi – que rende mais diesel – foram negociados a um prêmio de US$ 10 a US$ 11 o barril em relação ao índice de referência de Dubai este mês.

FONTE: Business Standard

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
L G
L G
1 ano atrás

Notícia urgente da imprensa da Alemanha. A munição de guerra da Ucrânia está acabando. Estamos falando da munição da antiga união soviética. Isso quer dizer que a partir de agora a Ucrânia terá que lutar com armas e munições da OTAN. A pergunta é qual a quantidade de armas e munições que a OTAN irá fornecer para a Ucrânia. Será o suficiente para pelo menos segurar os russos? Ou será pequena a ponto dos russos conquistar toda a Ucrânia. Vamos estudar e aguardar pessoal.

JOAQUIM ROCHA
JOAQUIM ROCHA
Reply to  L G
1 ano atrás

“Porém Putin não quer guilhotinar, ele quer ir sufocando lentamente. Portanto este argumento depreciativo infantil por parte dos otanbots de que é uma vergonha a demora da Rússia, a demora é uma estratégia, uma arma.”

KKKKKKKKKK.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  L G
1 ano atrás

Camarada Paulo, eu não tinha pensado nessa tese do cozimento do comediante zé lensqui mas é um cenário que pode estar sendo desenhado para responsabilizar o comediante por ter levado a Ucrânia nessa aventura, agora só precisam acertar com os donos do zé lensqui como descartar o problema.

Nonato
Nonato
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Putinete…

Cassini
Cassini
Reply to  Nonato
1 ano atrás

Chora otanbot bidenete.

Agnelo
Agnelo
Reply to  L G
1 ano atrás

A demora é a estratégia de quem não tem capacidade.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  L G
1 ano atrás

Nossa que maravilha de comentário, escancara uma personalidade sociopata e cruel bem ao estilo bigodinho alemao Invadir um país, matar seus cidades e anexar território dizendo que é direito seu. Aí me vem um cidadão e faz um comentário desses, digno de um sociopata cruel, um nacional socialista alemão puro!

RPiletti
RPiletti
Reply to  L G
1 ano atrás

Sim, vamos estudar.
O suporte aéreo que o ocidente forneceu à Berlim Oriental quando Stalin fechou a cidade por terra e o suporte que os EUA deram à Israel durante as guerras que eles travaram devem ser fake…

gordo
gordo
1 ano atrás

Uma das coisas pouco divulgadas nessa batalha pelo petróleo é o custo de produção de cada país. Existem poços que produzem barril a custo abaixo dos 10 dólares e outros acima dos 50. O custo de produção da Rússia não está entre os mais altos e essa jabuticaba que estão inventando para ver se resolve o problema pode gerar mais problemas. Vale lembrar que a Rússia garante sua segurança alimentar sem muitos problemas e tem meios para acessar importados via China ou Índia, e pode se por nessa conta a determinação do povo Russo. Essa campanha anti Rússia pode estar… Read more »

L G
L G
Reply to  gordo
1 ano atrás

Eslavos igual escravos. Ditado antigo infelizmente. Como o ocidente e outros povos chamavam os russos. Igual os negros escravos. Infelizmente. Vamos estudar e aguardar pessoal.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Reply to  gordo
1 ano atrás

O problema é que o ocidente tentou integrar a Rússia, principal fornecedora de energia, só isso já basta para quebrar o seu argumento. Não acredito que o “povo russo” fez uma escolha, esse mesmo povo não tem direitos fundamentais como eu e você, então acaba-se sendo feito uma análise de acordo com os nossos parâmetros. Se o Bolsonaro decide anexar o Uruguai e a OTAN conduz uma serie de sanções econômicas(nem vou falar da militar), o brasileiro depõe o Bolsonaro rapidinho, é só ele prejudicar os business(olhemos o Impeachment da Dilma). Já lá, é veneno e gulag, então dizer que… Read more »

leonidas
leonidas
Reply to  Guilherme Leite
1 ano atrás

Colega a Rússia, como a China JAMAIS foram uma democracia … Historicamente seu povo DESCONHECE o significado disso, democracia é um contrato social que nasce no Ocidente assim como seu respectivo modo de produção que é o Capitalismo. E o Ocidente jamais tentou ou teve a Rússia como um parceiro, prova disso é a manutenção da Otan que dobra de tamanho justamente em anos onde sua razão de existir (Pacto de Varsóvia e URSS) eram passado. A Rússia alerta o Ocidente desde 2010 para reconsiderar o expansionismo da Otan em direção aos portões de Moscou. A Rússia esta fazendo apenas… Read more »

leonidas
leonidas
Reply to  gordo
1 ano atrás

A Europa do Leste sempre foi vista como algo de segunda classe. Mesmo na Otan são considerados sacrificáveis em caso de uma escalada. Países bálticos, e Leste Europeu na prática funcionam como estados tampões para o Ocidente. Agora entra na conta Suécia e Finlândia por atos de pura histeria de governos supostamente humanistas mas péssimos em geopolítica. Se por um ato impensado por parte de alguma nação do leste Europeu ou países Bálticos ou mesmo dos Russos houver uma guerra entre Otan e Rússia, Moscou não irá pensar duas vezes em recorrer as armas nucleares táticas de seu arsenal, ela… Read more »

Last edited 1 ano atrás by leonidas
Reis
Reis
1 ano atrás

Ue e so abaixar o preço também

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Reis
1 ano atrás

É não é bem assim, veja bem tem outros componentes que são incluídos na formação do preço, transporte e seguro.

Alessandro
Alessandro
1 ano atrás

Fico imaginando se fosse o Brasil vendendo petróleo mais barato para EUA e Europa pra manter a economia ativa, assim como a Rússia está fazendo com a China, será que nossos putinetes teriam a mesma boa vontade? rsrs…

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

O Brasil por acaso está sancionado e “ excluído “ sistema financeiro global ? Caso estivesse não teria nenhum problema ..

Alessandro
Alessandro
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Cansei de ver putinete se orgulhar aqui nos comentários que a Europa era dependente do gás e petróleo russo pq eles faziam um preço barato ANTES das sanções e que agora vão quebrar por ter sancionado a Rússia, estou tentando encontrar a LÓGICA.

Pq a Rússia podia vender mais barato para os europeus e americanos, mas o Brasil só pode se estiver sancionado?

Putinete não tem lógica, só querem mesmo é defender o macho alpha de vocês rsrs…

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

“ Europa era dependente do gás e petróleo russo pq eles faziam um preço barato “

O preço russo comparado com os EUA é barato afinal é por gasoduto que vem e não por navio e é uma distância muito menor comparado com os EUA ..

Nascimento
Nascimento
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Não aceitaram nem o acordo UE-Mercosul e tu ai sonhando em vender petróleo…

Alessandro
Alessandro
Reply to  Nascimento
1 ano atrás

Mas a Rússia pode né?
Só o Brasil que não pode sonhar pois desagradaria Moscou

Depois é fanboy de americano que leva fama de capacho rsrs..

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Pagando 7 reais no litro da gasolina e vamos vender petróleo mais barato pra países que só falam merda do Brasil .. 🤣🤣🤣 capachismo que fala ?

Alessandro
Alessandro
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Ué, a Rússia vendia para eles sabendo que tbm falavam mal dos russos rsrs..

Negócios são negócios!!

E outra coisa, sobre o Brasil vender a “preço mais barato” para EUA e Europa, eu sei que não podemos, mas eu só queria ver se os putinetes tem COERÊNCIA nas respostas numa hipotética situação igual dos russos, e hoje eu vi que NÃO TEM.

Vcs só querem defender o Putin, que se dane o Brasil pra vocês.

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
PSantos
PSantos
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Vc tem mesmo dificuldade de compreender uma colocação hipotética? O cara fez uma comparação com base em um “SE”. Não me espanta as incoerências que leio postadas por gente como vc aqui, e começo a achar que as piadas sobre os inúmeros nicks pertencentes a um único idiota sejam fruto da verdade. Vcs falaram que iriam ganhar em 3 dias, não deu. Aí a demora virou estratégia. Outro dia um oficial dos EUA falou que sumiram 200 mil soldados Ucranianos quando a guerra começou, fazendo clara referência à fraude no número de soldados alistados, pois eles nunca existiram (Na Ucrânia,… Read more »

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

7 reais onde? Onde eu moro já tá abaixo de 6 reais.

Albuquerque
Albuquerque
1 ano atrás

Na verdade a situação é muito mais complicada.
Russos e chineses estão dominando totalmente os campos de petróleo iraquianos e começam a avanço na produção iraniana.
Levando-se em conta que a Venezuela está na órbita desses dois gigantes, podemos ver que a situação nesse mercado vai tomando contornos interessantes.

Neural
Neural
1 ano atrás

Rússia tem clientes asiáticos avisos por óleo barato. Logo sai o gasoduto pra China e nem de Europa precisa mais.

AMBAR
AMBAR
Reply to  Neural
1 ano atrás

Pior que é.
Pensei nisso. Se eles se invocarem em menos de dois anos a obra está pronta.

Luis
Luis
Reply to  Neural
1 ano atrás

Os chineses estão falando assim:

China tá adolando paceria Russia, né?

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Luis
1 ano atrás

Pena que ocê não faça um cartoon parecido sobre a parceria entre os EUA e o Ocidente na OTAN. Aquilo é vassalo e servo.

Andre
Andre
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Assim como a Inglaterra já foi a toda poderosa frente aos EUA e as posições se inverteram, o mesmo se vê acontecendo entre Russia e China.

Uma grande diferença é o desejo dos países se juntarem a OTAN, enquanto ninguém quer fazer uma aliança com China e Russia. Os últimos que tentaram se deram muito mal…

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Andre
1 ano atrás

Aí é que está….tá complicado isto aí…pois estas aliançaspolíticas acompanhavam os eixos econômicos….mas agora os eixos econômicos estão se deslocando…veja que interessante….dois países nuclearizados China e Índia….um vigiando o outro, mas que dá mesma forma EUA/China, os Indianos estão bem atrelados a eles em muitas coisas dada a fronteira e o comércio….grande parte da Ásia também…Rússia também é fronteiriça…antes se dava mal pois não havia o eixo econômico sustentável de contraposição…mas agora….existe e muito forte….olha o Brasil por exemplo…entre as dez maiores economias, do outro lado do mundo e ainda assim tem a China como maior parceiro comercial. Isto, apesar… Read more »

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Neural
1 ano atrás

A Rússia não pensa assim.
Isto estrategicamente era sair do estatuto de prisioneiro para o papel de refém.
A Rússia tem o motivo útil para ter duas linhas de suprimento, na Europa, e na Ásia, via China e Índia. Os europeus foram impedindo esse acordo, agora não mais o farão.
A indústria chinesa, com gás barato, será imparável. Podem ir se habituando pois se já produziam coisa boa, mais barata, agora vai aparecer coisa muito boa e muito mais barata.

Neural
Neural
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Rússia tem indústria boa. Estão preocupado com o que? Olha nosso país, virando um fazendão neoliberal, e querem criticar a Rússia que fábrica mísseis hipersonicos e manda satélite pro espaço. Acorda tio.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Muita conversa onírica.
Nem que o Iraque venda dentro da OPEP +.
Camaradas, hora de tirarem o cavalo da chuva: a Rússia vai engolir a Ucrânia.

paulof
paulof
1 ano atrás

Este é mais um argumento para minha desconfiança de alguns números economicos apresentados pelos russos, se eles vendem mais barato (conforme a matéria) e menos, como podem ganhar mais? Sobre o Iraque, dá para notar que a tal falta de petróleo até existe, mas se estão escolhendo petróleo não chega nem a ser parecido com a crise dos anos 1970, o Poggio conseguiu um texto bom sobre algo que deveriam pensar, mas aí aparece xings e seus nicks amestrados afff;.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  paulof
1 ano atrás

Continue sonhando… é de graça.
Rússia tem números bem sólidos e deve agradecer aos erros de Biden.

Wellington Jr
Wellington Jr
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Quem vende comodities não tem números sólidos.