O objetivo do Índice Mundial de Liberdade de Imprensa é comparar o nível de liberdade de imprensa desfrutado por jornalistas e meios de comunicação em 180 países e territórios. Essa comparação é baseada em uma definição de liberdade de imprensa formulada pela RSF (Repórteres sem Fronteiras) e seus especialistas do painel ao desenvolver a nova metodologia a ser usada a partir de 2022:

“A liberdade de imprensa é definida como a capacidade dos jornalistas, como indivíduos e coletivos, de selecionar, produzir e divulgar notícias de interesse público, independentemente de interferência política, econômica, legal e social e na ausência de ameaças à sua segurança física e mental.”

O Índice é um instantâneo da situação nos 180 países e territórios durante o ano civil (janeiro-dezembro) anterior à sua publicação. No entanto, pretende ser visto como um reflexo preciso da situação no momento da publicação.

Portanto, quando a situação da liberdade de imprensa muda drasticamente em um país entre o final do ano avaliado e a publicação, os dados são atualizados para levar em conta os eventos mais recentes possíveis. Isso pode estar relacionado a uma nova guerra, um golpe de estado, um grande ataque sem precedentes ou muito incomum a jornalistas, ou a introdução repentina de uma política repressiva extrema. Para o Índice de 2022, esse procedimento excepcional foi usado com Rússia, Ucrânia e Mali.

Mapa da liberdade de imprensa

O mapa da liberdade de imprensa oferece uma visão geral das pontuações de todos os países do índice. As cores e classificações são atribuídas da seguinte forma:

  • [85 – 100 pontos] bom (verde)
  • [70 – 85 pontos] satisfatório (amarelo)
  • [55 – 70 pontos] problemático (laranja claro)
  • [40 – 55 pontos] difícil (laranja escuro)
  • [0 – 40 pontos] muito grave (vermelho escuro)

Para acessar o índice da RSF clique aqui.

Subscribe
Notify of
guest

70 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dan7440
Dan7440
1 ano atrás

O Brasil nunca surpreende. Em todos os indicadores que se relacionam ao grau de avanço civilizatório das sociedades, como educação, liberdade, segurança e outros, o país sempre consegue terminar juntamente ao lado de nações miseráveis. Pelo que se vê, até a Angola possui mais liberdade de imprensa do que o Brasil. É uma vergonha. Defesa não se trata apenas de canhões e navios. Uma sociedade fragilizada, atrasada e desunida nunca conseguirá fazer frente a um inimigo, não importa o quão poderosa seja. Enquanto não houver visão por parte das altas lideranças de que o desenvolvimento social e econômico fazem parte… Read more »

Carvalho
Carvalho
Reply to  Dan7440
1 ano atrás

É um alento ver aqui uma defesa do avanço civilizatorio em nossa sociedade.

Mensageiro
Mensageiro
Reply to  Dan7440
1 ano atrás

É dificil ter bons índices com jornalistas sendo atacados no país, inclusive pelo presidente, Disse ele
“-O certo é tirar de circulação Globo, Folha de S.Paulo, Estadão, Antagonista.” Esses dois últimos fazem um jornalismo muito bom e mesmo se não fizessem liberdade de imprensa é sagrado, a má imprensa se combate com uma boa.

Mandou jornalistas enfiar latas de leite condensado no rabo, falando que a repórter queria dar o furo dela, lamentável ver isso de um presidente, acho que merecemos gente mais digna nesse cargo.

Last edited 1 ano atrás by Mensageiro
francisco Farias
francisco Farias
Reply to  Mensageiro
1 ano atrás

Ofender jornalistas militantes não tira a liberdade de imprensa.

Lucas
Lucas
Reply to  francisco Farias
1 ano atrás

Tira sim. Isso que vc não entendeu.
É uma forma de intimidar.

Caerthal
Caerthal
Reply to  francisco Farias
1 ano atrás

Essa gente finge que não percebe esse detalhe. Ironizar os erros e pataquadas de imprensa em nada limita a liberdade e independência da midia. A turminha que dinheiro e poder mas acabou sendo desmoralizada. Situação complicada.

Joelson
Joelson
Reply to  Mensageiro
1 ano atrás

Como diz meu irmão, ainda bem que ele é um frouxo. Cachorro que late muito…

E Mensageiro… fizeram um artigo tipo ritual de como matar o presidente e ai pode né?!

Pau que bate em Chico, bate em Francisco também!

E eu acredito nesses órgãos assim como acredito no Saci Pererê!

Nativo
Nativo
Reply to  Joelson
1 ano atrás

E acredita muito no malandro de 28 anos inúteis, digo 32.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Nativo
1 ano atrás

Tem gente que gosta mais de mandantes de assassinatos, terroristas, guerrilheiros, pedófilos, narcotraficantes e corruptos.

Gosto de cada um.

Munhoz
Munhoz
Reply to  Joelson
1 ano atrás

Ele é frouxo mesmo, pois num pais onde um juiz proibe a policia de entrar em determinadas areas que se tornam ponto seguro para bandidos , e o presidente não faz nada ??

Agora esta historia do leite condensado a impressa mereceu ele mandar enfiar no rabo, pois a mais de 20 anos é feita esta compra e ela é referente a alimentação de cerca de 500 mil pessoas !!

Lucas
Lucas
Reply to  Munhoz
1 ano atrás

a impressa mereceu ele mandar enfiar no rabo’
É assim que vc lida com as pessoas na sua vida profissional?
Vc acha isso maduro e razoável?
Se eu falar isso no meu trabalhar seria demitido.

Will
Will
Reply to  Lucas
1 ano atrás

Mano não adianta, a maioria dos leitores do blog forte, aéreo e naval, são bolsonarista, então é perda de tempo discutir com esse pessoal. Saudades do tempo onde só se discutia temos militares e não era aberto a todo mundo.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Mensageiro
1 ano atrás

Falar ele pode falar…mas não teve nem tem ação neste capítulo. uma só portaria, decreto ou projeto de lei inibindo ou coibindo. Já o judiciário causou a liberdade de pensamento e instituiu a censura prendendo jornalistas.

Então a fração do Governo que ataca imprensa em atos, é do judiciário e não do executivo.

Kornet
Kornet
Reply to  Mensageiro
1 ano atrás

Primeiro para a imprensa ser atacada é preciso termos uma imprensa de verdade,coisa que não temos;já que esta é seus jornalistas, com pouquíssimas exceções, tornaram-se representantes e militantes de esquerda.
Jornalista bom para vc deve ser os dos despiora,infelizmente tenho que dar uma notícia boa do Brasil e por aí vai.

Bueno
Bueno
Reply to  Mensageiro
1 ano atrás

Bom é um certo candidato descondenadoo que seu partido tem fortes ligações com a OCRIM  que uma das suas metas de campanha é regulamentar a mídia e imprensa… 
Quando pagavam Bilhões do dinheiro dos contribuintes para defender a causa , estava tudo certo com a imprensa. 
é ignorância ou hipocrisia que são traços de falta de caráter 

Last edited 1 ano atrás by Bueno
Renato B.
Renato B.
Reply to  Dan7440
1 ano atrás

Pensando na teoria do Huntington, lá está o Brasil mais para latino do que ocidental.

Last edited 1 ano atrás by Renato B.
Alessandro
Alessandro
1 ano atrás

Ativismo judicial “Na avaliação de Adriel Nogueira da Silva, bacharel em Direito e mestrando em Direitos Fundamentais, o Brasil atravessa uma realidade preocupante e está inserido em um quadro de ativismo judicial. Para ele, a politização jurídica é um risco para o Estado Democrático de Direito. Ele pontuou que o Judiciário tem sido uma ‘via anestésica’ da legislação para implementar o progressismo, como uma tática de policiamento a fim de cumprir agendas que favorecem o autoritarismo em larga escala. O ativismo judicial surge como uma espécie de polícia da legislação progressiva anestésica. Por certo, é a materialização de uma atuação… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Tem mais faculdade de direito que o resto do mundo junto.

Albuquerque
Albuquerque
Reply to  Palpiteiro
1 ano atrás

Resultado direto da falta do desapego das elites e sua máquina civil/militar no cumprimento das leis.
E isso vai desde o industrial que demite sem pagar os direitos dos empregados até o policial que mata um coitado asfixiado na caçamba de uma viatura policial.
Alguém tem de fazer cumprir as leis.

Carvalho
Carvalho
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Resultado direto da falta de “ativismo” do Executivo.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Carvalho
1 ano atrás

Pois é Carvalho, está faltando CULHÕES no executivo e digo tbm no legislativo pra fazer o judiciário respeitar a constituição e os direitos civis dos cidadãos brasileiros.

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Caerthal
Caerthal
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Se candidate você e tome a frente. Não é justo acusar alguém de não ter a coragem que te falta.

Mensageiro
Mensageiro
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Flávio melou a lava toga em troca de não ser pego na mansão, na lavagem das lojas de chocolate, rachadinha que aprendeu com o pai.. Agora aguentem o Gilmar Mendes até aposentar, a lava jato ele já enterrou junto com centrão (PL do bolsonaro).

Caerthal
Caerthal
Reply to  Mensageiro
1 ano atrás

Existem 81 senadores. Não venha com essa de responsabilizar um apenas. Se ele mandasse tanto assim não teríamos esse Boneco de Olinda como presidente do “Cenado”.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

correto.

Um faz leis
outro executa a gestão
outro julga quando provocado

quem invadiu o poder de outro? quem mandou prender jornalistas? quem de idiota suspender canais sociais de pensamento a revelia da liberdade de pensamento constitucional?

Nei
Nei
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Perfeito. Poder Judiciário legislando mais que o Congresso.

O problema disso tudo está na inversão de valores.

L G
L G
1 ano atrás

A Alemanha, Japão, Itália, França, Inglaterra grupo do G 7. Vivem da importação de matérias primas do terceiro mundo. Petróleo, gás natural, minerais, alimentação,etc. Eles industrializam os produtos primários e revendem para o restante do mundo pôr 10 vezes mais. Agora a Rússia está quebrando esse sistema. As população desses países que vivem sem trabalhar vão ter que mudar o seu sistema, vão ficar mais pobres. Enquanto isso na Rússia o rublo custava 85,00 dólar agora custa 55,00 dólar. A Rússia está ficando mais Rica. Daqui a pouco a Rússia ultrapassa o PIB do Japão em dólares. O antigo sistema… Read more »

Reis36
Reis36
Reply to  L G
1 ano atrás

vamos ver como a nossa elite se comporta

Daniel
Reply to  L G
1 ano atrás

Falou o mestre em economia…loucura, loucura, daqui a pouco vai dizer que a Rússia é o melhor país do mundo…a economia do Japão é tres vezes maior que a Rússia Em termos de desenvolvimento humano a Rússia está em 52 lugar, inclusive o Chile tem melhor índice que a Rússia, mas o perito em economia é vc….

Tutor
Tutor
Reply to  L G
1 ano atrás

“o rublo custava 85,00 dolar[es], agora custa 55,00…” Que????
Quanto custa esse material que tu fumaste?

mcremp
mcremp
Reply to  L G
1 ano atrás

É o contrário, LG. O terceiro mundo é que vive graças aos países desenvolvidos que sabem o que fazer com as matérias primas. Sem Alemanha, Inglaterra, EUA, etc., o terceiro mundo estaria andando de carroça, cozinhando em fogueira e fazendo as necessidades numa casinha de madeira no fundo do quintal (sem papel higiênico para limpar depois).

Gabriel
Gabriel
1 ano atrás

A imprensa no Brasil se regula e restringe suas liberdades sozinha, não precisa de outros agentes, através de seus editoriais com vinculação política.

Interessante observar os indicativos da Rússia e da China.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Gabriel
1 ano atrás

Interessante observar também os indicativos da Arábia Saudita, Kuwait, Omã, Bahrein e Egito…

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Gabriel
1 ano atrás

E as sociais também. a liberdade de pensamento e manifestação é garantia constitucional. Não existe Ministério da Verdade. Imprensa não pode ser regulada Mídia Social Não pode ser regulada. Ela é social, fração da sociedade na parte ou no todo. Mas vou apimentar um pouquinho…o que é liberdade de imprensa quando 30 a 70% dos anunciantes são estatais ou receita de origem pública? a) Você precisa fazer publicidade da Petrobras se o Brasileiro não tem como comprar gasolina que não seja dela? b) Você precisa fazer publicidade da CEF se todo os sistema crédito imobiliário é FGTS pertence a ela?… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Carvalho2008
Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

A imprensa a muito tempo deixou de ser um canal de comunicação da população e se tornou uma ferramenta de interesses espúrios e nefastos.
Apoio a causas como legalização das drogas, exclusão do limite de idade para relações íntimas, desrespeito as religiões, apologia a todos os tipos de crimes etc.
Quem defende essa imprensa é cúmplice das mais abjetas agendas do mundo.

Last edited 1 ano atrás by Antunes 1980
Mensageiro
Mensageiro
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

E vai colocar o que no lugar da imprensa, mordaça? Kkk acorda vc vive em sociedade e ela depende de notícias. As ruins e as boas sempre existirão, é só vc como indivíduo filtrar.
Ta querendo um mundo ideal? Só na utopia do comunismo que ele existe.

Last edited 1 ano atrás by Mensageiro
Hugo
Hugo
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Fonte: Grupo do “zap”.

Patrício
Patrício
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

V.Sa. poderia explicar o motivo do Gov. Federal aumentar as verbas publicitárias da Globo justo antes das eleições?

Mensageiro
Mensageiro
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Esse governo teve a chance histórica de mudar o rumo do país e conseguiu a proeza de ser pior que o PT, tanto que é que agr Lula vai ganhar. Não há propaganda ou facada que apague a má gestão e descaso com a nossa vida na pandemia, o protecionismo de Aras, a inflação, e os escândalos de corrupção que antes eram investigados e agora engavetados.

Francisco
Francisco
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Você se deu ao trabalho de ler sobre o tema ou só está repetindo o titulo de alguma matéria tendenciosa que você viu?

Alessandro
Alessandro
Reply to  Francisco
1 ano atrás

Ele não leu, só está repetindo oq mandam ele fazer

A diferença é brutal

8 anos de Lula = 7.7 bilhões para a mídia
6 anos de Dilma = 9 bilhões para a mídia
3,5 anos de Bolsonaro = 253 milhões para a mídia

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

pois é…..quem acha tudo igual não sabe 2+2…..é matemática….

Existe imprensa livre com 7 a 9 bilhões de reais em patrocínio?

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Patrício
1 ano atrás

Para igualar o jogo nas regras que ja eram jogadas….e continuam sendo jogadas…se vc é contra…vota nele para que ele não precise depender deste jogo tão velho nem do centro…ingenuidade imaginar que deixando sozinhos aos lobos não lançaria mão do recurso….

Mas vale perguntar já que perguntou? qual é o valor atual Versus o valor de 2014 e quantos meios atuais versus os meios publicitários de 2014??? viu a diferença ainda assim? Não???!!! Oras mais de 10 vezes menos…número é número…fato é fato…

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

Vai lá, abre o seu jornal ou a sua revista e divulga seus pontos de vista.
O PT e o Bolsonaro fizeram isso com a TV Brasil.
Resultado, traço de audiência.

Nicolas_SS
Nicolas_SS
1 ano atrás

Em uma rápida pesquisa já percebi que esse RSF é uma piada! Um dos fatores do Brasil ter um índice ruim foi a morte dos jornalistas americanos, que nada tem a ver com censura de mídia e sim com criminosos, ao contrario do jornalista Allan dos Santos que foi e continua sendo perseguido pelo STF que se quer aponta as acusações. Outra perola desse RSF é os ‘ataques’ do presidente contra a mídia… sendo que é a midia que vive atacando o presidente e mesmo que fosse um ataque, isso não é liberdade de expressão!? Ou só pode ter liberdade… Read more »

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Nicolas_SS
1 ano atrás

pois é ….é como impor a restrição de liberdade de imprensa num país em guerra em que o jornalista morre em combate… se o morro é de traficante…quem tira foto, morre se o tráfico de animais, madeira, pesca é ilegal, quem denúncia está na zona de guerra… não tem a haver com a liberdade democrática e sim a zona de risco….morre o matuto vítima do grileiro, morre o cidadão que estava com o celular plugado na rede e o traficante isto que era informante da PM, morre o cidadão e turista que o GPS jogou na favela….morre o morador do… Read more »

Tutor
Tutor
1 ano atrás

Inventam crimes que nem sequer existe no Código Penal Brasileiro, e silenciam (ou tentam) discursos que não lhes agradam. Vamos ver até onde vai essa p…

Last edited 1 ano atrás by Tutor
Tutor
Tutor
1 ano atrás

O problema está nessa polarização maldita. As pessoas não querem mais ouvir a verdade, elas só querem ouvir as verdades que lhes convém.
Esse Fla x Flu, repito: maldito, que se instalou na nossa sociedade, já matou nosso senso de nação, de pátria, de Brasil. Se a direita está no poder, a esquerda irá torcer para que tudo dê errado, que a população sofra, para tentar se vender como salvação e voltar ao poder; e vice versa.
Já era!!! Daqui para frente, só vamos para trás.

Last edited 1 ano atrás by Tutor
EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Tutor
1 ano atrás

Estamos virando uma Argentina, onde as forças políticas querem se matar e o país afundando há 40 anos.

Francisco
Francisco
Reply to  Tutor
1 ano atrás

Caro Tutor se for para te deixar feliz lhe adianto que não é um “privilégio” nosso essa polarização, mas sim um fenômeno mundial iniciado pela radicalização da esquerda que se diz tão democrática no mundo, mas é democrática desde que as coisas sejam como eles querem/exigem/impõe, só para quem não conhece e não se informa mesmo para comprar essa conversa.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Tutor
1 ano atrás

sim…exatamente este o problema. Estamos vivenciais uma geração que chegou a fase adulta e produtiva, mais alguns idosos que não perceberam os benefícios da Internet e ao mesmo tempo os malefícios dela…Internet e conteúdo são distribuído por algoritmos…nossos gostos e opiniõessão fracionadas e somos separados por algoritmos…..minha tela de sugestão de ofertas é conteúdos do YouTube são diferentes dos suas visualizações….Isto faz com que as pessoas não percebam que inserem-se em bolhas….não importa se de semanas, milhares ou milhões de pessoas, mas são bolhas…de tal forma, que torna-se inconcebível alguém acreditar que existam outras opções de gostos e opiniões fora… Read more »

Kornet
Kornet
Reply to  Tutor
1 ano atrás

Vou te dizer o que pode acontecer num futuro nao muito distante,não só no Brasil como em muitos países em que um pequeno grupo de esquerdistas, ,progressistas querem impor para a maioria o mundo woke,guerra civil.
Uma hora as pessoas vão ter que reagir.

sub urbano
sub urbano
1 ano atrás

Engraçado, todos os adversarios dos americanos tiveram nota baixa em um índice feito – advinha – pelos americanos kkk

Patrício
Patrício
Reply to  sub urbano
1 ano atrás

Não é?
Qual a cor que Assange daria para os EUA e Inglaterra?

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Patrício
1 ano atrás

verdade….que nota daria para quem di usou a verdade….ok que alguns podem falar de assuntos de segurança nacional…mas, do revelado….o que deixou o menino John de 8 anos de idade de Nova Jersey sob risco???? deixou mesmo algum americano sob risco ou reduziu o risco de um número muito maior de pessoas???? e o Snowden???

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

China, CN e Rússia, nunca decepcionam…
Outras nações aliadas dos “defensores da democracia e liberdade” que também nunca decepcionam: Arábia Saudita, Kuwait, Omã, Bahrein, Egito, EAU, Catar, Líbano, Turquia, Jordânia, Paquistão, Índia, Filipinas e Vietnã.

Mateus Gonçalo
Mateus Gonçalo
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Até parece que você come ou deixa de comer por causa da democracia.
Há democracia demais no Brasil e o resultado é ver muito malandro vestido de político ou de estudante.
Até nos EUA, há cada vez mais democracia, tiroteios e miséria.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Mateus Gonçalo
1 ano atrás

Por mim, os políticos brasileiros são todos farinha do mesmo saco, não escapa um.

Patrício
Patrício
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Assange mandou lembranças.

Luis
Luis
1 ano atrás

Por falar em liberdade de imprensa, aqui vai a lista dos jornalistas mortos na Rússia(Journalists killed in Russia) ARTICLE July 6, 2022)

https://artigos.wiki/blog/en/List_of_journalists_killed_in_Russia

Francisco
Francisco
Reply to  Luis
1 ano atrás

Coloca os nossos aí que são perseguidos pelo judiciário.

paulof
paulof
Reply to  Luis
1 ano atrás

9 oligarca ligado a empresas de energia morto, agora boiando na sua piscina, Yuri Voronov…claro que a imprensa russa informou que é morte natural.

Rogerio
Rogerio
1 ano atrás

Maior piadas, maiorias mídia são controlado pelo ocidente, quem ia fala mal do patrão?? 🤣🤣🤣

Nei
Nei
1 ano atrás

A imprensa é necessária, mas quando é neutra e que esteja ao lado do povo. Mas no Brasil!

J-20
J-20
Reply to  Nei
1 ano atrás

Se ela “está ao lado do povo” já deixou de ser neutra. Isso é tomar partido e o brasileiro tem uma dificuldade imensa de entender isso, pois acredita piamente que o discurso apoiando sua pauta é neutro.

ODST
ODST
1 ano atrás

Não confio em nenhuma dessas estatísticas e índices, outro dia a imprensa soltou um “estudo” que dizia que a democracia havia regredido no Brasil, aí quando você vai ler o tal estudo eles dizem que, entre outras coisas, se basearam em hashtags do Twitter que o próprio povo levantou contra a imprensa militante e ministros do STF…

Leonardo Cardeal
Leonardo Cardeal
1 ano atrás

Todo mundo precisa de regra para viver harmonicamente em sociedade, porque jornalista acha que pode tudo? O grande problema aqui é a militância dos meios de comunicação, seja de esquerda ou de direita… Imprensa tem que noticiar, não opinar, jornalismo mostra os dois lados da história, não um….. aqui jornalismo imparcial não existe, então tem que impor limites sim.

Heinz
Heinz
Reply to  Leonardo Cardeal
1 ano atrás

quem vai impor limites é imparcial?

Caerthal
Caerthal
1 ano atrás

Legal ver o RSF apoiando o Nine, aquele que quer censura prévia…

Tem otário que leva a $ério essa gente.

J-20
J-20
1 ano atrás

Aposto que se a pesquisa incluísse a visibilidade de mídias dissidentes ao governo ou ao sistema vigente em cada país, quase todos estariam em vermelho.