Ex-primeiro-ministro foi atingido durante discurso na cidade de Nara, no oeste do país. Um homem foi preso, e uma espingarda, apreendida. Morte chocou o Japão, onde o controle de armas de fogo é rígido e casos similares, muito raros

O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, de 67 anos, morreu nesta sexta-feira (8), após ser baleado enquanto fazia um discurso em ato de campanha eleitoral na cidade de Nara, no oeste do Japão. A morte de Abe, o líder japonês que ficou mais tempo no cargo, chocou o país, onde mortes por armas de fogo são raras.

Um suspeito foi preso e uma espingarda, apreendida. A polícia também encontrou materiais que se assemelham a explosivos na casa do homem.

Abe foi atacado por volta de 11h30 no horário local (23h30 de quinta-feira, no horário de Brasília) perto da estação de metrô de Yamato-Saidaiji. Segundo a agência de notícias estatal japonesa “NHK”, ao menos dois tiros foram disparados, e Abe foi atingido no peito e no pescoço.

Logo após os disparos, Abe caiu no chão. Imagens do momento registradas mostram o ex-premiê deitado com a camisa ensanguentada.

Entrada no hospital sem vida

O hospital universitário de Nara, para onde ele foi levado de helicóptero, informou que o ex-premiê tinha dois ferimentos “profundos”, um deles no coração, e já chegou ao local sem sinais vitais.

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, que pertence ao mesmo partido político de Abe e o sucedeu no cargo, chamou o episódio de “ataque imperdoável” e afirmou que garantirá as liberdades e respeito à democracia no país.

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

280 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gil U
1 ano atrás

Noticia chocante para um país como o Japão, onde as armas são proibidas para a população civil.

Li em portais de noticias que o atacante confeccionou, de forma caseira, a arma utilizada.

Hoje em dia com tanta informação circulando e graças as tecnologias como as de impressão 3D, o controle de armas para a sociedade, principalmente no Japão, precisará ser atualizado.

Last edited 1 ano atrás by Gil U
Tutor
Tutor
Reply to  Gil U
1 ano atrás

Uma pequena correção Gil: armas não são proibidas para civis no Japão, mas, são estritamente restritas no tipo, e é de uma burocracia descomunal para se obter a autorização para compra. Civis só podem adquirir espingardas de alma lisa, salvo engano meu, somente com capacidade de um disparo; devem passar por um processo rigoroso para a compra, e até a forma que será armazenada em casa é determinada pelo governo.

zehpedro
zehpedro
Reply to  Tutor
1 ano atrás

E por acaso existe espingarda de alma raiada?

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
Reply to  zehpedro
1 ano atrás

Para quem não sabe o ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, era tido como político conservador.

Ou seja, dessa vez conseguiram matar pra valer um candidato conservador a um cargo majoritário.

Abre o 👁 ABIN…

Sensato
Sensato
Reply to  zehpedro
1 ano atrás

Sim. Muitas.

Wellington Kramer
Wellington Kramer
Reply to  Sensato
1 ano atrás

Fiquei curioso! Quais?

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Wellington Kramer
1 ano atrás

Savage 212, TarHunt RSG, algumas Remington 870 possuem opção de cano de alma raiada, Ithaca Deerslayer, Remington 11-87, dentre outras opções.

Nos EUA o cano dessas espingardas é chamado de slug barrel, por ser otimizado para utilizar balotes (normalmente para caçar cervos à uma distância maior do que seria possível com uma espingarda de alma lisa).

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
Henrique
Henrique
Reply to  Tutor
1 ano atrás

Detalhe que esse comportamento é muito antigo… antes do Japão Moderno (185_ e qq coisa) ja tinha lei pra confiscar arma de quem não era pra ter

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Controle de armas no Japão vem de séculos.
Desde a era do Japão Feudal, antes mesmo do xogunato Tokugawa, armas eram exclusivas pra classe samurai.
Qualquer outra classe que pensasse em adquirir espadas, ele e toda a família eram executados.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Quem não era pra ter: camponês pobre que era escorraçado por samurais

Gil U
Reply to  Tutor
1 ano atrás

Agradeço a informação, tinha a ideia errada de que eram proibidas, até por que linha lido algo nesse sentido.

Luciano
Luciano
Reply to  Tutor
1 ano atrás

O reflexo de uma política de controle severo sobre armas: O Japão registrou apenas dez casos criminais envolvendo armas de fogo em 2021, com apenas uma morte! UMA!

Sensato
Sensato
Reply to  Luciano
1 ano atrás

Estatística é que nem biquíni, mostra quase tudo, menos o que mais se quer ver. O índice de homicídios no Japão é baixo em função do desenvolvimento, não do controle de armas. Em 2019 por exemplo. Foram 319 homicídios então é evidente que terá pouca gente morta com armas. De mais a mais, consta que os índices lá são artificialmente manipulados pela própria polícia.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Sensato
1 ano atrás

Caro Sensato. É um erro dizer que a taxa de homicídios tem apenas uma fonte. Todos os estudos sérios concordam que é um problema que envolve muitas variáveis. Uma delas é sem duvida o desenvolvimento do país, mas também a desigualdade social. Outra coisa que parece afetar é a herança escravocrata recente. Com exceção da África do Sul (que teve um regime de segregação racial até recentemente), os demais países com as mais altas taxas de homicídio estão na América Latina. Seria muito interessante verifica a taxa de homicídios nos EUA separando o sul, que teve uma economia escravocrata até… Read more »

MMerlin
MMerlin
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

O ponto relacionado a herança escravocrata, principalmente a recente, é um ponto realmente a ser analisado.

Outro ponto relevante a questão é a posse, seja da população em geral, policiais e militares, no que diz respeito à inteligência emocional. É evidente a atual baixa capacidade de controle das emoções, bastante evidenciada pela atual polarização.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  MMerlin
1 ano atrás

Olá Merlin. Pois é. Acho que em todos os países, com alto ou baixo índice de violência, existem diferentes classes de homicídios. Tem os casos passionais, as brigas envolvendo pessoas embriagas, as execuções, as motivações financeiras, a própria violência policial.. e agora os casos envolvendo divergências políticas. O que pode explicar uma parte dos casos, parece não explicar outros.

Sensato
Sensato
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Discordamos em alguns pontos mas concordamos em debatermos sempre com respeito e educação, pelo que, sempre fico grato. Concordo sobre não excluir fatores mas creio que existem fatores que influenciam mais e outros menos. Minha opinião é que quase todos os fatores são apenas coadjuvantes para o que eu considero principal que é a expectativa que o criminoso tem da consequência de seus atos. Se ele crê que ficará impune ou que as consequências serão brandas, muito pouco pode ser feito para impedi-lo. Por outro lado, se acredita que a punição é quase uma certeza e que será uma punição… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Sensato
1 ano atrás

Olá Sensato. De fato, discordamos bastante… e concordamos muito também… sem nunca termos levado qualquer discussão para o campo pessoal. Sou um grande admirador seu e muito grato por sua amizade. Você tem sido um exemplo. Aqui concordamos. O criminoso comete o crime com a expectativa de sair impune, seja porque teria sucesso em fugir sem ser descoberto ou que uma vez descoberto, o processo nunca chegará ao fim. O fato da punição ser severa ou branda parece importar pouco no cálculo do criminoso. Por outro lado, no casos dos homicídio, pelo menos 1/3 são motivados por questões passionais ou… Read more »

Nicolas_SS
Nicolas_SS
Reply to  Tutor
1 ano atrás

Ou seja, são proibidas!

Henrique USA
Henrique USA
Reply to  Gil U
1 ano atrás

Com os vizinhos que o Japão tem na Ásia-Pacífico cada cidadão já tinha que ter uma bazuca no mínimo.

Last edited 1 ano atrás by Henrique USA
Joelson
Joelson
Reply to  Henrique USA
1 ano atrás

Exatamente… cai um bando de gente de paraquedas lá.. com espingarda de chumbinho.. acho que faz o regaço!

Felipe Morais
Felipe Morais
Reply to  Henrique USA
1 ano atrás

Descansa Dr. Brics. Da última vez que seus ídolos russos se meteram com os japoneses, tomaram um belo de um pé na bunda.

Elisandro
Elisandro
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

1 milhão de japoneses varridos da Manchúria por tropas soviéticas em questão de semanas… Essa foi a “última vez que os russos se meteram com os japoneses”… Por que acha que os japoneses choram pelas ilhas do norte até hoje?

Marcus Pedrinha Padua
Marcus Pedrinha Padua
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

Prezado Felipe, acho que não é bem assim. As últimas vezes em que a (então) URSS e o Japão se enfrentaram resultaram em derrotas significativas para o Japão. As duas primeiras, logo antes da 2a GM, inclusive fizeram com que o Japão excluísse de seus planos de expansão territorial a invasão da região do Extremo Oriente soviético. E, ao final daquela guerra, a URSS, cumprindo o acordado com EUA e Reino Unido, atacou o exército japonês na Manchúria, eliminando-o como força combatente em menos de um mês. Agora, se você quer se ater ao estrito conceito de Rússia (Império Russo),… Read more »

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  Marcus Pedrinha Padua
1 ano atrás

A então URSS (15 nações) foi na trairagem né? “Mesmo tendo um tratado …mas não importa …qual o PIB do Japão mesmo ? Comparado a Rússia ?mesmo sendo grande a Rússia não passa de um monte de merda .

J-20
J-20
Reply to  Felipe Morais
1 ano atrás

Khalkhin Gol e invasão soviética da Manchúria, que eu me lembre, foram vitórias soviéticas

Alan Santos
Alan Santos
Reply to  J-20
1 ano atrás

Você já leu a matéria “o polvo abraça o urso “…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Henrique USA
1 ano atrás

Caro Henrique. Nem durante a II Guerra, quando os EUA chegaram efetivamente a invadir o território japonês (em Okinawa), a população civil foi armada para montar milícias. Um exército precisa de treinamento e rígida hierarquia. Armar a população contra uma ameaça externa é uma ideia sem qualquer fundamentação.

Luciano
Luciano
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Exatamente.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Olha ja vi analises do contrario….quer seja dos alemães para evitar a suiça ou mesmo preliminares do Japão invadir costa do pacifico americano…em ambas, a análise era que a população fortemente armada causava um desgaste acima do toleravel.

Tamandaré
Tamandaré
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Diga isto pra Suíça…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Tamandaré
1 ano atrás

Olá Tamandaré. Basta os suíços lerem um bom livro de história sobre a II Guerra para saber como o exército imperial foi preparado para a guerra e como a população civil ficou refém das forças se segurança interna, extremamente violentas e de inspiração fascista.

Tamandaré
Tamandaré
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Basta os suíços perguntarem aos seus avós como eles dissuadiram Hitler a não invadir o País. Todos eram soldados, todos tinham treinamento periódico, levavam seus fuzis para casa, com munição e fardamento, e sequer havia um registro de quem tinha ou não tinha armas em casa. Basicamente, era soldado na Suíça qualquer um com o juízo no lugar e saúde suficiente pra ficar de pé com uma arma em mãos. Aliás, a propria logica de funcionamento da Guarda Nacional nos EUA e do Exército Suíço tem um pouco desse princípio de funcionamento. Os japoneses sofreram nas mãos dos “fascistas das… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Tamandaré
1 ano atrás

Caro Tamandaré. Os alemães enfrentaram o exército francês na II Guerra, que era maior e tinha mais tanques que a Alemanha. Enfrentaram a Inglaterra que tinha uma marinha muito maior e muito mais poderosa que a sua, enfrentaram a ex-URSS que tinha um exército muito mas muito maior que o seu. A Alemanha declarou guerra aos EUA que tinha um parque industrial maior que o seu. Obviamente, ela preservou a Suíça por outras razões. Suponho que para preservar os bancos.

mcremp
mcremp
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Quer dizer que a Alemanha não gostaria de ser dona dos bancos suíços?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  mcremp
1 ano atrás

Caro M. O fato é que a Alemanha invadiu países com exércitos muito mais poderosos que o da Suíça, mas decidiu preservar a neutralidade da Suíça. Também é conhecido que muitos nazistas fizeram vultosos depósitos nos bancos suíços de recursos obtidos ilegalmente. Uma curiosidade, quando os alemães tomara Paris, eles preservaram a sede do Escritório Internacional de Pesos e Medidas ou Gabinete Internacional de Pesos e Medidas.

mcremp
mcremp
Reply to  Henrique USA
1 ano atrás

E porque alguém vai “destruir o Japão com mísseis”? Para ser dono de quatro ilhas cheias de montanhas e sem nenhum recurso natural? Só pela vista do Monte Fuji?

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  mcremp
1 ano atrás

Meu sonho é passar uns dias perto do monte fuji. Me senti discriminado

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

Olá Carlos. Uma das coisas mais legais que fiz foi subir o Fuji à noite, no verão, para ver o Sol nascer lá to topo.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Muito bom, eu não tenho a pretensão de subir nele, só observar ele no crepúsculo e nos primeiros momentos da Alvorada seria incríveis

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

Olá Carlos. Caso visite o Japão no verão, sugiro subir sim, É muito legal.

Inimigo do Estado
Inimigo do Estado
Reply to  mcremp
1 ano atrás

Não são 4 ilhas, são 6 mil ilhas e você está falando da terceira maior economia do globo, um parque industrial, tecnológico e logístico entre os mais modernos do globo.

mcremp
mcremp
Reply to  Inimigo do Estado
1 ano atrás

1) São 4 ilhas principais.

2) Se vc “terraplanar o país com mísseis” não sobra parque industrial, tecnológico e logístico. Foi justamente isso que eu questionei.

César
Reply to  mcremp
1 ano atrás

Vc sente alguma ¨ameaça¨ a sua mamata, desocupado? Já pensou se tu tiver que trabalhar, sujeito?

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Henrique USA
1 ano atrás

Se for pensar nos vizinhos é melhor eles ter um bunker e não um revólver, pq nem uma bazuca iria adiantar ..

Last edited 1 ano atrás by Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Henrique USA
1 ano atrás

Pois é, os inocentes obrigados a ir pra guerra ou melhor pra morte com metralhadoras e molotov na Ucrânia , tomando tiro de tanque e artilharia na cabeça não resolveu nada mas ainda tem gente que acha que adianta ..

Material arquivo
Material arquivo
Reply to  Henrique USA
1 ano atrás

Para de poluir o forum. Você só escrever bobagem ideológica.

Nei
Nei
Reply to  Material arquivo
1 ano atrás

Seus comentários são puramente ideológicos. Só ver os deslikes.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Henrique USA
1 ano atrás

Vizinhos kkkk o pior vizinho e o Japão. Sai batendo em todo mundo

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Henrique USA
1 ano atrás

Terraplanar o Japão kkkkk Japão não é Ucrânia

Cristiano Salles (Taubaté-SP)
Cristiano Salles (Taubaté-SP)
Reply to  Henrique USA
1 ano atrás

🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 concordo com você…!!!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Gil U
1 ano atrás

Olá Gil. O criminoso teve formação militar, o que deve ter facilitado o planejaemto e a execução do atentado. Todos temos que ser rigorosos em condenar esse tipo de ação É cedo para concluir qualquer coisa, mas neste caso eu tenho a impressão que é um caso isolado, diferente daquele atentado no metro de Tokyo que envolveu toda uma organização de ultra-direita e viés fascista-religiosos.

Gil U
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Olá, sim tudo leva a crer que o atentado no metrô e esse do primeiro ministro não tenham qualquer relação, a não ser o fato de que existem extremistas, fanáticos e lunáticos em todo o lugar, mesmo em uma sociedade tão organizada e pacífica como é a Japonesa.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Gil U
1 ano atrás

Olá GIl. O que mais me assusta é que tem gente discordando disso. Ou eles acham que o atentando contra Abe foi uma ação terrorista coordenada de inspiração fascista ou acham que o atentado com gás sarin no metro de Tokyo foi um ato isolado…. fico sem saber o que é pior.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Gil U
1 ano atrás

Pra ficar mais reteisto que está e dificultar ainda mais tem que desarmar a polícia e as forças de defesas. A China ia adorar

Nicolas_SS
Nicolas_SS
Reply to  Gil U
1 ano atrás

Muita baboseira! Aqui no Brasil mesmo já pegaram varias fabricas de armas caseiras que passavam longe de impressoras 3D! Sem contar que é obrigatório ter pecas de aço como o cano, cão, etc. Coisa que só impressoras 3D de milhões faz!

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

Um fato como esse ocorrido no Japão não é pouca coisa, pode ser uma ação de lobo solitário como diz a mídia tradicional ou não, até porque onde o crime é organizado nada acontece por acaso.

Albuquerque
Albuquerque
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Devemos lembrar que Abe sempre foi um defensor do rearmamento do Japão.
Triste ironia do destino.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Albuquerque
1 ano atrás

É verdade Albuquerque foi na gestão dele que o Japão praticamente mudou o paradigma de defesa.

Henrique USA
Henrique USA
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

O mundo atual está coincidentemente muito parecido com o mundo pré Primeira Guerra Mundial, e isso não é nada bom.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Henrique USA
1 ano atrás

Olá Henrique. De fato, eu vejo o contexto da guerra entre a Ucrãnia x Russa mais parecido com o cenário da I Guerra do que da Ii Guerra, por exemplo. Contudo, este atentado parece ser mais um problema de política interna que ação de um atentado financiado por um grupo político com raízes no estrangeiro.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Olá Nilton. Abe tinha uma agenda nacionalista e até militarista, cujo cerne era a mudança da Constituição. Creio que neste caso, parece mesmo ser o caso de um indivíduo isolado, até porque o atual primeiro-ministro é do próprio partido de Abe.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Salve Camargo eu não sei você mas estou esperando notícias sobre a investigação, afinal não é um crime comum.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Olá Nilton. Eu também estou esperando o resultado das investigações (inclusive sobre o assassinato de Mariele). Contudo, baseado no que sabemos de tantos assassinatos e atentados políticos, alguns padrões sugerem que seja um caso isolado. Contudo, como escrevi, é apenas minha opinião.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Vamos aguardar as investigações e o autor…o fato é que mais um Conservador foi atacado sem qualquer licença poetica de interpretação….atacado de fato….materializado e consumado…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  carvalho2008
1 ano atrás

Olá Carvalho. De fato, estou ansioso pelo resultado das investigações. Independente se é um candidato conservador, liberal, trabalhista, socialista ou comunista, todo atentado político deve ser condenado. Ontem a noite, um guarda-municipal de Foz de Iguaçu, que era tesoureiro do PT e diretor do Sindicado dos servidores municipais., foi assassinado a balas em sua festa de aniversário por um pessoa que invadiu a festa armado. O motivo foi divergência política. https://www.cartacapital.com.br/politica/lider-do-pt-em-foz-do-iguacu-e-assassinado-a-tiros-por-bolsonarista/

César
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Que exclarecimento de crime rápido! E o caso do Adélio também foi divergência política ou aí não?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  César
1 ano atrás

Olá Cesar. O caso do Adélio está encerrado. https://noticias.r7.com/minas-gerais/bolsonaro-nao-recorre-e-processo-contra-agressor-e-encerrado-29062022
O caso da Marielle continua sem saber quem foi o mandante.
No caso em Foz do Iguaçu, parece que o criminoso agiu sozinho, motivado por divergência política.

César
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Não é porque esta encerrado que foi esclarecido. E vc ainda não disse se nesse caso foi divergência política ou não. E o caso do Celso Daniel foi divergência política também? Ou só quando interessa pra vcs é que a coisa vira divergência política?

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

O caso Adelio não está encerrado, mas o amigo pode negar que:
a) era filiado ao Psol?
b) que existiu registro de entrada na data/hora dele na Câmara dos Deputados?
c) que alguém pagou jatinhos e advogados para a defesa do réu?

se puder negar os fatos acima, eu concordo. Do contrário, francamente…

Quem comete crime , criminoso é azul ou laranja….verde ou vermelho…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carvalho2008
1 ano atrás

Olá Carvalho. 1. De fato, o Adélio foi filiado ao PSOL de 2007 até 2014, algo que foi confirmado pelo próprio partido. Como atestado na investigação policial, Adélio sofre de transtornos metais, foi considerando inimputável e está em uma instituição psiquiátrica. É um equívoco classificar aquele atentado como uma ação política. 2. Sobre o acesso ao Congresso, segue a nota explicativa da Câmara sobre o que de fato aconteceu. Foi um erro operacional sem dolo da recepcionista, como entendido pela Coordenação de Polícia Legislativa. 3 Sobre os advogados, a gente esbarra na legislação que protege o sigilo do advogado, como… Read more »

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Francamente amigo Camargoer se o amigo conseguir negar uma das 3 fatos abaixo eu até relevaria. Consegue negar? a) Ele era afialiado ao P S O L b) Seu nome foi inscrito na entrada recepção da Câmara na data e hora da ocorrencia (halibe? Plano B? quem mais sabia?alguém sabia isto é fato) c) A D V O G A D O S a peso de ouro usando jatinhos foram contratados para defender a v i o l é n c i a realizada o autor ou a peça do quebra cabeças ter sanidade ou não ou ser m e… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Carvalho2008
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carvalho2008
1 ano atrás

Olá Carvalho. Eu até respondo.. riso…só precisa de paciência até que o editor libere. Agora, reparou como algumas pessoas estão sendo agressivas e caindo na ofensa? Tomei a decisão de interromper o debate quando isso acontece. Acho inaceitável. Daqui a pouco teremos que registrar BO. riso.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Como sempre….aos fatos e imagens…. a) O criminoso (sim porque cometeu o crime de assassinato) foi levar a esposa a festa (ela era convidada da esposa da vitima) b) O autor dos disparos chegou com o carro tocando a música do b o l S O N a ro, ao tempo que a festa era temática do P T c) O aniversariante não gostou e oi até a rua e começaram a discutir d) O aniversariante jogou pedra no carro e) O autor saca a arma de dentro do carro e não atira, a esposa do aniversariante tenta apaziguar e… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Carvalho2008
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carvalho2008
1 ano atrás

Caro Carvalho. Os dois eram agentes públicos da área de segurança. Obviamente, a discussão foi uma divergência política (não foi futebol, nem religião nem batida de trânsito). Em nenhum caso é possível aceitar que alguém saque de uma arma sem que seja nos casos de legítima defesa da vida. Muito menos é possível aceitar que alguém dispare uma arma contra outra pessoa sem que seja em caso de legítima defesa da vida. Acho que é preciso cuidado para não culpar a vítima.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

o cerne amigo….o cerne….matou, foi um atentado político ou porque foi agredido a pedrada e perdeu a cabeça? ponto inicial…em que pese a presença provocativa da música em oposição ao tema da festa, quem agrediu fisicamente inicialmente??? disseram que o cara foi lá, invadiu a festa por intolerância política e isto é falso. Omitiram que foi apedrejado porque chegou tocando música em oposição ao tema da festa…sim ele estava errado, cometeu crime final . No entanto não não foi político, foi uma resposta desmedida e criminosa a uma agressão sofrida….a esposa dele estava no carro porque ela a levou lá…e… Read more »

Material arquivo
Material arquivo
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Para de poluir o forum. Você só escrever bobagem ideológica.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Sinceramente o que eu penso é bem pesado, então nem vou comentar

Agressor's
Agressor's
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Se o Japão tá assim imagina o resto do mundo?

Varg
Varg
1 ano atrás

Circularam fotos da suposta arma, e parece se tratar de uma gambiarra caseira de cano duplo. E o assassino disse que não tinha nenhum rancor conta o Shinzo Abe, mas decepcionou-se com a renúncia do mesmo há alguns anos.

No mais, China e Coreia do Norte devem ter se deliciado com a notícia, uma vez que o Abe era conhecido por sua postura mais agressiva em termos de poderio militar.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Varg
1 ano atrás

Caro Varg. Creio que é um erro imaginar que o assassinato de Abe tenha qualquer impacto na política externa do Japão. Ele já tinha deixado a posição de primeiro-ministro há anos e o atual primeiro-ministro é do mesmo partido. É cedo para dizer qualquer coisa, mas tenho a impressão que é um caso isolado.

Varg
Varg
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Não deixas de ter razão, mas o Abe ainda poderia ser uma voz bem poderosa acerca das pretensões militares e armamentistas japonesas.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Varg
1 ano atrás

Olá Varg. Exato. Concordo com você. Abe ainda tinha forte ascensão política sobre o seu partido.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
1 ano atrás

É.Não tá fácil para ninguém.

Franz A. Neeracher
Editor
1 ano atrás

Parece que o sujeito é um veterano da Marinha do Japão.

Albuquerque
Albuquerque
Reply to  Franz A. Neeracher
1 ano atrás

Veterano e atualmente desempregado.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Franz A. Neeracher
1 ano atrás

Sim.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Franz A. Neeracher
1 ano atrás

Hum…igual o ex-marine acusado de matar Kennedy?

sergio
sergio
1 ano atrás

Quando as pessoas estão dispostas a fazer o mal, elas vão fazer o mal, não importa a que custo !!!!!!
E o meu pensamento sobre essas leias proibitivas.

Albuquerque
Albuquerque
Reply to  sergio
1 ano atrás

Só que se ele tivesse um fuzil, poderia matar uma dúzia.

Zé bombinha
Zé bombinha
Reply to  Albuquerque
1 ano atrás

Se ele tivesse um fuzil nem ali ele entrava.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Zé bombinha
1 ano atrás

E nem precisaria ..

Nei
Nei
Reply to  Slow 🇧🇷
1 ano atrás

Ai tens razão.

Sensato
Sensato
Reply to  Albuquerque
1 ano atrás

Existem outras formas até mais efetivas de fazer o mesmo sem usar armas de fogo. O maior problema é a motivação e não o instrumento.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Sensato
1 ano atrás

Caro Sensato. O acesso ás armas de fogo elevam a probabilidade do seu uso. O Brasil e os EUA são exemplos disso. Nos EUA, o acesso irrestrito ás armas de fogo tem refletido em sucessivos casos de massacres. No Brasil, 75% dos homicídios são causados por armas de fogo, sendo que a maioria são cometidos por revólvers e pistolas de calibre 38.

Augusto
Augusto
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Camargoer., homicídios no Brasil caíram 34% após a implementação da política de acesso a armas do atual governo.

Albuquerque
Albuquerque
Reply to  Augusto
1 ano atrás

Só que a análise desse relatório mostra que a queda do número de homicídios deveu-se em grande parte à ‘consolidação’ dos territórios do crime organizado.
Ou seja, está havendo menos homicídios por disputas de áreas de atuação.
Em resumo, o crime está mais forte e organizado.

Augusto
Augusto
Reply to  Albuquerque
1 ano atrás

Albuquerque, existem fatos (incontestes) e análises (passíveis dos mais extravagantes malabarismos mentais). Como você falou: uma ANÁLISE pontual foi de que os criminosos pararam de brigar. Isso saiu no jornal nacional e virou deboche para quem tem mais que 2 neurônios.

Albuquerque
Albuquerque
Reply to  Augusto
1 ano atrás

A outra análise é que cidadãos armados estão fazendo com que os homicídios diminuam no país.
‘Çei’.

Nei
Nei
Reply to  Augusto
1 ano atrás

Pergunta. Se eu tiver arma em casa, você vai tentar me assaltar? no Semáforo? Acredito que o bandido também quer viver e irá pesnar 2 vezes antes de tentar. E sim, haverá um diminuição dos homicídios de pessoas inocentes de bem. Já por outro lado, sempre tem os com problemas psicológicos ou extremistas, ou até mesmos esquentadinhos. Mas prefiro ter arma e não precisar usar, do que precisar e não ter.
É um direito eu poder me defender, não atacar.

Ted
Ted
Reply to  Nei
1 ano atrás

Defender a familia

Sensato
Sensato
Reply to  Nei
1 ano atrás

Entendo. Chamar os outros de “gordola” é bem adulto…

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Nei
1 ano atrás

no…no…nou….não….a população brasileira em regra é desarmada….vai ter de entrar em 100 casas e 95 delas não terá arma alguma….é estatística e o profissional de subtraçãodo valor alheio sabe disto…o raro é alguém ter arma em casa….arma na rua só quando El dá k azar de um policial a paisana…um dos 300 mil num país de 220 milhões…

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Augusto
1 ano atrás

latrocínio e roubo e homicídio…latrocínio aumentou??

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Albuquerque
1 ano atrás

Balela. Diziam que ia ser o inferno na terra. Quebraram a cara. Ou seja não existe correlação entre mais arama e mais crimes

Lewandowski
Lewandowski
Reply to  Albuquerque
1 ano atrás

Consolidação dos territórios do crime organizado… Olha, sinceramente… é melhor ler esse tipo de argumento do que ser cego… deve-se pensar assim…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Lewandowski
1 ano atrás

Caro Lewandowski. Basta ler no relatório do IPEA.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Mestre….então é o mesmo que dizer que não morria gente de bem antes….vamos entender, qual é o PIB do assalto/roubo? Eu não sei o PIB do latrocinio(roubo seguido de morte) mas sabemos que ele é: a) RouboBancos/Financ/Transportadoras b) Roubo ao comércio varejista c) Roubos a residências d) Roubos/Sequestros relampagos/Pertences do cidadão na rua O item “a” é “b” é o mais profissionalizado, planejado e de maior rendimento A maior incidência de morte no roubo ocorre nos itens “d” e “c”….onde ocorre o maior uso de armas curtas pistolas e revólveres…onde a surpresa é o improviso se desenrola…onde o maior número… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Albuquerque
1 ano atrás

Olá Albuquerque. De fato, o relatório do IPEA menciona esta hipótese. Ele também menciona o aumento do número de casos de morte por causas indeterminadas, o que também pode ter distorcido os dados estatísticos.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Albuquerque
1 ano atrás

deixa eu ver…
a) então, quem morria era bandido lutando contra bandido pela boca de fumo? E está a afirmação?

As Donas Nenê morreram porque eram do crime organizado? bandidos mortos por bandidos?

b) então o cidadão de bem e pobre, não morre mais de assalto?

c) quais foram os grandes fatores que mudaram? No País? Coincidências…País das coincidencias

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Augusto
1 ano atrás

Caro Augusto. O número de homicídios no Brasil ainda é altíssimo. Apenas para curiosidade, a taxa de feminicidio no Brasil é o dobro da taxa de homicídios (total) no Japão. A maioria dos homicídios no Brasil são realizados com armas de fogo (revólveres e pistolas) de fabricação nacional. Portanto, é muito difícil relacionar a flexibilização das armas de fogo com a redução dos homicídios. Eu desconheço qualquer estudo que corrobore esta hipótese. Pelo contrario. Eu sei que existem diversas hipóteses alternativas para a redução de homicídios nos últimos anos, inclusive uma bastante polemica que relacionada a expansão do controle do… Read more »

Augusto
Augusto
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Sim, altíssimo mas caiu 34% justamente no atual governo. Repito: 34% de queda!!!

Feminicídio? Pegue o Atlas da Violência e verifique que de cada 10 pessoas mortas no país, 9 são homens. Por que essa fixação em se preocupar com 10% ao invés dos 90%?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Augusto
1 ano atrás

Caro Augusto, No Atlas da Violência do IPEA é mencionado com destaque que o número de mortes por causas indeterminadas teve um acréscimo injustificado nos últimos anos, sugerindo (isso precisa ser avaliado) que parte dos homicídios podem estar sendo escamoteados nas estatísticas oficiais. Além disso, o Atlas 2021 (ainda não foi publicado o 2022) tem dados até 2019. Por fim, ainda não se avaliou o impacto do isolamento nos anos 2020/2021 sobre as taxas de criminalidade. Sobre os feminicídios, a preocupação é óbvia. A violência doméstica (no que inclui o feminicídio) há um impacto direto sobre a formação, desenvolvimento e… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

O IPEA tinha um “estudo”, na verdade, tinha uma conclusão, pois eu nunca achei o estudo que a amparou, mesmo solicitando pela Lei de Acesso à Informação, que o aumento de 1% das armas de fogo resulta no aumento de 2% na taxa de homicídios. Isso foi amplamente divulgado anos atrás e utilizado bastante por políticos, delegados, promotores e juízes, com fundamento para não facilitar o acesso a armas de fogo pela população comum (para eles, obviamente o acesso continuou simples e com direito ao porte, inclusive). Entretanto, desde o Governo Temer, mas ainda mais no Governo Bolsonaro, o número… Read more »

Augusto
Augusto
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Eu vou ser estatisticamente mais preciso: de cada 100 pessoas mortas no país, 94 são homens. Veja bem: para cada 6 mulheres mortas, morrem 94 homens!!!!!! Quem em sã consciência deveria focar em 6 ao invés dos 94?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Augusto
1 ano atrás

Caro Augusto. Não tenho os dados do Brasil, mas em SP 87% das vítimas são homens, 10% mulheres e 3% são indefinidos.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

O amigo deseja correlacionar morte indeterminada a arma de fogo?

Se fosse arma de fogo seria determinada… o que é morte indeterminada? aquilo que não conseguiu determinar….e de pronto, arma de fogo não participou da ocorrencia

Inclusive cabe o destaque, as mortes indeterminadas ocorreram a revelia da arma de fogo….sua ausência e a intenção ao ato criminoso tornam se fatos a despeito da disponibilidade, a exemplo da pessoa que usa o carro para atropelar alguem

Last edited 1 ano atrás by Carvalho2008
Waldir
Waldir
Reply to  Augusto
1 ano atrás

Pq a violência contra a mulher choca muita mais do que com o homem. Homem que bate ou mata mulher tinha que ser castrado primeiro e depois jogado para os porcos. Mulher a gente defende. Pelo menos me ensinaram assim. Mulher largou, chifrou ou qq coisa, larga e arruma outra. Matar ou bater não. Isso é muito covarde.

Ted
Ted
Reply to  Waldir
1 ano atrás

Evidenciaram a morte das mulheres, mas no pais! Vai pra cova velho, crianca, homem. Uma sociedade violenta e com baixa educacao, tem que ter arma em casa, alem do cachorro e alarme.
Segundo o 9 dedo, pretende afastar a policia dos morros, pois estao matando demais

Waldir
Waldir
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Caro Camargoer. No nosso caso a maioria dos homicídios são cometidos exatamente pelo crime. E por essas bandas a polícia não tá dando conta. Então prefiro estar armado e TREINADO (sem treino não adianta nada) do que sem nada na mão. No caso dos americanos já não. Lá perece uma doença que está afetando as pessoas. Matam por qq coisa. Aqui bandido não não tem dó da gente. Aí não adianta filosofia (com todo respeito). Prefiro tentar a sorte com a minha 9 do que minha família sofrer na mão de quem mata por qq coisa.

Last edited 1 ano atrás by Waldir
Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

mas a questão é o relacionamento da arma do cidadão com a taxa de homicídio….está é a dimensão….do contrário, até a violência de trânsito entra…(nem estou falando de brigas) mas os acidentes é incidentes de trânsito…

Voltemos ao foco….digo que a arma legal não tem fração de participação comportamental na taxa de homicídio….
.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Augusto
1 ano atrás

números…sempre números…é a estatística….as armas do crime , 38 ou fuzil não foram roubadas da casa do cidadão…São armas traficadas de fora….as roubadas internamente são irrisórias…alguém pode colocar a estatística aqui? vamos ver se alguém posta…..

Albuquerque
Albuquerque
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Isto é fato.
Milhares e milhares de homicídios ocorrem em simples discussões, brigas e etc. que seriam resolvidas com apenas alguns xingamentos, com cada um indo para seu lado.
Sem contar crianças que levam armas dos pais para escolas, brigas de torcidas, fechadas no trânsito e outras coisas.

EduardoSP
EduardoSP
Reply to  Albuquerque
1 ano atrás

Hoje mesmo, em Recife, um sujeito do tipo estourado e brigão entrou no prédio da ex-mulher e saiu atirando. 2 mortos.
Isso acontece todo dia por esse Brasil afora.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Albuquerque
1 ano atrás

Albuquerque, tenho alguns amigos que já trabalharam na PM e na civil, e todos eles foram categóricos e me afirmaram que
70-80% dos homicídios no Brasil é ligado as DROGAS, o restante sim é por coisas “irrelevantes” como brigas no bar, trânsito, brigas familiares, traições no casamento, briga por causa do time de futebol, escolas e etc.

E eu acredito neles pois eles tem experiência no assunto, e são os verdadeiros especialistas que estão na linha de frente quando se fala de crime no Brasil.

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Albuquerque
Albuquerque
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Não discordo.
O fato é que em muitos lugares já está ocorrendo a unificação de quadrilhas de traficantes e até a união entre traficantes e milicianos.
No Rio de Janeiro locais como Cidade de Deus, Praça Seca e etc. viram o fim dos constantes tiroteios em função da união desses grupos.
Criam uma espécie de narco milícia.
Região ‘pacificada’.
Menos homicídios.

Nei
Nei
Reply to  Alessandro
1 ano atrás

Trabalho na área policial e afirmo que homicídios na sua maioria são ligados à drogas e restante à desavenças. Ainda existe os homicídios culposos “sem intenção” , que caem em estatísticas também.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

E na Suiça pq não tem inúmeros massacres, as armas são mais mansas lá ?

Kornet
Kornet
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

Logo logo,aparece um Trudeau da vida para querer proibir armas de fogo no país.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

Olá Carlos. É uma excelente pergunta. A violência urbana é um problema multifatorial. Possui várias causas. Uma delas é o acesso ás armas (ora, sem armas não haveria homicídios por arma de fogo). Outra é a desigualdade social. Países nos quais com maior desigualdade social são mais violentes. Outro fator é a própria história dos países. Os países na América são mais violentos que os países da Europa, por exemplo, lembrando que os países americanos tiveram um histórico de trẽs séculos de escravidão negra, relativamente recente. É um problema complexo que precisa demanda soluções complexas. Seria ingenuidade achar que apenas… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Seria ingênuo sim, e seria ingênuo acreditar que mais armas gera mais crimes ou mais especificamente assassinatos, como você mesmo disse violência urbana é um problema multifatorial, te dei o exemplo da Suíça, agora temos o Brasil de exemplo também, caiu 34 por cento enquanto os desarmamentistas diziam que só ia piorar, o Paraguai é um país mais armado que o Brasil, e só é mais perigoso pq é perto do Brasil, e mesmo assim tem menos mortes no geral, ou seja é mais um exemplo também, ou seja fica claro que não existe uma correlação entre armas e aumento… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Carlos Campos
Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Mas o IPEA acha que o problema principal é o acesso a armas de fogo. Tanto que já divulgou estudo dizendo que o Estatuto do Desarmamento evitou não sei quantas mil mortes, porque a taxa de homicídios cresceu menos após sua implantação. Notar o “cresceu menos” que é diferente de diminuir. Aí a quantidade de armas de fogo começou a aumentar e a taxa de homicídios começou a diminuir (diminuir de verdade e não crescer menos) e eles resolveram investigar outras causas dos homicídios. Somente quando ficou impossível sustentar a mentira eles resolveram formular novas hipóteses. Claro que também é… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rafael Oliveira
1 ano atrás

Caro Rafael. As causa da violência no Brasil são várias. O problema dos homicídios é multivariado, passando pelo fracasso do modelo de polícia, do fracasso da política de encarceramento (que serve para fortalecer as facções criminosas que dominam os presídios), fracasso da guerra ás drogas. Vou colocar um gráfico do IPEA sobre a correlação entre a redução da taxa de homicídios e o aumento das mortes violentas por causa indeterminada. Isso parece indicar uma distorção nos registros sobre violência no Brasil. Um dado importante é que em 2015, o Brasil respondia por 15% dos homicídios no mundo. Em 2020 este… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Isso pode ser um problema de análise anterior (registravam MVCI como homicídios) ou posterior (registraram homicídios como MVCI) ou está tudo certo é apenas uma “coincidência” (aumento de suicídios e acidentes) ou alterações terminológicas. O que é homicídio para o IPEA? Entra feminicídio na conta? Entra morte decorrente de legítima defesa? Por exemplo, o aumento de casos de feminicídios é realmente um aumento no número de mulheres mortas por seus companheiros ou é decorrente das polícias passarem a registrar adequadamente os crimes? (demora um pouco par a a lei pegar, ainda mais no interiorzão do Brasil). Difícil julgar sem investigar… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rafael Oliveira
1 ano atrás

Caro Rafael. São quatro possibilidades. 1. A série história está certa e os números recentes estão errados (isso significa que não houve redução na taxa de homicídio). 2. A série história está errada e os número recentes são apenas um ajuste da curva (isso significa que não houve redução na taxa de homicídio). 3. Que todos os dados estão errados (então nada há para discutir). 4. Que todos os dados estão certos e que dados de homicídios estão sendo registrados de forma equivocada para mascarar a estatística (portanto não houve redução na taxa de homicídios). O IPEA não interpreta dados.… Read more »

Carlos
Carlos
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Boa tarde mestre, já que coloca o acesso a armas legalmente como possível fator determinante para homicídios, pode me passar os 5 ou mesmo 10 estados americanos com mais facilidade e os 5 ou 10 com maior dificuldade de acesso às armas e as taxas de homicídios nos respectivos estados? Grato desde já.

Sensato
Sensato
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

O grande problema é que “sem armas” é uma utopia inalcançável em um futuro visível. O que tem que aumentar não é a restrição sobre a posso responsável de armas e sim a apuração e punição severa de pessoas que cometam crimes. Infelizmente, por mais que seu aumente efetivo das polícias, elas jamais serão onipresentes. Isso não ocorre nem nos países mais desenvolvidos e ricos do mundo. O crime só diminui quando deixa de compensar.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Os americanos têm acesso praticamente irrestrito a armas de fogo desde 1787 e nunca tiveram problemas com massacres, essa é uma situação recente, então o problema é outro, não as armas em si.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

Caro Allan. A história dos EUA é marcada por inúmeros casos de massacres, inclusive motivados por questões raciais. Também é preciso lembrar que o principal atentado terrorista nos EUA aconteceu em Oklahorma por um terrorista doméstico, além dos atentados em eventos esportivos como a maratona de Boston e os Jogos Olímpicos de Atlanta, sem falar dos sucessivos atentados contra seus presidentes.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Casos esporádicos, como já aconteceram em qualquer lugar do mundo, inclusive em países onde armas não são permitidas.

Os massacres semanais que estamos assistindo são um fenômeno recente e a verdadeira causa não está sendo debatida. E é bom lembrar mesmo tendo mais armas, a taxa de homicídios dos EUA é mais ou menos 4 vezes menor do que a do Brasil.

Logo, o problema não é e nunca foram as armas. O desarmamento civil é baseado em premissas falsas e facilmente rebatidas.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

Caro Allan. Casos esporádicos são imprevisíveis. Sobre isso você está certo. A questão do acesso ás armas tem impacto sobre os homicídios por motivos fúteis (brigas de bar, entre conhecidos, no trânsito, envolvendo ou não álcool) e por motivos passionais ou crimes de ódio (entre casais, feminicídio, contra minorias), algo em torno de 1/3 dos homicídios no Brasil.

Mars
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Sinceramente, na minha opinião essa é uma discussão que deve ser analisada exclusivamente do ponto de vista brasileiro, não sendo parâmetro EUA ou Japão. Ao contrário desses dois países, o Brasil já demonstrou inúmeras vezes que é incapaz de prover segurança para sua população. E dificultar ou negar o acesso a armas a essa população é o mesmo que falar ” Eu não consigo de prover segurança para você e você também não pode se defender, se fod* aí.” rs Querendo ou não um bandido vai pensar duas vezes antes de mexer com alguém armado, ele não é idiota não… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Mars
1 ano atrás

Pode ter um efeito preventivo. Imagine que o autor de um massacre fosse parado pela Polícia a caminho do alvo. O que a polícia poderia fazer? Tinha que o deixar seguir. Se houvesse um maior controlo das armas e ter de justificar e a autorização para o uso talvez a história fosse diferente. Controlo é muito diferente de proibição e permite às autoridades terem mais ferramentas ao seu dispor para evitarem estes massacres. Se tiverem armas ilegais, mais fácil fica de irem para a prisão. Se todas as armas forem legais, sem controlo, aí não sei se é possível evitarem… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Mars
1 ano atrás

Caro Mars. Você tem razão ao dizer que o sistema de segurança pública brasileira é um fracasso, a começar com o fato das existência de duas polícias nos Estados e do status das PM como forças auxiliares do EB, passando pela ineficácia da política de encarceramento e do fracasso da guerra ás drogas. Contudo, a flexibilização do acesso ás armas para a população civil é mais um erro que piora um cenário que já é grave. È um erro tentar consertar um erro cometendo um outro erro.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Meu caro, a população foi desarmada e a violência só aumentou, isso porque quem abriu mão de suas armas foram os cidadãos de bem, não os bandidos, estes continuaram armados. O problema não é o pai de família ter uma arma em casa para defender seus entes queridos e sua propriedade, o problema é o bandido que mesmo quando preso pela PM militarizada que você tanto critica não recebe a punição adequada da Justiça por causa das políticas de direitos humanos que a esquerda defende. É saidinha aqui, bom comportamento ali, audiência de custódia. Ora, com tanta impunidade você acha… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Allan Lemos
Carlos
Carlos
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Atualmente em grandes cidades já é um equívoco afirmar que existem duas polícias, são três pois a guarda municipal assumiu papel de polícia também e pelo menos na minha cidade é a que mais mostra trabalho, pois é a única onde o prefeito, que é cobrado pela população, pode pressionar para redução de crimes.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carlos
1 ano atrás

Caro Carlos. Pois é. As guardas civis municipais estão adotando um modelo militarizado da PM, o que é um grande erro. Contudo, mesmo que elas possam fazer o papel de policia ostensiva, a responsabilidade da investigação é da polícia civil. Há um relatório do Congresso de uma comissão que analisou o problema e uma das suas conclusões é a necessidade de unificar as polícias estaduais.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

O maior atentado nos EUA foi, de longe, o ocorrido em 11/09.
De certa forma você foi contra sua narrativa. Quem quer cometer um homicídio ou um massacre não precisa de armas de fogo. Pode usar aviões, fertilizantes em carro-bomba, panelas com explosivos e parafusos, etc.
Massacres normalmente são brigas de gangue ou cometidos por pessoas com distúrbios mentais ou motivações ideológicas ou religiosas ou uma combinação delas.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Rafael Oliveira
1 ano atrás

Quando é mais fácil comprar uma arma automática do que beber uma cerveja aos 18 anos, há aí algo que não está certo.

Em todas essas formas de atentados que referiu existe algum tipo de controlo. Porque não há algum tipo de controlo sobre o meio responsável por 99% das mortes?

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Porque não há algum tipo de controlo sobre o meio responsável por 99% das mortes?

“Sendo uma milícia bem regulamentada, necessária para a segurança de um estado livre, o direito do povo de manter e portar armas não deve ser violado.”

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Primeiro que as armas de fogo não são responsáveis por 99% das mortes.
Segundo que existe algum controle, maior ou menor conforme o estado americano.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Rafael Oliveira
1 ano atrás

Quais são as outras formas de matar alguém?

Existe muito mais controlo sobre as bebidas do que sobre as armas.
E o controlo a nível estadual sobre a compra não é eficaz e muitas vezes limitado pelo constitucional. Basta ir ao estado vizinho e comprar.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rafael Oliveira
1 ano atrás

Olá Rafael. Você tem razão sobre 11/setembro. Eu devia ter sido mais claro que estava me referindo aos atentados/massacres promovidos por cidadãos dos EUA. O atentado ás Torres Gêmeas foi sem dúvida o maior ato terrorista, em impacto político, consequências históricas e número de vítimas. Obrigado pela correção.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rafael Oliveira
1 ano atrás

Olá Rafael. Vocẽ tem razão sobre o 11/setembro. Foi o mais grave atentado terrorista contra os EUA, seja em temos de vítimas, impacto social, político, histórico e até econômico. Eu deveria ter sido mais claro ao mencionar que me referia aos casos que envolveram cidadãos dos EUA. Obrigado pela correção.

Elisandro
Elisandro
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

“Os EUA nunca tiveram problemas com massacres…” Só se for no sentido de que já são “parte da rotina”, pois este ano já foram vários…

Alessandro
Alessandro
Reply to  Elisandro
1 ano atrás

E uma média de 60 mil mortes por ano não pode ser considerado um massacre??

Enquanto lá aparece um ou dois psicopatas por ano matando várias pessoas em alguma escola onde não se pode usar armas, aqui temos VÁRIOS deles soltos nas ruas fazendo várias vítimas e destruindo lares, e isso tbm já virou rotina por aqui.

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Hcosta
Hcosta
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

Não haviam tantas armas automáticas e vendidas sem controlo.
E não me parece que seja desde 1787. Houveram alterações à legislação que suavizaram a compra de armas e o tipo que começou nos anos 60 quando a NRA começou a investir nos políticos.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Olá Hcosta. Vocẽ tem razão. Os massacres nos EUA estão diretamente relacionados com a comercialização de armas automáticas e rifles. Bem colocado.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Errado, isso é a consequência, não a causa. Os EUA começaram a ter problemas com massacres após os pilares e os valores da sociedade americana começaram a ser atacados por determinados grupos, que até hoje são empoderados pela esquerda.

Sequim
Sequim
Reply to  Allan Lemos
1 ano atrás

Você só poderia afirmar isso se tivesse acesso às séries históricas americanas desde 1787. Você tem? Provavelmente não. E esse problema “recente” já tem uns 25 anos. Lembra do massacre do Columbina High School?

Sensato
Sensato
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

E quantos crimes foram evitados por cidadãos armados? Se o sujeito é louco o suficiente para cometer um crime bárbaro desses, não creio que se preocupe na licitude das armas que usará.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Sensato
1 ano atrás

Ola’Sensato. Há um erro metodólogo na sua proposição. Se o crime foi evitado, não há como contabilizar um não-fato. Nem eu nem ninguém tem condições de dizer que quantos crimes foram evitados porque a vítima estava armada. Por outro lado, acho que há como encontrar sim o número de pessoas que foram mortas porque reagiram a uma tentativa de assalto. Vocẽ tem razão ao dizer que um criminoso ou um a pessoa com problemas mentais ignoram a lei, a racionalidade ou qualquer outra coisa. O acesso às armas afeta os crimes cometidos por aquela parcela da população que por motivos… Read more »

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Mestre, eu não tenho arma…mas é um assunto pacificado que extrapola a opinião… Houve o plebiscito e os governos desde então fizeram de tudo de tudo para rejeitar, sabotar, ignorar o pleito. A população fez uma opção. Qual o nome disto? A consulta popular e plebiscito ganha e uma minoria recusar? Num lobby midiatico e no congresso? Vale? e a democracia? outro exemplo, eu sou Parlamentarista, votei nisto no plebiscito, mas perdi…e daí? Isto me á o direito de fomentar mudanças dos poderes executivo se a constituição contínua presidencialista ?(muito mal feita porque ficou torta enviesamento uma vez que estavam… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Carvalho2008
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Carvalho2008
1 ano atrás

Olá Carvalho. Também decidimos que nossa casa é um território “livre de armas”. Nem tenho armas nem permito que alguém entre armado em minha casa. O referendo de 2005 perguntava sobre a proibição da venda de armas e munições no Brasil. Em função daquela consulta, o Brasil continua comercializando armas e munições. Contudo, dado o seu poder de letalidade, a comercialização de armas e munições é restrita, assim como é restrito a comercialização de antibióticos e de medicamentos a base de opióides. O porte e a posse de armas tem uma legislação assim como a posse e a condução de… Read more »

WSilva
WSilva
1 ano atrás

País ocupado que coloca sua segurança e dignidade na mão dos EUA. Algo do tipo acontecer numa China ou Russia? Inimaginável! Países mais seguros do mundo, vigilância intensa e acima de tudo respeito a hierarquia. Parece que lideres de ”democracias” estão sendo mais caçados por seu povo que os tais ”ditadores”. rs De qualquer forma, meus pêsames à família de Abe, um bom homem cujo governo foi muito benéfico para a relação econômica China-Japão. Aliás, não é um absurdo pensar que Abe foi aniquilado por forças ocidentais, ele tinha serias divergências com os EUA e agora naturalmente a máquina de… Read more »

Henrique
Henrique
Reply to  WSilva
1 ano atrás

” China ou Russia? Inimaginável! Países mais seguros do mundo, vigilância intensa e acima de tudo”
.
seguro pra quem? pro cara que te manda prender se vc postar a foto do ursinho pooh?
.
É o governo que tem que temer o povo e não o contrário…

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Hcosta
Hcosta
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Não, Rússia e a China não são os países mais seguros do mundo. E são as democracias que dominam nesta questão, como nas restantes questões.

É o que dá acreditar na propaganda. O que não falta são exemplos de assassinatos ou prisões indiscriminadas nestes países. A diferença é que é feita pelo próprio estado criminoso e o restante com a sua cobertura.

Não convém que as pessoas comecem a duvidar das “competências” destes líderes…

WSilva
WSilva
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

”O que não falta são exemplos de assassinatos ou prisões indiscriminadas nestes países.”

Nos países ocidentais você quis dizer.

Aliás, adicione em sua sua lista os massacres em escolas e universidades que acontecem a cada dois meses nos EUA. rs

Hcosta
Hcosta
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Então diga lá os exemplos desses assassinatos e prisões…

E os EUA não são exemplo para ninguém nesta questão. Mas a China também não e a Rússia muito menos.

WSilva
WSilva
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

”E os EUA não são exemplo para ninguém nesta questão. Mas a China também não e a Rússia muito menos.” São tudo farinha do mesmo saco. O meu ponto é, China e Rússia são mais seguros que a maioria das democracias(com exceção dos países nórdicos). Por que são mais são seguros? 1 – Não são países dominados pelo trafico de drogas(na China inclusive é pena capital na maioria das vezes) 2 – A sociedade em si é pacifica, acesso a armas de fogo é rigoroso. 3 – Há uma coesão maior da sociedade, não há gangues patéticas de direita e… Read more »

Henrique
Henrique
Reply to  WSilva
1 ano atrás

“6 – Aqui um ponto que você vai se deliciar, China e Rússia são ditaduras com economia parcialmente estatal, logo para não cair em desgraça precisam mostrar progresso, muito desse progresso é alcançado com lei e ordem.”

KKKKKKKKKKKKKKKK confirmado o maluco ta baitando apenas kkkk

imagine ser uma ditadura com nível de regulamento do tipo: “eu tenho um sistema de pontuação que tabela a população e se vc não pontuar tantos lpa eu te excluo da sociedade” e ainda assim você precisa mostrar serviço pra não cair em desgraça

KKKKK

WSilva
WSilva
Reply to  Henrique
1 ano atrás

”imagine ser uma ditadura com nível de regulamento do tipo: “eu tenho um sistema de pontuação que tabela a população e se vc não pontuar tantos lpa eu te excluo da sociedade” e ainda assim você precisa mostrar serviço pra não cair em desgraça”

Mais fake que isso, só o mundial do Palmeiras e a libertadores de 2000 do Corinthians.

Henrique
Henrique
Reply to  WSilva
1 ano atrás

como você ousa desacreditar o sistema de pontuação do governo Chinês….
.
-100.000.000.000 pontos pra você
.
.
.
https://sputniknews.com/20190223/china-social-credit-blocks-millions-public-services-1072686823.html

WSilva
WSilva
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Pare de usar drogas ou assistir muito filme, está começando a delirar com fake news.

Henrique
Henrique
Reply to  WSilva
1 ano atrás

>defender governo diatorial que prende por qualquer motivo
>Chamar os outros de drogado

Escolhe aí cara… Os dois ao mesmo tempo não dá… .

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Thiago A.
Thiago A.
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Taxas de homicídios na Europa vs Russia… A Europa seja ocidental, mediterranea nordica e central possui taxas de homicídios baixíssimas, entre as menores no mundo no obstante seja uma sociedade aberta . A Europa do leste, eslava e russa è o contrario… Taxas de homicídios próximas ou maiores que os EUA. Suicídio, alcoolismo e violência doméstica precisa dizer onde é superior ? Os dados da RPC sobre a taxa de homicídios eu vou assumir como verdadeiros, mas todos sabem como funcionam as coisas por lá… As estatísticas se dobram ao desejo do partido e como não existem instituições independentes e… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  Thiago A.
1 ano atrás

A Cosa Nostra já comandou os EUA no inicio do século XX. A realidade hoje é o crime organizado nos EUA e Brasil, tráfico de drogas e dezenas de massacres que acontecem TODO ano por lá, inclusive já imitado aqui no Brasil. Isso na China não acontece e nem pode acontecer, o povo automaticamente iria associar falta de governo a esses acontecimentos. No Brasil o governo/povo vive com medo do bandido. Na China o bandido vive com medo do governo. Essa é a razão pela qual o crime organizado não se cria. Não se resolve criminalidade e tráfico de drogas… Read more »

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  WSilva
1 ano atrás

E lhe dou razão, mas não procede a informação que em regimes ditatoriais o crime organizado não existe ou é combatido com mais eficiência. Isso varia muito, depende só da eficácia da ação do ESTADO. Existem regimes ditatoriais que convivem em simbiose com o crime organizado. O crime organizado não vive só de drogas. Dependendo das áreas geográficas pode ser especializado e ter vocação para o tráfico de armas ou de seres humanos e animais, a exploração da prostituição, o tráfico de armas, a extorsão, o jogos de azar , os sequestros, o contrabando de todo tipo de mercadoria possível.… Read more »

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Thiago A.
Thiago A.
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Os piores países europeus ainda assim teriam taxas compatíveis com as menores do continente americano. Praticamente se salva só o Canadá, o único que possui uma taxa compatível coma a Europa ocidental.

Hcosta
Hcosta
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Não, tudo errado. Qualquer índice deste tema coloca a China perto do 100º país mais seguro. Isto, provavelmente, no país mais vigiado do mundo. Veja a lista e diga em que lugar aparece a primeira ditadura. E todos esses pontos são tretas propagandísticas e delirantes. E nada relacionado com a ditadura e criminalidade. Quantos exemplos quer de países para contrariar todos esses pontos? Se não houver poder e contra poder, não há escrutínio e não há um retrato real do que acontece. E, mesmo assim, estão muito abaixo da maior parte das democracias. E porque acha que essas ditaduras se… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

”Qualquer índice deste tema coloca a China perto do 100º país mais seguro.”

Propaganda ocidental. Acredita quem quer.

Criminalidade está conectado ao tráfico de drogas e a capacidade de gangues se organizar dentro de um estado.

Quando não há nenhum dos dois, a chance desse país ser seguro é muito grande.

EUA e Brasil, pra citar apenas dois, estão dominados pelo tráfico de drogas, nos EUA existe um controle maior por parte do estado porque é uma superpotência, se os EUA não fosse uma superpotência seria PIOR do que o Brasil.

Hcosta
Hcosta
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Se não acredita em exemplos reais e comparações justas, não resta nada para discutir…

Pelo menos para discutir a realidade. A minha imaginação não é assim tão grande para inventar outras realidades.

Last edited 1 ano atrás by Hcosta
WSilva
WSilva
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Você não precisa inventar outras realidades pois já replica essa imposta pelo ocidente.

Criminidade e trafico de drogas assolam sociedades no ocidente pela incompetência de seus governos enquanto isso foi rapidamente neutralizado por ditaduras como China e Russia. Isso não quer dizer que ditadura é melhor que democracia, quer dizer que o governo dessas ditaduras são melhores que governos ocidentais pois existe um projeto para nação.

Você vai morrer, teu filho e neto vão morrer e a cracolancia ainda vai estar lá no centro da cidade mais rica do Brasil.

rs

Hcosta
Hcosta
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Sim e desde quando os EUA são um bom exemplo?
Tem muitos mais países no mundo para além dos EUA, Rússia, etc…

Material arquivo
Material arquivo
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Para de poluir o forum. Você só escrever bobagem ideológica.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  WSilva
1 ano atrás

Russia tem umas das 5 maiores populações carcerárias do mundo, e a expectativa de vida dos homens russos é até 20 anos A MENOS que as mulheres russas, devido a violência e alcoolismo. Tem certeza que a Russia é segura?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

Caro Wilber. O Brasil tem uma população carcerária maior que a russa. Os EUA têm a maior população carcerária do mundo, seguido da China e depois o Brasil. Caso o seu argumento fosse significativo, os EUA seriam o lugar mais perigoso do mundo e o Brasil seria mais perigoso que a Rússia.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

É um dos fatores
https://en.wikipedia.org/wiki/Global_Peace_Index

Brasil e EUA com uma pontuação semelhante…

Last edited 1 ano atrás by Hcosta
Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Mas é natural que os países com maiores populações e Estado de Direito Ocidental (países que praticam sharia e semelhantes prendem menos) tenham as maiores populações carcerárias . O estranho seria se a nossa população carcerária fosse menor que a de um país menos populoso.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rafael Oliveira
1 ano atrás

Caro Rafael. Se o seu argumento fosse correto, a Ìndia e a China teriam as maiores populações encarceradas do mundo, ou que a população encarcerada na Indonésia deveria ser maior que no Brasil, já que são mais de 270 milhões de indonésios contra certca de 220 milhões de brasileiros.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Caro Camargoer,
Eu enfatizei e você não se atentou ao fato desses países não seguirem o Direito Ocidental.
Os países que citou têm pena de morte para diversos crimes (não só homicídio, como nos EUA – e no Brasil nem tem em tempos de paz). Isso diminui a população carcerária por eliminação e por prevenção.
Fora a parte que a China é uma ditadura policialesca e em algumas regiões da Índia e da Indonésia a presença do Estado é limitada, com as punições sendo realizadas pela própria população, que obviamente não tem presídios e aplica outras penas alternativas.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rafael Oliveira
1 ano atrás

Caro Rafael. Segundo o Anuário de Segurança Publica desde ano (2022), o Brasil reponde por 20% dos homicídios do mundo (dados de 2020). sendo que em 2019 respondia por 15%, ou seja um crescimento de 30%. O Brasil aparece como o OITAVO país mais violento do mundo (em termos de homicídios por 100 mil habitantes), Destes países, todos estão localizados na América do Sul ou Caribe, com exceção da África do Sul. Segundo a Anistia Internacional, em 2015 foram 1634 execuções no mundo e em 2020 foram 483 execuções. Estes números são insuficientes para impactar na população carcerária.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Não chequei esse dado de aumento da participação do Brasil nos homicídios, mas, acreditando neles, o resultado decorre da redução dos homicídios nos outros países e não do aumento dos homicídios no Brasil. Ou pode ser um erro metodológico. Convenhamos que países pobres não controlam muito bem a quantidade de homicídios em seu território. Outra coisa. Jamais afirmei que o Brasil não seja violento. É e muito. Só disse que isso não é por causa da presença de armas nas mãos da população, dado que há dezenas, talvez centenas, de países com mais armas por habitante que o Brasil. Sobra… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rafael Oliveira
1 ano atrás

Caro Rafael. Caso exista um erro na estatística mundial sobre homicídios, isso deveria afetar toda a séria histórica. Deste modo, mesmo que o número exato possa ter uma margem de erro, a tendência seria identificada. Seria improvável que a série histórica estivesse certa e os erros acontecessem apenas agora (ou o contrário). O que se observa então é uma redução generalizada de homicídios no mundo (a razão disso seria outra pesquisa), mas que no Brasil esta redução foi menor que no resto do pais. Em termos relativos, significa que a violência no Brasil aumentou. De qualquer modo, a ideia que… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Bom, Camargoer, fiz a lição de casa e fui ler o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Conforme a página 30, legenda do gráfico que compara o Brasil com os demais países, as bases de dados são diferentes: “Fonte: DataUNODC. (1) Base informada: 2019 – 121 países; 2020 – 102 países” 19 países a menos e não citam quais são. Por isso que falo que os especialistas em segurança pública do Brasil são intelectualmente desonestos. Como eles tiram conclusões se os países pesquisados não são os mesmos de um ano para o outro? E por isso insisto há alguns anos em… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rafael Oliveira
1 ano atrás

Caro Rafael. Toda pesquisa estatística tem limitações metodológicas. O melhor dos mundos é quando existem várias pesquisas sobre o mesmo assunto, preparadas por diferentes grupos ou usando diferentes metodologias. Isso geralmente ajuda e entender. Uma das coisas mais importantes ao avaliar uma metodologia é compreender as suas tendências. No caso do levantamento da UNDC, são os países quem fornecem os dados, assim como no DataSUS são os municípios que abastecem as informações e são as delegacias quem inserem os dados para as Secretarias estaduais de segurança pública. O DataUNDC é público e bastante esclarecedor. Mesmo que apenas uma fração dos… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Camargoer, ali não se trata de limitação metodológica. Trata-se de má-fé. Se você tem uma base 121 países em 2019 e 102 em 2020, você não tratá-las como iguais para dizer que a participação brasileira no número de homicídios aumentou. O que talvez fosse possível é identificar se dentre os 121 países de 2019 estavam presentes os 102 e de 2020 e fazer a comparação para saber se houve aumento ou não de participação. O que os especialistas fizeram foi: “o número de homicídios no Brasil caiu nos últimos anos. O que podemos achar de ruim para destacar e esconder… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rafael Oliveira
1 ano atrás

Quem está agindo de má-fé?

mcremp
mcremp
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Não li o relatório, mas se o que o Rafael diz é verdade, eu concordo com ele. Fazer comparações sobre uma base de dados diferente e não informar o que mudou (no caso, quais os países) é má fé sim.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  mcremp
1 ano atrás

Olá M. Existem vários modos de avaliar uma situação. 1. Usar o senso comum (pode estar certo ou errado, ninguém sabe porque não tem base estatística). 2. Usar a experiência pessoal (sempre estará errado porque não tem base estatístiva). 3. Usar uma informação secundária (a maioria das vezes está certa ou com poucos erros, como uma reportagem). 4. Usar uma informação primária (um relatório, uma tese, um artigo, é mais difícil mas tem a vantagem de deixar claro a metodologia usada e as limitações consequentes). 5 Formular o próprio estudo (demanda tempo, treinamento e muito estudo e experiência). Todos os… Read more »

Nemo
Nemo
Reply to  WSilva
1 ano atrás

É verdade amiguinho; os uigures estão super seguros na china. Tão seguros que logo nem existirão para se preocuparem!
E na russia então; principalmente aqueles que não idolatram o estado e questionam seu ditador como o Sergei Navalny.

Albuquerque
Albuquerque
Reply to  Nemo
1 ano atrás

É só não se aliarem a terroristas islâmicos que terão uma vida longa e profícua.

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

Esses dias eu disse que o Putin devia ter seguranças até dentro do c*! Mas o Shinzo Abe também tinha vários seguranças, inclusive com maleta blindada, e mesmo assim não adiantou de nada, foi morto por um maluco com uma arma improvisada, não existe isso de políticos estarem 100% seguros, uma brecha sempre vai existir.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Se você assistir os vídeos que estão sendo postado na rede, vai perceber que a segurança esta dispersa, eu acho que depois desse episódio as forças de segurança do Japão vão começar a atualizar os protocolos contra ameaças como essa.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Nilton L Junior
1 ano atrás

Mas se pararmos para pensar, o Japão é um país muito seguro, a missão dos seguranças é a proteção, mas eu acho que nunca passou pela cabeça deles que um atentado desses poderia acontecer.

Tomcat4,4
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Concordo contigo, dada a condição pacífica do povo japonês .

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Sim é bastante provável.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Caro Maurício. Neste momento, eu me preocupo mais com a política interna no Brasil. Ontem, durante um comício no Rio de Janeiro, um maluco fez uma bomba caseira e feriu uma pessoa.

Slow 🇧🇷
Slow 🇧🇷
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Pois é , foi mais um “ cristão “ / cidadão de bem da família tradicional brasileira ..

Varg
Varg
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Dependendo dos resultados na urnas em outubro, a tendência é a escalada de situações do tipo.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Varg
1 ano atrás

Caro Varg. O resultado da eleição não pode definir o grau de violência. Isso é essencialmente uma tática terrorista e fascista.

Heinz
Heinz
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Tipo a facada que o Bolso levou?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Heinz
1 ano atrás

Ola Heinz. O atentado contra o presidente quanto era candidato parece ter sido esclarecido pela PF. O criminoso tem problemas mentais, tanto que foi inocentado do ataque por ser considerado inimputável, tanto que cumpre pena em uma instituição psiquiatra. Foi um ato terrível que deve ser condenado e torço para que a PF proteja todos os candidatos para todos os cargos nesta eleição.

Francisco
Francisco
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Tem problemas né, mas só tem quando é conveniente a ele e a quem o defende, deixa de ser hipócrita seu desonesto.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Francisco
1 ano atrás

Olá Francisco. Ofensas pessoais são intoleráveis. Vá ser feliz.

Heinz
Heinz
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Caro Camargoer, o atentado contra o atual presidente não foi esclarecido. Como um cara desconhecido e com problemas mentais, faz um ataque dessa magnitute contra alguém que tinha como guarda costas, PFs bem treinados e ainda por cima no outro dia vem 2 advogados de avião para defende-lo? Tem muito caroço ai nesse ângu. A morte de Celso Daniel até hoje tbm não foi bem explicada. E agora as recentes declarações Marcos Valério sobre a ligação do partido com o PCC. No Brasil existem muitas coisas a serem “esclarecidas” e quando digo isto, me refiro aos dois espectros políticos mais… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Heinz
1 ano atrás
Francisco
Francisco
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Continua sendo hipócrita e desonesto antes que reclame não se trata de ofensa, mas sim constatação de como você age, o fato de estar encerrado não quer dizer que foi corretamente esclarecido, mas pelo visto você é daqueles que afirma que o nine fingers também é inocente, não misture o fato de juízes com claros interesses terem em uma manobra mais do que suspeita tirado o juiz do caso com o fato de o sujeito ter sido declarado inocente, inocência que nunca foi declarada para o nine fingers, aliás foi condenado em todas instâncias, tanto ás provas são robustas que… Read more »

Nemo
Nemo
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Felizmente!

Gabriel ferraz
Gabriel ferraz
1 ano atrás

Pra quem viu as imagens viu como é a trapalhada das forças de segurança de uma pessoa tão importante com ele, as costas dele totalmente vulnerável o cara se aproximou a poucos metros sem ser ao menos questionado ao ponto de sacar uma arma e conseguir disparar duas vezes praticamente a queima roupa de um ex primeiro ministro? Meu irmão é muito amadorismo.

Allan Lemos
Allan Lemos
1 ano atrás

Triste e lamentável fato, mas é preciso lembrar que armas não matam pessoas, pessoas matam pessoas. Quando um bandido quer fazer alguma maldade, ele fará, se não for com uma arma será com uma faca, como aconteceu aqui.

Reestabelecer a pena de morte e a prisão perpétua dariam muito mais resultados positivos para a sociedade do que o desarmamento civil.

Luiz Trindade
Luiz Trindade
1 ano atrás

É um absurdo esse atentado! O responsável pelos disparos disse que não tinha nenhuma razão para ter disparado a arma! Muito estranho!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Luiz Trindade
1 ano atrás

Caro Luiz Primeiro, é preciso entender que o Japão não é os EUA nem o Brasil. As diferenças culturais são enormes. A segunda, é entender que uma pessoa com algum transtorno tem motivações que carecem de justificativa racional. Por fim, o Japão tem um histórico de atentados cometidos pela extrema-direita nacionalista. Basta lembrar o evento com o escrito Mishima (ganhador do Nobel de literatura) e do atentado no metro de Tokyo.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

O que tem a ver cometer seppuku com atentados de assassinatos? E o que isso tem a ver com nacionalismo de “extrema direita”? Esses eventos citados por ti não tem nada a ver com negócio de “extrema-direita nacionalista”. É impressionante o contorcionismo intelectual que vc faz pra deturpar as coisas…

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Caro Agressor. Acho que você está equivocado. A cultura do Japão é muito maior que seppuku. É um país lindo e um povo maravilhoso. Sobre Mishima, recomendo os livros dele entusiasticamente. Há um filme muito forte sobre ele chamado “MIshima, uma vida em quatro tempos”. Talvez o ajude a entender alguma coisa. O movimento nacionalistra/militarista de extrema direita continua fazendo muito barulho no Japão, defendendo o Imperador, o fechamento do parlamento e uma política expansionista baseada no militarismo, tendo como modelo o período que antecedeu a II Guerra.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

O incidente envolvendo o escritor Yukio Mishima foi um ato político motivado em razão das ações perniciosas e extremistas da extrema-esquerda no Japão naquela época, que subversivamente ameaçavam a cultura e a integridade da sociedade japonesa. E o que vc tenta fazer aqui de forma falaz e desonesta em seu discurso é exatamente inverter o sentido disso, tentando associar esse ato político como um ato de atentado extremista para que se enquadre como “extremista político-ideológico de direita” ou “ultranacionalista”…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Olá Agressor. Uma pena que você adote um posição agressiva contra mim. Ao me ofender, você leva o debate para uma questão pessoal, algo intolerável. Ao me chamar de desonesto, me resta apenas encerrar qualquer debate com você. Resta-me desejar que seja feliz.

César
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Ele não te ofendeu. Ele te derrotou com argumentos que tu não consegue refutar e vc começou a chorar. Só isso.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  César
1 ano atrás

Caro Cesar. Ofendeu sim, o que é intolerável que qualquer situação.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

O senhor está correto, Camargoer…O demônio adora o ódio! Onde tem ódio…Tem dor…Tem desespero…Morte e família destruída….

WSilva
WSilva
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

A extrema direita e esquerda japonesa são apenas um bando de fantoches controlados pelos EUA. Se o Japão sonha um dia em ser independente, primeiro precisa deixar de ser escravo dos EUA. Mas será difícil acontecer, conhecendo o Japão como conheço, os japoneses vão abrir as pernas para os EUA cada vez mais e agrada-los o máximo, assim conquistando mais espaço e talvez autonomia para chegar num momento em que o Japão esteja pronto para uma ruptura. A questão é que os EUA já sabem disso, então como já disse noutro post, o Japão tem que rezar pelo sucesso da… Read more »

Agressor's
Agressor's
Reply to  Luiz Trindade
1 ano atrás

A prova de que isso pode acontecer em qualquer lugar, não importa se é no Japão ou na Dinamarca. Basta contrariar interesses de pessoas poderosas. Se ele não vivesse em um país pacífico, estaria usando colete a prova de bala, e teria salvado sua vida….

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Caro Agressor. É preciso entender como funciona a campanha política no Japão e como é a dinâmicas dos partidos políticos lá. Os “caciques” tẽm sempre a preferência e os mais novos só acendem no partido se tiverem o apoio formal da cúpula do partido. Lá essa regrá é extremamente rigorosa. Outro ponto, o voto é facultativo (e a abstenção muito alta). Então, os políticos precisam de relativamente poucos votos. É comum que eles discursem nas saídas das estações de trem, fazendo longos discursos pedindo votos para si e para seu partido, ou desfilando sobre carros de som por horas em… Read more »

Zé lesqui
Zé lesqui
1 ano atrás

Será que o kremlin vai comemorar também a queda de Abe? Se não vendem arma de fogo bandidos e terroristas usam garrucha…ou faca de cortar pão.

Last edited 1 ano atrás by Zé lesqui
Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Zé lesqui
1 ano atrás

Caro Zé Abe já tinha deixado de ser primeiro-ministro há anos e atual primeiro ministro é do mesmo partido de Abe. Segundo, ninguém comemora a morte de ninguém. Só os imbecis.

Material arquivo
Material arquivo
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

A Rússia não comemora, a Rússia mata!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Material arquivo
1 ano atrás

Caro MatArq. A provocação do Zé foi em relação á manifestação do governo russo sobre a queda do primeiro-ministro inglês. Achei que a comparação é totalmente inadequada. Sobre os assassinatos por razões de Estado, teríamos que listar Israel e até o Brasil durante a ditadura militar. Nenhum deles pode ser tolerado.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Material arquivo
1 ano atrás

Você perde seu tempo respondendo pra asno.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Material arquivo
1 ano atrás

Sim, mas que moral é essa?
Quem matou mais na Sérvia, na Síria, no Afeganistão, nos países do Bloco de Leste, nas purgas, nas fomes, etc…?

E não sei se em muitos desses casos não foram as organizações terroristas que mataram o maior número de civis em atentados como aconteceu no Iraque e Afeganistão no caso dos EUA.

Cassini
Cassini
Reply to  Material arquivo
1 ano atrás

Para de poluir o fórum. Você só escreve bobagem ideológica.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Tentativa de desestabilizar o Japão politicamente? Pode ser, mas será difícil. O Japão é um país muito diferente culturalmente…

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Agressor's
1 ano atrás

Olá Agressor. Creio que não. O atentado contra o ex-primeiro ministro é um choque, mas não o suficiente para desestabilizar o governo. Um atentado contra a família imperial, contra um membro do gabinete ou até um atentado contra a população civil em Tokyo ou outra grande cidade (como no caso do gas sarin) teria mais impacto, sendo até possível fortalecer o governo como aconteceu no caso das Torres Gemeas, mas ai teria que ser um atentado promovido por um cidadão estrangeiro.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Desconfio que tenha “dedinhos” da facção russo-chinesa nessa história, por trás disso…

Nemo
Nemo
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

É claro que não, niguêm comenorou a morte do hitler, do stalin, do pol pot ou do mao.
Só os imbecís, não é mesmo!

Sinceramente, não esperava isso de você!

Camrgoer.
Camrgoer.
Reply to  Nemo
1 ano atrás

Caro Nemo. Sempre afirmei ser um erro comemorar a morte de qualquer um, sejam inocentes ou culpados. Sem exceção.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Nemo
1 ano atrás

Olá Neno. Esta noite ocorreram duas mortes em Foz do Iguaçu. Uma, de uma pessoa que comemorava o seu aniversário. Outra, de alguém que invadiu a festa fazendo provocações políticas. As duas famílias perderam alguém. Os sepultamentos de ambos serão no mesmo dia, quiça na mesma hora. Só um imbecil irá lamentar uma delas.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Agora pela manhã, fiquei sabendo que o criminoso está vivo e em estado grave. Espero que sobreviva para responder criminalmente por homicídio.

Chevalier
Chevalier
1 ano atrás

Em 24h, caem 3 primeiros-ministros (ou ex) de Inglaterra, Japão e agora Estônia. Todos os 3 países envolvidos em disputas com a URSS e Chin4zi. Quem será que foi?

Romão
Romão
Reply to  Chevalier
1 ano atrás

O próximo é o da Alemanha.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Chevalier
1 ano atrás

A OTAN não é responsável pelas sanções. A UE sim…

Mas não sei qual foi o regime em que houve maior “afastamento” de pessoas. Entre oligarcas, políticos, comandantes, funcionários, etc… já foram uns poucos do regime Russo que foram afastados ou enviados para outro nível de existência…

rafa
rafa
1 ano atrás

Caramba. Acho que essa foi a primeira vez que me lembro de um crime cometido com arma de fogo no Japão

Last edited 1 ano atrás by rafa
Marc Jr
Marc Jr
1 ano atrás

Arma artesanal, visivelmente canos, madeira e bateria para a detonação do propelente atirando assim vários objetos que estavam no interior. Foi eficaz. Que sirva de alerta.

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Reply to  Marc Jr
1 ano atrás

Será que consideram isso ilegal se foi feita usando apenas coisas legais? Pela internet também tem uns projetos para fazer arma impressa em impressora 3D para baixar.

Camrgoer.
Camrgoer.
Reply to  SmokingSnake 🐍
1 ano atrás

Olá Domingo. Tenho a impressão que a posse de uma arma não registrada, seja comercial ou artesanal tem o mesmo tratamento legal. O que acha? Fico pensando se o fato de ser uma arma artesanal seja até um agravante por caracterizar dolo.

L G
L G
1 ano atrás

Infelizmente haverá uma terceira G mundial nuclear. O hemisfério norte será destruído. Más os sobreviventes da Rússia, Europa, china e EUA escutarao histórias de que existe um quinto império de Daniel no Brasil. E tentarão chegar aqui. Professias do padre Antônio Vieira nós anos de 1600 quando morava no Brasil e lançou a ideia de Portugal criar um império no Brasil transferindo a família real para cá. Saiamos a estudar pessoal e os excelentissimos Autodidatas.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  L G
1 ano atrás

Essa substância que você tá usando/fumando/injetando é da boa mesmo, ein?

Agressor's
Agressor's
Reply to  L G
1 ano atrás

O mundo está mudando rápido e pra pior se até no Japão, um dos países mais seguros do mundo está tendo isso imagina em outros lugares?!…

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

Um fiasco.

Paulo olha aqui https://youtu.be/55fJOOP4AkQ

No final o sujeito ficou triste porque perdeu um amigo, sinceramente esse pessoal do na nazotan esperavam o que, um guerra com estilingues.

Last edited 1 ano atrás by Nilton L Junior
Antunes 1980
Antunes 1980
1 ano atrás

Que fato triste.

O Adélio Bispo japonês tem muito o que explicar.

Espero que lá a “justiça” é o sistema não protejam esse maluco.

Gilson Elano
Gilson Elano
1 ano atrás

Falha grotesca da segurança pessoal, que permitiu o agressor aproximar-se, pelas costas, a uma distância suficiente para realizar os disparos.
O agressor parece errar o primeiro disparo, mas logra êxito no segundo.

L G
L G
1 ano atrás

Guerra dos 19 dias 1973- Em poucos dias Israel que tem um dos melhores exércitos do mundo perderam mais de 400 tanques em combate,Alem de mais 600 que foram colocados fora de combate mas que poderiam serem restaurados. Israel perdeu mais de 100 aviões de combate, etc. Os árabes Egito e Síria,etc perderam 4 vezes mais em 19 dias. Em 2 semanas as munições e equipamentos estavam acabando e os EUA e Rússia tiveram que montar uma ponte área para reabastecer seus aliados. A perda de equipamento e munições em uma guerra moderna e muito alta. Tem que ter quantidade… Read more »

paulof
paulof
1 ano atrás
  • Não gosto de poluir com assuntos off, mas algo que colocava algo ocorre na Asia Central, bem Putina fechou a exportação do gasoduto do Cazaquistão para a Europa, agora o presidente Kassym-Jomart Tokayev solicitou auxilio dos americanos para criar rotas alternativas pelo mar Cáspio. Lembrando que se ele tenta desovar esse estoque na China pega os preços baixos russos, que tem matéria do site que já é um problema para Iraque, agora atrapalha o já complicado Cazaquistão.
J-20
J-20
1 ano atrás

Toda e qualquer execução de um político ou ex-politico é apenas um sintoma de uma doença que afeta a nação. Nenhum desses atos foi resultado de “um simples lobo solitário descontente”.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  J-20
1 ano atrás

Olá J-20. Discordo. Existem casos nos quais o criminoso é apenas um desajustado, destes que nem mesmo são capazes de explicar a sua motivação. Atentam contra a vida de famosos, celebridades, políticos, a exemplo daquele que assassinou Lennon. Seria um erro tentar buscar uma tese sociológica a partir deles. Outros casos são claramente planejados e executados dentro de um contexto politico local ou geopolítico. Por fim, existem os casos que deve, ser usados como termômetro do que ocorre na sociedade. Há um caso no qual as SA entraram na casa de um homem e o espancara até a morte, deixando… Read more »

Fabricio Lustosa
1 ano atrás

off topic: A própria ONU acaba de reconhecer a covardia absurda dos militares ucranianos em usarem civis como escudo: -“ONU culpa parcialmente Ucrânia por ataque de separatistas a lar de idosos: De acordo com o relatório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, poucos dias antes do ataque, soldados ucranianos tomaram posições dentro da casa de repouso, tornando o prédio um alvo“- https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2022/07/09/onu-culpa-parcialmente-ucrania-por-ataque-de-separatistas-a-lar-de-idosos.htm A propósito, os militares e milicianos da Ucrânia fazem isso desde o começo.

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
1 ano atrás

Bom dia a todos. Para reflexão: Por que um bandidinho assalta alguém para comprar drogas mas não rouba drogas? Porque os traficantes são armados!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Adriano Luchiari
1 ano atrás

Caro Adriano. Sua avaliação está equivocada. Segundo A SSP/SP (não consegui dados nacionais, apenas do Estado de SP, ver em https://www.ssp.sp.gov.br/Estatistica/PerfilHomicidio.aspx), o índice de execuções em 2021 foi de 22%, morte com evidência grave de violência 18%, conflito em decorrência do uso e tráfico de drogas 1%, somando cerca de 40% dos homicídios. É possível que uma substancial fração deles sejam decorrentes de acertos de contas de traficantes e usuários inadimplentes. Por outro lado, homicídios de conflito interpessoal (entre conhecidos e desconhecidos) é 36%, entre familiares 4,8% e entre casais 8%, totalizando quase 48%. Não são divulgado especificamente latrocínios, mas… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Mas ele disse que o bandidinho assalta, não que ele comete latrocínio.
O número de roubos é muito maior que o número de latrocínios. E olha que no caso de roubos , muitos sequer são registrados, porque a vítima não vê utilidade em perder horas do seu dia para comparecer a uma delegacia e registrar um BO que não resultará em nada.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rafael Oliveira
1 ano atrás

Caro Rafael. O bandido pé-de-chinelo assalta por oportunidade. Ele busca pessoas distraídas ou em situações favoráveis. Obviamente, um traficante, um PM ou uma pessoa atenta não serão vítimas de um assalto. Sobre o BO, eles podem ser feitos rapidamente online. O registro do BO tem várias funções, como abastecer a polícias de dados estatístico que podem se tornar mapas de regiões “quentes” ou para registrar a perda de documentos ou celulares (para proteção da própria pessoa que os perdeu). Lembro bom de uma entrevista com um capitão da PM de SP ensinando uma técnica para aguardar nos semáforos de São… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

Não é tão trivial escapar de um assalto, principalmente se a pessoa não estiver armada. Se você tivesse que se deslocar à noite ou de madrugada por SP ou outras capitais, saberia que não é fácil evitar um assalto. Há muitos bandidos à espreita e mesmo estando esperto nem sempre dá para fugir. Vi agora que o BO online está disponível para quase todos os crimes, mas não era assim. Eu já tentei registrar roubo e não podia (2010). Também tentei registrar furto qualificado e também não pude (2018). E de qualquer forma, muitas pessoas são analfabetas funcionais e virtuais,… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rafael Oliveira
1 ano atrás

Caro Rafael. A orientação da PM é nunca reagir a um assalto. 1. A vítima sempre estará em posição de desvantagem, seja pela surpresa e desconhecimento situacional ou pelo risco de descontrole emocional. 2. O assaltante pode ter alguém armado fora do campo visual da vítima preparado para disparar em caso de reação. 3. O assaltante tem pressa, quanto mais longo o assalto maior o risco de ser pego. Quando uma vítima reage, o assaltante opta por encerrar o assalto com um disparo, se estiver armado 4. O assaltante pode estar em estado alterado por uso de drogas, o que… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Camargoer.
1 ano atrás

A orientação da PM é o famoso “faça o que eu digo, não faça o que eu falo” e “não vou recomendar algo que pode dar errado”. Se fosse assim, PM não andaria armado quando está de folga. Quem é pego desprevenido está em desvantagem. Muitas vezes a vítima está prevenida e quem é pego desprevenido é o ladrão. Existem muitos casos de reações bem sucedidas que foram filmadas. Além disso, há casos que não são registrados como legítima defesa porque a vítima simplesmente deixa o local. Então é contado como homicídio. Também muitas reações não são registradas por não… Read more »

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Rafael Oliveira
1 ano atrás

Caro Rafael. Obviamente, ninguém com o mínimo de bom senso recomendaria algo que pode dar errado. Obvio que quem é pego desprevenido está em desvantagem. Contudo, um criminoso armado que tenta um assalto está na vantagem sempre. Em uma residência, a não ser que o morador esteja dentro de uma trincheira, armado e observando o entorno, ele também estará em desvantagem no caso de uma invasão, porque o criminoso estará com a arma em punho enquanto o morador terá que buscar a sua arma que estaria (por segurança) guardada preferencialmente em um lugar trancado, para evitar que as crianças tenham… Read more »

Nilo
Nilo
1 ano atrás

Qual veracidade nesta noticia?
O Brasil negocia a venda de 150 blindados Guarani para a Argentina. Como o país está em default (em português, um calote técnico) com o Brasil, a operação de 350 milhões de dólares será viabilizada numa triangulação com Israel, que fará o financiamento.
https://www.radiopampa.com.br/israel-vai-ajudar-a-argentina-a-comprar-blindados-de-guerra-do-brasil/
https://veja.abril.com.br/coluna/radar/israel-vai-ajudar-a-argentina-a-comprar-blindados-de-guerra-do-brasil/

Antunes 1980
Antunes 1980
Reply to  Nilo
1 ano atrás

Vender é uma coisa, já receber o pagamento é outra.

Se firmar este negócio, a chance de inadimplência é de mais 99,9%

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Antunes 1980
1 ano atrás

A Argentina analisa muito e compra pouco. Isso é um fato. Agora dizer que a chance de inadimplência é de 99,9% não tem amparos nos fatos.
A Argentina deu calote nos EUA(aviões)? Na França (navios)?
Ademais, assinando o contrato com uma instituição financeira estrangeira como intermediária, eventual calote será na instituição e não com a IVECO.

Jonny BR
Jonny BR
1 ano atrás

OFF TOPIC – Faz algumas semanas que os editores do FORTE postaram sobre um tal general russo obeso, General Pavel, retirado de sua aposentadoria por falta de generais.

Porem os editores, vejam só: CAIRAM NUMA FAKE NEWS! General Pavel nunca existiu!

Vão publicar a verdade ou fingir que não postaram?

https://www.vrt.be/vrtnws/nl/2022/07/08/check-generaal-pavel/

Cidadão das Sombras
Cidadão das Sombras
1 ano atrás

Ser humano pavoroso e nojento. Menos um peso na terra.